Relatório Sustentabilidade 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório Sustentabilidade 2014"

Transcrição

1 03/03/ /10 /12 Página 1 de 1. Objetivo: Estabelecer e informar resultados anuais obtidos com o SGS Don Ramon e suas respectivas ações realizadas. 2. Diretrizes: 2.1 Fica determinado que anualmente deverá ser promovida publicação de relatório de sustentabilidade do período, logo após publicação de ata de análise critica de desempenho e definições para o próximo ano de objetivos e metas após revisão de aspectos e impactos do empreendimento. 3. Relatório 2014 Descrição do Empreendimento A Pousada Spa Relaxante Solar Don Ramon teve inicio à suas atividades em 14 de Abril de 2000, sua estrutura teve inspiração em projetos arquitetônicos da Normandia que veio a equacionar bem com as propostas e demandas turísticas locais. É um empreendimento com característica vertical em se tratando das acomodações privativas de hospedagem com andar tipo idêntico em suas duas pavimentações e nas suas áreas públicas e de serviços com características horizontais, é composto por 12 suítes com decoração totalmente diferenciadas entre si e utilizando elementos de cultura local agregado a elementos de manufatura de culturas distintas principalmente européia. Na concepção do empreendimento tentou-se agregar valores não encontrados em empreendimentos com mesma finalidade na região e principalmente iniciar à época serviços de hospitalidade, pouco aplicados naquele dado momento. Inicialmente a Pousada operava com hospedagem e café da manhã em um sistema Bed and Breakfast, atualmente foram agregados diversos serviços referentes à hotelaria e ao conceito de hospitalidade e iniciado outras operações com objetivo de prestar serviços de qualidade aos nossos hospedes como nosso Spa Relaxante Holgar D Alma e suas terapias de toque e hídricas, serviço de Mordomo entre outros.

2 03/03/ /10 /12 Página 2 de O empreendimento esta localizado na Estrada do Caracol, área protegida pelo IBAMA, sob o numero 745, esta estrada da acesso ao Parque do Caracol, Parque da Ferradura e Teleférico, atrativos conhecidos nacionalmente, com um fluxo de passagem mês de veículos. As características deste destino turístico em que o empreendimento se encontra como atrativos e climáticas e naturais por esta razão explica-se a preocupação com impacto arquitetônico, social, cultural e ambiental. Este estabelecimento esta credenciado junto a Junta Comercial sob CNPJ e escrita em sistema super simples para contribuição tributária. É formada por um sistema societário entre Esther Maria Rodrigues Atz e, em sociedade fechada. Nossos diferenciais competitivos é ser uma Empresa com foco em hospitalidade, prestadora de serviços em excelência de hospedagem e relaxamento, especializada em trabalho de experiencias anti-stress junto a seus hospedes, através de nosso Spa. Em nossas diárias foram agregados serviços de terapia de apresentação Relaxante, Lavanderia free e late check-out até as 20h00min free, nossos horários de serviços são flexíveis e evitando trabalhar junto ao tempo e despertador e nossa prestação de serviço totalmente personalizada utilizando ferramenta de CRM, não é aceitos grupos e menores de 11 anos pagam em suas cama extras valor adicional para inclusão de terapia baseada em shantala para que todos os clientes estejam dentro do conceito proposto. Estamos em destaque em revistas e órgãos reguladores do trade turístico Nacional a 08 anos consecutivos. Nossa missão: Prestar serviços com qualidade diferenciada em hospitalidade, Eventos e terapias, buscar soluções inteligentes, manter a fidelização e superar as expectativas do nosso cliente. Nossa visão do empreendimento no futuro: Ser uma empresa de qualidade e inovação, com seu conceito e objetivo bem comunicado com a demanda no sentido de promover Relaxamento e energização, sempre buscando diferencias e novas tendências, caminhar na frente do mercado e dos concorrentes. Atendimento forte com transparência, fidelidade, responsabilidade e inovação, sempre com foco em proporcionar experiências únicas aos clientes, com uma equipe atenta em antecipar e resolver as necessidades e desejos de nossos

3 03/03/ /10 /12 Página 3 de clientes. Com espiríto agressivo, ambiente estimulante na busca de Cuidar de Nossos Hospedes em todos os sentidos ser único no mercado regional.. Nossos Valores:

4 03/03/ /10 /12 Página 4 de Nossa filosofia de trabalho: PATEO Uma Filosofia de Trabalho Perspectiva de Resultados pleno usufruto do investimento construção de uma rede de valor referência em produtividade Perspectiva de Mercado / Clientes intimidade com o público ambiente fashion qualidade superior preço atrativo fidelidade com parceiros relacionamentos inteligentes Perspectiva de Processos uso otimizado dos recursos agilidade na geração de novas soluções gestão sistêmica da qualidade reforço da cultura empresarial gestão precisa, transparente e próxima captação de recursos na sociedade Perspectiva de Capital Físico e Intelectual público qualificado ambiente estimulante e inovador pessoas motivadas e competentes produtividade como valor

5 03/03/ /10 /12 Página 5 de POLÍTICA DA SUSTENTABILIDADE Gestão Sustentável Don Ramon A Pousada Spa relaxante Don Ramon tem como política estimular o desenvolvimento sustentável local e a garantia da satisfação do cliente, da comunidade, colaboradores, fornecedores, acionistas e a sustentação dos meios de produção e serviços através dos seguintes princípios: - Respeitar a legislação vigente em todos os níveis; - Monitorar e adotar ações de melhorias continuas da gestão da sustentabilidade. - Preservar o ambiente natural do seu entorno, bem como da comunidade local e regional, através do monitoramento e redução dos impactos causados pela Pousada Don Ramon no entorno onde se insere. - Promover, divulgar e apoiar a cultura e ações da comunidade, respeitando os direitos humanos, a dignidade dos colaboradores. - Priorizar a contratação da mão de obra, o consumo de produtos e serviços locais visando o desenvolvimento social e econômico regional; - Garantir a contínua qualidade dos serviços, produtos e a qualificação dos colaboradores. - Adotar princípios éticos e de responsabilidade social na gestão do hotel. - Buscar a permanente satisfação dos clientes, colaboradores, fornecedores, comunidade e acionistas e desenvolver conceito de sustentabilidade e espírito de cooperação dos mesmos com o entorno. - Garantir a comunicação dessa política para todos os interessados, buscando a sua compreensão e entendimento.

6 03/03/ /10 /12 Página 6 de Nosso compromisso com SGS: A Don Ramon, mantém compromisso com o desenvolvimento de turismo sustentável, e estimulo desta pratica ao entorno, entidades publicas e privadas e demais empresas a seguir estas praticas e procederem neste formato. Desta forma, funcionando como célula de desenvolvimento sustentável e incentivando o desenvolvimento de novas células de desenvolvimento do meio com relação a praticas sustentáveis. Para realização deste comprometimento de desenvolvimento turístico sustentável a empresa também assume compromisso com desenvolvimento, execução e manutenção de boas praticas sustentáveis em todas as suas esferas de atuação através de seus procedimentos mais variados com base na sua política sustentável. A política sustentável é a mantenedora do sistema do SGS da Don Ramon, desta forma, a empresa assume o compromisso de mantê-la, divulga-la e respeita-la através de seu monitoramento pelos indicadores sustentáveis e metas comprometidas pela empresa. As Metas empresarias sustentáveis também são foco de comprometimento de divulgação com o intuito de disseminar esta forma de atuação no trade turístico e ser mola propulsora de um desenvolvimento turístico sustentável. A empresa se compromete em divulgas suas ações, resultados e metas sustentáveis nas mais diversas formas de comunicação como: Jornais, Revistas, Rádios, Internet, site oficial, sites afins e delegações Brasileiras do trade em Benchmark.

7 03/03/ /10 /12 Página 7 de Medidas que adotamos visando à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável da região no período. Monitoramento do uso e da qualidade da água através de: Captação e utilização de água de chuva; Conscientização de colaboradores e hóspedes; Monitoramento de vazamentos; Manutenção preventiva; Regulagem de equipamentos; Limpeza das caixas de água; Acompanhamento da análise da água; Monitoramento através de indicadores. Pressurização de Ar junto a Agua para diminuição de consumo de água. Monitoramento e ações para redução do uso de energia elétrica, e outras fontes de energia através de: Utilização de lâmpadas LED em áreas externas; Aquisição de equipamentos com selo de eficiência Procel; Instalação de timers para controlar funcionamento de equipamentos; Desligamento de equipamentos; Monitoramento através de indicadores; Conscientização de colaboradores e hóspedes.

8 03/03/2015 Instalação de ar-condicionado Split inverter de baixo consumo. 11/10 /12 Página 8 de Utilização de sensores de presença; Acionar calefação somente com temperatura interna abaixo de 12 c Redução e destinação adequada do lixo gerado através de: Prioridade para divulgação eletrônica (Internet com redução de papel); Reaproveitamento de papéis para rascunho; Conscientização e apoio dos colaboradores e hóspedes; Minhocário Adoção de embalagens retornáveis e maiores; Doação de lixo reciclável; Priorização de concerto de equipamentos; Separação e destinação do lixo tóxico; Separação, pesagem e destinação do lixo. Outras ações importantes que visam reduzir impactos ambientais: Utilização de produtos biodegradáveis; Ações de proteção à fauna e flora; Apoio e organização de palestras de educação ambiental. Priorização de fornecedores sustentáveis. Ações voltadas para o desenvolvimento sócio-cultural da comunidade: Apoio a eventos e entidades da região; Sócios e apoiadores de entidades promotoras do desenvolvimento local; Divulgação de produtos e serviços da comunidade; Boas Práticas em Alimentação; Programa social, cultural e ambiental envolvendo os serviços de bem estar de nosso Spa Incentivo ao consumo de artesanato local; Treinamento contínuo dos funcionários; Promoção de eventos para a saúde da comunidade; Prioridade para fornecedores e mão-de-obra locais;

9 03/03/ /10 /12 Página 9 de Prevenção contra a prática de turismo sexual e ou prostituição Infantil Diretrizes: Todos os gestores e colaboradores deverão estar atentos para evitar qualquer possibilidade de ocorrências de prática indesejada de turismo sexual e ou prostituição infantil, observando toda a legislação referente ao tema, inclusive o Código de Conduta do Turismo contra a Exploração Sexual Infanto-Juvenil e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Todos os hóspedes deverão ter acesso ao regulamento da Pousada que oferece ao hóspede todas as informações sobre o Meio de Hospedagem, inclusive com as restrições legais sobre turismo sexual e exploração sexual infanto-juvenil. Procedimentos: Ao receber o hóspede o recepcionista deve gentilmente: Solicitar o preenchimento da Ficha de Registro de Hóspedes com informações completas bem como dos acompanhantes e solicitar documento de identidade para verificar FNRH e prever esta situação;

10 03/03/ /10 /12 Página 10 de Se houver suspeita ou confirmação de comportamento indesejado com relação à prostituição infantil ou turismo sexual, tentar, discretamente obter mais informações para confirmação da suspeita; Acompanhar os hóspedes até a unidade habitacional; Comunicar ao seu superior imediato a ocorrência para as medidas cabíveis. Discar 100 e denunciar após informar seu superior imediato Plano de qualificação de mão de Obra colaboradores: Será oportunizado aos colaboradores treinamentos de qualificação profissional, através do programa experiências únicas de qualidade total, este programa tem como objetivo qualificar o corpo de trabalho do estabelecimento e proporcionar 06 hora/treinamento/ mês a cada colaborador para trabalho de fidelização e atendimento personalizado e sustentável aos nossos hospedes. Da mesma forma este programa visa maior interação dos processos e interatividade dos colaboradores com os mesmos para promover melhoria continua de todos os processos e procedimentos operacionais, consequentemente diminuição do turn over no estabelecimento. Deverá ser respeitado agenda de treinamento da Pousada e seus horários. Os treinamentos deverão ser registrados por documento adequado para esta finalidade. Ao final do treinamento deverá haver uma avaliação individual do tema proposto ou um relatório único em formato de Brainstorm. para verificação da evolução operacional da equipe. Todo colaborador deve receber diagnostico de trabalho chamado PMP contendo suas 05 principais metas de trabalho em seu setor e 03 metas de desenvolvimento profissional de forma personalizada, este programa tem validade de 12 meses para atingir suas metas e revisado junto ao colaborador de 06 em 06 meses para auxilia-lo para atingir suas metas. Deve haver reuniões semanais para verificar procedimento operacionais existentes, dificuldades e melhorias de cada setor, nesta reunião deverá ser passado floopy com pendências de cada setor, responsáveis e prazos para resoluções das não conformidades levantadas. Nestas reuniões deve haver um time kepper, mediador e responsável pela atualização do floppy e prazos de resoluções dos mesmos.

11 03/03/ /10 /12 Página 11 de Deve haver medição de produtividade de cada setor através do RPPA onde cada setor deverá ter desempenho de 90% em suas rotinas e deverá ser auxiliado pelo gestor para otimização dos processos. Instrutivo de utilização de RPPA:

12 03/03/ /10 /12 Página 12 de Requisitos Básicos para direcionamento do SGS no período: Esfera Gerencial Política de sustentabilidade Responsabilidades da Direção Planejamento Implementação e operação Verificação, monitoramento e ações corretivas Análise crítica Transparência, comunicação e promoção do turismo sustentável Esfera ambiental Preparação e atendimento a emergências ambientais Áreas Naturais, Flora e Fauna Arquitetura e Impactos da Construção no Local Paisagismo Emissões, Efluentes e Resíduos Sólidos Eficiência Energética Conservação e Gestão do Uso de Água

13 03/03/ /10 /12 Página 13 de Esfera sociocultural Comunidades locais Trabalho e Renda Condições de Trabalho Aspectos Culturais Saúde e Educação Populações Tradicionais Esfera Econômica Viabilidade econômica do empreendimento Qualidade e satisfação dos clientes Saúde e Segurança dos clientes e dos trabalhadores Centro de custos controlado e metas de redução dos mesmos Gestão de receitas qualificada Planejamento estratégico Plano de negócio PDCA e sua metodologia aplicado ao SGS no período:

14 03/03/ /10 /12 Página 14 de Identificação dos aspectos e impactos Requisitos legais e outros requisitos Política de Gestão da sustentabilidade Objetivos e metas Mapeamento de atividades Responsabilidades e autoridades Diagnóstico Ações corretivas e preventivas Análise crítica Programa de Gestão para a sustentabilidade Competência, conscientização e treinamento Auditoria interna Registros do Sistema de Gestão Documentação do Sistema de Gestão Controle operacional Monitoramento e medição Ações Sociais e Culturais realizadas no período: Durante o ano de 2014 realizamos, através de nosso programa chamado onda Encantada, vários eventos e cursos com a intenção de melhoria de qualidade de vida da população local e de entidades sociais que necessitam de suporte para sua atividade final. Estes eventos trabalharam questões de melhoria continua de boas práticas individuais do ser integral, e de boas práticas coletivas da comunidade em que vivemos. Tivemos a formação de centenas de alunos em utilização de energia Vital Universal, o Reiki, ao longo de todo o ano e em todos os seus níveis. Com a formação destes Reikianos, pudemos colocar em ação o atendimento fraterno à comunidade mensalmente como previsto em nosso programa social e cultural. Estes eventos realizados na empresa e também em caráter itinerante, onde semanalmente visitamos algumas organizações sociais para dar suporte, atendimento e cultura para todos que por estas organizações são atendidos, contribuíram para o desenvolvimento social de âmbitos cultural, ambiental e de saúde integrativa e complementar. Segue abaixo algumas fotos ilustrativas de eventos com esta finalidade:

15 03/03/ /10 /12 Página 15 de

16 03/03/ /10 /12 Página 16 de Gestão da Qualidade: Para que possamos dar vazão as ações e manter a estrutura gerada pela demanda, já citada acima de nosso front operacional para obtenção das metas e resultados esperados, é necessário que tenhamos condições legais e financeiras para isso. Desta forma, pensamos ser muito importante a questão de satisfação de todos que estão envolvidos nos processos e operações do empreendimento, como hospedes, spazianos, colaboradores, moradores do entorno, comunidade local, fornecedores, organizações publico e privadas, ONG e cooperativas a qual mantemos alguma forma de relacionamento no período, Além do relacionamento jurídico necessário para que tenhamos qualidade também na manutenção de conformidade no tangível a legislação pertinente. Satisfação dos clientes: Para garantir e manter uma linha crescente no gráfico de satisfação de nossos clientes e spazianos, foi desenvolvido check-list obrigatório de execução de tarefas e medição de produtividade sempre em prol de um melhor desenvolvimento nas relações com os clientes finais a qual trabalhamos, tanto na estrutura operacional de desenvoltura de nossas equipes, quanto na estrutura física para proporcionar conforto e comodidade esperada pela nossa clientela. A definição destas estrutura supra-citadas se deu pelo resultado obtido pela tabulação das avaliações de serviço preenchidas pelos hospedes e spazianos, neste ponto também foi definido ações de melhoria estrutural para o próximo período, de acordo com percentual mínimo de solicitude das mesmas para entrar neste tema. Também foi promovido neste período, reuniões e treinamentos para desenvolvimento e preparação da equipe para atingir o desempenho esperado na busca da satisfação dos clientes e para que possamos ter tido um processo de fidelização de nossa demanda.

17 03/03/ /10 /12 Página 17 de Com todas as ações realizadas conseguimos atingir no período de 2014 o percentual de 91% de satisfação da clientela e temos por objetivo em 2015 aumentar este percentual para 94% de satisfação. Satisfação dos colaboradores: Pensamos ser de igual importância que o clima dos colaboradores com relação a sua relação com a empresa em que trabalham seja positivo para que possamos criar uma corrente virtuosa e implementar uma realidade de satisfação sustentável em todas os nossos relacionamentos constituídos, desta forma, realizamos em 2014 pesquisa de satisfação interna quanto a diversos pontos da empresa para podermos ter o grau de satisfação dos colaboradores e onde deveríamos investir para melhoria da qualidade de vida no desempenho laboral dos mesmos. Além destes Investimentos e da qualificação dos colaboradores proposta acima, também disponibilizamos aos mesmos no período, programa de saúde, atendimento e desenvolvimento pessoal através de terapias complementares e ou alternativas, plano de saúde extensivo a família, entre outras ações para retenção de talentos e diminuição do turn over da empresa. Satisfação dos fornecedores: Para que tenhamos resultados de qualidade pensamos ser importante ter fornecedores de qualidade, motivados e que sejam células multiplicadoras das questões sustentáveis que o empreendimento se propõe, nossos fornecedores são uma extensão de nossas operações e ações tanto na busca de satisfação de nossos clientes finais quanto na satisfação e relacionamentos com todos de nosso entorno. Para isso em 2014 mantivemos carta de intenções com relação ao nosso relacionamento com os mesmos com base na sustentabilidade, onde informamos que iríamos continuar com processo de qualificação e classificação de todos os nossos fornecedores com base em requisitos sustentáveis que garante a qualidade e veracidade dos produtos finais gerados e por nós utilizados e comercializados, o mesmo foi feito com relação as cooperativa a qual mantemos relações comerciais.

18 03/03/ /10 /12 Página 18 de Gestão de segurança Acidentes e emergências ambientais Foi desenvolvido procedimentos e registro de controle para minimização e neutralização de acidentes ocupacionais e pelos nossos hospedes durante sua hospedagem conosco e extensivo a atividades propostas na região para segurança dos clientes e dos ambientes naturais expostos a estas visitações. Estes procedimentos desenvolvidos imputaram ao representante oficial da empresa e ao designado CIPA do empreendimento o controle e registro das boa qualidade estruturais e organizacional para o pleno desenvolvimento do trabalho de todos os envolvidos através de monitoramento e calibração de maquinários que necessitam deste cuidado, os itens monitorados foram determinados pelo documento gerado em 2014 de PPRA e PCMSO que além de definirem estes itens também determinaram os EPI s necessários e obrigatórios para realizar as operações pertinentes, além de treinamentos específicos para utilização dos mesmos e postura perante os riscos de terminados no mapa de risco confeccionado. Com relação a acidentes com envolvimento de hospedes no empreendimento ou fora do mesmo foi confeccionado procedimento para neutralização dos mesmos e registro para notificação das ocorrências e acompanhamento das não conformidades, como treinamento quanto a combate a incêndios e primeiros socorros ministrado pelos bombeiros locais. Segurança alimentar e controle, minimização e neutralização de agentes contaminantes:

19 03/03/ /10 /12 Página de Foi desenvolvido no exercício , aprimorado em 2012 e mantido nos ciclos 2013 e 2014, procedimento que baliza a questão da segurança alimentar e seus controles pertinentes para manter a qualidade e anular qualquer ocorrência relativa a contaminação dos alimentos ofertados em todas as operações propostas. Para isso, foi realizada capacitação profissional da equipe da cozinha com relação às boas praticas de manipuladores de alimentos, ao mesmo tempo foi colocado a disposição Bibliografia de boas praticas para manipuladores de alimentos e requisitos estruturais básicos para garantia destes controles. Foi seguida as recomendações da Anvisa quanto a este tema através da RDC 216, portaria MS 1428 e Norma Padrão ABNT 01. Não houve neste período nenhuma ocorrência registrada quanto ao tema devido as precauções e procedimentos normativos criados. Planejamento e Ações para 2015 Foi desenvolvido planejamento e traçada ações de acordo com política e giro de PDCA, os mesmos estão contidos e publicados em nosso realinhamento de plano de negocio, budget e objetivos e metas propostos para o período que estão disponíveis aos colaboradores em nossos murais internos e aos clientes em mural localizado na recepção do empreendimento. Os resultados obtidos e o controle das eficácia das ações propostas estão balizados nos indicadores de resultados obtidos, também disponibilizados no mesmo mural geral e em nosso site oficial do empreendimento.

