DIRETORIA FCAT. Mário Alves do Nascimento Neto Diretora Geral. Maria Cândida Mendes Forte Diretora Acadêmica
|
|
- Paulo Varejão Castilhos
- 2 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1
2 DIRETORIA FCAT Mário Alves do Nascimento Neto Diretora Geral Maria Cândida Mendes Forte Diretora Acadêmica Osvaldo Ávila de Carvalho Neto Diretor Administrativo Financeiro ORGANIZACÃO Biblioteca David Sá COLABORADORES Maria Alice Guarani de Souza REVISÃO ORTOGRÁFICA Mauro Jorge Queiroz BIBLIOTECÁRIAS Miracy Maia CRB2 / 1321 Suellen Souza BRB2 / 1497 Dados Internacionais de Catalogação na Publicação Biblioteca da Faculdade de Castanhal FCAT F143g Faculdade de Castanhal. Guia didático para elaboração de TCC / Faculdade de Castanhal. Castanhal, PA: FCAT, f.: il. II. Título. 1. Trabalho Acadêmico - Estrutura. I. Faculdade de Castanhal CDD 22. ed
3 SUMÁRIO 1 ESTRUTURA DOS TRABALHOS ACADÊMICOS 1.1 PARTE EXTERNA Capa 1.2 PARTE INTERNA Elementos pré-textuais Folha de rosto Ficha catalográfica Folha de aprovação Dedicatória Agradecimentos Epígrafe Resumo em língua vernácula Resumo em língua estrangeira Lista de ilustrações Lista de tabelas Lista de abreviaturas e de siglas Sumário Elementos textuais Introdução Desenvolvimento Considerações finais Elementos pós-textuais Referências Apêndice Anexos Paginação e margem REFERÊNCIAS
4 4 APRESENTAÇÃO Este Guia Didático para Elaboração de TCC é destinado aos discentes dos cursos de graduação da Faculdade de Castanhal FCAT, cuja finalidade principal é orientar o acadêmico quanto à estrutura do trabalho de conclusão de curso. O Guia foi elaborado embasado nas normas de apresentação da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas e exemplifica os principais itens de um TCC, para orientá-lo na sua produção. Assim sendo, a Biblioteca David Sá espera contribuir no momento da confecção do seu trabalho possibilitando o acesso às normas de forma didática.
5 5 1 ESTRUTURA DOS TRABALHOS ACADÊMICOS Os trabalhos acadêmicos são produzidos pela comunidade universitária, apresentam uma lógica interna, expondo ideias e obedecendo a uma coerência de conteúdo entre os tópicos abordados. Incluem-se nesta categoria as teses, as dissertações, os trabalhos de conclusão de curso de graduação TCCs, os trabalhos de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento monografias. A parte externa dos trabalhos acadêmicos é composta pela capa e pela lombada. A parte interna de teses, dissertações ou monografias abrangem três partes: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. A disposição dos elementos de um trabalho acadêmico, conforme a ABNT NBR 14724:2011, é apresentada na Figura 1: Figura 1 Ordenação dos elementos de trabalhos acadêmicos
6 6 1.1 PARTE EXTERNA Capa Figura 2 - Exemplo de capa FACULDADE DE CASTANHAL MARIA BEATRIZ DA SILVA SOUZA CERTIFICAÇÃO TECNOLÓGICA: Assistente em Suporte de Redes CASTANHAL-PA 2013 DICA: Deve constar na capa: nome da instituição; nome do autor; título; subtítulo, se houver; local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; ano do depósito (ano vigente).
7 7 1.2 PARTE INTERNA Elementos pré-textuais Folha de rosto Figura 3 - Exemplo de folha de rosto FACULDADE DE CASTANHAL MARIA BEATRIZ DA SILVA SOUZA CERTIFICAÇÃO TECNOLÓGICA: Assistente em Suporte de Redes Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade de Castanhal (FCAT) como requisito para obtenção do grau em Tecnólogo em Redes de Computadores, sob orientação do Prof. Msc. Pedro Henrique Santos. CASTANHAL-PA 2013 DICA: Deve constar na folha de rosto: nome da instituição; nome do autor; título; subtítulo - se houver; notas de apresentação (texto informando a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição que é submetido e nome do orientador com sua devida titulação); local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; ano do depósito (ano vigente).
8 Ficha Catalográfica Solicite a confecção da ficha catalográfica à Bibliotecária da Instituição Folha de aprovação Figura 4 - Exemplo de folha de aprovação FACULDADE DE CASTANHAL MARIA BEATRIZ DA SILVA SOUZA CERTIFICAÇÃO TECNOLÓGICA: Assistente em Suporte de Redes Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade de Castanhal (FCAT) como requisito para obtenção do grau em Tecnólogo em Redes de Computadores, sob orientação do Prof. Msc. Pedro Henrique Santos. Data: / / Conceito: Banca Examinadora Prof. Msc. Pedro Henrique Santos. Faculdade de Castanhal - FCAT Nome do Prof. (Titulação) Faculdade de Castanhal FCAT Nome do Prof. (Titulação) Faculdade de Castanhal - FCAT CASTANHAL-PA 2013 DICA: Deve constar na folha de aprovação: nome da instituição; nome do autor; título; subtítulo - se houver; notas de apresentação (texto informando a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição que é submetido e nome
9 9 do orientador com sua devida titulação); identificação da banca examinadora: deve conter nome, titulação dos componentes da banca, instituições a que pertencem e espaço para a assinatura; local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; ano do depósito (ano vigente) Dedicatória Trata-se de texto, geralmente breve, em que o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho a alguém, (Fonte 12, espaço simples entrelinhas). Figura 5 - Exemplo de dedicatória Dedico à minha querida mãe, por ser minha maior incentivadora na busca pelo conhecimento. Ao meu pai, mestre no estrito sentido do termo, cujo exemplo de ser humano e de profissional acadêmico eu procuro seguir. Ao meu marido e aos meus irmãos, pela fonte inesgotável de apoio, amor e compreensão.
10 Agradecimentos Nesta página, o autor manifesta agradecimento às pessoas e instituições que, de alguma forma, colaboraram para a execução do trabalho. O título é centralizado e escrito em letras maiúsculas. Figura 6 - Exemplo de agradecimentos AGRADECIMENTOS Sinceros agradecimentos ao meu orientador por confiar em mim e por me orientar, no verdadeiro sentido do termo, permitindo-me finalizar este trabalho. À professora, pela convivência e inteligência cativantes, que guiaram e direcionaram meus interesses acadêmicos.
11 Epígrafe É uma citação escolhida pelo autor que, de certa forma, embasou a gênese da obra. É impresso no canto inferior direito da página com recuo de 4 cm da margem esquerda, com espaço simples entrelinhas. Figura 7 - Exemplo de epígrafe Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova. (GHANDI, ANO).
12 Resumo em língua vernácula Elemento obrigatório. Trata-se da síntese do conteúdo do documento, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, sem ultrapassar 500 palavras. Figura 8 - Exemplo de resumo em língua vernácula RESUMO No prefácio do seu livro entre o passado e o futuro, Arendt refere-se ao poeta René Char, que em plena luta da Resistência na Europa, pressentindo o que poderia lhe acontecer depois de finda a luta, escreveu: se sobreviver, sei que terei que romper com o aroma desses anos essenciais, de rejeitar silenciosamente meu tesouro. Esse tesouro que, segundo Arendt, consistia em um tipo de experiência de atuação no mundo, dada por um tipo de engajamento político particular, também foi compartilhado por aqueles que lutaram na resistência ao Golpe Militar de 1964 e que hoje, após 41 anos, são, em grande parte, idosos. Adotamos como método a pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico e como técnica de coleta de dados a história de vida. Palavras-chave: Ex-presos Políticos. Identidade Política. Hannah Arendt. DICA: Deve constar no resumo: O objetivo do trabalho, metodologia empregada, principais resultados obtidos e conclusão. Limita-se a um único parágrafo, seguido logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, das palavras-chaves separadas por ponto final e finalizadas pela mesma pontuação, e utilizar no máximo 3 palavras- chave.
13 Resumo em língua estrangeira É a versão do resumo em português para o idioma inglês e, opcionalmente, para outro idioma de divulgação internacional. Deve aparecer em página distinta e seguindo a mesma formatação do resumo em português. TRUTURA Figura 9 - Exemplo de resumo em língua estrangeira ABSTRACT In the preface of her book Between the past and the future, Arendt refers to the poet René Char, who in the middle of the fight of the Resistance in Europe, predicting what could happen once the battle was over, wrote: "if I survive, I know that it will be necessary to break with the scents of these essential years, to silently reject my treasure". This "treasure" that, according Arendt, consisted of a type of acting experience in the world, given by a particular kind of political engagement, also shared by those who fought in the Resistance to the Military Coup of 1964 and who are today, having passed 41 years, in great part, elderly. Having in mind this history of action, this work has as an objective to investigate the repercussion of the experience of Resistance on the present political identity of a group of former political prisoners, in the Arendtian perspective. Keywords: Former Political Prisoners. Political Identity. Hannah Arendt.
14 Lista de ilustrações Figura 10 - Exemplo de lista de ilustrações LISTA DE ILUSTRAÇÕES Figura 1 Fotografia da vista parcial da Biblioteca Nacional Figura 2 Mapa da Região Metropolitana de Belo Horizonte Gráfico 1 Taxa de desemprego aberto Gráfico 2 Probabilidade de sobreviver no desemprego Quadro 1 Formação da amostra Quadro 2 Tipos de entidades representadas nos conselhos DICA: Sob a designação de ilustrações estão as fotografias, gráficos, fluxogramas, esquemas, desenhos, quadros, etc. Localiza-se após o resumo em língua vernácula. ATENÇÃO: Recomenda-se que a partir de duas (2) ilustrações distintas, seja produzida uma lista própria para cada elemento.
15 Lista de tabelas Figura 11 - Exemplo de lista de tabelas LISTA DE TABELAS Tabela 1 Alguns ácidos graxos de ocorrência natural Tabela 2 Descrição do posto de trabalho na RMBH Tabela 3 RMBH Composição dos tipos (%) Tabela 4 Lugar do trabalho Tabela 5 Unidade espacial do estudo na RMBH Tabela 6 Cidade escolhida para morar DICA: Segundo ABNT (2011, p. 11) As tabelas devem ser citadas no texto, o mais próximo possível do trecho a que se refere e padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
16 Lista de abreviaturas e de siglas Figura 12 - Exemplo de lista de siglas LISTA DE SIGLAS ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Capes Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBICT Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia ISBN International Standard Book Number (Número Padrão Internacional de Livro) ISSN International Standard Serial Number (Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas) MEC Ministério da Educação NBR Normas Brasileiras DICA: Deve-se ficar atento para seguir a ordem alfabética das siglas. ATENÇÃO: E Conforme ABNT (2011, p. 11) A sigla quando mencionada pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre parênteses, precedida do nome completo.. EX: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
17 Sumário Conforme ABNT (2012) o sumário é um elemento obrigatório identificado pela palavra sumário, escrita em letras maiúsculas, negrito e centralizado. E deve ser apresentado segundo NBR 6027/12. Figura 13 - Exemplo de sumário SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO O ESTUDO A PESQUISA ESTRUTURA DO TRABALHO REVISÃO DE LITERATURA HISTÓRIA DA ENGENHARIA No país No exterior No interior ENGENHARIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS METODOLOGIA RESULTADOS OBTIDOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS APÊNDICE A Questionário APÊNDICE B Entrevista ANEXO A Modelo proposto pelo MEC ANEXO B Modelo proposto pela FCAT Dica: Os títulos de partes ou capítulos são indicados em letras maiúsculas e apenas a inicial maiúscula para os títulos das subdivisões dos capítulos e das partes. Os itens ou elementos pré-textuais não devem fazer parte do sumário. Os indicativos das seções devem ser alinhados à esquerda.
18 Elementos textuais Constituem o núcleo do trabalho onde o assunto é exposto e possuem características próprias. São apresentados em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Estão incluídos aqui a revisão da literatura, os fundamentos teóricos, os resultados e respectivas análises Introdução Veja Manual de trabalhos Científicos- acadêmicos da Faculdade de Castanhal disponível em: Desenvolvimento Veja Manual de trabalhos Científicos- acadêmicos da Faculdade de Castanhal disponível em: Considerações Finais Veja Manual de trabalhos Científicos- acadêmicos da Faculdade de Castanhal disponível em:
19 Elementos pós-textuais Referências A lista de referências deve seguir a NBR 6023/2002. Figura 14 Modelo da lista de referências REFERÊNCIAS BEVILÁQUA, Clóvis. Direito das obrigações. 7. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Francisco Alves, p. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: atualizada até ed. atualizada com a Emenda Constitucional 4. São Paulo: Revista dos Tribunais, p. COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS. Manual de distribuição e fornecimento de energia elétrica em tensão secundária: rede de distribuição aérea - edificações coletivas. Belo Horizonte: CEMIG, [112 p.]. Disponível em: <http://biblioteca.unibh.br/bibliotecavirtual/90273.pdf>. Acesso em: 19 mar FARRER, Harry et al. Algoritmos estruturados: programação estruturada de computadores. 3. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, p. GUSSO, Moacir Luiz. Dano moral: doutrina, legislação, súmulas, jurisprudência e prática. São Paulo: Editora de direito, v. LEHNINGER, Albert Lester. Lehninger princípios de bioquímica. 3. ed. São Paulo: Sarvier, p. LEITE, Catarina et al. Às próprias custas S. A. Múltipla: Revista Laboratório do Curso de Jornalismo do Uni-BH, n. 20, p , fev./mar VITA, Álvaro de. Sociologia da sociedade brasileira. 2. ed. São Paulo: Ática, 1991.
20 20 Dica: As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separado entre si por espaço duplo Apêndice Figura 15 - Exemplo de apêndice APÊNDICE A Pesquisa de opinião pública PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA Bom dia. Boa tarde. Meu nome é. Estamos realizando uma pesquisa com os moradores de para conhecermos a sua opinião sobre o potencial turístico do município. Posso contar com a sua colaboração? Obrigado(a). Pesquisador: Verificar se o entrevistado reside há mais de 3 anos na cidade. Se positivo, inicie a pesquisa. 1 Há quanto tempo você reside em Ouro Preto? ( ) De 3 a 5 anos ( ) De 6 a 10 anos ( ) Há mais de 10 anos 2 Você considera que a cidade tem condições de receber turistas? ( ) Sim. Por quê? ( ) Não. Por quê? ( ) Não soube responder. 3) Qual a sua opinião caso o desenvolvimento turístico do município fosse incentivado? ( ) Péssimo ( ) Ótimo ( ) Ruim ( ) Não sabe ( ) Regular ( ) Não soube responder ( ) Bom 4) Que local você acha que o turista gostaria de visitar? ( ) Cachoeira ( ) Museu ( ) Gruta ( ) Parque ( ) Igrejas Outro. Qual?
21 Anexos Figura 16 - Exemplo de anexo ANEXO A Abreviatura dos meses Abreviatura dos meses
22 Paginação e margem Para o trabalho acadêmico, as folhas ou páginas devem ser contadas a partir da folha de rosto, sendo que a numeração deve ser colocada a partir da primeira página textual, normalmente a introdução, e seguir até a última página do anexo. A margem a ser utilizada foi padronizada pela ABNT com as seguintes medidas: margem superior e esquerda com 3,0 cm e inferior e direita com 2,0 cm. Figura 17 Margem e numeração da página
23 23 REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação de Documentação: Referências: Elaboração. Rio de Janeiro: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027: Informação de Documentação: Sumário: Apresentação. Rio de Janeiro: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Informação de Documentação: Resumo: Apresentação. Rio de Janeiro: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação de Documentação: Citações em documentos: Apresentação. Rio de Janeiro: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação de Documentação: Trabalhos Acadêmicos: Apresentação. Rio de Janeiro: 2011.
NBR 14724/2011 ABNT NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 19/10/2011. Objetivo
Objetivo ABNT Normas para elaboração de trabalhos científicos Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos, visando sua apresentação à instituição Estrutura Parte
COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO
1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor
Manual para normalização de trabalhos técnicos científicos
Padrão FEAD de normalização Manual para normalização de trabalhos técnicos científicos Objetivo Visando padronizar os trabalhos científicos elaborados por alunos de nossa instituição Elaboramos este manual
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA
ANEXO da Norma 004/2008 CCQ Rev 1, 28/09/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE QUÍMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Salvador 2009 2 1 Objetivo Estabelecer parâmetros para a apresentação gráfica
COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO
1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Andersown Becher Paes de Barros * Ideraldo Bonafé ** RESUMO Este trabalho apresenta
Guia para Apresentação de Trabalho Acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011. São Carlos
Guia para Apresentação de Trabalho Acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011 São Carlos Guia para Apresentação de Trabalho Acadêmico As orientações abaixo estão de acordo com NBR 14724/2011 da Associação
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT TRABALHOS ACADÊMICOS:
MANUAL PARA TCC www.etecmonteaprazivel.com.br Estrada do Bacuri s/n Caixa Postal 145 Monte Aprazível SP CEP 15150-000 Tel.: (17) 3275.1522 Fax: (17) 3275.1841 NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT
ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA A elaboração da monografia deve ter como referência a ABNT NBR 14724/ 2006, a qual destaca que um trabalho acadêmico compreende elementos pré-textuais,
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO O trabalho deve ser digitado e impresso em papel formato A4. O texto deve ser digitado, no anverso das folhas, em espaço 1,5, letra do tipo
ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO. Dissertações, Teses e Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação, Especialização e outros.
ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO Dissertações, Teses e Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação, Especialização e outros. Estrutura Elementos Parte externa Capa (obrigatório) Lombada (opcional) Parte
OBRIGATÓRIO= + OPCIONAL= *
Lombada* UFRGS FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS BIBLIOTECA GLÁDIS W. DO AMARAL ORIENTAÇÃO SOBRE A ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO Elementos póstextuais INDICES * PARTE INTERNA ANEXOS * APENDICES * GLOSSARIO
MONOGRAFIA ESTRUTURA DE MONOGRAFIAS
MONOGRAFIA Trata-se de uma construção intelectual do aluno-autor que revela sua leitura, reflexão e interpretação sobre o tema da realidade. Tem como base a escolha de uma unidade ou elemento social, sob
Guia de Orientação para Apresentação de Projeto de Pesquisa para Alunos da FCC de acordo com as Normas da ABNT
FACULDADE CRISTÃ DE CURITIBA Guia de Orientação para Apresentação de Projeto de Pesquisa para Alunos da FCC de acordo com as Normas da ABNT Elaborado pela bibliotecária Teresinha Teterycz - CRB 9 / 1171
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA APRESENTAÇÃO NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS O trabalho deve ser digitado e impresso em papel
- TCC A/B - ORIENTAÇÕES PARA ESTRUTURAÇÃO E FORMATAÇÃO (Versão 1.3 Agosto de 2008)
Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Curso de Sistemas de Informação Trabalho de Conclusão de Curso Prof. Dr. Luís Fernando Garcia - TCC A/B - ORIENTAÇÕES PARA ESTRUTURAÇÃO E FORMATAÇÃO (Versão 1.3 Agosto
BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS: TRABALHOS ACADÊMICOS Aula 1
BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS: TRABALHOS ACADÊMICOS Aula 1 Paula Carina de Araújo paulacarina@ufpr.br 2014 Pesquisa Pesquisa Atividade básica da ciência
COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO
Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -TCC
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE QUÍMICA NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -TCC 1 APRESENTAÇÃO As recomendações a seguir resumem os princípios para a elaboração
CAPA elemento obrigatório.
CAPA elemento obrigatório. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA NOME DO SETOR DO CURSO NOME DO DEPARTAMENTO OU COORDENAÇÃO NOME DO CURSO Nome da Instituição, do Setor, do Departamento e do Curso. Fonte
ABNT NBR 14724 [terceira edição atualizada em 2011]
ABNT NBR 14724 [terceira edição atualizada em 2011] Professora Alcione Mazur 25/07/11 Cancela e substitui a edição anterior. ABNT NBR 14724: 2005 Não houve alterações na estrutura do trabalho, mas em uma
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE AGUDOS - FAAG BIBLIOTECA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS PARA O PERIÓDICO. REVISTA DiCA!
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE AGUDOS - FAAG BIBLIOTECA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS PARA O PERIÓDICO REVISTA DiCA! Biblioteca - FAAG Tel. (14) 3262-9400 Ramal: 417 Email: biblioteca@faag.com.br http://www.faag.com.br/faculdade/biblioteca.php
5 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS OU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)... 478 5.1 Ordenamento dos elementos da monografia ou TCC... 48 5.
5 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS OU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)... 478 5.1 Ordenamento dos elementos da monografia ou TCC... 48 5.2 Capa... 48 5.3 Folha de rosto... 51 5.4 Errata... 53
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS 2013
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS 2013 Jaciara-MT COMPOSIÇÃO DA MONOGRAFIA MONOGRAFIA Recebe nº página CAPA FOLHA DE ROSTO FOLHA DE APROVAÇÃO DEDICATÓRIA (OPCIONAL) AGRADECIMENTO (OPCIONAL) EPIGRAFE
Checklist da Estrutura de Monografia, Tese ou Dissertação na MDT UFSM 2010
1 Checklist da Estrutura de Monografia, Tese ou Dissertação na MDT UFSM 2010 Pré-textuais Textuais Pós-textuais Estrutura Elemento OK Capa (obrigatório) Anexo A (2.1.1) Lombada (obrigatório) Anexo H Folha
NORMAS DE FORMATAÇÃO DO TRABALHO FINAL (PIL) Apresentação Gráfica
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Faculdade de Educação UAB/UnB Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA Parceria MEC/SECAD NORMAS DE FORMATAÇÃO DO TRABALHO FINAL (PIL)
SISTEMA DE BIBLIOTECAS FMU/FIAM-FAAM/FISP NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
SISTEMA DE BIBLIOTECAS FMU/FIAM-FAAM/FISP NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA São Paulo 2014 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 1 ELEMENTOS EXTERNOS 1.1 CAPA 1.2 LOMBADA 2 ELEMENTOS INTERNOS PRÉ-TEXTUAIS
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA (ABNT - NBR 15287- válida a partir de 30.01.2006) 1 COMPONENTES DE UM PROJETO DE PESQUISA (itens em negrito são obrigatórios) ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS Capa
Apresentação de Trabalhos Acadêmicos ABNT
Apresentação de Trabalhos Acadêmicos ABNT Editoração do Trabalho Acadêmico 1 Formato 1.1. Os trabalhos devem ser digitados em papel A-4 (210 X297 mm) apenas no anverso (frente) da folha. 2 Tipo e tamanho
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO CAMPINA GRANDE 2015 1 DISSERTAÇÃO A defesa pública da dissertação
Os trabalhos acadêmicos devem ser divididos em: elementos pré-textuais, textuais e
NORMAS PARA A REDAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA O projeto gráfico é de responsabilidade do autor
INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PONTA GROSSA 2011 LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Normas para Redação da Dissertação/Tese
Normas para Redação da Dissertação/Tese Estrutura A estrutura de uma dissertação, tese ou monografia compreende três partes fundamentais, de acordo com a ABNT (NBR 14724): elementos prétextuais, elementos
GUIA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UFSJ
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ CAMPUS CENTRO OESTE DONA LINDU GUIA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UFSJ DIVINÓPOLIS MG 2009 O Trabalho de
DISCIPLINA: PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II E III CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACADÊMICOS
DISCIPLINA: PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II E III CIÊNCIAS CONTÁBEIS APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PROF. DR. MARCOS FRANCISCO R. SOUSA PROF. Me. CELSO LUCAS COTRIM APRESENTAÇÃO
Apresentação e formatação de artigo em publicação periódica científica:
Apresentação e formatação de artigo em publicação periódica científica: Conforme NBR 6022:2003 Seção de atendimento ao usuário - SISBI Outubro 2013 Normas técnicas Norma técnica é um documento estabelecido
ORIENTAÇÕES BÁSICAS - DIPLOMAÇÃO E MONOGRAFIA
INSTITUTO DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO TEOLÓGICA- IFETE-CURSOS LIVRES Rua João Dias de Carvalho, 78. Alto da Expectativa. Sobral/CE CEP: 62041-570 Fone: (88)3611-3160/(88)3611-7630 acadêmico@ifete.com.br / academico2@ifete.com.br
GUIA PARA ELABORAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (SEGUNDO ABNT-NBR 14724) PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA - UFSJ
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU CCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA GUIA PARA ELABORAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (SEGUNDO ABNT-NBR 14724) PROGRAMA
PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA (NBR 6022:2003)
PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA (NBR 6022:2003) Maio de 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de capacitação. 2 NORMAS
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos Maria Bernardete Martins Alves Marili I. Lopes Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos Módulo 3 Apresentação
MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS DO CET/UnB
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro de Excelência em Turismo MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS DO CET/UnB Por: Jakeline V. de Pádua APRESENTAÇÃO As páginas que se seguem especificam os princípios gerais
TRABALHO ACADÊMICO: Guia fácil para diagramação: formato A5. Formatação do Texto
TRABALHO ACADÊMICO: Guia fácil para diagramação: formato A5 Antes de iniciar a digitação de seu trabalho acadêmico configure seu documento com as especificações a seguir, facilitando a visualização e sua
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Artes Visuais Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Artes Visuais Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS PARA QUALIFICAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO), TESES E TRABALHOS
Escola de Administração Biblioteca. Normas para elaboração do TCC
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Administração Biblioteca Normas para elaboração do TCC O que é um Trabalho de Conclusão de Curso? O TCC, é um trabalho acadêmico feito sob a coordenação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA Regulamento do TCC
ANEXO A TERMO DE COMPROMISSO DE ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE Nome do Aluno: Matricula: Título do TCC CONCLUSAO DE CURSO (TCC) Solicito que seja designado como meu Orientador do Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - Unioeste PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS - PPGCA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - Unioeste PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS - PPGCA Normas para elaboração de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais MODELO
DIRETRIZES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA TCC2
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA COORDENAÇÃO ADJUNTA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIRETRIZES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO
COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO RESUMO. Palavras-chave: Artigo Científico. Normalização. NBR 6022/03.
ARTIGO CIENTÍFICO Texto com autoria declarada que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados de diversas áreas do conhecimento (ABNT/NBR 6022:2003). 2.1.1 Modelo de artigo COMO
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INGRESSO E VITALICIAMENTO DOS NOVOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ
GESTÃO2010/2012 ESCOLASUPERIORDOMINISTÉRIOPÚBLICO(Art.1ºdaLei11.592/89) Credenciada pelo Parecer 559/2008, de 10/12/08, do CEC (Art. 10, IV da Lei Federal n.º 9.394, de 26/12/1996 - LDB) NORMAS PARA ELABORAÇÃO
TRABALHO ACADÊMICO. Apresentação gráfica
2012 2 Núcleo de Apoio à Pesquisa na Graduação- NAP/UNIMAR Projeto de Pesquisa; Apresentação gráfica TRABALHO ACADÊMICO Apresentação gráfica Segundo normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas
NORMAS PARA REDAÇÃO E IMPRESSÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL
NORMAS PARA REDAÇÃO E IMPRESSÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL AQUIDAUANA MS 2009 1. PAPEL E PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO O papel
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO MATERIAL DIDÁTICO DA ABNT
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO MATERIAL DIDÁTICO DA ABNT www.abnt.org.br Objetivos da normalização Comunicação Simplificação Níveis de normalização Menos exigente (Genérica) INTERNACIONAL REGIONAL
ANEXO IV RELATO DE EXPERIÊNCIA TÍTULO DO TRABALHO
ANEXO IV RELATO DE EXPERIÊNCIA TÍTULO DO TRABALHO Nome Sobrenome 1 Nome Sobrenome 2 RESUMO Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura do relato de experiência para o programa de apoio
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Centro de Ciências Humanas e Sociais CCHS Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Centro de Ciências Humanas e Sociais CCHS Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado MANUAL DE DEFESA Exame de Qualificação: banca examinadora
Normalização de trabalhos acadêmicos para apresentação. Estrutura do trabalho acadêmico NBR 14724/2005
Normalização de trabalhos acadêmicos para apresentação Estrutura do trabalho acadêmico NBR 14724/2005 Estrutura do trabalho Acadêmico: teses, dissertações, monografias, etc. Elementos: 1 Pré-textual 2
REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS
F A C UL DA DE DE P R E S I DE N T E V E N C E S L A U REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS APRESENTAÇÃO GRÁFICA - CONFIGURAÇÃO DAS MARGENS Ir ao menu Arquivo, escolher a opção Configurar
MARIA BERNADETE MIRANDA
MARIA BERNADETE MIRANDA Trabalhos Acadêmicos segundo a ABNT-NBR 14724:2002 NORMALIZAÇÃO DOCUMENTÁRIA! Referências! Citações em documentos! Trabalhos Acadêmicos ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS!
GESTÃO HOSPITALAR. PIM VI Projeto Integrado Multidisciplinar
GESTÃO HOSPITALAR PIM VI Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Elaborar um estudo acerca Estrutura e Funcionamento do Sistema de Saúde Pública e Privada no Brasil.
NORMAS INTERNAS PARA ELABORAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES E TESES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS NORMAS INTERNAS PARA ELABORAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES E TESES Material de apoio para elaboração padronizada
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. Título
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E HUMANAS Programa de Pós-Graduação em Biotecnociência Título Santo André dd/mm/aaaa Normas para Dissertações Mestrado em Biotecnociência - UFABC.
MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DE ACORDO COM AS NORMAS DE DOCUMENTAÇÃO DA ABNT
MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DE ACORDO COM AS NORMAS DE DOCUMENTAÇÃO DA ABNT HELENA DE CARVALHO SICSÚ 1 RESUMO Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um artigo
NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO
NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações
(CAPA) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA
(CAPA) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA CAMPUS BRASÍLIA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
PADRÃO PARA NORMALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA FACULDADE PROMOVE DE JANAÚBA:
Modelo de Capa ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA DO BRASIL - SOEBRAS FACULDADE PROMOVE DE JANAÚBA PADRÃO PARA NORMALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA FACULDADE PROMOVE DE JANAÚBA: modelo apresentado para
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura Iniciação à Pesquisa em Informática Profª MSc. Thelma E. C. Lopes e-mail: thelma@din.uem.br 2 Texto Científico: o que é? A elaboração do texto científico
universia.com.br/materia/img/tutoriais/ /01.jsp 1/1
5/12/2008 Monografias - Apresentação Fazer um trabalho acadêmico exige muito de qualquer pesquisador ou estudante. Além de todo esforço em torno do tema do trabalho, é fundamental ainda, adequá-lo às normas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP. FACULDADE (do aluno) CURSO. TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP FACULDADE (do aluno) CURSO TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR(ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO 200_ NOTA PRÉVIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS Campus de Belo Horizonte Faculdade de Educação ORIENTAÇÕES GERAIS PARA NORMALIZAÇÃO DA MONOGRAFIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS Campus de Belo Horizonte Faculdade de Educação ORIENTAÇÕES GERAIS PARA NORMALIZAÇÃO DA MONOGRAFIA 2014 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS Campus de Belo Horizonte
ASPECTOS NORMATIVOS E TIPOGRÁFICOS DO ARTIGO CIENTÍFICO baseados na NBR 6022, 2003
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO CORNÉLIO PROCÓPIO - PR ASPECTOS NORMATIVOS E TIPOGRÁFICOS DO ARTIGO CIENTÍFICO baseados na NBR 6022, 2003 1 INTRODUÇÃO As orientações aqui apresentadas são baseadas
TÍTULO CLARO E OBJETIVO QUANTO ÀS PRETENÇÕES RELATIVAS AO OBJETO DE ESTUDO
FORMATAÇÃO GERAL PAPEL: A4 MARGEM: 3 cm à esquerda e superior e 2 cm à direita e inferior ESPAÇAMENTO: 1,5 texto corrido; entre parágrafo 6pts antes e depois FONTE: Times New Roman ou Arial TAMANHO DA
GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1. APRESENTAÇÃO É essencial o uso de normas técnicas para uma boa apresentação e compreensão da leitura de um trabalho acadêmico-científico.
MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA
ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTA FLORESTA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E AGROECOSSISTEMAS
Guia para apresentação do trabalho acadêmico:
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Guia para apresentação do trabalho acadêmico: de acordo com NBR 14724/2005 São Carlos 2010 Guia para apresentação do trabalho acadêmico As orientações abaixo são de acordo com a
UNIVERSIDADE PAULISTA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSOS DE GESTÃO TECNOLÓGICA PIM - III
UNIVERSIDADE PAULISTA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSOS DE GESTÃO TECNOLÓGICA PIM - III Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores Tecnológicos G. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Trabalho
Roteiro de Normas Técnicas para apresentação de trabalhos acadêmicos, dissertações, teses e monografias Rede Gonzaga de Ensino Superior
Objetivo: As normas da ABNT tem o objetivo de facilitar e determinar um padrão nos trabalhos, facilitando assim a avaliação das escolas e universidades, dentro de um mesmo parâmetro de apresentação. Elas
Título do trabalho: subtítulo do trabalho
Título do trabalho: subtítulo do trabalho Resumo Este documento apresenta um modelo de formatação a ser utilizado em artigos e tem como objetivo esclarecer aos autores o formato a ser utilizado. Este documento
DIRETRIZES PARA A REDAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOENGENHARIA
1 DIRETRIZES PARA A REDAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOENGENHARIA O projeto gráfico é de responsabilidade do autor do trabalho, ou seja, o que não consta no texto destas
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS APLICADAS BIBLIOTECA PROF. DR. ALFONSO TRUJILLO FERRARI
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS APLICADAS BIBLIOTECA PROF. DR. ALFONSO TRUJILLO FERRARI GUIA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: diretrizes para normalização Rosemeire Zambini Bibliotecária CRB5018
FACULDADE DE TIMBAÚBA Avenida Antonio Xavier de Morais, 03/05, Sapucaia -Timbaúba- PE CEP 55870-000,TELEFAX: (0xx81) 3631-0752
FACULDADE DE TIMBAÚBA Avenida Antonio Xavier de Morais, 03/05, Sapucaia -Timbaúba- PE CEP 55870-000,TELEFAX: (0xx81) 3631-0752 MODELO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Considerando a necessidade de adequação
CONSTRUINDO MINHA MONOGRAFIA
CONSTRUINDO MINHA MONOGRAFIA 1 Prezado(a) aluno(a), Este roteiro foi preparado para auxiliá-lo na elaboração de sua monografia (TCC). Ele o apoiará na estruturação das etapas do seu trabalho de maneira
FACULDADE DOM BOSCO. Credenciada através da Portaria nº 2.387, D.O.U. em 12/08/2004 Cornélio Procópio/Paraná MANUAL DE TRABALHO DE CURSO
FACULDADE DOM BOSCO Credenciada através da Portaria nº 2.387, D.O.U. em 12/08/2004 Cornélio Procópio/Paraná MANUAL DE TRABALHO DE CURSO CORNÉLIO PROCÓPIO 2012 Como elaborar um TC 1 Introdução Objetiva-se
NORMAS PARA FORMATAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Faculdades Milton Campos (FMC) NORMAS PARA FORMATAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Texto organizado a partir das normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) Emilce Maria Diniz Bibliotecária
Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda NORMAS PARA ELABORAÇÃO / APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda NORMAS PARA ELABORAÇÃO / APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 1 ESTRUTURA A estrutura e a disposição dos elementos de um trabalho acadêmico são as
Normas técnicas para a monografia de graduação da Faculdade de Letras
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE LETRAS DIREÇÃO ADJUNTA DE GRADUAÇÃO SEÇÃO DE ENSINO Normas técnicas para a monografia de graduação da Faculdade de Letras 2 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO...
RESOLUÇÃO Nº 013, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre RESOLUÇÃO Nº 013, DE 13 DE NOVEMBRO
Como fazer uma MONOGRAFIA
Como fazer uma MONOGRAFIA 1 MONOGRAFIA JURÍDICA Tipos de um mesmo gênero: paper, TCC, Monografia de Especialização, Dissertação de Mestrado e Tese Doutoral. A Monografia de especialização: expectativas,
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CAMPUS SOMBRIO NOME DO AUTOR. TÍTULO: subtítulo (se houver)
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CAMPUS SOMBRIO (3 espaços entre linhas de 1,5) NOME DO AUTOR (8 espaços entre linhas de 1,5) TÍTULO: subtítulo (se houver) Cidade (UF) ano
Ministério da Educação Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas
Ministério da Educação Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE DISSERTAÇÃO (FORMATO
Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) ETEC TEOTÔNIO ALVES PEREIRA
Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) ETEC TEOTÔNIO ALVES PEREIRA Objetivo: Estas diretrizes têm por objetivo padronizar a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos Cursos Técnicos
ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PROJETO/ARTIGO 1. O PROJETO DE PESQUISA
ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PROJETO/ARTIGO 1. O PROJETO DE PESQUISA A primeira etapa para a organização do TCC nos cursos de pós-graduação lato sensu a distância consiste na elaboração do projeto de pesquisa,
MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: de acordo com as normas da ABNT
ESCOLA E FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ANTÔNIO ADOLPHO LOBBE MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: de acordo com as normas da ABNT SÃO CARLOS 2010 MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS:
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO Prezado(a) Aluno(a): Esta pequena orientação e o modelo de relatório em anexo foram produzidos com o objetivo de facilitar a elaboração do Relatório
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÁS IESGO FACULDADES IESGO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÁS IESGO FACULDADES IESGO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MANUAL DE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA FORMOSA/GO
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. PRIMEIROS PASSOS 2.1 Desvendando o trabalho científico: o que é uma monografia jurídica? 2.2 Tipos de trabalhos científicos 2.2.1 Artigo científico 2.2.2 Paper 2.2.3 Sinopse 2.2.4
Guia para apresentação do trabalho acadêmico:
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Guia para apresentação do trabalho acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011 São Carlos 2011 Guia para apresentação do trabalho acadêmico As orientações abaixo são de acordo com NBR
ABNT NBR 15287 NORMA BRASILEIRA. Informação e documentação Projeto de pesquisa Apresentação
NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 15287 Primeira edição 30.12.2005 Válida a partir de 30.01.2006 Informação e documentação Projeto de pesquisa Apresentação Information and documentation Research project Presentation
Normas para Apresentação de Monografias
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Normas para Apresentação de Monografias Campina Grande, dezembro 2010
Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação
AGO 2002 NBR 14724 ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 2º andar CEP 20003-900 Caixa Postal
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB) DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS (DCE) CURSO DE MATÉMATICA VANÊIDE ROCHA DIAS RIBEIRO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB) DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS (DCE) CURSO DE MATÉMATICA VANÊIDE ROCHA DIAS RIBEIRO FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (FTA) VITÓRIA DA CONQUISTA BA 2009
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE CIÊNCIAS BÁSICAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA E DO AMBIENTE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE CIÊNCIAS BÁSICAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA E DO AMBIENTE Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em
INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
1 INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTRUÇÕES GERAIS: papel branco A4, fonte Arial tamanho 12, com espaçamento de 1,5 cm entre as linhas,