REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INTRODUÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INTRODUÇÃO"

Transcrição

1 1 INTRODUÇÃO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é requisito parcial, indispensável e obrigatório à integralização plena do currículo do Curso de Serviço Social e obtenção do título de Bacharel em Serviço Social, conforme Diretrizes Curriculares do curso, devendo o mesmo ser apresentado na forma de monografia 1. Conforme a NBR 14724:2005 2, para efeito deste regulamento, seguem as seguintes definições: a) tese: documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado; deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão; é feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa a obtenção do título de doutor, ou similar; b) dissertação: documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações; deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato; é feito sob a coordenação de um orientador (doutor), visando a obtenção do título de mestre; c) monografia: documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador. A monografia consiste num trabalho sistemático e completo sobre assunto particular, usualmente pormenorizado no tratamento, mas não extenso em alcance 1 Esse documento à conclusão do Curso de Serviço Social da Faculdade ITECNE/Cascavel poderá ser realizado individualmente ou em dupla. 2 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Informação e documentação trabalhos acadêmicos apresentação: NBR14724: ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

2 2 (LAKATOS, 2007, p. 237) 3. Algumas importantes características da monografia: a) Trabalho escrito e sistemático; b) Estudo de uma temática da ciência; c) Estudo de um caso específico; d) Tratamento metodológico na unidade de análise; e e) Contribuição para a ciência. Desta maneira, o Trabalho de Conclusão de Curso é resultado de um processo investigativo e seu objetivo geral é proporcionar ao acadêmico a articulação dos conteúdos apreendidos a partir de uma temática orientada pelo projeto político pedagógico aprovado no Colegiado do Curso de Serviço Social. Cabe enfatizar que dentre as diversas modalidades de trabalhos acadêmicos, o determinado por este regulamento é a monografia, feita de forma individual ou em dupla. Para o acompanhamento pormenorizado dos encamainhamentos e atividades referentes à elaboração da monografia para o TCC, será designado docente da Faculdade para a Coordenacão de TCC, sendo tal processo acompanhado e supervisionado de forma mais ampla e eficiente. CAPITULO I Da Natureza e Objetivos Art. 1º A disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) faz parte da estrutura curricular do curso de graduação em Serviço Social das Faculdades ITECNE de Cascavel. Art. 2º O TCC é uma etapa importante na formação acadêmica, tendo como base os conhecimentos construídos ao longo do curso e complementados com a investigação no decorrer da disciplina (TCC I e TCCII). A disciplina de TCC I e II deve dar subsídio aos trabalhos dos acadêmicos, buscando suprir dificuldades técnicas e metodológicas, as quais devem ser sinalizadas pelos docentes orientadores. 3 LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Ática, 2007.

3 3 Parágrafo único. A aprovação na disciplina de TCC I é pré-requisito para a disciplina de TCC II, sendo esta indispensável para a obtenção do diploma de conclusão do curso de graduação. A mesma regra se aplica à Banca de Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso Art. 3º O TCC pode ser de natureza prática ou particularmente teórica, dependendo do delineamento dado ao projeto de pesquisa apresentado pelo acadêmico, a partir da concordância do docente orientador. Art. 4º A monografia tem como objetivos: I - Oportunizar ao acadêmico o envolvimento com a produção científica e ao trabalho de pesquisa; II - Sistematizar o conhecimento adquirido no decorrer do curso; III - Construir conhecimentos através da pesquisa objetivando a integração entre o conhecimento científico com a prática profissional, primordial ao acadêmico e peculiar ao curso de Serviço Social. Art. 5º A elaboração da monografia implicará em rigor metodológico e científico. Parágrafo único. A preparação/formatação do documento final deverá seguir o padrão no que se refere à elaboração de monografias, conforme Manual adotado pela Faculdade. CAPÍTULO II Da execução Art. 6º A disciplina de TCC I será oferecida, preferencialmente, aos acadêmicos concludentes de todas as disciplinas anteriores ao 7º semestre do curso e que neste estejam devidamente inscritos. A matrícula nas disciplinas de TCC possui como pré-requisito, em especial, as disciplinas de Pesquisa em Serviço Social, Oficina de Metodologia Científica, Estágio Supervisionado I e II, bem como co-requisito a disciplina de Estágio Supervisionado III. Art. 7º Cada acadêmico deverá ser obrigatoriamente, acompanhado por um docente Orientador, graduado em Serviço Social. (isto realmente é obrigatório?? Exigência do MEC ou do CRESS??) 1º O docente Orientador poderá se desligar do processo de orientação por iniciativa própria, mediante requerimento com justificativa à Coordenação de TCC, desde que ainda em tempo hábil para que seja indicado pela coordenação de curso e TCC outro Orientador.

4 4 2º Por ser uma atividade componente da matriz curricular, o trabalho do docente Orientador será remunerado, quando da Declaração de Aceite do Docente Orientador (Anexo I). Art. 8º O docente Orientador deverá ser, membro do Corpo Docente das Faculdades Itecne. Art. 9º Os acadêmicos matriculados nas disciplinas de TCC deverão ENCAMINHAR O PROJETO DE PESQUISA, no início do período letivo (7º semestre), à Comissão de Ética da Faculdade que emitirá parecer frente ao objeto pesquisado, bem como deverá sugerir docente Orientador. Após a realização de reunião do corpo docente da faculdade e da Comissão de Ética da Faculdade os aceites serão documentados sendo uma via entregue ao discente, para conhecimento. (esta minha sugestão é para substituir o parágrafo que segue!!!) QUE DARÁ PARECER FRENTE AO OBJETO PESQUISADO. Bem como deverá sugerir docente Orientador, que pós reunião do corpo docente da faculdade, serão documentados os aceites e tal documento será entregue também ao discente orientado. 1º A Secretaria Acadêmica abrirá pasta para guarda e controle de toda documentação referente ao desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso. 2º A orientação e atividades correlatas ao TCC só poderão ser iniciadas após apresentação da Declaração de Aceite do Docente Orientador. Art. 10. Para pedido de defesa, o acadêmico deverá protocolar junto à coordenação de TCC toda a documentação exigida, qual seja, Parecer de Apresentação Oral, assinado pelo orientador (Anexo III) e 03 (três) vias encadernadas em espiral. Os prazos serão divulgados em edital pela Coordenação de TCC. Parágrafo único. Após o protocolo na Secretaria Acadêmica, o coordenador de TCC definirá data, local e horário para a apresentação pública da monografia. Entre o prazo do protocolo e o início das defesas, tem-se até 20 (vinte) dias para que sejam feitos os encaminhamentos das cópias aos membros das bancas examinadoras. CAPÍTULO III Das Competências Art. 11. Da Secretaria Acadêmica:

5 5 I - Encaminhar à Coordenação do Curso e Coordenação de TCC a listagem dos acadêmicos matriculados no TCC; II - Organizar e manter a documentação dos acadêmicos em pasta própria; III - Notificar aos Coordenadores de Curso e TCC sobre os acadêmicos faltosos em suas obrigações para com a Faculdade; IV - Encaminhar os protocolos às coordenações responsáveis. Art. 12. O docente coordenador de TCC é indicado pelo coordenador do curso e escolhido, obrigatoriamente, dentre os docentes BACHARÉIS EM SERVIÇO SOCIAL (isto tb é obrigatório por conta do MEC e/ou CRESS???)do curso de Serviço Social, sendo de sua competência: I - Manter cadastro permanentemente atualizado de acadêmicos, orientadores e temas; II - Conduzir a distribuição dos acadêmicos aos orientadores disponíveis (a partir do critério da indicação do acadêmico conjuntamente com o tema escolhido); III - Elaborar formulário de Declaração de Aceite do Orientador (Anexo I), Ficha de Acompanhamento de Orientação (Anexo II), Parecer para Apresentação Oral de TCC (Anexo III), Ata de Defesa (Anexo IV) e Ficha de Avaliação de Defesa (Anexo V); IV - Acompanhar o desenvolvimento das monografias, no que toca às intermediações entre orientador e orientando (quando houver necessidade), no cumprimento às disposições regulamentares e prazos, além de dar suporte técnico-científico aos trabalhos; V - Constituir as bancas examinadoras, definindo o cronograma de apresentação; VI - Apresentar e esclarecer os acadêmicos quanto ao Regulamento do TCC no que tange sobre as responsabilidades e direitos expressos neste documento; VII - Acompanhar o processo de orientação atuando, quando solicitado, como mediador nos conflitos próprios do processo de elaboração do TCC; VIII - Analisar as solicitações de alteração de docente orientador e/ou de acadêmico orientando, e junto com o parecer favorável da coordenação do curso, tomar as providências cabíveis dispostas no presente regimento; IX - Organizar e divulgar o calendário das bancas de defesa de TCC à comunidade acadêmica do curso de Serviço Social; X - Acompanhar, em conjunto com a equipe de docentes orientadores, o processo de orientação do TCC desenvolvido durante o ano letivo, restringindo-se às questões relativas ao processo acadêmico-técnico-científico;

6 6 XI - Estabelecer canal de comunicação a instância administrativa e pedagógica; XII - Reunir a equipe de orientadores para informar, analisar, debater e implantar procedimentos relativos ao aprimoramento do processo científico-pedagógico de elaboração do TCC; XIII - Propor, definir e encaminhar procedimentos e critérios de avaliação, em conjunto com a equipe de docentes orientadores; XIV - Orientar o funcionário da secretaria designado sobre a execução das atividades relacionadas à Coordenação de TCC; XV - Divulgar os procedimentos de condução da Banca, bem como os critérios de avaliação, aos acadêmicos e membros examinadores. Parágrafo único. Qualquer desentendimento, conflito ou insatisfação no que tange ao processo de orientação deve ser comunicado à coordenação de TCC em documento formal, tanto pelo orientador quanto pelo acadêmico. Levando em consideração as particularidades de cada situação, o coordenador de TCC é o responsável pelas providências e encaminhamentos junto a ambas as partes (cabe a ele também o repasse dessas informações ao Coordenador do curso). Art. 13. Cabe ao docente Orientador (que deve ser Assistente Social, obrigatoriamente, conforme preconiza legislação): I - Aprovar o plano de trabalho (projeto de pesquisa) e orientar o desenvolvimento do trabalho de seu orientando; II - Registrar na Ficha de Acompanhamento de Orientações de TCC, os encontros realizados com o orientando, os encaminhamentos e cumprimento das atividades, bem como, se for o caso, o não comparecimento do acadêmico à convocação do docente orientador (Anexo II); III - Dar suporte ao acadêmico nos encaminhamentos necessários no que tange à pesquisa e em sua apresentação oral; IV - Remeter ao coordenador de TCC, de imediato, comunicação sempre que o acadêmico não cumprir os encaminhamentos acordados; V - Comparecer às reuniões de avaliação com a coordenação de TCC; VI - Emitir parecer para a Apresentação Oral pelo seu orientando (Anexo III); VII - Presidir os trabalhos da banca examinadora quando da apresentação do TCC; VIII - Registrar em ata a apresentação pública da monografia (Anexo IV);

7 7 IX - Orientar o acadêmico em horários alternativos (fora do horário de aula), devendo a disponibilidade de horários ser acordada no momento do aceite à orientação; X - Estipular prazos para que o orientando conduza as ações apontadas pelo orientador, devendo o mesmo (orientando) protocolar na Secretaria Acadêmica o trabalho requerido; XI - Dar retorno ao orientando sobre as atividades entregues na Secretaria Acadêmica (emitindo parecer ao protocolo de entrega), no prazo de até 05 (cinco) dias; XII - Emitir ao final do 1º bimestre nota de avaliação do orientando (de sua construção monográfica), à Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, bem como encaminhar parecer à Coordenação de TCC abordando as possibilidades, ou não, do acadêmico ser apresentado à Banca de Defesa de TCC; XIII - Participar em um período letivo de até 08 (oito) Bancas de Defesa de TCC, contando a(s) do(s) seu(s) orientando(s). Art. 14. Ao docente das disciplinas de TCC compete: I - Efetivar os registros acadêmicos referentes à disciplina TCC que deverão ser feitos em pauta similar a usada pelas demais disciplinas, onde constem as informações usuais e, em relação a cada acadêmico, além da nota final, registre-se também título da monografia, data da apresentação pública e outros registros necessários; II - Organizar, orientar e acompanhar as atividades integrantes da disciplina TCC; III - encaminhar em sala de aula as sugestões de conteúdos dos docentes orientadores, para que possa ser facilitado o processo de construção da pesquisa e da sua apresentação tanto no documento da monografia quanto na apresentação oral; IV - Integralizar no âmbito das disciplinas de TCC I e II as etapas da execução da pesquisa científica que dará origem ao texto da monografia, sendo: a) TCC I: no primeiro bimestre a entrega do projeto de pesquisa com a coleta de dados, já a partir das orientações dos docentes responsáveis; e no segundo bimestre esboço consistente da primeira seção da monografia (capítulo 1), que se constitui no desenvolvimento do referencial teórico; e b) TCC II: no primeiro bimestre apresentação da segunda seção da monografia (capítulo 2) em que consta a análise da realidade investigada (em caso de pesquisa com coletas de dados: apresentação dos dados e sua respectiva análise) e no segundo bimestre a entrega do trabalho finalizado para defesa pública; V - Atribuir as notas bimestrais aos acadêmicos juntamente com os respectivos orientadores (valendo-se do que preconiza o calendário acadêmico vigente) sendo que: em

