Art. 1º. Aprova os Cursos de Especialização em Microbiologia Clínica e Saúde do Idoso do ICB.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Art. 1º. Aprova os Cursos de Especialização em Microbiologia Clínica e Saúde do Idoso do ICB."

Transcrição

1 RESOLUÇÃO CEPE Nº 02/2012 Ementa: Aprova os Cursos de Especialização em Microbiologia Clínica e Saúde do Idoso do ICB. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 31 de janeiro de Art. 1º. Aprova os Cursos de Especialização em Microbiologia Clínica e Saúde do Idoso do ICB. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 31 de janeiro de 2012.

2 RESOLUÇÃO CEPE Nº 003/2012 Ementa: Concede a renovação do regime de Dedicação Exclusiva aos professores Sidclay Cordeiro Pereira da UPE Campus Petrolina; Roldão Gomes Torres da FCAP; Rute Cândida Pereira da FENSG; Simone Rosa da Silva da POLI; Janaina Viana Barros e Elcy Luiz da Cruz da UPE campus Garanhuns. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 29 de fevereiro de Art. 1º. Conceder a renovação do regime de Dedicação Exclusiva aos professores Sidclay Cordeiro Pereira Mat do campus Petrolina; Roldão Gomes Torres Mat da FCAP; Rute Cândida Pereira Mat da FENSG; Simone Rosa da Silva Mat da POLI; Janaina Viana Barros Mat e Elcy Luiz da Cruz Mat da UPE campus Garanhuns Art. 2º. O regime de Dedicação Exclusiva terá a duração de três anos, ao final dos quais poderá ser solicitada a sua renovação, de acordo com a Resolução CEPE Nº 043/2011 e a Lei Complementar Nº 101/2007 do Governo do Estado de Pernambuco. Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 29 de fevereiro de 2012.

3 RESOLUÇÃO CEPE Nº 004/2012 Ementa: Concede regime de Dedicação Exclusiva ao professor Byron Leite Dantas da POLI. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 29 de fevereiro de Art. 1º. Conceder regime de Dedicação Exclusiva ao professor Byron Leite Dantas Mat da Escola Politécnica de Pernambuco-POLI. Art. 2º. O regime de Dedicação Exclusiva terá a duração de três anos, ao final dos quais poderá ser solicitada a sua renovação, de acordo com a Resolução CEPE Nº 043/2011 e a Lei Complementar 101/2007 do Governo do Estado de Pernambuco. Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 29 de fevereiro de 2012.

4 RESOLUÇÃO CEPE Nº 05/2012 Ementa: Aprova os Cursos de Especialização em Reprodução Humana da FCM e o de Especialização em Pericia, Auditoria e Gestão Ambiental do ICB. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 29 de fevereiro de Art. 1º. Aprova os Cursos de Especialização em Reprodução Humana da FCM e o de Especialização em Pericia, Auditoria e Gestão Ambiental do ICB. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 29 de fevereiro de 2012.

5 RESOLUÇÃO CEPE Nº 06 /2012 Ementa: Defere a solicitação de transferência ex-offício para o curso de Engenharia Civil- Escola Politécnica UPE de Raoni Celestino de Abreu e Ítalo Sanuto da Silva. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 29 de fevereiro de Art. 1º. Defere a solicitação de transferência ex-offício para o curso de Engenharia Civil- Escola Politécnica UPE de Raoni Celestino de Abreu e Ítalo Sanuto da Silva. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 29 de fevereiro de 2012.

6 RESOLUÇÃO CEPE Nº 07 /2012 Ementa: Indefere a solicitação de transferência ex-offício de Wenderson Golberto Arcanjo para o curso de Engenharia Eletrônica da POLI/UPE. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 29 de fevereiro de Art. 1º. Indefere a solicitação de transferência ex-offício de Wenderson Golberto Arcanjo para o curso de Engenharia Eletrônica da POLI/UPE. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 29 de fevereiro de 2012.

7 RESOLUÇÃO CEPE Nº 08 /2012 Ementa: Aprova a redução de Carga Horária de 40 para 20h do Professor Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior da ESEF. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 29 de fevereiro de Art. 1º. Aprova a redução de Carga Horária de 40 para 20h do Professor Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior da ESEF. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 29 de fevereiro de 2012.

8 RESOLUÇÃO CEPE Nº 09 /2012 Ementa: Aprova a redução de Carga Horária de 40 para 20h do Professor Cleto Bezerra de França da POLI. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 29 de fevereiro de POLI. Art. 1º. Aprova a redução de Carga Horária de 40 para 20h do Professor Cleto Bezerra de França da Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 29 de fevereiro de 2012.

9 RESOLUÇÃO CEPE Nº 010/2012 Ementa: Concede a renovação do regime de Dedicação Exclusiva aos professores: Fábio Sérgio Barbosa da Silva; Rodrigo Cappato de Araújo da UPE campus Petrolina; Jornandes Dias da Silva da POLI; Maria Teresa Cattuzzo da ESEF. Rômulo Luiz Xavier do Nascimento e José Maria Gomes de Souza da UPE campus Nazaré da Mata. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 30 de março de Art. 1º. Conceder a renovação do regime de Dedicação Exclusiva aos professores: Fábio Sérgio Barbosa da Silva Mat ; Rodrigo Cappato de Araújo Mat da UPE campus Petrolina; Jornandes Dias da Silva Mat da POLI; Maria Teresa Cattuzzo Mat da ESEF. Rômulo Luiz Xavier do Nascimento Mat e José Maria Gomes de Souza Mat da UPE campus Nazaré da Mata Art. 2º. O regime de Dedicação Exclusiva terá a duração de três anos, ao final dos quais poderá ser solicitada a sua renovação, de acordo com a Resolução CEPE nº 043/2011 e a Lei Complementar Nº 101/2007 do Governo do Estado de Pernambuco. Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 30 de março de 2012.

10 RESOLUÇÃO CEPE Nº 011/2012 Ementa: Aprova os Cursos de Especialização Curso de especialização em Enfermagem e Estomaterapia: estomias, feridas incontinência e o de Assistência Domiciliar e Gestão em Home Care FENSG. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso III, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 30 de março de Art. 1º. Aprova os Cursos de Especialização em Curso de especialização em Enfermagem e Estomaterapia: estomias, feridas incontinência e o de Assistência Domiciliar e Gestão em Home Care da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças FENSG. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 30 de março de 2012.

11 RESOLUÇÃO CEPE Nº 012 /2012 Ementa: Defere a solicitação de transferência ex-offício de: Rosana Aparecida Resende dos Santos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Roraima para FENSG/UPE e o de Ibrahin Geraldo Carvalho dos Santos Filho do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso para o Curso de Licenciatura em Matemática da UPE campus Garanhuns. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 30 de março de Art. 1º. Deferir a solicitação de transferência ex-offício de: Rosana Aparecida Resende dos Santos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Roraima para Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças-FENSG/UPE e o de Ibrahin Geraldo Carvalho dos Santos Filho do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso para o Curso de Licenciatura em Matemática da UPE campus Garanhuns.. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 30 de março de 2012.

12 RESOLUÇÃO CEPE Nº 13/2012 Ementa: Aprova a criação da disciplina eletiva Embriologia dos Sistemas do ICB O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso III, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 30 de março de 2012, Art. 1º. Aprovar a criação da disciplina eletiva Embriologia dos Sistemas do Instituto de Ciências Biológicas-ICB Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 30 de março de 2012.

13 RESOLUÇÃO CEPE Nº 014/2012 Ementa: Defere a solicitação de reintegração Hugo Pungs Braz de Macedo ao curso de Engenharia da Computação da POLI/UPE. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 30 de março de 2012, Art. 1º. Deferir a solicitação de Hugo Pungs Braz de Macedo ao curso de Engenharia da Computação da Escola Politécnica de Pernambuco-POLI/UPE. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 30 de março de 2012.

14 RESOLUÇÃO CEPE Nº 015/2012 Ementa: Altera a denominação do Curso de Engenharia Mecatrônica para Engenharia de Controle e Automação da POLI. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 30 de março de 2012, Art. 1º. Alterar a denominação do Curso de Engenharia Mecatrônica para Engenharia de Controle e Automação da Escola Politécnica de Pernambuco-POLI. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 30 de março de 2012.

15 RESOLUÇÃO CEPE Nº 016/2012 Ementa: Aprova o Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Sociais-Sociologia FENSG.. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso VI, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 30 de março de 2012, Art. 1º. Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais-Sociologia da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças-FENSG. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 30 de março de 2012.

16 RESOLUÇÃO CEPE Nº 017/2012 Ementa: Aprova os Projetos Pedagógicos dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão Pública; Tecnologia em Gestão Comercial o de Tecnologia em Negócios Imobiliários da FCAP.. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso IV, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 30 de março de 2012, Art. 1º. Aprovar Aprova os Projetos Pedagógicos dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão Pública; Tecnologia em Gestão Comercial o de Tecnologia em Negócios Imobiliários da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco-FCAP. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 30 de março de 2012.

17 RESOLUÇÃO CEPE Nº 018/2012 Ementa: Concede regime de Dedicação Exclusiva aos professores: Maria Betânia Moreira da UPE campus Garanhuns; Manoel Henrique da Nóbrega Marinho; Cláudia Maria Guedes Alcoforado e Maria da Conceição Justino de Andrade da POLI; Helker Albuquerque da Silva, Giovanna Josefa de Miranda Coelho e João Bosco de Macedo Coelho da UPE campus Petrolina. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 30 de abril de Art. 1º. Conceder regime de Dedicação Exclusiva aos professores: Maria Betânia Moreira Amador Mat da UPE campus Garanhuns; Manoel Henrique da Nóbrega Marinho, Cláudia Maria Guedes Alcoforado e Maria da Conceição Justino de Andrade da POLI; Helker Albuquerque da Silva, Giovanna Josefa de Miranda Coelho e João Bosco de Macêdo Coelho da UPE campus Petrolina. Art. 2º. O regime de Dedicação Exclusiva terá a duração de três anos, ao final dos quais poderá ser solicitada a sua renovação, de acordo com a Resolução CEPE nº 043/2011 e a Lei Complementar Nº 101/2007 do Governo do Estado de Pernambuco. Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 30 de abril de 2012.

18 RESOLUÇÃO CEPE Nº 019/2012 Ementa: Concede a renovação do regime de Dedicação Exclusiva aos professores: Luciana Rachel Coutinho Parente da UPE campus Mata Norte; Silvania Núbia Chagas, Pedro Henrique de Barros Falcão, Clóvis Gomes da Silva Júnior, Vera Lúcia Chalegre de Freitas, da UPE campus Garanhuns; Izabele Sousa Barros e Adriana Tenório Cordeiro da UPE campus Caruaru; Mariana Guenther Soares do ICB; Alberto Casado Lordslenn Júnior e Stela Fucale Sukas da POLI; Manoel da Cunha Costa da ESEF; Maria Antonieta Albuquerque de Souza da UPE campus Petrolina. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 30 de abril de Art. 1º. Conceder a renovação do regime de Dedicação Exclusiva aos professores: Luciana Rachel Coutinho Parente da UPE campus Mata Norte; Silvania Núbia Chagas, Pedro Henrique de Barros Falcão, Clóvis Gomes da Silva Júnior, Vera Lúcia Chalegre de Freitas, da UPE campus Garanhuns; Izabele Sousa Barros e Adriana Tenório Cordeiro da UPE campus Caruaru; Mariana Guenther Soares do ICB; Alberto Casado Lordslenn Júnior e Stela Fucale Sukas da POLI; Manoel da Cunha Costa da ESEF; Maria Antonieta Albuquerque de Souza da UPE campus Petrolina. Art. 2º. O regime de Dedicação Exclusiva terá a duração de três anos, ao final dos quais poderá ser solicitada a sua renovação, de acordo com a Resolução CEPE nº 043/2011 e a Lei Complementar Nº 101/2007 do Governo do Estado de Pernambuco. Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 30 de abril de 2012.

19 RESOLUÇÃO CEPE Nº 020/2012 Ementa: Aprova o Curso de Especialização em Educação no Campo/Saberes da Terra da UPE campus Garanhuns. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso III, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 30 de abril de Art. 1º. Aprova o Curso de Especialização em Educação no Campo/Saberes da Terra da UPE campus Garanhuns. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 30 de abril de 2012.

20 RESOLUÇÃO CEPE Nº 021/2012 Ementa: indefere a solicitação de reintegração de Sílvio Jose dos Santos para Escola Politécnica de Pernambuco-POLI. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 30 de abril de 2012, Art. 1º. indeferir a solicitação de reintegração de Sílvio Jose dos Santos para Escola Politécnica de Pernambuco-POLI Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 30 de abril de 2012.

21 RESOLUÇÃO CEPE Nº 022/2012 Ementa: Aprova os Projetos Pedagógicos dos cursos de Graduação: Bacharel em Enfermagem para UPE campus Garanhuns; Bacharel em Engenharia Civil e Bacharel em Sistema de Informação para UPE campus Mata Sul; Bacharel em Enfermagem para UPE campus Serra Talhada e Bacharel em Odontologia para UPE campus Petrolina O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso IV, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 30 de abril de 2012, Art. 1º. Aprovar os Projetos Pedagógicos dos cursos de Graduação: Bacharel em Enfermagem para UPE campus Garanhuns; Bacharel em Engenharia Civil e Bacharel em Sistema de Informação para UPE campus Mata Sul; Bacharel em Enfermagem para UPE campus Serra Talhada e Bacharel em Odontologia para UPE campus Petrolina. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 30 de abril de 2012.

22 RESOLUÇÃO CEPE Nº 023/2012 Ementa: Aprova Ad referendum pelo CEPE a prorrogação das inscrições do PROVALIDA UPE O Reitor da Universidade de Pernambuco-UPE, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 43, inciso X do Estatuto da Universidade de Pernambuco, Art. 1º. Aprovar Ad referendum pelo CEPE a prorrogação das inscrições do PROVALIDA UPE 2012 até o dia 29 de maio de Recife, 11 de maio de 2012

23 RESOLUÇÃO CEPE Nº 024/2012 Ementa: Referenda a Resolução CEPE nº 023/2012 Ad referendum pelo CEPE a prorrogação das inscrições do PROVALIDA UPE O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 40 inciso X, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão extraordinária realizada no dia 15 de maio de 2012, Art. 1º. Referendar para fins de efeitos legais a Resolução CEPE nº 023/2012 Ad referendum pelo CEPE a prorrogação das inscrições do PROVALIDA UPE 2012 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 15 de maio de 2012.

24 RESOLUÇÃO CEPE Nº 025/2012 Ementa: Aprova o Curso de Mestrado Profissional em Educação da UPE. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso III, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por maioria em sessão extraordinária realizada no dia 15 de maio de Art. 1º. Aprovar o Curso de Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Pernambuco-UPE. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 15 de maio de 2012.

25 RESOLUÇÃO CEPE Nº 026/2012 Ementa: Concede regime de Dedicação Exclusiva aos professores Ricardo de Freitas Dias Rocha, da UPE campus Petrolina; Fábio Rocha Formiga, da UPE campus Garanhuns; Pedro de Alcântara Neto, da POLI O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 29 de maio de Art. 1º. Conceder regime de Dedicação Exclusiva aos professores Ricardo de Freitas Dias Rocha, da UPE campus Petrolina; Fábio Rocha Formiga, da UPE campus Garanhuns; Pedro de Alcântara Neto, da POLI Art. 2º. O regime de Dedicação Exclusiva terá a duração de três anos, ao final dos quais poderá ser solicitada a sua renovação, de acordo com a Resolução CEPE nº 043/2011 e a Lei Complementar Nº 101/2007 do Governo do Estado de Pernambuco. Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 29 de maio de 2012.

26 RESOLUÇÃO CEPE Nº 027/2012 Ementa: Concede renovação do regime de Dedicação Exclusiva aos professores Carmelo José Albanez Bastos Filho da POLI; Cecile Soriano Rodrigues e Andréa dos Anjos Pontual de Andrade Lima, da FOP; Gevson da Silva Andrade da UPE campus Mata Norte. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 29 de maio de Art. 1º. Conceder renovação do regime de Dedicação Exclusiva aos professores Carmelo José Albanez Bastos Filho da POLI; Cecile Soriano Rodrigues e Andréa dos Anjos Pontual de Andrade Lima, da FOP; Gevson da Silva Andrade da UPE campus Mata Norte. Art. 2º. O regime de Dedicação Exclusiva terá a duração de três anos, ao final dos quais poderá ser solicitada a sua renovação, de acordo com a Resolução CEPE nº 043/2011 e a Lei Complementar Nº 101/2007 do Governo do Estado de Pernambuco. Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 29 de maio de 2012.

27 RESOLUÇÃO CEPE Nº 028 /2012 Ementa: Aprova solicitação de alteração de carga horária de 20 para 40h dos professores Plínio José de Amorim Neto, da UPE campus Petrolina e a de Paulo Torban, da FOP. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 29 de maio de Art. 1º. Aprovar as solicitações de alteração de carga horária de 20 para 40h dos professores Plínio José de Amorim Neto, da UPE campus Petrolina e a de Paulo Torban, da FOP Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 29 de maio de 2012.

28 RESOLUÇÃO CEPE Nº 029/2012 Ementa: Aprova os cursos de Especialização: MBA em Comercialização de Energia Elétrica POLI; Gestão de Pessoas na Administração Pública-FCAP; Programas stricto sensu Curso de Doutorado em Educação Física (Associado UPE/UFPB): Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação (Associado UPE/UFG); Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável UPE campus Garanhuns. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso III, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 29 de maio de Art. 1º. Aprovar os cursos de Especialização: MBA em Comercialização de Energia Elétrica POLI; Gestão de Pessoas na Administração Pública-FCAP; Programas stricto sensu Curso de Doutorado em Educação Física (Associado UPE/UFPB): Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação (Associado UPE/UFG); Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável UPE campus Garanhuns. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 29 de maio de 2012.

29 RESOLUÇÃO CEPE Nº 030/2012 Ementa: Aprova os Projetos Pedagógicos dos cursos de Graduação de Bacharelado em Serviço Social para UPE campus Mata Sul, Direito para o Recife e para o campus Arcoverde, Saúde Coletiva para o Recife. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso IV, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 29 de maio de 2012, Art. 1º. Aprovar os Projetos Pedagógicos dos cursos de Graduação Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 29 de maio de 2012.

30 RESOLUÇÃO CEPE Nº 031/2012 Ementa: Concede regime de Dedicação Exclusiva aos professores Áurea Lucina Monteiro, da UPE campus Mata Norte; Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior e Ademar Lucena Filho da ESEF; Emerson Alexandre de Oliveira Lima, Daniel Augusto Ribeiro Chaves, Arnaldo Cardim de Carvalho Filho da POLI; O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 29 de junho de Art. 1º. Conceder regime de Dedicação Exclusiva aos professores Áurea Lucina Monteiro, da UPE campus Mata Norte; Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior e Ademar Lucena Filho da Escola Superior de Educação Física-ESEF; Emerson Alexandre de Oliveira Lima, Daniel Augusto Ribeiro Chaves e Arnaldo Cardim de Carvalho Filho da Escola Politécnica de Pernambuco-POLI Art. 2º. O regime de Dedicação Exclusiva terá a duração de três anos, ao final dos quais poderá ser solicitada a sua renovação, de acordo com a Resolução CEPE nº 043/2011 e a Lei Complementar Nº 101/2007 do Governo do Estado de Pernambuco. Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 29 de junho de 2012.

31 RESOLUÇÃO CEPE Nº 032/2012 Ementa: Concede renovação do regime de Dedicação Exclusiva aos professores George Sidney Baracho de Souza, do ICB; Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues, Cleide Maria Ferraz, Maria Auxiliadora Leal Campos, da UPE campus Mata Norte; Maria Lencastre Pinheiro de Menezes e Cruz da POLI, Wagner Luiz do Prado, Mauro Virgílio Gomes de Barros, Simone Storino Honda Barros, da ESEF; Estela Santos Gusmão da FOP. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 29 de junho de Art. 1º. Conceder renovação do regime de Dedicação Exclusiva aos professores George Sidney Baracho de Souza, do Instituto de Ciências Biológicas-ICB; Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues, Cleide Maria Ferraz, Maria Auxiliadora Leal Campos, da UPE campus Mata Norte; Maria Lencastre Pinheiro de Menezes e Cruz da Escola Politécnica de Pernambuco-POLI, Wagner Luiz do Prado, Mauro Virgílio Gomes de Barros, Simone Storino Honda Barros, da Escola de Educação de Física-ESEF; Estela Santos Gusmão da Faculdade de Odontologia de Pernambuco-FOP. Art. 2º. O regime de Dedicação Exclusiva terá a duração de três anos, ao final dos quais poderá ser solicitada a sua renovação, de acordo com a Resolução CEPE nº 043/2011 e a Lei Complementar Nº 101/2007 do Governo do Estado de Pernambuco. Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 29 de junho de 2012.

32 RESOLUÇÃO CEPE Nº 033 /2012 Ementa: Defere a solicitação de transferência ex-offício de Douglas Henrique Duque Silva para o curso de Engenharia Elétrica-Eletrotécnica da UPE/POLI; Edson de Oliveira Rocha e o de Emmanuel de Oliveira Costa para o Curso de Administração, da UPE/FCAP. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 29 de junho de Art. 1º. Deferir a solicitação de transferência ex-offício dedouglas Henrique Duque Silva para o curso de Engenharia Elétrica-Eletrotécnica da UPE/POLI; Edson de Oliveira Rocha e o de Emmanuel de Oliveira Costa para o Curso de Administração, da UPE/FCAP Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 29 de junho de 2012.

33 RESOLUÇÃO CEPE Nº 034 /2012 Ementa: Aprova as solicitações de aumento da carga horária dos professores: Ary Pinto Ribeiro Filho, de 20h para 40h da UPE/POLI e Hilda Silva Carrilho Barbosa de 30h para 40h da UPE/FENSG. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 29 de junho de Art. 1º. Aprovar as solicitações de aumento da carga horária dos professores: Ary Pinto Ribeiro Filho, de 20h para 40h da Escola Politécnica de Pernambuco-POLI e Hilda Silva Carrilho Barbosa de 30h para 40h da Faculdade de Enfermagem Nossa senhora das Graças-FENSG. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 29 de junho de 2012.

34 RESOLUÇÃO CEPE Nº 035/2012 Ementa: Aprova Ad referendum pelo CEPE o aumento de carga horária de 20 para 40h do professor Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior da ESEF. O Reitor da Universidade de Pernambuco-UPE, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 43, inciso X do Estatuto da Universidade de Pernambuco, Art. 1º. Aprovar Ad referendum pelo CEPE o aumento de carga horária de 20 para 40h do professor Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior da Escola de Educação Física-ESEF. Recife, 29 de junho de 2012 REITOR

35 RESOLUÇÃO CEPE Nº 036/2012 Ementa: Concede regime de Dedicação Exclusiva aos professores Claudinalle Farias Queiroz de Souza da FENSG; Marta Solange Albuquerque Guimarães da UPE campus Petrolina; Maria de Fátima Gomes da Cruz da UPE campus Mata Norte. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 31 de julho de Art. 1º. Conceder regime de Dedicação Exclusiva aos professores Claudinalle Farias Queiroz de Souza, Mat da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças-FENSG; Marta Solange Albuquerque Guimarães, Mat da UPE campus Petrolina e Maria de Fátima Gomes da Cruz, Mat da UPE campus Mata Norte. Art. 2º. O regime de Dedicação Exclusiva terá a duração de três anos, ao final dos quais poderá ser solicitada a sua renovação, de acordo com a Resolução CEPE nº 043/2011 e a Lei Complementar Nº 101/2007 do Governo do Estado de Pernambuco. Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 31 de julho de 2012.

36 RESOLUÇÃO CEPE Nº 037/2012 Ementa: Concede renovação do regime de Dedicação Exclusiva aos professores Iramir Buarque do Amazonas e Janne Freitas de Carvalho da UPE campus Garanhuns; Lucilia Batista Dantas Pereira da UPE campus Petrolina. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 31 de julho de Art. 1º. Conceder renovação do regime de Dedicação Exclusiva aos professores Iramir Buarque do Amazonas, Mat; e Janne Freitas de Carvalho, Mat da UPE campus Garanhuns e Lucilia Batista Dantas Pereira Mat da UPE campus Petrolina. Art. 2º. O regime de Dedicação Exclusiva terá a duração de três anos, ao final dos quais poderá ser solicitada a sua renovação, de acordo com a Resolução CEPE nº 043/2011 e a Lei Complementar Nº 101/2007 do Governo do Estado de Pernambuco. Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 31 de julho de 2012.

37 RESOLUÇÃO CEPE Nº 038 /2012 Ementa: Indefere a solicitação de transferência ex-offício de Flávio Leôncio Guedes para o curso de Engenharia Civil da POLI. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 31 de julho de Art. 1º. Indeferir a solicitação de transferência ex-offício Flávio Leôncio Guedes do curso de Engenharia da Universidade Paulista-UNIP para o curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica de Pernambuco POLI. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 31 de julho de 2012.

38 RESOLUÇÃO CEPE Nº 039 /2012 Ementa: Defere a solicitação de transferência ex-offício de Eletícia Luciene Soares Negreiros para o curso de Bacharelado em Psicologia Formação Psicólogo para UPE campus Garanhuns. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 31 de julho de Art. 1º. Deferir a solicitação de transferência ex-offício Eletícia Luciene Soares Negreiros da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS para o curso de Bacharelado em Psicologia Formação Psicólogo para UPE campus Garanhuns. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 31 de julho de 2012.

39 RESOLUÇÃO CEPE Nº 040/2012 Ementa: Referenda a Resolução CEPE Nº 035/2012 que Aprova Ad referendum pelo CEPE o aumento de carga horária de 20 para 40h do professor Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior da ESEF. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 40 inciso X, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão extraordinária realizada no dia 31 de julho de 2012, Art. 1º. Referendar para fins de efeitos legais a Resolução CEPE Nº 035/2012 que Aprova Ad referendum pelo CEPE o aumento de carga horária de 20 para 40h do professor Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior, Mat da Escola Superior de Educação Física-ESEF. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 31 de julho de 2012.

40 RESOLUÇÃO CEPE Nº 041/2012 Ementa: Aprova a criação da disciplina eletiva Interpretação Clínica e Laboratorial do Hemograma para o curso de Ciências Biológicas do ICB. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso III, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 31 de julho de 2012, Art. 1º. Aprovar a criação da disciplina eletiva Interpretação Clínica e Laboratorial do Hemograma para o curso de Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Biológicas-ICB. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 31 de julho de 2012.

41 RESOLUÇÃO CEPE Nº 042 /2012 Ementa: Defere a solicitação da acadêmica Margarete Rufino referente ao aproveitamento da disciplina Hidrologia no curso de Engenharia Civil da POLI. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 31 de julho de Art. 1º. Deferir a solicitação da acadêmica Margarete Rufino referente ao aproveitamento da disciplina Hidrologia, cursada na Universidade Católica no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica de Pernambuco- POLI. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 31 de julho de 2012.

42 RESOLUÇÃO CEPE Nº 043/2012 Ementa: Aprova Ad referendum pelo CEPE a publicação do Edital para Processo de Avaliação Docente para professor Associado. O Reitor da Universidade de Pernambuco-UPE, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 43, inciso X do Estatuto da Universidade de Pernambuco, Art. 1º Aprovar Ad referendum pelo CEPE a publicação do Edital para Processo de Avaliação Docente para professor Associado para a Universidade de Pernambuco. Recife, 16 de agosto de 2012

43 RESOLUÇÃO CEPE Nº 044/2012 Ementa: Concede regime de Dedicação Exclusiva aos professores Joselma Cavalcanti Cordeiro da FCM; Cristina Leite de Brito da UPE campus Garanhuns. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 31 de agosto de Art. 1º. Conceder regime de Dedicação Exclusiva aos professores Joselma Cavalcanti Cordeiro da FCM; Cristina Leite de Brito da UPE campus Garanhuns. Art. 2º. O regime de Dedicação Exclusiva terá a duração de três anos, ao final dos quais poderá ser solicitada a sua renovação, de acordo com a Resolução CEPE nº 043/2011 e a Lei Complementar Nº 101/2007 do Governo do Estado de Pernambuco. Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 31 de agosto de 2012.

44 RESOLUÇÃO CEPE Nº 045/2012 Ementa: Concede a renovação do regime de Dedicação Exclusiva aos professores Manoel Pereira de Barros e Débora Amorim da Costa Maciel da UPE campus Garanhuns; Maria Emilia Ferraz Almeida de Melo, Ana Clara Farias de Brito e Luiz Henrique de Barros Lyra da UPE campus Petrolina. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 31 de agosto de Art. 1º. Conceder a renovação do regime de Dedicação Exclusiva aos professores Manoel Pereira de Barros e Débora Amorim da Costa Maciel da UPE campus Garanhuns; Maria Emilia Ferraz Almeida de Melo, Ana Clara Farias de Brito e Luiz Henrique de Barros Lyra da UPE campus Petrolina. Art. 2º. O regime de Dedicação Exclusiva terá a duração de três anos, ao final dos quais poderá ser solicitada a sua renovação, de acordo com a Resolução CEPE nº 043/2011 e a Lei Complementar Nº 101/2007 do Governo do Estado de Pernambuco. Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 31 de agosto de 2012.

45 RESOLUÇÃO CEPE Nº 046/2012 Ementa: Aprova os cursos Lato sensu em Ortodontia/FOP e o de Ensino de Matemática (Modalidade a Distância/UPE campus Garanhuns. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso III, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 31 de agosto de Art. 1º. Aprovar os cursos Lato sensu em Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Pernambuco-FOP e o de Ensino de Matemática (Modalidade a Distância da UPE campus Garanhuns. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 31 de agosto de 2012.

46 RESOLUÇÃO CEPE Nº 047/2012 Ementa: Referenda a Resolução CEPE nº 043/2012 que autoriza a Publicação do Edital de Seleção para Processo de Avaliação de Docentes para Promoção a Professor Associado. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 40 inciso X, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão extraordinária realizada no dia 31 de agosto de 2012, Art. 1º. Referenda para fins de feitos legais Resolução CEPE nº 043/2012 que autoriza a Publicação do Edital de Seleção para Processo de Avaliação de Docentes para Promoção a Professor Associado. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 31 de agosto de 2012.

47 RESOLUÇÃO CEPE Nº 048/2012 Ementa: Concede regime de Dedicação Exclusiva aos professores Antonio Luiz Ribeiro da FCAP; Genésio Gomes da Cruz Neto da POLI. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 01 de outubro de Art. 1º. Conceder regime de Dedicação Exclusiva aos professores Antonio Luiz Ribeiro da Faculdade de Ciências da Administração-FCAP e Genésio Gomes da Cruz Neto da Escola Politécnica de Pernambuco-POLI. Art. 2º. O regime de Dedicação Exclusiva terá a duração de três anos, ao final dos quais poderá ser solicitada a sua renovação, de acordo com a Resolução CEPE nº 043/2011 e a Lei Complementar Nº 101/2007 do Governo do Estado de Pernambuco. Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 01 de outubro de 2012.

48 RESOLUÇÃO CEPE Nº 049/2012 Ementa: Concede a renovação do regime de Dedicação Exclusiva aos professores Jose Roberto da Silva, Maria do Carmo Barbosa de Melo e Anahy Samara Zamblano de Oliveira Moutinho da UPE campus Mata Norte; Jairo Nogueira Luna da UPE campus Garanhuns; Janaína da Fonseca e Silva da UPE campus Petrolina. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 01 de outubro de Art. 1º. Conceder a renovação do regime de Dedicação Exclusiva aos professores Jose Roberto da Silva, Maria do Carmo Barbosa de Melo e Anahy Samara Zamblano de Oliveira Moutinho da UPE campus Mata Norte, Jairo Nogueira Luna da UPE campus Garanhuns e Janaína da Fonseca e Silva da UPE campus Petrolina. Art. 2º. O regime de Dedicação Exclusiva terá a duração de três anos, ao final dos quais poderá ser solicitada a sua renovação, de acordo com a Resolução CEPE nº 043/2011 e a Lei Complementar Nº 101/2007 do Governo do Estado de Pernambuco. Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 01 de outubro de 2012.

49 RESOLUÇÃO CEPE Nº 050/2012 Ementa: Defere a solicitação de reintegração do aluno Irenildo Barbosa da Silva ao curso de Engenharia Civil da POLI. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 01 de outubro de 2012, Art. 1º. Deferir a solicitação de reintegração do aluno Irenildo Barbosa da Silva ao curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica de Pernambuco-POLI. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 01 de outubro de 2012.

50 RESOLUÇÃO CEPE Nº 051/2012 Ementa: Indefere a solicitação do aluno Carlos Anselmo de Magalhães de revogar a decisão de seu desligamento ao curso médico da FCM. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 01 de outubro de 2012, Art. 1º. Indeferir a solicitação do aluno Carlos Anselmo de Magalhães de revogar a decisão de seu desligamento ao curso médico da FCM. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 01 de outubro de 2012.

51 RESOLUÇÃO CEPE Nº 052/2012 Ementa: Aprova o curso de especialização em Cardiologia FCM O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso III, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 01 de outubro de Art. 1º. Aprova o Curso de Especialização em Cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco FCM. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, Sala de Sessões, em 01 de outubro de 2012.

52 RESOLUÇÃO CEPE Nº 053/2012 Ementa: Aprova o Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade de Pernambuco UPE O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 33 inciso I, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e, tendo em vista deliberação tomada por unanimidade em sessão realizada no dia 01 de outubro de CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, OBJETIVOS E PRAZOS Art. 1º. O sistema de Pós-Graduação Stricto Sensu da UPE abrange os Programas de Pós-Graduação que oferecem cursos de Mestrado (acadêmico ou profissional) e/ou de Doutorado. Art. 2º. O objetivo dos Programas de Pós-Graduação é a formação de docentes e pesquisadores com amplo domínio em seu campo de investigação e capacidade de promover o desenvolvimento e a difusão do conhecimento científico, tecnológico, filosófico, artístico e cultural. 1º - O termo Programa de Pós-Graduação indica um conjunto de cursos Stricto sensu, relacionados a uma área de conhecimento. Este termo se aplica mesmo a um curso isolado. 2º - O termo Curso designa um Mestrado ou um Doutorado. 3º - O Curso de Mestrado Profissional objetiva, especificamente, a capacitação técnico-profissional em área definida. 4º - O Curso de Mestrado Acadêmico objetiva, especificamente, promover o desenvolvimento de competências para a pesquisa cientifica e tecnológica, contribuindo para a formação de pesquisadores; 5º - O Curso de Doutorado objetiva, especificamente, a formação de pesquisadores autônomos capazes de intervir para o desenvolvimento científico e tecnológico. Art. 3º. Para obtenção do título de Mestre ou Doutor, o pós-graduando deverá realizar, no mínimo, dois tipos de atividades: cursar disciplinas recomendadas pelo programa e elaborar uma dissertação ou tese. Além disso, deverão ser obedecidos os seguintes critérios: I. Cada programa estabelecerá a duração máxima dos seus cursos de Mestrado e de Doutorado, observando os critérios estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES para a respectiva área de conhecimento. II. O curso de Mestrado terá duração mínima de doze meses e o curso de Doutorado terá duração mínima de vinte e quatro meses considerando a data de matrícula no curso. III. Em casos excepcionais, poderá haver uma prorrogação máxima de seis meses para o curso de mestrado e de doze meses para o curso de doutorado, desde que aprovada pelo Colegiado do Programa e devidamente solicitada e justificada pelo orientador, considerando a data de matrícula no curso.

53 CAPÍTULO II DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA Art. 4º. As atividades do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu de cada Unidade serão acompanhadas pela Coordenação do Programa, pelo seu Colegiado próprio, pela Coordenação de Pós- Graduação e Pesquisa da Unidade de Educação e pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Art. 5º. O regimento interno de cada Programa de Pós-Graduação deverá prever a forma de composição do Colegiado. Art. 6º. O Coordenador e o Vice Coordenador de cada Programa de Pós-Graduação deverão ser eleitos pelos membros do Colegiado, obedecendo ao disposto no Regimento Interno do Programa. CAPÍTULO III DA INSTALAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DOS CURSOS Art. 7º. Cabe exclusivamente às Unidades de Educação através de seus Conselhos de Gestão Acadêmica, propor a implantação de cursos de pós-graduação Stricto sensu. Parágrafo único - A proposta de implantação será submetida à Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da UPE e ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE. Art. 8º. A proposta de implantação de novos cursos deverá ser acompanhada de projeto abrangendo todas as informações e documentos exigidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES para análise de propostas de cursos de Mestrado e Doutorado, inclusive o regimento interno do Programa. Parágrafo único - Os critérios para credenciamento, descredenciamento e recredenciamento de docentes deverão ser estabelecidos pelo Programa, observando-se os critérios de formação e produção científica e tecnológica exigidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e o plano de desenvolvimento e expansão do próprio Programa. Art. 9º. A proposição de alteração no regimento interno deve ser efetuada pelo Colegiado do Programa, homologada pelo Conselho de Gestão Acadêmica e aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE. Art. 10. Cabe à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa coordenar o processo de avaliação anual das atividades, incluindo medidas que visem ao aprimoramento dos Programas de Pós-Graduação. CAPÍTULO IV DAS OBRIGAÇÕES DOS DOCENTES Art. 11. É responsabilidade dos docentes credenciados nos Programas de Pós-Graduação da UPE fornecer as informações solicitadas nos prazos e formatos estabelecidos pela Coordenação do Programa. 1º - O docente credenciado por Programa de Pós-Graduação Stricto sensu da UPE deverá atualizar o seu currículo na Plataforma Lattes do CNPq ao final de cada semestre. 2º - Dos docentes que não mantiverem atualizados seus currículos na Plataforma Lattes na forma do parágrafo 1º serão cancelados os benefícios concedidos pela UPE para os membros dos programas de pósgraduação Stricto sensu. Art. 12. Os docentes deverão indicar na publicação dos resultados de suas pesquisas, sua vinculação e de seus discentes com os programas de pós-graduação da UPE. Parágrafo único - Aplicam-se a esse artigo as normas dos parágrafos do artigo anterior.

54 CAPÍTULO V DA ADMISSÃO E ORIENTAÇÃO DE ALUNOS Art. 13. Há três categorias de alunos de pós-graduação na UPE: regulares, especiais e visitantes. 1º - Consideram-se alunos regulares aqueles aceitos, por meio de processo seletivo, em curso de mestrado ou de doutorado oferecidos pelo Programa de Pós-Graduação. 2º - Consideram-se alunos especiais àqueles que, de acordo com normas estabelecidas pelo Colegiado do Programa, estão matriculados somente em disciplinas isoladas e, portanto, não estão vinculados ao Programa de Pós-Graduação. 3º - Consideram-se alunos visitantes os de outros programas Stricto sensu que estejam desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa ou extensão em programa da UPE. Art. 14. Somente poderão ser acatadas solicitações de matricula, como aluno regular, de requerente portador de diploma (ou documento equivalente) de curso de graduação. Art. 15. Compete ao Colegiado do Programa estabelecer os critérios de admissão dos alunos. Art. 16. Compete ao Coordenador do Programa publicar e divulgar o edital com o processo seletivo para admissão de alunos regulares, com anuência do diretor da unidade de Educação. Art. 17. Os alunos regulares serão orientados em suas atividades por um docente credenciado e indicado pelo Colegiado do Programa. 1º - Por solicitação do orientador e com anuência do Colegiado do Programa, o orientador poderá contar com a colaboração de Co-Orientadores. 2º - O número máximo de orientandos por orientador e por co-orientador, será o recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. 3º - A mudança de orientador poderá ser solicitada à coordenação do Programa, tanto pelo aluno quanto pelo orientador, devendo o orientador proposto ser devidamente credenciado no Programa, e a nova escolha ser aprovada pelo colegiado, tendo sido ouvidos o aluno, seu atual orientador e o orientador proposto. Art. 18. É permitido o ingresso de mestrando, regularmente matriculado na instituição, no doutorado sem a defesa da dissertação, após exame de qualificação com justificativa circunstanciada do orientador, e homologação pelo Colegiado do Programa. CAPÍTULO VI DAS ATIVIDADES CURRICULARES E AVALIAÇÃO Art. 19. As disciplinas das áreas de conhecimento de que trata o artigo terceiro poderão ser ministradas por meio de aulas teóricas, seminários, estudos dirigidos, aulas práticas e/ou outras atividades didáticas. Art. 20. Às atividades dos cursos de pós-graduação Stricto sensu serão atribuídas unidades de crédito, equivalentes cada uma a 15 horas, em número estabelecido pelo Colegiado do Programa, respeitadas as normas editadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. 1º - O Colegiado do Programa estabelecerá as normas sobre a obtenção dos créditos mínimos exigidos para cada curso, inclusive sobre as notas e conceitos a serem atribuídos, respeitadas as determinações da CAPES. Art. 21. A frequência às disciplinas é obrigatória e não poderá ser inferior a 75% do total de horas programadas.

Prof. Carlos Fernando de Araújo Calado PRESIDENTE

Prof. Carlos Fernando de Araújo Calado PRESIDENTE RESOLUÇÃO CEPE N 017/2010 Ementa: Concede o regime de Dedicação Exclusiva aos professores Clóvis Gomes da Silva Júnior da FACETEG e Wellington Pinheiro dos Santos da POLI. lhe conferem o Art. 33 inciso

Leia mais

Ementa : Estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação lato sensu na Universidade de Pernambuco

Ementa : Estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação lato sensu na Universidade de Pernambuco Resolução CEPE N XXX/200 Ementa : Estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação lato sensu na Universidade de Pernambuco O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL Comissão Especial para Elaboração da Minuta de Resolução sobre Distribuição da Carga Horária Docente

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL Comissão Especial para Elaboração da Minuta de Resolução sobre Distribuição da Carga Horária Docente MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº XX/2013 - CONSUNI/UFAL, de XX/XX/2013. REGULAMENTA A DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA SEMANAL DE ATIVIDADES DO CORPO DOCENTE DA UFAL. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PPGE / UCB REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PPGE / UCB REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PPGE / UCB REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Brasília-DF CAPÍTULO I Das Disposições Iniciais Art. 1º. O presente

Leia mais

Minuta do Regimento Geral de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de São Carlos

Minuta do Regimento Geral de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de São Carlos Minuta do Regimento Geral de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de São Carlos CapítuloI Dos Objetivos Art.1º - Os cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Federal de São

Leia mais

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Art. 1º Os Cursos ofertados pela Diretoria de Educação Continuada da Universidade Nove de Julho UNINOVE regem-se pela legislação vigente, pelo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 003/2007 CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 003/2007 CONEPE RESOLUÇÃO Nº 003/2007 CONEPE Aprova o Regimento dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade do Estado de Mato Grosso. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CONEPE, da Universidade

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 05 - CONSU 13 DE JUNHO DE 2007

RESOLUÇÃO Nº. 05 - CONSU 13 DE JUNHO DE 2007 Rua Governador Luiz Cavalcante, S/N, TELEFAX (82) 3530-3382 CEP: 57312-270 Arapiraca-Alagoas RESOLUÇÃO Nº. 05 - CONSU 13 DE JUNHO DE 2007 Dispõe sobre normas e procedimentos para os Cursos de Especialização

Leia mais

EDITAL DE MOBILIDADE INTERNA 2011.2

EDITAL DE MOBILIDADE INTERNA 2011.2 EDITAL DE MOBILIDADE INTERNA 2011.2 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de Pernambuco torna público que, no período de 29 de junho a 08 de julho de 2011, serão recebidos os requerimentos para Mobilidade

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACAR CURSO DE ENFERMAGEM (PIC)

REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACAR CURSO DE ENFERMAGEM (PIC) REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACAR CURSO DE ENFERMAGEM (PIC) CAPÍTULO FINALIDADES E OBJETIVOS Art. 1º - As normas que seguem visam orientar os docentes e discentes do curso de Enfermagem

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL - PROFMAT

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL - PROFMAT REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL - PROFMAT Art. 1º O Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, coordenado

Leia mais

REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC UFABC. TÍTULO I Dos Objetivos

REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC UFABC. TÍTULO I Dos Objetivos Regimento REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC UFABC TÍTULO I Dos Objetivos Art. 1º - As atividades dos Cursos de Pós-Graduação abrangem estudos e trabalhos de formação

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E MEIO AMBIENTE - UNIARA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E MEIO AMBIENTE - UNIARA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E MEIO AMBIENTE - UNIARA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: DINÂMICA REGIONAL E ALTERNATIVAS DE SUSTENTABILIDADE. CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO CAPITULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - Os cursos de pós-graduação da UNIABEU são regidos pela Lei Federal 9394/96 Lei de Diretrizes

Leia mais

Programa de Mestrado em Informática 1

Programa de Mestrado em Informática 1 Programa de Mestrado em Informática 1 REGULAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM INFORMÁTICA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS I - OBJETIVOS DO CURSO ART. 1º - O Curso de

Leia mais

Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional

Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional Capítulo I Objetivos Artigo 1º - O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) tem como objetivo proporcionar formação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 34/2014 Altera o Regulamento Geral dos Programas de Pós- Graduação Stricto Sensu da

Leia mais

RESOLUÇÃO SETORIAL Nº27/97

RESOLUÇÃO SETORIAL Nº27/97 RESOLUÇÃO SETORIAL Nº27/97 (Na sessão do dia 07 de julho de 2000, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE aprovou, por unanimidade, o parecer do Conselheiro relator do processo nº 29073/98-19,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 002/2014, DE 28 DE ABRIL DE 2014 CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 002/2014, DE 28 DE ABRIL DE 2014 CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG RESOLUÇÃO Nº 002/2014, DE 28 DE ABRIL DE 2014 CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG A Câmara de Pós-graduação (CPG) da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG, conforme

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA Regulamento Específico do Curso de Especialização em Homeopatia Veterinária CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

Leia mais

Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Unesp, Unicamp e PUC/SP.

Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Unesp, Unicamp e PUC/SP. Resolução UNESP nº 46 de 26/03/2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Unesp, Unicamp e PUC/SP. TÍTULO I Do Programa

Leia mais

RESOLUÇÃO CEC Nº 392/2004

RESOLUÇÃO CEC Nº 392/2004 RESOLUÇÃO CEC Nº 392/2004 Estabelece normas para o funcionamento dos cursos de pós-graduação lato sensu no Sistema Estadual de Ensino. O, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista o disposto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica REGIMENTO - VÁLIDO PARA ALUNOS QUE INGRESSARAM NO PPGEEL ATÉ MARÇO DE 2010 I - DOS OBJETIVOS Art. 1 - O Curso de Pós-Graduação em Engenharia da UFSC visa proporcionar a pesquisadores, docentes e profissionais

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 263. Pôr em vigência, a partir da presente data, o REGIMENTO. DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, que

RESOLUÇÃO Nº 263. Pôr em vigência, a partir da presente data, o REGIMENTO. DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, que RESOLUÇÃO Nº 263 PÕE EM VIGÊNCIA O REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU O Reitor da Universidade Católica de Pelotas, no uso de suas atribuições, considerando os termos da proposta encaminhada

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO nº 17/2015 Estabelece critérios para distribuição de encargos ao pessoal da carreira do

Leia mais

REGIMENTO INTERNO RESOLUÇÃO Nº 01/CEPE, DE 27 DE MARÇO DE 2008 APROVADO NO CTC/CAPES EM 18 DE SETEMBRO DE 2008. Fortaleza-Ceará - 2008 -

REGIMENTO INTERNO RESOLUÇÃO Nº 01/CEPE, DE 27 DE MARÇO DE 2008 APROVADO NO CTC/CAPES EM 18 DE SETEMBRO DE 2008. Fortaleza-Ceará - 2008 - PÓS-GRADUAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS MESTRADO - DOUTORADO CONCEITO 4 - CAPES REGIMENTO INTERNO RESOLUÇÃO Nº 01/CEPE, DE 27 DE MARÇO DE 2008 APROVADO NO CTC/CAPES EM 18 DE SETEMBRO DE 2008 Fortaleza-Ceará

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2010/CPG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2010/CPG INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2010/CPG Estabelece procedimento para o reconhecimento e o registro de diploma de conclusão de curso de Pós-Graduação expedidos por instituições de ensino superior estrangeiras.

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE N 001/2011. Ementa: Aprova ad referendum pelo CEPE, Curso de Especialização em Docência no Ensino Superior em Saúde, ofertado pela FCM.

RESOLUÇÃO CEPE N 001/2011. Ementa: Aprova ad referendum pelo CEPE, Curso de Especialização em Docência no Ensino Superior em Saúde, ofertado pela FCM. RESOLUÇÃO CEPE N 001/2011 Ementa: Aprova ad referendum pelo CEPE, Curso de Especialização em Docência no Ensino Superior em Saúde, ofertado pela FCM. O Reitor da Universidade de Pernambuco no uso da atribuição

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CAPÍTULO I

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CAPÍTULO I REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO E DOS OBJETIVOS Art.1º - O Programa de Pós-graduação em Odontologia

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS TÍTULO I DOS OBJETIVOS DO CURSO Art. 1º A Área de Concentração

Leia mais

Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP.

Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP. RESOLUÇÃO UNESP Nº 30, DE 17 DE JUNHO DE 2010. Texto consolidado Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP. O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tendo em vista

Leia mais

REGULAMENTO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

REGULAMENTO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS REGULAMENTO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Art. 1º Os Programas de Pós-Graduação do Instituto de Matemática,

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNESP FFC/MARÍLIA. Seção I. Dos Objetivos

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNESP FFC/MARÍLIA. Seção I. Dos Objetivos REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNESP FFC/MARÍLIA Seção I Dos Objetivos Artigo 1º O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília será estruturado

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 38 de 30/12/2011 - CAS

RESOLUÇÃO N o 38 de 30/12/2011 - CAS RESOLUÇÃO N o 38 de 30/12/2011 - CAS O Conselho Acadêmico Superior (CAS), no uso de suas atribuições conferidas pelo Estatuto da Universidade Positivo (UP), dispõe sobre as normas acadêmicas dos cursos

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA

CURSO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA Instituto de Física Instituto de Geociências Instituto de Matemática Observatório do Valongo CURSO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA REGULAMENTO I DOS OBJETIVOS

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E MEIO AMBIENTE - UNIARA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E MEIO AMBIENTE - UNIARA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E MEIO AMBIENTE - UNIARA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: DINÂMICAS TERRITORIAIS E ALTERNATIVAS DE SUSTENTABILIDADE. CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 41, DE 17 DE OUTUBRO DE

RESOLUÇÃO UNESP Nº 41, DE 17 DE OUTUBRO DE RESOLUÇÃO UNESP Nº 41, DE 17 DE OUTUBRO DE 2011 (Publicada no D.O.E. de 18/10/11 Seção I, pág. 99) (Republicada no D.O.E. de 10/01/12 Seção I, pág. 78) Regulamenta os Cursos de Especialização da UNESP.

Leia mais

REGIMENTO DO PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO/UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

REGIMENTO DO PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO/UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA REGIMENTO DO PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO/UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA TÍTULO I - DOS OBJETIVOS E DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O Programa Associado

Leia mais

Resolução PG-Mec 1/2010

Resolução PG-Mec 1/2010 Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PG-Mec) Estabelece o Regimento do Programa de Pós- Graduação em Engenharia Mecânica

Leia mais

R E G I M E N T O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM TEORIA LITERÁRIA DOS OBJETIVOS

R E G I M E N T O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM TEORIA LITERÁRIA DOS OBJETIVOS R E G I M E N T O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM TEORIA LITERÁRIA DOS OBJETIVOS Artigo 1º - O Programa de Pós-Graduação em Letras tem por objetivo a formação de docentes destinados

Leia mais

Colegiado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Veterinárias

Colegiado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Veterinárias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS Colegiado do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

São Paulo, 122 (42) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sábado, 3 de março de 2012

São Paulo, 122 (42) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sábado, 3 de março de 2012 São Paulo, 122 (42) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sábado, 3 de março de 2012 REITORIA Resolução Unesp-32, de 2-3-2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Aqüicultura, Cursos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS Regulamento Específico do Curso de Especialização em Auditoria e Controle Gerencial

Leia mais

VESTIBULAR 2007 PAGINA - 1 105 - CIENCIAS BIOLOGICAS (LICENCIATURA) ENTRADA: 01 TURNO: NOT FACULDADE DE FORMACAO DE PROFESSORES DE NAZARE DA MATA - FFPNM JULIANA GOMES DE OLIVEIRA 1050293 106 536.10 Nao

Leia mais

NORMA DO PROGRAMA DE BOLSAS REUNI DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE

NORMA DO PROGRAMA DE BOLSAS REUNI DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE NORMA DO PROGRAMA DE BOLSAS REUNI DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE As Pró-Reitorias de Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação, CONSIDERANDO a necessidade

Leia mais

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 Universidade Federal de Campina grande CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 O Colegiado

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CAPÍTULO I - DA APRESENTAÇÃO E DOS OBJETIVOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA Art. 1 - A atividade de Iniciação Científica integra o processo de ensinoaprendizagem

Leia mais

CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO

CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO 2013 CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO

Leia mais

2008-2020 BRASÍLIA / DF 2009 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ECONOMIA. Reg ECONOMIA.indd 1 6/9/2010 17:04:48

2008-2020 BRASÍLIA / DF 2009 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ECONOMIA. Reg ECONOMIA.indd 1 6/9/2010 17:04:48 2008-2020 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ECONOMIA BRASÍLIA / DF 2009 Reg ECONOMIA.indd 1 6/9/2010 17:04:48 Reg ECONOMIA.indd 2 6/9/2010 17:04:48 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA DE IBAITI

FACULDADE DE EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA DE IBAITI REGULAMENTO NO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FEATI NUPEFE Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti FEATI SEÇÃO I Da Natureza e Missão Art. 1 O Núcleo de Pesquisa e Extensão da FEATI

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais Faculdade de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS

REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS Art. 1 o - O Programa de Pós-Graduação em Sociologia, vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade

Leia mais

REGIMENTO INTERNO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA ESCOLA DO PARLAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

REGIMENTO INTERNO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA ESCOLA DO PARLAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO REGIMENTO INTERNO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA ESCOLA DO PARLAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO Sumário TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 3 CAPÍTULO I Da Caracterização do Curso... 3 CAPÍTULO

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, em anexo, o Regulamento dos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu da FAE Centro Universitário.

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, em anexo, o Regulamento dos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu da FAE Centro Universitário. RESOLUÇÃO CONSEPE 09/2009 APROVA O REGULAMENTO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO. O Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE, no uso das

Leia mais

PORTARIA CAPES Nº 193, DE 4 DE OUTUBRO DE 2011

PORTARIA CAPES Nº 193, DE 4 DE OUTUBRO DE 2011 PORTARIA CAPES Nº 193, DE 4 DE OUTUBRO DE 2011 Fixa normas e procedimentos para a apresentação e avaliação de propostas de cursos novos de mestrado e doutorado. O Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento

Leia mais

Universidade Positivo Resolução n o 04 de 16/04/2010 Normas Acadêmicas do Stricto Sensu

Universidade Positivo Resolução n o 04 de 16/04/2010 Normas Acadêmicas do Stricto Sensu RESOLUÇÃO N o 04 de 16/04/2010 - CONSEPE Dispõe sobre as normas das atividades acadêmicas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Positivo. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão,

Leia mais

Instrução Normativa 001/2014 PROPPG/PROGRAD. Paraná.

Instrução Normativa 001/2014 PROPPG/PROGRAD. Paraná. Instrução Normativa 001/2014 OPPG/OGRAD Estabelece os procedimentos para a realização e acompanhamento de estágios de docência para Discentes de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pós- Doutoramento

Leia mais

INSTITUTO DE ENGENHARIA NUCLEAR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NUCLEARES

INSTITUTO DE ENGENHARIA NUCLEAR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NUCLEARES INSTITUTO DE ENGENHARIA NUCLEAR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NUCLEARES REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NUCLEARES Atualização de 30 de outubro de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 020/2006-CONSU de 22 de agosto de 2006

RESOLUÇÃO Nº 020/2006-CONSU de 22 de agosto de 2006 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 020/2006-CONSU de 22 de agosto de 2006 EMENTA: Normatiza os Afastamentos de Curta, Média e Longa Duração de Docentes.

Leia mais

PROFMAT - Programa de Mestrado Profissional em Matemática. Regimento. Coordenação do ensino de matemática nas escolas;

PROFMAT - Programa de Mestrado Profissional em Matemática. Regimento. Coordenação do ensino de matemática nas escolas; Capítulo I Objetivos Regimento Artigo 1º - O Objetivo do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional é proporcionar ao aluno formação matemática aprofundada, relevante ao exercício

Leia mais

INSTRUÇÕES NORMATIVAS Aprovada pelo Conselho do Programa em 16/06/2015 Aprovado pelo Conselho Deliberativo do CAUNESP em 03/07/2015

INSTRUÇÕES NORMATIVAS Aprovada pelo Conselho do Programa em 16/06/2015 Aprovado pelo Conselho Deliberativo do CAUNESP em 03/07/2015 INSTRUÇÕES NORMATIVAS Aprovada pelo Conselho do Programa em 16/06/2015 Aprovado pelo Conselho Deliberativo do CAUNESP em 03/07/2015 O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura aprova as Instruções

Leia mais

Altera os procedimentos acadêmicos e administrativos que regem a distribuição de carga horária para docentes que atuam nos CURSOS DE GRADUAÇÃO.

Altera os procedimentos acadêmicos e administrativos que regem a distribuição de carga horária para docentes que atuam nos CURSOS DE GRADUAÇÃO. RESOLUÇÃO HOMOLOGADA pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - ConEPE da Universidade Potiguar, na reunião realizada no dia 24 de junho de 2010, conforme registro na respectiva Ata. Conselho de Ensino,

Leia mais

Portaria Nº 002A/012, de 07 de maio de 2012

Portaria Nº 002A/012, de 07 de maio de 2012 Portaria Nº 002A/012, de 07 de maio de 2012 DISPÕE SOBRE A REALIZAÇÃO DE PÓS- DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA DA. A COORDENAÇÃO DO BRASILEIRA DA, no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Em conformidade com a Resolução CNE/CES n 1, de 08 de Junho de 2007 e o Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Aprovado pelo Parecer CONSEPE

Leia mais

REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA - UNIPAMPA. Capítulo I - Dos Objetivos e Prazos

REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA - UNIPAMPA. Capítulo I - Dos Objetivos e Prazos REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA - UNIPAMPA Capítulo I - Dos Objetivos e Prazos Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Universidade Federal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇAO E CONTABILIDADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇAO E CONTABILIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇAO E CONTABILIDADE REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL E GESTÃO EM SAÚDE MODALIDADE

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU ENGENHARIA FLORESTAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências.

Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências. RESOLUÇÃO CoCEx nº 6667, de 19 de dezembro de 2013. (D.O.E. 21.12.13) (Protocolado 11.5.2443.1.5). Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRESIDÊNCIA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PLENO RESOLUÇÃO Nº 007/2010

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRESIDÊNCIA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PLENO RESOLUÇÃO Nº 007/2010 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PLENO RESOLUÇÃO Nº 007/2010 Define a constituição do Corpo Docente dos Programas de Pós-graduação strictu sensu da UNICAP, fixa os correspondentes critérios de credenciamento,

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO PARA REGULAMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DO REGIME DE TRABALHO EM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DA UNEMAT RESOLUÇÃO Nº. - CONEPE

MINUTA DE RESOLUÇÃO PARA REGULAMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DO REGIME DE TRABALHO EM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DA UNEMAT RESOLUÇÃO Nº. - CONEPE MINUTA DE RESOLUÇÃO PARA REGULAMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DO REGIME DE TRABALHO EM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DA UNEMAT RESOLUÇÃO Nº. - CONEPE Regulamenta o regime de trabalho de Tempo Integral, em Dedicação Exclusiva

Leia mais

RESOLUÇÃO N 016/2015 - CONSELHO SUPERIOR

RESOLUÇÃO N 016/2015 - CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 016/2015 - CONSELHO SUPERIOR Aprova o Regulamento do Registro e da Inclusão das Atividades de Extensão Práticas Curriculares em Comunidade e em Sociedade nos Currículos dos Cursos de Graduação

Leia mais

Norma para Registro de Projetos de Pesquisa - UNIFEI-

Norma para Registro de Projetos de Pesquisa - UNIFEI- Norma para Registro de Projetos de Pesquisa - UNIFEI- Página 1 / 8 TÍTULO I Das definições Art. 1º - Projeto de Pesquisa constitui-se em um conjunto de ações que geram conhecimento científico e/ou tecnológico,

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 041/2009. Ementa: Aprova o curso de Especialização MBA Especialista em Gestão do Ministério Publico da FCAP

RESOLUÇÃO CEPE Nº 041/2009. Ementa: Aprova o curso de Especialização MBA Especialista em Gestão do Ministério Publico da FCAP RESOLUÇÃO CEPE Nº 041/2009 Ementa: Aprova o curso de Especialização MBA Especialista em Gestão do Ministério Publico da FCAP conferem o Art. 33 inciso III, do Estatuto da Universidade de Pernambuco e tendo

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar

Leia mais

Regulação, supervisão e avaliação do Ensino Superior: Perguntas Frequentes. 1

Regulação, supervisão e avaliação do Ensino Superior: Perguntas Frequentes. 1 Regulação, supervisão e avaliação do Ensino Superior: Perguntas Frequentes. 1 1. Quais são os tipos de instituições de ensino superior? De acordo com sua organização acadêmica, as instituições de ensino

Leia mais

REGIMENTO GERAL DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

REGIMENTO GERAL DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU REGIMENTO GERAL DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU (Regimento aprovado pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz em 28/08/2008) 1. Dos Objetivos 1.1. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) oferece programas de pós-graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 40, DE 20 DE MARÇO DE 2013.

RESOLUÇÃO Nº 40, DE 20 DE MARÇO DE 2013. RESOLUÇÃO Nº 40, DE 20 DE MARÇO DE 2013. O PRESIDENTE DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da, no uso de suas atribuições legais, resolve, ad referendum: Art. 1º Aprovar as Normas para Cursos de Pós-Graduação

Leia mais

Candidatos Remanejados Por Curso - Vestibular 2011

Candidatos Remanejados Por Curso - Vestibular 2011 Grupo: 1 FACULDADE DE FORMACAO DE PROFESSORES DE NAZARE DA MATA - FFPNM Curso 102 LETRAS (PORTUGUES E INGLES E SUAS LITERATURAS) Entrada: 02 Turno: TAR ROBERTA PATRICIA DE OLIVEIRA 429,36 1020163 5844011

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (ESTRUTURAS) DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (ESTRUTURAS) DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP Normas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Estruturas) - EESC/USP 1 NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (ESTRUTURAS) DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP I - COMPOSIÇÃO

Leia mais

PPGTAS-PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO TECNOLOGIA, AMBIENTE E SOCIEDADE

PPGTAS-PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO TECNOLOGIA, AMBIENTE E SOCIEDADE PPGTAS-PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO TECNOLOGIA, AMBIENTE E Resolução nº 001/2014, do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade de 02 de Outubro de 2014. Estabelece normas

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 19/2007

RESOLUÇÃO CONSEPE 19/2007 RESOLUÇÃO CONSEPE 19/2007 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, MODALIDADE LICENCIATURA DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Vice-Reitor

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO CONSELHO UNIVERSITÁRIO

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CONSUN Nº 07/2010 Define e regulamenta o funcionamento dos programas de pós-graduação stricto sensu O Conselho Universitário da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS REGULAMENTO CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS Art. 1º O Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

REGULAMENTO DO COLEGIADO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET REGULAMENTO DO COLEGIADO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET BARBACENA 2010 CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES O presente regulamento disciplina as atribuições e o funcionamento

Leia mais

DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS

DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS Disciplina os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu nas modalidades Acadêmica e Profissionalizante

Leia mais

VESTIBULAR 2007 PAGINA - 1 102 - LETRAS (PORTUGUES E INGLES E SUAS LITERATURAS) ENTRADA: 02 TURNO: TAR FACULDADE DE FORMACAO DE PROFESSORES DE NAZARE DA MATA - FFPNM MARIANA BERNARDO DE SANTANA SILVA 1010315

Leia mais

EDITAL CEPG Nº 04/2013

EDITAL CEPG Nº 04/2013 EDITAL CEPG Nº 04/2013 FIXA NORMAS PARA INSCRIÇÃO E MATRÍCULA DE ALUNO ESPECIAL NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO / DOUTORADO DO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS. O Diretor Geral do Centro de Ciências

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012.

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012. RESOLUÇÃO CONSEACC/SP 04/2012 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CAMPUS SÃO PAULO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico de Campus

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU R E G I M E N T O G E R A L PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Regimento Geral PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Este texto foi elaborado com as contribuições de um colegiado de representantes da Unidades Técnico-científicas,

Leia mais

DECRETO FEDERAL Nº 6.303, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 Diário Oficial da União; Poder Executivo, Brasília, DF, 13 dez. 2007. Seção I, p.

DECRETO FEDERAL Nº 6.303, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 Diário Oficial da União; Poder Executivo, Brasília, DF, 13 dez. 2007. Seção I, p. DECRETO FEDERAL Nº 6.303, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 Diário Oficial da União; Poder Executivo, Brasília, DF, 13 dez. 2007. Seção I, p. 4 Altera dispositivos dos Decretos nos 5.622, de 19 de dezembro de

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUMAR

REGULAMENTO PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUMAR REGULAMENTO PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUMAR CAPÍTULO FINALIDADES E OBJETIVOS Art. 1º - As normas que seguem visam orientar a comunidade acadêmica quanto aos procedimentos que devem ser observados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC MESTRADO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I. Prof. João Henrique Kleinschmidt.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC MESTRADO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I. Prof. João Henrique Kleinschmidt. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC MESTRADO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I Prof. João Henrique Kleinschmidt Coordenador da disciplina Estágio em Docência I Quadrimestre 2/2012

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 37/2009

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 37/2009 DISPÕE SOBRE CRITÉRIOS PARA O EXAME DE IDENTIDADE OU EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS PARA EFEITO DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS O Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE, no uso

Leia mais

CONGREGAÇÃO DO ICET RESOLUÇÃO Nº05 DE 10 DE SETEMBRO DE 2014.

CONGREGAÇÃO DO ICET RESOLUÇÃO Nº05 DE 10 DE SETEMBRO DE 2014. CONGREGAÇÃO DO ICET RESOLUÇÃO Nº05 DE 10 DE SETEMBRO DE 2014. Dispõe sobre as normas de afastamento para qualificação e de cooperação acadêmica de docentes lotados no Instituto de Ciência, Engenharia e

Leia mais

101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 ANEXO K NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ICED/UFOPA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INSTRUÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE DIREITO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO AMBIENTAL REGIMENTO. I Da Proposta do Curso e seus Objetivos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE DIREITO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO AMBIENTAL REGIMENTO. I Da Proposta do Curso e seus Objetivos UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE DIREITO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO AMBIENTAL REGIMENTO I Da Proposta do Curso e seus Objetivos Art. 1. O Curso de Pós-Graduação latu sensu Especialização

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE REGIMENTO INTERNO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE REGIMENTO INTERNO UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE REGIMENTO INTERNO I DOS OBJETIVOS E DA ESTRUTURAÇÃO GERAL DO MESTRADO Art.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 022/2010-CONSU De 24 de novembro de 2010

RESOLUÇÃO Nº 022/2010-CONSU De 24 de novembro de 2010 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES RESOLUÇÃO Nº 022/2010-CONSU De 24 de novembro de 2010 EMENTA: Revoga a Resolução nº 020/06-CONSU e Normatiza

Leia mais

EDITAL DE LEVANTAMENTO DE DEMANDA PARA CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM TECNOLOGIA NUCLEAR IPEN/IFRO EDITAL Nº 6/IFRO/2015

EDITAL DE LEVANTAMENTO DE DEMANDA PARA CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM TECNOLOGIA NUCLEAR IPEN/IFRO EDITAL Nº 6/IFRO/2015 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU TECNOLOGIA NUCLEAR EDITAL

Leia mais

DIRETRIZES PARA A GESTÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO IFPB

DIRETRIZES PARA A GESTÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO IFPB Ministério da Educação Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba Pró-Reitoria de Ensino Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Pró-Reitoria de Extensão DIRETRIZES PARA A

Leia mais