O QUE É SOFTWARE LIVRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O QUE É SOFTWARE LIVRE"

Transcrição

1 O QUE É SOFTWARE LIVRE Software Livre refere-se à liberdade que o usuário tem de executar, distribuir, modificar e repassar as alterações sem, para isso, ter que pedir permissão ao autor do software. Liberdades defendidas pelo Software Livre Um software será considerado livre se todos os seus usuários tiverem essas 4 liberdades: Liberdade de executar o software, para qualquer propósito. Liberdade de estudar como o software funciona, e adaptá-lo às suas necessidades. Acesso ao código fonte é um pré-requisito para esta liberdade. A liberdade de redistribuir cópias de modo que possamos beneficiar o próximo. A liberdade de aperfeiçoar o software, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. Benefícios à Comunidade: Menor Custo: a licença General Public License (GPL) da Free Software Foundation/GNU autoriza cópias ilimitadas. Maior Flexibilidade: acesso ao código fonte - permite adaptações em tempo hábil. Evolução e Continuidade: permite que qualquer pessoa ou empresa trabalhe a partir do ponto onde parou, ou continue o trabalho de maneira que até mesmo o autor original não poderia imaginar. Independência Tecnológica: tornar-se dependente de um fornecedor não é bom para a empresa e nem para o cidadão.

2 Propiciam o desenvolvimento da inteligência coletiva, dando autonomia ao cidadão. SOFTWARE LIVRE NA CAIXA O uso do Software Livre na CAIXA é uma decisão estratégica, plenamente alinhada com seus propósitos de Banco 100% público que integra negócios financeiros, sociais e de desenvolvimento urbano. A Vice-Presidência de Tecnologia da Informação da CAIXA é responsável por disseminar e coordenar as ações e iniciativas de Software Livre, agrupadas num Programa corporativo, o CAIXA LIVRE. A decisão estratégica de pesquisar, desenvolver, utilizar e disponibilizar softwares livres é uma política ligada ao conhecimento, à independência e à necessidade de estimular o desenvolvimento de inteligências dentro da comunidade brasileira. Assim diversas ações Institucionais foram desenvolvidas: Participação ativa no Comitê de Implementação do Software Livre do Governo Federal - CISL. Inclusão no Planejamento Estratégico da CAIXA. A CAIXA patrocina e participa da maioria dos eventos de promoção e discussão do Software Livre no Brasil: Consegi. o FISL. Latinoware. o SOLISC. Diversos Eventos Regionais. Colaboração e Coordenação de GT da e-ping. Filiação ao Consórcio Internacional de padrões para a Internet - W3C. Coordenação do Protocolo Brasília - Uso do padrão ODF.

3 O Software Livre começou a ser implementado na CAIXA por iniciativa de alguns analistas e técnicos. Em 2003, a empresa sistematizou sua adesão à plataforma de código aberto, através de um programa corporativo definido no Plano Diretor de Tecnologia da Informação, que contemplava um programa estruturado de migração para o mundo do código aberto. Benefícios à CAIXA e à Comunidade: Segurança da Informação: na medida em que o Software Livre permite auditoria de sistemas pelo acesso ao código fonte. Vantagens gerenciais: como a independência de fornecedores, em vista de possuir o código fonte e as licenças de uso, é possível que melhorias nos sistemas sejam realizadas por qualquer fornecedor, não só por quem ofereceu a solução inicial. Internalização do conhecimento, com a implementação de melhorias incorporadas aos ativos de conhecimento de pessoal da própria CAIXA. Economia de recursos que podem ser redirecionados para outras iniciativas que atendem às necessidades da sociedade brasileira e não ao pagamento de royalties. Soluções para a Racionalização de Gastos e Eliminação de Desperdícios na CAIXA, outras Organizações e Setor Público. Soluções com foco de Sustentabilidade e - Racionalização Socioambiental.

4 PROGRAMA CAIXA LIVRE 1. GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO - "CURUPIRA" (disponibilizado para a comunidade do Software Público Brasileiro) Utilização dos componentes: CUPS, PYKOTA, POSTGRESQL, APACHE E PH P. Sistema Operacional Linux - DEBIAN. 2. UNIVERSIDADE CORPORATIVA CAIXA Portal Internet destinado a disponibilizar treinamentos a parceiros. Tecnologia - Zope/Plone/Python. MS (Learning Management System) - Padrão SCORM (Sharable Content Object Reference Model). RAPIDLEARNINGAUTHORING - Produto ZOPE para criação de conteúdos de treinamentos. Modelo de Mentoria no desenvolvimento - Simples Consultoria. 3. CORREIO ELETRÔNICO LIVRE Solução baseada no Software Livre Expresso. Para substituição ao software Outlook e Exchange. 4. SUÍTE DE ESCRITÓRIO LIVRE - PADRÃO ODF Suíte de escritório em Software Livre para planilhas, documentos, textos e apresentações, diminuindo o custo com licenças. 5. ICP LIVRE Solução de Infraestrutura de Chaves Públicas em Software Livre, já em produção. 6. SERVIÇOS DE DIRETÓRIO Implantação de serviço de diretório OLDAP que permita autenticação de estações Linux e Windows, possibilitando a integração ao serviço, atualmente em uso Microsoft Active Directory.

5 7. SERVIÇOS WEB Implementar tecnologia de serviços WEB baseada em Software Livre. 8. ESTAÇÃO LIVRE Implementação da Estação Livre, envolvendo vários softwares livres; SO Debian, emulador de terminais 327x, suíte de escritório, navegador FireFox, etc. 9. INFRAESTRUTURA Migração dos serviços de infraestrutura DNS, DHCP e FTP para soluções não proprietárias. 10. ESPERA TELEFÔNICA LIVRE Solução corporativa para controle e execução da mensagem telefônica em espera em Software Livre. 11. AUTOATENDIMENTO - MULTICANAL Migração dos Terminais Autoatendimento de Windows NT para Linux, Economia de licenças MSWindows. Economia com Licenças WebSphere Zos e DB TESOUREIRO ELETRÔNICO Migração da aplicação VB (Visual Basic) para Java com SO Livre. Economia de licenças Windows. 13. SERVIDOR CORPORATIVO DE FAX Solução para ènvio e recebimento de fax utilizando Hylafax; Asterisk; AvantFax; laxmonden. 14. SOLUÇÃO DE PORTAL Solução de portal de negócio utilizando o Software Livre EXO PLATFORM para atender a diversos projetos, entre eles o Bolsa Família e o Portal do Feirão. 15. SOLUÇÃO MINUANO Solução de transmissão e gravação de áudio e streaming de vídeo. Sistema de captura, processamento, compactação e distribuição do sinal digital para a Intranet e ou Internet, ao vivo e ou download.

6 16. SOLUÇÃO AVARÉ Solução para permitir aos usuários a utilização de forma automática, dos recursos de audioconferência. Possibilita gravar a sessão de audioconferência para ser utilizada como registro em projetos ou atas de reunião. Realiza o agendamento e envio de convites aos participantes por SOLUÇÃO DE BPM (Business Process Management) Solução de BPM utilizando os softwares de código aberto, componentes da Plataforma lntalio'bpms Enterprise Edition para atender aos projetos de sistemas com automatização de processos de negócio. 18. SOLUÇÃO DE BUSINESS INTELIGENCE Solução de DataMart simplificado utilizando-se do software Livre Pentahoo, permite maior liberdade para os gestores em manipular e gerar informação gerencial. 19. AMBIENTE COLABQRATIVO CAIXA LIVRE Projeto que teve como objetivo criar um ambiente de colaboração para a comunidade CAIXA, contendo Cursos, Fórum de Debates, Manuais de instalação das soluções adotadas em SL, Wiki e ambiente de laboratório para testes e implementação de aplicativos. Construído com o Portal Livre EXO, sob Debian, Apache e PostgreSQL. Para detalhamentos do PROGRAMA CAIXA LIVRE: - Vice-Presidência de Tecnologia da Informação da CAIXA.

7 AUTOATENDIMENTO CAIXA (MULTICANAL) Uma das mais expressivas iniciativas da CAIXA em Software Livre está no sucesso alcançado com o processo de internalização dos sistemas utilizados no canal de Autoatendimento da CAIXA, finalizado com a instalação de cerca de terminais de Autoatendimento em todos os Pontos de Venda da CAIXA. O projeto é inovador, pois tanto a parte servidora, utilizando sistema operacional DEBIAN, servidor de aplicação JBOSS e banco de dados POSTGRESQL, quanto os clientes da solução, sistema operacional DEBIAN, estão em software Livre. O ambiente foi projetado para suportar 700 transações por segundo e um tempo médio de resposta de 0,5 segundo. O projeto - uma referência mundial - tornou possível a independência tecnológica, assegurando o controle da inteligência do processo a profissionais da Empresa. Na aplicação do Software Livre no Autoatendimento CAIXA, por exemplo, foi feita uma economia de R$ 32 milhões, valor que seria investido na aquisição de licenças de banco de dados, sistema operacional, servidor de aplicação, entre outros. LOTERIAS CAIXA Neste projeto contamos com mais de 30 mil equipamentos com S.O. LINUX, rodando uma aplicação JAVA desenvolvida pelas Equipes da CAIXA em parceria com alguns fornecedores e que proporcionará maior produtividade e segurança aos empresários parceiros. Essa maior produtividade resultará em melhor atendimento aos Clientes que recorrem às casas lotéricas para pagamento de contas ou recebimento de benefícios sociais, como o Programa Bolsa Família do Governo Federal.

8 Benefícios à Comunidade: Domínio da inteligência tecnológica do negócio Loterias. Melhor gerenciamento, segurança e controle dos dados de jogos originados nas unidades lotéricas e outros canais de captura. Ampliação dos serviços financeiros e pagamentos sociais nas casas lotéricas. Redução em 50% o tempo de processamento de cada operação realizada nos terminais. Consolidação de mercado na utilização corporativa do Software Livre. Referência mundial para a solução com Software Livre. Na aplicação do Software Livre nas Loterias CAIXA, por exemplo, foi feita uma economia de R$ 10 milhões, valor que seria investido na aquisição de um sistema operacional proprietário. ESPERA TELEFÔNICA CAIXA Solução corporativa em Software Livre, desenvolvida pela Equipe da CAIXA, utilizando código aberto executado sob o sistema operacional LINUX para controle, distribuição, atualização e execução das mensagens telefônicas em espera para as Centrais Telefônicas. Benefícios à Comunidade: Redução extrema no tempo de distribuição e atualização das mensagens telefônicas em espera. Processo anterior: 4 meses para centrais telefônicas.

9 Processo Espera Telefônica Livre: 2 dias para centrais telefônicas. Eliminação total de custos com software e logística de distribuição. Reaproveitamento de microcomputadores obsoletos. Economia anual na CAIXA: R$ 1,2 milhão. CURUPIRA CAIXA Solução corporativa em Software Livre, desenvolvida pela Equipe da CAIXA, utilizando código aberto e executado sob o sistema operacional LINUX, que permite o gerenciamento dos processos de impressão através da gestão racional dos elevados custos, volumes de impressão, insumos, permissões, eficiência do uso em redes corporativas. Aplicação batizada de Curupira em homenagem e referência ao personagem popular da lenda brasileira que representa o defensor das matas; foco ambiental de conscientização necessária em todos os processos de impressão em papel. Benefícios à Comunidade: Aplicativo não proprietário da CAIXA, pois possui licença GPL (General Public License) da Free Software Foundation/GNU. Interface Web e relatórios on-line. Gestão da disponibilidade, manutenção e utilização Gestão do uso apropriado e permitido do processo de impressão. Conscientização da utilização compartilhada dos recursos de impressão.

10 Conscientização na racionalização dos Custos e Recursos do Meio Ambiente. Eliminação dos custos de aquisição de licenças e manutenção de solução de Mercado: R$ 5 milhões (ambiente CAIXA). Redução significativa dos gastos em papéis e insumos: R$ 10,3 milhões (Meta CAIXA 2007). PORTAIS WEB EM EXO PLATFORM - INTERNET CAIXA A Caixa Econômica Federal está implementando portais colaborativos, utilizando tecnologias de PORTLETS, WIDGETS e GEDGETS como concentradores de informações. Os Portais Web possibilitam à CAIXA estabelecer um canal de relacionamento permanente com o cliente, agregando valor ao negócio com novos produtos e serviços. Plataforma utilizada no Portal do Feirão CAIXA e no Portal do Bolsa Família. Benefícios à Comunidade interna: Eliminação custos de aquisição de licenças. Canal de comunicação permanente. Estabelece a porta de entrada para relacionamento entre o cliente e CAIXA. PORTAIS WEB EM PLONE - INTRANET CAIXA E JORNAL CAIXA A Caixa Econômica Federal está implementando portais colaborativos utilizando o PLONE, diretriz do planejamento estratégico para toda a INTRANET CAIXA. Os Portais Web se propõem a divulgar as Diretrizes Estratégicas de cada Unidade da CAIXA, demonstrando através de gráficos e relatórios gerenciais, notícias, eventos e apresentações, agregando valor às informações sobre os diversos processos

11 e serviços atendidos. Possui mais de usuários únicos, com cerca de acessos diários. Benefícios à Comunidade interna: Eliminação dos custos de aquisição de licenças. Redução significativa dos gastos com outras formas de comunicação (papéis, telefone, etc.). Integração entre todos os Portais da empresa. Tempestividade na comunicação. Padronização e Flexibilidade. Maior governança pelo gestor. PORTAL DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA CAIXA Novo modelo de Tl aplicada à educação corporativa, implementado no Portal Colaborativo da Universidade Corporativa CAIXA utilizando o ZOPE/PLONE com as seguintes características: flexível na implementação de novas funcionalidades, ágil nas manutenções, que utilize módulos compartilhados e inovações disponibilizadas pela comunidade de Software Livre. Benefícios à Comunidade: Atender à dinâmica do processo de educação na CAIXA e parceiros externos à CAIXA, como por exemplo: os lotéricos, correspondentes bancários, entidades, governos etc. Consolidar o campus virtual da Universidade como ambiente de aprendizagem eficaz, estável e atraente. Redução de custos com treinamentos presenciais. Desenvolvimento dos empregados CAIXA e parceiros externos.

12 Dar acesso ao conhecimento através da dinâmica do processo de educação à distância. Investimento Social na Educação, focando a geração de emprego e renda às Comunidades conveniadas. PADRÃO ODF NA CAIXA - SUÍTE DE ESCRITÓRIO LIVRE A Suíte de Escritório Livre é um conjunto de aplicativos para escritório, em Software Livre disponível para os sistemas operacionais Windows e Linux. Já foi instalada em Estações de Trabalho na CAIXA, conforme diretrizes do nosso PDTI. E composta de: editor de textos, planilha de cálculo, editor de apresentações, gerenciador de bancos de dados, editor de desenhos e um editor de equações matemáticas. No início da implantação foi utilizado o BrOffice na CAIXA. Foi estruturado o Help Desk e capacitação dos técnicos de suporte em todos os níveis. Está em produção paralela com o MSOffice, com ações de capacitação, sensibilização e familiarização dos usuários ao BrOffice. Ações implementadas: Adequação dos Normativos. Atualização do BrOffice 3.2 versão LibreOffice Capacitação de Usuários e Técnicos (500 treinados presencial). Migração de Macros e Sistemas. Plano de Comunicação do Marketing. Benefícios obtidos com a implantação do padrão ODF:

13 Compatibilidade com diretrizes do Governo (e-ping). Independência tecnológica, maior segurança. Software legal (combate à pirataria). Liderança mundial do Brasil. INCLUSÃO DIGITAL CAIXA A CAIXA vem atuando de forma integrada com o esforço governamental de redução dos índices de exclusão digital que o País apresenta e, neste sentido, está inserida como: Membro efetivo do Comitê Técnico de Inclusão Digital do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. Membro efetivo do Comitê Executivo do Projeto Casa Brasil, instituído no âmbito da Casa Civil da Presidência da República, pelo Decreto de 10/03/2005. Resolução do Conselho Diretor da CAIXA definiu, em 6 de julho de 2005, a política de doação de microcomputadores substituídos em seu parque computacional. Os microcomputadores são doados com a instalação de uma suíte de escritório customizada para a CAIXA com sistema operacional em Software Livre. O Programa de Inclusão Digital CAIXA já contribuiu com a doação de mais de 50 mil microcomputadores com foco prioritário para as Salas Digitais, Telecentros e Centros de Reciclagem, registrando que não consiste em descarte, pois antes de entregarmos efetuamos limpeza, consertos, configurações, formatamos e instalamos o Software Livre LIBERTAS BR. O Programa de Inclusão Digital CAIXA está inserido com foco de atuação nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, especificamente na ação "Erradicar a extrema pobreza e a fome!", em parceria com a ONG Moradia e

14 Cidadania em projetos de inclusão digital e inúmeros outros de responsabilidade social. Benefícios à Comunidade: Viabilizar a oportunidade de incluir a população nos benefícios do mundo conectado. A velocidade da inclusão é decisiva para que a sociedade tenha recursos humanos preparados e em número suficiente para aproveitar as brechas de desenvolvimento. Liberdade de expressão e comunicação, são direitos de todos e esses direitos são sinônimos de troca de informações e mensagens por meio de um computador. Disseminar o conhecimento das tecnologias da informação e comunicação para promover a inserção da parcela excluída da sociedade. A inclusão digital gera a inclusão social. A inclusão digital é uma questão de cidadania. CERTIFICAÇÃO DIGITAL CAIXA - ICP CAIXA LIVRE Os computadores e a Internet são largamente utilizados para o processamento de dados e para a troca de mensagens e documentos entre cidadãos, governo e empresas. No entanto, essas transações eletrônicas necessitam da adoção de mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. A certificação digital é a tecnologia que provê esses mecanismos. No cerne da certificação digital está o certificado digital, um documento eletrônico que contém o nome, um número público exclusivo denominado chave pública e muitos outros dados que mostram quem somos para as pessoas e para os sistemas de informação. A chave pública serve para validar uma assinatura realizada em documentos eletrônicos.

15 A Caixa Econômica Federal - atualmente única instituição financeira credenciada como Autoridade Certificadora ICP-Brasil - utiliza, desde 1999, a tecnologia de certificação digital para prover a comunicação segura na transferência de informações referentes ao FGTS e à Previdência Social, dentro do Projeto Conectividade Social. Benefícios à Comunidade: \ Implementar Fluxo de Documentos em meio digital de maneira rápida e simples. Automatizar o recolhimento e apuração de impostos e contribuições e diminuir o volume de contribuintes presentes às repartições públicas e o tempo de trâmite de processos. Implantar Bolsa Eletrônica de Comércio para universalização das compras governamentais. Reduzir de forma drástica o volume de erros de cálculo involuntário. Implementar recursos sofisticados de segurança, auditoria e combate à fraude e sonegação, e reduzir os custos de escrituração e armazenamento de livros fiscais obrigatórios. Levar serviços a pontos fisicamente isolados e distantes e prover novos serviços com maior transparência do ponto de vista do usuário. Garantia de sigilo e privacidade, controle de acesso a aplicativos, assinatura de formulários/mensagens e impossibilidade de repúdio, garantia de sigilo e privacidade, identificação do remetente. Contribuir na Inclusão Digital.

16 Estação de Trabalho em Software Livre Atualmente a CAIXA utiliza em suas mais de 100 mil estações de trabalho o sistema operacional Windows XP SP3 que terá o suporte encerrado em 2014 e já não é mais comercializado desde outubro de Nesse cenário a CAIXA, aderente às diretrizes de governo, optou por buscar no ecossistema de Software Livre uma alternativa ao sistema operacional e demais ferramentas que, juntos, suportam os serviços hoje desempenhados pelos empregados nas estações Windows. Este projeto visa desenvolver e entregar uma estação de trabalho Livre com os mesmos níveis de serviços hoje suportados por soluções proprietárias. Ao adotar essa estratégia a CAIXA economiza recursos financeiros com licenças de softwares proprietários e aproveita melhor o seu parque computacional utilizando-o por um tempo maior. A atualização para versões mais recentes do Windows não seria viável para boa parte das máquinas em utilização atualmente. Benefícios para a Comunidade interna: Independência de fornecedores de softwares proprietários. Independência tecnológica com absorção de conhecimento pelos empregados. Evolução dos aplicativos e devolução à comunidade dos códigos evoluídos. Compatibilidade e interação com as estações legadas. Eliminação de contrato de suporte Windows com ganho em torno de R$ ,00 ao ano. Minimização de custos potenciais uma vez que a renovação de licenças Windows projeta custos em torno de R$ ,00.

17 Projeto Novo CAIXA Mail - Expresso Livre A CAIXA utiliza largamente ferramenta de mensagens eletrônicas para troca de informações entre suas áreas, empregados e como comunicação oficial de divulgação de novidades nos produtos e serviços da instituição. Atualmente, do lado do servidor é utilizada a tecnologia Microsoft Exchange e no lado do cliente temos o Microsoft Outlook Do ponto de vista técnico os protocolos e formatos utilizados por essas tecnologias não seguem nenhum padrão estabelecido pelo mercado, são propriedades exclusivas do fornecedor e, consequentemente, as funcionalidades adicionais necessárias para aperfeiçoar o fluxo de comunicação na CAIXA não estão disponíveis. Nesse caso a forte dependência do fornecedor e rigidez do produto não permitem evolução. Com a adoção do Expresso Livre a CAIXA estabelece um serviço de mensagens eletrônicas adaptável às suas necessidades otimizando o fluxo de comunicação empresarial, possibilitando integração com outros produtos. Benefícios para a Comunidade Grandes e importantes evoluções no código do Expresso para adequação de funcionalidades com retorno para a comunidade e empresas governamentais. Independência de fornecedor e internalização de conhecimento pelos empregados. Adoção de um correio com padrão de mensageria aberto e interface Web. Membro do comitê Gestor do Expresso agregando valor à manutenção e desenvolvimento da comunidade e expansão do uso na esfera governamental. Economia projetada de R$ ,00 referente a não necessidade de atualização da plataforma Exchange.

18 Fax Virtual Livre O envio e recebimento de fax para a CAIXA são preponderantes ao bom relacionamento com os clientes. Entretanto, são gastas dezenas de milhares de folhas de papel com este serviço, assim como manutenção de máquinas e toners. Agrava-se a esse cenário a necessidade de linhas adicionais para prover o serviço em paralelo, eventuais quebras de aparelhos, falta de legibilidade dos documentos recebidos, falta de agilidade em distribuir os documentos recebidos e a impossibilidade de arquivamento dos documentos recebidos devido à impressão térmica. Este é um cenário em que a CAIXA investiu, adotando uma solução baseada em Software Livre e, assim, tornou o serviço eletrônico e os aparelhos virtuais, ou seja, tanto o envio quanto o recebimento de fax, agora, pode ser feito através de uma solução WEB, com arquivos digitais e não mais folhas impressas, o que deu solução a diversos problemas tornando, assim, um serviço ágil que facilita a distribuição e possibilita o armazenamento de documentos. Benefícios para a Comunidade Solução totalmente customizada e disponível para utilização na comunidade e empresas do Governo. Promove a eliminação dos aparelhos de fax, papel e toner., \ Solução ágil e confiável com maior clareza dos arquivos enviados/recebidos. Arquivamento eletrônico com fácil distribuição e recuperação pela intranet. Utilização a partir de qualquer estação de trabalho por ser uma solução WEB.

19 Economia de aparelhos, papel, toner e empregados especializados para essa função na ordem de R$60.000,00/mês. Ambiente Colaborativo CAIXA LIVRE O processo de adoção de Software Livre passa por uma forte mudança cultural. São necessários novos conhecimentos e habilidades para lidar com este novo contexto. Visando fomentar o interesse em soluções livres adotadas pela CAIXA e gerar um ambiente de troca de informações, a CAIXA resolveu criar o ACCL - Ambiente Colaborativo Caixa Livre. Benefícios para a Comunidade Espaço aberto para o conhecimento e troca de experiências em Software Livre. Espaço de laboratório para uso de Software Livre e criação de soluções. Melhoria na gestão de mudanças através da usabilidade das soluções em SL.

Liberdades defendidas pelo Software Livre Um programa será considerado livre se todos os seus usuários tiverem essas 4 liberdades:

Liberdades defendidas pelo Software Livre Um programa será considerado livre se todos os seus usuários tiverem essas 4 liberdades: O QUE É SOFTWARE LIVRE Software Livre se refere à liberdade que o usuário tem de executar, distribuir, modificar e repassar as alterações sem, para isso, ter que pedir permissão ao autor do programa. Liberdades

Leia mais

Software Livre e proprietário: Coexistência de diferentes formas de Licenciamento, interoperabilidade e eficiência na inclusão digital e social.

Software Livre e proprietário: Coexistência de diferentes formas de Licenciamento, interoperabilidade e eficiência na inclusão digital e social. Software Livre e proprietário: Coexistência de diferentes formas de Licenciamento, interoperabilidade e eficiência na inclusão digital e social. Palestrante: Paulo Cesar Alves 19/09/2005 Agenda Formulação

Leia mais

Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre

Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre FÓRUM DE SOFTWARE LIVRE - 2010 Valdir Barbosa Agenda Plano estratégico 2011 para uso de Software Livre Diretrizes Objetivos e indicadores

Leia mais

O poder da colaboração e da comunicação baseadas na Nuvem

O poder da colaboração e da comunicação baseadas na Nuvem O poder da colaboração e da comunicação baseadas na Nuvem O Microsoft Office 365 é a suíte de Produtividade da Microsoft, que oferece as vantagens da Nuvem a empresas de todos os tamanhos, ajudando-as

Leia mais

Orientações para contratação de SIGAD e serviços correlatos

Orientações para contratação de SIGAD e serviços correlatos Conselho Nacional de Arquivos Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Orientação Técnica n.º 1 Abril / 2011 Orientações para contratação de SIGAD e serviços correlatos Este documento tem por objetivo

Leia mais

INTERNET HOST CONNECTOR

INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR IHC: INTEGRAÇÃO TOTAL COM PRESERVAÇÃO DE INVESTIMENTOS Ao longo das últimas décadas, as organizações investiram milhões de reais em sistemas e aplicativos

Leia mais

Software Livre no Serpro

Software Livre no Serpro Software Livre no SERPRO Apresentador:Sérgio Rosa Diretor 02/03/05 Agenda O SERPRO Fatores Críticos de Sucesso Papel do SERPRO Software Livre no SERPRO Resultados Alcançados Conclusões Empresa Pública

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTRUÇÃO NORMATIVA SECOM-PR N o 8 DE 19 DE DEZEMBRO DE 2014 Disciplina a implantação e a gestão da Identidade Padrão de Comunicação Digital das

Leia mais

Impacto financeiro na adoção de Software Livre em uma Instituição Governamental

Impacto financeiro na adoção de Software Livre em uma Instituição Governamental - 1 - Revista Eletrônica Multidisciplinar Pindorama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia IFBA Impacto financeiro na adoção de Software Livre em uma Instituição Governamental

Leia mais

Líder em Soluções Samba 4 no Brasil

Líder em Soluções Samba 4 no Brasil Apresentação Líder em Soluções Samba 4 no Brasil A Vantage TI conta uma estrutura completa para atender empresas de todos os segmentos e portes, nacionais e internacionais. Nossos profissionais dedicam-se

Leia mais

A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC

A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC O AMBIENTE OPERACIONAL QUE AGREGA A CONFIABILIDADE E O SUPORTE DA ITAUTEC À SEGURANÇA E À PERFORMANCE DO LINUX O LIBRIX É UMA DISTRIBUIÇÃO PROFISSIONAL LINUX

Leia mais

Experiência: E@D - PROJETO SERPRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Experiência: E@D - PROJETO SERPRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Experiência: E@D - PROJETO SERPRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Serviço Federal de Processamento de Dados SERPRO Universidade Corporativa Ministério da Fazenda Responsável: Margareth Alves de Almeida - Chefe

Leia mais

Softwares de Sistemas e de Aplicação

Softwares de Sistemas e de Aplicação Fundamentos dos Sistemas de Informação Softwares de Sistemas e de Aplicação Profª. Esp. Milena Resende - milenaresende@fimes.edu.br Visão Geral de Software O que é um software? Qual a função do software?

Leia mais

ANEXO I A Estratégia de TIC do Poder Judiciário

ANEXO I A Estratégia de TIC do Poder Judiciário RESOLUÇÃO Nº 99, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispõe sobre o Planejamento Estratégico de TIC no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências. ANEXO I A Estratégia de TIC do Poder Judiciário Planejamento

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

Software Livre. Agência de Tecnologia da Informação de Sergipe

Software Livre. Agência de Tecnologia da Informação de Sergipe Software Livre Governo do Estado de Sergipe Apresentação AGETIS Situação Encontrada e Motivação SL no Governo de Sergipe Decisão Governamental Decreto 23.706 de 10 de Março de 2006 Projetos Conclusão AGETIS

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO, OUTSOURCING, INFRAESTRUTURA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS E SITES, AUDITORIAS E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO.

TERCEIRIZAÇÃO, OUTSOURCING, INFRAESTRUTURA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS E SITES, AUDITORIAS E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. TERCEIRIZAÇÃO, OUTSOURCING, INFRAESTRUTURA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS E SITES, AUDITORIAS E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. OneIT A gente trabalha para o seu crescimento. Rua Bento Barbosa, n 155, Chácara Santo

Leia mais

Incentivar a inovação em processos funcionais. Aprimorar a gestão de pessoas de TIC

Incentivar a inovação em processos funcionais. Aprimorar a gestão de pessoas de TIC Incentivar a inovação em processos funcionais Aprendizagem e conhecimento Adotar práticas de gestão participativa para garantir maior envolvimento e adoção de soluções de TI e processos funcionais. Promover

Leia mais

Alfresco Content Management

Alfresco Content Management Alfresco Content Management Alfresco é um sistema ECM (Enterprise Content Management) também conhecido como GED (Gestão Eletrônica de Documentos) em nosso mercado de porte corporativo para atender a empresas

Leia mais

Nunca foi tão fácil utilizar

Nunca foi tão fácil utilizar Nunca foi tão fácil utilizar o Conectividade Social da CAIXA O que antes era feito com a autenticação de disquetes e precisava do antigo programa CNS para o relacionamento com a CAIXA e prestação de informações

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

Automação do Processo de Instalação de Softwares

Automação do Processo de Instalação de Softwares Automação do Processo de Instalação de Softwares Aislan Nogueira Diogo Avelino João Rafael Azevedo Milene Moreira Companhia Siderúrgica Nacional - CSN RESUMO Este artigo tem como finalidade apresentar

Leia mais

Licenciamento de estações de trabalho Windows para Ambientes VDI

Licenciamento de estações de trabalho Windows para Ambientes VDI Microsoft VDI e Windows VDA Perguntas Frequentes Licenciamento de estações de trabalho Windows para Ambientes VDI Como a Microsoft licencia o Windows das estações de trabalho em ambientes virtuais? A Microsoft

Leia mais

Dealer Platinum: SOLUÇÕES PAPERLESS GED ECM BPMS

Dealer Platinum: SOLUÇÕES PAPERLESS GED ECM BPMS Dealer Platinum: SOLUÇÕES PAPERLESS GED ECM BPMS A EMPRESA A ECMDOC é empresa focada em Soluções Paperless para o Gerenciamento de Documentos, Conteúdo, Informações e Processos para pequenas, médias e

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 001/2012/03 Contrato por Produto Nacional. Número e Título do Projeto: BRA/03/034 Programa de Revitalização da Conab

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 001/2012/03 Contrato por Produto Nacional. Número e Título do Projeto: BRA/03/034 Programa de Revitalização da Conab TERMO DE REFERÊNCIA Nº 001/2012/03 Contrato por Produto Nacional Número e Título do Projeto: BRA/03/034 Programa de Revitalização da Conab 1. Função no Projeto: Consultor por Produto 2. Nosso Número: 3.

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 016/2012/01 Contrato por Produto Nacional. Número e Título do Projeto: BRA/03/034 Programa de Revitalização da Conab

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 016/2012/01 Contrato por Produto Nacional. Número e Título do Projeto: BRA/03/034 Programa de Revitalização da Conab TERMO DE REFERÊNCIA Nº 016/2012/01 Contrato por Produto Nacional Número e Título do Projeto: BRA/03/034 Programa de Revitalização da Conab 1. Função no Projeto: Consultor por Produto 2. Nosso Número: 3.

Leia mais

Microsoft Nosso Comprometimento Mais de 9 bilhões em P&D/ano

Microsoft Nosso Comprometimento Mais de 9 bilhões em P&D/ano Microsoft Nosso Comprometimento Mais de 9 bilhões em P&D/ano Windows e Web Dynamics Comunicação e Produtividade Servidores Infraestrutura Empresarial Busca e Anúncios Mobilidade Entretenimento e TV PRODUTIVIDADE

Leia mais

PJe-Processo Judicial Eletrônico. Gestão 2013/2015. Ministro Carlos Alberto Reis de Paula

PJe-Processo Judicial Eletrônico. Gestão 2013/2015. Ministro Carlos Alberto Reis de Paula PJe-Processo Judicial Eletrônico Gestão 2013/2015. Ministro Carlos Alberto Reis de Paula Agenda 1 O PJe no Brasil 2 Desafios 3 4 Ações Estruturantes Próximos Passos Os números do PJe no Brasil Número de

Leia mais

Fabricante Reduz os Custos, Melhora o Serviço e Dinamiza o Gerenciamento com a Virtualização

Fabricante Reduz os Custos, Melhora o Serviço e Dinamiza o Gerenciamento com a Virtualização Virtualização Microsoft: Da Estação de Trabalho ao Data Center Estudo de Caso de Solução de Cliente Fabricante Reduz os Custos, Melhora o Serviço e Dinamiza o Gerenciamento com a Virtualização Visão Geral

Leia mais

Subáreas. Incubadoras tecnológicas, polos e parques tecnológicos. Formação. Experiência. Conhecimentos. Habilidades

Subáreas. Incubadoras tecnológicas, polos e parques tecnológicos. Formação. Experiência. Conhecimentos. Habilidades Subáreas Incubadoras tecnológicas, polos e parques tecnológicos Design Área: Inovação Perfil Profissional: Instrutor/Consultor Competências Implantação de incubadoras de empresas; Processo de seleção de

Leia mais

Partner Network. www.scriptcase.com.br

Partner Network. www.scriptcase.com.br www.scriptcase.com.br A Rede de Parceiros ScriptCase é uma comunidade que fortalece os nossos representantes em âmbito nacional, possibilitando o acesso a recursos e competências necessários à efetivação

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br O Papel do Software Livre na Inclusão Digital Cristiano César Wazlawick * RESUMO A inclusão digital como ação para a inclusão social está no foco de ações do governo federal brasileiro.

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Centro de Recursos Computacionais - CERCOMP Divisão de Sistemas. Criação de uma Serviço de Geração de Relatórios

Universidade Federal de Goiás Centro de Recursos Computacionais - CERCOMP Divisão de Sistemas. Criação de uma Serviço de Geração de Relatórios Universidade Federal de Goiás Centro de Recursos Computacionais - CERCOMP Divisão de Sistemas Criação de uma Serviço de Geração de Relatórios Goiânia 12/2011 Versionamento 12/12/2011 Hugo Marciano... 1.0

Leia mais

Versão 1 Mkt Salvador 17.10.12

Versão 1 Mkt Salvador 17.10.12 Versão 1 Mkt Salvador 17.10.12 NÓS CUIDAMOS DOS PROCESSOS. VOCÊ CUIDA DOS NEGÓCIOS. NÓS CUIDAMOS DOS PROCESSOS. Mais de 10 anos de atuação. Empresa mais premiada do setor. Consolidada e com experiência

Leia mais

LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO DIREITO DO CIDADÃO

LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO DIREITO DO CIDADÃO DESCRIÇÃO DO SIGAI O SIGAI (Sistema Integrado de Gestão do Acesso à Informação) é uma solução de software que foi desenvolvida para automatizar os processos administrativos e operacionais visando a atender

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA TÍTULO: Termo de Referência para contratação de ferramenta case de AD. GECOQ Gerência de Controle e Qualidade 1/9

TERMO DE REFERÊNCIA TÍTULO: Termo de Referência para contratação de ferramenta case de AD. GECOQ Gerência de Controle e Qualidade 1/9 TÍTULO: ASSUNTO: GESTOR: TERMO DE REFERÊNCIA Termo de Referência para contratação de ferramenta case de AD DITEC/GECOQ Gerência de Controle e Qualidade ELABORAÇÃO: PERÍODO: GECOQ Gerência de Controle e

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA RESOLUÇÃO Nº 99, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2009

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA RESOLUÇÃO Nº 99, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2009 CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA RESOLUÇÃO Nº 99, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2009 Institui o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito do Poder Judiciário. O PRESIDENTE DO CONSELHO

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Agrário

Ministério do Desenvolvimento Agrário Capítulo 1 Ministério do Desenvolvimento Agrário Instituição: Sítio: Caso: Responsável: Palavras- Chave: Ministério do Desenvolvimento Agrário www.mda.gov.br Plano de Migração para Software Livre Paulo

Leia mais

Tecnologia da Informação CAASP. DIS Departamento de Informática e Sistemas. Relatório Anuário 2009 Att. Gerência Geral e Diretoria CAASP

Tecnologia da Informação CAASP. DIS Departamento de Informática e Sistemas. Relatório Anuário 2009 Att. Gerência Geral e Diretoria CAASP Tecnologia da Informação CAASP DIS Relatório Anuário 2009 Att. Gerência Geral e Diretoria CAASP Introdução... 03 Projetos e Fatos Relevantes 2009... 03 Raio X de Investimentos e Custos... 09 Considerações

Leia mais

Acelere o valor da computação em nuvem com a IBM

Acelere o valor da computação em nuvem com a IBM Acelere o valor da computação em nuvem com a IBM Obtenha soluções em nuvem comprovadas para as suas prioridades mais urgentes Destaques da solução Saiba sobre os benefícios mais comuns de implementações

Leia mais

Conquistamos ao longo de nossa trajetória mais de 30.000 licenças em operação em 6.500 clientes ativos.

Conquistamos ao longo de nossa trajetória mais de 30.000 licenças em operação em 6.500 clientes ativos. Institucional Perfil A ARTSOFT SISTEMAS é uma empresa brasileira, fundada em 1986, especializada no desenvolvimento de soluções em sistemas integrados de gestão empresarial ERP, customizáveis de acordo

Leia mais

Catálogo de Cursos. Knowledge for excellence management

Catálogo de Cursos. Knowledge for excellence management Knowledge for excellence management Atenção: as informações deste catálogo estão sujeitas à alteração sem prévio aviso. Assegure-se de consultar sempre a revisão vigente deste documento. www.softexpert.com.br

Leia mais

Minicurso MoReq-Jus Mar/2010

Minicurso MoReq-Jus Mar/2010 Minicurso MoReq-Jus Mar/2010 Pauta O que é um Modelo de Requisitos? Modelo de Requisitos: Benefícios Pirâmide de Requisitos MoReq-Jus Motivação Objetivos Principais referências Evolução Abrangência dos

Leia mais

A Empresa. Alguns Clientes que já utilizam nossa tecnologia.

A Empresa. Alguns Clientes que já utilizam nossa tecnologia. A Empresa A GDDoc é uma empresa especializada na gestão de documentos digitais e arquivos, auxilia as empresas a administrar através da tecnologia o uso de papel, para alcançar estes objetivos fazemos

Leia mais

Prefeitura de Guarulhos desenvolve o Guarux, sistema livre com foco educacional, profissional e em aplicativos acessíveis

Prefeitura de Guarulhos desenvolve o Guarux, sistema livre com foco educacional, profissional e em aplicativos acessíveis Prefeitura de Guarulhos desenvolve o Guarux, sistema livre com foco educacional, profissional e em aplicativos acessíveis Perfil Guarulhos é um dos 39 municípios da Grande São Paulo, região economicamente

Leia mais

Windows 2008 Server. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy. www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail.

Windows 2008 Server. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy. www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail.com Windows 2008 Server Construído sob o mesmo código do Vista Server Core (Instalação somente

Leia mais

Nome do questionário (ID): Levantamento de Governança de TI 2014 (566727)

Nome do questionário (ID): Levantamento de Governança de TI 2014 (566727) Nome do questionário (ID): Levantamento de Governança de TI 2014 (566727) Pergunta: Sua resposta Data de envio: 13/06/2014 14:08:02 Endereço IP: 177.1.81.29 1. Liderança da alta administração 1.1. Com

Leia mais

Seu dia é mais inteligente

Seu dia é mais inteligente Seu dia é mais inteligente O 2007 Microsoft Office system é uma plataforma de soluções inteligentes para tarefas operacionais, estratégicas e organizacionais. O conjunto de aplicativos e servidores e a

Leia mais

Produtos, Outsourcing de TI, Outsourcing de Impressão, Térmicas,

Produtos, Outsourcing de TI, Outsourcing de Impressão, Térmicas, 2012 É uma das maiores empresas integradoras de tecnologia do mercado nacional, tornando-se referência no Segmento de Produtos, Outsourcing de TI, Outsourcing de Impressão, Térmicas, Telecom e soluções

Leia mais

Módulo Contábil e Fiscal

Módulo Contábil e Fiscal Módulo Contábil e Fiscal SPED Contábil e Fiscal Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre o Módulo Contábil e Fiscal SPED. Todas informações aqui disponibilizadas foram retiradas no

Leia mais

Manifesto Software Livre

Manifesto Software Livre Manifesto Software Livre Histórico iniciou com a elaboração de um documento denominado: " Manifesto GNU " por Richard Stallman 1.984; marco histórico do surgimento de uma nova forma de criação de Software;

Leia mais

Processo Aplicado Contabilidade EV Doc

Processo Aplicado Contabilidade EV Doc Processo Aplicado Contabilidade EV Doc EV DOC DIGITALIZAÇÃO E GESTÃO ELETRÔNICA DE DOCUMENTOS (GED) Digitalize e gerencie de forma simples os documentos e informações de sua empresa utilizando uma plataforma

Leia mais

CidadesDigitais. A construção de um ecossistema de cooperação e inovação

CidadesDigitais. A construção de um ecossistema de cooperação e inovação CidadesDigitais A construção de um ecossistema de cooperação e inovação CidadesDigitais PRINCÍPIOs 1. A inclusão digital deve proporcionar o exercício da cidadania, abrindo possibilidades de promoção cultural,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 001/2012/02 Contrato por Produto Nacional. Número e Título do Projeto: BRA/03/034 Programa de Revitalização da Conab

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 001/2012/02 Contrato por Produto Nacional. Número e Título do Projeto: BRA/03/034 Programa de Revitalização da Conab TERMO DE REFERÊNCIA Nº 001/2012/02 Contrato por Produto Nacional Número e Título do Projeto: BRA/03/034 Programa de Revitalização da Conab 1. Função no Projeto: Consultor por Produto 2. Nosso Número: 3.

Leia mais

Certificado Digital Usos e Aplicações

Certificado Digital Usos e Aplicações Certificado Digital Usos e Aplicações Certificado Digital: Onde usar? O certificado digital é um documento eletrônico que proporciona agilidade em muitas das atividades realizadas atualmente por seu titular.

Leia mais

Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços para a Área Social

Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços para a Área Social Programa 0465 SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO - INTERNET II Objetivo Incrementar o grau de inserção do País na sociedade de informação e conhecimento globalizados. Público Alvo Empresas, usuários e comunidade

Leia mais

Governo Eletrônico no Brasil

Governo Eletrônico no Brasil Governo Eletrônico no Brasil João Batista Ferri de Oliveira Natal, 18 de Setembro de 2009 II Simpósio de Ciência e Tecnologia de Natal Estrutura da apresentação Estrutura organizacional Diretrizes Principais

Leia mais

Principais inovações baseadas em nuvem Relatório de início rápido do SAP HANA Enterprise Cloud para [Nome do cliente]

Principais inovações baseadas em nuvem Relatório de início rápido do SAP HANA Enterprise Cloud para [Nome do cliente] Principais inovações baseadas em nuvem Relatório de início rápido do SAP HANA Enterprise Cloud para [Nome do cliente] [Data] Página 1 de 10 DECLARAÇÃO DE CONFIDENCIALIDADE E EXCEÇÕES DA SAP Este documento

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 018/2013

NOTA TÉCNICA Nº 018/2013 NOTA TÉCNICA Nº 018/2013 Brasília, 09 de maio de 2013. ÁREA: Finanças TÍTULO: Certificado Digital e a Importância para os Municípios. REFERÊNCIA(S): Cartilha SIOPS; Comunicado CGSN/SE nº 3, de 10 de março

Leia mais

Net View & Panda ManagedOfficeProtection Mais que antivírus, solução em segurança.

Net View & Panda ManagedOfficeProtection Mais que antivírus, solução em segurança. Net View & Panda ManagedOfficeProtection Mais que antivírus, solução em segurança. Net View & Panda Managed Office Protection É fato, tanto pequenas e médias e grandes empresas enfrentam os mesmos riscos

Leia mais

MAIS AGILIDADE, CONTROLE E RENTABILIDADE NA SUA CONSTRUTORA E INCORPORADORA.

MAIS AGILIDADE, CONTROLE E RENTABILIDADE NA SUA CONSTRUTORA E INCORPORADORA. MAIS AGILIDADE, CONTROLE E RENTABILIDADE NA SUA CONSTRUTORA E INCORPORADORA. SANKHYA. A nova geração de ERP Inteligente. Atuando no mercado brasileiro desde 1989 e alicerçada pelos seus valores e princípios,

Leia mais

Política de Implementação de Software Livre na Unesp

Política de Implementação de Software Livre na Unesp Política de Implementação de Software Livre na Unesp REITOR Júlio Cezar Durigan VICE-REITORA Marilza Vieira Cunha Rudge COMITÊ SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Representantes docentes (titulares)

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO DIRETORIA DE SISTEMAS E INFORMAÇÃO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO DIRETORIA DE SISTEMAS E INFORMAÇÃO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO DIRETORIA DE SISTEMAS E INFORMAÇÃO PLANO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TRIÊNIO /2015 DSI/CGU-PR Publicação - Internet 1 Sumário 1. RESULTADOS

Leia mais

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Considerando que a informação arquivística, produzida, recebida, utilizada e conservada em sistemas informatizados,

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO SOFTWARE LIVRE NOS PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL E AS AVALIAÇÕES DE USABILIDADE

CARACTERIZAÇÃO DO SOFTWARE LIVRE NOS PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL E AS AVALIAÇÕES DE USABILIDADE CARACTERIZAÇÃO DO SOFTWARE LIVRE NOS PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL E AS AVALIAÇÕES DE USABILIDADE Luciara Wanglon Afonso 1 Daniele Pinto Andres 2 RESUMO Este artigo tem por objetivo apresentar algumas questões

Leia mais

Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação. Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região

Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação. Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região Dezembro/2010 2 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Missão: Prover soluções efetivas de tecnologia

Leia mais

aumentar a arrecadação?

aumentar a arrecadação? Como aumentar a arrecadação? Como economizar recursos públicos? Como modernizar a Gestão Pública? Como oferecer melhores serviços ao cidadão? Melhoria da Gestão com o uso de Tecnologia da Informação Melhore

Leia mais

Explorando o SharePoint como ferramenta de uma nova Gestão de Documentos Corporativos

Explorando o SharePoint como ferramenta de uma nova Gestão de Documentos Corporativos Explorando o SharePoint como ferramenta de uma nova Gestão de Documentos Marcos Moysés da Cunha marcos.cunha@eletrobras.com (21) 2514-5695 Gestão de Documentos SharePoint GED... caminho... Gestão de Documentos

Leia mais

Tecnologia da Informação CAASP. DIS Departamento de Informática e Sistemas. Relatório Anuário 2008 Att. Gerência Geral e Diretoria CAASP

Tecnologia da Informação CAASP. DIS Departamento de Informática e Sistemas. Relatório Anuário 2008 Att. Gerência Geral e Diretoria CAASP Tecnologia da Informação CAASP DIS Relatório Anuário 2008 Att. Gerência Geral e Diretoria CAASP Introdução...03 Projetos e Fatos Relevantes 2008...03 Raio X de Investimentos e Custos...10 Considerações

Leia mais

Portfólio de Serviços e Produtos Julho / 2012

Portfólio de Serviços e Produtos Julho / 2012 Portfólio de Serviços e Produtos Julho / 2012 Apresentação Portfólio de Serviços e Produtos da WebMaster Soluções. Com ele colocamos à sua disposição a Tecnologia que podemos implementar em sua empresa.

Leia mais

Novo Guia de uso rápido do PROJUDI

Novo Guia de uso rápido do PROJUDI 1. O que é o PROJUDI? Novo Guia de uso rápido do PROJUDI O Processo Judicial Digital PROJUDI, também chamado de processo virtual ou de processo eletrônico, pode ser definido como um software que reproduz

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Outubro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Abordar o domínio Adquirir e Implementar e todos

Leia mais

A NOVA POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

A NOVA POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 4, 5 e 6 de junho de 2012 A NOVA POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Pablo Sandin Amaral Renato Machado Albert

Leia mais

Nome do questionário (ID): Levantamento de Governança de TI 2014 (566727)

Nome do questionário (ID): Levantamento de Governança de TI 2014 (566727) Nome do questionário (ID): Levantamento de Governança de TI 2014 (566727) Pergunta: Sua resposta Data de envio: 08/08/2014 19:53:40 Endereço IP: 150.164.72.183 1. Liderança da alta administração 1.1. Com

Leia mais

Gestão do Conhecimento Case Documentar

Gestão do Conhecimento Case Documentar Gestão do Conhecimento Case Documentar GESTÃO DO CONHECIMENTO CASE DOCUMENTAR Empresa: Documentar Tecnologia e Informação Localização: R. Barão de Macaúbas 460 20º Andar Santo Antônio BH/MG Segmento: Tecnologia,

Leia mais

Cisco Intelligent Automation for Cloud

Cisco Intelligent Automation for Cloud Dados técnicos do produto Cisco Intelligent Automation for Cloud Os primeiros a adotarem serviços com base em nuvem buscavam uma economia de custo maior que a virtualização e abstração de servidores podiam

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE AQUISIÇÕES

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE AQUISIÇÕES MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE AQUISIÇÕES BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO REPRESENTAÇÃO NO BRASIL SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE

Leia mais

Portal Cidadão - Governo

Portal Cidadão - Governo Portal Cidadão - Governo A Certisign Manaus Recife Brasília Goiânia Belo Horizonte São Paulo Rio de Janeiro Porto Alegre A Certisign Pioneira no mercado Certificação na América Latina Única com foco exclusivo

Leia mais

O QUE É CERTIFICAÇÃO DIGITAL?

O QUE É CERTIFICAÇÃO DIGITAL? O QUE É CERTIFICAÇÃO DIGITAL? Os computadores e a Internet são largamente utilizados para o processamento de dados e para a troca de mensagens e documentos entre cidadãos, governo e empresas. No entanto,

Leia mais

Soluções em TI ao alcance de todos

Soluções em TI ao alcance de todos Você sabia que a sua prefeitura, independentemente do tamanho, pode ser beneficiada com o uso de mais de 50 aplicações que fazem parte do Portal do Software Público Brasileiro? Soluções em TI ao alcance

Leia mais

II Workshop Regional Latinoamericano FLOSSWorld. Buenos Aires, 30 de novembro e 1 1 de dezembro de 2006

II Workshop Regional Latinoamericano FLOSSWorld. Buenos Aires, 30 de novembro e 1 1 de dezembro de 2006 II Workshop Regional Latinoamericano FLOSSWorld Buenos Aires, 30 de novembro e 1 1 de dezembro de 2006 Forte política tecnológica que prioriza o software livre como opção estratégica em busca da: 1. redução

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. ANEXO l

TERMO DE REFERÊNCIA. ANEXO l TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO l 1. OBJETO Aquisição de certificados digitais para pessoa física e jurídica, para servidores WEB, incluindo opcionalmente serviços de validação on site, leitoras, cartões inteligentes

Leia mais

Índice EMPRESA... 03 ESPECIALIDADES... 03 TRABALHOS REALIZADOS... 04 PRODUTOS... 05 SERVIÇOS... 06

Índice EMPRESA... 03 ESPECIALIDADES... 03 TRABALHOS REALIZADOS... 04 PRODUTOS... 05 SERVIÇOS... 06 Apresentação Índice EMPRESA... 03 ESPECIALIDADES... 03 TRABALHOS REALIZADOS... 04 PRODUTOS... 05 SERVIÇOS... 06 2 EMPRESA CDN&T Informática e Suporte Ltda, empresa que atua a mais de 15 anos no mercado

Leia mais

Manual do Sistema de Gestão Ambiental - Instant Solutions. Manual do Sistema de Gestão Ambiental da empresa

Manual do Sistema de Gestão Ambiental - Instant Solutions. Manual do Sistema de Gestão Ambiental da empresa Manual do Sistema de Gestão Ambiental da empresa Data da Criação: 09/11/2012 Dara de revisão: 18/12/2012 1 - Sumário - 1. A Instant Solutions... 3 1.1. Perfil da empresa... 3 1.2. Responsabilidade ambiental...

Leia mais

PORTFÓLIO www.imatec.com.br

PORTFÓLIO www.imatec.com.br História A IMATEC foi estabelecida em 1993 com o objetivo de atuar nos segmentos de microfilmagem, digitalização e guarda de documentos e informações, hoje conta com 300 colaboradores, têm em seu quadro,

Leia mais

Fone: 55 11 2384-7736 - www.wissenconsulting.com.br - atendimento@wissenconsulting.com.br

Fone: 55 11 2384-7736 - www.wissenconsulting.com.br - atendimento@wissenconsulting.com.br Nosso método de trabalho foi criado para atender VOCÊ A WISSEN CONSULTING têm como compromisso ajudá-lo a alcançar o sucesso na implementação de ferramentas de gestão e colaboração para que você possa

Leia mais

NAVITA SGM SERVIÇOS GERENCIADOS DE MOBILIDADE

NAVITA SGM SERVIÇOS GERENCIADOS DE MOBILIDADE White Paper NAVITA SGM SERVIÇOS GERENCIADOS DE MOBILIDADE A cada dia, o mundo da mobilidade se torna mais crítico e complexo. Por esta natureza, usuários de mobilidade necessitam cada vez mais de agilidade

Leia mais

Documento de Referência do Projeto de Cidades Digitais Secretaria de Inclusão Digital Ministério das Comunicações

Documento de Referência do Projeto de Cidades Digitais Secretaria de Inclusão Digital Ministério das Comunicações Documento de Referência do Projeto de Cidades Digitais Secretaria de Inclusão Digital Ministério das Comunicações CIDADES DIGITAIS CONSTRUINDO UM ECOSSISTEMA DE COOPERAÇÃO E INOVAÇÃO Cidades Digitais Princípios

Leia mais

MANUAL DE IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE INVENTÁRIO CACIC GOVERNO FEDERAL SOFTWARE PÚBLICO

MANUAL DE IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE INVENTÁRIO CACIC GOVERNO FEDERAL SOFTWARE PÚBLICO MANUAL DE IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE INVENTÁRIO CACIC Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais GOVERNO FEDERAL SOFTWARE PÚBLICO software livre desenvolvido pela Dataprev Sistema de Administração

Leia mais

MINICURSO WINDOWS SERVER 2008 UTILIZANDO O VMWARE PLAYER

MINICURSO WINDOWS SERVER 2008 UTILIZANDO O VMWARE PLAYER MINICURSO WINDOWS SERVER 2008 UTILIZANDO O VMWARE PLAYER TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES tassiogoncalvesg@gmail.com MINICURSO WINDOWS SERVER 2008 TÁSSIO GONÇALVES - TASSIOGONCALVESG@GMAIL.COM 1 CONTEÚDO Arquitetura

Leia mais

PORTARIA Nº 076 DE 21 DE JANEIRO DE 2014.

PORTARIA Nº 076 DE 21 DE JANEIRO DE 2014. PORTARIA Nº 076 DE 21 DE JANEIRO DE 2014. Dispõe sobre aprovação da Política de Segurança da Informação do IFMG. O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS, no uso

Leia mais

Confrontada com o gabarito oficial e comentada. 75. A denominada licença GPL (já traduzida pra o português: Licença Pública Geral)

Confrontada com o gabarito oficial e comentada. 75. A denominada licença GPL (já traduzida pra o português: Licença Pública Geral) Prova Preambular Delegado São Paulo 2011 Módulo VI - Informática Confrontada com o gabarito oficial e comentada 75. A denominada licença GPL (já traduzida pra o português: Licença Pública Geral) a) Garante

Leia mais

O que é o Virto ERP? Onde sua empresa quer chegar? Apresentação. Modelo de funcionamento

O que é o Virto ERP? Onde sua empresa quer chegar? Apresentação. Modelo de funcionamento HOME O QUE É TOUR MÓDULOS POR QUE SOMOS DIFERENTES METODOLOGIA CLIENTES DÚVIDAS PREÇOS FALE CONOSCO Suporte Sou Cliente Onde sua empresa quer chegar? Sistemas de gestão precisam ajudar sua empresa a atingir

Leia mais

PORTARIA Nº 178 DE 25 DE OUTUBRO DE 2012.

PORTARIA Nº 178 DE 25 DE OUTUBRO DE 2012. PORTARIA Nº 178 DE 25 DE OUTUBRO DE 2012. Acrescenta a arquitetura de padrões tecnológicos de Interoperabilidade - e- PINGRIO, no segmento recursos tecnológicos o padrão tecnológico sistemas operacionais

Leia mais

Sociedade do Conhecimento

Sociedade do Conhecimento Gerenciamento (Gestão) Eletrônico de Documentos GED Introdução Gerenciamento Eletrônico de Documentos - GED Sociedade do Conhecimento Nunca se produziu tanto documento e se precisou de tanta velocidade

Leia mais

COTAÇÃO ELETRÔNICA: 133/2012 COMPRASNET

COTAÇÃO ELETRÔNICA: 133/2012 COMPRASNET COTAÇÃO ELETRÔNICA: 133/2012 COMPRASNET AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ANTIVÍRUS MCAFEE PARA PLATAFORMA DE SERVIDORES VIRTUALIZADOS VMWARE DA REDE CORPORATIVA PRODAM Diretoria de Infraestrutura e Tecnologia-

Leia mais

Otimização no fluxo de informação através de ferramenta eletrônica. Confecção de notas fiscais, holerites, boletos bancários.

Otimização no fluxo de informação através de ferramenta eletrônica. Confecção de notas fiscais, holerites, boletos bancários. Soluções - Hardwares OUTSOURCING DE IMPRESSÃO Consultoria Técnica Projeto de reengenharia de impressão. BILHETAGEM - ACCOUNTING Gestão e gerenciamento de impressão. WORKFLOW Otimização no fluxo de informação

Leia mais

CTIR Gov - Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança de Redes de Computadores da Administração Pública Federal. CTIR Gov

CTIR Gov - Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança de Redes de Computadores da Administração Pública Federal. CTIR Gov CTIR Gov Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança de Redes de Computadores da Administração Pública Federal - CTIR Gov http://www.ctir.gov.br O CTIR Gov é um órgão subordinado ao Departamento de

Leia mais

ANEXO III PERFIL DOS PROFISSIONAIS, FORMAÇÃO E ATIVIDADES A DESENVOLVER PARA MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO

ANEXO III PERFIL DOS PROFISSIONAIS, FORMAÇÃO E ATIVIDADES A DESENVOLVER PARA MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO CONCORRÊNCIA DIRAD/CPLIC-008/2008 1 ANEXO III PERFIL DOS PROFISSIONAIS, FORMAÇÃO E ATIVIDADES A DESENVOLVER PARA MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO 1. INFORMAÇÕES GERAIS E CARACTERÍSTICA DO ATUAL AMBIENTE CORPORATIVO

Leia mais