ESCLARECIMENTOS INICIAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCLARECIMENTOS INICIAIS"

Transcrição

1

2 ESCLARECIMENTOS INICIAIS Propósitos da discussão (oposição político-partidária, reversão da decisão de derrubar o elevado ou mitigação dos impactos da decisão?) Experiência de outros debates sobre o tema. A requalificação da região portuária e a derrubada do elevado (A Proposta de Revitalização da Área Portuária da Gamboa, embrião do Projeto Porto Maravilha).

3 A Proposta de Revitalização da Área Portuária da Gamboa

4 CONSIDERAÇÕES SOBRE OS MOTIVOS DA DECISÃO DE DERRUBAR O ELEVADO DA PERIMETRAL E DE SUA ACEITAÇÃO POR PARCELA PONDERÁVEL DA SOCIEDADE (O CULTO DA BELEZA COMO NECESSIDADE DO ESPÍRITO) O cientista não estuda a natureza porque ela éútil; estuda-a porque ela ébela. E se ela não fosse bela não valeria a pena estudar, e sequer valeria a pena viver (Matemático Henri Poincaré). As equações da física são como poemas da natureza (Físico Michio Kaku, sobre a Simetria Perfeita ). Quem contempla o belo (da natureza) vê Deus! (São Francisco de Assis). Brasil, um país fascinado pelo belo! E o elevado éfeio. Este o principal motivo da aceitação da derrubada, por boa parte da opinião pública, sem qualquer outro questionamento. O fascínio pelo belo e o pensamento brasileiro. Mario Vieira de Mello ( Desenvolvimento e cultura: o problema do estetismo no Brasil ). As razões da Administração Municipal e a questão estética. O elevado, a valorização dos terrenos, a aceitação dos CEPAC e a viabilidade do projeto Porto Maravilha. A questão da origem dos recursos para o financiamento do Porto Maravilha (público ou privado?).

5 PRINCIPAIS ORDENS DE IMPACTO SOBRE OS TRANSPORTES IMPACTOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA IMPACTOS SOBRE A ATIVIDADE PORTUÁRIA NO RIO DE JANEIRO

6 IMPACTOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA O ELEVADO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A MOBILIDADE URBANA NO CORAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO O elevado da Perimetral forma, juntamente com a Av. Rodrigues Alves e vias complementares, um dos elos fundamentais de um sistema viário crucial no coração da metrópole. Esse sistema atende aos deslocamentos com origens e destinos, deum lado, na Zona Sul e Centro, e do outro, na Zona Norte, Subúrbios da Central e da antiga Leopoldina, Zona Oeste, Baixada Fluminense, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, Região dos Lagos e Serrana, além de plagas mais distantes. E inclui importantes vias como as pistas do Aterro, a Ponte Rio-Niterói, a Av. Brasil, a Linha Vermelha, a Linha Amarela, e as BR 040,101 e 116. O referido conjunto (Perimetral, Av. Rodrigues Alves e vias complementares) serve, principalmente, ao tráfego de passagem (aquela parcela do tráfego que não tem origem nem destino na área).

7 CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DECISÓRIO PARA DERRUBADA DO ELEVADO DA PERIMETRAL O pesar pelo que setores da sociedade carioca consideram a faltada formação de um entendimento social amplo e prévio para tomada de tão drástica e radical decisão. As reais implicações e possibilidades de convivência do elevado com o projeto Porto Maravilha. Exemplos de convivência de elevados feios com áreas urbanas valorizadas. Sentimento de ausência de um debate público sobre formas alternativas de se equacionar a questão estética com a incorporação do elevado ao projeto, o que conduziu àescolha da opção mais extremamente radical, ou seja, a derrubada do elevado.

8 NOVA IORQUE: PIER 17 E FINANCIAL DISTRICT

9 NOVA IORQUE: O ELEVADO E A ESQUINA MAIDEN LANE COM WALL STREET

10 BARCELONA ELEVADO NA ZONA PORTUÁRIA

11 BARCELONA CONJUNTO DE ELEVADOS NA ZONA FRANCA

12 BARCELONA: ELEVADO NA CATALOGNA SQUARE

13 BARCELONA CONJUNTO DE ELEVADOS NO PARK NUS DE LA TRINITAT

14 PARIS ELEVADO EM SAINT MANDÉ

15 PARIS CONJUNTO DE ELEVADOS EM BAGNOLET GALLIENI

16 RIO DE JANEIRO: PRÉDIO DA ANTIGA BOLSA DE VALORES E O ELEVADO DA PERIMETRAL

17 POR QUE TANTA PREOCUPAÇÃO COM OS EFEITOS DA DERRUBADA DO ELEVADO SOBRE A MOBILIDADE, SE A PREFEITURA GARANTE QUE VAI SUBSTITUIR A INFRAESTRUTURA EXISTENTE POR OUTRA COM MAIOR CAPACIDADE DO QUE A ATUAL? Pelas seguintes razões, além do sentimento de ausência de uma discussão ampla e prévia, com a sociedade devidamente informada, sobre a decisão política de derrubar o elevado: Primeira -os planos urbanísticos no Brasil não têm sido generosos com o imperativo da mobilidade. Historicamente, nossos projetos de desenvolvimento urbano subestimam, e muito, as necessidades de espaço viário (vide Plano Lucio Costa para a Barra da Tijuca). Segunda -a importância do projeto Porto Maravilha, as dimensões da intervenção projetada e os claros indícios de insuficiência do sistema viário proposto para atendimento ao tráfego de passagem na área, apesar das declarações em contrário.

18 OS IMPACTOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA: MEDIDAS BÁSICAS DO PROJETO PORTO MARAVILHA NO QUE TANGE À INFRAESTRUTURA VIÁRIA QUANTO À INFRAESTRUTURA VIÁRIA, O PORTO MARAVILHA APRESENTA TRÊS MEDIDAS BÁSICAS I. A derrubada da Perimetral e sua substituição por um mergulhão (das proximidades do Museu Naval atéa altura do Armazém 6 do Porto), e, a partir daí, pela Avenida Rodrigues Alves revitalizada, transformada em via expressa. II. A abertura da Av. Binário, com duas pistas, uma em continuação a um túnel da Praça Mauá atéa altura do Armazém 2, e a partir daí, pelas diretrizes de vias existentes, paralelamente à Av. Rodrigues Alves, atéa Praia Formosa (junto àrodoviária Novo Rio). A outra pista, entre a Praça Mauá/início da Av. Rio Branco, aproveitando também vias existentes, e a Praia Formosa. Desse ponto, a partir de uma inflexão, ambas as pistas seguem, paralelamente àav. Francisco Bicalho, atéa altura da Estação Barão de Mauá. Haveráainda, na altura do ponto de inflexão na Praia Formosa, uma alça ligando a via ao elevado do Gasômetro e àlinha Vermelha. III. A implantação de um VLT ligando a área de intervenção ao Centro da Cidade.

19 OS IMPACTOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA: CROQUIS DO NOVO SISTEMA VIÁRIO PROJETADO

20 OS IMPACTOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA: TRECHOS DA AVENIDA RODRIGUES ALVES 1º TRECHO Da confluência com a Av. Francisco Bicalho até a Av. Professor Pereira Reis. Sentido Bairros : 4 faixas ou espaço de 4 faixas. Sentido Centro/Sul : 4 faixas ou espaço de 4 faixas. 2ºTRECHO Da Av. Professor Pereira Reis atéa Rua Rivadávia Correa (Túnel João Ricardo e Rua Bento Ribeiro). Sentido Bairros : 4 faixas ou espaço de 4 faixas. Sentido Centro/Sul : 4 faixas ou espaço de 4 faixas. 3ºTRECHO Da Rua Rivadávia Correa atéa Av. Barão de Tefé. Sentido Bairros : 4 faixas ou espaço de 4 faixas. Sentido Centro/Sul : 4 faixas ou espaço de 4 faixas, com constrição devido à rampa de descida do elevado. 4ºTRECHO Da Av. Barão de Teféatéa Praça Mauá. Sentido Bairros : 4 faixas ou espaço de 4 faixas. Sentido Centro/Sul : Mão invertida e constrição em face da rampa de subida do elevado.

21 OS IMPACTOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA: TRECHOS DA AVENIDA RODRIGUES ALVES AV. PROFESSOR PEREIRA REIS E AV. BARÃO DE TEFÉ

22 OS IMPACTOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA: TRECHOS DA AVENIDA RODRIGUES ALVES RUA RIVADÁVIA CORREA E TUNEL JOÃO RICARDO

23 A AVENIDA PROFESSOR PEREIRA REIS E SUA LIGAÇÃO COM A ZONA SUL ATRAVÉS DO VIADUTO WALDEMAR DUTRA E DO TÚNEL SANTA BÁRBARA

24 OS IMPACTOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA: INTRAESTRUTURA ATUAL E NOVO SISTEMA VIÁRIO PROJETADO PARA ATENDIMENTO AO TRÁFEGO DE PASSAGEM INFRAESTRUTURA ATUAL: conjunto Perimetral, Av. Rodrigues Alves e vias complementares. O conjunto possui, onde necessário, fora vias complementares, 6 faixas (ou, potencialmente, espaço para 6 faixas) por sentido, sendo 2 no elevado, e 4 (ou potencialmente espaço para 4) faixas, por sentido, na Rodrigues Alves. Háque se consignar dois tipos de providências, para se ter, na Av. Rodrigues Alves, 4 faixas por sentido, com pistas em boas condições e bem sinalizadas, ao longo de toda a via: 1. remoção de restos de meio fios das antigas baias, acerto do alinhamento, recapeamento das pistas e recomposição da sinalização horizontal e vertical (ações ao nível apenas de conserva); 2. solução (não imediatamente necessária) da impedância (em um pequeno trecho no sentido Centro) causada pela rampa de descida do elevado da Perimetral na alturada Av. Barão de Tefé. SISTEMA VIÁRIO FUTURO composto por um mergulhão, continuado em nível pela Rodrigues Alves revitalizada como via expressa, com 3 faixas por sentido, e a Binário do Porto, com parte em túneis e parte em nível, aproveitando vias existentes, também com 3 faixas por sentido, totalizando 6 faixas por sentido.

25 DISCUSSÃO SOBRE A CAPACIDADE DAS INFRAESTRUTURAS VIÁRIAS ATUAL E FUTURA NA REGIÃO PARA ATENDIMENTOO AO TRÁFEGO DE PASSAGEM Segundo a CDURP, o futuro sistema viário da região (Binário e Via Expressa), após a derrubada da Perimetral, terá50% a mais de faixas e 38% de capacidade a mais do que o sistema atual. A interrogação fica por conta tanto do número de faixas quanto das capacidades. Quanto ao número de faixas Como visto, a Perimetral tem 2 faixas por sentido, e a Rodrigues Alves, 4 faixas, ou espaço para 4 faixas, por sentido. Consideradas as vias complementares, o sistema existente, apresenta, na maior parte do sistema, o equivalente 6 ou mais faixas por sentido. Isoladamente, a Rodrigues Alves (que atende, com certa folga, em seus vários trechos, a demanda existente), possui, na maior parte de sua extensão (e onde necessário), 4 faixas por sentido. E, por dispor de espaço, pode facilmente, se preciso, apresentar, ao longo de toda sua extensão, 4 faixas por sentido bem pavimentadas e sinalizadas.

26 DISCUSSÃO SOBRE A CAPACIDADE DAS INFRAESTRUTURAS VIÁRIAS ATUAL E FUTURA NA REGIÃO PARA ATENDIMENTO AO TRÁFEGO DE PASSAGEM Quanto às capacidades O site da CDURP, apresenta dois estudos. Um desses estudosdápara a Perimetral capacidade de 4 mil v/s/h e, para o trecho crítico da Rodrigues Alves, capacidade de 3,6 mil v/s/h e nível de serviço de 4 mil v/s/h. O outro estudo indica, também para o trecho crítico da Rodrigues Alves, uma capacidade permitida de 5,4 mil v/s/h, eníveis de serviço de v/h no sentido Centro e de v/h no sentido bairros. O que autoriza a se tomar como capacidade total do sistemaatual (Perimetral + Rodrigues Alves) 8 mil v/s/h, onde a demanda assim o requer, quase toda voltada para atendimento ao tráfego de passagem. Além do mais, háque se esclarecer que, para atendimento de segmentos selecionados da demanda de passagem, fora dos trechos críticos, deve-se associar àcapacidade da Rodrigues Alves, a capacidade das vias complementares.

27 SISTEMA ATUAL: CAPACIDADES E NÍVEIS DE SERVIÇO (CRÉDITO: CDURP/ESTUDO DE TRÁFEGO DA CCY)

28 OS IMPACTOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA: (AV.RODRIGUES ALVES, NO SENTIDO BAIRROS, E SUAS 4 FAIXAS DE ROLAMENTO)

29 OS IMPACTOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA: (AV. RODRIGUES ALVES, NO SENTIDO CENTRO, E SUAS 4 FAIXAS DE ROLAMENTO)

30 DISCUSSÃO SOBRE A SUFICIÊNCIA DO NOVO SISTEMA Capacidade anunciada do novo sistema: e 10 mil v/s/h, 6 mil na Expressa e 4 mil na Binário. Qualificação Importante: a Binário atenderáprincipalmente (senão exclusivamente) ao tráfego local, a ser gerado pelo próprio projeto. Todavia, o problema decorrente somente serásentido em alguns anos, jáque, enquanto o Porto Maravilha não estiver em boa parte implantado, haverá espaço na Binário para ajudar no escoamento do tráfego de passagem. Em futuro próximo, quando o Projeto Porto Maravilha estiver quase totalmente implantado, poderárestar, na nova estrutura, para o tráfego de passagem, (mesmo com VLT e BRT da Avenida Brasil) apenas a capacidade da Via Expressa (6 mil v/s/h), ou capacidade ligeiramente superior a esta. Conclusão: o novo sistema tem alta probabilidade de vir a apresentar, dentro de poucos anos, capacidade de até 25% inferior à do sistema atual nos trechos de maior carregamento.

31 INTRAESTRUTURA ATUAL E SISTEMA VIÁRIO PROJETADO PARA ATENDIMENTO A TODOS OS TRÁFEGOS (PASSAGEM + LOCAL) VIAS COM PERIMETRAL SEM MELHORIAS E SEM PORTO MARAVILHA COM PERIMETRAL COM MELHORIAS E SEM PORTO MARAVILHA SISTEMA FUTURO (SEM PERIMETRAL) VIAS /INDICADORES FAIXAS POR SENTIDO CAPACIDADE TOTAL (V/S/H) FAIXAS POR SENTIDO CAPACIDADE TOTAL (V/S/H) FAIXAS POR SENTIDO CAPACIDADE TOTAL (V/S/H) PERIMETRAL RODRIGUES ALVES ATUAL E VIAS COMPLEMENTARES 04 (1) (1) (2) RODRIGUES ALVES REVITALIZADA S/ ELEVADO VIA BINÁRIO TOTAL 06 (3) 8.000(3) 06 (3) (3) (1) Há restrições pontuais na Rodrigues Alves, de fácil solução, que não restringem a capacidade do sistema no essencial. (2) CDURP informa nível de serviço de v/s/h e capacidade permitida de v/s/h em ambos os sentidos, nos trechos de maior demanda. (3) Quase que exclusivamente para o tráfego e passagem. O tráfego local não é significativo.

32 INTRAESTRUTURA ATUAL E SISTEMA VIÁRIO PROJETADO PARA ATENDIMENTO AO TRÁFEGO DE PASSAGEM (HIPÓTESE 1) VIAS COM PERIMETRAL SEM MELHORIAS E SEM PORTO MARAVILHA COM PERIMETRAL COM MELHORIAS E SEM PORTO MARAVILHA SISTEMA FUTURO (SEM PERIMETRAL) VIAS /INDICADORES FAIXAS POR SENTIDO CAPACIDADE DISPONÍVEL (V/S/H) FAIXAS POR SENTIDO CAPACIDADE DISPONÍVEL (V/SH) FAIXAS POR SENTIDO CAPACIDADE DISPONÍVEL (V/S/H) PERIMETRAL RODRIGUES ALVES ATUAL E VIAS COMPLEMENTARES 04 (1) (1) (2) RODRIGUES ALVES REVITALIZADA S/ ELEVADO VIA BINÁRIO TOTAL 06 (3) (3) 06 (3) (3) (1) Há restrições pontuais na Rodrigues Alves, de fácil solução, que não restringem a capacidade do sistema no essencial. (2) CDURP informa nível de serviço de v/s/h e capacidade permitida de v/s/h em ambos os sentidos, nos trechos de maior demanda (3) Quase que exclusivamente para o tráfego de passagem. O tráfego local não é significativo.

33 INTRAESTRUTURA ATUAL E SISTEMA VIÁRIO PROJETADO PARA ATENDIMENTO AO TRÁFEGO DE PASSAGEM (HIPÓTESE 2) VIAS COM PERIMETRAL SEM MELHORIAS E SEM PORTO MARAVILHA COM PERIMETRAL COM MELHORIAS E SEM PORTO MARAVILHA SISTEMA FUTURO (SEM PERIMETRAL) VIAS /INDICADORES FAIXAS POR SENTIDO CAPACIDADE DISPONÍVEL (V/S/H) FAIXAS POR SENTIDO CAPACIDADE DISPONÍVEL (V/S/H) FAIXAS POR SENTIDO CAPACIDADE DISPONÍVEL (V/S/H) PERIMETRAL RODRIGUES ALVES ATUAL E VIAS COMPLEMENTARES 04 (1) (1) (2) RODRIGUES ALVES REVITALIZADA S/ ELEVADO VIA BINÁRIO TOTAL 06 (3) (3) 06 (3) (3) (1) Há restrições pontuais na Rodrigues Alves de fácil solução que não restringem a capacidade do sistema no essencial. (2) CDURP informa nível de serviço de v/s/h e capacidade permitida de v/s/h em ambos os sentidos, nos trechos de maior demanda (3) Quase que exclusivamente para o tráfego de passagem. O tráfego local não é significativo

34 INFRAESTRUTURA ATUAL E SISTEMA VIÁRIO PROJETADO PARA ATENDIMENTO AO TRÁFEGO DE PASSAGEM COMPARAÇÃO PORTO MARAVILHA COM E SEM PERIMETRAL (HIPÓTESE 1) VIAS COM PERIMETRAL SEM MELHORIAS E COM PORTO MARAVILHA COM PERIMETRAL COM MELHORIAS E COM PORTO MARAVILHA SISTEMA FUTURO (SEM PERIMETRAL) VIAS /INDICADORES FAIXAS POR SENTIDO CAPACIDADE DISPONÍVEL (V/S/H) FAIXAS POR SENTIDO CAPACIDADE DISPONÍVEL (V/S/H) FAIXAS POR SENTIDO CAPACIDADE DISPONÍVEL (V/S/H) PERIMETRAL RODRIGUES ALVES ATUAL E VIAS COMPLEMENTARES 04 (1) (2) (3) RODRIGUES ALVES REVITALIZADA S/ ELEVADO VIA BINÁRIO TOTAL (1) Há restrição pontuais na Rodrigues Alves, de fácil solução, que não restringem a capacidade do sistema no essencial. (2) Redução para compensar perdas de capacidade em vias complementares pela implantação da Binário e do VLT, e contagem dupla. (3) Redução para compensar perdas de capacidade em vias complementares pela implantação da Binário e do VLT.

35 INTRAESTRUTURA ATUAL E SISTEMA VIÁRIO PROJETADO PARA ATENDIMENTO AO TRÁFEGO DE PASSAGEM - COMPARAÇÃO PORTO MARAVILHA COM E SEM PERIMETRAL (HIPÓTESE 2) VIAS COM PERIMETRAL SEM MELHORIAS E COM PORTO MARAVILHA COM PERIMETRAL COM MELHORIAS E COM PORTO MARAVILHA SISTEMA FUTURO (SEM PERIMETRAL) VIAS /INDICADORES FAIXAS POR SENTIDO CAPACIDADE DISPONÍVEL (V/S/H) FAIXAS POR SENTIDO CAPACIDADE DISPONÍVEL (V/S/H) FAIXAS POR SENTIDO CAPACIDADE DISPONÍVEL (V/S/H) PERIMETRAL RODRIGUES ALVES ATUAL E VIAS COMPLEMENTARES 04 (1) (2) (3) RODRIGUES ALVES REVITALIZADA S/ ELEVADO VIA BINÁRIO TOTAL (1) Há alguns pontos de restrição pontuais na Rodrigues Alves, de fácil solução, que não restringem a capacidade do sistema no essencial. (2) Redução para compensar perda de capacidade em vias complementares no sistema atual pela implantação da Binário e VLT e contagem dupla. (3) Redução para compensar perda de capacidade em vias complementares no sistema atual pela implantação da Binário e do VLT.

36 OS IMPACTOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA: A AVENIDA RODRIGUES ALVES NAS PROXIMIDADES DA PRAÇA MAUÁ

37 OS IMPACTOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA: MUITO CARRO E POUCA RUA (FROTA E VEÍCULOS LICENCIADOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO) ANO FROTA AUMENTO DA FROTA (Nº DE VEÍCULOS) CRESCIMENTO DA FROTA (% AA) , , , , ,94 FONTE: DETRAN/DENATRAN

38 OS IMPACTOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA: MUITO CARRO E POUCA RUA (A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA E O CONFLITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS) A indústria automobilística e a quimera destituída de investimentos. O conflito entre o que deseja a União e o que quer as administrações municipais das grandes cidades brasileiras. A experiência internacional (exportação de carros, instalação de montadoras no exterior e investimentos pesados no transporte de massa sobre trilhos). Atraso de 50 anos do RMRJ nos investimentos em transportes de massa sobre trilhos. A alegação dos elevados custos do transporte de massa sobre trilhos e a ignorância sobre os custos de não se fazer os investimentos necessários no transporte de massa.

39 OS IMPACTOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA: O CRESCIMENTO ACELERADO DO ALÉM-PONTE FATORES DO CRESCIMENTO ALÉM-PONTE (A PAR DO CRESCIMENTO DA FROTA DE VEÍCULOS): Forte expansão inercial de toda região. Implantação do COMPERJ e respectiva multiplicação de atividades para frente e para trás, e complementar nos municípios de Itaboraí e São Gonçalo. Desenvolvimento dos municípios da Costa Fluminense de Maricáa São João da Barra com a instalação de bases de apoio logístico à exploração de petróleo e gás offshore. Implantação do Complexo Portuário e Industrial do Açu.

40 MEDIDAS PARA ENFRENTAMENTO DO AUMENTO DA DEMANDA DE MOBILIDADE NO SISTEMA MAIOR DE QUE FAZ PARTE HOJE O ELEVADO DA PERIMETRAL Independentemente da fonte dos recurso e da responsabilidade (municipal, estadual ou federal), além da integração do BRT da Av. Brasil a outros sistemas, fala-se em aumentar a capacidade do sistema viário (em vários modais) de que faz parte a Perimetral. Entre outras providências a serem estudadas, citam-se: Ampliação da Ponte Rio-Niterói para aumento da sua capacidade viária; Construção de uma nova ligação rodoviária direta entre o Rio e Niterói, por ponte ou túnel subaquático; Integração direta da Linha 3 do metrô, de Visconde de Itaboraí, ao sistema metro-ferroviário da capital, tanto pela retomada do seu projeto original atéo Largo da Carioca, quanto pelo aproveitamento da Ponte com reforço estrutural e ligação, através da diretriz da Avenida Francisco Bicalho, ao trecho desativadoda Linha 2 entre as estações São Cristóvão e Estácio; Elevação dos padrões de serviço do Sistema de Trens Urbanos para transformá-los em metrô de superfície a exemplo do RER francês, em todos os ramais, inclusive os de Belfort Roxo, Japeri e Saracuruna; Implantação de novas ligações aquaviárias, inclusive um novo sistema de ferry-boat entre o Rio e São Gonçalo.

41 CONCLUSÃO SOBRE OS IMPACTOS DA DERRUBADA DA PERIMETRAL SOBRE A MOBILIDADE NA RMRJ O acelerado crescimento da frota e da demanda ao longo do corredor estáa aconselhar o aprofundamento dos estudos de transporte para enfrentamento das necessidades de infraestrutura viária na região. Nesse contexto, épreocupante a supressão de capacidade decorrente da derrubada do elevado, que pode chegar ao nível de mais de v/s/h em relação à capacidade possível com investimentos muito baixos nas vias da região. Pelo exercício realizado, nem se precisaria lançar mão do crescimento da demanda do tráfego de passagem no corredor para se concluir pela necessidade de se complementar a nova infraestrutura proposta com novos investimentos, tanto no modal rodoviário como no modal metro-ferroviário. Com efeito, após a derrubada da Perimetral, o novo sistema como proposto não comportarásequer uma demanda equivalente àatual quando o Porto Maravilha estiver totalmente, ou quase totalmente, implantado.

42 IMPACTOS DA DERRUBADA DO ELEVADO SOBRE A ATIVIDADE PORTUÁRIA NO RIO DE JANEIRO A singularidade da Revitalização da Área Portuária do Rio de Janeiro A revitalização da região portuária do Rio de Janeiro deve ser analisada àluz de uma singularidade: ao contrário dos principais casos de revitalização de zonas portuárias no mundo (Londres, Barcelona, Baltimore, San Francisco, Buenos Aires e outros), onde a intervenção se deu em partes desativadas ou praticamente desativadas do porto, no Rio, a revitalização estáocorrendo junto a instalações portuárias ainda fortemente operacionais. O Cais da Gamboa, ao longo da Av. Rodrigues Alves, com mais de três quilômetros de extensão, e cerca de duas dezenas de berços de atracação, éa parte mais antiga do porto - apesar de não possuir uma infraestrutura moderna, éainda um cais operacional, com produtividade aceitável para algumas cargas importantes para a cidade, o estado e o país.

43 IMPACTOS DA DERRUBADA DO ELEVADO SOBRE A ATIVIDADE PORTUÁRIA (CONFIGURAÇÃO FUTURA DA ATIVIDADE PORTUÁRIA NO CAIS DA GAMBOA) O espaço entre a Praça Mauáe o Armazém 6 destinar-se-áàatracação de navios de passageiros e embarcações de apoio -nesse trecho, haverá, para além da zona primária, um grande espaço aberto atéo outro lado da avenida -por baixo, passaráo túnel-mergulhão que ligaráo Centro à parte da Rodrigues Alves transformada em via expressa, em nível. Do Armazém 7 atéa altura do Armazém 18, em frente àrodoviária Novo Rio, o Cais da Gamboa continuará(ou deveria continuar) desempenhando importante função econômica -nesse trecho, do Armazém 7 atéa altura do Armazém 14, o porto movimenta hoje cargas importantes, como produtos siderúrgicos, papel de imprensa e, eventualmente, trigo. O trecho em frente aos armazéns de 15 a 18 deveráse transformar em base de apoio da Petrobras à atividade de exploração e produção de petróleo e gás offshore.

44 IMPACTOS DA DERRUBADA DO ELEVADO SOBRE A ATIVIDADE PORTUÁRIA (PORTÕES DE ACESSO TERRESTRE NO CAIS DA GAMBOA ) Atéa virada século, o conjunto Cais da Gamboa e Píer da Praça Mauápossuía quatro portões de acessos terrestres : portão de acesso rodoviário na altura da Praça Mauá; portão de acesso ferroviário (Armazém 10), onde hoje se localiza a Cidade do Samba; portão de acesso rodoviário entre os armazéns 13 e 14; e portão de acesso rodoviário ao lado do Armazém 18.

45 PORTÕES DE ACESSO AO PORTO DO RIO

46 CONSEQUÊNCIAS DO FECHAMENTO DO PORTÃO ENTRE OS ARMAZÉNS 13 E 14 DO PORTO DO RIO DE JANEIRO Como, conceitualmente, vias expressas não devem possuir cruzamentos, semáforos, comportar entradas e saídas diretas de garagem, e os veículos não podem parar para embarque ou desembarque de passageiros ou volumes, com as transformações programadas, o portão entre os armazéns 13 e 14 deve ser fechado. Em consequência, o acesso ao Cais da Gamboa, na melhor das hipóteses, teráque ser feito pelo Portão 22, a mais de 2 km da área em frente ao antigo Armazém8, único local com espaço para que os veículos pesados façam o retorno. Assim, todos os veículos pesados que acessarem o Cais da Gamboa terão necessariamente que percorrer uma via estreita, por dentro das instalações portuárias, entre guindastes e empilhadeiras, numa extensão de quase 5 km, para entrar e sair do porto.

47 PROJEÇÃO DO FLUXO VIÁRIO DE CARGA NO PORTO DO RIO DE JANEIRO VEÍCULOS DE CARGA POR ANO BI-TREM CARRETAS DE 5 EIXOS (46 t) CARRETAS DE 4 EIXOS (35 t) CEGONHAS TOTAL Fonte: CDRJ Superintendência do Porto do Rio de Janeiro

48 IMAGEM DO CAIS DA GAMBOA Nº1 2011

49 IMAGEM DO CAIS DA GAMBOA Nº2 2011

50 CONCLUSÃO DO IMPACTO DA DERRUBADA DO ELEVADO SOBRE A ATIVIDADE PORTUÁRIA O fechamento do portão entre os armazéns 13 e 14 implicaráuma grande perda de eficiência operacional no Cais da Gamboa. As cargas que são lámovimentadas terão que das três uma: ou continuam ali em condições operacionais precárias; ou passarão a ser movimentadas em outras partes do porto (Cais de São Cristóvão ou Cais do Caju), disputando espaço e tempo com outras cargas; ou, ainda, passarão a utilizar outros portos. Em qualquer hipótese, no mínimo, essas operações serão bem menos produtivas do que são hoje e, consequentemente, mais caras para os usuários, ou seja, em última instância, para os donos das cargas afetadas, e, indiretamente, para a própria sociedade como um todo.

51 FIM Obrigado pela Atenção Marcos Poggi

Prefeitura interdita Av. Rodrigues Alves para remoção de trecho da Perimetral a partir do dia 26 de julho

Prefeitura interdita Av. Rodrigues Alves para remoção de trecho da Perimetral a partir do dia 26 de julho Prefeitura interdita Av. Rodrigues Alves para remoção de trecho da Perimetral a partir do dia 26 de julho A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), da Companhia de Engenharia

Leia mais

P O R T O M A R A V I L H A

P O R T O M A R A V I L H A P O R T O M A R A V I L H A P O R T O M A R A V I L H A Porto do Rio Zona Portuária Hoje Da fundação aos dias de hoje Oficialmente, o Porto do Rio de Janeiro foi inaugurado em 1910, o que impulsionou o

Leia mais

Prefeitura interdita Av. Rodrigues Alves para remoção de trecho da Perimetral a partir do dia 26 de julho

Prefeitura interdita Av. Rodrigues Alves para remoção de trecho da Perimetral a partir do dia 26 de julho Prefeitura interdita Av. Rodrigues Alves para remoção de trecho da Perimetral a partir do dia 26 de julho A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), da Companhia de Engenharia

Leia mais

Com a Avenida Rio Branco e o Mergulhão da Praça XV fechados, os veículos particulares terão dois trajetos preferenciais:

Com a Avenida Rio Branco e o Mergulhão da Praça XV fechados, os veículos particulares terão dois trajetos preferenciais: MUDANÇAS VIÁRIAS As mudanças virão em etapas. No dia 25 de janeiro, sábado, às 22h, o Elevado da Perimetral, no trecho entre a Avenida General Justo (Aterro do Flamengo) e a Praça Mauá, será definitivamente

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL

PLANEJAMENTO OPERACIONAL OPERAÇÃO PERIMETRAL PLANEJAMENTO OPERACIONAL TRANSPORTE E TRÂNSITO SMTR / CET-RIO Julho 2014 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES 3 Av. Rodrigues Alves Circulação Atual Cidade do Samba Praça da Harmonia Rodoviária Rua

Leia mais

Projetos de Melhoria da Mobilidade Urbana até 2014

Projetos de Melhoria da Mobilidade Urbana até 2014 Projetos de Melhoria da Mobilidade Urbana até 2014 Melhoria da Infraestrutura Viária e Transporte na Capital Abril/2011 Mobilidade Urbana em Belo Horizonte BRT Antônio Carlos/Pedro I Meta 1 VIADUTOS DE

Leia mais

ESPELHO DE EMENDA INICIATIVA

ESPELHO DE EMENDA INICIATIVA SISTEMA DE ELABORAÇÃO DE S ÀS LEIS ORÇAMENTÁRIAS ESPELHO DE 001 - Construção do Contorno Ferroviário de Curitiba AUTOR DA Luciano Ducci 37050001 539 0141 - Promover a expansão da malha ferroviária federal

Leia mais

VISITA À FÁBRICA DO VLT CARIOCA TAUBATÉ - SP

VISITA À FÁBRICA DO VLT CARIOCA TAUBATÉ - SP VISITA À FÁBRICA DO VLT CARIOCA TAUBATÉ - SP Modalidade PPP Patrocinada Duração do contrato 25 anos Consórcio VLT Carioca CCR Invepar OTP RioPar RATP Benito Roggio Transporte Sociedad Anónima - BRT 2 O

Leia mais

GERALDO ALCKMIN 18/10/2011

GERALDO ALCKMIN 18/10/2011 GERALDO ALCKMIN 18/10/2011 AÇÕES E PROJETOS HABITAÇÃO - 150 mil novas moradias nos próximos quatro anos, para atender a famílias que ganham até 5 salários mínimos, triplicando a produção de moradias no

Leia mais

Vetor UF Nome Localização / Descrição Tipo de Intervenção PAC? Status Extensão

Vetor UF Nome Localização / Descrição Tipo de Intervenção PAC? Status Extensão Angra dos Reis/ Angra dos Reis/ Ampliação/Melhorias Não Planejado 30.000 N.A. Pós 2015 Angra dos Reis: ampliação do Pátio de Aeronaves, Terminal de Passageiros e Ampliação de Pista. Área do Terminal: 450m2.

Leia mais

Obras de Mobilidade Urbana em Belo Horizonte COPA 2014

Obras de Mobilidade Urbana em Belo Horizonte COPA 2014 INFRAESTRUTURA PARA A COPA 2014 Obras de Mobilidade Urbana em Belo Horizonte COPA 2014 Novembro/12 Agosto/2011 Empreendimentos de Mobilidade Urbana BRT Antônio Carlos/Pedro I Meta 1: Interseção com Av.

Leia mais

PLANO DE MOBILIDADE COPA DO MUNDO PERNAMBUCO - MAIO - 2014

PLANO DE MOBILIDADE COPA DO MUNDO PERNAMBUCO - MAIO - 2014 PLANO DE MOBILIDADE COPA DO MUNDO PERNAMBUCO - MAIO - 2014 SUMÁRIO 1. Tabela dos jogos na Arena Pernambuco 2. Premissas do Plano de Mobilidade 3. Como chegar à Arena Pernambuco (Metrô, BRT e Estacionamentos

Leia mais

CRITÉRIOS TÉCNICOS PARA AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA. Lúcia Maria Mendonça Santos Ministério das Cidades

CRITÉRIOS TÉCNICOS PARA AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA. Lúcia Maria Mendonça Santos Ministério das Cidades CRITÉRIOS TÉCNICOS PARA AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA Lúcia Maria Mendonça Santos S e m i n á r i o M o b i l i d a d e U r b a n a S u s t e n t á v e l : P r á t i c a s e T e n d ê n c

Leia mais

DIRETORIA DE ENGENHARIA. ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de oleodutos.

DIRETORIA DE ENGENHARIA. ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de oleodutos. fls. 1/5 ÓRGÃO: DIRETORIA DE ENGENHARIA MANUAL: ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de oleodutos. PALAVRAS-CHAVE: Faixa de Domínio, oleodutos. APROVAÇÃO EM: Portaria SUP/DER-

Leia mais

Sistema Metro-Ferroviário e a Integração Metropolitana do Transporte na RMPA

Sistema Metro-Ferroviário e a Integração Metropolitana do Transporte na RMPA MOBILIDADE URBANA EM REGIÕES METROPOLITANAS Sistema Metro-Ferroviário e a Integração Metropolitana do Transporte na RMPA Marco Aurélio Spall Maia Diretor Presidente TRENSURB-Porto Alegre Região Metropolitana

Leia mais

REVITALIZAÇÃO DO CAIS COMERCIAL DO PORTO DE VITÓRIA

REVITALIZAÇÃO DO CAIS COMERCIAL DO PORTO DE VITÓRIA REVITALIZAÇÃO DO CAIS COMERCIAL DO PORTO DE VITÓRIA O projeto de revitalização do Porto de Vitória é uma obra do Plano de Aceleração do Crescimento PAC e complementa os projetos de Ampliação do Cais Comercial,

Leia mais

SEINFRA SECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA JUNHO/2015

SEINFRA SECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA JUNHO/2015 SEINFRA SECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA JUNHO/2015 Corredores de Ônibus Manaus: Atendem três condicionantes: 1) Plano de Estruturação da Malha Viária do Governo do Estado do Amazonas; 2) Demanda

Leia mais

PREFEITO E PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF ANUNCIAM NOVOS INVESTIMENTOS EM MOBILIDADE URBANA NO RIO

PREFEITO E PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF ANUNCIAM NOVOS INVESTIMENTOS EM MOBILIDADE URBANA NO RIO PREFEITO E PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF ANUNCIAM NOVOS INVESTIMENTOS EM MOBILIDADE URBANA NO RIO Governo Federal libera R$ 1,63 bilhão para implantação do BRT Transbrasil e do VLT do Centro A presidenta Dilma

Leia mais

LEI Nº 370, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011 A CÂMARA MUNICIPAL DE CAFEARA APROVA E EU, PREFEITO DO MUNICÍPIO, SANCIONO A SEGUINTE LEI:

LEI Nº 370, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011 A CÂMARA MUNICIPAL DE CAFEARA APROVA E EU, PREFEITO DO MUNICÍPIO, SANCIONO A SEGUINTE LEI: LEI Nº 370, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011 Institui a Lei do Sistema Viário do Município de Cafeara, e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL DE CAFEARA APROVA E EU, PREFEITO DO MUNICÍPIO, SANCIONO A SEGUINTE

Leia mais

Esquema operacional de trânsito para a construção do BRT TransBrasil

Esquema operacional de trânsito para a construção do BRT TransBrasil Esquema operacional de trânsito para a construção do BRT TransBrasil Desde sábado, dia 10 de janeiro, a Avenida Brasil tem 2,5 faixas interditadas no trecho Caju e Manguinhos A Prefeitura do Rio, por meio

Leia mais

32º 18º. Novas mudanças no trânsito da região portuária. A partir de 29 de outubro (sábado) Quinta-Feira 27/10/11

32º 18º. Novas mudanças no trânsito da região portuária. A partir de 29 de outubro (sábado) Quinta-Feira 27/10/11 Quinta-Feira 27/10/11 32º 18º Novas mudanças no trânsito da região portuária A Região Portuária passará por novas mudanças de tráfego complementares a partir das 8h deste sábado, 29 de outubro, para dar

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL 04/05/2011 Senado Federal - Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo O BRASIL EM NÚMEROS BASE PARA O CRESCIMENTO Os investimentos nas áreas

Leia mais

Políticas de integração para mobilidade urbana em cidades coordenadas por diferente modais Wagner Colombini Martins 20/09/2013

Políticas de integração para mobilidade urbana em cidades coordenadas por diferente modais Wagner Colombini Martins 20/09/2013 Políticas de integração para mobilidade urbana em cidades coordenadas por diferente modais Wagner Colombini Martins 20/09/2013 A gestão pública brasileira é marcada pela atuação setorial, com graves dificuldades

Leia mais

Planejamento das Linhas de ônibus no Rio com a derrubada da perimetral.

Planejamento das Linhas de ônibus no Rio com a derrubada da perimetral. Planejamento das Linhas de ônibus no Rio com a derrubada da perimetral. Aline Leite 1 ; Daniel Lopes 1 ; Eduardo Tavares da Silva 2 ; Eunice Horário Teixeira 2 ; Jorge Tiago Bastos 2 ; Luciana Brizon 2

Leia mais

Secretaria Municipal de Obras. secretário Alexandre Pinto

Secretaria Municipal de Obras. secretário Alexandre Pinto Secretaria Municipal de Obras secretário Alexandre Pinto Investimentos recordes e precisos Obras em andamento R$ 5,5 bilhões Obras em licitação R$ 2 bilhões Obras a licitar R$ 190 milhões R$ 8,1 bilhões

Leia mais

Objetivo 3.2. Melhorar a infra-estrutura de transporte e logística do Estado. As prioridades estaduais, segundo a visão da indústria, estão na

Objetivo 3.2. Melhorar a infra-estrutura de transporte e logística do Estado. As prioridades estaduais, segundo a visão da indústria, estão na Objetivo 3.2. Melhorar a infra-estrutura de transporte e logística do Estado. As prioridades estaduais, segundo a visão da indústria, estão na ampliação do número de terminais portuários, rodovias, ferrovias

Leia mais

ANEXO II DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB

ANEXO II DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB ANEXO II DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB 1. SINALIZAÇÃO VERTICAL É um subsistema da sinalização viária cujo meio de comunicação está na posição vertical, normalmente em placa, fixado ao lado ou

Leia mais

Prefeitura anuncia plano de escavação dos túneis da Via Binário do Porto

Prefeitura anuncia plano de escavação dos túneis da Via Binário do Porto Prefeitura anuncia plano de escavação dos túneis da Via Binário do Porto A Prefeitura, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), da CET-Rio e da Concessionária

Leia mais

Concepção do Complexo Portuário da EMBRAPS em Santarém

Concepção do Complexo Portuário da EMBRAPS em Santarém Concepção do Complexo Portuário da EMBRAPS em Santarém Objetivo Elaborar o projeto conceitual do Terminal Portuário da EMBRAPS em Santarém, para exportação de granéis sólidos (soja e milho). O projeto

Leia mais

www.supervia.com.br 1

www.supervia.com.br 1 www.supervia.com.br 1 Trens Urbanos no Rio de Janeiro Histórico Antes da privatização, sob condições de transporte inadequadas, o número de passageiros caiu consistentemente Média de passageiros dias úteis

Leia mais

VLT do Rio. VLT DO RIO Julho de 2011. VLT do Rio

VLT do Rio. VLT DO RIO Julho de 2011. VLT do Rio VLT DO RIO Julho de 2011 VLT do Rio IMPLANTAÇÃO FASEAMENTO Rodoviária Novo Rio 1 Vila de Mídia Cordeiro da Graça Equador Novo Rio 2 Pereira Reis Santo Cristo Pedro Pça. Santo Hernesto Cristo Cidade do

Leia mais

RELATÓRIO DE VISITA ÀS ESTAÇÕES DE TREM DA SUPERVIA REALENGO BANGU CAMPO GRANDE SANTA CRUZ AVERIGUAÇÃO DO GRAU DE ACESSIBILIDADE

RELATÓRIO DE VISITA ÀS ESTAÇÕES DE TREM DA SUPERVIA REALENGO BANGU CAMPO GRANDE SANTA CRUZ AVERIGUAÇÃO DO GRAU DE ACESSIBILIDADE RELATÓRIO DE VISITA ÀS ESTAÇÕES DE TREM DA SUPERVIA REALENGO BANGU CAMPO GRANDE SANTA CRUZ AVERIGUAÇÃO DO GRAU DE ACESSIBILIDADE Rio de Janeiro 12 de Março de 2010 Este relatório foi produzido por Amarildo

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa 1 INTRODUÇÃO 1.1 Motivação e Justificativa A locomoção é um dos direitos básicos do cidadão. Cabe, portanto, ao poder público normalmente uma prefeitura e/ou um estado prover transporte de qualidade para

Leia mais

PLANO DIRETOR DE TRANSPORTE E MOBILIDADE DE BAURU - PLANMOB

PLANO DIRETOR DE TRANSPORTE E MOBILIDADE DE BAURU - PLANMOB PLANO DIRETOR DE TRANSPORTE E MOBILIDADE DE BAURU - PLANMOB O QUE É O Plano Diretor de Transporte e da Mobilidade é um instrumento da política de desenvolvimento urbano, integrado ao Plano Diretor do município,

Leia mais

Parcerias Público- Privadas do Rio de Janeiro. Gustavo Guerrante. 30 de novembro de 2015

Parcerias Público- Privadas do Rio de Janeiro. Gustavo Guerrante. 30 de novembro de 2015 Parcerias Público- Privadas do Rio de Janeiro Gustavo Guerrante 30 de novembro de 2015 Prefeitura do Rio de Janeiro Secretaria Especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas Em 2009, institucionalizou-se

Leia mais

SUGESTÕES PARA A REFORMULAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS URBANOS E METROPOLITANO DE PORTO ALEGRE 1

SUGESTÕES PARA A REFORMULAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS URBANOS E METROPOLITANO DE PORTO ALEGRE 1 SUGESTÕES PARA A REFORMULAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS URBANOS E METROPOLITANO DE PORTO ALEGRE 1 Contribuições ao debate do Conselho Deliberativo Metropolitano - CDM Por Mauri

Leia mais

Localização Estratégica

Localização Estratégica PORTO MARAVILHA Localização Estratégica Aeroporto Internacional Tom Jobim 11 km Oceano Atlântico Maracanã 5 km Aeroporto Santos Dumont 2 km Corcovado 7 km Copacabana 8 km Pão de Açúcar 6 km Perímetro Porto

Leia mais

METRÔ CURITIBANO. LINHA AZUL Santa Cândida / CIC Sul. Engº Cléver Ubiratan Teixeira de Almeida Presidente do IPPUC

METRÔ CURITIBANO. LINHA AZUL Santa Cândida / CIC Sul. Engº Cléver Ubiratan Teixeira de Almeida Presidente do IPPUC METRÔ CURITIBANO LINHA AZUL Santa Cândida / CIC Sul Engº Cléver Ubiratan Teixeira de Almeida Presidente do IPPUC PLANO DIRETOR LEI 11.266/2004 Diretrizes de Mobilidade Urbana e Transporte Capítulo II Da

Leia mais

Code-P1. 5º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede: Belo Horizonte. Setembro/2013

Code-P1. 5º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede: Belo Horizonte. Setembro/2013 CodeP1 5º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidadesede: Belo Horizonte Setembro/2013 Belo Horizonte: Distribuição dos Investimentos por Tema e Fonte de s CodeP2 Referência Set/13, Distribuição dos

Leia mais

OBRAS DE INFRAESTRUTURA NO BRASIL

OBRAS DE INFRAESTRUTURA NO BRASIL OBRAS DE INFRAESTRUTURA NO BRASIL Estudo realizado com 259 empresas; Faturamento das empresas pesquisadas representando mais de 30% do PIB brasileiro; O objetivo principal é mapear e avaliar a importância

Leia mais

Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos - ANPTrilhos

Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos - ANPTrilhos Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos - ANPTrilhos BALANÇO DO SETOR METROFERROVIÁRIO DE PASSAGEIROS 2012/2013 Apoio: QUEM SOMOS ANPTrilhos é uma Associação Civil, sem fins

Leia mais

NOVAS OBRAS DE MOBILIDADE. Menos tempo no trânsito. Mais tempo com a família.

NOVAS OBRAS DE MOBILIDADE. Menos tempo no trânsito. Mais tempo com a família. NOVAS OBRAS DE MOBILIDADE Menos tempo no trânsito. Mais tempo com a família. NOVAS OBRAS DE MOBILIDADE BRT Cristiano Machado Empreendimento BRT Antônio Carlos / Pedro I -Meta 4A Trecho Centro - Pampulha

Leia mais

Planejamento Urbano e a Dinâmica da Cidade. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Secretaria de Urbanismo - SMU

Planejamento Urbano e a Dinâmica da Cidade. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Secretaria de Urbanismo - SMU Planejamento Urbano e a Dinâmica da Cidade Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Secretaria de Urbanismo - SMU Dinâmica do Licenciamento Evolução da Área Licenciada 1980-2011 5,3 mil Evolução da Área

Leia mais

ESPELHO DE EMENDA INICIATIVA

ESPELHO DE EMENDA INICIATIVA SISTEMA DE ELABORAÇÃO DE S ÀS LEIS ORÇAMENTÁRIAS ESPELHO DE Inclusão de Iniciativa no Ministério da Educação Página: 1563 de 2301 AUTOR DA Otavio Leite 25100001 2030 - Educação Básica 0598 - Apoiar o educando,

Leia mais

Desafio Logístico 2013

Desafio Logístico 2013 1 Desafio Logístico 2013 Índice Introdução 3 A situação O desafio 5 5 Regras gerais 6 2 Introdução O desenvolvimento econômico do Brasil enfrenta inúmeros desafios sendo que um dos mais complexos está

Leia mais

CADASTRO DE VISTORIA

CADASTRO DE VISTORIA 01 - Empresa: COMPANHIA VALE DO RIO DOCE - CVRD 02 - Endereço da Sede (Rua, Avenida, etc) Avenida Dante Micheline 04 - Complemento: Ponta de Tubarão 08 - CEP: 29090-900 11 CNPJ/MF: (Sede) 33 592 510 /

Leia mais

Política de mobilidade urbana: integração ou segregação social?

Política de mobilidade urbana: integração ou segregação social? Política de mobilidade urbana: integração ou segregação social? Panorama das ações e projetos e hipóteses gerais da pesquisa Juciano Martins Rodrigues Aumento no tempo de deslocamento Crescimento do número

Leia mais

GERÊNCIA DO SUBTERRÂNEO

GERÊNCIA DO SUBTERRÂNEO GERÊNCIA DO SUBTERRÂNEO 4.578 Câmaras Transformadoras 10.200 Transformadores 2.590 Protetores Network 35 Subestações 27 Sistemas Reticulados 227 Alimentadores do Reticulado 673 Alimentadores 3.200 Km Rede

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 70/2011. A CÂMARA MUNICIPAL DE IPATINGA aprova:

PROJETO DE LEI Nº 70/2011. A CÂMARA MUNICIPAL DE IPATINGA aprova: PROJETO DE LEI Nº 70/2011. Institui a Política Municipal de Mobilidade Urbana. A CÂMARA MUNICIPAL DE IPATINGA aprova: Mobilidade Urbana. Art. 1º Fica instituída, no Município de Ipatinga, a Política Municipal

Leia mais

DRAFT. PROJETO DE MOBILIDADE URBANA DE MANAUS 6 de outubro de 2009

DRAFT. PROJETO DE MOBILIDADE URBANA DE MANAUS 6 de outubro de 2009 PROJETO DE MOBILIDADE URBANA DE MANAUS 6 de outubro de 2009 Agenda Crescimento de Manaus Solução de mobilidade urbana Resumo do projeto do monotrilho Resumo do projeto do BRT Quadro 2 Agenda Crescimento

Leia mais

QUAL O NÚMERO DE VEÍCULOS QUE CIRCULA EM SÃO PAULO?

QUAL O NÚMERO DE VEÍCULOS QUE CIRCULA EM SÃO PAULO? QUAL O NÚMERO DE VEÍCULOS QUE CIRCULA EM SÃO PAULO? RESENHA Carlos Paiva Qual o número de veículos que circula em um dia ou a cada hora do dia na Região Metropolitana, no município e no centro expandido

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO PDDU LEI DO SISTEMA VIÁRIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO PDDU LEI DO SISTEMA VIÁRIO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ KL Serviços e Engenharia S/C PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO PDDU LEI DO SISTEMA VIÁRIO LEI Nº Dispõe sobre o sistema Viário do Município de Quixadá e dá outras

Leia mais

Urban View. Urban Reports. Existe apagão de hotéis no Brasil? O setor diz que não. Reportagem do portal Exame.com 28/04/2011

Urban View. Urban Reports. Existe apagão de hotéis no Brasil? O setor diz que não. Reportagem do portal Exame.com 28/04/2011 Urban View Urban Reports Existe apagão de hotéis no Brasil? Reportagem do portal Exame.com 28/04/2011 Problemas de superlotação são pontuais, segundo hoteleiros e consultores trânsito da cidade ficasse

Leia mais

Plano de Mobilidade Urbana de BH

Plano de Mobilidade Urbana de BH 4 a 7 de junho de 2013 Hotel Ouro Minas Plano de Mobilidade Urbana de BH Ramon Victor Cesar Presidente de BHTRANS Contexto do PlanMob-BH: Cenários, diagnóstico e prognósticos Desafio 1: como articular

Leia mais

P R O J E T O D E P E S Q U IS A IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO. Título: Projeto de Portos no Amazonas. Aluno Pesquisador:Ricardo Almeida Sanches

P R O J E T O D E P E S Q U IS A IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO. Título: Projeto de Portos no Amazonas. Aluno Pesquisador:Ricardo Almeida Sanches P R O J E T O D E P E S Q U IS A IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Título: Projeto de Portos no Amazonas Aluno Pesquisador:Ricardo Almeida Sanches Curso: Engenharia Civil Duração: fevereiro de 2008 a junho de 2008

Leia mais

ÍNDICE. Capítulo I...5. Do Sub-Sistema Viário Estrutural...5. Capítulo II...5. Do Sub-Sistema de Apoio...5 DISPOSIÇÕES FINAIS...6

ÍNDICE. Capítulo I...5. Do Sub-Sistema Viário Estrutural...5. Capítulo II...5. Do Sub-Sistema de Apoio...5 DISPOSIÇÕES FINAIS...6 ÍNDICE Capítulo I...5 Do Sub-Sistema Viário Estrutural...5 Capítulo II...5 Do Sub-Sistema de Apoio...5 DISPOSIÇÕES FINAIS...6 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE CRATEÚS PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO PDDU

Leia mais

POTENCIAL DE PPPs NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

POTENCIAL DE PPPs NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO POTENCIAL DE PPPs NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RILEY RODRIGUES Conselho Empresarial de Infraestrutura Sistema FIRJAN Principais desafios Os programas precisam ser estruturados, dentro de seus setores, como

Leia mais

Prefeitura Municipal do Natal

Prefeitura Municipal do Natal Prefeitura Municipal do Natal Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças Plano Plurianual 2010/2013 Programa Horizonte Público Objetivo: 8 Mobilidade e Cidadania Contínuo População do município

Leia mais

material, porque seus 4 m de comprimento tornam-se desprezíveis se comparados aos 20000 m de percurso. Ponto Material

material, porque seus 4 m de comprimento tornam-se desprezíveis se comparados aos 20000 m de percurso. Ponto Material Estudante: 9º Ano/Turma: Data / /2014 Educadora: Daiana Araújo C.Curricular: Ciências Naturais/ Física A Mecânica é o ramo da Física que tem por finalidade o estudo do movimento e do repouso. É dividida

Leia mais

Com característica de transporte de cargas com grandes volumes e conseqüente redução de custos, o transporte marítimo na matriz de transporte

Com característica de transporte de cargas com grandes volumes e conseqüente redução de custos, o transporte marítimo na matriz de transporte 61 6 Conclusão Neste capítulo apresentaremos algumas conclusões sobre o conteúdo deste trabalho, tais conclusões servirão para avaliar a atual situação logística do comércio exterior brasileiro através

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para Implantação de Ductos para Petróleo, Combustíveis Derivados e Etanol.

ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para Implantação de Ductos para Petróleo, Combustíveis Derivados e Etanol. fls. 1/5 ÓRGÃO: DIRETORIA DE ENGENHARIA MANUAL: ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para Implantação de Ductos para Petróleo, Combustíveis Derivados e Etanol. PALAVRAS-CHAVE: Faixa de Domínio,

Leia mais

Visão Ser o porto de referência para as cadeias logísticas da costa leste de África.

Visão Ser o porto de referência para as cadeias logísticas da costa leste de África. Corredor de Nacala Engloba : O Porto de Nacala, elemento central do Corredor; O Sistema ferroviário do Norte de Moçambique O Sistema ferroviário do Malawi; e O troço ferroviário Mchinji/Chipata, que permite

Leia mais

CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE TRÁFEGO

CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE TRÁFEGO CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE TRÁFEGO No Brasil a Engenharia de Tráfego evoluiu como um ramo da Engenharia a partir do final da década de 50, face ao aumento do processo de urbanização causado

Leia mais

Contributo do GEOTA para a Consulta Pública do projeto de intervenção da 2.ª Circular

Contributo do GEOTA para a Consulta Pública do projeto de intervenção da 2.ª Circular Contributo do GEOTA para a Consulta Pública do projeto de intervenção da 2.ª Circular Demasiadas dúvidas para se avançar 28 de Janeiro de 2016 28 de Janeiro de 2016 1/6 Índice 1. INTRODUÇÃO 2. CONSULTA

Leia mais

BALANÇO DO SETOR METROFERROVIÁRIO 2011/2012

BALANÇO DO SETOR METROFERROVIÁRIO 2011/2012 BALANÇO DO SETOR METROFERROVIÁRIO 2011/2012 Pela 1ª vez o setor se reúne para divulgar seus números, que refletem a importância dos trilhos para a mobilidade dos brasileiros Aumento de 20% no número de

Leia mais

Sem mais para o momento e agradecendo a atenção dispensada. Atenciosamente. AFONSO C. GAPPO Engº CREA Nº38219-D RJ

Sem mais para o momento e agradecendo a atenção dispensada. Atenciosamente. AFONSO C. GAPPO Engº CREA Nº38219-D RJ CARTA Nº 11.0529/10 Rio de Janeiro, 19 de novembro de 2010. À RENTA ENGENHARIA Av. das Américas, nº 1155/17º andar Barra da Tijuca. Rio de Janeiro/RJ. At.: Sra. Tanit Marinho ASS.: Transporte Vertical

Leia mais

Negócios nos Trilhos ENCONTREM 2006

Negócios nos Trilhos ENCONTREM 2006 Negócios nos Trilhos ENCONTREM 2006 Conclusão da Linha 1 Eldorado / Vilarinho 28 km de linha em superfície 19 estações, com 5 terminais de integração 25 TUEs 142 mil passageiros dia útil (média out/06)

Leia mais

Mobilidade urbana: realidade e perspectivas

Mobilidade urbana: realidade e perspectivas Mobilidade urbana: Josef Barat realidade e perspectivas Fórum Nordeste 2030 Visão Estratégica Recife, 14 de Agosto de 2013 Importância da mobilidade urbana Econômica: Necessária para o bom desempenho das

Leia mais

Planejamento da Mobilidade Urbana em Belo Horizonte

Planejamento da Mobilidade Urbana em Belo Horizonte Seminário de Mobilidade Urbana Planejamento da Mobilidade Urbana em Belo Horizonte Celio Bouzada 23 de Setembro de 2015 Belo Horizonte População de Belo Horizonte: 2,4 milhões de habitantes População da

Leia mais

Rodovia Perimetral Norte

Rodovia Perimetral Norte Buscando criar um novo caminho que integre as três rodovias Federais (Br s 101, 116 e 324), que cruzam Feira de Santana, a rodovia perimetral norte de 33 km, surge como uma alternativa muito importante

Leia mais

Autorização para implantação de Adutora de Água, de Emissário de Esgoto e Rede de Vinhaça.

Autorização para implantação de Adutora de Água, de Emissário de Esgoto e Rede de Vinhaça. fls. 1/5 ÓRGÃO: MANUAL: DIRETORIA DE ENGENHARIA ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de Adutora de Água, de Emissário de Esgoto e Rede de Vinhaça. PALAVRAS-CHAVE: Faixa de Domínio,

Leia mais

Extensão Norte Linha 1 - TRENSURB São Leopoldo - Novo Hamburgo

Extensão Norte Linha 1 - TRENSURB São Leopoldo - Novo Hamburgo Extensão Norte Linha 1 - TRENSURB São Leopoldo - Novo Hamburgo Metrô em elevado com extensão de 9,3 Km com rede elétrica aérea, sinalização, bilhetagem eletrônica, escadas rolantes Quatro Estações de Passageiros

Leia mais

E S T A D O D O P A R A N Á SECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA. Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina Superintendência

E S T A D O D O P A R A N Á SECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA. Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina Superintendência 7. OS ELEMENTOS DE INTERESSE NO PDZPO Este capítulo apresentará os elementos condicionantes do PDZPO incluídos no PA, quais sejam: As projeções de fluxos de carga; A frota prevista; Os usos previstos do

Leia mais

Code-P1. 5º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede: São Paulo. Setembro/2013

Code-P1. 5º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede: São Paulo. Setembro/2013 CodeP1 5º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidadesede: São Paulo Setembro/2013 São Paulo: Distribuição dos Investimentos por Tema e Fonte de Recursos CodeP2 Referência Set/13, Distribuição dos investimentos

Leia mais

MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimentos e Cuidados

MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimentos e Cuidados MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimento e Cuidados II Verificação pelo usuário do funcionamento seguro do elevador III Procedimentos a evitar na utilização do elevador IV Orientação para a escolha

Leia mais

A Vale no Maranhão. A Vale no Maranhão

A Vale no Maranhão. A Vale no Maranhão A Vale no Maranhão A Vale no Maranhão Estamos presentes em mais de 38 países Geramos mais de 174 mil empregos no mundo Além de minérios, atuamos na área de fertilizantes e nos segmentos de logística, energia

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 247/IX CRIA O PASSE SOCIAL INTERMODAL NA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO

PROJECTO DE LEI N.º 247/IX CRIA O PASSE SOCIAL INTERMODAL NA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO PROJECTO DE LEI N.º 247/IX CRIA O PASSE SOCIAL INTERMODAL NA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO A população da Área Metropolitana do Porto nunca teve a possibilidade de aceder a um título de transporte colectivo

Leia mais

PLANO DIRETOR DE TRANSPORTE DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO - PDTU AGOSTO - 2014

PLANO DIRETOR DE TRANSPORTE DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO - PDTU AGOSTO - 2014 PLANO DIRETOR DE TRANSPORTE DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO - PDTU AGOSTO - 2014 NO PAÍS, OS INCIPIENTES SISTEMAS PÚBLICOS DE PLANEJAMENTO FORAM DESMOBILIZADOS, SEUS QUADROS FUNCIONAIS SÃO MÍNIMOS.

Leia mais

BONDES EM VITÓRIA E VILA VELHA FORMANDO A REDE DE TRANSPORTE COLETIVO DISPONÍVEL NO INÍCIO DO SÉCULO XX. BONDE NO BAIRRO ARIBIRI EM VILA VELHA

BONDES EM VITÓRIA E VILA VELHA FORMANDO A REDE DE TRANSPORTE COLETIVO DISPONÍVEL NO INÍCIO DO SÉCULO XX. BONDE NO BAIRRO ARIBIRI EM VILA VELHA OS MUNICÍPIOS QUE HOJE FORMAM A REGIÃO METROPOLITANA DE VITÓRIA APRESENTAM PECULIARIDADES SIGNIFICATIVAS EM SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO. A FORTE INFLUÊNCIA JESUÍTA NO PROCESSO EDUCACIONAL E O CULTIVO DA TERRA

Leia mais

A Agenda Ambiental Portuária

A Agenda Ambiental Portuária A Agenda Ambiental Portuária Marcos Maia Porto Gerente de Meio Ambiente É preciso estar compromissado com o futuro! (autor desconhecido) Vivemos uma sociedade em conflito permanente. Esse é o nosso padrão

Leia mais

TRANSFORMANDO O RIO! ADVANCING ENTREPRENEURSHIP AND INNOVATION 04/11/2013 1/31

TRANSFORMANDO O RIO! ADVANCING ENTREPRENEURSHIP AND INNOVATION 04/11/2013 1/31 TRANSFORMANDO O RIO! ADVANCING ENTREPRENEURSHIP AND INNOVATION 04/11/2013 1/31 QUEM SOMOS Empresa pública, vinculada ao gabinete do Prefeito; Criada em agosto de 2011 para coordenar os projetos da Prefeitura

Leia mais

Obras da Copa 2014 Mobilidade Urbana. Prefeitura Municipal de Porto Alegre 30.06.2011

Obras da Copa 2014 Mobilidade Urbana. Prefeitura Municipal de Porto Alegre 30.06.2011 Obras da Copa 2014 Mobilidade Urbana Prefeitura Municipal de Porto Alegre 30.06.2011 Território preferencial Obras da Matriz de Responsabilidades Av. Severo Dullius Rua Voluntários da Pátria Av. Assis

Leia mais

Flávio Ahmed CAU-RJ 15.05.2014

Flávio Ahmed CAU-RJ 15.05.2014 Flávio Ahmed CAU-RJ 15.05.2014 O espaço urbano como bem ambiental. Aspectos ambientais do Estatuto da cidade garantia da qualidade de vida. Meio ambiente natural; Meio ambiente cultural; Meio ambiente

Leia mais

NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO

NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO Segunda Passagem Integrada Grátis 1) Quando será lançada a segunda passagem gratuita? Será lançada no dia 1 de julho. 2) Como funcionará a segunda passagem gratuita? O passageiro

Leia mais

Inauguração do VLT é transferida para 5 de junho

Inauguração do VLT é transferida para 5 de junho Segunda 30/05/2016 31 17 Informações sobre o trânsito em tempo real no Twitter: www.twitter.com/operacoesrio Inauguração do VLT é transferida para 5 de junho De olho na segurança da população, a Prefeitura

Leia mais

Plano de Logística Encontro da Frente Nacional de Prefeitos Pré-projeto Estrutura do documento 1. Introdução 2. Características do evento

Plano de Logística Encontro da Frente Nacional de Prefeitos Pré-projeto Estrutura do documento 1. Introdução 2. Características do evento Plano de Logística Encontro da Frente Nacional de Prefeitos Pré-projeto Estrutura do documento 1. Introdução O Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) é um evento organizado pela

Leia mais

Secretaria Municipal de Obras. secretário Alexandre Pinto

Secretaria Municipal de Obras. secretário Alexandre Pinto Secretaria Municipal de Obras secretário Alexandre Pinto Investimentos recordes e precisos Obras em andamento R$ 5,54 bilhões Obras concluídas 3,48 bilhões Obras em licitação 235 milhões R$ 9,25 bilhões

Leia mais

Ciclo de Debates sobre Mobilidade Urbana e Transportes Públicos no Estado de São Paulo

Ciclo de Debates sobre Mobilidade Urbana e Transportes Públicos no Estado de São Paulo Ciclo de Debates sobre Mobilidade Urbana e Transportes Públicos no Estado de São Paulo Integração Metropolitana do Transporte Público pelo Bilhete Único e Sistemas Estadual e Metropolitano de Transporte

Leia mais

Corredor Pirituba-Lapa-Centro: uma análise com técnicas qualitativa e quantitativa.

Corredor Pirituba-Lapa-Centro: uma análise com técnicas qualitativa e quantitativa. Corredor Pirituba-Lapa-Centro: uma análise com técnicas qualitativa e quantitativa. Christina Maria De Marchiori Borges (1); Ivens Yo Kawamata (2); Eduardo Castellani Gomes dos Reis (3). SPTrans São Paulo

Leia mais

Transporte e Planejamento Urbano

Transporte e Planejamento Urbano Transporte e Planejamento Urbano para o Desenvolvimento da RMRJ Julho/2014 Cidades a maior invenção humana As cidades induzem a produção conjunta de conhecimentos que é a criação mais importante da raça

Leia mais

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Caros alunos, Essa terceira atividade da nossa disciplina de Suprimentos e Logística

Leia mais

Programa Estadual de Mobilidade Urbana PROMOB PROGRAMA ESTADUAL DE MOBILIDADE URBANA PROMOB

Programa Estadual de Mobilidade Urbana PROMOB PROGRAMA ESTADUAL DE MOBILIDADE URBANA PROMOB PROGRAMA ESTADUAL DE MOBILIDADE URBANA PROMOB ARAÇOIABA 15.108 90 IGARASSU 82.277 323 ITAPISSUMA 20.116 74 ITAMARACÁ 15.858 65 PRAIA DE MARIA FARINHA A REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE Municípios: 14 População:

Leia mais

PORTO DE PELOTAS PLANO DE DESENVOLVIMENTO E ZONEAMENTO PORTUÁRIO

PORTO DE PELOTAS PLANO DE DESENVOLVIMENTO E ZONEAMENTO PORTUÁRIO PORTO DE PELOTAS PLANO DE DESENVOLVIMENTO E ZONEAMENTO PORTUÁRIO Í N D I C E Aprovações e Alterações Resolução nº. 011, de 11 de Fevereiro de 2010, do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Pelotas/RS

Leia mais

Operação Urbana Porto Maravilha

Operação Urbana Porto Maravilha Operação Urbana Porto Maravilha AGENDA 1. VISÃO GERAL DO PROJETO PORTO MARAVILHA 2. MODELAGEM FINANCEIRA 1. ARCABOUÇO JURÍDICO 2. ESTUDOS TÉCNICOS 3. MODELAGEM DA PPP 4. RECEITAS X DESPESAS 5. LEILÃO DOS

Leia mais

Superando suas expectativas Talha Elétrica de Cabo de Aço CXT

Superando suas expectativas Talha Elétrica de Cabo de Aço CXT PONTES ROLANTES INDUSTRIAIS PONTES ROLANTES PARA USINAS NUCLEARES GUINDASTES PORTUÁRIOS EMPILHADEIRAS PARA SERVIÇOS PESADOS SERVIÇOS SERVIÇOS EM MÁQUINAS OPERATRIZES TALHAS CXT Superando suas expectativas

Leia mais

PROJETO CENTRAL ACELERAÇÃO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO RIO NO RIO DE JANEIRO

PROJETO CENTRAL ACELERAÇÃO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO RIO NO RIO DE JANEIRO PROJETO CENTRAL ACELERAÇÃO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO RIO NO RIO DE JANEIRO Custo Econômico Implantação Manutenção Operação $ CUSTO SOCIAL Externalidades Poluição Acidentes Ocupação do solo Ruído Congestionamento

Leia mais

Jogos Olímpicos de Verão - Londres 2012

Jogos Olímpicos de Verão - Londres 2012 Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Investigação Operacional 2011.10.17 1 o Mini-teste Prova com consulta Duração: 1h30min Jogos Olímpicos de Verão - Londres 2012 Os Jogos Olímpicos de verão de 2012,

Leia mais

Faixa de Domínio Solicitação para adequação/regularização de acesso

Faixa de Domínio Solicitação para adequação/regularização de acesso Faixa de Domínio Solicitação para adequação/regularização de acesso Nos termos do Contrato de Concessão, bem como dos regulamentos administrativos impostos pelo Poder Concedente, compete à ECO101 Concessionária

Leia mais

Sistema Integrado de Transporte e o Metrô de Porto Alegre Março de 2008

Sistema Integrado de Transporte e o Metrô de Porto Alegre Março de 2008 Sistema Integrado de Transporte e o Metrô de Porto Alegre Março de 2008 Estudo de Planejamento Estratégico de Integração do Transporte Público Coletivo da RMPA Plano Integrado de Transporte e Mobilidade

Leia mais