Novas tecnologias e interatividade Uma análise da participação do espectador com a convergência da TV e Internet

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Novas tecnologias e interatividade Uma análise da participação do espectador com a convergência da TV e Internet"

Transcrição

1 Novas tecnologias e interatividade Uma análise da participação do espectador com a convergência da TV e Internet Larriza Thurler Universidade do Estado do Rio de Janeiro Resumo A atual relação que temos com a informação e a crescente participação da Internet no nosso dia-adia contribuíram para o fenômeno da convergência das mídias. Isto não significa o fim dos meios de comunicação tradicionais, pois estamos observando, entre outros, um processo de reorganização do modo de produção e distribuição da informação para tornar o conteúdo das antigas mídias mais atraente e interativo. O presente trabalho pretende investigar este fenômeno da convergência das mídias, analisando, em especial, se a convergência da televisão com a Internet contribui para o aumento da interatividade. Para tal, pretende-se inicialmente definir os conceitos de interatividade termo que vem sendo usado indiscriminadamente como estratégia de marketing. A partir da análise de casos específicos um telejornal de uma TV on-line (Jornal Interativo, da AllTV) e um telejornal de uma TV aberta (Jornal da Globo, da Rede Globo), o objetivo deste artigo é discutir em que medida a convergência gera mais atividade dos espectadores. Palavras-chave : Interatividade, convergência, TV e Internet. Introdução O interesse pela interatividade não é recente e tampouco é exclusivo das novas tecnologias digitais. Antes mesmo do , os leitores podiam expressar suas opiniões e dar sugestões através da sessão de cartas de jornais e revistas. O rádio associou a participação do público com o imediatismo e, através do telefone, o ouvinte poderia participar ao vivo das transmissões radiofônicas, pedindo músicas, dando sugestões de pautas, opinando em pesquisas, concorrendo a prêmios e questionando em debates.

2 Em alguns programas de televisão, era possível a participação dos próprios telespectadores no estúdio ou o contato podia se dar através de telefone ou cartas. No entanto, o que observamos atualmente é que a interatividade é vista como algo novo e tudo passa a ser vendido como interativo: TV, jogos, rádio, entre outros. Alex Primo, em seus estudos sobre interatividade, já alertava para o fato de que as palavras interatividade e interativo vêm sendo usadas de forma muito imprecisa, servindo algumas vezes como slogan de venda para os mais diversos produtos industrializados. (2001:117) Não podemos negar que com o advento da Internet a interatividade se potencializou o que explica o excesso de otimismo em relação ao tema. O imediatismo e a comunicação em rede permitem que esta troca de informações seja feita com um número maior de pessoas e de maneira mais rápida. Desta forma, os leitores passaram a se comunicar com os jornalistas através de s e podem também conversar com os colunistas de jornais e revistas através dos seus blogs disponíveis na Internet. O rádio ultrapassou seus limites de alcance ao migrar para a rede e, em qualquer lugar do mundo, o ouvinte com acesso à Internet pode participar da programação de uma rádio on-line através de s. A maioria das emissoras de TV tem sites, sendo que algumas disponibilizam vídeos on demand da programação como uma nova alternativa de distribuição de seu conteúdo, que podem ser assistidos no horário que o internauta quiser, além de links com informações adicionais e chats com alguém relacionado ao tema exposto na TV. Para entendermos melhor este fenômeno da interatividade e traçar perspectivas quanto ao seu uso especificamente no caso da convergência da TV com a Internet é necessário fazer uma revisão do conceito de interatividade a partir de estudos de alguns teóricos da comunicação já realizados sobre o tema. Baseados nestes conceitos, serão analisados dois programas de televisão um de uma TV aberta e outro de uma TV on-line. Conforme analisa Lorenzo Vilches, a entidade-chave na migração digital é a interatividade. (2003:23) Assim, pretende-se analisar como estes casos usaram maneiras de convergir a televisão e a Internet e discutir em que medida a convergência é capaz de contribuir para uma interatividade real, com a participação efetiva dos espectadores. Interatividade na era digital

3 André Lemos, em seu artigo Anjos interativos e retribalização do mundo 1, mostra a evolução das interfaces e das formas de interatividade com a entrada em jogo da tecnologia digital. Segundo o autor, a interação homem-técnica é uma atividade tecno-social presente em todas as etapas da civilização, seja esta interatividade social (homem-homem) ou interatividade técnica do tipo "analógico-eletromecânica", que experimentamos ao dirigir um automóvel. No entanto, o que vem se chamando de interatividade ( eletrônico-digital ) está diretamente ligado aos novos media digitais, podendo ser compreendida como um diálogo entre homens e máquinas (baseadas no princípio da micro-eletrônica), através de uma zona de contato chamada de interfaces gráficas, em tempo real. (on-line) Como o foco deste trabalho é a questão da interatividade associada ao fenômeno da convergência de mídias, nos deteremos aos conceitos de interatividade relacionados aos novos media digitais. Além de possibilitar o sistema de comunicação ponto a ponto ( um-um ), com o , e o um-muitos, com a leitura de jornais on-line (Johnson, 2001:81), a Internet instaurou um novo ambiente comunicacional ( muitos-muitos ). Neste último, todos podem ser receptores e emissores, já que a audiência tem a possibilidade de não só consumir passivamente a notícia como também participar ativamente e produzir suas próprias informações nas redes de comunicação. Neste sentido, analisaremos como alguns autores vêem positivamente as mudanças proporcionadas pelas tecnologias eletrônico-digitais no status de quem recebe e emite as mensagens dos meios de comunicação, para assim avaliarmos como a interatividade contribui para mudar de forma fundamental o caráter da comunicação. Marie Marchand (citada em Marco Silva, on-line) acredita que com a interatividade, o emissor, a mensagem e o receptor mudam respectivamente de papel, de natureza e de status, visto que a mensagem só toma significado sob a intervenção do receptor, podendo ter seu conteúdo manipulado. Arlindo Machado compreende a interatividade como um processo bidirecional, onde emissor e receptor são intercambiáveis e dialogam entre si durante a construção da mensagem, implicando em posições relativas de um "autor" e de um "usuário". (1990:208) Em seu livro Migração digital, Lorenzo Vilches estuda a interatividade como passagem da mediação para a criação. De acordo com o autor, os usuários convertem-se de objetos de manipulação para sujeitos que manipulam. (2003:234) Manuel Castells vê os consumidores da Internet como produtores, que fornecem conteúdo e dão forma à teia. (1999:439) Para Pierre Lévy, cada pessoa pode se tornar emissora no espaço cibernético, que é a emergência de uma inteligência coletiva, e propõe que o termo consumidor seja substituído por outros 1 Disponível em Acesso em 25/08/2004.

4 que se enquadrem melhor a esta situação de interatividade, como co-produtor do produto e/ou serviço interativo. (1996:63) Segundo ele, o ciberespaço passa a ser considerado como prática de comunicação interativa, recíproca, comunitária e intercomunitária, (...) horizonte de mundo virtual vivo, heterogêneo e intotalizável no qual cada ser humano pode participar e contribuir. Qualquer tentativa para reduzir o novo dispositivo de comunicação às formas midiáticas anteriores (esquema de difusão um-todos de um centro emissor em direção a uma periferia receptora) só pode empobrecer o alcance do ciberespaço para a evolução da civilização (...) (1999:126) Outro autor que explora a questão da interatividade é Alex Primo, mas ele recusa a valorização do chamado emissor ou receptor. Sua proposta de estudo tem como foco principal o interagente humano e, por considerar o termo interatividade muito difuso, traz as definições de interação reativa ou mútua. De acordo com seus estudos, a interação mútua seria caracterizada por relações interdependentes e processos de negociação, na qual cada interagente participa da construção inventiva da interação, afetando-se mutuamente. Já a interação reativa é linear, limitada por relações determinísticas de estímulo e resposta. (2001:118) Segundo suas definições, a interação mútua forma um todo global, sendo composto por componentes interdependentes. O sistema é aberto, não-linear e quando um componente é afetado, o sistema total se modifica. Um exemplo deste tipo de interação é a interação mantida por diversas pessoas nos chats ou salas de bate-papo de uma TV na Internet, de maneira que as interações que ocorrem não são rigidamente predeterminadas e apresentam um alto grau de flexibilidade e indeterminação. (2001:138) A interação reativa está inserida em um sistema fechado, com relações unilaterais e lineares previamente estabelecidas (algumas permitidas, outras limitadas ou impossibilitadas). Quando um internauta escolhe sua programação dentro das opções oferecidas por uma grade de programas, a interação [se] estabelece como reativa, pois deve ocorrer nas cadeias seqüenciais de causa e efeito para as quais tal máquina foi preparada. (2001:139) Outros autores também vão determinar graus de interatividade. Luciana Mielniczuk distingue reatividade de interatividade (2001:175). Para ela, a reatividade estaria ligada à idéia de registrar a audiência através de um menu de opções, enquanto a interatividade implicaria uma resposta genuína dos membros da audiência. Maira Moraes sugere a existência de três níveis de interação. No nível um, os produtos interativos oferecem apenas a possibilidade de entrar em contato com o fabricante ou responsável por meio de s, telefone ou fax, ou seja, apresenta níveis baixíssimos de interatividade e de utilização dos recursos de multimídia. No segundo nível, é possível que haja a personalização do produto e/ou a utilização de recursos multimídia, no caso da Web ou de produtos eletrônico-digitais. Já o nível três possibilita a inserção de informação e interferência em seu conteúdo, com a participação ativa na construção do produto final. Os níveis um e dois se enquadrariam no conceito de reatividade, enquanto o nível três constituiria a interatividade mútua.

5 Sobre a evolução da interação técnica da televisão, André Lemos classifica a interatividade deste aparelho em níveis. Num primeiro momento, o qual o autor chama de interação nível 0, a TV é em preto e branco, com um ou dois canais, sendo o telespectador limitado a ligar ou desligar o aparelho, mudar de canal ou regular o volume. O nível 1 surge com a TV em cores e outras opções de emissoras. Assim, o telespectador pode navegar pelos canais e zappear com o controle remoto sendo o zapping um antecessor da navegação contemporânea na rede. No nível 2 há o acoplamento de equipamentos à TV, como vídeo, videogames ou câmeras, fazendo com que o telespectador se aproprie do objeto TV (para outros fins, como ver vídeos ou jogar) e das emissões (gravar e assistir ao programa na hora que quiser), instituindo uma temporalidade própria e independente do fluxo das mesmas. A interatividade de cunho digital começa a surgir no nível 3, podendo o usuário interferir no conteúdo das emissões através do telefone, ou fax. A participação do conteúdo informativo das emissões em tempo real surge com a televisão interativa, no nível 4. Os conceitos de interatividade e seus graus serão aplicados a seguir a dois programas de televisão: Jornal Interativo, do site AllTV, e Jornal da Globo, da Rede Globo, para que seja avaliado como a convergência contribui para uma maior participação do telespectador/internauta. A escolha destes programas obedeceu aos seguintes critérios de relevância: A AllTV ( foi o primeiro canal brasileiro 24 horas ao vivo na Internet. Inaugurado em 12 de maio de 2002, o canal fez o caminho inverso da maioria das emissoras de TV, começando na Internet e migrando posteriormente para a TV a cabo. Os seus programas foram concebidos com uma linguagem web, em um formato de interatividade permanente. Os telenautas 2 (mistura de telespectadores com internautas) podem participar ao vivo com comentários e opiniões e interagir também com pessoas que estejam conectadas ao site assistindo ao mesmo programa, através de uma tela de chat. O programa Jornal Interativo aborda e discute temas atuais, desde política nacional, internacional, economia, passando por esporte, curiosidades e cultura. Ele vai ao ar de segunda a sexta, ao vivo das 18 às 20 horas, estando disponível também on-demand, para que o telenauta possa assistir no horário que escolher. A Rede Globo desenvolveu o Globo Media Center ( com o slogan A sua TV interativa na Internet, disponibilizando para seus assinantes o canal Globo News ao vivo e vídeos ondemand com a programação da Rede Globo e da Globosat. Na Internet, o telenauta pode montar a TV com a sua cara, escolhendo a seqüência de vídeos que quiser dentre os 300 vídeos cadastrados diariamente na sua playlist. Além disto, estão disponíveis os sites dos programas e chats. A influência da Internet pode ser percebida também nos programas da televisão. No Jornal da Globo, o próprio cenário se modernizou, com a presença de computadores e câmeras. O jornal vai além do Boa Noite do apresentador, continuando no ciberespaço com bate-papo com alguém relacionado ao tema de uma matéria e com links com informações adicionais. 2 Termo retirado de RIBEIRO, Eduardo. TV na Internet. Disponível em Acesso em 15/10/04.

6 Jornal Interativo SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA O Jornal Interativo, conforme definição da AllTV, é um programa de conteúdo jornalístico que aborda e discute temas atuais em um bate-papo descontraído, sendo além de interativo, alternativo. Apresentado por Vinícius Costa e Amanda Klein, o programa acontece ao vivo de segunda a sexta, das 18 às 20 horas, e fica disponível para acesso on-demand em uma galeria de vídeos. São utilizadas câmeras digitais mini-dv e o sinal chega pela Internet, e não por satélite ou antenas. Como o monitor de vídeo é pequeno - e o internauta fica a trinta centímetros dela e não a três metros de distância, como ocorre com a televisão tradicional - ela foi feita para ser assistida de forma individual, e não por várias pessoas ao mesmo tempo. Uma das possibilidades da rede é o espaço para todos os tipos de programas. Neste caso, optou-se por fazer um jornal mais descontraído e aberto a opiniões dos internautas, o que acontece em determinados programas de rádio, mas talvez não teria espaço na TV aberta. A sua linguagem também segue um conceito diferente, lembrando o estilo de uma rádio, sem roteiros rígidos ou pré-determinados. O tele-prompter (no qual o apresentador lê o script) não é utilizado, o que permite que o apresentador improvise mais. O programa conta com a participação dos webrepórteres, que são repórteres que aparecem em flashes trazendo informações para serem debatidas. O estilo do programa lembra mais um programa radiofônico, já que não há matérias jornalísticas, mas apenas dois apresentadores que comentam as notícias do dia com os internautas. Trata-se da apropriação da linguagem e do estilo do rádio por uma televisão da Internet. Em 1964, Marshall McLuhan já atentava para isso quando dizia que o conteúdo de um meio é sempre outro meio. (1979:22) Jay David Bolter e Richard Gruisin chamam a representação de um meio em outro de remediação, considerando-a uma característica da nova mídia digital. (1998:45) Os internautas e os jornalistas emitem suas próprias opiniões diferentemente das normas tradicionais de jornalismo. Para participar de todos os programas, basta preencher um pequeno cadastro, escolher um nick e mandar perguntas ou comentários. Há a possibilidade de mudar a cor e o tamanho da fonte utilizada - o que facilita a identificação dos participantes do chat quando há muitas pessoas teclando ao mesmo tempo e são disponibilizados smiles para auxiliar no processo de comunicação. Os comentários dos internautas são lidos pelos apresentadores e eles norteiam o ritmo do programa e até trazem assuntos diferentes da pauta inicial do jornal. Há um determinado grupo de pessoas que freqüentam assiduamente o chat do programa, que se sentem conectados como uma comunidade virtual. Assim que uma pessoa entra no chat, é saudada pelos apresentadores e outros jornalistas, que se apresentam (já que Vinícius tem o nick de peruquinha e Amanda de mandy ). Percebe-se que neste caso, tanto os jornalistas quanto os que assistem ao programa produzem informações numa troca mútua e simultânea. Todos manipulam o conteúdo do programa, sendo autores e co-produtores (segundo conceitos de autores citados anteriormente). Conforme as definições de graus de interatividade de Alex Primo, Luciana Mielniczuk e Maira Moraes, o programa se enquadraria no caso de interação mútua já que a interação entre os participantes não é pré-determinada e, assim como em uma conversa, há um alto grau de flexibilidade e imprevisibilidade, com todos construindo juntos o produto final.

7 Partindo das classificações de André Lemos quanto ao nível de interação técnica da televisão, o programa se encaixaria no nível 4 com o usuário podendo participar do conteúdo informativo das emissões em tempo real. As previsões de Janet H. Murray sobre a fusão televisão-internet diante de mudanças na participação digital do espectador apontam para um novo meio no qual será possível interagir apenas com um clique com a mesma facilidade com que mudamos de canal com o controle remoto. Segundo ela, estamos passando pela fase de assistir e então interagir (atividades seqüenciais), para interagir enquanto se assiste (atividades simultâneas e separadas), até chegar a assistir e interagir em um mesmo ambiente (experiência combinada). (2003:237) O diretor geral da AllTV, Alberto Luchetti Neto 3, confirma estas previsões, afirmando que os internautas estão dispostos a participar ao vivo dos programas da AllTV. O site chegou a ter doze milhões de pageviews quando tinha apenas três meses no ar e contava com três mil usuários únicos. Os usuários se dispunham a ficar, em média, de uma hora até uma hora e meia ligados na programação, sendo que há alguns que ficam de três a quatro horas conectados no site. Ele acrescenta que durante a Copa do Mundo, os brasileiros no Japão, usando computador e micro-câmera, entravam ao vivo na programação e faziam um "boletim independente" sobre a Copa. Durante informações sobre os jogos, os internautas daqui e de lá complementavam informações e acrescentavam dados ao texto dos apresentadores. Jornal da Globo O Jornal da Globo começou a ser apresentado em abril de 1979 como um noticiário de fim de noite com cobertura dos eventos do dia, análises, comentários, séries de reportagens, participação de correspondentes e colunistas. Desde então, passou por várias reformulações. Hoje, assim como outros telejornais da emissora, o Jornal da Globo possui um site no qual disponibiliza os últimos programas e informações complementares. Em seu menu há as seguintes sessões: Último Programa, Reportagens Especiais, Colunas, Opinião, Atrás das Câmeras, Passeio Virtual, Sua Carreira, Bonûs do JG, História do Programa, Equipe, Serviços, Fale Conosco e Vídeo. Desta maneira, há a possibilidade de se conhecer os bastidores do programa em um passeio virtual pelo estúdio (no qual você determina para onde se vai) e em um vídeo que mostra como funciona o telejornal atrás das câmeras. As matérias ficam disponíveis em vídeo - através do Globo Media Center, onde é possível assistir a algumas matérias com passe livre, sendo outras restritas a assinantes e em texto. Há um arquivo completo com as matérias antigas e um sistema de busca para localizá-las. Neste caso, a única opção que permite que os telespectadores interfiram no conteúdo do programa é através de sugestões por ou através dos eventuais chats com os jornalistas. Caso contrário, a troca de informações entre jornalistas e telespectadores não é simultânea e, conforme as definições de graus de interatividade de Alex Primo, Luciana Mielniczuk e Maira Moraes, o programa se enquadraria no caso de interação reativa. 3 Em entrevista concedida a Sérgio Kulpas, no site Webinsider. Disponível em Acesso em 20/11/04.

8 As relações lineares disponibilizadas aos internautas são previamente estabelecidas. Os usuários podem escolher quando e como assistirem aos vídeos dos programas, mas há uma lista selecionada de matérias. O passeio virtual é comandado pelo mouse, porém há um determinado leque de escolhas de direções a serem tomadas para o qual a máquina está preparada. Partindo das classificações de André Lemos quanto ao nível de interação técnica da televisão, o programa se encaixaria no nível 3 com o usuário podendo participar do conteúdo informativo das emissões através do telefone, ou fax. Em um dos chats promovidos na inauguração do novo site (em 2003), a editora-executiva Ana Paula Padrão disse que uma das prioridades do Jornal da Globo é que a Internet se transforme em um veículo adicional importante de transmissão de informação do conteúdo do telejornal e espera que a produção receba, através de s, sugestões de pautas, críticas e comentários sobre o programa. Os colunistas e jornalistas escrevem suas opiniões sobre variados assuntos e a Internet é mais um canal de comunicação que eles têm com o telespectador. Na rede, eles se permitem ser menos neutros do que na televisão e relatam suas experiências em um tom mais pessoal, tornando-se mais íntimo do telespectador. Uma das colunas escritas pelo jornalista Tonico Ferreira tem como título: Confesso: não estava preparado para ir ao Haiti, na qual o repórter conta sua experiência no país e relata que não estava preparado emocionalmente para conviver com a miséria e o sofrimento humano do local. Ele conclui o depoimento dizendo que queria terminar com uma frase otimista, no entanto só era capaz de sentir angústia, concluindo: Desculpem-me. Eu não estava preparado para o que vi. Em Sua Carreira há links úteis para ajudar a conseguir um emprego. Algumas informações adicionais são disponibilizadas no Bônus do JG. Em Serviços, o usuário pode conferir reportagens de serviços com mais informações úteis, como o que se pode ser feito para evitar cair nas farsas de golpistas. Conforme Wilson Dizard Jr. analisou em seu livro A Nova Mídia, a televisão e, em geral, os meios de comunicação tradicionais, estão sendo desafiados pelas tecnologias digitais que oferecem opções mais amplas de serviços e entretenimento. (2000:19) No caso do Jornal da Globo, seu site funciona como uma alternativa a mais de distribuição do conteúdo do telejornal e de informações adicionais que podem ser úteis para o espectador, mas que não teriam espaço nem tempo no programa na televisão. Comparada a outras experiências, como a AllTV, o usuário do site do Jornal da Globo ainda não tem total autonomia para interferir no conteúdo do jornal, sendo a hierarquia entre jornalistas e telespectadores ainda bem determinada e não tão flexível. Considerações finais Existem diversos autores que possuem uma visão pessimista sobre a interatividade, analisando que o espectador ainda está relegado à condição de mero consumidor. No entanto, não podemos deixar de observar que as tecnologias digitais, a convergência de mídias e a interatividade trazem mudanças às maneiras de se relacionar com os meios de comunicação tradicionais.

9 Uma delas seria a mudança do status da audiência de objeto passivo para sujeito interativo - como foi observado nas definições sobre interatividade mencionadas anteriormente. Tal transformação ocasionaria também a diferenciação e transformação da mídia que passa a ser mais segmentada e individualizada a um determinado público ou indivíduo. (Castells,1999:422) O suporte necessário para acompanhar tais mudanças é o computador, visto que a Internet oferece ao usuário uma interatividade sobre o conteúdo que não está disponível com o telejornalismo convencional e dispõe uma experiência ainda mais particular do que a televisão, já que o usuário está geralmente sozinho com seu computador e só uma pessoa pode conduzir a interação. Jay Bolter e Richard Gruisin relembram com o conceito de remediação que introduzir uma nova mídia não significa apenas inventar novo hardware e software, mas sim se apropriar das outras mídias existentes. (1998:19) Por isso, estamos passando por um fenômeno chamado pelos editores da revista Wired (citado em Bolter & Gruisin) de big bang do ciberespaço, onde, em vez de explodir, as diversas mídias estão se convergindo. (1998:222) Diante das possibilidades de interação que surgiram com as novas tecnologias, as mídias tradicionais se apropriam das linguagens das novas mídias - e vice-versa - em uma reformulação de seus conteúdos e das maneiras como as informações são produzidas e consumidas. Ainda que a participação da audiência não seja de maneira igualitária, nota-se uma tendência de permitir que o público interaja, ou que, pelo menos tenha a sensação de estar interagindo no conteúdo dos programas. Esta situação já representa uma vontade de um novo público, disposto a participar mais ativamente neste quadro de convergências. Embora seja válido ressaltar, como fez José Luiz Braga em seu artigo Mais que interativo: agonístico, que a interatividade e os sistemas de retorno, por si só, não asseguram a existência de processos críticos, a interatividade proporcionada pelas novas tecnologias constitui um primeiro passo em direção a este sistema crítico de mídia. Estamos assistindo a diversas experiências que demonstram a tentativa de se desenvolver novas formas de se produzir e distribuir informações, possibilitando um maior debate e diversidade de opiniões na mídia e multiplicando a potencialidade de cada um se tornar um emissor. Com o desenvolvimento de tecnologias digitais mais avançadas para distribuição de vídeo na rede e maior participação do público, assim como um aprimoramento e uma maior disseminação do uso de sistemas interativos por parte dos espectadores e dos jornalistas, surgirão novas possibilidades de se usar as mídias tradicionais e de aproveitar de uma maneira mais crítica as potencialidades da interatividade e das tecnologias digitais. Referências bibliográficas BOLTER, Jay Davis & GRUISIN, Richard. Remediation Understanding New Media. Cambridge: The MIT Press, BRAGA, José Luiz. Mais que interativo: agonístico. Artigo apresentado no GT Comunicação e Sociabilidade, no XII Encontro Anual da Compós, UFPE, Recife, 2003.

10 CASTELLS, Manuel. Sociedade em Rede ( A era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura). Volume I. São Paulo: Ed. Paz e Terra, DIZARD, Wilson Jr. A Nova Mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, JOHNSON, Steven. A Cultura da Interface. Rio de Janeiro: Zahar, LEMOS, André. Anjos Interativos e retribalização do mundo. Sobre interatividade e interfaces digitais. [on-line] Disponível em Acesso em 20/07/04. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensão do homem. São Paulo: Cultrix, MIELNICZUK, Luciana. Considerações sobre interatividade no contexto das novas mídias. In: LEMOS, André e PALACIOS, Marcos. (org). Janel@s do ciberespaço Comunicação e Cibercultura. Porto Alegre: Editora Sulina, MORAES, M. de. Produtos Interativos para consumidores multimídias - discutindo a interatividade na era dos Bytes. Universidade Federal da Bahia, Disponível em: < Acesso em 25 de setembro de MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck O futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Editora Unesp, PRIMO, Alex F. T. Sistemas de Interação. In: SILVA, Dinorá Fraga e FRAGOSO, Suely. (org.) Comunicação na cibercultura. São Leopoldo: Editora Unisinos, SILVA, Marco. O que é interatividade. [on-line] Disponível em Acesso em 24/07/04. VILCHES, Lorenzo. A migração digital. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

TV na Internet: Reflexões sobre remediação e interatividade 1

TV na Internet: Reflexões sobre remediação e interatividade 1 TV na Internet: Reflexões sobre remediação e interatividade 1 Larriza Thurler 2 Resumo Tomando como referência teórica o conceito de remediação elaborado por Jay David Bolter e Richard Grusin, o presente

Leia mais

Jornalismo Interativo

Jornalismo Interativo Jornalismo Interativo Antes da invenção da WWW, a rede era utilizada para divulgação de informações direcionados a públicos muito específicos e funcionavam através da distribuição de e-mails e boletins.

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

Resenha. Fernanda Gabriela Gadelha ROMERO 1

Resenha. Fernanda Gabriela Gadelha ROMERO 1 Resenha As redes sociais na internet: instrumentos de colaboração e de produção de conhecimento (Redes Sociais na Internet. Raquel Recuero. Porto Alegre: Sulina, 2009) Fernanda Gabriela Gadelha ROMERO

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Google Hangouts Google Hangouts

Google Hangouts Google Hangouts República Federativa do Brasil Dilma Rousseff Universidade de Brasília Ivan Camargo Decanato de Ensino de Graduação Mauro Rabelo Diretoria de Ensino de Graduação a Distância Nara Pimentel Grupo de Desenvolvimento

Leia mais

Fóruns em Moodle (1.6.5+)

Fóruns em Moodle (1.6.5+) (1.6.5+) Ficha Técnica Título Fóruns em Moodle Autor Athail Rangel Pulino Filho Copyright Creative Commons Edição Agosto 2007 Athail Rangel Pulino 2 Índice O que são Fóruns 4 Criando um fórum 5 Nome do

Leia mais

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL A nossa meta é envolver alunos e professores num processo de capacitação no uso de ferramentas tecnológicas. Para isto, mostraremos ao professor como trabalhar as suas disciplinas (matemática, português,

Leia mais

Educação a distância: desafios e descobertas

Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: Desafios e descobertas Conteudista: Equipe Multidisciplinar Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você na EAD Educação a distância: desafios

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

WEBJORNALISMO. Aula 04: Características do Webjornalismo. Características do webjornalismo

WEBJORNALISMO. Aula 04: Características do Webjornalismo. Características do webjornalismo WEBJORNALISMO Aula 04: Características do Webjornalismo Prof. Breno Brito Características do webjornalismo O webjornalismo apresenta algumas características específicas em relação a aspectos que quase

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

O Jornal. A Contagem TV. Distribuição. Estatísticas. Por quê? Público Alvo. Publicidade. Contatos

O Jornal. A Contagem TV. Distribuição. Estatísticas. Por quê? Público Alvo. Publicidade. Contatos w w w. d i a r i o d e c o n t a g e m. c o m. b r w w w. c o n t a g e m t v. c o m. b r O JORNAL DIÁRIO DE CONTAGEM ONLINE é um site de notícias atualizado diariamente e é o primeiro jornal da região

Leia mais

Guia Prático. Sistema EAD PRO-CREA

Guia Prático. Sistema EAD PRO-CREA Guia Prático Sistema EAD PRO-CREA Educação a Distância (EAD) Conheça a seguir algumas dicas de Netiqueta para uma convivência sociável e boas maneiras na web. Sugerimos fazer um teste para saber como você

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

Segmentação Inteligente: como utilizá-la

Segmentação Inteligente: como utilizá-la Segmentação Inteligente: como utilizá-la SEGMENTAÇÃO INTELIGENTE: COMO UTILIZÁ-LA O que você acha de chegar a uma loja e ter todos os produtos que mais deseja separados exclusivamente para você, com todas

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Precisamos reinventar a forma de ensinar e aprender, presencial e virtualmente, diante de tantas mudanças na sociedade e no mundo do trabalho. Os modelos tradicionais

Leia mais

1 Sumário... 2. 2 O Easy Chat... 3. 3 Conceitos... 3. 3.1 Perfil... 3. 3.2 Categoria... 3. 4 Instalação... 5. 5 O Aplicativo... 7 5.1 HTML...

1 Sumário... 2. 2 O Easy Chat... 3. 3 Conceitos... 3. 3.1 Perfil... 3. 3.2 Categoria... 3. 4 Instalação... 5. 5 O Aplicativo... 7 5.1 HTML... 1 Sumário 1 Sumário... 2 2 O Easy Chat... 3 3 Conceitos... 3 3.1 Perfil... 3 3.2 Categoria... 3 3.3 Ícone Específico... 4 3.4 Janela Específica... 4 3.5 Ícone Geral... 4 3.6 Janela Geral... 4 4 Instalação...

Leia mais

I - O que é o Mobilize-se

I - O que é o Mobilize-se Índice O que é o Mobilize-se...03 A campanha de lançamento...12 Divulgação da campanha...14 Como irá funcionar o sistema para o ouvinte da rádio...20 O que a rádio deve fazer para se inscrever no Mobilize-se...36

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

Registro e Acompanhamento de Chamados

Registro e Acompanhamento de Chamados Registro e Acompanhamento de Chamados Contatos da Central de Serviços de TI do TJPE Por telefone: (81) 2123-9500 Pela intranet: no link Central de Serviços de TI Web (www.tjpe.jus.br/intranet) APRESENTAÇÃO

Leia mais

A INTERNET COMPLETOU 20 ANOS DE BRASIL EM 2015.

A INTERNET COMPLETOU 20 ANOS DE BRASIL EM 2015. A INTERNET COMPLETOU 20 ANOS DE BRASIL EM 2015. Isso nos permite afirmar que todas as pessoas nascidas após 1995 são consideradas NATIVAS DIGITAIS, ou seja, quando chegaram ao mundo, a internet já existia.

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Ediane Barbosa Oliveira 2 ECOS/UCPel Resumo: O trabalho busca um estudo sobre uma ferramenta estratégica do ciberespaço no meio da comunicação

Leia mais

Módulo de Usuário 04 Orientações para o Uso 05 Acessando as Salas 06 Dentro do Ambiente das Salas 08 (1) Outros Usuários 09 (2) Seus Dados 09 (3)

Módulo de Usuário 04 Orientações para o Uso 05 Acessando as Salas 06 Dentro do Ambiente das Salas 08 (1) Outros Usuários 09 (2) Seus Dados 09 (3) O recurso das Salas Virtuais é parte da estratégia adotada pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental para estimular e fortalecer a participação de grupos, coletivos e colegiados no processo

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde da Família

Curso de Especialização em Saúde da Família MÓDULO: FAMILIARIZAÇÃO TECNOLÓGICA COM EAD UNIDADE 03 DOCÊNCIA E TUTORIA NA EAD Prof. Msc Rômulo Martins 2.1 Introdução A Educação a Distância, por meio dos inúmeros recursos didáticos e tecnológicos,

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) - - Atualizado em 29/07/20 ÍNDICE DE FIGURAS Figura Página de acesso ao SIGRA... 7 Figura 2 Portal de Cursos... 8

Leia mais

Desenho didático para cursos online

Desenho didático para cursos online Desenho didático para cursos online Edméa Santos Professora da UERJ Professora-tutora do PROGED/ISP/UFBA E-mail: mea2@uol.com.br Site: www.docenciaonline.pro.br/moodle Que é cibercultura? Educação online:

Leia mais

O que é um Afiliado EaDPLUS? Por que ser Afiliado EaDPLUS? Quais cursos o Afiliado EaDPLUS pode divulgar?

O que é um Afiliado EaDPLUS? Por que ser Afiliado EaDPLUS? Quais cursos o Afiliado EaDPLUS pode divulgar? ManuaL O que é um Afiliado EaDPLUS? Um Afiliado EaDPLUS é alguém que deseja receber comissões por indicar/promover os cursos do Portal EaDPLUS. Você pode se cadastrar como afiliado gratuitamente e começar

Leia mais

Guia Prático. Sistema EAD PRO-CREA

Guia Prático. Sistema EAD PRO-CREA Guia Prático Sistema EAD PRO-CREA Nesta Guia Prático mostraremos a você: O Sistema EAD PRO-CREA A Monitoria Dicas de como organizar seu estudo O Sistema EAD PRO-CREA O Sistema de Ensino a Distância EAD

Leia mais

BLOG: A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

BLOG: A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM BLOG: A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Suzana Aparecida Portes FC UNESP- Bauru/SP E-mail: suzanaapportes@gmail.com Profa. Dra. Thaís Cristina Rodrigues Tezani FC UNESP- Bauru/SP E-mail:

Leia mais

12. JORNAL DE ONTEM. 5 a e 8 a SÉRIES. A vida no Egito e México antigos. Guia do Professor

12. JORNAL DE ONTEM. 5 a e 8 a SÉRIES. A vida no Egito e México antigos. Guia do Professor 5 a e 8 a SÉRIES 12. JORNAL DE ONTEM A vida no Egito e México antigos Áreas: H, LP, G, PC SOFTWARES NECESSÁRIOS: ENCICLOPÉDIA MICROSOFT ENCARTA 2000 MICROSOFT WORD 2000 MICROSOFT EXCEL 2000 MICROSOFT PUBLISHER

Leia mais

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você A fim de criar, controlar, gerenciar sua reputação online e construir a carreira que você deseja, alguns ações são necessárias. A primeira

Leia mais

Tutorial para envio de comunicados e SMS

Tutorial para envio de comunicados e SMS Tutorial para envio de comunicados e SMS Conteúdo 1. Enviando comunicado para os alunos... 1 2. Verificando a situação do envio dos e-mails para os alunos... 5 3. Enviando comunicado para colaboradores

Leia mais

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida!

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! Apresentação Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! A Vitae Tec A Vitae Tec é uma empresa de tecnologia que tem como missão oferecer serviços e produtos adequados às necessidades do cliente - pessoa física

Leia mais

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como:

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como: Manual do Aluno É com muita satisfação que apresentamos o Reunir Unopar. Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativa que tem por objetivo principal ser um espaço colaborativo de construção do conhecimento

Leia mais

Marcello Chamusca Márcia Carvalhal. Públicos Híbridos em Relações Públicas Marcello Chamusca Márcia Carvalhal

Marcello Chamusca Márcia Carvalhal. Públicos Híbridos em Relações Públicas Marcello Chamusca Márcia Carvalhal Marcello Chamusca Márcia Carvalhal Públicos híbridos Tipologia das organizações com base no seu nível de envolvimento com as mídias pós-massivas A hipótese das três palavras-chave Contextualização - Inserção

Leia mais

Ao ligar o equipamento, você verá a mensagem abaixo, o objetivo dela é fazer a configuração mínima para LOGAR ao servidor da Internet.

Ao ligar o equipamento, você verá a mensagem abaixo, o objetivo dela é fazer a configuração mínima para LOGAR ao servidor da Internet. MANUAL DE OPERAÇÃO DO NET MACHINE VOCÊ NÃO NECESSITA MAIS DE UM COMPUTADOR PARA CONVERSAR COM ALGUÉM QUE ESTA NO MIRC NET MACHINE É UM PLACA ELETRÔNICA DE BAIXO CUSTO A PLACA TAMBEM PODE MANDAR E LER E-MAILS

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

E um dia, quem sabe, poderemos despertar para o ser empreendedor. E ganhar dinheiro com esta história toda.

E um dia, quem sabe, poderemos despertar para o ser empreendedor. E ganhar dinheiro com esta história toda. COMÉRCIO ELETRÔNICO Introdução O comércio eletrônico ou e-commerce é a compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da Internet, onde as chamadas Lojas Virtuais oferecem seus produtos e formas de

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Avaliando o Cenário Político para Advocacia

Avaliando o Cenário Político para Advocacia Avaliando o Cenário Político para Advocacia Tomando em consideração os limites de tempo e recursos dos implementadores, as ferramentas da série Straight to the Point (Directo ao Ponto), da Pathfinder International,

Leia mais

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Fernanda Bento ZEN 2 Joaquim Cardeal Junior 3 Fabricia Durieux ZUCCO 4 Venilton REINERT 5 FURB

Leia mais

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz;

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz; E-mail marketing, muitas vezes considerada uma forma de marketing pessoal, é uma das mais valiosas ferramentas de web marketing, uma das mais visadas e mais focada pelos marqueteiros. Vamos nos concentrar

Leia mais

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS Mudança de direção Até maio de 2013 todo o mercado de TV por assinatura adotava uma postura comercial tradicional no mercado digital, composta por um empacotamento

Leia mais

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013.

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013. Curso de atualização Educação Integral e Integrada Tutorial Moodle Belo Horizonte, 2013. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSANDO O AMBIENTE... 4 3. CONHECENDO O AMBIENTE... 5 3.1. CAIXAS DE UTILIDADES... 5 4.

Leia mais

MANUAL DO ALUNO MOODLE

MANUAL DO ALUNO MOODLE MANUAL DO ALUNO MOODLE 1. Primeiros passos 1.1. Tornando-se um usuário No ambiente Moodle alunos e tutores são usuários do sistema. Assim, o primeiro passo, para todos, é tornar-se usuário. Este manual

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

OS FORMATOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

OS FORMATOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EAD se diversifica e assume modelos de aprendizagem que atendem a necessidades específicas do mundo corporativo Quem conhece pouco sobre Educação a Distância tem a sensação de que estudar de maneira não

Leia mais

Portfolio de Produtos

Portfolio de Produtos Introdução O Guia de Produtos e Serviços da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi elaborado com o objetivo de apresentar os produtos e serviços prestados

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA Guia rápido A PLATAFORMA MOODLE Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um Sistema para Gerenciamento de Cursos (SGC). Trata-se de um programa para computador

Leia mais

Guia de Acesso Rápido AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem Aluno

Guia de Acesso Rápido AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem Aluno Guia de Acesso Rápido AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem Aluno Introdução O Ambiente de Aprendizagem, ou AVA, é um aplicativo web onde os educadores e alunos podem disponibilizar materiais didáticos,

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

APOLO NEWS: um novo meio de aproveitar tudo o que a internet oferece 1

APOLO NEWS: um novo meio de aproveitar tudo o que a internet oferece 1 APOLO NEWS: um novo meio de aproveitar tudo o que a internet oferece 1 Igor Samuel de Oliveira PRADO 2 Juscelino Ribeiro de OLIVEIRA Júnior 3 Shaianna da Costa ARAÚJO 4 Orlando Maurício de Carvalho BERTI

Leia mais

Mídia Kit. Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier. Jornalistas

Mídia Kit. Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier. Jornalistas Mídia Kit Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier Jornalistas Índice Quem somos... 3 Conteúdo... 3 Temática... 4 Periodicidade... 5 Redes Sociais... 5 Estatísticas de visitas...

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

O CIBERESPAÇO NO ENSINO E GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA

O CIBERESPAÇO NO ENSINO E GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA O CIBERESPAÇO NO ENSINO E GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA Bernadeth Rocha de Araujo bernarocha2006@yahoo.com.br Bacharel em Humanidades e Licencianda

Leia mais

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO www.origy.com.br UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO CARACTERÍSTICAS: E-MAIL IMAP * Acesso simultâneo e centralizado, via aplicativo, webmail e celular/smartphone * Alta capacidade de armazenamento

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS

CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS 1. Sobre a Sétima A SÉTIMA quer ajudar os realizadores, artistas, coletivos de audiovisual, distribuidoras e produtoras, que não

Leia mais

Fácil e comum é se ouvir uma empresa levantar a bandeira do fluxo de informação com seus diversos públicos, inclusive o interno. A este, a maioria das empresas enaltece com orgulho um setor específico,

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

PAINEL DE NOTÍCIAS. Boxnet prefeitura@boxnet.com.br Tel: 2272 0388

PAINEL DE NOTÍCIAS. Boxnet prefeitura@boxnet.com.br Tel: 2272 0388 2014 PAINEL DE NOTÍCIAS Boxnet prefeitura@boxnet.com.br Tel: 2272 0388 O acesso à página da Prefeitura é feito pelo endereço www2.boxnet.com.br/pmsp Abrindo essa tela colocar login e senha solicitados.

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN Blog NoRascunho 1 Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN RESUMO Como forma de registrar acontecimentos ligados a área da comunicação com um foco em

Leia mais

Plataforma Interativa de Vídeo

Plataforma Interativa de Vídeo Plataforma Interativa de Vídeo Milonga DWM Soluções em Comunicação e Tecnologia Interativa, empresa do Grupo Ciclotron. Desenvolvemos soluções com foco na experiência do usuário, implantado um novo conceito

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

Introdução. Nossos Canais

Introdução. Nossos Canais O perfeito conhecimento e entendimento das Políticas de Suporte e Atendimento Técnico Auto Brasil por parte dos franqueados é de essencial importância para que consigamos oferecer o correto e ágil suporte

Leia mais

A informação que você precisa!

A informação que você precisa! A informação que você precisa! Relatório atualizado em: Junho/13. Mídiakit O que é o PiraNOT.com O Portal de notícias de Piracicaba, PiraNOT, surgiu em Novembro de 2011 com o objetivo de ser o primeiro

Leia mais

Monitoramento de Redes Sociais

Monitoramento de Redes Sociais Monitoramento de Redes Sociais O QlikBrand é uma ferramenta profissional para monitoramento de mídias sociais e o primeiro "Social Mídia Discovery" com Qlikview. Localiza menções nas mídias sociais, interage

Leia mais

4 Mercado setor de telecomunicações

4 Mercado setor de telecomunicações 4 Mercado setor de telecomunicações Nesta sessão é apresentada uma pequena visão geral do mercado de telecomunicações no Brasil, com dados históricos dos acontecimentos mais relevantes a este trabalho,

Leia mais

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING Uma aplicação da Análise de Pontos de Função Dimensionando projetos de Web- Enabling Índice INTRODUÇÃO...3 FRONTEIRA DA APLICAÇÃO E TIPO DE CONTAGEM...3 ESCOPO DA

Leia mais

COLIVRE Cooperativa de Tecnologias Livres www.colivre.coop.br contato@colivre.coop.br Telefone: (71) 3011-2199 CNPJ: 07.970.

COLIVRE Cooperativa de Tecnologias Livres www.colivre.coop.br contato@colivre.coop.br Telefone: (71) 3011-2199 CNPJ: 07.970. Razões para usar Noosfero como plataforma de rede social da USP COLIVRE Cooperativa de Tecnologias Livres www.colivre.coop.br contato@colivre.coop.br Telefone: (71) 3011-2199 CNPJ: 07.970.746/0001-77 Contato:

Leia mais

www. inf.br Outubro/2008 5www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP VERBA DE ATENDIMENTO

www. inf.br Outubro/2008 5www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP VERBA DE ATENDIMENTO 5 www. HABISP. inf.br Outubro/2008 TREINAMENTO HABISP MÓDULO VERBA DE ATENDIMENTO 1 INTRODUÇÃO Este documento, tem por finalidade, permitir aos usuários a utilização das ferramentas do HABISP que possibilitam

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

Usando Ferramentas de Busca

Usando Ferramentas de Busca Web Marketing Usando Ferramentas de Busca Marcelo Silveira Novatec Editora Ltda. www.novateceditora.com.br 1 Conhecendo o cenário de pesquisas na Internet Este capítulo apresenta uma visão geral sobre

Leia mais

COMO SE CONECTAR A REDE SOCIAL FACEBOOK? Passo-a-passo para criação de uma nova conta

COMO SE CONECTAR A REDE SOCIAL FACEBOOK? Passo-a-passo para criação de uma nova conta Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação NÚCLEO PR@XIS Núcleo Pr@xis COMO SE CONECTAR A REDE SOCIAL FACEBOOK? Passo-a-passo para criação de uma nova conta Francielle Vargas* Tutorial

Leia mais

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana Gerência de Comunicação GCO tem por finalidade planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades de comunicação e editoriais do Confea. Competências da GCO 1. Organizar e executar projetos editoriais:

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ARARIBÁ HISTÓRIA O livro tem oito unidades, divididas

Leia mais

Midiatização: submissão de outras instituições à lógica da mídia.

Midiatização: submissão de outras instituições à lógica da mídia. Midiatização: submissão de outras instituições à lógica da mídia. Questão-chave: como a mídia altera o funcionamento interno de outras entidades sociais quanto às suas relações mútuas. Lógica da mídia:

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

RAZÕES PARA ADQUIRIR O TECLAN IPACK UNIFIED

RAZÕES PARA ADQUIRIR O TECLAN IPACK UNIFIED Por que adquirir o Teclan IPack Unified? Além de dispor de todos os recursos necessários às operações de telesserviços em uma única suíte, o Teclan IPack Unified proporciona economia nos custos das ligações,

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Alunos

Manual do Ambiente Moodle para Alunos UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Alunos Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons 3.0 Atribuição de

Leia mais

Ações de Interatividade

Ações de Interatividade Ações de Interatividade Fundação Padre Anchieta TV Cultura Julho de 2007 Diário de Bárbara Em agosto de 2007, 14 adolescentes de várias partes do mundo foram convidados a conhecer o Pólo Norte para ver

Leia mais

A ferramenta, complementa as atividades já existentes no condomínio, somando valores e aproximando as pessoas.

A ferramenta, complementa as atividades já existentes no condomínio, somando valores e aproximando as pessoas. Página 1 O que é a Assembleia Virtual? Assembleia virtual é uma nova forma de participar da gestão do seu condomínio, de fazer valer seu direito de voto e de manter-se informado sobre os assuntos do condomínio.

Leia mais

Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais

Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais Os bancos nas redes sociais Os bancos, assim como grande parte das empresas, vêm se tornando cada vez mais presentes nas redes sociais,

Leia mais

As Tecnologias de Informação e Comunicação para Ensinar na Era do Conhecimento

As Tecnologias de Informação e Comunicação para Ensinar na Era do Conhecimento As Tecnologias de Informação e Comunicação para Ensinar na Era do Conhecimento Nirave Reigota Caram Universidade Sagrado Coração, Bauru/SP E-mail: nirave.caram@usc.br Comunicação Oral Pesquisa em Andamento

Leia mais

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO 1. DIMENSÃO PEDAGÓGICA 1.a) ACESSIBILIDADE SEMPRE ÀS VEZES NUNCA Computadores, laptops e/ou tablets são recursos que estão inseridos na rotina de aprendizagem dos alunos, sendo possível

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais