UD II ASSUNTO 7 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (EUA).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UD II ASSUNTO 7 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (EUA)."

Transcrição

1 UD II ASSUNTO 7 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (EUA). OBJETIVOS: -IDENTIFICAR OS ANTECEDENTES COLONIAIS DO PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA AMERICANA. -JUSTIFICAR A EXPANSÃO TERRITORIAL DOS EUA AO LONGO DO SEC XIX, LOCALIZANDO-A GEOGRAFICAMENTE. -ANALISAR OS FATORES DETERMINANTES DA GUERRA DE SECESSÃO. -VERIFICAR A CONTRIBUIÇÃO DA GUERRA DE SECESSÃO PARA O CAPITALISMO EUA.

2 SUMÁRIO 1. ANTECEDENTES. 2. FORMAÇÃO ECONÔMICA COLONIAL. 3. O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA. 4. AS LEIS CENTRALIZADORAS INGLESAS. 5. LUTA PELA INDEPENDÊNCIA. 6. O PÓS-INDEPENDÊNCIA. 7. EXPANSÃO TERRITORIAL (MARCHA PARA O OESTE) 8. GUERRA DA SECESSÃO. 9. CONSEQUÊNCIAS. 10. VERIFICAÇÃO. 11. CONCLUSÃO.

3

4 1. ANTECEDENTES -SEC XVI:PORTUGAL,ESPANHA, POTÊNCIAS DA EUROPA MAIS IMPORTANTES; NOVO MUNDO DESCOBERTO. BUSCA DE METAIS PRECIOSOS ERA O DESIDERATO. - A PARTIR DE 1520, INGLATERRA, FRANÇA E HOLANDA INICIARAM SUAS VIAGENS ATLÂNTICAS E CHEGARAM ÀS ÍNDIAS OCIDENTAIS.

5 - A INGLATERRA ABORDOU A AMÉRICA A PARTIR DE 1570 E NO FINAL DO SEC XVI COLONIZOU A COSTA ATLÂNTICA DO ATUAL EUA. - A SITUAÇÃO CONTURBADA NA INGLATERRA PROVOCOU A FUGA DE DISSIDENTES PURITANOS PARA A AMÉRICA EM BUSCA DE LIBERDADE E OPORTUNIDADES DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA.

6

7 -FUNDARAM, ASSIM, A NOVA INGLATERRA (AO NORTE). O CENTRO FOI COLONIZADO POR QUACKERS E O SUL POR EXILIDADOS DA JUSTIÇA. - A COLONIZAÇÃO DA NOVA INGLATERRA TEVE INÍCIO EFETIVAMENTE A PARTIR DO SEC XVII, COM A FORMAÇÃO DAS 13 COLÔNIAS. A FALTA DE FISCALIZAÇÃO SEVERA DA COROA INGLESA GEROU:

8 - AUTONOMIA POLÍTICA: AUTOGOVERNO COM ASSEMBLEIAS ELABORANDO AS LEIS, FIXANDO TRIBUTOS E, EM ALGUNS LOCAIS, ESCOLHENDO SEUS GOVERNADORES POR MEIO DE VOTOS; -AUTONOMIA ECONÔMICA: AS COLÔNIAS DO NORTE IMPLANTAVAM INDÚSTRIAS EXTRATIVAS, MANUFATUREIRAS E CONSTRUÇÃO NAVAL.

9 2. FORMAÇÃO ECONÔMICA COLONIAL - DESENVOLVIMENTO DESIGUAL DAS COLÔNIAS. - REGIÕES NORTE E CENTRO A PEQUENA E A MÉDIA PROPRIEDADE ERAM A MAIORIA, COM BASE NA POLICULTURA; - COLÔNIAS DO SUL PREDOMINAVAM AS GRANDES PROPRIEDADES ESCRAVISTAS, O TRABALHO ESCRAVO E A MONOCULTURA DE EXPORTAÇÃO.

10 - COMÉRCIO TRIANGULAR DAS COLÔNIAS DO NORTE E CENTRO, CONCORRENDO COM A METRÓPOLE QUE FISCALIZAVA O ALGODÃO E TABACO PRODUZIDOS NAS COLÔNIAS DO SUL. -ESSE COMÉRCIO TRIANGULAR ENSEJOU: A CONSOLIDAÇÃO POLÍTICA E ECONÔMICA DA SOCIEDADE COLONIAL DE FORMA SEPARADA DA METRÓPOLE, ATÉ A CRIAÇÃO DOS ATOS DE NAVEGAÇÃO (1651).

11 3. O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA CONFLITO DE INTERESSES ENTRE AS COLÔNIAS E A METRÓPOLE ACIRRADO APÓS O FIM DA REVOLUÇÃO INGLESA (1689), COM A FISCALIZAÇÃO E EXIGÊNCIA DE EXCLUSIVIDADE COMERCIAL;

12 - A GUERRA DOS SETE ANOS ( ) FOI OUTRO FATO HISTÓRICO, POIS A FRANÇA E A INGLATERRA LUTARAM POR POSSE DE ÁREAS DO NOVO MUNDO; - A DEFESA DAS POSSESSÕES NA AMÉRICA FICOU PARA OS COLONOS.

13 -FORTE CONSCIÊNCIA MILITAR E NACIONALISTA DOS COLONOS. - NA LUTA CONTRA OS FRANCESES, AS 13 COLÔNIAS UNIRAM- SE EM TORNO DE UM IDEAL COMUM. - SURGIMENTO DE DIVERSOS LÍDERES MILITARES (GEORGE WASHINGTON); - INGLATERRA COM ECONOMIA ABALADA, APESAR DE VITORIOSA. PARA RECUPERAR, OS INGLESES TENTARAM AMPLIAR OS IMPOSTOS, GERANDO INSATISFAÇÕES; - ALÉM DISSO, A INGLATERRA PROIBIU A OCUPAÇÃO DAS TERRAS TOMADAS DA FRANÇA (VALE DO RIO OHIO).

14 4. AS LEIS CENTRALIZADORAS INGLESAS 4.1. LEI DO AÇUCAR (1764) - COBRAVA ALTAS TAXAS DE IMPORTAÇÃO DO MELAÇO QUE NÃO VIESSSE DAS ANTI- LHAS INGLESAS; - TINHA COMO OBJETIVO ELIMINAR A CON- CORRÊNCIA DAS ANTILHAS FRANCESAS E BLO- QUEAR O ENVIO DE MATÉRIAS-PRIMAS PARA AS DESTILARIAS DE RUM DAS COLÔNIAS DO NORTE.

15 4.2 LEI DO SELO (1765) -OBRIGAVA A COLOCAÇÃO DE SELOS EM TODOS OS DOCUMENTOS IMPRES- SOS (JORNAIS, LIVROS, COMPROVANTES COMERCIAIS, ETC); - TINHA COMO OBJETIVO AUMENTAR A RECEITA REAL E REDUZIR AS IMPORTAÇÕES DAS COLÔNIAS.

16 4.3. LEI DO CHÁ (1773) - CONCEDIA O MONOPÓLIO DO COMÉRCIO DO CHÁ INDIANO À COMPANHIA DAS ÍNDIAS ORIENTAIS. - TINHA COMO OBJETIVO COMBATER O CON- TRABANDO PELOS COLONOS E RECUPERAR A A COMPANHIA DE COMÉRCIO ACIMA.

17 4.4. LEIS INTOLERÁVEIS (1774) -DECRETADAS PARA CONTER O CLIMA DE REVOLTA DETERMINAVAM: -O FECHAMENTO DO PORTO DE BOSTON ATÉ O RESSARCIMENTO DO PREJUÍZO; -O JULGAMENTO DOS COLONOS NOS TRI- BUNAIS INGLESES; - OCUPAÇÃO DE MASSACHUSETTS; -TINHAM COMO OBJETIVOS RESSARCIR OS PREJUÍZOS (FESTA DO CHÁ EM BOSTON, 16 de dezembro de 1773, líder John Hancock). - AINDA, LIMITAR A AUTONOMIA DA PROVÍNCIA.

18 5. LUTA PELA INDEPENDÊNCIA 5.1. PRIMEIRO CONGRESSO CONTINENTAL.EM 1774, NA FILADÉLFIA, DE CARÁTER NÃO SEPARATISTA. REDIGIDA UMA DECLARAÇÃO DE DIREITOS. PROTESTO CONTRA AS LEIS INTOLERÁVEIS VISAVA RESTABELECER A AUTONOMIA DAS COLÔNIAS. - A COROA INGLESA RECUSOU AS EXIGÊNCIAS, TORNANDO INEVITÁVEL O CONFLITO ARMADO (ABR 1775). - INÍCIO DA GUERRA: BATALHA DE LEXINGTON

19 5.2. SEGUNDO CONGRESSO DE FILADELFIA - CARÁTER SEPARATISTA INDEPENDÊNCIA. - THOMAS JEFFERSON DIRIGIU OS TRABALHOS DA COMISSÃO QUE REDIGIU A DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA DAS 13 COLÔNIAS INGLESAS DA AMÉRICA DO NORTE, PROMULGADA EM 04 JUL IDEAL DE LIBERDADE EUA. - AUXÍLIO DA FRANÇA E ESPANHA. - EM 1781, BATALHA DE YORKTOWN (26 set e 19 out). - TRATADO DE PARIS, EM INGLATERRA RECONHECEU A INDEPENDÊNCIA EUA E O DIREITO DE EXPANSÃO TERRITORIAL À OESTE DO MISSISSIPE.

