33ª Conferência Anual da Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "33ª Conferência Anual da Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO)"

Transcrição

1 Paris, 29 de maio de 2008 Comunicado Final 33ª Conferência Anual da Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) A 33ª Conferência Anual da Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) foi concluída em Paris. Realizada no Palais de Congrés, de 26 a 29 de maio de 2008, a Conferência reuniu os reguladores de valores e futuros do mundo, bem como outros membros da comunidade financeira internacional para uma série de encontros de alto nível e painéis de debate que tiveram como enfoque os temas da ordem do dia. A Conferência deste ano, que atraiu mais de 750 delegados de todas as partes do mundo, incluindo representantes de mais de 100 países e a indústria financeira global, foi organizada pela Autorité des Marches Financiers (AMF) da França. A conferência foi aberta oficialmente pela Sra. Christine Lagarde, Ministra da Economia, da Indústria e do Emprego. Em seu discurso de abertura da Conferência, a Sra. Christine Lagarde disse: Todos vocês têm um papel extremamente importante na área de cooperação na regulação internacional e a IOSCO vem nos mostrando resultados excelentes, como é o caso da elaboração de um código de conduta relativo às agências de avaliação de crédito (CRAs) ou do trabalho realizado por cada organização no que concerne a troca de informações. O Presidente da Autorité des marches financiers, Sr. Michel Prada, confirmou o espírito do pronunciamento anterior e disse: Ao refletir sobre o que a IOSCO realizou desde meu início na organização em meados dos anos 90 e sobre nossa reação aos problemas atuais, acredito que devamos estar orgulhosos de nossas conquistas. Tendo em mente a natureza global de nossa organização, com também a grande diversidade de nossos sistemas de mercado, de seus respectivos tamanhos e níveis de sofisticação, de nossos ambientes culturais e legais, e, além disso, o status deste grupo não governamental, é bastante impressionante que a IOSCO seja hoje soberana na criação de parâmetros na área de regulação de valores mobiliários e, também, a instituição líder no incentivo à cooperação

2 internacional entre os reguladores de valores mobiliários e também com outras organizações com missões semelhantes às nossas. Os recentes acontecimentos nos mostraram que, hoje, os mercados financeiros são verdadeiramente globais. Depois de uma década de fabuloso desenvolvimento dos mercados emergentes, modernização sem fim, reorganização das infra-estruturas de mercado e inovação de produtos, rápido crescimento das atividades entre fronteiras e fluxo de capital, os reguladores precisam encarar a nova realidade e acelerar seu processo de padronização, reconhecimento mútuo e cooperação operacional. A Presidenta do Comitê Executivo da IOSCO, a Sra. Jane Diplock, disse: Este último ano tem sido um ano repleto de desafios para a IOSCO e é possível observar a organização contribuir de forma significativa para a resposta reguladora à atual crise na área de crédito. No nosso ponto de vista, é extremamente importante que estruturas reguladoras possam acompanhar os mercados em mutação acelerada de nossos dias, e que estas estruturas continuem a promover a proteção do investidor, a transparência e a eficácia entre fronteiras. Ao final da Conferência, a IOSCO deliberou sobre os temas que representam as áreas de maior ênfase da organização no momento: Protocolo de Entendimento (MOU) da IOSCO A organização expressou sua satisfação pelo considerável progresso de seu objetivo: obter a adesão de todos os membros reguladores ao Protocolo de Entendimento da IOSCO antes de Adotado em maio de 2002, o Protocolo de Entendimento da IOSCO promove uma melhor cooperação e troca de informações relativas à execução entre os reguladores. Até o momento, o Protocolo representa uma das contribuições mais significativas da organização no incentivo a uma melhor cooperação entre os reguladores e uma execução entre fronteiras mais eficaz. Os Comitês Regionais da IOSCO, assistidos pelo Secretariado Geral, têm trabalhado lado a lado com as jurisdições em sua região, incentivando as ações necessárias à adesão ao Protocolo da IOSCO. Atualmente, existem 48 membros da IOSCO que são signatários do Protocolo de Entendimento (MOU). Durante Conferência da IOSCO, a Tailândia foi recebida como signatária integral do Protocolo, deixando de ser Anexo B e passando a ser Anexo A.

3 A IOSCO prossegue o monitoramento do progresso de cada membro pertencente ao Anexo B, que atualmente são 15, na medida em que os mesmos buscam fazer a transição para se tornarem signatários integrais. El Salvador tornou-se signatário do Anexo B durante a Conferência Anual em Paris. A IOSCO confirma o seu comprometimento com os seus objetivos: fazer com que todos os membros se tornem signatários do Protocolo de Entendimento (MOU), ou pelo menos, se comprometam a assiná-lo através de sua entrada no Anexo B, até o ano de Observa-se também uma forte liderança e iniciativa no Comitê dos Mercados Emergentes. Como reflexo disso, foi realizado um Seminário Regional para supervisores de valores mobiliários da Europa do Leste e do Sul, cujo tema foi Cooperação e Troca de Informações. O evento foi organizado pela Autoridade de Mercado Financeiro da Polônia. O objetivo do Seminário foi promover a cooperação e troca de informações entre supervisores de valores mobiliários da Europa do Leste e do Sul e incentivar aqueles que ainda não haviam solicitado candidatura a membro-signatário do Protocolo de Entendimento (MOU) da IOSCO. Entre os recentes avanços está o Programa de Assistência ao Protocolo de Entendimento da IOSCO, que tem como objetivo auxiliar os membros durante seu processo de solicitação de adesão. Sendo coordenado pelo Secretariado Geral da IOSCO, o Programa conta com especialistas experientes e com capacitação para trabalhar com aqueles membros que necessitem de assistência técnica no processo de adequação às normas reguladoras internacionais. Este será um dos enfoques principais da organização nos próximos dois anos. Até o momento, um grande número de membros tem se beneficiado com o Programa. O financiamento para o Programa vindo de terceiros, em especial vindo de outras instituições financeiras internacionais, incluindo bancos de desenvolvimento regional, está sendo explorado e em alguns casos já foi até garantido. Implementação dos Objetivos e Princípios da IOSCO Os Objetivos e Princípios da Regulação de Valores Mobiliários da IOSCO (Princípios da IOSCO) foram aprovados pela organização em Seu objetivo é incentivar as jurisdições a melhorarem a qualidade de sua regulação de valores mobiliários. Eles representam o principal padrão de referência internacional no que se refere aos princípios e práticas mais sólidas e prudentes para a regulação de mercados de valores mobiliários.

4 Como a implementação integral dos Princípios da IOSCO em todas as jurisdições participantes é uma prioridade operacional para organização, o Programa de Implementação e Avaliação dos Princípios da IOSCO (IOSCO Principles Assessment and Implementation Program) foi lançado em Essencialmente, este Programa auxilia as jurisdições a adotarem e implementarem os Princípios da IOSCO. Desde o seu lançamento, o Programa tem beneficiado, com sucesso, vários dos membros e já possui vários programas de avaliação concluídos. Atualmente, o Programa está sendo realizado na Costa Rica, na Malásia e na Tunísia. A IOSCO reconhece que a demanda por avaliações assistidas como parte do Programa excede em muito os recursos disponíveis atualmente. Em resposta a este fato, a organização já está explorando novas opções para garantir que o quadro de assistência técnica seja ampliado e esteja disponível para atendimento às solicitações dos membros. A Força-Tarefa de Implementação e o Secretariado Geral pretendem identificar novos assessores e posteriormente convidá-los a participar da Oficina de Assessores, planejada para A Oficina está sendo organizada pela Força-Tarefa de Implementação e conta com o apoio do Secretarido Geral. Ela será realizada pela Securities and Exchange Board da Índia (SEBI), em Mumbai, de 2 a 4 de dezembro de O objetivo deste treinamento será promover um fórum para a troca de idéias e experiências entre experientes assessores potenciais sobre o processo de avaliação da implementação dos Princípios da IOSCO, seja no uso do Metodologia da IOSCO ( IOSCO Methodology ) para conduzir um FSAP ou no uso de uma Avaliação da IOSCO ( IOSCO Assessment ). As discussões terão seu foco voltado para os instrumentos práticos, os quais os assessores devem conhecer e entender quando fizerem uso de documentos complexos, como é o caso do Metodologia da IOSCO e outros documentos da IOSCO. Iniciativas para Elevar os Padrões da Cooperação entre Fronteiras A Iniciativa de Contato da IOSCO (IOSCO Contact Initiative) com as jurisdições subreguladas ou não-cooperativas continua sendo uma prioridade. Neste aspecto, um progresso considerável foi feito com várias jurisdições que antes se mostravam desmotivadas. O objetivo deste trabalho é auxiliar cada uma das jurisdições identificadas a elevar verdadeiramente o nível de cooperação que elas estão capacitadas a oferecer as suas contrapartes internacionais no que se refere à troca de informações. Espera-se que várias dessas jurisdições solicitem adesão ao Protocolo da IOSCO em breve. Apesar de alguns dos contatos já feitos terem tido sucesso, ainda existem várias jurisdições que requerem atenção complementar.

5 Diálogo com a Comunidade de Serviços Financeiros O Comitê Técnico iniciou diálogo com os representantes da comunidade do mercado financeiro in 2007 com o objetivo de coletar as perspectivas destes mesmos representantes sobre o futuro trabalho da IOSCO. O objetivo é facilitar a convergência e a harmonização das práticas de supervisão e, ao mesmo tempo, trabalhar com os representantes na identificação de possíveis limitações do mercado para, então, poder antever as questões da área de regulação. Após os encontros de Madrid, em março de 2007, e de Tóquio, em novembro de 2007, com os representantes da comunidade do mercado financeiro, uma reunião formal foi realizada com a indústria em Paris, em março de A reunião foi bastante produtiva no tocante à identificação de temas mais amplos para os debates em andamento e relativos às questões da área de regulação. Além de suas freqüentes reuniões, os comitês permanentes e as forças-tarefas do Comitê Técnico pretendem manter constante diálogo com os representantes da comunidade do mercado financeiro durante o desenrolar de seus respectivos projetos. Este diálogo é essencial para o estabelecimento de princípios e padrões que respondam aos desafios de um mercado em constante evolução, aos riscos que possam vir a surgir e a uma melhor regulação. Além disso, este diálogo é crucial para a melhora do processo de implementação dos princípios internacionais. Força-Tarefa em Agências de Avaliação de Crédito A Força-Tarefa do Comitê Técnico publicou, em 28 de maio de 2008, seu relatório final contendo a revisão dos Fundamentos do Código de Conduta para Agências de Avaliação de Crédito (Code of Conduct Fundamentals for Credit Rating Agencies-- CRAs ) ou Código de Conduta (Code of Conduct).. As alterações do Código de Conduta foram feitas com base em um processo de consulta pública envolvendo reguladores, agências de avaliação (CRAs) e outros representantes do mercado financeiro. Ditas alterações pretendiam tratar de temas relativos à conduta das agências de avaliação (CRAs) no desenvolvimento do mercado para produtos financeiros estruturados, assim como, temas relativos aos efeitos da recente crise do subprime. O Código de Conduta revisado irá auxiliar as agências de avaliação (CRAs) a fortalecer seus respectivos processos e procedimentos, visando a proteção da integridade do processo de avaliação, a garantia de que investidores e emissores sejam tratados de forma justa e a integridade de informação sigilosa importante que será fornecida.

6 A Força-Tarefa continuará a debater os meios pelos quais os reguladores deverão verificar a conformidade ao Código de Conduta da IOSCO e, assim, apresentará suas conclusões ao Comitê Técnico na reunião que se seguir. Força-Tarefa na Crise do Subprime O relatório final da Força-Tarefa do Comitê Técnico sobre a Crise do Subprime foi publicado em 28 de maio. O relatório contém uma análise das causas subjacentes da crise do subprime, das suas conseqüências para o mercado de capitais internacional, além de recomendações que tratam dos problemas enfrentados pelos reguladores de valores mobiliários. O relatório tem como enfoque o mercado para produtos financeiros estruturados, assim como as áreas específicas onde falhas foram identificadas pela força-tarefa em novembro de O documento contém uma análise abrangente de problemas específicos encontrados em quatro áreas importantes, assim como contém recomendações feitas pelo Comitê Técnico para o trabalho futuro da IOSCO e que tratam dos mencionados problemas dentro das seguintes áreas: Transparência do mercado e do emissor e a respectiva diligência do investidor gestão de risco de empresa e supervisão prudente problemas em avaliação e contabilidade A Força-Tarefa das Agências de Avaliação de Crédito terminou o seu trabalho relativo aos deveres e às obrigações das agências de avaliação de crédito. O Trabalho dos Comitês e das Forças-Tarefas da IOSCO O Relatório Anual da IOSCO contém um relatório atualizado sobre o trabalho dos comitês e das forças-tarefas da IOSCO Eleições da IOSCO Ocorreram várias eleições durante a Conferência. - Comitê Técnico

7 O Sr. Christopher Cox, Presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, foi eleito Presidente do Comitê Técnico, e o Sr. Hans Hoogervoorst, Presidente do Conselho Executivo da Autoridade de Mercado Financeiro da Holanda, foi eleito Vice-Presidente do Comitê Técnico. O Comitê Técnico é composto de quinze membros, ordinários e/ou associados, que regulam alguns dos maiores, mais desenvolvidos e mais internacionalizados mercados mundiais. O objetivo principal do Comitê é desenvolver respostas práticas às grandes questões relativas à regulação relacionadas às operações de mercados de valores mobiliários, além de estabelecer princípios e definir normas. O Comitê Técnico aprovou a publicação dos seguintes relatórios: Relatório Final da Força-Tarefa em Eqüidade Privada Plano de Contingências para Eventos e Condições que Afetam a Disponibilidade dos Serviços de Auditoria Relatório Final dos Fundos dos Fundos de Hedge Uma Experiência dentro do Comitê Permanente do Comitê Técnico em Gestão de Investimento para a Criação de uma Estrutura para a Identificação de Prioridades Estratégicas Relatório Final Levantamento das Questões Relacionadas à Regulação dos Fundos de Bens Imobiliários - Comitê dos Mercados Emergentes (EMC) O Sr. Guillermo Larrain, Presidente da Superintendência de Valores e Seguros da Chile, foi eleito Presidente do Comitê dos Mercados Emergentes e a Sra. Zarinah Anwar, Presidenta da Comissão de Valores da Malásia foi eleita Vice-Presidente. O EMC é composto de membros ordinários dos mercados emergentes do mundo. Tem como principal objetivo desenvolver respostas práticas às grandes questões da área de regulação que afetam a operação do mercado de valores mobiliários nos mercados emergentes, o estabelecimento de princípios e a criação de normas, assim como, a preparação de programas de treinamento para os membros e, de maneira geral, também afetam a facilitação da transferência de competência na área. - Comitê Executivo Também ocorreram eleições para um novo Comitê Executivo. O Comitê Executivo é composto de dezenove membros ordinários e representa o principal órgão decisório e criador de regulação da organização. Após as eleições, o Comitê Executivo compõe-se agora dos seguintes membros:

8 - Sr. Christopher Cox, Presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos e Presidente do Comitê Técnico da IOSCO. - Sr. Guillermo Larrain, Presidente da Superintendência de Valores e Seguros da Chile e Presidente do Comitê dos Mercados Emergentes da IOSCO. Os presidentes dos quatro Comitês Regionais: - Sr. Musa Al-Faki, Diretor Geral da Comissão de Valores Mobiliários da Nigéria e Presidente do Comitê Regional da IOSCO da África & Oriente Médio (AMERC); - Sr. Jun Kwang-Woo, Presidente da Comissão de Supervisão Financeira da Coréia e Presidente do Comitê Regional da IOSCO da Ásia do Pacífico (APRC); - Sr. Eddy Wymeersch, Presidente da Comissão de Finanças Bancárias e Seguros da Bélgica e Presidente do Comitê Regional Europeu da IOSCO (ERC); e - Sra. Rosario Patrón, Executiva Chefe do Mercado de Valores Mobiliários e Fundos de Pensão do Uruguai e Presidenta do Comitê Regional Inter-Americano (IARC). Os nove membros eleitos pelo Comitê de Presidentes: Comissão de Investimentos e Valores Mobiliários da Austrália, Comissão de Valores Mobiliários do Brasil, Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China, Autoridade de Mercado Financeiro da França, Bundesanstalt für Finanzdienstleistungsaufsicht da Alemanha, Comissão Nacional de Valores Mobiliários da Itália, Agência de Serviços Financeiros do Japão, Conselho de Serviços Financeiros da África do Sul, Autoridade de Serviços Financeiros do Reino Unido. Os quatro membros eleitos pelos Comitês Regionais: Conselho de Valores Mobiliários do Marrocos; Comissão de Valores Mobiliários da Nova Zelândia; Comissão Nacional do Mercado de Valores da Espanha; e Comissão Nacional de Valores da Argentina.

9 A Sra. Jane Diplock, Presidenta da Comissão de Valores Mobiliários da Nova Zelândia, foi re-eleita Presidenta do Comitê Executivo. O Sr. Shang Fulin, Presidente da Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China, foi eleito Vice-Presidente do Comitê Executivo. Todas as nomeações e posições eleitas têm um prazo de dois anos. Admissão de Novos Membros A IOSCO tem o prazer de anunciar que foram acolhidos como novos membros: Câmara de Custódia e de Liquidação do Brasil (Membro Afiliado) Associação de Valores Mobiliários de Taipei China (Membro Afiliado) Multi Commodity Exchange da Índia (Membro Afiliado) Dubai Gold and Commodities Exchange dos Emirados Árabes (Membro Afiliado) Próximas Conferências Anuais A IOSCO realizará sua próxima Conferência Anual em Tel Aviv, em Israel, de 8 a 11 de junho de Posteriormente, a Conferência Anual de 2010 será realizada em Montreal, no Canadá. As próximas reuniões dos Comitês Técnico e Executivo da IOSCO serão realizadas em Madrid, nos dias 16 e 17 de setembro de O Comitê dos Mercados Emergentes da IOSCO se reunirá em Marraqueche, de 7 a 10 de outubro de 2008, ocasião em que os membros irão analisar o progresso da implementação dos Princípios da IOSCO, assim como os desafios relativos à regulação de valores mobiliários dentro das economias emergentes. Para informações adicionais: David Cliffe Relações Públicas da IOSCO +(34) ou +(34) ou pelo d.cliffe@iosco.org

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, 28 de setembro a 2 de outubro de 2009 CD49.R10 (Port.) ORIGINAL:

Leia mais

Modelo de Plano de Ação

Modelo de Plano de Ação Modelo de Plano de Ação Para a implementação da Estratégia Multimodal da OMS para a Melhoria da Higiene das Mãos Introdução O Modelo de Plano de Ação é proposto para ajudar os representantes de estabelecimentos

Leia mais

Comunidade de Prática Internacional para apoiar o fortalecimento e liderança da BIREME OPAS/OMS Fortalecimento institucional da BIREME OPAS/OMS

Comunidade de Prática Internacional para apoiar o fortalecimento e liderança da BIREME OPAS/OMS Fortalecimento institucional da BIREME OPAS/OMS Comunidade de Prática Internacional para apoiar o fortalecimento e liderança da BIREME OPAS/OMS Fortalecimento institucional da BIREME OPAS/OMS TERMOS DE REFERÊNCIA Versão 17/07/2012 No âmbito de um processo

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

2ª CHAMADA PARA A PRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE COOPERAÇÃO EM P&D INDUSTRIAL ENTRE BRASIL E ISRAEL.

2ª CHAMADA PARA A PRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE COOPERAÇÃO EM P&D INDUSTRIAL ENTRE BRASIL E ISRAEL. 2ª CHAMADA PARA A PRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE COOPERAÇÃO EM P&D INDUSTRIAL ENTRE BRASIL E ISRAEL. CONTEXTO MOU 2007 O governo da República Federativa do Brasil e o governo do Estado de Israel assinaram

Leia mais

CAPÍTULO XIII RELAÇÕES INTERNACIONAIS

CAPÍTULO XIII RELAÇÕES INTERNACIONAIS CAPÍTULO XIII RELAÇÕES INTERNACIONAIS A. RELACIONAMENTO ENTRE LIONS CLUBS INTERNATIONAL E A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (CONSELHO ECONÔMICO E SOCIAL/ECOSOC) O artigo 71 da Carta das Nações Unidas declara

Leia mais

Auditoria Efeitos da Convergência. FERNANDO CALDAS Sócio da 100PORCENTO AUDIT, CONSULT, SOLUÇÕES S.A. www.100porcento.srv.br

Auditoria Efeitos da Convergência. FERNANDO CALDAS Sócio da 100PORCENTO AUDIT, CONSULT, SOLUÇÕES S.A. www.100porcento.srv.br Auditoria Efeitos da Convergência FERNANDO CALDAS Sócio da 100PORCENTO AUDIT, CONSULT, SOLUÇÕES S.A. www.100porcento.srv.br Final do Século XX Início do processo de globalização Diminuição das fronteiras

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem www.bettercotton.org Orientação Text to go here O documento Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da BCI proporciona uma estrutura para medir as mudanças

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA O POSTO DE CONSELHEIRO EM GESTÃO DE FINANÇAS PUBLICAS

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA O POSTO DE CONSELHEIRO EM GESTÃO DE FINANÇAS PUBLICAS I. Introdução TERMOS DE REFERÊNCIA PARA O POSTO DE CONSELHEIRO EM GESTÃO DE FINANÇAS PUBLICAS O melhoramento da prestação de serviços públicos constitui uma das principais prioridades do Governo da Província

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE GERÊNCIA DE CONTROLE DE TESOURARIA ANÁLISE DE RISCO OPERACIONAL RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG Belo Horizonte 01 de Julho de 2008 1 SUMÁRIO 1. Introdução...02

Leia mais

Revisto e aprovado por Kâmia Preparado por Glayson Ferrari - Coordenador Executivo do PEA

Revisto e aprovado por Kâmia Preparado por Glayson Ferrari - Coordenador Executivo do PEA PNUD Angola PEA - Programa Empresarial Angolano Marco Lógico do Programa - 2011 Resultado Geral Revisto e aprovado por Kâmia Preparado por Glayson Ferrari - Coordenador Executivo do PEA Carvalho - Coordenadora

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

ADERÊNCIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS ENTIDADES FECHADAS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR AO IAS 26

ADERÊNCIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS ENTIDADES FECHADAS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR AO IAS 26 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais Curso de Ciências Contábeis Contabilidade de Entidades de Previdência Privada e Seguradoras ADERÊNCIA DAS

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1/9 Sumário 1. Introdução... 3 2. Objetivo... 3 3. Princípios... 4 4. Diretrizes... 4 4.1. Estrutura de Governança... 4 4.2. Relação com as partes interessadas...

Leia mais

152 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO

152 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 152 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO Washington, D.C., EUA, 17 a 21 de junho de 2013 Tema 7.3 da Agenda Provisória CE152/INF/3 (Port.) 26 de

Leia mais

Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores REALIZAÇÃO

Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores REALIZAÇÃO Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores REALIZAÇÃO OBJETIVO GERAL ESTABELECER E IMPLEMENTAR UM MODO INTEGRADO PARA O DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO DOS FORNECEDORES DAS PRINCIPAIS

Leia mais

Desafios da Implementação dos Novos. Basileia nos PALOP s. Cidade da Praia, 2014

Desafios da Implementação dos Novos. Basileia nos PALOP s. Cidade da Praia, 2014 Desafios da Implementação dos Novos Acordos de Convergência de Capitais de Basileia nos PALOP s A experiência i do Banco de Moçambique Cidade da Praia, 2014 Estrutura da Apresentação 1. Contexto to do

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

PROJETO de Documento síntese

PROJETO de Documento síntese O Provedor de Justiça INSERIR LOGOS DE OUTRAS ORGANIZAÇÔES Alto Comissariado Direitos Humanos das Nações Unidas (ACNUDH) Provedor de Justiça de Portugal Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal

Leia mais

Certificado uma vez, aceito em qualquer lugar

Certificado uma vez, aceito em qualquer lugar Certificado uma vez, aceito em qualquer lugar Introdução O International Accreditation Forum (IAF) é uma associação mundial de Organismos de Acreditação, Associações de Organismos de Certificação e outras

Leia mais

INSTRUÇÕES DE SOLICITAÇÃO DE VERBAS A FUNDO PERDIDO E FORMATAÇÃO DE PROPOSTA PARA SOLICITANTES ESTRANGEIROS

INSTRUÇÕES DE SOLICITAÇÃO DE VERBAS A FUNDO PERDIDO E FORMATAÇÃO DE PROPOSTA PARA SOLICITANTES ESTRANGEIROS Introdução INSTRUÇÕES DE SOLICITAÇÃO DE VERBAS A FUNDO PERDIDO E FORMATAÇÃO DE PROPOSTA PARA SOLICITANTES ESTRANGEIROS Este informativo tem a finalidade de auxiliar os solicitantes estrangeiros a entender

Leia mais

Estratégia e inovação. Gestão de Risco. Meio Ambiente, saúde e segurança

Estratégia e inovação. Gestão de Risco. Meio Ambiente, saúde e segurança Favor indicar o departamento no qual opera: 16% 5% Relações externas, Comunicação N=19 79% Estratégia e inovação Gestão de Risco Outros Meio Ambiente, saúde e segurança Outros: Desenvolvimento Sustentável

Leia mais

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão A ISO 14001 EM SUA NOVA VERSÃO ESTÁ QUASE PRONTA Histórico ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA As normas da série ISO 14000 foram emitidas pela primeira vez

Leia mais

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão 1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão ISO 9001:2015 Histórico da série 2 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão Histórico da série REVISÕES DA SÉRIE ISO 9000 2000 2008 2015 1994 1987 3 2009 CBG Centro Brasileiro

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROJETOS FRANCO-BRASILEIROS DE COOPERAÇÃO DESCENTRALIZADA TRILATERAL EM BENEFÍCIO DO HAITI E DO CONTINENTE AFRICANO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROJETOS FRANCO-BRASILEIROS DE COOPERAÇÃO DESCENTRALIZADA TRILATERAL EM BENEFÍCIO DO HAITI E DO CONTINENTE AFRICANO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROJETOS FRANCO-BRASILEIROS DE COOPERAÇÃO DESCENTRALIZADA TRILATERAL EM BENEFÍCIO DO HAITI E DO CONTINENTE AFRICANO I. CONTEXTO Em junho de 2010, realizou-se, no Palácio do Itamaraty,

Leia mais

Programa de Gestão Técnica de Contas

Programa de Gestão Técnica de Contas Programa de Gestão Técnica de Contas Para ajudar os clientes da D2L a maximizar seu investimento na plataforma Brightspace, oferecemos uma experiência de suporte avançada que ultrapassa os benefícios

Leia mais

Desafios para Implementação da Gestão de Energia Dificuldades e incentivos para implementar a ISO 50.001

Desafios para Implementação da Gestão de Energia Dificuldades e incentivos para implementar a ISO 50.001 Desafios para Implementação da Gestão de Energia Dificuldades e incentivos para implementar a ISO 50.001 George Alves Soares Chefe da Assessoria Corporativa e de Novos Negócios em Eficiência Energética

Leia mais

Banco Mercedes-Benz RISCO DE MERCADO E LIQUIDEZ Base: Janeiro 2014

Banco Mercedes-Benz RISCO DE MERCADO E LIQUIDEZ Base: Janeiro 2014 Banco Mercedes-Benz RISCO DE MERCADO E LIQUIDEZ Base: Janeiro 2014 INTRODUÇÃO O Banco Mercedes-Benz do Brasil considera a gestão de riscos como um dos pilares de sustentação de seus objetivos estratégicos.

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

COMO SE ASSOCIAR 2014

COMO SE ASSOCIAR 2014 2014 QUEM SOMOS FUNDADO EM 2004, O CONSELHO EMPRESARIAL BRASIL CHINA CEBC É UMA INSTITUIÇÃO BILATERAL SEM FINS LUCRATIVOS FORMADA POR DUAS SEÇÕES INDEPENDENTES, NO BRASIL E NA CHINA, QUE SE DEDICA À PROMOÇÃO

Leia mais

2º C o C n o g n r g esso o Br B asil-al A ema m nh n a h de d En E e n rgi g as

2º C o C n o g n r g esso o Br B asil-al A ema m nh n a h de d En E e n rgi g as 2º Congresso Brasil-Alemanha de Energias Renováveis e Eficiência Energética - Effizienz ISO 50001: cenário mundial e brasileiro George Alves Soares São Paulo, 02 de dezembro de 2014 Principais Funções

Leia mais

ICC 114 8. 10 março 2015 Original: inglês. Conselho Internacional do Café 114. a sessão 2 6 março 2015 Londres, Reino Unido

ICC 114 8. 10 março 2015 Original: inglês. Conselho Internacional do Café 114. a sessão 2 6 março 2015 Londres, Reino Unido ICC 114 8 10 março 2015 Original: inglês P Conselho Internacional do Café 114. a sessão 2 6 março 2015 Londres, Reino Unido Memorando de Entendimento entre a Organização Internacional do Café, a Associação

Leia mais

PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015

PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015 PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015 O programa Talentos da Educação é uma iniciativa da Fundação Lemann para apoiar pessoas talentosas e comprometidas com a melhoria da educação no Brasil. A proposta é

Leia mais

Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos

Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos Dizer que o grande segredo do sucesso das empresas, especialmente em tempos conturbados, é a sua adaptabilidade

Leia mais

2.1 Os projetos que demonstrarem resultados (quádrupla meta) serão compartilhados na Convenção Nacional.

2.1 Os projetos que demonstrarem resultados (quádrupla meta) serão compartilhados na Convenção Nacional. O Prêmio Inova+Saúde é uma iniciativa da SEGUROS UNIMED que visa reconhecer as estratégias de melhoria e da qualidade e segurança dos cuidados com a saúde dos pacientes e ao mesmo tempo contribua com a

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1.Objetivo geral: Apoiar tecnicamente a gestão e implementação das atividades dos Projetos de Fortalecimento da Assistência Farmacêutica (Termo de Cooperação

Leia mais

ENCONTRO DE MINISTROS DA AGRICULTURA DAS AMÉRICAS 2011 Semeando inovação para colher prosperidade

ENCONTRO DE MINISTROS DA AGRICULTURA DAS AMÉRICAS 2011 Semeando inovação para colher prosperidade ENCONTRO DE MINISTROS DA AGRICULTURA DAS AMÉRICAS 2011 Semeando inovação para colher prosperidade DECLARAÇÃO DOS MINISTROS DA AGRICULTURA, SÃO JOSÉ 2011 1. Nós, os Ministros e os Secretários de Agricultura

Leia mais

EDITAL DO LEILÃO Nº 2/2011 ANEXO 9 DO CONTRATO PLANO DE TRANSFERÊNCIA OPERACIONAL (PTO)

EDITAL DO LEILÃO Nº 2/2011 ANEXO 9 DO CONTRATO PLANO DE TRANSFERÊNCIA OPERACIONAL (PTO) EDITAL DO LEILÃO Nº 2/2011 CONCESSÃO PARA AMPLIAÇÃO, MANUTENÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS AEROPORTOS INTERNACIONAIS BRASÍLIA CAMPINAS GUARULHOS EDITAL DO LEILÃO Nº 2/2011 ANEXO 9 DO CONTRATO PLANO DE TRANSFERÊNCIA

Leia mais

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS INOVAÇÃO EM FINANCIAMENTO

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS INOVAÇÃO EM FINANCIAMENTO CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS INOVAÇÃO EM FINANCIAMENTO FUNDO COMUM PARA OS PRODUTOS BÁSICOS (FCPB) BUSCA CANDIDATURAS A APOIO PARA ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO DOS PRODUTOS BÁSICOS Processo de

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental Política de Responsabilidade Socioambiental Sumário 1 Introdução... 1 1.1 Objetivo da Política... 1 1.2 Princípios e Diretrizes... 1 2 Governança... 2 3 Partes Interessadas... 2 4 Definição de Risco Socioambiental...

Leia mais

DECLARAÇÃO DE POSICIONAMENTO DO IIA: O PAPEL DA AUDITORIA INTERNA

DECLARAÇÃO DE POSICIONAMENTO DO IIA: O PAPEL DA AUDITORIA INTERNA Permissão obtida junto ao proprietário dos direitos autorais, The Institute of Internal Auditors, 247 Maitland Avenue, Altamonte Springs, Florida 32701-4201, USA, para publicar esta tradução, a qual reflete

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

DECLARAÇÃO À IMPRENSA

DECLARAÇÃO À IMPRENSA DECLARAÇÃO À IMPRENSA SR. PRESIDENTE, hoje, na qualidade de Primeiro- Ministro de Timor- Leste, faço a minha primeira visita oficial à Indonésia a convite de V. Exa. Pak Joko Widodo Jokowi, o Presidente

Leia mais

2.1.3.1 Atender aos requisitos de qualificação básica para membro da Diretoria;

2.1.3.1 Atender aos requisitos de qualificação básica para membro da Diretoria; POLÍTICA DE ELEIÇÕES DO PMI RIO I ABRANGÊNCIA Esta política se aplica ao processo de Eleições bianual promovido pelo PMI RIO em acordo com o Estatuto do chapter. II - REQUISITOS PARA O CREDENCIAMENTO:

Leia mais

Manual Básico do Usuário. Monitoramento de Iniciativas Estratégicas. Planejamento Estratégico - ANVISA 2010-2020

Manual Básico do Usuário. Monitoramento de Iniciativas Estratégicas. Planejamento Estratégico - ANVISA 2010-2020 Manual Básico do Usuário Monitoramento de Iniciativas Estratégicas Planejamento Estratégico - ANVISA 2010-2020 Brasília DF, Maio de 2015 1 Sumário Planejamento Estratégico Anvisa 2010 a 2020:... 4 Supervisão

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2008/2011. Fórum das Agências Reguladoras Intercâmbio Interno de Experiências em Planejamento e Gestão Abril/2009.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2008/2011. Fórum das Agências Reguladoras Intercâmbio Interno de Experiências em Planejamento e Gestão Abril/2009. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2008/2011 Fórum das Agências Reguladoras Intercâmbio Interno de Experiências em Planejamento e Gestão Abril/2009. Premissas para a Construção do Planejamento Estratégico Início

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

A CARTA DE BANGKOK PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UM MUNDO GLOBALIZADO

A CARTA DE BANGKOK PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UM MUNDO GLOBALIZADO A CARTA DE BANGKOK PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UM MUNDO GLOBALIZADO Introdução Escopo A Carta de Bangkok identifica ações, compromissos e promessas necessários para abordar os determinantes da saúde em

Leia mais

FACULDADE SENAC GOIÂNIA

FACULDADE SENAC GOIÂNIA FACULDADE SENAC GOIÂNIA NORMA ISO 12.207 Curso: GTI Matéria: Auditoria e Qualidade de Software Professor: Elias Ferreira Acadêmico: Luan Bueno Almeida Goiânia, 2015 CERTIFICAÇÃO PARA O MERCADO BRASILEIRO

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para desenvolver o Plano de Uso Público para a visitação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concentrando na análise

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO Tecnologia em Sistemas de Informação Tecnologia em Desenvolvimento Web Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnologia em Sistemas

Leia mais

DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER

DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER Acreditamos que as empresas só podem florescer em sociedades nas quais os direitos humanos sejam protegidos e respeitados. Reconhecemos que as empresas

Leia mais

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO CONCURSO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM TEMA 04: ATIVIDADES DO ENFERMEIRO ATIVIDADES DO ENFERMEIRO SUPERVISÃO GERENCIAMENTO AVALIAÇÃO AUDITORIA

Leia mais

Segurança Computacional. Rodrigo Fujioka

Segurança Computacional. Rodrigo Fujioka Segurança Computacional Rodrigo Fujioka Segurança Computacional Auditoria da Tecnologia da Informação Auditoria da Tecnologia da Informação A Auditoria da TI é uma auditoria operacional, analisa a gestão

Leia mais

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios:

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: 1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: a) é elaborada por proposta da área de gestão de continuidade de negócios da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Sicoob

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS Banco John Deere S.A No Banco John Deere S.A., a Gestão de Riscos é atribuição do Departamento de Gestão de Riscos e Compliance (DPRC), que se reporta diretamente ao

Leia mais

Cooperação científica e técnica e o mecanismo de intermediação de informações

Cooperação científica e técnica e o mecanismo de intermediação de informações Página 144 VIII/11. Cooperação científica e técnica e o mecanismo de intermediação de informações A Conferência das Partes, Informando-se sobre o relatório do Secretário Executivo sobre as atividades do

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DO TRABALHO SEGURO SGTS NA LIGHT

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DO TRABALHO SEGURO SGTS NA LIGHT IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DO TRABALHO SEGURO SGTS NA LIGHT Autor Gustavo César de Alencar LIGHT SERVIÇOS DE ELETRICIDADE S.A. RESUMO O objetivo deste trabalho é mostrar todo o esforço que a Light

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU. Documento de sessão 9.9.2008 B6-0000/2008 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO. apresentada nos termos do artigo 81.

PARLAMENTO EUROPEU. Documento de sessão 9.9.2008 B6-0000/2008 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO. apresentada nos termos do artigo 81. PARLAMENTO EUROPEU 2004 Documento de sessão 2009 9.9.2008 B6-0000/2008 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada nos termos do artigo 81.º do Regimento pela Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários sobre

Leia mais

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO 30.1. O comércio e a indústria, inclusive as empresas transnacionais,

Leia mais

A Área de Marketing no Brasil

A Área de Marketing no Brasil A Área de Marketing no Brasil Relatório consolidado das etapas qualitativa e quantitativa Job 701/08 Fevereiro/ 2009 Background e Objetivos A ABMN Associação Brasileira de Marketing & Negócios deseja

Leia mais

ABNT/CB-38 Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental

ABNT/CB-38 Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental ABNT/CB-38 Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental ISO 14001 - Sistemas de gestão ambiental Requisitos com orientações para uso 06 /10/ 2015 www.abnt.org.br Tópicos Processo de Normalização Histórico da

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA, TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ORIENTAÇÕES PARA A SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA, TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE 1 ORIENTAÇÕES PARA A SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA, TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Elaborado por: GT Especial do ABNT/CB-25 Grupo de Aperfeiçoamento do

Leia mais

PROJETO SETORIAL DO POLO DE TI&C DE SÃO CAETANO DO SUL E REGIÃO TERMO DE REFERÊNCIA

PROJETO SETORIAL DO POLO DE TI&C DE SÃO CAETANO DO SUL E REGIÃO TERMO DE REFERÊNCIA PROJETO SETORIAL DO POLO DE TI&C DE SÃO CAETANO DO SUL E REGIÃO TERMO DE REFERÊNCIA Prestação de Serviços em Assessoria e Consultoria Tributária para as empresas do Arranjo Produtivo Local. 1. OBJETIVO

Leia mais

TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas

TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas NORMA INTERNA TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas NÚMERO VERSÃO DATA DA PUBLICAÇÃO SINOPSE Dispõe sobre

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios. Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015

PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios. Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015 PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015 Ação Educativa Organização não governamental fundada por um

Leia mais

A crise na Zona Euro - Implicações para Cabo Verde e respostas possíveis:

A crise na Zona Euro - Implicações para Cabo Verde e respostas possíveis: A crise na Zona Euro - Implicações para Cabo Verde e respostas possíveis: Uma Mesa-Redonda Sector Público-Privado 7/10/2011 Centro de Políticas e Estratégias, Palácio do Governo, Praia. A crise na Zona

Leia mais

1 a Jornada de Contabilidade Práticas de Governança Corporativa e Transparência 22 de setembro de 2005

1 a Jornada de Contabilidade Práticas de Governança Corporativa e Transparência 22 de setembro de 2005 1 a Jornada de Contabilidade Práticas de Governança Corporativa e Transparência 22 de setembro de 2005 Agenda Introdução Demandas do mercado de capitais Governança corporativa Governança corporativa no

Leia mais

Gerenciamento de Riscos Risco de Liquidez

Gerenciamento de Riscos Risco de Liquidez Gerenciamento de Riscos Risco de Liquidez 5. Risco de Liquidez O Risco de Liquidez assume duas formas distintas, porém intimamente relacionadas: risco de liquidez de ativos ou de mercado e risco de liquidez

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP

www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP Como desenvolver uma abordagem eficaz de gerenciamento de capital e um processo interno de avaliação da adequação de capital (ICAAP) A crise financeira de

Leia mais

Brasília, 9 de maio de 2013

Brasília, 9 de maio de 2013 Brasília, 9 de maio de 2013 Discurso do Diretor de Regulação do Sistema Financeiro, Luiz Awazu Pereira da Silva, na reunião ordinária do Conselho Consultivo de Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras.

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1. Objetivo geral: Apoiar tecnicamente a gestão e a implementação das atividades do TC 50 - Qualidade do Sistema Único de Saúde - QUALISUS,

Leia mais

EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015

EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015 EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015 A Novelis, líder global em laminados e reciclagem de alumínio, está presente em 11 países com 26 instalações operacionais e conta

Leia mais

NBR ISO 14012 - DIRETRIZES PARA AUDITORIA AMBIENTAL- CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS

NBR ISO 14012 - DIRETRIZES PARA AUDITORIA AMBIENTAL- CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS Sumário NBR ISO 14012 - DIRETRIZES PARA AUDITORIA AMBIENTAL- CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências normativas...2 3. Definições...2 3.1.

Leia mais

Marcos Antonio Lima de Oliveira, MSc Quality Engineer ASQ/USA Diretor da ISOQUALITAS www.qualitas.eng.br qualitas@qualitas.eng.

Marcos Antonio Lima de Oliveira, MSc Quality Engineer ASQ/USA Diretor da ISOQUALITAS www.qualitas.eng.br qualitas@qualitas.eng. 01. O QUE SIGNIFICA A SIGLA ISO? É a federação mundial dos organismos de normalização, fundada em 1947 e contanto atualmente com 156 países membros. A ABNT é representante oficial da ISO no Brasil e participou

Leia mais

gestão das Instâncias de Governança nas regiões turísticas prioritárias do país.

gestão das Instâncias de Governança nas regiões turísticas prioritárias do país. OBJETIVO GERAL Estabelecer cooperação técnica para desenvolver e implementar ações que visem a fortalecer o ciclo da gestão das Instâncias de Governança nas regiões turísticas prioritárias do país. IMPORTANTE:

Leia mais

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Considerando que a informação arquivística, produzida, recebida, utilizada e conservada em sistemas informatizados,

Leia mais

Anexo F: Ratificação de compromissos

Anexo F: Ratificação de compromissos Anexo F: Ratificação de compromissos 1. Este documento constitui uma Ratificação de compromissos (Ratificação) do Departamento de Comércio dos Estados Unidos ("DOC") e da Corporação da Internet para Atribuição

Leia mais