PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E QUÍMICA FORENSE ABUSO DE OPIÓIDES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E QUÍMICA FORENSE ABUSO DE OPIÓIDES"

Transcrição

1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E QUÍMICA FORENSE ABUSO DE OPIÓIDES Laila Ferreira Metri 1 Brina Portugal 2 ¹Farmacêutica Bioquímica Analista Clínica - Graduada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Aluna da Pós Graduação em Farmácia e Química Forense pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. ²Farmacêutica Clínico e Industrial - Graduada pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Vigilância Sanitária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Resumo O abuso de drogas é um tema atual e preocupante, visto se tratar de um problema de saúde pública mundial. Os opióides são uma classe de substâncias amplamente utilizada na clínica médica para tratamento de dores agudas e crônicas. Esta classe de substâncias apresenta além de seus efeitos terapêuticos no usuário, efeitos euforizantes e prazerosos, os que fazem desta uma droga de abuso. O objetivo deste artigo é apresentar, por meio de uma revisão de literatura, o conceito de abuso de drogas de uma forma geral e especificar o abuso de opióides, abordando sucintamente seus efeitos e as formas de tratamento. Foram utilizados para a elaboração deste artigo textos oriundos da internet e de livros didáticos da área. Palavras-chave: Abuso de drogas. Opióides. Abuso de opióides. Opioids abuse Abstract Drug s abuse is a current and alarming theme, as this is a public health problem worldwide. Opioids are a chemicals class widely used in medical clinic for treatment acute and chronic pain. This class of substances has therapeutic effects on the user and also presents euphoric and pleasurable effects, making her an abuse drug. The purpose of this article is to present, through a literature review, the concept of drug abuse in general and specify the opioids abuse, treating briefly its effects and treatment ways. Texts from internet and specific textbooks were used to do this article. Key-Words: Drugs Abuse. Opioids. Opioids Abuse.

2 1 INTRODUÇÃO Substâncias desenvolvidas para o tratamento de alguma patologia ou disfunção fisiológica podem ser usadas de forma inapropriada quando apresentam aos usuários efeitos diferentes da indicação terapêutica, porém agradáveis. Daí surge o uso indevido de algumas substâncias, que é conceituado como Abuso de drogas acarretando fenômenos como dependência, tolerância, síndrome de abstinência (SILVA, 2002). Vale destacar que o uso abusivo de drogas tem sido tema de discussão na nossa sociedade atual, sendo considerado um dos problemas de saúde pública mais relevante e grave, devido ao seu alto grau de incidência e sua presença em qualquer classe social (SILVA, 2002). Os opióides representam uma classe de medicamentos descobertos e utilizados há muitos anos no tratamento das dores aguda e crônica e, apesar de serem uma dessas substâncias que são utilizadas como drogas de abuso e apresentarem um alto poder de indução de dependência, continuam a ser utilizadas em protocolos terapêuticos por apresentarem propriedades analgésicas imprescindíveis e insubstituíveis para algumas patologias (SILVA, 2002). Assim, o abuso de opióides é um tema relevante e de importante discussão, o qual é abordado neste artigo na forma de revisão de literatura baseada em trabalhos científicos que abordam o tema em questão. O material utilizado foi pesquisado na internet, em sites de pesquisa como: Scielo, Bireme, Google Acadêmico e artigos disponíveis em sites de Universidades, e também, em livros acadêmicos de farmacologia. As palavras chaves utilizadas foram: abuso de drogas; opióides; abuso de opióides. 2 ABUSO DE DROGAS O homem, desde as raízes de sua história, por quaisquer terras que habitasse e qualquer que fosse seu grau ou gênero de cultura, utilizou substâncias, geralmente princípios ativos de plantas, que lhe propiciassem prazer e sensação de bem estar, muitas vezes intensos, a eles deixando-se acostumar (SILVA, 2002). Pode-se citar como exemplo o uso de plantas contendo nicotina e folhas do arbusto Erythroxylum coca, da qual se deriva a cocaína, que ocorre há muitos anos em determinadas comunidades, além da fermentação para produção do álcool que data de aproximadamente 6000 a.c., um costume extremamente antigo e que persiste (GUIZZO, 2010).

3 Com o passar dos anos, várias drogas capazes de modificar o psiquismo surgiram, sendo úteis em tratamentos médicos. Juntamente com o uso terapêutico, a utilização dessas drogas com finalidades não terapêuticas ocorreram, tendo um número considerável de indivíduos empregado-as para buscar sensações especiais, sendo desta forma seu uso considerado abusivo (SILVA, 2002). Porém, para se conceituar o termo abuso de drogas deve-se levar em conta a ocasião, época histórica e região em que esta é utilizada. Há drogas que dependendo do seu emprego, mesmo que de forma contínua e em dosagens altas, não têm seus usos considerados abusivos. Como exemplo disto tem-se o uso da morfina para aliviar dores de pacientes terminais. Existem também aquelas substâncias que são usualmente utilizadas em determinadas regiões, por hábitos da sociedade local, como a folha de coca nos planaltos andinos (SILVA, 2002). De uma forma mais objetiva, o abuso de drogas é um efeito colateral sutil e retardado, que pode passar despercebido durante anos de uso destas. Isto porque, primariamente, é amplamente utilizada devido aos seus fins terapêuticos e essenciais para o tratamento de alguma patologia, porém devido ao uso descontrolado desta droga ou até mesmo excessivo, porém essencial, por se tratar de única para determinado tratamento, surge o que é chamado de dependência física, adição e tolerância que, muitas vezes, inevitavelmente, levam ao uso abusivo de determinadas substâncias (SILVA, 2002). O abuso de opióides é um dos exemplos dos efeitos sutis e retardados observados após anos de seu uso terapêutico. Inicialmente e precipuamente, os opióides foram e são utilizados na clínica médica devido ao seu alto poder analgésico, muito requisitado para pacientes oncológicos, com grandes queimaduras ou politraumatizados. No entanto, os opióides, após seu uso crônico, podem levar o paciente/usuário ao estado de vício ou adição, dependência psíquica, tolerância e dependência física, devido a seus efeitos euforizantes e prazerosos (CEBRID, 20--). Deve-se ressaltar que o uso abusivo de drogas pode desencadear a dependência psíquica, fator determinante do vício. A necessidade frequente de seu uso (o vício) acarretará a tolerância, a qual, por sua vez, induzirá a dependência física (SILVA, 2002). Levando-se em consideração aspectos fisiológicos, segundo Guizzo (2010), as drogas de abuso podem ser definidas como:...substâncias ou moléculas que possuem atividade nos sistemas de reforçamento positivo e negativo, induzindo uma sensação de desejo intenso (craving), ansiedade e irritabilidade seguidas da retirada da droga (abstinência). O uso continuado de drogas de abuso induz alterações neuroadaptativas relacionadas com a regulação de

4 sistemas de sinalização, transcrição de genes e expressão de proteínas, sendo que estas alterações contribuem para a dependência, tolerância, abstinência e recaída. Já, segundo conceitos farmacológicos, os efeitos prazerosos, vício e abstinência que as drogas de abuso promovem, estão diretamente ou indiretamente relacionados com o sistema dopaminérgico, mais precisamente com o aumento dos níveis de dopamina (DA) extracelular, devido a uma diminuição do transporte e aumento na liberação de DA. O transporte desta pode ser afetado por muitas drogas, incluindo álcool, cocaína, anfetamina e opióides (GUIZZO, 2010). 3 OPIÓIDES 3.1 Conceito Opióides são todas as drogas, naturais e sintéticas, com propriedades semelhantes às da morfina, incluindo peptídeos endógenos. Esse termo pode ser utilizado para agonistas, agonistas parciais, agonistas-antagonistas e antagonistas competitivos (SILVA, 2002). De acordo com Kay et al (2002) o termo opióide designa as drogas que agem em receptores opióides, os quais são classificados em cinco tipos: mu, capa, delta, sigma e épsilon, sendo que alguns desses ainda são subdivididos em subtipos. Ainda, segundo os mesmos autores, apesar de diversos tipos de receptores farmacológicos, as respostas farmacológicas e fisiológicas são melhores entendidas para os receptores mu e capa. O receptor mu, do qual a morfina é o agonista protótipo, parece ser o mais intimamente relacionado aos efeitos opióides analgésicos e opióides (KAY et al, 2002). Os opióides podem ser substâncias endógenas, podem ocorrer naturalmente como a morfina extraída da Papaver somniferum, serem derivados semi sintéticos como a heroína ou sintéticos como a meperidina e têm como aplicação terapêutica principal a analgesia, podendo ser utilizados também como anestésicos, antidiarréicos e supressores da tosse (KAY et al, 2002).

5 Figura 2. Estrutura química da morfina, opióide natural Fonte: Figura 3. Estrutura química da heroína, opióide semi sintético Fonte: Molecular&photo_id= &lang=3 Figura 4. Estrutura química da meperidina, opióide sintético Fonte: História No ano 3 a.c., o extrato da papoula já era utilizado na medicina para controlar a diarréia, porém logo seus efeitos analgésicos foram observados (GOZZANI, 1994). Desde tempos imemoriais, o ópio e os seus derivados, além de exercerem ponderável influência sobre o comportamento dos seres humanos, têm sido empregados como sedativo e como analgésico (DUARTE, 2005). Figura 1. Flor da papoula (Papaver Somniferum), parte da planta que contém extrato rico em opióides. Fonte:

6 No início do século XIX a morfina foi descoberta por Friedrich Sertürner, um alemão, assistente de farmacêutico, que trabalhou no isolamento de princípios ativos do ópio (DUARTE, 2005). Nesta época, a morfina foi largamente utilizada no tratamento de soldados feridos na Guerra Civil Americana o que possibilitou identificar os seus efeitos colaterais, como também observar o desenvolvimento de tolerância e o risco de dependência com seu uso (SILVA, 2002). Após vários estudos, sabe-se hoje que o pó do ópio é constituído por no mínimo 25 alcalóides que de acordo com sua estrutura química e ação farmacológica são classificados em dois grupos distintos. O grupo mais importante tem como protótipo a morfina e exerce sua ação farmacológica sobre o Sistema Nervoso Central sendo representado quimicamente pelos derivados do fenantreno (DUARTE, 2005). Após elucidação da estrutura química dos derivados naturais do ópio, foram desenvolvidos os derivados semi-sintéticos e sintéticos após modificações simples na molécula da morfina e da tebaína (DUARTE, 2005). Durante muito tempo os opióides foram tidos como drogas milagrosas, capazes de aliviar grandes dores através de seu efeito analgésico e, até então, prejuízos individuais e coletivos eram desconhecidos. Foi somente no início do século XIX que essas drogas tornaram-se um problema médico e social, em função dos dados estáticos de mortalidade (DUARTE, 2005). Segundo esses dados, um terço de todos os envenenamentos fatais foi devido a casos de sobredose de ópio, quer tomado como fonte de prazer quer com intenções suicidas (BOOFH, 1988 apud DUARTE, 2005). Porém foi somente no século XX que os conceitos de tolerância, dependência psíquica e física, bem como os de vício começaram a ser amplamente discutidos e estudados (DUARTE, 2005) e questões inicialmente levantadas nesta época continuam a permear as discussões sobre o uso de opióides- que sem dúvida é um potente agente analgésico- apesar de seu alto poder de causar diferentes tipos de dependência em seus usuários ou, até mesmo, ser utilizado como droga de abuso. 3.3 Usos terapêuticos O tratamento de síndromes de dores agudas e crônicas requer um diagnóstico adequado para que se possa determinar um tratamento medicamentoso eficaz para o alívio da dor. Porém, apesar da disponibilidade de drogas eficientes no mercado farmacêutico, a

7 terapêutica apropriada não vem sido aplicada. No caso de opióides, os médicos apresentam receio em utilizá-los pelas seguintes razões, segundo Silva (2002): - Medo de adição e tolerância; - Dificuldade em diferenciar as pessoas que apenas procuram drogas das que podem beneficiar-se com o medicamento; - A idéia de que o uso crônico de opióide é prejudicial; - Medo dos efeitos colaterais e de problemas com o Conselho Regional de Medicina. É importante observar que o uso de opióides por longos períodos raramente leva ao desenvolvimento de tolerância e que eles podem beneficiar pacientes com dor somática, dor visceral e dor neuropática (SILVA, 2002). Ressalta-se que a morfina, fármaco de referência dos analgésicos opióides, produz uma sensação intensa de contentamento e bem-estar, a qual para pacientes que sofrem de dor crônica é muito desejável, pois estes pacientes apresentam agitação e ansiedade associadas com a dor (RANG et al, 2004). Além de ter ação analgésica, alguns opióides são utilizados clinicamente no tratamento na supressão da tosse (RANG et al, 2004). A codeína suprime a tosse em doses subanalgésicas e é, com frequência, usada em medicamentos antitussígenos. A folcodina é ainda mais seletiva, embora um dos efeitos indesejáveis desses agentes seja a constipação (RANG et al, 2004). As demais ações farmacológicas dos opióides não são consideradas terapêuticas e, sim, como efeitos indesejáveis durante qualquer tratamento em que esses fármacos são empregados. Podemos citar dentre essas ações: a depressão respiratória, náusea e vômito, constrição pupilar, constipação, bronconstrição, hipotensão e bradicardia (RANG et al, 2004). 4 VÍCIO, DEPENDÊNCIA PSÍQUICA, DEPENDÊNCIA FÍSICA, TOLERÂNCIA E SÍNDROME DE ABSTINÊNCIA Quando o grau de comprometimento do indivíduo com a droga é muito profundo, falase em vício, dependência e toxicomania (SILVA, 2002). Este grau de comprometimento profundo da droga serve para diferenciar vício de hábito, pois neste último a dependência é mínima, não havendo prejuízo para sociedade ou danos importantes para o próprio indivíduo (SILVA, 2002). O termo addiction (adição) é utilizado na língua inglesa, tratando-se de um sinônimo de vício (SILVA, 2002).

8 Segundo Silva (2002), ao citar Jaffe (1990), o estado de vício caracteriza-se quando três ou mais dos critérios descritos a seguir são observados, conforme manifesto da Sociedade Americana de Psiquiatria: 1) uso da droga com maior frequência e em quantidades mais elevadas do que o pretendido; 2) insucesso nos esforços para abandonar ou reduzir o uso; 3) longo tempo despendido para adquirir, usar a droga ou recuperar-se de seus efeitos; 4) intoxicação frequente ou sintomas de abstinência; 5) abandono de atividades sociais ou ocupacionais em decorrência do uso da droga; 6) uso contínuo, apesar dos prejuízos psicológicos ou físicos; 7) acentuada tolerância; 8) uso frequente da droga para aliviar os sintomas da crise de abstinência. O vício foi definido por um Comitê da Organização Mundial de Saúde como citado no texto de Duarte (2005):...um estado de intoxicação periódico ou crônico, prejudicial ao indivíduo e à sociedade, produzido pelo uso repetido de uma droga. Tem como características: necessidade absoluta de continuar a utilizar a droga (compulsão) e de obtê-la por qualquer meio e, ainda, tolerância, dependência psíquica e, às vezes, dependência física. A tolerância se desenvolve quando, depois de repetidas administrações de uma determinada dose de uma substância, não se obtém o efeito observado inicialmente com o uso desta ou quando doses maiores são necessárias para se alcançar este efeito primário (BALTIERI et al, 2004). A tolerância ocorre independentemente de condições sociais e psicológicas do usuário de determinada substância (BERSOT et al, 2001). A tolerância com o uso de opióide pode se dar na primeira dose, mas se manifesta clinicamente somente após a segunda ou terceira semana de tratamento e ocorre mais nos efeitos de analgesia, euforia e depressão respiratória desta classe de substâncias (SILVA, 2002). A dependência psíquica é o denominador comum de todas as formas de abuso crônico de drogas, onde o viciado requer a manutenção de um estado perfeito de bem estar, produzido pelo efeito da droga ou pelas condições associadas ao seu emprego (SILVA, 2002). Ocorre quando o indivíduo sente necessidade e compulsão para o consumo da droga. As drogas provocam sempre dependência psicológica, porém somente algumas poderão causar dependência física (COMPÊNDIO DE FARMACOLOGIA, 2004/2005).

9 A dependência física é um estado que se desenvolve como resultado da adaptação (tolerância) provocada por um reajuste dos mecanismos homeostáticos em resposta ao uso repetido de certa substância (BERSOT et al, 2001). É caracterizada por uma síndrome de abstinência nítida, a qual leva o usuário a apresentar uma necessidade contínua de utilizar a droga para não manifestar esta síndrome (RANG et al, 2004). No caso de dependência física de opióides, a síndrome de abstinência manifesta-se pelos sintomas de rinorréia, lacrimejamento, diaforese, bocejos, calafrios, ansiedade, irritabilidade, e ocorre alguns dias após a última dose (SILVA, 2002). A agitação e angústia extremas, também sintomas físicos característicos da síndrome de abstinência de opióides, acompanham-se de uma forte compulsão pela droga e ocorrem após 2-3 dias após seu uso, desaparecendo em 8-10 dias. Para cessar rapidamente a crise de abstinência basta a administração novamente do opióide (RANG et al, 2004). A síndrome de abstinência ou síndrome da retirada descreve os efeitos adversos, físicos e psicológicos, da interrupção de tomar um fármaco (RANG et al, 2004). A síndrome de abstinência clássica dos opióides semelhantes à morfina é conhecida como a síndrome de abstinência dos agonistas mu e sua intensidade depende de fatores individuais, do opióide utilizado, de sua dosagem e do tempo de uso, sendo provocada pela descontinuação do uso crônico ou pela administração de antagonistas opióides (LARANJEIRA; ARAÚJO, 20--). O início dos sinais e sintomas e a duração destes são dependentes da meia-vida do opióide utilizado. (LARANJEIRA; ARAÚJO, 20--) De um modo geral, observa-se humor deprimido e ansiedade, disforia, fissura, piloereção, lacrimejamento ou rinorréia, hiperalgesia, dores nas juntas e músculos, diarréia, cãibras gastrointestinais, náusea, ou vômitos, dilatação pupilar e fotofobia, insônia, hiperatividade autonômica (hiperreflexia, taquicardia, hipertensão, taquipnea, sudorese, hipertermia) (Martin e Hubbard, 2000, p apud BALTIERI et al, 2004). 5 ABUSO DE OPIOIDES 5.1 Conceito e História O uso terapêutico dos opióides, como descrito anteriormente, data de tempos remotos, tendo sido aplicados inicialmente no controle da disenteria. O costume de fumar ópio tornouse popular no Oriente no século XVIII, sendo socialmente bem aceito (SILVA, 2002).

10 O vício de opióides, especificamente da morfina, disseminou-se durante a Guerra Civil Americana quando a morfina era usada para aliviar as dores dos combatentes. Por isso, a dependência da morfina recebeu o nome de mal do soldado. No início dos anos 70 observou-se um número considerável e crescente de dependentes em heroína nos Estados Unidos (SILVA, 2002). Importante mencionar que na passagem do século XIX para o século XX surgiu o fenômeno paradoxo da heroína, quando esta substância foi eleita como a substituta da morfina, uma vez que era capaz de aliviar os sintomas da síndrome da abstinência da morfina, causando o mesmo efeito terapêutico, a analgesia. Esta concepção perdurou por 12 anos, quando se constatou que a heroína é um dos alcalóides do ópio que mais rapidamente promove dependência (DUARTE, 2005). Foi então, no século XX, diante destes últimos acontecimentos, que os conceitos de tolerância, dependência psíquica e física, de vício e abuso passaram a ser amplamente discutidos (DUARTE, 2005). Atualmente, os opióides têm mantido a sua posição como grupo farmacológico que confere analgesia mais potente (DUARTE, 2005). Os opióides não apresentam efeito-teto da analgesia, ou seja, a analgesia se intensifica progressivamente com o escalonamento das doses (MILLER, 2004 apud TEBALDI et al,, 2005). No entanto, algumas indagações quanto à perduração do uso clínico de opióides continuam, devido a seu alto poder de criar dependência e seus efeitos euforizantes e prazerosos que podem levar a ser usados como droga de abuso (DUARTE, 2005). Conceituando-se abuso de opióides, pode-se dizer que é um padrão inadequado de uso intermitente destas substâncias em situações perigosas, como na direção de automóveis ou em trabalho em locais perigosos, ou de uso periódico que pode resultar em problemas sociais, legais e interpessoais. Todos esses sinais e sintomas também podem ser vistos em pessoas dependentes de opióides, sendo que para se diferenciar dependência de abuso deve-se observar que no abuso não há tolerância ou abstinência significativas, bem como o uso da substância é menos regular (KAY et al, 2002). Ainda, conforme citado por Baltieri et al (2004) no seu artigo publicado na Revista Brasileira Psiquiatria sobre Diretrizes para o tratamento de pacientes com síndrome de dependência de opióides no Brasil: De acordo com o DSM-IV-TR, o abuso de opióides é um padrão mal adaptativo do uso de opióides que leva a um prejuízo ou sofrimento importante, manifestando-se por um (ou mais) dos seguintes sintomas, em um período de 12 meses:

11 i) Uso recorrente da substância, resultando em uma incapacidade de realizar obrigações funcionais importantes no trabalho, escola ou em casa; ii) Uso recorrente da substância em situações em que é fisicamente arriscado; iii) Problemas legais recorrentes relacionados ao uso da substância; iv) Uso contínuo da substância, apesar de ter problemas sociais ou interpessoais recorrentes causados ou exacerbados pelos efeitos da substância. 5.2 Opióides que são usados de forma ilícita Heroína, ópio, codeína, petidina e morfina são as substâncias da classe dos opióides que são usadas de forma ilícita e abusiva (BALTIERI et al, 2004). A heroína é usada tanto nos Estados Unidos como no Brasil como droga de abuso principalmente por adolescentes e pessoas jovens. O ópio é produzido ilegalmente no Afeganistão (76%), Mianmar (18%), Laos (2%) e Colômbia (1%) (BALTIERI et al, 2004). No Brasil, durante levantamentos sobre uso de drogas entre estudantes de escola pública realizados em dez capitais de todo o país nos anos de 1987, 1989, 1994 e 1997, o uso não médico de xarope de codeína foi observado, como também houve um relato de uso de petidina injetável em Recife e um de uso de morfina injetável em Porto Alegre (BALTIERI et al, 2004). A morfina e a heroína são responsáveis pelo vício mais profundo que existe, podendo levar ao grau máximo de dependência e de escravidão absoluta. A heroína é a droga preferida pelos toxicômanos, embora não esteja demonstrado que seja mais euforizante que a morfina. As demais drogas do grupo dos opiáceos são consideradas inferiores em relação ao efeito euforizante e prazeroso, sendo utilizadas somente em situações emergenciais (SILVA, 2002). O que se pode inferir de todos os estudos que fazem levantamentos de abuso de opióides é que esta forma de uso desta classe de substâncias não é muito frequente. Porém, devido ao seu alto potencial de indução de dependência, qualquer uso abusivo de opióides deve ser considerado e prevenido para se evitar uma epidemia deste tipo de vício (BALTIERI et al, 2004). 5.3 Sinais físicos e psicológicos do abuso de opióides Sensação de euforia, de bem estar profundo, supressão de preocupações e tensões são os sinais psicológicos habitualmente relatados pelos viciados em opióides. Já os sinais físicos clássicos são disforia, náuseas, vômitos, sudorese e mal estar, os quais são indesejáveis por

12 estes viciados. Sendo assim, muitos indivíduos abandonam a droga logo após o primeiro contato devido a estes sinais físicos, entretanto, alguns indivíduos descobrem uma sensação de bem estar muito especial, descrito desta forma por eles, o que os leva a utilizar novamente e repetidamente a droga até se tornarem dependentes (SILVA, 2002). Os usuários crônicos de opióides apresentam lentidão geral, sonolência, constipação intestinal, miose, sensação de calor em certas partes do corpo e sensação no baixo ventre, que eles comparam com orgasmo sexual (SILVA, 2002). Os viciados que têm facilidade em conseguir a substância responsável pelo seu vício conservam-se relativamente equilibrados. Observa-se que o uso moderado dos opióides é compatível com o bom estado de saúde física e mental do usuário e, que somente após muitos anos de uso, certo grau de deterioração pessoal é percebido (SILVA, 2002). 6 TRATAMENTO DO ABUSO O abuso de opióides apresenta frequentemente como principal consequência para o usuário o desenvolvimento de dependência e/ou a intoxicação. Desta maneira, o tratamento do abuso passa necessariamente pelo tratamento da dependência e da intoxicação. As principais formas de tratamento para transtornos de uso de substâncias são: psicoterapias, grupos de auto-ajuda mútua (Narcóticos Anônimos), tratamento hospitalar, tratamento ambulatorial e tratamento psicofarmacológico, porém, diferentemente de adições de outras substâncias, o tratamento farmacológico é o mais eficaz enquanto os demais apresentam eficácia questionável (BALTIERI et al, 2004). 6.1 Manejo da intoxicação de opióides A intoxicação de opióides geralmente ocorre em pessoas com baixa tolerância ou relativamente inexperientes no uso de opióides, em dependentes que misturam o uso de opióides com outras drogas que deprimem o SNC e em pessoas que variam na dosagem (BALTIERI et al, 2004). Nestes casos, atitudes emergenciais devem ser tomadas, providenciando-se um suporte ventilatório adequado, uma correção da hipotensão, uma avaliação da temperatura corporal e, no caso de coma, depressão respiratória ou convulsões, achados comuns na intoxicação por opióides, administração intravenosa de naloxona (BALTIERI et al, 2004).

13 Importante ressaltar o papel da naloxona como antídoto para intoxicação por qualquer opióide, capaz de reverter todos os seus efeitos. A naloxona é estruturalmente relacionada à morfina e tem ação antagonista em receptores mu, capa e delta. Deve-se considerar que a naloxona pode induzir a síndrome de abstinência em indivíduos dependentes (SILVA, 2002). 6.2 Tratamento farmacológico da síndrome de dependência de opióides Como visto anteriormente, a dependência de opióides se desenvolve rapidamente, podendo ocorrer com a ingestão da primeira dose. Sintomas leves ou moderados podem ser observados após o uso regular de um opióide por somente alguns dias (BALTIERI et al, 2004). O tratamento farmacológico pode ser feito por dois métodos, a abstinência supervisionada ou a manutenção (BALTIERI et al, 2004). A abstinência supervisionada, também conhecida como desintoxicação, varia de acordo com o tempo de abstinência e com o tipo de medicamento utilizado. Em relação ao tempo de abstinência, observa-se que períodos maiores de abstinência supervisionada, feita em pacientes ambulatoriais, apresentam maior êxito quando feito por tempo mais prolongado (BALTIERI et al, 2004). Quanto ao tipo de medicamento utilizado, a abstinência supervisionada é dividida em terapia de substituição e em tratamento sintomático. Na terapia de substituição as medicações utilizadas são da mesma classe da substância abusada - atualmente, os dois medicamentos habitualmente prescritos são a metadona e buprenorfina e na terapia de tratamento de sintomas da abstinência objetiva-se tratar sinais e sintomas relacionados com a abstinência de opióides o medicamento mais efetivo é a clonidina, que reduz sinais e sintomas como sudorese, piloereção, formigamento, náusea e vômito (BALTIERI et al, 2004). O tratamento de manutenção baseia-se em administração contínua de medicamento, que pode durar anos, e não ocorre diminuição gradual da dose deste medicamento durante o tratamento. As substâncias mais utilizadas são buprenorfina, clonidina, metadona, codeína, tramadol e pelo menos 15 dias após a retirada de qualquer opióide, naltrexona. Importante ressaltar que este tipo de tratamento deve estar associado com outra terapia, como grupos de ajuda mútua, psicoterapias ou suporte psicossocial (BALTIERI et al, 2004).

14 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS O uso de opióides apresenta uma dualidade considerável, pois apesar de beneficiarem milhões de pessoas que sofrem de síndromes dolorosas, acarretam em seus usuários, tanto os que o fazem de forma terapêutica como os que fazem de forma abusiva, fenômenos como tolerância, dependência física e outros efeitos adversos que limitam o seu emprego. Sendo assim, diante da impossibilidade de descarte do uso de opióides, a prescrição destas substâncias deve ser feita de forma controlada e eficiente, de modo que haja uma administração cuidadosa e monitorada destas. Além disso, o abuso de opióides deve ser analisado de forma aprofundada, como vem sido feito, com a descrição de seus sinais clínicos e psicológicos, de seu mecanismo de desenvolvimento e de formas de tratamento, para que, diante deste conhecimento, os distúrbios associados ao uso de opióides sejam minimizados ou amenizados em pessoas que necessariamente precisam fazer uso clínico destes. Paralelamente a atitudes paliativas para se evitar ou amenizar o abuso de opióides, estudos vêm sido feitos para desenvolver medicamentos com a mesma propriedade analgésica dos opióides, porém com um menor potencial de criar dependência, o que, futuramente, poderá possibilitar a inclusão dos opióides na lista de medicamentos proscritos no Brasil.

15 8 REFERÊNCIAS BALTIERI, D. A. et al; Diretrizes para o tratamento de pacientes com síndrome de dependência de opióides no Brasil. Rev Bras Psiquiatr 2004; 26(4): Disponível em: < Acesso em: 24 jan BERSOT, C. D. A. et al; Mecanismos Celulares de Dependência a Drogas, Disponível em: < Acesso em: 15 fev CEBRID Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas. Ópio, opiáceos/opióides, morfina, 20-- Disponível em: < Acesso em: 10 fev COMPÊNDIO DE FARMACOLOGIA, ano letivo 2004/2005. Disponível em: < Acesso em: 23 fev DUARTE, D.F.; Uma Breve História do Ópio e dos Opióides. Rev. Bras. Anestesiol 2005; 55: 1: Disponível em: < Acesso em: 30 jan GOZZANI, J.L.; Opióides e Antagonistas. Rev. Bras. Anestesiol 1994; 44: 1: Disponível em: < > Acesso em: 30 jan GUIZZO, R. Drogas de Abuso. INeC Instituto de Neurociências e Comportamento Disponível em: < Acesso em: 25 fev KAY, J. et al; Psiquiatria: ciência comportamental e fundamentos clínicos. 1. ed. São Paulo: Editora Manole Ltda, Disponível em:< ld+kay+opioides&source=bl&ots=xglryspnz2&sig=6srqyztjqltzvbpf8h2le0me9y8& hl=ptbr&ei=d6sttduacte0qgkknwmcw&sa=x&oi=book_result&ct=result&resnum=1 &ved=0cbcq6aewaa#v=onepage&q&f=false> Acesso em: 30 jan LARANJEIRA, R; ARAUJO, M. R. Álcool e drogas na sala de emergência, Disponível em: < Acesso em: 24 abril 2011.Disponível em: < 392&lang=3> Acesso em: 24 abril RANG, H. P. et al. Farmacologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, SILVA, P. Farmacologia. 6. Ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., TEBALDI, T.C. et al. Opióides em bloqueio. Rev. Pratica Hospitalar, ano VII, Número 42, Nov-dez/2005. Disponível em:

16 < Acesso em: 24 abril 2011.

Dependência Química - Classificação e Diagnóstico -

Dependência Química - Classificação e Diagnóstico - Dependência Química - Classificação e Diagnóstico - Alessandro Alves Toda vez que se pretende classificar algo, deve-se ter em mente que o que se vai fazer é procurar reduzir um fenômeno complexo que em

Leia mais

Abuso e dependência ao álcool e outras drogas e sua relação com o suicídio

Abuso e dependência ao álcool e outras drogas e sua relação com o suicídio Abuso e dependência ao álcool e outras drogas e sua relação com o suicídio Messiano Ladislau Nogueira de Sousa Médico Psiquiatra com aperfeiçoamento em terapia psicanalítica Abril, 2014 Sumário Conceitos

Leia mais

Ciências Morfofuncionais III Fármacos analgésicos

Ciências Morfofuncionais III Fármacos analgésicos Ciências Morfofuncionais III Fármacos analgésicos Professores: Felipe, Jean-Pierre e Olivia FÁRMACOS ANALGÉSICOS Analgésico é um termo coletivo para designar qualquer membro do diversificado grupo de drogas

Leia mais

Benzodiazepínicos, hipnóticos e opióides

Benzodiazepínicos, hipnóticos e opióides Benzodiazepínicos, hipnóticos e opióides Alessandro Alves O amor não é aquilo que te deixa feliz, calmo e tranquilo. O nome disso é Rivotril. Frase atribuída a James Brown Benzodiazepínicos Estão entre

Leia mais

PRINCÍPIOS PIOS DO TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

PRINCÍPIOS PIOS DO TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA PRINCÍPIOS PIOS DO TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA UM GUIA BASEADO EM PESQUISAS National Institute on Drug Abuse Três décadas de investigação científica e prática clínica produziram como resultado uma

Leia mais

Experiência com o tratamento de Dependentes Químicos

Experiência com o tratamento de Dependentes Químicos Experiência com o tratamento de Dependentes Químicos INSTITUTO BAIRRAL DE PSIQUIATRIA Dr. Marcelo Ortiz de Souza Dependência Química no Brasil (CEBRID, 2005) População Geral: 2,9% já fizeram uso de cocaína

Leia mais

ABUSO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA. Senhor Presidente,

ABUSO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA. Senhor Presidente, Discurso proferido pelo deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 04/05/2011. ABUSO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

Leia mais

EXAME DE INGRESSO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA. Nome:... Data:... Assinatura:...

EXAME DE INGRESSO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA. Nome:... Data:... Assinatura:... EXAME DE INGRESSO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA Nome:... Data:... Assinatura:... DISSERTAÇÃO: RECEPTORES E VIAS DE TRANSDUÇÃO DO SINAL COMO ESTRATÉGIA AO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS FÁRMACOS

Leia mais

Cefaleia crónica diária

Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária O que é a cefaleia crónica diária? Comecei a ter dores de cabeça que apareciam a meio da tarde. Conseguia continuar a trabalhar mas tinha dificuldade em

Leia mais

ANEXO I. Conclusões científicas e fundamentos para a alteração dos termos das autorizações de introdução no mercado

ANEXO I. Conclusões científicas e fundamentos para a alteração dos termos das autorizações de introdução no mercado ANEXO I Conclusões científicas e fundamentos para a alteração dos termos das autorizações de introdução no mercado Conclusões científicas - Síndrome de abstinência: Ocorreram 54 casos de arrepios com Effentora/Actiq,

Leia mais

Farmacêutica Priscila Xavier

Farmacêutica Priscila Xavier Farmacêutica Priscila Xavier A Organização Mundial de Saúde diz que há USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS: quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às

Leia mais

A pessoa dependente do álcool, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho.

A pessoa dependente do álcool, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho. O que é Alcoolismo? Alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer

Leia mais

Diretrizes da OMS para diagnóstico de Dependência

Diretrizes da OMS para diagnóstico de Dependência Diretrizes da OMS para diagnóstico de Dependência 1 - Forte desejo ou compulsão para usar a substância. 2 - Dificuldade em controlar o consumo da substância, em termos de início, término e quantidade.

Leia mais

Maconha. Alessandro Alves. Conhecendo a planta

Maconha. Alessandro Alves. Conhecendo a planta Maconha Alessandro Alves Entenda bem. A maconha é a droga ilícita mais utilizada no mundo. Está entre as plantas mais antigas cultivadas pelo homem. Na China seus grãos são utilizados como alimento e no

Leia mais

A Segurança na Administração da Quimioterapia Oral.ral

A Segurança na Administração da Quimioterapia Oral.ral A Segurança na Administração da Quimioterapia Oral.ral 2º Congresso Multidisciplinar em Oncologia do Instituto do Câncer do Hospital Mãe de Deus Enfª Érika Moreti Campitelli Antineoplásico oral: Atualmente

Leia mais

INTOXICAÇÃO POR NOVAS DROGAS

INTOXICAÇÃO POR NOVAS DROGAS Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro Grupamento de Socorro de Emergência Seção de Desastres INTOXICAÇÃO POR NOVAS DROGAS Edna Maria de Queiroz Capitão Médica CBMERJ Médica HUAP / UFF

Leia mais

Drogas de abuso. Maxwell Santana

Drogas de abuso. Maxwell Santana Drogas de abuso Maxwell Santana Drogas de abuso Qualquer substância ou preparação, com pouco uso médico usada primariamente pelos seus efeitos gratificantes! Englobam substância psicoativas e psicotrópicas!

Leia mais

Diretrizes Assistenciais. Medicina Psicossomática e Psiquiatria

Diretrizes Assistenciais. Medicina Psicossomática e Psiquiatria Diretrizes Assistenciais Medicina Psicossomática e Psiquiatria Versão eletrônica atualizada em fev/2012 TRATAMENTO DE TABAGISMO Indicação: Pacientes tabagistas atendidos na SBIBAE Contraindicação: Não

Leia mais

TEMA: Seretide, para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

TEMA: Seretide, para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). NOTA TÉCNICA 92/2013 Solicitante Dr. Wellington Reis Braz João Monlevade Processo nº 0362.13.4367-6 Data: 13/06/2013 Medicamento X Material Procedimento Cobertura TEMA: Seretide, para Doença Pulmonar Obstrutiva

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CEFALEIAS (IHS 2004)

CLASSIFICAÇÃO DAS CEFALEIAS (IHS 2004) CLASSIFICAÇÃO DAS CEFALEIAS (IHS 2004) ENXAQUECAS Enxaqueca sem aura De acordo com a IHS, a enxaqueca sem aura é uma síndroma clínica caracterizada por cefaleia com características específicas e sintomas

Leia mais

No Brasil, a esquizofrenia ocupa 30% dos leitos psiquiátricos hospitalares; Ocupa 2ºlugar das primeiras consultas psiquiátricas ambulatoriais;

No Brasil, a esquizofrenia ocupa 30% dos leitos psiquiátricos hospitalares; Ocupa 2ºlugar das primeiras consultas psiquiátricas ambulatoriais; Curso - Psicologia Disciplina: Psicofarmacologia Resumo Aula 7- Psicofármacos e Esquizofrenia Esquizofrenia Uma das mais graves doenças neuropsiquiátricas e atinge 1% da população mundial; No Brasil, a

Leia mais

A Avaliação Ética da Investigação Científica de Novas Drogas:

A Avaliação Ética da Investigação Científica de Novas Drogas: Unidade de Pesquisa Clínica A Avaliação Ética da Investigação Científica de Novas Drogas: A importância da caracterização adequada das Fases da Pesquisa Rev. HCPA, 2007 José Roberto Goldim Apresentado

Leia mais

Estado- Titular da autorização de Nome do medicamento introdução no mercado. Postfach 210805 Ludwigshafen DE 67008 Germany.

