Capítulo 3 liderança: Como dirigir a mudança sistêmica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo 3 liderança: Como dirigir a mudança sistêmica"

Transcrição

1 19 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração Capítulo 3 liderança: Como dirigir a mudança sistêmica Introdução ao capítulo de Leslie Wilson Presidente Executivo, One-to-One Institute Presidente, Nexus Academy, Lansing, Michigan, E.E. Este é um trabalho árduo e valioso que exige tempo e paciência. Devemos deixar os egos na porta e nos convertermos em agentes de mudança para atender todos os estudantes. As iniciativas de tecnologia educativa estão a ponto de facilitar aos estudantes a realização de seu maior potencial. Como líderes, nossa tarefa é garantir que todos os elementos do sistema se acomodem para que as cosas aconteçam. Para isto, é preciso mudanças em todo o sistema: melhorar os recursos do plano de estudos e a formação profissional, encontrar um financiamento sustentável, criar normas que o respaldem e, então, criar um ciclo contínuo de inovação e melhora. É um trabalho árduo e valioso, que precisa de tempo e paciência. Temos que deixar nosso ego na porta e nos converter em agentes da mudança para atender melhor todos os alunos. Modificamos o meio ambiente e solucionamos os desafios mantendo a vista fixa para oferecer o melhor serviço que possamos a cada estudante.

2 20 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração A liderança tem uma grande importância tanto para reunir os grupos de interesse como para gerir estes profundos mudanças sistêmicos. Todas as perspectivas merecem ser consideradas e formar parte deste processo. Ao mesmo Tempo, temos que seguir avançando para atender aos estudantes. Para as pessoas que não acreditem que a reforma seja necessária, mostre a investigação e os dados. Estamos formando pessoas reflexivas, solucionadores de problemas, inovadores, científicos e engenheiros ao ritmo que os precisamos? As crianças se tornam menos criativas à medida que crescem na escola? Cada vez são mais os alunos que abandonam os estudos? O entorno de aprendizagem motiva os estudantes? Examine os dados e pense o que nos indicam que devemos fazer. Nos lugares onde a transformação da educação prosperou, vemos uma liderança congruente e um foco sistêmico. Os líderes principais, os legisladores e líderes maiores compartilham uma visão comum e trabalham juntos para fazer as mudanças em todo o sistema. Não é questão de um único líder mas o de um grupo de líderes, unidos em todos sentidos ao redor de uma visão estratégica. As mensagens e as expectativas são constantes. Todos compreendem a visão, as Estratégias e as ações que precisam ser realizar e todos têm a intenção de servir a todos os estudantes para que cada um atinja e realize seu maior potencial. O emocionante é que as mudanças estão sendo realizadas e a atitude está mudando. As pessoas reconhece que apesar de que há pouco dinheiro e que a mudança sãos difíceis, temos que ir para adiante. Também é reconhecido que o fato de pôr a tecnologia ao alcance e esperar que aconteça algo mágico não funciona. Contudo, temos modelos detalhados para a transformação, investigação que a respalda e especialistas que podem ajudar. Um equipe com liderança eficaz e foco sistemático pode fazê lo. Leslie Wilson Leslie Wilson tem se dedicado à educação por 41 anos, incluindo 31 anos como professora, diretora e diretora executiva em nível distrital. É co-autora do Projeto RED, revolucionária investigação sobre o efeito das tecnologias da educação sobre o rendimento escolar e orçamentos escolares. Leslie dirigiu a bem sucedida iniciativa um a um de Michigan e foi co-fundadora da One-to-One Institute, organização não lucrativa que ajuda os sistemas escolares a criar entornos de aprendizagem que integram a tecnologia de forma trascendente. Em Nexus Academy, dirige uma academia pública seleta que emprega a aprendizagem semi pressencial e tecnologia um a um para ativar uma via de aprendizagem exclusiva para cada aluno. Realizou seu trabalho de bacharelado e doutorado na Universidade de Michigan, tem um mestrado em tecnologia Pedagógica de Wayne State University e a certificação de Administração de Educação Especial da Eastern Michigan University.

3 21 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração Destrezas de liderança para a mudança transformadora O uso transformador da tecnologia educativa exige mudanças na pedagogia, no plano de estudos, na avaliação, nas norma, na ICT, no financiamento e mais. Para gerir estes mudanças é preciso líderes hábeis que possam: Convencer a pessoas determinadas com pontos de vista totalmente divergentes, de trabalhar juntos por um objetivo comum Realizar mudanças importantes num sistema complexo que consta de silos desconectados e grupos de interesses diversos Avançar na cultura escolar para aumentar colaboração, inspirar a inovação e estabelecer um ciclo de melhora contínua A mudança transformadora de segunda ordem exige um conjunto mais amplo de destrezas de liderança que a mudança de primeira ordem. Além de destrezas gerenciais e administrativas, os líderes escolares que querem conseguir o valor total dos Investimentos em ICT, devem oferecer uma liderança sólida na elaboração do plano de estudos. A análise realizada por Robert Marzano e seus colegas indica que as mudanças educativas de segunda ordem exigem que os líderes: 12 Conheçam a investigação e a teoria nas quais as mudanças propostas se baseiam e as transmitam de forma persuasiva aos professores e além grupos de interesse Inspirem confiança em que as mudanças propostas podem produzir excelentes resultados; que valem a pena Saibam como as mudanças propostas afetarão o plano de estudos, a instrução e a avaliação e dirijam a adoção de tais mudanças Supervisionem os resultados e façam os ajustes necessários para melhorar continuamente os resultados do programa 12 Robert J. Marzano, Timothy Waters, Brian A. McNulty, School Leadership that Works: From Research to Results, ASCD and MREL, 2005.

4 22 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração A liderança é crucial para garantir que a aprendizagem facilitada pela tecnologia se torne parte permanente da experiência educativa e que dure mais que o líder que a introduziu. Ao formar um grupo sólido de líderes, conseguir o apoio da comunidade, gerir as mudanças de forma ótima e planejar uma sustentabilidade duradoura, os líderes hábeis podem facilitar que os sistemas escolares não somente contem com dispositivos móveis, mas que os utilizem de forma transcendente para melhorar o rendimento escolar e a equidade. Este capítulo apresenta as estratégias e boas práticas de várias tarefas importantes de liderança para escolas, estados e municípios: Como estabelecer uma visão compartilhada Como criar uma equipe de líderes Como fomentar uma cultura de colaboração e inovação Como planejar e gerir a mudança Como estabelecer uma visão compartilhada Estabelecer uma visão compartilhada é indispensável para fazer mudanças de segunda ordem em qualquer entorno. Ao ter em vista dos intensos sentimentos que albergamos em relação aos estudantes e seu futuro, é de especial importância para a transformação da educação. Sustentar conversações prévias com estudantes, professores, pais de família, legisladores, membros da comunidade e outros grupos de interesse pode ajudar a: Fazer acordos sobre a importância da transformação da educação e a função facilitadora de tecnologias didáticas Começar por definir os resultados desejados, reconhecendo que os benefícios da aprendizagem facilitada pela tecnologia podem estender se muito além das pontuações das provas, a questões como melhores índices de alunos graduados, menor desistência escolar, melhor conduta, mais tempo dedicado aos deveres e melhores índices de participação estudantil Motivar os grupos de interesse a superar interesses dispares, concentrar se na aprendizagem e trabalhar para atingir a visão Ventilar abertamente as inquietudes, onde podem ser atendidas Ganhar se a confiança assentando os cimentos da transparência Envolver escola e a comunidade ao redor da urgência da missão Envolver os recursos e estabelecer prioridades quando os recursos forem limitados

5 23 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração Criar uma equipe de líderes As iniciativas de tecnologia educativa envolvem desafios inter-relacionados e uma ampla gama de grupos de interesse, o que trona positivo contar com uma liderança colaborativa e um comitê diretivo multidisciplinar sólido. A liderança em colaboração, com um plano detalhado, dirigido por uma equipe multidisciplinar, pode melhorar o processo de decisão, produzir um plano mais prático e viável e evitar surpresas à medida que a iniciativa siga seu curso. Solicitar uma ampla participação dos grupos de interesse pode trazer apoios para a iniciativa. Trocar opiniões e pontos de vista pode aumentar a confiança e o entendimento e facilitar a detecção e atenção de dificuldades nas primeiras etapas do ciclo de decisão. Por exemplo, um grupo responsável por selecionar os dispositivos, formado por estudantes, professores, diretores, especialistas em planos de estudos, profissionais da ICT e pais de família, podem fazer uma escolha mais acertada: os integrantes do Departamento de ICT podem aprofundar seus conhecimentos sobre as funções necessárias no processo de ensino-aprendizagem e os professores podem se familiarizar com questões de ICT como segurança e gestão. Juntos, podem elaborar e executar um plano para escolher as tecnologias móveis que satisfaçam os requisitos de plano de estudos, avaliação, gestão e segurança. Um foco orientado para a equipe ajuda a construir capacidade de liderança em todo o sistema escolar. A liderança em colaboração também melhora a sustentabilidade e ajuda a evitar os riscos de confiar num único líder carismático, pois o programa de tecnologia educativa pode perder momentum ante a partida de seu primeiro representante. Como estabelecer uma folha de rota duradoura O planejamento da rota para uma iniciativa de tecnologia educativa de grande alcance pode ser iniciada pelo menos 12 meses antes dos estudantes começarem a utilizar dispositivos móveis na sala de aula. Uma folha de rota de cinco a sete anos estabelece a estrutura para um sucesso duradouro e serve para que os grupos de interesse se concentrem em toda a gama de possibilidades das tarefas necessárias para usar a tecnologia com fins transformadores. O planejamento da rota pode começar com a avaliação das necessidades para identificar as fortalezas e debilidades do momento. Analisar a situação atual de cada parte do modelo da Intel para a transformação da educação, pode ajudar os líderes a determinar as fortalezas, lacunas e debilidades do sistema em uso e estabelecer prioridades práticas para avançar. A avaliação de necessidades também pode incluir a revisão de projetos de tecnologia educativa anteriores. Se o sistema escolar já teve algum fracasso, servirá para saber a forma em como essas experiências podem influenciar nas percepções do momento para considerá lo nos planos. O planejamento consiste em elaborar o orçamento, calendários, planos de posta em marcha e programas detalhados e completos que considerem todos os elementos do modelo da Intel para a transformação da educação. Devido ao fato que o sucesso depende, em última instância, do que acontece entre estudantes e professores, as passagens críticas serão aquelas que respaldam os professores e líderes escolares na modernização das Estratégias pedagógicas, na escolha de novos recursos de conteúdo e na incorporação da ICT no melhoramento da ensino-aprendizagem. Mesmo que ninguém pode prever absolutamente todo o que pode se apresentar, um plano amplo e de largo prazo ajuda a fazer o sucesso.

6 24 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração Planeje a escala Fazer programas de prova ou uma instalação gradual, pode melhorar a adoção de mudanças ambiciosas e sustentáveis ao oferecermos oportunidades para avaliar e ajustar o programa antes de pô lo a andar completamente. Fazê lo gradualmente pode ajudar a equipe de líderes a: Determinar e atender as consequências imprevistas da mudança Evitar os obstáculos de um início complexo demais Adquirir capacidade e experiência Aumentar a confiança e o entusiasmo pelas mudanças Proporcionar aos investidores a evidência que justifica a ampliação do programa Com uma liderança altamente eficaz, os programas de tecnologia educativa de largo alcance também podem ser bem sucedidos sem a necessidade de programas de provas. O sistema escolar de Huntsville, Alabama, EE. UU., dedicou um ano à preparação e depois instalou muito bem a tecnologia móvel para os estudantes do Distrito em suas 53 escolas. (Consulte o Estudo de Caso, Leadership for a Fast Moving Educational Technology Initiative, no qual o Dr. Casey Wardynski, Superintendente do Distrito, comenta algumas de suas Estratégias de liderança.) Avance na cultura escolar Em muitas iniciativas de sucesso de aprendizagem facilitada pela tecnologia, os líderes transformam a cultura escolar de forma s que facilitam a adoção da ICT e amplificam seu efeito educativo. Estes são alguns das mudanças: A escola como comunidade de aprendizagem. Incorporar a ICT em Estratégias pedagógicas eficazes supõe ter valor, assumir riscos e inovar, especialmente quando a meta é fazer uma mudança transformadora de segunda ordem. Estabelecer a visão da escola como comunidade de aprendizagem, com os professores como os principais estudantes, pode acelerar o efeito da instalação da ICT. Ao combinar inovação e rendição de contas e aceitar os erros como parte da aprendizagem, os líderes podem apoiar os professores para que a usem na ICT para melhorar a aprendizagem. Contar com os pais de família como colaboradores e seguidores ativos da aprendizagem de seus filhos, também pode ajudar a elevar as expectativas para os estudantes e aumentar seu aproveitamento. O diretor como principal agente de mudança. Os diretores são pedras fundamentais do processo de mudança e indispensáveis para o sucesso da iniciativa de tecnologia educativa. Os diretores eficazes funcionam como modelos poderosos que adotam a mudança ativamente. Apoiam os grupos de interesse na gestão de suas novas funções e responsabilidades e garantem que os professores tenham os recursos que precisam para progredir. Entorno de ensino em colaboração. Um entorno de colaboração e apoio ao ensino pode diminuir o isolamento, mitigar o medo à mudança e proporcionar aos professores um entorno seguro no qual possam avançar para sua aprendizagem. Os professores podem colaborar no desenho e na elaboração do novo plano de estudos, projetos interdisciplinares, conteúdo digital, ferramentas e recursos.

7 25 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração Os estudantes como impulsionadores. À medida que os professores adotam novas estratégias de ensino-aprendizagem, os estudantes se convertem gradualmente nos impulsionadores de sua própria aprendizagem. Suas vozes devem ser escutadas ao longo do processo de planejamento e de implementação da iniciativa de tecnologia educativa. Melhora contínua. As tecnologias digitais proporcionam um caudal de informação que pode respaldar o esforço de aumentar o processo de decisão baseado em evidências. Uma cultura escolar efetiva pode melhorar os resultados dos alunos, estabelecendo um ciclo de melhora contínua impulsionada pela informação e pelos resultados e com o respaldo de uma variedade de opções de preparação profissional de alta qualidade. Liderança distribuída. Construir capacidade de liderança em todo o sistema escolar pode aumentar a eficiência organizativa, adquirir destrezas de gestão e decisão a muitos níveis e reforçar os benefícios de uma comunidade de aprendizagem em colaboração. Uma hierarquia de gestão magra ou plana, pode imprimir maior agilidade que os grandes grupos burocratizados. A participação dos professores na gestão escolar pode aumentar a colaboração e agregar capacidade. Comunicar e colaborar Incluso, quando uma iniciativa inicialmente é proposta em nível estatal ou nacional para ser de sucesso, devem contar com o trabalho conjunto dos professores, líderes escolares, estudantes, pessoal do sistema escolar, pais de família, e líderes estatais ou municipais. Além disso, mesmo os elementos do modelo para a transformação estão interconectados, parecem estar separados, sob a responsabilidade de diferentes grupos de interesse. Os líderes escolares eficazes fomentam comunicação franca e aberta e a colaboração com professores, estudantes, pais de família, legisladores, administradores e a comunidade. Os pais de família podem ser defensores sólidos das iniciativas de tecnologia educativa transformadoras se os líderes escolares os cultivam.

8 26 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração Lista de verificação da adoção da liderança Tarefas importantes Trabalhe com os grupos de interesse em todo o sistema para criar uma mesma visão e chegar ao sucesso. Estabeleça e ponha em marcha um plano flexível que considere todos os aspectos do modelo da Intel para a transformação da educação Passos para o sucesso Visão e metas Alinhar Iniciativas de ICT com objetivos maiores. Concentrar se na forma em que a ICT pode melhorar a aprendizagem, alinhar se com a visão do estado ou nação das metas futuras e apoiar o que é melhor para os estudantes. Revisar a investigação e fundamentar a iniciativa nas boas práticas derivadas da evidência. Dirigir visitas em grupo a escolas inovadoras para observar as práticas que lhes tem dado bons resultados. Presidir reuniões com representantes da comunidade, oficinas de professores e grupos de estudo para analisar temas como os seguintes: Por que e como precisamos transformar o processo de ensino-aprendizagem? Como beneficiará os estudantes? Quais são os valores centrais? Como podemos garantir que as mudanças que Façamos refletirão estes valores? Qual é sua visão do sucesso? Que esperamos modificar ou fazer? Qual é a função da ICT? De que forma os professores e estudantes utilizarão os dispositivos móveis e os recursos digitais para melhorar os resultados? O que a investigação sobre as melhores formas de fazer diz? O que temos que fazer para atingir os resultados que perseguimos? Como saberemos se estamos fazendo bem? Como reconheceremos o sucesso? Que diferenças observaremos na aprendizagem, no ensino e na avaliação? Que outras mudanças podemos esperar? Determinar e comunicar metas concretas para que todo o mundo saiba como o sucesso vai ser mediado. Forme um comitê de planejamento Crie um comitê diretivo multidisciplinar presidido pelo Diretor que conte com os conhecimentos e experiência necessários, mas que seja suficientemente pequeno para funcionar eficazmente. Convite a participar professores e administradores, estudantes e pais de família. Os membros da comunidade, empresas e organizações não lucrativas também pode fazer contribuições valiosas. Certifique se de que o Diretor de Finanças (CFO) ou as pessoas responsáveis por planejar o orçamento participem ativamente no comitê para evitar surpresas no financiamento e estabelecer bases financeiras sustentáveis. Lançada a iniciativa, o comitê deverá continuar reunindo se mensalmente durante o primeiro ano, depois, trimestralmente enquanto durar a iniciativa ou com maior frequência se é necessário. Em todas as reuniões haverá que revisar o avance, determinar os ajustes que devam fazer se de imediato e informar aos grupos de interesse para fomentar a transparência.

9 27 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração Como fixar a folha de rota Consultes investigações atuais e relevantes nas que possa fundamentar seu trabalho em boas práticas reconhecidas. Comece a planejar seus avances com uma antecipação mínima de 12 meses para poder considerar todos os aspectos do modelo da Intel para a transformação da educação. Avalie as necessidades, determine as metas a atingir e planeje as passagens intermediários para poder contar com: Normas Plano de estudos, pedagogia e conteúdo Avaliação Preparação profissional para os professores e o pessoal da ICT Dispositivos móveis para o processo de ensino-aprendizagem Infraestrutura, normas e procedimentos de ICT Recursos sustentáveis Investigação e avaliação Estabeleça os diagramas da posta em marcha para o curto e o largo prazo, detalhando as metas intermediárias e uma panorâmica da execução do plano; aproveitando as fortalezas e remediando as debilidades. Fixe metas claras e decida como vai mediar o sucesso. Estabeleça pontos de verificação frequentes para mediar os avances e maneje os resultados com transparência. Informe dos avance aos grupos de interesse, faça os ajustes necessários para criar um ciclo de melhora e mantenha a todos com a vista fixa nas metas. Amplie o alcance do programa Considere a possibilidade de realizar um ou mais programas de prova ou de fazer uma instalação gradual para provar o método antes de fazê lo a grande escala. Os métodos de ampliação do alcance são: Estabelecer um programa inicial com vários grupos, disciplinas, graus ou escolas, e depois ampliar a participação até abranger todas as escolas do sistema, estado, região ou nação Valer se da tecnologia para respaldar a pedagogia em uso e, depois, ampliar o alcance do entorno de aprendizagem à medida que os professores dominem as novas estratégias pedagógicas e os recursos do plano de estudos Ao escolher os pontos de partida para fazer andar o programa, esteja atento às questões de equidade. Para fazer o maior impacto possível neste aspecto, analise a possibilidade de realizar programas de prova ou iniciais com os professores mais firmes e os estudantes mais desfavorecidos.

10 28 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração Avance para a cultura Faça que a escola evolua como comunidade de aprendizagem. Crie entorno de colaboração e apoio onde os professores possam se dá apoio mútuo em questões de aprendizagem, inovação e superação conjunta. Estabeleça uma expectativa de melhora contínua e tomada de decisões baseada nas evidências. Colabore com os legisladores para recompensar a inovação e garanta a rendição de contas. Garanta de que todos entendam que a inovação e a adoção da ICT não são fins em si mesmos Cada vez que devam tomar uma decisão, perguntem se que efeito terá na aprendizagem e na equidade. Convide os pais de família a colaborar e seguir ativamente o aproveitamento dos alunos. Use os portais escolares e outras tecnologias de comunicação para que participem da proposta de metas para os estudantes e da revisão do projeto. Construa uma capacidade de liderança duradoura em todo o sistema escolar e na iniciativa de tecnologias para a aprendizagem. Contar com uma ampla base de liderança ajuda a difundir o conhecimento e a experiência da comunidade escolar entre os participantes, o que pode acelerar a mudança e contribuir para garantir que as mudanças perdurem mais que os líderes. Comunicação e colaboração Convide os grupos de interesse a participar no planejamento da iniciativa. A comunicação transparente de duas vias contribui para gerar apoio, confiança e entendimento e, por isso, a minimizar as fricções. Mantenha todos os grupos de interesse informados sobre o que acontecerá, o que é melhor para a aprendizagem e a forma como podem contribuir para o sucesso da iniciativa. Mantenha a participação enquanto a iniciativa avança. Continue escutando e respondendo às inquietudes dos grupos de interesse e dando resposta; difunda os resultados, comente sobre os planos e as dificuldades e faça que as pessoas se orgulhem do que foi conseguido. Organize sessões informativas ou cursos contínuos para manter as famílias bem informadas sobre as mudanças que afetam seus filhos. Se em sua comunidade existe o problema da brecha digital, ajudar os familiares a conhecer e utilizar as tecnologias dos alunos pode ampliar os benefícios de sua iniciativa e criar laços mais estreitos entre a escola e a casa. Use todos os canais de comunicação adequados para se comunicar com as famílias. Páginas web, boletins, redes sociais, oficinas e grupos de discussão; todos são úteis. Evite métodos como enviar mensagens de texto que podem significar um custo para as famílias.

11 29 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração CONHECIMIENTO Liderança para uma iniciativa de Tecnologia Educativa de Movimento Rápido Por Casey Wardynski, Ph.D. Superintendente, Escolas da Cidad de Huntsville, Huntsville, Alabama, E.E. U.U. Escolas da Cidad de Huntsville, é um distrito urbano-rural com 41 escolas e mais de estudantes, localizado numa zona cuja economia depende principalmente das plantas próximas dedicadas à investigação de tecnologia aeroespacial e militar. Cheguei a Escolas da Cidade de Huntsville em Junho de 2011 com a missão de melhorar o rendimento escolar. Quinze meses depois, Huntsville se converteu em um dos maiores sistemas escolares dos Estados Unidos em adotar aprendizagem digital um a um em todo o distrito. Seguimos melhorando, mas já estamos testemunhando resultados alentadores. No que nós consideramos como um sinal de maior participação estudantil, os problemas de disciplinas reduziram 35 por cento em todo o sistema escolar e as suspensões, foram reduzidas em 30 por cento. Instalamos acesso sem à Internet em nossos ônibus escolares e os problemas de disciplina diminuíram em 76 por cento. Os índices de alunos graduados aumentaram. O distrito, em seu conjunto, melhorou seus índices de graduação de 66 por cento a 80 por cento nos últimos dos anos e as escolas que anteriormente experimentavam altos níveis de desistência, foram as que mais melhoraram. Com este entorno de aprendizagem digital, temos visto que é muito mais fácil calibrar a coordenação da instrução com as normas comuns estatais e ajustar as estratégias de formação profissional em consequência.

12 30 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração O que posso lhes recomendar sobre a forma de dirigir uma iniciativa de tecnologia educativa? Estas são algumas das práticas que nos serviram a: Trabalhe para trás partindo do que querem fazer. O importante é que não somente um computador esteja disponível nas mãos dos estudantes. É necessário perguntar, E agora? Se você quer colocar as crianças num entorno de aprendizagem interessante, que ofereça muitos recursos para suportar e que possa ajudá los a colaborar, qual será o melhor ponto de partida? que o pode guiar na direção do tipo de equipe que deseja? Mas se começa pelo equipamento para depois determinar o que será feito com ele, provavelmente encontrará problemas. Estabeleça um compromisso claro. É necessário que todo o mundo se ponha a trabalhar para chegar à meta. Nós nos desfizemos dos velhos livros de texto para que ninguém tivesse a tentação de voltar atrás. Proporcione aos professores o que precisam para triunfar. Oferecemos formação profissional geral e nos comprometemos a apoiar os professores na aprendizagem de novas formas de ensino. Demos 30 dias de preparação profissional em cada escola, a cada ano para que os professores possam se concentrar realmente no avanço na aprendizagem digital. Faça que os diretores participem. Num entorno de aprendizagem digital, não só é preciso gerir edifícios, é necessário estabelecer uma liderança pedagógica. Ajustamos os boletins de avaliação dos diretores para que seus incentivos dependam de cosas como a modificação das práticas e o uso da tecnologia e quando me reuno com eles, dedicamos tempo a revisar a informação. Consiga o dinheiro. Tentamos fazer eficiências operativas e o dinheiro designado aos livros de texto foi transferido à tecnologia. Celebre os acertos. Nomeie os para prêmios, difunda os pois são prova que as cosas podem fazer e inspiração para fazê las. Coronel do Exército, aposentado, o Dr. Wardynski foi Diretor de Finanças das Escolas Públicas de Aurora, Colorado; também foi Diretor do Departamento de Análise Econômica e Mão de obra da Academia Militar os Estados Unidos antes de se converter em Superintendente de Escolas da Cidade de Huntsville, em junho de Obteve seu grau de bacharelado na Academia Militar dos Estados Unido, um mestrado em normas públicas de Harvard e um doutorado em análise de norma da escola de pós grau Rand Pardee. Siga Escolas da Cidade de Huntsville en

13 31 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração Citas 1. Robert J. Marzano, Timothy Waters, Brian A. McNulty, School Leadership that Works: From Research to Results, ASCD and MREL, Recursos A Intel Educação oferece ferramentas, casos de estudo e guias para respaldar a transformação da educação Baseado em boas práticas globais : ders.html ASCD (Anteriormente Associação para a Supervisão e Elaboração de Planos de Estudo), School Leadership that Works: From Research to Results, Edutopia conta com recursos que resumem as investigação dos benefícios da aprendizagem por projetos e outras Estratégias pedagógicas modernas, rch-resources E-Lead, Leadership for Student Sucess: d.org/principles/principal.asp A OCDE proporciona uma gama de recursos para melhorar a liderança escolar, incluindo casos de estudo e um jogo de ferramentas interativas: hhttp:// improvingschooleia dership-home.htm O Projeto de entornos de aprendizagem inovadores da OCDE escolhe boas práticas de um estudo de 125 projetos educativos inovadores de todo o mundo: A página de PISA da OCDE reúne trabalhos que analisam o que os sistemas escolares bem sucedidos de todo o mundo estão fazendo para melhorar o rendimento escolar e a equidade: A página web do GPS educativo da OCD oferece informação sobre a forma como os países trabalham para melhorar a qualidade e a equidade de seus sistemas educativos, incluindo normas e resultados: O Projeto RED, grupo dedicado à investigação e a defesa, que se concentra no uso da tecnologia, melhora a educação dada nos graus K-12, oferece um jogo de ferramentas globais que para avaliar a Preparação e estabelecer o calendário de implementação. Encontre-o em: org/resource-matérials.html

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

A ESCOLHA CERTA. UM PARCEIRO QUE SE IMPORTA COM VOCÊ. Serviços Inteligentes

A ESCOLHA CERTA. UM PARCEIRO QUE SE IMPORTA COM VOCÊ. Serviços Inteligentes Serviços Inteligentes UM PARCEIRO QUE SE IMPORTA COM VOCÊ. Oferecemos 100 anos de liderança na inovação de imagens e em TI na área de saúde. Nossa equipe de serviços em todo o mundo trabalha junto com

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

Apresentação por Leonardo Melo melo.leonardo@ieee.org Universidade Federal de Juiz de Fora PET Elétrica IEEE Institute Of Electrical and Electronics

Apresentação por Leonardo Melo melo.leonardo@ieee.org Universidade Federal de Juiz de Fora PET Elétrica IEEE Institute Of Electrical and Electronics Apresentação por Leonardo Melo melo.leonardo@ieee.org Universidade Federal de Juiz de Fora PET Elétrica IEEE Institute Of Electrical and Electronics Engineers Prefácio O Engenheiro 2020 Como será ou deveria

Leia mais

Como motivar Millennials. Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free

Como motivar Millennials. Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free Como motivar Millennials Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free O que esperar deste ebook Maneiras práticas para motivar seus funcionários da geração Millennials a. O que é a geração

Leia mais

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão Esse artigo tem como objetivo apresentar estratégias para assegurar uma equipe eficiente em cargos de liderança, mantendo um ciclo virtuoso

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO PESQUISA-AÇÃO Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles

Leia mais

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, 28 de setembro a 2 de outubro de 2009 CD49.R10 (Port.) ORIGINAL:

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem www.bettercotton.org Orientação Text to go here O documento Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da BCI proporciona uma estrutura para medir as mudanças

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Gestão 2013-2017 Plano de Trabalho Colaboração, Renovação e Integração Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Goiânia, maio de 2013 Introdução Este documento tem por finalidade apresentar o Plano de Trabalho

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da - 1 - Prêmio CNSeg 2012 Empresa: Grupo Segurador BBMAPFRE Case: Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE Introdução A Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE foi concebida em 2009 para disseminar o conceito

Leia mais

INTRODUÇÃO. Entendemos por risco a probabilidade de ocorrer um dano como resultado à exposição de um agente químico, físico o biológico.

INTRODUÇÃO. Entendemos por risco a probabilidade de ocorrer um dano como resultado à exposição de um agente químico, físico o biológico. INTRODUÇÃO No nosso dia-a-dia enfrentamos diferentes tipos de riscos aos quais atribuímos valor de acordo com a percepção que temos de cada um deles. Estamos tão familiarizados com alguns riscos que chegamos

Leia mais

do Voluntário Guia Quem são e o que fazem os voluntários Quem são Funções e atribuições dos voluntários

do Voluntário Guia Quem são e o que fazem os voluntários Quem são Funções e atribuições dos voluntários Quem são e o que fazem os voluntários As Comunidades de Aprendizagem contam com o envolvimento ativo de muitas pessoas que contribuem, com seu tempo e vontade, para levar a cabo as Atuações Educativas

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades integradas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites

Leia mais

Canais de diálogo com públicos impactados e mediação para resolução de conflitos. Junho, 2013

Canais de diálogo com públicos impactados e mediação para resolução de conflitos. Junho, 2013 Canais de diálogo com públicos impactados e mediação para resolução de conflitos Junho, 2013 1 Contexto Concentração espacial, econômica e técnica; Indústria é de capital intensivo e business to business

Leia mais

O DESAFIO DOS EXECUTIVOS

O DESAFIO DOS EXECUTIVOS COACHING EXECUTIVO O DESAFIO DOS EXECUTIVOS Os executivos das empresas estão sujeitos a pressões crescentes para entregarem mais e melhores resultados, liderando as suas organizações através de mudanças

Leia mais

Declaração de Odense. O ABC para a Equidade Educação e Saúde. 4.ª Conferência Europeia das Escolas Promotoras de Saúde:

Declaração de Odense. O ABC para a Equidade Educação e Saúde. 4.ª Conferência Europeia das Escolas Promotoras de Saúde: Declaração de Odense O ABC para a Equidade Educação e Saúde 4.ª Conferência Europeia das Escolas Promotoras de Saúde: Equidade, Educação e Saúde 7-9 outubro 2013 A 4ª Conferência Europeia sobre escolas

Leia mais

Estratégia Europeia para o Emprego Promover a melhoria do emprego na Europa

Estratégia Europeia para o Emprego Promover a melhoria do emprego na Europa Estratégia Europeia para o Emprego Promover a melhoria do emprego na Europa Comissão Europeia O que é a Estratégia Europeia para o Emprego? Toda a gente precisa de um emprego. Todos temos necessidade de

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

A importância da comunicação em projetos de

A importância da comunicação em projetos de A importância da comunicação em projetos de Tecnologia da Informação (TI) Autor: Ivan Luizio R. G. Magalhães Um perigo previsto está metade evitado. Thomas Fuller Introdução Há muitos anos atrás, um bom

Leia mais

Liderança Estratégica

Liderança Estratégica Liderança Estratégica A título de preparação individual e antecipada para a palestra sobre o tema de Liderança Estratégica, sugere-se a leitura dos textos indicados a seguir. O PAPEL DE COACHING NA AUTO-RENOVAÇÃO

Leia mais

GERENCIANDO SERVIÇOS DE MENSAGENS OTT PARA UM PROVEDOR DE TELECOM GLOBAL

GERENCIANDO SERVIÇOS DE MENSAGENS OTT PARA UM PROVEDOR DE TELECOM GLOBAL GERENCIANDO SERVIÇOS DE MENSAGENS OTT PARA UM PROVEDOR DE TELECOM GLOBAL A Sytel Reply foi comissionada por uma grande operadora global de Telecom para o fornecimento de um Service Assurance de qualidade.

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey Executivos em todos os níveis consideram que a sustentabilidade tem um papel comercial importante. Porém, quando se trata

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Terceirização de RH e o líder financeiro SUMÁRIO EXECUTIVO. Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM

Terceirização de RH e o líder financeiro SUMÁRIO EXECUTIVO. Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM SUMÁRIO EXECUTIVO Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM Os serviços de terceirização de RH economizam tempo e dinheiro para as empresas. Investimentos em engajamento dos funcionários

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

ROCK IN RIO LISBOA 2014. Princípios de desenvolvimento sustentável Declaração de propósitos e valores Política de Sustentabilidade do evento

ROCK IN RIO LISBOA 2014. Princípios de desenvolvimento sustentável Declaração de propósitos e valores Política de Sustentabilidade do evento ROCK IN RIO LISBOA 2014 Princípios de desenvolvimento sustentável Declaração de propósitos e valores Política de Sustentabilidade do evento PRINCÍPIOS O Sistema de Gestão da Sustentabilidade é baseado

Leia mais

ISO 9001:2015 Avaliações de Transição Manual do Cliente

ISO 9001:2015 Avaliações de Transição Manual do Cliente ISO Revisio ISO Revisions Latest update New ISO 9001:2015 Avaliações de Transição Manual do Cliente ISO 9001:2015 - Transition Assessments ISO Revisions Introdução Como um cliente certificado do BSI, você

Leia mais

Capítulo 9 Pesquisa e avaliação: como criar um ciclo de melhoramento

Capítulo 9 Pesquisa e avaliação: como criar um ciclo de melhoramento 99 Como Transformar a educação para a Seguinte Geração Capítulo 9 Pesquisa e avaliação: como criar um ciclo de melhoramento Introdução ao capítulo de Saul Rockman Presidente, Rockman et al @rockmaneval

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Janeiro 2011 Exclusivamente para empresas de médio porte Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Relatório para o Brasil Panorama global: Pesquisa com 2.112 líderes do mercado de

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

7 motivos pelos quais as Redes Sociais Corporativas vão se consolidar na América Latina.

7 motivos pelos quais as Redes Sociais Corporativas vão se consolidar na América Latina. 7 motivos pelos quais as Redes Sociais Corporativas vão se consolidar na América Latina. Não é possível voltar atrás. As Redes Sociais Corporativas (RSC) chegaram à América Latina para ficar, e irão se

Leia mais

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária Apresentação Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária A Vice-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pósgraduação da Universidad Arturo Prat del Estado de Chile, ciente da importância dos estudos

Leia mais

UM ROTEIRO PARA A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EM UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL

UM ROTEIRO PARA A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EM UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL UM ROTEIRO PARA A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EM UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL R.L. Stange *, A. A. Batista*. * Universidade Tecnológica federal do Paraná, Guarapuava, Brasil e-mail: rlgomes@utfpr.edu.br Resumo

Leia mais

O Livro Schindler do Navegador Definindo os objetivos. Preparando o caminho. Diretrizes estratégicas para o sucesso no mercado de elevadores e

O Livro Schindler do Navegador Definindo os objetivos. Preparando o caminho. Diretrizes estratégicas para o sucesso no mercado de elevadores e O Livro Schindler do Navegador Definindo os objetivos. Preparando o caminho. Diretrizes estratégicas para o sucesso no mercado de elevadores e escadas. Jürgen Tinggren Nosso compromisso Caros colegas Miguel

Leia mais

BSC Balance Score Card

BSC Balance Score Card BSC (Balance Score Card) BSC Balance Score Card Prof. Gerson gerson.prando@fatec.sp.gov.br Uma das metodologias mais visadas na atualidade éobalanced ScoreCard, criada no início da década de 90 por Robert

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet Por Carolina Cavalcanti * Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está

Leia mais

Política de Responsabilidade Corporativa. Março 2013

Política de Responsabilidade Corporativa. Março 2013 Política de Responsabilidade Corporativa Março 2013 Ao serviço do cliente Dedicamos os nossos esforços a conhecer e satisfazer as necessidades dos nossos clientes. Queremos ter a capacidade de dar uma

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Go To Market Estratégias de Otimização de Resultados Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Go To Market Estratégias de Otimização de Resultados Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Pesquisa Etnográfica

Pesquisa Etnográfica Pesquisa Etnográfica Pesquisa etnográfica Frequentemente, as fontes de dados têm dificuldade em dar informações realmente significativas sobre a vida das pessoas. A pesquisa etnográfica é um processo pelo

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES PARA OS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Caro (a) Acadêmico (a), Seja bem-vindo (a) às disciplinas ofertadas na modalidade a distância.

Leia mais

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Profa. Dra. Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos

Leia mais

DE ESTAGIÁRIO A CEO. 12 dicas de Marco Costa, CEO da Critical Software

DE ESTAGIÁRIO A CEO. 12 dicas de Marco Costa, CEO da Critical Software DE ESTAGIÁRIO A CEO 12 dicas de Marco Costa, CEO da Critical Software 1. Sê escrupulosamente leal: à tua empresa, ao teu chefe e aos teus colegas por esta ordem. Defende, acima de tudo, os interesses da

Leia mais

PROFISSIONALISMO INTERATIVO E ORIENTAÇÕES PARA A AÇÃO

PROFISSIONALISMO INTERATIVO E ORIENTAÇÕES PARA A AÇÃO 15/04/15 PROFISSIONALISMO INTERATIVO E ORIENTAÇÕES PARA A AÇÃO A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Michael Fullan e Andy Hargreaves. Escolas que aprendem são as que

Leia mais

O futuro da educação já começou

O futuro da educação já começou O futuro da educação já começou Sua conexão com o futuro A 10 Escola Digital é uma solução inovadora para transformar a sua escola. A LeYa traz para a sua escola o que há de mais moderno em educação, a

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas Perfil... Atuando há 20 anos em vendas Jean Oliveira já viveu na pele cada experiência que essa profissão promove, é especialista com MBA em Estratégias de Negócios e graduado em Tecnologia de Processamento

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO PMI PULSO DA PROFISSÃO RELATÓRIO DETALHADO GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO Destaques do Estudo As organizações mais bem-sucedidas serão aquelas que encontrarão formas de se diferenciar. As organizações estão

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

Como combinado segue proposta para o coaching executivo com foco na preparação e caminhos para o seu crescimento e desenvolvimento profissional.

Como combinado segue proposta para o coaching executivo com foco na preparação e caminhos para o seu crescimento e desenvolvimento profissional. Belo Horizonte, 28 de março de 2013. Cara Grayce, Como combinado segue proposta para o coaching executivo com foco na preparação e caminhos para o seu crescimento e desenvolvimento profissional. Estamos

Leia mais

Ensino ativo para uma aprendizagem ativa: Eu quero saber fazer. Karina Grace Ferreira de Oliveira CREFITO 25367-F FADBA

Ensino ativo para uma aprendizagem ativa: Eu quero saber fazer. Karina Grace Ferreira de Oliveira CREFITO 25367-F FADBA Ensino ativo para uma aprendizagem ativa: Eu quero saber fazer. Karina Grace Ferreira de Oliveira CREFITO 25367-F FADBA Em ação! PARTE 1: (5 minutos) Procure alguém que você não conhece ou que conhece

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 Versão 1.0 1 APRESENTAÇÃO O Planejamento

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Projeto de Ações de Melhoria

Projeto de Ações de Melhoria DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE LISBOA E VALE DO TEJO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALVES REDOL, VILA FRANCA DE XIRA- 170 770 SEDE: ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALVES REDOL 400 014 Projeto de Ações de Melhoria 2012/2013

Leia mais

Módulo 2. Origem do BSC, desdobramento do BSC, estrutura e processo de criação do BSC, gestão estratégica e exercícios

Módulo 2. Origem do BSC, desdobramento do BSC, estrutura e processo de criação do BSC, gestão estratégica e exercícios Módulo 2 Origem do BSC, desdobramento do BSC, estrutura e processo de criação do BSC, gestão estratégica e exercícios Origem do BSC Cenário Competitivos CONCORRENTE A CONCORRENTE C VISÃO DE FUTURO ESTRATÉGIA

Leia mais

Bota pra Fazer: Negócios de Alto Impacto.

Bota pra Fazer: Negócios de Alto Impacto. Bota pra Fazer: Negócios de Alto Impacto. Instituto Educacional BM&FBOVESPA e Endeavor: Negócios de Alto Impacto. Com reconhecida experiência, o Instituto Educacional BM&FBOVESPA, a Escola de Negócios

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO

MANUAL DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO CARO ALUNO, Seja Bem-Vindo às Escolas e Faculdades QI! Desejamos a você uma excelente jornada de estudos e evolução, tanto no campo profissional, como pessoal. Recomendamos

Leia mais

Teste Vocacional de Engenharia Ambiental http://simulados.guiadacarreira.com.br/simulado/resultado-teste-vocacional/

Teste Vocacional de Engenharia Ambiental http://simulados.guiadacarreira.com.br/simulado/resultado-teste-vocacional/ Teste Vocacional de Engenharia Ambiental http://simulados.guiadacarreira.com.br/simulado/resultado-teste-vocacional/ Teste Vocacional de Engenharia Ambiental do Guia da Carreira O Engenheiro Ambiental

Leia mais

Trilhas Técnicas SBSI - 2014

Trilhas Técnicas SBSI - 2014 brunoronha@gmail.com, germanofenner@gmail.com, albertosampaio@ufc.br Brito (2012), os escritórios de gerenciamento de projetos são importantes para o fomento de mudanças, bem como para a melhoria da eficiência

Leia mais

(Anexo II) DESCRIÇÃO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO

(Anexo II) DESCRIÇÃO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO (Anexo II) DESCRIÇÃO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO... 3 2 ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO Missão: Atuar nas diferentes áreas (administração, planejamento e orientação educacional) com o intuito

Leia mais

DECLARAÇÕES EUROPEIAS DA FARMÁCIA HOSPITALAR

DECLARAÇÕES EUROPEIAS DA FARMÁCIA HOSPITALAR DECLARAÇÕES EUROPEIAS DA FARMÁCIA HOSPITALAR As páginas que se seguem constituem as Declarações Europeias da Farmácia Hospitalar. As declarações expressam os objetivos comuns definidos para cada sistema

Leia mais

Princípios de Liderança

Princípios de Liderança Princípios de Liderança LIDERANÇA E COACH www.liderancaecoach.com.br / liderancaecoach ÍNDICE Liderança Chefe x Líder O que um líder não deve fazer Dicas para ser um líder de sucesso Para liderar uma equipe

Leia mais

É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço

É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

Quem somos. Objetivo. O Método. Diferencial. Desafio

Quem somos. Objetivo. O Método. Diferencial. Desafio Quem somos A empresa Jogos Comportamentais foi fundada em 2009 para auxiliar organizações empresariais a dinamizar, inovar e otimizar seus processos de recrutamento/seleção e treinamentos comportamentais

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais