Icesp Promove em ação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Icesp Promove em ação"

Transcrição

1 Informe Icesp Semanal Ano VI nº 64 26/09/14 Ação na Feira do Guará 3º Sa lão d e Ac essib ilida de Visita àjunta Militar canditado o a a d i h l Aco da OAB ao Exame Icesp Promove em ação

2 Informe Icesp Semanal Ano VI nº 64 26/09/14 Gecom - Gerência de Cominicação Gestora: Lindiane Reis - Assessoria de Comunicação: Vanusa Ferreira - Programador Visual:Clayton Souza - Estagiários: Luciana Arrais Acadêmicos e professores do Icesp Promove em ação Acadêmicos de Direito visitam Justiça Militar da União Por Vanusa Ferreira Na quinta-feira (18), os alunos do curso de Direito fizeram visita acadêmica nas Auditorias da 11ª Circunscrição Judiciária Militar e Auditoria de Correição. Na oportunidade, os alunos assistiram ao julgamento de um Militar, algo diferente de um Tribunal do Júri. O Tribunal Militar, diferente do Civil, julga com cinco Juízes, o Promotor do Ministério Público Militar e um advogado de defesa, além do réu. Após a Auditoria os alunos foram recepcionados em um auditório pelo Juiz Auditor, Alexandre Augusto Quintas, que palestrou sobre o sistema da Justiça Militar da União, em seguida, os acadêmicos participaram com perguntas e sorteio de brindes. A Justiça Militar é um ramo especializado do Poder Judiciário. De acordo com a Constituição Federal de 1988, compete-lhe processar e julgar crimes militares definidos em lei (art.124).

3 Gecom - Gerência de Cominicação Informe Icesp Semanal Ano VI nº 64 26/09/14 Gestora: Lindiane Reis - Assessoria de Comunicação: Vanusa Ferreira - Programador Visual:Clayton Souza - Estagiários: Luciana Arrais

4 Informe Icesp Semanal Ano VI nº 64 26/09/14 Gecom - Gerência de Cominicação Gestora: Lindiane Reis - Assessoria de Comunicação: Vanusa Ferreira - Programador Visual:Clayton Souza - Estagiários: Luciana Arrais Feira do Guará recebe assistência Jurídica e serviços de saúde Por Vanusa Ferreira N o sábado (20), os cursos de Direito e Enfermagem prestaram serviços gratuitos à comunidade do Guará. Com tenda montada no estacionamento da Feira Permanente, as pessoas receberam assistência Jurídica nas áreas Civil, Trabalhista e Penal. Já o curso de Enfermagem prestou orientações sobre alimentação saudável, hipertensão e diabetes, além de aferir pressão arterial. Participaram da ação, coordenadores, professores e acadêmicos. A próxima Ação será na cidade Estrutural, em novembro.

5 Gecom - Gerência de Cominicação Informe Icesp Semanal Ano VI nº 64 26/09/14 Gestora: Lindiane Reis - Assessoria de Comunicação: Vanusa Ferreira - Programador Visual:Clayton Souza - Estagiários: Luciana Arrais Acadêmicos e egressos de Direito realizam 2ª Etapa da Ordem Por Vanusa Ferreira N o domingo (14), cerca de 40 alunos e egressos do curso de Direito do Icesp Promove fizeram a segunda etapa do exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Coordenador e professores recepcionaram aos alunos com o kit boa sorte (água, bombom e barra de cereal). O Icesp Promove deseja boa sorte aos futuros advogados.

6 Informe Icesp Semanal Ano VI nº 64 26/09/14 Gecom - Gerência de Cominicação Gestora: Lindiane Reis - Assessoria de Comunicação: Vanusa Ferreira - Programador Visual:Clayton Souza - Estagiários: Luciana Arrais Acadêmicos de Pedagogia participam do 3º Salão de Negócios da Acessibilidade Juntos, ajudam a construir uma sociedade inclusiva que respeita e valoriza as diferenças Por Gizelda Jordão* O grupo de pesquisa Caleidoscópio Educativo na Perspectiva de um Fazer Pedagógico Consciente concluiu suas atividades em 2014 com a participação de uma das proposta de trabalho do grupo, no 3º Salão de Negócios, Acessibilidade Reabilitação e Inclusão Social, realizado nos dias 19, 20 e 21 de setembro no Pátio Brasil, em comemoração ao Dia Nacional de Luta, pelos Direitos da Pessoa com Deficiência. O grupo de pesquisa participou do evento, por meio de uma Mostra de Materiais Pedagógicos Adaptados para Alunos com Deficiência. Os materiais foram produzidos em um ciclo de oficinas pedagógicas ofertados aos alunos do quinto semestre de pedagogia das unidades do Recanto das Emas e do Guará, no período de julho de 2013 a setembro de

7 Gecom - Gerência de Cominicação Informe Icesp Semanal Ano VI nº 64 26/09/14 Gestora: Lindiane Reis - Assessoria de Comunicação: Vanusa Ferreira - Programador Visual:Clayton Souza - Estagiários: Luciana Arrais 2014, sob a orientação e coordenação da professora Giselda Jordão de Carvalho. A atividade teve como objetivo articular a teoria e a prática pedagógica para o desenvolvimento de competências e habilidades dos futuros educadores para a educação inclusiva de alunos com deficiência. Mais do que garantir o direito de acesso à educação é preciso oferecer aos alunos com deficiência, as condições necessárias para que possam acessar o currículo e participar efetivamente do processo ensino-aprendizagem. Entendemos que educar para o século XXI exige de todos nós educadores, uma mudança de olhar e de atitude. Precisamos cada vez mais repensar a nossa prática e atuar com base nos quatro pilares da educação: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, somente assim, podemos fazer a diferença como educadores e contribuir com a construção de uma escola para todos. Desta forma, os alunos do curso de pedagogia envolvidos no evento, tiveram a oportunidade de produzir recursos pedagógicos, participar de palestras e oficinas, bem como, conhecer pessoas com deficiência, que por meio do seu trabalho artístico e profissional revelam suas histórias de superação e compartilham os saberes, afirmando a importância de construirmos juntos uma sociedade inclusiva que respeita e valoriza as diferenças. * Orientadora e coordenação do grupo de pesquisa Caleidoscópio Educativo na Perspectiva de um Fazer Pedagógico Consciente e professora do curso de Pedagogia.

8 Informe Icesp Semanal Ano VI nº 64 26/09/14 Gecom - Gerência de Cominicação Gestora: Lindiane Reis - Assessoria de Comunicação: Vanusa Ferreira - Programador Visual:Clayton Souza - Estagiária: Luciana Arrais Estágiario: Gerenciamento de Projetos é tema de palestra no Icesp Promove Por Vanusa Ferreira Na segunda-feira (22) o Icesp Promove, unidade Guará, recebeu representantes do Project Management Institute PMI do Distrito Federal. Os representantes Alencar Libânio, diretoria de educação; Cláudio Bastos Boaventura, diretor adjunto e doutor Jaques Salomon Crispim Soares, políticas públicas, falaram sobre as boas práticas de gerenciamento de projetos. Participaram da palestra os alunos da Pós em Gerenciamento de Projetos, Administração, Marketing e Gestão de Recursos Humanos; além de professores e coordenadores de curso. Os palestrantes deram dicas e apresentaram vídeo sobre as boas práticas para gerenciar um projeto. Um gerente de projetos é líder, administrador, motivador e agregador de talentos, disse Jaques Salomon Crispim.

9 Gecom - Gerência de Cominicação Informe Icesp Semanal Ano VI nº 64 26/09/14 Gestora: Lindiane Reis - Assessoria de Comunicação: Vanusa Ferreira - Programador Visual:Clayton Souza - Estagiários: Luciana Arrais e O Project Management Institute, fundado em 1969, é uma organização sem fins lucrativos que visa normatizar e desenvolver a gerência de projetos em todo mundo. Sediado na Pennsylvania-USA, possui mais de membros distribuídos em 160 países. Suas publicações, padrões de gerenciamento e certificações representam o estado da arte sobre gerenciamento de projetos, com reconhecimento mundial. O PMI nada mais é do que as boas práticas de gerenciamento de projetos, uma pessoa pode gerenciar projetos pequenos e grandes aplicando as boas práticas, orienta Jaques.

10 Informe Icesp Semanal Ano VI nº 64 26/09/14 Gecom - Gerência de Cominicação Gestora: Lindiane Reis - Assessoria de Comunicação: Vanusa Ferreira - Programador Visual:Clayton Souza - Estagiária: Luciana Arrais Estágiario: O curso de Gestão Ambiental participa do evento Eficiência Energética da UHE JIRAU N a quarta-feira (24) o coordenador e alunos do curso de Gestão Ambiental das Faculdades Icesp Promove participaram, como convidados, do evento Eficiência Energética da Usina Hidrelétrica de JIRAU. O evento foi realizado no Espaço Unique e contou com a presença dos diretores e acionistas da Energia Sustentável do Brasil, empresa que administra o consórcio construtor da Usina de Jirau, em Porto Velho. Na ocasião, houve homenagem à Eficiência Energética da usina, proporcionada pela elevada capacidade das turbinas, que apresentaram um rendimento de 99,50%, percentual acima do previsto no edital de concessão da ANEEL. Isso significa maior capacidade para transformar a força do rio Madeira em energia elétrica. Segundo o coordenador do curso, Bernardo Verano, o evento é completamente relacionado à disciplina Fontes Alternativas de Energia e ao Curso de Gestão Ambiental. Uma oportunidade ímpar para nossos alunos poder participar de um evento como este e assistir como funciona uma Usina, um aprendizado muito valioso, diz o professor. A presença do curso de Gestão Ambiental foi citada durante a cerimônia pela importância na formação de técnicos do grupo Energia Sustentável.

11

12