8 8 TCC II a nota do primeiro bimestre será do capítulo entregue e a nota segundo bimestre será definida pela defesa pública, não cabendo exame (a nota constante da ata de defesa é a nota bimestral); VI - Na disciplina de TCC não há exame, caso o acadêmico não alcance a média semestral, devendo o mesmo repetir a disciplina (TCC I ou TCC II) com no mínimo 75% de freqüência e desempenho satisfatório. Art. 15. Compete ao acadêmico: I - Definir o tema de sua pesquisa; II - Sugerir um orientador; III - Sugerir membros para a banca examinadora (com anuência do docente orientador); IV - Elaborar o plano de trabalho sob a supervisão do orientador; V - Cumprir normas e prazos acordados com o orientador e com os editais de entrega de trabalhos, de protocolo de defesa e de depósito da versão definitiva, como preconiza este regulamento; VI - Participar das reuniões e seminários nas disciplinas de TCC; VII - Apresentar para avaliação do orientador, em tempo hábil, os trabalhos requeridos nas disciplinas de TCC, considerando que o docente orientador possui prazo de 05 dias (a partir da data de recebimento) para dar retorno ao acadêmico acerca do material apresentado; VIII - Proceder com ética, clareza, responsabilidade e transparência no processo de investigação que originará seu trabalho monográfico, também se utilizando do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e Termo de Compromisso para Uso de Dados em Arquivo; IX - Comparecer às reuniões de orientação e responder às exigências do orientador, pessoa responsável pelo acompanhamento da execução do trabalho do acadêmico, sendo de responsabilidade do acadêmico o desenvolvimento do plano de trabalho de acordo com orientações de seu docente; X - O processo de orientação pode ser dinamizado virtualmente, mas, obrigatoriamente, docente e orientando devem ter regularidade de encontros para orientações (a troca de s não substitui os encontros pessoais); XI - É de responsabilidade do acadêmico entregar os materiais e trabalhos solicitados pelo docente orientador, através de protocolo na Secretaria Acadêmica, respeitando os prazos

9 9 estipulados na orientação. No caso de trocas de s é de responsabilidade do acadêmico verificar se o orientador recebeu e acessou o material enviado.

10 10 CAPITULO IV Da entrega do TCC Art O acadêmico deverá protocolar o Trabalho de Conclusão de Curso, conforme calendário previamente divulgado pela Coordenação de TCC. Art. 17. O orientador de TCC deverá, com trinta dias de antecedência à data de protocolo do trabalho, manifestar por escrito e em formulário próprio (Anexos VI ou VII), a condição do acadêmico em apresentar o TCC. As justificativas do não encaminhamento à banca deverão ser anexadas ao documento enviado pelo orientador, comprovando a não condição da apresentação do trabalho pelo(s) acadêmico(s). Art. 18. O documento deverá ser encaminhado à Coordenação de TCC, que fará os encaminhamentos às demais instâncias colegiadas ( Coordenação de Curso e NDE) que, pósreunião, deverão publicar o parecer final sendo este entregue ao docente orientador e ao discente orientado. CAPÍTULO IV Dos prazos Da Banca Examinadora Art. 19. A monografia será apresentada para uma Banca Examinadora, adotando-se obrigatoriamente a metodologia de apresentação oral, de forma individual ou em dupla. Art. 20. A apresentação da monografia à banca é pública, estando, portanto, aberta a todos os interessados. A audiência não pode se manifestar devendo limitar-se a assistir à apresentação do trabalho, arguição e respostas. Art. 21. A Banca Examinadora é constituída por três integrantes, sendo: 01 (um) docente orientador (Faculdade); 01 (um) docente do curso de Serviço Social (Faculdade); e 01 (um) docente do curso de Serviço Social (componente ou não da Faculdade) ou 01 (um) profissional Assistente Social que atenda os seguintes critérios: a) possuir minimamente 02 (dois) anos de exercício profissional; b) não ter parentesco com a(o) acadêmica(o) do curso; e c) estar em dia com as obrigações financeiras e documentais junto ao CRESS. Parágrafo único. A Faculdade deverá prover os recursos audiovisuais necessários para apresentação do acadêmico. Art. 22. Na apresentação pública, o acadêmico poderá utilizar-se de até 15 (quinze) minutos para apresentação do trabalho; os examinadores de até 30 (trinta) minutos para argüição e comentários (dez minutos para cada). Em seguida, a Banca Examinadora se

11 11 reunirá, reservadamente, por no máximo 10 (dez) minutos para a atribuição e preenchimento da Ata de Defesa de Monografia do Curso Serviço Social (Anexo IV) e Ficha de Avaliação da Defesa (Anexo V). Art. 23. Serão avaliados na apresentação pública da monografia os seguintes aspectos e seus respectivos pesos: I - No que se refere ao texto: originalidade (0,5), completude (2,0), estrutura do texto (3,5) e normatização (1,0); II - No que se refere à argüição: apresentação (2,5) e respostas à argüição (0,5). Parágrafo único A nota final será composta da média simples de todas as notas atribuídas por todos os componentes da banca.

12 12 CAPÍTULO V Dos resultados Art. 24. Ao final da apresentação, a banca examinadora se reunirá reservadamente para avaliar a monografia, enquanto Trabalho de Conclusão de Curso, podendo a mesma ser: I - Aprovada: em virtude do desempenho satisfatório em sua apresentação e nota igual ou superior a 7,0. Após esse momento, deve-se realizar a versão em capa dura do TCC; II - Aprovada com restrições: quando recebido nota igual ou superior a 7,0 mas sendo necessário realizar correções no trabalho escrito, conforme sugestões da banca examinadora e em prazo estipulado por ela (até 03 dias úteis). Neste caso, a Ficha de Avaliação da Defesa (Anexo V) somente será entregue ao Coordenador de TCC pelo docente orientador (Presidente da Banca de apresentação), após encaminhamento pelo(s) acadêmico(s) de 01 (uma) nova via da monografia revisada ao docente orientador para sua chancela (em até 03 dias úteis). Após esse momento, deve-se realizar a versão em capa dura do TCC; III - Inscrita em nova apresentação à banca: quando recebido nota igual ou superior a 4,0 e inferior a 6,9, devendo o acadêmico conduzir as correções na monografia, protocolar na Secretaria Acadêmica 03 vias (espiral) e solicitar à Coordemação de TCC uma nova Banca à exposição oral; IV - Reprovada: quando recebido nota inferior a 3,9, devendo o(s) acadêmico(s) repetir(em) a disciplina de TCC II, conforme Art. 14, f, do presente regimento. CAPÍTULO VI Do depósito da versão final Art. 25. Após a aprovação na defesa, o acadêmico terá até 15 (quinze) dias, contados a partir da data de defesa pública, para protocolar a versão final de seu trabalho (salvos os casos em que a banca determine outro prazo para eventuais correções), sendo nesse momento observado: I - A versão final deve ser entregue no prazo; II - A versão final deve ser entregue em 01 (uma) cópia com capa dura na cor verde e com gravações em dourado;

13 13 III - Juntamente com a versão impressa o acadêmico também deverá entregar 01 (uma) cópia digital gravada em CD, devidamente identificada, com o seu trabalho no formato PDF; IV - Somente será encaminhada a documentação para confecção do histórico escolar e do diploma após protocolo completo na Secretaria Acadêmica; V - Ao acadêmico que não cumprir estas exigências não será possibilitado colar grau. Parágrafo Único: O discente que não fizer a entrega do TCC na versão final conforme calendário previamente estipulado, pagará monetariamente pelos dias de atraso, conforme valor especificado pela Instituição de Ensino. Ressalva-se que a não entrega do documento pelo discente à Secretaria Acadêmica da Faculdade até o fechamento do calendário acadêmico, impossibilitará a Instituição de Ensino, de dar seqüência aos trâmites legais da colação de grau do mesmo, devendo assim o acadêmico, no semestre posterior, protocolar o documento e a partir daí, colar grau como Bacharel em Serviço Social.

14 14 ANEXO I DECLARAÇÃO DE ACEITE DE ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA Eu,, docente das Faculdades Itecne de Cascavel, declaro que aceito orientar o(a) acadêmico(a), na elaboração de Monografia sobre o tema. Comprometo-me a cumprir o Regimento de TCC vigente neste estabelecimento de ensino que me foi repassado e que é por mim conhecido. Cascavel, de de. Assinatura do (a) docente (a) Orientador (a)

15 15 ANEXO II FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE ORIENTAÇÃO Informo que o acadêmico (a) que está sendo por mim orientado compareceu as seguintes reuniões de orientação: DATA CONTEÚDO TRABALHADO RUBRICA DOCENE E ACADÊMICO Data: / / Docente Orientador

16 16 ANEXO III PARECER PARA APRESENTAÇÃO ORAL: DECLARAÇÃO DE SUBMISSÃO DE MONOGRAFIA À COMISSÃO EXAMINADORA A ser entregue na secretaria juntamente com três cópias impressas encadernadas em espiral. A presente Monografia, apresentada pelo(a) acadêmico(a) poderá ser submetida à Comissão Examinadora indicada por mim e convidada pela Coordenação de TCC do curso de Serviço Social. Indico para compor a banca examinadora: 1) Convidado: Contato: 2) Convidado: Contato: 3) Suplente: Contato: Assinatura do(a) docente orientador(a) O(a) acadêmico(a) declara ser o(a) autêntico(a) autor(a) do trabalho e autoriza a Faculdade Itecne a divulgá-lo, no todo ou em parte, resguardados os direitos autorais conforme legislação vigente. Cascavel, de de. Assinatura do(a) acadêmico(a)

17 17 ANEXO IV ATA DE DEFESA DE MONOGRAFIA DO CURSO SERVIÇO SOCIAL As horas do dia do mês de do ano de, na sala, compareceram para defesa pública do Trabalho de Conclusão de Curso, requisito obrigatório para a obtenção do título de Bacharel em Serviço Social o acadêmico(a) tendo como Título da Monografia:. Constituíram a Banca Examinadora os docentes: Professor(a) (orientador), Professor (a) (examinador), e professor (a) (examinador). Após a apresentação e as observações dos membros da banca avaliadora, ficou definido que o trabalho foi considerado com nota. Eu, (orientador), lavrei a presente ata que segue assinada por mim e pelos demais membros da Banca Examinadora. Observações: Assinaturas: Docente Orientador - Titulação Faculdade Itecne Docente examinador - Titulação Instituição Docente examinador - Titulação Instituição

18 18 ANEXO V FICHA DE AVALIAÇÃO DA DEFESA ACADÊMICO: ORIENTADOR: AVALIAÇÃO DO TRABALHO ESCRITO (7,0) QUESITOS DESCRIÇÃO PONTOS Originalidade [0,5] Completude [2,0] Estrutura do texto [3,5] Normas [1,0] 1. O trabalho tem originalidade no tema ou na forma 0,5 de abordagem do mesmo. 1. O trabalho está completo em todas as suas etapas e 2,0 os objetivos especificados foram atingidos. 1. A redação atende aos critérios de uma produção 1,0 acadêmica. 2. O conteúdo esteve circunscrito ao tema adotado. 1,0 3. A análise apresentada na fundamentação teórica 1,5 decorreu de forma encadeada, objetiva e coerente. 1. O trabalho atende ao padrão estipulado pela 1,0 Associação Brasileira de Normas Técnicas, nos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. NOTA ATRIBUÍDA NOTA DO FINAL DO TRABALHO ESCRITO 7,0 AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO ORAL (3,0) QUESITOS DESCRIÇÃO PONTOS Apresentação [2,5] Argüição [0,5] 1. A exposição seguiu uma seqüência lógica dividindo eqüitativamente os 15 minutos de apresentação (introdução, desenvolvimento e conclusão) e idéias foram expostas de forma crítica e em consonância ao referencial teórico-metodológico adotado. 2. Na abordagem do tema foi demonstrado segurança e domínio do assunto. 1. As respostas foram emitidas de forma correta, dentro dos 10 minutos estipulados. 1,5 1,0 0,5 NOTA ATRIBUÍDA NOTA DO FINAL DA APRESENTAÇÃO ORAL 3,0 NOTA FINAL DO ACADÊMICO: OBS: Os componentes da banca devem rubricar este ficha de avaliação.

19 19 ANEXO VI FICHA DE CIÊNCIA DO DOCENTE FRENTE A APRESENTAÇÃO DO TCC ACADÊMICO: ORIENTADOR: Eu,, Assistente Social e docente da Faculdade Itecne Cascavel, tenho ciência de que meu orientando, apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso, finalizado conforme orientações ocorridas no ano de 2011, estando assim apto a apresenta-lo em banca examinadora. Docente Orientador Orientando Cascavel, / /2011.

20 20

21 21 ANEXO VII FICHA DE CIÊNCIA DO DOCENTE FRENTE À NÃO APRESENTAÇÃO DO TCC ACADÊMICO: ORIENTADOR: Eu,, Assistente Social e docente da Faculdade Itecne Cascavel, tenho ciência de que meu orientando, não apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso, finalizado conforme orientações ocorridas no ano de 2011, não possuindo condições teóricas para a apresentá-lo em banca examinadora, pelos seguintes motivos: 1) 2) 3) 4) Dessa forma, encaminho documento à coordenação de TCC, à coordenação de Curso e ao NDE para que, pós-reunião, seja lavrada ata da discussão em pauta. Docente Orientador Orientando Cascavel, / /2011.

Instituto de Economia. Curso de Graduação Bacharelado em Relações Internacionais. Regulamento para Monografia

Instituto de Economia. Curso de Graduação Bacharelado em Relações Internacionais. Regulamento para Monografia CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento visa normatizar as atividades relacionadas a Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Graduação - Bacharelado em Relações Internacionais

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADES DE ENGENHARIAS E DESIGN REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADES DE ENGENHARIAS E DESIGN REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADES DE ENGENHARIAS E DESIGN REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) INTRODUÇÃO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e é um componente curricular obrigatório

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º. O Trabalho de Conclusão de Curso TCC constitui-se numa atividade

Leia mais

FACULDADE CAMPO REAL CURSO DE NUTRIÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

FACULDADE CAMPO REAL CURSO DE NUTRIÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FACULDADE CAMPO REAL CURSO DE NUTRIÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Caracterização A elaboração do Trabalho de Curso fundamenta-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição,

Leia mais

Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)

Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) CURSO DE ENFERMAGEM Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) O Trabalho de Conclusão de Curso ou Monografia constitui um instrumento que possibilita ao acadêmico a oportunidade de demonstrar o grau de habilidade

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE DIREITO CAPITULO I - DA NATUREZA E OBJETIVOS

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE DIREITO CAPITULO I - DA NATUREZA E OBJETIVOS REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE DIREITO CAPITULO I - DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se numa atividade

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO GERAL DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO GERAL DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO GERAL DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPEX Nº 014/2011 Teresina, 13 de maio de 2011.

RESOLUÇÃO CEPEX Nº 014/2011 Teresina, 13 de maio de 2011. RESOLUÇÃO CEPEX Nº 014/2011 Teresina, 13 de maio de 2011. Revoga a Resolução CEPEX 003/2010 e aprova o Regulamento Geral do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação da Universidade Estadual do Piauí

Leia mais

F A C U L D A D E N A Z A R E N A D O B R A S I L REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO B A C H A R E L A D O E M T E O L O G I A

F A C U L D A D E N A Z A R E N A D O B R A S I L REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO B A C H A R E L A D O E M T E O L O G I A F A C U L D A D E N A Z A R E N A D O B R A S I L REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO B A C H A R E L A D O E M T E O L O G I A 2 CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) São Carlos 2012 SUMÁRIO Capitulo I Da definição e objetivos... 03 Capítulo II Da

Leia mais

Curso de Engenharia de Computação Regulamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso

Curso de Engenharia de Computação Regulamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso 1 Centro Universitário de Araraquara UNIARA Departamento de Ciências da Administração e Tecnologia Curso de Engenharia de Computação Regulamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso Capítulo I Das disposições

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 199 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 199 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 199 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar

Leia mais

Faculdade Zumbi dos Palmares REGULAMENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE DIREITO

Faculdade Zumbi dos Palmares REGULAMENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE DIREITO INSTITUTO AFRO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR Faculdade Zumbi dos Palmares Faculdade de Direito REGULAMENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE DIREITO Elaborado por: Profa.

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS DO TFG DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

NORMAS ESPECÍFICAS DO TFG DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA NORMAS ESPECÍFICAS DO TFG DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA Art. 1º - Este regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do Trabalho Final de Graduação (TFG) do curso de

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA

FACULDADE DE ENGENHARIA FACULDADE DE ENGENHARIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DOS CURSOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS DA FACULDADE

Leia mais

Art. 1. O presente Regulamento tem por objetivo normatizar o conjunto de atividades relacionadas com o Trabalho de Conclusão Curso (TCC);

Art. 1. O presente Regulamento tem por objetivo normatizar o conjunto de atividades relacionadas com o Trabalho de Conclusão Curso (TCC); Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), fixados no Projeto Pedagógico dos cursos de graduação da Faculdade Sequencial, e dá outras providências: O COLEGIADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, no uso

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RIO VERDE REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FISIOTERAPIA

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RIO VERDE REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FISIOTERAPIA INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RIO VERDE REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FISIOTERAPIA Capítulo I Definições e Finalidade Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MANTENEDORA: COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE CACHOEIRINHA MANTIDA: FACULDADE INEDI Cachoeirinha Rio Grande do Sul REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1. Das Disposições Preliminares Art. 1 o. Este Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC I e II

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC I e II CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC I e II Santa Maria, RS, Brasil 2015 Conforme Processo Nº 253/2015, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Curso de Ciências Contábeis REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Boa Vista, agosto de 2013. SUMÁRIO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 3 TÍTULO II DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO...

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade da Cidade de Santa Luzia - FACSAL

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade da Cidade de Santa Luzia - FACSAL Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade da Cidade de Santa Luzia - 2014 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º -O Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivos contribuir

Leia mais

REGULAMENTO DA ATIVIDADE ACADÊMICA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE

REGULAMENTO DA ATIVIDADE ACADÊMICA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE REGULAMENTO DA ATIVIDADE ACADÊMICA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE CAPÍTULO I Da Natureza e dos Objetivos Art. 1. Com base no disposto no Art. 77 do Regulamento da Graduação da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO DA MONOGRAFIA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO DA MONOGRAFIA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO DA MONOGRAFIA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO ÍNDICE TÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO, FINALIDADE E OBJETIVO TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO CAPÍTULO I - DA COORDENAÇÃO CAPÍTULO II -

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES FUNDAÇÃO FUPAC GOVERNADOR VALADARES 2010 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INTRODUÇÃO Todo aluno

Leia mais

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E PUBLICIDADE E PROPAGANDA REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento disciplina

Leia mais

FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA

FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC O Trabalho de Conclusão de Curso está estruturado sob a forma de elaboração de um artigo científico, sendo este resultado de um trabalho integrado entre as disciplinas

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA Este Regulamento e a Resolução do Conselho Superior da Uneal (CONSU/UNEAL) que o aprovou foram publicados na edição do Diário Oficial do Estado de 26 de

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO/PUBLICIDADE E PROPAGANDA COORDENAÇÃO DE TCC

FACULDADE SETE DE SETEMBRO COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO/PUBLICIDADE E PROPAGANDA COORDENAÇÃO DE TCC REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º. Este regulamento disciplina o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Comunicação Social (Cursos de Jornalismo

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA FGV DIREITO RIO. Capítulo I OBJETIVOS E ATRIBUTOS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA FGV DIREITO RIO. Capítulo I OBJETIVOS E ATRIBUTOS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA FGV DIREITO RIO Capítulo I OBJETIVOS E ATRIBUTOS Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório (RESOLUÇÃO CNE/CES

Leia mais

Faculdade La Salle Mantida pela Sociedade Porvir Científico Credenciada pela Portaria Ministerial nº. 2.653 de 07/12/01 D.O.U. de 10/12/01.

Faculdade La Salle Mantida pela Sociedade Porvir Científico Credenciada pela Portaria Ministerial nº. 2.653 de 07/12/01 D.O.U. de 10/12/01. FACULDADE DE LUCAS DO RIO VERDE SUPERVISÃO DE ESTÁGIO E TCC/TC REGULAMENTO DE PROJETO E VERSÃO FINAL DE TC/ TCC CURSOS DE ADMINISTAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS Lucas Do Rio Verde / MT 2009 SUMÁRIO CAPÍTULO

Leia mais

FACULDADE DO GUARUJÁ

FACULDADE DO GUARUJÁ FACULDADE DO GUARUJÁ INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 01/2011 REGULAMENTO DE TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS GERAIS Artigo 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso TCC constitui-se em pré-requisito para

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 013/2013 - CEPE

RESOLUÇÃO nº 013/2013 - CEPE RESOLUÇÃO nº 013/2013 - CEPE Regulamenta a Monografia como Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, no âmbito da Faculdade Santa Terezinha, a partir do 2º semestre letivo de 2013 O Presidente do Conselho

Leia mais

R E G U L A M E N T O da M O N O G R A F I A

R E G U L A M E N T O da M O N O G R A F I A COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - C E C - R E G U L A M E N T O da M O N O G R A F I A Pró-Reitoria de Educação Superior e Educação Continuada 2013 1 UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA UNIVAP PRÓ-REITORIA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 06/2006, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2006

RESOLUÇÃO Nº 06/2006, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2006 RESOLUÇÃO Nº 06/2006, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2006 Altera o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Direito, na forma do Anexo. O VICE-REITOR, NO EXERCÍCIO DA REITORIA DA UNIVERSIDADE

Leia mais

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC ESPECÍFICO PARA O CURSO DE DIREITO

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC ESPECÍFICO PARA O CURSO DE DIREITO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC ESPECÍFICO PARA O CURSO DE DIREITO 2 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ART. 1 - O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CATÓLICA DE UBERLÂNDIA. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CATÓLICA DE UBERLÂNDIA. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CATÓLICA DE UBERLÂNDIA. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade normatizar

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 03/2009, DE 5 DE JANEIRO DE 2009

RESOLUÇÃO Nº 03/2009, DE 5 DE JANEIRO DE 2009 RESOLUÇÃO Nº 03/2009, DE 5 DE JANEIRO DE 2009 Altera o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Economia, na forma do Anexo. O Reitor da Universidade Regional de Blumenau, no uso

Leia mais

MANUAL PARA OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO- TCC

MANUAL PARA OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO- TCC MANUAL PARA OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO- TCC 1) INTRODUÇÃO A ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas, define o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC como: Documento que representa o resultado

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE CASSILÂNDIA - FIC PÓS GRADUAÇÃO Lato sensu

FACULDADES INTEGRADAS DE CASSILÂNDIA - FIC PÓS GRADUAÇÃO Lato sensu FACULDADES INTEGRADAS DE CASSILÂNDIA - FIC PÓS GRADUAÇÃO Lato sensu MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DA MONOGRAFIA DOS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO Lato sensu DA FIC Cassilândia - 2010 APRESENTAÇÃO Este

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP CENTRO DESPORTIVO DA UFOP - CEDUFOP LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA COMISSÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS PARA ELABORAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF Alta Floresta/2011 1 SUMÁRIO 1 DA CONCEPÇÃO DO TC... 3 2 DA COORDENAÇÃO... 4 3 DO PROJETO DO TCC...

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA. Capítulo I Da Origem e Finalidade

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA. Capítulo I Da Origem e Finalidade REGULAMENTO DA MONOGRAFIA Capítulo I Da Origem e Finalidade Art. 1º. A monografia é exigida nos cursos de pós-graduação lato sensu, conforme resolução nº 1 de 3 de abril de 2001 do CNE/CES (Conselho Nacional

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés REGULAMENTO DOS PROJETOS DE SOFTWARE DA FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS DE AIMORÉS Regulamenta o desenvolvimento dos Projetos de Software do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Leia mais

Regulamento Geral do Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Ciência Política Bacharelado TCC

Regulamento Geral do Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Ciência Política Bacharelado TCC Regulamento Geral do Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Ciência Política Bacharelado TCC Estabelece normas para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Graduação em

Leia mais

Regulamento da Monografia do Curso de Graduação em Direito

Regulamento da Monografia do Curso de Graduação em Direito Regulamento da Monografia do Curso de Graduação em Direito Regulamento que disciplina a Monografia para os alunos do Curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL Unidade Universitária

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE PESQUISA E ANÁLISE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS, PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E TRABALHO

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DA FEAFLOR- FACULDADE DE EDUCAÇÃO - ALTA FLORESTA

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DA FEAFLOR- FACULDADE DE EDUCAÇÃO - ALTA FLORESTA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DA FEAFLOR- FACULDADE DE EDUCAÇÃO - ALTA FLORESTA Alta Floresta/2010 1 SUMÁRIO 1 DA CONCEPÇÃO DO TC 3 2 DA COORDENAÇÃO 4 3 DO PROJETO DO TCC 4 4

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Faculdade de Tecnologia de Americana Curso Superior de Tecnologia em Logística REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Americana, SP 2015 SUMÁRIO 1 SOBRE O TRABALHO

Leia mais

CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO

CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO 2013 CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO

Leia mais

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA OS ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA MONTES CLAROS - MG APRESENTAÇÃO Prezado(a) aluno(a): Este manual tem como objetivo orientá-lo quanto às normas do Trabalho de

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente regulamento rege as atividades de elaboração

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 04, DE 09 DE JUNHO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 04, DE 09 DE JUNHO DE 2015 RESOLUÇÃO Nº 04, DE 09 DE JUNHO DE 2015 Institui regulamento referente ao Trabalho de Conclusão de Curso para o curso de Medicina do Instituto Metropolitano de Ensino Superior. O PRESIDENTE DO CONSELHO

Leia mais

FIBRA Faculdade do Instituto Brasil Instituto Brasil de Ciência & Tecnologia Ltda

FIBRA Faculdade do Instituto Brasil Instituto Brasil de Ciência & Tecnologia Ltda REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente regulamento normatiza as atividades relacionadas à elaboração, apresentação e aprovação do

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º Este Regulamento estabelece a normatização das disciplinas

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO-UnC Curso de Psicologia REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA/TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA)

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO-UnC Curso de Psicologia REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA/TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA) UNIVERSIDADE DO CONTESTADO-UnC Curso de Psicologia REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA/TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA) 2004 S U M Á R I O 1 CONCEITO, OBJETIVOS E ETAPAS....3 2

Leia mais

NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Avaré AVARÉ NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Considerações preliminares O Regulamento do Trabalho

Leia mais

Curso de Serviço social

Curso de Serviço social 3 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC O objetivo geral do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é servir de instrumento estimulador à aplicação, no campo prático, de conhecimentos adquiridos no decorrer

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE METODISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I Do Conceito, dos Princípios, das Finalidades

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso TCC constitui-se atividade

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA A Monografia Final consiste em pesquisa individual orientada, em qualquer área do conhecimento no âmbito do Curso de Graduação, constituindo atividade

Leia mais

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA.

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA COORDENAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) NORMAS PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC ENFERMAGEM Elaboração: Docente Ms. Taísa Guimarães de Souza 2012/1 Revisão: Docente Drº Rogério Alexandre Nunes dos Santos / Docente Esp. Robsom Inácio

Leia mais

Art. 2º - Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação. Professora Sandra Denise Kruger Alves Chefe do DEC

Art. 2º - Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação. Professora Sandra Denise Kruger Alves Chefe do DEC RESOLUÇÃO DEC No 01/2013 Fixa normas para Elaboração e Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Graduação em Engenharia Civil. A Chefia do Departamento do Curso de Engenharia Civil, no uso de

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Resolução 012/2010 da Pró-Reitoria de Graduação CAPÍTULO I - DO CONCEITO Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

Regulamentação para Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Regulamentação para Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Regulamentação para Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral: Reginaldo de Carvalho

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Direito

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Direito ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 007/2009 1 PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO O Diretor da (FADIR) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), no uso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Normatização nº 01/2010 - CCEF ESTABELECE NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC - DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso TCC

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso TCC Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso TCC Capítulo I Das Condições Gerais 1 O aluno do curso, cuja estrutura curricular contemple o TCC, deve se matricular na disciplina conforme as normas institucionais

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ. Campus Paranaguá. Credenciada pelo Decreto nº 9538, de 05/12/2013 D.O.E. 05/12/2013

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ. Campus Paranaguá. Credenciada pelo Decreto nº 9538, de 05/12/2013 D.O.E. 05/12/2013 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 2015. PARTE I DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º. O Trabalho de Conclusão de Curso TCC será desenvolvido

Leia mais

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Bacharelado em Engenharia de Software Campus Quixadá

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Bacharelado em Engenharia de Software Campus Quixadá REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Bacharelado em Engenharia de Software Campus Quixadá A COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE da UFC em Quixadá, no uso de suas atribuições

Leia mais

CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES

CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (TCC) CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é um componente obrigatório dos cursos de Graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 52/2011, DE 13 DE SETEMBRO DE 2011

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 52/2011, DE 13 DE SETEMBRO DE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3227-5564 3235-1741 ramal 2003 RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA I INTRODUÇÃO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é relevante para a formação profissional do discente, tem a função

Leia mais

REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA

REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA FESG FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA FAFICH FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS COORDENAÇÃO DE DIREITO REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (PROJETO DE PESQUISA E RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (PROJETO DE PESQUISA E RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA) REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (PROJETO DE PESQUISA E RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA) ARARUAMA / RIO DE JANEIRO AGOSTO / 2013 Diretor Geral: Prof. Rogério Leopoldo Rocha Diretor Acadêmico:

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COSTA RICA-FECRA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO LAURADAIANE REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO: LETRAS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COSTA RICA-FECRA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO LAURADAIANE REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO: LETRAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COSTA RICA-FECRA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO LAURADAIANE REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO: LETRAS INTRODUÇÃO FORMAS E REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

PRODUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIREITO

PRODUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIREITO PRODUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIREITO Dispõe sobre a forma de operacionalização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Direito. CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

Unicamp Universidade Estadual de Campinas. Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso

Unicamp Universidade Estadual de Campinas. Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso Unicamp Universidade Estadual de Campinas FT - Faculdade de Tecnologia Limeira - SP Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso Revisão 2012 I Objetivo Artigo 1. O objetivo do Trabalho de Conclusão de

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Este regulamento disciplina o Trabalho de Curso de graduação

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÄO DO CURSO-TCC DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÄO DO CURSO-TCC DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÄO DO CURSO-TCC DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPITULO I Do Conceito, dos Princípios, das Finalidades e dos Objetivos Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso-TCC

Leia mais

FACULDADE SANTA TEREZINHA CEST COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CURSO (MONOGRAFIA)

FACULDADE SANTA TEREZINHA CEST COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CURSO (MONOGRAFIA) NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CURSO (MONOGRAFIA) Art. 1º. O presente documento tem por finalidade normatizar, no âmbito dos Cursos de Graduação da Faculdade Santa Terezinha CEST, o Trabalho de Curso

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE ASCES

ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE ASCES DISPOSIÇÕES GERAIS ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE ASCES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MONOGRAFIA Art. 1º. Este regulamento define os procedimentos referentes à elaboração,

Leia mais

FDG FACULDADE DE DIREITO DE GARANHUNS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

FDG FACULDADE DE DIREITO DE GARANHUNS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 FDG FACULDADE DE DIREITO DE GARANHUNS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, SEUS OBJETIVOS E ESTRUTURA Art. 1º Por Trabalho de Conclusão do Curso

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC OU ATIVIDADE EQUIVALENTE DO CURSO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC OU ATIVIDADE EQUIVALENTE DO CURSO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC OU ATIVIDADE EQUIVALENTE DO CURSO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1. O presente Regulamento

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO EURÍPIDES DE MARÍLIA UNIVEM Mantido pela Fundação de Ensino Eurípides Soares Da Rocha

CENTRO UNIVERSITÁRIO EURÍPIDES DE MARÍLIA UNIVEM Mantido pela Fundação de Ensino Eurípides Soares Da Rocha REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO Art. 1º - Este regulamento fixa as normas para o Trabalho de Curso (TC) do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário Eurípides de Marília

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade Unida de Vitória I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade Unida de Vitória I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade Unida de Vitória I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1 º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 204 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 204 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 204 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA GRADUAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA * TÍTULO I DA NATUREZA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA GRADUAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA * TÍTULO I DA NATUREZA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA GRADUAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA * TÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º. O Trabalho de Conclusão de Curso TCC é exigência obrigatória para integralização curricular

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DA FACULDADE DE MIRANDÓPOLIS-FAM-CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DA FACULDADE DE MIRANDÓPOLIS-FAM-CURSO DE SERVIÇO SOCIAL FACULDADE DE MIRANDÓPOLIS Administração: Reconhecido pela Portaria nº 4218, de 06/12/2005, D.O.U. de 07/12/2005 Pedagogia: Reconhecido pela Portaria nº 42, de 22/05/2006, D.O.U. de 24/05/2006 Serviço Social:

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E TCC I E II PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CAPIVARI (FUCAP)

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E TCC I E II PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CAPIVARI (FUCAP) REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E TCC I E II PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CAPIVARI (FUCAP) Dezembro de 2012 Dispõe sobre o Regulamento Geral dos Estágios da Faculdade Capivari,

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO NORMATIVA INTERNA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

PRÓ-REITORIA DE ENSINO NORMATIVA INTERNA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PRÓ-REITORIA DE ENSINO NORMATIVA INTERNA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Aracaju/SE 2011 CAPÍTULO I Das finalidades e dos Objetivos Art. 1º - As Normas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Leia mais

ANEXO K - REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ANEXO K - REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ANEXO K - REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA E BACHARELADO) Regulamento para a realização

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º. Este Regulamento estabelece as normas relativas às disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 22/2005, de 30 de junho de 2005. RESOLVE:

RESOLUÇÃO Nº 22/2005, de 30 de junho de 2005. RESOLVE: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO MARANHÃO CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO Nº 22/2005, de 30 de junho de 2005. Aprova as Normas Regulamentadoras da operacionalização da Monografia

Leia mais

Regulamento e Critérios de Avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso

Regulamento e Critérios de Avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso Regulamento e Critérios de Avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Acessibilidade Cultural Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ. Rio de Janeiro, 2013 Responsáveis pela elaboração

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO DE BELÉM ESTÁCIO BELÉM REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BELÉM PA

FACULDADE ESTÁCIO DE BELÉM ESTÁCIO BELÉM REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BELÉM PA FACULDADE ESTÁCIO DE BELÉM ESTÁCIO BELÉM REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BELÉM PA 1 2015 2 CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º.

Leia mais

Regulamento de TCC do curso de Fisioterapia

Regulamento de TCC do curso de Fisioterapia Regulamento de TCC do curso de Fisioterapia A atividade de trabalho de conclusão de curso é desenvolvida em área escolhida pelo aluno, sob a orientação professor (es) orientador(es). O aluno descreverá

Leia mais

REGULAMENTO DE TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DE TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DE TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Título I DA CONSTITUIÇÃO, FINALIDADE E OBJETIVO Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso constitui-se em disciplina constante das últimas séries do

Leia mais