Estado- Titular da autorização de Nome do medicamento introdução no mercado. Postfach 210805 Ludwigshafen DE 67008 Germany. Anexo I 3 Substância: Propil-hexedrina Estado- Titular da autorização de Nome do medicamento Membro introdução no mercado Alemanha Knoll AG Postfach 210805 Ludwigshafen DE 67008 Germany Eventin 4 Substância:

Leia mais

Comorbidades: Transtorno de AnsiedadeeDependênciaQuímica

Comorbidades: Transtorno de AnsiedadeeDependênciaQuímica XXII Curso de Inverno em Atualização em Dependência Química do Hospital Mãe de Deus Comorbidades: Transtorno de AnsiedadeeDependênciaQuímica Ana Paula Pacheco Psicóloga da Unidade de Dependência Química

Leia mais

DROGAS LÌCITAS E ILÌCITAS SUBSTÂNCIAS PSICOTRÒPICAS. Drogas Lícitas e Ilícitas Substancias Psicotrópicas

DROGAS LÌCITAS E ILÌCITAS SUBSTÂNCIAS PSICOTRÒPICAS. Drogas Lícitas e Ilícitas Substancias Psicotrópicas DROGAS LÌCITAS E ILÌCITAS SUBSTÂNCIAS PSICOTRÒPICAS Drogas Lícitas e Ilícitas Substancias Psicotrópicas SUBSTÂNCIAS PSICOTRÒPICAS São substancias psicoativas que agem no Sistema Nervoso Central. Produz

Leia mais

Suplementar após s 10 anos de regulamentação

Suplementar após s 10 anos de regulamentação Atenção à Saúde Mental na Saúde Suplementar após s 10 anos de regulamentação Kátia Audi Congresso Brasileiro de Epidemiologia Porto Alegre, 2008 Mercado de planos e seguros de saúde: cenários pré e pós-regulamentap

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

I Jornada de Saúde Mental do Vale do Taquari: Crack e outras drogas: perspectivas na abordagem psicossocial

I Jornada de Saúde Mental do Vale do Taquari: Crack e outras drogas: perspectivas na abordagem psicossocial I Jornada de Saúde Mental do Vale do Taquari: Crack e outras drogas: perspectivas na abordagem psicossocial 14 de junho de 2014 FATORES DE RISCO E COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS ASSOCIADOS AOS TRANSTORNOS

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA

PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA Hospital Estadual Diadema Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2013 PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA Hospital Estadual de Diadema Responsáveis: João Paulo

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

Todos sabemos a importância de uma boa noite de sono. O que nem todos sabem é que alternância entre o dormir e estar acordado resulta da ação

Todos sabemos a importância de uma boa noite de sono. O que nem todos sabem é que alternância entre o dormir e estar acordado resulta da ação QUÍMICA DO SONO Todos sabemos a importância de uma boa noite de sono. O que nem todos sabem é que alternância entre o dormir e estar acordado resulta da ação combinada de diversas substâncias químicas

Leia mais

RESENHA: Novas perspectivas na luta contra a dependência química provocada pela cocaína.

RESENHA: Novas perspectivas na luta contra a dependência química provocada pela cocaína. RESENHA: Novas perspectivas na luta contra a dependência química provocada pela cocaína. FONTE: Yao, L. et al. (2010) Nature Medicine 16 (9), 1024. Contribuição de Rodolfo do Couto Maia (Doutorando do

Leia mais

Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006

Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006 Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006 José Cechin Superintendente Executivo Francine Leite Carina Burri Martins Esse texto compara as morbidades referidas

Leia mais

CAMPANHA DE SUSTENTABILIDADE (mudança no título antes chamada de Campanha Indústria Farmacêutica & Iniciativas de Responsabilidade Corporativa)

CAMPANHA DE SUSTENTABILIDADE (mudança no título antes chamada de Campanha Indústria Farmacêutica & Iniciativas de Responsabilidade Corporativa) CAMPANHA DE SUSTENTABILIDADE (mudança no título antes chamada de Campanha Indústria Farmacêutica & Iniciativas de Responsabilidade Corporativa) A categoria SUSTENTABILIDADE é a antiga categoria Indústria

Leia mais

Cristina Almeida. Psicóloga escolar

Cristina Almeida. Psicóloga escolar Cristina Almeida Psicóloga escolar Preven Porque falar? Tema atual interfere direta e indiretamente na qualidade de vida. UNODC (Organização das Nações Unidas- Escritório contra Drogas e Crime Global Illicit

Leia mais

DROGAS DE ABUSO. Profa. Dra. Eline Matheus

DROGAS DE ABUSO. Profa. Dra. Eline Matheus DROGAS DE ABUSO DROGAS QUE ATUAM NO SNC ESTIMULANTES DEPRESSORES DROGAS ESTIMULANTES COCAÍNA (CRACK & OXI) ANFETAMÍNICOS EFEDRINA ALUCINÓGENOS ANABOLIZANTES COCAÍNA Corte cerebral pós-mortem de um adicto

Leia mais

Analgésicos Centrais 25/04/2015. Conceito. Dor. Experiência subjetiva, difícil de definir exatamente

Analgésicos Centrais 25/04/2015. Conceito. Dor. Experiência subjetiva, difícil de definir exatamente Analgésicos Centrais Prof. Dr. Roosevelt Albuquerque Gomes roosevelt.ag@gmail.com Conceito Analgésicos são depressores seletivos do SNC empregados para aliviar a dor sem causar a perda de consciência.

Leia mais

Sobre a Dor e a Gestão da Dor. Encontre mais informações no site www.palliativecare.org.au. Department of Health and Ageing

Sobre a Dor e a Gestão da Dor. Encontre mais informações no site www.palliativecare.org.au. Department of Health and Ageing Sobre a Dor e a Gestão da Dor Encontre mais informações no site www.palliativecare.org.au Portuguese - Pain Management Department of Health and Ageing Financiado pelo Governo Australiano, através do Programa

Leia mais

Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga

Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga 1. Por que este estudo é relevante? Segundo o relatório sobre a Carga Global das Doenças (Global

Leia mais

Que tipos de Diabetes existem?

Que tipos de Diabetes existem? Que tipos de Diabetes existem? -Diabetes Tipo 1 -também conhecida como Diabetes Insulinodependente -Diabetes Tipo 2 - Diabetes Gestacional -Outros tipos de Diabetes Organismo Saudável As células utilizam

Leia mais

LABIRIN. dicloridrato de betaistina APSEN. FORMA FARMACÊUTICA Comprimidos. APRESENTAÇÕES Comprimidos de 24 mg. Caixa com 30 comprimidos.

LABIRIN. dicloridrato de betaistina APSEN. FORMA FARMACÊUTICA Comprimidos. APRESENTAÇÕES Comprimidos de 24 mg. Caixa com 30 comprimidos. LABIRIN dicloridrato de betaistina APSEN FORMA FARMACÊUTICA Comprimidos APRESENTAÇÕES Comprimidos de 24 mg. Caixa com 30 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido contém: 24 mg dicloridrato

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Quando o medo transborda

Quando o medo transborda Quando o medo transborda (Síndrome do Pânico) Texto traduzido e adaptado por Lucas Machado Mantovani, mediante prévia autorização do National Institute of Mental Health, responsável pelo conteúdo original

Leia mais

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é uma versão resumida do relatório técnico

Leia mais

Medicamento O que é? Para que serve?

Medicamento O que é? Para que serve? Medicamento O que é? Para que serve? Os Medicamentos são produtos farmacêuticos, tecnicamente obtidos ou elaborados, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico (Lei nº

Leia mais

DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS. Vulnerabilidades, riscos e formas de prevenção

DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS. Vulnerabilidades, riscos e formas de prevenção DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS Vulnerabilidades, riscos e formas de prevenção DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS DROGAS qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas

Leia mais

Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba?

Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba? RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE NO ESTADO DA PARAÍBA: Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba? REALIZAÇÃO: SaferNet Brasil

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO 2006 N.º Despacho PROJETO DE LEI N.º 903/2006 RECONHECE A PESSOA COM AUTISMO COMO PORTADORA DE DEFICIÊNCIA, PARA FINS DA FRUIÇÃO DOS DIREITOS ASSEGURADOS PELA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO.

Leia mais

TOXICOLOGIA SOCIAL. História. História. Toxicologia Social: Uso não médico de fármacos e/ ou drogas. História. História. Cactus peyoteutilizado

TOXICOLOGIA SOCIAL. História. História. Toxicologia Social: Uso não médico de fármacos e/ ou drogas. História. História. Cactus peyoteutilizado TOXICOLOGIA SOCIAL Toxicologia Social: Uso não médico de fármacos e/ ou drogas Área da TOXICOLOGIA que estuda os efeitos nocivos decorrentes do uso nãomédico de drogas ou fármacos causando danos não somente

Leia mais

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2 Homeopatia A Homeopatia é um sistema terapêutico baseado no princípio dos semelhantes (princípio parecido com o das vacinas) que cuida e trata de vários tipos de organismos (homem, animais e plantas) usando

Leia mais

Organização de serviços. Coordenação: prof. Dr. Ronaldo Laranjeira Apresentação: Dr. Elton P. Rezende UNIAD INPAD Unifesp

Organização de serviços. Coordenação: prof. Dr. Ronaldo Laranjeira Apresentação: Dr. Elton P. Rezende UNIAD INPAD Unifesp Organização de serviços Coordenação: prof. Dr. Ronaldo Laranjeira Apresentação: Dr. Elton P. Rezende UNIAD INPAD Unifesp Declaração Declaro não receber nenhum financiamento público ou particular Qual a

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

Programa de Controle de Peso Corporal

Programa de Controle de Peso Corporal 15 Programa de Controle de Peso Corporal Denis Marcelo Modeneze Mestre em Educação Física na Área de Atividade Física, Adaptação e Saúde na UNICAMP principal objetivo de desenvolver este tema com os alunos

Leia mais

A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer "arte de curar a alma"

A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer arte de curar a alma PSIQUIATRIA Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico

Leia mais

EFEITOS ADVERSOS A MEDICAMENTOS

EFEITOS ADVERSOS A MEDICAMENTOS EFEITOS ADVERSOS A MEDICAMENTOS INTRODUÇÃO As informações contidas neste folheto têm a finalidade de orientar as pessoas que passaram ou que podem passar pela experiência não-desejada dos efeitos adversos

Leia mais

Organização de Serviços para o Tratamento dos Problemas Relacionados com Álcool e outras Drogas no Departamento de Psiquiatria da FCMSC

Organização de Serviços para o Tratamento dos Problemas Relacionados com Álcool e outras Drogas no Departamento de Psiquiatria da FCMSC Organização de Serviços para o Tratamento dos Problemas Relacionados com Álcool e outras Drogas no Departamento de Psiquiatria da FCMSC 1 - Introdução A organização dos serviços que tratam de pessoas com

Leia mais

FARMACOTERAPIA EXCLUSIVA Nutracêuticos para o tratamento da dependência Química

FARMACOTERAPIA EXCLUSIVA Nutracêuticos para o tratamento da dependência Química FARMACOTERAPIA EXCLUSIVA Nutracêuticos para o tratamento da dependência Química NUTRACÊUTICOS PARA TRATAMENTO DAS DEPENDÊNCIAS QUÍMICAS TRATAMENTO COM ALTA EFETIVIDADE Os mais recentes estudos científicos

Leia mais

Capítulo 50: centro de atenção psicossocial de álcool e drogas

Capítulo 50: centro de atenção psicossocial de álcool e drogas Capítulo 50: centro de atenção psicossocial de álcool e drogas Fernanda Marques Paz 1 Dependência Química: prevenção, tratamento e politicas públicas (Artmed; 2011; 528 páginas) é o novo livro de Ronaldo

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO

PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO Abordagem e Tratamento do Tabagismo PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO Abordagem e Tratamento do Tabagismo I- Identificação do Paciente Nome: Nº do prontuário:

Leia mais

Worldwide Charter for Action on Eating Disorders

Worldwide Charter for Action on Eating Disorders Worldwide Charter for Action on Eating Disorders - CARTA MUNDIAL DE ACÇÃO PARA AS PARTURBAÇÕES ALIMENTARES- DIREITOS E EXPECTATIVAS PARA PESSOAS COM PERTURBAÇÕES ALIMENTARES E AS SUAS FAMÍLIAS PREÂMBULO

Leia mais

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE DEFESA DA SAÚDE CESAU

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE DEFESA DA SAÚDE CESAU ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 01 /2014 - CESAU Objeto: Parecer. Promotoria de Justiça GESAU / Medicamento Rivastigmina para tratamento de Alzheimer REFERÊNCIA: Grupo de Atuação Especial de Defesa da Saúde - GESAU

Leia mais

Informações ao Paciente

Informações ao Paciente Informações ao Paciente Introdução 2 Você foi diagnosticado com melanoma avançado e lhe foi prescrito ipilimumabe. Este livreto lhe fornecerá informações acerca deste medicamento, o motivo pelo qual ele

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 8. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 8. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 7 Cronograma de Aulas Pág. 8 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM DOR Unidade Dias e Horários

Leia mais

A Propaganda de Medicamentos no Brasil

A Propaganda de Medicamentos no Brasil A Propaganda de Medicamentos no Brasil As principais propagandas de medicamentos no Brasil tiveram início ainda na década de 80 do século XIX. Desde então, o que se constatou foi um crescimento contínuo

Leia mais

Uso correcto dos antibióticos

Uso correcto dos antibióticos CAPÍTULO 7 Uso correcto dos antibióticos Quando usados correctamente, os antibióticos são medicamentos extremamente úteis e importantes. Eles combatem diversas infecções e doenças causadas por bactérias.

Leia mais

3º BIMESTRE Vícios e suas consequências Aula 130 Conteúdos: Concordância verbal Dependência química e limitações do corpo Ervas entorpecentes

3º BIMESTRE Vícios e suas consequências Aula 130 Conteúdos: Concordância verbal Dependência química e limitações do corpo Ervas entorpecentes CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I 3º BIMESTRE Vícios e suas consequências Aula 130 Conteúdos: Concordância verbal Dependência química e limitações do

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

Encontro de Empresas Mesa redonda: Programa de Assistência ao Empregado: para onde encaminhar. Ambulatório

Encontro de Empresas Mesa redonda: Programa de Assistência ao Empregado: para onde encaminhar. Ambulatório XXI Congresso Brasileiro da ABEAD Do Uso à Dependência: a integração das políticas públicas com a clínica 08 a 11 de setembro de 2011 - Recife/PE Encontro de Empresas Mesa redonda: Programa de Assistência

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador>

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador> FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser desenvolvido

Leia mais

Entenda tudo sobre a Síndrome do Intestino Irritável

Entenda tudo sobre a Síndrome do Intestino Irritável Entenda tudo sobre a Síndrome do Intestino Irritável Apesar de ainda não existir cura definitiva para esse problema de saúde crônico, uma diferenciação entre essa patologia e a sensibilidade ao glúten

Leia mais

Dependência Química: Descrição da doença e conceito

Dependência Química: Descrição da doença e conceito Dependência Química: Descrição da doença e conceito Por Nelson Luiz Raspes* Alcoolismo e dependência de drogas é uma doença que se instala por uma predisposição mórbida ativada por fatores sociais e familiares

Leia mais

Resumo Aula 9- Psicofármacos e Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na infância, na adolescência e na idade adulta

Resumo Aula 9- Psicofármacos e Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na infância, na adolescência e na idade adulta Curso - Psicologia Disciplina: Psicofarmacologia Resumo Aula 9- Psicofármacos e Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na infância, na adolescência e na idade adulta Psicofármacos:Transtorno

Leia mais

Como Prevenir e Tratar as Dependências Químicas nas Empresas?

Como Prevenir e Tratar as Dependências Químicas nas Empresas? Como Prevenir e Tratar as Dependências Químicas nas Empresas? Hewdy Lobo Ribeiro Psiquiatra Forense Ana Carolina S. Oliveira Psi. Esp. Dependência Química Importância Preocupação permanente de gestores

Leia mais

PROTEÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM SITUAÇÕES DE DESASTRES E EMERGÊNCIAS (1)

PROTEÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM SITUAÇÕES DE DESASTRES E EMERGÊNCIAS (1) Curso Lideres 2004 Salvador Bahia Brasil 29 de novembro a 10 de dezembro de 2004. PROTEÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM SITUAÇÕES DE DESASTRES E EMERGÊNCIAS (1) Capítulo 1: Antecedentes e considerações gerais Considerando-se

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 23, DE 4 DE ABRIL DE 2012

RESOLUÇÃO - RDC Nº 23, DE 4 DE ABRIL DE 2012 RESOLUÇÃO - RDC Nº 23, DE 4 DE ABRIL DE 2012 Dispõe sobre a obrigatoriedade de execução e notificação de ações de campo por detentores de registro de produtos para a saúde no Brasil. A Diretoria Colegiada

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Uso Racional de Medicamentos. Erros de medicação. Conscientização.

PALAVRAS-CHAVE: Uso Racional de Medicamentos. Erros de medicação. Conscientização. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

AUTOMEDICAÇÃO EM IDOSOS NA REGIÃO SUL DO PARANÁ Gisele Weissheimer, Luciane Erzinger de Camargo

AUTOMEDICAÇÃO EM IDOSOS NA REGIÃO SUL DO PARANÁ Gisele Weissheimer, Luciane Erzinger de Camargo RESUMO AUTOMEDICAÇÃO EM IDOSOS NA REGIÃO SUL DO PARANÁ Gisele Weissheimer, Luciane Erzinger de Camargo Com o passar dos anos, vem aumentando a população idosa (PIERIN, 2004). Sem dúvida, há uma grande

Leia mais

Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE. Fonte: Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos, 2ª Edição, Elsevier, 2010.

Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE. Fonte: Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos, 2ª Edição, Elsevier, 2010. Visão Geral do Sistema Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE 2010 Fonte: Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos, 2ª Edição, Elsevier, 2010. A fase de concepção do UP consiste

Leia mais

COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO FEDERAL. Brasília maio 2010

COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO FEDERAL. Brasília maio 2010 COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO FEDERAL Brasília maio 2010 Audiência Pública: o avanço e o risco do consumo de crack no Brasil Francisco Cordeiro Coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas

Leia mais

Tratamento da Dependência Química: Um Olhar Institucional.

Tratamento da Dependência Química: Um Olhar Institucional. A dependência química é uma síndrome de números superlativos e desconfortáveis; A OMS (Organização Mundial de Saúde) aponta que mais de 10% de qualquer segmento populacional apresenta predisposição à dependência

Leia mais

Título: Modelo Bioergonomia na Unidade de Correção Postural (Total Care - AMIL)

Título: Modelo Bioergonomia na Unidade de Correção Postural (Total Care - AMIL) Projeto: Unidade de Correção Postural AMIL Título: Modelo Bioergonomia na Unidade de Correção Postural (Total Care - AMIL) Autores: LACOMBE,Patricia, FURLAN, Valter, SONSIN, Katia. Instituição: Instituto

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 417/2014 Encefalopatia Alcoólica

RESPOSTA RÁPIDA 417/2014 Encefalopatia Alcoólica RESPOSTA RÁPIDA 417/2014 Encefalopatia Alcoólica SOLICITANTE Drª Herilene de Oliveira Andrade Juíza de Direito Comarca de Itapecerica NÚMERO DO PROCESSO 0335.14.1606-4 DATA 25/07/2014 Ao NATS, SOLICITAÇÃO

Leia mais

Sumário. Prefácio... 15 Introdução... 17

Sumário. Prefácio... 15 Introdução... 17 Sumário Prefácio... 15 Introdução... 17 1. QUÊS E PORQUÊS... 21 1) O que é droga?... 21 2) O que é vício?... 21 3) O que é dependência?... 22 4) O que é abuso?... 24 5) Que drogas levam a abuso ou dependência?...

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

INTOXICAÇÃO POR ATROPINA EM CÃO Relato de Caso

INTOXICAÇÃO POR ATROPINA EM CÃO Relato de Caso ANAIS DA III SEPAVET SEMANA DE PATOLOGIA VETERINÁRIA E DO II SIMPÓSIO DE PATOLOGIA VETERINÁRIA DO CENTRO OESTE PAULISTA FAMED FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DA FAEF ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Aula 2 Elementos necessários para a Avaliação Econômica

Aula 2 Elementos necessários para a Avaliação Econômica Aula 2 Elementos necessários para a Avaliação Econômica A avaliação econômica é um importante instrumento de gestão de qualquer projeto social ou política pública. Deve-se pensar o desenho da avaliação

Leia mais

Diretrizes Assistenciais DIRETRIZ DE TRATAMENTO FARMACOLOGICO DA DOR

Diretrizes Assistenciais DIRETRIZ DE TRATAMENTO FARMACOLOGICO DA DOR Diretrizes Assistenciais DIRETRIZ DE TRATAMENTO FARMACOLOGICO DA DOR Versão eletrônica atualizada em março/2012 Definição Diretriz que orienta a prescrição de fármacos que visam aliviar a Dor Aguda e Crônica

Leia mais

Banco de Interpretação ISO 9001:2008. Gestão de recursos seção 6

Banco de Interpretação ISO 9001:2008. Gestão de recursos seção 6 6 RSI 028 Pode ser interpretadado no item 6.0 da norma ABNT NBR ISO 9001 que o conceito de habilidade pode ser definido como Habilidades Técnicas e Comportamentais e que estas podem ser planejadas e registradas

Leia mais

Psicoterapia e Internet: Terapia à Distância

Psicoterapia e Internet: Terapia à Distância Psicoterapia e Internet: Terapia à Distância HERMOSILLA, Lígia Docente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais de Garça FAEG - Labienópolis - CEP 17400-000 Garça (SP) Brasil Telefone (14) 3407-8000

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO

ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO OBJETIVOS Para definir as razões para a investigação de acidentes e incidentes. Para explicar o processo de forma eficaz a investigação de acidentes e incidentes. Para

Leia mais

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG 1. Introdução 2. Maslow e a Hierarquia das necessidades 3. Teoria dos dois Fatores de Herzberg 1. Introdução Sabemos que considerar as atitudes e valores dos

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP GEFIS Nº 29 / 2010 Abordagem Sindrômica. Participação Legal do Enfermeiro. Programa de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Programa de Atenção Integral em Doenças Prevalentes

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 605, DE 2015 (Do Sr. Lobbe Neto)

PROJETO DE LEI N.º 605, DE 2015 (Do Sr. Lobbe Neto) *C0051703A* C0051703A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 605, DE 2015 (Do Sr. Lobbe Neto) Define diretrizes para a política de atenção integral aos portadores da doença de Parkinson no âmbito do Sistema

Leia mais

Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento

Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento A única coisa a ter medo, é do próprio medo The only thing you have to fear is fear itself (Franklin D. Roosevelt) Alguma vez deixou de

Leia mais

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Art. 1 - Do serviço de apoio Psicopedagógico - SAPP O serviço de apoio

Leia mais

São Paulo, 27 de maio de 2014. Ref. Resolução do CONTRAN 460/2013 que entrará em vigor no dia 1 de Julho de 2014

São Paulo, 27 de maio de 2014. Ref. Resolução do CONTRAN 460/2013 que entrará em vigor no dia 1 de Julho de 2014 São Paulo, 27 de maio de 2014. Ref. Resolução do CONTRAN 460/2013 que entrará em vigor no dia 1 de Julho de 2014 A Sociedade Brasileira de Toxicologia SBTox vem a público manifestar-se sobre a Resolução

Leia mais