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL APRESENTAÇÃO Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL Introdução SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento

Leia mais

COMUNICATION ON PROGRESS 2013-2014

COMUNICATION ON PROGRESS 2013-2014 DECLARAÇÃO DE APOIO CONTÍNUO PELO CHEFE EXECUTIVO A RRV Engenharia confirma o apoio contínuo aos Dez Princípios do Pacto Global, relacionados aos Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Proteção do Meio

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE 118 IABAS Relatório de Gestão Rio de Janeiro 2010/2011/2012 Programa de Sustentabilidade nas Unidades de Saúde O Programa de Sustentabilidade promove

Leia mais

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS 40 Relatório de Gestão 2014 B lanço Soci l ESF Estratégia de Saúde da Família Relatório de Gestão 2014 41 GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas Com o

Leia mais

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO 1.1 POLíTICA AMBIENTAL 1.1 - Política Ambiental - Como está estabelecida e documentada a política e os objetivos e metas ambientais dentro da organização? - A política é apropriada à natureza e impactos

Leia mais

Certificação de Meios de Hospedagens

Certificação de Meios de Hospedagens Certificação de Meios de Hospedagens NBR 15401:2006 - Meios de Hospedagem Sistema de Gestão da Sustentabilidade Sistema A Norma NBR 15401:2006 Meios de Hospedagem Sistema de Gestão da Sustentabilidade

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 INDICE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1. Objetivo...2 2. Aplicação...2 3. implementação...2 4. Referência...2 5. Conceitos...2 6. Políticas...3

Leia mais

Manual do Sistema de Gestão Ambiental - Instant Solutions. Manual do Sistema de Gestão Ambiental da empresa

Manual do Sistema de Gestão Ambiental - Instant Solutions. Manual do Sistema de Gestão Ambiental da empresa Manual do Sistema de Gestão Ambiental da empresa Data da Criação: 09/11/2012 Dara de revisão: 18/12/2012 1 - Sumário - 1. A Instant Solutions... 3 1.1. Perfil da empresa... 3 1.2. Responsabilidade ambiental...

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE 1. OBJETIVO E ABRANGÊNCIA Esta Política tem como objetivos: Apresentar de forma transparente os princípios e as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e direcionam

Leia mais

PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS

PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS Gestão de Administração e Finanças Gerência de Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social Junho/2014 Desenvolvimento Sustentável Social Econômico

Leia mais

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO Política da QUALIDADE A satisfação do cliente está na base das operações do Grupo Volvo. A Qualidade é um pré

Leia mais

Política de Sustentabilidade

Política de Sustentabilidade Política de Sustentabilidade Síntese O Compromisso ALIANSCE para a Sustentabilidade demonstra o nosso pacto com a ética nos negócios, o desenvolvimento das comunidades do entorno de nossos empreendimentos,

Leia mais

Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto

Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto GESTÃO AMBIENTAL ISO 14000 Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto 1 A evolução do pensamento ambiental Crescimento é o que importa (que venha a poluição...) Conscientização (década

Leia mais

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000 1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS

Leia mais

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL MANUAL Elaborado por Comitê de Gestão de Aprovado por Paulo Fernando G.Habitzreuter Código: MA..01 Pag.: 2/12 Sumário Pag. 1. Objetivo...

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo Conteúdo O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente

Leia mais

Política Ambiental das Empresas Eletrobras

Política Ambiental das Empresas Eletrobras Política Ambiental das Empresas Eletrobras Versão 2.0 16/05/2013 Sumário 1 Objetivo... 3 2 Princípios... 3 3 Diretrizes... 3 3.1 Diretrizes Gerais... 3 3.1.1 Articulação Interna... 3 3.1.2 Articulação

Leia mais

Pessoas e Negócios em Evolução

Pessoas e Negócios em Evolução Empresa: Atuamos desde 2001 nos diversos segmentos de Gestão de Pessoas, desenvolvendo serviços diferenciados para empresas privadas, associações e cooperativas. Prestamos serviços em mais de 40 cidades

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental Política de Responsabilidade Socioambiental SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVO... 3 3 DETALHAMENTO... 3 3.1 Definições... 3 3.2 Envolvimento de partes interessadas... 4 3.3 Conformidade com a Legislação

Leia mais

Código de Fornecimento Responsável

Código de Fornecimento Responsável Código de Fornecimento Responsável Breve descrição A ArcelorMittal requer de seus fornecedores o cumprimento de padrões mínimos relacionados a saúde e segurança, direitos humanos, ética e meio ambiente.

Leia mais

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL APRESENTAÇÃO A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais do mundo, com operações em

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL PARTE: I Conceitos da gestão ambiental Aplicação: micro, pequenas e médias empresas. Referência: Norma NBR ISO 14001:2004 Tempo para implantação: de 5 à 12 meses. Duas Momentos (fases): planejamento implementação

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA A saúde e a segurança dos nossos funcionários fazem

Leia mais

Quem somos DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS TRANSPOR TE DE PASSAGEIROS E CARGAS QUALIDADE SEGURANÇA- MEIO AMBIENTE - SAÚDE

Quem somos DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS TRANSPOR TE DE PASSAGEIROS E CARGAS QUALIDADE SEGURANÇA- MEIO AMBIENTE - SAÚDE Quem somos QUALIDADE SEGURANÇA- MEIO AMBIENTE - SAÚDE TRANSPOR TE DE PASSAGEIROS E CARGAS DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Quem somos O mercado está cada dia mais competitivo e dentro deste cenário, nasce a

Leia mais

Questionário para Instituidoras

Questionário para Instituidoras Parte 1 - Identificação da Instituidora Base: Quando não houver orientação em contrário, a data-base é 31 de Dezembro, 2007. Dados Gerais Nome da instituidora: CNPJ: Endereço da sede: Cidade: Estado: Site:

Leia mais

Política de Responsabilidade So cio Ambiental

Política de Responsabilidade So cio Ambiental Política de Responsabilidade So cio Ambiental Sumário 1. FINALIDADE:... 4 2. ABRANGÊNCIA:... 4 3. DIVULAGAÇÃO... 4 4. IMPLEMENTAÇÃO... 4 5. SUSTENTABILIDADE EM NOSSAS ATIVIDADES... 4 6. REVISÃO DA POLÍTICA...

Leia mais

Apresentação. Objetivo. Conhecendo a Empresa. Visão. Missão. Princípios e Valores. Política Integrada da Qualidade

Apresentação. Objetivo. Conhecendo a Empresa. Visão. Missão. Princípios e Valores. Política Integrada da Qualidade Apresentação Conhecendo a Empresa Objetivo Visão Missão Princípios e Valores Política Integrada da Qualidade 2 P á g i n a F e r r a m e n t a s Apresentação A é uma empresa especializada em comercializar

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

Hospedagem Sustentável: Gestão Ambiental em meios de hospedagem para o município de São Roque. Darlyne de Aquino Silva

Hospedagem Sustentável: Gestão Ambiental em meios de hospedagem para o município de São Roque. Darlyne de Aquino Silva Hospedagem Sustentável: Gestão Ambiental em meios de hospedagem para o município de São Roque Darlyne de Aquino Silva Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia de São Paulo. São Roque, SP 2011

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

MANUAL GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO

MANUAL GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO 1 - INTRODUÇÃO Define-se como risco de mercado a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado de posições detidas pela Cooperativa, o que inclui os riscos das operações

Leia mais

GESTÃO DE EMPRESAS PARCEIRAS NA CELPA

GESTÃO DE EMPRESAS PARCEIRAS NA CELPA XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil GESTÃO DE EMPRESAS PARCEIRAS NA CELPA Severo Ferreira Sampaio Gelson Nunes Felfili

Leia mais

PAPEL DO GESTOR AMBIENTAL NA EMPRESA

PAPEL DO GESTOR AMBIENTAL NA EMPRESA PAPEL DO GESTOR AMBIENTAL NA EMPRESA Copyright Proibida Reprodução. NECESSIDADE EMERGENTE - Apresentam-se hoje, em países desenvolvidos e em desenvolvimento, as preocupações com a sustentabilidade empresarial

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO 2014/2020 FARROUPILHA - RS

PLANO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO 2014/2020 FARROUPILHA - RS PLANO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO 2014/2020 FARROUPILHA - RS 22 de Outubro de 2014 AGENDA Relembrar o conceito de Plano Municipal de Turismo Etapas percorridas no desenvolvimento do PMT de Farroupilha

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA CERTIFICAÇÃO LOJA SUSTENTÁVEL 2015 PROGRAMA CERTIFICAÇÃO LOJA SUSTENTÁVEL REGULAMENTO PRÉ-REQUISITOS

REGULAMENTO DO PROGRAMA CERTIFICAÇÃO LOJA SUSTENTÁVEL 2015 PROGRAMA CERTIFICAÇÃO LOJA SUSTENTÁVEL REGULAMENTO PRÉ-REQUISITOS REGULAMENTO DO PROGRAMA CERTIFICAÇÃO LOJA SUSTENTÁVEL 2015 PROGRAMA CERTIFICAÇÃO LOJA SUSTENTÁVEL O programa Certificação Loja Sustentável é uma iniciativa da CDL Porto Alegre que visa estimular e dar

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

b) supervisionar o cumprimento desta política pelas entidades integrantes do Sistema Sicoob;

b) supervisionar o cumprimento desta política pelas entidades integrantes do Sistema Sicoob; 1. Esta Política institucional de gestão de pessoas: Política institucional de gestão de pessoas a) é elaborada por proposta da área de Gestão de Pessoas da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

Política de Sustentabilidade Link Server.

Política de Sustentabilidade Link Server. Página 1 de 15 Hortolândia, 24 de Janeiro de 2014. Política de Sustentabilidade Link Server. Resumo Conceitua os objetivos da Política de Sustentabilidade da Link Server. Estabelece as premissas, a governança

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

Desde a criação do programa, a New Age implementou e tem monitorado diversas ações com foco ambiental, social e econômico.

Desde a criação do programa, a New Age implementou e tem monitorado diversas ações com foco ambiental, social e econômico. Faz parte da vontade da diretoria da New Age contribuir socialmente para um mundo melhor, mais justo e sustentável. Acreditamos que através da educação e com a experiência que temos, transportando tantos

Leia mais

experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria

experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria A Íntegra é uma empresa de auditoria e consultoria, com 25 anos de experiência no mercado brasileiro. Cada serviço prestado nos diferentes

Leia mais

PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS. Gestão de Administração e Finanças Gerência de Gestão de Pessoas

PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS. Gestão de Administração e Finanças Gerência de Gestão de Pessoas PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS Gestão de Administração e Finanças Gerência de Gestão de Pessoas Desenvolvimento Sustentável Social Econômico Ambiental Lucro Financeiro Resultado Social

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Credit Suisse (Brasil) Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) Julho de 2015

Credit Suisse (Brasil) Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) Julho de 2015 Credit Suisse (Brasil) Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) Julho de 2015 Sumário 1. Aplicação... 02 2. Definições... 02 2.1 Risco socioambiental... 02 2.2 Partes relacionadas... 02 2.3 Termos...

Leia mais

Certificação. Segurança e Saúde no Trabalho. Soluções para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho

Certificação. Segurança e Saúde no Trabalho. Soluções para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho Qualidade Meio Ambiente Segurança Responsabilidade Social Certificação Segurança e Saúde no Trabalho Soluções para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho Por que implantar e certificar OSHAS 18001?

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO SISTEMA CECRED

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO SISTEMA CECRED POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO SISTEMA CECRED VERSÃO 01 MAIO DE 2015 SUMÁRIO Capítulo 1 Objetivo do documento... 3 Capítulo 2 Público - Alvo / Aplicabilidade... 5 Capitulo 3 Responsabilidades...

Leia mais

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão A ISO 14001 EM SUA NOVA VERSÃO ESTÁ QUASE PRONTA Histórico ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA As normas da série ISO 14000 foram emitidas pela primeira vez

Leia mais

Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte!

Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte! Câmara Municipal de Barueri Conheça a Norma SA8000 Você faz parte! O que é a Norma SA 8000? A SA 8000 é uma norma internacional que visa aprimorar as condições do ambiente de trabalho e das relações da

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Norma de Referência Selo de Conformidade ANFIR

Norma de Referência Selo de Conformidade ANFIR Histórico das alterações: Nº Revisão Data de alteração 00 20.01.204 Emissão inicial do documento. Sumário das Alterações Pág. 1 1. Resumo Esta norma estabelece requisitos técnicos para a concessão do Selo

Leia mais

Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores REALIZAÇÃO

Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores REALIZAÇÃO Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores REALIZAÇÃO OBJETIVO GERAL ESTABELECER E IMPLEMENTAR UM MODO INTEGRADO PARA O DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO DOS FORNECEDORES DAS PRINCIPAIS

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO INTEGRADA

POLÍTICA DE GESTÃO INTEGRADA Conteúdo 1. OBJETIVO... 3 2. APLICAÇÃO... 3 3. SGI-AMAZUL... 3 4. SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE... 3 5. QUALIDADE... 4 6. DOCUMENTAÇÃO... 5 6. ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES... 6 7. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA...

Leia mais

www.nsclogistica.com.br

www.nsclogistica.com.br www.nsclogistica.com.br A Missão, Visão Valores Infra-Estrutura Nossa Frota Soluções Gris A A NSC logística atua no segmento de logística de telecomunicações desde 1988, estrategicamente situada as margens

Leia mais

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL CURSO: GESTÃO AMBIENTAL OBJETIVOS DO CURSO Objetivos Gerais O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem por objetivo formar profissionais capazes de propor, planejar, gerenciar e executar ações

Leia mais

Proposta para Formataça o de Franquia

Proposta para Formataça o de Franquia Proposta para Formataça o de Franquia 1- O sistema de franchising para o seu negócio Quando falamos de franchising, não estamos falando de algum modismo e, sim, de um sistema de negócios que veio para

Leia mais

www.acquasolution.com 1 Apresentação

www.acquasolution.com 1 Apresentação www.acquasolution.com 1 Apresentação A COR DO PLANETA DEPENDE DE VOCÊ www.acquasolution.com 2 Direitos de Utilização Copyright Todos os textos, fotos, ilustrações e outros elementos contidos nesta apresentação

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2/11 Sumário 1. Conceito... 3 2. Objetivo... 3 3. Áreas de aplicação... 3 4. Diretrizes... 4 4.1 Princípios... 4 4.2 Estratégia de e Responsabilidade

Leia mais

Campanha Passaporte Verde Plano de Ação do Estabelecimento

Campanha Passaporte Verde Plano de Ação do Estabelecimento Campanha Passaporte Verde Plano de Ação do Estabelecimento Pousada Almlan Itaguaí / RJ INFORMAÇÕES DO ESTABELECIMENTO Nome: Pousada Almlan Cnpj: 15.780.689/0001-91 Cadastur: Ramo de Atividade: Restaurantes

Leia mais

União do Litoral Transporte e Turismo Ltda CNPJ: 67.074.047/0001-70

União do Litoral Transporte e Turismo Ltda CNPJ: 67.074.047/0001-70 S M S União do Litoral Transporte e Turismo Ltda CNPJ: 67.074.047/0001-70 Objetivos... 1 Compromisso... 2 Diretrizes Liderança e Responsabilidade... 3 Conformidade Legal... 4 Análise, Avaliação e Gestão

Leia mais

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA www.executivebc.com.br 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br GESTÃO ESTRATÉGICA O presente documento apresenta o modelo de implantação do sistema de gestão estratégica da

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

DELOITE TOUCHE TOHMATSU Código PO-SIGA POLITICA CORPORATIVA Revisão 02

DELOITE TOUCHE TOHMATSU Código PO-SIGA POLITICA CORPORATIVA Revisão 02 Pagina 1/6 ÍNDICE 1. OBJETIVO...3 2. ABRANGÊNCIA / APLICAÇÃO...3 3. REFERÊNCIAS...3 4. DEFINIÇÕES...3 5. DIRETRIZES E RESPONSABILIDADES...4 5.1 POLITICAS...4 5.2 COMPROMISSOS...4 5.3 RESPONSABILIDADES...5

Leia mais

Mini-curso Sistema de Gestão Ambiental. Ivo Neves Gerente de Consultoria. For the benefit of business and people

Mini-curso Sistema de Gestão Ambiental. Ivo Neves Gerente de Consultoria. For the benefit of business and people Mini-curso Sistema de Gestão Ambiental Ivo Neves Gerente de Consultoria For the benefit of business and people UNICAMP, Outubro 2005 1 Módulo I MÓDULO I VISÃO GERAL DE TEMAS AMBIENTAIS 2 1 Módulo I Conceitos

Leia mais

Café com Responsabilidade. Sustentabilidade: a competência empresarial do futuro. Vitor Seravalli

Café com Responsabilidade. Sustentabilidade: a competência empresarial do futuro. Vitor Seravalli Café com Responsabilidade Sustentabilidade: a competência empresarial do futuro Vitor Seravalli Manaus, 11 de Abril de 2012 Desafios que o Mundo Enfrenta Hoje Crescimento Populacional Desafios que o Mundo

Leia mais

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO COM PÚBLICOS DE INTERESSE DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO COM PÚBLICOS DE INTERESSE DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO COM PÚBLICOS DE INTERESSE DAS Versão 2.0 09/02/2015 Sumário 1 Objetivo... 3 1.1 Objetivos Específicos... 3 2 Conceitos... 4 3 Princípios... 5 4 Diretrizes... 5 4.1

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

PROAGÊNCIA II. CURSOS EaD EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

PROAGÊNCIA II. CURSOS EaD EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PROAGÊNCIA II CURSOS EaD EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA 1. NOME DO CURSO: GESTÃO DE EMPRESAS DE AGENCIAMENTO E OPERAÇÕES TURÍSTICAS 2. OBJETIVO: o curso visa envolver os profissionais nos seguintes assuntos: - as

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais

Valores Pessoas; Trabalho em Equipe; Conduta Ética; Orientação ao Cliente; Orientação a Resultados; Inovação; e Comunidade e Meio Ambiente.

Valores Pessoas; Trabalho em Equipe; Conduta Ética; Orientação ao Cliente; Orientação a Resultados; Inovação; e Comunidade e Meio Ambiente. CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL 1 INTRODUÇÃO O Código de Ética Empresarial da COELCE, apresenta os princípios direcionadores das políticas adotadas pela empresa e que norteiam as ações e relações com suas

Leia mais

ISO NAS PRAÇAS. Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade. Julho/2011

ISO NAS PRAÇAS. Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade. Julho/2011 Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade Julho/2011 GESPÚBLICA Perfil do Facilitador Servidor de carreira que tenha credibilidade Bom relacionamento interpessoal Acesso a alta administração

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO GRUPO INVEPAR

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO GRUPO INVEPAR DE DO GRUPO INVEPAR PÁGINA Nº 2/5 1. INTRODUÇÃO Desenvolver a gestão sustentável e responsável nas suas concessões é um componente fundamental da missão Invepar de prover e operar sistemas de mobilidade

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 Versão 1.0 1 APRESENTAÇÃO O Planejamento

Leia mais

ANEXO 2 Estrutura Modalidade 1 ELIS PMEs PRÊMIO ECO - 2015

ANEXO 2 Estrutura Modalidade 1 ELIS PMEs PRÊMIO ECO - 2015 ANEXO 2 Estrutura Modalidade 1 ELIS PMEs PRÊMIO ECO - 2015 Critérios Descrições Pesos 1. Perfil da Organização Breve apresentação da empresa, seus principais produtos e atividades, sua estrutura operacional

Leia mais

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da - 1 - Prêmio CNSeg 2012 Empresa: Grupo Segurador BBMAPFRE Case: Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE Introdução A Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE foi concebida em 2009 para disseminar o conceito

Leia mais

9) Política de Investimentos

9) Política de Investimentos 9) Política de Investimentos Política e Diretrizes de Investimentos 2010 Plano de Benefícios 1 Segmentos Macroalocação 2010 Renda Variável 60,2% 64,4% 28,7% 34,0% Imóveis 2,4% 3,0% Operações com Participantes

Leia mais

Otimização do uso do solo

Otimização do uso do solo Otimização do uso do solo Criamos uma cidade compacta, adensada, próxima de meios de transporte de alta capacidade, paisagens e ecossistemas visualmente atraentes e que agregam valor à comunidade. Urbanização

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Standard Chartered Bank, Brasil Página 1 de 8 ÍNDICE I. OBJETIVO... 3 II. CICLO DE REVISÃO... 3 III. DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 IV. ESTRUTURA DE GOVERNANÇA... 4

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade

Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade Total, do inglês Total Quality Management - TQM é uma estratégia de administração completa que tem como objetivo

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Versão 2015.2 Editada em julho de 2015 SUMÁRIO 1. Objetivo da Política...3 2. Abrangência...3 3. Princípios...3 4. Das Diretrizes Estratégicas...4 5. Da Estrutura

Leia mais

Apresentação Plano de Integridade Institucional da Controladoria-Geral da União (PII)

Apresentação Plano de Integridade Institucional da Controladoria-Geral da União (PII) PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria-Executiva Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Plano de Integridade Institucional (PII) 2012-2015 Apresentação Como

Leia mais

Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar

Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar MANUAL DO AVALIADOR Parte I 1.1 Liderança Profissional habilitado ou com capacitação compatível. Organograma formalizado, atualizado e disponível. Planejamento

Leia mais

Sustentabilidade no Grupo Boticário. Atuação com a Rede de Franquias

Sustentabilidade no Grupo Boticário. Atuação com a Rede de Franquias Sustentabilidade no Grupo Boticário Atuação com a Rede de Franquias Mais de 6.000 colaboradores. Sede (Fábrica e Escritórios) em São José dos Pinhais (PR) Escritórios em Curitiba (PR) e São Paulo (SP).

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais