Capítulo 3 liderança: Como dirigir a mudança sistêmica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo 3 liderança: Como dirigir a mudança sistêmica"

Transcrição

1 19 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração Capítulo 3 liderança: Como dirigir a mudança sistêmica Introdução ao capítulo de Leslie Wilson Presidente Executivo, One-to-One Institute Presidente, Nexus Academy, Lansing, Michigan, E.E. Este é um trabalho árduo e valioso que exige tempo e paciência. Devemos deixar os egos na porta e nos convertermos em agentes de mudança para atender todos os estudantes. As iniciativas de tecnologia educativa estão a ponto de facilitar aos estudantes a realização de seu maior potencial. Como líderes, nossa tarefa é garantir que todos os elementos do sistema se acomodem para que as cosas aconteçam. Para isto, é preciso mudanças em todo o sistema: melhorar os recursos do plano de estudos e a formação profissional, encontrar um financiamento sustentável, criar normas que o respaldem e, então, criar um ciclo contínuo de inovação e melhora. É um trabalho árduo e valioso, que precisa de tempo e paciência. Temos que deixar nosso ego na porta e nos converter em agentes da mudança para atender melhor todos os alunos. Modificamos o meio ambiente e solucionamos os desafios mantendo a vista fixa para oferecer o melhor serviço que possamos a cada estudante.

2 20 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração A liderança tem uma grande importância tanto para reunir os grupos de interesse como para gerir estes profundos mudanças sistêmicos. Todas as perspectivas merecem ser consideradas e formar parte deste processo. Ao mesmo Tempo, temos que seguir avançando para atender aos estudantes. Para as pessoas que não acreditem que a reforma seja necessária, mostre a investigação e os dados. Estamos formando pessoas reflexivas, solucionadores de problemas, inovadores, científicos e engenheiros ao ritmo que os precisamos? As crianças se tornam menos criativas à medida que crescem na escola? Cada vez são mais os alunos que abandonam os estudos? O entorno de aprendizagem motiva os estudantes? Examine os dados e pense o que nos indicam que devemos fazer. Nos lugares onde a transformação da educação prosperou, vemos uma liderança congruente e um foco sistêmico. Os líderes principais, os legisladores e líderes maiores compartilham uma visão comum e trabalham juntos para fazer as mudanças em todo o sistema. Não é questão de um único líder mas o de um grupo de líderes, unidos em todos sentidos ao redor de uma visão estratégica. As mensagens e as expectativas são constantes. Todos compreendem a visão, as Estratégias e as ações que precisam ser realizar e todos têm a intenção de servir a todos os estudantes para que cada um atinja e realize seu maior potencial. O emocionante é que as mudanças estão sendo realizadas e a atitude está mudando. As pessoas reconhece que apesar de que há pouco dinheiro e que a mudança sãos difíceis, temos que ir para adiante. Também é reconhecido que o fato de pôr a tecnologia ao alcance e esperar que aconteça algo mágico não funciona. Contudo, temos modelos detalhados para a transformação, investigação que a respalda e especialistas que podem ajudar. Um equipe com liderança eficaz e foco sistemático pode fazê lo. Leslie Wilson Leslie Wilson tem se dedicado à educação por 41 anos, incluindo 31 anos como professora, diretora e diretora executiva em nível distrital. É co-autora do Projeto RED, revolucionária investigação sobre o efeito das tecnologias da educação sobre o rendimento escolar e orçamentos escolares. Leslie dirigiu a bem sucedida iniciativa um a um de Michigan e foi co-fundadora da One-to-One Institute, organização não lucrativa que ajuda os sistemas escolares a criar entornos de aprendizagem que integram a tecnologia de forma trascendente. Em Nexus Academy, dirige uma academia pública seleta que emprega a aprendizagem semi pressencial e tecnologia um a um para ativar uma via de aprendizagem exclusiva para cada aluno. Realizou seu trabalho de bacharelado e doutorado na Universidade de Michigan, tem um mestrado em tecnologia Pedagógica de Wayne State University e a certificação de Administração de Educação Especial da Eastern Michigan University.

3 21 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração Destrezas de liderança para a mudança transformadora O uso transformador da tecnologia educativa exige mudanças na pedagogia, no plano de estudos, na avaliação, nas norma, na ICT, no financiamento e mais. Para gerir estes mudanças é preciso líderes hábeis que possam: Convencer a pessoas determinadas com pontos de vista totalmente divergentes, de trabalhar juntos por um objetivo comum Realizar mudanças importantes num sistema complexo que consta de silos desconectados e grupos de interesses diversos Avançar na cultura escolar para aumentar colaboração, inspirar a inovação e estabelecer um ciclo de melhora contínua A mudança transformadora de segunda ordem exige um conjunto mais amplo de destrezas de liderança que a mudança de primeira ordem. Além de destrezas gerenciais e administrativas, os líderes escolares que querem conseguir o valor total dos Investimentos em ICT, devem oferecer uma liderança sólida na elaboração do plano de estudos. A análise realizada por Robert Marzano e seus colegas indica que as mudanças educativas de segunda ordem exigem que os líderes: 12 Conheçam a investigação e a teoria nas quais as mudanças propostas se baseiam e as transmitam de forma persuasiva aos professores e além grupos de interesse Inspirem confiança em que as mudanças propostas podem produzir excelentes resultados; que valem a pena Saibam como as mudanças propostas afetarão o plano de estudos, a instrução e a avaliação e dirijam a adoção de tais mudanças Supervisionem os resultados e façam os ajustes necessários para melhorar continuamente os resultados do programa 12 Robert J. Marzano, Timothy Waters, Brian A. McNulty, School Leadership that Works: From Research to Results, ASCD and MREL, 2005.

4 22 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração A liderança é crucial para garantir que a aprendizagem facilitada pela tecnologia se torne parte permanente da experiência educativa e que dure mais que o líder que a introduziu. Ao formar um grupo sólido de líderes, conseguir o apoio da comunidade, gerir as mudanças de forma ótima e planejar uma sustentabilidade duradoura, os líderes hábeis podem facilitar que os sistemas escolares não somente contem com dispositivos móveis, mas que os utilizem de forma transcendente para melhorar o rendimento escolar e a equidade. Este capítulo apresenta as estratégias e boas práticas de várias tarefas importantes de liderança para escolas, estados e municípios: Como estabelecer uma visão compartilhada Como criar uma equipe de líderes Como fomentar uma cultura de colaboração e inovação Como planejar e gerir a mudança Como estabelecer uma visão compartilhada Estabelecer uma visão compartilhada é indispensável para fazer mudanças de segunda ordem em qualquer entorno. Ao ter em vista dos intensos sentimentos que albergamos em relação aos estudantes e seu futuro, é de especial importância para a transformação da educação. Sustentar conversações prévias com estudantes, professores, pais de família, legisladores, membros da comunidade e outros grupos de interesse pode ajudar a: Fazer acordos sobre a importância da transformação da educação e a função facilitadora de tecnologias didáticas Começar por definir os resultados desejados, reconhecendo que os benefícios da aprendizagem facilitada pela tecnologia podem estender se muito além das pontuações das provas, a questões como melhores índices de alunos graduados, menor desistência escolar, melhor conduta, mais tempo dedicado aos deveres e melhores índices de participação estudantil Motivar os grupos de interesse a superar interesses dispares, concentrar se na aprendizagem e trabalhar para atingir a visão Ventilar abertamente as inquietudes, onde podem ser atendidas Ganhar se a confiança assentando os cimentos da transparência Envolver escola e a comunidade ao redor da urgência da missão Envolver os recursos e estabelecer prioridades quando os recursos forem limitados

5 23 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração Criar uma equipe de líderes As iniciativas de tecnologia educativa envolvem desafios inter-relacionados e uma ampla gama de grupos de interesse, o que trona positivo contar com uma liderança colaborativa e um comitê diretivo multidisciplinar sólido. A liderança em colaboração, com um plano detalhado, dirigido por uma equipe multidisciplinar, pode melhorar o processo de decisão, produzir um plano mais prático e viável e evitar surpresas à medida que a iniciativa siga seu curso. Solicitar uma ampla participação dos grupos de interesse pode trazer apoios para a iniciativa. Trocar opiniões e pontos de vista pode aumentar a confiança e o entendimento e facilitar a detecção e atenção de dificuldades nas primeiras etapas do ciclo de decisão. Por exemplo, um grupo responsável por selecionar os dispositivos, formado por estudantes, professores, diretores, especialistas em planos de estudos, profissionais da ICT e pais de família, podem fazer uma escolha mais acertada: os integrantes do Departamento de ICT podem aprofundar seus conhecimentos sobre as funções necessárias no processo de ensino-aprendizagem e os professores podem se familiarizar com questões de ICT como segurança e gestão. Juntos, podem elaborar e executar um plano para escolher as tecnologias móveis que satisfaçam os requisitos de plano de estudos, avaliação, gestão e segurança. Um foco orientado para a equipe ajuda a construir capacidade de liderança em todo o sistema escolar. A liderança em colaboração também melhora a sustentabilidade e ajuda a evitar os riscos de confiar num único líder carismático, pois o programa de tecnologia educativa pode perder momentum ante a partida de seu primeiro representante. Como estabelecer uma folha de rota duradoura O planejamento da rota para uma iniciativa de tecnologia educativa de grande alcance pode ser iniciada pelo menos 12 meses antes dos estudantes começarem a utilizar dispositivos móveis na sala de aula. Uma folha de rota de cinco a sete anos estabelece a estrutura para um sucesso duradouro e serve para que os grupos de interesse se concentrem em toda a gama de possibilidades das tarefas necessárias para usar a tecnologia com fins transformadores. O planejamento da rota pode começar com a avaliação das necessidades para identificar as fortalezas e debilidades do momento. Analisar a situação atual de cada parte do modelo da Intel para a transformação da educação, pode ajudar os líderes a determinar as fortalezas, lacunas e debilidades do sistema em uso e estabelecer prioridades práticas para avançar. A avaliação de necessidades também pode incluir a revisão de projetos de tecnologia educativa anteriores. Se o sistema escolar já teve algum fracasso, servirá para saber a forma em como essas experiências podem influenciar nas percepções do momento para considerá lo nos planos. O planejamento consiste em elaborar o orçamento, calendários, planos de posta em marcha e programas detalhados e completos que considerem todos os elementos do modelo da Intel para a transformação da educação. Devido ao fato que o sucesso depende, em última instância, do que acontece entre estudantes e professores, as passagens críticas serão aquelas que respaldam os professores e líderes escolares na modernização das Estratégias pedagógicas, na escolha de novos recursos de conteúdo e na incorporação da ICT no melhoramento da ensino-aprendizagem. Mesmo que ninguém pode prever absolutamente todo o que pode se apresentar, um plano amplo e de largo prazo ajuda a fazer o sucesso.

6 24 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração Planeje a escala Fazer programas de prova ou uma instalação gradual, pode melhorar a adoção de mudanças ambiciosas e sustentáveis ao oferecermos oportunidades para avaliar e ajustar o programa antes de pô lo a andar completamente. Fazê lo gradualmente pode ajudar a equipe de líderes a: Determinar e atender as consequências imprevistas da mudança Evitar os obstáculos de um início complexo demais Adquirir capacidade e experiência Aumentar a confiança e o entusiasmo pelas mudanças Proporcionar aos investidores a evidência que justifica a ampliação do programa Com uma liderança altamente eficaz, os programas de tecnologia educativa de largo alcance também podem ser bem sucedidos sem a necessidade de programas de provas. O sistema escolar de Huntsville, Alabama, EE. UU., dedicou um ano à preparação e depois instalou muito bem a tecnologia móvel para os estudantes do Distrito em suas 53 escolas. (Consulte o Estudo de Caso, Leadership for a Fast Moving Educational Technology Initiative, no qual o Dr. Casey Wardynski, Superintendente do Distrito, comenta algumas de suas Estratégias de liderança.) Avance na cultura escolar Em muitas iniciativas de sucesso de aprendizagem facilitada pela tecnologia, os líderes transformam a cultura escolar de forma s que facilitam a adoção da ICT e amplificam seu efeito educativo. Estes são alguns das mudanças: A escola como comunidade de aprendizagem. Incorporar a ICT em Estratégias pedagógicas eficazes supõe ter valor, assumir riscos e inovar, especialmente quando a meta é fazer uma mudança transformadora de segunda ordem. Estabelecer a visão da escola como comunidade de aprendizagem, com os professores como os principais estudantes, pode acelerar o efeito da instalação da ICT. Ao combinar inovação e rendição de contas e aceitar os erros como parte da aprendizagem, os líderes podem apoiar os professores para que a usem na ICT para melhorar a aprendizagem. Contar com os pais de família como colaboradores e seguidores ativos da aprendizagem de seus filhos, também pode ajudar a elevar as expectativas para os estudantes e aumentar seu aproveitamento. O diretor como principal agente de mudança. Os diretores são pedras fundamentais do processo de mudança e indispensáveis para o sucesso da iniciativa de tecnologia educativa. Os diretores eficazes funcionam como modelos poderosos que adotam a mudança ativamente. Apoiam os grupos de interesse na gestão de suas novas funções e responsabilidades e garantem que os professores tenham os recursos que precisam para progredir. Entorno de ensino em colaboração. Um entorno de colaboração e apoio ao ensino pode diminuir o isolamento, mitigar o medo à mudança e proporcionar aos professores um entorno seguro no qual possam avançar para sua aprendizagem. Os professores podem colaborar no desenho e na elaboração do novo plano de estudos, projetos interdisciplinares, conteúdo digital, ferramentas e recursos.

7 25 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração Os estudantes como impulsionadores. À medida que os professores adotam novas estratégias de ensino-aprendizagem, os estudantes se convertem gradualmente nos impulsionadores de sua própria aprendizagem. Suas vozes devem ser escutadas ao longo do processo de planejamento e de implementação da iniciativa de tecnologia educativa. Melhora contínua. As tecnologias digitais proporcionam um caudal de informação que pode respaldar o esforço de aumentar o processo de decisão baseado em evidências. Uma cultura escolar efetiva pode melhorar os resultados dos alunos, estabelecendo um ciclo de melhora contínua impulsionada pela informação e pelos resultados e com o respaldo de uma variedade de opções de preparação profissional de alta qualidade. Liderança distribuída. Construir capacidade de liderança em todo o sistema escolar pode aumentar a eficiência organizativa, adquirir destrezas de gestão e decisão a muitos níveis e reforçar os benefícios de uma comunidade de aprendizagem em colaboração. Uma hierarquia de gestão magra ou plana, pode imprimir maior agilidade que os grandes grupos burocratizados. A participação dos professores na gestão escolar pode aumentar a colaboração e agregar capacidade. Comunicar e colaborar Incluso, quando uma iniciativa inicialmente é proposta em nível estatal ou nacional para ser de sucesso, devem contar com o trabalho conjunto dos professores, líderes escolares, estudantes, pessoal do sistema escolar, pais de família, e líderes estatais ou municipais. Além disso, mesmo os elementos do modelo para a transformação estão interconectados, parecem estar separados, sob a responsabilidade de diferentes grupos de interesse. Os líderes escolares eficazes fomentam comunicação franca e aberta e a colaboração com professores, estudantes, pais de família, legisladores, administradores e a comunidade. Os pais de família podem ser defensores sólidos das iniciativas de tecnologia educativa transformadoras se os líderes escolares os cultivam.

8 26 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração Lista de verificação da adoção da liderança Tarefas importantes Trabalhe com os grupos de interesse em todo o sistema para criar uma mesma visão e chegar ao sucesso. Estabeleça e ponha em marcha um plano flexível que considere todos os aspectos do modelo da Intel para a transformação da educação Passos para o sucesso Visão e metas Alinhar Iniciativas de ICT com objetivos maiores. Concentrar se na forma em que a ICT pode melhorar a aprendizagem, alinhar se com a visão do estado ou nação das metas futuras e apoiar o que é melhor para os estudantes. Revisar a investigação e fundamentar a iniciativa nas boas práticas derivadas da evidência. Dirigir visitas em grupo a escolas inovadoras para observar as práticas que lhes tem dado bons resultados. Presidir reuniões com representantes da comunidade, oficinas de professores e grupos de estudo para analisar temas como os seguintes: Por que e como precisamos transformar o processo de ensino-aprendizagem? Como beneficiará os estudantes? Quais são os valores centrais? Como podemos garantir que as mudanças que Façamos refletirão estes valores? Qual é sua visão do sucesso? Que esperamos modificar ou fazer? Qual é a função da ICT? De que forma os professores e estudantes utilizarão os dispositivos móveis e os recursos digitais para melhorar os resultados? O que a investigação sobre as melhores formas de fazer diz? O que temos que fazer para atingir os resultados que perseguimos? Como saberemos se estamos fazendo bem? Como reconheceremos o sucesso? Que diferenças observaremos na aprendizagem, no ensino e na avaliação? Que outras mudanças podemos esperar? Determinar e comunicar metas concretas para que todo o mundo saiba como o sucesso vai ser mediado. Forme um comitê de planejamento Crie um comitê diretivo multidisciplinar presidido pelo Diretor que conte com os conhecimentos e experiência necessários, mas que seja suficientemente pequeno para funcionar eficazmente. Convite a participar professores e administradores, estudantes e pais de família. Os membros da comunidade, empresas e organizações não lucrativas também pode fazer contribuições valiosas. Certifique se de que o Diretor de Finanças (CFO) ou as pessoas responsáveis por planejar o orçamento participem ativamente no comitê para evitar surpresas no financiamento e estabelecer bases financeiras sustentáveis. Lançada a iniciativa, o comitê deverá continuar reunindo se mensalmente durante o primeiro ano, depois, trimestralmente enquanto durar a iniciativa ou com maior frequência se é necessário. Em todas as reuniões haverá que revisar o avance, determinar os ajustes que devam fazer se de imediato e informar aos grupos de interesse para fomentar a transparência.

9 27 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração Como fixar a folha de rota Consultes investigações atuais e relevantes nas que possa fundamentar seu trabalho em boas práticas reconhecidas. Comece a planejar seus avances com uma antecipação mínima de 12 meses para poder considerar todos os aspectos do modelo da Intel para a transformação da educação. Avalie as necessidades, determine as metas a atingir e planeje as passagens intermediários para poder contar com: Normas Plano de estudos, pedagogia e conteúdo Avaliação Preparação profissional para os professores e o pessoal da ICT Dispositivos móveis para o processo de ensino-aprendizagem Infraestrutura, normas e procedimentos de ICT Recursos sustentáveis Investigação e avaliação Estabeleça os diagramas da posta em marcha para o curto e o largo prazo, detalhando as metas intermediárias e uma panorâmica da execução do plano; aproveitando as fortalezas e remediando as debilidades. Fixe metas claras e decida como vai mediar o sucesso. Estabeleça pontos de verificação frequentes para mediar os avances e maneje os resultados com transparência. Informe dos avance aos grupos de interesse, faça os ajustes necessários para criar um ciclo de melhora e mantenha a todos com a vista fixa nas metas. Amplie o alcance do programa Considere a possibilidade de realizar um ou mais programas de prova ou de fazer uma instalação gradual para provar o método antes de fazê lo a grande escala. Os métodos de ampliação do alcance são: Estabelecer um programa inicial com vários grupos, disciplinas, graus ou escolas, e depois ampliar a participação até abranger todas as escolas do sistema, estado, região ou nação Valer se da tecnologia para respaldar a pedagogia em uso e, depois, ampliar o alcance do entorno de aprendizagem à medida que os professores dominem as novas estratégias pedagógicas e os recursos do plano de estudos Ao escolher os pontos de partida para fazer andar o programa, esteja atento às questões de equidade. Para fazer o maior impacto possível neste aspecto, analise a possibilidade de realizar programas de prova ou iniciais com os professores mais firmes e os estudantes mais desfavorecidos.

10 28 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração Avance para a cultura Faça que a escola evolua como comunidade de aprendizagem. Crie entorno de colaboração e apoio onde os professores possam se dá apoio mútuo em questões de aprendizagem, inovação e superação conjunta. Estabeleça uma expectativa de melhora contínua e tomada de decisões baseada nas evidências. Colabore com os legisladores para recompensar a inovação e garanta a rendição de contas. Garanta de que todos entendam que a inovação e a adoção da ICT não são fins em si mesmos Cada vez que devam tomar uma decisão, perguntem se que efeito terá na aprendizagem e na equidade. Convide os pais de família a colaborar e seguir ativamente o aproveitamento dos alunos. Use os portais escolares e outras tecnologias de comunicação para que participem da proposta de metas para os estudantes e da revisão do projeto. Construa uma capacidade de liderança duradoura em todo o sistema escolar e na iniciativa de tecnologias para a aprendizagem. Contar com uma ampla base de liderança ajuda a difundir o conhecimento e a experiência da comunidade escolar entre os participantes, o que pode acelerar a mudança e contribuir para garantir que as mudanças perdurem mais que os líderes. Comunicação e colaboração Convide os grupos de interesse a participar no planejamento da iniciativa. A comunicação transparente de duas vias contribui para gerar apoio, confiança e entendimento e, por isso, a minimizar as fricções. Mantenha todos os grupos de interesse informados sobre o que acontecerá, o que é melhor para a aprendizagem e a forma como podem contribuir para o sucesso da iniciativa. Mantenha a participação enquanto a iniciativa avança. Continue escutando e respondendo às inquietudes dos grupos de interesse e dando resposta; difunda os resultados, comente sobre os planos e as dificuldades e faça que as pessoas se orgulhem do que foi conseguido. Organize sessões informativas ou cursos contínuos para manter as famílias bem informadas sobre as mudanças que afetam seus filhos. Se em sua comunidade existe o problema da brecha digital, ajudar os familiares a conhecer e utilizar as tecnologias dos alunos pode ampliar os benefícios de sua iniciativa e criar laços mais estreitos entre a escola e a casa. Use todos os canais de comunicação adequados para se comunicar com as famílias. Páginas web, boletins, redes sociais, oficinas e grupos de discussão; todos são úteis. Evite métodos como enviar mensagens de texto que podem significar um custo para as famílias.

11 29 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração CONHECIMIENTO Liderança para uma iniciativa de Tecnologia Educativa de Movimento Rápido Por Casey Wardynski, Ph.D. Superintendente, Escolas da Cidad de Huntsville, Huntsville, Alabama, E.E. U.U. Escolas da Cidad de Huntsville, é um distrito urbano-rural com 41 escolas e mais de estudantes, localizado numa zona cuja economia depende principalmente das plantas próximas dedicadas à investigação de tecnologia aeroespacial e militar. Cheguei a Escolas da Cidade de Huntsville em Junho de 2011 com a missão de melhorar o rendimento escolar. Quinze meses depois, Huntsville se converteu em um dos maiores sistemas escolares dos Estados Unidos em adotar aprendizagem digital um a um em todo o distrito. Seguimos melhorando, mas já estamos testemunhando resultados alentadores. No que nós consideramos como um sinal de maior participação estudantil, os problemas de disciplinas reduziram 35 por cento em todo o sistema escolar e as suspensões, foram reduzidas em 30 por cento. Instalamos acesso sem à Internet em nossos ônibus escolares e os problemas de disciplina diminuíram em 76 por cento. Os índices de alunos graduados aumentaram. O distrito, em seu conjunto, melhorou seus índices de graduação de 66 por cento a 80 por cento nos últimos dos anos e as escolas que anteriormente experimentavam altos níveis de desistência, foram as que mais melhoraram. Com este entorno de aprendizagem digital, temos visto que é muito mais fácil calibrar a coordenação da instrução com as normas comuns estatais e ajustar as estratégias de formação profissional em consequência.

12 30 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração O que posso lhes recomendar sobre a forma de dirigir uma iniciativa de tecnologia educativa? Estas são algumas das práticas que nos serviram a: Trabalhe para trás partindo do que querem fazer. O importante é que não somente um computador esteja disponível nas mãos dos estudantes. É necessário perguntar, E agora? Se você quer colocar as crianças num entorno de aprendizagem interessante, que ofereça muitos recursos para suportar e que possa ajudá los a colaborar, qual será o melhor ponto de partida? que o pode guiar na direção do tipo de equipe que deseja? Mas se começa pelo equipamento para depois determinar o que será feito com ele, provavelmente encontrará problemas. Estabeleça um compromisso claro. É necessário que todo o mundo se ponha a trabalhar para chegar à meta. Nós nos desfizemos dos velhos livros de texto para que ninguém tivesse a tentação de voltar atrás. Proporcione aos professores o que precisam para triunfar. Oferecemos formação profissional geral e nos comprometemos a apoiar os professores na aprendizagem de novas formas de ensino. Demos 30 dias de preparação profissional em cada escola, a cada ano para que os professores possam se concentrar realmente no avanço na aprendizagem digital. Faça que os diretores participem. Num entorno de aprendizagem digital, não só é preciso gerir edifícios, é necessário estabelecer uma liderança pedagógica. Ajustamos os boletins de avaliação dos diretores para que seus incentivos dependam de cosas como a modificação das práticas e o uso da tecnologia e quando me reuno com eles, dedicamos tempo a revisar a informação. Consiga o dinheiro. Tentamos fazer eficiências operativas e o dinheiro designado aos livros de texto foi transferido à tecnologia. Celebre os acertos. Nomeie os para prêmios, difunda os pois são prova que as cosas podem fazer e inspiração para fazê las. Coronel do Exército, aposentado, o Dr. Wardynski foi Diretor de Finanças das Escolas Públicas de Aurora, Colorado; também foi Diretor do Departamento de Análise Econômica e Mão de obra da Academia Militar os Estados Unidos antes de se converter em Superintendente de Escolas da Cidade de Huntsville, em junho de Obteve seu grau de bacharelado na Academia Militar dos Estados Unido, um mestrado em normas públicas de Harvard e um doutorado em análise de norma da escola de pós grau Rand Pardee. Siga Escolas da Cidade de Huntsville en

13 31 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração Citas 1. Robert J. Marzano, Timothy Waters, Brian A. McNulty, School Leadership that Works: From Research to Results, ASCD and MREL, Recursos A Intel Educação oferece ferramentas, casos de estudo e guias para respaldar a transformação da educação Baseado em boas práticas globais : ders.html ASCD (Anteriormente Associação para a Supervisão e Elaboração de Planos de Estudo), School Leadership that Works: From Research to Results, Edutopia conta com recursos que resumem as investigação dos benefícios da aprendizagem por projetos e outras Estratégias pedagógicas modernas, rch-resources E-Lead, Leadership for Student Sucess: d.org/principles/principal.asp A OCDE proporciona uma gama de recursos para melhorar a liderança escolar, incluindo casos de estudo e um jogo de ferramentas interativas: hhttp://www.ocde.org/education/school/ improvingschooleia dership-home.htm O Projeto de entornos de aprendizagem inovadores da OCDE escolhe boas práticas de um estudo de 125 projetos educativos inovadores de todo o mundo: A página de PISA da OCDE reúne trabalhos que analisam o que os sistemas escolares bem sucedidos de todo o mundo estão fazendo para melhorar o rendimento escolar e a equidade: A página web do GPS educativo da OCD oferece informação sobre a forma como os países trabalham para melhorar a qualidade e a equidade de seus sistemas educativos, incluindo normas e resultados: O Projeto RED, grupo dedicado à investigação e a defesa, que se concentra no uso da tecnologia, melhora a educação dada nos graus K-12, oferece um jogo de ferramentas globais que para avaliar a Preparação e estabelecer o calendário de implementação. Encontre-o em: org/resource-matérials.html

Diretor Executivo Educurious @Educurious

Diretor Executivo Educurious @Educurious 12 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração Capítulo 2 Preparação para o sucesso com um modelo holístico Introdução ao capítulo de Michael Golden, Ed.D. Diretor Executivo Educurious @Educurious

Leia mais

Capítulo 1 Educação do século XXI para o aproveitamento acadêmico e o desenvolvimento econômico

Capítulo 1 Educação do século XXI para o aproveitamento acadêmico e o desenvolvimento econômico 1 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração Capítulo 1 Educação do século XXI para o aproveitamento acadêmico e o desenvolvimento econômico Introdução ao capítulo de Andreas Schleicher Diretor

Leia mais

Capítulo 9 Pesquisa e avaliação: como criar um ciclo de melhoramento

Capítulo 9 Pesquisa e avaliação: como criar um ciclo de melhoramento 99 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração Capítulo 9 Pesquisa e avaliação: como criar um ciclo de melhoramento Introdução ao capítulo de Saul Rockman Presidente, Rockman et al @rockmaneval

Leia mais

Capítulo 4 Norma: Como estabelecer a estrutura do sucesso

Capítulo 4 Norma: Como estabelecer a estrutura do sucesso 32 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração Capítulo 4 Norma: Como estabelecer a estrutura do sucesso Introdução ao capítulo de Thiam Seng Koh, Ph.D. Diretor St. Joseph s Institution, Singapura

Leia mais

remuneração para ADVOGADOS advocobrasil Uma forma mais simples e estruturada na hora de remunerar Advogados porque a mudança é essencial

remuneração para ADVOGADOS advocobrasil Uma forma mais simples e estruturada na hora de remunerar Advogados porque a mudança é essencial remuneração para ADVOGADOS Uma forma mais simples e estruturada na hora de remunerar Advogados advocobrasil Não ter uma política de remuneração é péssimo, ter uma "mais ou menos" é pior ainda. Uma das

Leia mais

Caminho para melhorar a educação pública: Ontário, Canadá. 2 e 3 de setembro de 2015 São Paulo (SP), Brasil

Caminho para melhorar a educação pública: Ontário, Canadá. 2 e 3 de setembro de 2015 São Paulo (SP), Brasil Caminho para melhorar a educação pública: Ontário, Canadá 2 e 3 de setembro de 2015 São Paulo (SP), Brasil 2 Melhoramos a cada ano. As pessoas estão ficando mais inteligentes. Começamos a pensar que a

Leia mais

Liderança Estratégica

Liderança Estratégica Liderança Estratégica A título de preparação individual e antecipada para a palestra sobre o tema de Liderança Estratégica, sugere-se a leitura dos textos indicados a seguir. O PAPEL DE COACHING NA AUTO-RENOVAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA COMPLIANCE VC

PROGRAMA COMPLIANCE VC Seguir as leis e regulamentos é ótimo para você e para todos. Caro Colega, É com satisfação que compartilho esta cartilha do Programa Compliance VC. Elaborado com base no nosso Código de Conduta, Valores

Leia mais

Cidadania Global na HP

Cidadania Global na HP Cidadania Global na HP Mensagem abrangente Com o alcance global da HP, vem sua responsabilidade global. Levamos a sério nossa função como ativo econômico, intelectual e social para as Comunidades em que

Leia mais

liderança conceito Sumário Liderança para potenciais e novos gestores

liderança conceito Sumário Liderança para potenciais e novos gestores Sumário Liderança para potenciais e novos gestores conceito Conceito de Liderança Competências do Líder Estilos de Liderança Habilidades Básicas Equipe de alta performance Habilidade com Pessoas Autoestima

Leia mais

Competências avaliadas pela ICF

Competências avaliadas pela ICF Competências avaliadas pela ICF ð Estabelecendo a Base: 1. Atendendo as Orientações Éticas e aos Padrões Profissionais Compreensão da ética e dos padrões do Coaching e capacidade de aplicá- los adequadamente

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO. Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO. Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br Guia de Estudo Vamos utilizar para a nossa disciplina de Modelagem de Processos com BPM o guia

Leia mais

O Paradigma da nova liderança

O Paradigma da nova liderança O Paradigma da nova liderança Robert B. Dilts Um dos mais importantes conjuntos de habilidades Um dos mais importantes conjuntos de habilidades necessárias num mundo em transformação são as habilidades

Leia mais

2015 Manual de Parceiro de Educação. Suas soluções. Nossa tecnologia. Mais inteligentes juntos.

2015 Manual de Parceiro de Educação. Suas soluções. Nossa tecnologia. Mais inteligentes juntos. 2015 Manual de Parceiro de Educação Suas soluções. Nossa tecnologia. Mais inteligentes juntos. Prêmios Reais, a Partir de Agora Bem-vindo ao Intel Technology Provider O Intel Technology Provider é um programa

Leia mais

ISO 9001:2015 Avaliações de Transição Manual do Cliente

ISO 9001:2015 Avaliações de Transição Manual do Cliente ISO Revisio ISO Revisions Latest update New ISO 9001:2015 Avaliações de Transição Manual do Cliente ISO 9001:2015 - Transition Assessments ISO Revisions Introdução Como um cliente certificado do BSI, você

Leia mais

Capítulo 5 Formação profissional: apoio para os professores na transformação do processo de ensino-aprendizagem

Capítulo 5 Formação profissional: apoio para os professores na transformação do processo de ensino-aprendizagem 41 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração Capítulo 5 Formação profissional: apoio para os professores na transformação do processo de ensino-aprendizagem Introdução ao capítulo de Anjlee Prakash,

Leia mais

Guia do Facilitador. Aprendizagem Baseada em Projetos. http://www.intel.com/educacao. Série Elementos Intel Educar Aprendizagem Baseada em Projetos

Guia do Facilitador. Aprendizagem Baseada em Projetos. http://www.intel.com/educacao. Série Elementos Intel Educar Aprendizagem Baseada em Projetos Série Elementos Intel Educar Guia do Facilitador http://www.intel.com/educacao Copyright 2010 Intel Corporation. Página 1 de 19 Termos de Uso para o Guia do Facilitador da Série Elementos Intel Educar

Leia mais

Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente

Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente Redesenhando a forma como empresas operam e envolvem seus clientes e colaboradores no mundo digital. Comece > Você pode construir de fato uma

Leia mais

ISO 9001:2015 Revisão Perguntas Frequentes

ISO 9001:2015 Revisão Perguntas Frequentes Latest update New and revised ISO 9001:2015 Revisão Perguntas Frequentes Introdução A ISO 9001, a norma líder mundial em qualidade internacional, ajudou milhões de organizações a melhorar sua qualidade

Leia mais

CAPÍTULO VI - AVALIAÇÃO DE RISCOS, PROCESSOS DECISÓRIOS E GERENCIAMENTO DE RISCOS

CAPÍTULO VI - AVALIAÇÃO DE RISCOS, PROCESSOS DECISÓRIOS E GERENCIAMENTO DE RISCOS CAPÍTULO VI - AVALIAÇÃO DE RISCOS, PROCESSOS DECISÓRIOS E GERENCIAMENTO DE RISCOS VI.1. Introdução A avaliação de riscos inclui um amplo espectro de disciplinas e perspectivas que vão desde as preocupações

Leia mais

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Janeiro 2011 Exclusivamente para empresas de médio porte Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Relatório para o Brasil Panorama global: Pesquisa com 2.112 líderes do mercado de

Leia mais

FINANÇAS EM PROJETOS DE TI

FINANÇAS EM PROJETOS DE TI FINANÇAS EM PROJETOS DE TI 2012 Material 1 Prof. Luiz Carlos Valeretto Jr. 1 E-mail valeretto@yahoo.com.br Objetivo Objetivos desta disciplina são: reconhecer as bases da administração financeira das empresas,

Leia mais

COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS QUALIDADE

COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS QUALIDADE COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS QUALIDADE DESCRIÇÕES DOS NÍVEIS APRENDIZ SABER Aprende para adquirir conhecimento básico. É capaz de pôr este conhecimento em prática sob circunstâncias normais, buscando assistência

Leia mais

O poder da presença O valor empresarial da colaboração presencial

O poder da presença O valor empresarial da colaboração presencial O poder da presença O valor empresarial da colaboração presencial Sumário executivo À medida que as organizações competem e crescem em uma economia global dinâmica, um novo conjunto de pontos cruciais

Leia mais

O caminho para o sucesso. Promovendo o desenvolvimento para além da universidade

O caminho para o sucesso. Promovendo o desenvolvimento para além da universidade O caminho para o sucesso Promovendo o desenvolvimento para além da universidade Visão geral Há mais de 40 anos, a Unigranrio investe em ensino diferenciado no Brasil para cumprir com seu principal objetivo

Leia mais

Comprometidos com o Futuro da Educação

Comprometidos com o Futuro da Educação Comprometidos com o Futuro da Educação Comprometidos com o Futuro da Educação Educação Assim se Constroem as Grandes Nações A educação é vital para criar uma cultura baseada na excelência. A demanda por

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, 28 de setembro a 2 de outubro de 2009 CD49.R10 (Port.) ORIGINAL:

Leia mais

Cada empresa é uma empresa de informação. Não

Cada empresa é uma empresa de informação. Não Gestão da Informação Corporativa OpenText Desligue o seu celular e o seu computador. Desligue os seus servidores. E agora você consegue fazer negócios? Cada empresa é uma empresa de informação. Não importa

Leia mais

Quais são os objetivos dessa Política?

Quais são os objetivos dessa Política? A Conab possui uma Política de Gestão de Desempenho que define procedimentos e regulamenta a prática de avaliação de desempenho dos seus empregados, baseada num Sistema de Gestão de Competências. Esse

Leia mais

Apresentação por Leonardo Melo melo.leonardo@ieee.org Universidade Federal de Juiz de Fora PET Elétrica IEEE Institute Of Electrical and Electronics

Apresentação por Leonardo Melo melo.leonardo@ieee.org Universidade Federal de Juiz de Fora PET Elétrica IEEE Institute Of Electrical and Electronics Apresentação por Leonardo Melo melo.leonardo@ieee.org Universidade Federal de Juiz de Fora PET Elétrica IEEE Institute Of Electrical and Electronics Engineers Prefácio O Engenheiro 2020 Como será ou deveria

Leia mais

Diretor de Administração e Finanças Escritório São Paulo

Diretor de Administração e Finanças Escritório São Paulo Diretor de Administração e Finanças Escritório São Paulo Identificação do Cargo Departamento / Área Cargo al que reporta (Chefe direto) Cargos sob sua responsabilidades Administração e Finanças Diretor

Leia mais

Como transformar a sua empresa numa organização que aprende

Como transformar a sua empresa numa organização que aprende Como transformar a sua empresa numa organização que aprende É muito interessante quando se fala hoje com profissionais de Recursos Humanos sobre organizações que aprendem. Todos querem trabalhar em organizações

Leia mais

2015 Manual de Parceiro de Varejo. Suas soluções. Nossa tecnologia. Mais inteligentes juntos.

2015 Manual de Parceiro de Varejo. Suas soluções. Nossa tecnologia. Mais inteligentes juntos. 2015 Manual de Parceiro de Varejo Suas soluções. Nossa tecnologia. Mais inteligentes juntos. Prêmios reais, a partir de agora Bem-vindo ao Intel Technology Provider O Intel Technology Provider é um programa

Leia mais

Observação dos programas de educação pelos pais, e pessoas designadas pelos mesmos, com o Propósito de Avaliação

Observação dos programas de educação pelos pais, e pessoas designadas pelos mesmos, com o Propósito de Avaliação Educação Especial Informe de Assistência Técnica SPED 2009-2: Observação dos programas de educação pelos pais, e pessoas designadas pelos mesmos, com o Propósito de Avaliação Para: Superintendentes, diretores,

Leia mais

Inteligência. Emocional

Inteligência. Emocional Inteligência Emocional Inteligência Emocional O que querem os empregadores?? Atualmente, as habilitações técnicas específicas são menos importantes do que a capacidade implícita de aprender no trabalho

Leia mais

GERENCIANDO SERVIÇOS DE MENSAGENS OTT PARA UM PROVEDOR DE TELECOM GLOBAL

GERENCIANDO SERVIÇOS DE MENSAGENS OTT PARA UM PROVEDOR DE TELECOM GLOBAL GERENCIANDO SERVIÇOS DE MENSAGENS OTT PARA UM PROVEDOR DE TELECOM GLOBAL A Sytel Reply foi comissionada por uma grande operadora global de Telecom para o fornecimento de um Service Assurance de qualidade.

Leia mais

FACULDADE REDENTOR NUCLEO DE APOIO EMPRESARIAL CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE REDENTOR NUCLEO DE APOIO EMPRESARIAL CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE REDENTOR NUCLEO DE APOIO EMPRESARIAL CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Justificativa: As transformações ocorridas nos últimos anos têm obrigado as organizações a se modificarem constantemente e de forma

Leia mais

ISO 14001:2015 Revisão Perguntas Frequentes

ISO 14001:2015 Revisão Perguntas Frequentes Latest update New and revised ISO 14001:2015 Revisão Perguntas Frequentes Introdução A ISO 14001 Sistemas de Gestão Ambiental, a primeira norma ambiental internacional do mundo tem ajudado milhares de

Leia mais

Curso de Graduação em Administração

Curso de Graduação em Administração Curso de Graduação em Administração O curso de Administração da ESPM forma excelentes profissionais há mais de uma década. Iniciado em 1990, formou sua primeira turma em 1994, quando o curso tinha cinco

Leia mais

Saiba como gerir uma equipe com essas dicas REALIZAÇÃO

Saiba como gerir uma equipe com essas dicas REALIZAÇÃO Comunicação empresarial eficiente: Saiba como gerir uma equipe com essas dicas REALIZAÇÃO Sumário 01 Introdução 02 02 03 A comunicação dentro das empresas nos dias de hoje Como garantir uma comunicação

Leia mais

Projeto de Ações de Melhoria

Projeto de Ações de Melhoria DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE LISBOA E VALE DO TEJO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALVES REDOL, VILA FRANCA DE XIRA- 170 770 SEDE: ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALVES REDOL 400 014 Projeto de Ações de Melhoria 2012/2013

Leia mais

A divulgação desta apresentação por Cd-Rom e no Web site do programa Educação do Instituto do Banco Mundial e feita com a autorização do autor.

A divulgação desta apresentação por Cd-Rom e no Web site do programa Educação do Instituto do Banco Mundial e feita com a autorização do autor. A divulgação desta apresentação por Cd-Rom e no Web site do programa Educação do Instituto do Banco Mundial e feita com a autorização do autor. A ESCOLA PRECISA SER VISTA COMO UMA UNIDADE FUNDAMENTAL PARA

Leia mais

Avaliação Confidencial

Avaliação Confidencial Avaliação Confidencial AVALIAÇÃO 360 2 ÍNDICE Introdução 3 A Roda da Liderança 4 Indicadores das Maiores e Menores Notas 7 GAPs 8 Pilares da Estratégia 9 Pilares do Comprometimento 11 Pilares do Coaching

Leia mais

O Valor da TI. Introduzindo os conceitos do Val IT para mensuração do valor de Tecnologia da Informação. Conhecimento em Tecnologia da Informação

O Valor da TI. Introduzindo os conceitos do Val IT para mensuração do valor de Tecnologia da Informação. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação O Valor da TI Introduzindo os conceitos do Val IT para mensuração do valor de Tecnologia da Informação 2010 Bridge Consulting

Leia mais

Rumo à transformação digital Agosto de 2014

Rumo à transformação digital Agosto de 2014 10Minutos - Tecnologia da Informação 6ª Pesquisa Anual sobre QI Digital Rumo à transformação digital Agosto de 2014 Destaques O QI Digital é uma variável para medir quanto valor você pode gerar em sua

Leia mais

Levantamento do Perfil Empreendedor

Levantamento do Perfil Empreendedor Levantamento do Perfil Empreendedor Questionário Padrão Informações - O objetivo deste questionário é auxiliar a definir o seu perfil e direcioná-lo para desenvolver suas características empreendedoras.

Leia mais

Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido

Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido Apoiar a empregabilidade pela melhora da qualidade do ensino profissionalizante UK Skills Seminar Series 2014 15 British Council UK Skills Seminar

Leia mais

COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS. Finanças

COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS. Finanças COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS Finanças DESCRIÇÕES DOS NÍVEIS APRENDIZ Aprende para adquirir conhecimento básico. É capaz de pôr este conhecimento em prática sob circunstâncias normais, buscando assistência

Leia mais

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades integradas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites

Leia mais

De olho no futuro. 10Minutos Energia

De olho no futuro. 10Minutos Energia 10Minutos Energia Como ganhar impulso no processo de transformação energética De olho no futuro Julho de 2015 Destaques Megatendências e disrupções estão tendo impactos profundos nas estratégias e no papel

Leia mais

Questão em foco: Gerenciamento do Portfólio de Produto em uma estratégia de PLM. Fechando o ciclo de planejamento do produto

Questão em foco: Gerenciamento do Portfólio de Produto em uma estratégia de PLM. Fechando o ciclo de planejamento do produto Questão em foco: Gerenciamento do Portfólio de Produto em uma estratégia de PLM Fechando o ciclo de planejamento do produto Tech-Clarity, Inc. 2010 Sumário Introdução à questão... 3 As Primeiras Coisas

Leia mais

As Novas Competências de RH: Parceria de Negócios de Fora para Dentro

As Novas Competências de RH: Parceria de Negócios de Fora para Dentro As Novas Competências de RH: Parceria de Negócios de Fora para Dentro DAVE ULRICH, JON YOUNGER, WAYNE BROCKBANK E MIKE ULRICH Qualquer bom profissional de RH quer ser melhor. Isto começa com um desejo

Leia mais

Conteúdo de qualidade com leveza e bom humor

Conteúdo de qualidade com leveza e bom humor Conteúdo de qualidade com leveza e bom humor Sólidos conteúdos com alegria - essas são algumas características das palestras de Marcelo de Elias. A maioria absoluta das avaliações obtêm excelentes resultados,

Leia mais

Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação

Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação Caros colegas, orienta o modo como nossa organização trabalha para selecionar, desenvolver, motivar e valorizar o bem mais importante da Bausch + Lomb nossas

Leia mais

CFO Program Para uma carreira em constante transformação

CFO Program Para uma carreira em constante transformação CFO Program Para uma carreira em constante transformação A Deloitte refere-se a uma ou mais entidades da Deloitte Touche Tohmatsu Limited, uma sociedade privada, de responsabilidade limitada, estabelecida

Leia mais

Criando Oportunidades

Criando Oportunidades Criando Oportunidades Clima, Energia & Recursos Naturais Agricultura & Desenvolvimento Rural Mercados de Trabalho & Sector Privado e Desenvolvimento Sistemas Financeiros Comércio & Integração Regional

Leia mais

www.belcorp.biz VIII/09

www.belcorp.biz VIII/09 CÓDIGO DE ÉTICA www.belcorp.biz VIII/09 Na Belcorp acreditamos que cada pessoa tem o poder de transformar seus sonhos em realidade. Assumir este poder significa reconhecer que nossas ações e decisões têm

Leia mais

A ESCOLHA CERTA. UM PARCEIRO QUE SE IMPORTA COM VOCÊ. Serviços Inteligentes

A ESCOLHA CERTA. UM PARCEIRO QUE SE IMPORTA COM VOCÊ. Serviços Inteligentes Serviços Inteligentes UM PARCEIRO QUE SE IMPORTA COM VOCÊ. Oferecemos 100 anos de liderança na inovação de imagens e em TI na área de saúde. Nossa equipe de serviços em todo o mundo trabalha junto com

Leia mais

Questão em foco: Colaboração de produto 2.0. Uso de técnicas de computação social para criar redes sociais corporativas

Questão em foco: Colaboração de produto 2.0. Uso de técnicas de computação social para criar redes sociais corporativas Questão em foco: Colaboração de produto 2.0 Uso de técnicas de computação social para criar redes sociais corporativas Tech-Clarity, Inc. 2009 Sumário Sumário... 2 Introdução à questão... 3 O futuro da

Leia mais

Desafios para a gestão do setor público no Ceará Liderança e Instituições

Desafios para a gestão do setor público no Ceará Liderança e Instituições Desafios para a gestão do setor público no Ceará Liderança e Instituições Banco Mundial 24 maio 2012 O exército da Macedônia era brilhante enquanto liderado por Alexandre......mas o exército romano era

Leia mais

DIRETOR(A) DE SEDE ESCRITÓRIO TETO BRASIL BAHIA

DIRETOR(A) DE SEDE ESCRITÓRIO TETO BRASIL BAHIA DIRETOR(A) DE SEDE ESCRITÓRIO TETO BRASIL BAHIA Identificação do Cargo Departamento / Área Cargo a que reporta (Liderança direta) Cargos sob sua dependência (Liderança direta) Organograma Diretoria de

Leia mais

Faculdade Internacional de Curitiba MBA em Planejamento e Gestão Estratégica Mapas Estratégicos Prof. Adriano Stadler

Faculdade Internacional de Curitiba MBA em Planejamento e Gestão Estratégica Mapas Estratégicos Prof. Adriano Stadler Faculdade Internacional de Curitiba MBA em Planejamento e Gestão Estratégica Mapas Estratégicos Prof. Adriano Stadler AULA 5 - PERSPECTIVA DE APRENDIZADO E CRESCIMENTO Abertura da Aula Uma empresa é formada

Leia mais

COLABORAÇÃO COMPLETA PARA O MIDMARKET

COLABORAÇÃO COMPLETA PARA O MIDMARKET COLABORAÇÃO COMPLETA PARA O MIDMARKET Você está realmente conectado? Esse é o desafio atual no panorama dos negócios virtuais e móveis, à medida que as empresas se esforçam para ter comunicações consistentes

Leia mais

Programa de Treinamento Judicial Internacional IJTP. Um Programa da Faculdade de Direito da Universidade da Géorgia

Programa de Treinamento Judicial Internacional IJTP. Um Programa da Faculdade de Direito da Universidade da Géorgia Programa de Treinamento Judicial Internacional IJTP Um Programa da Faculdade de Direito da Universidade da Géorgia Programa de Treinamento Judicial Internacional Por que Nos últimos anos, um número crescente

Leia mais

Auditoria Interna do Futuro: Você está Preparado? Oswaldo Basile, CIA, CCSA. Presidente IIA Brasil

Auditoria Interna do Futuro: Você está Preparado? Oswaldo Basile, CIA, CCSA. Presidente IIA Brasil Auditoria Interna do Futuro: Você está Preparado? Oswaldo Basile, CIA, CCSA. Presidente IIA Brasil O futuro é (deveria ser) o sucesso Como estar preparado? O que você NÃO verá nesta apresentação Voltar

Leia mais

Kit de Apoio à Gestão Pública 1

Kit de Apoio à Gestão Pública 1 Kit de Apoio à Gestão Pública 1 Índice CADERNO 3: Kit de Apoio à Gestão Pública 3.1. Orientações para a reunião de Apoio à Gestão Pública... 03 3.1.1. O tema do Ciclo 4... 03 3.1.2. Objetivo, ações básicas

Leia mais

Gestão do Conhecimento na prática The Stocker Group S.A. La Concepción 177, Of. 11A Providencia Santiago - Chile Tel: (56-2) 8920220 The Stocker Group Perú SAC Pasaje Mártir Olaya 129, Oficina 1203 Centro

Leia mais

SYSTIMAX Solutions. imvisiontm. Gestão de Infraestrutura. Simplificada.

SYSTIMAX Solutions. imvisiontm. Gestão de Infraestrutura. Simplificada. SYSTIMAX Solutions imvisiontm. Gestão de Infraestrutura. Simplificada. 1 Toda rede deve ser administrada. A questão é COMO? A visão: Conseguir o sucesso comercial a partir de uma melhor administração de

Leia mais

Avaliação Interna e Qualidade das Aprendizagens

Avaliação Interna e Qualidade das Aprendizagens Avaliação Interna e Qualidade das Aprendizagens Perspectivas da OCDE www.oecd.org/edu/evaluationpolicy Paulo Santiago Direcção da Educação e das Competências, OCDE Seminário, Lisboa, 5 de Janeiro de 2015

Leia mais

Vivendo de acordo com nossos valores...

Vivendo de acordo com nossos valores... Vivendo de acordo com nossos valores... o jeito Kinross Nossa empresa, Kinross, é uma empresa internacional de mineração de ouro sediada no Canadá, com operações nos Estados Unidos da América, Rússia,

Leia mais

Uma agenda para a mudança: conseguir acesso universal à água, ao saneamento e à higiene (WASH) até 2030.

Uma agenda para a mudança: conseguir acesso universal à água, ao saneamento e à higiene (WASH) até 2030. Uma agenda para a mudança: conseguir acesso universal à água, ao saneamento e à higiene (WASH) até 2030. O acordo sobre uma meta do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável relativamente ao acesso universal

Leia mais

Curso de Formação Pedagógica para Docentes da FEI. Coordenação Prof. Dr. Marcos T. Masetto

Curso de Formação Pedagógica para Docentes da FEI. Coordenação Prof. Dr. Marcos T. Masetto Curso de Formação Pedagógica para Docentes da FEI Coordenação Prof. Dr. Marcos T. Masetto 1 Curso de Formação Pedagógica para Docentes da FEI Professor Doutor Marcos T. Masetto Objetivos Desenvolver competências

Leia mais

Plano de Sustentabilidade da Unilever

Plano de Sustentabilidade da Unilever Unilever Plano de Sustentabilidade da Unilever Eixo temático Governança Principal objetivo da prática Para a Unilever, o crescimento sustentável e lucrativo requer os mais altos padrões de comportamento

Leia mais

DIFERENTES INTERPRETAÇÕES DO CONCEITO DE SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

DIFERENTES INTERPRETAÇÕES DO CONCEITO DE SUPPLY CHAIN MANAGEMENT Artigo para a Revista Global Fevereiro de 2007 DIFERENTES INTERPRETAÇÕES DO CONCEITO DE SUPPLY CHAIN MANAGEMENT O conceito de Supply Chain Management (SCM), denominado Administração da Cadeia de Abastecimento

Leia mais

Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report

Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report Avaliação de: Sr. Mario Exemplo Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report

Leia mais

Gestão da Mudança nas Organizações. Leila Oliva

Gestão da Mudança nas Organizações. Leila Oliva Gestão da Mudança nas Organizações Leila Oliva O roteiro Conduzir a mudança e o papel da liderança: Os papeis que vivemos; Jornada emocional da mudança. Conduzir a mudança organizacional: Os 8 passos do

Leia mais

Relatório Síntese do Programa 2006 a 2010

Relatório Síntese do Programa 2006 a 2010 Relatório Síntese do Programa 2006 a 2010 1 Programa de Intervenção Pedagógica-Alfabetização no Tempo Certo Relatório Síntese I Histórico: Em 2004 foi implantado em Minas Gerais o Ensino Fundamental de

Leia mais

Processo para Candidatura, Recrutamento, Revisão e Avaliação dos Candidatos (as) Indicados (as) para o Cargo de Moderador(a)

Processo para Candidatura, Recrutamento, Revisão e Avaliação dos Candidatos (as) Indicados (as) para o Cargo de Moderador(a) Processo para Candidatura, Recrutamento, Revisão e Avaliação dos Candidatos (as) Indicados (as) para o Cargo de Moderador(a) Emitido pelo Comitê de Nomeação de Moderador(a) Março de 2014 Aprovado pela

Leia mais

Processo de Software

Processo de Software Processo de Software Uma importante contribuição da área de pesquisa de processo de software tem sido a conscientização de que o desenvolvimento de software é um processo complexo. Pesquisadores e profissionais

Leia mais

Adapte. Envolva. Capacite.

Adapte. Envolva. Capacite. Adapte. Envolva. Capacite. Ganhe produtividade em um Ambiente de trabalho digital #DigitalMeetsWork Os benefícios de um ambiente de trabalho digital têm impacto na competitividade do negócio. Empresas

Leia mais

Información sobre Herramientas Metodológicas de Diagnóstico Participativo

Información sobre Herramientas Metodológicas de Diagnóstico Participativo Datos generales: Información sobre Herramientas Metodológicas de Diagnóstico Participativo 1. Nombre de la herramienta: Conselhos de Desenvolvimento Comunitário (Programa Comunidade Ativa) 2. Organización

Leia mais

High Potentials, Talentos e Sucessão no Brasil

High Potentials, Talentos e Sucessão no Brasil High Potentials, Talentos e Sucessão no Brasil P e s q u i s a d a F u n d a ç ã o G e t u l i o V a r g a s I n s t i t u t o d e D e s e n v o l v i m e n t o E d u c a c i o n a l Conteúdo 1. Propósito

Leia mais

Pesquisa Virtualização e Evolução para a Nuvem RESULTADOS BRASIL

Pesquisa Virtualização e Evolução para a Nuvem RESULTADOS BRASIL 2011 Pesquisa Virtualização e Evolução para a Nuvem RESULTADOS BRASIL ÍNDICE Evolução de TI... 4 Metodologia... 6 Foco... 8 Conclusão 1: As diferenças entre expectativas e realidade revelam a evolução

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Antônio Modelo Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The Inner

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO. Curso de Graduação Tecnológica em Marketing

PROJETO PEDAGÓGICO. Curso de Graduação Tecnológica em Marketing PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Graduação Tecnológica em Marketing Porto alegre, 2011 1 1. Objetivos do Curso O projeto do curso, através de sua estrutura curricular, está organizado em módulos, com certificações

Leia mais

3. Os erros têm sido cometidos exatamente onde há maior dificuldade...

3. Os erros têm sido cometidos exatamente onde há maior dificuldade... Entrevista com PEDRO MANDELLI Consultor na área de mudança organizacional, Pedro Mandelli é um dos maiores especialistas em desenho e condução de processos de mudança em organizações. É professor da Fundação

Leia mais

Ensino ativo para uma aprendizagem ativa: Eu quero saber fazer. Karina Grace Ferreira de Oliveira CREFITO 25367-F FADBA

Ensino ativo para uma aprendizagem ativa: Eu quero saber fazer. Karina Grace Ferreira de Oliveira CREFITO 25367-F FADBA Ensino ativo para uma aprendizagem ativa: Eu quero saber fazer. Karina Grace Ferreira de Oliveira CREFITO 25367-F FADBA Em ação! PARTE 1: (5 minutos) Procure alguém que você não conhece ou que conhece

Leia mais

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 PROSPERE NA NOVA ECONOMIA A SPEKTRUM SUPORTA A EXECUÇÃO DA SUA ESTRATÉGIA Para as empresas que buscam crescimento

Leia mais

A GESTÃO DE UM CURSO SUPERIOR: DESAFIOS OU FRUSTRAÇÕES?

A GESTÃO DE UM CURSO SUPERIOR: DESAFIOS OU FRUSTRAÇÕES? A GESTÃO DE UM CURSO SUPERIOR: DESAFIOS OU FRUSTRAÇÕES? BARREIROS, Marat Guedes Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos Coordenador de Curso, Professor Faculdade do Guarujá GODOY, Valdir

Leia mais

Voluntariado. Cabe na sua vida. Ser voluntário #issomudaomundo NOTÍCIAS. Ação Estudar Vale a Pena mobiliza mais de 800 voluntários Itaú Unibanco

Voluntariado. Cabe na sua vida. Ser voluntário #issomudaomundo NOTÍCIAS. Ação Estudar Vale a Pena mobiliza mais de 800 voluntários Itaú Unibanco NOTÍCIAS Ação Estudar Vale a Pena mobiliza mais de 800 voluntários Itaú Unibanco Mobilizar. Colaborar. Transformar. Muitas foram as motivações que levaram você e mais 791 colaboradores Itaú Unibanco (e

Leia mais

Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report

Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report Avaliação de: Sr. João Vendedor Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Copyright 2012 Caliper & Tekoare. Todos os direitos

Leia mais

Ser sincero em sua crença de que todos devem ir para casa todos os dias com segurança e saúde - demonstre que você se importa.

Ser sincero em sua crença de que todos devem ir para casa todos os dias com segurança e saúde - demonstre que você se importa. A Liderança Faz a Diferença Guia de Gerenciamento de Riscos Fatais Introdução 2 A prevenção de doenças e acidentes ocupacionais ocorre em duas esferas de controle distintas, mas concomitantes: uma que

Leia mais

ROCK IN RIO LISBOA 2014. Princípios de desenvolvimento sustentável Declaração de propósitos e valores Política de Sustentabilidade do evento

ROCK IN RIO LISBOA 2014. Princípios de desenvolvimento sustentável Declaração de propósitos e valores Política de Sustentabilidade do evento ROCK IN RIO LISBOA 2014 Princípios de desenvolvimento sustentável Declaração de propósitos e valores Política de Sustentabilidade do evento PRINCÍPIOS O Sistema de Gestão da Sustentabilidade é baseado

Leia mais

AB Volvo, 405 08 Gotemburgo, Suécia. Ref No 953810014, de agosto de 2009. The Volvo Way

AB Volvo, 405 08 Gotemburgo, Suécia. Ref No 953810014, de agosto de 2009. The Volvo Way AB Volvo, 405 08 Gotemburgo, Suécia Ref No 953810014, de agosto de 2009 The Volvo Way Índice Prefácio Nossa missão Os clientes em primeiro lugar Foco no cliente Objetivos claros Qualidade, segurança e

Leia mais

COMO CONTRATAR OS MELHORES REPRESENTANTES DE ATENDIMENTO AO CLIENTE

COMO CONTRATAR OS MELHORES REPRESENTANTES DE ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO CONTRATAR OS MELHORES REPRESENTANTES DE ATENDIMENTO AO CLIENTE Por que se importar 3 O melhor representante de atendimento 4 SUMÁRIO Escrevendo um anúncio de vaga de emprego Carta de apresentação

Leia mais

EMC Consulting. Estratégia visionária, resultados práticos. Quando a informação se reúne, seu mundo avança.

EMC Consulting. Estratégia visionária, resultados práticos. Quando a informação se reúne, seu mundo avança. EMC Consulting Estratégia visionária, resultados práticos Quando a informação se reúne, seu mundo avança. Alinhando TI aos objetivos de negócios. As decisões de TI de hoje devem basear-se em critérios

Leia mais

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão Esse artigo tem como objetivo apresentar estratégias para assegurar uma equipe eficiente em cargos de liderança, mantendo um ciclo virtuoso

Leia mais

Como contratar staff de Projetos...

Como contratar staff de Projetos... Como contratar staff de Projetos... Que qualidades estou buscando no profissional de Projetos, e como identificá-las...? Alguns exemplos do que podemos buscar..! 1. Visão 2. Orientação estratégica 3. Inovação

Leia mais

O movimento de modernização da gestão pública no Brasil e seus desafios

O movimento de modernização da gestão pública no Brasil e seus desafios O movimento de modernização da gestão pública no Brasil e seus desafios 10 de Novembro de 2011 2º Congresso de Gestão do Ministério Público Informação confidencial e de propriedade da Macroplan Prospectiva

Leia mais