Próximas atrações: BOSQUE E SUPER CONvíVIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Próximas atrações: BOSQUE E SUPER CONvíVIO"

Transcrição

1 DEZEMBRO 2015 PANATHLON CLUB sao PAULO Próximas atrações: BOSQUE E SUPER CONvíVIO Os primeiros dias de dezembro serão os mais movimentados da história do nosso clube. No mesmo periodo acontecerá a solenidade do Bosque da Fama e o convívio de fim de ano, ambos com a presença do presidente do Panathlon International, Giacomo Santini. A expectativa é a de que os nossos associados compareçam aos eventos da próxima semana. Queremos uma presença recorde. Veja detalhes neste boletim. CONHEÇA ESTA PANATHLETA A instituição do item I/Conheça este panathleta" na programação de nossos convívios foi altamente bem recebida pelos associados. Ela deu-nos a oportunidade de conhecer a luta e as vitórias de Carla Bazzon, escolhida para falar no convívio de novembro. Geogios Hatzidakis. Na foto, seu esposo Silvio e o presidente PRESIDENTE DO Pele EM SÃO PAULO Giacomo Santini, presidente do Panathlon International, passará uma semana em São Paulo. Ele vai participar da solenidade do Bosque da Fama e dos convívios de Sorocaba e São Paulo. No dia 11, irá ao sítio do Prof. Nicolini para ver como está a árvore frutífera da qual é padrinho, retornando no mesmo dia para a Itália.

2 2 PANATHLON CLUB SÃO PAUL o TROFÉU QUE PELÉ, RECEBEU NA ITALIA Em noites mal dormidas me vêm à memória fatos e passagens que aconteceram nestes 40 anos de panathletismo. Um deles foi a cerimônia de entrega do Flambeau O'Or, prêmio quadrienal que o Panathlon International consigna aos esportistas do mundo que se destacam pela ética, divulgação e realizações no esporte. Há poucos anos visitei uma exposição dos troféus de Pelé, realizada em São Paulo, e não encontrei o Flambeau O'Or, o que me deixou frustrado. Mas recordar os pormenores da cerimônia de entrega deixam-me saudoso pelos momentos de alegria que o acontecimento proporcionou. Quando, na reunião do Conselho Central, eu propus Edson Arantes do Nascimento já imaginava o esforço que seria deslocá-lo do Brasil para Roma. Heraldo Panhoca apresentou-me a um assessor ou empresário a quem consegui convencer que este era o verdadeiro Prêmio Nobel do Esporte. Em 1997, eu mesmo fui recebê-to no aeroporto de Roma e conduzi-lo ao chiquérrimo Hotel Quirinale, localizado n Via Nacional daquela cidade. No dia seguinte, no histórico Capitólio, com a presença das principais figuras do governo italiano e do esporte europeu, Pelé foi agraciado com o Flambeau O'Or. Heraldo Panhoca, panathleta e um dos autores da Lei Pelé, também foi para a Itália para este acontecimento. O então presidente do Comitê Olimpico Internacional, Juan Antonio Samaranch, havia se deslocado de sua sede especialmente para a cerimônia e a ceia de gala, que se realizou num dos salões d mesmo hotel Quirinale em que Pelé estava hospedado. O que Pelé recebeu de homenagens não é mensurável. A ceia contou com a presença de panathletas de todas as regiões da Itália e de vários paises europeus. Eu me senti em minha noite de insônia um privilegiado, não só por ter assistido, acompanhado de minha esposa, a este grande momento do esporte, mas por ter participado dele. Espero que o troféu Flambeau O'Or ainda esteja incólume no relicário do Rei e que a juventude brasileira e os associados das gerações atuais possam medir a significação deste movimento panathlético que reúne três centenas de cidades de três dezenas de paises dos cinco continentes. Henrique Nicolini

3 3 PANATHLON CLUB SÃO PAUL CONvíVIO DE NATAL 10/12 - Quinta-feira 20:00 horas CLUBE ESPERIA Restaurante Social ADESÃO DE CONVIDADOS: R$ 70,00 No próximo dia 10 teremos o convívio de encerramento do ano. É o ertcontro dos abraços e confraternização. Do "auguri" como se diz na Itália e que terá igualmente a presença do presidente Santini, o que o torna ainda mais especial. Haverá o tradicional amigo secreto, música ao vivo e outras atrações. O panathleta Paulo Teixeira, como no ano passado, irá ofertar uma cesta com produtos de Natal que será sorteada por R$ 10,00 cada cupom. A renda obtida será doada ao clube. Desta vez, entregaremos somente uma Medalha do Mérito Panathlético. O agraciado será o presidente internacional Giacomo Santini. Os demais panathletas com mérito deverão recebê-ia como é tradicional em nosso próximo convívio de aniversário. NÃO FALTEM!

4 4 PANATHLON CLUB SÃO PAUL 10 convívio ANTERIORJ Na foto, a palestrante Silvia Gonçalves l que apresentou o trabalho da entidade "Atletas pelo Brasil". A direção do nosso clube não tinha grandes perspectivas para o último convívio. O fato de ter sido marcado o tão esperado jogo classificatório para a Copa do Mundo de Futebol, justamente contra a Argentina, na mesma data em que há tempos já estava programada a nossa reunião, desalentou o conselho diretivo. Felizmente, tivemos a presença de trinta e seis pessoas e apenas um visitante: a palestrante Silvia Gonçalves. O significativo número de comparecimentos era formado por panathletas e seus familiares que deram preferência ao convívio. Também a promessa de deixar um tempo para o intercâmbio entre os nossos associados foi cumprida e a atmosfera da noite foi agradável. A pauta foi "enxuta" e as duas intervenções agradaram plenamente. Carla Bazzon, com humildade, contou a sua luta para formar sua carreira na modalidade d tênis, começando dando aulas para aprendizes e chegando a ser uma tenista internacional consagrada, jogando em 20 paises diferentes, isto sem contar as vitórias obtidas em múltiplos certames que integram o calendário nacional. Carla foi muito aplaudida e após a sua fala ela passou a ser muito mais respeitada como esportista por todos os seus colegas de panathletismo. Depois da palestra de Carla o item "Conheça este panathleta" será programado em todos os convivios.

5 ...~"-~~ ,- 5 PANATHLON CLUB SÃO PAUL ATLETAS PELO BRASIL Na impossibilidade da presidente Ana Moser e da diretora executiva Daniela Castro, falou sobre a iniciativa a dirigente Silvia Gonçalves que se saiu muito bem, a julgar pelo grande número de perguntas que lhe foram dirigidas. "Atletas pelo Brasil" é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita, atletas e ex atletas de diferentes gerações e modalidades, para que a possibilidade de se ter acesso às atividades esportivas chegue a toda a população. Enfim, um trabalho pará melhorar o esporte e o pais. Fazem parte deste grupo grandes nomes de astros de várias modalidades como Ana Moser, Rai, Gustavo Borges, Patricia Medrado, a cestobolista Paula, Torben Grael e outros. Este convite para dar voz à organização "Atletas pelo Brasil" ajuda a complementar o trabalho do nosso presidente Georgios, a fim de que os panathletas tenham uma visão das entidades que, a nível nacional ou internacional, lutam a favor de todos os ângulos do esporte. De acordo com o prometido, o convivio terminou antes das 22:30 horas (conforme a Lei Paioli), mas o ambiente estava tão agradável que muitos foram tomar o cafezinho da saída somente após as 23 horas. TREINAMENTO PARA CARGOS DE DIRETORIA No dia 21 de novembro, na sede de campo do Clube Jundiaiense, foi realizado o treinamento para os conselhos diretivos eleitos para o próximo biênio. Participaram do encontro os clubes de São Paulo, Jundiai, Ribeirão Preto, Sorocaba e Taubaté. O Panathlon de Jundiai ofereceu um café e iniciou os trabalhos com a fala de seu presidente. O presidente do clube de Sorocaba, Pedro Souza, explanou sobre as competências do cargo, com várias dicas de sua gestão. Na sequência, Loris Turrini, de Taubaté, falou sobre as obrigações do tesoureiro, explicando sobre o preenchimento de planhhas. Ambos dísponíbítízararn apostilas. Por último, Eloy Ferreira de Sorocaba informou sobre as responsabilidades do mestre de cerimônias. O clube de São Paulo foi representado pelo presidente Georgios Hatzidakis e pelo membro do conselho Paulo Teixeira.

6 6 PANATHLON CLUB SÃO P PANATHLETA suíço EM SÃO PAULO CONGRESSO PAN-AMERICANO Jean Pierre Largo, destacado dirigente suíço, que ocupou importantes postos no Panathlon International, passou um dia em São Paulo a caminho de Punta Dei Este. Ele chegou no dia 02 de dezembro e partiu para o Uruguai no dia seguinte pela manhã. O praf. Nicolini ofereceu-lhe um almoço na Churrascaria Novilho de Prata, do qual participaram Paulo Prauvot e o vice-presidente Corrêa de Carvalho. f41v.l.wava'9','xá''7a'1t~'''''"/i/.4i7i/.17ajy.41''/.i7a'7i7iy I. :;ey~:#7a1y~i/i/..tir.l~~d/.i?.iiii7'/i''''/'''/#~ SANTINI NO CONvíVIO I ~ I DESOROCABA I ~,. I~ ipara receber o presidente ~ ~ Iinternacional Santini, o I ~ i IPanathlon de Sorocaba I Iantecipou para o dia 9 de I ~ ~ Idezembro o seu convívio de I INatal. ~ ~ ~ IHaverá,. uma programacão j Iespecial, que constará de: I ~, I-Jantar no Ipanema Clube a I ~, ~ Iparti r das 19: 30 horas ~ ~ ~ 1- Apresentação do Coral da ACM I ~ ~ Isorocabana ~ ~ j I-Antecipando o discurso de I ~ Isaudacão, haverá a posse do I ~. ~ Icentésimo associado ~ ir..r/ayi7i;w'/i/,4flllvl'/dylyl/l'/lf~iyi/,i/a9'l'áii'7awa'/i/.l/i7.a!y,//i;{iifw""'1f1lw1'1y41y1/,/ip"""'l/j I O XI Congresso Panathlético Panamericano está programado para os dias 3, 4 e 5 de dezembro, na cidade de Punta Dei Este, Uruguai. O evento será prestigiado pelo presidente internacional Giacomo Santini e pelo vice-presidente internacional, o brasileiro Cel. Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho. O prof. Henrique Nicolini, idealizador deste Congresso, falará na abertura, ocasião em que também fará uso da palavra o presidente do Distrito Brasil, Wiliam Saad. O tema do Congresso é -A EcI ca,ão Física, o clelpo.to e a.eoea,ão no a.lllto ed cativo. Sobre aspectos do tema central, falarão os presidentes dos Distritos Uruguai, Peru e Equador e os presidentes dos clubes de Buenos Aires, Assunción e Valparaiso. O Panathlon de Sorocaba levará a este congresso uma delegação de mais de uma dezena de associados e o clube do Recife comparecerá com seis representantes, fato que ressaltará a presença brasileira no Uruguai.

7 7 I PANATHLON CLUB SÃO PAUL, AMIGO SECRETO: COMO SERA FLASHES - No convívio de novembro, foi constatada a ausência de todos os panathletas que tinham experiência em sessões anteriores na função de mestre de cerimônias. Solange, com grande "felling",foi buscar na "bancada" palmeirense Wellington Almeida e a escolha acabou se tornando muito acertada. Logono seu primeiro dia de ação parecia que ele já tinha muitos anos de experiência na função. Wellington foi aprovado por todos e tornou a locução um problema resolvido. *** - A brilhante apresentação do presidente Georgios Hatzidakis sobre o calendário de realizações do Panathlon São Paulo está incluída na ordem do dia do nosso convívio do dia 10. Este tema tem um duplo valor: - Será a última reunião da atual diretoria, sendo uma prestação de contas do que foi realizado. - Vale também para mostrar ao presidente internacional Giacomo Santini o quanto é ativo o clube de São Paulo. *** - Em janeiro, o Panathlon Club São Paulo não realiza convívios, mas a pauta do mês de fevereiro está plena de acontecimentos importantes. Tomará posse a diretoria eleita no mês de outubro, faremos a escolha do Destaque Esportivo de 2015 e ainda haverá o lançamento do livro "Pierre de Coubertin". Como acontece há décadas, a programação do amigo secreto tem regras e sistemáticas. Os panathletas e familiares que vão participar devem apresentar seu presente à Solange, logo na entrada, para a devida anotação. Haverá dois grupos: masculino e feminino. Para evitar desnível muito grande foi estipulado o valor mínimo de 50 reais para o presente. Quem quiser levar um presente de maior valor está liberado. NICOLINI É O JORNALISTA ; DO ANO DE 2015 '.No próximo dia 12 de dezembro, um i sábado, o prof. Henrique Nicolini, será homenageado pela Associacão i Paulista dos Jornalistas Veteranos do Sindicato dos Jornalistas I Profissionais do Estado de São, Paulo. : Esta entidade realiza anualmente o., "Almoco da Amizade" que reúne ' jornalistas, repórteres fotográficos : e cinematográficos, ocasião em que i se homenageia o Jornalista do Ano., Neste ano, o indicado pela AJVSP foi o prot. Henrique Nicolini. A confraternizacão terá inicio a,. partir das 13 horas, no Bovinu's Grill. : ~~.~e~~~situa~o.à,~~~~ugust~,.15,13, t t " t.!! i

8 8 PANATHLON CLUB SÃ I PELOS CLUBES JUNDIAI o Panathlon de Jundiaí realizou um evento no qual homenageou com a Medalha do Mérito Panathlético os atletas que se destacaram nos Jogos Regionais da Terra da Uva. Foram premiados com troféus Rita de Cássia Orsi, coordenadora da seleção feminina campeã brasileira de Handebol; Rafael Luz, campeão de basquete; e Alessandro Tosin, técnico da equipe masculina de Go-Bol, que foi destaque no último Parapan de Toronto. A Escola Superior de Educação Física foi presenteada com um conjunto de livros de autoria do advogado Antonio Spallino, past-presidente do Panathlon Intemational. Na ocasião, os alunos da ESEF fizeram uma excelente apresentação. O presidente do Distrito Brasil, prof. Wiliam Saad, acompanhado de Loris Turrini e do Cel. Lamarca, também prestigiaram o evento sendo recepcionados pela "velha guarda" representada pelo Maffia, José Antonio, Valdir Canella, Armando, Israel, e Poit, entre outros. RECIFE *** José Pinto Lapa, panathleta recifense, aproveitou sua eleição para o CREF /PE para fazer propaganda do nosso movimento e angariar novos associados. Ele foi muito feliz em seu propósito, pois conseguiu oito novos membros, que passarão a usar o nosso distintivo. *** Os associados do clube do Recife José Pinto Lapa e Manuel Camelo da Silva foram aprovados no processo seletivo do COI-COB para voluntários dos Jogos Olímpicos, a serem realizados em nosso país no próximo ano. *** TAUBATÉ - O Panathlon de Taubaté tem um "gemellaggio" com os clubes italianos Carrara e Massa, com um programa específico de intercâmbio. A cada ano, um panath1eta é homenageado. Neste 2015 o escolhido foi o past-presidente do clube do Vale do Paraíba, Cel. Lamarque Monteiro, que é um escritor emérito com uma larga folha de serviços prestados para o Panathlon e para a comunidade taubateana. A solenidade será realizada no próximo dia 8 de dezembro. Mitsuaki Ando, conhecido por todo o panath1etismo pela documentação fotográfica dos grandes eventos, foi eleito presidente do clube de Taubaté. Ele receberá o cargo do atual presidente Claudio de Morais, que manteve o alto prestígio do clube no último biênio. Ele manteve o ritmo que já vinha sendo evidenciado na.gestão anterior de Rinaldo Gobbo.

9 9 PANATHLON CLUB SÃO PAULO HÁ TRINTA E QUATRO ANOS! Esta foto foi tirada no convívio do Panathlon de São Paulo, realizado em fevereiro de 1981, no Centro Olímpico do Ibirapuera. Nela aparecem dois panathletas: Jarbas Gonçalves, professor da Escola Superior de Educação Física de São Paulo, e Edmundo Amaral Valente, excelente atleta, ambos falecidos. Acompanhavam estes dois associados três convidados: José Paiano, Paulo Siviero e Remo. Paiano, anos depois, entrou para o nosso clube e se transformou em um dos panathletas mais frequentes e ativos. Foi ele quem nos brindou com esta fotografia. ~.4fIIY.4JI!/.;iI/WI/A'/.IV,4III"~.tfI'YN/I/..IIIr/A!/..1PY.J9/4!YAY.I/I.4IiW"H/.ey,/iJIPI.4tf1/'''if{/.N{.{!,1f.{,8I;-:AF7.DIY.4f'/.éWJfW.I/,/.e::1JW4'XJIIXtlll74/P/.:fII7.N4fl'YI/I"w/,A1Y.6Y41i1'Y I. I~ NOSSO ~ I ~ ~. 1P?IF/.tf!17.HYAUAWA"/0Y4I7.41YA7/AI'hfi?/4I'7A1V,e;'AYI/IYAl9ifl1'/I/A'0iIl'/.N/.AfI'/I/HYAI;;-í*,XP/4'YÁW/.JI'í~ PANATBLETA PRIMEIRO convívio DE %01.6 SERÁ NO DIA 1.7 DE FEVEREIRO, QUARTA-FEIRA. NA OCASIAO, TEREMOS A ESCOLHA DO DESTAQUE ESPORTIVO DO ANO E A POSSE DA NOVA DIRETORIA. - J/I.d!I"/4!YA'7IY.#/I'/AfYI/I/#/..NI'YI/I/'áiIF/IJ'.tWI/H/I74PA"/17JfJ'Y4I'7H/4IF7K/AI"dJ"/417.dW.II1YA'74'7I/67A"74'YH71Y14r71/,JI7,;1117A'/.#P/AI'7'/A"7HA97A1'7A17A'/'/A'/.H'/AP#'API'7A7AVAYAIY'/AI'/AT/4I'/17.67I/I'/AI!'/I4IIV1/.N7JF/I7AP/,N/~ '~

10 10 PANATHLON CLUB SÃO PAUL Memória, esporte e ecologia 7 edição do Bosque da Fama acontece no próximo dia 8 de dezembro 0 Nos Estados Unidos, os astros são homenageados na Calçada da Fama, mas e no Brasil? Alinhando o pensamento ecológico e o esporte, a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e o Panathlon Club São Paulo consagram os atletas nacionais no Bosque da Fama. No dia 8 de dezembro, às 10 horas, o Parque das Bicicletas receberá a r edição do evento que homenageará seis nomes de destaque no esporte nacional. Como novidade deste ano, pela primeira vez uma mulher paratleta compõe a lista d homenageados: Terezinha Guilhermina. A velocista é deficiente visual e detém os recordes mundiais dos 100, 200 e 400 metros rasos. Conhecida como a atleta cega mais rápida do mundo, foi medalha de ouro nos Jogos Paraolímpicos de Londres e no Parapan-Americanos de Toronto Outro corredor que também está presente na lista é José João da Silva. O atleta enfrentou os desafios e marcou a história vencendo a Corrida Internacional de São Silvestre em 1980, após 34 anos sem vitórias brasileiras. Quem também superou muitos obstáculos foi a saltadora Wanda dos Santos. Durante a carreira, ela conquistou quatro medalhas só nos jogos Panamericanos, além de participar dos Jogos Olímpicos de Helsinque, na Finlândia, em 1952 e Roma, em No ano de 1984, Luiz Onmura marcou a história do judô no Brasil, ao conquistar nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, a primeira medalha da modalidade para o país. O jogador de basquete Amaury Antônio Pasos também será homenageado. Sendo bicampeão mundial em 59 e 63, com duas medalhas olímpicas de bronze, em 60 e 64; quatro Campeonatos Sul-Americanos. Por fim, cabe lembrar que os técnicos também colaboram para as vitórias dos grandes atletas, entre eles aparece José Canos Brunoro. O ex- técnico da Seleção Brasileir Masculina de vôlei, já conquistou títulos como atleta e preparador físico. Na Seleção foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1984), quarto lugar na Copa do Mundo do Japão, campeão Sul-Americano de 1985, na Venezuela, e no Mundial da França em Neste ano, diferente das edições anteriores, onde acontece o plantio de uma muda, os agraciados vão apadrinhar as árvores existentes com a inauguração de uma placa com nome e as suas conquistas. Edições anteriores O Bosque da Fama foi lançado em 2008 e já conta com nomes como Hortência de Fátima, Janeth dos Santos, Maria Paula Gonçalves e Carlos Domingos Massoni (Mosquito), do basquete; Gustavo Borges, natação; Maria Esther Bueno, tênis; Zito, Pepe e Coutinho, futebol; Éder Jofre, pugilismo; Nelson Prudêncio, atletismo; Daniel Dias e Joon Sook Seo, d natação paralímpica e José Roberto Guimarães, voleibol, Como o objetivo é preservar a história, há também um tributo aos medalhistas falecidos, como Adhemar Ferreira da Silva e João do Pulo, do atletismo; Carmo de Souza e Ubiratan Maciel, basquete; Ayrton Senna da Silva, automobilismo; Sylvio de Magalhães Padilha, atletismo e por Gylmar dos Santos Neves e Hideraldo Luis Bellini, futebol.

ATLETISMO. Alyne Rayane

ATLETISMO. Alyne Rayane ATLETISMO Alyne Rayane O QUE É ATLETISMO? O atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. ATLETISMO QUANDO SURGIU? Atletismo tempo dos ancestrais;

Leia mais

DIA OLIMPICO E MUNDIAL

DIA OLIMPICO E MUNDIAL r Boletim no 05 Rua Estela,140 PANATHLON CLUB SÃO PAULO - 127@panathlon.net - Fone (11) 5572-7356 w.ww.panathlonsp.org.br - Fax (11) 5575-4686 No cardápio do próximo convívio:, DIA OLIMPICO E MUNDIAL Dia

Leia mais

Quem será o campeão? Dinâmica 2. Aluno Primeira Etapa Compartilhar Ideias. 9º Ano 4º Bimestre

Quem será o campeão? Dinâmica 2. Aluno Primeira Etapa Compartilhar Ideias. 9º Ano 4º Bimestre Reforço escolar M ate mática Quem será o campeão? Dinâmica 2 9º Ano 4º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Fundamental 9º Tratamento da Informação. Análise de gráficos e tabelas. Aluno

Leia mais

PROGRAMA ATLETA PARCEIRO

PROGRAMA ATLETA PARCEIRO PROGRAMA ATLETA PARCEIRO Contexto: O Programa Atleta Parceiro é uma ação da Pedro Baldo Escola de Natação que oferece bolsas integrais e parciais para atletas que se comprometem com as estratégias de treinamento

Leia mais

I Aberto do Sport Club do Recife

I Aberto do Sport Club do Recife I Aberto do Sport Club do Recife Troféu Amizade (Homenagem aos dois grandes atletas e colaboradores do Tênis de Mesa Pernambucano há mais de 30 anos, Natália Pereira e Domingos Cardozo). Associação dos

Leia mais

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário Ministério do Esporte Cartilha do Voluntário O Programa O Brasil Voluntário é um programa de voluntariado coordenado pelo Governo Federal, criado para atender à Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Valéria Araújo Quando crianças, adolescentes, jovens e familiares do distrito da Brasilândia

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL

REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Os jogos internos do COLÉGIO FRACTAL (JICOF) têm por finalidade principal humanizar a prática desportiva, valorizando

Leia mais

produtos que antes só circulavam na Grande Florianópolis, agora são vistos em todo o Estado e em alguns municípios do Paraná.

produtos que antes só circulavam na Grande Florianópolis, agora são vistos em todo o Estado e em alguns municípios do Paraná. SABOR, TRADIÇÃO E PUREZA Uma marca conhecida por sua tradicionalidade, reconhecimento no mercado e sabor irresistível, a empresa Bebidas Leonardo Sell, completa 106 anos em 2011 sendo a primeira empresa

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 53 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

Daniela Bassi Técnica e Atleta Associação Jauense de Tênis de Mesa

Daniela Bassi Técnica e Atleta Associação Jauense de Tênis de Mesa Daniela Bassi Técnica e Atleta Associação Jauense de Tênis de Mesa CURRICULUM IDENTIFICAÇÃO PESSOAL Nome: Daniela Bassi Naturalidade: Quatigua PR Data de Nascimento: 01/11/79 Idade: 33 anos Estado Civil:

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

Quem será o campeão? Dinâmica 2. Professor. 9º Ano 4º Bimestre. DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO DINÂMICA. Tratamento da Informação.

Quem será o campeão? Dinâmica 2. Professor. 9º Ano 4º Bimestre. DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO DINÂMICA. Tratamento da Informação. Reforço escolar M ate mática Quem será o campeão? Dinâmica 2 9º Ano 4º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Professor Matemática Ensino Fundamental 9º DINÂMICA Quem será o campeão? Tratamento da Informação.

Leia mais

PROJETO OLÍMPICO - RIO 2016 -

PROJETO OLÍMPICO - RIO 2016 - A MVP é uma agência de Comunicação e Marketing Esportivo que atua de forma diferenciada no mercado, gerenciando a imagem de grandes atletas do esporte nacional desde 2006, passando pelos ciclos olímpicos

Leia mais

CIRCUITO BRASIL CAIXA LOTERIAS DE ATLETISMO, HALTEROFILISMO E NATAÇÃO 2015 FASE REGIONAL NORTE/NORDESTE RECIFE (PE) 26 DE FEVEREIRO A 01 DE MARÇO

CIRCUITO BRASIL CAIXA LOTERIAS DE ATLETISMO, HALTEROFILISMO E NATAÇÃO 2015 FASE REGIONAL NORTE/NORDESTE RECIFE (PE) 26 DE FEVEREIRO A 01 DE MARÇO CIRCUITO BRASIL CAIXA LOTERIAS DE ATLETISMO, HALTEROFILISMO E NATAÇÃO 2015 FASE REGIONAL NORTE/NORDESTE RECIFE (PE) 26 DE FEVEREIRO A 01 DE MARÇO INFORMAÇÕES GERAIS ENDEREÇO DO HOTEL MAR HOTEL CONVENTIONS

Leia mais

CULTURA NA META DO PRÓXIMO CONvíVIO

CULTURA NA META DO PRÓXIMO CONvíVIO OUTUBRO 40 ANOS DE FUNDAÇÃO 2014 PANATHLON CLUB SÃO PAULO Boletim n 08-127@panathlon.net Rua Estela,140 - Fone (11) 5572-7356 www.panathlonsp.org.br - Fax (11) 5575-4686 CULTURA NA META DO PRÓXIMO CONvíVIO

Leia mais

A VEZ DOS OLíMPICOS. -"'/-"'Y""""''''''''';'''''''''V''''''''''/''''''''''''TRE'S''''POSSÊS''''''';''''''''''''''''''''''''''''''''''''!

A VEZ DOS OLíMPICOS. -'/-'Y''''''''';'''''''''V''''''''''/''''''''''''TRE'S''''POSSÊS''''''';''''''''''''''''''''''''''''''''''''! JUNHO 2015 PANATHLON CLUB sao PAULO A VEZ DOS OLíMPICOS No próximo convívio, programado para o dia 24, será comemorado o Dia Olímpico. A noitada estará totalmente voltada para a maior competição esportiva

Leia mais

Prova Pedestre UEL 30.11.2013 REGULAMENTO

Prova Pedestre UEL 30.11.2013 REGULAMENTO DOS PRINCIPIO GERAIS, DOS OBJETIVOS E DAS FINALIDADES. Art.1º - A VII é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão, Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) da Universidade Estadual de Londrina, e serão

Leia mais

1. Em busca do sonho olímpico

1. Em busca do sonho olímpico 1. Em busca do sonho olímpico O Globo Jornal 22/05/2011 Vale (Sustentabilidade) 6 e 7 Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Adolescentes da seleção brasileira de judô sub-17 abrem mão de programas da idade,

Leia mais

OPEN BRASIL CAIXA LOTERIAS DE NATAÇÃO 2014 22 a 27 de Abril São Paulo, SP - Brasil INFORMAÇÕES GERAIS

OPEN BRASIL CAIXA LOTERIAS DE NATAÇÃO 2014 22 a 27 de Abril São Paulo, SP - Brasil INFORMAÇÕES GERAIS OPEN BRASIL CAIXA LOTERIAS DE NATAÇÃO 2014 22 a 27 de Abril São Paulo, SP - Brasil INFORMAÇÕES GERAIS 1. Comitê Organizador Local Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) 1.1. Contatos Nome: Ricardo Melo Amaranta

Leia mais

O verdadeiro espírito de Natal!

O verdadeiro espírito de Natal! ROTARY DE ITAÚNA DISTRITO 4560 Ano Rotário 2014/2015 BOLETIM DE NATAL Boletim Especial de Natal Presidente: Henrique Rocha Penido - Secretária: Governadora Patrícia Gonçalves Nogueira MENSAGEM DO PRESIDENTE

Leia mais

REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADA ESCOLAR DE NOVO HAMBURGO 2012

REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADA ESCOLAR DE NOVO HAMBURGO 2012 REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADA ESCOLAR DE NOVO HAMBURGO 2012 OBJETIVO GERAL Formação para o pleno exercício da cidadania de crianças e adolescentes por meio do esporte. CAPÍTULO I DA FINALIDADE DO EVENTO

Leia mais

A VERDADE SOBRE AS FUNERÁRIAS NO MUNICÍPIO DO RJ:

A VERDADE SOBRE AS FUNERÁRIAS NO MUNICÍPIO DO RJ: A VERDADE SOBRE AS FUNERÁRIAS NO MUNICÍPIO DO RJ: Quando Sérgio Arouca assumiu a Secretaria Municipal de Saúde do RJ, publicou um decreto colocando o sistema funerário para controle dos assistentes sociais.

Leia mais

OPEN BRASIL CAIXA LOTERIAS DE ATLETISMO

OPEN BRASIL CAIXA LOTERIAS DE ATLETISMO OPEN BRASIL CAIXA LOTERIAS DE ATLETISMO GRAND PRIX DE ATLETISMO DO IPC 2014 22 a 27 de Abril São Paulo, SP - Brasil INFORMAÇÕES GERAIS 1. Comitê Organizador Local Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) 1.1.

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 , Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 Palácio do Planalto, 14 de outubro de 2004 Meu querido companheiro Agnelo Queiroz, ministro de Estado

Leia mais

FEDERAÇÃO SERGIPANA DE DESPORTOS ESCOLARES Filiada à Confederação Brasileira do Desporto Escolar BOLETIM Nº 01

FEDERAÇÃO SERGIPANA DE DESPORTOS ESCOLARES Filiada à Confederação Brasileira do Desporto Escolar BOLETIM Nº 01 BOLETIM Nº 01 II CAMPEONATO BRASILEIRO ESCOLAR DE VÔLEI DE PRAIA 2014 (SELETIVA NACIONAL) Aracaju(SE), 19 de novembro de 2014 MENSAGEM CBDE Ao realizar mais um Campeonato Brasileiro Escolar, cumprindo

Leia mais

2º CAMPEONATO DE FUTSAL DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICO CULTURAL PAINCO REGULAMENTO GERAL

2º CAMPEONATO DE FUTSAL DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICO CULTURAL PAINCO REGULAMENTO GERAL 1 2º CAMPEONATO DE FUTSAL DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICO CULTURAL PAINCO REGULAMENTO GERAL Disposições Preliminares 1 O Campeonato de Futsal da Associação Atlético Cultural Painco de 2010 será dirigido pelo Departamento

Leia mais

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso?

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso? A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Em 18 de Março de 2013, o mundo inteiro vai sorrir mais bonito. Neste dia, realizaremos juntos em todo o Brasil, 10 países da América Latina e Portugal a MAIOR TRIAGEM

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

44% 56% 67.896 respostas no Brasil. 111.432 respostas na América Latina. 0,5% Margem de erro. Metodologia e Perfil. homens.

44% 56% 67.896 respostas no Brasil. 111.432 respostas na América Latina. 0,5% Margem de erro. Metodologia e Perfil. homens. Brasil A pesquisa em 2015 Metodologia e Perfil 111.432 respostas na América Latina 44% homens 67.896 respostas no Brasil 0,5% Margem de erro 56% mulheres * A pesquisa no Uruguai ainda está em fase de coleta

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 2 Canoagem e Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas principais regras. 2 Conhecer a história

Leia mais

Alguns exemplos de problemas resolvidos

Alguns exemplos de problemas resolvidos Alguns exemplos de problemas resolvidos Partilhamos contigo alguns problemas e respetivas resoluções que selecionámos, para ilustrar todo este desafiante processo de resolução de problemas. Vais reparar

Leia mais

A HISTÓRIA DA ATLÉTICA

A HISTÓRIA DA ATLÉTICA A HISTÓRIA DA ATLÉTICA A Atlética de hoje não possui uma data de fundação, mas já tem algum tempo de existência. Sua história nos faz voltar ao Intermed de 2000 em Barbacena. Naquele ano, com a maior delegação

Leia mais

III Curso de atualizações em Lutas. II Workshop Internacional de Lutas. www.workshopdelutas.com CONVITE

III Curso de atualizações em Lutas. II Workshop Internacional de Lutas. www.workshopdelutas.com CONVITE III Curso de atualizações em Lutas II Workshop Internacional de Lutas www.workshopdelutas.com CONVITE Será realizado em Maringá-PR de 23 a 25 de Agosto de 2013 o III Curso de Atualizações em Lutas e II

Leia mais

OSVALDO. Como também foi determinante a motivação e a indicação feita por um professor.

OSVALDO. Como também foi determinante a motivação e a indicação feita por um professor. OSVALDO Bom dia! Meu nome é Osvaldo, tenho 15 anos, sou de Santa Isabel SP (uma cidadezinha próxima à Guarulhos) e, com muito orgulho, sou bolsista ISMART! Ingressei no ISMART este ano e atualmente estou

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS. Art. 1º- Este regulamento é o conjunto de disposições que rege os jogos internos do Colégio Facex edição 2014.

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS. Art. 1º- Este regulamento é o conjunto de disposições que rege os jogos internos do Colégio Facex edição 2014. Página 1 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º- Este regulamento é o conjunto de disposições que rege os jogos internos do Colégio Facex edição 2014. CAPÍTULO II DA FINALIDADE Art. 2º - Os jogos internos

Leia mais

ESTADO DE SERGIPE PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU

ESTADO DE SERGIPE PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU ESTADO DE SERGIPE PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU Secretaria Municipal de Esporte e Lazer SEMEL PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DA BOLSA-ATLETA MUNICIPAL DE ARACAJU EDITAL Nº 01/2011 DE 03 DE NOVEMBRO

Leia mais

RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO

RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO PROJETO TREINAMENTO OLÍMPICO DE PÓLO AQUÁTICO PROCESSO: 58701.000695/2010-92 SLIE: 1000.112-33 Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos - CBDA ATIVIDADES DO PROFESSOR

Leia mais

ESPORTE CLUBE PINHEIROS

ESPORTE CLUBE PINHEIROS EC PINHEIROS 2012 NÚMEROS QUE IMPRESSIONAM 113 ANOS de existência umas das instituições mais tradicionais do país, oferecendo atividades esportivas, sociais e culturais de primeiro nível. 170.000 m² de

Leia mais

Querida Lojista, O tempo de simplesmente vender a mercadoria para a cliente acabou faz muito tempo. Passamos pela época de encantar as clientes e

Querida Lojista, O tempo de simplesmente vender a mercadoria para a cliente acabou faz muito tempo. Passamos pela época de encantar as clientes e Calendário Lojistas Querida Lojista, O tempo de simplesmente vender a mercadoria para a cliente acabou faz muito tempo. Passamos pela época de encantar as clientes e hoje estamos vivendo os tempos de superar

Leia mais

?- Período em que participavam das aulas.

?- Período em que participavam das aulas. Iniciativa Apoio como foi a campanha HISTÓRIAS EX ALUNOS 1997 2013 as perguntas eram relacionadas ao:?- Período em que participavam das aulas. - Impacto que o esporte teve na vida deles. - Que têm feito

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

III Virada Esportiva ATC Gênesis - 2013

III Virada Esportiva ATC Gênesis - 2013 III Virada Esportiva ATC Gênesis - 2013 CIRCUITO INTERNO DE TÊNIS ATC RANKING GERAL 2013 REGULAMENTO 4ª ETAPA VIRADA ESPORTIVA DO TORNEIO: O Ranking Geral do Alphaville Tênis Clube objetiva a melhor integração

Leia mais

Lei Federal de Incentivo ao ESPORTE

Lei Federal de Incentivo ao ESPORTE Lei Federal de Incentivo ao ESPORTE PATROCINE os Esportes do Paineiras! O Clube Fundado no início da década de 60, o Paineiras é um dos mais conceituados clubes de São Paulo, destacando-se em sua ampla

Leia mais

ESPORTE E CIDADANIA, PROGRAMA MEDALHA DE OURO GINÁSTICA DE TRAMPOLIM E ARTÍSTICA

ESPORTE E CIDADANIA, PROGRAMA MEDALHA DE OURO GINÁSTICA DE TRAMPOLIM E ARTÍSTICA ESPORTE E CIDADANIA, PROGRAMA MEDALHA DE OURO GINÁSTICA DE TRAMPOLIM E ARTÍSTICA Projeto enviado por Lúcia de Fátima Albuquerque Silva - Juíza de Direito Titular da Vara Criminal e da Infância e da Juventude

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

XII FESTIVAL OLÍMPICO DA JUVENTUDE EUROPEIA UTRECHT 2013 14 a 19 de julho BOLETIM INFORMATIVO N.º 1

XII FESTIVAL OLÍMPICO DA JUVENTUDE EUROPEIA UTRECHT 2013 14 a 19 de julho BOLETIM INFORMATIVO N.º 1 XII FESTIVAL OLÍMPICO DA JUVENTUDE EUROPEIA UTRECHT 2013 14 a 19 de julho BOLETIM INFORMATIVO N.º 1 ÍNDICE O FESTIVAL OLÍMPICO DA JUVENTUDE EUROPEIA A XII EDIÇÃO AS MODALIDADES A MISSÃO PORTUGUESA LINKS

Leia mais

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação.

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação. Normas de regulamentação para a certificação de atualização profissional de título de especialista e certificado de área de atuação Em decorrência do convênio celebrado entre a Associação Médica Brasileira

Leia mais

Histórico Dados da Colectividade Descrição das Actividades Objectivos a atingir Meios Humanos

Histórico Dados da Colectividade Descrição das Actividades Objectivos a atingir Meios Humanos Histórico Dados da Colectividade Descrição das Actividades s a atingir Meios Humanos O Centro Popular de Trabalhadores do Bairro São João Atlético Clube com Estatutos aprovados em 28/02/1990 e publicados

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

É um enorme prazer participar deste encontro, promovido pelo Departamento Jurídico XI de Agosto.

É um enorme prazer participar deste encontro, promovido pelo Departamento Jurídico XI de Agosto. Departamento Jurídico XI de Agosto Apresentação: Dr. Antônio Roberto Sandoval Filho 29 de outubro de 2012 Boa noite a todos, É um enorme prazer participar deste encontro, promovido pelo Departamento Jurídico

Leia mais

Projeto Festival Clube da Viola. Resumo do Projeto

Projeto Festival Clube da Viola. Resumo do Projeto Projeto Festival Clube da Viola Resumo do Projeto A música brasileira é um dos elementos culturais que contribuem para a criação e o fortalecimento de uma idéia de pertencimento nacional, promovendo uma

Leia mais

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES DE PORTO ALEGRE

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES DE PORTO ALEGRE IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES DE PORTO ALEGRE Diagnóstico e Desafios 11 e 12 de setembro de 2009 Políticas Públicas e o Orçamento em Porto Alegre Mulheres no Orçamento Participativo:

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

CAMPEONATO ESTADUAL INFANTIL A SENIOR DE NATAÇÃO - 2012

CAMPEONATO ESTADUAL INFANTIL A SENIOR DE NATAÇÃO - 2012 FEDERAÇÃO AQUÁTICA NORTERIOGRANDENSE www.fanrn.com.br - aquaticarn@gmail.com Fone: 84-32018008 CAMPEONATO ESTADUAL INFANTIL A SENIOR DE NATAÇÃO - 2012 REGULAMENTO Art. 1º - O Campeonato Estadual Infantil

Leia mais

As inscrições encontram-se abertas no período de 29 a 31 de agosto do corrente ano.

As inscrições encontram-se abertas no período de 29 a 31 de agosto do corrente ano. PROCESSO DE INSCRIÇÁO DOS ALUNOS DE JORNALISMO PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR EDITAL As Faculdades Integradas Barros Melo tornam público aos alunos matriculados no Curso de Jornalismo, que estarão abertas

Leia mais

2. METODOLOGIA DO TRABALHO DESENVOLVIDO NA PASTORAL DO MENOR E DO ADOLESCENTE

2. METODOLOGIA DO TRABALHO DESENVOLVIDO NA PASTORAL DO MENOR E DO ADOLESCENTE TÍTULO: CURSO DE WORD E EXCEL NA PASTORAL DO MENOR E DO ADOLESCENTE DE OURO PRETO AUTORES: Márcia Veloso de Menezes e-mail: marcia@em.ufop.br INSTITUIÇÃO: Universidade Federal de Ouro Preto ÁREA TEMÁTICA:

Leia mais

Novo ambiente na Sede Campestre

Novo ambiente na Sede Campestre Fevereiro/2015 Novo ambiente na Sede Campestre Novo ambiente na Sede Campestre que, além de servir como ambiente de apoio ao quiosque Por do Sol, também será utilizado como sala de jogos, contanto com

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES B8 PROJETOS EDUCACIONAIS

RELATÓRIO DE ATIVIDADES B8 PROJETOS EDUCACIONAIS RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 B8 PROJETOS EDUCACIONAIS Janeiro de 2014. A B8 Projetos Educacionais conseguiu demonstrar mais uma vez que o Brasil sabe produzir e desenvolver jovens talentos capazes de fazer

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

SÃO PAULO, DEZEMBRO 2014

SÃO PAULO, DEZEMBRO 2014 SÃO PAULO, DEZEMBRO 2014 Objetivo e público Programa para incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes

Leia mais

6º Campeonato Regional de interior São Paulo

6º Campeonato Regional de interior São Paulo 6º Campeonato Regional de interior São Paulo HISTÓRIA Idealizado pelos clubes da região apoiado pela CBC, o campeonato tem como intuito divulgar o Esporte do Tiro e conquistar novos talentos, além de incentivar

Leia mais

MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL

MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL Lembro-me que haviam me convocado para uma entrevista de trabalho no NOVOTEL. Lembro-me de estar ansioso e ter passado a noite anterior preparando a minha entrevista. Como iria

Leia mais

MANUAL DO JOVEM DEPUTADO

MANUAL DO JOVEM DEPUTADO MANUAL DO JOVEM DEPUTADO Edição 2014-2015 Este manual procura expor, de forma simplificada, as regras do programa Parlamento dos Jovens que estão detalhadas no Regimento. Se tiveres dúvidas ou quiseres

Leia mais

Transporte. Passageiros. Fretamento. Concurso. Motorista.

Transporte. Passageiros. Fretamento. Concurso. Motorista. Concurso Motorista Padrão. Autora: Rosa Maria Júlio Landin SINFRECAR Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Por Fretamento de Campinas e Região Rua Dr. Silva Mendes, nº. 266 Vila Industrial

Leia mais

Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF

Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF Diretoria de Competições Regulamento da Copa do Brasil de Escolinhas de Futebol Copa do Brasil de Escolinhas de Futebol 2016 Categorias Sub

Leia mais

PINHEIROS NO PAN-AMERICANO UMA HISTÓRIA VITORIOSA

PINHEIROS NO PAN-AMERICANO UMA HISTÓRIA VITORIOSA PINHEIROS NO PAN-AMERICANO UMA HISTÓRIA VITORIOSA Presente em todas as edições dos Jogos Pan-Americanos, o Pinheiros tem sua história esportiva associada diretamente com a competição. Para relembrar e

Leia mais

Quem mais torce, incentiva, acompanha e

Quem mais torce, incentiva, acompanha e Capa esporte de pai para filho Edgard Rondina, o filho Felipe e uma paixão em comum: velejar no Lago Paranoá Por Leane Ribeiro Quem mais torce, incentiva, acompanha e muitas vezes até sofre com a carreira

Leia mais

11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS. Centro Universitário UNIVATES

11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS. Centro Universitário UNIVATES 11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS Centro Universitário UNIVATES Apresentação do Projeto - Apresentação da instituição educacional Com sede no município de Lajeado, a Univates também

Leia mais

Orientações para Palestras

Orientações para Palestras Orientações para Palestras Caro Palestrante, confeccionamos este documento para ajudá-lo a fazer uma apresentação memorável. Sinta-se à vontade para enviar contribuições de modo que possamos aperfeiçoá-lo.

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

APOIO: 1ª COPA FUNILÂNDIA SESCON/MG

APOIO: 1ª COPA FUNILÂNDIA SESCON/MG 1ª COPA FUNILÂNDIA SESCON/MG VOLEIBOL 2015 CARTA CONVITE A Prefeitura Municipal de Funilândia em parceria com a SESCON/MG e a MACKSSUD convida todas as entidades esportivas a participarem da 1ª COPA FUNILÂNDIA

Leia mais

Atingir Escolinhas de Futebol e Futsal em todos os Estados Brasileiros, oferecendo uma competição de alto nível, planejada, organizada e contínua;

Atingir Escolinhas de Futebol e Futsal em todos os Estados Brasileiros, oferecendo uma competição de alto nível, planejada, organizada e contínua; A ABEFF A ABEFF é uma associação sem fins lucrativos que visa oportunizar, organizar, representar e defender as entidades que se denominam Escolinhas de Futebol e de Futsal e Futsete, setor este, que tem

Leia mais

Instruções para se fazer o estágio obrigatório

Instruções para se fazer o estágio obrigatório Instruções para se fazer o estágio obrigatório 1. O estágio é obrigatório para se concluir o curso de Publicidade O estágio obrigatório está previsto no Projeto Pedagógico do curso de Publicidade e Propaganda

Leia mais

Ensino Fundamental - EFI

Ensino Fundamental - EFI CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DAS ETAPAS / 2015 4º e 5º anos Ensino Fundamental - EFI Coordenadora responsável: Maria da Conceição Santana de Castro Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes.

Leia mais

Gincana da Energia. A reforma será iniciada pelo Serviço de Neonatologia (Banco de Leite Humano).

Gincana da Energia. A reforma será iniciada pelo Serviço de Neonatologia (Banco de Leite Humano). Gincana da Energia Campanha Santa Energia Página 1 Em parceria com a AES Eletropaulo a Santa Casa de São Paulo lança a campanha Santa Energia, que permite doações por meio da conta de luz à Santa Casa

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES - 2014

PLANO DE ATIVIDADES - 2014 PLANO DE ATIVIDADES - 2014 I-Objetivos Gerais *Promover a formação integral dos alunos, favorecendo o desenvolvimentode sua personalidade de forma harmoniosa. *Integrar a Unidade Escolar à Comunidade Local

Leia mais

Natação Calendário Anual

Natação Calendário Anual Natação Calendário Anual O Clube Paineiras Fundado no início da década de 60, o Paineiras é um dos mais conceituados clubes de São Paulo, destacando-se em sua programação sociocultural, com grandes shows

Leia mais

AAARP PROJETO ATLETISMO. Acreditamos no poder da transformação através do esporte. E CIDADANIA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO ATLETISMO DE RIBEIRÃO PRETO

AAARP PROJETO ATLETISMO. Acreditamos no poder da transformação através do esporte. E CIDADANIA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO ATLETISMO DE RIBEIRÃO PRETO Acreditamos no poder da transformação através do esporte. Foto: Matheus urenha PROJETO ATLETISMO E CIDADANIA AAARP ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO ATLETISMO DE RIBEIRÃO PRETO Troféu Brasil de Atletismo, Equipe

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO V PARA CAMPEONATO BRASILEIRO DE TIRO COM ARCO (OUTDOOR) 2011 & PARA COPA CENTRO OESTE

REGULAMENTO GERAL DO V PARA CAMPEONATO BRASILEIRO DE TIRO COM ARCO (OUTDOOR) 2011 & PARA COPA CENTRO OESTE REGULAMENTO GERAL DO V PARA CAMPEONATO BRASILEIRO DE TIRO COM ARCO (OUTDOOR) 2011 & PARA COPA CENTRO OESTE SEÇÃO I - DA COMPETIÇÃO I DOS OBJETIVOS Artigo 1º - O Campeonato Brasileiro Paraolímpico de Tiro

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE CONCURSO DE ADMISSÃO 2008 / 2009 PROVA DE MATEMÁTICA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE CONCURSO DE ADMISSÃO 2008 / 2009 PROVA DE MATEMÁTICA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE CONCURSO DE ADMISSÃO 2008 / 2009 PROVA DE MATEMÁTICA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO CONFERÊNCIA: Chefe da Subcomissão de Matemática Chefe da CEI Dir Ens CPOR / CMBH PÁGINA 2 RESPONDA

Leia mais

Assembléia Geral - Reapresentação

Assembléia Geral - Reapresentação Dia: 03/02/2010 Horas: 20hs Local: Terminal Rita Maria Espaço Cultural Assembléia Geral - Reapresentação CONVIDADOS: Todos os integrantes do EA Assuntos: 1 RETROSPECTIVA DE 2009: a) - Pedido de desculpas

Leia mais

IV JOGOS ESTADUAIS DOS ADVOGADOS E ESTAGIÁRIOS DO RIO GRANDE DO SUL

IV JOGOS ESTADUAIS DOS ADVOGADOS E ESTAGIÁRIOS DO RIO GRANDE DO SUL IV JOGOS ESTADUAIS DOS ADVOGADOS E ESTAGIÁRIOS DO RIO GRANDE DO SUL REALIZAÇÃO: GESTÃO 2013-2015 PATROCINADORA REGULAMENTO 2015 1. MODALIDADES ESPORTIVAS: 1. Futebol de salão (masculino); 2. Futebol sete

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL FRANCOJUNIOR O PALESTRANTE QUE AJUDA AS PESSOAS A VENCEREM O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO

APRESENTAÇÃO COMERCIAL FRANCOJUNIOR O PALESTRANTE QUE AJUDA AS PESSOAS A VENCEREM O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO APRESENTAÇÃO COMERCIAL FRANCOJUNIOR O PALESTRANTE QUE AJUDA AS PESSOAS A VENCEREM O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO Quem é Franco Junior Quando o assunto é vencer o medo de falar em público, Franco Junior, é

Leia mais

Gestão de Projetos. Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 11/08/2014

Gestão de Projetos. Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 11/08/2014 Gestão de Projetos Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 11/08/2014 Parabéns e bem-vindos ao sétimo semestre! Falta pouco!!!! Somente 2 semestres... TCC: Uma das missões dos próximos meses! Não

Leia mais

COMO ESCREVER UM LIVRO INFANTIL. Emanuel Carvalho

COMO ESCREVER UM LIVRO INFANTIL. Emanuel Carvalho COMO ESCREVER UM LIVRO INFANTIL Emanuel Carvalho 2 Prefácio * Edivan Silva Recebi o convite para prefaciar uma obra singular, cujo título despertou e muita minha atenção: Como escrever um livro infantil,

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL. Texto atualizado apenas para consulta.

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL. Texto atualizado apenas para consulta. 1 Texto atualizado apenas para consulta. LEI Nº 2.402, DE 15 DE JUNHO DE 1999 (Autoria do Projeto: Deputado Agrício Braga) Institui o Programa Bolsa Atleta. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, Faço saber

Leia mais

NOTÍCIAS. Parque da Cidade é o escolhido para grandes eventos em Natal. V.4 - N.4 - Setembro de 2015

NOTÍCIAS. Parque da Cidade é o escolhido para grandes eventos em Natal. V.4 - N.4 - Setembro de 2015 V.4 - N.4 - Setembro de 2015 Vilma Lúcia da Silva 05 Assessora de Comunicação do Parque da Cidade Parque da Cidade é o escolhido para grandes eventos em Natal Só no mês de setembro o Parque da Cidade recebeu

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

4ª Copa Interestadual de Tênis de Mesa Pernambuco 2015

4ª Copa Interestadual de Tênis de Mesa Pernambuco 2015 4ª Copa Interestadual de Tênis de Mesa Pernambuco 2015 A Federação Pernambucana de Tênis de Mesa, tem a honra de convidar a todos os Atletas, Técnicos e Dirigentes de Federações e Clubes filiados a CBTM,

Leia mais

REGULAMENTO DE FUTSAL

REGULAMENTO DE FUTSAL REGULAMENTO DE FUTSAL Capítulo I DAS FINALIDADES Art. 1º O campeonato de futsal masculino, é promovido como uma das modalidades dos VI JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, promovido e organizado pela AMB Associação

Leia mais

AS MOEDAS DO MUNDO. C a d a a t i v i d a d e p o d e s e i m p re s s a separadamente e realizada com as crianças em sala de aula ou em casa.

AS MOEDAS DO MUNDO. C a d a a t i v i d a d e p o d e s e i m p re s s a separadamente e realizada com as crianças em sala de aula ou em casa. 1 AS MOEDAS DO MUNDO Esse é um livro de atividades para crianças. O objetivo proposto é aproveitarmos o período e empolgação das crianças com a Copa do Mundo de Futebol para propiciar aprendizado e maior

Leia mais

Informativo Capal Edição especial Expoleite 21/08/15

Informativo Capal Edição especial Expoleite 21/08/15 Informativo Capal Edição especial Expoleite 21/08/15 43 Expoleite recebe cerca de seis mil visitantes e reforça sua tradição Com a visita de mais de 6 mil pessoas, a 43 edição da Expoleite Arapoti, realizada

Leia mais

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Ainda depois de 4 meses na Dinamarca, este país ainda consegue fazer surpresas. Desde de agosto, a minha

Leia mais

Palavra do Presidente

Palavra do Presidente Palavra do Presidente Estou feliz por reiniciar os trabalhos de nossa entidade, especialmente em ano de véspera de copa do mundo uma temporada diferente pela realização do próximo mundial sendo no Brasil

Leia mais

Inscrições Prêmio ABF-AFRAS. Categoria Franqueador Master_Água Doce

Inscrições Prêmio ABF-AFRAS. Categoria Franqueador Master_Água Doce Inscrições Prêmio ABF-AFRAS Categoria Franqueador Master_Água Doce Nome empresa Água Doce Cachaçaria (unidade de Tupã/matriz) Data de fundação 1990 Número de funcionários 35 colaboradores Localização (cidade

Leia mais

8ª COPA BRASIL DE FUTSAL DOS SURDOS MANAUS AMAZONAS. 16 a 19 de Julho de 2015

8ª COPA BRASIL DE FUTSAL DOS SURDOS MANAUS AMAZONAS. 16 a 19 de Julho de 2015 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO 1 DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º. Este regulamento é o documento composto conjunto das disposições que regem a à Oitava Edição da Copa Brasil de Futsal dos Surdos Manaus/AM,

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DO DESPORTO ESCOLAR CBDE FEDERAÇÃO GOIANA DE DESPORTO ESCOLAR FGDE CAMPEONATO BRASILEIRO ESCOLAR DE FUTEBOL DE CAMPO

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DO DESPORTO ESCOLAR CBDE FEDERAÇÃO GOIANA DE DESPORTO ESCOLAR FGDE CAMPEONATO BRASILEIRO ESCOLAR DE FUTEBOL DE CAMPO BOLETIM Nº 01 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DO DESPORTO ESCOLAR CBDE FGDE CAMPEONATO BRASILEIRO ESCOLAR DE FUTEBOL DE CAMPO Novembro de 2012 BOLETIM 01 GOIÂNIA-GOIÁS O Comitê Organizador do VI Campeonato Brasileiro

Leia mais