Protocolo Clínico - Versão Integral. P r o t o c o l o C l í n i c o - Versão Integral 9.5

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Protocolo Clínico - Versão Integral. P r o t o c o l o C l í n i c o - Versão Integral 9.5"

Transcrição

1 Protocolo Clínico - Versão Integral P r o t o c o l o C l í n i c o - Versão Integral

2 Sobre o Protocolo Clínico O presente manual é meramente informativo. Os protocolos descritos são de natureza sugestiva, não tem nem a intenção de ser indicação única ou exclusiva para o tratamento selecionado. Não objetiva igualmente substituir, interferir ou influenciar de alguma maneira na diligência, prudência e expertise do médico operador. Veja Protocolo Clínico Modo de Uso. Para tanto o operador só deverá utilizá-lo se tiver pleno conhecimento sobre configuração e operação deste equipamento, como também, dos conceitos relativos tanto a este equipamento e sua fonte de luz como aos resultado esperado do tratamento que pretende realizar. As informações aqui expostas bem como os protocolos sugeridos são para configuração e aplicação específicamente neste equipamento. Desta forma, jamais utilize os protocolos sugeridos por outras fontes de luz ou equipamentos similares para configurar deste equipamento. Características do Smartxide-DOT As quais veremos abaixo. Fracionamento Espacial Fototermólise Fracionada Sistema DOT Emissão de laser pulsado Sistema SmartPulse Fracionamento Temporal Sistema SmartStack Fototermólise Fracionada - Sistema-DOT A Fototermólise Fracionada, ou seja, o sistema de emissão fracionada permitiu maior eficácia no tratamento, protocolos mais eficientes, resultado significativos, rápida recuperação e redução dos riscos pós-operatórios.

3 Protocolo Clínico - Versão Integral Emissão de laser pulsado Sistema SmartPulse O SmartPulse permite a emissão pulsada, precisa e perfeitamente controlada de energia, esta ocorre em duas etapas sequênciais: de Ablação e de Efeito Térmico (desnaturação térmica), dois efeitos em um único pulso. Na primeira ocorre a emissão de grande parte da energia logo no início do pulso e na segunda com a liberação do restante de energia nas camadas mais profundas da derme. Devido a estas caracteristicas de emissão a tecnologia SmartPulse minimiza efeitos colaterais de outras formas pulsadas e da emissão contínua de laser. Este recurso está sempre ativo, tanto durante as fases de escaneamento tradicional quanto no modo fracionado. Ablação Na primeira etapa de emissão do pulso é liberada uma grande quantidade de energia em um tempo muito curto promovendo uma alta potência de pico e uma rápida ablação da epiderme e das primeiras camadas da derme com teor mais baixo de água. Efeito Térmico Após esta rápida vaporização, a energia remanescente do pulso espalha o calor na derme profunda rica em água, gerando uma retração imediata e promovendo a produção de novo colágeno. Com isso o dano à epiderme é mínimo, possibilitando um reduzido tempo de recuperação. Resumidamente este formato especial de emissão, SmartPulse, tem um papel importante, ao dividir a emissão em duas etapas: a primeira (aproximadamente 10% de todo o tempo do pulso) emite alta potência de pico capaz de criar uma abertura na epiderme e, a segunda, libera e espalha o calor na derme profunda. Permitindo um tratamento mais seguro que a emissão contínua ou de outras formas pulsadas. Neste modo de emissão pulsado o scanner libera a energia à laser uniformemente sobre a pele, mantendo DOTs (pontos) fisicamente equidistantes, possibilitando a desnaturação da pele e proteção das áreas adjacentes, as quais atuam como promotores de reparo tissular.

4 Fracionamento Temporal Sistema SmartStack O Sistema SmartStack introduziu um recurso inovador - o fracionamento temporal. Isso permite que em uma única aplicação seja possível a repitação do pulso do laser em um mesmo ponto (DOT) por até 5 vezes. Desta forma, em cada aplicação o laser pode emitir em cada ponto de 1 a 5 "pacotes" iguais de energia. O SmartStack pode ser usado de duas formas bastante contrastantes: No primeiro modo de operação se utiliza potências maiores que 20W, produzindo ablação profunda, mas sempre com um efeito térmico significativo ao redor da área vaporizada. O segundo modo mais inovador, associa-se ao fracionamento especial da energia o fracionamento temporal. Desta forma, ao invés de se utilizar toda a energia em um único pulso, a energia total é fracionada no tempo, gerando benefícios. Os subpulsos resultantes do fracionamento permitem um resfriamento da pele entre as micro emissões, reduzindo o dano térmico do tecido adjacente e garantindo menos eritema sem comprometer o efeito de retração e o estímulo de colágeno desejado. A figura a seguir fornece uma melhor ideia do efeito de fracionamento temporal produzido pelo sistema SmartStack. Como exposto acima, ocorre uma redução do eritema, este fica menos evidente, quando se utiliza um Stack maior comparativamente a aplicação com Stack 1. Observou-se também que o uso do stack promove também uma redução da dor durante a realização do procedimento.

5 O uso dos modos fracionados (especial e temporal) objetiva reduzir os efeitos colaterais perigosos e severos produzidos pelas altas concentrações de energia emitida que superaquece a derme gerando todas as desvantagens que fizeram esta técnica ser abandonada. Todos os esforços feitos neste sentido, objetivam a obtenção de um bom efeito de retração e a redução a um mínimo os efeitos colaterais, cujo principal componente é o eritema. Todos os recursos inovadores trazidos pela Deka Laser e acima exposto (Fracionamento Espacial Sistema DOT ; Emissão pulsada Sistema SmartPulse ; Fracionamento Temporal Sistema SmartStack ) tem este objetivo. Com base no protocolo e configurando-se os parâmetros disponíveis no SmartXide DOT (, Tempo de Permanência, Espaçamento e Nível SmartStack) é possível se prever o grau de eritema e o efeito de retração. Tendo em mente estes conceitos, é possível se realizar o tratamento de forma mais segura, planejada e de acordo com os resultados e tempo de recuperação desejados. A fórmula abaixo permite, caso o médico deseje, realizar as projeções e avaliações. Fazendo-se uma rápida análise da fórmula acima, deduz-se que reduzindo-se a e/ou o Tempo de Emissão e/ou aumentando-se o Espaçamento, é possível se reduzir a fluência (J/cm2) e controlar seu efeito térmico na pele. Protocolo Clínico Modo de Uso Nos protocolos a seguir expostos os tratamentos estão diferenciados pela corn a sua tarja superior esquerda. Na tarja cinza a direita vem a indicação, para um mesmo tratamento a possibilidade de uso no Modo Padrão (Stack 1) ou no Modo SmartStack pré-configurado, com uso da fórmula supra citada. Primeiramente selecione o tratamento, depois o modo de configuração (Padrão ou SmartStack) na seguencia: o fototipo e os respectivos parâmetros: potência, espaçamento, tempo de exposição e o SmartStack indicado. :: ATENÇÃO: Antes do início de cada aplicação confira sempre, se os parâmetros configurados estão corretos ::

6 Protocolo Clínico - Versão Integral Procedimetos Cirúrgicos e Configuração Ao final deste protocolo, encontra-se a Tabela de Procedimentos Cirúrgicos assim como a orientação de como configura-los.

7 1.1.1 Rejuvenescimento Leve Padrão (usual) - Stack 1 W Dell Time mj % I , ,3 II ,3 III , ,3 IV ,49 9 5,3 V ,33 6 5,3 VI ,25 6 4, Rejuvenescimento Leve ( ) Ablação (+) Efeito Térmico SmartStack W Dell Time Nível mj % Stack I , ,3 II ,3 III , ,3 IV ,49 9 5,3 V ,33 6 5,3 VI ,26 6 5, Rejuvenescimento Leve (+) Ablação (-) Efeito Térmico SmartStack W Dell Time Nível mj % Stack I ,14 24,0 5,3 II ,86 18,0 5,3 III ,66 12,0 5,3 IV ,50 12,0 4,6 V ,35 12,0 4,0 VI ,26 12,0 3,5 - Cobrir uniformemente toda a face do paciente. - Este parâmetro é considerado leve, sem riscos para o paciente. - Na dúvida do fototipo de pele, utilize sempre o parâmetro mais alto, ou seja, se achar que o fototipo do paciente é III, use parâmetros do IV. - Evitar sobreposição.

8 1.2.1 Rejuvenescimento Médio Padrão (usual) - Stack 1 W Dell Time mj % I ,0 II ,0 III , ,0 IV , ,0 V ,74 9 8,0 VI ,50 6 8, Rejuvenescimento Médio ( ) Ablação (+) Efeito Térmico SmartStack W Dell Time Nível mj Stack % I ,0 II ,0 III , ,0 IV , ,0 V ,74 9 6,2 VI ,50 6 6, Rejuvenescimento Médio (+) Ablação (-) Efeito Térmico SmartStack W Dell Time Nível mj % Stack I ,48 30,0 5,3 II ,98 24,0 5,3 III ,49 18,0 5,3 IV ,99 12,0 4,6 V ,77 12,0 4,0 VI ,50 12,0 3,5 - Cobrir uniformemente toda a face do paciente. - Este parâmetro é considerado médio, indicamos fazer primeiro um teste. - Evitar sempre a sobreposição geral, fazer apenas localizada nas áreas de maior reclamação. - Na dúvida do fototipo de pele, utilize sempre o parâmetro mais alto, ou seja, se o fototipo do paciente é III, use parâmetros do IV, é melhor ser menos agressivo na primeira sessão para conhecer melhor a reação da pele do paciente. - Fazer acabamento.

9 1.3.1 Rejuvenescimento Forte Padrão (usual) - Stack 1 W Dell Time mj % I , ,3 II , ,3 III , ,3 IV , ,0 V ,24 15,0 8, Rejuvenescimento Forte ( ) Ablação (+) Efeito Térmico SmartStack W Dell Time Nível mj % Stack I ,98 36,0 13,3 II ,15 30,0 13,3 III ,91 21,0 13,3 IV ,49 18,0 8,7 V - VI ,13 15,0 8, Rejuvenescimento Forte (+) Ablação (-) Efeito Térmico SmartStack W Dell Time Nível mj % Stack I ,98 36,0 13,3 II ,15 30,0 13,3 III ,32 24,0 13,3 IV ,49 18,0 8,7 V - VI ,20 12,0 8,7 - Cobrir uniformemente toda a face do paciente. - Este parâmetro é considerado forte, tenha certeza que o paciente não está fazendo uso de nenhum medicamento citado nas Instruções de Segurança, faça o teste preliminar. - Caso o paciente esteja bronzeado utilize como parâmetro o fototipo correspondente a tonalidade da pele. - Na dúvida do fototipo de pele, utilize sempre o parâmetro mais alto, ou seja, se achar que o fototipo do paciente é III, use parâmetros do IV, é melhor ser menos agressivo na primeira sessão, conhecer melhor a reação no paciente e não assusta-lo. - Evitar sempre a sobreposição. - Fazer acabamento.

10 2.1.1 Resurfacing Leve (Envelhecimento Cutâneo) Novo Protocolo - Stack 1 Dell Time (..) mj (.) I , ,0 II , ,3 III , ,0 IV , ,0 V - VI ,73 17,5 4,0 Asiática Clara , ,8 Asiática Escura ,53 7,5 19, Resurfacing Leve (Envelhecimento Cutâneo) SmartStack Dell Time Nível Stack (..) mj (.) I , ,3 II , ,7 III , ,3 IV , ,3 V - VI , ,3 - Cobrir uniformemente toda a face do paciente. - Este parâmetro é considerado leve, tenha certeza que o paciente não está fazendo uso de nenhum medicamento citado nas Instruções de Segurança, faça o teste preliminar. - Na dúvida do fototipo de pele, utilize sempre o parâmetro mais alto, ou seja, se achar que o fototipo do paciente é III, use parâmetros do IV, é melhor ser menos agressivo na primeira sessão, conhecer melhor a reação no paciente e não assusta-lo. - Fazer acabamento.

11 2.2.1 Resurfacing Severo (Envelhecimento Cutâneo) Novo Protocolo - Stack 1 Dell Time (..) mj (.) I , ,0 II , ,3 III , ,0 IV , ,0 V - VI ,56 37,5 4, Resurfacing Severo (Envelhecimento Cutâneo) SmartStack Dell Time Nível Stack (..) mj (.) I , ,7 II , ,7 III , ,7 IV , ,7 V VI , ,3 - Cobrir uniformemente toda a face do paciente. - Este parâmetro é considerado forte, tenha certeza que o paciente não está fazendo uso de nenhum medicamento citado nas Instruções de Segurança, faça o teste preliminar. - Na dúvida do fototipo de pele, utilize sempre o parâmetro mais alto, ou seja, se achar que o fototipo do paciente é III, use parâmetros do IV, é melhor ser menos agressivo na primeira sessão, conhecer melhor a reação no paciente e não assusta-lo. - Se aplicação localizada, fazer arremate em torno de toda a área ou utilizar outro parâmetro complementar.

12 3.1 Cicatriz Acne Superficial Padrão (usual) - Stack 1 Dell Time (..) mj (.) I ,49 18,0 5,3 II ,24 15,0 5,3 III ,99 12,0 5,3 IV ,67 10,5 5,3 V ,58 9,0 5,3 VI ,41 7,5 4 - Até fototipo III, pode ser realizado procedimento apenas na lesão, fototipos IV e V, fazer a face toda. - Na dúvida do fototipo de pele, utilize sempre o parâmetro mais alto, ou seja, se achar que o fototipo do paciente é III, use parâmetros do IV, é melhor não ter um bom resultado na primeira sessão do que queimar o paciente. - Evitar sempre a sobreposição. - Neste caso a potência do laser foi alterado, observar esta mudança. - Para fototipos IV e V o foi alterado, observar esta mudança. - Se aplicação localizada, fazer arremate em torno de toda a área ou utilizar outro parâmetro complementar.

13 3.2.1 Cicatriz Acne Profunda Padrão (usual) - Stack 1 Dell Time (..) mj (.) I , ,7 II , ,7 III , ,7 IV , ,7 V , ,2 VI , , Cicatrizes Acne & Hipertróficas SmartStack Dell Time Nível Stack (..) mj (.) I , ,3 II , ,7 III , ,7 IV , ,7 V - VI , ,3 Asiática Clara , ,3 Asiática Escura , ,3 - Cicatriz de Acne Profunda (ice picks e túneis) tomando como base o protocolo (3.2.1) indicado para o fototipo utilizar a procedimento análogo a Técnica de Croll (Chemical Reconstruction Of Skin Scars) substituindo-se o ácido tricloroacético pela ação do laser com benefícios: configura-se no scanner a figura do hexágono, depois reduz-se o tamanho deste para 20% ou ponto. Em seguida reduz-se aos poucos o espaçamento (DOT OFF só para usuários muito experientes), em seguida aplicar pontualmente nos locais das depressões profundas. Posteriormente, finalizar o procedimento escaneando toda a área e sobrepondo as aplicações com o protocolo configurando DOT ON e o espaçamento indicado para o fototipo (Atenção! Confira antes de aplicar.). Realizar arremate (degradê) em toda borda do procedimento. - Até fototipo III, pode ser realizado procedimento apenas na lesão, fototipos IV e V, fazer a face toda, realizando arremate (degradê) em toda borda. - Na dúvida do fototipo de pele, utilize sempre o parâmetro mais alto, ou seja, se achar que o fototipo do paciente é III, use parâmetros do IV, seja cauteloso.

14 4.1 Cicatriz Queloidiana / Cirúrgica Padrão (usual) - Stack 1 Dell Time (..) mj (.) I , ,7 II , ,7 III , ,7 IV , ,7 V , ,7 VI , ,7 4.2 Cicatriz Queloidiana / Cirúrgica Novo Protocolo - Stack 1 Dell Time (..) mj (.) I , ,3 II , ,3 III , ,3 IV , ,3 Asiática Clara , ,7 Asiática Escura , ,7 - Para Cicatrizes Quelóides, em fototipos III, IV e V fazer procedimento somente dentro da mesma. Isso é possível graças aos formatos geométricos do Scanner. Se a cicatriz for na face, cobrir por completo. Com este parâmetro na cicatriz e o resto da face com protocolo de rejuvenescimento desejado. - Na dúvida do fototipo de pele, utilize sempre o parâmetro mais alto, ou seja, se achar que o fototipo do paciente é III, use parâmetros do IV, é melhor não ter um bom resultado na primeira sessão do que queimar o paciente. - Se aplicação localizada, fazer arremate em torno de toda a área ou utilizar outro parâmetro complementar.

15 5.1 Estrias (tratamento localizado) Padrão (usual) - Stack 1 Dell Time (..) mj (.) I , ,3 II , ,3 III , ,3 IV , ,3 V , ,3 VI , ,3 5.2 Estrias (tratamento na área) Padrão (usual) - Stack 1 Dell Time (..) mj (.) I , ,7 II , ,7 III , ,7 IV , ,7 V , ,7 VI , ,7 - Para estrias, em fototipos III, IV e V fazer procedimento somente dentro da mesma. Isso é possível graças aos formatos geométricos do Scanner. - Na dúvida do fototipo de pele, utilize sempre o parâmetro mais alto, ou seja, se achar que o fototipo do paciente é III, use parâmetros do IV, é melhor não ter um bom resultado na primeira sessão do que queimar o paciente. - Não fazer este procedimento em pacientes bronzeados, risco de discrômia. - Se aplicação localizada, fazer arremate em torno de toda a área ou utilizar outro parâmetro complementar.

16 6.1 Manchas Superficiais (melanoses, senis...) Novo Protocolo - Stack 1 Dell Time (..) mj (.) I ,3 II , ,3 III , ,3 IV ,83 7,5 10,7 V ,45 6 7,3 Asiática Clara ,75 7,5 9,6 Asiática Escura ,40 4 9,6 - Até fototipo III, pode ser realizado procedimento apenas na lesão, fototipos IV e V, fazer a face toda. - Na dúvida do fototipo de pele, utilize sempre o parâmetro mais alto, ou seja, se achar que o fototipo do paciente é III, use parâmetros do IV, é melhor não ter um bom resultado na primeira sessão do que queimar o paciente. - Evitar sempre a sobreposição. - Para fototipos IV a V e peles asiáticas o e potência foi alterado, observar esta mudança. - Se aplicação localizada, fazer arremate em torno de toda a área ou utilizar outro parâmetro complementar.

17 6.2 Melasma Novo Protocolo - Stack 1 Dell Time (..) mj (.) I , ,3 II , ,3 III ,62 4,5 13,3 IV , ,3 Asiática Clara , ,3 Asiática Escura ,62 4,5 13,3 - Na dúvida do fototipo de pele, utilize sempre o parâmetro mais alto, ou seja, se achar que o fototipo do paciente é III, use parâmetros do IV, é melhor não ter um bom resultado na primeira sessão do que queimar o paciente. - Evitar sempre a sobreposição. - Para fototipo IV a foi alterada, observar esta mudança. - Se aplicação localizada, fazer arremate em torno de toda a área ou utilizar outro parâmetro complementar.

18 7.1 Pálpebra Superior SmartStack Dell Time Nível Stack (..) mj (.) I , ,3 II , ,7 III , ,3 IV , ,3 V - VI , ,3 7.2 Pálpebra Inferior SmartStack Dell Time Nível Stack (..) mj (.) I , ,3 II , ,7 III , ,3 IV , ,3 V - VI ,74 13,5 5,3 - Utilize a proteção ocular adequada, realize o procedimento com segurança. - Na dúvida do fototipo de pele, utilize sempre o parâmetro mais alto, ou seja, se achar que o fototipo do paciente é III, use parâmetros do IV, é melhor não ter um bom resultado na primeira sessão do que queimar o paciente. - Se aplicação localizada, fazer arremate em torno de toda a área ou utilizar outro parâmetro complementar.

19 8.1 Pescoço, Colo, Braço e Mão Padrão (usual) - Stack 1 Dell Time (..) mj (.) I ,21 14,7 8,0 II ,81 14,7 5,3 III ,61 14,7 4,0 IV ,45 10,8 4,0 V - VI ,37 9,0 4,0 - Tratar sempre toda a área de forma uniforme. - Na dúvida do fototipo de pele, utilize sempre o parâmetro mais alto, ou seja, se achar que o fototipo do paciente é III, use parâmetros do IV, é melhor não ter um bom resultado na primeira sessão do que queimar o paciente. - Evitar sempre a sobreposição. - Fazer arremate em torno de toda a área ou utilizar outro parâmetro complementar.

20 9.0 Cirurgia Dermatológica - Procedimentos do Manual Clínico* (*) Encontram em destaque (e nesta cor) os tratamentos que se encontram, não só no Manual Clínico (MC), mas também no Bloco de Notas do equipamento, os demais em preto encontram-se só no Manual Clínico e aqui trancrevemos. Tratamento Modo de Emissão (PW -Pulsado; CW -Contínuo) Adenoma Sebáceo PW 1,5-3,0 Nível (Ablação / Profundidade) Frequência (Repetição) Aplic (F / DF) Observações Hz F / DF Anestesia tópica. /2,5 Angioma Tuberoso PW 4,0-7, Melhor se utilizado em combinação com laser Nd:YAG ou laser de corante (Dye laser). Anestesia infiltrativa. Angioqueratoma PW 1,5-5, Anestesia tópica. Balanite Xerótíca Obliterante PW 2,5 20 Anestesia tópica ou infiltrativa de acordo com o tamanho da lesão. Baslanite de Zoon** PW 1,0-2, Anestesia tópica ou infiltrativa de acordo com o tamanho da lesão. Carcinoma Espinocelular PW 2,5-8, Somente casos selecionados. Realize biópsia incisional. Anestesia infiltrativa. Cicatriz de Acne PW 0,5-1, F/ DF Tratamento DOT sugerido. Anestesia tópica. /3,0 Cicatriz Hipertrófica PW 0,5-3, Tratamento DOT sugerido. Anestesia tópica. Cisto PW 2,5 20 Anestesia infiltrativa. Condiloma Acuminado 2 PW 1,5 - / F / DF Anestesia tópica. Condrodermatite Nodular da Hélice PW 0,5/ 1,0-2,5 /3, /20-50 DF Anestesia tópica ou infiltrativa de acordo com o tamanho da lesão. Doença de Boen PW 2,0 20 Realize biópsia incisional. Anestesia infiltrativa. Doença de Paget PW 0,5-3, Anestesia infiltrativa. Realize biopsia incisional. Doença de Queyrat** PW 2,0 20 Anestesia infiltrativa. Realize biopsia incisional. Fibroma Molusco PW 0,5-1, F Anestesia tópica. /3,0 Granuloma Piogênico PW 2,5-8, Anestesia infiltrativa.

21 9.0 Cirurgia Dermatológica - Procedimentos do Manual Clínico* (continuação) (*) Encontram em destaque (e nesta cor) os tratamentos que se encontram, não só no Manual Clínico (MC), mas também no Bloco de Notas do equipamento, os demais em preto encontram-se só no Manual Clínico e aqui trancrevemos. Tratamento Modo de Emissão (PW -Pulsado; CW -Contínuo) Nível (Ablação / Profundidade) Frequência (Repetição) Aplic (F / DF) Observações Hz Hemangiofibroma PW 1,5-3, Melhor se usado em combinação com Laser Nd:YAG ou laser de corante (Dye Laser). Hemangioma PW 4, Não é tratamento eletivo. Alto risco de resultados com cicatrizes. Melhor usar um laser vascular como laser de corante (Dye Laser). Hidrocistoma Apócrino PW 0,5-2,0 10 F / DF Lentigo Maligno PW 0,5-3, Realize biópsia incisional. Anestesia infiltrativa. Lesões Pigmentadas PW 1,5 10 Tratamento DOT sugerido. Superficiais** Leucoplaquia PW 0,5-5, /50 F / DF Realize biópsia incisional. Linfangiona PW 0,5-3, Somente lesão circunscrita. Neurofibroma PW 0,5-3, F / DF Anestesia infiltrativa (em caso de tamanho grande). /2,5 Nevo Aracniforme PW 3,0-8,0 80 Não é tratamento eletivo. Alto risco de resultados com cicatrizes. É melhor usar um laser vascular como Nd:YAG. Nevo Dérmico PW 0,5-4, F / DF Nevo Epidérmico PW 0,5-3, F / DF Nevo Sebáceo PW 1, DF Anestesia infiltrativa. Queilite Actínica PW 1,0-2, F / DF Anestesia tópica. /0,5-5,0 Queloide PW 0, F / DF Tratamento DOT sugerido. Anestesia tópica. Queratose Actínica - espessa [mc] PW 5,0 50

22 9.0 Cirurgia Dermatológica - Procedimentos do Manual Clínico* (continuação) (*) Encontram em destaque (e nesta cor) os tratamentos que se encontram, não só no Manual Clínico (MC), mas também no Bloco de Notas do equipamento, os demais em preto encontram-se só no Manual Clínico e aqui trancrevemos. Tratamento Modo de Emissão (PW -Pulsado; CW -Contínuo) Nível (Ablação / Profundidade) Frequência (Repetição) Aplic (F / DF) Observações Hz Queratose Actínica - PW 1,5 10 Anestesia tópica. Movimentos espirais iniciando a partir superficial [mc] das bordas para o centro. Queratose Seborreica PW 0,5-3, F / DF Anestesia tópica. [mc] Rinofima Glandular 1 PW 2, F / DF Fase de aspereza. Anestesia infiltrativa Rinofima Glandular 2 PW 2,5-5,0 20 DF Fase final. Anestesia infiltrativa. Seringoma PW 0,5-3, F / DF Anestesia infiltrativa. /2,5 Telangiectasia Facial PW 3,0-8,0 80 Não é tratamento eletivo. Alto risco de resultados com cicatrizes. É melhor usar um laser vascular como Nd:YAG. Tricoepitelioma PW 0,5-5, /50 F / DF Anestesia infiltrativa. Verruga Vulgaris 1 PW 4, Anestesia tópica. Verruga Vulgaris 2 PW 2,5 20 Anestesia tópica ou infiltrativa de acordo com o tamanho da lesão. Verruga Plantar** CW 8-10 Anestesia infiltrativa. Xantelasma PW 0,5-3, DF Anestesia infiltrativa. - * Na coluna NÍVEL, as faixas sugeridas para o ajuste de nível são apresentadas. Considere que, usualmente, o procedimento inicia com ajuste de valor de nível mais alto (que corresponde a um efeito de ablação cutâneo mais profundo) para a fase de aspereza. No final do procedimento, o valor de nível é reduzido para realizar toques finais mais precisos. - ** Tratamento não incluído no Menu de Tratamento do sistema SmartXide DOT.

23 9.1 Cirurgia Dermatológica - Procedimentos Pré-configurados (Bloco de Notas) Tratamento Modo de Emissão (PW -Pulsado; CW -Contínuo) Nível (Ablação / Profundidade) Frequência (Repetição) Aplic (F / DF) Hz Condiloma Acuminado 1 CW 4-10W DF Doença Pringle Bourneville PW 1,0-1,5 10 DF Doença Favre-Rachouchot PW 0,5-2, F / DF Discromias Superficiais PW 0,5-1,0 10 DF Milium PW 0.5-1,0 10 F Otofima PW 1,0-5, F / DF Papilomatosis Oral PW 3,0-5,0 20 F / DF Pápula Perolada PW 0,5-1, F / DF Queratose Actínica PW 0,5-3, DF Queratose Seborreica - PW 0,5-4, F / DF d<0,5cm Queratose Seborreica - CW 7,0 - DF d>0,5cm - 1 Queratose Seborreica - PW 0,5-6, F / DF d>0,5cm - 2 Verruga Comum 1 CW 3-4W DF Verruga Comum 2 PW 1,0-6, F / DF Verruga Filiforme PW 0,5-2,0 10 F / DF Verruga Plana PW 0,5-2,0 10 F / DF Verruga de Pé CW 3-5W DF Carcinoma Spinocelular PW 2,5-8, Carcinoma Basocelular PW 0,5-8, Mini-Resurfacing PW Blefaroplastia PW 5W 50 Observações

24 10. Cirurgia Ginecológica - Procedimentos Pré-configurados (Bloco de Notas) Tratamento Modo de Emissão (PW -Pulsado; CW -Contínuo) Nível (Ablação / Profundidade) Frequência (Repetição) Aplic (F / DF) Observações Hz Condiloma Acuminado PW 9, c/micromanipulador KM GIN Condiloma Anal PW 9, c/micromanipulador KM GIN Condiloma Plano PW 5,0-6,0 10 c/micromanipulador KM GIN Condiloma Vaginal PW c/micromanipulador KM GIN Condiloma Vulvar PW 3,0-4,0 10 c/micromanipulador KM GIN Neoplasia Vulvar PW c/micromanipulador KM GIN Verruga PW 3,0-4,0 10 c/micromanipulador KM GIN

25 Configuração - Procedimetos Cirúrgicos Selecione e figura do Bloco de Notas, localizada na base das telas Cirúrgicas e do Hi-Scan, aparesendo na tela seguinte Categoria de Tratamento (Figura 01), pressione o botão Dermatologia que abrirá uma lista de tratamentos (Figura 02). Figura 01 Figura 02 As setas a esquerda (H)(Figura 02) possibilitam a troca de página (G) para os demais procedimentos, para selecionar um basta clicar sobre ele e apertar o botão Seletc., na base da tela, que abrirá a tela pré-configurada do procedimento (Figura 04) e depois os botões ON e OPER. Entendendo a Tela de Procedimentos Cirúrgicos (Figura 02 e 04) (A) Tratamento; (B) Tipo de Emissão: Pulsada (PW); Contínua (CW); (C) Nível: 0,5-15; 20; 30; 40 / (D) Freqüência: 5; 10; 20; 50; 80; 100hz / (E) : em atts(w) resultante dos valor: Nível x Freqüência, que aparece após pressionar ON e OPER. (F) Resumo: abrangência do protocolo (Figura 03).

26 Configuração - Procedimetos Cirúrgicos (continuação) Entendendo a Tela de Procedimentos Cirúrgicos (Figura 02 e 04) (A) Tratamento; (B) Tipo de Emissão: Pulsada (PW); Contínua (CW); (C) Nível: 0,5-15; 20; 30; 40 / (D) Freqüência: 5; 10; 20; 50; 80; 100hz / (E) : em atts(w) resultante dos valor: Nível x Freqüência, que aparece após pressionar ON e OPER. (F) Resumo: abrangência do protocolo (Figura 03). Figura 03 Figura 04 Na tela do procedimento (Figura 04) (A) indica o tratamento e (B) a interrogação leva ao resumo do protocolo (Figura 03). O botão Exposição desta tela tem 03 opções: único; repetição; contínuo. Quanto maior o Nível maior será o comprimento de onda e conseguentemente a profondidade de ablação Ajustes Nível: 0,5-15; 20; 30; 40 / Freqüência: 5; 10; 20; 50; 80; 100hz / Exposição: único; repetição; contínuo Emissão: Pulsada (PW); Contínua (CW); : em atts(w) resultante dos valor: Nível x Freqüência. Tipo de Aplicação Focado (F); Ligeiramente Desfocado (DF), distanciandose o handpiece um pouco além do seu espaçador.

27 Classificação de s Antes de iniciar o tratamento que será necessário para avaliar o fototipo do paciente, pois o pigmento da pele poderia competir com o verdadeiro alvo da absorção seletiva de radiação da luz. Cabelo Cor da pele Cor dos olhos Reação ao sol I ruivo clara azul-acinzentado fica vermelho, não bronzeia II loiro clara azul fica vermelho, não bronzeia III moreno marrom claro marrom fica vermelho e bronzeia IV pardo marrom médio marrom escuro Bronzeia V preto marrom escuro preto Bronzeia VI preto preto preto Bronzeia

Protocolo Clínico - Versão Integral. P r o t o c o l o C l í n i c o - Versão Integral 9.7.1

Protocolo Clínico - Versão Integral. P r o t o c o l o C l í n i c o - Versão Integral 9.7.1 Protocolo Clínico - Versão Integral P r o t o c o l o C l í n i c o - Versão Integral 9.7.1 2014 Sobre o Protocolo Clínico O presente manual é meramente informativo. Os protocolos descritos são de natureza

Leia mais

LUZ INTENSA PULSADA FOTOREJUVENESCIMENTO. Princípios Básicos - P arte II. Dra Dolores Gonzalez Fabra

LUZ INTENSA PULSADA FOTOREJUVENESCIMENTO. Princípios Básicos - P arte II. Dra Dolores Gonzalez Fabra LUZ INTENSA PULSADA Princípios Básicos - P arte II FOTOREJUVENESCIMENTO Dra Dolores Gonzalez Fabra O Que é Fotorejuvescimento? Procedimento não ablativo e não invasivo. Trata simultaneamente hiperpigmentações,

Leia mais

LUZ INTENSA PULSADA. Princípios Básicos. Dra Dolores Gonzalez Fabra

LUZ INTENSA PULSADA. Princípios Básicos. Dra Dolores Gonzalez Fabra LUZ INTENSA PULSADA Princípios Básicos Dra Dolores Gonzalez Fabra Fazemos o Uso da L.I.P. ( não é laser) e do laser de Nd Yag, conforme a necessidade. * L.I.P. para lesões pigmentares, telangectasias,

Leia mais

SAJ. Cadastro Excepcional para Processos Digitais

SAJ. Cadastro Excepcional para Processos Digitais SAJ Cadastro Excepcional para Processos Digitais Objetivo: Este documento tem por objetivo descrever passo a passo do procedimento de Cadastro Excepcional para transpor os Processos Físicos, oriundos de

Leia mais

1.2) Na tela seguinte, o primeiro item a ser selecionado é o Unidade Acumuladora1.

1.2) Na tela seguinte, o primeiro item a ser selecionado é o Unidade Acumuladora1. MANUAL DA NOVA VERSÃO DE ARQUIVAMENTO DO CPROD Na nova versão de Arquivamento que está sendo implementada no CPROD, antes de realizarmos o Arquivamento do Processo ou Documento em si, temos que criar no

Leia mais

Multiplataforma expansível que oferece. a exclusiva tecnologia ELOS. www.skintecmedical.com.br. Sinergia da Luz e Radiofrequência

Multiplataforma expansível que oferece. a exclusiva tecnologia ELOS. www.skintecmedical.com.br. Sinergia da Luz e Radiofrequência Multiplataforma expansível que oferece TM a exclusiva tecnologia ELOS Sinergia da Luz e Radiofrequência Ajuste individual da Energia Óptica e da Energia de RF para alcançar a máxima eficiência. Interface

Leia mais

Volte ao Menu Principal e escolha a opção Acesso Manual

Volte ao Menu Principal e escolha a opção Acesso Manual Treinamento de Biometria Parte 2 Agora que já cadastramos os funcionários e suas respectivas biometrias com sucesso, vamos conhecer as telas de movimento do sistema, aonde o sistema ficará a maior parte

Leia mais

Dicas de uso - Render Up

Dicas de uso - Render Up Dicas de uso - Render Up (versão 3.6.7 ou superior) Desenvolvido por: Promob Software Solutions Rua dos Cinamomos - 517 - Cinquentenário CEP 95012-140 - Caxias do Sul - RS Brasil Fone/Fax: 54 3209 9200

Leia mais

Elight + IPL 01. Fotodepilação Fotorejuvenescimento Tratamento de lesões vasculares Tratamento do acne e pigmentação

Elight + IPL 01. Fotodepilação Fotorejuvenescimento Tratamento de lesões vasculares Tratamento do acne e pigmentação Elight + IPL 01 Fotodepilação Fotorejuvenescimento Tratamento de lesões vasculares Tratamento do acne e pigmentação 1. ELIGHT VS IPL O IPL (Luz Pulsada Intensa) é a última tecnologia desenvolvida após

Leia mais

O QUE É REJUVENESCIMENTO A LASER

O QUE É REJUVENESCIMENTO A LASER O QUE É REJUVENESCIMENTO A LASER O TITAN, A LUZ PULSADA e o ND: YAG Clínica Naturale 2008 Autor Prof. Dr. Miguel Francischelli Neto Clínica Naturale Av. Moema, 87 cj 51-52, Moema, São Paulo - SP, Brasil

Leia mais

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto 4 Segmentação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a segmentação do áudio em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas. É importante mencionar que as mudanças

Leia mais

Astra LX Pré-impressão de etiquetas Guia para o processo de pré-impressão de etiquetas no Programa AstraLX.

Astra LX Pré-impressão de etiquetas Guia para o processo de pré-impressão de etiquetas no Programa AstraLX. 2011 www.astralab.com.br Astra LX Pré-impressão de etiquetas Guia para o processo de pré-impressão de etiquetas no Programa AstraLX. Equipe Documentação Astra AstraLab 30/08/2011 1 Sumário Pré-impressão

Leia mais

MANUAL TISS Versão 3.02.00

MANUAL TISS Versão 3.02.00 MANUAL TISS Versão 3.02.00 1 INTRODUÇÃO Esse manual tem como objetivo oferecer todas as informações na nova ferramenta SAP que será utilizada pelo prestador Mediplan, a mesma será responsável para atender

Leia mais

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 A LEGO Education tem o prazer de trazer até você a edição para tablet do Software LEGO MINDSTORMS Education EV3 - um jeito divertido

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

ESTEIRA MASSAGEADORA 10 MOTORES E-1500RM MANUAL DE INSTRUÇÕES

ESTEIRA MASSAGEADORA 10 MOTORES E-1500RM MANUAL DE INSTRUÇÕES ESTEIRA MASSAGEADORA 10 MOTORES E-1500RM MANUAL DE INSTRUÇÕES Índice 1. CUIDADOS...3 2. LIMPEZA...4 3. MODO DE USAR...4 4. DETALHES DO PRODUTO...5 5. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS...6 6. TERMOS DE GARANTIA...6

Leia mais

LUZ INTENSA PULSADA. Profile BBL. www.traderm.com.br

LUZ INTENSA PULSADA. Profile BBL. www.traderm.com.br LUZ INTENSA PULSADA 1 Profile BBL A Luz Intensa Pulsada (LIP) veio para ficar. Há cerca de 15 anos, quando foi lançada, havia um descrédito muito grande ao uso da LIP. A idéia inicial seria substituir

Leia mais

Exercício 1: Ajustes rápidos em retrato

Exercício 1: Ajustes rápidos em retrato UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM DESIGN DE MODA ILUSTRAÇÃO I PROFESSORA GISELE DOS SANTOS Exercício 1: Ajustes rápidos em retrato Figura 01: Foto

Leia mais

Portal de Fornecedores Não-Revenda

Portal de Fornecedores Não-Revenda Portal de Fornecedores Não-Revenda Emissão de Nota Fiscal e Criação de Espelho Consulte neste manual os procedimentos para emissão de Nota Fiscal para o Walmart e as atividades relativas à Criação do Espelho

Leia mais

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano Formatação condicional utilizando o valor da célula O que é? Algumas vezes é preciso destacar os valores, ou seja, como colocar em vermelho ou entre parênteses, os negativos, e de outra cor os positivos,

Leia mais

Manual das planilhas de Obras

Manual das planilhas de Obras Manual das planilhas de Obras Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 01. Pedidos... 3 Pedido de material detalhado;... 3

Leia mais

BH PARK Software de Estacionamento

BH PARK Software de Estacionamento BH PARK Software de Estacionamento WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Contrato de Manutenção...

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

Câncer de Pele. Os sinais de aviso de Câncer de Pele. Lesões pré câncerigenas. Melanoma. Melanoma. Carcinoma Basocelular. PEC SOGAB Júlia Käfer

Câncer de Pele. Os sinais de aviso de Câncer de Pele. Lesões pré câncerigenas. Melanoma. Melanoma. Carcinoma Basocelular. PEC SOGAB Júlia Käfer Lesões pré câncerigenas Os sinais de aviso de Câncer de Pele Câncer de Pele PEC SOGAB Júlia Käfer Lesões pré-cancerosas, incluindo melanoma, carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular. Estas lesões

Leia mais

MANUAL DE PROCESSO DIGITAÇÃO DE CONTAS MÉDICAS PORTAL WEB. Última atualização: 29/08/2014 1

MANUAL DE PROCESSO DIGITAÇÃO DE CONTAS MÉDICAS PORTAL WEB. Última atualização: 29/08/2014 1 MANUAL DE PROCESSO DIGITAÇÃO DE CONTAS MÉDICAS PORTAL WEB 1 Índice 1. Acesso ao Portal WEB... 2. Digitação de Contas Médicas... 2.1. Criação de Protocolo... 2.1.1. Digitação Contas... 2.1.1.1. Guia Consulta...

Leia mais

Criando Quiz com BrOffice.impress

Criando Quiz com BrOffice.impress Criando Quiz com BrOfficeimpress A ferramenta de apresentação possibilita o desenvolvimento de várias atividades interativas como: Sete erros Quiz (Perguntas/Respostas), Colocar em ordem objetos, alfabeto,

Leia mais

Construção do Boxplot utilizando o Excel 2007

Construção do Boxplot utilizando o Excel 2007 1 Construção do Boxplot utilizando o Excel 2007 (1 Passo) Vamos digitar os dados na planilha. Para isso temos três banco de dados (Dados 1, Dados 2 e Dados 3), no qual irão gerar três Boxplot. Figura 1

Leia mais

4 / Nova tela de Descrição Cirúrgica - Médicos. O que mudou?

4 / Nova tela de Descrição Cirúrgica - Médicos. O que mudou? Nova tela de Descrição Cirúrgica - Médicos. O que mudou? 1 Possibilidade de inserir uma ou varias descrições por cirurgia (uma para cada procedimento) 2 Possibilidade de inserir varias anestesias por cirurgia

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

Análise de Dados do Financeiro

Análise de Dados do Financeiro Análise de Dados do Financeiro Introdução Para reunir em um só local as informações de contas a pagar e receber cadastradas e/ou geradas no sistema TTransp existe a interface de análise de dados do financeiro.

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle:

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle: COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1 Ilse Abegg e Fábio da Purificação de Bastos e-mail: iabegg@mail.ufsm.br O wiki no Moodle é uma ferramenta de atividade que visa produção escolar colaborativa. Isso significa

Leia mais

43 225 321 027 5.000,00 4250-062 PORTO

43 225 321 027 5.000,00 4250-062 PORTO LASER DÍODO 808 nm Tratamento permanente para todos os tipos de cores de pêlo: Buço, barba, pêlos no peito, axilas, pêlos nas costas, pêlos nos braços, pêlos nas pernas e pêlos indesejáveis fora da linha

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY 1 Índice I - Prefácio...3 II - Instalação do tipo servidor...4 III Obter o nome do computador servidor...17 IV Instalação do tipo cliente...19 V Como inserir a

Leia mais

SMARTXIDE2. A Evolução do Laser de CO2 inicia com o Sistema SmartXide2: Único, Versátil, Multidisciplinar

SMARTXIDE2. A Evolução do Laser de CO2 inicia com o Sistema SmartXide2: Único, Versátil, Multidisciplinar SMARTXIDE2 MEDICINA E ESTÉTICA V2LR CIRURGIA - ODONTOLOGIA 2 SMARTXIDE A Evolução do Laser de CO2 inicia com o Sistema SmartXide2: Único, Versátil, Multidisciplinar SMARTXIDE 2 10 SMARTXIDE 2 CONHECIMENTO

Leia mais

ASSENTO ULTRA MASSAGE RM-AM2206 MANUAL DE INSTRUÇÕES

ASSENTO ULTRA MASSAGE RM-AM2206 MANUAL DE INSTRUÇÕES ASSENTO ULTRA MASSAGE RM-AM2206 MANUAL DE INSTRUÇÕES Índice 1. CUIDADOS...3 2. LIMPEZA...4 3. MODO DE USAR...5 4. DETALHES DO PRODUTO...6 5. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS...7 6. TERMOS DE GARANTIA...7 Apresentação:

Leia mais

Controle do Arquivo Técnico

Controle do Arquivo Técnico Controle do Arquivo Técnico Os documentos existentes de forma física (papel) no escritório devem ser guardados em pastas (normalmente pastas suspensas) localizadas no Arquivo Técnico. Este Arquivo pode

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Manual de digitação de contas Portal AFPERGS

Manual de digitação de contas Portal AFPERGS Manual de digitação de contas Portal AFPERGS 1 Sumário Acesso à função digitação de contas... 3 O que é a Função digitação de contas (DC)... 4 Como proceder na função digitação de conta médica (DC)...

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MANUAL MEDIAWIKI Manual Media Wiki Página 2 Sumário O que é MediaWiki... 4 Acesso ao sistema... 5 Criação do índice principal... 7 Criação de página... 14 Bloqueio/Proteção de página... 17 Manual Media

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Manual. V e r s ã o i P a d

Manual. V e r s ã o i P a d Manual V e r s ã o i P a d índice I. Introdução II. Procedimentos básicos III. A agenda IV. Clientes V. Prontuário VI. Configurações VII. Medicamentos VIII. Tags IX. Receitas X. Contato I Introdução O

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Sumário INSTALAÇÃO DO SIATRON CONDOMÍNIO ATIVAÇÃO DA LICENÇA PRESTADORES DE SERVIÇOS PARÂMETROS DO SISTEMA

Sumário INSTALAÇÃO DO SIATRON CONDOMÍNIO ATIVAÇÃO DA LICENÇA PRESTADORES DE SERVIÇOS PARÂMETROS DO SISTEMA Sumário INSTALAÇÃO DO SIATRON CONDOMÍNIO ATIVAÇÃO DA LICENÇA SIATRON SÍNDICO LOGIN NO SISTEMA FAMÍLIA MORADORES VEÍCULOS FUNÇÃO PÂNICO PRESTADORES DE SERVIÇOS PARÂMETROS DO SISTEMA CONFIGURAÇÕES ACORDA

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO ROTEIRO DE INSTALAÇÃO O objetivo deste roteiro é descrever os passos para a instalação do sistema UNICO, afim, de auxiliar os técnicos e evitar possíveis dúvidas e erros de instalação. Instalador O instalador

Leia mais

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO. 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO. 08 5 PROTOCOLO PENDENTE. 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO.

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO. 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO. 08 5 PROTOCOLO PENDENTE. 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 04 2 ACESSO... 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO... 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO... 08 5 PROTOCOLO PENDENTE... 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO... 11 7 ANDAMENTO DE PROTOCOLO... 12 8 RELATÓRIOS,

Leia mais

LEVANTAMENTO DE MERCADO E SEGMENTAÇÃO DE CLIENTES POR PRODUÇÃO AGRÍCOLA

LEVANTAMENTO DE MERCADO E SEGMENTAÇÃO DE CLIENTES POR PRODUÇÃO AGRÍCOLA LEVANTAMENTO DE MERCADO E SEGMENTAÇÃO DE CLIENTES POR PRODUÇÃO AGRÍCOLA Módulo CRM Siagri AgriBusiness Do ponto de vista tecnológico, o CRM é utilizado para coletar os dados dos clientes, armazená-los

Leia mais

TRATAMENTO ESTÉTICO DA PELE NEGRA. Prof. Esp. Maria Goreti de Vasconcelos

TRATAMENTO ESTÉTICO DA PELE NEGRA. Prof. Esp. Maria Goreti de Vasconcelos TRATAMENTO ESTÉTICO DA PELE NEGRA Prof. Esp. Maria Goreti de Vasconcelos A etnia confere características herdadas que devem ser valorizadas na indicação de procedimentos e tratamentos e na avaliação de

Leia mais

Software. Gerenciamento de Manutenção

Software. Gerenciamento de Manutenção Software Gerenciamento de Manutenção Tutorial Passo a Passo Do Cadastro de Serviço à Consulta de Serviços Realizados Tutorial Recomendações AsinformaçõesutilizadasnestetutorialsãoasmesmasquevocêtemnoseuBancodeDados

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

Sistema Banco de Preços Manual do Usuário OBSERVATÓRIO

Sistema Banco de Preços Manual do Usuário OBSERVATÓRIO Sistema Banco de Preços Manual do Usuário OBSERVATÓRIO da Despesa Pública 1 Sumário O Banco de Preços... 3 Acessando o Banco de Preços... 4 Funções do Banco de Preços... 5 Gerar Preço de Referência...

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Guia Rápido. Copyright 2011 - Todos os direitos reservados.

Guia Rápido. Copyright 2011 - Todos os direitos reservados. Guia Rápido Copyright 2011 - Todos os direitos reservados. SUMÁRIO 1. Informações Gerais...5 1.1 EasyPass... 5 1.2 Vantagens do uso... 6 1.3 Necessidade do re-cadastro... 6 2. Conceitos Básicos...7 2.1

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

MANUAL ZEDIT 32 Índice:

MANUAL ZEDIT 32 Índice: MANUAL ZEDIT 32 Índice: Configuração Painel -------------------------------------------------------------------- 02 à 04 Criar Novo modelo Painel -------------------------------------------------------------

Leia mais

Como gerar arquivos.plt

Como gerar arquivos.plt Como gerar arquivos.plt O formato PLT destina se a uso em plotters. É como se você tivesse um plotter conectado diretamente ao seu computador. No momento que manda imprimir, o AutoCAD (ou qualquer outro

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1 Maio de 2014 2 Sumário Introdução:... 3 Acessórios utilizados:... 4 Instalação:... 5 Abrindo e Conhecendo o Software:... 10 SET PORT... 11 RELOAD MONITOR... 13 BlankCheck... 14 ERASE FLASH... 14 DUMP...

Leia mais

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL Ambiente Virtual de Aprendizagem - MOODLE GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL http://salavirtual.faculdadesaoluiz.edu.br SUMÁRIO 1. Acessando Turmas 4 2. Inserindo Material 4 3. Enviando Mensagem aos Alunos 6

Leia mais

WorkFlow WEB Caberj v20150127.docx. Manual Atendimento Caberj

WorkFlow WEB Caberj v20150127.docx. Manual Atendimento Caberj Manual Atendimento Caberj ÍNDICE CARO CREDENCIADO, LEIA COM ATENÇÃO.... 3 ATENDIMENTO... 3 FATURAMENTO... 3 ACESSANDO O MEDLINK WEB... 4 ADMINISTRAÇÃO DE USUÁRIOS... 5 CRIANDO UM NOVO USUÁRIO... 5 EDITANDO

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...

Leia mais

Manual Web Viewer PACS Unimed Rio Claro - http://pacs.unimedrc.com.br

Manual Web Viewer PACS Unimed Rio Claro - http://pacs.unimedrc.com.br Manual Web Viewer PACS Unimed Rio Claro - http://pacs.unimedrc.com.br Atualizado em 29/01/2013 Este documento orienta sobre a utilização do aplicativo Web Viewer para acesso ao sistema PACS (Sistema de

Leia mais

Manual de Digitação online de guia de SADT Desenvolvido por: Iuri Silva Setor: Inteligência Corporativa Unimed VR BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS!

Manual de Digitação online de guia de SADT Desenvolvido por: Iuri Silva Setor: Inteligência Corporativa Unimed VR BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS! BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS! 1 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema Voxis... 4 3. Digitação de guia de SP/SADT... 5 3.1 Guia em Construção... 10 3.2 Guia Registrada... 11 4. Encaminhar guias

Leia mais

TUTORIAL DE COMPRAS ERP JAD

TUTORIAL DE COMPRAS ERP JAD TUTORIAL DE COMPRAS ERP JAD Emissão e Revisão: 23/04/2015 Revisado por: Juliana Caminho para acessar o módulo de compras para criação de cotações, requisições e pedidos segue abaixo. Neste módulo existem

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO Aprender a utilizar mapas, colocar filtros em tabelas e a criar tabelas e gráficos dinâmicos no MS-Excel. Esse roteiro foi escrito inicialmente para o Excel

Leia mais

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS DO HÁBIL EMPRESARIAL

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS DO HÁBIL EMPRESARIAL CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS DO HÁBIL EMPRESARIAL ÍNDICE Página 1. Orientações iniciais 3 2. Regularização de documentos perante a Receita 3 3. Verificando software e equipamento 4 3.1. Versão

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

1 2 3 W O R K S H O P 4 5 6 W O R K S H O P 7 W O R K S H O P 8 9 10 Instruções gerais para a realização das Propostas de Actividades Para conhecer em pormenor o INTERFACE DO FRONTPAGE clique aqui 11 CONSTRUÇÃO

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 CONSULTA DE PROTOCOLO. 06 4 PROTOCOLO PENDENTE. 08 5 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. 09 6 ANDAMENTO DE PROTOCOLO.

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 CONSULTA DE PROTOCOLO. 06 4 PROTOCOLO PENDENTE. 08 5 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. 09 6 ANDAMENTO DE PROTOCOLO. ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 04 2 ACESSO... 05 3 CONSULTA DE PROTOCOLO... 06 4 PROTOCOLO PENDENTE... 08 5 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO... 09 6 ANDAMENTO DE PROTOCOLO... 10 7 RELATÓRIOS, OFÍCIOS E ETIQUETAS...

Leia mais

PDFsam. Manual de Operação. Superior Tribunal de Justiça. Fevereiro/2012 versão 01 - Manual montado por Rafael Verlangieri

PDFsam. Manual de Operação. Superior Tribunal de Justiça. Fevereiro/2012 versão 01 - Manual montado por Rafael Verlangieri PDFsam Manual de Operação Superior Tribunal de Justiça Índice Visão Geral 3 Acessando o Programa 3 Descrição da Tela Principal 4 Serviços disponíveis no PDFSAM 5 Compositor Visual de Documentos 5 Procedimento:

Leia mais

Módulo SAC Atendimento ao Cliente

Módulo SAC Atendimento ao Cliente Módulo SAC Atendimento ao Cliente Objetivo O Módulo SAC ou Serviço de Atendimento ao Cliente é uma ferramenta que gerencia, cria e administra informações num canal de comunicação informatizado entre a

Leia mais

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação 1 - Como posso inserir mais de um fundo em uma apresentação? 2 - Como uso o slide de uma apresentação em outra apresentação? 3 - Quando recorto um documento

Leia mais

Dicas Satux. Adicionando uma Impressora. Configurando o Primeiro acesso. Adicionar/Remover Programas. Como fazer gravações de CD/DVD

Dicas Satux. Adicionando uma Impressora. Configurando o Primeiro acesso. Adicionar/Remover Programas. Como fazer gravações de CD/DVD Dicas Satux Configurando o Primeiro acesso Adicionando uma Impressora Adicionar/Remover Programas Criando atalhos na área de trabalho Como fazer gravações de CD/DVD Como configurar minha Rede Local Como

Leia mais

Antes de falar sobre protetor solar vamos falar um pouco sobre a Radiação Solar.

Antes de falar sobre protetor solar vamos falar um pouco sobre a Radiação Solar. Proteção Solar PERFECT*SUN Antes de falar sobre protetor solar vamos falar um pouco sobre a Radiação Solar. A Radiação Solar é composta por diversos raios, com diferentes comprimentos de onda, conforme

Leia mais

Orientações, Dicas e Atalhos para registrar e consultar documentos no sistema ERP.

Orientações, Dicas e Atalhos para registrar e consultar documentos no sistema ERP. Orientações, Dicas e Atalhos para registrar e consultar documentos no sistema ERP. 2 Acesso ao sistema: Usuário e Senha (previamente cadastrados). Mudar senha: Menu: Utilitários / Alterar Senha Digitar

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

O Gerenciador de Oficinas é um grande aliado do professor neste trabalho fascinante que é a oficina do texto.

O Gerenciador de Oficinas é um grande aliado do professor neste trabalho fascinante que é a oficina do texto. MANUAL DO GERENCIADOR DE OFICINAS O Gerenciador de Oficinas é um grande aliado do professor neste trabalho fascinante que é a oficina do texto. É por meio dele que é possível inscrever a(s) turma(s) e

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DE PREÇOS

ATUALIZAÇÃO DE PREÇOS ATUALIZAÇÃO DE PREÇOS Guia da Farmácia Para versões anteriores ao release 137 A SoftPharma orienta que, ao efetuar atualização de preços, a farmácia sempre efetue um backup de segurança dos produtos, pois

Leia mais

Manual de backup do banco de dados PostgreSQL - Versão 2. Setembro-2011

Manual de backup do banco de dados PostgreSQL - Versão 2. Setembro-2011 Manual de backup do banco de dados PostgreSQL - Versão 2 Setembro-2011 E-Sales Oobj Tecnologia da Informação Av. D, n. 246, Qd. A-04, Lt.02, Ap. 02, Jardim Goiás Goiânia/GO, CEP: 74805-090 Fone: (62) 3086-5750

Leia mais

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1 1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1.ACESSANDO O SITE DA FEOL 1.1 Endereço do Site O endereço para acessar o site da Fundação Educacional de Oliveira é: www.feol.com.br Obs: experimente digitar apenas feol.com.br

Leia mais

ONICOMICOSE (Infecção Fúngica Ungueal) PROTOCOLO DE USO. Compromisso com a inovação. www.lbtlasers.com.br

ONICOMICOSE (Infecção Fúngica Ungueal) PROTOCOLO DE USO. Compromisso com a inovação. www.lbtlasers.com.br ONICOMICOSE (Infecção Fúngica Ungueal) PROTOCOLO DE USO Guia Clínico Módulo de Laser Nd:YAG 1064nm XL O módulo não refrigerado de Laser Nd:YAG 1064nm dos sistemas Harmony e Harmony pode ser usado para:

Leia mais

Portal nddcargo 4.1.5.0 Manual de Utilização Call Center Visão Administrador

Portal nddcargo 4.1.5.0 Manual de Utilização Call Center Visão Administrador Portal nddcargo 4.1.5.0 Manual de Utilização Call Center Visão Administrador Histórico de alterações Data Versão Autor Descrição 23/11/2012 1 Criação do documento. 2 1. Introdução... 4 2. Funcionalidades

Leia mais