Faculdade de Jussara FAJ Curso de Direito Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Faculdade de Jussara FAJ Curso de Direito Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso"

Transcrição

1 Faculdade de Jussara FAJ Curso de Direito Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO BACHARELADO EM DIREITO DA FACULDADE DE JUSSARA Institui a normatização do Regulamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Bacharelado em Direito da Faculdade de Jussara. A Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Direito da Faculdade de Jussara, no uso de suas atribuições, considerando o Projeto Pedagógico Curricular vigente e considerando a Resolução do CNE/CES n. 9/2004, art. 2º, 1º, XI; art. 5º, III, art. 10, parágrafo único, RESOLVE estabelecer o presente conjunto de normas que, aprovadas pelo Conselho Departamental, doravante passam a disciplinar o Trabalho de Conclusão de Curso. CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS ACERCA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade de Jussara a ser cumprido pelo estudante. Visa o treinamento em metodologia científica como atividade que integra as vivências de aprendizado adquiridas ao longo do Curso, permitindo uma reflexão crítica da formação e atuação profissional do(a) jurista. Art. 2º O Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivos: I - Articular o ensino, a pesquisa e a extensão, em uma atividade acadêmica de final de curso, sistematizando e aprofundando conhecimentos adquiridos na teoria e na prática da graduação;

2 II- Estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa em nível de iniciação científica, estudos de casos ou ainda revisões de literatura sobre temas preferencialmente inéditos, todos pertinentes a uma das áreas de conhecimento e/ou linha de pesquisa do Curso; III- Oportunizar o desenvolvimento de habilidades de organização, clareza e coerência na redação de trabalhos ou relatórios técnico-científicos, de formas de investigação bibliográfica, de métodos e técnicas para experimentação científica, de leitura e interpretação crítica de textos; IV- Socializar o conhecimento produzido. Art. 3º O Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser desenvolvido individualmente, versando sobre um tema específico de qualquer área do Direito, de livre escolha do(a) estudante, sob a forma de monografia, sob orientação de um(a) professor(a) do quadro de docentes do Curso de Direito da Faculdade de Jussara. Art. 4º - A aprovação do TCC constitui requisito obrigatório para a colação de grau. CAPÍTULO II DAS ATRIBUIÇÕES SEÇÃO I DA COORDENAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 5º - O(A) Coordenador(a) do TCC é indicado(a) pelo(a) Coordenador(a) do Curso de Direito dentre professores do quadro permanente de docentes do Curso de Direito da FAJ, para o exercício conjunto de atividades de orientação básica ao aluno e de administração dos atos relativos à política, ao planejamento e à supervisão da atividade de trabalho de conclusão de curso. Parágrafo Único. A indicação do(a) Coordenador(a) do TCC a deve ser aprovada pelo Conselho Departamental. Art. 6º - É de responsabilidade do(a) Coordenador(a) do TCC manter e atualizar os dados alusivos à produção de pesquisa dos(as) professores(as) do Curso de Direito, disponibilizando-os publicamente para conhecimento geral das linhas de pesquisa existentes no Curso.

3 Art. 7º - É de competência do(a) Coordenador(a) do TCC, ainda: I aprovar o(a) professor(a) orientador(a) do aluno em fase de TCC; II - indicar professor(a) orientador(a) para os(as) discentes que não os tiverem; III fornecer orientação básica aos(as) estudantes em atividade de TCC, ao lado dos(as) professores(as) de metodologia de pesquisa, sem prejuízo daquela que já lhes prestam seus(as) respectivos(as) professores(as) orientadores(as); IV apoiar o trabalho dos professores(as) orientadores(as), assistindo-lhes nos diversos aspectos relevantes para a orientação do TCC; V estabelecer procedimento permanente de discussão e de avaliação das atividades relativas ao TCC, convocando reuniões regulares entre professores(as) orientadores(as) e estudantes orientandos(as), conduzindo seus resultados à apreciação do Departamento do Curso de Direito; VI organizar calendário de atividades de TCC, definindo cronograma semestral de defesas e lista com a composição das bancas, informando, para divulgação, ao Departamento do Curso de Direito; VII atualizar a elaboração da documentação do TCC ( termos de compromisso, plano de trabalho, ficha de acompanhamento de orientação, ficha de avaliação, ata de avaliação, declaração de autenticidade e autoria, termo de publicação) disponibilizandoos aos(as) discentes e professores(as) orientadores(as); VIII enviar à secretaria o resultado da avaliação do TCC, para os registros cabíveis; IX encaminhar, para arquivo na biblioteca da FAJ, cópia dos trabalhos defendidos e aprovados; X receber e arquivar as fichas de avaliação das bancas com resultado final, bem como guardar o livro de atas das reuniões das bancas examinadoras, mantendo a sua atualização; XI sistematizar e manter arquivo dos documentos referentes ao TCC, recebendo, ao final de cada orientação, documentação mantida pelo professor orientador; XII produzir, semestralmente, relatório de atividades desempenhadas à frente da Coordenação do TCC, apresentando-o para apreciação e arquivamento ao Departamento do Curso de Direito; Parágrafo Único. Das decisões do(a) Coordenador(a) do TCC caberá, em 15 dias, recurso ao Departamento do Curso de Direito, ressalvados os casos previstos

4 expressamente nesse Regulamento, em que o Conselho Departamental seja chamado, como única instância, a se pronunciar. SEÇÃO II DA ORIENTAÇÃO Art. 8º - O processo de elaboração do TCC importa orientação teórico-metodológica ao(a) aluno(a), a ser prestada pelo prazo de 1 (um) ano, nos dois últimos semestres do Curso de Direito, por professor(a) orientador(a). Art. 9º - Estão aptos a orientar o TCC os(as) professores(as) efetivos(as) do Curso de Direito da FAJ, respeitadas as afinidades temáticas das suas respectivas linhas de pesquisa e a existência de carga horária disponível para a orientação. 1º. A atividade de orientação consiste na tarefa de incentivo, acompanhamento, discussão, problematização e reelaboração do TCC pelo(a) professor(a) orientador(a). Cada professor pode ter até 5(cinco) estudantes sob sua orientação simultaneamente. 2º. A orientação seguirá plano de atendimento semanal estabelecido pelo(a) professor(a) orientador(a) junto aos(as) seus(as) estudantes, devendo cumprir carga horária de 16 horas semestrais por cada estudante sob sua orientação. 3º. Pode ser admitido(a) co-orientador(a) do TCC, dentre docentes de outras instituições de ensino. Devendo, para isto, haver aprovação do(a) professor(a) orientador(a), que deverá ser submetida à ratificação pelo(a) Coordenador(a) do TCC. Art A aceitação do trabalho de orientação importa compromisso do(a) professor(a) em acompanhar o processo de elaboração do TCC até à sua defesa, não se admitindo o desligamento de suas atividades, senão por motivos faltosos imputáveis ao orientando no desempenho de seu trabalho, ou por outro motivo plenamente justificável, apreciados ambos os casos pelo(a) Coordenador(a) do TCC. 1º. Nos casos previstos no caput, o(a) professor(a) deverá encaminhar formalmente ao(a) Coordenador(a) do TCC solicitação de desligamento das atividades de orientação.

5 2º. Na circunstância de o(a) aluno(a), por motivo sério, não obter sucesso na indicação de um(a) orientador(a), deve o(a) Coordenador(a) do TCC, apreciado o caso, designar um(a) professor(a) para incumbir-se da atividade. 3º. Mantidas as circunstâncias do parágrafo anterior, ou, ainda, por motivo de desligamento do(a) orientador(a), nos casos em que nenhum(a) outro(a) professor(a) do Curso de Direito aceite a atividade de orientação, deverá, o(a) próprio(a) Coordenador(a) do TCC, assumir o papel de professor(a) orientador(a). 4º Aplicam-se aos estudantes os mesmos dispositivos referentes ao desligamento de orientação do(a) professor(a) orientador(a). Art Ao(a) professor(a) orientador(a) incumbe: I - a presença e a assiduidade nos atendimentos aos(as) estudantes; II - a elaboração do plano de trabalho junto com o(a) aluno(a); III - o registro das reuniões e atividades de orientação; IV - o arquivamento dos documentos atinentes ao TCC; V - a participação em reuniões convocadas pela Coordenação de TCC; VI - a apresentação de relatório de orientação ao(a) Coordenador(a) do TCC. Parágrafo Único. O relatório de orientação do TCC compreenderá o plano de trabalho; as fichas de acompanhamento de orientação; o registro e auto avaliação das atividades desempenhadas pelo(a) professor(a) orientador(a) junto à pesquisa; bem como a avaliação da atuação do(a) aluno(a); a declaração de autenticidade e autoria; e o termo de publicação. E, sua entrega, é requisito para a realização da banca examinadora e defesa pública do Trabalho de Conclusão de Curso. SEÇÃO III DAS OBRIGAÇÕES DO ACADÊMICO Art Aos estudantes em atividade de TCC competem cumprir e exigir a observância das regras e compromissos estabelecidos por esse Regulamento, e, em especial:

6 I Cursar em semestre antecedente ao do TCC a disciplina de metodologia da pesquisa; II Elaborar e apresentar o projeto de pesquisa do TCC em conformidade com este Regulamento e demais normas pertinentes; III Elaborar e apresentar o TCC em conformidade com este Regulamento e demais normas pertinentes; IV - Apresentar toda a documentação solicitada pelo(a) Coordenador(a) de TCC e pelo(a) professor(a) orientador(a), nos prazos estabelecidos; V Participar das reuniões de orientação com o(a) professor(a) orientador(a) do TCC, cumprindo a frequência mínima de, pelo menos, 75% da carga horária prevista; VI Adotar as recomendações do(a) professor(a) orientador(a) concernentes ao TCC; VII Entregar ao professor(a) orientador(a) o trabalho corrigido, de acordo com as recomendações da banca examinadora, nas versões impressa e eletrônica; VIII Tomar ciência e cumprir os prazos estabelecidos pela Coordenação de TCC; IX Respeitar os direitos autorais sobre artigos técnicos e científicos, textos de livros, sítios da internet, e firmar declaração de autenticidade e autoria do trabalho, sob pena de responder por plágio; CAPÍTULO III DO DESENVOLVIMENTO DO TCC Art. 13 A duração total das atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão de Curso será de, no mínimo, 2 (dois) semestres letivos. Art. 14 As atividades do Trabalho de Conclusão de Curso se desenvolverão segundo a matrícula do estudante nas disciplinas obrigatórias TCC I e TCC II, de acordo com a estrutura curricular sugerida do Projeto Político-Pedagógico do Curso. Único - A matrícula na disciplina TCC I tem como pré-requisito a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica. Enquanto a matricula na disciplina TCC II tem como pré-requisito a disciplina TCC I. SEÇÃO I DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I)

7 Art A matrícula na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, oferecida no 9º semestre do Curso de Direito, marca o início sistemático da atividade de TCC. Parágrafo Único. A disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I tem como objetivo orientar o aluno na produção do seu projeto de pesquisa, requisito para o início da atividade de produção do texto do TCC. SEÇÃO II DA DISCIPLIA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) Art O TCC deverá ser desenvolvido e finalizado na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II, devendo a defesa do trabalho ocorrer durante o semestre letivo. 1º O discente não poderá, em hipótese alguma, matricular-se na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II sem a devida aprovação na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I. 2º Caso o TCC não seja finalizado no período letivo, será o discente reprovado, devendo matricular-se novamente na disciplina. CAPÍTULO III DO PROJETO DE TCC Art O projeto de TCC deverá ser desenvolvido e apresentado ao final da disciplina Trabalho de Curso I, e entregue à Coordenação de TCC, devidamente assinado pelo(a) orientador(a) e pelo(a) orientando(a). Parágrafo Único. Caberá à Coordenação de TCC a avaliação final e o cadastramento das notas finais dos discentes matriculados na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I.

8 Art Após aprovado o projeto de TCC na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, o(a) discente apenas poderá alterar o tema do trabalho mediante a elaboração de novo projeto de TCC, desde que: I haja aceite do(a) orientador(a) quanto à alteração, e homologação do(a) Coordenador (a) de TCC; e II o(a) discente entregue o novo projeto com as devidas assinaturas até o início das aulas da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II. Parágrafo Único. Na hipótese de a modificação no teor do projeto não contar com a aprovação do(a) orientador(a), o(a) aluno(a) pode, caso outro professor(a) admita orientá-lo(a), processar a alteração e requerer substituição de orientador(a), aprovada a mudança pelo(a) Coordenador(a) do TCC. SEÇÃO I DAS REGRAS DE ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TCC Art O projeto de TCC deverá ser elaborado pelo(a) discente de acordo com as normas da FAJ, constantes no manual de TCC, e as normas da ABNT. Art O TCC deverá ser elaborado considerando-se, no seu conteúdo, a vinculação direta do seu tema com um dos ramos do conhecimento na área do Direito. SEÇÃO II DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TCC Art É requisito obrigatório para a aprovação na disciplina, a conclusão adequada do projeto de pesquisa, de acordo com os objetivos e a avaliação. Parágrafo único. A não adequação do projeto apresentado ao final da disciplina importará a obrigação de o (a) aluno(a), em até 10 dias a contar da publicação do resultado, reformar o projeto naqueles aspectos indicados pelo(a) professor(a), sob pena de não poder iniciar a elaboração do TCC, caso em que restará reprovado na disciplina.

9 Art. 22 O(A) professor(a) da disciplina de TCC é responsável por atribuir valores de 0 (zero) a 10 (dez) pontos a seus(as) alunos(as) às seguintes notas : I Nota 1, quanto ao conteúdo e aos aspectos formais e metodológicos da proposta de desenvolvimento do TCC; II Nota 2, quanto ao cumprimento dos prazos estabelecidos no calendário da disciplina, ao comprometimento e dedicação do aluno no desenvolvimento das atividades previstas na proposta de TCC. Art A nota final do(a) aluno(a) será composta pela média aritmética das Notas 1 e 2. A Nota Final, juntamente com a frequência do(a) aluno(a) na disciplina, deve ser cadastrada pelo(a) professor(a) no Sistema Acadêmico da FAJ, dentro do prazo previsto pelo calendário acadêmico. Art Será aprovado(a) na disciplina o(a) aluno(a) que preencher os seguintes requisitos: I presença em pelo menos 75% dos encontros; II Nota Final maior ou igual à nota 7.0. Parágrafo Único. O aluno reprovado deverá cursar novamente a disciplina TCC I. Não haverá dependência e será vedado cursar concomitantemente às disciplinas TCC I e TCC II. Art Aprovado o projeto, o(a) aluno(a) deverá protocolar na Coordenação do TCC a solicitação de orientação, acompanhado de cópia do projeto devidamente assinada pelo(a) professor(a) orientador(a), ato que formaliza o início da atividade orientada de elaboração do TCC, que será desenvolvida na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II. CAPÍTULO IV DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art No final do 10º semestre o(a) aluno(a) deverá entregar ao(a) professor (a) orientador(a) o TCC, na modalidade monografia, dentro dos prazos estabelecidos pela Coordenação de TCC.

10 1º O aluno que não entregar o TCC para apreciação do(a) professor (a) orientador(a) no prazo estabelecido estará reprovado na disciplina TCC II. SEÇÃO I DAS REGRAS DE ELABORAÇÃO DO TCC Art O TCC deverá ser elaborado pelo(a) discente de acordo com as normas da FAJ, constantes no manual de TCC, e as normas da ABNT. SEÇÃO II DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO TCC Art A aprovação do TCC dependerá da avaliação do trabalho em defesa pública. Art Será aprovado(a) na disciplina TCC II o(a) aluno(a) que preencher os seguintes requisitos: I presença em pelo menos 75% dos encontros; II defesa pública com aferição de nota final maior ou igual à 7.0; III entrega da versão definitiva do TCC à Secretaria Acadêmica, no prazo previsto no calendário, com as devidas correções, alterações ou ampliações requeridas pela banca avaliadora do TCC e com o devido acórdão do(a) professor(a) orientador(a); Parágrafo Único O(A) aluno(a) reprovado(a) na disciplina de TCC II deverá cursar novamente a disciplina e ficará sujeito(a) ao calendário da mesma, não podendo defender o TCC fora da data prevista para as bancas avaliadoras. CAPÍTULO VI DA DEFESA PÚBLICA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art Estando apto para a defesa, o TCC, em 4 (quatro) vias, será encaminhado pelo(a) professor(a) orientador(a), juntamente com o relatório de orientação, ao(a) Coordenador(a) do TCC, a quem aquele solicitará data para apresentação e defesa. SEÇÃO I DO CALENDÁRIO

11 Art. 30 O calendário de defesas públicas será divulgado sempre no início do semestre letivo, e compreenderá um período de 5(cinco) dias consecutivos, nos quais se realizarão as bancas, com uma ampla divulgação e incentivo de participação da comunidade acadêmica. SEÇÃO II DA COMPOSIÇÃO DA BANCA AVALIADORA Art A banca avaliadora de TCC será composta pelo(a) professor(a) orientador(a) e por mais dois(as) professores(as) avaliador(as), sendo que, pelo menos um(a) deverá ser professor(a) efetivo da FAJ. 1º A banca avaliadora de TCC será presidida pelo(a) professor(a) orientador(a) ou, em sua ausência, pelo(a) professor(a) coorientador(a) (se houver) ou, em último caso, por um(a) professor(a) indicado(a) pelo(a) Coordenador(a) de TCC. 2º Quando houver um(a) coorientador(a), o(a) mesmo(a) também poderá participar da banca avaliadora, a critério do professor orientador, como quarto(a) membro. 3º A critério do(a) professor(a) orientador(a) poderá haver a indicação de 1 (um)(a) professor(a) externo(a) para a banca avaliadora. 4º A indicação de que trata o parágrafo anterior deverá ser aprovada pela Coordenação do TCC. 5º Os nomes dos membros da banca avaliadora serão indicados pelo(a) professor(a) orientador(a) no momento de requerimento de realização da banca, ou com até 10 (dez) dias de antecedência da defesa pública. 6º As datas, horários, locais e composição das bancas avaliadoras serão divulgados pela Coordenação de TCC, por meio de Edital que observará o calendário da Coordenação.

12 SEÇÃO III DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA DEFESA Art A banca avaliadora de TCC deverá ter acesso e ler o TCC do aluno antes da defesa e avalia lo. Art A banca avaliadora de TCC deverá assistir à defesa do aluno e argui-lo ao final de sua apresentação. Art A apresentação da defesa de TCC do aluno terá duração máxima de 20 (vinte) minutos. Cada membro da banca avaliadora terá 15 (quinze) minutos para fazer sua arguição. Art. 35 Após arguição da banca, o(a) aluno(a) poderá realizar tréplica, para a elucidação das questões propostas. Art Cada membro da banca avaliadora atribuirá uma nota ao TCC redigido pelo aluno. Esta nota pode variar de 0 (zero) a 10 (dez) pontos. Parágrafo Único. Na avaliação do TCC serão considerados os seguintes critérios: I delimitação adequada do tema; II relevância do desenvolvimento do tema; III abordagem adequada do problema objeto da pesquisa; IV domínio do conteúdo; V abordagem crítica, analítica e propositiva; VI clareza e objetividade; VII coesão e unidade do trabalho; VIII análise interdisciplinar; IX observância dos aspectos formais da língua; X respeito às diretrizes técnicas e formais definidas no Manual da FAJ e pela ABNT. SEÇÃO IV DA ENTREGA DA VERSÃO FINAL DO TCC

13 Art Após aprovação pela banca examinadora, o(a) discente deverá entregar a versão definitiva do TCC à Coordenação de TCC, gravada em mídia eletrônica, formato PDF, para publicação na página eletrônica institucional do Curso; e versão impressa (em encadernação de capa dura vermelha) em substituição à primeira versão entregue, para depósito na biblioteca da instituição. CAPÍTULO VII DA PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Art A FAJ reserva-se o direito de disponibilizar os Trabalhos de Conclusão de Curso em cópia impressa ou por intermédio de mídias diversas, em seu Sistema de Bibliotecas e na internet. Parágrafo Único A critério da Coordenação do Curso, determinados dados ou resultados do trabalho poderão ser mantidos sob sigilo, e não ser divulgados eletronicamente e/ou por impresso. CAPÍTULO VIII DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Art Em caso de fraude acadêmica na elaboração do produto do TCC, o aluno será sumariamente reprovado na disciplina, PFC I ou PFC II, no momento em que a fraude for detectada. Art São impedidos de atuar como orientadores ou membros de bancas avaliadoras qualquer parente do aluno, consanguíneo ou afim, em linha reta, ou na linha colateral até o 3º grau. Art Os casos omissos serão decididos pela Coordenação de TCC. Jussara, fevereiro de Ranielle Caroline de Sousa Coordenadora de TCC Célia Alves de Leles Coordenadora do Curso de Direito

14 ANEXOS Anexo I - Termo de compromisso de orientação Anexo II- Termo de compromisso de trabalho Anexo III - Plano de trabalho Anexo IV - Ficha de acompanhamento de orientação Anexo V - Declaração de autenticidade e autoria Anexo VI - Termo de concordância de publicação Anexo VII Relatório de orientação Anexo VIII- Ficha de avaliação (banca tcc) Anexo IX - Ata de avaliação (banca tcc)

15 TERMO DE COMPROMISSO DA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Eu, Professor(a), comprometo-me a orientar o(a) acadêmico(a), matrícula nº, na elaboração e defesa do seu trabalho de conclusão de Curso durante o 1º ( ) / 2º ( ) semestre letivo de 20, tendo ciência das obrigações inerentes à atividade, especialmente às constantes no Regulamento. Jussara, de de 20. Assinatura do(a) orientador(a) Assinatura do(a) acadêmico(a) Observações:

16 TERMO DE COMPROMISSO DE TRABALHO Eu,, regularmente matriculado(a) no Curso de Bacharel em Direito, da Faculdade Jussara, sob o número, declaro estar ciente das normas de elaboração do Trabalho de Curso, subordinando-me à orientação do(a) professor(a) no desenvolvimento deste trabalho no semestre de. Jussara de de 20. Assinatura do(a) discente

17 PLANO DE TRABALHO ACADÊMICO(A) : MATRÍCULA : ANO/TURMA : TEMA: ORIENTADOR(A): Anexar: 1. Proposta de Sumário contendo as subdivisões dos capítulos e a estimativa de número de páginas de cada subdivisão; 2. Cronograma detalhado das atividades. Jussara, de de 20. Assinatura do(a) orientador(a) Assinatura do(a) acadêmico(a)

18 FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE ORIENTAÇÕES NOME DO ALUNO: MATRÍCULA: TÍTULO DO TTC: NOME DO ORIENTADOR: SEMESTRE LETIVO: REGISTRO DE ENCONTROS REALIZADOS DURANTE O SEMESTRE LETIVO DATA ATIVIDADES REALIZADAS ORIENTADOR ORIENTANDO Jussara de de 20. Assinatura do(a) orientador(a) Assinatura do(a) discente

19 DECLARAÇÃO DE AUTENTICIDADE E DE AUTORIA PRÓPRIA DO TCC Eu,, matrícula, estudante da Disciplina Trabalho de Curso II, declaro, para os devidos fins, que o Trabalho de Conclusão de Curso, na forma de monografia, com o título entregue para avaliação e defesa perante banca examinadora, conforme disposto no Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso é de minha autoria, tendo sido por mim inteiramente elaborada e redigida. Declaro ainda estar ciente dos possíveis efeitos administrativos, civis e penais relativos à eventual configuração de plágio do trabalho. Jussara de de 20. Assinatura do(a) discente

20 TERMO DE CONCORDÂNCIA DE PUBLICAÇÃO Eu,, matrícula, estudante da Disciplina Trabalho de Curso II, declaro, para os devidos fins, que concordo com a publicação de meu Trabalho de Conclusão de Curso, na forma de monografia, entregue para avaliação e defesa perante banca examinadora, conforme disposto no Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso, com a finalidade de publicizar e divulgar, de forma inteiramente gratuita, os resultados do trabalho de pesquisa. Jussara de de 20. Assinatura do(a) discente

21 RELATÓRIO DE ORIENTAÇÃO Professor(a) Orientador(a): Nome do(a) discente: Matrícula: Título do trabalho: Registro e auto avaliação das atividades desempenhadas pelo(a) professor(a) orientador(a) junto à pesquisa

22 Avaliação da atuação do(a) aluno(a) O(a) orientando(a) encontra-se apto a realizar a defesa pública de seu TCC, pelo que, requer-se o agendamento da banca. Jussara de de 20. Assinatura do(a) orientador(a) Anexar: plano de trabalho; ficha de acompanhamento de orientação; a declaração de autenticidade e autoria; e o termo de publicação.

23 FICHA DE AVALIAÇÃO DE TCC Nome do discente: Matrícula: Título do trabalho: Avaliador: Critérios de avaliação: a) definição clara do problema estudado; b) coerência do trabalho com o problema e objetivos propostos; c) relação do embasamento teórico com o problema estudado; d) clareza e correção de linguagem; e) encadeamento lógico das reflexões apresentadas; f) bibliografia pertinente; g) clareza na exposição oral do trabalho; h) demonstração de conhecimento do tema estudado nas respostas às arguições da banca. Avaliação e observações: Com base na apreciação dos critérios de avaliação acima descritos, considero que o TCC: ( ) está aprovado com nota. ( ) exige reformulação dos aspectos indicados, tendo alcançado nota. Jussara, de de 20. Assinatura do Avaliador

24 ATA DE AVALIAÇÃO DE TCC Nome do(a) discente: Matrícula: Título do trabalho: Banca Professor(a) Orientador(a): 2º Avaliador(a): 3º Avaliador(a): Com base na sessão de defesa de monografia realizada, o TCC está: ( ) Aprovado com a média ( ) Reprovado com a média OBSERVAÇÕES Jussara, de de. Assinatura do(a) Orientador(a) Assinatura do 1ºAvaliador(a) Assinatura do 2ºAvaliador(a)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO Dispõe sobre a forma de operacionalização do Trabalho de Curso do Curso de Direito. CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento dispõe sobre a forma de

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO GERAL DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO GERAL DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO GERAL DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC I e II

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC I e II CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC I e II Santa Maria, RS, Brasil 2015 Conforme Processo Nº 253/2015, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA FGV DIREITO RIO. Capítulo I OBJETIVOS E ATRIBUTOS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA FGV DIREITO RIO. Capítulo I OBJETIVOS E ATRIBUTOS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA FGV DIREITO RIO Capítulo I OBJETIVOS E ATRIBUTOS Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório (RESOLUÇÃO CNE/CES

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO NORMATIVA INTERNA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

PRÓ-REITORIA DE ENSINO NORMATIVA INTERNA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PRÓ-REITORIA DE ENSINO NORMATIVA INTERNA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Aracaju/SE 2011 CAPÍTULO I Das finalidades e dos Objetivos Art. 1º - As Normas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Direito

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Direito ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 007/2009 1 PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO O Diretor da (FADIR) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), no uso

Leia mais

Instituto de Economia. Curso de Graduação Bacharelado em Relações Internacionais. Regulamento para Monografia

Instituto de Economia. Curso de Graduação Bacharelado em Relações Internacionais. Regulamento para Monografia CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento visa normatizar as atividades relacionadas a Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Graduação - Bacharelado em Relações Internacionais

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 03/2009, DE 5 DE JANEIRO DE 2009

RESOLUÇÃO Nº 03/2009, DE 5 DE JANEIRO DE 2009 RESOLUÇÃO Nº 03/2009, DE 5 DE JANEIRO DE 2009 Altera o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Economia, na forma do Anexo. O Reitor da Universidade Regional de Blumenau, no uso

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF Alta Floresta/2011 1 SUMÁRIO 1 DA CONCEPÇÃO DO TC... 3 2 DA COORDENAÇÃO... 4 3 DO PROJETO DO TCC...

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA Este Regulamento e a Resolução do Conselho Superior da Uneal (CONSU/UNEAL) que o aprovou foram publicados na edição do Diário Oficial do Estado de 26 de

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE ASCES

ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE ASCES DISPOSIÇÕES GERAIS ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE ASCES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MONOGRAFIA Art. 1º. Este regulamento define os procedimentos referentes à elaboração,

Leia mais

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Regulamento

Leia mais

FACULDADE FRUTAL - FAF REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL

FACULDADE FRUTAL - FAF REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL FACULDADE FRUTAL - FAF PERTENCENTE AO GRUPO EDUCACIONAL UNIESP REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL Frutal/MG 2014 1 UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS

Leia mais

PRODUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIREITO

PRODUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIREITO PRODUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIREITO Dispõe sobre a forma de operacionalização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Direito. CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 199 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 199 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 199 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 013/2013 - CEPE

RESOLUÇÃO nº 013/2013 - CEPE RESOLUÇÃO nº 013/2013 - CEPE Regulamenta a Monografia como Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, no âmbito da Faculdade Santa Terezinha, a partir do 2º semestre letivo de 2013 O Presidente do Conselho

Leia mais

REGULAMENTO DA ATIVIDADE ACADÊMICA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE

REGULAMENTO DA ATIVIDADE ACADÊMICA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE REGULAMENTO DA ATIVIDADE ACADÊMICA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE CAPÍTULO I Da Natureza e dos Objetivos Art. 1. Com base no disposto no Art. 77 do Regulamento da Graduação da Universidade

Leia mais

FIBRA Faculdade do Instituto Brasil Instituto Brasil de Ciência & Tecnologia Ltda

FIBRA Faculdade do Instituto Brasil Instituto Brasil de Ciência & Tecnologia Ltda REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente regulamento normatiza as atividades relacionadas à elaboração, apresentação e aprovação do

Leia mais

CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES

CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (TCC) CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é um componente obrigatório dos cursos de Graduação

Leia mais

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC ESPECÍFICO PARA O CURSO DE DIREITO

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC ESPECÍFICO PARA O CURSO DE DIREITO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC ESPECÍFICO PARA O CURSO DE DIREITO 2 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ART. 1 - O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades

Leia mais

REGULAMENTO DO TCC DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO BACHARELADO DA FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA - FIBRA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO TCC DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO BACHARELADO DA FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA - FIBRA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO TCC DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO BACHARELADO DA FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA - FIBRA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Dispõe sobre o Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Leia mais

FACULDADE CAMPO REAL CURSO DE NUTRIÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

FACULDADE CAMPO REAL CURSO DE NUTRIÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FACULDADE CAMPO REAL CURSO DE NUTRIÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Caracterização A elaboração do Trabalho de Curso fundamenta-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA CURSO DE ZOOTECNIA. Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso I e II

UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA CURSO DE ZOOTECNIA. Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso I e II UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA CURSO DE ZOOTECNIA Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso I e II Presidente Prudente 2009 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS Art. 1. o - O Trabalho de Conclusão

Leia mais

Art. 1. O presente Regulamento tem por objetivo normatizar o conjunto de atividades relacionadas com o Trabalho de Conclusão Curso (TCC);

Art. 1. O presente Regulamento tem por objetivo normatizar o conjunto de atividades relacionadas com o Trabalho de Conclusão Curso (TCC); Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), fixados no Projeto Pedagógico dos cursos de graduação da Faculdade Sequencial, e dá outras providências: O COLEGIADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, no uso

Leia mais

Faculdade La Salle Mantida pela Sociedade Porvir Científico Credenciada pela Portaria Ministerial nº. 2.653 de 07/12/01 D.O.U. de 10/12/01.

Faculdade La Salle Mantida pela Sociedade Porvir Científico Credenciada pela Portaria Ministerial nº. 2.653 de 07/12/01 D.O.U. de 10/12/01. FACULDADE DE LUCAS DO RIO VERDE SUPERVISÃO DE ESTÁGIO E TCC/TC REGULAMENTO DE PROJETO E VERSÃO FINAL DE TC/ TCC CURSOS DE ADMINISTAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS Lucas Do Rio Verde / MT 2009 SUMÁRIO CAPÍTULO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADES DE ENGENHARIAS E DESIGN REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADES DE ENGENHARIAS E DESIGN REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADES DE ENGENHARIAS E DESIGN REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) INTRODUÇÃO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e é um componente curricular obrigatório

Leia mais

Curso de Engenharia de Computação Regulamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso

Curso de Engenharia de Computação Regulamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso 1 Centro Universitário de Araraquara UNIARA Departamento de Ciências da Administração e Tecnologia Curso de Engenharia de Computação Regulamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso Capítulo I Das disposições

Leia mais

FACULDADE JAUENSE REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

FACULDADE JAUENSE REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FACULDADE JAUENSE REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO JAÚ/ SP - 2014 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA FAJAU REGULAMENTO APRESENTAÇÃO Art. 1º O presente regulamento tem como finalidade de normatizar

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Curso de Design de Moda FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE - FAPEPE APRESENTAÇÃO O presente Regulamento de Projeto de Graduação, em forma de TCC - Trabalho de

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DA FEAFLOR- FACULDADE DE EDUCAÇÃO - ALTA FLORESTA

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DA FEAFLOR- FACULDADE DE EDUCAÇÃO - ALTA FLORESTA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DA FEAFLOR- FACULDADE DE EDUCAÇÃO - ALTA FLORESTA Alta Floresta/2010 1 SUMÁRIO 1 DA CONCEPÇÃO DO TC 3 2 DA COORDENAÇÃO 4 3 DO PROJETO DO TCC 4 4

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 06/2006, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2006

RESOLUÇÃO Nº 06/2006, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2006 RESOLUÇÃO Nº 06/2006, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2006 Altera o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Direito, na forma do Anexo. O VICE-REITOR, NO EXERCÍCIO DA REITORIA DA UNIVERSIDADE

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPEX Nº 014/2011 Teresina, 13 de maio de 2011.

RESOLUÇÃO CEPEX Nº 014/2011 Teresina, 13 de maio de 2011. RESOLUÇÃO CEPEX Nº 014/2011 Teresina, 13 de maio de 2011. Revoga a Resolução CEPEX 003/2010 e aprova o Regulamento Geral do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação da Universidade Estadual do Piauí

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO FACULDADE GUILHERME GUIMBALA

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO FACULDADE GUILHERME GUIMBALA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO FACULDADE GUILHERME GUIMBALA Resolução nº 01/ 2010 Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Dispõe sobre a elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO DA MONOGRAFIA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO DA MONOGRAFIA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO DA MONOGRAFIA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO ÍNDICE TÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO, FINALIDADE E OBJETIVO TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO CAPÍTULO I - DA COORDENAÇÃO CAPÍTULO II -

Leia mais

Faculdades Integradas do Tapajós O estudo da Amazônia para o progresso da humanidade

Faculdades Integradas do Tapajós O estudo da Amazônia para o progresso da humanidade REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E DEFESA DE TCC DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DAS FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓS CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. As atividades de orientação, elaboração, apresentação

Leia mais

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E PUBLICIDADE E PROPAGANDA REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento disciplina

Leia mais

F A C U L D A D E N A Z A R E N A D O B R A S I L REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO B A C H A R E L A D O E M T E O L O G I A

F A C U L D A D E N A Z A R E N A D O B R A S I L REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO B A C H A R E L A D O E M T E O L O G I A F A C U L D A D E N A Z A R E N A D O B R A S I L REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO B A C H A R E L A D O E M T E O L O G I A 2 CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1. Das Disposições Preliminares Art. 1 o. Este Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS 1 REGULAMENTO aprovado em reunião do Colegiado - 21/03/2006 Fixa normas de operacionalização das disciplinas CIS (371) Monografia I E CIS (372) Monografia II do Curso de Administração da Universidade Estadual

Leia mais

Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)

Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) CURSO DE ENFERMAGEM Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) O Trabalho de Conclusão de Curso ou Monografia constitui um instrumento que possibilita ao acadêmico a oportunidade de demonstrar o grau de habilidade

Leia mais

Faculdade Zumbi dos Palmares REGULAMENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE DIREITO

Faculdade Zumbi dos Palmares REGULAMENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE DIREITO INSTITUTO AFRO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR Faculdade Zumbi dos Palmares Faculdade de Direito REGULAMENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE DIREITO Elaborado por: Profa.

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA

FACULDADE DE ENGENHARIA FACULDADE DE ENGENHARIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DOS CURSOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS DA FACULDADE

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 22/2005, de 30 de junho de 2005. RESOLVE:

RESOLUÇÃO Nº 22/2005, de 30 de junho de 2005. RESOLVE: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO MARANHÃO CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO Nº 22/2005, de 30 de junho de 2005. Aprova as Normas Regulamentadoras da operacionalização da Monografia

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 04, DE 09 DE JUNHO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 04, DE 09 DE JUNHO DE 2015 RESOLUÇÃO Nº 04, DE 09 DE JUNHO DE 2015 Institui regulamento referente ao Trabalho de Conclusão de Curso para o curso de Medicina do Instituto Metropolitano de Ensino Superior. O PRESIDENTE DO CONSELHO

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DA FACULDADE DE MIRANDÓPOLIS-FAM-CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DA FACULDADE DE MIRANDÓPOLIS-FAM-CURSO DE SERVIÇO SOCIAL FACULDADE DE MIRANDÓPOLIS Administração: Reconhecido pela Portaria nº 4218, de 06/12/2005, D.O.U. de 07/12/2005 Pedagogia: Reconhecido pela Portaria nº 42, de 22/05/2006, D.O.U. de 24/05/2006 Serviço Social:

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO MONOGRAFIA/PROJETOS/TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO/TRABALHO DE CURSO CURSOS DE GRADUAÇÃO UNIDADE PIO X

REGULAMENTO INTERNO MONOGRAFIA/PROJETOS/TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO/TRABALHO DE CURSO CURSOS DE GRADUAÇÃO UNIDADE PIO X REGULAMENTO INTERNO DE MONOGRAFIA/PROJETOS/TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO/TRABALHO DE CURSO CURSOS DE GRADUAÇÃO UNIDADE PIO X Rio de Janeiro 2013 ! Normas Regulamentadoras para Elaboração de Monografia/

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MANTENEDORA: COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE CACHOEIRINHA MANTIDA: FACULDADE INEDI Cachoeirinha Rio Grande do Sul REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA Campus Bagé Curso de Engenharia de Computação. Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA Campus Bagé Curso de Engenharia de Computação. Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA Campus Bagé Curso de Engenharia de Computação Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso Capítulo I Da Caracterização e dos Objetivos Art. 1 o O Trabalho de Conclusão de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento estabelece as regras e os procedimentos para

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Resolução 012/2010 da Pró-Reitoria de Graduação CAPÍTULO I - DO CONCEITO Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - CAMPUS DE CURITIBANOS

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - CAMPUS DE CURITIBANOS ANEXO 11 Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Apresentação da Regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso, em consonância com a Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2002. De acordo com a Resolução

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e avaliação do trabalho

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO-UnC Curso de Psicologia REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA/TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA)

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO-UnC Curso de Psicologia REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA/TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA) UNIVERSIDADE DO CONTESTADO-UnC Curso de Psicologia REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA/TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA) 2004 S U M Á R I O 1 CONCEITO, OBJETIVOS E ETAPAS....3 2

Leia mais

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA OS ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA MONTES CLAROS - MG APRESENTAÇÃO Prezado(a) aluno(a): Este manual tem como objetivo orientá-lo quanto às normas do Trabalho de

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO DE BELÉM ESTÁCIO BELÉM REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BELÉM PA

FACULDADE ESTÁCIO DE BELÉM ESTÁCIO BELÉM REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BELÉM PA FACULDADE ESTÁCIO DE BELÉM ESTÁCIO BELÉM REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BELÉM PA 1 2015 2 CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 030/2012 CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 030/2012 CONEPE RESOLUÇÃO Nº 030/2012 CONEPE Dispõe sobre o Trabalho de Conclusão de Curso TCC dos cursos de Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA A Monografia Final consiste em pesquisa individual orientada, em qualquer área do conhecimento no âmbito do Curso de Graduação, constituindo atividade

Leia mais

REGULAMENTO PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS UTFPR CAMPUS PATO BRANCO

REGULAMENTO PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS UTFPR CAMPUS PATO BRANCO Câmpus Pato Branco REGULAMENTO PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS UTFPR CAMPUS PATO BRANCO Pato Branco 2012 2 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS Art.

Leia mais

REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA

REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA FESG FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA FAFICH FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS COORDENAÇÃO DE DIREITO REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO PARA A ORIENTAÇÃO, ELABORAÇÃO, QUALIFICAÇÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CURSO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE LUZIÂNIA-GO A UEG Universidade Estadual de Goiás - Unidade

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES FUNDAÇÃO FUPAC GOVERNADOR VALADARES 2010 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INTRODUÇÃO Todo aluno

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Cruzeiro-SP 2011 2 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso TCC constitui-se atividade

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO/PUBLICIDADE E PROPAGANDA COORDENAÇÃO DE TCC

FACULDADE SETE DE SETEMBRO COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO/PUBLICIDADE E PROPAGANDA COORDENAÇÃO DE TCC REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º. Este regulamento disciplina o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Comunicação Social (Cursos de Jornalismo

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FARMÁCIA - UNIPAMPA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FARMÁCIA - UNIPAMPA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FARMÁCIA - UNIPAMPA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FARMÁCIA - UNIPAMPA CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º - Este Regulamento destina-se a orientar

Leia mais

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO CURSO DE PEDAGOGIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO CURSO DE PEDAGOGIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Direção da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco / AEDB Prof. Ms. Antonio Carlos Simon Esteves Coordenação do Curso de Pedagogia Profa. Ms. Sueli Sardinha Guedes 2 MISSÃO DA FFCLDB/AEDB Promover

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Das Disposições Preliminares Art. 1. Respaldado pelo disposto nos termos do parágrafo único do Artigo 77 do Regimento

Leia mais

Regulamento das Disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II do Curso de Graduação em Geologia da UFPR

Regulamento das Disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II do Curso de Graduação em Geologia da UFPR Regulamento das Disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II do Curso de Graduação em Geologia da UFPR CAPÍTULO I Da Caracterização, Finalidade e Conteúdo. Artigo 1º

Leia mais

Regulamento Geral do Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Ciência Política Bacharelado TCC

Regulamento Geral do Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Ciência Política Bacharelado TCC Regulamento Geral do Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Ciência Política Bacharelado TCC Estabelece normas para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Graduação em

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DA NATUREZA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DA NATUREZA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DA NATUREZA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho de Conclusão de Curso deverá ser apresentado

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ. Campus Paranaguá. Credenciada pelo Decreto nº 9538, de 05/12/2013 D.O.E. 05/12/2013

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ. Campus Paranaguá. Credenciada pelo Decreto nº 9538, de 05/12/2013 D.O.E. 05/12/2013 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 2015. PARTE I DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º. O Trabalho de Conclusão de Curso TCC será desenvolvido

Leia mais

REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento dispõe sobre as diretrizes específicas para a realização de Trabalho de Conclusão

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS DO TFG DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

NORMAS ESPECÍFICAS DO TFG DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA NORMAS ESPECÍFICAS DO TFG DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA Art. 1º - Este regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do Trabalho Final de Graduação (TFG) do curso de

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Curso de Ciências Contábeis REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Boa Vista, agosto de 2013. SUMÁRIO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 3 TÍTULO II DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO...

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 161/2010/CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 161/2010/CONEPE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 161/2010/CONEPE Aprova Normas Específicas do Trabalho de Conclusão

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RIO VERDE REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FISIOTERAPIA

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RIO VERDE REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FISIOTERAPIA INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RIO VERDE REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FISIOTERAPIA Capítulo I Definições e Finalidade Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC OU ATIVIDADE EQUIVALENTE DO CURSO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC OU ATIVIDADE EQUIVALENTE DO CURSO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC OU ATIVIDADE EQUIVALENTE DO CURSO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1. O presente Regulamento

Leia mais

FACULDADE DE ROSEIRA FARO

FACULDADE DE ROSEIRA FARO REGULAMENTO PARA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO 2009 FACULDADE DE ROSEIRA DIRETOR GERAL PROF. DR. JORGE PASIN DE OLIVEIRA DIRETOR ACADÊMICO PROF. DR. FRANCISLENE HASMANN ELABORAÇÃO PROF. DR. FRANCISLENE

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA Art. 1. Este Regulamento normatiza as atividades relacionadas com o Trabalho de Conclusão de Curso do Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) São Carlos 2012 SUMÁRIO Capitulo I Da definição e objetivos... 03 Capítulo II Da

Leia mais

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA. NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA Ji-Paraná RO, 2012

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA. NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA Ji-Paraná RO, 2012 CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA Ji-Paraná RO, 2012 SUMÁRIO CAPÍTULO I- da natureza e objetivos 3 CAPÍTULO

Leia mais

101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 ANEXO K NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ICED/UFOPA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INSTRUÇÃO

Leia mais

NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Avaré AVARÉ NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Considerações preliminares O Regulamento do Trabalho

Leia mais

Regulamento da Monografia do Curso de Graduação em Direito

Regulamento da Monografia do Curso de Graduação em Direito Regulamento da Monografia do Curso de Graduação em Direito Regulamento que disciplina a Monografia para os alunos do Curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL Unidade Universitária

Leia mais

REGULAMENTO PARA ORIENTAÇÃO E ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS

REGULAMENTO PARA ORIENTAÇÃO E ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS REGULAMENTO PARA ORIENTAÇÃO E ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS Sete Lagoas, dezembro de 2014 REGULAMENTO PARA ORIENTAÇÃO E ELABORAÇÃO DE TRABALHOS

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade da Cidade de Santa Luzia - FACSAL

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade da Cidade de Santa Luzia - FACSAL Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade da Cidade de Santa Luzia - 2014 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º -O Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivos contribuir

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GRADUAÇÃO. Aracati, agosto de 2012.

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GRADUAÇÃO. Aracati, agosto de 2012. REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GRADUAÇÃO Aracati, agosto de 2012. 1 FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE REGULAMENTO INSTITUCIONAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GRADUAÇÃO Capítulo I Disposições

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE METODISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I Do Conceito, dos Princípios, das Finalidades

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DA ÁREA INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL SUL- RIOGRANDENSE - CAMPUS PASSO FUNDO

REGULAMENTO DOS CURSOS DA ÁREA INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL SUL- RIOGRANDENSE - CAMPUS PASSO FUNDO REGULAMENTO DOS CURSOS DA ÁREA INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL SUL- RIOGRANDENSE - CAMPUS PASSO FUNDO O Regulamento dos Cursos da Área de Informática foi aprovado pelo Colegiado do Curso em 09 de outubro

Leia mais

MEDICINA VETERINÁRIA

MEDICINA VETERINÁRIA FACULDADE ASSIS GURGACZ_FAG Cascavel, PR. MEDICINA VETERINÁRIA Manual de TCC do Curso de Medicina Veterinária, em concordância com o Regulamento De Trabalhos De Conclusão De Curso, Anexo I, Cap.XIV, da

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA nº 01/2011 Conselho Setorial / Colegiado do Curso

RESOLUÇÃO CONJUNTA nº 01/2011 Conselho Setorial / Colegiado do Curso UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ FACULDADE DE DIREITO RESOLUÇÃO CONJUNTA nº 01/2011 Conselho Setorial / Colegiado do Curso Regulamenta a elaboração e a defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. O Colegiado

Leia mais

Curso de Serviço social

Curso de Serviço social 3 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC O objetivo geral do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é servir de instrumento estimulador à aplicação, no campo prático, de conhecimentos adquiridos no decorrer

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Este regulamento disciplina o Trabalho de Curso de graduação

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - O presente regulamento tem por finalidade estatuir a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC I. DA FINALIDADE E OBJETIVO Art. 1º. Este Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas aos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO CONCLUSÃO DE CURSO TCC

REGULAMENTO TRABALHO CONCLUSÃO DE CURSO TCC Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes COLABORADORES Prof. Roque Hudson da Silveira

Leia mais

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Bacharelado em Engenharia de Software Campus Quixadá

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Bacharelado em Engenharia de Software Campus Quixadá REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Bacharelado em Engenharia de Software Campus Quixadá A COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE da UFC em Quixadá, no uso de suas atribuições

Leia mais

Normas para Trabalhos de Conclusão de Curso no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Federal de Pelotas

Normas para Trabalhos de Conclusão de Curso no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Federal de Pelotas Normas para Trabalhos de Conclusão de Curso no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Federal de Pelotas 1 Objetivos Com a finalidade de obter o grau de tecnólogo em Gestão Ambiental,

Leia mais

RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO CAS Nº 20 / 2014

RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO CAS Nº 20 / 2014 RESOLUÇÃO CAS Nº 20 / 2014 ALTERA A RESOLUÇÃO CAS Nº 38/2013 E DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS FEMA. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais