Reflexões sobre o ato de estudar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reflexões sobre o ato de estudar"

Transcrição

1 Reflexões sobre o ato de estudar Um conjunto de sugestões que podem ajudar você a ter um melhor rendimento na escola. Carlos Eduardo Godoy Professor de Ciências da Natureza e Tecnologia Site pessoal: cecgodoy@gmail.com 2ª edição (setembro/2008)

2 Índice 1. Introdução Reflexões sobre o ato de estudar a. Para que estudar? 03 b. As conseqüências do ato de estudar i. Vida escolar 04 ii. Compreensão do mundo O caminho mais adequado a. Antes da escola i. Alimentação, atividade física e descanso 05 ii. Postura investigativa 06 b. Na escola 07 i. A postura adequada 09 ii. O material disponível 10 iii. O registro 11 iv. As dúvidas 12 v. A síntese (MC) 13 c. Depois da escola 14 i. Lição de casa 15 ii. Estudos complementares - Relacionando o que aprendeu com a vida Comentários finais a. O valor do conhecimento 17 b. A escola Agradecimentos Comentários, críticas e sugestões Sobre a distribuição dessa obra Licença de uso do material (Creative Commons) Créditos 20

3 2 1. Introdução Caro aluno. Muitas vezes, no período que antecede nossas avaliações, recebo mensagens perguntando qual é a melhor maneira de estudar para a prova. Essa pergunta traz em si um erro estratégico muito importante, que contribui para a ansiedade típica desse período e também para possíveis dificuldades na vida escolar do aluno. Véspera de prova não é o melhor momento para estudar! E não pode ser o único! Se surgirem dúvidas, como serão resolvidas? A quem será solicitado socorro? A vida escolar se caracteriza como um período de grande aquisição de conhecimentos de muitos tipos: conceitos (idéias), procedimentos para realizar determinadas atividades, estratégias de aprendizagem... É muito fácil se perder em meio a tantas informações, obrigações e solicitações. O que fazer? Como proceder? Pensando nessa situação resolvi organizar algumas idéias a respeito desse tema e escrever um pequeno Guia do aluno, com dicas que podem ajudá-lo a tornar sua vida escolar mais fácil e produtiva. As páginas seguintes reúnem algumas reflexões de alguém que começou a estudar em 1972, e não parou até hoje... Leia com atenção as páginas seguintes e procure aplicar as idéias propostas em seu cotidiano. Acredito que sua vida de estudante se tornará muito mais tranqüila. Boa leitura!

4 3 2. Reflexões sobre o ato de estudar a. Para que estudar? -- Para tirar boas notas! Essa é a resposta mais comum a tal pergunta. Mas as notas não devem ser o único motivo para fazê-lo! Estudar é uma forma de adquirir conhecimentos que serão úteis ao longo da vida, para interagir com outras pessoas, para compreender os fenômenos que ocorrem ao nosso redor, para compreender o mundo em que vivemos... para transformar o mundo! Embora existam muitas pessoas bem sucedidas que não tiveram oportunidade de estudar, fazê-lo com dedicação pode ajudar a tornar o caminho mais fácil. A vida acadêmica é um período de preparação muito importante, no qual adquirimos experiências e conhecimentos que serão aplicados em outras situações da vida. O que aprendemos na escola nos permite realizar escolhas conscientes, tomar atitudes corretas, realizar ações mais produtivas. Um ditado popular diz que sorte é estar preparado no momento em que aparece uma oportunidade! Outro ditado diz que o conhecimento científico, aos olhos de que não o tem, parece mágica. A escola tem importante papel em nossa preparação para a vida, e devemos aproveitar esse momento para preparar o caminho futuro.

5 4 b. As conseqüências do ato de estudar Como já foi dito anteriormente, estudar corretamente pode trazer mudanças bastante positivas na vida do estudante. i. Vida escolar Os resultados mais evidentes e imediatos são as notas obtidas nos diferentes processos de avaliação realizados na escola, mas há várias outras mudanças importantes: As provas, antes consideradas difíceis e complicadas, parecem ficar mais simples e fáceis. As notas, antes temidas, agora são aguardadas com tranqüilidade e prazer. Até mesmo as aulas parecem se tornar mais interessantes, pois não há mais tantos conceitos complicados. Fazer lições de casa também se torna mais simples e rápido! ii. Compreensão do mundo Outro resultado é que o mundo ao nosso redor parece se tornar muito mais interessante! À medida que os conhecimentos adquiridos começam a ser relacionados com o cotidiano eles se tornam mais significativos. Aquela matéria pouco interessante pode ajudar a explicar os fatos noticiados no jornal.

6 5 3. O caminho mais adequado a. Antes da escola i. Alimentação, atividade física e descanso A preparação para o bom rendimento escolar começa bem antes de você chegar à escola, ainda em suas casa. Um atleta medalhista nos Jogos Olímpicos treina muitas horas diárias durante meses, cuida de sua saúde, alimenta-se corretamente, dorme bem e busca aprimorar sua técnica para ganhar medalhas. A vida escolar exige um esforço semelhante para quem busca bons resultados! Alunos sonolentos e cansados, por dormir pouco, mal conseguem prestar atenção ao professor, quanto mais raciocinar e realizar suas tarefas. Por outro lado, alunos descansados, bem dispostos, bem alimentados, que praticam esportes regularmente, chegam à sala de aula em melhores condições de aproveitar as muitas oportunidades de desenvolver suas habilidades mentais e aprender com maior facilidade. Hábitos de vida saudáveis contribuem para chegar à escola com a disposição, energia e atenção necessárias para aproveitar ao máximo aqueles momentos de desafios mentais variados. Por essas razões é importante você dormir por volta de oito horas diárias, praticar atividades esportivas e alimentar-se corretamente.

7 6 ii. Postura investigativa Qual é a explicação para o eclipse que escureceu o Sol? O que ocorreu na rede elétrica e provocou o apagão na cidade? Qual é a causa das mudanças climáticas noticiadas no jornal? O que acontece com nosso corpo quando estamos gripados? O mundo ao seu redor está em constante mudança! Você compreende o que está ocorrendo? Talvez isso tudo pareça sem importância para muitas pessoas, mas compreender os fatos do cotidiano, suas causas e conseqüências, torna as pessoas mais capazes de interagir positivamente em seu meio. Como já foi mencionado anteriormente, a escola busca contribuir para a formação de indivíduos melhor preparados para a vida. Certamente os fatos marcantes que ocorrem diariamente serão temas de debates na escola. Se você estiver atento ao que ocorre ao seu redor poderá participar mais ativamente das atividades realizadas em diversas aulas. Leia jornais e revistas. Assista documentários na TV. Interesse-se pelos acontecimentos do mundo. Mantenha-se informado! Busque compreender os acontecimentos ao seu redor, por menores e insignificantes que pareçam. Interesse-se pelo mundo em que vive! Observe, investigue, pergunte, pesquise...

8 7 b. Na escola Você está sentado na carteira, a aula está chata, você não entende nada... O que fazer? Brincar? Ignorar a aula? Fazer de conta que está atento, mas fazer outra coisa? Certamente não! Você é o maior interessado em aproveitar aquele momento da maneira mais produtiva possível! Por que não acertar a posição na cadeira, sacudir a cabeça e participar da aula? Você saiu de casa, foi para a escola e terá que ficar ali até o final das aulas. Aproveite esse tempo a seu favor! O tempo é um recurso natural não renovável! O tempo que passou não pode ser recuperado, portanto agarre-o com unhas e dentes e aproveite-o da melhor maneira possível. A sala de aula é o local planejado, preparado, utilizado para propiciar aos alunos experiências de aprendizagem que os ajudem a aprender! Os professores planejam atividades com esse objetivo! Cabe aos alunos aproveitar o local, o momento, os personagens e a situação! Oscar Schmidt, um dos maiores jogadores de basquete do Brasil, conhecido como Mão Santa pela precisão de seus arremessos, frequentemente diz em entrevistas que sua precisão é resultado de muito esforço e treinamento intenso, e não de algum talento especial. Ele conta que após os treinos com o time permanecia na quadra e realizava mais

9 8 algumas dezenas, ou centenas, de arremessos. Isso ocorria mesmo quando estava cansado e com vontade de ir para casa! Outro ídolo do esporte nacional, o goleiro Rogério Ceni, tem atitude semelhante. Conhecido por suas cobranças de falta certeiras, o goleiro desenvolveu essa habilidade com muito treino, realizado depois que os outros jogadores já haviam deixado o campo. Ele e seu treinador permaneciam em campo e realizavam inúmeras cobranças, uma após a outra. Ambos os atletas são hoje ídolos nacionais, reconhecidos internacionalmente por suas habilidades. Foi fácil? Certamente não! Mas seus esforços trouxeram resultados e os galgaram a posições de destaque merecidas. O esforço é necessário também em sala de aula. Algumas vezes o aluno chega à escola cansado, preocupado com problemas pessoais ou até mesmo excitado com algum acontecimento marcante em sua vida. Isso poderia atrapalhar a sua atenção e o seu rendimento, mas é preciso vencer as condições desfavoráveis com esforço e concentração na aula, para aproveitá-la ao máximo. Pode ser difícil, mas o resultado compensa!

10 9 i. A postura adequada Qual é a postura adequada em classe? Certamente não é aquela que atrapalha a atividade proposta pelo professor. A postura adequada depende da situação! Há situações mais movimentadas e situações mais tranqüilas. O aluno deve se inteirar das orientações referentes à atividade. O que deve ser feito? Como deve ser feito? A atividade é individual ou em grupo? De posse dessas informações deve tomar seu material e realizar o que foi proposto. Haverá aulas expositivas, aulas práticas, atividades individuais, atividades em grupo... A postura adequada é aquela que segue as instruções do professor, contribuindo para que a classe consiga atingir os objetivos da atividade proposta. Cabe ao aluno usar seu bom senso para identificar a postura mais adequada a cada situação, mas podemos dizer que, em todas elas, a regra básica é seguir as normas de boa educação. Dica 1: - Participe da aula de maneira produtiva! - Ouça atentamente todas as orientações do professor. - Aguarde sua vez para falar. - Evite situações que possam atrapalhar a comunicação prevista entre professor e alunos.

11 10 ii. O material disponível O material básico de toda disciplina deve estar sempre presente com o aluno: caderno, livro didático, estojo e outros materiais específicos. Esse material é essencial, pois permite ao aluno participar das atividades propostas pelo professor e realizar seus registros para que possa depois retomar a matéria e estudar. Um jogador de tênis não pode treinar sem sua raquete! Um jogador de futebol não pode treinar sem sua chuteira! Do mesmo modo, um aluno sem seu material de apoio não consegue aproveitar a aula da mesma maneira que outro com todo o material. Dica 2: - Tenha sempre seu material consigo: caderno, livros, estojo (lápis, caneta e borracha) e itens específicos de cada disciplina. - Evite pedir material emprestado aos colegas. - Tenha sempre canetas e lápis reserva.

12 11 iii. O registro O caderno de um aluno é o seu maior tesouro... Desde que bem feito, bem cuidado, bem organizado. A principal característica de um bom caderno é a qualidade do seu registro: Letra clara e legível; Informações completas; Uso de cores e outros recursos para destacar pontos importantes; Uma sala de aula é um ambiente em que fervilham idéias, opiniões, conceitos e outras informações de todos os tipos. A lousa (quadro negro) é o espaço que o professor utiliza para organizar as informações de maneira didática e compreensível para os alunos, facilitando o seu registro no caderno. Porém, nem tudo o que é falado em sala é registrado no quadro negro. O registro das anotações da lousa, quando orientadas pelo professor, é o mínimo a ser feito. Porém, além desse, existe o registro de todas as outras idéias debatidas em classe, muitas vezes de grande importância. É importante que, com o passar do tempo, o aluno desenvolva a habilidade de tomar notas também de idéias que são trocadas apenas oralmente. Dica 3: - Registre com muito capricho! - Preste muita atenção aos registros do professor, evitando perder dados importantes. - Procure ter um caderno completo, claro, preciso e de fácil compreensão.

13 12 iv. As dúvidas Dúvidas são tijolos de baixa qualidade em uma parede. Se a parede construída tiver tijolos se desfazendo em sua base, toda a parede pode desabar. Conhecimento construído com muitas dúvidas não solucionadas é também um conhecimento que provoca insegurança. Por outro lado, dúvidas são fatores de motivação que apontam algo novo a ser aprendido. Elas indicam áreas de nosso conhecimento que ainda não satisfazem nossa ansiedade de explicar algo. Quando elas surgem devemos buscar a solução para elas, de modo que nosso conhecimento consiga explicar o que antes não era explicado. Ao solucionar as dúvidas, nosso conhecimento torna-se mais sólido, mais completo e mais capaz de satisfazer nossos anseios de explicar as coisas. Dica 4: - Não vá para casa com dúvidas! - Procure solucionar suas dúvidas com o professor sempre que elas surgirem. - Encare as dúvidas como algo positivo que traz benefícios, quando solucionadas.

14 13 v. A síntese (MC) À medida que avançamos na vida escolar a quantidade de matéria a ser estudada aumenta consideravelmente. Ano após ano, a abordagem de cada tema se aprofunda e são estabelecidas novas relações entre os vários conceitos. Esse fato exige que sejam utilizadas novas formas de registro, capazes de dar conta da organização de tanta informação. O registro na forma de textos provavelmente é a forma comum e freqüente de registrar informações. Porém, essa forma de registro não é prática quando a quantidade de informações é muito grande. Encontrar determinadas informações e compreender suas relações com outras informações pode envolver a leitura de grandes trechos de texto. É importante elaborar sínteses (resumos) para cada tema estudado, ou ao término de cada capítulo, seqüência didática, bimestre... Uma estratégia interessante e muito produtiva para essa finalidade é o mapeamento conceitual, que organiza as idéias em esquemas de fácil visualização. Dessa forma torna-se mais fácil visualizar as relações existentes entre diferentes conceitos. Dica 5: - Elabore sínteses (resumos) da matéria estudada com freqüência, facilitando o acesso às informações. - Elabore mapas conceituais que apresentem as relações entre os diferentes conceitos estudados. - Desenvolva o hábito de organizar os pensamentos por meio de mapas conceituais.

15 14 c. Depois da escola O estudo não termina quando toca o sinal e o aluno vai para casa. Apenas muda de local. Algumas horas seguidas de aula podem ser massacrantes, tamanha a quantidade de informações lançada em direção ao aluno. Se essas informações não forem devidamente trabalhadas, organizadas e armazenadas, elas podem fazer parte de um monte de conhecimentos confusos e embaralhados. É importante que o aluno chegue em casa e, depois de descansar por algum tempo, reveja suas anotações, faça as lições de casa e verifique se existe alguma dúvida a respeito dos assuntos estudados no dia. Esse momento é essencial, como o controle de qualidade de uma fábrica. Ao realizar essa revisão do dia, informações incompletas, ou erradas, podem ser revistas, corrigidas e devidamente organizadas. Nesse momento podem ser feitos resumos, ou mapas conceituais, dos assuntos do dia. Essas sínteses facilitam a sistematização das informações à medida que vão sendo apreendidas. Esse momento de revisão, porém, não pode ser realizado sem o devido cuidado e atenção. É preciso encontrar um local tranqüilo, silencioso, bem iluminado, confortável e a prova de interrupções! Eventualmente, para ajudar a evitar que outros ruídos interrompam seu momento de estudo, uma música suave e tranqüila pode preencher o ambiente. Nesse santuário deve haver todo o material necessário para o período de estudo: caderno, livro, estojo etc.

16 15 i. Lição de casa A lição de casa pode ter vários objetivos diferentes: Verificar conhecimentos prévios (anteriores) sobre o tema; Aprofundar o conhecimento sobre o tema; Organizar as informações obtidas; Pesquisar informações como preparação para a aula; Rever a matéria; Qualquer que seja o objetivo, a lição de casa é um momento de estudo muito importante, que deve ser encarado com seriedade pelo aluno. Realizada na tranqüilidade de sua casa, em seu cantinho de estudos, ela deve ser feita com atenção e capricho, já que o tempo não é fator limitante. Esse momento permite ao aluno identificar eventuais dúvidas, que devem ser registradas e levadas para a sala de aula. Ao compartilhar as dúvidas com os colegas, ouvindo suas opiniões e a do professor, é possível saná-las ao mesmo tempo em que o conhecimento é organizado e aprofundado. Dica 6: - Faça as lições de casa no mesmo dia em são dadas, não deixando para a véspera de sua entrega. - Anote suas dúvidas para perguntar ao professor em classe. - Enfrente os desafios sem medo de errar. É importante que você faça o esforço de buscar as respostas aos desafios encontrados.

17 16 ii. Estudos complementares - Relacionando o que aprendeu com a vida Em outros pontos desse texto foi dito que a escola tem como objetivos preparar o aluno para enfrentar as várias situações da vida com maior responsabilidade e competência. Procure ler mais a respeito do que está estudando na escola. Busque todas as relações possíveis entre os temas estudados, as novas habilidades desenvolvidas e sua vida cotidiana. A todo instante ocorrem situações em sua vida que estão relacionadas aos vários assuntos que você aprende na escola. Para que serve o que você está estudando? De que maneira esse novo conhecimento pode ser útil? Esteja atento aos fatos e busque ler sobre variados temas, aprofundando seus com conhecimentos. Dica 7: - Não se contente em aprender apenas a matéria que está em seus livros didáticos e registros de aula. - Leia jornais e revistas. - Assista documentários na TV. - Ao encontrar algo que o intrigue, pesquise a respeito usando enciclopédias e a internet. - Aplique em sua vida os conhecimentos adquiridos na escola.

18 17 4. Comentários finais a. O valor do conhecimento Qual é o valor do conhecimento? Para que estudar? Retomando o que já escrevi no início desse texto, Estudar é uma forma de adquirir conhecimentos que serão úteis ao longo da vida, para interagir com outras pessoas, para compreender os fenômenos que ocorrem ao nosso redor, para compreender o mundo em que vivemos... para transformar o mundo! O conhecimento é a lente através da qual conseguimos compreender os fenômenos que ocorrem em nossas vidas, aceitando-os ou transformando-os. Ele é também a ferramenta que nos permite enfrentar problemas, encarando-os como desafios a serem solucionados, e buscar soluções para os mesmos. Tal qual um tesouro enterrado, o conhecimento sem uso de nada serve. Porém, quando aplicado na vida cotidiana, pode contribuir para mudar situações não desejadas, melhorando nossa qualidade de vida. Também pode funcionar como um mapa que nos dirige em direção aos nossos sonhos. O conhecimento certamente é um tesouro que todos nós podemos e devemos buscar! É um tesouro com características especiais, pois pode ser compartilhado sem que diminua. Pelo contrário! Em algum lugar li uma história que dizia algo como: Dois homens caminhavam por uma estrada, em sentidos opostos. Cada um tinha uma moeda em seu bolso. Ao se encontrar trocaram suas moedas e seguiram viagem, cada um ainda com uma única moeda.

19 18 Em outra estrada, dois homens caminhavam em sentidos opostos, cada um com uma idéia em sua mente. Ao se encontrar compartilharam suas idéias e seguiram seus caminhos, agora cada um com duas idéias em sua mente. Em tempos de internet é possível buscar qualquer tipo de informação, sobre qualquer assunto, em qualquer lugar! É possível compartilhar informações com pessoas de qualquer lugar do planeta, a qualquer momento. O ser humano não tem asas, mas voou até a Lua! O ser humano não respira embaixo da água, mas mergulhou até as mais profundas fossas submarinas. O ser humano não tem a força de um elefante, mas construiu edifícios e máquinas gigantescas. Tudo isso graças ao conhecimento! b. A escola A escola é um local onde são criadas condições para facilitar ao jovem o aprender a buscar o conhecimento. Muito mais que simplesmente fornecer informações, a escola pretende ensinar ao aluno como buscar as informações por conta própria. A escola tem objetivo principal o seu crescimento! Aproveite essa etapa de sua vida, como aluno, e desfrute de todas as condições criadas para que você aprenda! Preste atenção em seus professores, respeite-os, converse com eles, busque compreender suas ações, siga suas orientações. Construa o seu caminho! Construa o seu futuro! Use tudo o que a escola pode oferecer a seu favor!

20 19 5. Agradecimentos Agradeço a todos os meus alunos, que tanto têm me ensinado ao longo dos quase 22 anos em que tenho trabalhado como professor, ao compartilhar suas dúvidas, suas idéias, seus planos de mudar o mundo... Agradeço a todos os professores que, desde meus seis anos de idade, tanto têm ensinado ao compartilhar seus conhecimentos, ideais e experiências de vida Comentários, críticas e sugestões Esse material foi escrito com o objetivo de compartilhar algumas idéias sobre a importância do ato de estudar corretamente com meus alunos. Caso você tenha alguma crítica, sugestão ou outro comentário a fazer, por favor, envie um para cecgodoy@gmail.com. Agradeço por todo e qualquer comentário. Atenciosamente. Carlos Eduardo Godoy. 7. Sobre a distribuição dessa obra Se você gostou das idéias aqui expostas, se acredita que elas foram úteis, se acredita que elas possam ajudar alguém, sinta-se à vontade para enviar o texto para qualquer pessoa.

21 20 8. Licença de uso do material Creative Commons Atribuição: Uso não comercial, vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil Você pode: Copiar, distribuir, exibir e executar a obra. Sob as seguintes condições: Atribuição. Você deve dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante. Uso Não-Comercial. Você não pode utilizar esta obra com finalidades comerciais. Vedada a Criação de Obras Derivadas. Você não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta. Para cada novo uso ou distribuição, você deve deixar claro para outros os termos da licença desta obra. Qualquer uma destas condições pode ser renunciada, desde que você obtenha permissão do autor. Segundo o texto disposto em 9. Créditos Carlos Eduardo Camargo de Godoy Professor de Ciências da Natureza e Tecnologia cecgodoy@gmail.com

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO?

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? Engajar funcionários é conseguir envolver as pessoas em um mesmo propósito que a empresa

Leia mais

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares.

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares. NOSSA META Que todos os alunos entendam todas as nossas aulas! TUDO GIRA EM TORNO DA AULA COMO? Aula bem proposta (autor) Aula bem preparada (professor) Aula bem dada (professor) Aula bem assistida (aluno)

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR ENG POR!FAZER POR?PENSAR POR+CRIAR POR PESSOAS POR:VIR DIÁRIO DE INOVAÇÕES WIKI DICAS BLOG DESTAQUE // POR?PENSAR 1 COMENTÁRIO // 10 TWEETS // 999 LIKES Aprenda como estudar em quatro etapas Educador Fábio

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Coordenação Geral de Materiais Didáticos PARA NÃO ESQUECER:

Leia mais

01 UNINORTE ENADE. Faça também por você.

01 UNINORTE ENADE. Faça também por você. 01 UNINORTE ENADE Faça também por você. 02 ENADE UNINORTE Confira algumas questões e seus significados 03 UNINORTE ENADE O curso propiciou experiências de aprendizagem inovadora? Apesar de ser confuso,

Leia mais

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual Copyright 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Página 1 de 17 TUTORIAL: FERRAMENTA DE CLASSIFICAÇÃO VISUAL ÍNDICE 1. Acessando a ferramenta... 3 2. Como se cadastrar... 4 3. Usando a

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS O que é um culto infantil? O culto para crianças não tem o objetivo de tirar a criança de dentro do templo para evitar que essa atrapalhe o culto ou atrapalhe a atenção

Leia mais

Cursos Online. Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor. Guia de Boas Vindas Primeiros passos. www.andrevinicius.

Cursos Online. Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor. Guia de Boas Vindas Primeiros passos. www.andrevinicius. Cursos Online Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor Guia de Boas Vindas Primeiros passos www.andrevinicius.com/ead Universidade do Corretor Olá! Tudo bem? É com imenso prazer

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

Como se preparar para a semana de provas

Como se preparar para a semana de provas Como se preparar para a semana de provas REGRAS DE ESTUDO (APLICAR DIARIAMENTE) ANTES DO INÍCIO DE CADA ATIVIDADE 1º CONCENTRAÇÃO (1 A 2 MINUTOS) PROCURE A SEQUÊNCIA: * FIQUE EM POSIÇÃO CONFORTÁVEL; *

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES PARA OS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Caro (a) Acadêmico (a), Seja bem-vindo (a) às disciplinas ofertadas na modalidade a distância.

Leia mais

DICAS PARA UM ESTUDO EFICAZ

DICAS PARA UM ESTUDO EFICAZ 1 DICAS PARA UM ESTUDO EFICAZ PRESSUPOSTOS DA TÉCNICA Muitos problemas de insucesso escolar devem-se ao facto de os alunos não saberem estudar de modo eficiente. Existem alguns aspetos que devem ser levados

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Público: Oitavos anos Data: 25/5/2012 181 Dentro deste tema, foi escolhida para

Leia mais

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA:

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: CRESCENDO PESSOAL E PROFISSIONALMENTE. 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Onde você estiver que haja LUZ. Ana Rique A responsabilidade por um ambiente

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

Orientações para Palestras

Orientações para Palestras Orientações para Palestras Caro Palestrante, confeccionamos este documento para ajudá-lo a fazer uma apresentação memorável. Sinta-se à vontade para enviar contribuições de modo que possamos aperfeiçoá-lo.

Leia mais

RELATÓRIO FINAL SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO OSVALDO LUSTOSA

RELATÓRIO FINAL SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO OSVALDO LUSTOSA RELATÓRIO FINAL SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO OSVALDO LUSTOSA Amanda Resende Piassi Estudante do curso de Licenciatura em Física Bolsista do Programa Institucional de Bolsa

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Descrição e regras e dinâmica do jogo Unidos para produzir um lugar saudável - PDTSP TEIAS

Descrição e regras e dinâmica do jogo Unidos para produzir um lugar saudável - PDTSP TEIAS Descrição e regras e dinâmica do jogo Unidos para produzir um lugar saudável - PDTSP TEIAS Peças do jogo O jogo Unidos para produzir um lugar saudável PDTSP TEIAS Escola Manguinhos Versão inicial é composto

Leia mais

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA 1 CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA Quando nos tornamos mãe, sem dúvida nenhuma é a melhor coisa desse mundo. Nossos filhos nascem, curtimos muito eles, nos dedicamos exclusivamente e chega uma hora que

Leia mais

Ensino ativo para uma aprendizagem ativa: Eu quero saber fazer. Karina Grace Ferreira de Oliveira CREFITO 25367-F FADBA

Ensino ativo para uma aprendizagem ativa: Eu quero saber fazer. Karina Grace Ferreira de Oliveira CREFITO 25367-F FADBA Ensino ativo para uma aprendizagem ativa: Eu quero saber fazer. Karina Grace Ferreira de Oliveira CREFITO 25367-F FADBA Em ação! PARTE 1: (5 minutos) Procure alguém que você não conhece ou que conhece

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência)

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência) Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em uma agência) MANUAL final2.indd 1 14/3/2006 23:19:58 Flávio Waiteman Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em

Leia mais

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO Esse é o ponta-pé inicial da sua campanha. Se você não tem um problema, não tem porque fazer uma campanha. Se você tem um problema mas não quer muda-lo, também não tem porque

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

Educação a distância: desafios e descobertas

Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: Desafios e descobertas Conteudista: Equipe Multidisciplinar Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você na EAD Educação a distância: desafios

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

HÁBITO DE ESTUDO: ORGANIZAÇÃO E PERSISTÊNCIA

HÁBITO DE ESTUDO: ORGANIZAÇÃO E PERSISTÊNCIA HÁBITO DE ESTUDO: ORGANIZAÇÃO E PERSISTÊNCIA Franciele Xhabiaras Grapiglia Graduada em Pedagogia Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional frangrapiglia@yahoo.com.br Estamos sempre em processo

Leia mais

Manual Arkos Administrador

Manual Arkos Administrador Manual Arkos Administrador Este manual é para administradores de escolas e explica o passo-a-passo do cadastro de uma escola com seus professores, turmas e alunos no portal. Não deixe de assistir também

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

DESENVOLVENDO HABITOS DE ESTUDO

DESENVOLVENDO HABITOS DE ESTUDO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IF-SC DESENVOLVENDO HABITOS DE ESTUDO Elaborado por: Psicóloga Katia Griesang Conteúdo da palestra Você estuda apenas para obter boas notas?! Voce acha que tem muitas

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

NIVEL PRATICANTE. Consultas de Registros Akáshicos PARTE 3. Tranformações e Prosperidade

NIVEL PRATICANTE. Consultas de Registros Akáshicos PARTE 3. Tranformações e Prosperidade NIVEL PRATICANTE Consultas de Registros Akáshicos PARTE 3 Tranformações e Prosperidade 1 MÓDULO 1 Sua Consulta : Legacia Financeira Esta parte do nível dos profissional é uma sessão de 3 partes que vai

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

Meditação Diária. Guia pessoal para praticar meditação

Meditação Diária. Guia pessoal para praticar meditação Meditação Diária Guia pessoal para praticar meditação Todos os direitos reservados É necessária a autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na íntegra. Enquanto os autores fizeram

Leia mais

10 DICAS PARA USAR AS REDES SOCIAIS SEM PREJUDICAR O SEU NEGÓCIO

10 DICAS PARA USAR AS REDES SOCIAIS SEM PREJUDICAR O SEU NEGÓCIO 10 DICAS PARA USAR AS REDES SOCIAIS SEM PREJUDICAR O SEU NEGÓCIO 10 DICAS PARA USAR AS REDES SOCIAIS SEM PREJUDICAR O SEU NEGÓCIO Todo cuidado é pouco quando se esta nas redes sociais. A sensação que a

Leia mais

Disciplina de Leitura Bíblica Manual do Professor Por David Batty

Disciplina de Leitura Bíblica Manual do Professor Por David Batty Disciplina de Leitura Bíblica Manual do Professor Por David Batty 2 Leitura Bíblica David Batty 1ª Edição Brasil As referências Bíblicas usadas nesta Lição foram retiradas da seguinte versão da Bíblia:

Leia mais

É um prazer ter você como cliente da Agência WX.

É um prazer ter você como cliente da Agência WX. Seja bem vindo! É um prazer ter você como cliente da Agência WX. Agência WX Somos uma equipe jovem e dedicada que procura se comunicar com o cliente de forma clara e objetiva. Agora que vamos trabalhar

Leia mais

PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de. vendas de eben pagan

PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de. vendas de eben pagan PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de vendas de eben pagan Laila Vanetti - Agosto de 2014 Sequência de e-mails tem poder Vamos pensar em uma Carta de Vendas? E-mails Carta de Vendas Estrutura da carta

Leia mais

AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS

AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS em seu sm t e e tablet P fólio de H tóri Impressão de livros sob demanda para a sua empresa Escolha a sua! TIMOLICO E AMIGOS Público alvo: crianças de até 6

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 6ºAno Data: / /2015 Professor: Nota: (valor: 1,0) 2º semestre Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários.

Leia mais

Educação a Distância: a oportunidade vai ao seu encontro

Educação a Distância: a oportunidade vai ao seu encontro DICAS PARA ESTUDAR A DISTÂNCIA Educação a Distância: a oportunidade vai ao seu encontro Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

Leia mais

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Sumário introdução 03 Capítulo 5 16 Capítulo 1 Pense no futuro! 04 Aproveite os fins de semana Capítulo 6 18 Capítulo 2 07 É preciso

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

GUIA DO ALUNO. Bom trabalho e conte conosco para trilhar este caminho com sucesso!

GUIA DO ALUNO. Bom trabalho e conte conosco para trilhar este caminho com sucesso! GUIA DO ALUNO Olá! Seja bem-vindo novamente! Este guia apresenta algumas informações e orientações para auxiliá-lo na sua participação e aprendizagem. Também lhe ajudará a organizar seu estudo no decorrer

Leia mais

Matemática Financeira II

Matemática Financeira II Módulo 3 Unidade 28 Matemática Financeira II Para início de conversa... Notícias como essas são encontradas em jornais com bastante frequência atualmente. Essas situações de aumentos e outras como financiamentos

Leia mais

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas.

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Ano 3 / N 16 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Artigo MÃO DE OBRA: HÁ COMO MELHORAR? Uma das principais reclamações dos lojistas, é a qualidade da mão de obra,

Leia mais

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição?

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição? Caríssimo aluno da Rede CEJA, Seja muito bem vindo à sua escola! Estamos muito felizes que você tenha optado por dar continuidade aos seus estudos conosco, confiando e acreditando em tudo o que poderemos

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

> Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes

> Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes > Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inicialmente, tinha como objetivo avaliar o desempenho

Leia mais

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil As crianças das novas gerações desde pequenas estão inseridas nesta realidade da tecnologia,

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Dorisvaldo Rodrigues da Silva drsilva@unioeste.br Vera Lúcia Ruiz Rodrigues

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

Associação Comercial e Empresarial de São João da Boa Vista

Associação Comercial e Empresarial de São João da Boa Vista Programa de Treinamento Contínuo Baseado nos Dvds Commit para Associação Comercial e Empresarial de São João da Boa Vista Introdução: Um programa de treinamento bem estruturado, além de qualificar os funcionários,

Leia mais

Seis dicas para você ser mais feliz

Seis dicas para você ser mais feliz Seis dicas para você ser mais feliz Desenvolva a sua Espiritualidade A parte espiritual é de fundamental importância para o equilíbrio espiritual, emocional e físico do ser humano. Estar em contato com

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

10 PASSOS PARA PLANEJAR E CONTROLAR AS VENDAS

10 PASSOS PARA PLANEJAR E CONTROLAR AS VENDAS 10 PASSOS PARA PLANEJAR E CONTROLAR AS VENDAS O fim do ano se aproxima e muitas empresas estão correndo atrás de fechar os resultados e as metas planejadas para o ano. Mas como sabemos em vendas não existe

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR GUIA DE ESTUDOS DA SALA AMBIENTE PROJETO VIVENCIAL 2014-2015 PARÁ-2014 Vamos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS DE ESTUDO: NÃO BASTA DIZER, HÁ QUE ENSINAR A FAZER

A IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS DE ESTUDO: NÃO BASTA DIZER, HÁ QUE ENSINAR A FAZER A IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS DE ESTUDO: NÃO BASTA DIZER, HÁ QUE ENSINAR A FAZER Rosângela Prestes Neitzke Pedagoga Especialista em Alfabetização Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica SERÁ

Leia mais

A INTERNET COMPLETOU 20 ANOS DE BRASIL EM 2015.

A INTERNET COMPLETOU 20 ANOS DE BRASIL EM 2015. A INTERNET COMPLETOU 20 ANOS DE BRASIL EM 2015. Isso nos permite afirmar que todas as pessoas nascidas após 1995 são consideradas NATIVAS DIGITAIS, ou seja, quando chegaram ao mundo, a internet já existia.

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ARARIBÁ HISTÓRIA O livro tem oito unidades, divididas

Leia mais

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa Meio Ambiente 4 0 a O - fu dame tal Cuidar da vida também é coisa de criança Justificativa PROJETOS CULTURAIS Na idade escolar, as crianças estão conhecendo o mundo (Freire, 1992), sentindo, observando,

Leia mais

Avaliação da aprendizagem... mais uma vez

Avaliação da aprendizagem... mais uma vez Avaliação da aprendizagem... mais uma vez Cipriano Carlos Luckesi 1 Artigo publicado na Revista ABC EDUCATIO nº 46, junho de 2005, páginas 28 e 29. Recentemente, tenho acompanhado crianças que saíram de

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6]

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] O tema central desta edição do Boletim Informativo será a Psicologia Infantil. A Psicologia Infantil é a área da Psicologia que estuda o desenvolvimento da

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD Como obter excelentes Resultados no Marketing Digital Aprenda a usar 3 metas matadoras Publicação SEVEN - SPD Sumário Introdução Cápítulo 1 Comprometa-se com o Sonho Pessoal Capítulo 2 Desenvolva sua Estratégia

Leia mais

4. PALAVRAS-CHAVE Tempo;,relógio, horas, construção, amizade, cooperação.

4. PALAVRAS-CHAVE Tempo;,relógio, horas, construção, amizade, cooperação. DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. TÍTULO DO PROGRAMA As Histórias do Senhor Urso 2. EPISÓDIO TRABALHADO O Relógio 3. SINOPSE DO EPISÓDIO ESPECÍFICO Alguns animais que são amigos brincam juntos e, nessas

Leia mais

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais.

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais. Nome: Nº: 2º ano Trabalho Interdisciplinar de Ciências e Informática 3º Bimestre Data: Durante este bimestre aprendemos que as plantas, também chamadas de vegetais, são seres vivos, já que nascem, crescem

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ZERO Instruções REDAÇÃO Você deve desenvolver seu texto em um dos gêneros apresentados nas propostas de redação. O tema é único para as três propostas. O texto deve ser redigido em prosa. A fuga do tema

Leia mais

ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3. Acervo... 3. Meus Livros... 4. Livros em destaque... 7. Fórum... 7. Notícias... 8. Ajuda... 9. Suporte...

ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3. Acervo... 3. Meus Livros... 4. Livros em destaque... 7. Fórum... 7. Notícias... 8. Ajuda... 9. Suporte... ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3 Acervo... 3 Meus Livros... 4 Livros em destaque... 7 Fórum... 7 Notícias... 8 Ajuda... 9 Suporte... 9 POR QUE USAR... 10 EQUIPE RESPONSÁVEL... 12 CONTATO... 13 O

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

GUIA DE BOAS PRÁTICAS

GUIA DE BOAS PRÁTICAS GUIA DE BOAS PRÁTICAS A RODADA DE NEGÓCIOS A RODADA DE NEGÓCIOS É UM EVENTO EMPRESARIAL ORGANIZADO PARA PROMOVER NEGÓCIOS E PARCERIAS. Em um mesmo local estão empresas convidadas com interesse em comprar,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS Nome: Nº 6º Ano Data: / / 2015 Professor(a): Nota: (Valor 1,0) 3º Bimestre A Introdução: Neste bimestre, tivemos como tema principal a água. Estudamos os estados físicos

Leia mais