Desenvolvimento Orientado a Comportamento com Testes Automatizados utilizando JBehave e Selenium

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Desenvolvimento Orientado a Comportamento com Testes Automatizados utilizando JBehave e Selenium"

Transcrição

1 Desenvolvimento Orientado a Comportamento com Testes Automatizados utilizando JBehave e Selenium Rafael B. Chiavegatto¹, Lidiane V. da Silva², Andréia Vieira², William R. Malvezzi¹ ¹Centro de Pós-Graduação e Extensão (CPGE) Faculdade FUCAPI Manaus AM Brasil ²Fundação Desembargador Paulo dos Anjos Feitoza (FPF) Manaus AM Brasil {rafael.chiavegatto, lidiane.silva, aviera}@fpf.br, william.malvezzi@fucapi.br Abstract. With a view to the continuous improvement of the software development process, this paper presents the application of the technique of test automation using frameworks to optimize the execution of the process activities, implementing the methodology Behavior Driven Development (BDD), aiming at the common language, participatory collaboration between those involved in the process of developing quality software. Resumo. Tendo em vista a melhoria contínua do processo de desenvolvimento de software, este artigo apresenta a aplicação da técnica de automatização de testes utilizando frameworks para otimizar as atividades de execução do processo, implementando a metodologia Behavior Driven Development (BDD), visando à colaboração participativa em linguagem comum, entre os envolvidos no processo de desenvolvimento de software qualitativo. 1. Introdução A partir do final dos anos 90 do século passado, as empresas que desenvolvem software vêm buscando a garantia da qualidade dos sistemas desenvolvidos, por meio de estudos sobre técnicas e metodologias a fim de aplicá-las para melhoria do processo de desenvolvimento, objetivando a qualidade dos seus produtos. [...] teste de Software é uma área que tem crescido significativamente nos últimos tempos, em especial a técnica de automatização de testes. Esta abordagem está cada vez mais em evidência devido à agilidade, eficácia, baixo custo de implementação e manutenção, funcionando como um bom mecanismo para controlar a qualidade dos sistemas [...]. (BERNARDO, 2011). Todavia, é necessário o mínimo de conhecimento sobre a área para evitar falhas comuns no processo de desenvolvimento das atividades, como erros na escrita dos scripts dificultando sua manutenibilidade. Quando os testes automatizados são de baixa qualidade, tendem a não contribuir para o controle da qualidade de um sistema e geram uma demanda maior de esforço na fase de testes. Com intuito de suprir essas necessidades, este artigo apresenta a adoção da técnica de automatização no processo de teste de software (criação, manutenção e Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

2 gerenciamento dos casos de testes automatizados), utilizando a metodologia Behavior Driven Development (BDD), fazendo com que cada um dos envolvidoss contribua para melhoria contínua da qualidade, com a finalidade de tornar o processo de teste mais eficiente e produtivo. 2. Referencial teórico 2.1. Teste e Qualidade de Software No processo de desenvolvimento de software, testar deve tornar-se um hábito, de forma a garantir a qualidade dos produtos desenvolvidos. A atividade está ligada diretamente à qualidade, pois, para obtenção de um software de que atenda as expectativas do cliente, é necessário que seja realizado um conjunto de testes específicos. Schwaber e Beedle afirmam que metodologias de desenvolvimento ágeis como Scrum, recomendam que todas as pessoas envolvidas em um projeto trabalhem controlando a qualidade do produto todos os dias e a qualquer momento, pois baseiam-se na ideia de que prevenir defeitos é mais fácil e barato que identificá-los e corrigi-los a posteriori. (apud BERNARDO, 2001). Inthurn (2001) ainda complementa, teste de software tem como objetivo aprimorar a produtividade e fornecer evidências de confiabilidade, em complemento a outras atividades de garantia de qualidade ao longo do processo de desenvolvimento do software. Dessa forma, testar é um processo de repetição contínua de passos para analisar se os requisitos e as condições funcionais e não funcionais especificadas, foram implementadas de fato, bem como detectar erros e identificar falhas. Sommerville (2003) afirma que, [...] os testes constituem uma fase dispendiosa e trabalhosa do processo [...]. A execução manual de um caso de teste é rápida e efetiva, mas a execução e repetição de um vasto conjunto de testes é uma tarefa árdua e cansativa. Dado esse cenário, utilizar meios automáticos para execução desta etapa de desenvolvimento pode agregar ganho de tempo para a Organização. Devido a tal fato, a automatização de testes vem sendo utilizada como uma forma de evitar esse problema, com a substituição parcial dos testes manuais, diminuindo os custos de produção do software através da agilidade que os testes automatizados proporcionam Automatização de testes A introdução de testes automatizados no processo de desenvolvimento remete a iniciativa de melhoria da qualidade dos software. A automatização de testes possui o objetivo de apoiar o processo, reduzindo ou eliminando gargalos no tempo de execução, entretanto esse processo vai além da escolha de uma ferramenta. Segundo Maldonado et al (2007), A técnica de automação é voltada principalmente para melhoria da qualidade, baseia-se fortemente na teoria de Teste de software, para aplicar as recomendações dos testes manuais na automação dos testes. Os testes automatizados tendem a ter uma maior produtividade, onde é necessário um esforço inicial que é compensando na execução a longo prazo. O teste Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

3 manual não pode ser eliminado, deve sim, ser reduzido ao máximo possível e focado naquilo que é muito caro automatizar. (MOLINARI, 2010). A automatização de testes é uma prática ágil e eficaz para melhorar a qualidade dos software, porém inicialmente a adoção da técnica é mais custosa, pois, demanda um esforço maior de tempo e de mão de obra qualificada. É necessário conhecimento, organização e experiência para evitar que a aplicação dessa técnica não seja utilizada de forma incorreta, e para que não haja redução no custo-benefício dessa prática no desenvolvimento de software Behaviour Driven Development Behaviour Driven Development (BDD) é uma das técnicas ágeis para desenvolvimento de software que estimula a colaboração entre os participantes de um projeto, trabalhando a comunicação de forma ubíqua, a fim de que os envolvidos falem a mesma linguagem e consigam compreender e contribuir para que os requisitos constantemente estejam atualizados, especificando estórias referentes às funcionalidades que futuramente poderão ser executadas. É considerado que BDD é um aprimoramento de Test Driven Development (TDD). A principal diferença é a mudança de foco: de teste para comportamento. Ao invés de escrever testes para verificar se um método faz o esperado, o desenvolvedor escreve especificações descrevendo o comportamento que a funcionalidade deve possuir. (ASTELS, 2006). O BDD visa minimizar a falha de comunicação entre os stakeholders envolvidos no projeto (cliente e equipe de desenvolvimento), uma vez que utilizando uma linguagem livre de termos típicos de teste. Os termos são comuns e unificados, propondo a descrição e atualização dos requisitos. Há uma gama de ferramentas para apoiar o processo de BDD, para diversas linguagens de programação, todas seguindo a mesma abordagem. Dentre elas estão RSpec, Cucumber, JDave, BDoc e JBehave, que será utilizada nesse artigo JBehave O JBehave é um framework de desenvolvimento orientado a comportamento, que permite criar especificações em linguagem natural ou seja, é possível escrever cenários exemplificando cada funcionalidade de modo que os envolvidos compreendam os critérios de aceitação dos cenários de teste, focando no comportamento do software. Baseia-se em um arquivo texto projetado para conter os cenários de uma estória de um determinado usuário. Essas estórias são descritas em formato de passos detalhados, de forma que um usuário que não detenha conhecimento e perfil técnico sobre software possa compreender, conforme Figura 1. Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

4 Figura 1. Exemplo de Especificação de cenário no JBehave Os cenários são compostos pelas seguintes notações: Narrativa: Descrição da estória Cenário: Descrição do cenário para estória Dado que (Given) São as pré-condições para executar o cenário Quando (When) São os testes (passos) para execução do cenário Então (Then) É o resultado esperado da execução dos passos. O JBehave em si é um plugin do JUnit (framework de testes de unidade) e as especificações criadas para os passos devem ser mapeadas para testes de unidade reais. (SANTOS, 2010). Em nível de especificação de cenários, o mapeamento serve para parametrização de passos, o que facilita na reutilização para a criação de novos arquivos de texto ou outros cenários de teste. A especificação é salva em um arquivo com extensão.story, que posteriormente será interpretado pelo JBehave seguindo o mapeamento realizado. O mapeamento instrui como o JBehave deve ler o arquivo de especificação e como criar um teste a partir dele. Para cada arquivo de cenários (.story), deve existir um arquivo.java contendo o respectivo mapeamento. Para ser elaborado é necessário à utilização As palavras chaves parametrizadas iniciadas com o símbolo: $, significam que será passado por parâmetro o valor (destacados em vermelho no arquivo.story da Figura 1) para o método correspondente no arquivo.java, conforme mostra Figura 2: Figura 2. Classe.java contendo o mapeamento dos cenários no JBehave Depois de realizado o mapeamento é possível utilizar um framework de testes para a execução dos cenários, nesse caso será utilizado o JUnit. O JBehave possui uma Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

5 classe própria para essa associação, bastando criar uma classe e estendê-la à classe JUnitStory. Ao executá-la como JUnit Test serão executados os testes dos cenários elaborados. A classe de configuração possui: o idioma que deve ser interpretado os cenários, a localização de onde estão os cenários especificados e o formato que será gerado os relatórios, conforme exibido na Figura 3. Figura 3. Exemplo de arquivo de configuração do JBehave O JBehave é um framework muito utilizado pela comunidade Java, sua documentação é bem vasta e de fácil entendimento. Muitos blogs e fóruns de discussões fornecem informações sobre sua utilização e configuração Selenium Conforme visto, as funcionalidades do sistema são representadas por estórias e dessas são extraídos os testes de aceitação, que são automatizados por um framework de automatização de testes. O Selenium é um framework open source, utilizado para automatização de testes funcionais em aplicações web. [...] os testes podem ser executados em praticamente todos os navegadores existentes e uma vantagem é que eles podem ser escritos em diversas linguagens de programação, tais como: Java, C#, Python, PHP, Perl, HTML e Ruby. (Gonçalves, 2011) JUnit O JUnit é um framework open source para utilização de testes unitários em Java, sendo possível criar classes de testes que podem ter um ou mais métodos para execução. Os testes podem ser executados sequencialmente ou de forma modularizada, dessa forma, os sistemas podem ser testados em partes ou de uma única vez. Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

6 Conforme Hunt e Thomas (2003), Em 1998, Kent Beck e Erich Gamma desenvolveram o arcabouço JUnit para a linguagem Java, inspirado no SUnit. Desde então a prática de testes automatizados vem sendo disseminada dentre as equipes de desenvolvimento de software adeptas a automatização. De forma geral seu funcionamento se dá através da verificação dos métodos de uma classe, constatando se os mesmos funcionam da maneira esperada, exibindo de forma visual o resultado da execução positiva ou negativa dos testes (Passed or Fail). 3. Estudo de Caso: Utilização de BDD com frameworks para automatização de testes Nesse estudo de caso será utilizado um sistema para soluções hospitalares composto de nove módulos. O mesmo encontra-se em produção, porém continua sofrendo alterações em suas funcionalidades e constantemente é necessário passar por testes de regressão. Entretanto, por se tratar de um sistema grande e complexo, o esforço com esses testes tem sido custoso demandando esforço e tempo da equipe. O cenário atual dos testes do sistema ocorre através de execução manual. São elaborados casos de teste funcionais, baseados nas especificações dos requisitos, conforme Figura 4. Figura 4. Especificação de Caso de teste A especificação dos casos de testes, não fornece todas as informações detalhadas para execução, pois o responsável pela elaboração já possui conhecimento prévio sobre a aplicação. Isso poderia dificultar a execução se, o executor dos testes não for o mesmo que elaborou. Essa problemática pode ser resolvida com a utilização da metodologia BDD, pois sua especificação é voltada a comportamento, sendo exemplificados detalhadamente todos os passos para execução do cenário, como mostra a Figura 5. Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

7 Figura 5. Especificação de cenário de teste com BDD Para agilizar a atividade de execução de testes foi utilizada a técnica de automatização, com intuito de reduzir o esforço empenhado nessa etapa, especialmente quando são necessários testes de regressão, vinculando a metodologia BDD com o propósito de criar documentação em uma linguagem natural, simplificando a manutenção e assimilação dos envolvidos. Para aplicar a metodologia BDD, foi utilizado o framework JBehave e para automatização dos cenários, as ferramentas de teste Selenium e JUnit. 3.1 Aplicação BDD e automatização A primeira atividade realizada nesse processo de aplicação de BDD com automatização é o levantamento e especificação dos cenários que são agrupados em estórias. Cada estória (.story) é composta por cenários, como se fossem os casos de testes, porém elaboradas de forma exemplificada baseadas em comportamentos do sistema, conforme visto na Figura 5. Nesse estudo de caso será apresentado um dos cenários especificados para o módulo de triagem de pacientes. A Figura 6 ilustra o arquivo.story que contém o cenário levantado para ser automatizado, juntamente com uma parte do arquivo.java com seu respectivo mapeamento e seus métodos implementados com o framework Selenium, que por sua vez irá automatizar os passos descritos no cenário. Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

8 Figura 6. À esquerda: especificação dos cenários, à direita: steps mapeados no JBehave Após a implementação dos métodos dos cenários, foi implementada a classe de configuração. Essa classe possui: quais canditatesteps devem ser executados, o idioma que o.story será interpretado e o formato que será gerado o relatório, como mostra a Figura 7. Figura 7. Arquivo de configuração do JBehave Elaborada a classe de configuração, é utilizada a ferramenta JUnit, que permite executar a classe como JUnit Test e gerar os relatórios que o próprio framework do JUnit e do JBehave disponibilizam. No relatório são indicados os métodos que falharam (fail) e os métodos que não tiveram performance (Not performed), porque não foram executados devido falhas. Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

9 4. Resultados obtidos Conforme visto anteriormente, o sistema de soluções hospitalares possui nove módulos com vários fluxos principais e alternativos. Dessa totalidade, dois módulos foram automatizados. O critério de escolha dos módulos para automatizar foi relacionado aos que apresentavam maiores problemas em produção, em função de mudanças que ocorrem constantemente, requerendo testes de regressão. A aplicação da metodologia BDD junto à técnica de automatização agregou os seguintes benefícios ao processo de testes: facilidade de elaboração e entendimento dos cenários de testes por todo o time, e redução de esforço com a execução de testes. Na fase de elaboração dos casos de testes, estórias foram especificadas, contendo um conjunto de cenários em uma linguagem natural, sem termos técnicos e exemplificadas, onde os envolvidos conseguiam contribuir e assimilar o que estava sendo desenvolvido, sem ambiguidade e melhorando a comunicação. Os testes de regressão, que antes eram custosos e executados manualmente, passaram a ser executados de forma automática. Inicialmente, a automatização é mais custosa que a execução manual, entretanto ganha-se benefícios ao longo das suas execuções, obtendo ganho considerável na agilidade dessa atividade. Com a junção da técnica de automatização e a metodologia de BDD, é possível ter um alto índice de reaproveitamento na implementação dos cenários, facilitando a manutenção nos scripts gerados. O quadro abaixo faz um comparativo entre um cenário de processo de desenvolvimento tradicional versus orientado a comportamento. Quadro 1. Comparativo entre o processo Tradicional e com aplicação de BDD Processo de Desenvolvimento Tradicional Esforço = Elaboração de caso de teste + execução de testes Durante a execução dos testes, alguns requisitos podem ter sido esquecidos Alteração de requisito = problemas na reutilização Baixa automatização de testes, dificuldade para testes de regressão Dificuldade de manutenibilidade de casos de teste Linguagem propensa à ambiguidade Processo de Desenvolvimento Orientado a Comportamento Esforço = Levantamento de cenários + desenvolvimento das estórias Maior facilidade por todos para visualizar o que está sendo desenvolvido Alteração de requisito = facilidade trazida pelo framework (dicionário de passos) Alta automatização de testes, facilidade para execução de testes de regressão (aumento na qualidade) Facilidade na manutenção dos cenários e scripts de teste Linguagem ubíqua 5. Conclusão É notável que as organizações valorizam a garantia da qualidade de software, isso justifica a disposição em implantar em seu processo de teste a técnica de automatização, visando à agilidade na execução do processo. Com uso de ferramentas e metodologias, é possível otimizar esforço e tempo, além de aproximar os testes automatizados à Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

10 documentação do sistema, utilizando uma linguagem única e fluente entre todos os envolvidos no projeto, inclusive o cliente. Com o uso de Behavior Driven Development (BDD), é possível notar um ganho significativo na reutilização de código para a implementação de novos testes automatizados, além do auxílio na manutenção contínua e produtiva do código e dos requisitos, onde os testes tornam-se a documentação do sistema escrita em uma linguagem comum sendo documentados naturalmente, atrelando requisito ao código ou seja, o código é gerado a partir de uma descrição textual. É importante ter o conhecimento de boas práticas e padronizações estabelecidas, favorecendo a escrita e manutenção de testes automatizados de qualidade. Para alcançar êxito nesse processo, é necessário ter cuidado ao adotá-lo, sempre focando em: construir sistemas de qualidade de forma ágil, que atendam as necessidades do cliente, devendo não só fazer corretamente o que o foi solicitado, mas também fazê-lo com segurança e eficiência. Referências Astels, D. (2006). A new look at test-driven development. Disponível em: < > Acessado em Bernardo, P., C. (2011) Padrões de testes automatizados. Dissertação Universidade de São Paulo apud Schwaber, K., e Beedle M. (2001) Agile Software Development with SCRUM, New Jersey, Prentice Hall. Disponível em: < Acessado em: Gonçalves, H., N. (2011) Geração de Testes Automatizados Utilizando Selenium, Trabalho de Conclusão de Universidade de Pernambuco. Escola Politécnica de Pernambuco. Disponível em: <tcc.ecomp.poli.br/20111/monografia_hiroshi.doc> Acessado em: Hunt, A., Thomas, D. (2003) Pragmatic Unit Testing in Java with JUnit. The Pragmatic Programmers v.2. Disponível em: < QEp6ruIAC&redir_esc=y> Acessado em Inthurn, C. (2001) Qualidade & teste de Software. Visual Books, Florianópolis. Maldonado, J., C., Delamaro, M., E., e Jino, M. (2007) Introdução ao Teste de Software. Editora: Elsevier, Campus. Molinari, L. (2010) Inovação e Automação de Testes de Software 1ª Edição. São Paulo-SP. Santos, R., L. (2010) Emprego de Test Driven Development no desenvolvimento de aplicações. Monografia Universidade de Brasília Disponível em: <monografias.cic.unb.br/dspace/bitstream/ /258/1/monografia.pdf> Acessado em: Sommerville, I. (2003) Engenharia de Software. 6ª Edição. São Paulo SP. Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

Especificação e Automação Colaborativas de Testes utilizando a técnica BDD

Especificação e Automação Colaborativas de Testes utilizando a técnica BDD Especificação e Automação Colaborativas de Testes utilizando a técnica BDD Rafael Chiavegatto¹, Vanilton Pinheiro¹, Andréia Freitas Vieira¹, João Clineu¹, Erbett Hinton Oliveira¹, Ellen Barroso¹, Alexandre

Leia mais

O CONCEITO DE TDD NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

O CONCEITO DE TDD NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE O CONCEITO DE TDD NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Renan Leme Nazário, Ricardo Rufino Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR - Brasil renazariorln@gmail.com, ricardo@unipar.br Resumo. Este artigo

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

Melhoria no Desenvolvimento Ágil com Implantação de Processo de Integração Contínua Multiplataforma para Java e.net. Hudson

Melhoria no Desenvolvimento Ágil com Implantação de Processo de Integração Contínua Multiplataforma para Java e.net. Hudson QUALIDADE Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software - SBQS Instituto Nokia de Tecnologia Unit Test Sucess Bug INdT Melhoria no Desenvolvimento Ágil com Implantação de Processo de Integração Contínua

Leia mais

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Fonte: http://www.testexpert.com.br/?q=node/669 1 GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Segundo a NBR ISO 9000:2005, qualidade é o grau no qual um conjunto de características

Leia mais

Desenvolvimento de aplicação web com framework JavaServer Faces e Hibernate

Desenvolvimento de aplicação web com framework JavaServer Faces e Hibernate Desenvolvimento de aplicação web com framework JavaServer Faces e Hibernate Tiago Peres Souza 1, Jaime Willian Dias 1,2 ¹Universidade paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil tiagop_ti@hotmail.com 2 Universidade

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

TESTES AUTOMATIZADOS COM JUNITE MOCKITO

TESTES AUTOMATIZADOS COM JUNITE MOCKITO TESTES AUTOMATIZADOS COM JUNITE MOCKITO Jaime William Dias 12, Dener Barranco 1, Douglas Delapria 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) 2 Universidade Estadual de Maringá (UEM) Paranavaí PR Brasil dener_barranco@hotmail.com,

Leia mais

UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ÁGEIS XP E SCRUM PARA O DESENVOLVIMENTO RÁPIDO DE APLICAÇÕES

UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ÁGEIS XP E SCRUM PARA O DESENVOLVIMENTO RÁPIDO DE APLICAÇÕES UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ÁGEIS XP E SCRUM PARA O DESENVOLVIMENTO RÁPIDO DE APLICAÇÕES Marcelo Augusto Lima Painka¹, Késsia Rita da Costa Marchi¹ ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil

Leia mais

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Resumo. Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Autor: Danilo Humberto Dias Santos Orientador: Walteno Martins Parreira Júnior Bacharelado em Engenharia da Computação

Leia mais

Desenvolvendo uma Arquitetura de Componentes Orientada a Serviço SCA

Desenvolvendo uma Arquitetura de Componentes Orientada a Serviço SCA Desenvolvendo uma Arquitetura de Componentes Orientada a Serviço SCA RESUMO Ricardo Della Libera Marzochi A introdução ao Service Component Architecture (SCA) diz respeito ao estudo dos principais fundamentos

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE I

ENGENHARIA DE SOFTWARE I ENGENHARIA DE SOFTWARE I Prof. Cássio Huggentobler de Costa [cassio.costa@ulbra.br] Twitter: www.twitter.com/cassiocosta_ Agenda da Aula (002) Metodologias de Desenvolvimento de Softwares Métodos Ágeis

Leia mais

DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES

DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES Alexandre Egleilton Araújo, Jaime Willian Dias Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil araujo.ale01@gmail.com, jaime@unipar.br Resumo.

Leia mais

AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0

AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0 AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0 SUMÁRIO 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 O que é Software?... 3 1.2 Situações Críticas no desenvolvimento

Leia mais

APLICATIVO WEB PARA O SETOR DE EXTENSÃO IFC VIDEIRA

APLICATIVO WEB PARA O SETOR DE EXTENSÃO IFC VIDEIRA APLICATIVO WEB PARA O SETOR DE EXTENSÃO IFC VIDEIRA Autores: Claudiléia Gaio BANDT; Tiago HEINECK; Patrick KOCHAN; Leila Lisiane ROSSI; Angela Maria Crotti da ROSA Identificação autores: Aluna do Curso

Leia mais

UMA ABORDAGEM SOBRE TESTES AUTOMATIZADO DE SOFTWARES EM AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO

UMA ABORDAGEM SOBRE TESTES AUTOMATIZADO DE SOFTWARES EM AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO UMA ABORDAGEM SOBRE TESTES AUTOMATIZADO DE SOFTWARES EM AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO Robson L. Nascimento 1, Késsia R. C. Marchi¹ 1 Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí-PR-Brasil robsonluisn@yahoo.com.br,

Leia mais

18º Congresso de Iniciação Científica IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE TESTE DE APLICAÇÕES WEB

18º Congresso de Iniciação Científica IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE TESTE DE APLICAÇÕES WEB 18º Congresso de Iniciação Científica IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE TESTE DE APLICAÇÕES WEB Autor(es) HARLEI MIGUEL DE ARRUDA LEITE Orientador(es) PLÍNIO ROBERTO SOUZA VILELA Apoio Financeiro PIBIC/CNPQ

Leia mais

6 Quarta parte logística - Quarterização

6 Quarta parte logística - Quarterização 87 6 Conclusão A concorrência aumentou muito nos últimos anos e com isso os clientes estão recebendo produtos com melhor qualidade e um nível de serviço melhor. As empresas precisam, cada vez mais, melhorar

Leia mais

Documento de Arquitetura

Documento de Arquitetura Documento de Arquitetura A2MEPonto - SISTEMA DE PONTO ELETRÔNICO A2MEPonto - SISTEMA DE PONTO ELETRÔNICO #1 Pág. 1 de 11 HISTÓRICO DE REVISÕES Data Versão Descrição Autor 28/10/2010 1 Elaboração do documento

Leia mais

Prof. Me. Marcos Echevarria

Prof. Me. Marcos Echevarria Prof. Me. Marcos Echevarria Introdução a engenharia de software; Conceito de análise orientada a objetos; UserStories; Requisitos de software; Técnicas de levantamento de requisitos; Modelo de casos de

Leia mais

EMISSÃO DE CERTIFICADOS ELETRÔNICOS NOS EVENTOS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS VIDEIRA

EMISSÃO DE CERTIFICADOS ELETRÔNICOS NOS EVENTOS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS VIDEIRA EMISSÃO DE CERTIFICADOS ELETRÔNICOS NOS EVENTOS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS VIDEIRA Jeferson Boesing 1 ; Tiago Heineck 2 ; Angela Maria Crotti da Rosa 3 ; Leila Lisiane Rossi 4 INTRODUÇÃO Alunos

Leia mais

ABORDAGEM DE FRAMEWORKS PARA JSF QUE AUXILIAM O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

ABORDAGEM DE FRAMEWORKS PARA JSF QUE AUXILIAM O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE ABORDAGEM DE FRAMEWORKS PARA JSF QUE AUXILIAM O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Amarildo Aparecido Ferreira Junior 1, Ricardo Ribeiro Rufino 1 ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil aapfjr@gmail.com

Leia mais

SISTEMA DE WORKFLOW PARA MODELAGEM E EXECUÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE. Aluno: Roberto Reinert Orientador: Everaldo A. Grahl

SISTEMA DE WORKFLOW PARA MODELAGEM E EXECUÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE. Aluno: Roberto Reinert Orientador: Everaldo A. Grahl SISTEMA DE WORKFLOW PARA MODELAGEM E EXECUÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE Aluno: Roberto Reinert Orientador: Everaldo A. Grahl Roteiro de apresentação Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Workflow Processo

Leia mais

EMISSÃO DE CERTIFICADOS ELETRÔNICOS NOS EVENTOS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS VIDEIRA

EMISSÃO DE CERTIFICADOS ELETRÔNICOS NOS EVENTOS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS VIDEIRA EMISSÃO DE CERTIFICADOS ELETRÔNICOS NOS EVENTOS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS VIDEIRA Autores : Jeferson BOESING; Tiago HEINECK; Angela Maria Crotti da ROSA; Leila Lisiane ROSSI Identificação

Leia mais

Capítulo 1 - Introdução 14

Capítulo 1 - Introdução 14 1 Introdução Em seu livro Pressman [22] define processo de software como um arcabouço para as tarefas que são necessárias para construir software de alta qualidade. Assim, é-se levado a inferir que o sucesso

Leia mais

Engenharia de Requisitos Estudo de Caso

Engenharia de Requisitos Estudo de Caso Engenharia de Requisitos Estudo de Caso Auxiliadora Freire Fonte: Engenharia de Software 8º Edição / Ian Sommerville 2007 Slide 1 Engenharia de Requisitos Exemplo 1 Reserva de Hotel 1. INTRODUÇÃO Este

Leia mais

4 O Workflow e a Máquina de Regras

4 O Workflow e a Máquina de Regras 4 O Workflow e a Máquina de Regras O objetivo do workflow e da máquina de regras é definir um conjunto de passos e regras configuráveis. Ao longo de sua execução, um usuário consegue simplificar o seu

Leia mais

Desenvolvimento Ágil de Software

Desenvolvimento Ágil de Software Desenvolvimento Ágil de Software Métodos ágeis (Sommerville) As empresas operam em um ambiente global, com mudanças rápidas. Softwares fazem parte de quase todas as operações de negócios. O desenvolvimento

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Sistemas de Informação 2013-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Sistemas de Informação 2013-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais. Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Sistemas de Informação 2013-1 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO BOOK PLUS: UM AMBIENTE DE

Leia mais

Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software SISPA FACULDADE SENAC

Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software SISPA FACULDADE SENAC 1 Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software SISPA FACULDADE SENAC Edilberto Silva 1, André Luiz (1012545), Andreia Pereira da Silva (1012547) Carlos Alberto (1012206), Humberto César de Carvalho

Leia mais

Esta dissertação apresentou duas abordagens para integração entre a linguagem Lua e o Common Language Runtime. O objetivo principal da integração foi

Esta dissertação apresentou duas abordagens para integração entre a linguagem Lua e o Common Language Runtime. O objetivo principal da integração foi 5 Conclusão Esta dissertação apresentou duas abordagens para integração entre a linguagem Lua e o Common Language Runtime. O objetivo principal da integração foi permitir que scripts Lua instanciem e usem

Leia mais

Uma Abordagem sobre Mapeamento Objeto Relacional com Hibernate

Uma Abordagem sobre Mapeamento Objeto Relacional com Hibernate Uma Abordagem sobre Mapeamento Objeto Relacional com Hibernate Luis Gustavo Zandarim Soares 1, Késsia Rita da Costa Marchi 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paraná PR Brasil luisgustavo@live.co.uk,

Leia mais

TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI

TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI João Maldonado / Victor Costa 15, Outubro de 2013 Agenda Sobre os Palestrantes Sobre a SOLVIX Contextualização Drivers de Custo Modelo de Invenstimento

Leia mais

Tópicos em Engenharia de Software (Optativa III) AULA 2. Prof. Andrêza Leite andreza.lba@gmail.com (81 )9801-6619

Tópicos em Engenharia de Software (Optativa III) AULA 2. Prof. Andrêza Leite andreza.lba@gmail.com (81 )9801-6619 Tópicos em Engenharia de Software (Optativa III) AULA 2 Prof. Andrêza Leite andreza.lba@gmail.com (81 )9801-6619 Engenharia de Software Objetivo da aula Depois desta aula você terá uma revisão sobre o

Leia mais

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx...

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx... Casos de Sucesso A Cyrela está completamente focada no pós-venda e a utilização do Microsoft Dynamics 2011 só reflete mais um passo importante na busca pela qualidade do atendimento ao cliente Roberto

Leia mais

Algoritmos e Programação (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br

Algoritmos e Programação (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br Introdução O computador como ferramenta indispensável: Faz parte das nossas vidas; Por si só não faz nada de útil; Grande capacidade de resolução

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

INTRODUÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO PRIMEFACES MOBILE EM APLICAÇÕES JSF

INTRODUÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO PRIMEFACES MOBILE EM APLICAÇÕES JSF INTRODUÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO PRIMEFACES MOBILE EM APLICAÇÕES JSF Guilherme Macedo, Jaime Willian Dias Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil guilhermemacedo28@gmail.com, jaime@unipar.br Resumo.

Leia mais

Análise e Projeto Orientados a Objetos Aula IV Requisitos. Prof.: Bruno E. G. Gomes IFRN

Análise e Projeto Orientados a Objetos Aula IV Requisitos. Prof.: Bruno E. G. Gomes IFRN Análise e Projeto Orientados a Objetos Aula IV Requisitos Prof.: Bruno E. G. Gomes IFRN 1 Introdução Etapa relacionada a descoberta e descrição das funcionalidades do sistema Parte significativa da fase

Leia mais

Autores/Grupo: TULIO, LUIS, FRANCISCO e JULIANO. Curso: Gestão da Tecnologia da Informação. Professor: ITAIR PEREIRA DA SILVA GESTÃO DE PESSOAS

Autores/Grupo: TULIO, LUIS, FRANCISCO e JULIANO. Curso: Gestão da Tecnologia da Informação. Professor: ITAIR PEREIRA DA SILVA GESTÃO DE PESSOAS Autores/Grupo: TULIO, LUIS, FRANCISCO e JULIANO Curso: Gestão da Tecnologia da Informação Professor: ITAIR PEREIRA DA SILVA GESTÃO DE PESSOAS ORGANOGRAMA FUNCIANOGRAMA DESENHO DE CARGO E TAREFAS DO DESENVOLVEDOR

Leia mais

Projeto de Sistemas I

Projeto de Sistemas I Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Projeto de Sistemas I Professora: Kelly de Paula Cunha E-mail:kellypcsoares@ifsp.edu.br Requisitos: base para todo projeto, definindo o

Leia mais

PROJETO Pró-INFRA/CAMPUS

PROJETO Pró-INFRA/CAMPUS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS AVANÇADO DE ARACATI PROJETO Pró-INFRA/CAMPUS IMPLEMENTAÇÃO DE SOLUÇÃO PARA AUTOMATIZAR O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE UTILIZANDO A LINGUAGEM C#.NET

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

Desenvolvendo Websites com PHP

Desenvolvendo Websites com PHP Desenvolvendo Websites com PHP Aprenda a criar Websites dinâmicos e interativos com PHP e bancos de dados Juliano Niederauer 19 Capítulo 1 O que é o PHP? O PHP é uma das linguagens mais utilizadas na Web.

Leia mais

Artur Petean Bove Júnior Tecnologia SJC

Artur Petean Bove Júnior Tecnologia SJC Artur Petean Bove Júnior Tecnologia SJC Objetivo O objetivo do projeto é especificar o desenvolvimento de um software livre com a finalidade de automatizar a criação de WEBSITES através do armazenamento

Leia mais

Testes de Software. Anne Caroline O. Rocha TesterCertified BSTQB NTI UFPB

Testes de Software. Anne Caroline O. Rocha TesterCertified BSTQB NTI UFPB Testes de Software 1 AULA 01 INTRODUÇÃO A TESTES DE SOFTWARE Anne Caroline O. Rocha TesterCertified BSTQB NTI UFPB Conteúdo Programático do Curso Introdução a Testes de Software Técnicas de Testes de Software

Leia mais

MÓDULO 9 METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

MÓDULO 9 METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MÓDULO 9 METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS O termo metodologia não possui uma definição amplamente aceita, sendo entendido na maioria das vezes como um conjunto de passos e procedimentos que

Leia mais

Análise da Nova Linguagem HTML5 para o Desenvolvimento Web

Análise da Nova Linguagem HTML5 para o Desenvolvimento Web Análise da Nova Linguagem HTML5 para o Desenvolvimento Web Sergio N. Ikeno¹, Késsia Rita da Costa Marchi¹ ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil sergioikn@gmail.com, kessia@unipar.br Resumo.

Leia mais

PROFESSOR: CRISTIANO MARIOTTI

PROFESSOR: CRISTIANO MARIOTTI PROFESSOR: CRISTIANO MARIOTTI Conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de obter um produto de software; Considerado um dos principais mecanismos para se obter software de qualidade

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

UML - Unified Modeling Language

UML - Unified Modeling Language UML - Unified Modeling Language Casos de Uso Marcio E. F. Maia Disciplina: Engenharia de Software Professora: Rossana M. C. Andrade Curso: Ciências da Computação Universidade Federal do Ceará 24 de abril

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI PERFIL TÉCNICO Versão 2.0 DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E TELECOMUNICAÇÕES PREFEITURA DE GUARULHOS SP 1 Objetivo: Esse manual tem como objetivo principal instruir os

Leia mais

ANEXO 11. Framework é um conjunto de classes que colaboram para realizar uma responsabilidade para um domínio de um subsistema da aplicação.

ANEXO 11. Framework é um conjunto de classes que colaboram para realizar uma responsabilidade para um domínio de um subsistema da aplicação. ANEXO 11 O MATRIZ Para o desenvolvimento de sites, objeto deste edital, a empresa contratada obrigatoriamente utilizará o framework MATRIZ desenvolvido pela PROCERGS e disponibilizado no início do trabalho.

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

Na medida em que se cria um produto, o sistema de software, que será usado e mantido, nos aproximamos da engenharia.

Na medida em que se cria um produto, o sistema de software, que será usado e mantido, nos aproximamos da engenharia. 1 Introdução aos Sistemas de Informação 2002 Aula 4 - Desenvolvimento de software e seus paradigmas Paradigmas de Desenvolvimento de Software Pode-se considerar 3 tipos de paradigmas que norteiam a atividade

Leia mais

Teste de Software: Um Breve Estudo do Importante Processo no Desenvolvimento de Softwares

Teste de Software: Um Breve Estudo do Importante Processo no Desenvolvimento de Softwares Teste de Software: Um Breve Estudo do Importante Processo no Desenvolvimento de Softwares André Assis Lôbo de Oliveira Francisco Guerra Fernandes Júnior Faculdades Alves Faria, 74445190, Brasil andrelobin@hotmail.com,

Leia mais

RESUMO: APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO ESTUDO DE CASO:

RESUMO: APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO ESTUDO DE CASO: MÉTRICAS PARA ESTIMATIVA DE SOFTWARES EM QUE SE APLICAM METODOLOGIA ÁGIL Juliana Cotta Ferreira RESUMO: A engenharia de software discute-se muito sobre métricas, devido à sua importância para acompanhar

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Requisitos de Software. Teresa Maciel DEINFO/UFRPE

Requisitos de Software. Teresa Maciel DEINFO/UFRPE Requisitos de Software Teresa Maciel DEINFO/UFRPE 1 Requisito de Software Características que o produto de software deverá apresentar para atender às necessidades e expectativas do cliente. 2 Requisito

Leia mais

Introdução a UML. Hélder Antero Amaral Nunes haanunes@gmail.com

Introdução a UML. Hélder Antero Amaral Nunes haanunes@gmail.com Introdução a UML Hélder Antero Amaral Nunes haanunes@gmail.com Introdução a UML UML (Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada) é uma linguagem-padrão para a elaboração da estrutura de

Leia mais

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1 Capítulo 2 Processos de Software slide 1 Tópicos apresentados Modelos de processo de software. Atividades de processo. Lidando com mudanças. Rational Unified Process (RUP). Um exemplo de um processo de

Leia mais

Software automatizado para controle de consultas da clínica de fisioterapia

Software automatizado para controle de consultas da clínica de fisioterapia Software automatizado para controle de consultas da clínica de fisioterapia Jeverson Siqueira 1, Wallace Caldeira 1, Jorge Aikes Junior 1 1 Ciência da Computacão Faculdades Anglo Americano de Foz do Iguaçu

Leia mais

Pesquisa sobre código limpo (clean code) 09-05-2014 Por: Tarik Boschi http://boschi.com.br

Pesquisa sobre código limpo (clean code) 09-05-2014 Por: Tarik Boschi http://boschi.com.br Pesquisa sobre código limpo (clean code) 09-05-2014 Por: Tarik Boschi http://boschi.com.br 1. QUESTIONÁRIO O presente questionário foi disponibilizado para o levantamento sobre práticas de código limpo

Leia mais

Objetivo Problemas Detectados

Objetivo Problemas Detectados Objetivo Problemas Detectados Internos Setor de Desenvolvimento do NTI - FCM Externos Empresas Terceirizadas Objetivo - Necessidades Evidenciadas Internos Minimizar o tempo de trabalho do programador;

Leia mais

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto 4 Segmentação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a segmentação do áudio em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas. É importante mencionar que as mudanças

Leia mais

TESTE DE SOFTWARE COM XP. Isac Aguiar isacaguiar.com.br isacaguiar@gmail.com

TESTE DE SOFTWARE COM XP. Isac Aguiar isacaguiar.com.br isacaguiar@gmail.com TESTE DE SOFTWARE COM XP Isac Aguiar isacaguiar.com.br isacaguiar@gmail.com Contexto Inúmeros processos de software Evolução das formas/metodologias de desenvolvimento de software Dificuldades encontradas

Leia mais

A Grande Importância da Mineração de Dados nas Organizações

A Grande Importância da Mineração de Dados nas Organizações A Grande Importância da Mineração de Dados nas Organizações Amarildo Aparecido Ferreira Junior¹, Késsia Rita da Costa Marchi¹, Jaime Willian Dias¹ ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

Projeto SIAC 2.0: Uma aplicação do framework Demoiselle para o desenvolvimento de Sistema de Informações Acadêmicas da UFBA (SIAC)

Projeto SIAC 2.0: Uma aplicação do framework Demoiselle para o desenvolvimento de Sistema de Informações Acadêmicas da UFBA (SIAC) Projeto SIAC 2.0: Uma aplicação do framework Demoiselle para o desenvolvimento de Sistema de Informações Acadêmicas da UFBA (SIAC) André Luís Monteiro P. dos Santos 1, Fernando Cezar Borges 1, Leandro

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

Com metodologias de desenvolvimento

Com metodologias de desenvolvimento Sociedade demanda grande quantidade de sistemas/aplicações software complexo, sistemas distribuídos, heterogêneos requisitos mutantes (todo ano, todo mês, todo dia) Mas, infelizmente, não há gente suficiente

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Gerência de Redes: Modelos de Gerência de Redes: Modelo FCAPS: Ferramentas de Gerência de Redes:

Gerência de Redes: Modelos de Gerência de Redes: Modelo FCAPS: Ferramentas de Gerência de Redes: Gerência de Redes: - Gerência de redes é o monitoramento de qualquer estrutura física e/ou lógica de uma rede. É de extrema importância esse gerenciamento para que se obtenha um bom fluxo no tráfego das

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Extreme Programming I Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br Você gostaria de trabalhar assim? Análise de Requisitos Longe de acordo Requerimentos Complexo Anarquia Perto

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA Projeto BRA/11/008 Edital 06/2014 Objetivo da Contratação Nosso número DADOS DA CONSULTORIA Contratação de consultoria técnica especializada para realizar

Leia mais

O modelo unificado de processo. O Rational Unified Process, RUP.

O modelo unificado de processo. O Rational Unified Process, RUP. Cursos: Sistemas de Informação Disciplina: Administração ADM Prof. Jarbas Avaliação: Prova B1, 5º/6º semestres Data: 27/09/2010 Nome: Gabarito RA: Assinatura: Turma: 1) Segundo as afirmações a seguir,

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

Autoria:Aristófanes Corrêa Silva Adaptação: Alexandre César M de Oliveira

Autoria:Aristófanes Corrêa Silva Adaptação: Alexandre César M de Oliveira Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Introdução Autoria:Aristófanes Corrêa Silva Adaptação: Alexandre

Leia mais

Unidade VI. Validação e Verificação de Software Teste de Software. Conteúdo. Técnicas de Teste. Estratégias de Teste

Unidade VI. Validação e Verificação de Software Teste de Software. Conteúdo. Técnicas de Teste. Estratégias de Teste Unidade VI Validação e Verificação de Software Teste de Software Profa. Dra. Sandra Fabbri Conteúdo Técnicas de Teste Funcional Estrutural Baseada em Erros Estratégias de Teste Teste de Unidade Teste de

Leia mais

Lógica de Programação

Lógica de Programação Lógica de Programação Softblue Logic IDE Guia de Instalação www.softblue.com.br Sumário 1 O Ensino da Lógica de Programação... 1 2 A Ferramenta... 1 3 Funcionalidades... 2 4 Instalação... 3 4.1 Windows...

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC. Lara Pessanha e Vanessa Saavedra

COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC. Lara Pessanha e Vanessa Saavedra COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC Lara Pessanha e Vanessa Saavedra A utilização de indicadores de desempenho é uma prática benéfica para todo e qualquer tipo

Leia mais

agility made possible

agility made possible RESUMO DA SOLUÇÃO Utilitário ConfigXpress no CA IdentityMinder a minha solução de gerenciamento de identidades pode se adaptar rapidamente aos requisitos e processos de negócio em constante mudança? agility

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador>

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador> FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser desenvolvido

Leia mais

PRINCÍPIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MÓDULO 17

PRINCÍPIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MÓDULO 17 PRINCÍPIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MÓDULO 17 Índice 1. Conceitos de Ciclo de Desenvolvimento de Sistemas...3 1.1. Principais Fases... 3 1.2. Técnicas... 4 1.3. Papéis de Responsabilidades... 4 1.3.1.

Leia mais

INTERNET HOST CONNECTOR

INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR IHC: INTEGRAÇÃO TOTAL COM PRESERVAÇÃO DE INVESTIMENTOS Ao longo das últimas décadas, as organizações investiram milhões de reais em sistemas e aplicativos

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

Integração Contínua com Rational Team Concert, Jenkins e SonarQube

Integração Contínua com Rational Team Concert, Jenkins e SonarQube Integração Contínua com Rational Team Concert, Jenkins e SonarQube Agenda 1. Introdução à Integração Contínua 2. Ferramentas 3. Solução de Integração Contínua em Furnas 4. Demonstração O que é a Integração

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CAMPUS PROF. ALBERTO CARVALHO DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE I

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CAMPUS PROF. ALBERTO CARVALHO DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CAMPUS PROF. ALBERTO CARVALHO DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE I PROF. MSC. MARCOS BARBOSA DÓSEA BRUNO PAIXÃO FABRÍCIO BARRETO LEONALDO ANDRADE

Leia mais

Plano de Gerenciamento do Projeto

Plano de Gerenciamento do Projeto Projeto para Soluções Contábeis 2015 Plano de Gerenciamento do Projeto Baseado na 5ª edição do Guia PMBOK Brendon Genssinger o e Elcimar Silva Higor Muniz Juliermes Henrique 23/11/2015 1 Histórico de alterações

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 06 PROFª BRUNO CALEGARO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 06 PROFª BRUNO CALEGARO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 06 PROFª BRUNO CALEGARO Santa Maria, 27 de Setembro de 2013. Revisão aula anterior Desenvolvimento Ágil de Software Desenvolvimento e entrega

Leia mais