Adna Gerusa Rodrigues O PAPEL DO CONSULTOR ADMINISTRATIVO EXTERNO NO FORTALECIMENTO DO NEGÓCIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Adna Gerusa Rodrigues O PAPEL DO CONSULTOR ADMINISTRATIVO EXTERNO NO FORTALECIMENTO DO NEGÓCIO"

Transcrição

1 U n i v e r s i d a d e F e d e r a l d o P a r á C e n t r o S ó c i o - E c o n ô m i c o D e p a r t a m e n t o d e A d m i n i s t r a ç ã o Adna Gerusa Rodrigues O PAPEL DO CONSULTOR ADMINISTRATIVO EXTERNO NO FORTALECIMENTO DO NEGÓCIO BELÉM MAIO, 2002

2 U n i v e r s i d a d e F e d e r a l d o P a r á C e n t r o S ó c i o - E c o n ô m i c o D e p a r t a m e n t o d e A d m i n i s t r a ç ã o Adna Gerusa Rodrigues O PAPEL DO CONSULTOR ADMINISTRATIVO EXTERNO NO FORTALECIMENTO DO NEGÓCIO Monografia apresentada ao Departamento de Administração do Centro Sócio-Econômico da Universidade Federal do Pará para a obtenção do grau de Bacharel em Administração. Banca Examinadora: Orientador: Prof. Ivan Muniz Carvalho, Universidade Federal do Pará. Co-Orientador: Dr. Eduardo Macedo Rocha, Presidente do IBCO - Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização. Membro: Consultor Manoel Barbosa Salgueiro, UFPA Incubadora Tecnológica de Empresas. Membro: Adm. Maria Rosa Bugarin de A. Neumamm.

3 RODRIGUES, Adna Gerusa. O Papel do Consultor Administrativo Externo no Fortalecimento do Negócio. Belém-PA, UFPA Centro Sócio-Econômico, Departamento de Administração, Orientador: Professor Ivan Muniz Carvalho Monografia 61 fls 1.Atividade de Consultoria, 2. As pequenas empresas e O Consultor Administrativo, 3. Projeto de Vida. Será que vale a pena ser consultor?, 4. Tendências do Mercado de Consultoria, 5. Aconselhamentos para Consultores.

4 As micros e pequenas organizações devem utilizar a consultoria organizacional no sentido de contar com auxílio externo para sua constante melhoria de desempenho, seja na empresa como um todo ou em áreas específicas, buscando sempre mudanças com a finalidade de aumentar a sua competitividade. Mas sempre devem exigir resultados, ética e qualidade dos serviços de consultoria prestados. Eduardo Macedo Rocha

5 DEDICATÓRIA Dedico este trabalho às minhas duas adoráveis mães que ao longo dos anos vêem dedicando a mim tanto amor, ensinando-me a caminhar. Ao meu mestre acadêmico e orientador de minha monografia, Prof. Ivan Muniz Carvalho. Ao meu co-orientador Dr. Eduardo Macedo Rocha, presidente do IBCO Instituto Brasileiro de Consultores de Organização, que tanto colaborou para realização desta monografia.

6 AGRADECIMENTOS Meu amor e gratidão ao maior e melhor administrador do universo, a Deus que administra a natureza e o ser humano com extrema perfeição, a ele agradeço pela vida e capacidade de pensar, as quais proporcionaram me esta graduação. A todos os amigos que torceram por mim e ainda compreenderam meus momentos de tensão. Aos bons mestres, queridos mestres, que contribuíram para a construção de meu conhecimento. A todos que me auxiliaram e contribuíram para a realização desta monografia, em especial ao IBCO Instituto Brasileiro de Consultores de Organização.

7 SUMÁRIO RESUMO ABSTRACT APRESENTAÇÃO PARTE I INTRODUÇÃO 1.0 Definição da Situação Problema 2.0 Pressupostos Teóricos 3.0 Definição dos Objetivos do Estudo 4.0 Justificativa da Escolha do Tema 5.0 Hipóteses ou Questões do Estudo 6.0 Trajetória de Estudo - Metodologia 7.0 Palavras Chave PARTE II DESENVOLVIMENTO DO TEMA: O Papel do Consultor Administrativo Externo no Fortalecimento do Negócio. 1.0 Consultoria, Consultores e Campo de atuação do Consultor 2.0 Conhecimentos, Competências, Habilidades e Perfil Técnico de um Consultor 3.0 Indicadores de Qualidade de serviço 4.0 Comunicação consultor/cliente 5.0 Critérios a serem analisados na contratação de consultoria 6.0 As pequenas empresas e O Consultor Administrativo 7.0 Projeto de Vida. Será que vale a pena ser consultor? 8.0 Tendências do Mercado de Consultoria 9.0 Aconselhamentos para Consultores 10.0 Anexos Anexo A Campos Privativos de Administrador Anexo B Código de Ética do Consultor Anexo C Formulário para Consultores Anexo D Formulário para Clientes Anexo E informações da Pesquisa Realizada pelo IBCO PARTE III CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES Considerações Finais Recomendações Bibliografia

8 RESUMO O Consultor Administrativo Externo é um agente de mudanças que terá o papel de buscar informações no cliente e mercado e propor soluções para a empresa, relacionadas, basicamente, à produtividade administrativa, análise e melhoria dos processos organizacionais, gestão estratégia e desenvolvimento organizacional, mediante uma relação de integração com a empresa e seus colaboradores, fundamental ao seu sucesso. No desempenho de sua função são exigidos ao Consultor conhecimentos, atitudes, competências e habilidades, em pelo menos quatro dimensões: técnica, administrativa, psicossocial e política. Uma lição importante da perspectiva da ação é a de o consultor também produz conhecimento e seu conhecimento contribui para o aprendizado de outras pessoas, especialmente de seus clientes. A Consultoria Administrativa Externa apresenta-se com uma alternativa de fortalecimento às micro e pequenas empresas, promovendo uma série de benéficos a sua contratante. Consultoria é uma atividade atrativa, no entanto não é tão fácil quanto parece, pois sempre haverá aqueles que julgam entender tudo sobre consultoria, aqueles que não são receptivos ao seu serviço e o crédito do trabalho nunca será do consultor, a qual terá que conter seus instintos para não prejudicar o trabalho já realizado. Diante das inúmeras variáveis ambientais, as principais indicações de tendências do mercado de consultoria, segundo o IBCO são: aumento da concorrência; erosão do profissionalismo; pressão por preços mais baixos e clientes menos fiéis que trarão implicações aos consultores como: margens cada vez menores; custos crescentes; qualidade como fator competitivo; idade e experiência como requisitos de contratação pelos clientes; ênfase na construção da imagem e da marca baseadas em competência técnica e reputação. Ao se analisar essas tendências, vêm - se que os estados do sul e sudeste do Brasil são os maiores centros de consultoria nacional em relação à quantidade, qualidade e valor dos honorários de consultores. Diante dessa realidade, o Pará pode ser considerado um menino que começa a engatinhar, e o Brasil os seus primeiros passos em relação ao mercado mundial, com uma participação de 0,04% contra 60% de representatividade dos USA.

9 ABSTRACT

10 APRESENTAÇÃO Esta monografia reflete a preocupação como o desenvolvimento de empresas duradouras, especialmente no mercado paraense, apontando para o Consultor Administrativo Externo, como uma alternativa de desenvolvimento às empresas contemporâneas. De modo geral, este Trabalho Científico Final foi estruturado para atingir os seguintes objetivos: Apresentar o Consultor Administrativo Externo como um vetor de fortalecimento nos negócios das pequenas empresas. Informar sobre as tendências do mercado nacional de consultoria. Despertar os profissionais de Administração para sua importância no mercado empresarial, especialmente como Consultor Administrativo Externo. Ciente de que Consultoria Empresarial é um assunto vasto, fez-se necessário a delimitação do tema, dentro das especialidades de um bacharel em Administração, sendo escolhido então Consultoria Administrativa, fruto da antiga Organização & Métodos, hordienamente conhecida por análise de processos. Contudo Qual consultoria abordar? A interna ou externa? A grande diferença entre elas é a relação do consultor com a organização em que atua. O Consultor Interno, geralmente, é empregado da empresa enquanto o Consultor Externo é contratado temporariamente para realização de um serviço especializado. Neste momento, os anos de atuação no mercado de consultoria externa, fizeram a escolha!! No entanto, não bastava apenas falar sobre o Consultor Administrativo Externo, era necessário revelar sua contribuição para a sociedade, dentro das empresas... O seu papel ante as empresas conduzido-as ao crescimento e desenvolvimento. As empresas são neste caso as pequenas empresas. A razão de escolhe-las é por sua alta participação na renda nacional e geração de 96% dos novos empregos no Brasil de 1995 a 2000, sendo de suma importância em nossa economia e por precisarem de apoio na luta contra as altas taxas de mortalidades entre os três primeiros anos de vida.

11 Por fim, esta monografia tem como tema: O Papel do Consultor Administrativo Externo no Fortalecimento do Negócio, dividindo-se em 3 partes básicas. A parte I contempla a Introdução envolvendo os seguintes aspectos: 1)Definição da Situação de Problema, 2) Os Pressupostos Teóricos, 3) Definição dos Objetivos do Estudo, 4) Justificativa do Tema, 5)Hipóteses ou Questões do Estudo, 6) Metodologia e 7) Palavra Chave. A parte II trata do desenvolvimento do tema sobre O Papel do Consultor Administrativo Externo no Fortalecimento do Negócio, reunindo os seguintes subtemas: 1) Consultoria, Consultores e Campo de atuação do Consultor; 2) Conhecimentos, Competências, Habilidades e Perfil Técnico de um Consultor; 3) Indicadores de Qualidade de serviço; 4) Comunicação consultor/cliente; 5) Critérios a serem analisados na contratação de consultoria; 6) As pequenas empresas e O Consultor Administrativo; 7) Projeto de Vida. Será que vale a pena ser consultor?; 8) Tendências do Mercado de Consultoria; 9) Aconselhamentos para Consultores e 10) Anexos. A parte III volta-se para as Conclusões e Recomendações da monografia, ancoradas pela Bibliografia Consultada.

12 PARTE I INTRODUÇÃO 1. 0 DEFINIÇÃO DA SITUAÇÃO DE PROBLEMA Até que ponto o papel desempenhado pelo Consultor Administrativo Externo é significativo para o fortalecimento do negócio das empresas contemporâneas, sobretudo as pequenas empresas? 2. 0 PRESSUPOSTOS TEÓRICOS Autores tais como: 1) Peter Block em Consultoria: O Desafio da Liberdade, 2) Gerald M. Weinberg em Consultoria: O Segredo do Sucesso, 3) Geoffrey M. Bellman A Vocação do Consultor, 4) Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira em Manual de Consultoria Empresarial, 5) Thomas L. Greenbaum em Manual do Consultor, 6) Milan Kubr em Consultoria: Um guia para a Profissão, 7) Connor e Davidson em Marketing de Serviços Profissionais e Consultoria, 8) Francisco Pereira em Consultoria, 9) Herman Holtz em Como Ser Um Consultor Independente de Sucesso, 10) L.A. Costacurta Junqueira e Célia Marchioni em Cada empresa tem o consultor que merece, 11) Maria Ignez P. L. Bastos em O direito e o avesso da consultoria, 12) Dino C. Moscsany em Consultoria, 13) Edgar H. Schein em Consultoria de Procedimentos: Seu Papel no Desenvolvimento Organizacional e 14) Hackney Nye em Aconselhamento Estratégia e Objetivos. Vêem defendendo a importância da Consultoria Externa, como um impulsionador de liderança para o fortalecimento dos negócios das empresas vencedoras deste século XXI DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS DE ESTUDO Elaborar um estudo especificando o papel do Consultor Administrativo Externo nas organizações contemporâneas, focando principalmente as pequenas empresas.

13 4. 0 JUSTIFICATIVA Durante este final de século, foram registrados no Brasil índices de desenvolvimento econômico e social, todavia se percebe que falta muito para o país atingir a situação ideal de desenvolvimento externada pela melhoria na qualidade de vida da população, aumento da expectativa de vida, melhor distribuição de renda, redução dos desníveis regionais, redução das taxas de mortalidade infantil, melhoria na segurança pública, boa infra-estrutura, altas taxas de escolaridade, entre outras variáveis que caracterizam o desenvolvimento de uma nação. A entrada no terceiro milênio vem sendo marcada pelo aumento das atividades comerciais, de serviço, de participação da sociedade civil, que caracterizam o terceiro setor da economia. Decorrentes da globalização tem-se as exigências de novas competências profissionais e pela escassez de empregos. O Estado torna-se insuficiente para gerar o desenvolvimento ideal esperado, pois não mais consegue absorver a mão-de-obra, nem garantir o pagamento de bons salários a população, restando a sociedade, como um todo, encontrar e criar suas próprias alternativas de geração de renda e bem-estar social, através de ONG s (Organizações Não Governamentais), profissionais autônomos, associações, sindicatos, enfim pela organização e representação da sociedade civil, que assume sua parcela de responsabilidade pela mudança dessa realidade. O setor empresarial também se mobiliza e assume sua parcela de responsabilidade. As empresas que tinham enfoque somente no lucro econômico, processo tecnológico, aumento da produtividade passaram a enxergar essa responsabilidade social. Certas empresas brasileiras já incorporam à sua estratégia empresarial as iniciativas de cunho social, realizando parcerias com instituições beneficentes, instituições em defesa do meio ambiente e de geração de emprego, entre outras. Essas ações espontâneas de cidadania e de apoio aos programas sociais foram reforçadas, após os ataques terroristas aos Estados Unidos (Algo bom em meio a tanta tragédia!). Neste contexto, faz-se necessário esclarecer o Papel do Administrador Brasileiro e a importância de investir na capacidade profissional dos Administradores que estão à frente de

14 empresas ou novos empreendimentos, os quais contribuirão para redução das desigualdades sociais, para melhoria da qualidade de vida dos que estão em situação desfavorável e para influenciar positivamente a sociedade a sua volta. Ao investir na formação de empreendedores, na melhoria da qualidade das gestões e em bons administradores, estes à frente de empresas poderão criar empresas duradouras sobrepujando as atuais taxas de mortalidade de empresas que varia de 30% a 61% no primeiro ano de vida, até 73% no terceiro ano. A análise, planejamento estratégico-operacional, capacidade gerencial, visão de futuro e talento individual são considerados elementos essenciais para o sucesso de empresas. E isto, a administrador domina muito bem. Sua visão holística e capacidade técnica podem ser confirmadas pelas áreas de atuação do administrador registrados no O Artigo 2 da Lei 4769, anexo A. Um país como o Brasil com tantas limitações econômicas e sociais, precisa da ajuda de bons administradores para superar o tempo de crise. O Empreendedorismo e Administração formam, sem dúvida um importante elo na corrente do desenvolvimento que tanto se anela. Essa combinação foi reconhecida e declarada publicamente por nosso Senador José Serra ao afirmar que os hospitais, clínicas e postos de saúde devem ser dirigidos por administradores, reconhecendo que a crise na saúde brasileira é basicamente um problema gerencial e quem tem formação especifica para isso é o administrador, conforme artigo publicado no site do CRA-RJ (Conselho de Administração do Rio Janeiro). Enfim, as diversas informações apresentadas acima, que apontam rumo ao Administrador a quem é possível atuar em diversas áreas, especialidades, as quais ratificam sua visão holística empresarial, fundamentada e registrada. Compete ao mesmo exerce-la direta ou indiretamente nas empresas de nosso país. Na postura de presidente, diretor, gerente, dono/administrador, assessor, consultor e demais posições possíveis hierarquicamente. No entanto, apesar de tanta qualificação e preparação, essas posições estão sendo ocupadas nas empresas brasileiras, nas paraenses especialmente, por alguns profissionais tecnicamente inabilitados e incapacitados para tal, cabendo ao administrador assumir o seu

15 espaço concedido por direito, quebrando o misticismo de que qualquer empresa é capaz de viver saudável sem sua participação direta ou indireta. Esta situação é reproduzida com fidelidade no ramo de Consultoria Administrativa, o que é inadmissível, visto que o Administrador tem uma formação abrangente, a qual possibilita a melhor identificação e atendimento das necessidades do cliente de forma segura e responsiva. Existem várias razoes para a contratação de um Consultor Administrativo Externo, além das variáveis ambientais comentadas no decorrer do texto, existe a sobrecarga normal de solicitações da empresa, o fato dos gerentes muitas das vezes não receberem um treinamento que lhes permita lidar corretamente com estas questões. Assim, vão se desenvolvendo por ensaio e erro, e somente, após um longo e sofrido aprendizado, e que vão descobrir a tão esperada solução, tempo agora, mais do que nunca, não pode ser desperdiçado, o tempo continua sendo dinheiro!.contudo isso os gerentes valerem-se do auxilio de terceiros, ou seja, de consultores. Já que a função do consultor é auxiliar o gerente a superar estes problemas. O consultor é um agente de mudanças, sejam elas remediadas, ou seja, consertos sobre a situação atual, sejam elas generalistas, isto é, ruptura da situação atual através de inovação e desenvolvimentos significativos. O consultor não faz pelo gerente, e nem exerce provisoriamente o papel do gerente, mas fornece informações, subsídios e conhecimento, trabalha no desenvolvimento de expertise, na identificação e modificação, se necessário, de atitudes, crenças e valores. São, por conseguinte, essas as razões que justificam a escolha do tema objeto desta monografia HIPÓTESES OU QUESTÕES DO ESTUDO QUESTÕES: 1) Até que ponto o Consultor Administrativo Externo se constitui um vetor para o fortalecimento dos Negócios das Pequenas Empresas? 2) Será que vale a pena ser um Consultor Administrativo Externo? 3) Quais as tendências do mercado de consultoria externa?

16 4) Qual será o nível de satisfação dos clientes de consultoria no mercado nacional e mundial? 6.0 TRAJETÓRIA DO ESTUDO - METODOLOGIA No desenvolvimento deste trabalho cientifico final do Curso de Administração da UFPA, serão desenvolvidos os seguintes procedimentos metodológicos: 1) Pesquisa Bibliográfica, 2) Pesquisa Documental, 3) Aplicação de Questionários estruturados, via e- mail, para: 3.1) Consultores afiliados ao IBCO - Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização, 3.2) Consultores do SEBRAE/PA, 3.3) Clientes de Consultoria, 4) Levantamento sobre Consultoria na internet, 5) Formulações de Conclusões e Recomendações e 6) Elaboração de um relatório final (Monografia). 7.0 PALAVRAS CHAVE 1. Consultoria é a o ato de um cliente fornecer, dar, solicitar e pedir pareceres, opiniões, estudos, a um especialista contratado para que este auxilie, apóie, oriente o trabalho administrativo. 2. Consultor Administrativo Externo: é um profissional especializado em serviços de administração sem vinculo empregatício com a organização onde atua, que auxilia os dirigentes e colaboradores de uma empresa na tomada de decisões, também conhecido como consultor organizacional. 3. Aconselhamento é o Ato ou efeito de aconselhar, dar conselho, recomendar, consultar, pedir parecer, tomar conselho. 4. Assessor e Assessoria: Assessoria é staff, ou seja, quadro de especialistas para proporcionar conselhos e serviços de assistência aos administradores de linha (line managers), não diretamente responsáveis pela execução exata das metas da empresa. Assessor por tanto é alguém que exerce autoridade, para ajudar o dirigente em suas funções. 5. Pequena Empresa: Conforme critérios quantitativos de classificação de empresas podemos defini-la no setor industrial como a empresa, a qual possui de 20 a 99 empregados e no setor comércio ou serviço como a empresa com número de empregados de 10 a 49 empregados.

17 PARTE II DESENVOLVIMENTO DO TEMA CONSULTORIA, CONSULTORES E CAMPOS DE ATUAÇÃO A atividade de Consultoria deve ser uma das mais antigas profissões, como os conselheiros do rei. Pessoas tem doado suas opiniões e auxílio há séculos. A principal recompensa desta doação vinha sendo, principalmente, psíquica, a sensação de utilidade, o sentido de benemerência. Só recentemente as pessoas começaram a ter recompensas financeiras diretas pelo auxílio prestado como Consultores. Como empregados de alguma organização eles são chamados de assessores, analistas, pesquisadores, conselheiros, auditores, Consultores Internos. Os que se arriscam em um mercado maior, com clientes diversificados e vivem dos honorários que recebem, são chamados de Consultores Externos. A Consultoria Externa envolve, necessariamente, uma Empresa/Cliente, com suas necessidades de mudança de uma situação atual para outra melhor situação e, por outro lado, um Consultor, com suas habilidades e vontade de ajudar no processo de mudança. Consultores são pessoas contratadas para ajudar o Cliente solicitante a reduzir a diferença entre seu estado atual e seu estado desejado. Seu cliente pode estar querendo apenas mais um cérebro para acrescentar idéias àquelas que já possuem, ou podem estar querendo alguém neutro para propor soluções imparciais. Ou ainda, podem estar querendo habilidades diferentes, cenários diferentes, linhas de raciocínio diferentes. PARREIRA (1997) define Consultoria como o ato de um cliente fornecer, dar, solicitar e pedir pareceres, opiniões, estudos, a um especialista contratado para que este auxilie, apóie, oriente o trabalho administrativo (p.12). e o IBCO - Instituto Brasileiro de Consultoria Organizacional, conceitua como um o processo interativo entre um agente de mudanças, (externo e/ou interno) e seu cliente. O agente de mudanças assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e colaboradores do respectivo cliente nas tomadas de decisão... não tendo o controle direto da situação que deseja ser mudada pelo cliente.

18 As definições anteriores complementam-se por darem ênfase à Consultoria como um ato de contratar um profissional, agente de mudanças, que não tem responsabilidade direta sobre a execução das ações da empresa, e é detentor de um vasto conhecimento sobre diversas situações gerenciais, as quais auxiliarão os dirigentes e colaboradores da empresa nas tomadas de decisões. Este agente de mudanças é o consultor, que irá cumprir este papel buscando informações no cliente e mercado, numa relação de integração, de suma importância para o alcance do objetivo da consultoria e cliente, pois para o seu sucesso é necessário confiança entre os envolvidos no processo. Tanto o consultor como o cliente devem está cientes que somente com a soma de informações e o comprometimento das duas partes, o trabalho poderá ser atingido com sucesso e aprendizagem para todos, sem frustrações. O consultor deve conduzir o processo, apresentar soluções reais e não filosofar, já que o mercado está cheio de filósofos, senhores que sabem tudo, que tem solução para tudo (evidente que essas soluções pertencem apenas ao mundo teórico, não sendo viáveis a concretização). O consultor não terá sempre solução para tudo, ele é um captador de informações, e com habilidade percebe as necessidades e em alguns casos, freqüentes até!, registra e implanta a solução encontrada pelo próprio cliente e/ou colaboradores. Isso é possível, mais facilmente, ao Consultor Externo devido sua visão mais ampla e imparcial do negócio. Existem dois tipos de consultoria : 1) Consultoria de recursos (conteúdo e prescritiva): O consultor fornece informações técnicas e serviços ou recomenda um programa de ação, transferindo conhecimento. Esse tipo de consultoria vem reduzindo seu uso com o passar do tempo. 2)Consultoria de Coaching (procedimentos de processo, assessoria): O consultor atua como um facilitador de mudanças, ajudando a organização a resolver os seus problemas e a escolher as modificações organizacionais e as técnicas apropriadas à mudança. Diversos autores e representantes de consultoria indicam a consultoria Coaching como, uma forte tendência no mercado, assumir um papel de multiplicadora do conhecimento e induzir o cliente e seus colaboradores a descobrirem suas próprias soluções para os problemas, não sendo mais o Consultor, o tutor do conhecimento, e sim estimulador. A adoção destes estilos irá ser determinada pela característica pessoal do consultor e pela situação vivenciada, destacando o Papel do Consultor como o Propulsor de Melhorias dentro da empresa.

19 A atuação do consultor administrativo externo será tanto em empresas privadas como públicas, desenvolvendo atividades relacionadas, basicamente, a produtividade administrativa, análise e melhoria dos processos organizacionais, gestão estratégia e desenvolvimento organizacional. Para completar estas informações veja o quadro 01 com a demonstração da área de atuação dos consultores respondentes da Pesquisa realizada pelo IBCO. Especialidades Seguros 1 Análise e Melhoria de Processos Tecnologia da Informação Planejamento Estratégico Recursos Humanos 7 Fonte: IBCO FEV/01 Quadro Comentário: O Quadro 01 destaca duas especialidades a consultoria de Planejamento Estratégico, 71%, e Análise e Melhoria de Processos, 68%, as quais podem ser exercidas pelo Consultor Administrativo Externo, sendo a de Análise e Melhoria de Processos sua grande especialidade, visto que esta pertence à Organização e Métodos, de onde se origina a consultoria administrativa, ver anexo A. Felizmente todas as demais áreas de atuação demonstradas no quadro podem ser exercidas pelo Administrador, apesar de não serem da competência do Consultor Administrativo Externo, quando trabalho como um especialista, no entanto quando este exerce a função de forma genérica, o consultor sua atuação é mais abrangente, trabalhando nas diversas especialidades apresentadas. Vale a pena ressaltar que as especialidades do Consultor Administrativo Externo somam maior parte do mercado, representado pela amostra do IBCO.

20 2.0.- CONHECIMENTOS, COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E PERFIL TÉCNICO DE UM CONSULTOR COMPETÊNCI A PERFIL TÉCNICO CONSULTOR HABILIDAD E CONHECIMENTOS No desempenho de sua função são exigidas atitudes, conhecimentos, competências e habilidades, em pelo menos quatro dimensöes: Dimensão Técnica: refere-se ao conhecimento específico do próprio trabalho gerenciado, refere-se a divulgação técnica e a habilidade para lidar com a tecnologia. Dimensão Administrativa: Exige do consultor novas estratégias de desenvolvimento, mais comprometidas de fato, com aplicação prática do conhecimento, com o aprimoramento do serviço e das funções de planejar, organizar e controlar, administrando o capital intelectual da empresa e o uso adequado de seu tempo. Dimensão Psicossocial: é concernente aos recursos psicológicos do próprio consultor sua criatividade, motivação, equilíbrio emocional, percepção da realidade, nível de afetividade, autocontrole, auto-administração, etc, de outro lado refere-se a capacidade para lidar com pessoas isoladas e grupos, suas crenças, valores e mitos. Essa dimensão vem destacando-se como essencial para o desenvolvimento de um profissional completo, antes pouco valorizada na sociedade.

21 Dimensão Política: tem como características a habilidade de negociação, conquista de espaços decisórios, administração de conflitos, acesso às lideranças organizacionais e comunitárias, administração da relação de poder. A partir dessa premissa far-se-á considerações sobre conhecimento, competências e habilidades CONHECIMENTOS O conhecimento na sociedade contemporânea é tudo. É mister para todos os profissionais, por consoante o que falar do conhecimento do consultor?(entenda-se a partir deste momento consultor, como consultor administrativo externo). O consultor vale-se em todas as ocasiões de seu conhecimento, proveniente de sua experiência profissional, pessoal, das experiências de outros, livros, artigos, congressos, seminários, da educação forma da escola de administração, e outras fontes. O conhecimento de cada consultor sobre o mundo é externalizado em suas ações e retórica. Ele é incorporado a tudo o que faz e diz. Em outras palavras seu conhecimento individual é Resultado de: Vivência x observação x raciocínio x experimentação x memórias, É criado e modificado: Por e entre pessoas e É obtido através de: Interação com pessoas, estudo, trabalho, lazer. Mas uma lição importante da perspectiva da ação é a de que a ação não se limita a seguir o conhecimento. Ela também produz conhecimento e seu conhecimento contribui para o aprendizado de outras pessoas, especialmente de seus clientes. Os quais testemunham seus atos e aprendem suas próprias lições, somando-as ao conhecimento anteriormente adquirido. Embora a experiência provavelmente, seja a fonte mais importante de conhecimento, os consultores eficientes aprendem onde podem aprender. Eles são constantes, na busca de novos conceitos, palavras, técnicas, que possam de maneira significativa aplicar às situações vivenciadas. O consultor busca conhecimentos que possam ser prontamente traduzidos em ação. Esta habilidade o diferencia dos demais profissionais. Seu trabalho é garantido por sua capacidade de aplicar de forma simples e compreensível, o conhecimento adquirido. Ao disseminar seu conhecimento a outras pessoas, essas por sua vez, repassam-no a outras, gerando um ciclo de

22 conhecimento, sendo o consultor um dos principais formadores e disseminadores do conhecimento (informação). Ciclo do conhecimento de um consultor: 1. GERAR 2. CODIFICAR 4. APROPRIAR 3. DISSEMINAR COMPETÊNCIAS 1. Ampla visão do mercado 2. Visão Holística 3. Capacidade de vender idéias COMPETÊNCIAS 4. Excelente rede de relacionamentos 5. Capacidade de leitura de situações e diagnósticos 6. Conviver com adversidades Além do conhecimento técnico do que se propõe a exercer e dos conhecimentos gerais, é indispensável ao Consultor ter: Ampla visão de mercado obter informações mais diversas possíveis, a fim de aprimorar os conhecimentos para em ocasião oportuna aplicá-lo.

23 Capacidade de leitura de situações e diagnósticos é o poder de análise e descrição das situações atuais e futuras de forma assertiva. Capacidade de conviver com adversidade é saber superar momentos desfavoráveis e abstrair deles uma lição para vida. Visão holística é a capacidade de compreender a empresa como um todo, seus talentos humanos, processos e as relações com seus stakeholders (partes interessadas). Excelente rede de relacionamentos saber criar laços de parceria, relacionar-se com pessoas que contribuirão para seu crescimento, amadurecimento pessoal e profissional. Capacidade de vender idéias e propostas - é saber expressar sua idéias, transmitir credibilidade, verdade, em suas informações. Administrar possíveis resistências e ter sensibilidade para perceber as reações das pessoas que o ouvem HABILIDADES As Habilidades de um consultor somam-se aos seus conhecimentos, ou ainda, exteriorizaos. A seguir as principais habilidades necessárias a um consultor profissional, que o impulsionará no mercado de trabalho. Observador O consultor deverá ver na empresa mais do que o próprio dono do negócio e seus colaboradores, ter a visão do que não está ali, como diria Weinberg, tudo isso em tempo menor e da forma correta. O resultado de sua observação deverá ser algo coerente e verdadeiro, pois o menor erro poderá desgastar a sua imagem, não que dizer um o consultor não erre, mas deve cometê-lo o mais raramente possível, e quando ocorrer deve saber assumi-lo e contorná-lo com grande habilidade. Perseverante O consultor deverá ter certeza do que almeja e concentrar suas forças para consecução de seus objetivos, mesmo que isso leve um tempo maior que o previsto. A constância realmente será um diferencial, em meio a tantas turbulências na empresa.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

A Ser Humano Consultoria

A Ser Humano Consultoria A Ser Humano Consultoria é uma empresa especializada na gestão estratégica de pessoas. Utilizando programas de assessoramento individual, baseados na avaliação e desenvolvimento de suas competências, buscamos

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a)

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Empreendedorismo Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. A formação do empreendedor... 3 4. Empreendedorismo nato ou desenvolvido?... 4 4.1 Características

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

5 Análise dos resultados

5 Análise dos resultados 5 Análise dos resultados Neste capitulo será feita a análise dos resultados coletados pelos questionários que foram apresentados no Capítulo 4. Isso ocorrerá através de análises global e específica. A

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY O COACH NO MUNDO CORPORATIVO GRAVATAÍ 2011 TIANE RIBEIRO BENRY

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL

Leia mais

Perguntas Frequentes do Prêmio Catarinense de Excelência

Perguntas Frequentes do Prêmio Catarinense de Excelência Perguntas Frequentes do Prêmio Catarinense de Excelência O que é o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e quais são seus objetivos? O Modelo de Excelência da Gestão reflete a experiência, o conhecimento

Leia mais

Objetivos da aula. Definição de Consultoria 1. Processos Gerenciais

Objetivos da aula. Definição de Consultoria 1. Processos Gerenciais Processos Gerenciais Prof. Clóvis Luiz Galdino Módulo: Inovação e Continuidade Tema: Consultoria Empresarial Objetivos da aula Apresentar os pressupostos básicos da consultoria e suas definições; Discutir

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: TURISMO ( bacharelado) Missão Formar profissionais humanistas, críticos, reflexivos, capacitados para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao

Leia mais

DESENVOLVIMENTO 2014 TEMA: CAPACITAÇÃO COMPARTILHADA: O CLIENTE EM FOCO: DESENVOLVENDO EQUIPES COM ALTA PERFORMANCE EM ATENDIMENTO

DESENVOLVIMENTO 2014 TEMA: CAPACITAÇÃO COMPARTILHADA: O CLIENTE EM FOCO: DESENVOLVENDO EQUIPES COM ALTA PERFORMANCE EM ATENDIMENTO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO ADMINISTRATIVA INTEGRADA A TECNOLOGIA UnC INTRODUÇÃO A UnC interage com um mundo organizacional competitivo, inclusive com sua própria estrutura administrativa e geográfica que

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade. Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx

O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade. Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx Araçatuba SP 2012 O Marketing Educacional aplicado às Instituições

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES AVALIAÇÃO DE COLABORADORES RESUMO A preocupação com o desempenho dos colaboradores é um dos fatores que faz parte do dia-a-dia da nossa empresas. A avaliação de desempenho está se tornando parte atuante

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

Empreendedorismo de Negócios com Informática

Empreendedorismo de Negócios com Informática Empreendedorismo de Negócios com Informática Aula 5 Cultura Organizacional para Inovação Empreendedorismo de Negócios com Informática - Cultura Organizacional para Inovação 1 Conteúdo Intraempreendedorismo

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Código de Ética do IBCO

Código de Ética do IBCO Código de Ética do IBCO Qua, 14 de Novembro de 2007 21:00 O papel do consultor de organização, no desempenho de suas atividades, é o de assistir aos clientes na melhoria do seu desempenho, tanto nos aspectos

Leia mais

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas Perfil... Atuando há 20 anos em vendas Jean Oliveira já viveu na pele cada experiência que essa profissão promove, é especialista com MBA em Estratégias de Negócios e graduado em Tecnologia de Processamento

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Evolução PMC têm atuação diferenciada na gestão de pessoas e clima organizacional, gerando na equipe mais agilidade para a mudança e maior capacidade

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ²

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² A Responsabilidade Social tem sido considerada, entre muitos autores, como tema de relevância crescente na formulação de estratégias empresarias

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

Introdução 01. José Roberto Marques

Introdução 01. José Roberto Marques Introdução 01 José Roberto Marques 9 Empreendedorismo & Coaching Pessoas Inovadoras Empreendem Tudo que você é capaz de imaginar, você pode conseguir. Walt Disney José Roberto Marques jrmcoaching 10 Instituto

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Tendências em Gestão de Pessoas

Tendências em Gestão de Pessoas Tendências em Gestão de Pessoas Iniciamos um novo ano, 2011. Dois meses já se passaram, e voltamos aos artigos sobre RH estratégico, Tendências de Recursos Humanos, Novos Rumos para a área de Recursos

Leia mais

6 Conclusão. 6.1. Conclusão. 6.1.1. Resultados finais. 6.1.1.1. Resultados diretos

6 Conclusão. 6.1. Conclusão. 6.1.1. Resultados finais. 6.1.1.1. Resultados diretos 6 Conclusão Neste capitulo será feita conclusão do trabalho descrevendo os resultados diretos e indiretos da pesquisa. Adicionalmente, serão feitas sugestões para o aprofundamento no presente texto e a

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

planodenegocioapostilaempreendedorismo_exerc.doc Empreendedorismo EXERCÍCIO DE NIVELAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS

planodenegocioapostilaempreendedorismo_exerc.doc Empreendedorismo EXERCÍCIO DE NIVELAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS EXERCÍCIO DE NIVELAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS 1) Qual o conceito de empreendedor?...empreendedor é um indivíduo que imagina, desenvolve e realiza visões. Ele está sempre buscando novas idéias e criando

Leia mais

Por que ouvir a sua voz é tão importante?

Por que ouvir a sua voz é tão importante? RESULTADOS Por que ouvir a sua voz é tão importante? Visão Tokio Marine Ser escolhida pelos Corretores e Assessorias como a melhor Seguradora pela transparência, simplicidade e excelência em oferecer soluções,

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local

RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local 1 Por: Evandro Prestes Guerreiro 1 A questão da Responsabilidade Social se tornou o ponto de partida para o estabelecimento

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA QUÍMICA

GESTÃO DO CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA QUÍMICA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA QUÍMICA Maria de Fátima Soares Ribeiro Monografia apresentada para a conclusão do Curso de Gestão Empresarial para a Indústria Química GETIQ pela Escola de Química da

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Trilhas Técnicas SBSI - 2014

Trilhas Técnicas SBSI - 2014 brunoronha@gmail.com, germanofenner@gmail.com, albertosampaio@ufc.br Brito (2012), os escritórios de gerenciamento de projetos são importantes para o fomento de mudanças, bem como para a melhoria da eficiência

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação O artigo fala sobre os vários aspectos e desafios que devem ser levados em consideração quando se deseja transformar ou fortalecer uma cultura organizacional, visando a implementação de uma cultura duradoura

Leia mais

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão Esse artigo tem como objetivo apresentar estratégias para assegurar uma equipe eficiente em cargos de liderança, mantendo um ciclo virtuoso

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN Paula Gurgel Dantas 1, Andréa Kaliany

Leia mais

RH: GESTÃO INOVADORA ORGANIZACIONAL

RH: GESTÃO INOVADORA ORGANIZACIONAL programação do evento 4ª edição RH: GESTÃO INOVADORA ORGANIZACIONAL 10 de abril de 2014 Staybridge Suites São Paulo PATROCÍNIO GOLD PATROCÍNIO SILVER EXPO BRAND APOIO REALIZAÇÃO Os desafios do futuro na

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL ÍNDICE 1. Introdução... 2. Definição do programa de gestão de saúde populacional... 3. Princípios do programa... 4. Recursos do programa... 5. Estrutura

Leia mais

Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004

Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004 Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004 Por Zilda Knoploch, presidente da Enfoque Pesquisa de Marketing Este material foi elaborado pela Enfoque Pesquisa de Marketing, empresa

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES?

PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES? PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES? Engajamento/comprometimento do colaborador: estado em que esse se encontra de genuíno envolvimento,

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

Missão, Visão e Valores

Missão, Visão e Valores , Visão e Valores Disciplina: Planejamento Estratégico Página: 1 Aula: 12 Introdução Página: 2 A primeira etapa no Planejamento Estratégico é estabelecer missão, visão e valores para a Organização; As

Leia mais

1. Motivação para o sucesso (Ânsia de trabalhar bem ou de se avaliar por uma norma de excelência)

1. Motivação para o sucesso (Ânsia de trabalhar bem ou de se avaliar por uma norma de excelência) SEREI UM EMPREENDEDOR? Este questionário pretende estimular a sua reflexão sobre a sua chama empreendedora. A seguir encontrará algumas questões que poderão servir de parâmetro para a sua auto avaliação

Leia mais

SEMIPRESENCIAL 2014.2 MATERIAL COMPLEMENTAR I DISCIPLINA: GESTÃO DE CARREIRA PROFESSORA/TUTORA: MONICA ROCHA

SEMIPRESENCIAL 2014.2 MATERIAL COMPLEMENTAR I DISCIPLINA: GESTÃO DE CARREIRA PROFESSORA/TUTORA: MONICA ROCHA SEMIPRESENCIAL 2014.2 MATERIAL COMPLEMENTAR I DISCIPLINA: GESTÃO DE CARREIRA PROFESSORA/TUTORA: MONICA ROCHA Gestão de Carreira Gestão de Carreira é um dos temas que mais ganhou destaque nesta última década,

Leia mais

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor.

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor. 5 Conclusão Este estudo teve como objetivo a análise dos diversos fatores que influenciam tanto de maneira positiva quanto negativa no exercício do papel dos gerentes e também dos elementos que facilitam

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS Agenda da Conferência O que são redes? O que são redes interorganizacionais? Breve histórico das redes interorganizacionais Tipos

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

LIDERANÇA INTEGRAL CONTEÚDO

LIDERANÇA INTEGRAL CONTEÚDO TREINAMENTO Levando em consideração que as empresas e pessoas têm necessidades diferentes, os programas de treinamento são personalizados para atender a demandas específicas. Os treinamentos são focados

Leia mais

Gestão Empresarial. Aula 5. A Estrutura Estratégica. Modelo de Gestão. Missão da Empresa. Prof. Elton Ivan Schneider.

Gestão Empresarial. Aula 5. A Estrutura Estratégica. Modelo de Gestão. Missão da Empresa. Prof. Elton Ivan Schneider. Gestão Empresarial Aula 5 Prof. Elton Ivan Schneider tutoriacomercioexterior@grupouninter.com.br A Estrutura Estratégica Comércio Exterior Fornecedores Macro Ambiente Organizacional Ambiente Organizacional

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Empreendedorismo Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. Planejar. Por quê?... 3 4. O Plano é produto do empreendedor... 4 5. Estrutura do Plano

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

COACHING: UMA NOVA FERRAMENTA PARA O SUCESSO E QUALIDADE DE VIDA.

COACHING: UMA NOVA FERRAMENTA PARA O SUCESSO E QUALIDADE DE VIDA. COACHING: UMA NOVA FERRAMENTA PARA O SUCESSO E QUALIDADE DE VIDA. Prof. Dr. Edson Marques Oliveira, Doutor em Serviço Social pela Unesp-Franca-SP, mestre em Serviço Social pela PUC-SP e bacharel em Serviço

Leia mais

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey Executivos em todos os níveis consideram que a sustentabilidade tem um papel comercial importante. Porém, quando se trata

Leia mais

44% 56% 67.896 respostas no Brasil. 111.432 respostas na América Latina. 0,5% Margem de erro. Metodologia e Perfil. homens.

44% 56% 67.896 respostas no Brasil. 111.432 respostas na América Latina. 0,5% Margem de erro. Metodologia e Perfil. homens. Brasil A pesquisa em 2015 Metodologia e Perfil 111.432 respostas na América Latina 44% homens 67.896 respostas no Brasil 0,5% Margem de erro 56% mulheres * A pesquisa no Uruguai ainda está em fase de coleta

Leia mais