RESOLUÇÃO COMENTADA PROVA DA FATEC 2º SEMESTRE / Língua Portuguesa, Redação e Inglês Prof. Eduardo Perioli Jr.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESOLUÇÃO COMENTADA PROVA DA FATEC 2º SEMESTRE / 2013. Língua Portuguesa, Redação e Inglês Prof. Eduardo Perioli Jr."

Transcrição

1 RESOLUÇÃO COMENTADA PROVA DA FATEC 2º SEMESTRE / 2013 Língua Portuguesa, Redação e Inglês Prof. Eduardo Perioli Jr. Matemática, Física e Química Prof. Sérgio Hideo Marimoto Biologia Profª. Giulliana Ap. Lopes de Melo Rocha História e Geografia Prof. Vinícius Silva Pereira

2 Resolução: Alternativa D A constante irrigação pode causar a salinização do solo devido a evaporação. O acúmulo de sais devido ao processo de salinização é mais comum em regiões semiáridas e áridas. O aumento da urbanização normalmente vem a trazer consigo a poluição dos rios e consequentemente aumentam a pressão por água potável. O Aquífero Guarani está além do território brasileiro. Países como Uruguai, Paraguai e Argentina também tem participação no Aquífero Guarani. A água é um solvente polar que dissolve os fertilizantes do tipo NPK. Resolução: Alternativa E A captação e distribuição de água no Brasil é desigual. Basta lembrar-se do sertão nordestino, por exemplo. Grande parte do esgoto no Brasil não é tratado e muitas vezes é jogado in natura nos rios. Apesar de o Brasil possuir uma grande oferta de água potável há de fato uma preocupação em relação à oferta de água no sertão nordestino e uma preocupação em relação aos rios que passam nas grandes cidades e que estão sendo poluídos.

3 Resolução: Alternativa E De acordo com o texto podemos observar a cloração e a fervura da água foram tratamentos eficazes para tornar a água adequada ao consumo e a proliferação de doenças. Resolução: Alternativa C Dentre as doenças mencionadas nas alternativas, as únicas que podem ser contraídas através do consumo de água não tratada é a amebíase (Entamoeba histolytica), a ascaridíase (Ascaris lumbricoides) e a toxoplasmose (Toxoplasma gondii). As demais, ou dependem de agentes transmissores, como insetos (dengue; elefantíase; malária; leishmaniose; doença de chagas), ou do consumo de alimentos contaminados (teníase) ou ainda pela penetração cutânea do parasita (leptospirose). Assim sendo, a única alternativa que só apresenta doenças que podem ser evitadas com o consumo de água potável, é a alternativa C: amebíase e ascaridíase., Resolução: Alternativa B (I) Liquido fosse fervido sobre o fogo : Condução (II) Esquentado sob o Sol : Radiação (III) Aquecido com um pedaço de ferro em brasa mergulhado dentro de um recipiente com água : Condução Resolução: Alternativa C

4 Como a densidade da água líquida é de, então o volume ocupado por uma massa de é de. Para calcular o volume do gelo, basta utilizar a equação Portanto o seu volume aumentou para Resolução: Alternativa E Já na primeira linha podemos notar o uso da expressão green careers, ou seja, as carreiras verdes, voltadas à preocupação com o meio ambiente. Durante todo o texto, temo citações de recursos voltados ao meio ambiente e seu auxílio para a busca de empregos. Resolução: Alternativa D Quando os portugueses e os espanhóis dividiram o território na América a partir do tratado de Tordesilhas, como diz o texto, o Rio Tietê foi um importante ponto geográfico e com o crescimento e desenvolvimento do Estado de São Paulo, o Rio Tietê serviu como importante fonte de navegação para o interior, levando os habitantes a descobrir e habitar novas partes do estado. Resolução: Alternativa B Observando o gráfico acima, para o valor ser reduzida pela metade, temos um consumo de ( ). Comparando com o valor gasto referente ao mês de junho, o consumo foi de ( ). Para saber a redução do consumo, basta fazer a seguinte conta: Portanto a redução de consumo foi de.

5 Resolução: Alternativa B Desdobrando a folha e esticando a folha de papel, temos o seguinte formato: Resolução: Alternativa A > > Portanto a soma dos algarismos é 2+3 = 5.

6 Resolução: Alternativa D Afirmações: Ou é Fabio que estuda Logística, ou é Mário que estuda Logística; Ou é Tiago que estuda Soldagem, ou é Mário que estuda Soldagem; Ou é Mario que estuda Alimentos, ou é Tiago que estuda Alimentos; Ou é Fabio que estuda Soldagem, ou é Tiago que estuda Alimentos. Pela primeira afirmação, temos que Tiago não estuda Logística. Então colocaremos um não na tabela onde está localizado Tiago/Logística. Segunda afirmação, apenas Tiago ou Mario estudam Soldagem. Então Fabio não estuda Soldagem. Colocaremos um não em Fabio/Soldagem. Terceira afirmação, temos que Fabio não estuda Alimento. A partir disso, temos que Fábio estuda Logística. Quarta afirmação, como Fabio estuda Logística, então temos que Tiago estuda Alimentos. Completando a tabela, temos o seguinte: Logística Soldagem Alimento Fabio SIM Não Não Mario Não SIM Não Tiago Não Não SIM Portanto Fábio estuda Logística, Mario estuda Soldagem e Tiago estuda Alimentos. Resolução: Alternativa B Observando o diagrama de Euler-Venn, a intersecção dos conjuntos A e P, nos dá o número de alunos que responderam sim às duas perguntas (78). As que responderam não às duas perguntas, são apenas 48

7 Resolução: Alternativa D A partir dos dados da questão, temos as seguintes relações: Resolução: Alternativa D A colonização dos portugueses no Brasil sempre esteve voltada para a exploração. Esse modo de exploração esteve baseado no sistema mercantilista que tem como característica o acúmulo de metais preciosos. Quando os portugueses aqui chegaram sempre houve a busca por ouro e prata, porém devido não terem sido descobertos a princípio uma forma de enriquecer com o Brasil foi explorando as suas terras com a agricultura. Os produtos aqui plantados eram, no geral, tropicais e voltados para a exportação como, por exemplo, a cana-de-açúcar. Substituindo os valores de em e em, temos: Substituindo em : Agora substituindo em ), encontraremos o valor de Calculando agora, temos: Resolução: Alternativa B No final do século XIX a produção de café na região Sudeste era extremamente forte. A principal fonte de riqueza do nosso país vinha da produção desse produto que se iniciou no início do século XIX com a vinda da família real portuguesa na região do Vale do Paraíba e aos poucos se estendeu para outros estados como São Paulo e Minas Gerais. Em meados do século XIX inicia-se a vinda de imigrantes para o Brasil o que aumenta o mercado consumidor e possibilita o desenvolvimento de indústrias de bens de consumo. Tais indústrias foram feitas com capital originado do café por cafeicultores interessados em expandir seus negócios para outras áreas.

