Técnicas de Processamento Emocional. Profa. Ms. ELIANA MELCHER MARTINS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Técnicas de Processamento Emocional. Profa. Ms. ELIANA MELCHER MARTINS"

Transcrição

1 Técnicas de Processamento Emocional Profa. Ms. ELIANA MELCHER MARTINS

2 PROCESSAMENTO EMOCIONAL São técnicas relacionadas à ativação da emoção por meio de exercícios experienciais ou de terapia focada nas emoções. A Terapia Focada nas Emoções, de Greenberg, é frequentemente concebida como abordagem experiencial um pouco diferente do modelo da terapia cognitiva tradicional.

3 PROCESSAMENTO EMOCIONAL - Empregada para auxiliar os pacientes a: identificar emoções específicas; experimentar os pensamentos contidos no esquema emocional ; identificar o que precisam; ganhar direcionamento para fazer com que suas necessidades sejam atendidas.

4 PROCESSAMENTO EMOCIONAL A abordagem focada nas emoções, de Greenberg (2001), constitui o conceito de meta-emoção, isto é, como os pacientes vêem suas emoções.

5 1 A abordagem focada nas emoções considera as emoções primárias, sendo a emoção primária o sentimento básico e a secundária, aquela emoção mais manifesta, que encobre ou atua como defesa contra a emoção primária. Por exemplo: o paciente pode abertamente expressar ou experimentar a raiva (emoção secundária), sendo que a emoção primária por trás da raiva pode ser a mágoa.

6 1 Greenberg também sugere que alguns indivíduos expressam emoções instrumentais, ou seja, sua expressão emocional tem como objetivo provocar reações nos outros.

7 1 As técnicas focadas nas emoções e a conceitualização podem ser muito úteis para os terapeutas cognitivocomportamentais, pois ativar e acessar experiências emocionais ajuda os pacientes a reconhecer os elementos cognitivos contidos em cada esquema emocional.

8 Orientação do terapeuta e PERGUNTA A FORMULAR Você parece sentir algo muito profundamente. Certas questões parecem despertar emoções em você. Tente focar em uma situação que represente ou simbolize esta questão. A medida que foca a emoção, tente perceber quaisquer sensações no corpo. Está percebendo algum pensamento? Emoções? Imagens? Existe alguma circunstância na qual você se percebe interrompendo ou interferindo na experiência dessa emoção?

9 Greenberg sugere que os pacientes usem um Diário de Emoções, para que registrem quaisquer sentimentos durante a semana seguinte. O terapeuta pode explicar o quanto importante é para o paciente e para o terapeuta descobrirem os sentimentos (ACESSO ÀS EMOÇÕES) que ele está tendo, percebendo essas emoções durante a semana e registrando em seu diário. TAREFA DE CASA

10 POSSÍVEIS PROBLEMAS Alguns pacientes que buscam a terapia cognitiva têm a concepção errônea de que ela é anti-emocional. Pensam que o objetivo é sentirem-se e comportaremse de maneira inteiramente racional. O terapeuta pode explicar que o papel da racionalidade é apenas ajudar os pacientes a lidar com as emoções de modo mais produtivo.

11 Formulário 8.1 Diário das Emoções Tipos de emoções Segunda feira Terça Feira Quarta Feira Quinta feira Sexta Feira Sábado Domingo Feliz Interessado Excitado Cuidadoso Afeição Amor Amado Compaixão Grato Orgulhoso Seguro Ferido Triste Arrependido Irritado Zangado Ressentido Nojo Desprezo Envergonhado Culpado Invejoso Enciumado Ansioso Amedrontado Outro

12 2 Pennebaker e colaboradores sugeriram que expressar emoções ao escrever livremente as recordações de eventos traumáticos ou perturbadores pode exercer um efeito paliativo sobre a ansiedade, a depressão e o bem-estar físico. Na livre expressão das emoções - ou seja, ventilação, os pacientes recordam o evento perturbador e fazem sua descrição detalhada, por escrito, prestando atenção especial nas emoções que emergem e no significado do evento.

13 2 Observe que: Embora o efeito imediato possa ser o aumento dos sentimentos negativos á medida que o acontecimento negativo e as lembranças se tornam mais evidentes, há, com frequência, diminuição da negatividade e redução do estresse em alguns dias ou semanas.

14 TAREFA DE CASA O terapeuta pode dizer ao paciente que trazer uma lembrança de algo que o machucou e depois contar a história pode ajudar a compreender o que a experiência significou para ele e como ele se sentiu.

15 Formulário 8.2 Redação de uma história Descreva a lembrança de sua história dando o máximo de detalhes que puder: Que sentimentos ou emoções você experimentou nessa história? Que pensamentos você tem ao relembrar a história? Que partes da história- quais lembranças- foram as mais dolorosas? Por quê? Como se sente após escrever a história? Descreva a lembrança de sua história usando o máximo de detalhes que puder: Que sentimentos ou emoções você experimentou nessa história? Que pensamentos você tem ao relembrar a história? Que partes da história- quais lembranças- foram as mais dolorosas? Por quê? Como se sente após escrever a história?

16 3 O paciente pode ficar paralisado em determinadas partes da imagem ou lembrança. Esses pontos de tensão podem evocar emoções fortes ou inibir a emoção. O terapeuta deve prestar atenção a quaisquer mudanças marcantes na emoção e pedir a eles que repitam a imagem específica ou parte da história. Os pontos de tensão geralmente envolvem os esquemas emocionais que contem pensamentos automáticos mais problemáticos.

17 Orientação do terapeuta e PERGUNTA A FORMULAR Conforme relembra a história (ou compõe a imagem), tente observar se quaisquer detalhes específicos ou partes da história são particularmente dificeis para você. Perceba se há alguma mudança em sua emoção ou sentimento. Conforme repete o detalhe ou imagem, pergunte a si mesmo o que é particularmente desconcertante. Que pensamentos esse detalhe gera? Que sentimentos?

18 TAREFA DE CASA Pedir ao paciente para escrever a lembrança de um evento traumático ou perturbador com tantos detalhes quanto possível. Depois, os pacientes devem ler a história em voz alta várias vezes, observando que partes específicas são mais difíceis. Formulário 8.3

19 POSSÍVEIS PROBLEMAS Pontos de tensão são, por sua natureza, dificeis de lidar. Os pacientes podem recusar a fazer a tarefa de casa, podendo ser marcadas sessões mais longas (duplas). O terapeuta deve fazer com que os pacientes repitam a história na sessão, enquanto procura sinais de esquiva emocional (ex: leitura automática, leitura de certas partes muito rapidamente, distanciamento).

20 Formulário 8.3 Identificação dos Pontos de Tensão Descreva a história ou imaginea com o máximo de detalhe que puder Que partes específicas da história são mais incômodas? Essas correspondem aos pontos de tensão Que sentimentos e pensamentos você tem diante desses pontos de tensão?

21 4 Os indivíduos diferem em relação às conceituações das emoções e estratégias para lidar com elas (Leahy 2002). Uma vez que uma emoção desagradável (tristeza, raiva ou ansiedade) foi ativada, o individuo pode responder com uma variedade de pensamentos e comportamentos. Por ex: alguns individuos, ao perceberem que se sentem ansiosos, podem responder com as seguintes ideias problemáticas acerca da ansiedade: vai durar muito, sentem-se envergonhados ou culpados por sentirem ansiedade e não aceitam emoção.

22 4 A Escala de Esquemas Emocionais de Leahy (LESS) pode ser usada para identificar os varios esquemas emocionais. Muitas das dimensões estão relacionadas a depressão, ansiedade e diferentes transtornos de personalidade.

23 Orientação do terapeuta e PERGUNTA A FORMULAR Quando nos sentimentos ansiosos, tristes, com raiva, ou confusos, podemos ter diferentes pensamentos relativos à experiência dos sentimentos. Por exemplo, algumas pessoas podem acreditar que não deveriam ter certos sentimentos, enquanto outras os aceitam. Podemos descobrir como você pensa, reage e sente em relação às emoções e sentimentos ao completar este formulário (LESS).

24 TAREFA DE CASA Pedir ao paciente que complete a Escala. A LESS tem 14 dimensões envolvendo pensamentos e sentimentos sobre as emoções. As respostas do paciente ao LESS podem ser foco de investigação futura. Formulário 8.5

25 Alguns pacientes podem ter dificuldades em refletir sobre como pensam a respeito das emoções e como lidam com elas. Essa dificuldade é geralmente evidente nos pacientes que usam POSSÍVEIS PROBLEMAS Esquiva Emocional como estratégia de comportamento.

26 POSSÍVEIS PROBLEMAS Os pacientes em uso ativo de alcool, cocaina, maconha ou comendo regularmente de forma compulsiva podem estar tão fora do alcance de suas emoções que são incapazes de identificar pensamentos sobre tais emoções e reações a ela. Os pacientes podem ter diferentes esquemas emocionais para diferentes tipos de emoções. O terapeuta pode averiguar se o paciente tem diferentes teorias ou estratégias para lidar com diferentes emoções.

27 Formulário 8.4 Escala de Esquemas Emocionais de Leahy Estamos interessados na forma como lida com sentimentos ou emoções por exemplo, como você lida com sentimentos de raiva, tristeza, ansiedade ou sentimentos sexuais. Todos diferimos no modo como lidamos com esses sentimentos, assim não há respostas certas ou erradas. Por favor, leia cada sentença cuidadosamente e atribua uma nota, usando a escala abaixo, conforme você lidou com os sentimentos no mês passado. Coloque o número referente à sua resposta no início da sentença. Escala 1=muito falso 2=moderadamente falso 3=levemente falso 4=levemente verdadeiro 5=moderamente verdadeiro 6=muito verdadeiro

28 5 O modelo dos esquemas emocionais possui dimensões que são relevantes para o modo como são processadas as emoções. As conceituações e estratégias para responder às emoções ativadas, irão afetar a manutenção de sintomas de depressão, ansiedade ou raiva.

29 5 Atitudes negativas em relação à aceitação das emoções podem trazer crenças de que elas são vergonhosas, incontroláveis, intoleráveis ou que irão se intensificar caso sejam permitidas. Crenças sobre a necessidade de suprimir as emoções podem adicionar mais força à natureza intrusiva delas.

30 Formulário 8.6: Esquemas emocionais: Dimensões e Intervenções Legitimação: Existem pessoas que aceitam e compreendem seus sentimentos? Você tem regras arbitrárias para legitimação? As pessoas devem concordar com tudo o que você diz? Você está compartilhando suas emoções com pessoas críticas? Você aceita e apoia outras pessoas que têm essas emoções? Compreensibilidade: A emoções fazem sentido para você? Quais seriam boas razões pelas quais você está triste, ansioso, com raiva? O que você pensa quando está triste, etc. Que situações desencadeiam esses sentimentos? Se outras pessoas passassem por esse acontecimento, que tipos de sentimentos diferentes elas poderiam ter? Se você acredita que seus sentimentos não fazem sentido, o que isto o faz pensar? Você tem medo de estar ficando louco ou perdendo o controle? Existem coisas que aconteceram quando você era criança que poderiam justificar que se sinta desse jeito?

31 Culpa e Vergonha: Por que você pensa que suas emoções não são legítimas? Por que você não deveria ter os sentimentos que tem? Quais são as razões que dão sentido aos seus sentimentos? É possível que outras pessoas pudessem ter os mesmo sentimentos nesta situação? Você consegue perceber que ter um sentimento não é o mesmo que colocá-lo em ação? Por que determinadas emoções são boas e outras ruins? Se outra pessoa tivesse este sentimento você pensaria mal dela? Como você sabe se uma emoção é ruim? E se você visse sentimentos e emoções como sinais lhe dizendo que algo o está incomodando? Alguém é ferido por suas emoções? Simplicidade versus Complexidade: Você acha que ter sentimentos confusos é normal ou anormal? O que significa ter sentimentos confusos em relação a alguém? As pessoas são complicadas, então por que você não teria sentimentos diferentes, até mesmo conflitantes? Qual é a desvantagem de você se permitir um único sentimento?

32 Relação com valores mais elevados: Algumas vezes nos sentimos tristes, ansiosos ou com raiva porque estamos perdendo algo importante, por exemplo o rompimento de um relacionamento. Isso não significa que você tem um valor mais elevado que é importante para você? Esse valor não diz algo de bom sobre você? Se você aspira a valores mais elevados, isso não pode significar que às vezes você poderá ficar desapontado? Você desejaria ser um cínico que não valoriza nada? Há outras pessoas que compartilham seus valores mais elevados? Que recomendação você daria para elas se estivessem passando pela mesma situação que você? Controlável: Você pensa que tem controle sobre todos os sentimentos e consegue se livrar dos negativos? O que acha que aconteceria se não conseguisse se livrar daquele sentimento completamente? É possível que tentar se livrar de um sentimento completamente o torna muito importante para você? Você teme que ter um sentimento forte seja um sinal de algo pior? Ficar louco? Perder completamente o controle? Não há diferença entre controlar as ações e controlar os sentimentos?

33 Anestesia: Existem situações que ativam o distanciamento em você? Nenhum sentimento? Existem situações que incomodam a maior parte das pessoas mas não o incomodam? As pessoas acham que você rechaça os sentimentos? Não tem sentimentos? Que tipo de sentimentos fortes você tem? Você já se percebeu tendo um sentimento forte e então tentando suprimi-lo? Você já teve a sensação de que ia chorar, mas bloqueou o choro? O que você teme que poderia acontecer se deixasse as coisas acontecerem e se permitisse ter esses sentimentos? Que tipo de pensamentos você tem quando experimenta sentimentos fortes? Você bebe, usa drogas ou come compulsivamente para se livrar de sentimentos fortes? Racionalidade, Antiemocionalalidade: Você pensa que deve ser sempre lógico e racional? O que o preocuparia se não fosse lógico/racional? Você acha que as pessoas racionais ou lógicas são melhores? O que aconteceu no passado quando você não se portou de forma lógica/racional? É possível que algumas experiências não sejam lógicas/racionais mas simplesmente emocionais? Existe pintura racional? Música racional? Suas emoções podem lhe dizer o que o machuca? O que precisa ser modificado? As emoções são importantes fontes de informações sobre nossas necessidades, nossos desejos ou mesmo nossos direitos como seres humanos? Você conhece outras pessoas que são menos racionais que você, mas têm vida mais feliz ou mais completa?

34 Duração dos Sentimentos Fortes: Você teme que um sentimento forte dure muito? Você já teve sentimentos fortes anteriormente? O que aconteceu? Eles passaram? Por que passaram? Os sentimentos fortes aumentam e diminuem? Se você chorasse ou se sentisse realmente mal por alguns instantes, o que acha que aconteceria? O que você ganharia se descobrisse que os sentimentos fortes podem ser expressos e, em seguida, passar? Consenso com Outros: Exatamente que sentimentos você tem que pensa que outras pessoas não têm? Se outra pessoa tivesse esses sentimentos, o que pensaria delas? Por que você acha que peças, filmes, romances ou histórias muito emotivas agradam as pessoas? Você acha que as pessoas gostam de descobrir que os outros têm os mesmos sentimentos? Existem outras pessoas triste, zangadas ou ansiosas? É normal estar chateado, ter fantasias, etc? Se você tem vergonha de seus sentimentos e não conta para as pessoas, isso não poderia impedi-lo de descobrir que outros têm os mesmo sentimentos?

35 Aceitação ou inibição: O que acontecerá se você se permitir aceitar uma emoção? Você a transformaria em ação? Você tem medo de que se aceitar uma emoção ela não irá mais embora? Ou você pensa que não aceitar as emoções irá motivá-lo a mudar? Quais são as consequências negativas de inibir um sentimento? Uso excessivo de atenção e energia? Efeito rebote? A emoção entra em conflito com uma crença em relação a sentimentos bons versus ruins? Se você nega que algo o incomoda, como pode resolver o problema? Ruminação versus Estilo Instrumental: Quais são as vantagens e desvantagens de focar em quão mal você se sente? Quando está focando em quão mal se sente, que tipos de coisas você pensa ou o que sente? Você se senta e pensa: O que há de errado comigo? ou Por que isso está acontecendo comigo? Você foca a tristeza, repetindo em sua mente as mesmas coisas continuamente? Acha que se ficar pensando nisso vai encontrar uma solução? Sua preocupação o faz sentir que não consegue controlar os pensamentos estressantes? Tente reservar 30 minutos por dia, tempo durante o qual você vai se preocupar intensamente. Você deve deixar todas as preocupações de lado até aquele momento. Transforme as preocupações em comportamentos que pode realizar, em problemas que pode resolver. Distraia-se fazendo alguma coisa ou ligando para um amigo e conversando sobre outras coisas que não as suas preocupações.

36 Expressão: Se você expressasse um sentimento, você acha que perderia o controle? Iria sentir-se pior? Por quanto tempo? Expressar um sentimento poderia ajuda-lo a clarear os pensamentos e sentimentos? Colocação de Culpa nos Outros: O que as outras pessoas disseram ou fizeram para você se sentir desse jeito? Que pensamentos você teve que o fizeram sentir-se triste, com raiva, ansioso? Se você pensasse sobre essa situação de outra maneira, o que sentiria ou pensaria? Seus sentimentos dependem do que os outros pensam de você? Você está focado em obter aprovação, respeito, apreciação ou justiça? Quais as vantagens e desvantagens de não precisar de aprovação etc? Como você pode ser mais assertivo? Resolver problemas? Que pensamentos você teria que modificar?

37 Há pessoas que aceitam e compreendem seus sentimentos? Orientação do terapeuta e PERGUNTA A FORMULAR As emoções fazem sentido para você? Quais poderiam ser boas razões pelas quais você se sente triste, ansioso e com raiva? Quais são as razões pelas quais você pensa que suas emoções não são legítimas? Por que você não deveria ter os sentimentos que tem? Formular outras com base nos esquemas emocionais.

38 TAREFA DE CASA Examinar algumas dimensões do processamento emocional e responder, por escrito, as questões do formulário 8.6.

39 POSSÍVEIS PROBLEMAS Alguns pacientes esperam na terapia cognitiva dar ênfase à racionalidade como forma de solucionar os problemas e discutir suas emoções pode parecer contraproducente. O objetivo é ajudar o paciente a lidar com as emoções ao pensarem sobre elas de modo diferente (que é a abordagem cognitiva das emoções).

40 6 Experiências traumáticas podem persistir na memória durante anos causando transtorno do estresse pós-traumático. Tentativas de modificar imagens traumáticas baseando-se somente na discussão verbal pode não ativar de forma adequada a estrutura do medo e não proporcionar que os pensamentos e sentimentos contidos na imagem se diluam.

41 6 A reformulação de imagens mentais permite aos pacientes recriarem sua história, em detalhes dramáticos, de maneira que modifique a natureza do evento traumático original. A reformulação de imagens mentais ativa um componente emocional mais forte e competente. Particularmente útil para pessoas vítimas de abuso.

42 Orientação do terapeuta e PERGUNTA A FORMULAR O indivíduo que tem essas imagens e lembranças terríveis sente-se derrotado e atacado. Vamos voltar e modificar a imagem e a história. Desta vez, quero que se imagine alto, forte e agressivo. A pessoa que abusou de você é fraca, pequena e burra. Quero que se imagine dominando, criticando e punindo a pessoa que abusou de você.

43 TAREFA DE CASA Pedir que o paciente se lembre de uma experiência anterior em que tenha sofrido abuso ou humilhação e escrever os detalhes do evento traumático. A repetição do relato baseada na realidade é seguida formulando-se nova fantasia. Na história reescrita o paciente é instruído a se descrever como forte, confiante, agressivo e confrontador. O paciente domina a cena e reduz a pessoa que o abusou ou humilhou a um aborrecimento irrisório. Em seguida, escrever os pensamentos e sentimentos que surgiram com o exercício.

44 Alguns pacientes ficam mais ansiosos ao confrontarem a figura que os abusou e desenvolvem pensamentos mágicos como Ele voltará e irá me machucar, Se eu confrontá-lo serei punido. POSSÍVEIS PROBLEMAS O terapeuta deve ficar atento quando há hesitação do paciente e quaisquer sinais de aumento de ansiedade, resposta decorada ou mecânica, ou súbito desejo de terminar a sessão, devem ser abordados. O terapeuta pode fazer perguntas sobre pensamentos automáticos. Normalmente os pensamentos refletem a sensação de fraqueza e humilhação que acompanhou o abuso. Técnicas de terapia cognitiva padrão podem ser utilizadas para desafiar os pensamentos negativos sobre autoestima e assertividade, como análise de custo benefício e cadeira vazia.

45 Formulário 8.7: Reformulação da História Quando você vivenciou inicialmente um trauma ou acontecimento estressante, você pode ter visto a outra pessoa como superior ou mais forte. Na coluna da esquerda, faça a descrição detalhada do que aconteceu: como era a outra pessoa, o que fez, o que disse etc. Na coluna da direita, reescreva ou refaça o roteiro de toda a história. Desta vez você é mais forte e a outra pessoa é fraca e medrosa. Você é grande, a outra pessoa é pequena. Você fala alto, a outra pessoa está calada. Você é ativo, agressivo, hostil e a outra pessoa está com medo de você. Reescreva a história de modo a tornar-se o mais poderoso e dominante. Em seguida escreva os pensamentos e sentimentos relacionados a este exercício.

46 Descrição do evento traumático ou estressante original Reformulação da história: descrição do evento a partir de nova perspectiva. Que pensamentos e sentimentos você teve em relação a outra pessoa e a si mesmo quando isso aconteceu? Que pensamentos e sentimentos você tem agora?

47 Descrição do evento traumático ou estressante original Apresentação de projeto em reunião da empresa. Foi humilhado pelo chefe publicamente. Reformulação da história: descrição do evento a partir de nova perspectiva. O chefe criticou o trabalho e eu rebati na frente de todo mundo, contei todos os podres dele e disse que ele era incompetente e precisava se tratar e que as pessoas dizem que ele é corno. Que pensamentos e sentimentos você teve em relação a outra pessoa e a si mesmo quando isso aconteceu? Sou um fracasso, Não faço nada direito, Nunca terei chance de sair disso porque sou um profissional medíocre. Tristeza, raiva, frustração. Que pensamentos e sentimentos você tem agora? Satisfação, alegria, Sou melhor do que ele, Sou competente e não deixarei ninguém ser injusto comigo, Mereço emprego melhor do que este e tenho competência para conseguir, Não serei humilhado pelo meu chefe e nem por ninguém.

Questionário Sociodemográfico e Clínico

Questionário Sociodemográfico e Clínico Questionário Sociodemográfico e Clínico dados pessoais do sujeito: data: local: contacto telef.: nome: idade: naturalidade: estado civil: S C UF D V outros: escolaridade (nº anos c/ sucesso): habilitações

Leia mais

FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PEFF/A 1ªSESSÃO

FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PEFF/A 1ªSESSÃO FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PEFF/A 1ªSESSÃO 28 DE NOVEMBRO - 21 HORAS RECONHECER AS SUAS EMOÇÕES 1-TESTE DE AUTO-AVALIAÇÃO Indique até que ponto cada uma das seguintes afirmações o descreve. Seja franco e 1

Leia mais

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6 FIAT Q Questionário de Relacionamento Interpessoal Glenn M. Callaghan Department of Psychology; One Washington Square, San Jose University, San Jose CA 95192-0120 Phone 08) 924-5610 e fax (408) 924 5605.

Leia mais

Aprendendo a vencer a Ansiedade

Aprendendo a vencer a Ansiedade Rua Conde de Bonfim 232/301 Tijuca Rio de Janeiro RJ Tel:2234-2399 Email: eliane@epvpsicologia.com Home Page:www.epvpsicologia.com Aprendendo a vencer a Ansiedade Um guia para os pais sobre a ansiedade

Leia mais

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Palestra tudo O QUE VOCE sobre precisa entender Abundância & Poder Pessoal EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Como aprendemos hoje na palestra: a Lei da Atração, na verdade é a Lei da Vibracao. A frequência

Leia mais

Receita prática ATRAIA MAIS PROSPERIDADE PARA A SUA VIDA

Receita prática ATRAIA MAIS PROSPERIDADE PARA A SUA VIDA Receita prática ATRAIA MAIS PROSPERIDADE PARA A SUA VIDA Olá tudo bem com você? Estamos contentes que você esteja aqui! A partir deste momento vamos tratar de um assunto muito especial: suas emoções. Por

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

By Dr. Silvia Hartmann

By Dr. Silvia Hartmann The Emo trance Primer Portuguese By Dr. Silvia Hartmann Dra. Silvia Hartmann escreve: À medida em que nós estamos realizando novas e excitantes pesquisas; estudando aplicações especializadas e partindo

Leia mais

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA 1 CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA Quando nos tornamos mãe, sem dúvida nenhuma é a melhor coisa desse mundo. Nossos filhos nascem, curtimos muito eles, nos dedicamos exclusivamente e chega uma hora que

Leia mais

Como superar o medo e a vergonha de vender

Como superar o medo e a vergonha de vender Como superar o medo e a vergonha de vender Mizuji Kajii http://mizuji.com Parte 2 Os significados Fatos, coisas e comportamentos não têm significado por si só Nós atribuímos os significados Agimos de acordo

Leia mais

Avaliação. Formulação de Caso BETANIA MARQUES DUTRA. MSc. Psicologia. Esp. Neusopsicologia. Esp.Psicopedagogia. Terapeuta Cognitivo-Comportamental

Avaliação. Formulação de Caso BETANIA MARQUES DUTRA. MSc. Psicologia. Esp. Neusopsicologia. Esp.Psicopedagogia. Terapeuta Cognitivo-Comportamental Avaliação & Formulação de Caso BETANIA MARQUES DUTRA MSc. Psicologia Esp. Neusopsicologia Esp.Psicopedagogia Terapeuta Cognitivo-Comportamental Coordenadora do Curso de TCC Aplicada a crianças e adolescentes

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Manual de Aplicação do Jogo da Escolha. Um jogo terapêutico para jovens usuários de drogas

Manual de Aplicação do Jogo da Escolha. Um jogo terapêutico para jovens usuários de drogas Manual de Aplicação do Jogo da Escolha Um jogo terapêutico para jovens usuários de drogas 1 1. Como o jogo foi elaborado O Jogo da Escolha foi elaborado em 1999 pelo Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas

Leia mais

TESTE DE CONSCIÊNCIA EMOCIONAL. (Adaptado de Jonh Gottman e Joan DeClaire, em A Inteligência Emocional na Educação) IRA

TESTE DE CONSCIÊNCIA EMOCIONAL. (Adaptado de Jonh Gottman e Joan DeClaire, em A Inteligência Emocional na Educação) IRA TESTE DE CONSCIÊNCIA EMOCIONAL (Adaptado de Jonh Gottman e Joan DeClaire, em A Inteligência Emocional na Educação) O seguinte teste foi concebido para o ajudar a encarar a sua própria vida emocional, o

Leia mais

Terapia cognitiva da esquizofrenia. IX Jornada CELPCYRO Porto Alegre, junho 2012

Terapia cognitiva da esquizofrenia. IX Jornada CELPCYRO Porto Alegre, junho 2012 Terapia cognitiva da esquizofrenia IX Jornada CELPCYRO Porto Alegre, junho 2012 Terapia cognitiva e as medicações Parte do trabalho da TCC é promover o aumento da adesão à medicação. As evidências de melhora

Leia mais

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior C omo este é o mês das crianças, decidi propor para aqueles que estão em busca de autoconhecimento, alguns exercícios que ajudam a entrar

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

Este caderno é parte integrante da Revista APM Edição n 561 -Outubro de 2005

Este caderno é parte integrante da Revista APM Edição n 561 -Outubro de 2005 Este caderno é parte integrante da Revista APM Edição n 561 -Outubro de 2005 Cartilha Informativa sobre Drogas (Publicação em fascículos nas edições 557, 558, 559, 560, 561, 562, 563 e 564 da Revista A

Leia mais

Trabalho Finanças Estudos Lazeres Amigos Romance Família Espiritual Saúde

Trabalho Finanças Estudos Lazeres Amigos Romance Família Espiritual Saúde 1) A nossa Vida é composta por diversas vivências, nas quais avaliamos a nossa percepção de Felicidade. De zero a dez, que nota você dá para a sua SATISFAÇÃO ATUAL em cada uma das vivências da tabela abaixo?

Leia mais

A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA. www.espiritizar.com.br

A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA. www.espiritizar.com.br A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA Meditando sobre a essência e o significado de ser um Espírito imortal em evolução: Feche os olhos e entre em contato

Leia mais

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM A Tua Frase Poderosa Coaches Com Clientes: Carisma Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM Introdução Neste pequeno texto pretendo partilhar contigo onde os coaches falham ao apresentarem-se

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos

Leia mais

Como Eu Começo meu A3?

Como Eu Começo meu A3? Como Eu Começo meu A3? David Verble O pensamento A3 é um pensamento lento. Você está tendo problemas para começar seu A3? Quando ministro treinamentos sobre o pensamento, criação e uso do A3, este assunto

Leia mais

Albert Ellis e a Terapia Racional-Emotiva

Albert Ellis e a Terapia Racional-Emotiva PSICOTERAPIA COGNITIVO- COMPORTAMENTAL - Aspectos Históricos - NERI MAURÍCIO PICCOLOTO Porto Alegre/RS Albert Ellis e a Terapia Racional-Emotiva 1 Albert Ellis Albert Ellis (1955) Insatisfação com prática

Leia mais

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo Entendendo os botões emocionais dos seus clientes Rodrigo T. Antonangelo Olá amigo e amiga, seja bem-vindo(a) a mais um exercício muito importante que vai te ajudar a levar seus negócios ao próximo degrau.

Leia mais

Honrar os valores, uma questão de integridade

Honrar os valores, uma questão de integridade Honrar os valores, uma questão de integridade Por: P.A. (Paulo Alvarenga) Nos últimos congressos de desenvolvimento profissional que participei, o que mais tenho escutado é sobre a importância dos valores.

Leia mais

Problemas, todos temos. Os chefes PONTO. direto ao

Problemas, todos temos. Os chefes PONTO. direto ao Se você usa alguma delas, entre imediatamente em estado de alerta; você pode não ser um líder tão capaz quanto imagina Problemas, todos temos. Os chefes então, nem se fale. Mas, se aqueles que são terríveis

Leia mais

Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento

Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento A única coisa a ter medo, é do próprio medo The only thing you have to fear is fear itself (Franklin D. Roosevelt) Alguma vez deixou de

Leia mais

Estruturas das Sessões em TCC

Estruturas das Sessões em TCC Estruturas das Sessões em TCC Eliana Melcher Martins - Mestre em Ciências pelo Depto. de Psicobiologia da UNIFESP - Especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP - Psicóloga Clínica Cognitivo Comportamental

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa. M. H. Lorentz

Porque evitar o NÃO e a linguagem negativa. M. H. Lorentz Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa. M. H. Lorentz A linguagem tem por objetivo a comunicação entre os seres humanos, portanto quanto mais precisa for a linguagem, melhor será o resultado de nossa

Leia mais

Só você pode responder a esta pergunta.

Só você pode responder a esta pergunta. Sou um adicto? Tradução de literatura aprovada pela Irmandade de NA. Copyright 1991 by Narcotics Anonymous World Services, Inc. Todos os direitos reservados. Só você pode responder a esta pergunta. Isto

Leia mais

Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE. Maio de 2010

Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE. Maio de 2010 Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE Maio de 2010 Emoção: a outra inteligência Muitos estudiosos discutem a relação entre pensamento e emoções. Algumas definições segundo o artigo de Grewal e

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Como aconteceu essa escuta?

Como aconteceu essa escuta? No mês de aniversário do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, nada melhor que ouvir o que acham as crianças sobre a atuação em Educação Integral realizada pela Fundação Gol de Letra!! Conheça um

Leia mais

O Trabalho de Família de Origem

O Trabalho de Família de Origem O Trabalho de Família de Origem Autora: Vânia Bastos Fonseca de Castilho CEFAC 1994 A vida da Família de origem é uma experiência poderosa para todas as pessoas e seu impacto não fica restrito à infância.

Leia mais

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 2 Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 1ª Edição, 08/04/2016 As novas edições serão sempre disponibilizadas no link: http://alexandreafonso.com.br/e book imagens mentais 2016 alexandreafonso.com.br. Todos

Leia mais

STEVEN CARTER. Sou uma. mulher inteligente. porque... Dicas para você se valorizar e transformar sua vida amorosa

STEVEN CARTER. Sou uma. mulher inteligente. porque... Dicas para você se valorizar e transformar sua vida amorosa STEVEN CARTER Sou uma mulher inteligente porque... Dicas para você se valorizar e transformar sua vida amorosa Introdução Você se considera uma mulher inteligente? Antes de responder, tenha em mente o

Leia mais

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 Resumo: Os atos anti-sociais são para Winnicott, quando ocorrida a perda da confiabilidade no ambiente,

Leia mais

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2 Homeopatia A Homeopatia é um sistema terapêutico baseado no princípio dos semelhantes (princípio parecido com o das vacinas) que cuida e trata de vários tipos de organismos (homem, animais e plantas) usando

Leia mais

Indice. www.plurivalor.com. Livro LIDERANÇA COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Indice. www.plurivalor.com. Livro LIDERANÇA COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Indice Introdução Um Exemplo Diagnóstico O Método do Líder Sem Inteligência Emocional Um método melhor Inteligência Emocional e E. ciência Administrativa O Valor das Habilidades Emocionais Uma nova teoria

Leia mais

Comunicação Não-Violenta

Comunicação Não-Violenta Comunicação Não-Violenta Setembro 2014, São Paulo Palestrante: Sven Fröhlich Archangelo XII Congresso Latino-Americano de PNL Julgamentos Egoista, incompetente, dono da verdade, mentirosa, grosseiro,

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras.

Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras. 6 6 NOME DA AULA: 6 Algoritmos Duração da aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10-25 minutos (dependendo da disponibilidade de tangrans prontos ou da necessidade de cortá-los à mão) Objetivo principal:

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

PRIMEIRA LINGUAGEM DE AMOR: PALAVRAS DE ENCORAJAMENTO

PRIMEIRA LINGUAGEM DE AMOR: PALAVRAS DE ENCORAJAMENTO 50 Nona Lição AS CINCO LINGUAGENS DE AMOR Alguma coisa em nossa natureza clama por sermos amados. No âmago da nossa existência há o íntimo desejo se sermos amados. O casamento foi idealizado para suprir

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO HISTÓRIA BÍBLICA: Mateus 18:23-34 Nesta lição, as crianças vão ouvir a Parábola do Servo Que Não Perdoou. Certo rei reuniu todas as pessoas que lhe deviam dinheiro.

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

Kimberly Willis. The Little Book Of Diet Help. Inês Rodrigues. Liliana Lourenço. Tradução de. Ilustrações de

Kimberly Willis. The Little Book Of Diet Help. Inês Rodrigues. Liliana Lourenço. Tradução de. Ilustrações de Kimberly Willis The Little Book Of Diet Help Tradução de Inês Rodrigues Ilustrações de Liliana Lourenço PARTE 1 > SOBRE ESTE LIVRO 9 PARTE 2 > VAMOS COMEÇAR 19 PARTE 3 > MUDE A FORMA COMO SE SENTE 49

Leia mais

CONVERSA DE PSICÓLOGO CONVERSA DE PSICÓLOGO

CONVERSA DE PSICÓLOGO CONVERSA DE PSICÓLOGO Página 1 CONVERSA DE PSICÓLOGO Volume 02 - Edição 01 Julho - 2013 Entrevistada: Mayara Petri Martins Entrevistadora: Bruna Aguiar TEMA: OBESIDADE Mayara Petri Martins. Psicóloga analista do comportamento,

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

George Vittorio Szenészi

George Vittorio Szenészi A Semana > Entrevista N Edição: 2173 01.Jul.11-21:00 Atualizado em 07.Jul.11-15:47 George Vittorio Szenészi "Inteligência sem emoção não funciona" O psicoterapeuta diz como a capacidade de lidar bem com

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

1- É importante conhecer os nossos pensamentos?

1- É importante conhecer os nossos pensamentos? DEFEITOS NO PENSAMENTO. E AGORA? Nosso pensamento ocorre de modo contínuo e automático, continuamos produzindo pensamentos até quando dormimos. São eles que determinam se teremos emoções e comportamentos

Leia mais

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO Tênis é em grande parte um jogo mental. Um bom tenista deve ser mentalmente forte para conseguir lidar com as adversidades e manter um jogo consistente.

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA UMA QUESTÃO DE ESCOLHA

QUALIDADE DE VIDA UMA QUESTÃO DE ESCOLHA www.pnl.med.br QUALIDADE DE VIDA UMA QUESTÃO DE ESCOLHA Jairo Mancilha M.D. Ph.D., Cardiologista, Trainer Internacional em Neurolingüística e Coaching, Diretor do INAp-Instituto de Neurolingüística Aplicada

Leia mais

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.]

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.] Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática Melhorar o controlo da asma na comunidade.] PROFESSOR VAN DER MOLEN: Que importância tem para os seus doentes que a sua asma esteja controlada? DR RUSSELL: É muito

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer. A importância de todos os familiares no processo de recuperação.

Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer. A importância de todos os familiares no processo de recuperação. Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer A importância de todos os familiares no processo de recuperação. Introdução Criar um filho é uma tarefa extremamente complexa. Além de amor,

Leia mais

CURA ESPIRITUAL DA DEPRESSÃO

CURA ESPIRITUAL DA DEPRESSÃO CURA ESPIRITUAL DA DEPRESSÃO DEPRESSÃO E SUICÍDIO DEPRESSÃO E SUICÍDIO Há uma conexão direta entre a depressão e o suicídio. O suicídio é o auge do estado de rebeldia que a criatura pode se entregar.

Leia mais

Passos para recrutar voluntários

Passos para recrutar voluntários Passos para recrutar voluntários Encontrando o voluntário Faça um - mostrando o que Deus está fazendo no ministério Coloque no boletim um Em todos os eventos do ministério que levantam outras pessoas passe

Leia mais

Relacionamentos felizes num mundo sem fronteiras

Relacionamentos felizes num mundo sem fronteiras Relacionamentos felizes num mundo sem fronteiras Num mundo onde a energia dos relacionamentos nos une e aproxima, por vezes somos levados a pensar que estamos longe e separados, cada um no seu mundinho,

Leia mais

AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS

AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS em seu sm t e e tablet P fólio de H tóri Impressão de livros sob demanda para a sua empresa Escolha a sua! TIMOLICO E AMIGOS Público alvo: crianças de até 6

Leia mais

care XIII meeting Dra. Adriana Vidal Schmidt Médica Alergista - Mestre pela UFPR Professora do Ambulatório de Cosmiatria SBME - Regional Paraná

care XIII meeting Dra. Adriana Vidal Schmidt Médica Alergista - Mestre pela UFPR Professora do Ambulatório de Cosmiatria SBME - Regional Paraná XIII meeting care Dra. Adriana Vidal Schmidt Médica Alergista - Mestre pela UFPR Professora do Ambulatório de Cosmiatria SBME - Regional Paraná Se o seu coração é absoluto e sincero, você naturalmente

Leia mais

Como Ter Mais Cliques em Seu Anúncio

Como Ter Mais Cliques em Seu Anúncio Como Ter Mais Cliques em Seu Anúncio Descubra como sua taxa de clique (CTR) pode determinar o fracasso ou sucesso de sua campanha - e o que fazer para aumentar seu CTR em apenas alguns minutos. Página

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

1º Plano de Aula. 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão

1º Plano de Aula. 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão 1º Plano de Aula 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão 3- História Perdoar Sempre 4- Música Uma Luz Dentro de mim. Vol:

Leia mais

100 FRASES para um dia mais feliz. de Ana Flávia Miziara

100 FRASES para um dia mais feliz. de Ana Flávia Miziara 100 FRASES para um dia mais feliz de Ana Flávia Miziara Você está alegre? A vida está sorrindo para você? Você se lembrou de sorrir hoje? Lembre-se que a alegria é a fartura da vida e da mente. A vida

Leia mais

Data: Tradução e adaptação brasileira, 2001, Casa do Psicólogo Livraria e Editora Ltda. BHS é um logotipo da Psychological Corporation.

Data: Tradução e adaptação brasileira, 2001, Casa do Psicólogo Livraria e Editora Ltda. BHS é um logotipo da Psychological Corporation. Nome: stado ivil: Idade: Sexo: Ocupação: _ scolaridade: ste questionário consiste em 20 afirmações. Por favor, leia as afirmações cuidadosamente, uma por uma. Se a afirmação descreve a sua atitude na última

Leia mais

Como lidar com a perda...

Como lidar com a perda... Psicóloga, Chou Im Keng Nascer, envelhecer e morrer, são etapas que fazem parte da vida. O nascimento de uma vida traz alegria e esperança, porém, quando perdermos um familiar ou companheiro, a tristeza

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

Pedagogia, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia- UNESP. E-mail: rafaela_reginato@hotmail.com

Pedagogia, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia- UNESP. E-mail: rafaela_reginato@hotmail.com 803 AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL INFANTIL NO CONTEXTO ESCOLAR Rafaela Reginato Hosokawa, Andréia Cristiane Silva Wiezzel Pedagogia, Departamento de Educação, Faculdade de

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Nesta aula, apresentaremos o panorama geral das comorbidades envolvidas na dependência química que serão estudadas ao

Leia mais

Terapia Quântica Atlantis. A Arte da Transmutação Mental. Centro de Tecnologia Quântica Marcos Brenelli 2014

Terapia Quântica Atlantis. A Arte da Transmutação Mental. Centro de Tecnologia Quântica Marcos Brenelli 2014 Terapia Quântica Atlantis A Arte da Transmutação Mental Marcos Brenelli 2014 Desde 1996 desenvolvendo Tecnologias de Cura para acelerar a criação de um Novo Mundo para você. Administrado por Marcos Brenelli

Leia mais

Resiliência. Capacidade para superar os desafios da vida

Resiliência. Capacidade para superar os desafios da vida Resiliência Capacidade para superar os desafios da vida O que é resiliência? Resiliência pode ser definida como a capacidade de se renascer da adversidade fortalecido e com mais recursos. (...) Ela engloba

Leia mais

Teste a sua Resiliência

Teste a sua Resiliência Teste a sua Resiliência Faça o teste abaixo e descubra o seu grau de resiliência: De acordo com as perguntas abaixo coloque no quadrado em branco os seguintes números abaixo. 3 - Sempre 2 - Frequentemente

Leia mais

Seis dicas para você ser mais feliz

Seis dicas para você ser mais feliz Seis dicas para você ser mais feliz Desenvolva a sua Espiritualidade A parte espiritual é de fundamental importância para o equilíbrio espiritual, emocional e físico do ser humano. Estar em contato com

Leia mais

OS 4 PASSOS ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM HIGHSTAKESLIFESTYLE.

OS 4 PASSOS ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM HIGHSTAKESLIFESTYLE. OS 4 PASSOS PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA HIGHSTAKESLIFESTYLE. Hey :) Gabriel Goffi aqui. Criei esse PDF para você que assistiu e gostou do vídeo ter sempre por perto

Leia mais

Parent Academy October 2011 Elementary Office Camila Miranda

Parent Academy October 2011 Elementary Office Camila Miranda Lidando com emoções e frustrações criando um processo de tomada de decisão positivo Parent Academy October 2011 Elementary Office Camila Miranda O que é frustração? Estado emocional desagradável que advém

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

A pessoa dependente do álcool, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho.

A pessoa dependente do álcool, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho. O que é Alcoolismo? Alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Violência no namoro. O que os pais precisam saber

Violência no namoro. O que os pais precisam saber Violência no namoro O que os pais precisam saber Os desejos sexuais normalmente tornam-se mais fortes na adolescência. Neste período começam os namoros e os pré-adolescentes e adolescentes experimentam

Leia mais

Formação na Metodologia do Coaching em Resiliência Material do Participante. Eu me posicionei como. Isso desencadeia/ repercute em mim.

Formação na Metodologia do Coaching em Resiliência Material do Participante. Eu me posicionei como. Isso desencadeia/ repercute em mim. Eu me posicionei como Isso desencadeia/ repercute em mim Conjunção ENCONTRO Data: / / Horário: Nome do Coachee: Nome do Coach: Local: Empresa: CONSIDERO QUE APÓS O MEU PROCESSO DE PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA

Leia mais