OS IMPACTOS DAS OBRAS DA COPA DE 2014 NO PORTO DO MUCURIPE (FORTALEZA- CEARÁ): A IMPLANTAÇÃO DO TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OS IMPACTOS DAS OBRAS DA COPA DE 2014 NO PORTO DO MUCURIPE (FORTALEZA- CEARÁ): A IMPLANTAÇÃO DO TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS."

Transcrição

1 OS IMPACTOS DAS OBRAS DA COPA DE 2014 NO PORTO DO MUCURIPE (FORTALEZA- CEARÁ): A IMPLANTAÇÃO DO TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS. Gabriela Bento Cunha 1 Dr. Alexandre Queiroz 2 aqp@metrowiki.com Universidade Federal do Ceará - UFC INTRODUÇÃO Fortaleza é um dos destinos turísticos mais procurados, em escala nacional, na atualidade. Isso é uma consequência das políticas de turismo implantadas pelo governo do estado do Ceará e que coloca a capital cearense dentro de roteiros que têm se concretizado nos últimos vinte anos. Os fatores que propiciam à Terra da Luz esse reconhecimento são o marketing das belezas naturais do estado, principalmente as praias e, recentemente, a transformação da capital Fortaleza como cidade empresarial e atrativa para grandes eventos, como a Copa do Mundo de A escolha do Brasil como sede do evento incentivou e mobilizou várias capitais a venderem seus atrativos para recebem os jogos. Doze capitais foram escolhidas como subsedes e tiveram que realizar obras em diversas vertentes para atender as exigências da Federação Internacional de Futebol FIFA. Em Fortaleza, as obras terão foco em mobilidade urbana, reforma e construção de estádios, ampliação de aeroportos e a criação de um Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) no Porto do Mucuripe, objeto de estudo dessa pesquisa. Busca-se, como objetivo geral, analisar as transformações de ordem turística e espacial oriundas da implantação do Terminal Marítimo de Passageiros no Porto do Mucuripe. Através dessa analise, entende-se o processo de ocupação da zona costeira de Fortaleza e do Grande Mucuripe (composto pelo Mucuripe, Serviluz e Vicente Pinzon), as diferentes funções que a orla de Fortaleza (eixo Beira Mar ao Mucuripe) exerce, principalmente no setor turístico, além de abordar as mudanças de ordem turística e espacial, oriundas do novo equipamento. 1 Graduanda do curso de Geografia na Universidade Federal do Ceará - UFC 2 Professor adjunto A do departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará UFC

2 METODOLOGIA Para a elaboração da pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico, buscando explicar a formação e estruturação do espaço litorâneo na capital cearense e outras cidades. Nesse contexto, atenta-se para Dantas (2011), Ferreira (2011), Harvey (2005), Ramos (2003) e Urry (1995). A realização do procedimento metodológico abriga três etapas: a primeira consistiu na leitura de teses, dissertações e obras sobre a ocupação da faixa litorânea de Fortaleza e o contexto econômico vivenciado no período e sua composição atual. No segundo momento, ocorreu à coleta de dados sobre a obra em órgãos públicos e privados (IBGE, Companhia Docas do Ceará, Secretária de Turismo SETUR), a sua zona de impacto, valores e prazo de conclusão. Além disso, analisou-se a relação da implantação do equipamento com a atividade turística em Fortaleza, utilizando exemplos ocorridos em outras cidades do mundo. Já no estágio final da pesquisa, a última etapa consistiu nos trabalhos de campo, que foram realizados para visualizar os objetivos propostos para o local, às primeiras transformações de ordem turística e social, confrontar o levantamento bibliográfico com a realidade e comprovar as hipóteses levantadas para a área: formação de um novo corredor turístico entre a praia do Futuro e a Beira Mar, criação de um equipamento multiuso para a população e crescimento do turismo marítimo. A IMPLANTAÇÃO DO TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS: UMA NOVA DINÂMICA PORTUÁRIA?. A abertura da cidade de Fortaleza para o mar ocorreu, principalmente, pela cultura de algodão. Foi um desenvolvimento mútuo: à medida que a cidade intensificava os investimentos no setor marítimo, a cultura de algodão se fortalecia, transformando a cidade em capital. Incluso nesse contexto também se encontra a apreciação aos espaços litorâneos. A região do Mucuripe, primeiramente ocupada por comunidades pesqueiras e depois por pessoas advindas do sertão, é um reflexo da relação do homem com o mar no

3 período dos séculos XVIII e XIX: um espaço para a vivência dos pobres. A construção do Porto na enseada do Mucuripe surgiu da necessidade que a cidade tinha para se firmar definitivamente no cenário cearense. Antes da sua localização atual, o Porto de Fortaleza localizava-se no Poço das Dragas, próximo à praia de Iracema e que, devido à sua pouca profundidade, não oferecia condições adequadas para os desembarques. Inaugurado em 1947, o Porto do Mucuripe foi construído para suprir a carência no setor portuário de Fortaleza e assim melhorar o suporte para os navios comerciais que ali desembarcavam. Em 1955, ocorreu a primeira reforma de ampliação do Porto do Mucuripe, que além de incorporar à área novos serviços, gerou impacto ambiental para a comunidade pesqueira, com processos de erosão percebidos na formação da Praia Mansa e também na praia de Iracema. A ocupação existente no bairro do Mucuripe era predominantemente de pescadores, que se apropriaram do espaço em busca de meios de sobrevivência, como a pesca. Percebe-se que a instalação do Porto alterou a dinâmica da população que ali vivia através dos impactos ambientais e da implantação de novos equipamentos. A construção do Porto do Mucuripe propiciou a criação de uma zona marcada por diferentes usos: habitação, industrial e serviços. A ocupação da área foi favorecida pela construção da via férrea Parangaba-Mucuripe, que facilitava o fluxo de pessoas e mercadorias para o local. As comunidades que já residiam no bairro se aproveitaram da infraestrutura oferecida pelo Porto. A instalação na região atraiu indústrias, primeiramente os moinhos de trigo, que ocuparam o local na década de 1950 e permanecem até os dias atuais. A Fábrica de Asfaltos de Fortaleza (ASFOR) e os terminais de Gás Butano também se instalaram próximos ao Porto. A Petrobras instalou a LUBNOR (Lubrificantes e Derivados do Nordeste) na região, responsável pela produção e refinaria de lubrificantes, o que ocasionou a construção de novas vias de acesso para a área. Com isso, novas atividades foram incorporadas pelos moradores, como os armazéns e a criação de uma nova zona de prostituição. Essas atividades tiveram como consequência uma ocupação desordenada e com pouca qualidade de vida. A construção da termoelétrica e a instalação do Serviço de Energia Elétrica Municipal no entorno do Porto do Mucuripe, originou o bairro do Serviluz.

4 Entende-se que, em diversos períodos históricos, que a instalação da atividade industrial foi o fator determinante para a transformação do espaço. Para Ferreira (2011, p. 47), a fábrica foi representativa no que concerne à correspondência entre a forma do seu arranjo espacial interno e a organização espacial da cidade. A instalação do Porto de Fortaleza no Mucuripe alterou os meios de produção e as relações sociais: inicialmente, as ocupações de pescadores ainda predominavam sobre a área. Com a implantação das indústrias e as oportunidades de emprego, o bairro começa a ser ocupado por trabalhadores que construíram moradias simples, sem acabamento, e de forma desordenada, originando um aglomerado no entorno do Porto: O Grande Mucuripe composto pelo Mucuripe, Vicente Pinzon e o Serviluz (ver mapa 1). A produção do espaço urbano é resultante de ações acumuladas através do tempo e elaboradas por agentes que produzem e consomem o espaço. Com isso, é necessário, primeiramente, entender que a cidade e o seu arranjo espacial são consequências da ação desses vários agentes, com destaque para alguns: o Poder Público, a iniciativa privada e a própria sociedade. A impulsão na ocupação das faixas de praia e a sua transformação em espaço de consumo e lazer são reflexos da ação conjunta dos produtores do espaço. O movimento de urbanização na Beira Mar e nas demais praias da cidade de Fortaleza começa a ocorrer nas décadas de 20 e 30, estendendo-se até O poder público agiu no intuito de produzir mecanismos para garantir a concentração de riquezas onde as classes mais abastadas se estabeleciam. Esses mecanismos são as obras públicas. Mapa 1: Localização da área em estudo através de imagem de satélite.

5 Elaboração: CUNHA (2014). O redirecionamento das classes privilegiadas para a zona leste de Fortaleza ocorreu concomitantemente com investimentos públicos que valorizassem o local, como a construção do Plano Diretor de Este orienta a cidade para o litoral com a criação, em 1963, da atual Avenida Beira-Mar, que acaba gerando uma integração entre a cidade e à zona de praia. Ocorre uma intensificação nesse processo segregador com as ações do setor privado, tais como a construção de hotéis, barracas de praia, pousadas, além dos loteamentos e os arranha-céus que iniciam o processo de verticalização da avenida e dos bairros como Aldeota e Meireles. A valorização dessas áreas busca suprir a demanda por espaços de lazer, em uma escala cada vez mais ampla e com uma estrutura flexível. Os investimentos públicos e privados dinamizam esse mercado de acordo com seus interesses. Urry (1996, p.64) explica que a economia do turismo não pode ser compreendida separadamente da análise do desenvolvimento cultural e da política do setor.. Com isso, pode-se definir, atualmente, que o Grande Mucuripe é composto por dois processos: o de favelização e o de verticalização. Estas são reflexos das atividades econômicas desenvolvidas na área: o turismo, a pesca e a atividade industrial associada ao Porto. Para Ramos (2003, p. 89):

6 É importante destacar a expansão dessa área chamada Mucuripe, que não mais restringe-se à delimitação oficial da Prefeitura de Fortaleza, mas abrange uma grande gama de bairros que formam o chamado Grande Mucuripe e contém relações sociais, econômicas e culturais.. Os bairros que formam o Grande Mucuripe Mucuripe, Vicente Pinzon e Serviluz (também conhecido como Cais do Porto) possuem características socioeconômicas diversificadas. No Conjunto Santa Terezinha, que faz parte do bairro Mucuripe, percebe-se uma ocupação oriunda do processo de remoção das favelas e criação de conjuntos habitacionais. Os primeiros, na década de 1980, possuíam infraestrutura e não abrigavam moradias precárias. A instalação dos moradores no conjunto ocorreu diferente de outras áreas no entorno do Porto, como o Serviluz e nas favelas próximas, já que fazia parte de um programa público de erradicação das favelas. Ramos, (2003, p. 72) dá ênfase ao momento econômico vivenciado pela cidade: Era o momento em que o turismo começava a produzir divisas para o Estado, marcando o início da construção de hotéis na Av. Beira-Mar. O objetivo da criação do Conjunto Santa Terezinha era abrigar os moradores das favelas próximas ao Mucuripe, e assim deixar a área livre para a nova demanda social que chegava ao Bairro. Os conflitos existentes na área podem não ser rotineiros, mas estão presente através dos produtores do espaço. Estes alteram a dinâmica do local e o transforma em produto de consumo, principal fator de segregação e de desentendimentos. Aprofunda Ferreira (2011, p. 33) que: O uso do espaço, a vida que se dá no lugar, e, assim, também emergirão as tensões, posto que há sempre um jogo algumas vezes aberto, mas na maioria das vezes oculto entre apropriação e dominação do espaço. Aqui,a tensão entre valor de uso e valor de troca no uso do solo urbano está posta, e a cada vez maior mercadificação do espaço traz consequências para a camada mais pobre, que tem sido ainda mais espoliada. No caso do Grande Mucuripe, as transformações na área, cada vez mais intensas, estão vinculadas ao novo contexto vivido pela cidade de Fortaleza: o seu empresariamento, que a transforma em mercadoria e vende a sua imagem em uma

7 escala global. Se a formação do Mucuripe e seu entorno está associada à instalação do Porto e as atividades desempenhadas por ele: zona industrial, comércio, exportação e etc. Atualmente não se percebe mais essa ligação tão estreita. A construção do Porto do Pecém, na região metropolitana de Fortaleza, extraiu grande parte da produção comercial e industrial do Porto do Mucuripe. Isso alterou o número de empregos fornecidos no local e a saída de algumas pessoas em busca de novas oportunidades. Aliado ao crescimento do turismo, essa ocupação vem se transformando e busca atender a demanda turística e também das classes abastadas. As áreas antes ocupadas pela classe trabalhadora da zona portuária começam a interessar os produtores que visualizam novas zonas de crescimento imobiliário e instalação de serviços. Além disso, os espaços de lazer marítimo nessa área, oriundos do impacto ambiental do Porto, - a Praia Mansa e o Titanzinho foram apropriados pelos pobres, mas que interessa aos especuladores no cenário atual. A explicação dada por Ramos (2003, p. 84): É que a produção da moradia nessas áreas é algo bastante lucrativo para os especuladores, já que a verticalização é uma forma de expandir o volume de capital sobre a terra. Considerando a valorização dessas áreas, evidenciada pelo preço médio por metro quadrado dos terrenos aí encontrados, como mostraremos a diante, é fácil perceber porque essas terras não são mais acessíveis em termos de moradia para a população de origem. Explica também as constantes remoções de moradores ou saída destes para o Conjunto Santa Terezinha, Morro do Teixeira, Cais do Porto, Vicente Pinzón e até mesmo outros bairros mais distantes do Mucuripe. A capital cearense já tem sua imagem consolidada no cenário turístico. A chegada dos visitantes por vias áreas e terrestres acaba por se tornar comum as outras cidades. Com a localização geográfica privilegiada, Fortaleza já se encontra entre os cinco destinos com maior fluxo turístico internacional, tendo um enorme potencial para atender a demanda dos cruzeiros. Esse diferencial, com a implantação do terminal, busca consolidar a cidade no turismo marítimo. Segundo a companhia responsável pela administração do Porto Docas do Ceará (2012): Com quase 60 anos de atividade desde a construção do molhe do Titan, o Porto de Fortaleza se destaca nas rotas de cruzeiro ao longo da costa brasileira, sendo também a primeira escala em águas nacionais para navios vindos da Europa e Estados Unidos..

8 O Porto do Mucuripe não possui uma estrutura adequada para a recepção de grandes cruzeiros e, essa precariedade não está associada apenas ao desembarque, mas também na profundidade para atracação de navios de grande porte. No momento, ele atua prioritariamente como porto de trânsito e, a partir do terminal, a capital pode se converter na melhor cidade para operações do tipo flyport, devido a sua distância de Lisboa e Miami. Além disso, o seu perímetro de influência compreende parte das regiões norte e nordeste do Brasil, atraindo assim mais passageiros. A enseada do Mucuripe possui uma posição estratégica é ponto de conexão para diversos destinos nacionais. A construção do Porto do Mucuripe foi consequência do crescimento econômico do estado do Ceará e da elevação de Fortaleza à cidade. Se o seu objetivo inicial era suprir a carência portuária, atualmente, a necessidade de implantação do terminal é de fornecer estrutura adequada para o desembarque de cruzeiros e consolidar esse mercado na cadeia turística. O projeto abrange um terminal com múltiplas funções e com impactos diretos no entorno do Mucuripe. A localização do porto entre dois fluxos turísticos de Fortaleza induz à formação de diversas hipóteses para a área: especulação imobiliária, investimentos privados na Praia Mansa, construção de vias de acesso e, consequentemente, valorização do espaço e formação de novos arranjos espaciais modelados por diversos agentes. Em Fortaleza, a zona portuária do Mucuripe é marcada por diversos usos e funções. A implantação da zona industrial originou uma ocupação desordenada da população mais pobre em busca de emprego, formando o aglomerado do Serviluz e do Vicente Pinzon. Aliado a ela, já se encontrava a comunidade de pescadores no próprio Mucuripe que, com a construção do porto, sofreram impactos ambientais e não conseguiam competir com a pesca industrial. Já o desenvolvimento do turismo, junto à valorização da Avenida Beira Mar, e o desejo de morar na praia, propiciaram o crescimento intenso da faixa litorânea de Fortaleza, com maior impacto na zona leste da cidade. Essa dinâmica acabou estendo a ocupação para além da praia do Meireles, atingindo áreas do Mucuripe e do entorno.

9 Os recursos para a implantação do Terminal Marítimo de Passageiros são provenientes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) COPA Está inserido na administração da Companhia Docas do Ceará, responsável pelo andamento da obra e do funcionamento do Porto. É uma companhia de economia mista, vinculada à Secretária de Portos da Presidência da República. Ao todo, serão investidos 149 milhões de reais. O valor inclui os custos com as obras civis, equipamentos (sistema de ar condicionado, escadas rolantes, elevadores e defensas para navios) e fiscalização. Teve inicio em março de 2012 e será finalizada em maio de 2014, para atender a demanda da Copa do Mundo. Mesmo sem estar finalizada, a construção do equipamento já mostra as primeiras mudanças no entorno do Porto do Mucuripe. Vários trechos dos bairros, como na Praia do Futuro, Serviluz e no Vicente Pinzon, estão em obras. O projeto do TMP prevê o aumento da profundidade do Porto em 14 metros e, além do cais existente (com 685m), outro de atracação será implantado com 350 metros para a recepção de cruzeiros, oferecendo a infraestrutura adequada para atracações simultâneas e para as companhias. É válido ressaltar que outros projetos são voltados para área, buscando integrar a zona portuária a alguns locais da cidade, como o aeroporto. Isso será realizado através do VLT, com uma estação no Mucuripe. Além disso, o sistema rodoviário terá uma área especial de estacionamento, favorecendo a recepção e, também, para veículos normais, serão disponibilizadas vagas no terminal e estações do metrô. Essa política de mobilidade tem como objetivo inserir o Terminal Marítimo em um ponto de atração para a população local, já que, na Praia Mansa local de implantação do equipamento será um espaço público que permitirá visitação e contemplação do lugar. A ampla gama de serviços ofertados pelo Terminal está pautada na lógica de flyport, o conceito onde a criação de espaços multifuncionais permite que as atividades de cruzeiro possam ser rapidamente modificadas, atendendo às diferentes demandas sazonais e operacionais. Os serviços disponíveis no espaço são comércios, restaurantes, cafés, ambulatório, acesso à internet e órgãos que atuam na operação turística e alfandegária. Dessa forma, os espaços multiusos do equipamento podem abrigar diferentes eventos e convenções, sendo projetados para permitir a sua expansão interna.

10 Esse pensamento está vinculado à governança empreendedora adotada pela cidade de Fortaleza e ocasiona impactos na imagem do local, principalmente a sua valorização. O que se pode compreender do projeto do TMP é a busca pela consolidação de Fortaleza em mais um vetor da cadeia turística. O uso do mar em sua totalidade: como espaço de lazer, contemplação e recepção. Em uma cidade pautada no turismo, o impacto da implantação desse equipamento ganha proporções maiores: a visibilidade que o entorno do porto vai receber e que será moldada pelos agentes do espaço através de ações do poder público e da iniciativa privada. O que explica a urbanização litorânea de Fortaleza é a inserção da atividade turística em sua cadeia econômica. Isso ocorre na década de 1980 e transforma a faixa de praia da cidade. Na Avenida Beira Mar ocorre a construção de condomínios de luxo e de grandes hotéis, buscando atender o mercado turístico que se formava. Esse contexto vivido por Fortaleza também ocorreu em Recife, Salvador e Natal, mostrando que as capitais nordestinas se apropriaram do mar para consolidar a sua imagem. O Porto do Mucuripe localiza-se entre os dois maiores corredores de fluxo turístico da orla fortalezense. Na Avenida Beira Mar concentra-se a rede hoteleira e espaços de lazer, como restaurantes, atividades esportivas e feira de artesanato. Já na Praia do Futuro, encontra-se o complexo turístico das barracas de praia, um serviço muito procurado por turistas e pouco encontrado em outras cidades. Já é possível perceber a ligação entre estes três corredores. A zona portuária é, em sua maior parte, composta por moradias da classe mais baixa, dotada de ruas sem asfalto, algumas até sem serviço de esgoto, além da violência oriunda do tráfico de drogas. O contraste nessas três áreas é grande, mas existe uma perspectiva de transformar o Grande Mucuripe além de um ponto de desembarque, mas também um corredor turístico. A implantação do Terminal Marítimo de Passageiros não consolida apenas o turismo marítimo, mas a inserção de uma nova faixa de praia na orla de Fortaleza e, esta, é voltada para atender a demanda das classes mais favorecidas. As hipóteses de especulação imobiliária, de uma nova função portuária e expansão da malha urbana puderam ser visualizadas ainda que de forma discreta nos trabalhos de campo e nas

11 propostas de investimentos para a área. Essa lógica é expressa por Ferreira (2011, p. 203): O tipo de governança urbana empreendedora que enfatiza as formas específicas de acumulação do capital. Assim, os projetos de frentes marítimas como um problema urbano, [...] têm sido postos em prática através das parcerias público-privadas baseadas no mercado para revitalizar a área portuária. A valorização do litoral, em Fortaleza, é tão intensa que a produção do espaço urbano nessas áreas é rápida e busca atender a demanda de habitação e lazer para a classe média alta. As implicações desse processo estão diretamente associadas aos produtores do espaço e a organização espacial moldada por eles. A construção de equipamentos desse porte na cidade consolida a imagem de Fortaleza como litorânea marítima e, é assim pautada, a lógica dos investimentos públicos e privados que são responsáveis pela expansão da malha urbana e da apropriação do espaço por determinados grupos sociais. CONSIDERAÇÕES FINAIS O que podemos concluir é que, a implantação de um equipamento de grande porte como o Terminal, em uma área de pouco interesse dos produtores urbanos, ocasiona intensas transformações, oriundas da adoção de novas funções e serviços ofertados para a cidade. No caso do Grande Mucuripe, podemos indicar a função de moradia - possivelmente voltada para as classes mais elevadas -, o turismo, através de um equipamento aberto ao público e decorrente das obras de mobilidade e restauração de alguns bairros, além da criação de um novo corredor turístico: o eixo Praia do Meireles, Mucuripe e Praia do Futuro, ocasionando grandes impactos econômicos para a cidade. REFERÊNCIAS

12 BATISTA, Francisca Gonçalves; LIMA, Luiz Cruz. O PORTO NA NOVA ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO MUNDIAL. São Paulo: Universidade de São Paulo, COSTA, Maria Clélia Lustosa. Expansão da infraestrutura urbana e dos serviços públicos em Fortaleza (Brasil), na virada do século XIX. São Paulo: Universidade de São Paulo, CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. Editora Ática: São Paulo, DANTAS, Eustógio Wanderley Correia. Mar à vista: estudo da maritimidade em Fortaleza. 2ª Edição. Fortaleza: Edições UFC, DANTAS, Eustógio Wanderley Correia. Maritimidade nos Trópicos: Por uma Geografia do Litoral. Fortaleza: Edições UFC, DOCAS DO CEARÁ. Documentos da Autoridade Portuária. Disponível em < Acesso em 10 de maio, ESPINDOLA, Itamar. O Porto de Fortaleza. Fortaleza, FERREIRA, Álvaro. A cidade do século XXI: segregação e banalização do espaço. Rio de Janeiro: Consequência, HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, MACHADO, M.S; PACHECO, S.M.M. Globalização, políticas públicas e reestruturação territorial. Rio de Janeiro: 7 letras, RAMOS, Lidiane da Costa. Mucuripe: verticalização, mutações resistências no espaço habitado f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, URRY, Jonh. O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel: SESC, 1996.

Metodologia. Resultados

Metodologia. Resultados ENCONTRO INTERNACIONAL PARTICIPAÇÃO, DEMOCRACIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: APROXIMANDO AGENDAS E AGENTES UNESP SP 23 a 25 de abril de 2013, UNESP, Araraquara (SP) AGENTES SOCIAIS E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO

Leia mais

A URBANIZAÇÃO SOB O CAPITALISMO E SEUS PROBLEMAS. www.tiberiogeo.com.br A Geografia Levada a Sério

A URBANIZAÇÃO SOB O CAPITALISMO E SEUS PROBLEMAS. www.tiberiogeo.com.br A Geografia Levada a Sério A URBANIZAÇÃO SOB O CAPITALISMO E SEUS PROBLEMAS 1 Industrialização e urbanização A industrialização dá o tom da urbanização contemporânea; Teve seu início próxima as áreas de matériasprimas e água; Ela

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQ 399- TRABALHO DE CURSO -2011/2 BELLE MARE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQ 399- TRABALHO DE CURSO -2011/2 BELLE MARE UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQ 399- TRABALHO DE CURSO -2011/2 BELLE MARE ALUNA: ORIENTADORA: TERESA FARIA NOVEMBRO 2011 AGRADECIMENTOS AGRADEÇO A TODOS QUE ACREDITARAM,

Leia mais

Objetivo 3.2. Melhorar a infra-estrutura de transporte e logística do Estado. As prioridades estaduais, segundo a visão da indústria, estão na

Objetivo 3.2. Melhorar a infra-estrutura de transporte e logística do Estado. As prioridades estaduais, segundo a visão da indústria, estão na Objetivo 3.2. Melhorar a infra-estrutura de transporte e logística do Estado. As prioridades estaduais, segundo a visão da indústria, estão na ampliação do número de terminais portuários, rodovias, ferrovias

Leia mais

Aluno: Antero Vinicius Portela Firmino Pinto Orientadora: Regina Célia de Mattos. Considerações Iniciais

Aluno: Antero Vinicius Portela Firmino Pinto Orientadora: Regina Célia de Mattos. Considerações Iniciais AS TRANSFORMAÇÕES ESPACIAIS NA ZONA OESTE DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO A PARTIR DOS INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA PARA COPA DO MUNDO EM 2014 E AS OLIMPÍADAS DE 2016 Aluno: Antero Vinicius Portela Firmino

Leia mais

História da Habitação em Florianópolis

História da Habitação em Florianópolis História da Habitação em Florianópolis CARACTERIZAÇÃO DAS FAVELAS EM FLORIANÓPOLIS No início do século XX temos as favelas mais antigas, sendo que as primeiras se instalaram em torno da região central,

Leia mais

Políticas de moradia: entre o direito e a violação de direitos humanos. Demian Garcia Castro

Políticas de moradia: entre o direito e a violação de direitos humanos. Demian Garcia Castro Políticas de moradia: entre o direito e a violação de direitos humanos Demian Garcia Castro Hipótese central: a nova rodada de mercantilização da cidade vem ampliando os processos de segregação socioespacial

Leia mais

BONDES EM VITÓRIA E VILA VELHA FORMANDO A REDE DE TRANSPORTE COLETIVO DISPONÍVEL NO INÍCIO DO SÉCULO XX. BONDE NO BAIRRO ARIBIRI EM VILA VELHA

BONDES EM VITÓRIA E VILA VELHA FORMANDO A REDE DE TRANSPORTE COLETIVO DISPONÍVEL NO INÍCIO DO SÉCULO XX. BONDE NO BAIRRO ARIBIRI EM VILA VELHA OS MUNICÍPIOS QUE HOJE FORMAM A REGIÃO METROPOLITANA DE VITÓRIA APRESENTAM PECULIARIDADES SIGNIFICATIVAS EM SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO. A FORTE INFLUÊNCIA JESUÍTA NO PROCESSO EDUCACIONAL E O CULTIVO DA TERRA

Leia mais

Mapa 09 Área Central de PiracicabaOcupação do Solo. Urbano

Mapa 09 Área Central de PiracicabaOcupação do Solo. Urbano L E I T U R A E I N T E R P R E T A Ç Ã O D A S I T U A Ç Ã O U R B A N A Mapa 09 de PiracicabaOcupação do Solo Urbano P L A N O D E A Ç Ã O P A R A R E A B I L I T A Ç Ã O U R B A N A D A Á R E A C E

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

Como estruturar empreendimentos mistos

Como estruturar empreendimentos mistos 1 Como estruturar empreendimentos mistos Por Mariana Borges Altmayer Advogada esclarece dúvidas sobre o registro de incorporação, a convenção de condomínio e o modelo de gestão para empreendimentos de

Leia mais

Urbanização no Brasil

Urbanização no Brasil Urbanização no Brasil Urbanização é o aumento proporcional da população urbana em relação à população rural. Segundo esse conceito, só ocorre urbanização quando o crescimento da população urbana é superior

Leia mais

Projeto Cidade da Copa : influência na mobilidade da Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco

Projeto Cidade da Copa : influência na mobilidade da Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco Danilo Corsino de Queiróz Albuquerque¹ Ana Regina Marinho Dantas Barboza da Rocha Serafim² ¹Graduando do 5º Período no Curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade de Pernambuco (UPE), E-mail:

Leia mais

A USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO-MA: ANÁLISE DE SEUS ESPAÇOS DE INFLUÊNCIA SOB A CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO DE MILTON SANTOS

A USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO-MA: ANÁLISE DE SEUS ESPAÇOS DE INFLUÊNCIA SOB A CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO DE MILTON SANTOS Thaís Samara de Castro Bezerra José Carlos Bezerra Universidade Estadual da Paraíba UEPB thaissamara@hotmail.com karligor@hotmail.com A USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO-MA: ANÁLISE DE SEUS ESPAÇOS DE INFLUÊNCIA

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

URBANIZAÇÃO NO BRASIL, NO ESTADO E NO MUNICÍPIO, NOS ÚLTIMOS 50 ANOS.

URBANIZAÇÃO NO BRASIL, NO ESTADO E NO MUNICÍPIO, NOS ÚLTIMOS 50 ANOS. URBANIZAÇÃO NO BRASIL, NO ESTADO E NO MUNICÍPIO, NOS ÚLTIMOS 50 ANOS. O que é cidade? Segundo a ONU, aglomerado urbano concentrado com mais de 20 mil habitantes, com atividades no setorsecundário secundário

Leia mais

O papel do estado no urbano

O papel do estado no urbano O papel do estado no urbano O papel do estado na afirmação da segregação Fabiana Rezende Poliana Alessandra Lorena Yoshiko A segregação no espaço urbano pode ser encontrada em várias esferas, iremos analisar

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego

Pesquisa Mensal de Emprego Pesquisa Mensal de Emprego EVOLUÇÃO DO EMPREGO COM CARTEIRA DE TRABALHO ASSINADA 2003-2012 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE 2 Pesquisa Mensal de Emprego - PME I - Introdução A Pesquisa

Leia mais

APL DE TURISMO NO LITORAL DO PIAUÍ

APL DE TURISMO NO LITORAL DO PIAUÍ APL DE TURISMO NO LITORAL DO PIAUÍ (A) Teresina; (B) Cajueiro da Praia; (C) Luis Correia; (D) Parnaíba; (E) Ilha Grande Rota das Emoções: Jericoacoara (CE) - Delta (PI) - Lençóis Maranhenses (MA) Figura

Leia mais

Urbanização Brasileira

Urbanização Brasileira Urbanização Brasileira O Brasil é um país com mais de 190 milhões de habitantes. A cada 100 pessoas que vivem no Brasil, 84 moram nas cidades e 16 no campo. A população urbana brasileira teve seu maior

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 A Dinâmica dos espaços da Globalização. (9º ano) *Estudaremos a difusão do modo capitalista de produção, ou seja, do modo de produzir bens e

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO ABRIL / 2005 Apresentação SMPDSE SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento

Leia mais

Urban View. Urban Reports. Fielzão e seu impacto na zona Leste

Urban View. Urban Reports. Fielzão e seu impacto na zona Leste Urban View Urban Reports Fielzão e seu impacto na zona Leste Programa Falando em dinheiro, coluna Minha cidade, meu jeito de morar e investir Rádio Estadão ESPN Itaquera acordou com caminhões e tratores

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É claro que o Brasil não brotou do chão como uma planta. O Solo que o Brasil hoje ocupa já existia, o que não existia era o seu território, a porção do espaço sob domínio,

Leia mais

O programa de urbanização de favelas da prefeitura de São Paulo um estudo de caso da favela de Heliópolis

O programa de urbanização de favelas da prefeitura de São Paulo um estudo de caso da favela de Heliópolis O programa de urbanização de favelas da prefeitura de São Paulo um estudo de caso da favela de Heliópolis Fabiana Cristina da Luz luz.fabiana@yahoo.com.br Universidade Cruzeiro do Sul Palavras-chave: Urbanização

Leia mais

Unesp 2014/2 Geografia 2ª Fase

Unesp 2014/2 Geografia 2ª Fase QUESTÃO 5 (Placas Tectônicas e Terremotos) A partir das informações apresentadas e de conhecimentos geográficos, indique as áreas e as razões que levam algumas zonas do planeta a estarem sujeitas a maior

Leia mais

Centro Cultural e de Exposições de Maceió

Centro Cultural e de Exposições de Maceió Centro Cultural e de Exposições de Maceió Descrição Administrar, explorar comercialmente e desenvolver eventos culturais, de lazer e de negócios no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, localizado

Leia mais

Dinâmica Recente da Rede Urbana Brasileira

Dinâmica Recente da Rede Urbana Brasileira http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=590200&page=24 Dinâmica Recente da Rede Urbana Brasileira UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Leia mais

O AUMENTO DA COMPETITIVIDADE DO POLO INDUSTRIAL DE CUBATÃO. Marco Paulo Penna Cabral Effectio, associada a Fundação Dom Cabral na Baixada Santista

O AUMENTO DA COMPETITIVIDADE DO POLO INDUSTRIAL DE CUBATÃO. Marco Paulo Penna Cabral Effectio, associada a Fundação Dom Cabral na Baixada Santista O AUMENTO DA COMPETITIVIDADE DO POLO INDUSTRIAL DE CUBATÃO Marco Paulo Penna Cabral Effectio, associada a Fundação Dom Cabral na Baixada Santista NA BAIXADA SANTISTA E ALTO TIETÊ Conheça a Fundação Dom

Leia mais

Autores: ANNARA MARIANE PERBOIRE DA SILVA, MARIA HELENA CAVALCANTI DA SILVA

Autores: ANNARA MARIANE PERBOIRE DA SILVA, MARIA HELENA CAVALCANTI DA SILVA RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O SETOR DE HOSPITALIDADE: um estudo de caso aplicável ao curso Técnico de Hospedagem Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco Autores: ANNARA

Leia mais

Mudanças Socioespaciais em um Mundo Globalizado

Mudanças Socioespaciais em um Mundo Globalizado Mudanças Socioespaciais em um Mundo Globalizado Colégio Salesiano São José 8º ano Geografia Professor: Juliano Mudanças no Espaço Geográfico Como ocorrem essas mudanças: Formas; Funções; Fluxos; Modos

Leia mais

Concessão Rodoviária Estadual Trecho Litoral Norte

Concessão Rodoviária Estadual Trecho Litoral Norte Concessão Rodoviária Estadual Trecho Litoral Norte Descrição Concessão à iniciativa privada dos principais eixos rodoviários de acesso ao litoral norte de Alagoas, visando a melhoria operacional, manutenção,

Leia mais

A urbanização Brasileira

A urbanização Brasileira A urbanização Brasileira Brasil Evolução da população ruralurbana entre 1940 e 2006. Fonte: IBGE. Anuário estatístico do Brasil, 1986, 1990, 1993 e 1997; Censo demográfico, 2000; Síntese Fonte: IBGE. Anuário

Leia mais

Diálogos Governo -Sociedade Civil COPA 2014. O que o Brasil já ganhou com a Copa

Diálogos Governo -Sociedade Civil COPA 2014. O que o Brasil já ganhou com a Copa Diálogos Governo -Sociedade Civil COPA 2014 O que o Brasil já ganhou com a Copa 2 O que o Brasil já ganhou com a Copa Investimentos A Copa do Mundo é um grande investimento para todos brasileiros Os únicos

Leia mais

---- ibeu ---- ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO

---- ibeu ---- ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CNPq/FAPERJ/CAPES ---- ibeu ---- ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO COORDENAÇÃO LUIZ CÉSAR DE QUEIROZ RIBEIRO EQUIPE RESPONSÁVEL ANDRÉ RICARDO SALATA LYGIA GONÇALVES

Leia mais

Ministério das Cidades MCidades

Ministério das Cidades MCidades Ministério das Cidades MCidades Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS São Paulo, 02 de junho de 2014 Roteiro 1. O processo de urbanização no Brasil: histórico. 2. Avanços institucionais na promoção

Leia mais

Edital 03.2014 TERMO DE REFERÊNCIA 01

Edital 03.2014 TERMO DE REFERÊNCIA 01 Edital 03.2014 TERMO DE REFERÊNCIA 01 ELABORAÇÃO DE PLANOS DE SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA PARA EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS ORGANIZADOS EM REDES DE COOPERAÇÃO NOS TERRITÓRIOS DA MATA SUL/PE, MATA

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Planejamento Turístico para Promoção do Turismo de Base Comunitária: experiências no Amazonas e no Pará

Planejamento Turístico para Promoção do Turismo de Base Comunitária: experiências no Amazonas e no Pará Capítulo do Livro: Série Integração, Transformação e Desenvolvimento: Áreas Protegidas e Biodiversidade Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro. 2012. Planejamento Turístico para

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO DISTRITO INDUSTRIAL DO CHÁCARAS REUNIDAS

INDUSTRIALIZAÇÃO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO DISTRITO INDUSTRIAL DO CHÁCARAS REUNIDAS INDUSTRIALIZAÇÃO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO DISTRITO INDUSTRIAL DO CHÁCARAS REUNIDAS Gustavo Andreiev Nunes Serra 1, Adriane Aparecida Moreira de Souza 2 Universidade

Leia mais

3º Balanço das ações do Governo Brasileiro para a Copa- Abril 2012

3º Balanço das ações do Governo Brasileiro para a Copa- Abril 2012 Code-P0 3º Balanço das ações do Governo Brasileiro para a Copa- Abril 2012 Brasília, Maio de 2012 Code-P1 Conteúdo do documento Visão geral das ações Visão por tema 1 Code-P2 Ciclos dos preparativos do

Leia mais

TURISMO. o futuro, uma viagem...

TURISMO. o futuro, uma viagem... TURISMO o futuro, uma viagem... PLANO NACIONAL DO TURISMO 2007-2010 OBJETIVOS Desenvolver o produto turístico brasileiro com qualidade, contemplando nossas diversidades regionais, culturais e naturais.

Leia mais

AS PRINCIPAIS MUDANÇAS PROPOSTAS PELA PREFEITURA DE SÃO PAULO PARA O NOVO PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

AS PRINCIPAIS MUDANÇAS PROPOSTAS PELA PREFEITURA DE SÃO PAULO PARA O NOVO PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO AS PRINCIPAIS MUDANÇAS PROPOSTAS PELA PREFEITURA DE SÃO PAULO PARA O NOVO PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Marcia Heloisa P. S. Buccolo, consultora jurídica de Edgard Leite Advogados

Leia mais

Investimentos RIO 2012.2014. Sumário executivo. Sumário executivo

Investimentos RIO 2012.2014. Sumário executivo. Sumário executivo Investimentos Decisão RIO 2012.2014 Sumário executivo Sumário executivo Rio de Janeiro: Localização privilegiada, logística estratégica O Rio de Janeiro avançou extraordinariamente na última década com

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

URBANIZAÇÃO LUGAR É A BASE

URBANIZAÇÃO LUGAR É A BASE URBANIZAÇÃO LUGAR É A BASE. DA REPRODUÇÃO DA VIDA E PODE SER ANALISADO PELA TRÍADE HABITANTE- IDENTIDADE-LUGAR. OBJETIVOS ESPECÍFICOS A. Caracterizar o fenômeno da urbanização como maior intervenção humana

Leia mais

Diretrizes visando a melhoria de projetos e soluções construtivas na expansão de habitações de interesse social 1

Diretrizes visando a melhoria de projetos e soluções construtivas na expansão de habitações de interesse social 1 Diretrizes visando a melhoria de projetos e soluções construtivas na expansão de habitações de interesse social 1 1. INTRODUÇÃO 1.1. Justificativa O tema estudado no presente trabalho é a expansão de habitações

Leia mais

Síntese do planejamento e os impactos para o país com a Copa do Mundo 2014

Síntese do planejamento e os impactos para o país com a Copa do Mundo 2014 Code-P0 Síntese do planejamento e os impactos para o país com a Copa do Mundo 2014 Encontro Nacional - Abracen Eventos Esportivos e os Impactos para o país São Paulo, 7 de março de 2012 Code-P1 O Brasil

Leia mais

ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS Nº 003/LCIC-2/2014 27/05/2014 CONCORRÊNCIA Nº 004/DALC/SBCT/2014

ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS Nº 003/LCIC-2/2014 27/05/2014 CONCORRÊNCIA Nº 004/DALC/SBCT/2014 ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS Nº 003/LCIC-2/2014 27/05/2014 CONCORRÊNCIA Nº 004/DALC/SBCT/2014 CONCESSÃO DE USO DE ÁREAS DESTINADAS À IMPLANTAÇÃO E EXPLORAÇÃO COMERCIAL DE HOTEL NO AEROPORTO INTERNACIONAL

Leia mais

Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos - ANPTrilhos

Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos - ANPTrilhos Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos - ANPTrilhos BALANÇO DO SETOR METROFERROVIÁRIO DE PASSAGEIROS 2012/2013 Apoio: QUEM SOMOS ANPTrilhos é uma Associação Civil, sem fins

Leia mais

UMA BREVE DESCRIÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL, DESTACANDO O EMPREGO FORMAL E OS ESTABELECIMENTOS NO NORDESTE

UMA BREVE DESCRIÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL, DESTACANDO O EMPREGO FORMAL E OS ESTABELECIMENTOS NO NORDESTE UMA BREVE DESCRIÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL, DESTACANDO O EMPREGO FORMAL E OS ESTABELECIMENTOS NO NORDESTE GEPETIS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade

Leia mais

COPA DO MUNDO FIFA 2014 BRASIL. Oportunidades e Desafios

COPA DO MUNDO FIFA 2014 BRASIL. Oportunidades e Desafios COPA DO MUNDO FIFA 2014 BRASIL Oportunidades e Desafios COPA DO MUNDO - OPORTUNIDADES Um evento esportivo do porte de uma Copa do Mundo é como uma grande vitrine do país no exterior e corresponde a um

Leia mais

O que o Brasil já ganhou com a Copa. Secretaria-Geral da Presidência da República

O que o Brasil já ganhou com a Copa. Secretaria-Geral da Presidência da República O que o Brasil já ganhou com a Copa COPA DO MUNDO NO BRASIL um momento histórico e de oportunidades A Copa do Mundo é um momento histórico para o Brasil, que vai sediar, em conjunto com as Olimpíadas em

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano SNHIS / FNHIS - Lei nº 11.124/05 REQUISITOS PARA ADESÃO DOS MUNICÍPIOS AO

Leia mais

SHOPPING ILHA DO MEL

SHOPPING ILHA DO MEL Cenário atual O Brasil é o 5º maior país do mundo com grande crescimento no setor de Shopping Centers. Segundo pesquisa da Interscience, encomendada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE),

Leia mais

Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil ǀ Minas Gerais. Há mais de 16 anos estreitando laços entre Minas Gerais e Portugal

Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil ǀ Minas Gerais. Há mais de 16 anos estreitando laços entre Minas Gerais e Portugal Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil ǀ Minas Gerais Há mais de 16 anos estreitando laços entre Minas Gerais e Portugal A História e o papel da Câmara A Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - Minas

Leia mais

Flávio Ahmed CAU-RJ 15.05.2014

Flávio Ahmed CAU-RJ 15.05.2014 Flávio Ahmed CAU-RJ 15.05.2014 O espaço urbano como bem ambiental. Aspectos ambientais do Estatuto da cidade garantia da qualidade de vida. Meio ambiente natural; Meio ambiente cultural; Meio ambiente

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa 1 INTRODUÇÃO 1.1 Motivação e Justificativa A locomoção é um dos direitos básicos do cidadão. Cabe, portanto, ao poder público normalmente uma prefeitura e/ou um estado prover transporte de qualidade para

Leia mais

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO PROJETO CARBONO NO CORREDOR DE BIODIVERSIDADE EMAS TAQUARI RELATÓRIO DE ATIVIDADES ASSENTEMENTOS SERRA DAS ARARAS, FORMIGUINHA E POUSO ALEGRE JULHO DE 2011 INTRODUÇÃO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA O PLANO DIRETOR: REGIONAL BOQUEIRÃO 18/03/2014 CURITIBA MARÇO/2014 Realizações no dia

Leia mais

BRASIL ARTE CONTEMPORÂNEA. Programa Setorial Integrado de Promoção às Exportações da Arte Contemporânea Brasileira.

BRASIL ARTE CONTEMPORÂNEA. Programa Setorial Integrado de Promoção às Exportações da Arte Contemporânea Brasileira. 1 PROJETO SETORIAL INTEGRADO BRASIL ARTE CONTEMPORÂNEA Programa Setorial Integrado de Promoção às Exportações da Arte Contemporânea Brasileira. 2 Introdução O Ministério da Cultura, sugeriu a Fundação

Leia mais

Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1

Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1 Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1 Entenda quais são os Instrumentos de Planejamento e Gestão Urbana que serão revistos Revisão Participativa

Leia mais

Eixo Temático ET-04-005 - Gestão Ambiental em Saneamento PROPOSTA DE SANEAMENTO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB: EM BUSCA DE UMA SAÚDE EQUILIBRADA

Eixo Temático ET-04-005 - Gestão Ambiental em Saneamento PROPOSTA DE SANEAMENTO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB: EM BUSCA DE UMA SAÚDE EQUILIBRADA 225 Eixo Temático ET-04-005 - Gestão Ambiental em Saneamento PROPOSTA DE SANEAMENTO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB: EM BUSCA DE UMA SAÚDE EQUILIBRADA Marcos Antônio Lopes do Nascimento¹; Maria Verônica

Leia mais

ESTUDO DA CRIAÇÃO DE UMA PLATAFORMA MULTIMODAL Prof. Ph.D. Cláudio Farias Rossoni Área delimitada onde em um mesmo local se encontram disponibilizados: DUTOVIAS HIDROVIAS RODOVIAS AEROVIAS FERROVIAS Área

Leia mais

Enercoutim investe 18 milhões na plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo

Enercoutim investe 18 milhões na plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo Enercoutim investe 18 milhões na plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo Por Elisabete Rodrigues 17 de Maio de 2013 09:05 Comentar A plataforma de demonstração de energia solar que

Leia mais

Turismo de (bons) negócios. 26 KPMG Business Magazine

Turismo de (bons) negócios. 26 KPMG Business Magazine Turismo de (bons) negócios 26 KPMG Business Magazine Segmento ganha impulso com eventos internacionais e aumento da demanda interna Eventos mobilizaram mais de R$ 20,6 bilhões em 2011 A contagem regressiva

Leia mais

A REGIÃO METROPOLITA NA NA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE CURITIBA

A REGIÃO METROPOLITA NA NA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE CURITIBA A REGIÃO METROPOLITA NA NA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE CURITIBA SITUAÇÃO ATUAL INTEGRAÇÃO METROPOLITANA NA LEI ORGÂNICA DE CURITIBA TÍTULO IV - DA ORDEM ECONÔMICA E SOCIAL CAPÍTULO I - DA ORDEM ECONÔMICA

Leia mais

Etapa 01 Proposta Metodológica

Etapa 01 Proposta Metodológica SP Etapa 01 Proposta Metodológica ConsultGEL - Rua: : José Tognoli, 238, Pres., 238, Pres. Prudente, SP Consultores Responsáveis, SP Élcia Ferreira da Silva Fone: : (18) 3222 1575/(18) 9772 5705 João Dehon

Leia mais

Prioridades para o PA 2014 Comunidade Externa. Câmpus Restinga Junho, 2013. Desenvolvimento Institucional

Prioridades para o PA 2014 Comunidade Externa. Câmpus Restinga Junho, 2013. Desenvolvimento Institucional Prioridades para o PA 2014 Comunidade Externa Câmpus Restinga Junho, 2013 Desenvolvimento Institucional APRESENTAÇÃO O presente relatório deve ser considerado como um Anexo ao Diagnóstico das Prioridades

Leia mais

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES O Ateliê de Idéias é uma organização social, sem fins lucrativos, fundada em 2003, que tem como missão desenvolver

Leia mais

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia Módulo 1 Questões Básicas da Economia 1.1. Conceito de Economia Todos nós temos uma série de necessidades. Precisamos comer, precisamos nos vestir, precisamos estudar, precisamos nos locomover, etc. Estas

Leia mais

Apoio às políticas públicas já existentes;

Apoio às políticas públicas já existentes; Uma voz complementa a outra, um sorriso cativa o próximo e é nesse pensamento que o Instituto Mundo Melhor, organização sem fins lucrativos liderada pelo Grupo MM Mercadomóveis, trabalha com projetos sociais

Leia mais

1 IDENTIFICAÇÃO 2 INTRODUÇÃO

1 IDENTIFICAÇÃO 2 INTRODUÇÃO 1 IDENTIFICAÇÃO Título: PROJETO SOCIAL ABRIGO CRISTÃO Data de realização: às terças e quintas-feiras Local de realização: dependência da Igreja de Ariquemes Horário: das 17:30 às 18:30 às terças e quintas-feiras

Leia mais

-Esta apresentação foi realizada no âmbito do projeto Moradia é Central durante a Oficina 3 - Financiamento para habitação social em Centros.

-Esta apresentação foi realizada no âmbito do projeto Moradia é Central durante a Oficina 3 - Financiamento para habitação social em Centros. -Esta apresentação foi realizada no âmbito do projeto Moradia é Central durante a Oficina 3 - Financiamento para habitação social em Centros. -Data: 05/12/2008 -Local: Instituto Pólis MORADIA É CENTRAL

Leia mais

PRATICANDO EXERCÍCIOS - 2013. Colégio Santa Clara Prof. Marcos

PRATICANDO EXERCÍCIOS - 2013. Colégio Santa Clara Prof. Marcos PRATICANDO EXERCÍCIOS - 2013 Colégio Santa Clara Prof. Marcos Densidade e crescimento demográfico brasileiro (FUVEST 2011) E este mapa, por que que ele difere dos demais? a) Correlacione as informações

Leia mais

Boletim Goiano de Geografia E-ISSN: 1984-8501 boletimgoianogeo@yahoo.com.br Universidade Federal de Goiás Brasil

Boletim Goiano de Geografia E-ISSN: 1984-8501 boletimgoianogeo@yahoo.com.br Universidade Federal de Goiás Brasil Boletim Goiano de Geografia E-ISSN: 1984-8501 boletimgoianogeo@yahoo.com.br Universidade Federal de Goiás Brasil Figueiredo Lima, Adriana; Gomes Godinho, Rangel Rastreamento da Cadeia Hortifrutigranjeira

Leia mais

Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE

Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE IV. CÂMARA TEMÁTICA DA EDUCACÃO, CULTURA E DESPORTOS Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE Meta 1 Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; Meta 2 Até 2010, 80% e,

Leia mais

Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires

Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires Professor: Josiane Vill Disciplina: Geografia Série: 2ª Ano Tema da aula: transporte e Telecomunicação Objetivo da aula:. Entender as principais formas de

Leia mais

O PROGRAMA CASA FÁCIL-UNIFIL: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E INSERÇÃO SOCIAL Gilson Jacob Bergoc 1, Ivan Prado Jr 2 e Ivanóe De Cunto 3

O PROGRAMA CASA FÁCIL-UNIFIL: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E INSERÇÃO SOCIAL Gilson Jacob Bergoc 1, Ivan Prado Jr 2 e Ivanóe De Cunto 3 O PROGRAMA CASA FÁCIL-UNIFIL: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E INSERÇÃO SOCIAL Gilson Jacob Bergoc 1, Ivan Prado Jr 2 e Ivanóe De Cunto 3 Pode-se dizer que a cidade contemporânea sofre de um mal crônico, senão

Leia mais

PLATAFORMA LOGÍSTICA Instrumento Importante para maior eficiência logística dos Portos Brasileiros O Caso do Porto de Santos

PLATAFORMA LOGÍSTICA Instrumento Importante para maior eficiência logística dos Portos Brasileiros O Caso do Porto de Santos PLATAFORMA LOGÍSTICA Instrumento Importante para maior eficiência logística dos Portos Brasileiros O Caso do Porto de Santos José Newton Barbosa Gama Assessor Especial Dezembro de 2011 SUMÁRIO Problemática

Leia mais

ANÁLISE DE PROJETO TÉCNICO SOCIAL APT MUNICÍPIO SANTANA DA BOA VISTA

ANÁLISE DE PROJETO TÉCNICO SOCIAL APT MUNICÍPIO SANTANA DA BOA VISTA TE-SER Social Consultoria e Assessoria de Projetos Ltda. Rua Upamaroti, 1129/121 Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP: 90.820-140 CNPJ: 08.798.484/0001-78 Inscrição Municipal: 510.834.26 ANÁLISE DE PROJETO

Leia mais

PLANO HABITACIONAL FRANCA PLHIS PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

PLANO HABITACIONAL FRANCA PLHIS PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL PLANO HABITACIONAL FRANCA PLHIS PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL HABITAÇÃO: COMO NECESSIDADE HUMANA ABRIGO As pessoas precisam de proteção para si e suas famílias contra as intempéries da natureza.

Leia mais

Projeto PERNAMBUCO NA COPA 2014

Projeto PERNAMBUCO NA COPA 2014 Projeto PERNAMBUCO NA COPA 2014 4º Fórum de Direito do Turismo 20 de Maio de 2011 ARRANJO INSTITUCIONAL - GOVERNO DE PERNAMBUCO SECOPA-PE Atribuições Planejar, coordenar e gerir as iniciativas dos órgãos

Leia mais

A GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA

A GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA A GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA Shirlei de Souza Correa - UNIVALI 1 Resumo: No contexto educacional pode-se considerar a gestão escolar como recente, advinda das necessidades

Leia mais

MACAÉ SOLUÇÕES PARA OS DESAFIOS DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO. Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil - BRITCHAM

MACAÉ SOLUÇÕES PARA OS DESAFIOS DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO. Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil - BRITCHAM MACAÉ SOLUÇÕES PARA OS DESAFIOS DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil - BRITCHAM 31/10/2013 1 Sumário 1 DADOS ESTATISTICOS DE MACAÉ 2 MACAÉ CIDADE DO PETRÓLEO 3 AÇÕES

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO DE INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA

GRUPO DE TRABALHO DE INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA DESENVOLVIMENTO DE LAY-OUT DE PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O SISTEMA G DE TRANSPORTE PÚBLICO MULTIMODAL PARA A REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA GRUPO DE TRABALHO DE INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA

Leia mais

A s. do de. TIAGO PEREIRA LIMA Diretor da ANTAQ São Paulo, 25 de agosto de 2010

A s. do de. TIAGO PEREIRA LIMA Diretor da ANTAQ São Paulo, 25 de agosto de 2010 A Mod erniz ação dos Porto s Brasil eiros para a Copa do Mun do de 2014 TIAGO PEREIRA LIMA Diretor da ANTAQ São Paulo, 25 de agosto de 2010 A ANTAQ E A ESTRUTURA DO ESTADO UNIÃO Poder Executivo Secretaria

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO (X ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

ÁREAS DE LAZER NA PRAIA DA LESTE-OESTE

ÁREAS DE LAZER NA PRAIA DA LESTE-OESTE Diego Teixeira de Araújo Universidade Federal do Ceará diegogeoufc@gmail.com ÁREAS DE LAZER NA PRAIA DA LESTE-OESTE INTRODUÇÃO O litoral hoje se constitui como importante área de lazer, veraneio, vilegiatura,

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE SÃO SEPÉ

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE SÃO SEPÉ TE-SER Social Consultoria e Assessoria de Projetos Ltda. Rua Upamaroti, 1129/121 Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP: 90.820-140 CNPJ: 08.798.484/0001-78 Inscrição Municipal: 510.834.26 Análise de Projeto

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

Code-P1. 5º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede: Salvador. Setembro/2013

Code-P1. 5º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede: Salvador. Setembro/2013 CodeP1 5º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidadesede: Salvador Setembro/2013 Salvador: Distribuição dos Investimentos por Tema e Fonte de Recursos CodeP2 Referência Set/13, Distribuição dos investimentos

Leia mais

www.concursovirtual.com.br

www.concursovirtual.com.br Geografia Professor Marcelo saraiva Principais Temas: Noções básicas de cartografia Natureza e meio ambiente no Brasil As atividades econômicas e a organização do espaço Formação Territorial e Divisão

Leia mais

Seminário Nacional Os Impactos dos Megaeventos nas Metrópoles Brasileiras. A Copa do Mundo e as Olimpíadas na Cidade do Rio de Janeiro

Seminário Nacional Os Impactos dos Megaeventos nas Metrópoles Brasileiras. A Copa do Mundo e as Olimpíadas na Cidade do Rio de Janeiro Seminário Nacional Os Impactos dos Megaeventos nas Metrópoles Brasileiras A Copa do Mundo e as Olimpíadas na Cidade do Rio de Janeiro Para além de um evento esportivo, os megaeventos Copa do Mundo e Olimpíadas

Leia mais

Apartamentos Disponíveis em Salvador

Apartamentos Disponíveis em Salvador Apartamentos Disponíveis em Salvador Não é surpresa que um apartamento em Salvador seja a escolha de muitos compradores que querem viver ou investir nessa linda cidade litorânea. Tem tudo o que um investidor

Leia mais

Os 10 bairros onde o aluguel mais subiu no Rio de Janeiro.

Os 10 bairros onde o aluguel mais subiu no Rio de Janeiro. CDURP Tópico: Porto Maravilha 09/08/2012 Exame.com - SP Editoria: Economia Pg: 07:00:00 Os 10 bairros onde o aluguel mais subiu no Rio de Janeiro. Priscila Yazbek Veja quais foram os bairros que tiveram

Leia mais

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE RONDA ALTA

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE RONDA ALTA TE-SER Social Consultoria e Assessoria de Projetos Ltda. Rua Upamaroti, 1129/121 Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP: 90.820-140 CNPJ: 08.798.484/0001-78 Inscrição Municipal: 510.834.26 Análise de Projeto

Leia mais

NOVEMBRO 2011 IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA PORTO HOJE PLANO ESTRATÉGICO

NOVEMBRO 2011 IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA PORTO HOJE PLANO ESTRATÉGICO NOVEMBRO 2011 IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA PORTO HOJE PLANO ESTRATÉGICO 1 LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA MUNDIAL Rotterdam (5) (1) (4) Porto do Itaqui (3) (2) Itaqui China (Shangai) (1) Via Canal Panamá ~ 12.000

Leia mais