8 Resolução: Alternativa A Essa questão em especial é muito fácil, pois a resposta estava no próprio enunciado. Roma ficou caracterizado pelos seus diversos banhos públicos. Tais locais não eram simplesmente espaços para higiene, mas também para conversar com os amigos e relaxar. Nessas termas havia espaços para a realização de exercícios que normalmente eram realizados antes do banho, além disso possuiam bibliotecas e outros espaços de lazer. Resolução: Alternativa C Leonardo da Vinci pertence ao período histórico que conhecemos como Renascimento. Tal período tem como características a formação de um novo ponto de vista que possuía como influência principal a Antiguidade Clássica. A nova forma de pensamento criada nesse período valorizava a razão e coloca o homem como o centro do universo antropocentrismo. Resolução: Alternativa D Essa questão é fácil, pois a resposta está no enunciado. A utilização de máquinas não ficou limitada somente as indústrias. Para agilizar o transporte de mercadorias foram desenvolvidas as locomotivas e navios que se utilizavam da tecnologia das máquinas a vapor.

9 Resolução: Alternativa D Convertendo os valores da tabela de para, temos: Resolução: Alternativa C Comparando a água pura com a solução aquosa de NaCl, temos a seguinte conclusão: Água pura: menor densidade, maior temperatura de congelamento, maior pressão de vapor e maior temperatura de ebulição. Resolução: Alternativa A Massas Molares: Calculando a massa molar do NaOH, temos: Agora calcularemos o número de mols que há em, para depois colocarmos na equação para determinar a concentração em mol/l

10 Resolução: Alternativa D Observando os compostos acima, temos que em I e III tem a mesma fórmula molecular e diferente fórmula estrutura. Então eles são isômeros. Resolução: Alternativa B Dado o, temos que a solução é básica. Com o valor do relação: da solução, podemos utilizar a seguinte Substituindo o valor de, temos:

11 Resolução: Alternativa E O autor, tanto pelo vocabulário, como pelas expressões não acredita quando recebe a notícia, tento uma reação que nos revela que ele pensou que aquilo fosse algum tipo de brincadeira, algo que não é sério. Resolução: Alternativa C A forma apresentada a nós é uma contração, um registo de linguagem informal, que revela a expressão has go to. Em inglês essas contrações são comuns, como gonna, que significa going to. Resolução: Alternativa D Essa resposta é baseada na tradução de parte do segundo parágrafo do texto, que nos revela que o sistema básico produz 100 litros de água diariamente. Resolução: Alternativa C O autor nos dá a informação de que Lima se localiza próxima ao Oceano Pacífico e faz parte de uma área desertificada, o que faz com que chova pouco nesta região, fazendo com que os índices de precipitação sejam baixos, mesmo estanto perto do Oceano e tendo bons níveis de umidade.

12 Resolução: Alternativa A O pronome it funciona como um pronome oblíquo e se refere a Lima, traduzindo, poderíamos ter: Porque ela (Lima) se situa... Resolução: Alternativa A Dado a altura máxima de 4 metros, para calcular o volume total dos depósitos 1,2 e 3, teremos que primeiro calcular a área dos depósitos. Agora, calculando o volume, temos: Somando os volumes encontrados, teremos o volume máximo para o armazenamento.

13 Resolução: Alternativa D Observando o triangulo retângulo ABC, o lado AB é o cateto oposto em relação ao ângulo de 50 enquanto que o lado BC é o cateto adjacente ao ângulo de 50. Então para calcular o lado AB, utilizaremos a relação tangente no triangulo retângulo. Igualando os valores da tangente encontraremos o lado AB Resolução: Alternativa B Temos um triangulo equilátero de lado R. Como os angulos internos do triangulo equilatero equivalem a 60, temos então que a medida do arco de circunferência da parte eclipsada do Sol é de 120.

14 Resolução: Alternativa C Primeira prestação: R$ 600,00 Segunda prestação: R$ 597,00 Terceira prestação: R$ 594,00 Quarta prestação: R$ 591,00 100ª Parcela =? Pelos dados da questão, percebemos que as prestações estão numa P.A de razão de. Chamando a primeira prestação de, a segunda prestação de e assim sucessivamente, poderemos calcular o utilizando a fórmula do termo geral de uma P.A Portanto a 100ª parcela será de R$ 303,00 Resolução: Alternativa D Time que vence = 3 pontos Time que empata = 1 ponto Time que perde = 0 pontos Em caso de empate o critério de desempate será o saldo de gols. Montando uma tabela temos: VITÓRIA EMPATE DERROTA SALDO DE GOLS DEFENSORES CONTUNDIDOS ESTUDANTES AMADORES Observando a tabela acima, temos: 1 lugar = Contundidos com 2 vitórias. 2 lugar = Amadores com 1 vitoria e 1 empate (saldo de gols = 2). 3 lugar = Estudantes com 1 vitoria e 1 empate (saldo de gols = 1). 4 lugar = Defensores com nenhuma vitória.

15 Resolução: Alternativa A Dados: Resolução: Alternativa B Dados: Por se tratar de um movimento retilíneo uniforme, podemos calcular o tempo a partir da equação: Para calcular a corrente elétrica, basta aplicar a equação da potência Isolando o, temos: Substituindo os valores obteremos o valor do tempo em segundos. Como as alternativas estão todas em notação cientifica, deixaremos o valor encontrado no mesmo formato. Transformando os 4500s em hora, temos:

16 Resolução: Alternativa D Dados: Resolução: Alternativa C Pelo texto apresentado temos a Energia Mecânica ( movimentam a turbina ), a Energia Térmica ( troca de calor ) e Energia elétrica ( aciona o gerador elétrico ). Para calcular a quantidade de energia total, teremos que encontrar a massa de água durante o banho de 10 min. Observando as unidades da vazão, podemos deduzir que a vazão é:, sendo Como o enunciado nos dá a densidade, podemos calcular a massa de água referente ao volume encontrado: Utilizando a equação quantidade de energia., encontraremos a

17 Resolução: Alternativa E Observando a figura 1 e a figura 2, temos: I e II oceano; III Camada pós-sal; IV Camada de sal; V petróleo.

18 Resolução: Alternativa C A 2 maior bacia hidrográfica do país é a bacia Platina e está localizada nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Essa bacia é composta por outras três bacias Paraná, Uruguai e Paraguai. Bioma é um espaço geográfico caracterizado pelo macroclima (clima regional), fitofisionomia (aspectos da vegetação de um lugar), solo e altitudes específicos. O bioma do Cerrado se está presente em regiões do Mato Grosso,Mato Grosso do Sul, Bahia,Goiás, Tocantins, Maranhão, São Paulo, Minas Gerais e Piauí. O bioma do Pantanal está localizado entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A Bacia do Paraguai está localizado entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Resolução: Alternativa D Para responder essa questão é necessário um pouco de conhecimento sobre a Geografia da Europa. O rio Reno é extremamente importante, pois é utilizado para transporte de cargas e ainda serve de fronteira natural entre Suíça e Liechtenstein, entre Suíça e Alemanha e entre Alemanha e França. Recentemente foram gastos mais de 15 bilhões de dólares para a sua despoluição. QUESTÃO CANCELADA

19 Resolução: Alternativa A Sahel é uma região que fica numa área de transição entre um domínio árido e outro domínio tropical continental. Região marcada pelos diversos conflitos gerados pelo crescimento demográfico e rivalidades tribais. Como é um zona de transição por vezes ela é mais influenciada pelo clima árido o que dificulta o desenvolvimento da agricultura provocando a seca e a fome. Resolução: Alternativa E As dificuldades em relação ao clima da região e o baixo índice de chuvas foram superados com grandes investimentos do governo e da iniciativa privada. Através da dessalinização do Mar Morto para irrigação das plantações e do cultivo de frutas,legumes, verduras que se adéquam mais fácil ao clima da região.

20 Resolução: Alternativa A A única alternativa que interpreta corretamente o gráfico apresentado é a alternativa A, as gimnospermas são evolutivamente mais próximas das angiospermas porque se diferenciam em apenas uma característica (presença ou não de flores e frutos), enquanto que em relação às briófitas se diferenciam em duas (presença de vasos condutores e de sementes). A alternativa B está incorreta porque as flores e os frutos se originaram depois das primeiras espermatófitas (gimnospermas), não podendo assim ter se originado do mesmo ancestral comum. A alternativa C afirma que somente as plantas tem parede celular e, ainda pelo gráfico, essa característica também é compartilhada com algas verdes, que não são plantas. A alternativa D está incorreta porque as gimnospermas também apresentam sementes e, na alternativa E, as briófitas não apresentam vasos condutores, assim não são todas as plantas que os apresentam. Resolução: Alternativa E As plantas utilizadas na produção do etanol retiram parte do dióxido de carbono atmosférico, essa retirada, entretanto, se deve ao processo de fotossíntese e não de respiração celular, o que invalida as alternativas A e B (na produção do álcool combustível na usina, as canas-de-açúcar já estão cortadas e não fazem mais a fotossíntese). A alternativa C também apresenta um erro ao afirmar que o CO2 obtido pela queima do etanol é mais facilmente absorvido, isso porque as plantas não reconhecem essa diferença, mesmo a queima do etanol liberando menos concentração do gás, as plantas absorvem a mesma quantidade sendo pela queima do etanol ou pela queima dos combustíveis fósseis, que também são originados de compostos orgânicos, invalidando assim a alternativa D. Assim sendo, a única alternativa correta é a alternativa E, afirmando que parte do CO2 liberado pela queima do etanol é retirada da atmosfera ao longo do crescimento de novas safras de cana, através da fotossíntese.

21 Resolução: Alternativa B A análise do gráfico 1 nos permite invalidar as alternativas C (já que as espécies mais conhecidas são de animais, que são heterotróficos); D (as bactérias, os protistas e os fungos, são os únicos grupos que podem ser representados por indivíduos unicelulares e eles não representam um quarto das espécies conhecidas) e E (somente as espécies de bactérias são procariontes e elas não representam metade das espécies conhecidas). Já o 2º gráfico nos permite invalidar a alternativa A, visto que artrópodes são invertebrados e superam o número de espécies conhecidas de cordados, mas também nos permite confirmar a correta alternativa B, pois o filo que inclui as espécies mais conhecidas é o dos artrópodes, isto é, seres possuidores de exoesqueleto constituído por quitina. Resolução: Alternativa B A única alternativa que não desmitifica a Teoria Neodarwinista é a alternativa B, que afirma que as modificações surgidas no fenótipo (mesmo que benéficas ao ser) não causam uma modificação no genótipo. Todas as outras alternativas, em algum momento, indicam que o genótipo pode ser modificado pelo fenótipo, invalidando assim a alternativa.

22 Resolução: Alternativa D Com a remoção dos gafanhotos, a longo prazo, a população de sapos e de aranhas diminuiriam, porque esses seres vivos não teriam mais oferta de alimento naquele ecossistema. Com isso, a população de pássaros também diminuiria. As cobras, sem os sapos e sem os pássaros, não sobreviveriam, prejudicando também o gavião, em consequência o lagarto e também os roedores. Assim não posso afirmar que a população de roedores não seria afetada (alternativa A está incorreta); nem que nenhuma das populações de consumidores terciários, como a cobra, por exemplo, seria afetada (alternativa B está incorreta); como todas as populações, não só as de consumidores secundários, nem só as de produtores, seriam afetadas, as alternativas C e E também estão incorretas. Assim somente a alternativa D (ocorra uma diminuição no número de indivíduos da população de cobras) pode ser assinalada como correta.

23 Resolução: Alternativa E No sexto parágrafo do texto, pela fala da diretora de RH Edna Bedani, nos é apresentado o fato de que os estagiários são profissionais em formação que necessitam de supervisão e orientação. Não somente pelo texto, mas entre as alternativas dadas ao candidato, há uma relação lógica, já que as alternativas A, B e C são totalmente contrárias à ideia do texto e a alternativa D sequer é citada. Resolução: Alternativa D Essa questão requer conhecimentos sobre conjunções, semântica e concordância verbal. Primeiramente a conjução mas é uma conjução adversativa, que indica uma oposição de ideias, entre as apresentadas, já poderíamos eleminar as conjuções e que tem valor aditivo e a conjunção ou que tem valor alternativo. Entre as palavras citadas, somente restrições pode funcionar como sinônimo de ressalva e por fim, o verbo haver, que é sempre impessoal quando pode ser substituído por existir, mas quando substituído, deve ser flexionado, ficando na forma existem. Resolução: Alternativa A Aqui temos uma questão que envolve os princípios de regência verbal e nominal, analisando caso a caso temos a seguinte lógica: quem de adequa, se adequa a alguma coisa; quem é faz parte da família, faz parte da família de alguém e por fim, quem é solícito, é solícito com alguém. Aqui, além de regras, quem possuia um certo domínio da norma culta da linguagem, conseguiria selecionar a alternativa correta.

24 Resolução: Alternativa C Na tirinha, temos o uso excessivo da palavra tipo, nos mostrando um vício de linguagem. Temos aqui um indício de linguagem informal, fora da norma culta padrão. As personagens não utilizam nenhum conhecimento específico e também não aprofundam nenhuma discussão. Portanto, somente verbalizam suas ideias através desse vício. Resolução: Alternativa B Lendo o poema, podemos perceber uma ideia central de um encontro entre personagens, um encontro rápido, breve, que dura somente uma estação de trem. Isso nos apresenta um amor sem profundidade, não-idealizado, principais conceitos presentes na poesia romântica do século XIX.

25 Comentário: A proposta de redação nos apresenta um tema cotidiano e muito presente em nossa sociedade, principalmente no Brasil. A proposta deixa clara uma questão a ser respondida e espera do candidato a exposição de um ponto de vista que defenda uma das duas possíveis vertentes a serem seguidas: a justiça ou a injustiça acerda do critério da boa aparência para a contratação de profissionais. O candidato poderia seguir vários pontos teóricos e históricos, como no primeiro texto a relação entre homens e mulheres em âmbito profissional, a relação de contratação, o peso da beleza na vida cotidiana, a valorização dessa beleza em oposição à capacidade intelectual do candidato, assim como a diferença desse fator para o homem e para a mulher. Enfim, a proposta dava ao canditato diversar opções a serem seguidas e a proposta não era de difícil compreensão e desenvolvimento, por mais que não esteja em discussão em todos os âmbitos da sociedade, qualquer um que já passou por uma entrevista de emprego ou alguma situação do gênero seria capaz de dissertar sobre esse tema.

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS 5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS Auno(a) N 0 6º Ano Turma: Data: / / 2013 Disciplina: Ciências UNIDADE I Professora Martha Pitanga ATIVIDADE 01 CIÊNCIAS REVISÃO GERAL De

Leia mais

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa.

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O que é o Aquecimento Global? O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela

Leia mais

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas

Leia mais

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Região Norte 1. Qual a diferença entre região Norte, Amazônia Legal e Amazônia Internacional? A região Norte é um conjunto de 7 estados e estes estados

Leia mais

O homem transforma o ambiente

O homem transforma o ambiente Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O homem transforma o ambiente Vimos até agora que não dá para falar em ambiente sem considerar a ação do homem. Nesta aula estudaremos de que modo as atividades humanas

Leia mais

MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA

MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA FÍSICA 01. Três especialistas fizeram afirmações sobre a produção de biocombustíveis. Para eles, sua utilização é importante, pois estes combustíveis.

Leia mais

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo.

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade IV Natureza sociedade: questões ambientais. Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. 2 CONTEÚDO

Leia mais

Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1

Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1 Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1 Conteúdo: O efeito estufa. Habilidade: Demonstrar uma postura crítica diante do uso do petróleo. REVISÃO Reações de aldeídos e cetonas. A redução de um composto

Leia mais

Cerrado e caatinga. Compare estas duas fotos:

Cerrado e caatinga. Compare estas duas fotos: A UU L AL A Cerrado e caatinga Compare estas duas fotos: cerrado caatinga Observando as duas figuras, a característica que mais nos chama a atenção é que os dois ambientes parecem muito secos. Nesta aula,

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na

Leia mais

Ecologia. 1) Níveis de organização da vida

Ecologia. 1) Níveis de organização da vida Introdução A ciência que estuda como os seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente em que vivem e quais as conseqüências dessas relações é a Ecologia (oikos = casa e, por extensão, ambiente; logos

Leia mais

COMENTÁRIO GERAL (EQUIPE DE BIOLOGIA)

COMENTÁRIO GERAL (EQUIPE DE BIOLOGIA) COMENTÁRIO GERAL (EQUIPE DE BIOLOGIA) A prova de Biologia ENEM 2010 apresentou como eixo central questões envolvendo meio ambiente e ecologia geral. Desta forma houve um desequilíbrio na distribuição de

Leia mais

CHEGAM A 21 CASOS CONFIRMADOS DE GRIPE NO BRASIL; CRECHE É INTERDITADA EM CAMPINAS (SP)

CHEGAM A 21 CASOS CONFIRMADOS DE GRIPE NO BRASIL; CRECHE É INTERDITADA EM CAMPINAS (SP) Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 6 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2015 Disciplina: PoRTUGUÊs Prova: desafio nota: Leia a tirinha abaixo e responda às questões 1 e

Leia mais

Comer o milho ou a galinha que comeu o milho?

Comer o milho ou a galinha que comeu o milho? Comer o milho ou a galinha que comeu o milho? A UU L AL A Na Aula 29 usamos como exemplo o galinheiro de um fazendeiro. Para alimentar as galinhas, o fazendeiro planta ou compra milho. As galinhas, aproveitando

Leia mais

Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO Grande extensão territorial Diversidade no clima das regiões Efeito no clima sobre fatores socioeconômicos Agricultura População Motivação! Massas de Ar Grandes

Leia mais

A HIDROSFERA. Colégio Senhora de Fátima. Disciplina: Geografia 6 ano Profª Jenifer Tortato

A HIDROSFERA. Colégio Senhora de Fátima. Disciplina: Geografia 6 ano Profª Jenifer Tortato A HIDROSFERA Colégio Senhora de Fátima. Disciplina: Geografia 6 ano Profª Jenifer Tortato A HIDROSFERA A água é o mais abundante solvente natural que atua no sentido de desagregar, ou seja, fragmentar

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor da prova: 2.0 Nota: Data: / /2015 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 6º 4º bimestre Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente

Leia mais

1) INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as afirmativas a seguir, sobre a Região Nordeste do Brasil.

1) INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as afirmativas a seguir, sobre a Região Nordeste do Brasil. Marque com um a resposta correta. 1) INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as afirmativas a seguir, sobre a Região Nordeste do Brasil. I. A região Nordeste é a maior região do país, concentrando

Leia mais

H idrosfera D istribuição e Im portância

H idrosfera D istribuição e Im portância H idrosfera D istribuição e Im portância Na Terra, apenas 2,6% do total de água corresponde à água doce, mas grande parte dela está congelada e parte está no subsolo. Aparentemente, a água é Aparentemente,

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências Nome: Ano: 5º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências da Natureza Disciplina:

Leia mais

Matéria e energia nos ecossistemas

Matéria e energia nos ecossistemas Aula de hoje Matéria e energia nos ecossistemas Matéria e energia nos ecossistemas A forma e funcionamento dos organismos vivos evoluiu parcialmente il em respostas às condições prevalecentes no mundo

Leia mais

Aluno (a): Professor:

Aluno (a): Professor: 3º BIM P1 LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS 6º ANO Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( )Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas

Leia mais

O capitalismo e a sociedade de consumo

O capitalismo e a sociedade de consumo O capitalismo e a sociedade de consumo Sociedade de consumo As sociedades dos países capitalistas desenvolvidos que usufruem intensamente dos bens e serviços existentes no mundo moderno. O consumismo contribui

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 5. o ANO/EF - 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 5. o ANO/EF - 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 5. o ANO/EF - 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS, LAGOS E REPRESAS.

REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS, LAGOS E REPRESAS. REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS, LAGOS E REPRESAS. BACIA HIDROGRÁFICA. É UMA REDE DE TERRAS DRENADAS POR UM RIO E SEUS PRINCIPAIS AFLUENTES.

Leia mais

Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas

Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Unidade 8 Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Ciclos Biogeoquímicos Os elementos químicos constituem todas as substâncias encontradas em nosso planeta. Existem mais de 100 elementos químicos,

Leia mais

CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR Lista de Exercícios com Gabarito e Soluções Comentadas

CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR Lista de Exercícios com Gabarito e Soluções Comentadas COLÉGIO PEDRO II PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE RESIDENTE DOCENTE: Marcia Cristina de Souza Meneguite Lopes MATRÍCULA: P4112515 INSCRIÇÃO: PRD.FIS.0006/15

Leia mais

Biomas Brasileiros. 1. Bioma Floresta Amazônica. 2. Bioma Caatinga. 3. Bioma Cerrado. 4. Bioma Mata Atlântica. 5. Bioma Pantanal Mato- Grossense

Biomas Brasileiros. 1. Bioma Floresta Amazônica. 2. Bioma Caatinga. 3. Bioma Cerrado. 4. Bioma Mata Atlântica. 5. Bioma Pantanal Mato- Grossense Biomas Brasileiros 1. Bioma Floresta Amazônica 2. Bioma Caatinga 3. Bioma Cerrado 4. Bioma Mata Atlântica 5. Bioma Pantanal Mato- Grossense 6. Bioma Pampas BIOMAS BRASILEIROS BIOMA FLORESTA AMAZÔNICA

Leia mais

Climatologia. humanos, visto que diversas de suas atividades

Climatologia. humanos, visto que diversas de suas atividades Climatologia É uma parte da que estuda o tempo e o clima cientificamente, utilizando principalmente técnicas estatísticas na obtenção de padrões. É uma ciência de grande importância para os seres humanos,

Leia mais

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (6 ANO)

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (6 ANO) 1- Leia o texto a seguir e responda: EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (6 ANO) Além de diminuir a poluição ambiental, o tratamento do lixo pode ter retorno econômico e social. a) Cite duas formas de se obterem produtos

Leia mais

A Vida no Solo. A vegetação de um local é determinada pelo solo e o clima presentes naquele local;

A Vida no Solo. A vegetação de um local é determinada pelo solo e o clima presentes naquele local; A Vida no Solo A Vida no Solo A vegetação de um local é determinada pelo solo e o clima presentes naquele local; O solo é constituído por alguns componentes: os minerais, o húmus, o ar, a água e os seres

Leia mais

PROF. RICARDO TEIXEIRA A DINÂMICA DA HIDROSFERA

PROF. RICARDO TEIXEIRA A DINÂMICA DA HIDROSFERA PROF. RICARDO TEIXEIRA A DINÂMICA DA HIDROSFERA A hidrosfera fonte para a vida A superfície do planeta Terra é constituída predominantemente de água. Os continentes e ilhas constituem cerca de 30% da superfície

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 1 Água para todos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar a quantidade de água potável disponível em nosso planeta 2 Identificar os diferentes estados da água 3 Conhecer o ciclo

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 O território brasileiro e suas regiões.( 7º ano) *Brasil é dividido em 26 estados e um Distrito Federal (DF), organizados em regiões. * As divisões

Leia mais

Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com

Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com Estudo de caso Reúnam-se em grupos de máximo 5 alunos e proponha uma solução para o seguinte caso: A morte dos peixes ornamentais. Para isso

Leia mais

CAPÍTULO 8 O FENÔMENO EL NIÑO -LA NIÑA E SUA INFLUENCIA NA COSTA BRASILEIRA

CAPÍTULO 8 O FENÔMENO EL NIÑO -LA NIÑA E SUA INFLUENCIA NA COSTA BRASILEIRA CAPÍTULO 8 O FENÔMENO EL NIÑO -LA NIÑA E SUA INFLUENCIA NA COSTA BRASILEIRA O comportamento climático é determinado por processos de troca de energia e umidade que podem afetar o clima local, regional

Leia mais

Até quando uma população pode crescer?

Até quando uma população pode crescer? A U A UL LA Até quando uma população pode crescer? Seu José é dono de um sítio. Cultiva milho em suas terras, além de frutas e legumes que servem para a subsistência da família. Certa vez, a colheita do

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA?

MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA? MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA? A UNIÃO DOS ELEMENTOS NATURAIS https://www.youtube.com/watch?v=hhrd22fwezs&list=plc294ebed8a38c9f4&index=5 Os seres humanos chamam de natureza: O Solo que é o conjunto

Leia mais

ECOLOGIA GERAL FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS

ECOLOGIA GERAL FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS ECOLOGIA GERAL Aula 05 Aula de hoje: FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS Sabemos que todos os organismos necessitam de energia para se manterem vivos, crescerem, se reproduzirem e, no caso

Leia mais

Prova bimestral CIÊNCIAS. 3 o Bimestre 4 o ano

Prova bimestral CIÊNCIAS. 3 o Bimestre 4 o ano Material elaborado pelo Ético Sistema Ensino Ensino Fundamental Publicado em 2011 Prova bimestral 3 o Bimestre 4 o ano CIÊNCIAS Data: / / Nível: Escola: Nome: A água é o elemento mais abundante na Terra

Leia mais

4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome:

4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome: Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- Imagine que o quadriculado abaixo seja uma representação da composição do ar. No total, são 100 quadradinhos. PINTE, de acordo com a legenda, a quantidade

Leia mais

O maior manancial de água doce do mundo

O maior manancial de água doce do mundo O maior manancial de água doce do mundo O Aquífero Guarani é o maior manancial de água doce Subterrânea transfronteiriço do mundo. Está localizado na região centro-leste da América do Sul, entre 12º e

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST CIÊNCIAS HUMANAS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST CIÊNCIAS HUMANAS SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST CIÊNCIAS HUMANAS Título do Podcast Área Segmento Duração Massas de Ar no Brasil Ciências Humanas Ensino Fundamental; Ensino Médio 5min33seg Habilidades: H.7 (Ensino Fundamental)

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D Ensino Fundamental Ciências da Natureza II Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 01 Propriedades e aplicação dos materiais H55/H56 02 Propriedades específicas, físicas

Leia mais

Como o efeito estufa pode render dinheiro para o Brasil. A Amazônia e o seqüestro de carbono e o protocolo de kyoto

Como o efeito estufa pode render dinheiro para o Brasil. A Amazônia e o seqüestro de carbono e o protocolo de kyoto Como o efeito estufa pode render dinheiro para o Brasil A Amazônia e o seqüestro de carbono e o protocolo de kyoto Histórico das reuniões 1992 - assinam a Convenção Marco sobre Mudança Climática na ECO-92.

Leia mais

A Engenharia Civil e as Construções Sustentáveis

A Engenharia Civil e as Construções Sustentáveis Engenharia A Engenharia Civil e as Construções Sustentáveis A construção sustentável é um novo conceito que está surgindo dentro da engenharia civil. A construção sustentável além de tornar a obra ecológica,

Leia mais

Conteúdo: Aula: 12 assíncrona. Ciclo da água e dos nutrientes. Ciclo do nitrogênio, carbono e oxigênio. CONTEÚDO E HABILIDADES

Conteúdo: Aula: 12 assíncrona. Ciclo da água e dos nutrientes. Ciclo do nitrogênio, carbono e oxigênio. CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Aula: 12 assíncrona Conteúdo: Ciclo da água e dos nutrientes. Ciclo do nitrogênio, carbono e oxigênio. 2 CONTEÚDO E

Leia mais

Matéria e Energia no Ecossistema

Matéria e Energia no Ecossistema Matéria e Energia no Ecossistema Qualquer unidade que inclua a totalidade dos organismos (comunidade) de uma área determinada, interagindo com o ambiente físico, formando uma corrente de energia que conduza

Leia mais

CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II

CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II Questão 01 - O esquema a seguir representa, de forma simplificada,

Leia mais

136) Na figura observa-se uma classificação de regiões da América do Sul segundo o grau de aridez verificado.

136) Na figura observa-se uma classificação de regiões da América do Sul segundo o grau de aridez verificado. 136) Na figura observa-se uma classificação de regiões da América do Sul segundo o grau de aridez verificado. Em relação às regiões marcadas na figura, observa-se que A) a existência de áreas superáridas,

Leia mais

Climatologia GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Climatologia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Climatologia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Efeito no clima sobre fatores socioeconômicos Agricultura População Diversidade global de climas Motivação! O Clima Fenômeno da atmosfera em si: chuvas, descargas elétricas,

Leia mais

As Principais Fontes De Energia Presentes No Mundo

As Principais Fontes De Energia Presentes No Mundo As Principais Fontes De Energia Presentes No Mundo INTRODUÇÃO: Desde a pré-história o homem vem se utilizando de diversas fortes e formas de energia, para suprir suas necessidades energéticas, por isso,

Leia mais

Ecossistema. Conjunto formado por todos os fatores bióticos: Plantas, animais e bactérias Abióticos: Água, Sol, solo, gelo, vento

Ecossistema. Conjunto formado por todos os fatores bióticos: Plantas, animais e bactérias Abióticos: Água, Sol, solo, gelo, vento Ecossistema Conjunto formado por todos os fatores bióticos: Plantas, animais e bactérias Abióticos: Água, Sol, solo, gelo, vento Bioma e ecossistema Um ecossistema só é considerado bioma se suas dimensões

Leia mais

Ciclo hidrológico. Distribuição da água na Terra. Tipo Ocorrência Volumes (km 3 ) Água doce superficial. Rios. Lagos Umidade do solo.

Ciclo hidrológico. Distribuição da água na Terra. Tipo Ocorrência Volumes (km 3 ) Água doce superficial. Rios. Lagos Umidade do solo. Ciclo hidrológico Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos. Apenas uma pequena fração (menos de 3%) está em terra e a maior parte desta está sob a forma de gelo e neve ou abaixo da superfície

Leia mais

Palestra: História da Cana-de. de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A

Palestra: História da Cana-de. de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A Palestra: História da Cana-de de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A ORIGEM DA CANA-DE-AÇÚCAR A cana-de de-açúcar é uma planta proveniente

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br PROFESSOR ALUNO ANA CAROLINA DISCIPLINA GEOGRAFIA A TURMA SIMULADO: P3 501 Questão

Leia mais

Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica

Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica 1. De acordo com as condições atmosféricas, a precipitação pode ocorrer de várias formas: chuva, neve e granizo. Nas regiões de clima tropical ocorrem

Leia mais

PROGRAMA PRODUTOR SOLAR

PROGRAMA PRODUTOR SOLAR PROGRAMA PRODUTOR SOLAR COOPERATIVA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS A TESLA ENERGIA é uma cooperativa uma empresa social de energias renováveis, que alia à sua natureza social o apoio a projetos de solidariedade,

Leia mais

Classificação dos processos sucessionais

Classificação dos processos sucessionais SUCESSÃO ECOLÓGICA A SUCESSÃO ECOLÓGICA PODE SER DEFINIDA COMO UM GRADUAL PROCESSO NO QUAL AS COMUNIDADE VÃO SE ALTERANDO ATÉ SE ESTABELECER UM EQUILÍBRIO. AS FASES DISTINTAS DA SUCESSÃO ECOLÓGICA SÃO:

Leia mais

Se um sistema troca energia com a vizinhança por trabalho e por calor, então a variação da sua energia interna é dada por:

Se um sistema troca energia com a vizinhança por trabalho e por calor, então a variação da sua energia interna é dada por: Primeira Lei da Termodinâmica A energia interna U de um sistema é a soma das energias cinéticas e das energias potenciais de todas as partículas que formam esse sistema e, como tal, é uma propriedade do

Leia mais

FLUXO DE ENERGIA E CICLOS DE MATÉRIA

FLUXO DE ENERGIA E CICLOS DE MATÉRIA FLUXO DE ENERGIA E CICLOS DE MATÉRIA Todos os organismos necessitam de energia para realizar as suas funções vitais. A energia necessária para a vida na Terra provém praticamente toda do sol. Contudo,

Leia mais

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café ED 2180/14 15 maio 2014 Original: espanhol P Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café 1. O Diretor Executivo apresenta seus cumprimentos e, em nome da Colômbia, encaminha aos Membros

Leia mais

IT-1101 - AGRICULTURA IRRIGADA. (parte 1)

IT-1101 - AGRICULTURA IRRIGADA. (parte 1) 6 Sistemas de irrigação (parte 1) 6.1 Considerações iniciais Aplicação artificial de água ao solo, em quantidades adequadas, visando proporcionar a umidade necessária ao desenvolvimento das plantas nele

Leia mais

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente / Terra e universo Tema Água e vida / ciclo hidrológico do planeta Conteúdos Águas subterrâneas Usos / objetivos Aprofundamento do estudo sobre as águas

Leia mais

Como os seres vivos modificam o ambiente?

Como os seres vivos modificam o ambiente? Como os seres vivos modificam o ambiente? O ar e a água possibilitam a integração dos seres vivos na dinâmica planetária. Por que a parede do copo com água fria fica molhada? Será? Toda matéria é constituída

Leia mais

Ecologia Geral (ECG33AM) Curso de Graduação em Engenharia Ambiental UTFPR Francisco Beltrão

Ecologia Geral (ECG33AM) Curso de Graduação em Engenharia Ambiental UTFPR Francisco Beltrão Ecologia Geral (ECG33AM) Curso de Graduação em Engenharia Ambiental UTFPR Francisco Beltrão Antes de continuarmos... ainda algumas orientações! Orientações gerais (muito importantes) 1) O prazo máximo

Leia mais

Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas

Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas CONCURSO PETROBRAS TÉCNICO(A) AMBIENTAL JÚNIOR Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS DA BANCA CESGRANRIO DRAFT Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br

Leia mais

Maxillaria silvana Campacci

Maxillaria silvana Campacci Ecologia Aula 1 Habitat É o lugar que reúne as melhores condições de vida para uma espécie. Temperatura, quantidade de água, intensidade da luz solar e tipo de solo determinam se o habitat é adequado ao

Leia mais

SISTEMA GÁLATAS EDUCACIONAL DISCIPLINA: CIÊNCIAS - 5ºANO DATA: / /2014 AV2-1ºBIMESTRE. NOME: Vale 10,0

SISTEMA GÁLATAS EDUCACIONAL DISCIPLINA: CIÊNCIAS - 5ºANO DATA: / /2014 AV2-1ºBIMESTRE. NOME: Vale 10,0 SISTEMA GÁLATAS EDUCACIONAL DISCIPLINA: CIÊNCIAS - 5ºANO DATA: / /2014 AV2-1ºBIMESTRE NOME: Vale 10,0 1ª QUESTÃO VALE 0,2 Leia a charge de Maurício de Souza abaixo com atenção: Marque com um x a resposta

Leia mais

Comentários sobre o. Plano Decenal de Expansão. de Energia (PDE 2008-2017)

Comentários sobre o. Plano Decenal de Expansão. de Energia (PDE 2008-2017) Comentários sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2008-2017) PAULO CÉSAR RIBEIRO LIMA JANEIRO/2009 Paulo César Ribeiro Lima 2 Comentários sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2008-2017)

Leia mais

Realização: Aquecimento Global. Parceiros: Apoiadores:

Realização: Aquecimento Global. Parceiros: Apoiadores: Realização: Parceiros: Aquecimento Global Apoiadores: O que é o efeito estufa? É um fenômeno natural, provocado por alguns gases da atmosfera, que mantêm o nosso planeta aquecido. Esse processo acontece

Leia mais

MATÉRIA 6º 2º Dez/13 NOTA

MATÉRIA 6º 2º Dez/13 NOTA Valores eternos. TD Recuperação MATÉRIA Geografia ANO/TURMA SEMESTRE DATA 6º 2º Dez/13 ALUNO(A) PROFESSOR(A) Tiago Bastos TOTAL DE ESCORES ESCORES OBTIDOS NOTA VISTO DOS PAIS/RESPONSÁVEIS 1. Analise e

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS - 9 ANO

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS - 9 ANO EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS - 9 ANO 1- Com a finalidade de diminuir a dependência de energia elétrica fornecida pelas usinas hidroelétricas no Brasil, têm surgido experiências bem sucedidas no uso de

Leia mais

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo Amanda Aroucha de Carvalho Reduzindo o seu resíduo 1 Índice 1. Apresentação 2. Você sabe o que é Educação Ambiental? 3. Problemas Ambientais 4. Para onde vai o seu resíduo? 5. Soluções para diminuir a

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. A principal

Leia mais

GERADOR EÓLICO 1 INTRODUÇÃO

GERADOR EÓLICO 1 INTRODUÇÃO FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA Projeto de Pesquisa da Primeira Série Série: Primeira Curso: Eletrotécnica Turma: 2123 Sala: 234 Início: 17 de junho de 2009 Entrega: 17 de julho

Leia mais

1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS. Eu um ser no ambiente

1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS. Eu um ser no ambiente 1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS Eu um ser no ambiente Higiene Corporal Os cinco sentidos Corpo humano Perceber a importância do cuidado com o corpo, da vacinação e da prevenção de acidentes.

Leia mais

Ideal Qualificação Profissional

Ideal Qualificação Profissional 2 0 1 1 Finalista Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Vencedora Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Finalista Nacional Categoria Serviços de Educação Apresentação O desenvolvimento

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES CIÊNCIAS

CADERNO DE ATIVIDADES CIÊNCIAS COLÉGIO ARNALDO 2015 CADERNO DE ATIVIDADES CIÊNCIAS Aluno (a): 4º ano: Turma: Professor (a): Valor: 20 pontos Este trabalho deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE no dia da prova. Conteúdo de Recuperação

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor da prova: 2.0 Nota: Data: / /2015 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 9º 3º bimestre Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente

Leia mais

COLÉGIO SÃO JOSÉ PROF. JOÃO PAULO PACHECO GEOGRAFIA 1 EM 2011

COLÉGIO SÃO JOSÉ PROF. JOÃO PAULO PACHECO GEOGRAFIA 1 EM 2011 COLÉGIO SÃO JOSÉ PROF. JOÃO PAULO PACHECO GEOGRAFIA 1 EM 2011 O Sol e a dinâmica da natureza. O Sol e a dinâmica da natureza. Cap. II - Os climas do planeta Tempo e Clima são a mesma coisa ou não? O que

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

DIVERSIDADE DE CLIMAS = DIVERSIDADE DE VEGETAÇÕES

DIVERSIDADE DE CLIMAS = DIVERSIDADE DE VEGETAÇÕES FORMAÇÕES VEGETAIS - Os elementos da natureza mantém estreita relação entre si. - A essa relação, entendida como a combinação e coexistência de seres vivos (bióticos) e não vivos (abióticos) dá-se o nome

Leia mais

O que é preciso para desenvolver uma experiência global sobre florestas e mudanças climáticas?

O que é preciso para desenvolver uma experiência global sobre florestas e mudanças climáticas? O que é preciso para desenvolver uma experiência global sobre florestas e mudançasclimáticas? Entrevista com o Dr. Stuart Davies, Diretor do CentrodeCiênciasFlorestaisdoTrópico Em2007,oBancoHSBCdoou100milhõesde

Leia mais

Profª: Sabrine V. Welzel

Profª: Sabrine V. Welzel Geografia 6 Ano Águas Continentais e Oceânicas 1 - Observe a imagem a seguir e explique com suas palavras sobre o que se trata: 2 Complete os espaços em branco com palavras abaixo destacadas: Solos subterrâneas

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ Geografia 9º Ano Prof.º Daniel Fonseca. Produção energética no Brasil: Etanol, Petróleo e Hidreletricidade

COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ Geografia 9º Ano Prof.º Daniel Fonseca. Produção energética no Brasil: Etanol, Petróleo e Hidreletricidade COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ Geografia 9º Ano Prof.º Daniel Fonseca Produção energética no Brasil: Etanol, Petróleo e Hidreletricidade Etanol A produção de álcool combustível como fonte de energia deve-se

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo EXTINTORES Fogo É uma reação química em cadeia que desprende luz e calor devido à combustão de materiais diversos. Elementos que compõe o fogo Calor Combustível Comburente

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

Ciências/15 6º ano Turma:

Ciências/15 6º ano Turma: Ciências/15 6º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / 6ºcie302r Roteiro de Estudos- Recuperação de Ciências 6 ANO 2º trimestre Atividades para a oficina de estudo: Ciências - 6º ano 2º trimestre * Organizador-

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2014

Canguru Matemático sem Fronteiras 2014 http://www.mat.uc.pt/canguru/ Destinatários: alunos do 9. o ano de escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h 30min Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As questões

Leia mais

CLIMATOLOGIA. Profª Margarida Barros. Geografia - 2013

CLIMATOLOGIA. Profª Margarida Barros. Geografia - 2013 CLIMATOLOGIA Profª Margarida Barros Geografia - 2013 CLIMATOLOGIA RAMO DA GEOGRAFIA QUE ESTUDA O CLIMA Sucessão habitual de TEMPOS Ação momentânea da troposfera em um determinado lugar e período. ELEMENTOS

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS LEIA AS INFORMAÇÕES, CONSULTE O LIVRO PARA ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS EM SEU CADERNO. 1- Quente e frio: um país de extremos O Brasil é

Leia mais

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA AS ÁGUAS DE SUPERFÍCIE Os rios são cursos naturais de água doce. Eles podem se originar a partir do derretimento de neve e de geleiras, de um lago ou das águas das

Leia mais

AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS. João Paulo Nardin Tavares

AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS. João Paulo Nardin Tavares AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS João Paulo Nardin Tavares INTRODUÇÃO Já podemos sentir o aquecimento global No último relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, órgão

Leia mais

Informação sob embargo até dia 30/11 às 9hs... Cana-de-açúcar avança em áreas prioritárias. para a conservação e uso sustentável do Cerrado

Informação sob embargo até dia 30/11 às 9hs... Cana-de-açúcar avança em áreas prioritárias. para a conservação e uso sustentável do Cerrado Informação sob embargo até dia 30/11 às 9hs Instituto Sociedade, População e Natureza... Cana-de-açúcar avança em áreas prioritárias para a conservação e uso sustentável do Cerrado (Mapas elaborados pelo

Leia mais

Elementos e fatores climáticos

Elementos e fatores climáticos Elementos e fatores climáticos O entendimento e a caracterização do clima de um lugar dependem do estudo do comportamento do tempo durante pelo menos 30 anos: das variações da temperatura e da umidade,

Leia mais

CAPÍTULO 02 A TEIA ALIMENTAR

CAPÍTULO 02 A TEIA ALIMENTAR CAPÍTULO 02 A TEIA ALIMENTAR Cadeia alimentar: é uma seqüência de seres vivos relacionando-se dentro de um ecossistema, onde um ser serve de alimento para outro ser. Exemplo: Capim capivara onça bactéria

Leia mais

b) Nesse solo, a água é absorvida mais lentamente e ele se mantém úmido.

b) Nesse solo, a água é absorvida mais lentamente e ele se mantém úmido. Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- IDENTIFIQUE o tipo de solo, de acordo com as características abaixo: a) Tipo de solo que retém pouca água; raramente as plantas conseguem se desenvolver nele.

Leia mais