Hábitos de Cultura nos Estudantes da Universidade do Porto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Hábitos de Cultura nos Estudantes da Universidade do Porto"

Transcrição

1 Faculdade de Letras da Universidade do Porto Metodologia da Investigação Hábitos de Cultura nos Estudantes da Universidade do Porto Carlos Manuel Almeida Santos Gonçalo Pereira de Vasconcelos Huet de Bacellar Pedro Alexandre Furtado Cabral Rui Guilherme Couto Machado Junho 2013

2 1 Resumo Este trabalho procura perceber qual a importância que a cultura tem para os estudantes universitários, verificando a frequência com que atendem aos eventos culturais e quais as circunstâncias em que o fazem. Nesse sentido, verificou-se se havia relação de significância entre as respostas obtidas sobre o valor dos bilhetes para os eventos e a faculdade frequentada, a faixa etária, o género e a nacionalidade dos inquiridos. Procurou-se, ainda, verificar se havia uma associação (estatisticamente significativa) entre o número de presenças em eventos culturais e o género dos inquiridos e se o preço era uma condicionante para algum destes eventos. Também se procurou verificar se a idade era fator relevante no número de estudantes da Universidade do Porto (UP) que frequentava os eventos. A deslocação também foi um fator analisado para perceber se seria influente na frequência com que os inquiridos iam aos eventos. Por último, comparou-se os dados obtidos com dados retirados de artigos do Instituto Nacional de Estatística. Para o estudo foi selecionada uma amostra de 100 pessoas entre os 17 e os 28 anos de idade e que pertencessem a instituições da Universidade do Porto (UP). Por uma questão de tempo decidiu-se optar por distribuir os inquéritos apenas nas seguintes faculdades da UP: Faculdade de Belas Artes, Faculdade de Ciências, Faculdade de Engenharia e Faculdade de Letras. Por cada instituição foram distribuídos 25 questionários anónimos e confidenciais, sendo este o único método de recolha de dados utilizado neste estudo. Após análise de resultados verificou-se que apenas havia relevância na relação entre a faculdade frequentada pelos inquiridos e a frequência com que estes iam aos eventos culturais em causa quando se tratava de Exposições de arte, sendo a Faculdade de Belas Artes a que mais vezes frequenta estes eventos. Relativamente às razões, verificou-se que os estudantes que mais frequentam as Exposições de arte fazem-no para estudo e porque um(a) amigo(a) participa. Também foi possível verificar que, quando o nome do artista do evento tem reconhecimento, os alunos da Faculdade de Belas Artes sairiam da sua área de residência para ir assistir a Exposições de arte. Foi possível, também, verificar que os alunos da Faculdade de Belas Artes têm tendência a concordar com o preço praticado nas Exposições de arte.

3 2 Palavras-chave Cultura; ciências sociais; eventos culturais; cinema; concertos; teatro; exposições de arte; estatísticas; investigação; ensino superior; crise económica; Universidade do Porto; Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; SPSS.

4 3 Introdução Cultura são todas as formas de vida e de expressão de uma determinada sociedade. O sentido de cultura é muito abrangente, é uma invenção ou, no mínimo, uma construção e artefacto histórico (MIRANDA, 2002, p. 58), pois pode ser considerado como tudo aquilo que o Homem, através da sua racionalidade, consegue executar. Por outras palavras, o Homem produz cultura tão «naturalmente» como as abelhas produzem o mel ou as aranhas as suas teias (MIRANDA, p. 58). Dessa forma, todos os povos e sociedades possuem a sua cultura, por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são transmitidos das gerações passadas para as futuras. Há um sentido universal na cultura e a forma contemporânea dessa «universalidade» fundamenta-se na capacidade que a mesma tem de atravessar todas as «esferas» ou «domínios» da experiência, mas também todos os seus componentes últimos, como sejam o espaço e o tempo, o sujeito e o objeto, traduzindo-os numa linguagem comum (MIRANDA, p. 205). No fundo, cultura é tudo aquilo que por nós passa e que em nós fica e, como tal, absorver cultura é ter abertura para aprender e conhecer cada vez mais. A cultura pode ser subjetiva e adquire-se através da educação das nossas capacidades intelectuais, isto é, a formação do Homem enquanto Homem. A cultura dita objetiva, por seu turno, desenvolve-se através da música, do teatro, do cinema, da Internet, dos museus, tudo aquilo que não é, que não pertence ao nosso património genético. São os eventos culturais, importantes motores de dinamização, que ajudam a impulsionar as localidades onde se desenvolvem (RAMOS, 2010, p. 4). Mas o que é um evento cultural? Segundo Chantepie (2009), citado por Felicidade Ramos (2010, p. 20): um evento cultural resulta do encontro de um determinado público com a criação artística, num tempo e lugar específicos, definição que abrange a cultura objetiva nos quais se incluem os eventos cinema, exposições de arte, teatro e concertos. É possível, por conseguinte, dizer que há uma multiplicidade de atividades culturais (RAMOS, p. 6), o que nos permite dividir as atividades culturais em quatro grandes categorias, de acordo com Felicidade Ramos (2010): as indústrias culturais (onde se incluem o audiovisual, o livro, o disco e a multimédia), a cultura institucional (dependente de apoios públicos), a cultura popular assente nas sociabilidades urbanas (eventos associados a expressões de cultura popular) e, por último, a salvaguarda do património e da identidade histórico-cultural de cada território (aqui se enquadram todos os aspetos relacionados com o património edificado, mas

5 4 também no que respeita à designada memória coletiva) (RAMOS, p. 6). Podemos, assim, afirmar que tudo o que é do nosso património sociológico é tido como cultura, o que faz com que cada um de nós contribua, direta ou indiretamente, para a cultura sociológica. Uma vez que todos contribuímos para a cultura objetiva, o nosso trabalho visa averiguar de que forma a mesma é preponderante no dia a dia dos estudantes universitários, procurando perceber, das quatro faculdades inquiridas, qual a que mais frequenta eventos culturais e em que circunstâncias isso acontece. Através da elaboração de questionários que foram passados a alunos de quatro faculdades da Universidade do Porto, procuramos obter uma resposta generalizada sobre o interesse por eventos culturais que os estudantes da Universidade do Porto têm. Deparamo-nos com algumas hipóteses que são respondidas na discussão de resultados: o preço que se costuma praticar por estes eventos é relevante para que os estudantes atendam mais a um determinado tipo de evento? Será a idade dos inquiridos dado relevante para que se interessem mais por um evento do que outro? As mulheres têm maior interesse por eventos de cariz cultural do que os homens? Todas estas hipóteses são colocadas neste trabalho e, posteriormente, respondidas após análise de resultados. Serão, ainda, comparados os dados obtidos com os dados retirados de artigos disponíveis de consultar no site do Instituto Nacional de Estatística, para que se possam retiram ilações acerca dos resultados obtidos.

6 5 Metodologia Participantes A amostra continha pessoas do sexo masculino e feminino, entre os 17 e os 28 anos de idade, atualmente (2013) alunos da Universidade do Porto, distribuídos de forma aleatória pelas faculdades de Engenharia, de Ciências, de Letras e de Belas Artes. É uma amostra com um total de 100 participantes, divididos de forma homogénea pelas quatro faculdades, num total de 25 participantes por faculdade. Da totalidade da nossa amostra 54 eram do sexo feminino (54%) e 46 eram do sexo masculino (46%). Esta amostra era aleatória e estratificada e encontrava-se bem distribuída, uma vez que, por cada faculdade, foram distribuídos 25 questionários de uma forma aleatória para que cada indivíduo do caso de estudo tivesse a mesma probabilidade de integrar a amostra. Verificou-se, também, que a grande maioria dos inquiridos se encontravam na faixa etária dos 17 aos 20 anos (76%), sendo os restantes distribuídos da seguinte forma: 19 inquiridos na faixa etária dos 21 aos 24 anos (19%) e 5 inquiridos na faixa etária dos 25 aos 28 anos (5%). Ainda relativamente a amostra, de referir que se verificaram cinco nacionalidades distintas entre os inquiridos: nacionalidade portuguesa que representava a maioria dos inquiridos (96%) nacionalidade brasileira (2%), nacionalidade alemã (1%) e nacionalidade sul-africana (1%).

7 6 Material e Instrumentos Para a obtenção de dados foi utilizada a técnica de inquérito por questionário, método vantajoso para a obtenção rápida de respostas sem que seja necessário um contacto direto com os questionados. Ao utilizar este método conseguíamos uma maior amostra e rapidez na angariação e tratamento de dados, ao mesmo tempo que obtínhamos informação unicamente pertinente. Neste caso existiu contacto direto com os inquiridos, apenas para verificarmos as reações dos questionados ao inquérito e, deste modo, podermos tirar possíveis dúvidas que fossem surgindo durante a resposta aos mesmos. Foi utilizado, para tratamento de dados, o programa informático de análise estatística Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) (pacote estatístico para as ciências sociais) a partir do qual verificamos a pertinência das hipóteses e o dos objetivos formulados para este trabalho e retiramos algumas conclusões para a elaboração do relatório.

8 7 Procedimento O grupo de trabalho subdividiu-se em dois para se proceder à distribuição dos inquéritos pelas faculdades, sendo que cada subgrupo ficou encarregue de distribuir os inquéritos por duas faculdades. Os inquéritos foram distribuídos, pessoalmente, aos questionados sem que se procurasse obter números equivalentes de inquiridos do sexo feminino e do sexo masculino. Cada subgrupo distribuiu um total de 50 questionários, 25 por faculdade. Enquanto um subgrupo fez a distribuição pela Faculdade de Letras e pela Faculdade de Engenharia, o outro subgrupo distribuiu 25 inquéritos na Faculdade de Ciências e 25 inquéritos na Faculdade de Belas Artes. Assim que se obtiveram 25 questionários completamente preenchidos em cada faculdade, estes foram reunidos e procedeu-se a uma organização dos mesmos. Foram agrupados por faculdades e, posteriormente, todos numerados até perfazerem o número total da amostra, certificando-se que os dados de todos os inquéritos fossem devidamente inseridos. Por último, o grupo acedeu ao programa de análise estatística SPSS para criar uma base de dados que permitisse a análise correta dos dados recolhidos a partir dos inquéritos. Assim que a base de dados foi criada procedeu-se à análise da significância das hipóteses formuladas, bem como à análise de relações entre variáveis dependentes e variáveis independentes que ajudassem ao principal objetivo do trabalho.

9 8 Resultados Após se proceder à criação da base de dados em SPSS e se efetuarem as análises estatísticas pretendidas, obtiveram-se respostas aos objetivos traçados no início da realização do trabalho, bem como às hipóteses formuladas. Nesse sentido, e respondendo aos objetivos propostos para o trabalho, verificouse que existe uma associação (estatisticamente significativa) entre a faculdade frequentada pelos inquiridos e a frequência com que estes vão a Exposições de arte (X 2 (15)=37,647, p=0,001). Em relação às restantes variáveis (Teatro, Concertos e Cinema) não se encontraram associações significativas. A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto foi a instituição em que se verificou ser maior a frequência com que os estudantes frequentam Exposições de arte. Para perceber o porquê desta relevância se limitar apenas às Exposições de arte foi analisado se seria estatisticamente significante a relevância entre a faculdade frequentada pelos inquiridos e a opinião dos inquiridos sobre o preço dos bilhetes para os eventos culturais em causa. Passou-se, então, à variável opinião sobre o preço dos bilhetes e verificou-se que, quando o evento cultural era Exposições de arte, a média das respostas para a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) (M=3,40, DP=1,080) era significativamente diferente da média das respostas das restantes faculdades, nomeadamente, Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) (M=3,04, DP=0,889), Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) (M=2,60, DP=1,118) e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) (M=3,16, DP=0,473) (F=3,277, p=0,024). Posteriormente, foi verificada a significância entre a faculdade frequentada e a questão 5) alínea b), relativa à forma como é adquirida entrada para estes eventos. Verificou-se que quando o evento era Teatro havia uma associação estatisticamente significativa entre a faculdade que os questionados frequentavam e a opção de resposta compra bilhete tendo-se obtido maior número de seleções desta opção de resposta por parte da FBAUP (X 2 (3)=17,276, p=0,001). O mesmo não se sucedia para a mesma opção compra bilhete relativa aos outros eventos. Também para a opção de resposta oferecem-lhe bilhete se verificou uma associação (estatisticamente significante) entre a faculdade frequentada e opção de resposta para o evento Teatro (X 2 (3)=11,850, p=0,008), sendo a FLUP a que registou maior número respostas positivas para esta seleção de resposta. Mais uma vez não se

10 9 verificou significância para a mesma preferência de resposta relativamente aos outros eventos. Ainda na alínea b) da questão 5) e para a última opção de resposta vai porque a entrada é gratuita não se verificaram quaisquer associações estatisticamente significativas entre a faculdade frequentada e a preferência de resposta. Confirmou-se que, quando as variáveis eram faculdade e a questão 5) alínea c) e as preferências de resposta eram para estudo e porque um(a) amigo(a) participa relativamente às Exposições de arte havia uma associação (estatisticamente significativa) - (X 2 (15)=37,647, p=0,001) e (X 2 (3)=13,621, p=0,003), respetivamente. Atendendo a isso, as faculdades em que o número de respostas positivas foi maior, para as seleções de resposta já referidas, foi a FBAUP, para ambas as opções de resposta. Relativamente aos restantes eventos não se verificaram relevâncias para qualquer das preferências de resposta. Contudo, de salientar que, para Concertos não se verificou qualquer resposta positiva para a opção de resposta para estudo. Posteriormente, procurou-se perceber se haveria alguma associação (estatisticamente significativa) entre a faculdade que os inquiridos frequentavam e a questão 5) alínea d). Não se verificando qualquer relevância, procurou-se perceber se a existência de um artista de renome no evento teria influência na possibilidade de deslocação. No caso do evento cultural Teatro verificou-se que havia relevância (X 2 (3)=11,218, p=0,011), assim como quando o evento cultural era Exposições de arte, também se verificou relevância (X 2 (3)=16,767, p=0,001). Mais uma vez, e para os dois eventos em que se verificou essa relevância, a FBAUP foi a faculdade em que se registaram mais respostas positivas. O género dos inquiridos e a sua idade influenciaram as respostas obtidas? Para responder a esta pergunta começou por se verificar se haveria relevância entre o género dos questionados e a frequência com que estes iam aos eventos culturais em questão. Apenas para Cinema foi possível encontrar uma associação (estatisticamente significativa) entre o sexo e a questão 5) alínea a) (X 2 (4 =11,888, p=0,018), registando- -se mais presenças de inquiridos do sexo feminino (45%) do que do sexo masculino (29%) nos eventos. Em relação aos restantes eventos não se verificaram quaisquer relevâncias. Na questão 5) alínea b) verificou-se uma associação (estatisticamente significativa) entre o sexo dos inquiridos e o tipo de bilhetes adquiridos para os eventos.

11 10 Essa associação foi encontrada apenas para Teatro, mas para todas as opções de resposta: compra bilhete (X 2 (1) =13,890, p=0,000) onde se verificou mais seleções desta hipótese de resposta por parte do público feminino; oferecem-lhe bilhete (X 2 (1)=5,315, p=0,021) sendo que o público masculino foi o que mais escolheu esta opção de resposta; e vai porque a entrada é gratuita (X 2 (1)=8,213, p=0,004) verificando-se, novamente, maior seleção desta hipótese por parte dos inquiridos do sexo masculino. Relativamente aos restantes eventos culturais em questão Concertos, Exposições de arte e Cinema o programa SPSS não apresentou qualquer valor significativo para a relação entre sexo dos inquiridos e as opções de resposta para a questão 5) alínea b). O sexo dos inquiridos foi comparado com a razão que levava os inquiridos a ir aos eventos culturais em questão, neste caso a razão prendia-se com o motivo pelo qual os estudantes da Universidade do Porto (UP) iam aos eventos se por entretenimento, para estudo ou porque um(a) amigo(a) participa. Confirmou-se uma hipótese que havia sido formulada, o Teatro recebeu mais público feminino quando por entretenimento (45%) (X 2 (1)=15,717, p=0,000) e mais público masculino quando um(a) amigo(a) participa (19%) (X 2 (1)=6,264, p=0,012). Nos restantes eventos culturais a hipótese formulada não apresentou qualquer relevância. Não se verificando qualquer associação entre o género dos inquiridos e a preferência onde frequentavam os eventos (questão 5) alínea d)), foi-se verificar se, caso estivesse envolvido um artista de renome havia uma relevância questão 5) alínea e). O resultado da análise demonstrou que havia uma associação (estatisticamente significativa) quando o evento cultural era Teatro (X 2 (1)=15,872, p=0,000), observandose maior número de respostas positivas por parte do público feminino. Para os restantes eventos em estudo não se verificou qualquer associação entre as duas variáveis. Por último, envolvendo a variável independente género, foi-se verificar se havia relevância com as opiniões dos inquiridos acerca dos preços dos bilhetes para os eventos, mas não se encontrou qualquer associação (estatisticamente significativa).

12 11 Após analisar a relevância da faculdade frequentada e do género dos inquiridos com as respostas obtidas, foi-se verificar se a idade faixa etária teria alguma relevância. Consequentemente, foi encontrada uma associação (significante estatisticamente) entre a idade dos inquiridos e a frequência com que estes iam a Teatro (X 2 (8)=25,148, p=0,001) e a Exposições de arte (X 2 (10)=20,797, p=0,023). O mesmo não se sucedeu quando a comparação foi feita entre a idade dos questionados e a questão 5) alínea b) referente ao tipo de bilhetes adquiridos não se tendo verificado qualquer associação. Prosseguiu-se com a análise, verificando-se se a idade teria uma relação com a razão que levava os inquiridos a frequentar estes eventos questão 5) alínea c). Quando se tratava de Concertos havia uma associação com as preferências de resposta por entretenimento (X 2 (2)=17,229, p=0,000) e porque um(a) amigo(a) participa (X 2 (2)=8,541, p=0,014). No caso da opção de resposta para estudo não se verificaram quaisquer respostas para Concertos. Relativamente à localização dos eventos em comparação com a idade, verificou- -se que havia uma associação entre o sítio em que se realizam os eventos questão 5) alínea d) para eventos culturais, mas apenas no caso de o evento ser Cinema (X 2 (4)=11,977, p=0,018). Procurou-se, então, saber se haveria alguma relevância entre as variáveis idade e a presença de um artista com maior estatuto de reconhecimento faria os inquiridos deslocar-se para fora da sua área de residência, no entanto, não se encontrou qualquer relevância. Assim, foi-se procurar se a relevância entre a idade dos inquiridos e as respostas à questão 5) alínea f) se verificava, mas a resposta foi negativa para todos os eventos culturais em questão. Seguidamente, procurou verificar-se a influência do fator deslocação na frequência com que os inquiridos atendiam a estes eventos culturais. Quando a pergunta era feita relativamente à preferência de estes eventos ocorrerem dentro ou fora da zona de residência dos inquiridos, ou se lhes era indiferente, não se verificou qualquer relevância com a frequência com que iam aos eventos. No entanto, confirmou-se a suspeita de que a existência de um artista de renome na presença dos eventos culturais influenciava a frequência com que os inquiridos iam aos eventos, verificando-se uma associação (estatisticamente significativa) no caso das exposições de arte (X 2 (5)=13,961, p=0,016) e dos concertos (X 2 (3)=12,648, p=0,005).

13 12 Por último, verificou-se a relação entre o número de pessoas que frequentam estes eventos e a opinião sobre os preços praticados nos eventos culturais em causa e, no caso das Exposições de arte, verificou-se que a média das respostas (M=3,05, DP=0,957) era significativamente diferente da média das respostas dos restantes tipos de eventos culturais, nomeadamente, Teatro (M=3,10, DP=0,937), Concertos (M=2,68, DP=1,043) e Cinema (M=2,05, DP=1,104) (F=2,572, p=0,032).

14 13 Discussão de resultados Com a realização deste estudo foi possível perceber que a Faculdade de Belas Artes é a que mais se interessa com Exposições de arte, uma vez que foi a que mais presenciou esses eventos, a que mais recetividade mostrou para se deslocar para fora da sua área de residência com vista a ir observar Exposições de arte de artistas conceituados e a que mais concordou com o preço dos ingressos para este tipo de eventos. Verificou-se, também, que aproximadamente 50% dos inquiridos de todas as faculdades questionadas procura assistir a eventos culturais pelo menos uma vez por mês. Também foi possível apurar que, quando um artista musical conceituado atua em Portugal, os estudantes da Universidade do Porto tendem a comprar ingresso para ir ao concerto, independentemente de ser na sua área de residência ou não, dado que 96% dos inquiridos respondeu afirmativamente a essa possibilidade. Este trabalho permitiu verificar que a grande maioria dos estudantes da Universidade do Porto compra bilhete para os eventos, exceto quando o evento em questão é uma exposição de arte, evento em que tanto adquirem bilhete, como vão devido à gratuidade do mesmo. Com este trabalho também se conseguiu mostrar a opinião dos estudantes da Universidade do Porto relativamente aos preços dos bilhetes em função das vezes em que frequentavam os eventos culturais em questão. Assim, verificou-se que, para Teatro e Exposições de arte, os inquiridos não concordavam nem discordavam, no entanto, para Concertos e Cinema, os estudantes consideravam que o preço praticado não era justo, discordando com os mesmos. Também a nível do género dos inquiridos foi possível obter algumas respostas. Verificou-se que estudantes do sexo feminino da Universidade do Porto frequentam mais os eventos culturais, sendo, inclusive, os estudantes do sexo feminino os que mais abertura teriam para se deslocarem para fora da sua área de residência para assistir a peças de Teatro. Contudo, no que toca a Concertos ambos os géneros mostraram grande apetência (96% disseram que sim e apenas 4% responderam negativamente) para se deslocarem para fora da sua área de residência quando o artista envolvido era muito conhecido. Finalmente, quando a questão se referia ao preço dos bilhetes verificou-se que, para Teatro e Exposições de arte, o sexo feminino tende a concordar mais com os preços praticados do que o sexo masculino. No entanto, quando os eventos são

15 14 Concertos e Cinema, as alunas da Universidade do Porto discordam mais do que os estudantes do sexo masculino no preço que é praticado para estes eventos. Por fim, relativamente às faixas etárias e aos preços praticados pelas bilheteiras destes eventos, é possível afirmar que os estudantes da Universidade do Porto entre os 21 e os 24 anos tendem a concordar mais com os preços praticantes do que os estudantes das restantes faixas etárias dos 17 aos 20 anos e dos 25 aos 28 anos exceto quando o evento em questão é Cinema. Nesse caso particular são a faixa etária que mais discorda com os preços praticados. O questionário apresentou uma falha, algo que só quando se distribuía os questionários e, posteriormente, ao criar-se a base de dados em SPSS foi notado. A falha verificou-se nas hipóteses de resposta da questão 5) alínea a), na qual não foi disponibilizada a hipótese não frequenta, assim como algumas opções de resposta não são as mais indicadas, dado que opções como uma vez por ano ou duas a três vezes por ano deveriam ter sido incluídas em prol de outras. O facto de não existir a opção não frequenta pode ter comprometido a sinceridade de algumas respostas, contudo, durante a distribuição dos inquéritos, e após os primeiros questionados terem alertado para essa falha, foi pedido aos estudantes que, no caso de não frequentarem os eventos em questão deixarem essa opção de resposta em branco, pelo que não consideramos que os resultados finais fossem completamente diferentes dos obtidos. Ainda de salientar que, face aos dados retirados do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes às estatísticas da cultura relativas ao ano de 2011, os resultados obtidos vão de encontro com o que tem sido a tendência patente nesses artigos. Por exemplo, relativamente ao Cinema, verificou-se que os estudantes da Universidade do Porto não estão de acordo com os preços que são praticados nesse tipo de eventos culturais, e, segundo dados do INE, face ao ano anterior (2010), realizaram- -se mais 362 sessões mas verificaram-se decréscimos de 5,2% nos/as espectadores/as e de 2,9% nas receitas de bilheteira. Não foi só para Cinema que foi possível corroborar os valores obtidos através do inquérito com os valores presentes nos artigos do INE. No que respeita os Concertos, verificou-se que os estudantes da Universidade do Porto mostravam recetividade para sair da sua zona de residência se o músico em questão fosse bastante conceituado por exemplo, um artista internacional algo que é corroborado com o que é dito no artigo do INE relativo às estatísticas da cultura do ano

16 , quando diz que de todas as modalidades de espetáculos, o teatro foi aquela que continuou a ter maior número de sessões (47,1% do total), mas foram as modalidades de música que registaram maior número de espectadores/as (4,1 milhões).

17 16 Conclusões Foi possível concluir que os alunos da Faculdade de Belas Artes (FBAUP) vão mais a eventos culturais, especialmente quando os eventos em questão são exposições de arte. No caso das exposições de arte, em particular, frequentam-nas para estudo e/ou porque um(a) amigo(a) participa, sendo que, nos casos em que há um nome com reconhecimento nos eventos, mostram-se recetivos a sair da sua área de residência para assistir a exposições de arte. É possível afirmar que os alunos que frequentam as exposições de arte tendem a concordar com os seus preços de bilheteira. Da mesma forma, é possível afirmar que a presença de um artista de renome em exposições de arte e concertos representa motivo suficiente para que os alunos da Universidade do Porto (UP) se desloquem para fora da sua área de residência por forma a assistirem aos eventos em causa. Este estudo também permitiu concluir que, dos estudantes inquiridos da Universidade do Porto, são os do sexo feminino que mais frequentam eventos culturais, em especial cinema. São, também, os estudantes do sexo feminino que mais frequentam teatro e exposições de arte, ambos por entretenimento, sendo que, quando frequentam teatro, são o género que mais compra bilhete. Ao contrário do que acontece com os estudantes do sexo masculino, os quais se deslocam mais ao teatro porque um(a) amigo(a) participa e quando lhes oferecem bilhete ou a entrada é gratuita. A nível de faixa etária dos inquiridos, verificou-se que, no que toca às razões pelas quais frequentam os eventos culturais, apenas podemos falar com certeza sobre as razões que levam os inquiridos a frequentar concertos em função da idade. Assim, é possível afirmar que os inquiridos da Universidade do Porto (UP) com idades compreendidas entre os 17 e os 24 anos vão a concertos, principalmente, por entretenimento, algo que, na faixa etária dos 25 aos 28 anos não se verifica. No entanto, se a razão que leva os inquiridos da UP a frequentar concertos é porque um(a) amigo(a) participa, é na faixa etária dos 25 aos 28 anos que se verificaram mais respostas positivas, não só em relação ao número total de inquiridos com essa faixa etária, como em relação às restantes faixas etárias. Em suma, este estudo permitiu concluir que de todos os estudantes da Universidade do Porto que frequentam eventos culturais, são os do sexo feminino, entre os 17 e os 20 anos e da Faculdade de Belas Artes os que o fazem com mais frequência.

18 17 Referências Bibliográficas MIRANDA, José A. Bragança de - Capítulo II: O que é a cultura?. In Miranda, José A. Bragança Teoria da Cultura. Lisboa: Edições Século XXI, ISBN Página 58. MIRANDA, José A. Bragança de - Capítulo IV: Cartografia Breve da Cultura Contemporânea. In Miranda, José A. Bragança Teoria da Cultura. Lisboa: Edições Século XXI, ISBN Página 205. RAMOS, Felicidade Conceição Vieira Capítulo 2: Políticas Culturais. Estratégias e Articulações. In Ramos, Felicidade Conceição Vieira Eventos Culturais e Cidades: o caso específico do Curtas Vila do Conde. Porto: Edição de Autor, Páginas 4 a 6. RAMOS, Felicidade Conceição Vieira Capítulo 3: Eventos Culturais. O caso específico dos festivais de cinema. In Ramos, Felicidade Conceição Vieira Eventos Culturais e Cidades: o caso específico do Curtas Vila do Conde. Porto: Edição de Autor, Página 20. INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA Capítulo 1: Análise de Resultados. In Instituto Nacional de Estatística Estatísticas da Cultura Lisboa: Instituto Nacional de Estatística, I.P., Páginas 21 a 28. INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA Capítulo 2: Quadro Resumo. In Instituto Nacional de Estatística Estatísticas da Cultura Lisboa: Instituto Nacional de Estatística, I.P., Páginas 37 a 39.

19 Anexo I - Inquérito Somos um grupo de alunos do 1º ano da Licenciatura em Ciência da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e estamos a realizar um questionário para estudar os hábitos de consumo de cultura por parte dos estudantes da Universidade do Porto. Este trabalho insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Metodologia da Investigação. Para este trabalho vamos considerar apenas os seguintes eventos culturais: concertos, peças de teatro, exposições de arte e cinema. Estes questionários são anónimos e confidenciais, sendo os dados recolhidos utilizados única e exclusivamente para o estudo em questão. Agradecemos a sua colaboração. 1. Sexo: Masculino: Feminino: 2. Idade: 17 a 20 anos: 21 a 24 anos: 25 a 28 anos: 3. Nacionalidade: 4. Faculdade que frequenta: Faculdade de Letras da UP. Faculdade de Engenharia da UP. Faculdade de Ciências da UP. Faculdade de Belas Artes da UP. 5. Assinale com um X a resposta que pretende para cada evento, por favor. a. Dos eventos referidos na introdução do questionário indique, por favor, com que frequência costuma ir: Teatro Concertos Exposições de arte Cinema Menos de duas vezes por semana. Duas a três vezes por semana. Uma vez por mês. Duas a três vezes por mês. Mais de quatro vezes por mês.

20 b. Quando frequenta esses eventos: Teatro Concertos Compra bilhete. Oferecem-lhe bilhete. Vai porque a entrada é gratuita. Exposições de arte Cinema c. Vai a estes eventos: Teatro Concertos Por entretenimento. Para estudo. Porque um(a) amigo(a) participa. Exposições de arte Cinema d. Quando frequenta estes eventos prefere ir: Teatro Concertos Dentro da sua área de residência. Fora da sua área de residência. É indiferente. Exposições de arte Cinema

21 e. Deslocar-se-ia para fora da sua área de residência para ir a um destes eventos se o(s) artista(s) em questão fosse(m) muito conhecido(s)? Teatro Concerto Exposições de arte Cinema Sim. Não. Teatro Concertos Exposições de arte Cinema f. Concorda com o preço dos bilhetes para estes eventos, em que: 1 discordo plenamente, 3 nem concordo nem discordo, 5 concordo plenamente

O consumo de conteúdos noticiosos dos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

O consumo de conteúdos noticiosos dos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia O consumo de conteúdos noticiosos dos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Metodologia da Investigaça

Leia mais

Mobilidade na FEUP Deslocamento Vertical

Mobilidade na FEUP Deslocamento Vertical Mobilidade na FEUP Deslocamento Vertical Relatório Grupo 515: Carolina Correia Elder Vintena Francisco Martins Salvador Costa Sara Palhares 2 Índice Introdução...4 Objectivos...5 Método...6 Dados Obtidos...7

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Múltiplos Estágios processo com três estágios Inquérito de Satisfação Fase II

Múltiplos Estágios processo com três estágios Inquérito de Satisfação Fase II O seguinte exercício contempla um processo com três estágios. Baseia-se no Inquérito de Satisfação Fase II, sendo, por isso, essencial compreender primeiro o problema antes de começar o tutorial. 1 1.

Leia mais

AS DESIGUALDADES DE REMUNERAÇÕES ENTRE HOMENS E MULHERES AUMENTAM COM O AUMENTO DO NIVEL DE ESCOLARIDADE E DE QUALIFICAÇÃO DAS MULHERES

AS DESIGUALDADES DE REMUNERAÇÕES ENTRE HOMENS E MULHERES AUMENTAM COM O AUMENTO DO NIVEL DE ESCOLARIDADE E DE QUALIFICAÇÃO DAS MULHERES Desigualdades graves entre Homens e Mulheres com escolaridade e qualificação elevadas Pág. 1 AS DESIGUALDADES DE REMUNERAÇÕES ENTRE HOMENS E MULHERES AUMENTAM COM O AUMENTO DO NIVEL DE ESCOLARIDADE E DE

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano 24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano Mariana Tavares Colégio Camões, Rio Tinto João Pedro da Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências

Leia mais

3.2 Descrição e aplicação do instrumento de avaliação

3.2 Descrição e aplicação do instrumento de avaliação Após uma revisão literária dos vários autores que se debruçaram sobre a temática do nosso estudo, passamos a apresentar os procedimentos metodológicos adoptados no presente estudo. Neste capítulo apresentamos

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO E DESIGN MULTIMÉDIA

AVALIAÇÃO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO E DESIGN MULTIMÉDIA AVALIAÇÃO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO E DESIGN MULTIMÉDIA Outubro 2009 ÍNDICE 1. Introdução 3 2. População e Amostra 3 3. Apresentação de Resultados 4 3.1. Opinião dos alunos de Comunicação e Design Multimédia

Leia mais

memmolde Norte: uma contribuição para a salvaguarda da memória colectiva da indústria de moldes do Norte de Portugal

memmolde Norte: uma contribuição para a salvaguarda da memória colectiva da indústria de moldes do Norte de Portugal memmolde Norte: uma contribuição para a salvaguarda da memória colectiva da indústria de moldes do Norte de Portugal Nuno Gomes Cefamol Associação Nacional da Indústria de Moldes MEMMOLDE NORTE As rápidas

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CURSO DE TURISMO

AVALIAÇÃO DO CURSO DE TURISMO AVALIAÇÃO DO CURSO DE TURISMO Outubro 2009 ÍNDICE 1. Introdução 3 2. População e Amostra 3 3. Apresentação de Resultados 4 3.1. Opinião dos alunos de Turismo sobre a ESEC 4 3.2. Opinião dos alunos sobre

Leia mais

4. CONCLUSÕES. 4.1 - Principais conclusões.

4. CONCLUSÕES. 4.1 - Principais conclusões. 4. CONCLUSÕES Neste último Capítulo da nossa investigação iremos apresentar as principais conclusões deste estudo, como também as suas limitações e sugestões para futuras investigações. 4.1 - Principais

Leia mais

Inquérito de Empregabilidade

Inquérito de Empregabilidade Inquérito de Empregabilidade / Qual a situação face ao emprego dos nossos diplomados do ano letivo 2012/2013? Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Índice I. O que é o Relatório de Empregabilidade...2

Leia mais

Estudo sobre os diplomados pelo ISCTE-IUL. Perspectiva das Entidades Empregadoras

Estudo sobre os diplomados pelo ISCTE-IUL. Perspectiva das Entidades Empregadoras Estudo sobre os diplomados pelo ISCTE-IUL Perspectiva das Entidades Empregadoras Julho 2011 Ficha Técnica ISCTE Instituto Universitário de Lisboa Edição Gabinete de Estudos, Avaliação, Planeamento e Qualidade

Leia mais

INQUÉRITO REALIZADO A ALUNOS LABORATÓRIO DE CÁLCULO. Trabalho realizado por Lucília Rodrigues Macedo

INQUÉRITO REALIZADO A ALUNOS LABORATÓRIO DE CÁLCULO. Trabalho realizado por Lucília Rodrigues Macedo INQUÉRITO REALIZADO A ALUNOS LABORATÓRIO DE CÁLCULO 2010 Trabalho realizado por Lucília Rodrigues Macedo ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. METODOLOGIA... 3 3. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS... 4 1. RESULTADOS

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

!"#$% #!$%&'()(*!#'+,&'(-.%'(.*!/'0.',1!,)2-(34%5! 6,-'%0%7.(!,!#'%8(34%! &#'(%)*%+,-.%

!#$% #!$%&'()(*!#'+,&'(-.%'(.*!/'0.',1!,)2-(34%5! 6,-'%0%7.(!,!#'%8(34%! &#'(%)*%+,-.% !"#$% #!$%&'()(*!#'+,&'(-.%'(.*!/'0.',1!,)2-(34%5! 6,-'%0%7.(!,!#'%8(34%! &#'(%)*%+,-.%! https://sites.google.com/site/grupouabpeti/ ISBN: 978-972-674-744-4! "! DIRETORES DE CURSO: PERSPETIVAS E CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

Resultados dos inquéritos aos novos alunos da ESCS

Resultados dos inquéritos aos novos alunos da ESCS Resultados dos inquéritos aos novos alunos da ESCS No prosseguimento da política de qualidade da ESCS, foram realizados, no início do ano lectivo 2011/2012 e à semelhança do que aconteceu no ano anterior,

Leia mais

Alguns exemplos de problemas resolvidos

Alguns exemplos de problemas resolvidos Alguns exemplos de problemas resolvidos Partilhamos contigo alguns problemas e respetivas resoluções que selecionámos, para ilustrar todo este desafiante processo de resolução de problemas. Vais reparar

Leia mais

Cursos de Formação em Alternância na Banca Relatório de Follow-up 2010-2013 Lisboa e Porto

Cursos de Formação em Alternância na Banca Relatório de Follow-up 2010-2013 Lisboa e Porto Cursos de Formação em Alternância na Banca Relatório de Follow-up 2010-2013 Lisboa e Porto Outubro de 2015 Índice 1. Introdução... 3 2. Caraterização do Estudo... 4 3. Resultado Global dos Cursos de Lisboa

Leia mais

Regulamento e datas importantes da Categoria JÚNIOR 9º ano

Regulamento e datas importantes da Categoria JÚNIOR 9º ano Regulamento e datas importantes da Categoria JÚNIOR 9º ano Datas Importantes JÚNIOR 1º ELIMINATÓRIA (9º ano) 04-Fev-15 Envio testes e Folhas de Resposta por EMAIL ao Diretor do Agrupamento ou Director

Leia mais

REGULAMENTO. Objetivos Estratégicos do Concurso SITESTAR.PT:

REGULAMENTO. Objetivos Estratégicos do Concurso SITESTAR.PT: REGULAMENTO O Concurso SITESTAR.PT desafia os jovens portugueses, empreendedores e criativos a desenvolver websites e blogs originais com conteúdos em português e sob o domínio.pt. Os espaços digitais

Leia mais

ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA E EVOLUÇÃO DA CONSULTORIA RH EM PORTUGAL

ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA E EVOLUÇÃO DA CONSULTORIA RH EM PORTUGAL ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA E EVOLUÇÃO DA CONSULTORIA RH EM PORTUGAL Duarte Albuquerque Carreira, Coordenador editorial da revista Pessoal (da.carreira@moonmedia.info) João d Orey, Diretor Executivo da

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Escola E.B. 2,3 de Lousada. Opinião dos Directores de Turma sobre os documentos propostos para a avaliação dos alunos

Escola E.B. 2,3 de Lousada. Opinião dos Directores de Turma sobre os documentos propostos para a avaliação dos alunos Escola E.B. 2,3 de Lousada Opinião dos Directores de Turma sobre os documentos propostos para a avaliação dos alunos Maria do Céu Belarmino ceubelarmino@sapo.pt Rui Mesquita rui.jv.mesquita@sapo.pt Dezembro

Leia mais

www.pwc.pt Auditoria nos termos do Regulamento da Qualidade de Serviço Relatório resumo EDP Serviço Universal, S.A.

www.pwc.pt Auditoria nos termos do Regulamento da Qualidade de Serviço Relatório resumo EDP Serviço Universal, S.A. www.pwc.pt Auditoria nos termos do Regulamento da Qualidade de Serviço Relatório resumo EDP Serviço Universal, S.A. Janeiro 2014 Enquadramento A promoção da melhoria contínua da qualidade de serviço no

Leia mais

Inquéritos de Empregabilidade aplicados aos Diplomados

Inquéritos de Empregabilidade aplicados aos Diplomados Escola Superior de Educação de Almada Inquéritos de Empregabilidade aplicados aos Diplomados Ciclos de Estudo de Mestrado Apresentação de Resultados Departamento para a Garantia da Qualidade Fevereiro,

Leia mais

ESTRUTURA EMPRESARIAL NACIONAL 1995/98

ESTRUTURA EMPRESARIAL NACIONAL 1995/98 ESTRUTURA EMPRESARIAL NACIONAL 1995/98 NOTA METODOLÓGICA De acordo com a definição nacional, são pequenas e médias empresas aquelas que empregam menos de 500 trabalhadores, que apresentam um volume de

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR 2012/2013 Julho de 2013 www.mosteiroecavado.net eb23@mosteiroecavado.net Página 1 de 10 INTRODUÇÃO Durante o ano letivo 2012/2013,

Leia mais

Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar Domínio B. Leitura e Literacia QEE1: Questionário aos pais e encarregados de educação Amostragem 2012/2013

Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar Domínio B. Leitura e Literacia QEE1: Questionário aos pais e encarregados de educação Amostragem 2012/2013 Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar Domínio B. Leitura e Literacia QEE1: Questionário aos pais e encarregados de educação Amostragem 2012/2013 À comunidade leitora O presente questionário foi entregue

Leia mais

Necessita MISEREOR de Estudos de linhas de base? Um documento de informação para as organizações parceiras

Necessita MISEREOR de Estudos de linhas de base? Um documento de informação para as organizações parceiras Necessita MISEREOR de Estudos de linhas de base? Um documento de informação para as organizações Impressão Documento de informação: Autor: EQM, MISEREOR, em Janeiro de 2012 : Bischöfliches HIlfswerk MISEREOR

Leia mais

Rock In Rio - Lisboa

Rock In Rio - Lisboa Curso de Engenharia Informática Industrial Rock In Rio - Lisboa Elaborado por: Ano Lectivo: 2004/05 Tiago Costa N.º 4917 Turma: C Gustavo Graça Patrício N.º 4757 Turma: C Docente: Professora Maria Estalagem

Leia mais

Relatório de Monitorização Pedagógica

Relatório de Monitorização Pedagógica Relatório de Monitorização Pedagógica Inquérito aos Alunos do 1º Ciclo 2011/2012 1º Semestre Janeiro 2012 Ficha Técnica ISCTE Instituto Universitário de Lisboa Edição Gabinete de Estudos, Avaliação, Planeamento

Leia mais

AEC ALE LIGAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico

AEC ALE LIGAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2014/2015 AEC ALE LIGAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO Orientações Pedagógicas 1.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução A atividade de enriquecimento curricular,

Leia mais

Sistema de avaliação da tarefa 47 da fase 5

Sistema de avaliação da tarefa 47 da fase 5 Sistema de avaliação da tarefa 47 da fase 5 A Fase 5 da nossa Olimpíada mantém a forma de avaliação de 2014. O processo de avaliação será realizado por duas correções concomitantes: a já conhecida e consolidada

Leia mais

Classes sociais. Ainda são importantes no comportamento do consumidor? Joana Miguel Ferreira Ramos dos Reis; nº 209479 17-10-2010

Classes sociais. Ainda são importantes no comportamento do consumidor? Joana Miguel Ferreira Ramos dos Reis; nº 209479 17-10-2010 Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Ciências da Comunicação Pesquisa de Marketing Docente Raquel Ribeiro Classes sociais Ainda são importantes no comportamento

Leia mais

AEC ALE LIGAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico

AEC ALE LIGAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2015/2016 AEC ALE LIGAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO Orientações Pedagógicas 1.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução A atividade de enriquecimento curricular,

Leia mais

Estudos de Imagem e Notoriedade

Estudos de Imagem e Notoriedade Estudos de Imagem e Notoriedade 1- Enquadramento O Serviço: Relatórios Avaliação da Imagem e Notoriedade das organizações, bem como da força de marca e posicionamento face à concorrência. Para que Serve:

Leia mais

O ALOJAMENTO NO TERRITÓRIO DOURO ALLIANCE - EIXO URBANO DO DOURO

O ALOJAMENTO NO TERRITÓRIO DOURO ALLIANCE - EIXO URBANO DO DOURO O ALOJAMENTO NO TERRITÓRIO DOURO ALLIANCE - EIXO URBANO DO DOURO Vila Real, Março de 2012 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 4 CAPITULO I Distribuição do alojamento no Território Douro Alliance... 5 CAPITULO II Estrutura

Leia mais

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 18 a 22 de outubro, 2010 337 DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM

Leia mais

Agrupamento Vertical de Escolas de Salir Biblioteca Escolar 2008/2009. Como fazer um trabalho

Agrupamento Vertical de Escolas de Salir Biblioteca Escolar 2008/2009. Como fazer um trabalho Agrupamento Vertical de Escolas de Salir Biblioteca Escolar 2008/2009 Como fazer um trabalho Etapas na elaboração de um trabalho 1ª Etapa Penso sobre o tema 2ª Etapa Onde vou encontrar a informação? 3ª

Leia mais

BALANÇO SOCIAL 2014 Março de 2015

BALANÇO SOCIAL 2014 Março de 2015 BALANÇO SOCIAL 2014 Março de 2015 Índice Nota de apresentação... 3 Organograma da DREM... 4 1. Pessoal ao serviço por tipo de carreira e tipo de contratação, segundo o sexo... 5 2. Estrutura etária segundo

Leia mais

AVALIAÇÃO DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO BÁSICO

AVALIAÇÃO DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO BÁSICO AVALIAÇÃO DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO BÁSICO Outubro 2009 ÍNDICE 1. Introdução 3 2. População e Amostra 3 3. Apresentação de Resultados 4 3.1. Opinião dos alunos do Mestrado em Educação Musical

Leia mais

PET CULTURAL PET - ENGENHARIA DE ALIMENTOS - UFG

PET CULTURAL PET - ENGENHARIA DE ALIMENTOS - UFG PET CULTURAL PET - ENGENHARIA DE ALIMENTOS - UFG Gustavo Henrique Fernandes FARIA; Lorrayne Bezerra BORGES; Aline Cristina Milhomem VAZ; Mariana Zanatta BRUNO; Celso José de MOURA. Palavras-chave: cultura,

Leia mais

Investigação experimental

Investigação experimental Investigação experimental Aproximação positivista Experiências laboratoriais: identificação de relações exactas entre as variáveis escolhidas num ambiente controlado (laboratório) através do uso de técnicas

Leia mais

AULA. Natércia do Céu Andrade Pesqueira Menezes UNIVERSIDADE PORTUCALENSE. npmeneses@gmail.com. Doutora Sónia Rolland Sobral

AULA. Natércia do Céu Andrade Pesqueira Menezes UNIVERSIDADE PORTUCALENSE. npmeneses@gmail.com. Doutora Sónia Rolland Sobral MOTIVAÇÃO DE ALUNOS COM E SEM UTILIZAÇÃO DAS TIC EM SALA DE AULA Natércia do Céu Andrade Pesqueira Menezes UNIVERSIDADE PORTUCALENSE npmeneses@gmail.com Doutora Sónia Rolland Sobral UNIVERSIDADE PORTUCALENSE

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Como ensinar os porquês dos conceitos básicos da Matemática, visando a melhora do processo ensino e aprendizado

Mostra de Projetos 2011. Como ensinar os porquês dos conceitos básicos da Matemática, visando a melhora do processo ensino e aprendizado Mostra de Projetos 2011 Como ensinar os porquês dos conceitos básicos da Matemática, visando a melhora do processo ensino e aprendizado Mostra Local de: Paranavaí Categoria do projeto: II - Projetos finalizados

Leia mais

PREENCHIMENTO DO BOLETIM DE INSCRIÇÃO

PREENCHIMENTO DO BOLETIM DE INSCRIÇÃO PREENCHIMENTO DO BOLETIM DE INSCRIÇÃO O boletim de inscrição deve ser preenchido com esferográfica, azul ou preta, não conter rasuras e devem ser tidas em consideração as seguintes indicações: 1.1. Nome

Leia mais

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia.

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia. XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - Região Sul - Florianópolis - 28 de abril a 01 de maio de 2012 RESUMO OBSERVATÓRIO DE

Leia mais

A-3 Modelos de formulários para pesquisa com os trabalhadores sobre a exposição a sangue ou outros materiais biológicos no ambiente de trabalho

A-3 Modelos de formulários para pesquisa com os trabalhadores sobre a exposição a sangue ou outros materiais biológicos no ambiente de trabalho A-3 Modelos de formulários para pesquisa com os trabalhadores sobre a exposição a sangue ou outros materiais biológicos no ambiente de trabalho Esta pesquisa ajuda a avaliar os aspectos relativos à notificação

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Eduardo J. A. e SILVA 2 Camilla P. BRASILEIRO 3 Claudomilson F. BRAGA 4 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

Eduardo J. A. e SILVA 2 Camilla P. BRASILEIRO 3 Claudomilson F. BRAGA 4 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO Estudo da proporção e o nível de conhecimento dos alunos de graduação do período vespertino do Campus II da UFG sobre o Programa Coleta Seletiva Solidária 1 Eduardo J. A. e SILVA 2 Camilla P. BRASILEIRO

Leia mais

CAPÍTULO 5 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

CAPÍTULO 5 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS CAPÍTULO 5 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS Após a aplicação do instrumento de recolha de dados, torna-se necessário proceder à respectiva apresentação e análise dos mesmos, a fim de se poderem extrair

Leia mais

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul Projeto educativo A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul é um projeto educativo cujo principal objetivo é a integração ativa de estudantes do ensino secundário

Leia mais

BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS COMO FAZER UM TRABALHO DE PESQUISA

BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS COMO FAZER UM TRABALHO DE PESQUISA BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS COMO FAZER UM TRABALHO DE PESQUISA Se pesquisares sobre os temas das aulas, serás um aluno de sucesso que saberá aprender e continuará a aprender pela vida

Leia mais

Trabalhos Práticos. Programação II Curso: Engª Electrotécnica - Electrónica e Computadores

Trabalhos Práticos. Programação II Curso: Engª Electrotécnica - Electrónica e Computadores Trabalhos Práticos Programação II Curso: Engª Electrotécnica - Electrónica e Computadores 1. Objectivos 2. Calendarização 3. Normas 3.1 Relatório 3.2 Avaliação 4. Propostas Na disciplina de Programação

Leia mais

Programa de Promoção da Prática Desportiva Desenvolvimento da Atividade Interna. Enquadramento e Regulamento

Programa de Promoção da Prática Desportiva Desenvolvimento da Atividade Interna. Enquadramento e Regulamento Programa de Promoção da Prática Desportiva Desenvolvimento da Atividade Interna Enquadramento e Regulamento PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA PRÁTICA DESPORTIVA - DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE INTERNA Programa e

Leia mais

ANEXO 5 - Guia para o preenchimento do Questionário sobre património cultural imaterial

ANEXO 5 - Guia para o preenchimento do Questionário sobre património cultural imaterial ANEXO 5 - sobre património cultural imaterial Os campos assinalados com são de preenchimento obrigatório; Nos restantes campos preencha apenas o que souber; Se tiver dúvidas em alguma questão, assinale

Leia mais

O QUE É E COMO FUNCIONA O CREDIT SCORING PARTE I

O QUE É E COMO FUNCIONA O CREDIT SCORING PARTE I O QUE É E COMO FUNCIONA O CREDIT SCORING PARTE I! A utilização de escores na avaliação de crédito! Como montar um plano de amostragem para o credit scoring?! Como escolher as variáveis no modelo de credit

Leia mais

A INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E A SUA EVOLUÇÃO

A INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E A SUA EVOLUÇÃO A INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E A SUA EVOLUÇÃO Alexandre Homem de Cristo A ciência política cresceu e afirmou-se enquanto disciplina científica em Portugal, desde os anos 1990, sendo a face mais evidente

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO DE SALTO

CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO DE SALTO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO DE SALTO SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL E CIDADANIA PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SALTO www.cmisalto.com.br Pesquisa sobre a Frequência de Idosos em Grupos Em parceria

Leia mais

Cresce o numero de desempregados sem direito ao subsidio de desemprego Pág. 1

Cresce o numero de desempregados sem direito ao subsidio de desemprego Pág. 1 Cresce o numero de desempregados sem direito ao subsidio de desemprego Pág. 1 CRESCE O DESEMPREGO E O NUMERO DE DESEMPREGADOS SEM DIREITO A SUBSIDIO DE DESEMPREGO, E CONTINUAM A SER ELIMINADOS DOS FICHEIROS

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Exercícios Resolvidos sobre Amostragem

Exercícios Resolvidos sobre Amostragem Exercícios Resolvidos sobre Amostragem Observe agora, nestes Exercícios Resolvidos, como alguns parâmetros estatísticos devem ser construídos para formar amostras fidedignas de certas populações ou fenômenos

Leia mais

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES Karem Nacostielle EUFRÁSIO Campus Jataí karemnacostielle@gmail.com Sílvio Ribeiro DA SILVA

Leia mais

Cadastro das Principais

Cadastro das Principais 46 Cenário Econômico Cadastro das Principais Corretoras de Seguros Primeiras conclusões Francisco Galiza O estudo ESECS (Estudo Socioeconômico das Corretoras de Seguros), divulgado pela Fenacor em 2013,

Leia mais

Mobilidade Urbana Urbana

Mobilidade Urbana Urbana Mobilidade Urbana Urbana A Home Agent realizou uma pesquisa durante os meses de outubro e novembro, com moradores da Grande São Paulo sobre suas percepções e opiniões em relação à mobilidade na cidade

Leia mais

Parece claro que há uma, e uma só, conclusão a tirar destas proposições. Esa conclusão é:

Parece claro que há uma, e uma só, conclusão a tirar destas proposições. Esa conclusão é: Argumentos Dedutivos e Indutivos Paulo Andrade Ruas Introdução Em geral, quando se quer explicar que géneros de argumentos existem, começa-se por distinguir os argumentos dedutivos dos não dedutivos. A

Leia mais

FAQs. 1. Os bilhetes já estão à venda? 2. Quais são os meios de pagamento disponíveis nos canais de venda online?

FAQs. 1. Os bilhetes já estão à venda? 2. Quais são os meios de pagamento disponíveis nos canais de venda online? FAQs BILHETES E INSCRIÇÕES 1. Os bilhetes já estão à venda? R: Sim, poderá proceder à compra de bilhetes em www.presentenofuturo.pt, na loja online da Fundação Francisco Manuel dos Santos (www.ffms.pt/loja),

Leia mais

Relatório do Mestrado em Biologia e Gestão da Qualidade da Água. Ano de 2008/2009

Relatório do Mestrado em Biologia e Gestão da Qualidade da Água. Ano de 2008/2009 Relatório do Mestrado em Biologia e Gestão da Qualidade da Água Ano de 2008/2009 Comissão Coordenadora Maria da Natividade Ribeiro Vieira Directora de Curso Vítor Manuel Oliveira Vasconcelos Luís Filipe

Leia mais

Netsonda realiza estudo sobre o Natal e a Internet em Portugal Oeiras, 9 de Dezembro de 2013

Netsonda realiza estudo sobre o Natal e a Internet em Portugal Oeiras, 9 de Dezembro de 2013 Comunicado de Imprensa Netsonda realiza estudo sobre o Natal e a Internet em Portugal Oeiras, 9 de Dezembro de 2013 A Netsonda levou a cabo o estudo de opinião sobre um conjunto de questões relacionadas

Leia mais

Opinião N15 ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS COTISTAS DOS CURSOS DE MEDICINA E DIREITO NO BRASIL

Opinião N15 ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS COTISTAS DOS CURSOS DE MEDICINA E DIREITO NO BRASIL Opinião N15 ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS COTISTAS DOS CURSOS DE MEDICINA E DIREITO NO BRASIL MÁRCIA MARQUES DE CARVALHO 1 E GRAZIELE DOS SANTOS CERQUEIRA 2 As políticas de ação afirmativa no acesso

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

UNIVERSIDADE POPULAR DO PORTO

UNIVERSIDADE POPULAR DO PORTO ACÇÃO DE FORMAÇÃO MEMÓRIAS DO TRABALHO A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA E DA HISTÓRIA ORAL RELATÓRIO FINAL Enquadramento A acção de formação Memórias do trabalho a preservação da memória e da história oral realizou-se

Leia mais

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos

Leia mais

TEMA: Processo de multas Configurações, workflow e funcionalidades

TEMA: Processo de multas Configurações, workflow e funcionalidades APLICAÇÃO: XRP Gestão de Frota TEMA: Processo de multas Configurações, workflow e funcionalidades ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM: 6 de Abril de 2015 ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO POR: Pedro Direito Escrita Digital, S.A. Rua

Leia mais

Política de Privacidade da Golden Táxi Transportes Executivo. Sua Privacidade Na Golden Táxi Transportes Executivo. acredita que, como nosso

Política de Privacidade da Golden Táxi Transportes Executivo. Sua Privacidade Na Golden Táxi Transportes Executivo. acredita que, como nosso Política de Privacidade da Golden Táxi Transportes Executivo. Sua Privacidade Na Golden Táxi Transportes Executivo. acredita que, como nosso visitante on-line, você tem o direito de saber as práticas que

Leia mais

REGULAMENTO ESPECIFICO DO CURSO DE MESTRADO EM DESPORTO 2009 REGULAMENTO

REGULAMENTO ESPECIFICO DO CURSO DE MESTRADO EM DESPORTO 2009 REGULAMENTO Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior MESTRADO EM DESPORTO REGULAMENTO Artigo 1º Natureza e âmbito de aplicação 1. O curso pretende atingir os objectivos apresentados

Leia mais

PLATAFORMA INFORMÁTICA DE REQUISIÇÃO DE POLICIAMENTO DE ESPETÁCULOS DESPORTIVOS (PIRPED)

PLATAFORMA INFORMÁTICA DE REQUISIÇÃO DE POLICIAMENTO DE ESPETÁCULOS DESPORTIVOS (PIRPED) Manual de Utilizador PLATAFORMA INFORMÁTICA DE REQUISIÇÃO DE POLICIAMENTO DE ESPETÁCULOS DESPORTIVOS (PIRPED) Data: 11 De Junho de 2014 Versão: 3.0 1 Histórico do Documento Versão Data Autor Revisor Descrição

Leia mais

Introdução. Procura, oferta e intervenção. Cuidados continuados - uma visão económica

Introdução. Procura, oferta e intervenção. Cuidados continuados - uma visão económica Cuidados continuados - uma visão económica Pedro Pita Barros Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Introdução Área geralmente menos considerada que cuidados primários e cuidados diferenciados

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

LIMESURVEY. Introdução à criação de inquéritos. Maio 2012 Vítor Almeida, Nuno Cruz

LIMESURVEY. Introdução à criação de inquéritos. Maio 2012 Vítor Almeida, Nuno Cruz LIMESURVEY Introdução à criação de inquéritos Maio 2012 Vítor Almeida, Nuno Cruz Objetivo Dar a conhecer a aplicação de criação de inquéritos, o LimeSurvey (http://docs.limesurvey.org), disponibilizada

Leia mais

Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda.

Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional Manual do Usuário Este documento é de autoria da PERSPECTIVA Consultores Associados

Leia mais

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTILIZADORES 2013 (canal internet)

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTILIZADORES 2013 (canal internet) AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTILIZADORES 2013 Março 2014 AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTILIZADORES 2013 Autoridade Tributária e Aduaneira Ministério das Finanças Classificação: 010.10.01 Rua da Prata nº

Leia mais

Convocatória para Participação

Convocatória para Participação Futuros Feministas: Construindo Poder Coletivo em Prol dos direitos e da Justiça 13º Fórum Internacional da AWID sobre os Direitos das Mulheres e Desenvolvimento De 5 a 8 de maio de 2016 Salvador, Brasil

Leia mais

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil As crianças das novas gerações desde pequenas estão inseridas nesta realidade da tecnologia,

Leia mais

5) Caracterização da busca: forma utilizada pelos usuários para iniciar a busca (ver também Tabelas 9 e 10)

5) Caracterização da busca: forma utilizada pelos usuários para iniciar a busca (ver também Tabelas 9 e 10) 78 5) Caracterização da busca: forma utilizada pelos usuários para iniciar a busca (ver também Tabelas 9 e 10) TABELA 8: FORMA USADA INICIALMENTE NA BUSCA PELOS USUÁRIOS FORMA DE BUSCA % AUTOR OU COMPOSITOR

Leia mais

AV2 - MA 12-2012. (a) De quantos modos diferentes posso empilhá-los de modo que todos os CDs de rock fiquem juntos?

AV2 - MA 12-2012. (a) De quantos modos diferentes posso empilhá-los de modo que todos os CDs de rock fiquem juntos? Questão 1. Num porta-cds, cabem 10 CDs colocados um sobre o outro, formando uma pilha vertical. Tenho 3 CDs de MPB, 5 de rock e 2 de música clássica. (a) De quantos modos diferentes posso empilhá-los de

Leia mais

Formação e Capacitação de Agentes de Inclusão Digital

Formação e Capacitação de Agentes de Inclusão Digital Olá telecentrist@s e amig@s! Esta é a terceira pesquisa elaborada pelo ONID. Ela tem como objetivo captar demandas de formação e capacitação de agentes de inclusão digital (monitores, funcionários e trabalhadores

Leia mais

Comunicação e Educação na Formação de Professores (um estudo de caso)

Comunicação e Educação na Formação de Professores (um estudo de caso) Comunicação e Educação na Formação de Professores (um estudo de caso) Lucília Maria P. T. Santos Universidade de Aveiro Resumo O uso e a aplicação de tecnologias da comunicação e informação, TIC, integram

Leia mais

1 Introdução 1.1. Contextualização

1 Introdução 1.1. Contextualização 1 Introdução 1.1. Contextualização O mercado de cartões no Brasil ainda está em fase de amadurecimento. A maior estabilização da economia brasileira com o plano real após 1994 permitiu uma explosão da

Leia mais

Redes Sociais em Portugal

Redes Sociais em Portugal Relatório de Resultados Redes Sociais em Portugal Dezembro de 2009 Estudo NE396 Netsonda - Network Research Quem Somos? Com quase 10 anos de actividade, a Netsonda foi a primeira empresa em Portugal a

Leia mais

A PARTICIPAÇÃO DOS SENIORES NUMA OFICINA DE MÚSICA E TEATRO: IMPACTOS NA AUTO-ESTIMA E AUTO-IMAGEM. Sandra Maria Franco Carvalho

A PARTICIPAÇÃO DOS SENIORES NUMA OFICINA DE MÚSICA E TEATRO: IMPACTOS NA AUTO-ESTIMA E AUTO-IMAGEM. Sandra Maria Franco Carvalho CENTRO DE COMPETÊNCIAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO A PARTICIPAÇÃO DOS SENIORES NUMA OFICINA DE MÚSICA E TEATRO: IMPACTOS NA AUTO-ESTIMA E AUTO-IMAGEM ESTUDO DE CASO NUMA UNIVERSIDADE

Leia mais

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO Neste capítulo visamos efectuar, em primeiro lugar, uma descrição clara e sucinta do conhecimento na área das atitudes dos alunos face à inclusão de alunos com deficiência e, em segundo lugar, definir

Leia mais

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico de Castelo Branco Departamento de Informática Curso de Engenharia Informática Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais Ano Lectivo de 2005/2006

Leia mais

TRABALHANDO A CULTURA ALAGOANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE PEDAGOGIA

TRABALHANDO A CULTURA ALAGOANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE PEDAGOGIA TRABALHANDO A CULTURA ALAGOANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE PEDAGOGIA Pedro Henrique Santos da Silva - Bianca dos Santos Cristovão - Luciana Maria da Silva* - RESUMO O Programa Institucional

Leia mais