Gestão de Ginásios e Centros de Lazer

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão de Ginásios e Centros de Lazer"

Transcrição

1 Gestão de Ginásios e Centros de Lazer Módulo_6_sessão_6 Company LOGO

2 Conteúdos Ginásios e Centros de Lazer Definição Tipologias

3 Definição Ginásio Estabelecimentos abertos ao público ou a uma categoria determinada de utentes, que integram uma ou mais salas destinadas à prática de atividades físicas e desportivas e respetivas instalações de apoio, podendo ainda comportar instalações complementares e equipamentos específicos, designadamente saunas e outros dispositivos de hidroterapia, que se destinam à prática individual ou coletiva de atividades físicas ou desportivas, em regime supervisionado ou livre, e dirigidas para a manutenção ou desenvolvimento da aptidão física, da saúde, da qualidade de vida ou treino das qualidades físicas.

4

5 Definição (tópicos) Estabelecimentos abertos ao público ou a uma categoria determinada de utentes Integram uma ou mais salas destinadas à prática de atividades físicas e desportivas Respetivas instalações de apoio, Instalações complementares e equipamentos específicos (saunas e outros dispositivos de hidroterapia)

6 Definição (tópicos) Destinam-se à prática individual ou coletiva de atividades físicas ou desportivas Em regime supervisionado ou livre Manutenção ou desenvolvimento da aptidão física, da saúde, da qualidade de vida ou treino das qualidades físicas.

7 Tipologias de ginásios A IHRSA (International Health, Racquet & Sportsclub Association) classifica as instalações ligadas ao fitness em dois tipos: 1 Instalações de fitness 2 Instalações polivalentes

8 Tipologias de ginásios 1 Instalações de fitness Ginásios que variam entre os 900m 2 e os 2500m 2 e geralmente asseguram 1m 2 por cliente. São instalações que se caraterizam por ter áreas para o treino cardiovascular, musculação, pesos livres, estúdios para aulas de grupo e balneários. Dentro deste tipo poderão existir outras subdivisões com menor dimensão, como sejam ginásios de personal training, treino express em circuito, etc.

9 Tipologias de ginásios 2 Instalações polivalentes Designadas de health clubs caraterizam-se por oferecer os espaços existentes nos ginásios, com maior dimensão, mas também, consoante os casos, piscinas, campos de ténis, polidesportivos, SPA e espaços de lazer outdoor. São espaços que variam entre os 3000 m 2 e os 9000 m 2 e oferecem cerca de 2,5m 2 por cliente.

10 Tipologias de ginásios Os ginásios podem ser classificados, de acordo com as suas caraterísticas. Alguns dos critérios a usar são: 1. Preços e serviços disponibilizados 2. Localização (área geográfica) 3. Integração 4. Propriedade 5. Serviços aquáticos 6. Serviços predominantes

11 Tipologias de ginásios LOW COST ESTANDART Quanto aos preços/serviços disponibilizados ÉLITE

12 Tipologias de ginásios URBANOS RURAIS Quanto à área geográfica da localização CENTRAIS

13 Tipologias de ginásios Isolados Complexo desportivo Quanto à sua integração Hotel outros: termas.

14 Tipologias de ginásios Um proprietário ginásio único Franchising Quanto à propriedade Cadeia de ginásio um proprietário

15 Tipologias de ginásios Com SPA Sem SPA Serviços aquáticos Com piscina Sem piscina

16 Tipologias de ginásios Atividades de grupo e de fitness Musculação/ culturismo Serviços predominantes Atividades artísticas/ dança Sem serviços predominantes

17 Tendências futuro Numa breve perspetiva do mercado para os próximos 10 anos, os especialistas preveem um setor mais moderno - com o aparecimento de novas tecnologias - e integrado com as outras áreas da saúde e com outros produtos e serviços, nomeadamente a reabilitação, fisioterapia, nutrição, psicologia. Acredita-se também que as seguradoras passarão a apoiar e a comparticipar programas de controlo de peso, prevenção de lombalgias, reabilitação cardíaca, entre outros. Tornar-se-á para isto necessária uma maior confiança e credibilidade nos profissionais da área, que passarão a ter o apoio da classe médica nas suas atividades.

18 Tendências futuro Outro setor em crescente expansão, que promete ser mais um serviço disponibilizado pelos clubes, é o das atividades outdoor. Este tipo de atividades (mergulho desportivo, paintball, rafting, escalada, rappel, BTT, entre outras) a exemplo do que, timidamente, já vai acontecendo em Portugal, serão oferecidas como um complemento às tradicionais aulas de fitness ou ao personal training. Posso escolher a área do fitness? O mercado da SAÚDE, no nosso país, está em plena fase de crescimento e os próximos anos serão prova de maior amadurecimento no setor, com a população a ser mais exigente face aos tipos e qualidade dos serviços oferecidos.

19 Tendências futuro As questões que agora se colocam são: Qual será a qualidade dos serviços e profissionais destes novos espaços? Qual será o perfil dos Health Clubs em Portugal neste século XXI? Julgamos que estas são questões de foro pessoal, a ser resolvidas por cada profissional, ou determinadas pela filosofia dos novos espaços no nosso país. * Gestor do Health Club EVOLUTION - Wellness e Fitness Center (Montijo) e mestrando pela Universidade Técnica de Lisboa.

20 Ginásios Low cost O conceito de ginásios low cost chegou a Portugal e pretende tornar o exercício físico numa prática acessível a todas as carteiras. Com os planos de treino mais económicos, os ginásios low cost pretendem fazer face à crise com propostas que chegam a atingir metade do valor das mensalidades dos ginásios convencionais. Os ginásios low cost, muitas vezes, apresentam limitações de horários, tendo períodos fixos nos quais os clientes low cost podem praticar exercício físico. De modo a ter acesso às tarifas reduzidas, o utilizador não terá acesso a algumas comodidades como a piscina, o spa ou o jacuzzi.

21 Ginásios Low cost Exemplos de ginásios low cost em Portugal. Fitness Hut O Fitness Hut foi o primeiro ginásio low cost a chegar a Portugal e apresenta uma tabela de preços das mais competitivas. Sem mensalidades, os custos são semanais e, dependendo do tipo de inscrição, podem ser de apenas O Fitness Hut existe em Lisboa, nas Amoreiras, Oeiras e Cascais, e também no Porto, na Trindade. EasyGym Da empresa detentora da companhia aérea EasyJet, surgiu também o EasyGym, que disponibiliza uma série de competitivas opções low cost. Os serviços não se limitam à prática de exercício físico, podendo os seus clientes usufruir dos serviços de estética e massagens, nutrição e fisioterapia. O EasyGym situa-se em Lisboa, em Campo de Ourique.

22 Ginásios Low cost Pump Fitness Spirit No Pump Fitness Spirit existe uma grande variedade de pacotes de treino, com mensalidades que vão desde os 25. Dessa forma, os clientes podem adaptar a prática de exercício físico às suas necessidades e horários. O Pump Fitness fica em Lisboa, na Avenida da República. Ms Fit Musculação, cardiofitness, step, zumba, yoga, atividade sénior, localizada, circuito de treino, pump e pilates são algumas das modalidades disponíveis no MS Fit, um ginásio low cost situado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, na Senhora da Hora. Os preços mensais podem ir dos 16 aos 28.

23 Ginásios Low cost Mstudio O Mstudio, na Maia, é o primeiro ginásio low cost exclusivo para mulheres. Body balance, pilates, localizada, dança do ventre, cardio e step fazem parte das mais de 250 aulas de grupo mensais que o Mstudio disponibiliza. A mensalidade reduzida dá acesso a todas as aulas de grupo, todos os dias, a um preço único. Zon Center Também Odivelas tem agora o seu próprio ginásio a preços low cost. O ginásio Zen Center propõe a prática de atividade física a baixo custo, através de uma vasta oferta de máquinas e aparelhos, bem como de modalidades. O custo é de 1,59 por dia.

APRESENTAÇÃO Quem pode participar? Como chegar ao evento? Quem organiza? O que é necessário para participar? Em que consiste a Feira da Saúde?

APRESENTAÇÃO Quem pode participar? Como chegar ao evento? Quem organiza? O que é necessário para participar? Em que consiste a Feira da Saúde? APRESENTAÇÃO 24horas de Desporto e Saúde, mais que um evento, UMA CAUSA SOCIAL desporto para todos em prol de uma vida longa e saudável. Começa dia 18 de Maio às 20h e tem como objectivos: Fazer a ponte

Leia mais

Historial. A cadeia SOLINCA Health & Fitness Club conta já com 7 unidades em funcionamento, com representatividade em todo o país.

Historial. A cadeia SOLINCA Health & Fitness Club conta já com 7 unidades em funcionamento, com representatividade em todo o país. Índice Historial Moradas Posicionamento O Sócio Programas de treino Modalidades Outras modalidades Saúde e Beleza Outros serviços Perfil de inscrições Condições Convite Contactos 3 4 5 6 7 9 11 12 14 15

Leia mais

Curso de Especialização Tecnológica. Técnico(a) Especialista em Exercício Físico

Curso de Especialização Tecnológica. Técnico(a) Especialista em Exercício Físico Curso de Especialização Tecnológica Técnico(a) Especialista em Exercício Físico Curso de Especialização Tecnológica Técnico(a) Especialista em Exercício Físico 1. O QUE SÃO? Os Cursos de Especialização

Leia mais

Maior coordenação. Maior. Maior motivação. Produtividade. Maior. capacitação

Maior coordenação. Maior. Maior motivação. Produtividade. Maior. capacitação Maior coordenação Maior motivação Maior Produtividade Maior capacitação Apostar na qualidade de vida dos funcionários transformou-se numa estratégia para as empresas obterem melhores resultados O objectivo

Leia mais

LISBOA (acção: 33) PORTO (acção: 32) Datas: 11 Maio a 31 Julho Datas: 28 de Abril a 11 de Julho de 2009

LISBOA (acção: 33) PORTO (acção: 32) Datas: 11 Maio a 31 Julho Datas: 28 de Abril a 11 de Julho de 2009 CURSO DE CARDIO FITNESS E MUSCULAÇÃO O seu futuro sempre em movimento! Requisitos entrada: - 11º Ano escolaridade (ou frequência) - Interesse e motivação pelo Fitness/Desporto - Instrutores que pretendam

Leia mais

ATIVIDADES DESPORTIVAS 2015/2016 (Qualquer inscrição pode ser efetuada nas diferentes delegações ou sede)

ATIVIDADES DESPORTIVAS 2015/2016 (Qualquer inscrição pode ser efetuada nas diferentes delegações ou sede) ATIVIDADES DESPORTIVAS 2015/2016 (Qualquer inscrição pode ser efetuada nas diferentes delegações ou sede) GINÁSIO DE SÃO PAULO ACTIVIDADES: Ginástica 3ª idade 2X por semana = 1 hora por sessão 2ª e 4ª

Leia mais

INSTALAÇÕES 2 PLANOS DE ÁGUA 4 BALNEÁRIOS. 2 DE CRIANÇAS 2 DE ADULTOS Cacifos individuais. Piscina de 25/22m. Profundidade de 1.5m.

INSTALAÇÕES 2 PLANOS DE ÁGUA 4 BALNEÁRIOS. 2 DE CRIANÇAS 2 DE ADULTOS Cacifos individuais. Piscina de 25/22m. Profundidade de 1.5m. PROGRAMA INSTALAÇÕES 2 PLANOS DE ÁGUA Piscina de 25/22m. Profundidade de 1.5m. Piscina de 16/12m. Profundidade de 1m. 1 Pista com Plataforma (prof. 0.60m). Níveis avançados de aprendizagem. Adaptação

Leia mais

INFORMAÇÃO AOS MEDIA

INFORMAÇÃO AOS MEDIA 19 20 21 SALÃO PARA SENIORES SAÚDE TURISMO BEM-ESTAR INFORMAÇÃO AOS MEDIA A 1000 Eventos, entidade organizadora do evento Idade do Saber - Vidas Ativas, Vidas Saudáveis, apresenta a 3ª edição do salão

Leia mais

Complementos de Base de Dados Enunciados de Exercícios

Complementos de Base de Dados Enunciados de Exercícios INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Pós Graduação em Desenvolvimento de Sistemas de Informação 2006 2007 Complementos de Base de

Leia mais

Guia de Cliente Cartão de Saúde

Guia de Cliente Cartão de Saúde 1 Índice O Cartão de Saúde para todas as necessidades da sua família Modalidades disponíveis Cartão de Saúde Base Cartão de Saúde Oral Cartão de Saúde Maternal Cartão de Saúde Pleno Como utilizar o meu

Leia mais

ALCOFORADO, MARIANA SANTOS RUA MALANGE 126, 3º ESQ, 2775 238 PAREDE, PORTUGAL Telemóvel: 911 019 015 marianalcoforado@hotmail.com

ALCOFORADO, MARIANA SANTOS RUA MALANGE 126, 3º ESQ, 2775 238 PAREDE, PORTUGAL Telemóvel: 911 019 015 marianalcoforado@hotmail.com MODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Telefone Correio electrónico Nacionalidade Naturalidade Data de nascimento Número do B.I. Carta(s) de condução EMPREGO PRETENDIDO/ÁREA

Leia mais

Técnico(a) Especialista em Exercício Físico

Técnico(a) Especialista em Exercício Físico Curso de Especialização Tecnológica Técnico(a) Especialista em Exercício Físico INFORMAÇÕES OFICIAIS Porquê uma formação na Manz? QUALIDADE Mais de 90% dos FORMANDOS MANZ apresentam elevados níveis de

Leia mais

Projectos co-financiados pelo ON.2 O Novo Norte

Projectos co-financiados pelo ON.2 O Novo Norte Projectos co-financiados pelo ON.2 O Novo Norte Empresa Casa de Campo da Negreda Turismo Rural, Lda. Investimento Postos de Incentivo Total trabalho 213,292.05 284,389.40 1 Estalagem Santo André, Lda.

Leia mais

FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO A Faculdade Kennedy busca sempre melhorar a qualidade, oferecendo serviços informatizados e uma equipe de profissionais preparada para responder

Leia mais

Pavilhão Desportivo Municipal REGULAMENTO INTERNO DE UTILIZAÇÃO. Regulamento de Acesso

Pavilhão Desportivo Municipal REGULAMENTO INTERNO DE UTILIZAÇÃO. Regulamento de Acesso 2013 Pavilhão Desportivo Municipal pag 1 Regulamento de Acesso 2 2.0 Regulamento Especifico de Utilização das Salas de Musculação e Cardio-Fitness 3 3.0 Regulamento Especifico de Utilização Salas de Desporto

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Agrupamento de escolas de Santa Maria dos Olivais Escola Secundária António Damásio Escola Básica 2-3 dos Olivais GRUPO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 620 EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo e Ensino

Leia mais

Tarifas de Utilização das Instalações Desportivas Municipais

Tarifas de Utilização das Instalações Desportivas Municipais Quadro I Tarifas de Utilização das Instalações Desportivas Municipais Piscinas Municipais Cobertas Recreação e Lazer (Natação Livre)). Crianças até aos 6 anos (gratuito com presença adulto) 0.2 Crianças

Leia mais

ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL EM SAÚDE OCUPACIONAL E GINÁSTICA LABORAL O

ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL EM SAÚDE OCUPACIONAL E GINÁSTICA LABORAL O Educação Física A profissão de Educação Física é caracterizada por ter um vasto campo de atuação profissional, tendo um leque com várias opções para realização das atividades pertinentes ao Educador Físico.

Leia mais

Viver com Saúde vantagens e benefícios

Viver com Saúde vantagens e benefícios ÍNDICE 1. Seja bem-vindo! 2. Planos de Saúde MEDICARE 3. Plano de Saúde MEDICARE Silver 4. Plano de Saúde MEDICARE Dental Prestige 5. Plano de Saúde MEDICARE Platinium 6. Plano de Saúde MEDICARE SÉNIOR

Leia mais

REDE MUNICIPAL DE PISCINAS DO PORTO

REDE MUNICIPAL DE PISCINAS DO PORTO REDE MUNICIPAL DE PISCINAS DO PORTO A natação tem-se tornado, nos últimos anos, numa das actividades mais procuradas pela população dos países desenvolvidos, o que tem obrigado a que as entidades reguladoras

Leia mais

PROTOCOLO ENTRE O EXÉRCITO PORTUGUÊS E A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO CART AXO. 1. Preâmbulo

PROTOCOLO ENTRE O EXÉRCITO PORTUGUÊS E A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO CART AXO. 1. Preâmbulo PROTOCOLO ENTRE O EXÉRCITO PORTUGUÊS E A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO CART AXO 1. Preâmbulo A celebração do presente protocolo tem como objetivo assegurar aos militares e aos trabalhadores do mapa de

Leia mais

HORÁRIOS ANO LETIVO 2013/2014

HORÁRIOS ANO LETIVO 2013/2014 ESCOLA DE NATAÇÃO E ATIVIDADES AQUÁTICAS Bebés 1 x Semana () Bebés (6 12 meses) Bebés (12 18 meses) Bebés (18 24 meses) Bebés (24 30 meses) Bebés (30 36 meses) Bebés (36 42 meses) Bebés (42 48 meses) Natação

Leia mais

Workshop MOVER PORTUGAL Formação Gratuita para Desempregados

Workshop MOVER PORTUGAL Formação Gratuita para Desempregados Workshop MOVER PORTUGAL Formação Gratuita para Desempregados Índice 7. Sobre nós 6. Como pode apoiar-nos 5. Datas de realização e inscrição 4. Conteúdos Programáticos 3. O Workshop MOVER PORTUGAL 1. O

Leia mais

Proposta Comercial Itamirim Clube de Campo

Proposta Comercial Itamirim Clube de Campo Proposta Comercial Itamirim Clube de Campo O Itamirim Clube de Campo têm um público seleto, exigente e qualificado, com perfil sócio- econômico de classes A e B. Atualmente temos cerca de 2100 sócios titulares

Leia mais

ANEXO I ESPAÇOS CEDIDOS E ATIVIDADES AFETAS

ANEXO I ESPAÇOS CEDIDOS E ATIVIDADES AFETAS ANEXO I ESPAÇOS CEDIDOS E ATIVIDADES AFETAS MULTIUSOS DE GUIMARÃES Designação: Multiusos de Guimarães Morada: Alameda Cidade de Lisboa, Creixomil, 4835-037 Guimarães Tipologia: Espaço multifuncional /

Leia mais

ANEXO II ATIVIDADES NÃO REGULARES

ANEXO II ATIVIDADES NÃO REGULARES ANEXO II ATIVIDADES NÃO REGULARES Introdução No sentido de fomentar e incentivar a prática desportiva no concelho de Guimarães (privilegiando a igualdade de oportunidades no acesso ao desporto não competitivo,

Leia mais

Curriculum Vitae Raquel Sofia Lopes Soares

Curriculum Vitae Raquel Sofia Lopes Soares Curriculum Vitae Raquel Sofia Lopes Soares Curriculum Vitae Dados Biográficos Nome: Raquel Sofia Lopes Soares Data de Nascimento: 29/09/1981 Idade: 31 anos Morada: Rua António Gustavo Moreira, nº 175,

Leia mais

5.5.2.1. MESTRADO EM DESPORTO, ESPECIALIZAÇÕES EM TREINO DESPORTIVO, CONDIÇÃO FÍSICA E SAÚDE, DESPORTO DE NATUREZA, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

5.5.2.1. MESTRADO EM DESPORTO, ESPECIALIZAÇÕES EM TREINO DESPORTIVO, CONDIÇÃO FÍSICA E SAÚDE, DESPORTO DE NATUREZA, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 5.5.2. CURSOS DE FORMAÇÃO AVANÇADA (2.º CICLO MESTRADOS) E PÓS-GRADUAÇÃO 5.5.2.1. MESTRADO EM DESPORTO, ESPECIALIZAÇÕES EM TREINO DESPORTIVO, CONDIÇÃO FÍSICA E SAÚDE, DESPORTO DE NATUREZA, EDUCAÇÃO FÍSICA

Leia mais

Centros Desportivos para a Preparação Olímpica

Centros Desportivos para a Preparação Olímpica Centros Desportivos para a Preparação Olímpica Exposição de motivos A prática desportiva de alto rendimento é pautada por critérios de excelência o que a obriga a padrões de exigência elevados. Essas exigências

Leia mais

Protocolo. Faculdades do Corpo Fitness Center. Ordem dos Advogados. Coimbra

Protocolo. Faculdades do Corpo Fitness Center. Ordem dos Advogados. Coimbra Protocolo Faculdades do Corpo Fitness Center E Ordem dos Advogados Coimbra 2009 Protocolo ARTICULADO O Ginásio Faculdades do Corpo Fitness Center, adiante designado por 1º outorgante, devidamente representada

Leia mais

Guia de empresas. Bem-vindo. à Bojabeauty.

Guia de empresas. Bem-vindo. à Bojabeauty. Guia de empresas Bem-vindo à Bojabeauty. Quantas vezes pensa na saúde e bem-estar dos seus Colaboradores? Guia de empresas Área de atuação Quem somos Onde estamos Como fazemos Quem somos Com 10 anos de

Leia mais

Estagiário em âmbito de Educação Clínica integrada no Plano Curricular da ESS IPS: Principais atividades e

Estagiário em âmbito de Educação Clínica integrada no Plano Curricular da ESS IPS: Principais atividades e M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome GODINHO, BRUNO MIGUEL PEREIRA Morada Nº5 6ºC, Rua Pulido Valente, 2675 670 Odivelas, Odivelas Telefone 963277886 Fax Correio electrónico brunopgodinho@gmail.com

Leia mais

Adultos. Programa. Programa Adultos

Adultos. Programa. Programa Adultos Programa Adultos Programa Adultos O programa Adultos 2015 de Cañas Tennis foi desenhado pelo exitoso e único integrante da Legião Argentina que decidiu residir e formar sua Academia de tênis nos EUA junto

Leia mais

MÉDIS O SEGURO QUE NOS FAZ SENTIR BEM

MÉDIS O SEGURO QUE NOS FAZ SENTIR BEM MÉDIS O SEGURO QUE NOS FAZ SENTIR BEM simplifica À SUA SAÚDE O ACTIVOBANK NÃO QUER APENAS O BEM-ESTAR FINANCEIRO DOS SEUS CLIENTES. É POR ISSO QUE TEM DISPONÍVEL PARA SI O PLANO DE SAÚDE MÉDIS. Quais são

Leia mais

Certificação do software de facturação passa a ser obrigatória a partir de 1 de Janeiro de 2011.

Certificação do software de facturação passa a ser obrigatória a partir de 1 de Janeiro de 2011. NOTÍCIAS Certificação do software de facturação passa a ser obrigatória a partir de 1 de Janeiro de 2011. De acordo com a Portaria n.º 363/2010, de 23 de Junho, todas as empresas com um volume de negócios

Leia mais

Troféu de Sintra em BTT 2014 REGULAMENTO

Troféu de Sintra em BTT 2014 REGULAMENTO Troféu de Sintra em BTT 2014 REGULAMENTO DIVISÃO DE DESPORTO E JUVENTUDE NÚCLEO DE DESPORTO AVENTURA Versão 10/3/2014 1 INTRODUÇÂO O Ciclismo nas suas diversas variantes e como modalidade desportiva torna-se

Leia mais

Escola Secundaria de Paços de Ferreira Técnicas de secretariado 2009/2010

Escola Secundaria de Paços de Ferreira Técnicas de secretariado 2009/2010 Marketing mix Trabalho realizado por: Sandra Costa 12ºS Marketing mix É formado por um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a maneira com que os consumidores respondem ao mercado e é dividido

Leia mais

Novo Aeroporto de Lisboa e privatização da ANA

Novo Aeroporto de Lisboa e privatização da ANA Novo Aeroporto de Lisboa e privatização da ANA O turismo de Portugal não precisa de uma cidade aeroportuária nem de um mega aeroporto; O desenvolvimento do turismo de Portugal, num quadro de coesão territorial

Leia mais

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados ÁREA A DESENVOLVER Formação Comercial Gratuita para Desempregados Índice 8. Sobre nós 7. Como pode apoiar-nos 6. Datas de realização e inscrição 5. Conteúdos Programáticos 4. Objectivos 3. O Workshop de

Leia mais

Medida Solar Térmico 2009 Impulsionar a Eficiência Energética e a Economia Nacional

Medida Solar Térmico 2009 Impulsionar a Eficiência Energética e a Economia Nacional Medida Solar Térmico 2009 Impulsionar a Eficiência Energética e a Economia Nacional Alargamento a Instituições Particulares de Solidariedade Social e Associações Desportivas de Utilidade Pública Lisboa,

Leia mais

Plataforma Móvel Saúde

Plataforma Móvel Saúde Empresa No prazo de cinco anos (2010-2015), cerca de 500 milhões de pessoas vão estar a usar aplicativos de Saúde nos seus Smartphones in Research2guidance A Bubble Surprise desenvolve aplicativos móveis

Leia mais

ARTIGO TÉCNICO. Os objectivos do Projecto passam por:

ARTIGO TÉCNICO. Os objectivos do Projecto passam por: A metodologia do Projecto SMART MED PARKS ARTIGO TÉCNICO O Projecto SMART MED PARKS teve o seu início em Fevereiro de 2013, com o objetivo de facultar uma ferramenta analítica de confiança para apoiar

Leia mais

EFEITO IVA A 23% NO MERCADO DE FITNESS

EFEITO IVA A 23% NO MERCADO DE FITNESS EFEITO IVA A 23% NO MERCADO DE FITNESS ESTUDO AGAP AGAP AGAP Associação de Ginásios de Portugal 1 APRESENTAÇÃO AGAP AGAP é a única associação portuguesa que representa ginásios e health clubes Tem 750

Leia mais

ANEXO A. Carta Educativa do Concelho de Mafra Anexo A, Pág. 305

ANEXO A. Carta Educativa do Concelho de Mafra Anexo A, Pág. 305 ANEXO A Anexo A, Pág. 305 Jardim de Infância (JI) Faixa Etária: 3 aos 5 anos Observações Percursos escola-habitação A pé - preferencial até 15 minutos; Em transporte público - máx. aceitável 20 minutos.

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTÍSTICA EDUCAÇÃO FÍSICA _7º ANO_A

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTÍSTICA EDUCAÇÃO FÍSICA _7º ANO_A DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTÍSTICA EDUCAÇÃO FÍSICA _7º ANO_A Ano Letivo: 0/03. Introdução A Educação Física, enquanto área curricular estabelece um quadro de relações com as que com ela partilham

Leia mais

Hotel 4 estrelas + Moradias em Malanje -Estudo Prévio

Hotel 4 estrelas + Moradias em Malanje -Estudo Prévio Tendo como base o programa fornecido, o presente estudo tem como objectivo dar a conhecer as intenções da nossa proposta para a elaboração do projecto para um Hotel 4 estrelas, mais moradias em Malanje

Leia mais

ANÁLISE DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS. O Gestor de Desporto

ANÁLISE DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS. O Gestor de Desporto ANÁLISE DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS O Gestor de Desporto 1 2 Dirigente desportivo; Director desportivo; Director técnico nacional/regional federações e associações; Director técnico outras organizações

Leia mais

Pack Entidade Pack Utente Pack Entidade Pack Utente A FPN é uma das entidades habilitadas à formação certificada que conferirá os

Pack Entidade Pack Utente Pack Entidade Pack Utente A FPN é uma das entidades habilitadas à formação certificada que conferirá os PORTUGAL A NADAR A FPN é a entidade que superintende e certifica as atividades ligadas à prática da natação e pretende, com a sua experiência na missão de melhorar as condições de prática das disciplinas

Leia mais

TABELA DE TAXAS 1 PISCINAS MUNICIPAIS DE ÍLHAVO E DA GAFANHA DA NAZARÉ. Geral Taxa de inscrição 8,00 Taxa de Revalidação 4,00 2ª via do cartão 4,00

TABELA DE TAXAS 1 PISCINAS MUNICIPAIS DE ÍLHAVO E DA GAFANHA DA NAZARÉ. Geral Taxa de inscrição 8,00 Taxa de Revalidação 4,00 2ª via do cartão 4,00 TABELA DE S 1 PISCINAS MUNICIPAIS DE ÍLHAVO E DA GAFANHA DA NAZARÉ Geral Taxa de inscrição 8,00 Taxa de Revalidação 4,00 2ª via do cartão 4,00 Seguro desportivo O valor praticado pela seguradora Transporte

Leia mais

Apresentação. Estamos no Mercado desde 1997 e criamos e produzimos conteúdos a partir dos interesses e desejos dos nossos clientes, a palavra-chave é

Apresentação. Estamos no Mercado desde 1997 e criamos e produzimos conteúdos a partir dos interesses e desejos dos nossos clientes, a palavra-chave é Apresentação A Companhia Própria é uma empresa de Formação Profissional e de Consultoria de Recursos Humanos que dirige a sua oferta sobretudo a executivos e grandes empresas tecnológicas. Estamos no Mercado

Leia mais

TIPOLOGIA / INSTALAÇÕES DAS ESCOLAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS IBN MUCANA

TIPOLOGIA / INSTALAÇÕES DAS ESCOLAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS IBN MUCANA TIPOLOGIA / INSTALAÇÕES DAS ESCOLAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS IBN MUCANA 1. JARDIM DE INFÂNCIA PAI DO VENTO Iniciou as suas atividades em Abril de 1999 está integrado no complexo escolar da Escola Básica

Leia mais

PROJETO PÁGINA WEB GRUPO DISCIPLINAR DE EF

PROJETO PÁGINA WEB GRUPO DISCIPLINAR DE EF UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE GAMA BARROS ESTÁGIO PEDAGÓGICO 20122013

Leia mais

Personal Training. Guia de Curso. Nível III

Personal Training. Guia de Curso. Nível III Guia de Curso Personal Training Nível III Centro Estudos Fitness T.217 901 600 F.217 901 609 Índice Apresentação CEF...... 3 Cursos Nível III:... 3 Personal Training... 3 Publico Alvo... 3 Modalidade de

Leia mais

I N C E N T I V O S A O E M P R E E N D E D O R I S M O Page 1. Incentivos ao EMPREENDEDORISMO

I N C E N T I V O S A O E M P R E E N D E D O R I S M O Page 1. Incentivos ao EMPREENDEDORISMO I N C E N T I V O S A O E M P R E E N D E D O R I S M O Page 1 Incentivos ao EMPREENDEDORISMO Abril 2015 I N C E N T I V O S A O E M P R E E N D E D O R I S M O Pag. 2 ÍNDICE 1. Enquadramento... 3 2. Criação

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DAS NOVAS MEDIDAS EDUCATIVAS DO REGIME EDUCATIVO ESPECIAL

ORIENTAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DAS NOVAS MEDIDAS EDUCATIVAS DO REGIME EDUCATIVO ESPECIAL ORIENTAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DAS NOVAS MEDIDAS EDUCATIVAS DO REGIME EDUCATIVO ESPECIAL REGULAMENTO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA DE ALUNOS (PORTARIA 60/2012, de 29 de maio) Direção Regional da

Leia mais

P HC XL - Nem calcula o produto que temos para si...

P HC XL - Nem calcula o produto que temos para si... P HC XL - Nem calcula o produto que temos para si... Documento FAQs Poderão ser contemplados campos de utilizadores da ML? Essa possibilidade não existe. Os campos disponíveis são os campos base da tabela

Leia mais

adaptados às características e expectativas dos nossos Clientes, de modo a oferecer soluções adequadas às suas necessidades.

adaptados às características e expectativas dos nossos Clientes, de modo a oferecer soluções adequadas às suas necessidades. A Protteja Seguros surge da vontade de contribuir para o crescimento do mercado segurador nacional, através da inovação, da melhoria da qualidade de serviço e de uma política de crescimento sustentável.

Leia mais

A Dom Colletto é uma empresa de roupa de homem e mulher de inspiração italiana, com presença e expansão nacional e internacional.

A Dom Colletto é uma empresa de roupa de homem e mulher de inspiração italiana, com presença e expansão nacional e internacional. DOM COLLETTO: A certeza de um conceito A Dom Colletto é uma empresa de roupa de homem e mulher de inspiração italiana, com presença e expansão nacional e internacional. O sistema de franchising permite

Leia mais

15 condomínios que oferecem mordomias de hotel aos moradores

15 condomínios que oferecem mordomias de hotel aos moradores 15 condomínios que oferecem mordomias de hotel aos moradores Mordomias, mesmo que pagas à parte São Paulo - Para atender ao público jovem que busca praticidade no dia a dia, ou mesmo ao público de alta

Leia mais

www.trainingcompanysupport.net

www.trainingcompanysupport.net www.trainingcompanysupport.net Prof. Esp. Adilson Silva Olá, a partir de agora terei o prazer de apresentar para você um pouco mais da Training Company Support. Nesta apresentação nosso foco será o programa

Leia mais

1º de Maio todos os dias

1º de Maio todos os dias Pág: 22 Área: 15,95 x 21,58 cm² Corte: 1 de 5 1º de Maio todos os dias Numa zona verde da cidade de Lisboa, no bairro de Alvalade, o Parque de Jogos 1º de Maio tem um borbulhar de actividade constante.

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DO RENTING NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO.

OS BENEFÍCIOS DO RENTING NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO. OS BENEFÍCIOS DO RENTING NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO. ÍNDICE INTRODUÇÃO OS BENEFÍCIOS DO RENTING VANTAGENS FISCAIS O RENTING REDUZ CUSTOS PERMITE MANTER A LIQUIDEZ E AS LINHAS DE CRÉDITO INTACTAS FINANCIAMENTO

Leia mais

CRIANÇAS NO MARTINHAL SAGRES - ALGARVE - PORTUGAL

CRIANÇAS NO MARTINHAL SAGRES - ALGARVE - PORTUGAL 2015 CRIANÇAS NO MARTINHAL SAGRES - ALGARVE - PORTUGAL INTRODUÇÃO A cultura do Martinhal Beach Resort & Hotel é orientada para as famílias e as crianças são especialmente bem vindas. Oferecemos uma grande

Leia mais

CAPÍTULO IV INSTALAÇÕES PÚBLICAS, DESPORTIVAS E DE RECREIO SECÇÃO I. Artigo 19.º Instalações Públicas, Desportivas e de Recreio

CAPÍTULO IV INSTALAÇÕES PÚBLICAS, DESPORTIVAS E DE RECREIO SECÇÃO I. Artigo 19.º Instalações Públicas, Desportivas e de Recreio CAPÍTULO IV INSTALAÇÕES PÚBLICAS, DESPORTIVAS E DE RECREIO SECÇÃO I TAXAS Artigo 19.º Instalações Públicas, Desportivas e de Recreio 3- Piscina Coberta 3.1 Regime da Escola Municipal de Natação Dos 6 aos

Leia mais

REGULAMENTO NOSSA SENHORA DO MANTO

REGULAMENTO NOSSA SENHORA DO MANTO REGULAMENTO NOSSA SENHORA DO MANTO ACORDO DE PARCERIA ENTRE A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA E A UNIÃO DAS MISERICÓRDIAS PORTUGUESAS A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA E A UNIÃO DAS MISERICÓRDIAS

Leia mais

CATÁLOGO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. Valorizamos a sua energia

CATÁLOGO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. Valorizamos a sua energia CATÁLOGO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Valorizamos a sua energia ÍNDICE AUTOCONSUMO FOTOVOLTAICO AR COMPRIMIDO CORREÇÃO FATOR DE POTÊNCIA DIAGNÓSTICO E AUDITORIA ENERGÉTICA ILUMINAÇÃO MONITORIZAÇÃO DE ENERGIA

Leia mais

Dossier Promocional. Hotel Apartamento Villas de Sesimbra

Dossier Promocional. Hotel Apartamento Villas de Sesimbra Dossier Promocional Hotel Apartamento Villas de Sesimbra 1 1. Contexto e a Oportunidade 2. Localização do Imóvel 3. Características Gerais do Edifício 4. Descrição Detalhada 5. Condições de Comercialização

Leia mais

Tendências em Gestão de Pessoas

Tendências em Gestão de Pessoas Tendências em Gestão de Pessoas Iniciamos um novo ano, 2011. Dois meses já se passaram, e voltamos aos artigos sobre RH estratégico, Tendências de Recursos Humanos, Novos Rumos para a área de Recursos

Leia mais

GUIA DE CLIENTE. Activcare PARA SABER TUDO SOBRE O SEU CARTÃO ACTIVCARE

GUIA DE CLIENTE. Activcare PARA SABER TUDO SOBRE O SEU CARTÃO ACTIVCARE Activcare PARA SABER TUDO SOBRE O SEU CARTÃO ACTIVCARE fevereiro/2014 ÍNDICE BEM-VINDO(A) 03 CARTÕES ACTIVCARE 04 MODALIDADES DISPONÍVEIS 04 COMO UTILIZO O MEU CARTÃO ACTIVCARE 05 COMO PAGO OS SERVIÇOS

Leia mais

JUNTOS MUDAMOS A SAÚDE PARA MELHOR NOVA ESTRATÉGIA COMERCIAL MADEIRA

JUNTOS MUDAMOS A SAÚDE PARA MELHOR NOVA ESTRATÉGIA COMERCIAL MADEIRA compromisso serviço JUNTOS MUDAMOS A SAÚDE PARA MELHOR NOVA ESTRATÉGIA COMERCIAL MADEIRA 2016 S DE 2016 PARA UMA SAÚDE MAIS PRÓXIMA Melhorar a saúde na Madeira é uma motivação que nos faz evoluir todos

Leia mais

Técnico/a Especialista em Exercício Físico (TEEF)

Técnico/a Especialista em Exercício Físico (TEEF) Técnico/a Especialista em Exercício Físico (TEEF) O que é um CET? É um curso de Especialização Tecnológica que permite atingir o nível V de qualificação da União Europeia de acordo com a Portaria n.º 782/2009

Leia mais

Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Desportivo

Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Desportivo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Desportivo Exposição dos Motivos Do conjunto das atribuições que estão confiadas aos Municípios destacam-se as intervenções nas áreas de tempos livres e

Leia mais

Avenida Cidade Hayward, Piscinas Municipais de Faro, 8004-001 FARO, PORTUGAL Telefone: +351 289 897425 Fax: +351 289 813381 E-mail:

Avenida Cidade Hayward, Piscinas Municipais de Faro, 8004-001 FARO, PORTUGAL Telefone: +351 289 897425 Fax: +351 289 813381 E-mail: Avenida Cidade Hayward, Piscinas Municipais de, 8004-001 FARO, PORTUGAL Telefone: +351 289 897425 Fax: +351 289 813381 E-mail: ddj.dcedas@cm-faro.pt 2 APRESENTAÇÃO No âmbito do Programa de Promoção da

Leia mais

Manual de Configuração

Manual de Configuração Manual de Configuração Índice Criar conta de Administrador... 3 Criar Negócio... 5 Back office... 7 Criar Locais... 11 Criar Menu... 13 Itens complexos... 18 One Click... 19 Painel de Pedidos... 20 QR

Leia mais

Critérios de Avaliação Educação. Grupo Disciplinar de Educação Física 2014/2015

Critérios de Avaliação Educação. Grupo Disciplinar de Educação Física 2014/2015 Critérios de Avaliação Educação Física Cursos Regulares Grupo Disciplinar de Educação Física 2014/2015 1. Introdução Na procura da qualidade, torna-se evidente o papel essencial desempenhado pelas estruturas

Leia mais

por João Gomes, Director Executivo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo e Professor Associado da Universidade Fernando Pessoa

por João Gomes, Director Executivo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo e Professor Associado da Universidade Fernando Pessoa COMO AUMENTAR AS RECEITAS DE UM NEGÓCIO: O CONCEITO DE GESTÃO DE RECEITAS (revenue management) (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Maio/Junho 2004) por João Gomes, Director Executivo do Instituto

Leia mais

A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES

A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES A MÁQUINA DE CORTE VECTOR É O PARADIGMA DA EXCELÊNCIA OPERACIONAL. USUFRUINDO DE 30 ANOS DE EXPERIÊNCIA E INOVAÇÃO CONTÍNUA NO CORTE AUTOMÁTICO, A LECTRA MANTÉM-SE NA LIDERANÇA,

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DA LOCAÇÃO NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO.

OS BENEFÍCIOS DA LOCAÇÃO NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO. ÍNDICE INTRODUÇÃO OS BENEFÍCIOS DA LOCAÇÃO VANTAGENS FISCAIS A LOCAÇÃO REDUZ CUSTOS PERMITE MANTER A LIQUIDEZ E AS LINHAS DE CRÉDITO INTACTAS FINANCIAMENTO A 100% SEM ENTRADA INICIAL EVITA REDUZIR O CUSTO

Leia mais

O Ginásio Topázio é um espaço de actividade física que existe desde Fevereiro de 2006, localizado em Alfornelos, no Concelho da Amadora.

O Ginásio Topázio é um espaço de actividade física que existe desde Fevereiro de 2006, localizado em Alfornelos, no Concelho da Amadora. O Ginásio Topázio é um espaço de actividade física que existe desde Fevereiro de 2006, localizado em Alfornelos, no Concelho da Amadora. Conta na sua equipa com um conjunto de profissionais habilitados

Leia mais

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia Módulo 1 Questões Básicas da Economia 1.1. Conceito de Economia Todos nós temos uma série de necessidades. Precisamos comer, precisamos nos vestir, precisamos estudar, precisamos nos locomover, etc. Estas

Leia mais

Índice Sintético de Desenvolvimento Regional 2009

Índice Sintético de Desenvolvimento Regional 2009 Índice Sintético de Desenvolvimento Regional 2009 10 de abril de 2012 Os resultados do índice global de desenvolvimento regional para 2009 evidenciam que quatro sub-regiões se situavam acima da média nacional:

Leia mais

guia de cliente Cartões Activcare PME

guia de cliente Cartões Activcare PME guia de cliente Cartões Activcare PME ÍNDICE BEM-VINDO PÁG. 4 ACTIVCARE PÁG. 5 / MODALIDADES DISPONÍVEIS / COMO UTILIZO O MEU ACTIVCARE / COMO PAGO OS SERVIÇOS QUE UTILIZO COMO USAR A REDE MÉDICA PÁG.

Leia mais

Disciplina Objectivos Conteúdos Programáticos

Disciplina Objectivos Conteúdos Programáticos Disciplina Objectivos Conteúdos Programáticos Legislação para Operações Turísticas Análise do quadro legal aplicável no contexto da atividade das agências de viagens. Caracterização dos organismos Institucionais

Leia mais

Centro Hípico de Alcaria

Centro Hípico de Alcaria Bem-vindo ao Centro Hípico de Alcaria A natureza encarregou-se de esculpir o Parque Natural da Serra de Aire, e o Centro Hípico de Alcaria oferece-lhe o dorso de um cavalo para viajar entre os maravilhosos

Leia mais

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO 12ºL

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO 12ºL 2013 2014 FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO 12ºL Plano de Formação Aplicação para dádiva de sangue CARATERIZAÇÃO A Formação em Contexto de Trabalho será concretizada com base na simulação de um conjunto

Leia mais

Módulo Internacional (Graduação)

Módulo Internacional (Graduação) Módulo Internacional (Graduação) 1 2 CONVÊNIO FGV e a SAINT LEO UNIVERSITY Foi celebrado no ano de 2014, o convênio de interesse comum entre as instituições FGV (Fundação Getulio Vargas) e a Donald R Tapia

Leia mais

indíce CFIUTE - Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial Portfólio de Espaços Caracterização do CFIUTE 3 Mensagem da Direção do CFIUTE 4

indíce CFIUTE - Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial Portfólio de Espaços Caracterização do CFIUTE 3 Mensagem da Direção do CFIUTE 4 2 indíce Caracterização do CFIUTE 3 Mensagem da Direção do CFIUTE 4 Coordenação do CFIUTE 5 Instalações Piso 0 6 Piso -1 7 Piso -2 8 Ficha de Pedido de Informações 9 3 caracterização do cfiute A Universidade

Leia mais

Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia

Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia Instituições Particulares de Solidariedade Social e Clubes e Associações de Utilidade Pública Desportiva Lisboa, 4 de Agosto

Leia mais

No que se refere ao Associativismo poderemos adiantar que o. Concelho de Rio Maior é, de facto, um Concelho rico em termos de

No que se refere ao Associativismo poderemos adiantar que o. Concelho de Rio Maior é, de facto, um Concelho rico em termos de 6. Associativismo No que se refere ao Associativismo poderemos adiantar que o Concelho de Rio Maior é, de facto, um Concelho rico em termos de movimento associativo e em termos de serviços/acções disponibilizados

Leia mais

EXPLICOLÂNDIA CENTROS DE ESTUDO

EXPLICOLÂNDIA CENTROS DE ESTUDO APRESENTAÇÃO HISTÓRICO 2005: Centro de Estudos a Explicolândia em Sacavém 2010: Franchising Explicolândia Centros de Estudo 2010: Centro de Estudos: Sacavém 2011: Home Study: Lisboa 2012: Centros de Estudo:

Leia mais

Apresentação MC Luso Data 23.10.2008

Apresentação MC Luso Data 23.10.2008 Apresentação MC Luso Data 23.10.2008 A forma mais fácil de prever o futuro é inventá-lo..." Alan Kay MALOCLINIC história Fundada em 1995 pelo Dr. paulo Maló, com foco na componente médica de reabilitação

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS Parecer COM(2013)462 Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativo a fundos europeus de investimento a longo prazo 1 PARTE I - NOTA INTRODUTÓRIA Nos termos do artigo 7.º da Lei n.º

Leia mais

1. As Infraestruturas

1. As Infraestruturas O CAME Centro de Acolhimento às Micro e PME, pretende dar resposta a um conjunto de necessidades identificadas na Região Alentejo: Fomentar o empreendedorismo na região; Fixar quadros na região nomeadamente

Leia mais

WWW.REALHOTELSGROUP.COM

WWW.REALHOTELSGROUP.COM * * * * * SOFISTICAÇÃO EXCELÊNCIA PORTUGALIDADE * * * * * WWW.REALHOTELSGROUP.COM GRUPO HOTÉIS REAL COSTA DO ESTORIL LISBOA ALBUFEIRA OLHÃO RIA FORMOSA GRUPO HOTÉIS REAL COSTA DO ESTORIL LISBOA ALBUFEIRA

Leia mais

Regulamento de Estágios

Regulamento de Estágios Programa de Inserção Profissional Regulamento de Estágios Faculdade de Ciências Humanas Nos últimos anos, o ensino universitário tem vindo a integrar nos percursos formativos a realização de estágios curriculares

Leia mais

Solução Base. Descrição do Serviço. A melhor solução de Internet e Voz para Profissionais e Empresas.

Solução Base. Descrição do Serviço. A melhor solução de Internet e Voz para Profissionais e Empresas. Solução Base Descrição do Serviço A melhor solução de Internet e Voz para Profissionais e Empresas. O acesso Internet Banda Larga que evolui com as suas necessidades. Características Solução adequada para:

Leia mais