20 -ESPANHA RECUPEROU A FLÓRIDA. FRANÇA RECUPEROU A LOUSIANIA E RECEBEU TAMBÉM O O SENEGAL, NA ÁFRICA E PARTE DAS ANTILHAS.

21 6. O PÓS-INDEPENDÊNCIA -INFLUÊNCIA DOS ILUMINISTAS; -CONSTITUIÇÃO EM 1787: -DOIS GRUPOS: a. REPUBLICANO: liderado por Thomas Jefferson: defesa da ampla autonomia das colônias; b. DEMOCRÁTICO: líder George Washington: poder central (União) forte; -Fusão das duas tendências políticas; -REPÚBLICA FEDERATIVA PRESIDENCIALISTA E A TRIPARTIÇÃO DO PODER: - LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO. -AUTONOMIA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DOS ESTADOS. -ELEIÇÃO DE GEORGE WASHINGTON; -MANDATO DE ;

22 - PROGRAMA ECONÔMICO PARA DESENVOLVER A INDÚSTRIA, O COMÉRCIO E AS FINANÇAS DO PAÍS. - CRESCIMENTO DA ECONOMIA E DA POPULAÇÃO.

23 7. EXPANSÃO TERRITORIAL (MARCHA PARA O OESTE) - ESCASSEZ DE TERRAS NA FAIXA ATLÂNTICA; - GRANDE FLUXO DE IMIGRANTES; -FACILIDADES OFERECIDAS; - PROCURA DE MATÉRIAS PRIMAS; - CONQUISTA DE PASTAGENS. - COMPROMISSO DE MISSOURI (questão da escravidão)

24 DESEJO EXPANSIONISTA JUSTIFICADO: a.destino MANIFESTO: -CRENÇA QUE O POVO EUA FOI ELEITO POR DEUS PARA PACIFICAR O MUNDO; - EXTERMÍNIO DE ÍNDIOS; b. DOUTRINA MONROE: (1823) - A IMPOSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO DE NOVAS COLÔNIAS AO LONGO DO CONTINENTE; - A AMÉRICA PARA OS AMERICANOS

25 -INTOLERÂNCIA À INTROMISSÃO DE NAÇÕES EUROPÉIAS EM QUESTÕES AMERICANAS; -NÃO PARTICIPAÇÃO EM CONFLITOS EUROPEUS (ISOLACIONISMO); - DIVERGÊNCIA EUA/INGLATERRA: 2ª GUERRA DE INDEPENDÊNCIA /PAZ ETERNA DE GAND

26 OUTROS MEIOS UTILIZADOS: COMPRA, GUERRA E CESSÃO DIPLOMÁTICA. -COMPRA: ANEXAÇÃO DA LOUSIANIA (1803) DA FRANÇA; A FLÓRIDA (1819) DA ESPANHA; O ALASCA (1867) DA RÚSSSIA. -DIPLOMACIA: OREGON (1846), DA INGLATERRA. -GUERRA: COM O MÉXICO ( ): TEXAS, CALIFÓRNIA, NEVADA, ARIZONA, UTAH, COLORADO E NOVO MÉXICO.

27 EM 1848: DESCOBERTA DE OURO NA CALIFÓRNIA PROVOCOU UMA CORRIDA ACELERADAPARA O OESTE. -CONSTRUÇÃO DAS PRIMEIRAS FERROVIAS LIGANDO LESTE AO OESTE.

28 c. CONSEQUÊNCIAS DA EXPANSÃO 1)OURO DA CALIFÓRNIA: VIOLÊNCIA NO OESTE; 2) DIVERSIFICAÇÃO DA ESTRUTURAÇÃO SOCIAL: NORTE E LITORAL: CAMADA SOCIAL MAIS ABASTADA -AO SUL: ARISTOCRACIA RURAL COM MÃO DE OBRA ESCRAVA/ - AO CENTRO: PECUÁRIA E AGRICULTURA; -GRANDE DESENVOLVIMENTO ECO(MINERAÇÃO, A- GRICULTURA E PECUÁRIA) OU INDÚSTRIA\MÃO DE OBRA BARATA; -ACRÉSCIMO DA IMIGRAÇÃO EUROPÉIA NO MEIO DO SEC XIX (ITALIANOS FUGINDO DAS LUTAS UNIF)

29 8. GUERRA DA SECESSÃO MEADOS DO SÉC XIX: -ACESSO AOS DOIS OCEANOS; AUMENTO DO COMÉRCIO EXTERNO. -AUMENTO POPULACIONAL, DO MERCADO INTERNO, MÃO DE OBRA QUALIFICADA E CAPITAIS ESTRAN- GEIROS. FALTA DE SINTONIA ECONÔMICA E DE PROJETOS ENTRE O NORTE E SUL.

30 8.1. DIFERENÇAS NORTE E SUL NORTE -GRUPO DOMINANTE: INDUSTRIAIS; -PRINCIPAL SETOR: INDÚSTRIA; -SISTEMA DE TRABALHO: ASSALA- RIADO; FAVORÁVEIS À ABOLIÇÃO PARA AMPLIAR MERCADO. -POLÍTICA ECO: DEFESA DE TARIFAS PROTECIONISTAS PARA LIMITAR IM- PORTAÇÕES; PROTEÇÃO DA CONCOR- RÊNCIA EUROPEIA E GARANTIA DA VENDA DE SEUS ARTIGOS.

31 SUL -GRUPO DOMINANTE: LATIFUNDIO; -PRINCIPAL SETOR: AGRICULTURA; -SISTEMA DE TRABALHO: ESCRAVO; -POLÍTICA ECO: CONTRA AS TARIFAS PROTECIONISTAS; -VENDA DE SEUS PRODUTOS NO EX- TERIOR E IMPORTAÇÃO DE MANUFA- TURADOS CONFORME NECESSIDADE.

32 -PRESSÃO DO NORTE PELA ABOLIÇÃO: LEVARAM SETE ESTADOS DO SUL À DECISÃO DE SEPARAR-SE DA UNIÃO; 1861: ESTADOS CONFEDERADOS DA AMÉRICA (SEPARAÇÃO DOS ESTADOS DO SUL) -O PRESIDENTE ABRAHAM LINCOLN NÃO ACEITOU O NOVO PAÍS: INÍCIO DA GUERRA CIVIL. COMANDO DO NORTE: Gen Grant e Sherman COMANDO DO SUL: Gen Robert Lee -VITÓRIA SULISTA NO INÍCIO; -SUPERIORIDADE NORTISTA NO FINAL; - Causas da vitória do Norte: capacidade industrial, ferrovias (mobilidade) e telégrafo (comunicações)

33 - ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO EM 1863; -ESCRAVOS DO SUL FOGEM PARA SE ALIAREM AO NORTE; -RENDIÇÃO DO EXÉRCITO SULISTA: CONSEQUÊNCIAS - CONSOLIDAÇÃO DA UNIDADE NACIONAL; - DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO; -EXPANSÃO DAS FRONTEIRAS, EM ESPECIAL PARA A AMÉRICA CENTRAL; COROLÁRIO ROOSEVELT (BIG STICK-FALE COM CALMA, MAS TENHA SEMPRE UM GRANDE PORRETE NA MÃO.)

34 -CHEGADA DE NOVAS LEVAS DE IMIGRANTES; -AUMENTO DO MERCADO INTERNO; -GRANDE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL; -RACISMO, FALTA DE AJUDA AOS EX-ESCRAVOS; -FORMAÇÃO DE UM SENTIMENTO CRÍTICO; -EMANCIPAÇÃO DE OUTRAS REGIÕES;

35 VERIFICAÇÃO 1. Coloque V nos retângulos à esquerda quando o conceito formado for verdadeiro e F quando for falso: a. Após a consolidação da independência estadunidense, os norteamericanos continuaram a avançar em direção ao interior, estimulados pelos governos central e estaduais. Sobre esse avanço, é correto afirmar que: ( )Esse avanço provocou o aprofundamento das divergências entre os estados do Norte e do Sul, uma vez que os segundos (sul) defendiam a ampliação dos latifúndios escravistas e os primeiros (norte) pretendiam que se instalassem pequenas propriedades com mão-de-obra livre e assalariada. ( )A anexação dos territórios no interior foi realizada por intermédio da diplomacia, da guerra e por meio de compra. ( )A escassez de terras na faixa atlântica face ao contínuo fluxo de imigrantes motivou a busca por novos territórios pelos colonos. ( )Os colonizadores e pioneiros respeitaram os direitos das populações indígenas que originalmente habitavam a região. Tais populações foram absorvidas para que a conquista do Oeste fosse consolidada. ( )A procura por matérias-primas e novas fontes de alimentos pelas regiões em fase de industrialização incentivou também a interiorização dos norte-americanos em direção ao Oeste.

