Assunto: Projeto de regulamento relativo ao controlo de qualidade de auditoria

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Assunto: Projeto de regulamento relativo ao controlo de qualidade de auditoria"

Transcrição

1 J > ^ ^ ^ CMUM imiyis i&; I R6G. PRO^. icado -ES hicnillárlos O 2 AGO Exma. Senhora Dra. Gabriela Figueiredo Dias Vice Presidente do Conselho de Administração da CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários Rua Laura Alves, n.** 4 Apartado Lisboa CD/144/16 Lisboa, 29 de julho de 2016 Assunto: Projeto de regulamento relativo ao controlo de qualidade de auditoria Exma. Senhora, Em resposta à V/ carta datada de 7 de julho de 2016, recebida no dia 13 do mesmo mês e em resposta ao procedimento de consulta pública da CMVM n." 4/2016 referentes ao projeto de regulamento relativo ao controlo de qualidade de auditoria venho, por este meio, apresentar a respetiva pronúncia da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas. A Ordem congratula-se com a Iniciativa, que considera oportuna e com o cuidado na preparação do projeto de regulamento objeto de consulta pois reconhece, como sempre reconheceu, a importância da implementação e funcionamento de adequados sistemas de controlo de qualidade relativos aos revisores oficiais de contas. Assim, os comentários que são apresentados destinam-se exclusivamente a contribuir para a melhor adequação dos sistemas de controlo de qualidade, sendo organizados e "aspetos gerais" e "análise em detalhe". Sede: Rua do Salitre, n" Lisboa - PORTUGAL T F sec.orgsociais@oroc,pt Secção Regional do Norte: Avenida da Boavista, n 3477/3521, Porto - PORTUGAL T F sereoporto@oroc.pt

2 As petos gerais: O sistema de controlo de qualidade, para efeitos de supervisão pública, relativo às revisões legais de contas anuais exercidas pelos revisores oficiais de contas nos termos das leis nacionais aplicáveis e do Regulamento (UE) n. 537/2014, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de abril de 2014, diretamente aplicável em Portugal, abrange: O controlo de qualidade dos Revisores Oficiais de Contas (ROC) e Sociedades de Revisores Oficiais de Contas (SROC) que realizem a revisão legal de contas de Entidades de Interesse Público (EIP), a exercer diretamente pela CMVM, como autoridade de supervisão de auditoria; O controlo de qualidade sobre os demais ROC e SROC, a exercer pela Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC); A supervisão e avaliação pela CMVM do sistema de controlo de qualidade pela OROC. realizado O que acaba de se enunciar resulta diretamente do definido na al. a) do art." 6. do Estatuto da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, aprovado pela Lei n. 140/2015, de 7 de setembro (EOROC), que indica que constitui atribuição desta Ordem "supervisionar a atividade de auditoria às contas e serviços relacionados (...), incluindo em matéria de controlo de qualidade e de inspeções de auditores que não realizem revisão legal das contas de entidades de interesse público (...)", do definido no atx. 4 do Regime Jurídico de Supervisão de Auditoria, aprovado pela Lei n. 148/2015, de 9 de setembro (RJSA), que indica que constitui atribuição da CMVM a supervisão pública daquele controlo de qualidade bem como cabe à CMVM "assegurar o controlo de qualidade e os sistemas de inspeção dos ROC e SROC sobre auditores que realizem a revisão legal das contas de entidades d interesse público" e do definido no n 1 do art. 40. do RJSA.

3 Sobre o controlo de qualidade de ROC e SROC de ElP: O projeto de regulamento sob consulta nada contém relativamente ao controlo de qualidade de ROC e SROC que realizem a revisão legal de contas de ElP, cujo exercício e regulamentação compete à CMVM. Nota-se que o início da atividade de controlo de qualidade de ROC e SROC de ElP é neste momento totalmente oportuno pelo que um projeto de regulamento do controlo de qualidade a exercer pela CMVM deve ser elaborado e submetido também a consulta pública tão breve quanto possível. Sobre o controlo de qualidade dos demais ROC e SROC: No âmbito das suas atribuições, neste contexto, compete à Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC) o exercício e regulamentação do controlo de qualidade dos ROC e SROC que não realizam revisão legal de contas de ElP. De acordo a Lei n. 140/2015, de 7 de setembro, o novo regulamento do controlo de qualidade da OROC devia ser aprovado pela Assembleia Geral até 30 de junho de 2016, o que aconteceu. O regulamento foi já disponibilizado publicamente, encontrando-se no sítio da Ordem na internet. Este regulamento, nos termos da Lei, não carece de outra aprovação ou homologação. Tal em nada prejudica a atuaçâo da CMVM no âmbito da sua competência para supervisionar e avaliar o sistema de controlo de qualidade realizado pela OROC (como referido acima). A Ordem considera, pois, que o controlo de qualidade dos ROC e SROC que não realizem a revisão legal de contas de ElP não deve ser objeto de outro regulamento que não o da OROC, sob pena de tal situação redundante ser geradora de confusão e dadas as atribuições diferentes da CMVM e da OROC neste processo de controlo de qualidade. Como comentário geral, a Ordem afirma que as disposições propostas relativas ao controlo de qualidade da OROC que se encontram no projeto sob consulta estão consideradas no respetivo regulamento da OROC na sua substância ou tratando-se de detalhes que devem ser enquadrados no plano anual de execução do controlo de qualidade foram nesse âmbito considerados. No exercício da supervisão e avaliação do sistema de controlo de qualidade da OROC pela CMVM, a CMVM poderá verificar a implementação pela OROC do sistema devido.

4 Assim, a Ordem considera que todas as disposições que se encontram no projeto de regulamento da CMVM sob consulta que se refiram ao exercício efetivo, entenda-se, à execução, do controlo de qualidade pela OROC devem ser retiradas, pois só assim se clarificam e se separam os papéis de execução e de supervisão que competem à OROC e à CMVM, respetivamente. Sobre a supervisão e avaliação pela CMVM do sistema de controlo de qualidade pela OROC: realizado O projeto de regulamento sob consulta, deve tratar da supervisão e avaliação pela CMVM do sistema de controlo de qualidade realizado pela OROC e não da realização do próprio controlo de qualidade o qual é cometido legalmente à OROC. Assim, os comentários em detalhe são apresentados pela OROC apenas relativamente às disposições relacionadas com este assunto, dado que, como exposto acima, o projeto de regulamento não abrange o controlo de qualidade a exercer pela CMVM (o que se concorda que seja tratado em regulamento próprio) e as disposições que foram incluídas relativamente à regulamentação de competência da OROC não devem ser abrangidas por regulamento da CMVM. Sobre a designação do Regulamento: A designação do Regulamento de acordo com o projeto sob consulta parece ser "Regulamento de Controlo de Qualidade de Auditoria". A Ordem considera que essa designação distorce a realidade induzindo em erro, pois o regulamento apresenta-se inconsistente e incompleto na medida em que: i) Não abrange parte muito significativa do controlo de qualidade de auditoria, designadamente em nenhum aspeto trata do controlo de qualidade relativamente a ROC ou SROC que realizem a revisão legal de contas de ElP; ii) Em nenhum instrumento legislativo se encontra como atribuição da CMVM executar o controlo de qualidade dos revisores e sociedades de revisores oficiais de contas que não exercem funções em entidades de interesse público, mas sim a supervisão desta execução. Neste sentido, este regulamento da CMVM deverá tratar da supervisão do controlo de qualidade exercido pela OROC relativamente aos demais ROC e SROC, pelo que a Ordem, em defesa da transparência, considera que o título do regulamento deve ser ajustado ao seu objeto. Ressalva-se que a Ordem entende que o objeto deve indicar que o regulamento se refere aos procedimentos a executar pela OROC e pela CMVM para efeitos da supervisão devida.

5 BSm Análise em detalhe: Art.M. -Obieto Como referido nos comentários sobre aspetos gerais acima, a Ordem reconhece que é necessária a definição de procedimentos a seguir pela OROC e pela CMVM para a boa execução da supervisão do controlo de qualidade que à CMVM compete. A Ordem reconhece também que é necessária a elaboração pela CMVM de normas orientadores sobre a supervisão do sistema de controlo de qualidade a realizar pela Ordem, bem como de regulamento do controlo de qualidade que à CMVM compete, ou seja, relativo a auditores que realizem a revisão legal de contas de entidades de interesse público (ElP). Nota-se que este último aspeto não é tratado no projeto de regulamento. Como também referido nos comentários sobre aspetos gerais acima, o exercício do controlo de qualidade pela OROC deve ser e é tratado em regulamento aprovado pela Assembleia Geral desta. Assim, o regulamento apenas poderá referir-se à supervisão do controlo de qualidade a realizar pela Ordem. O documento designado "Projeto Regulamento - Controlo de qualidade de auditoria" indica como objeto, no seu art. ^, que "o presente regulamento rege o processo de controlo de qualidade de auditoria a exercer pela Ordem {...)". Sendo a competência da CMVM a sua supervisão e não a sua execução e em resultado dos motivos anteriormente expostos, a Ordem considera que o objeto deve ser alterado. Como exemplo indica-se uma sugestão de texto: "O presente regulamento rege o processo de supervisão do controlo de qualidade de auditoria a exercer pela Ordem (...) bem como os procedimentos de comunicação necessários para o efeito". Art. 2. -Definições Este regulamento deve usar as definições constantes ou resultantes das leis ou regulamentos relacionados. Assim, sugere-se que seja eliminado este artigo. Art Concurso de regimes Dado que o âmbito deste regulamento não deve coincidir com o âmbito do regulamento da OROC e dado que os regulamentos da CMVM e da OROC não se organizam de forma hierárquica, sugere-se a eliminação deste artigo.

6 Art-M.-*-Controlo de qualidade Idem comentário relativo ao art." 2.. Art Cumprimento de deveres Art." 6. - Modo de envio da informação A Ordem entende que a redação do artigo deve ser revista e devem ser considerados os princípios do "s/mp/ex", sem descurar o rigor, sobre o modo de comunicação com a CMVM. A Ordem entende dever lembrar que a CMVM supervisiona o processo de controlo de qualidade executado pela OROC e não a própria OROC. Art. 7. -Fases Art Planeamento fn. 1) Art Planeamento (n. 2) A Ordem entende que o referido no número 2 do art." 8., deve ser revisto quanto ao modelo de transmissão de informação, não se compreendendo por que tem de se enviar, por exemplo, os guias, atendendo a que estes estão permanentemente disponíveis (os guias não são alterados todos os anos, mas apenas quando necessário, sendo de imediato atualizado o site da Ordem, pelo que a sua supervisão se pode operar com simplicidade, rapidez, atempada, permanentemente e sem custos). Remete-se também para o comentado a propósito do art. 6.. Art. 8. -Planeamento fn. 3) O dever de comunicação aqui tratado pode ser incluído no número anterior. Quanto ao conteúdo das alterações ao plano, deve ser retirada a referência deste regulamento.

7 0^ L 7 l Art. s9. a 14. Art Conclusões fn. s 1 e 2) Art.M5. -Conclusões (n. 3^ A Ordem considera que o prazo referido no n." 3 do art. 15., embora praticável por parte da OROC, deveria ser definido até 30 de junho (em vez de 31 de maio), tendo presente que a data de divulgação do relatório do controlo de qualidade por parte da CMVM é de 30 de setembro. Também no domínio do envio de elementos deverão ter-se em atenção critérios de razoabilidade, tendo presente que os arquivos da Ordem estão sempre disponíveis para análise e consulta da CMVM, no âmbito da supervisão cometida. Art Acompanhamento e monitorização A Ordem apela a que seja previsto um modo de comunicação que não seja oneroso, garantindo fiabilidade e rigor da informação. Art Arquivo Art Relatório de atividades fn. 1) Art Relatório de atividades fn. 2) Tratando-se de uma comunicação da OROC à CMVM, remete-se para o comentado a propósito do art. 6. e do n. 2 do art. 8..

8 Art Direito transitório fn. 2) acima e dado o referido a propósito do art. 3 A Ordem mantém toda a disponibilidade para continuar a dar um contributo significativo para o bom desempenho das atribuições da autoridade competente pela supervisão de auditoria com a adoção de práticas que constituam avanços pertinentes na melhoria da qualidade da auditoria e da sua supervisão pública. Com os melhores cumprimentos, José Azevedo Rodrigues BASTONÁRIO

Atividade Interna da Ordem

Atividade Interna da Ordem Atividade Interna da Ordem Cerimónias públicas Realizou-se no passado dia 1 de junho a cerimónia de entrega de medalhas comemorativas aos Revisores Oficiais de Contas que completaram 25 e 40 anos de profissão.

Leia mais

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA DA CMVM N.º 1/2017

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA DA CMVM N.º 1/2017 DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA DA CMVM N.º 1/2017 Primeira alteração ao Regulamento da CMVM n.º 4/2015, de 26 de janeiro, sobre a supervisão de auditoria ÍNDICE I. ENQUADRAMENTO... 2 1. Âmbito do projeto...

Leia mais

NOTA JUSTIFICATIVA Índice

NOTA JUSTIFICATIVA Índice NOTA JUSTIFICATIVA Índice I. Introdução... 2 II. Opções regulatórias... 2 III. O regime proposto... 2 IV. Entidades afetadas pela proposta... 4 Sector empresarial e público em geral... 4 Indústria... 4

Leia mais

Tel: Fax:

Tel: Fax: Ernst & Young Audit & Associados - SROC, S.A. Avenida da República, 90-6º 1600-206 Lisboa Portugal Tel: +351 217 912 000 Fax: +351 217 957 586 www.ey.com relatório anual sobre a solvência e a situação

Leia mais

Ernst & Young Audit & Associados - SROC, S.A. Avenida da República, 90-6º Lisboa Portugal Tel: Fax:

Ernst & Young Audit & Associados - SROC, S.A. Avenida da República, 90-6º Lisboa Portugal Tel: Fax: Ernst & Young Audit & Associados - SROC, S.A. Avenida da República, 90-6º 1600-206 Lisboa Portugal Tel: +351 217 912 000 Fax: +351 217 957 586 www.ey.com Relatório do Revisor Oficial de Contas sobre o

Leia mais

31 de dezembro de 2017

31 de dezembro de 2017 solvência e a situação financeira nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 3.º da Norma Regulamentar n.º 2/2017-R, de 24 de março, da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões 31 de dezembro

Leia mais

Projeto de Regulamento. Controlo de qualidade de auditoria

Projeto de Regulamento. Controlo de qualidade de auditoria Projeto de Regulamento Controlo de qualidade de auditoria ( ) Ao abrigo do disposto na alínea c) do n.º 4 do artigo 4.º e na alínea e) do n.º 1 do artigo 44.º do Regime Jurídico da Supervisão de Auditoria,

Leia mais

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA DA CMVM N.º 6/2015. Projeto de Regulamento da CMVM relativo a auditoria I. ENQUADRAMENTO... 2

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA DA CMVM N.º 6/2015. Projeto de Regulamento da CMVM relativo a auditoria I. ENQUADRAMENTO... 2 DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA DA CMVM N.º 6/2015 Projeto de Regulamento da CMVM relativo a auditoria ÍNDICE I. ENQUADRAMENTO... 2 1. Âmbito do projeto... 2 1.1. Introdução... 2 1.2. Principais aspetos

Leia mais

Novas leis sobre a auditoria

Novas leis sobre a auditoria Em Foco Novas leis sobre a auditoria Lei n.º 140/2015, de 7 de setembro aprova o novo Estatuto da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas Lei n.º 148/2015, de 9 de setembro aprova o novo Regime de Supervisão

Leia mais

Novo. Formação Contínua APLICAÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE AUDITORIA (ISA) FUNDAMENTOS E ORIENTAÇÃO PRÁTICA.

Novo. Formação Contínua APLICAÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE AUDITORIA (ISA) FUNDAMENTOS E ORIENTAÇÃO PRÁTICA. Formação Contínua APLICAÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE AUDITORIA (ISA) Novo A Ordem promove um conjunto de ações de formação que percorrem o Guia de Aplicação das ISA: Aceitação e Planeamento Geral;

Leia mais

A responsabilidade dos Auditores Externos e impacto na função de Auditoria Interna no contexto da nova legislação

A responsabilidade dos Auditores Externos e impacto na função de Auditoria Interna no contexto da nova legislação www.pwc.com A responsabilidade dos Auditores Externos e impacto na função de Auditoria Interna no contexto da nova legislação 24 de fevereiro de 2016 Objetivos da sessão 2 Objetivos da sessão Apresentar

Leia mais

COMENTÁRIOS DA ORDEM DOS REVISORES OFICIAIS DE CONTAS AO PROJETO DE ESTATUTOS

COMENTÁRIOS DA ORDEM DOS REVISORES OFICIAIS DE CONTAS AO PROJETO DE ESTATUTOS COMENTÁRIOS DA ORDEM DOS REVISORES OFICIAIS DE CONTAS AO PROJETO DE ESTATUTOS Relativamente aos comentários e alterações efetuados ao projeto de Estatutos da Ordem dos ROC apresentamse os seguintes comentários

Leia mais

GUIA DE APLICAÇÃO TÉCNICA N.º 1 (REVISTO) APLICAÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE AUDITORIA (ISA)

GUIA DE APLICAÇÃO TÉCNICA N.º 1 (REVISTO) APLICAÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE AUDITORIA (ISA) GUIA DE APLICAÇÃO TÉCNICA N.º 1 (REVISTO) APLICAÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE AUDITORIA (ISA) NOVOS MODELOS DE CERTIFICAÇÃO LEGAL DAS CONTAS/RELATÓRIO DE AUDITORIA 1 1. Em 1 de janeiro de 2016 entrou

Leia mais

GUIA DE APLICAÇÃO TÉCNICA Nº 1 APLICAÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE AUDITORIA (ISA)

GUIA DE APLICAÇÃO TÉCNICA Nº 1 APLICAÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE AUDITORIA (ISA) GUIA DE APLICAÇÃO TÉCNICA Nº 1 APLICAÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE AUDITORIA (ISA) NOVOS MODELOS DE CERTIFICAÇÃO LEGAL DAS CONTAS/RELATÓRIO DE AUDITORIA 1. Em 1 de janeiro de 2016 entrou em vigor a

Leia mais

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA DA CMVM N.º 3/2017

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA DA CMVM N.º 3/2017 DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA DA CMVM N.º 3/2017 Regulamento que visa definir os conteúdos mínimos a dominar pelos colaboradores de intermediários financeiros que prestam serviços de consultoria para investimento

Leia mais

Relatório Anual de Transparência Ano de 2016

Relatório Anual de Transparência Ano de 2016 Relatório Anual de Transparência Ano de 2016 2 Índice 1. Introdução... 3 2. Estrutura jurídica e da Propriedade... 3 3. Estrutura de governação... 4 4. Sistema interno de controlo de qualidade... 4 5.

Leia mais

CERTIFICAÇÃO LEGAL DAS CONTAS RELATO SOBRE A AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Opinião Auditámos as demonstrações financeiras anexas da Santa Casa da Misericórdia de Vila Flor, que compreendem o

Leia mais

Regulamento da Comissão de Remunerações e Avaliação

Regulamento da Comissão de Remunerações e Avaliação Regulamento da Comissão de Remunerações e Avaliação 30 de maio de 2017 Título: Regulamento da Comissão de Remunerações e Avaliação Proprietário: Assembleia Geral Contribuidores: Conselho de Administração;

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 4/2018. Regulamento sobre o controlo de qualidade de auditoria a exercer pela Ordem dos Revisores Oficias de Contas

Regulamento da CMVM n.º 4/2018. Regulamento sobre o controlo de qualidade de auditoria a exercer pela Ordem dos Revisores Oficias de Contas Regulamento da CMVM n.º 4/2018 Regulamento sobre o controlo de qualidade de auditoria a exercer pela Ordem dos Revisores Oficias de Contas Em concretização do Regime Jurídico da Supervisão de Auditoria

Leia mais

REGULAMENTO COMISSÃO DE AUDITORIA CAIXA ECONÓMICA MONTEPIO GERAL, CAIXA ECONÓMICA BANCÁRIA, S.A.

REGULAMENTO COMISSÃO DE AUDITORIA CAIXA ECONÓMICA MONTEPIO GERAL, CAIXA ECONÓMICA BANCÁRIA, S.A. REGULAMENTO DA COMISSÃO DE AUDITORIA DA CAIXA ECONÓMICA MONTEPIO GERAL, CAIXA ECONÓMICA BANCÁRIA, S.A. ÍNDICE Artigo 1º.- Objetivo do Regulamento... 3 Artigo 2º. - Missão... 3 Artigo 3º.- Composição...

Leia mais

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA DA CMVM N.º 2/2016. Projeto de Regulamento relativo deveres de reporte de informação à CMVM I. ENQUADRAMENTO...

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA DA CMVM N.º 2/2016. Projeto de Regulamento relativo deveres de reporte de informação à CMVM I. ENQUADRAMENTO... DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA DA CMVM N.º 2/2016 Projeto de Regulamento relativo deveres de reporte de informação à CMVM ÍNDICE I. ENQUADRAMENTO... 2 1. Âmbito do projeto... 2 1.1. Introdução... 2 1.2.

Leia mais

Projeto de Regulamento de Procedimentos Regulatórios - síntese das principais propostas. Consulta pública n.º 3/2016

Projeto de Regulamento de Procedimentos Regulatórios - síntese das principais propostas. Consulta pública n.º 3/2016 Projeto de Regulamento de Procedimentos Regulatórios - síntese das principais propostas Consulta pública n.º 3/2016 Enquadramento legal e estatutário Lei Quadro das Entidades Reguladoras Por forma a prosseguirem

Leia mais

PROCEDIMENTO DE SELEÇÃO DE REVISOR OFICIAL DE CONTAS PARA A REVISÃO LEGAL DAS CONTAS DA UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DO ALTO MINHO, E. P. E.

PROCEDIMENTO DE SELEÇÃO DE REVISOR OFICIAL DE CONTAS PARA A REVISÃO LEGAL DAS CONTAS DA UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DO ALTO MINHO, E. P. E. Assunto: PROCEDIMENTO DE SELEÇÃO DE REVISOR OFICIAL DE CONTAS PARA A REVISÃO LEGAL DAS CONTAS DA UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DO ALTO MINHO, E. P. E. (ULSAM) 1. INTRODUÇÃO 1.1. A Unidade Local de Saúde do Alto

Leia mais

COMISSÃO DO MERCADO DE VALORES MOILIÁRIOS PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE GESTÃO, INCLUINDO RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS

COMISSÃO DO MERCADO DE VALORES MOILIÁRIOS PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE GESTÃO, INCLUINDO RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS COMISSÃO DO MERCADO DE VALORES MOILIÁRIOS PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE GESTÃO, INCLUINDO RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS Relatório de execução Novembro de 2012 Índice 1. INTRODUÇÃO 2 2. CONTROLO

Leia mais

REGULAMENTO COMUNICAÇÃO DE IRREGULARIDADES. (Whistleblowing)

REGULAMENTO COMUNICAÇÃO DE IRREGULARIDADES. (Whistleblowing) REGULAMENTO COMUNICAÇÃO DE IRREGULARIDADES (Whistleblowing) Maio 2016 1. Princípios e objetivos O Novo Banco tem entre os seus objetivos o cumprimento das disposições legais e regulamentares aplicáveis

Leia mais

Regulamento do comité de sustentabilidade O valor da segurança

Regulamento do comité de sustentabilidade O valor da segurança Regulamento do comité de sustentabilidade O valor da segurança COMITÉ DE SUSTENTABILIDADE janeiro de 2018 Regulamento do Comité de sustentabilidade O valor da segurança página 3 ÍNDICE 1. MISSÃO 5 2.

Leia mais

Política de Comunicação de Irregularidades Whistleblowing

Política de Comunicação de Irregularidades Whistleblowing 2018 Política de Comunicação de Irregularidades Whistleblowing Grupo Novo Banco Fevereiro de 2018 ÍNDICE 1. Princípios e objetivos... 3 2. Aplicação da Política às entidades do Grupo Novo Banco... 3 3.

Leia mais

Recomendações que alteram as Recomendações EBA/REC/2015/01

Recomendações que alteram as Recomendações EBA/REC/2015/01 EBA/REC/2015/02 23/11/2016 Recomendações que alteram as Recomendações EBA/REC/2015/01 relativas à equivalência dos regimes de confidencialidade 1 1. Obrigações de cumprimento e de comunicação de informação

Leia mais

Resolução do Conselho de Ministros n. o 88/

Resolução do Conselho de Ministros n. o 88/ Resolução do Conselho de Ministros n. o 88/2015 01-10-2015 Assunto: Cria a Comissão de Coordenação das Políticas de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo Por

Leia mais

DESTACAMENTO DE TRABALHADORES NO ÂMBITO DE UMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Lei n.º 29/2017

DESTACAMENTO DE TRABALHADORES NO ÂMBITO DE UMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Lei n.º 29/2017 DESTACAMENTO DE TRABALHADORES NO ÂMBITO DE UMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Lei n.º 29/2017 A Lei n.º 29/2017, de 30 de maio, veio transpor para a ordem jurídica interna a Diretiva 2014/67/UE, do Parlamento Europeu

Leia mais

COMISSÃO DE AUDITORIA E CONTROLO INTERNO DO BANCO BPI, SA REGULAMENTO

COMISSÃO DE AUDITORIA E CONTROLO INTERNO DO BANCO BPI, SA REGULAMENTO COMISSÃO DE AUDITORIA E CONTROLO INTERNO DO BANCO BPI, SA REGULAMENTO (Aprovado na reunião do Conselho de Administração de 25 de Julho 2008, com as alterações introduzidas na reunião de 6 de Março e 18

Leia mais

Decreto-lei n.º , de 15 de novembro de 1969 atribui aos revisores oficiais de contas funções de interesse público no âmbito da fiscalização das

Decreto-lei n.º , de 15 de novembro de 1969 atribui aos revisores oficiais de contas funções de interesse público no âmbito da fiscalização das Decreto-lei n.º 49 381, de 15 de novembro de 1969 atribui aos revisores oficiais de contas funções de interesse público no âmbito da fiscalização das contas e da gestão das sociedades anónimas, ou por

Leia mais

XXII CONFERÊNCIA Auditoria - Corporate Governance Risco e Auditoria (CGRA) Desafios Futuros

XXII CONFERÊNCIA Auditoria - Corporate Governance Risco e Auditoria (CGRA) Desafios Futuros XXII CONFERÊNCIA Auditoria - Corporate Governance Risco e Auditoria (CGRA) Desafios Futuros Novo Enquadramento da Auditoria nas Empresas José Azevedo Rodrigues Bastonário 19 novembro de 2015 SUMÁRIO Breve

Leia mais

DECRETO MUNICIPAL Nº 032/2015 DE 20 DE OUTUBRO DE 2015.

DECRETO MUNICIPAL Nº 032/2015 DE 20 DE OUTUBRO DE 2015. DECRETO MUNICIPAL Nº 032/2015 DE 20 DE OUTUBRO DE 2015. Regulamenta a Lei Federal n 12.527, de 18 de novembro de 2011, no âmbito do Poder Executivo Municipal, estabelecendo procedimentos e outras providências

Leia mais

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA DA CMVM N.º 3/2018. Projeto de Regulamento relativo às centrais de valores mobiliários I. ENQUADRAMENTO...

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA DA CMVM N.º 3/2018. Projeto de Regulamento relativo às centrais de valores mobiliários I. ENQUADRAMENTO... DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA DA CMVM N.º 3/2018 Projeto de Regulamento relativo às centrais de valores mobiliários ÍNDICE I. ENQUADRAMENTO... 1 1.1. Introdução... 1 1.2. Estrutura... 2 II. APRESENTAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO COMISSÃO DE GOVERNO SOCIETÁRIO, AVALIAÇÃO E NOMEAÇÕES CTT CORREIOS DE PORTUGAL, S.A.

REGULAMENTO INTERNO COMISSÃO DE GOVERNO SOCIETÁRIO, AVALIAÇÃO E NOMEAÇÕES CTT CORREIOS DE PORTUGAL, S.A. REGULAMENTO INTERNO COMISSÃO DE GOVERNO SOCIETÁRIO, AVALIAÇÃO E NOMEAÇÕES CTT CORREIOS DE PORTUGAL, S.A. Artigo 1.º Instituição da Comissão de Governo Societário, Avaliação e Nomeações 1. O presente Regulamento

Leia mais

I B c OPORTUNIDADE - FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO RELATÓRIO DE AUDITORIA. Introdução

I B c OPORTUNIDADE - FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO RELATÓRIO DE AUDITORIA. Introdução 10V, I B c Tel: - +351 217 990 420 Áv. da Repúb[tca, 50 100 Fax: +351 217990439 1069-211 lisboa www. bdo. pt OPORTUNIDADE - FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO RELATÓRIO DE AUDITORIA Introdução

Leia mais

ANEXO REGULAMENTO INTERNO DA INSPEÇÃO-GERAL DA MARINHA. CAPÍTULO I Disposições gerais

ANEXO REGULAMENTO INTERNO DA INSPEÇÃO-GERAL DA MARINHA. CAPÍTULO I Disposições gerais ANEXO (a que se refere o artigo 1.º do Despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada n.º 2/2016, de 20 de janeiro) REGULAMENTO INTERNO DA INSPEÇÃO-GERAL DA MARINHA CAPÍTULO I Disposições gerais

Leia mais

CAPÍTULO I Disposições gerais. Artigo 1.º Objeto

CAPÍTULO I Disposições gerais. Artigo 1.º Objeto Regulamento da CMVM n.º 4/2015 1 Supervisão de Auditoria (com as alterações introduzidas pelo Regulamento da CMVM n.º 2/2017 2, retificado pela Declaração de Retificação n.º 237/2017) CAPÍTULO I Disposições

Leia mais

Decreto-Lei n.º 88/2014 de 06 de junho

Decreto-Lei n.º 88/2014 de 06 de junho Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República. Decreto-Lei n.º 88/2014 de 06 de junho À margem das soluções de fiscalização contabilística previstas noutros diplomas legais, nomeadamente

Leia mais

Lei n.º 148/2015. de 09 de Setembro

Lei n.º 148/2015. de 09 de Setembro Lei n.º 148/2015 de 09 de Setembro Aprova o Regime Jurídico da Supervisão de Auditoria, transpondo a Diretiva 2014/56/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de abril de 2014, que altera a Diretiva

Leia mais

PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO PONTO 4 DA ORDEM DO DIA DA ASSEMBLEIA GERAL ANUAL DE 3 DE MAIO DE 2018

PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO PONTO 4 DA ORDEM DO DIA DA ASSEMBLEIA GERAL ANUAL DE 3 DE MAIO DE 2018 PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO PONTO 4 DA ORDEM DO DIA DA ASSEMBLEIA GERAL ANUAL DE 3 DE MAIO DE 2018 Considerando que: A) Nos termos do n.º 2 do Artigo 5.º do Contrato de Sociedade da REN Redes Energéticas Nacionais,

Leia mais

NORMAS INTERNACIONAIS DE AUDITORIA

NORMAS INTERNACIONAIS DE AUDITORIA Formação Contínua As Normas Internacionais de Auditoria (ISA) estão em vigor em Portugal desde 1 de janeiro de 2016. A Ordem promove um conjunto de ações de formação que abrangerão todas as ISA em vigor:

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 334/XII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 334/XII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 334/XII Exposição de Motivos A Diretiva n.º 2006/43/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de maio de 2006, constituiu um marco significativo na regulação da revisão legal das

Leia mais

Relatório de Auditoria

Relatório de Auditoria Relatório de Auditoria Relato sobre a auditoria das demonstrações financeiras Opinião com reservas Auditámos as demonstrações financeiras anexas do Fundo de Investimento Imobiliário Imocar Fundo de Investimento

Leia mais

Relatório do Conselho de Auditoria Sumário Executivo

Relatório do Conselho de Auditoria Sumário Executivo Relatório do Conselho de Auditoria 2015 Sumário Executivo Relatório do Conselho de Auditoria -2015 Sumário Executivo Lisboa, 2016 www.bportugal.pt 1. Sumário executivo Introdução O presente Sumário Executivo

Leia mais

SOLUÇÃO ARRENDAMENTO - FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO PARÁ ARRENDAMENTO HABITACIONAL RELATÓRIO DE AUDITORIA. Introdução

SOLUÇÃO ARRENDAMENTO - FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO PARÁ ARRENDAMENTO HABITACIONAL RELATÓRIO DE AUDITORIA. Introdução I Te[: +351 217 990 420 Av. da República, 50-100 Fax: +351 217990439 1069-211 Lisboa www. bdo. pt SOLUÇÃO ARRENDAMENTO - FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO PARÁ ARRENDAMENTO HABITACIONAL RELATÓRIO

Leia mais

Projeto de Lei 629/XIII/3ª

Projeto de Lei 629/XIII/3ª Projeto de Lei 629/XIII/3ª Visa reforçar a regulação relativa aos deveres de informação contratual e periódica a prestar aos investidores em instrumentos financeiros. Assistimos nos últimos anos à nacionalização

Leia mais

PRINCÍPIOS DE BOM GOVERNO

PRINCÍPIOS DE BOM GOVERNO PRINCÍPIOS DE BOM GOVERNO REGULAMENTOS INTERNOS E EXTERNOS A QUE A EMPRESA ESTÁ SUJEITA A IFD encontra-se sujeita ao Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras, definido pelo Decreto-Lei

Leia mais

Salgueiro & Associados, SROC, Lda. SROC nº 310 Registada na CMVM com o nº Relatório de Auditoria Opinião 1. Auditámos as demonstrações financ

Salgueiro & Associados, SROC, Lda. SROC nº 310 Registada na CMVM com o nº Relatório de Auditoria Opinião 1. Auditámos as demonstrações financ Salgueiro & Associados, SROC, Lda. SROC nº 310 Registada na CMVM com o nº 20161601 Relatório de Auditoria Opinião 1. Auditámos as demonstrações financeiras anexas do Domus Capital Fundo Especial de Investimento

Leia mais

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE PARCEIROS

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE PARCEIROS MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE PARCEIROS do Programa de Parcerias para o Impacto QUANDO É OBRIGATÓRIO O MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE PARCEIROS? Este Memorando de Entendimento entre Parceiros é apenas

Leia mais

6170/17 aap/ip 1 DGC 2B

6170/17 aap/ip 1 DGC 2B Conselho da União Europeia Bruxelas, 9 de fevereiro de 2017 (OR. en) 6170/17 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: para: Secretariado-Geral do Conselho Delegações COHOM 16 CONUN 54 SOC 81 FREMP 11 n.º doc. ant.:

Leia mais

ORDEM DOS REVISORES OFICIAIS DE CONTAS

ORDEM DOS REVISORES OFICIAIS DE CONTAS ORDEM DOS REVISORES OFICIAIS DE CONTAS Lisboa, 4 de junho de 2018 RELATÓRIO DA COMISSÃO DO CONTROLO DE QUALIDADE Lisboa, 4 de junho de 2018 Controlos de Qualidade (Sorteio Público) Entidades e dossiês

Leia mais

CIMPOR Cimentos de Portugal, SGPS, S.A. Regulamento da Comissão de Auditoria

CIMPOR Cimentos de Portugal, SGPS, S.A. Regulamento da Comissão de Auditoria CIMPOR Cimentos de Portugal, SGPS, S.A. Regulamento da Comissão de Auditoria CIMPOR Cimentos de Portugal, SGPS, S.A. Regulamento da Comissão de Auditoria PREÂMBULO A Comissão de Auditoria da CIMPOR Cimentos

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO COMISSÃO DE GOVERNO SOCIETÁRIO, AVALIAÇÃO E NOMEAÇÕES CTT Correios de Portugal, S.A.

REGULAMENTO INTERNO COMISSÃO DE GOVERNO SOCIETÁRIO, AVALIAÇÃO E NOMEAÇÕES CTT Correios de Portugal, S.A. REGULAMENTO INTERNO COMISSÃO DE GOVERNO SOCIETÁRIO, AVALIAÇÃO E NOMEAÇÕES CTT Correios de Portugal, S.A. Artigo 1.º Instituição da Comissão de Governo Societário, Avaliação e Nomeações 1. O presente Regulamento

Leia mais

Relatório Anual de Transparência

Relatório Anual de Transparência Relatório Anual de Transparência Exercício findo em 31 de Dezembro de 2013 1. Introdução Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 62.º - A do Decreto-lei nº 487/99, de 16 de Novembro, com a redação

Leia mais

DECISÃO (UE) 2017/935 DO BANCO CENTRAL EUROPEU

DECISÃO (UE) 2017/935 DO BANCO CENTRAL EUROPEU 1.6.2017 L 141/21 DECISÃO (UE) 2017/935 DO BANCO CENTRAL EUROPEU de 16 de novembro de 2016 sobre a delegação de poderes para a adoção de decisões relativas à adequação e idoneidade e a avaliação dos requisitos

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 11/2018

Regulamento da CMVM n.º 11/2018 Regulamento da CMVM n.º 11/2018 Prestação de informação pelas entidades gestoras de plataforma de negociação que negoceie instrumentos financeiros derivados de mercadorias ou licenças de emissão e respetivos

Leia mais

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS 22.5.2019 L 134/1 II (Atos não legislativos) REGULAMENTOS REGULAMENTO DELEGADO (UE) 2019/819 DA COMISSÃO de 1 de fevereiro de 2019 que complementa o Regulamento (UE) n. o 346/2013 do Parlamento Europeu

Leia mais

DECISÕES. (Texto relevante para efeitos do EEE)

DECISÕES. (Texto relevante para efeitos do EEE) 23.6.2016 L 165/17 DECISÕES DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2016/1010 DA COMISSÃO de 21 de junho de 2016 relativa à adequação das autoridades competentes de determinados territórios e países terceiros nos termos

Leia mais

Seguranc a de Redes Regulamento relativo à segurança e à integridade das redes e serviços de comunicações eletrónicas

Seguranc a de Redes Regulamento relativo à segurança e à integridade das redes e serviços de comunicações eletrónicas Seguranc a de Redes Regulamento relativo à segurança e à integridade das redes e serviços de comunicações eletrónicas João Filipe Alves Direção de Segurança das Comunicações 13.11.2017 Contexto Alterações

Leia mais

Relatório de Transparência

Relatório de Transparência Relatório de Transparência - Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, Lda Exercício Findo em 31 de Dezembro de 2016 Sede: Largo Alberto Sampaio, 3 A 2795-007 Linda-a-Velha Tel. 214146210 Fax. 214146219

Leia mais

EIXO PRIORITÁRIO V ASSISTÊNCIA TÉCNICA. Convite Público à Apresentação de Candidaturas no Domínio da Assistência Técnica aos Órgãos de Governação

EIXO PRIORITÁRIO V ASSISTÊNCIA TÉCNICA. Convite Público à Apresentação de Candidaturas no Domínio da Assistência Técnica aos Órgãos de Governação EIXO PRIORITÁRIO V ASSISTÊNCIA TÉCNICA Convite Público à Apresentação de Candidaturas no Domínio da Assistência Técnica aos Órgãos de Governação EIXO PRIORITÁRIO V ASSISTÊNCIA TÉCNICA Convite Público à

Leia mais

Política de Seleção e Avaliação da Adequação dos Membros dos Órgãos de Administração e de Fiscalização e dos Titulares de Cargos com Funções

Política de Seleção e Avaliação da Adequação dos Membros dos Órgãos de Administração e de Fiscalização e dos Titulares de Cargos com Funções Política de Seleção e Avaliação da Adequação dos Membros dos Órgãos de Administração e de Fiscalização e dos Titulares de Cargos com Funções Essenciais Página em branco 23-set-2015 2 Índice A. Âmbito de

Leia mais

Atividade Interna da Ordem

Atividade Interna da Ordem Atividade Interna da Ordem Sessão pública em 4 de junho No dia 4 de junho realizou-se a sessão pública da Ordem com o habitual programa de homenagens, receção aos novos Revisores Oficiais de Contas, apresentação

Leia mais

GAI17021 RELATÓRIO ANUAL DO PLANO DE GESTÃO DE RISCOS 2017 GABINETE DE AUDITORIA INTERNA, QUALIDADE E AMBIENTE

GAI17021 RELATÓRIO ANUAL DO PLANO DE GESTÃO DE RISCOS 2017 GABINETE DE AUDITORIA INTERNA, QUALIDADE E AMBIENTE RELATÓRIO ANUAL DO PLANO DE GESTÃO DE RISCOS 2017 INCLUI OS RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS Janeiro 2017 Esta página foi deixada intencionalmente em branco 2 de 9 ÍNDICE 1- INTRODUÇÃO... 4 2- OBJETO...

Leia mais

RELATÓRIO DE CONTAS 2018 LUSIMOVEST FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO

RELATÓRIO DE CONTAS 2018 LUSIMOVEST FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO RELATÓRIO DE CONTAS 2018 LUSIMOVEST FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO 1 I lei: +351 217 990 420 Av. da República, 50-10 Fax: +351 217 990 439 1069-211 Lisboa www.bdo.pt RELATÓRIO

Leia mais

CIRCULAR N.º 5/2014, DE 12 DE DEZEMBRO ASSUNTO: PREPARAÇÃO PARA A APLICAÇÃO DO REGIME SOLVÊNCIA II

CIRCULAR N.º 5/2014, DE 12 DE DEZEMBRO ASSUNTO: PREPARAÇÃO PARA A APLICAÇÃO DO REGIME SOLVÊNCIA II CIRCULAR N.º 5/2014, DE 12 DE DEZEMBRO ASSUNTO: PREPARAÇÃO PARA A APLICAÇÃO DO REGIME SOLVÊNCIA II Por força do estabelecido na Diretiva n.º 2009/138/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de novembro,

Leia mais

PARECER. Sobre a Proposta de Lei n.º 334/XII/4.ª (GOV) Regime Jurídico da Supervisão de Auditoria

PARECER. Sobre a Proposta de Lei n.º 334/XII/4.ª (GOV) Regime Jurídico da Supervisão de Auditoria PARECER Sobre a Proposta de Lei n.º 334/XII/4.ª (GOV) Regime Jurídico da Supervisão de Auditoria I Enquadramento A Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública da Assembleia da República, através

Leia mais

Relatório de Atividades 2016

Relatório de Atividades 2016 Relatório de Atividades 2016 Comissão de Coordenação das Políticas de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo 1 Índice I - INTRODUÇÃO... 2 II - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS...

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 97/XIII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 97/XIII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 97/XIII Exposição de Motivos O financiamento colaborativo constitui um importante instrumento de empreendedorismo colaborativo que, por um lado, permite aos cidadãos apoiar projetos

Leia mais

EIXO PRIORITÁRIO V ASSISTÊNCIA TÉCNICA

EIXO PRIORITÁRIO V ASSISTÊNCIA TÉCNICA EIXO PRIORITÁRIO V ASSISTÊNCIA TÉCNICA Convite Público à Apresentação de Candidatura no Domínio da Assistência Técnica no Âmbito dos Contratos de Delegação de Competências por Subvenção Global com as Comunidades

Leia mais

RESUMO PARA OS CIDADÃOS

RESUMO PARA OS CIDADÃOS RESUMO PARA OS CIDADÃOS Relatório Anual de Execução 2015 INTRODUÇÃO E ENQUADRAMENTO DO PROGRAMA Para o Programa Operacional de Assistência Técnica 2014-2020 (POAT2020) foi determinante a aprovação do Acordo

Leia mais

RELATÓRIO (2017/C 417/07)

RELATÓRIO (2017/C 417/07) C 417/52 PT Jornal Oficial da União Europeia 6.12.2017 RELATÓRIO sobre as contas anuais da Agência de Execução para os Consumidores, a Saúde, a Agricultura e a Alimentação relativas ao exercício de 2016,

Leia mais

Relatório de Transparência

Relatório de Transparência Relatório de Transparência 2016 1. INTRODUÇÃO O Artigo 62.º da Lei n.º 140/2015, de 7 de setembro, estabelece o dever de elaboração e divulgação de um relatório de transparência para os revisores oficiais

Leia mais

RESUMO PARA OS CIDADÃOS

RESUMO PARA OS CIDADÃOS RESUMO PARA OS CIDADÃOS Relatório Anual de Execução 2017 INTRODUÇÃO E ENQUADRAMENTO DO PROGRAMA Para o Programa Operacional de Assistência Técnica 2014-2020 (POAT2020) foi determinante a aprovação do Acordo

Leia mais

AVISO N.º 34/DA/2015

AVISO N.º 34/DA/2015 AVISO N.º 34/DA/2015 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO GRAU DE OBSERVÂNCIA DO ESTATUTO DO DIREITO DE OPOSIÇÃO José Eduardo Lopes Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, no uso da competência

Leia mais

Relatório sobre as contas anuais da Agência de Cooperação dos Reguladores da Energia relativas ao exercício de 2016

Relatório sobre as contas anuais da Agência de Cooperação dos Reguladores da Energia relativas ao exercício de 2016 Relatório sobre as contas anuais da Agência de Cooperação dos Reguladores da Energia relativas ao exercício de 2016 acompanhado da resposta da Agência 12, rue Alcide De Gasperi - L - 1615 Luxembourg T

Leia mais

COMISSÃO DO MERCADO DE VALORES MOILIÁRIOS PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE GESTÃO, INCLUINDO RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS

COMISSÃO DO MERCADO DE VALORES MOILIÁRIOS PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE GESTÃO, INCLUINDO RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS COMISSÃO DO MERCADO DE VALORES MOILIÁRIOS PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE GESTÃO, INCLUINDO RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS Relatório de execução Fevereiro de 2014 Índice 1. INTRODUÇÃO 2 2. CONTROLO

Leia mais

Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 26.6.2014 COM(2014) 379 final 2014/0194 (COD) Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera o Regulamento (CE) n.º 184/2005 relativo a estatísticas

Leia mais

I. DESIGNAÇÃO E ORGANIZAÇÃO INTERNA

I. DESIGNAÇÃO E ORGANIZAÇÃO INTERNA REGULAMENTO Aprovado em Assembleia-Geral Extraordinária a de 25 de Novembro 2010, adaptado aos Estatutos e outros Regulamentos da FCSH e homologado pelo seu Director a 1 de Fevereiro de 2011. I. DESIGNAÇÃO

Leia mais

CORPORATE GOVERNANCE: O IMPACTO NA REPUTAÇÃO E NO VALOR DO SETOR SEGURADOR

CORPORATE GOVERNANCE: O IMPACTO NA REPUTAÇÃO E NO VALOR DO SETOR SEGURADOR CORPORATE GOVERNANCE: O IMPACTO NA REPUTAÇÃO E NO VALOR DO SETOR SEGURADOR Intervenção do Presidente da ASF, Professor Doutor José Figueiredo Almaça, na sessão de encerramento do seminário anual do Instituto

Leia mais

Política de Seleção e Avaliação da Adequação dos Membros dos Órgãos de Administração e de Fiscalização e dos Titulares de Cargos com Funções

Política de Seleção e Avaliação da Adequação dos Membros dos Órgãos de Administração e de Fiscalização e dos Titulares de Cargos com Funções Política de Seleção e Avaliação da Adequação dos Membros dos Órgãos de Administração e de Fiscalização e dos Titulares de Cargos com Funções Essenciais Página em branco 31-mai-2016 2 Índice Introdução...

Leia mais

REGULAMENTO SOBRE RELATÓRIO ANUAL DE GOVERNO DOS EMITENTES DE VALORES MOBILIÁRIOS ADMITIDOS À NEGOCIAÇÃO EM MERCADO

REGULAMENTO SOBRE RELATÓRIO ANUAL DE GOVERNO DOS EMITENTES DE VALORES MOBILIÁRIOS ADMITIDOS À NEGOCIAÇÃO EM MERCADO REGULAMENTO SOBRE RELATÓRIO ANUAL DE GOVERNO DOS EMITENTES DE VALORES MOBILIÁRIOS ADMITIDOS À NEGOCIAÇÃO EM MERCADO A AGMVM aprovou um Código de Governo dos Emitentes de Valores Mobiliários admitidos à

Leia mais

Iniciativas Legislativas 2019

Iniciativas Legislativas 2019 março de 2019 Iniciativas Legislativas 2019 Este documento descreve as iniciativas legislativas que envolvem o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros () bem como as iniciativas que podem implicar

Leia mais

Procedimento de Notificação de Organismos, no âmbito do Regulamento (UE) n.º 305/2011, relativo aos Produtos de Construção

Procedimento de Notificação de Organismos, no âmbito do Regulamento (UE) n.º 305/2011, relativo aos Produtos de Construção PORTUGUESE INSTITUTE FOR QUALITY Rua António Gião, 2 2829-513 CAPARICA PORTUGAL Tel (+ 351) 21 294 81 00 Fax (+ 351) 21 294 81 01 E-mail: ipq@ipq.pt URL: www.ipq.pt Procedimento de Notificação de Organismos,

Leia mais

Audição da Autoridade da Concorrência Grupo de Trabalho Atos de Profissionais da Área da Saúde. 23 de fevereiro de 2017

Audição da Autoridade da Concorrência Grupo de Trabalho Atos de Profissionais da Área da Saúde. 23 de fevereiro de 2017 Audição da Autoridade da Concorrência Grupo de Trabalho Atos de Profissionais da Área da Saúde 23 de fevereiro de 2017 Autoridade da Concorrência (AdC) Missão: assegurar a aplicação das regras de promoção

Leia mais

RELATÓRIO (2017/C 417/23)

RELATÓRIO (2017/C 417/23) C 417/150 PT Jornal Oficial da União Europeia 6.12.2017 RELATÓRIO sobre as contas anuais do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência relativas ao exercício de 2016 acompanhado da resposta do

Leia mais

PROPOSTA DE REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DO CONSELHO JURISDICIONAL

PROPOSTA DE REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DO CONSELHO JURISDICIONAL PROPOSTA DE REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DO CONSELHO JURISDICIONAL Proposta de adequação ao novo EOE (Lei n.º 123/2015, de 2 de Setembro) PROPOSTA DE REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DO CONSELHO JURISDICIONAL

Leia mais

Política de Seleção e Avaliação da Adequação dos Membros dos Órgãos de Administração e de Fiscalização e dos Titulares de Cargos com Funções

Política de Seleção e Avaliação da Adequação dos Membros dos Órgãos de Administração e de Fiscalização e dos Titulares de Cargos com Funções Política de Seleção e Avaliação da Adequação dos Membros dos Órgãos de Administração e de Fiscalização e dos Titulares de Cargos com Funções Essenciais Página em branco Aprovação Nível 1 2 Índice 1. Introdução...

Leia mais

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA DA CMVM N.º 3/2019

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA DA CMVM N.º 3/2019 DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA DA CMVM N.º 3/2019 Projeto de Regulamento da CMVM n.º _/2019 relativo à Prevenção do Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo INDÍCE I. ENQUADRAMENTO... 2 1.

Leia mais

POLÍTICA DE RECLAMAÇÕES DE CLIENTES. BPI Gestão de Activos, SGFIM, S.A.

POLÍTICA DE RECLAMAÇÕES DE CLIENTES. BPI Gestão de Activos, SGFIM, S.A. POLÍTICA DE RECLAMAÇÕES DE CLIENTES BPI Gestão de Activos, SGFIM, S.A. Junho de 2019 Registo de Atualizações e Aprovações Tipo de Documento Políticas da BPI Gestão de Activos Responsável Área Compliance

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 2/2017 versão consolidada Supervisão de Auditoria

Regulamento da CMVM n.º 2/2017 versão consolidada Supervisão de Auditoria Regulamento da CMVM n.º 2/2017 versão consolidada Supervisão de Auditoria (Alterado pela Declaração de Retificação ao Regulamento da CMVM n.º 2/2017) O Regime Jurídico da Supervisão de Auditoria (RJSA),

Leia mais

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO ASSISTÊNCIA TÉCNICA. Aviso n.º Centro-AST EIXO 4 - Assistência Técnica

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO ASSISTÊNCIA TÉCNICA. Aviso n.º Centro-AST EIXO 4 - Assistência Técnica AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO EIXO 4 - Assistência Técnica ASSISTÊNCIA TÉCNICA Aviso n.º Centro-AST-2012-15 AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO ASSISTÊNCIA TÉCNICA EIXO 4 Nos termos do Regulamento Específico

Leia mais