DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES. CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS Ensino Secundário - DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES. CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS Ensino Secundário - DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"

Transcrição

1 DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES Ano letivo 2018/ 2019 Ensino Secundário - DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA A - Atitudes e Valores % As aprendizagens são classificadas na escala de 100 pontos e os resultados relativos a cada componente têm igual peso relativo. A1. Comportamento (postura e linguagem adequadas, asseio, preservação de bens materiais e naturais). A2. Cumprimento de deveres (assiduidade, pontualidade, uso de materiais necessários, participação/ TPC, prazos). A3. Relacionamento interpessoal (respeitador, cordial, tolerante, solidário, cooperante, honesto, leal). A4. Valorização dos saberes escolares (atenção, interesse, curiosidade, perseverança, conexão com a vida extraescola). A5. Autoanálise e decisão (reflexividade, procura de ajuda, integração de sugestões, ajuste de comportamentos). As evidências são recolhidas através de técnicas e de instrumentos de registo e de avaliação diversificados, nomeadamente: observação direta e registos do professor, notas de ocorrência e fichas de autoavaliação. B Conhecimentos e Capacidades...90 % As aprendizagens são classificadas na escala de 100 PONTOS considerando o peso (%) de cada componente. Componentes Peso Instrumentos de avaliação B1. Escrita 5% Teste teórico e teórico/prático Relatório de aula Trabalho individual/ em grupo B2. Oral / Gestual 5 % Intervenção nas aulas B3. Prática *Aptidão Física *Atvidade Física Situações Especiais 10% 70% Testes FitEscola- Bateria de testes Circuitos de destrezas variadas Situação de exercício critério Situação de jogo, concurso individual Sequências gímnicas e coreografias 1. Avaliação de alunos com atestado de médico de longa duração Domínios A de acordo com os critérios específicos de avaliação estabelecidos para os restantes alunos. Domínio B- No decorrer das aulas, o aluno deverá ser sujeito a um plano de trabalho adaptado à sua situação. Este plano deverá ser elaborado pelo Professor de EF e apresentado ao Conselho de Turma e ao aluno/ee. O Plano de Trabalho tem a ponderação de 90%.

2 2. Avaliação de alunos com atestado de médico temporário ou condicionado Domínios A de acordo com os critérios específicos de avaliação estabelecidos para os restantes alunos. Domínio B- Em função do tempo de vigência do respetivo atestado, o aluno poderá ser submetido a um plano de trabalho elaborado pelo Professor de EF e apresentado ao Conselho de Turma e ao aluno/ee (situação equivalente ao Atestado Médico permanente) com a ponderação de 90%. Face aos condicionalismos impostos pelo Atestado Médico ou Relatório Médico, o mesmo deverá ser claro quanto às atividades físicas que estão interditas ao aluno e/ou as que podem ser praticadas sem contraindicação.

3 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS Ensino Secundário Curso Científico Humanísticos - Ano letivo 2018/ 2019 DISCIPLINA DE HISTÓRIA A 10 º ANO A - Atitudes e Valores...10 % As aprendizagens são classificadas na escala de 20 valores e os resultados relativos a cada componente têm igual peso relativo. A1 - Comportamento (postura e linguagem adequadas, asseio, preservação de bens materiais e naturais, ). A2 - Cumprimento de deveres (assiduidade, pontualidade, materiais necessários, participação, prazos, apresentação de TPC, ). A3 - Relacionamento interpessoal (respeitador, cordial, tolerante, solidário, cooperante, honesto, leal, ). A4 - Valorização dos saberes escolares (atenção, interesse, curiosidade, perseverança, conexão com a vida extra-escola, ). A5 - Autoanálise e decisão (reflexividade, procura de ajuda, integração de sugestões, ajuste de comportamentos, ). As evidências são recolhidas através de técnicas e de instrumentos de avaliação diversificados, nomeadamente: observação direta e registos do professor, notas de ocorrência e fichas de autoavaliação. B Conhecimentos e Capacidades...90 % As aprendizagens são classificadas na escala de 20 valores, considerando o peso (%) de cada componente, assim como o fator de ponderação inerente às caraterísticas (ex: extensão, individual/em grupo, presencial/não presencial ) dos processos em que ocorre a expressão dos desempenhos dos alunos: Componentes Peso Fator de ponderação dos resultados expressos nos seguintes formatos Escrita 70% Testes escritos (ou trabalhos que os substituam) Oral 10 % Prática 10% Intervenção nas aulas/ capacidade de argumentação/ problematização... 5% Apresentação oral (individual) / capacidade de síntese % Recolha e tratamento de informação (barras cronológicas, mapas, questionários, sínteses, artefactos e outros; trabalho de pesquisa individual/ em grupo realizado na aula e/ou extra aula) Aprovado em Conselho Pedagógico de 10 de Outubro de 2018

4 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS Ensino Secundário Cursos Científico Humanísticos Ano letivo 2018/ 2019 DISCIPLINA DE GEOGRAFIA A 10º E 11º ANO A - Atitudes e Valores % As aprendizagens são classificadas na escala de 20 valores e os resultados relativos a cada componente têm igual peso relativo. A1 - Comportamento (postura e linguagem adequadas, asseio, preservação de bens materiais e naturais, ). A2 - Cumprimento de deveres (assiduidade, pontualidade, materiais necessários, participação, prazos, apresentação de TPC, ). A3 - Relacionamento interpessoal (respeitador, cordial, tolerante, solidário, cooperante, honesto, leal, ). A4 - Valorização dos saberes escolares (atenção, interesse, curiosidade, perseverança, conexão com a vida extra-escola, ). A5 - Autoanálise e decisão (reflexividade, procura de ajuda, integração de sugestões, ajuste de comportamentos, ). As evidências são recolhidas através de técnicas e de instrumentos de avaliação diversificados, nomeadamente: observação direta e registos do professor, notas de ocorrência e fichas de autoavaliação. B Conhecimentos e Capacidades % As aprendizagens são classificadas na escala de 20 valores, considerando o peso (%) de cada componente, assim como o fator de ponderação inerente às caraterísticas (ex: extensão, individual/em grupo, presencial/não presencial ) dos processos em que ocorre a expressão dos desempenhos dos alunos: Componentes Peso Fator de ponderação dos resultados expressos nos seguintes formatos 1 Escrita 70% Teste Questão-aula... 5 Trabalho individual/ em grupo realizado na aula e/ou extra aula... 5 Oral 10 % Intervenção nas aulas/apresentações diversas. Prática 10% Elaboração de gráficos, mapas, tabelas, relatórios e documentos diversos. Aprovado em Conselho Pedagógico de 10 de outubro de Em qualquer uma das componentes,e por período letivo, pode o peso correspondente(%) ser apurado através de um ou dois formatos indicados.

5 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS Ensino Secundário Cursos Científico Humanísticos Ano letivo 2018/ 2019 DISCIPLINA DE FILOSOFIA A - Atitudes e Valores...10 % As aprendizagens são classificadas na escala de 20 valores e os resultados relativos a cada componente têm igual peso relativo. A1 - Comportamento (postura e linguagem adequadas, asseio, preservação de bens materiais e naturais, ). A2 - Cumprimento de deveres (assiduidade, pontualidade, materiais necessários, participação, prazos, apresentação de TPC, ). A3 - Relacionamento interpessoal (respeitador, cordial, tolerante, solidário, cooperante, honesto, leal, ). A4 - Valorização dos saberes escolares (atenção, interesse, curiosidade, perseverança, conexão com a vida extra-escola, ). A5 - Autoanálise e decisão (reflexividade, procura de ajuda, integração de sugestões, ajuste de comportamentos, ). As evidências são recolhidas através de técnicas e de instrumentos de avaliação diversificados, nomeadamente: observação direta e registos do professor, notas de ocorrência e fichas de autoavaliação. B Conhecimentos e Capacidades...90 % As aprendizagens são classificadas na escala de 20 valores, considerando o peso (%) de cada componente, assim como o fator de ponderação inerente às caraterísticas (ex: extensão, individual/em grupo, presencial/não presencial ) dos processos em que ocorre a expressão dos desempenhos dos alunos: Componentes Peso Fator de ponderação dos resultados expressos nos seguintes formatos 1 B1. Escrita 70% B2. Oral / Gestual 10 % B3. Prática 10% Teste... 60% Trabalho individual/ em grupo realizado na aula... 10% Intervenção nas aulas...5% Apresentação oral (individual)...5% Fichas de Trabalho e/ou Relatórios de Aula...5% Recolha e tratamento de dados...5% Aprovado em Conselho Pedagógico de 10 de Outubro de Em qualquer uma das componentes, e por período letivo, pode o peso correspondente (%) ser apurado através de um ou dos dois formatos indicados.

6 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS Ensino Secundário Ano letivo 2018/ 2019 DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA A - Atitudes e Valores...90 % As aprendizagens são classificadas na escala de 20 valores e os resultados relativos a cada componente têm igual peso relativo. A1 - Comportamento (postura e linguagem adequadas, asseio, preservação de bens materiais e naturais, ). A2 - Cumprimento de deveres (assiduidade, pontualidade, materiais necessários, participação, prazos, apresentação de TPC. A3 - Relacionamento interpessoal (respeitador, cordial, tolerante, solidário, cooperante, honesto, leal, ). A4 - Valorização dos saberes escolares (atenção, interesse, curiosidade, perseverança, conexão com a vida extra-escola, ). A5 - Autoanálise e decisão (reflexividade, procura de ajuda, integração de sugestões, ajuste de comportamentos, ). As evidências são recolhidas através de técnicas e de instrumentos de avaliação diversificados, nomeadamente: observação direta e registos do professor, notas de ocorrência e fichas de trabalho e de autoavaliação. B Conhecimentos e Capacidades...10 % As aprendizagens são classificadas na escala de 20 valores, considerando o peso (%) de cada componente, assim como o fator de ponderação inerente às caraterísticas (ex: extensão, individual/em grupo, presencial/não presencial ) dos processos em que ocorre a expressão dos desempenhos dos alunos: Componentes Peso Escrita 3 % Oral 3 % Prática 4 % Fator de ponderação dos resultados expressos nos seguintes formatos Trabalhos escritos Questão aula, afirmação e defesa de Saberes/Opinião Trabalho individual/ em grupo realizado na aula e/ou extra aula Intervenção nas aulas Apresentação oral (individual) Defesa e promoção de vivências e atitudes de Cidadania e solidariedade ativa Intervenção ativa na escola e na sociedade, caderno de trabalho, outros trabalhos, participação em eventos. Aprovado em Conselho Pedagógico de 10 de Outubro de 2018

7 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS Ensino Secundário - Cursos Científico Humanísticos Ano letivo 2018/ 2019 ECONOMIA C PSICOLOGIA B GEOGRAFIA C PSICOLOGIA (Cursos Profissionais) A - Atitudes e Valores (10 %) As aprendizagens são classificadas na escala de 100 pontos e os resultados relativos a cada componente têm igual peso relativo. A1.Comportamento (postura e linguagem adequadas, asseio, preservação de bens materiais e naturais). A2.Cumprimento de deveres (assiduidade, pontualidade, uso de materiais necessários, participação/ TPC, prazos). A3....Relacionamento interpessoal (respeitador, cordial, tolerante, solidário, cooperante, honesto, leal). A4.Valorização dos saberes escolares (atenção, interesse, curiosidade, perseverança, conexão com a vida extraescola). A5...Autoanálise e decisão (reflexividade, procura de ajuda, integração de sugestões, ajuste de comportamentos). As evidências são recolhidas através de técnicas e de instrumentos de avaliação diversificados, nomeadamente: observação direta e registos do professor, notas de ocorrência e fichas de autoavaliação. B Conhecimentos e Capacidades (90 %) As aprendizagens são classificadas na escala de 20 valores, considerando o peso (%) de cada componente, assim como o fator de ponderação inerente às características (ex: extensão, individual/em grupo, presencial/não presencial) dos processos em que ocorre a expressão dos desempenhos dos alunos: Componentes Peso Fator de ponderação dos resultados expressos nos seguintes formatos B1. Escrita 60% Trabalhos 1 B2. Oral / Gestual 15% Apresentação oral...10 % Intervenção nas aulas... 5 % B3. Prática 15% Concretização das atividades propostas Aprovado em Conselho Pedagógico de 10 de Outubro de Trabalhos de grupo realizados durante as aulas, compreendendo pesquisa/investigação, de acordo com os programas oficiais das disciplinas. Os trabalhos poderão ainda assumir um cariz individual, de acordo com o perfil de aprendizagem dos alunos, e em conformidade com a decisão do docente da disciplina.

8 DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS Ensino Secundário Cursos Científico Humanísticos e Cursos Profissionais Ano letivo 2018/ 2019 Português, Espanhol, Francês, Inglês 10º, 11º e 12º ANOS A - Atitudes e Valores (10 %) As aprendizagens são classificadas na escala de 200 pontos e os resultados relativos a cada componente têm igual peso relativo. A1. Comportamento (postura e linguagem adequadas, asseio, preservação de bens materiais e naturais). A2. Cumprimento de deveres (assiduidade, pontualidade, uso de materiais necessários, participação/ TPC, prazos). A3. Relacionamento interpessoal (respeitador, cordial, tolerante, solidário, cooperante, honesto, leal). A4. Valorização dos saberes escolares (atenção, interesse, curiosidade, perseverança, conexão com a vida extraescola). A5. Autoanálise e decisão (reflexividade, procura de ajuda, integração de sugestões, ajuste de comportamentos). As evidências são recolhidas através de técnicas e de instrumentos de avaliação diversificados, nomeadamente: observação direta e registos do professor, notas de ocorrência e fichas de autoavaliação. B Conhecimentos e Capacidades (90 %) Os desempenhos são classificados na escala de 20 valores e cada componente (B1, B2 e B3) apresenta diferente peso relativo. As provas ou trabalhos com diferentes características (extensão curricular; tempo de realização; autoria individual/em grupo; realização presencial/não presencial) podem determinar diferentes pesos relativos para os desempenhos. Componentes Peso Fator de ponderação dos resultados expressos nos seguintes formatos B1. Escrita 50% B2. Oral / Gestual 25% Testes/Provas. 5 Outros trabalhos escritos 1-3 Intervenção nas aulas espontânea ou solicitada. 1-2 Apresentação oral. 5 Testes de compreensão oral 1-3 B3. Prática 15% Concretização das tarefas..1-2 Aprovado em Conselho Pedagógico de 10 de outubro de 2018

9 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Ensino Secundário Cursos Científico Humanísticos Ano letivo 2018/ 2019 MATEMÁTICA A 10º, 11º e 12º ANOS MACS 10º e 11º ANOS Domínio A - Atitudes e Valores (10 %) Os desempenhos são classificados na escala de 20 valores e as componentes (A1, A2, A3, A4, A5) possuem igual peso relativo. A1. Comportamento (postura e linguagem adequadas, asseio, preservação de bens materiais e naturais). A2. Cumprimento de deveres (assiduidade, pontualidade, uso de materiais necessários, participação/ TPC, prazos). A3. Relacionamento interpessoal (respeitador, cordial, tolerante, solidário, cooperante, honesto, leal). A4. Valorização dos saberes escolares (atenção, interesse, curiosidade, perseverança, conexão com a vida extraescola). A5. Autoanálise e decisão (reflexividade, procura de ajuda, integração de sugestões, ajuste de comportamentos). As evidências dos desempenhos são recolhidas através de técnicas e de instrumentos de avaliação diversificados, nomeadamente: observação direta e registos do professor, notas de ocorrência e fichas de autoavaliação. Domínio B Conhecimentos e Capacidades (90 %) Os desempenhos são classificados na escala de 20 valores e cada componente (B1, B2 e B3) apresenta diferente peso relativo. Componentes Peso Instrumentos de avaliação e desempenhos B1. Escrita 70 % Testes B2. Oral / Gestual 5 % Intervenções nas aulas (Por exemplo: respostas a questionamento, apresentação de trabalhos, colocação de dúvidas ou perguntas, participação em debates.) B3. Prática 15 % Trabalhos/ provas individuais ou em grupo realizados na aula ou extra-aula (Por exemplo: questões-aula, pesquisa e síntese de informação, utilização de instrumentos de medida e/ou de cálculo.)... 1 A utilização de provas ou trabalhos com diferentes características (extensão curricular; tempo de realização; autoria individual/ em grupo; realização presencial/ não presencial) podem determinar diferentes pesos relativos para os desempenhos observados (ex. a valoração de um resultado obtido num teste de 45 min poderá ser metade daquele que for apurado num teste de 90 min). Aprovado em Conselho Pedagógico de 10 de outubro de 2018

10 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Ensino Secundário Cursos Científico Humanísticos Ano letivo 2018/ 2019 BIOLOGIA E GEOLOGIA e FÍSICA E QUÍMICA A 10º e 11º ANOS Domínio A - Atitudes e Valores (10 %) Os desempenhos são classificados na escala de 20 valores e as componentes (A1, A2, A3, A4, A5) possuem igual peso relativo. A1. Comportamento (postura e linguagem adequadas, asseio, preservação de bens materiais e naturais). A2. Cumprimento de deveres (assiduidade, pontualidade, uso de materiais necessários, participação/ TPC, prazos). A3. Relacionamento interpessoal (respeitador, cordial, tolerante, solidário, cooperante, honesto, leal). A4. Valorização dos saberes escolares (atenção, interesse, curiosidade, perseverança, conexão com a vida extraescola). A5. Autoanálise e decisão (reflexividade, procura de ajuda, integração de sugestões, ajuste de comportamentos). As evidências dos desempenhos são recolhidas através de técnicas e de instrumentos de avaliação diversificados, nomeadamente: observação direta e registos do professor, notas de ocorrência e fichas de autoavaliação. Domínio B Conhecimentos e Capacidades (90 %) Os desempenhos são classificados na escala de 20 valores e cada componente (B1, B2 e B3) apresenta diferente peso relativo. Componentes Peso Instrumentos de avaliação e desempenhos B1. Escrita 70% Provas tipo teste B2. Oral / Gestual 10 % Intervenções nas aulas (Por exemplo: respostas a questionamento, apresentação de trabalhos, colocação de dúvidas ou perguntas, participação em debates.) B3. Prática 10% Trabalhos individuais ou em grupo realizados na aula ou extra-aula (Por exemplo: relatórios e pósteres científicos, construção de artefactos, guiões de aulas de campo, resolução de exercícios, apresentações com recurso a TIC, pesquisa e síntese de informação, utilização de materiais, instrumentos e equipamentos, realização de técnicas e de procedimentos.) A utilização de provas ou trabalhos com diferentes características (extensão curricular; tempo de realização; autoria individual/ em grupo; realização presencial/ não presencial) podem justificar diferentes pesos relativos para os desempenhos observados (ex. a valoração de um resultado obtido num teste de 45 min poderá ser metade daquele que for apurado num teste de 90 min). A transversalidade dos desempenhos experimentais permite que sejam apreciados de forma escrita, oral e/ou prática. Aprovado em Conselho Pedagógico de 10 de outubro de 2018

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES. CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS Ensino Secundário - DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES. CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS Ensino Secundário - DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES Ano letivo 2018/ 2019 Ensino Secundário - DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA A - Atitudes e Valores... 10 % As aprendizagens são classificadas na escala de 100 pontos e os resultados

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Ensino Básico 3º Ciclo Ano letivo 2018/ 2019 DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS NATURAIS E FÍSICA E QUÍMICA 7º, 8º e 9º ANOS Domínio A - Atitudes e Valores (20

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Ensino Básico 3º Ciclo Ano letivo 2018/ 2019 DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS NATURAIS E FÍSICA E QUÍMICA 7º, 8º e 9º ANOS Domínio A - Atitudes e Valores (20

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Ensino Básico 2º Ciclo Ano letivo 2018/ 2019 DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS NATURAIS e MATEMÁTICA 5º e 6º ANOS Domínio A - Atitudes e Valores (20 %) Os desempenhos

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS FÍSICA E QUÍMICA

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS FÍSICA E QUÍMICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Ensino Secundário Cursos Profissionais Ano letivo 2018/ 2019 FÍSICA E QUÍMICA Domínio A - Atitudes e Valores (10 %) Os desempenhos são classificados

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DO PORTO MONIZ ANO LETIVO 2016/2017 CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO MATEMÁTICA 2.º CICLO

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DO PORTO MONIZ ANO LETIVO 2016/2017 CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO MATEMÁTICA 2.º CICLO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DO PORTO MONIZ ANO LETIVO 2016/2017 CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO CRITÉRIOS TIPO I MATEMÁTICA 2.º CICLO Critérios I Classificação formal 75% Classificação não formal 20% - Cumprimento

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019 INGLÊS PORTUGUÊS Leitura/Educação Literária Assiduidade/Pontualidade Teste Comportamento/Relação com os outros Organização do material Fichas de: - leitura; Gramática Participação - educação literária;

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019 INGLÊS PORTUGUÊS Leitura/Educação Literária Assiduidade/Pontualidade Teste Comportamento/Relação com os outros Organização do material Fichas de: - leitura; Gramática Participação - educação literária;

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019 INGLÊS PORTUGUÊS Leitura/Educação Literária Assiduidade/Pontualidade Teste Comportamento/Relação com os outros Organização do material Fichas de: - leitura; Gramática Participação/Empenho/Realização das

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CURSO PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA. 1º Ano (10º Ano)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CURSO PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA. 1º Ano (10º Ano) ESCOLA SECUNDÁRIA DAMIÃO DE GOES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CURSO PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA 1º Ano (10º Ano) 2016/2017 Aprovados em Conselho Pedagógico em 12 de outubro de 2016 Formação Sociocultural 1

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019 INGLÊS PORTUGUÊS CRITÉRIOS GERAIS DE ANO LETIVO 18/19 Leitura/Educação Literária Assiduidade/Pontualidade Teste Comportamento/Relação com os outros Organização do material Fichas de: - leitura; Gramática

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CURSO PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA. 1º Ano (10º Ano)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CURSO PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA. 1º Ano (10º Ano) ESCOLA SECUNDÁRIA DAMIÃO DE GOES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CURSO PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA 1º Ano (10º Ano) 2016/2017 Aprovados em Conselho Pedagógico em 25 de outubro de 2017 Formação Sociocultural 1

Leia mais

ÁREA DISCIPLINAR DE BIOLOGIA E GEOLOGIA Ano Letivo 2016/2017. Ensino Básico 2º Ciclo CIÊNCIAS NATURAIS

ÁREA DISCIPLINAR DE BIOLOGIA E GEOLOGIA Ano Letivo 2016/2017. Ensino Básico 2º Ciclo CIÊNCIAS NATURAIS Ensino Básico 2º Ciclo CIÊNCIAS NATURAIS Peso na Avaliação Final Testes de avaliação e/ou outros trabalhos escritos. Aquisição de conhecimentos. Domínio da Língua Portuguesa e das Tecnologias de Informação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSEFA DE ÓBIDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. Domínios Instrumentos de Avaliação Peso. Trabalhos/Relatórios. Fichas de trabalho

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSEFA DE ÓBIDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. Domínios Instrumentos de Avaliação Peso. Trabalhos/Relatórios. Fichas de trabalho Atitudes e Valores Conhecimentos e competências AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSEFA DE ÓBIDOS ENS SECUNDÁRIO CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO: BIOLOGIA E GEOLOGIA E FÍSICA E QUÍMICA 2017/2018 Domínios Instrumentos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DO ENTRONCAMENTO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS CIENTIFICO- HUMANISTICOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DO ENTRONCAMENTO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS CIENTIFICO- HUMANISTICOS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DO ENTRONCAMENTO 170586 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS CIENTIFICO- HUMANISTICOS 2016-2019 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 4 LÍNGUAS... 4 Português (10º, 11º e 12º Ano)... 4 Português

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019 INGLÊS PORTUGUÊS Leitura Assiduidade/Pontualidade Fichas de avaliação Gramática Comportamento/Relação com os Fichas de trabalho Grelhas de observação direta e Escrita Participação/Empenhamento contínua

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro SETOR DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS ANO LETIVO DE 2018/2019

Leia mais

AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES

AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES FRANCÊS PORTUGUÊS DISCIPLINA Pontos percentuais Pontos percentuais AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES DOMÍNIOS / CRITÉRIOS 3º Ciclo COGNITIVO / OPERATIVO E INSTRUMENTAL CONHECIMENTOS / CAPACIDADES

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019 INGLÊS PORTUGUÊS Leitura Assiduidade/Pontualidade Fichas de avaliação Gramática Comportamento/Relação com os Fichas de trabalho Grelhas de observação direta e Escrita Participação/Empenhamento contínua

Leia mais

Critérios de Avaliação. 3º Ciclo do Ensino Básico

Critérios de Avaliação. 3º Ciclo do Ensino Básico ÁREA CURRICULAR DISCIPLINAR DE PORTUGUÊS Domínio Parâmetros Instrumentos de Avaliação % Fichas de avaliação escrita; Trabalho de aula (Observação directa); FAZER Domínio de conhecimentos (testes) Comunicação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÂO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS 2º CICLO ANO LETIVO 2015 / 2016 DOMÍNIOS DE APRENDIZAGEM DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA PONDERAÇÃO INSTRUMENTOS DE

Leia mais

Assim, a fórmula de cálculo da avaliação sumativa a formalizar nos conselhos de turma em cada momento de avaliação é:

Assim, a fórmula de cálculo da avaliação sumativa a formalizar nos conselhos de turma em cada momento de avaliação é: Domínio das atitudes e valores Ensino Secundário Critérios de avaliação 11º Ano Curso científico-humanístico de ciências e tecnologias CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO A avaliação do aluno nas diferentes

Leia mais

Critérios de Avaliação das Disciplinas

Critérios de Avaliação das Disciplinas Critérios de Avaliação das Disciplinas Ano Letivo de 2017/18 Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos 170665 Sede: Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos 403271 Índice EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR...

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Benavente

Agrupamento de Escolas de Benavente 2º Ciclo do Ensino Básico História e Geografia de Portugal Conhecimentos e Capacidades: 90 % -Testes de avaliação (6 por ano)- 70% - Participação oral 10% - Trabalhos realizados, individuais ou em grupo,

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS

CURSO DE CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS SETOR DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA ANO LETIVO DE 2018/2019

Leia mais

Nota introdutória. Utilizar materiais, instrumentos, equipamentos e tecnologias físicas e digitais para criar, pesquisar, aprender e comunicar.

Nota introdutória. Utilizar materiais, instrumentos, equipamentos e tecnologias físicas e digitais para criar, pesquisar, aprender e comunicar. Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS Ano Letivo 2018/2019 Nota introdutória Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender

Leia mais

Inquérito do 2º e 3º CEB e Secundário sobre horários de trabalho dos docentes Portugueses realizado entre 19/12/2016 e 31/01/2017

Inquérito do 2º e 3º CEB e Secundário sobre horários de trabalho dos docentes Portugueses realizado entre 19/12/2016 e 31/01/2017 Inquérito do 2º e 3º CEB e Secundário sobre horários de trabalho dos docentes Portugueses realizado entre 19/12/2016 e 31/01/2017 Componente letiva e não letiva Grupo disciplinar 200 - Português e Estudos

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Secundário Cursos científico-humanísticos

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Secundário Cursos científico-humanísticos 2016-2017 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Secundário Cursos científico-humanísticos Julho 2016 Este documento pretende dar a conhecer a todos os intervenientes no processo educativo os critérios de avaliação, e

Leia mais

Ponderações DOMÍNIO DAS ATITUDES E VALORES

Ponderações DOMÍNIO DAS ATITUDES E VALORES Ponderações 1.º Ciclo Educação Moral e Religiosa Católica ATITUDES E VALORES 4% - TPC/ Estudo 4% conhecimento - Outros Educação Físico-Motora Expressões Artísticas (, Expressão e Educação Dramática, Educação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DO ENTRONCAMENTO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR, 1º, 2º e 3º CICLOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DO ENTRONCAMENTO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR, 1º, 2º e 3º CICLOS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DO ENTRONCAMENTO 170586 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR, 1º, 2º e 3º CICLOS 2016-2019 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 4 PRÉ-ESCOLAR... 4 1º CICLO... 4 Inglês... 5 Sociedade e Valores...

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ERMESINDE INDICADORES *

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ERMESINDE INDICADORES * PORTUGUÊS Uso adequado de linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar Utilização da língua portuguesa, oral e escrito, respeitando as suas regras básicas,

Leia mais

CURSO DE LÍNGUAS E HUMANIDADES

CURSO DE LÍNGUAS E HUMANIDADES Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro SETOR DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS ANO LETIVO DE 2017/2018

Leia mais

Disciplina de Educação Física

Disciplina de Educação Física Agrupamento de Escolas de Valongo DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES Grupo de Recrutamento de Educação Física (620) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 10º ano Disciplina de Educação Física Ano letivo 2017/2018 Os objetivos

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019 INGLÊS PORTUGUÊS Leitura/Educação Literária Escrita Atitudes Valores Assiduidade/Pontualidade Comportamento/Relação com os outros Testes sumativos Testes formativos/testes rápidos de gramática Gramática

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso ESCOLA SECUNDÁRIA DA PÓVOA DE LANHOSO

Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso ESCOLA SECUNDÁRIA DA PÓVOA DE LANHOSO ATITUDES E VALORES (5%) CONHECIMENTOS E CAPACIDADES (95%) Critérios de Avaliação de Ciências e Tecnologias (10º ano) 2017/18 Português Objeto da avaliação Parâmetros/ Instrumentos de recolha de Leitura/

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA. Critérios de avaliação do 3.º ciclo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA. Critérios de avaliação do 3.º ciclo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA Critérios de avaliação do 3.º ciclo Ano letivo 2017-18 Domínio das atitudes e valores nas disciplinas de Português, Inglês, Francês, Espanhol, Matemática, Ciências Naturais,

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2016-17 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2016/2017 P o r t u g u ê s - 2 º / 3 º C ic lo 80% L íngua s E s t r a n g e iras - 2 º / 3 º C ic los 60% COMPREENSÃO ESCRITA

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Grupo 520 (Ciências Naturais - 7º; 8º e 9ºAnos)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Grupo 520 (Ciências Naturais - 7º; 8º e 9ºAnos) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Grupo 520 (Ciências Naturais - 7º; 8º e 9ºAnos) Testes de Avaliação Peso 1 Competências Específicas 80% Conhecimentos (70%) Trabalhos de Projeto com apresentação à turma Relatórios

Leia mais

Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO

Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO ATITUDES E VALORES (5%) CONHECIMENTOS E CAPACIDADES (95%) Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN 2015/2016 Português Leitura/ Educação Literária Componente escrita: Compreensão de textos escritos

Leia mais

Critérios de Avaliação. EB 2,3 D. Luís de Mendonça Furtado. 3.º Ciclo. Ano Letivo 2015/2016

Critérios de Avaliação. EB 2,3 D. Luís de Mendonça Furtado. 3.º Ciclo. Ano Letivo 2015/2016 Critérios de Avaliação EB 2,3 D. Luís de Mendonça Furtado 3.º Ciclo Ano Letivo 2015/2016 Alteração aprovada em Conselho Pedagógico na sequência do Despacho Normativo n.º 17-A/2015 de 2015/09/22 A Presidente

Leia mais

Assim, a fórmula de cálculo da avaliação sumativa a formalizar nos conselhos de turma em cada momento de avaliação é:

Assim, a fórmula de cálculo da avaliação sumativa a formalizar nos conselhos de turma em cada momento de avaliação é: Domínio das atitudes e valores Ensino Secundário Critérios de avaliação 12º Ano Curso científico-humanístico de ciências e tecnologias CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO A avaliação do aluno nas diferentes

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO - CEF. Ano letivo 2018 /2019. Escola Sede: Rua Escola Secundária Alfena Telefone Fax

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO - CEF. Ano letivo 2018 /2019. Escola Sede: Rua Escola Secundária Alfena Telefone Fax CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO - CEF Ano letivo 2018 /2019 Escola Sede: Rua Escola Secundária 4445-263 Alfena Telefone 229698860 Fax 229670773 Direção- direcao@age-alfena.net Serviços Administrativos-

Leia mais

Colégio do Bom Sucesso

Colégio do Bom Sucesso Critério de avaliação para 2018/2019 Departamento: Línguas/Artes Disciplina: Biblioteca 2º e 3º CICLOS T.P.C. TRABALHO PRÁTICO REALIZADO EM AULA ATITUDES E COMPORTAMENTOS Trabalho escrito que acompanha

Leia mais

Critérios de Avaliação. EB D. Luís de Mendonça Furtado. 3.º Ciclo. Ano Letivo 2016/2017. A Presidente do Conselho Pedagógico Felicidade Alves

Critérios de Avaliação. EB D. Luís de Mendonça Furtado. 3.º Ciclo. Ano Letivo 2016/2017. A Presidente do Conselho Pedagógico Felicidade Alves Critérios de Avaliação EB D. Luís de Mendonça Furtado 3.º Ciclo Ano Letivo 2016/2017 A Presidente do Conselho Pedagógico Felicidade Alves 1 Princípios norteadores da Avaliação: Processo regulador das aprendizagens,

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação DEPARTAMENTO Matemática e Ciências Experimentais DISCIPLINA Ciências Naturais ANO 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º Conhecimentos e Fichas e Exercícios de avaliação Registos de desempenho na aula Aquisição e compreensão

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019 INGLÊS PORTUGUÊS CRITÉRIOS GERAIS DE ANO LETIVO 18/19 Leitura/Educação Literária Escrita Atitudes Valores Assiduidade/Pontualidade Comportamento/Relação com os Testes sumativos Testes formativos/testes

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MURÇA (152778) Escola Básica e Secundária de Murça (346305) RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INTERNA 2014/2015 1º PERÍODO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MURÇA (152778) Escola Básica e Secundária de Murça (346305) RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INTERNA 2014/2015 1º PERÍODO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MURÇA (152778) Escola Básica e Secundária de Murça (346305) RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INTERNA 2014/2015 1º PERÍODO SUMÁRIO 1. Alunos avaliados 2. Aulas dadas 3. Assiduidade 4. Resultados

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Decreto-Lei N.º 55/2018 de 6 de julho. - Conhecimentos - Capacidades - Atitudes. Aplicação de.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Decreto-Lei N.º 55/2018 de 6 de julho. - Conhecimentos - Capacidades - Atitudes. Aplicação de. e PORTUGUÊS INGLÊS 5 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL A - ORALIDADE Compreensão oral 2, Expressão oral 2, B - LEITURA Leitura (expressiva/dramatizada) C - EDUCAÇÃO LITERÁRIA Compreensão Escrita D - EXPRESSÃO

Leia mais

Disciplina de Educação Física

Disciplina de Educação Física Agrupamento de Escolas de Valongo DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES Grupo de Recrutamento de Educação Física (620) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º Ciclo Ensino Básico Disciplina de Educação Física Ano letivo 2013/2014

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2017/2018

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2017/2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2017/2018 Nota introdutória A partir do presente ano letivo, o calendário escolar obedece a uma lógica anual e será desenhado de modo a prever interrupções letivas de 6 em 6 semanas,

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro SETOR DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS ANO LETIVO DE 2016/2017

Leia mais

Departamento do 1º Ciclo Critérios Específicos de Avaliação

Departamento do 1º Ciclo Critérios Específicos de Avaliação Departamento do 1º Ciclo Critérios Específicos de Avaliação PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO INGLÊS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS EXPRESSÃO FÍSICO-MOTORA OFERTA COMPLEMENTAR APOIO AO ESTUDO EDUCAÇÃO MORAL E

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2015/2016 DOMÍNIOS DE AVALIAÇÃO. Assiduidade/Pontualidade (2%) Comportamento / Relação com os outros (6%)

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2015/2016 DOMÍNIOS DE AVALIAÇÃO. Assiduidade/Pontualidade (2%) Comportamento / Relação com os outros (6%) PORTUGUÊS DOMÍNIOS DE Leitura / Educação literária (25) Escrita (25) Gramática (15) Oralidade (15) 80 Assiduidade/Pontualidade (2) Comportamento / Relação com os outros (6) Organização do material (2)

Leia mais

Colégio do Bom Sucesso

Colégio do Bom Sucesso Departamento: Línguas/Artes Disciplina: Biblioteca 2º e 3º CICLOS T.P.C. TRABALHO PRÁTICO REALIZADO EM AULA ATITUDES E COMPORTAMENTOS Trabalho escrito que acompanha a leitura do livro (resumo e/ou composição)

Leia mais

Disciplina de Educação Física

Disciplina de Educação Física DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES Grupo de Recrutamento de Educação Física (620) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ensino Secundário Disciplina de Educação Física Ano letivo 2011/2012 Os objetivos de ciclo constituem as

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Agrupamento de Escolas de Santo André - 135513 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Os critérios de avaliação são aprovados pelo Conselho Pedagógico, por ciclo e ano de escolaridade. Os conhecimentos e capacidades

Leia mais

Matrizes Curriculares. Ano Letivo de 2017/2018

Matrizes Curriculares. Ano Letivo de 2017/2018 Matrizes Curriculares Ano Letivo de 2017/2018 Índice Matriz da Educação Pré-Escolar... 2 Ensino Básico... 1º Ciclo... 2º Ciclo... 4 Percurso Curricular Alternativo º Ano... 5 º Ciclo... Curso de Educação

Leia mais

Critérios de Avaliação. 1º Ciclo. Ano Letivo 2016/2017. A Presidente do Conselho Pedagógico Felicidade Alves

Critérios de Avaliação. 1º Ciclo. Ano Letivo 2016/2017. A Presidente do Conselho Pedagógico Felicidade Alves Critérios de Avaliação 1º Ciclo Ano Letivo 2016/2017 A Presidente do Conselho Pedagógico Felicidade Alves Princípios Orientadores - Processo regulador das aprendizagens, orientador do percurso escolar

Leia mais

Na disciplina de Português, o parâmetro da Oralidade encontra-se subdividido em: Apresentações orais: 10%; Desempenho em sala de aula: 10%;

Na disciplina de Português, o parâmetro da Oralidade encontra-se subdividido em: Apresentações orais: 10%; Desempenho em sala de aula: 10%; 1 O presente documento pretende materializar a execução dos princípios orientadores da avaliação, com base nos diplomas que regulam a avaliação dos alunos do ensino secundário, ou seja, da Portaria n.º

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º CICLO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º CICLO 150253 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS BRAGA OESTE Sede: 343640 Escola dos 2.º e 3.º Ciclos de Cabreiros DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Ano lectivo 2014-2015 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1. MATEMÁTICA

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V Ensino Básico 2º Ciclo CIÊNCIAS NATURAIS Peso na Avaliação Final Testes de avaliação e/ou outros trabalhos escritos; Aquisição de conhecimentos; Domínio da Língua Portuguesa ao nível da expressão oral

Leia mais

Domínio Parâmetros Peso (%)

Domínio Parâmetros Peso (%) 2ºCiclo Matemática Testes. 75% Sócio afetivas Atitudes e valores: Responsabilidade e autonomia; Assiduidade e pontualidade; Cooperação e respeito; Postura na sala de aula; Espírito Crítico; Trabalhos de

Leia mais

1º, 5º e 7º anos de acordo com o dec. Lei 55/2018 de 6 de julho Os restantes anos de acordo com o dec. Lei 139/2012 de 5 de julho

1º, 5º e 7º anos de acordo com o dec. Lei 55/2018 de 6 de julho Os restantes anos de acordo com o dec. Lei 139/2012 de 5 de julho Matriz Curricular 2018/2019 1º, 5º e 7º anos de acordo com o dec. Lei 55/2018 de 6 de julho Os restantes anos de acordo com o dec. Lei 139/2012 de 5 de julho Pré-escolar Área de Formação Pessoal e Social

Leia mais

Critérios de Avaliação 7º Ano

Critérios de Avaliação 7º Ano Critérios de Avaliação 7º Ano Introdução Critérios de Avaliação 7.º ano A avaliação é uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer

Leia mais

Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO

Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO ATITUDES E VALORES (5%) CONHECIMENTOS E CAPACIDADES (95%) Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN 2016/2017 Português Leitura/ Educação Literária Componente escrita: Compreensão de textos escritos

Leia mais

EXTERNATO S. JOÃO BOSCO VIANA DO CASTELO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO ANO LETIVO 2016/2017

EXTERNATO S. JOÃO BOSCO VIANA DO CASTELO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO ANO LETIVO 2016/2017 EXTERNATO S. JOÃO BOSCO VIANA DO CASTELO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO ANO LETIVO 2016/2017 Aprovado em Conselho de Docentes em julho de 2016 Diretora Pedagógica Rosa Cândida Gomes Princípios Orientadores

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso ESCOLA SECUNDÁRIA DA PÓVOA DE LANHOSO

Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso ESCOLA SECUNDÁRIA DA PÓVOA DE LANHOSO ATITUDES E VALORES (5%) CONHECIMENTOS E CAPACIDADES (95%) Critérios de Avaliação de Ciências Socio Económicas (11º ano) 2017/18 Português Objeto da avaliação Parâmetros/ Instrumentos de recolha de Leitura/

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Psicologia B 12º Ano Ano Letivo COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Psicologia B 12º Ano Ano Letivo COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Psicologia B 12º Ano Ano Letivo 2017-18 COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS Mobiliza conhecimentos para fundamentar e argumentar ideias Comunica ideias, oralmente ou por escrito, com correção

Leia mais

Critérios de Avaliação Departamento de Ciências Sociais e Humanas. 2018/2019 Agrupamento de Escolas de Miraflores

Critérios de Avaliação Departamento de Ciências Sociais e Humanas. 2018/2019 Agrupamento de Escolas de Miraflores Critérios de Avaliação Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2018/2019 Agrupamento de Escolas de Miraflores Aprovado em reunião de Conselho Pedagógico em julho de 2018 Cálculo da classificação interna

Leia mais

Relatório de Auto-Avaliação Resultados Sucesso Académico 1º Período 2009/2010

Relatório de Auto-Avaliação Resultados Sucesso Académico 1º Período 2009/2010 ESCOLA SECUNDÁRIA MARTINS SARMENTO Relatório de Auto-Avaliação Resultados Sucesso Académico 1º Período 2009/2010 (DANDO CUMPRIMENTO AO ARTIGO 9º DO DL 75/2008 DE 22 DE ABRIL) Equipa de Avaliação Interna

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares º semestre

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares º semestre Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares 2018-2019 1.º semestre Mestrado em ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Mestreado em

Leia mais

GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA - Ano Letivo 2016/ º ciclo do Ensino Básico

GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA - Ano Letivo 2016/ º ciclo do Ensino Básico DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA - Ano Letivo 2016/2017 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 1. A avaliação é contínua e sistemática.

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Domínio Cognitivo (Nível dos Conhecimentos) Compreensão oral e escrita; Conhecimento de formas e regras de funcionamento da língua materna; Conhecimento e compreensão de conceitos

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2016 / º CICLO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2016 / º CICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2016 / 207 2.º CICLO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E EXPERIMENTAIS Disciplinas: Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas Ano Letivo 2016/2017 Produção de trabalhos escritos

Leia mais

Conhecimentos e Capacidades

Conhecimentos e Capacidades Atitudes e Valores Conhecimentos e Capacidades CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º CICLO DO ESPANHOL 7º, 8º e 9º anos Compreensão de textos escritos Produção escrita Compreensão escrita / Expressão Escrita Testes

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Bemposta

Agrupamento de Escolas da Bemposta Agrupamento de Escolas da Bemposta Portimão CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2017 / 2018 0 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO A avaliação constitui um processo integrante e regulador da prática educativa, orientador

Leia mais

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70%

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70% O presente documento define os critérios de avaliação de cada área curricular do 3.º ciclo do Externato de Santa Joana que, após ratificação pelo Conselho Pedagógico e tendo em conta a legislação em vigor,

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação DEPARTAMENTO Matemática e Ciências Experimentais DISCIPLINA Ciências Naturais ANO 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º Conhecimentos e Fichas e Exercícios de avaliação Registos de desempenho na aula Aquisição e compreensão

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º, 2º E 3º CICLOS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º, 2º E 3º CICLOS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DO ENTRONCAMENTO - 401640 AGRUPAM ENTO DE ESCO LAS CIDADE DO ENTRONCAM ENTO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º, 2º E 3º CICLOS 2012-2013 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 4 1º CICLO... 4 2º

Leia mais

Critérios e procedimentos de avaliação

Critérios e procedimentos de avaliação Critérios e procedimentos de avaliação Relativamente à avaliação, quer dos alunos, quer do desempenho dos docentes, aplicamos, nesta escola, as diretrizes da legislação em vigor. A avaliação é encarada

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PORTUGUÊS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PORTUGUÊS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PORTUGUÊS DOMÍNIO DOS CONHECIMENTOS/CAPACIDADES ENSINO BÁSICO-2ºCICLO Parâmetros a avaliar/metas a atingir Instrumentos de Avaliação Ponderação Oralidade: Compreensão do Oral e Expressão

Leia mais

Critérios de Avaliação 1º Ciclo

Critérios de Avaliação 1º Ciclo Colégio Militar Critérios de Avaliação 1º Ciclo Ano Letivo - 2016-2017 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1. A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador

Leia mais

Objeto e finalidades A avaliação visa:

Objeto e finalidades A avaliação visa: 1 O presente documento pretende materializar a execução dos princípios orientadores da avaliação, com base nos diplomas que regulam a avaliação dos alunos do ensino secundário, ou seja, da Portaria n.º

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação Ano letivo 2015/2017

Critérios Gerais de Avaliação Ano letivo 2015/2017 Critérios Gerais de Avaliação Ano letivo 2015/2017 Compete ao Conselho Pedagógico definir, no início de cada ano, os critérios gerais de avaliação e aprovar os critérios específicos de cada disciplina

Leia mais

1 - Educação Pré- Escolar (Despacho n.º 5220/97, de 4 de agosto) 2-1.º Ciclo do Ensino Básico (DL n.º 139/2012, de 5 de julho, com as alterações

1 - Educação Pré- Escolar (Despacho n.º 5220/97, de 4 de agosto) 2-1.º Ciclo do Ensino Básico (DL n.º 139/2012, de 5 de julho, com as alterações 1 - Educação Pré- Escolar (Despacho n.º 5220/97, de 4 de agosto) 2-1.º Ciclo do Ensino Básico (DL n.º 139/2012, de 5 de julho, com as alterações introduzidas pelo DL n.º 91/2013, de 10 de julho) 3-2.º

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro SETOR DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS ANO LETIVO DE 2016/2017

Leia mais

PARÂMETROS DA DISCIPLINA

PARÂMETROS DA DISCIPLINA Avaliação Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Disciplina : Código 500-Matemática Critérios Específicos de Avaliação 2015/2016 PONDERAÇÃO DOMÍNIOS

Leia mais

Critérios de Avaliação Departamento de Ciências Sociais e Humanas. 2017/2018 Agrupamento de Escolas de Miraflores

Critérios de Avaliação Departamento de Ciências Sociais e Humanas. 2017/2018 Agrupamento de Escolas de Miraflores Critérios de Avaliação Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2017/2018 Agrupamento de Escolas de Miraflores Aprovado em reunião de Conselho Pedagógico a 8 de novembro de 2017 Cálculo da classificação

Leia mais

Áreas disciplinares de frequência obrigatória 1.º ano 2.º ano 3.º ano 4.º ano. Português Matemática Inglês

Áreas disciplinares de frequência obrigatória 1.º ano 2.º ano 3.º ano 4.º ano. Português Matemática Inglês Matriz curricular Ensino básico 1.º ciclo Carga horária semanal (60min) Áreas disciplinares de frequência obrigatória 1.º ano 2.º ano 3.º ano 4.º ano Português 7 7 7 7 Matemática 7 7 7 7 Inglês --------

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, N.º 8, 3450-152 Mortágua Telef. 231 920 454/5 Fax: 231 920 300 Sítio web http://www.aemrt.pt E-mail aemortagua@aemrt.pt Ano Escolar de 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA

Leia mais

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA 5º, 6 º ANOS. Critérios de Avaliação / Indicadores / Operacionalização dos Indicadores

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA 5º, 6 º ANOS. Critérios de Avaliação / Indicadores / Operacionalização dos Indicadores Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA 5º, 6 º ANOS Critérios Específicos de Avaliação da Disciplina de Educação Física

Leia mais

Boletim Estatístico 2º Período

Boletim Estatístico 2º Período Boletim Estatístico 2º Período Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade Mesão Frio Ano Letivo 2017 2018 AEPAN A Educação na (Re)Construção de um Futuro Melhor Preâmbulo O presente boletim

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MURÇA (152778) Escola Básica e Secundária de Murça (346305) RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INTERNA 2016/

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MURÇA (152778) Escola Básica e Secundária de Murça (346305) RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INTERNA 2016/ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MURÇA (152778) Escola Básica e Secundária de Murça (346305) RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INTERNA 2016/2017 1.º PERÍODO SUMÁRIO 1. Alunos avaliados 2. Aulas dadas 3. Assiduidade 4.

Leia mais

Colégio São Francisco Xavier CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 5.º ANO - 2º C.E.B.

Colégio São Francisco Xavier CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 5.º ANO - 2º C.E.B. Colégio São Francisco Xavier CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 5.º ANO - 2º C.E.B. ANO LETIVO 2015/16 Saber Fazer (Domínio Cognitivo) 80% DISCIPLINA: PORTUGUÊS DOMÍNIOS OBJETIVOS INSTRUMENTOS E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação

Critérios Gerais de Avaliação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MELGAÇO Critérios Gerais de Avaliação (Aprovados em reunião do Conselho Pedagógico de 10 de setembro de 2014) 10 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MELGAÇO Critérios Gerais de Avaliação

Leia mais

ESCOLAS E.B.1 C/ J.I. DA COCA MARAVILHAS E DE VENDAS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO ( )

ESCOLAS E.B.1 C/ J.I. DA COCA MARAVILHAS E DE VENDAS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO ( ) Critérios de Avaliação 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 ESCOLAS E.B.1 C/ J.I. DA COCA MARAVILHAS E DE VENDAS A avaliação incide sobre os conhecimentos e capacidades definidas no currículo nacional e nas

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães Departamento Curricular do 1º Ciclo Ano Letivo 2015/2016 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Avaliação das Atitudes/Comportamentos

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA DAMIÃO DE GOES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Curso Profissional TÉCNICO DE COMÉRCIO 2017/2018 Aprovados em Conselho Pedagógico em 25 de outubro de 2017 Formação Sociocultural PORTUGUÊS Competências

Leia mais