36 2. Durante o século XIX, o governo dos Estados Unidos consolidou seu sistema político e alcançou extraordinário desenvolvimento econômico. Esse processo, no entanto, foi interrompido por um evento sangrento que marcou profundamente a sociedade norte-americana: a Guerra de Secessão. Sobre esse conflito, pode-se afirmar que: ( )Sua origem consiste nas diferenças ideológicas entre os estados sulistas e nortistas. ( )O estopim do conflito foi a vitória do nortista Abraham Lincoln para presidência dos EUA, uma vez que este era integrante do Partido Republicano e declaradamente abolicionista. ( )Em 1861, os estados do sul, em reação à oposição a Abraham Lincoln, fundaram os Estados Confederados da América, dando início à Guerra Civil Americana. ( )Seu término foi marcado pela publicação de um decreto pelo governo norte-americano, em que abolia a escravidão em todo EUA. ( )Embora tenha propiciado grandes avanços para as relações econômicas dos EUA, não possibilitou a consolidação do capitalismo nesse país.

37 3. Quando falamos da cidade de Nova Iorque, uma das primeiras coisas que vem à nossa mente é a Estátua da Liberdade. Ela foi um presente dado pelo governo francês para os Estados Unidos em especial data comemorativa. Apresente o nome original, a finalidade o simbolismo desse presente. Seu nome original era A Liberdade iluminando o mundo, ofertada no aniversário do centenário da Independência dos EUA, em 1886, e simbolizava a relação histórica entre esse acontecimento e os princípios da filosofia iluminista surgidos na França.

38 4. A pintura abaixo, realizada por John Gast (1872), foi intitulada de O espírito da fronteira/progresso da América e representa uma alegoria de determinada crença da época. Em 1873 esta pintura, utilizada por George Croffut como capa de um guia para pessoas viajarem para o interior americano, ajudou a popularizar e difundir a obra. Essa crença e a ideia da luta da civilização contra a a barbárie tiveram grande impacto popular e foram fundamentais para a formação da identidade nacional norte-americana. Baseado nessas ilações e no seu conhecimento sobre a expansão territorial dos EUA, responda as questões que se seguem. Bisões. Índios. Trem de ferro. Telégrafo. Urso. Trem de ferro. Diligência. Colonos.

39 a. Cite o nome dessa crença e apresente o seu significado. Resposta: A crença era chamada de Destino Manifesto e significava que os norte-americanos eram o povo eleito por Deus para expandir seus domínios e levar o desenvolvimento e o progresso a outros povos. b. O que representa a figura feminina e o que ela faz? Resposta: A figura feminina, como um anjo, chamada de Columbia, representa a América e a crença do Destino Manifesto. Ela conduz homens brancos colonizadores em direção ao oeste à procura de novas terras férteis e riquezas minerais. c. Pode-se afirmar que essa crença e as ideias representadas na pintura ainda fazem parte da política externa dos Estados Unidos nos dias atuais? Justifique. Resposta: Sim, pode-se afirmar. A ideia de que os Estados Unidos seriam escolhidos por Deus para levar a luz da civilização auxilia a sustentação da política externa norte-americana a intervir em qualquer país do mundo quando julgar que seus interesses políticos e econômicos estão sendo ameaçados. A instalação de diversas bases militares em territórios de países aliados, as recentes invasões do Afeganistão e do Iraque e ações econômicas intervencionistas.

40 5. Em 1854, o presidente dos EUA, Franklin Pierce, manifestou o desejo de comprar um pedaço das terras ocupadas pela aldeia do cacique Seattle, líder das tribos Suquamish e Duwamish, ocupantes do território onde hoje é o estado americano de Washington. O texto abaixo reproduz uma das versões da resposta do cacique: Como podeis comprar ou vender o céu, o calor da terra? A ideia nos parece estranha. Se não possuímos a frescura do ar e o brilho da água, de que maneira podereis comprá-los? Cada pedaço desta terra é sagrado para meu povo. Cada folha cintilante de pinheiro, cada praia arenosa, cada bruma nos bosques escuros, cada clareira, cada zumbido de inseto é sagrado na lembrança e na vivência de meu povo. A seiva que corre dentro das árvores lembra meu povo. (...) As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia são nossos irmãos. As cristas rochosas, o aroma das campinas, o calor do cavalo e do ser humano todos pertencem à mesma família. Assim, quando o Grande Chefe de Washington manda dizer que quer comprar nossas terras, está pedindo demais a nós. O Grande Chefe manda dizer que colocará à nossa disposição um lugar onde possamos viver confortável e sossegadamente.

41 Ele será nosso pai e, nós, seus filhos. Pensaremos, portanto, na vossa oferta de comprar nossas terras. Mas não será fácil. Pois esta terra, para nós, é sagrada (...) Sabemos que o homem branco não entende nossos costumes. Um pedaço de terra se parece, para ele, com o pedaço da terra vizinha, pois ele é um estranho que chega, às escuras, e extrai da terra tudo que necessita. A terra não é sua irmã, mas a sua inimiga e, uma vez que o homem branco a conquiste, ele se muda. Ele não se incomoda de abandonar o túmulo de seus pais. Ele não se incomoda de sequestrar a terra de seus filhos. O túmulo de seus pais e o patrimônio de seus filhos caem no esquecimento. Ele trata sua mãe, a terra, e seu irmão, o céu, como mercadorias a serem compradas, pilhadas, vendidas, como carneiros ou contas brilhantes. Seu apetite arrasará a terra e não a transformará senão num deserto. (...) Pensaremos, portanto, na vossa oferta de comprar nossas terras. Se decidirmos aceita-la, eu apresentarei uma condição: o homem branco deve tratar os animais selvagens como irmãos.

42 Sou um selvagem que não compreende como o cavalo de ferro, largando fumaça, pode ser mais importante que o bisonte que nós sacrificamos unicamente para matar a fome. O que é o ser humano sem os animais? Se todos os animais desaparecerem, ele morrerá em grande solidão. Pois, o que aconteceu com os animais, acontecerá, em breve, com o ser humano. Todas as coisas dependem umas das outras. (...) Retirado e traduzido do texto original em inglês disponível em: < Acesso em 02 Mai

43 a. A quem a resposta da carta se destinava? Com que objetivo foi escrita? Resposta: A carta foi enviada a Franklin Pierce, presidente dos EUA na época. Tinha como objetivo mostrar ao presidente a necessidade de proteger o meio ambiente. b. Por que o cacique Seatte achava muito difícil a ideia de vender sua terra ao presidente dos Estados Unidos? Resposta: Por que para os indígenas, a terra era sagrada, não possuía dono, era compartilhada por suas tribos e não poderia ser comercializada. c. De que maneira o cacique argumentava que o homem branco considerava a terra como sua inimiga? Resposta: Porque o homem branco considerava a terra como mercadoria para ser vendida, pilhada, usada, dominada e destruída.

44 6. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes causas da Independência dos EUA (1776)? ( ) Comércio das colônias americanas com outros países e a proibição da prática da agricultura. ( ) O poder que a Inglaterra (metrópole) exercía sobre sua colônia, através da fiscalização, altas taxas e impostos e leis que tiravam a liberdade dos habitantes. ( ) Proibição das práticas religiosas nas colônas americanas. ( )Relações comercias entre Inglaterra e França que não eram aprovadas pelos habitantes das colônias americanas. 7. Qual das alternativas abaixo apresenta três leis criadas pela Inglaterra e aplicadas nas colônias americanas, que geraram forte descontentamento entre os colonos e influenciaram no processo de Independências dos EUA? ( )Lei da Água, Lei do Café e Lei do Trabalho Escravo. ( )Lei do Milho, Lei do Algodão e Lei da Soja. ( ) Lei da Indústria, Lei dos Sapatos e Lei dos Tecidos. ( ) Lei do Chá, Lei do Selo e Lei do Açúcar.

45 8. O que foi a Festa do Chá de Boston (The Boston Tea Party)? ( )Festa realizada entre colonos americanos e marinheiros ingleses, como forma de comemoração pela Independência dos Estados Unidos. ( )Protesto organizado por escravos americanos contra o domínio inglês e as péssimas condições de trabalho. ( )Protesto ocorrido em Boston, realizado por colonos americanos contra a Inglaterra. No evento, vários colonos americanos jogaram ao mar o carregamento de chá de um navio inglês. ( )Movimento social e político ocorrido nas colônias americanas, organizado por trabalhadores com o objetivo de implantar um reinado inglês em território colonial. 9.Qual foi o principal documento elaborado no contexto da Independência dos Estados Unidos e quem foi seu redator? ( )Declaração de Independência dos Estados Unidos da América redigida por Thomas Jefferson. ( )Declaração de Independência dos Estados Unidos da América redigida por George Washington. ( )Constituição dos Estados Unidos da América, redigida por Thomas Jefferson. ( ) Lei Federal das Treze Colônias, redigida por Abraham Lincoln.

46 10. Qual das alternativas abaixo apresenta uma importante característica do processo de Independência dos EUA? ( )O processo de independência foi pacífico, pois a Inglaterra reconheceu de imediato (em 1776) a independência dos EUA. ( )A Inglaterra não aceitou a independência das colônias americanas. Houve a Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha. ( )Para evitar a independência de suas colônias norte-americanas, a Inglaterra contou com o apoio militar da Espanha, França e Holanda. ( )A Independência dos Estados Unidos não recebeu nenhuma influência do Iluminismo. 11. Leia o texto a seguir e extraia a ideia central: "São verdades incontestáveis para nós: todos os homens nascem iguais; o Criador lhes conferiu certos direitos inalienáveis, entre os quais os de vida, o de liberdade e o de buscar a felicidade; para assegurar esses direitos se constituíram homens-governo cujos poderes justos emanam do consentimento dos governados; sempre que qualquer forma de governo tenda a destruir esses fins, assiste ao povo o direito de mudá-la ou aboli-la, instituindo um novo governo cujos princípios básicos e organização de poderes obedeçam às normas que lhes pareçam mais próprias para promover a segurança e a felicidade gerais."

47 12. A ideia central do texto é: ( ) A forma de governo estabelecida pelo povo deve ser preservada a qualquer preço. ( ) A realização dos direitos naturais independem da forma, dos princípios e da organização do governo. ( ) Cabe ao povo determinar as regras sob as quais será governado. ( ) Todos os homens têm direitos e deveres. 13. "O puritanismo era uma teoria política quase tanto quanto uma doutrina religiosa. Por isso, mal tinham desembarcado naquela costa inóspita, (...) o primeiro cuidado dos imigrantes (puritanos) foi o de se organizar em sociedade". Esta passagem de A DEMOCRACIA NA AMÉRICA, de A. de Tocqueville, diz respeito à tentativa: ( ) malograda dos puritanos franceses de fundarem no Brasil uma nova sociedade, a chamada França Antártida. ( ) bem sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Sul dos Estados Unidos. ( ) bem sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Norte dos Estados Unidos, na chamada Nova Inglaterra. ( ) bem sucedida dos puritanos ingleses, responsáveis pela criação de todas as colônias inglesas na América.

48 14. Cremos, como verdades evidentes por si próprias, que todos os homens nasceram iguais e que receberam do seu Criador alguns direitos inalienáveis [que seria injusto retirar], como a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Thomas Jefferson O fragmento de texto acima integra um importante documento da História da humanidade, e inspirou muitos combates pela liberdade na Europa e nas Américas. Esse documento é, ( ) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. ( ) A Declaração das Nações Unidas. ( ) A Doutrina Monroe. ( ) A Declaração de Independência dos E.U.A. 15. No início do governo Abraão Lincoln, os Estados Unidos apresentavam-se divididos e, nas palavras desse Presidente, o país era "uma casa dividida contra si mesma", uma vez que: I - os sulistas, favoráveis ao sistema escravista, reagiram com hostilidade à eleição de um Presidente contrário à expansão desse sistema; II - a secessão sulina era um rude golpe para o país, face ao caráter complementar das economias do norte e do sul; III - os Estados nortistas não abriram mão da política livre-cambista, condenada pelo Sul protecionista; IV - divididos internamente, os Estados Unidos não poderiam prosperar economicamente e enfrentar desafios externos. Assinale se estão corretas apenas: ( ) I e II ( ) II e IV ( ) I, II e III ( ) I, II e IV

49 16. "A Ku-Klux-Klan foi organizada para segurança própria... o povo do Sul se sentia muito inseguro. Havia muitos nortistas vindos para cá (Sul), formando ligas por todo o país. Os negros estavam se tornando muito insolentes e o povo branco sulista de todo o estado de Tennessee estava bastante alarmado." (ENTREVISTA DE NATHAN BEDFORD FORREST ao JORNAL DE CINCINNATI, Ohio, 1868.) A leitura deste depoimento, feito por um membro da Ku-Klux-Klan, permite entender que esta organização tinha por objetivo: ( ) assegurar os direitos políticos da população branca, pelo voto censitário, eliminando as possibilidades de participação dos negros nas eleições. ( ) impedir a formação de ligas entre nortistas e negros, que propunham a reforma agrária nas terras do sul dos Estados Unidos. ( ) unir os brancos para manter seus privilégios e evitar que os negros, com apoio dos nortistas, tivessem direitos garantidos pelo governo. ( ) evitar confrontos com os nortistas, que protegiam os negros quando estes atacavam propriedades rurais dos sulistas brancos.

50 17. KOSHIBA, L. & PEREIRA, D. M. F. Américas: uma introdução histórica. São Paulo: Atual, 1992.) O motivo que levou à assinatura do compromisso de Missouri, apresentado graficamente acima, está expresso em: ( ) controle do apoio do norte capitalista à luta abolicionista no sul ( ) defesa dos territórios escravocratas diante do expansionismo capitalista do norte ( ) ampliação do comércio entre o norte manufatureiro e o sul produtor de matériasprimas ( ) manutenção do equilíbrio de poder entre representantes congressistas escravistas e não-escravistas

51 18. Na década de 30 do século XIX, Tocqueville escreveu as seguintes linhas a respeito da moralidade nos EUA: A opinião pública norte-americana é particularmente dura com a falta de moral, pois esta desvia a atenção frente à busca do bem-estar e prejudica a harmonia doméstica, que é tão essencial ao sucesso dos negócios. Nesse sentido, pode-se dizer que ser casto é uma questão de honra. TOCQUEVILLE, A. Democracy in America. Chicago: Ency-clopædia Britannica, Inc., Great Books 44, 1990 (adaptado). Do trecho, infere-se que, para TOCQUEVILLE, os norte-americanos do seu tempo ( ) buscavam o êxito, descurando as virtudes cívicas. ( ) tinham na vida moral uma garantia de enriquecimento rápido. ( ) valorizavam um conceito de honra dissociado do comportamento ético. ( ) relacionavam a conduta moral dos indivíduos com o progresso econômico. ( ) acreditavam que o comportamento casto perturbava a harmonia doméstica.

52 19. Imbuídos da moral protestante e movidos pelo sonho de uma nova vida proveniente das transformações industriais européias, os pioneiros da marcha para o oeste iniciaram a grande obra de povoamento do território norte-americano e de reconhecimento de suas riquezas. Considerando-se o aspecto histórico do alargamento de fronteiras nos Estados Unidos, pode-se dizer que a marcha para o oeste: ( ) foi o marco inicial da expansão da economia norte-americana, uma vez que os pioneiros eram organizados pelo Estado e deveriam auxiliá-lo na eliminação dos índios; ( ) significou a abertura de um conflito entre os vários tipos de pioneiros e teve como conseqüências a Guerra de Secessão e a autonomia dos Estados da federação norteamericana; ( ) revelou um território rico que teve condições de ser ocupado graças à aliança entre os pioneiros e os índios; ( ) constituiu um dos marcos da identidade homem-terra na construço da nação norteamericana, possibilitando o alargamento do território.

53 20. "... era como se os Estados Unidos tivessem como objetivo uma missão civilizatória junto aos povos da América Latina. (Hervert Croly, "The Promisse of American Life") A consolidação do capitalismo nos Estados Unidos da América, ao longo do século XIX, identificou-se em seu processo de expansão territorial, que se relaciona corretamente com o(a): ( ) Destino Manifesto, que fundamentava a distinção política e econômica entre os estados sulistas escravocratas e os nortistas industriais. ( ) fim da guerra hispano-americana que acarretou a incorporação da Flórida, de Cuba e da zona do Canal do Panamá. ( ) vitória no conflito contra o México, que resultou na anexação dos territórios do Texas, Novo México e Califórnia. ( ) Marcha para o Pacífico, que estendeu o território americano até a costa oeste, com a invasão e a ocupação do Alasca e dos territórios do noroeste do Canadá.

54 21. No caso da história americana, um dos eventos mais retratados pela memória social é, sem dúvida, a chamada Marcha para o Oeste. Mesmo antes do surgimento do cinema, esses temas já faziam parte das imagens da história americana. A fronteira foi um tema constante dos pintores do século XIX. A imagem das caravanas de colonos e peregrinos, da corrida do ouro, dos cowboys, das estradas de ferro cruzando os desertos, dos ataques dos índios marcam a arte, a fotografia e também a cinematografia americana. (CARVALHO, Mariza Soares de. In: -Entre os fatores que motivaram e favoreceram a Marcha para o Oeste está: ( )a possibilidade de as famílias de colonos tornarem se proprietárias, o que também atraiu levas de imigrantes europeus. ( )o desejo de fugir da região litorânea afundada em guerras com tribos indígenas fixadas ali, desde o período da colonização. ( ) a beleza das paisagens americanas, o que atraiu muitos pintores e fotógrafos para aquela região.

55 22. Observe a figura ao lado: É possível ver na imagem acima Colúmbia, a personificação feminina dos EUA, levando cabos de telégrafos para o Oeste, sendo ainda acompanhada por colonos estadunidenses e pelos trens. Do lado esquerdo, estão os indígenas e animais selvagens, em um quadrante escuro da tela, o que mostra que a chegada de Colúmbia levaria a luz a esses locais. A imagem representa também a ideologia: ( ) da Doutrina Monroe. ( ) da Aliança para o Progresso. ( ) do Destino Manifesto. ( ) da Guerra ao Terror. Tela Progresso Americano, de John Gaster (1842-?)

56 CONCLUSÃO. - A independência dos Estados Unidos e posteriormente, das colônias americanas da Espanha e de Portugal assinalaram o término da subordinação política às metrópoles europeias. - A Doutrina Monroe desestimulou a intervenção europeia da Santa Aliança no continente americano. - O Presidente Theodore Roosevelt ( ) aplicou os preceitos da Doutrina Monroe e a do Destino Manifesto em sua política externa, como forma de mostrar o poder americano e para ampliar o mercado consumidor. - O Corolário Roosevelt, chamado de Big Stick ( falar macio, mas carregar um grande porrete), ensejou a intervenção norte americana no processo de Independência de diversas nações da América Central, tais como Cuba, Panamá (1903),Nicarágua (1909) e outras,visando a comercialização e produção de frutas tropicais. Esses países ficaram conhecidos como Repúblicas das Bananas. - A industrialização e a descoberta de novas formas de energia aliadas ao regime político republicano democrático americano e, ainda, a vinda de uma grande leva de imigrantes protestantes, projetaram os EUA como uma potente nação capitalista industrial, financeira e comercial, permitindo-lhes ultrapassar a Inglaterra na liderança econômica mundial.

A expansão dos EUA (séc. XVIII-XX)

A expansão dos EUA (séc. XVIII-XX) 1803 Os Estados Unidos compram a Louisiana da França. Cronologia 1846 a 1848 Guerra do México. Os Estados Unidos conquistam e anexam os territórios da Califórnia, Novo México, Nevada, Arizona e Utah. 1810

Leia mais

A expansão dos EUA (séc. XVIII-XX)

A expansão dos EUA (séc. XVIII-XX) 1803 Os Estados Unidos compram a Louisiana da França. Cronologia 1846 a 1848 Guerra do México. Os Estados Unidos conquistam e anexam os territórios da Califórnia, Novo México, Nevada, Arizona e Utah. 1810

Leia mais

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA SÉCULO XIX

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA SÉCULO XIX ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA SÉCULO XIX GUERRA DE SECESSÃO secessão significa separação INTRODUÇÃO a Guerra de Secessão foi uma guerra civil ocorrida nos EUA entre 1861 e 1865 motivo rivalidades e divergências

Leia mais

SÉCULO XVII A INGLATERRA INCENTIVOU A COLONIZAÇÃO DAS TERRAS NORTE- AMERICANAS INCENTIVANDO A VINDA DE EMIGRANTES INGLESES

SÉCULO XVII A INGLATERRA INCENTIVOU A COLONIZAÇÃO DAS TERRAS NORTE- AMERICANAS INCENTIVANDO A VINDA DE EMIGRANTES INGLESES A GUERRA DE INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA ANTECEDENTES SÉCULO XVII A INGLATERRA INCENTIVOU A COLONIZAÇÃO DAS TERRAS NORTE- AMERICANAS INCENTIVANDO A VINDA DE EMIGRANTES INGLESES NESSA ÉPOCA

Leia mais

Estados Unidos da América. Aula I Da colonização ao século XIX

Estados Unidos da América. Aula I Da colonização ao século XIX Estados Unidos da América Aula I Da colonização ao século XIX As Teorias: Corrente asiática Estreito de Bering (beríngia). Malaio Polinésia Corrente australiana Ocupação do Continente Americano: Principais

Leia mais

Os E.U.A. nos séculos XVIII e XIX.

Os E.U.A. nos séculos XVIII e XIX. Aula 13 Os E.U.A. nos séculos XVIII e XIX. Nesta aula iremos tratar da formação dos Estados Unidos da América. Primeiramente o processo de independência dos Estados Unidos, em seguida, o processo de expansão

Leia mais

GUERRA DE SECESSÃO secessão significa separação INTRODUÇÃO a Guerra de Secessão foi uma guerra civil ocorrida nos EUA entre 1861 e 1865 motivo

GUERRA DE SECESSÃO secessão significa separação INTRODUÇÃO a Guerra de Secessão foi uma guerra civil ocorrida nos EUA entre 1861 e 1865 motivo GUERRA DE SECESSÃO secessão significa separação INTRODUÇÃO a Guerra de Secessão foi uma guerra civil ocorrida nos EUA entre 1861 e 1865 motivo rivalidades e divergências entre o Norte e o Sul dos EUA (

Leia mais

EUA NO SÉC. XIX 1. INTRODUÇÃO A. DOUTRINA MONROE:

EUA NO SÉC. XIX 1. INTRODUÇÃO A. DOUTRINA MONROE: 1. INTRODUÇÃO A. DOUTRINA MONROE: 1) Combate às políticas de recolonização do continente americano; 2) Aproximação com a América Latina; defesa do não-intervencionismo europeu na América como expressão

Leia mais

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. Conteúdo: Independência dos Estados Unidos

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. Conteúdo: Independência dos Estados Unidos Conteúdo: Independência dos Estados Unidos Habilidades: Compreender o processo de independência Norte Americana dentro do contexto das ideias iluministas. Yankee Doodle 1 Causas Altos impostos cobrados

Leia mais

Cap. 12- Independência dos EUA

Cap. 12- Independência dos EUA Cap. 12- Independência dos EUA 1. Situação das 13 Colônias até meados do séc. XVIII A. As colônias inglesas da América do Norte (especialmente as do centro e norte) desfrutavam da negligência salutar.

Leia mais

INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA http://www.youtube.com/watch?v=lmkdijrznjo Considerações sobre a independência -Revolução racional científica do

Leia mais

4 de julho 1776 PROF. ROBERTO BRASIL

4 de julho 1776 PROF. ROBERTO BRASIL 4 de julho 1776 PROF. ROBERTO BRASIL A Revolução Americana é um movimento de ampla base popular, a burguesia foi quem levou esta revolução avante. O terceiro estado (povo e burguesia) conseguiu a independência

Leia mais

Unidade IV Natureza-Sociedade: questões ambientais Aula 21. 1 Conteúdo A conquista do Oeste; Acordos, guerra e ouro; A guerra civil norte-americana.

Unidade IV Natureza-Sociedade: questões ambientais Aula 21. 1 Conteúdo A conquista do Oeste; Acordos, guerra e ouro; A guerra civil norte-americana. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade IV Natureza-Sociedade: questões ambientais Aula 21. 1 Conteúdo A conquista do Oeste; Acordos, guerra e ouro; A guerra civil norte-americana.

Leia mais

A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA. A Independência dos EUA

A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA. A Independência dos EUA A Independência dos EUA Definição: Movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente EUA); que teve início

Leia mais

PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA TREZE COLÔNIAS Base de ocupação iniciativa privada: Companhias de colonização + Grupos de imigrantes = GRUPOS DISTINTOS [excedente da metrópole;

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É claro que o Brasil não brotou do chão como uma planta. O Solo que o Brasil hoje ocupa já existia, o que não existia era o seu território, a porção do espaço sob domínio,

Leia mais

PROFª CLEIDIVAINE DA S. REZENDE DISC. HISTÓRIA / 8º ANO

PROFª CLEIDIVAINE DA S. REZENDE DISC. HISTÓRIA / 8º ANO PROFª CLEIDIVAINE DA S. REZENDE DISC. HISTÓRIA / 8º ANO 1 CONTEXTO HISTÓRICO Crescimento econômico da Inglaterra no século XVIII: industrialização processo de colonização ficou fora. Ingleses se instalaram

Leia mais

Introdução: Iniciou a industrialização depois da França Porém antes da Alemanha, Itália e Japão Maior potencia mundial: Indústrias, setor financeiro,

Introdução: Iniciou a industrialização depois da França Porém antes da Alemanha, Itália e Japão Maior potencia mundial: Indústrias, setor financeiro, Introdução: Iniciou a industrialização depois da França Porém antes da Alemanha, Itália e Japão Maior potencia mundial: Indústrias, setor financeiro, agrícola, militar e cultural Consequentemente geopolítico.

Leia mais

Colégio Senhora de Fátima

Colégio Senhora de Fátima Colégio Senhora de Fátima A formação do território brasileiro 7 ano Professora: Jenifer Geografia A formação do território brasileiro As imagens a seguir tem como principal objetivo levar a refletir sobre

Leia mais

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Grande migração 3,5 milhões de habitantes 7milhões 1803 A França vende a Louisiana para os EUA Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software O que dificultou a expansão: Guerras Napoleônicas / Bloqueio

Leia mais

DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS. -Atinge as Índias contornando a costa da África

DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS. -Atinge as Índias contornando a costa da África DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS EXPANSÃO MARÍTIMA início século XV ( 1415 ) DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS EXPANSÃO MARÍTIMA início século XV ( 1415 ) PORTUGAL -Atinge as Índias contornando

Leia mais

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia 1 Conteúdos selecionados: Nome: nº Recuperação Final de História Profª Patrícia Lista de atividades 8º ano Apostila 1: O Absolutismo; Revoluções Inglesas e colonização da América do Norte Apostila 2: Revolução

Leia mais

Colonização da América do Norte Formação dos Estados Unidos

Colonização da América do Norte Formação dos Estados Unidos Colonização da América do Norte Formação dos Estados Unidos A ocupação da América do Norte foi marcada por intensos conflitos entre ingleses e indígenas da região. Duas companhias de comércio foram autorizadas

Leia mais

Independência dos EUA. Colégio Marista Rosário Professora: Adriana Moraes - História

Independência dos EUA. Colégio Marista Rosário Professora: Adriana Moraes - História Independência dos EUA Colégio Marista Rosário Professora: Adriana Moraes - História Considerada a primeira revolução americana (a segunda foi a Guerra de Secessão, também nos Estados Unidos); considerada

Leia mais

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Causas da Hegemonia atual dos EUA Hegemonia dos EUA Influência Cultural: músicas, alimentações, vestuários e língua Poderio Econômico: 20% do PIB global Capacidade Militar sem

Leia mais

EUA: Expansão Territorial

EUA: Expansão Territorial EUA: Expansão Territorial Atividades: Ler Livro didático págs. 29, 30 e 81 a 86 e em seguida responda: 1) Qual era a abrangência do território dos Estados Unidos no final da guerra de independência? 2)

Leia mais

Imperialismo dos EUA na América latina

Imperialismo dos EUA na América latina Imperialismo dos EUA na América latina 1) Histórico EUA: A. As treze colônias, colonizadas efetivamente a partir do século XVII, ficaram independentes em 1776 formando um só país. B. Foram fatores a emancipação

Leia mais

Período pré-colonial

Período pré-colonial CHILE Período pré-colonial O navegador português Fernão de Magalhães, a serviço do rei da Espanha, foi o primeiro europeu a visitar a região que hoje é chamada de Chile. Os mapuches, grande tribo indígena

Leia mais

A GUERRA DE SECESSÃO UM OLHAR SOBRE A ESCRAVIDÃO

A GUERRA DE SECESSÃO UM OLHAR SOBRE A ESCRAVIDÃO A GUERRA DE SECESSÃO UM OLHAR SOBRE A ESCRAVIDÃO HISTÓRICO O O sul, de clima seco e quente permaneceu no séc. XIX atrasado com uma economia agroexportadora de algodão e de tabaco, baseada no latifúndio

Leia mais

OITAVO ANO ESINO FUNDAMENTAL II PROFESSORA: ROSE LIMA

OITAVO ANO ESINO FUNDAMENTAL II PROFESSORA: ROSE LIMA OITAVO ANO ESINO FUNDAMENTAL II PROFESSORA: ROSE LIMA http://plataformabrioli.xpg.uol.com.br/historiaresumo/2ano/epopeialusitana.pdf http://blog.msmacom.com.br/familia-real-portuguesa-quem-e-quem-na-monarquia/

Leia mais

ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO

ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO CONTEXTO No final da Idade Média (séculos XIV e XV), ocorreu uma forte centralização política nas mãos dos reis. A burguesia comercial ajudou muito neste processo, pois interessa

Leia mais

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A O capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI, e se expandiu para outros lugares do mundo ( Ásia, África,

Leia mais

Economia e Sociedade Açucareira. Alan

Economia e Sociedade Açucareira. Alan Economia e Sociedade Açucareira Alan Características coloniais gerais Colônia de exploração Existência de Pacto Colonial Monopólio Economia de exportação de produtos tropicais Natureza predatória extrativista,

Leia mais

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra. Senhor Representante de Sua Excelência o Presidente da República, General Rocha Viera, Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Leia mais

Unidade II Poder, Estudo e Instituições Aula 10

Unidade II Poder, Estudo e Instituições Aula 10 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade II Poder, Estudo e Instituições Aula 10 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Conteúdo O Consulado: Economia, Educação

Leia mais

HISTÓRIA-2009 2ª FASE 2009

HISTÓRIA-2009 2ª FASE 2009 Questão 01 UFBA - -2009 2ª FASE 2009 Na Época Medieval, tanto no Oriente Médio, quanto no norte da África e na Península Ibérica, muçulmanos e judeus conviviam em relativa paz, fazendo comércio e expressando,

Leia mais

Equipe de História HISTÓRIA. Exercícios

Equipe de História HISTÓRIA. Exercícios Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 9R Ensino Médio Equipe de História Data: HISTÓRIA ESTADOS UNIDOS Exercícios 1. A expansão dos Estados Unidos em direção ao oeste, na primeira metade do século XIX,

Leia mais

REVOLUÇÃO AMERICANA (1776-1781) - LISTA DE EXERCÍCIOS

REVOLUÇÃO AMERICANA (1776-1781) - LISTA DE EXERCÍCIOS 1. (Upe 2014) A passagem do século XVIII para o XIX foi marcada por um desequilíbrio nas relações entre a Europa e o Novo Mundo. As lutas políticas na América estavam ligadas à resistência contra a colonização

Leia mais

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade.

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade. Olá, sou Rita Berlofa dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Brasil, filiado à Contraf e à CUT. Quero saudar a todos os trabalhadores presentes e também àqueles que, por algum motivo, não puderam

Leia mais

Sugestões de avaliação. História 8 o ano Unidade 4

Sugestões de avaliação. História 8 o ano Unidade 4 Sugestões de avaliação História 8 o ano Unidade 4 5 Nome: Data: Unidade 4 1. Analise a gravura e explique qual crítica ela revela. Gravura anônima do século XVIII. Biblioteca Nacional da França, Paris

Leia mais

Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE

Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE HISTÓRIA Escola: Nome: Data: / / Turma: Pedro Álvares Cabral foi o comandante da primeira expedição portuguesa que chegou ao território que mais tarde receberia o nome

Leia mais

Professor: MARCOS ROBERTO Disciplina: HISTÓRIA Aluno(a): Série: 9º ano - REGULAR Turno: MANHÃ Turma: Data:

Professor: MARCOS ROBERTO Disciplina: HISTÓRIA Aluno(a): Série: 9º ano - REGULAR Turno: MANHÃ Turma: Data: Professor: MARCOS ROBERTO Disciplina: HISTÓRIA Aluno(a): Série: 9º ano - REGULAR Turno: MANHÃ Turma: Data: REVISÃO FINAL PARA O SIMULADO 1ª Avaliação: Imperialismo na Ásia e na África 01. Podemos sempre

Leia mais

CRISE DO PRIMEIRO REINADO RECONHECIMENTO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

CRISE DO PRIMEIRO REINADO RECONHECIMENTO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL CRISE DO PRIMEIRO REINADO RECONHECIMENTO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL O que seria necessário, para que o Brasil, após a independência fosse reconhecido como uma Nação Livre e soberana? Seria necessário que

Leia mais

HISTÓRIA - MATERIAL COMPLEMENTAR OITAVO ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROF. ROSE LIMA

HISTÓRIA - MATERIAL COMPLEMENTAR OITAVO ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROF. ROSE LIMA HISTÓRIA - MATERIAL COMPLEMENTAR OITAVO ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROF. ROSE LIMA INDEPENDÊNCIA DO Colonização: espanhola até 1697, posteriormente francesa. Produção açucareira. Maioria da população:

Leia mais

Equipe de História HISTÓRIA. Exercícios

Equipe de História HISTÓRIA. Exercícios Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 9B Ensino Médio Equipe de História Data: HISTÓRIA ESTADOS UNIDOS Exercícios 1. A ideia de ocupação do continente pelo povo americano teve também raízes populares, no

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação História 7 o ano Unidade 7 5 Unidade 7 Nome: Data: 1. Sobre as formas de conquista e exploração do governo português, associe corretamente as colunas. a) Relações diplomáticas.

Leia mais

CRISE DO ESCRAVISMO. O Brasil foi o último país da América Latina a abolir a escravidão.

CRISE DO ESCRAVISMO. O Brasil foi o último país da América Latina a abolir a escravidão. CRISE DO ESCRAVISMO A Dinamarca foi o primeiro país Europeu a abolir o tráfico de escravos em 1792. A Grã-Bretanha veio a seguir, abolindo em 1807 e os Estados Unidos em 1808. O Brasil foi o último país

Leia mais

História - 8º Ano Professor Sérgio A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

História - 8º Ano Professor Sérgio A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL História - 8º Ano Professor Sérgio A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Como já dizia a importante historiadora Letícia Bicalho Canêdo, a Revolução Industrial não pode ser explicada somente a partir de uma aceleração

Leia mais

Brasil fica em quarto lugar em desigualdade social

Brasil fica em quarto lugar em desigualdade social Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2012 Prova bimestral 4 o Bimestre 5 o ano Geografia 1. Leia a notícia, divulgada em vários jornais brasileiros, no dia 21

Leia mais

História/15 8º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / /

História/15 8º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / História/15 8º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / 8ºhist301r ROTEIRO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO 2015 8º ano do Ensino Fundamental II HISTÓRIA 1º TRIMESTRE 1. Conteúdos Objetivo 1: Africanos no Brasil (Cap.

Leia mais

América Latina: Herança Colonial e Diversidade Cultural. Capítulo 38

América Latina: Herança Colonial e Diversidade Cultural. Capítulo 38 América Latina: Herança Colonial e Diversidade Cultural Capítulo 38 Expansão marítima européia; Mercantilismo (capitalismo comercial); Tratado de Tordesilhas (limites coloniais entre Portugal e Espanha):

Leia mais

Expansão do território brasileiro

Expansão do território brasileiro Expansão do território brasileiro O território brasileiro é resultado de diferentes movimentos expansionistas que ocorreram no Período Colonial, Imperial e Republicano. Esse processo ocorreu através de

Leia mais

Reconhecimento: Resolução nº CEE - 1464/85 - D.O. 04/05/85 Ent. Mantenedora: Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso

Reconhecimento: Resolução nº CEE - 1464/85 - D.O. 04/05/85 Ent. Mantenedora: Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso COLÉGIO SETE DE SETEMBRO Reconhecimento: Resolução nº CEE - 1464/85 - D.O. 04/05/85 Ent. Mantenedora: Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso CNPJ: 13.911.052/0001-61 e Inscrição Municipal

Leia mais

COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA - RESUMO

COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA - RESUMO COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA - RESUMO A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS Século XVI e XVII início da ocupação e colonização das Américas COLONIZAÇÃO definição é a ocupação e povoamento das terras americanas pelos europeus

Leia mais

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROFa. JULIANA NOME N o 8 o ANO A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul ou preta.

Leia mais

1º - Foi um movimento liderado pela BURGUESIA contra o regime absolutista. 2º - Abriu espaço para o avanço do CAPITALISMO.

1º - Foi um movimento liderado pela BURGUESIA contra o regime absolutista. 2º - Abriu espaço para o avanço do CAPITALISMO. APRESENTAÇÃO Aula 08 3B REVOLUÇÃO FRANCESA Prof. Alexandre Cardoso REVOLUÇÃO FRANCESA Marco inicial da Idade Contemporânea ( de 1789 até os dias atuais) 1º - Foi um movimento liderado pela BURGUESIA contra

Leia mais

Palestra: História da Cana-de. de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A

Palestra: História da Cana-de. de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A Palestra: História da Cana-de de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A ORIGEM DA CANA-DE-AÇÚCAR A cana-de de-açúcar é uma planta proveniente

Leia mais

FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL Celso Furtado. Professor Dejalma Cremonese

FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL Celso Furtado. Professor Dejalma Cremonese FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL Celso Furtado Professor Dejalma Cremonese A ocupação econômica das terras americanas constitui um episódio da expansão comercial da Europa. O comércio interno europeu, em intenso

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca II. POLÍTICA INTERNACIONAL RIO DE

Leia mais

O imperialismo. Prof Ferrari

O imperialismo. Prof Ferrari O imperialismo Prof Ferrari Imperialismo ou neocolonialismo do séc. XIX Conceitos e definições sobre o imperialismo O imperialismo dos séculos XIX e XX resultou da expansão capitalista e atendia aos interesses

Leia mais

AMÉRICA: ASPECTOS NATURAIS E TERRITORIAIS

AMÉRICA: ASPECTOS NATURAIS E TERRITORIAIS AMÉRICA: ASPECTOS NATURAIS E TERRITORIAIS Tema 1: A América no mundo 1. Um continente diversificado A América possui grande extensão latitudinal e, por isso, nela encontramos diversas paisagens. 2. Fatores

Leia mais

A novidade é que o Brasil não é só litoral É muito mais é muito mais que qualquer zona sul Tem gente boa espalhada por este Brasil Que vai fazer

A novidade é que o Brasil não é só litoral É muito mais é muito mais que qualquer zona sul Tem gente boa espalhada por este Brasil Que vai fazer CAUSAS: Acirramento da concorrência comercial entre as potências coloniais; Crise das lavouras de cana; Estagnação da economia portuguesa na segunda metade do século XVII; Necessidade de encontrar metais

Leia mais

PROVA BIMESTRAL História

PROVA BIMESTRAL História 8 o ano 3 o bimestre PROVA BIMESTRAL História Escola: Nome: Turma: n o : 1. 25 de janeiro de 1835, ao amanhecer o dia na cidade de Salvador, 600 negros entre libertos e escravos levantaram-se decididos

Leia mais

Memórias de um Brasil holandês. 1. Responda: a) Qual é o período da história do Brasil retratado nesta canção?

Memórias de um Brasil holandês. 1. Responda: a) Qual é o período da história do Brasil retratado nesta canção? Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2012 Prova bimestral 3 o Bimestre 4 o ano história Data: / / Nível: Escola: Nome: Memórias de um Brasil holandês Nessa terra

Leia mais

ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial. Capítulo 8 Educador: Franco Augusto

ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial. Capítulo 8 Educador: Franco Augusto ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial Capítulo 8 Educador: Franco Augusto EUA: Processo histórico Colônia de povoamento (Reino Unido, em especial a Inglaterra) A ocupação da costa do Atlântico foi baseada

Leia mais

VESTIBULAR 2011 1ª Fase HISTÓRIA GRADE DE CORREÇÃO

VESTIBULAR 2011 1ª Fase HISTÓRIA GRADE DE CORREÇÃO VESTIBULAR 2011 1ª Fase HISTÓRIA GRADE DE CORREÇÃO A prova de História é composta por três questões e vale 10 pontos no total, assim distribuídos: Questão 1 3 pontos (sendo 1 ponto para o subitem A, 1,5

Leia mais

RESUMO PARA RECUPERAÇÃO 2º TRIMESTRE

RESUMO PARA RECUPERAÇÃO 2º TRIMESTRE RESUMO PARA RECUPERAÇÃO 2º TRIMESTRE Conceitos Diversos Estado É uma organização políticoadministrativa da sociedade. Estado-nação - Quando um território delimitado é composto de um governo e uma população

Leia mais

Estudo Dirigido - RECUPERAÇÃO FINAL

Estudo Dirigido - RECUPERAÇÃO FINAL Educador: Luciola Santos C. Curricular: História Data: / /2013 Estudante: 7 Ano Estudo Dirigido - RECUPERAÇÃO FINAL 7º Ano Cap 1e 2 Feudalismo e Francos Cap 6 Mudanças no feudalismo Cap 7 Fortalecimento

Leia mais

A atividade agrícola e o espaço agrário. Prof. Bruno Batista

A atividade agrícola e o espaço agrário. Prof. Bruno Batista A atividade agrícola e o espaço agrário Prof. Bruno Batista A agropecuária É uma atividade primária; É obtida de forma muito heterogênea no mundo países desenvolvidos com agricultura moderna, e países

Leia mais

Em 1776 nascia a primeira nação livre das Américas, os Estados Unidos da América, antigas colônias inglesas.

Em 1776 nascia a primeira nação livre das Américas, os Estados Unidos da América, antigas colônias inglesas. IDADE MODERNA Revolução Americana Os cinquenta anos que se passam entre o final do século XVIII e o início do século XIX foram decisivos para o continente americano. Foi nessa época que as ideias iluministas

Leia mais

CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL

CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL BASES COMUNS DO SISTEMA COLONIAL PACTO-COLONIAL Dominação Política Monopólio Comercial Sistema de Produção Escravista ESTRUTURA SOCIAL DAS COLONIAS ESPANHOLAS Chapetones

Leia mais

Gabarito oficial preliminar: História

Gabarito oficial preliminar: História 1) Questão 1 Segundo José Bonifácio, o fim do tráfico de escravos significaria uma ameaça à existência do governo porque Geraria uma crise econômica decorrente da diminuição da mão de obra disponível,

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Prova bimestral. história. 1 o Bimestre 5 o ano. 1. Leia o texto a seguir e responda

Prova bimestral. história. 1 o Bimestre 5 o ano. 1. Leia o texto a seguir e responda Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2012 Prova bimestral 1 o Bimestre 5 o ano história Data: / / Nível: Escola: Nome: 1. Leia o texto a seguir e responda Na

Leia mais

REVOLUÇÃO FRANCESA MCC

REVOLUÇÃO FRANCESA MCC REVOLUÇÃO FRANCESA MCC REVOLUÇÃO FRANCESA. MOVIMENTO BURGUÊS França antes da revolução TEVE APOIO DO POVO Monarquia absolutista Economia capitalista.(costumes feudais) sociedade estamental. 1º Estado-

Leia mais

AMÉRICA: PROJETOS DE INTEGRAÇÃO GEOGRAFIA 8ºANO PRFª BRUNA ANDRADE

AMÉRICA: PROJETOS DE INTEGRAÇÃO GEOGRAFIA 8ºANO PRFª BRUNA ANDRADE AMÉRICA: PROJETOS DE INTEGRAÇÃO GEOGRAFIA 8ºANO PRFª BRUNA ANDRADE A FORMAÇÃO DOS ESTADOS LATINO- AMERICANOS OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA FORMARAM-SE A PARTIR DA INDEPENDÊNCIA DA ESPANHA E PORTUGAL. AMÉRICA

Leia mais

Carta do Chefe índio Seattle ao Grande Chefe de Washington, Franklin Pierce, em 1854, em resposta à proposta do Governo norte-americano de comprar grande parte das terras da sua tribo Duwamish, oferecendo

Leia mais

História/15 6º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano

História/15 6º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano História/15 6º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / 6ºhis302r RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano Aluno(a), Seguem os conteúdos trabalhados no 2º trimestre. Como base neles você deverá iniciar seus

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 9 o ano Unidade 8

Sugestões de avaliação. Geografia 9 o ano Unidade 8 Sugestões de avaliação Geografia 9 o ano Unidade 8 Nome: Unidade 8 Data: 1. Sobre a Oceania, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir. ( ) a colonização da Oceania promoveu o domínio da

Leia mais

EXPANSÃO EUROPÉIA E CONQUISTA DA AMÉRICA

EXPANSÃO EUROPÉIA E CONQUISTA DA AMÉRICA EXPANSÃO EUROPÉIA E CONQUISTA DA AMÉRICA EXPANSÃO EUROPEIA E CONQUISTA DA AMÉRICA Nos séculos XV e XVI, Portugal e Espanha tomaram a dianteira marítima e comercial europeia, figurando entre as grandes

Leia mais

Fascículo 2 História Unidade 4 Sociedades indígenas e sociedades africanas

Fascículo 2 História Unidade 4 Sociedades indígenas e sociedades africanas Atividade extra Fascículo 2 História Unidade 4 Sociedades indígenas e sociedades africanas Questão 1 O canto das três raças, de Clara Nunes Ninguém ouviu Um soluçar de dor No canto do Brasil Um lamento

Leia mais

REVISÃO AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA E MÉXICO

REVISÃO AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA E MÉXICO REVISÃO AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA E MÉXICO DIVISÃO DO CONTINENTE AMERICANO Os países que pertencem a América do Norte são: EUA, Canadá e México. Os países que pertencem a América Anglo Saxônica são: EUA

Leia mais

Os aparelhos de GPS (Sistema de Posicionamento Global) se tornaram

Os aparelhos de GPS (Sistema de Posicionamento Global) se tornaram GPS Os aparelhos de GPS (Sistema de Posicionamento Global) se tornaram ferramentas importantes para nos localizarmos com mais facilidade. Agora imagine que você pudesse ter um GPS que, além de lhe fornecer

Leia mais

Exerc ícios de Revisão Aluno(a): Nº:

Exerc ícios de Revisão Aluno(a): Nº: Exerc íciosde Revisão Aluno(a): Nº: Disciplina:HistóriadoBrasil Prof(a).:Cidney Data: deagostode2009 2ªSériedoEnsinoMédio Turma: Unidade:Nilópolis 01. QuerPortugallivreser, EmferrosqueroBrasil; promoveaguerracivil,

Leia mais

A GUERRA DO PARAGUAI FOI O MAIOR E MAIS SANGRENTO CONFLITO ARMADO OCORRIDO NA AMÉRICA DO SUL PERÍODO= 1864-1870

A GUERRA DO PARAGUAI FOI O MAIOR E MAIS SANGRENTO CONFLITO ARMADO OCORRIDO NA AMÉRICA DO SUL PERÍODO= 1864-1870 Não é possível exibir esta imagem no momento. A GUERRA DO PARAGUAI FOI O MAIOR E MAIS SANGRENTO CONFLITO ARMADO OCORRIDO NA AMÉRICA DO SUL PERÍODO= 1864-1870 É também chamada Guerra da Tríplice Aliança

Leia mais

História da cidadania europeia

História da cidadania europeia História da cidadania europeia Introdução A cidadania da União conferida aos nacionais de todos os Estados Membros pelo Tratado da União Europeia (TUE), destina se a tornar o processo de integração europeia

Leia mais

"Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA"

Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA "Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA" Neill Lochery, pesquisador britânico, no seu livro Brasil: os Frutos da Guerra mostrou os resultados da sua investigação histórica de um dos períodos mais

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou à Unidade 1 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Geografia 4 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação Geografia NOME: ESCOLA:

Leia mais

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é:

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: Atividade extra Fascículo 3 Sociologia Unidade 5 Questão 1 Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: a. Isolamento virtual b. Isolamento físico c.

Leia mais

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL FACULDADE SETE DE SETEMBRO INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA ALUNA: NATÁLIA DE ARAGÃO PINTO ORIENTADOR: PROF. DR. TIAGO SEIXAS THEMUDO A IMPRENSA

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA 8º ANO PROFESSOR: MÁRCIO AUGUSTO

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE GEOGRAFIA 8º 2º TRI. Assinale a única alternativa que não indica uma característica do sistema capitalista.

EXERCÍCIOS ON LINE DE GEOGRAFIA 8º 2º TRI. Assinale a única alternativa que não indica uma característica do sistema capitalista. EXERCÍCIOS ON LINE DE GEOGRAFIA 8º 2º TRI Questão 1 Assinale a única alternativa que não indica uma característica do sistema capitalista. a) Os preços das mercadorias variam de acordo com a procura por

Leia mais

Com base nesse artigo e nos conhecimentos sobre a História da América, RESPONDA:

Com base nesse artigo e nos conhecimentos sobre a História da América, RESPONDA: PROCESSO SELETIVO/2006 3 O DIA CADERNO 8 1 HISTÓRIA QUESTÕES DE 01 A 05 01. A base naval norte-americana de Guantanamo tem estado em evidência nos últimos anos. Trata-se de uma área de 117,6 quilômetros

Leia mais

REVOLUÇÃO FRANCESA 1789-1799

REVOLUÇÃO FRANCESA 1789-1799 REVOLUÇÃO FRANCESA 1789-1799 À procura de solução para a crise: 1787 Luís XVI convocação dos conselheiros para criação de novos impostos Acabar com a isenção fiscal do Primeiro e Segundo Estados CONSEQUÊNCIA

Leia mais

UFSC. Resposta: 01 + 02 = 03. Comentário

UFSC. Resposta: 01 + 02 = 03. Comentário Resposta: 01 + 02 = 03 01. Correta. 04. Incorreta. O número de trabalhadores no setor primário, principalmente na agropecuária, continuou diminuindo devido à automação. O aumento ocorreu no setor de serviço.

Leia mais

História. Programação 3. bimestre. Temas de estudo

História. Programação 3. bimestre. Temas de estudo História Olá, pessoal! Vamos conhecer, entre outros fatos, como era o trabalho escravo no Brasil? CHIQUINHA GONZAGA Programação 3. bimestre Temas de estudo O trabalho escravo na formação do Brasil - Os

Leia mais

MINERAÇÃO E REVOLTAS NO BRASIL COLONIAL

MINERAÇÃO E REVOLTAS NO BRASIL COLONIAL MINERAÇÃO E REVOLTAS NO BRASIL COLONIAL Portugal: crises e dependências -Portugal: acordos comerciais com a Inglaterra; -Exportação de produtos brasileiros; -Tratado de Methuen: redução fiscal para os

Leia mais

GEOGRAFIA. Valéria/Fábio UNIDADE VI

GEOGRAFIA. Valéria/Fábio UNIDADE VI GEOGRAFIA Valéria/Fábio 8º UNIDADE VI 01. "Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que algo, de fato, 'DEU ERRADO' na União Soviética. Não havia nenhuma semelhança entre o processo de emancipação socialista

Leia mais