Semana Nacional de Humanização em comemoração aos 10 anos da Política Nacional de Humanização. De 7 a 11 de Abril

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Semana Nacional de Humanização em comemoração aos 10 anos da Política Nacional de Humanização. De 7 a 11 de Abril"

Transcrição

1 Semana Nacional de Humanização em comemoração aos 10 anos da Política Nacional de Humanização De 7 a 11 de Abril

2 HUMANIZAÇÃO HES

3 Comitê de Humanização Ana Cláudia Godoy - Enfª Educação Continuada Andréa Cristina de Souza Brunetti- Enfermeira Antonieta K. K. Shimo - Profª Enfermeira Cristiane Palotti de Almeida - Psicóloga Daniele Aparecida Sabino Teixeira - Farmácia Eli de Fátima Alonso - Serviço Social Fábio Roberto Gonçalves - Informática Franciane Prampolim - Serviço Social Joyce Cristina de Godoi Leite - Ouvidoria Lúcia Helena Pandolfo - Serviço Social Luciana Alves -Enfermagem Marcela Regiane dos Santos - Coordenação de Enfermagem Márcia Cristina da Silva Senise - Recursos Humanos Maria Irene Garcia Denadai - Grupo Voluntários Viva Feliz Mário Eduardo Paes - Hospitalhaços Marilize Bueno Gonçalves Enfª Educação Continuada Natália Cavalcante Ximenes Aux. Administrativo Priscila Bergamashi Vitor - Serviço Social Padre Demetrius - Capelania Pastor Moisés - Capelania Rosemarie Cristina Basso Páttaro - Ouvidoria

4 Ações da Humanização

5 Acompanhante no C.O A gestante tem direito de escolher uma pessoa que lhe transmita segurança para acompanhá-la durante o trabalho de parto no pré-parto parto e parto, exceto em situações de urgências ou se a gestante preferir não ter acompanhante. Todos os acompanhantes recebem o suporte da equipe de enfermagem no momento do parto.

6 Mãe Canguru Na UTI Neonatal é realizada a 2º Etapa do método Mãe Canguru, sendo oferecido o espaço para permanência integral da mãe como forma de garantir a continuidade do cuidado ao bebê sob a supervisão da equipe multidisciplinar, oferecendo oportunidade de aprendizagem para alta hospitalar. Contato Precoce De acordo com as normas do Hospital Amigo da Criança, a 1ª Etapa do método Mãe Canguru, os binômios clinicamente estáveis têm o direito nos primeiros 30 minutos a manterem contato pele a pele e permanecem juntos na RPA.

7 Registro do RN É oferecido o direito de cidadania ao Recém- nascidona realização do seu registro de Nascimento, no período de internação, com a presença do registro civil na enfermaria. 2010: : : : :(até Fev) 155 Grupo de Pais É um espaço de expressão e troca entre a equipe multidisciplinar para os pais, acompanhantes dos recém-nascidos na UTI Neonatal, Pediatria e gestantes no atendimento ambulatorial como forma de propiciar interação com o serviço, orientações, esclarecimentos de dúvidas e alívio da angústia.

8 Atividades Sociais São realizadas diversas atividades, organizadas pelo Comitê de Humanização em parceria com os grupos de voluntários. Bazares mensais e bazares com datas especiais (Dia das Crianças, Natal, Dia das Mães, etc.) Coral Os recursos financeiros arrecadados com essas atividades são direcionados a manutenção dos projetos desenvolvidos por cada grupo (oficinas e Alta Otimizada)

9 Capelania Serviço de assistência espiritual, oferecido pelo padre, pastor e voluntários, realizando visitas semanalmente, mantendo a neutralidade em relação às crenças de cada indivíduo. Missas:terças terças-feiras às 15:00h Culto:quintas quintas-feiras às 15:00h.

10 Leia Comigo O trabalho é realizado por voluntários do Serviço de Capelania, através de visitas aos leitos oferecendo livros e revistas. Na impossibilidade do usuário realizar a leitura, esta é feita pelo voluntário.

11 Cantinho da Beleza Atividade oferecida para melhora da auto estima e higiene. São desenvolvidas a beira do leito pelos voluntários do Serviço de Capelania.

12 Hospitalhaços É uma ONG responsável pela implantação de Brinquedotecas, espaço lúdico oferecido para as crianças internadas e acompanhantes. Realiza atividades e brincadeiras com os pacientes e acompanhantes.

13 Casa de Apoio Uma casa mantida pelos voluntários da ONG Viva Feliz, utilizada para abrigar acompanhantes que residem distantes do hospital e necessitam estar diariamente acompanhando o seu familiar internado.

14 Ouvidoria É um canal de comunicação oferecido ao usuário para registros formais de elogios, críticas e sugestões. Todas os usuários recebem retorno de suas manifestações. Ouvidoria Interna -RH É um canal de comunicação oferecido aos colaboradores.

15 Integração É a recepção dos novos colaboradores pelo serviço de Recursos Humanos, em parceria com as áreas que receberão os mesmos, com o objetivo de apresentar os serviços, estrutura do HES e acolhê-los. los.

16 Alta Otimizada Atende pacientes em condições clínicas para a alta médica com a indicação medicamentosa para uso domiciliar.

17 15 minutos sobre... Com o objetivo de descontração e transmissão de conhecimento, o projeto é desenvolvido em 15 minutos e conta com a participação exclusiva dos colaboradores.

18 Visita Ampliada Um dos dispositivos da Política Nacional dehumanização Humanização(PNH), (PNH),avisita visitaampliada ampliada é uma das mais importantes formas de se investirna nareabilitação erecuperação recuperaçãodo paciente.

19 Formação de Auxiliares de Capelania O curso tem por objetivo capacitar voluntários para a prestação de serviços de acolhimento e atenção aos pacientes e funcionários em momentos de dor e sofrimento.

20 Coral da Capelania O coral tem a missão de levar ao público em datas simbólicas e eventos do HES, mensagens de paz e amor.

21 Biblioteca HES Com o objetivo ao estímulo à leitura, criou-se com apenas doações, uma biblioteca exclusiva para os colaboradores.

22 Outras ações... Grupo Voz e Violão República dos Palhaços Contadores de Histórias Griots Oficinas de Artesanato Acompanhamento psicológico (óbito fetal) Informações aos usuários Direito ao acompanhante Programação de Alta

23 Outras ações... Relatório de Alta Personalização do espaço de internação Ambiência Profissional

24 Não sei se a vida é curta ou longa demais pra nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido se não tocamos o coração das pessoas.

Gerência da Gestão de Programas Institucionais de Humanização (GPIH) Lêda Márcia Viana Santos Borges

Gerência da Gestão de Programas Institucionais de Humanização (GPIH) Lêda Márcia Viana Santos Borges Diretoria Geral Prof. Dr. Eduardo Crosara Gustin Gestão Acadêmica Prof. Dr. Ben Hur Braga Taliberti Gerência da Gestão de Programas Institucionais de Humanização (GPIH) Lêda Márcia Viana Santos Borges

Leia mais

Método Mãe Canguru: avaliação do ganho de peso dos recém-nascidos prematuros e ou de baixo peso nas unidades que prestam assistência ao neonato

Método Mãe Canguru: avaliação do ganho de peso dos recém-nascidos prematuros e ou de baixo peso nas unidades que prestam assistência ao neonato Método Mãe Canguru: avaliação do ganho de peso dos recém-nascidos prematuros e ou de baixo peso nas unidades que prestam assistência ao neonato EDILAINE APARECIDA FREITAS(UNINGÁ) 1 HILTON VIZI MARTINEZ(UNINGÁ)

Leia mais

16. pesquisa sobre o serviço de recepção do acompanhamento de pré-natal

16. pesquisa sobre o serviço de recepção do acompanhamento de pré-natal 16. pesquisa sobre o serviço de recepção do acompanhamento de pré-natal Perfil das Gestantes/ Puérperas da Rede de Proteção à Mãe Paulistana RELATÓRIO À MARÇO DE 2015 45 17. pesquisa sobre o serviço de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE HOSPITAL MATERNO INFANTIL PRESIDENTE VARGAS SERVIÇO DE PEDIATRIA OPERAÇÃO INVERNO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE HOSPITAL MATERNO INFANTIL PRESIDENTE VARGAS SERVIÇO DE PEDIATRIA OPERAÇÃO INVERNO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE HOSPITAL MATERNO INFANTIL PRESIDENTE VARGAS SERVIÇO DE PEDIATRIA OPERAÇÃO INVERNO HMIPV O HMIPV é um hospital próprio municipal 100% SUS,

Leia mais

MERCADO DA SAÚDE: ATENDIMENTO À GESTANTE

MERCADO DA SAÚDE: ATENDIMENTO À GESTANTE ATENDIMENTO À GESTANTE Equipe visita hospital modelo no atendimento a gestantes e bebês - Visita realizada pela Equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). - Hospital Sofia Feldman, em Belo

Leia mais

V I S I TA E S T E N D I D A H U M A N I Z A N D O N A U T I A D U LTO

V I S I TA E S T E N D I D A H U M A N I Z A N D O N A U T I A D U LTO V I S I TA E S T E N D I D A H U M A N I Z A N D O N A U T I A D U LTO O C I A S - Inaugurado no dia 30 de junho de 2003; - Área construída de 15.000 m² com 176 leitos (46 leitos de Unidade de Terapia

Leia mais

Programa Voluntariado ÁRVORE DA CIDADANIA. Relatório Mensal Maio/2017

Programa Voluntariado ÁRVORE DA CIDADANIA. Relatório Mensal Maio/2017 Programa Voluntariado ÁRVORE DA CIDADANIA Relatório Mensal Nossa Missão A missão do Programa Voluntariado Árvore da Cidadania é incentivar e apoiar a participação de voluntários em projetos e ações sociais

Leia mais

Nardini encerra ano com festividades natalinas para pacientes e funcionários Qui, 18 de Dezembro de :33

Nardini encerra ano com festividades natalinas para pacientes e funcionários Qui, 18 de Dezembro de :33 Para celebrar o ano de 2014 e presentar usuários e funcionários o Hospital Nardini preparou diversas atrações natalinas no mês de dezembro. A programação teve início no dia 13/12 com apresentação de coral

Leia mais

Serviço de Pediatria e Neonatologia da Clínica Multiperfil, passado, presente e futuro. r p yequenha HTCT,

Serviço de Pediatria e Neonatologia da Clínica Multiperfil, passado, presente e futuro. r p yequenha HTCT, Serviço de Pediatria e Neonatologia da Clínica Multiperfil, passado, presente e futuro r p yequenha rupher.y@gmail.com HTCT, 08.11.17 COORDENAÇÃO Dr Rufino Yequenha Drª Lucília de Carvalho Drª Maria Jardim

Leia mais

1ª OFICINA DE SOCIALIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ENFERMAGEM DO HUSM 2007

1ª OFICINA DE SOCIALIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ENFERMAGEM DO HUSM 2007 Evento V SEMANA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA 2008 1 ENCONTRO DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS DO PRONTO SOCORRO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA A AVALIAÇÃO E O MANEJO DA DOR

Leia mais

CENTRO DE PROCEDIMENTO E APOIO

CENTRO DE PROCEDIMENTO E APOIO CENTRO DE PROCEDIMENTO E APOIO Zona Norte Zona Leste Av. Água Fria, 135- Santana Av. Celso Garcia, 4974 -Tatuapé Para atender as necessidades de mercado e se tornar ainda mais competitiva, a Unimed adotou

Leia mais

INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA

INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA Procedimento Operacional Padrão (POP) SERVIÇO DE PSICOLOGIA POP nº 10 PSI/HU Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA Versão:

Leia mais

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Prevenção Educação, Informação e Capacitação Cuidado Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Autoridade Enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas Crack, é

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE. Humanização Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE. Humanização Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Parte 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Parâmetros para acompanhamento da implementação Na Atenção Básica - Elaboração de projetos de saúde individuais e coletivos para usuários

Leia mais

LIVRE ACESSO E PERMANÊNCIA DOS PAIS E VISITA AMPLIADA NA UNIDADE NEONATAL

LIVRE ACESSO E PERMANÊNCIA DOS PAIS E VISITA AMPLIADA NA UNIDADE NEONATAL ATENÇÃO AO RECÉM-NASCIDO LIVRE ACESSO E PERMANÊNCIA DOS PAIS E A presença livre dos pais e a visita da família ampliada no contexto neonatal representam um conjunto de iniciativas que visa à produção de

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos RESOLUÇÃO COFEN Nº 0516/2016 LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM Normatiza

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE SÃO FRANCISCO DE ASSIS ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE SÃO FRANCISCO DE ASSIS Fundado em 10 de abril de 1978. Iniciativa de 5 sócios em estrutura alugada, conta atualmente com 41 sócios e instalações próprias. Em novembro de 2014 o Hospital

Leia mais

Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade

Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade - 2018 Contratualizado Quantidade Média Complexidade Hospitalar % jan/18 fev/18 mar/18 abr/18 mai/18 jun/18 jul/18 ago/18 set/18 out/18 nov/18

Leia mais

PADI. Programa de Atenção domiciliar ao Idoso

PADI. Programa de Atenção domiciliar ao Idoso Objetivos do programa Apesar dos benefícios óbvios da internação quando necessária, o paciente idoso afastado da rotina de casa e da família apresenta maior dificuldade de recuperação, além de correr risco

Leia mais

Conheça nossa. Rede Própria. Jundiaí

Conheça nossa. Rede Própria. Jundiaí Conheça nossa Rede Própria Jundiaí rede própria A NotreDame Intermédica possui unidades autônomas que respeitam as características regionais e garantem um serviço personalizado, humanizado e de qualidade

Leia mais

2010 Unidade Concórdia

2010 Unidade Concórdia 2010 Unidade Concórdia 2010 Unidade Concórdia 2010 Unidade Concórdia Unidade Concórdia Rua Itamaracá, 535, Concórdia Desde a sua reabertura, a Unidade Concórdia conquistou relevantes avanços no atendimento

Leia mais

Cenário da Saúde da Criança e Aleitamento Materno no Brasil

Cenário da Saúde da Criança e Aleitamento Materno no Brasil Cenário da Saúde da Criança e Aleitamento Materno no Brasil Tatiana Coimbra Coordenadora Adjunta da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno Taxa de Mortalidade Infantil. Brasil e regiões,

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia ESTOMATOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia ESTOMATOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

As atividades do Centro Espírito Nosso Lar Casas Andre Luiz estão atribuídas a cada divisão a saber:

As atividades do Centro Espírito Nosso Lar Casas Andre Luiz estão atribuídas a cada divisão a saber: CENTRO ESPÍRITA O QUE É? Entidade filantrópica que desenvolve suas atividades com base na Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec. SEUS OBJETIVOS: Acolher fraternalmente, todas as pessoas que querem

Leia mais

1º Relatório Sintético Mensal da Ouvidoria

1º Relatório Sintético Mensal da Ouvidoria 1º Relatório Sintético Mensal da Ouvidoria Janeiro/2013 Queixa/Recla mação Crítica Solicitação Sugestão Quantidade 1º Relatório Mensal da Ouvidoria Janeiro de 2013 O 1º Relatório da Ouvidoria apresenta

Leia mais

SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA

SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA APRESENTAÇÃO COMERCIAL O NEGÓCIO SISTEMA UNIMED SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA Qualidade comprovada Top of Mind (Plano mais lembrado pela sociedade), Certificação ONA Nível 3 (Acreditação de Excelência

Leia mais

Relatório - Casa de Apoio dos Pais Participantes Julho a Dezembro de 2008

Relatório - Casa de Apoio dos Pais Participantes Julho a Dezembro de 2008 Relatório - Casa de Apoio dos Pais Participantes Julho a Dezembro de 2008 A Casa de Apoio dos Pais Participantes encontra-se em atividade desde 1999. Tem sido coordenada por profissionais do Departamento

Leia mais

Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade

Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade - 2016 Média Complexidade Hospitalar % jan/16 fev/16 mar/16 abr/16 mai/16 jun/16 jul/16 ago/16 set/16 out/16 nov/16 dez/16 média realizado Procedimento

Leia mais

Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade

Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade Acompanhamento Contratualização Média e Alta Complexidade - 2017 Contratualizado Quantidade Média Complexidade Hospitalar % jan/17 fev/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17 ago/17 set/17 out/17 nov/17

Leia mais

UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO.

UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO. Projeto Segurança Humana: São Paulo UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO. SETEMBRO 2009 ANÁLISE DO PROJETO PROJETO SEGURANÇA A HUMANA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: Agências envolvidas: OPAS/OMS

Leia mais

A troca de acompanhante só será permitida nos horários estabelecidos.

A troca de acompanhante só será permitida nos horários estabelecidos. HORÁRIOS DE VISITAS Setor Horário Nº de Visitantes Pediatria Das 15h às 19h30min 6 visitantes por período Sendo até 2 por vez. Retaguarda/Clínica Médica Das e 15h Clínica às 19h30min Cirúrgica 6 visitantes

Leia mais

REDE DE CUIDADOS CONTINUADOS. Unimed Prudente. Dr. Edison Iwao Kuramoto Diretor Administrativo/Financeiro Gestão

REDE DE CUIDADOS CONTINUADOS. Unimed Prudente. Dr. Edison Iwao Kuramoto Diretor Administrativo/Financeiro Gestão REDE DE CUIDADOS CONTINUADOS Unimed Prudente Dr. Edison Iwao Kuramoto Diretor Administrativo/Financeiro Gestão 2017-2020 Cuidado Paliativo Cuidado Paliativo é a competência para cuidar da dor e do sofrimento.

Leia mais

RELAÇÃO DAS BANCAS DE QUALIFICAÇÃO EM ORDEM CRONOLÓGICA

RELAÇÃO DAS BANCAS DE QUALIFICAÇÃO EM ORDEM CRONOLÓGICA RELAÇÃO DAS S DE QUALIFICAÇÃO ENFERMAGEM SÉRIE: 3 MIKAELLA LEANDRO DE ANDRADE - 1611370532 Título da Qualificação: O PAPEL DO ENFERMEIRO GENETICISTA NO ACONSELHAMENTO GENÉTICO AO PACIENTE PORTADOR DE FIBROSE

Leia mais

RELAÇÃO DAS BANCAS DE APRESENTAÇÃO EM ORDEM CRONOLÓGICA

RELAÇÃO DAS BANCAS DE APRESENTAÇÃO EM ORDEM CRONOLÓGICA 20/11/ ENFERMAGEM SÉRIE: 3 MIKAELLA LEANDRO DE ANDRADE - 1611370532 TÍTULO: O PAPEL DO ENFERMEIRO GENETICISTA NO ACONSELHAMENTO GENÉTICO AO PACIENTE PORTADOR DE FIBROSE CÍSTICA ESTER ALVES FIGUEIREDO -

Leia mais

Garantia de Qualidade e Continuidade da Assistência no Atendimento Domiciliar

Garantia de Qualidade e Continuidade da Assistência no Atendimento Domiciliar Garantia de Qualidade e Continuidade da Assistência no Atendimento Domiciliar ANA ADALGISA DE OLIVEIRA BORGES GESTORA DE ATENÇÃO DOMICILIAR - SERVIÇOS PRÓPRIOS UNIMEB-BH Introdução Definição Conceito de

Leia mais

REDE MUNICIPAL DE APOIO AO ALEITAMENTO MATERNO PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE

REDE MUNICIPAL DE APOIO AO ALEITAMENTO MATERNO PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE REDE MUNICIPAL DE APOIO AO ALEITAMENTO MATERNO PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE AUTORES Autor: Débora Beatriz Machado Co autores: Jaqueline

Leia mais

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MATERNIDADE ESCOLA RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE INDICADORES MAIO 2017 ACOLHIMENTO NO PRÉ-NATAL PACIENTES EXTERNOS Ambulatorial TAXA DE ACOLHIMENTO

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS FEVEREIRO/2015

PRESTAÇÃO DE CONTAS FEVEREIRO/2015 PRESTAÇÃO DE CONTAS FEVEREIRO/215 2/3/215 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉ- REBRO V Relatório de gestão dos serviços assistenciais do Complexo Estadual do Cérebro: Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer e

Leia mais

Seu bebê encontra-se nesse momento sob cuidados intensivos na UTI Neonatal, por apresentar um quadro de risco à saúde.

Seu bebê encontra-se nesse momento sob cuidados intensivos na UTI Neonatal, por apresentar um quadro de risco à saúde. AOS PAIS E FAMILIARES Seu bebê encontra-se nesse momento sob cuidados intensivos na UTI Neonatal, por apresentar um quadro de risco à saúde. Sabemos que a angústia, o medo e as preocupações são comuns

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR

POLÍTICA NACIONAL DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR NOTA TÉCNICA 02 2006 POLÍTICA NACIONAL DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR 1 Brasília, 10 de fevereiro de 2006. I. Introdução: NOTA TÉCNICA 02 2006 O Ministério da Saúde está propondo a implantação da Política Nacional

Leia mais

Relatório - Casa de Apoio dos Pais Participantes Agosto a Dezembro de 2006

Relatório - Casa de Apoio dos Pais Participantes Agosto a Dezembro de 2006 Relatório - Casa de Apoio dos Pais Participantes Agosto a Dezembro de 2006 1 A Casa de Apoio dos Pais Participantes encontra-se em atividade desde 1999. Tem sido coordenada por profissionais do Departamento

Leia mais

175 profissionais CLT

175 profissionais CLT Breve Histórico As UPA s são definidas como um estabelecimento de saúde de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde/Saúde da Família e a Rede Hospitalar, devendo com estas compor uma

Leia mais

Projeto Acolher HC. Acolhimento no Hospital das Clínicas da FMUSP

Projeto Acolher HC. Acolhimento no Hospital das Clínicas da FMUSP Projeto Acolher HC Acolhimento no Hospital das Clínicas da FMUSP Escuta qualificada e orientação para os pacientes que procuram o HCFMUSP Diretoria Clínica Superintendência do HCFMUSP Núcleo Técnico de

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia FONOAUDIOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia FONOAUDIOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Donizetti Dimer Giamberardino Diretor Técnico

Donizetti Dimer Giamberardino Diretor Técnico Donizetti Dimer Giamberardino Diretor Técnico Segurança do Paciente Perspectiva do Corpo Médico Capacidade de identificar as falhas, mensurá-las e analisar criticamente de forma a implementar melhorias

Leia mais

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MATERNIDADE ESCOLA RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE INDICADORES AGOSTO / 2015 PACIENTES EXTERNOS Ambulatorial VALORES ACOLHIMENTO NO PRÉ-NATAL 97 ACOLHIMENTO

Leia mais

Manual de orientações para pacientes internados e acompanhantes

Manual de orientações para pacientes internados e acompanhantes Manual de orientações para pacientes internados e acompanhantes Bem-vindo ao HOSPITAL UNIMED Este material foi desenvolvido para garantir bem-estar durante sua estadia em nosso hospital. Desejamos uma

Leia mais

Palavras-chave:Assistência Integral à saúde; Direitos do Paciente; Direito à Saúde; Hospitalização.

Palavras-chave:Assistência Integral à saúde; Direitos do Paciente; Direito à Saúde; Hospitalização. UNIDADE DE CUIDADOS PROLONGADOS (UCP): DIREITO A CONTINUIDADE DO CUIDADO NO AMBIENTE HOSPITALAR Gleice Kelli Santana de Andrade¹ Ane Milena Macêdo de Castro¹ Edivania Anacleto Pinheiro² RESUMO O direito

Leia mais

VI SIMPÓSIO DE ENFERMAGEM ONCOLÓGICA. DATA: 10 e 11/11/2017 LOCAL: AUDITÓRIO DO HOSPITAL ARAÚJO JORGE TEMA: ENFERMAGEM NO SÉCULO XXI

VI SIMPÓSIO DE ENFERMAGEM ONCOLÓGICA. DATA: 10 e 11/11/2017 LOCAL: AUDITÓRIO DO HOSPITAL ARAÚJO JORGE TEMA: ENFERMAGEM NO SÉCULO XXI VI SIMPÓSIO DE ENFERMAGEM ONCOLÓGICA DATA: 10 e 11/11/2017 LOCAL: AUDITÓRIO DO HOSPITAL ARAÚJO JORGE TEMA: ENFERMAGEM NO SÉCULO XXI Dia 10/11/2017 - Sexta - feira Das 19h00 às 22h00 19h30 às 20h00 - Abertura

Leia mais

Visita domiciliar ao recém nascido: uma prática Interdisciplinar.

Visita domiciliar ao recém nascido: uma prática Interdisciplinar. TÍTULO DA PRÁTICA: Visita domiciliar ao recém nascido: uma prática Interdisciplinar. CÓDIGO DA PRÁTICA: T23 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 a)situação problema e/ou demanda inicial que

Leia mais

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MATERNIDADE ESCOLA RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE INDICADORES SETEMBRO 2015 PACIENTES EXTERNOS Ambulatorial VALORES ACOLHIMENTO NO PRÉ-NATAL 79 ACOLHIMENTO

Leia mais

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MATERNIDADE ESCOLA RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE INDICADORES OUTUBRO 2015 PACIENTES EXTERNOS Ambulatorial VALORES ACOLHIMENTO NO PRÉ-NATAL 77 ACOLHIMENTO

Leia mais

PECP Programa Einstein na Comunidade de Paraisopolis. Lidio Moreira

PECP Programa Einstein na Comunidade de Paraisopolis. Lidio Moreira PECP Programa Einstein na Comunidade de Paraisopolis Lidio Moreira 1. Estrutura Organizacional SBIBAE SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA BRASILEIRA ALBERT EINSTEIN Dept. de Voluntários I I R S INSTITUTO ISRAELITA

Leia mais

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MATERNIDADE ESCOLA RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE INDICADORES JULHO / 2015 PACIENTES EXTERNOS Ambulatorial VALORES ACOLHIMENTO NO PRÉ-NATAL 89 ACOLHIMENTO

Leia mais

MATERNIDADE BÁRBARA HELIODORA PROGRAMAÇÃO SEMANA DA PREMATURIDADE

MATERNIDADE BÁRBARA HELIODORA PROGRAMAÇÃO SEMANA DA PREMATURIDADE SEMANA DA PREMATURIDADE 12/11/2018 8:00-12:00 ATIVIDADE: DIA DA BELEZA (CORTE DE CABELOS, DICAS DE BELEZA, MAQUIAGEM E ETC) PÚBLICO ALVO: Mães de Prematuros Internados na MBH FACILITADORES: Sâmila Barbosa

Leia mais

REGULAMENTO REG VISITAS 25/06/2013. Enquadramento

REGULAMENTO REG VISITAS 25/06/2013. Enquadramento Enquadramento As visitas constituem, por regra, um forte contributo para a humanização no período de internamento dos utentes, pois permitem garantir o elo entre o utente e a sua rede social. O Hospital

Leia mais

Casa de Gestante, Bebê e Puépera (CGBP) Florianópolis, novembro de 2013

Casa de Gestante, Bebê e Puépera (CGBP) Florianópolis, novembro de 2013 Casa de Gestante, Bebê e Puépera (CGBP) Florianópolis, novembro de 2013 CGBP O que é? A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera é uma unidade de cuidado peri-hospitalar que acolhe, orienta, cuida e acompanha:

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CURSO PRÉ CONGRESSO

PROGRAMAÇÃO CURSO PRÉ CONGRESSO PROGRAMAÇÃO CURSO PRÉ CONGRESSO CURSO PRÉ CONGRESSO Carga Horária: 8 horas Data: 06/12/2018 Horário de realização: 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00 Local: Hotel Majestic Águas de Lindóia-SP CURSO 01 CURSO

Leia mais

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO DADOS GERAIS: 1. NOME DO PROGRAMA: Residência em Pediatria 2. DURAÇÃO: 3 (três) anos 3. PRÉ-REQUISITOS: Graduação em Medicina 4. CARGA HORÁRIA: 60 horas semanais 5.

Leia mais

MOVIMENTO GERAL DO HOSPITAL

MOVIMENTO GERAL DO HOSPITAL MOVIMENTO GERAL DO HOSPITAL SERVIÇOS OFERECIDOS PELO HOSPITAL OBJETIVO: Oferecer aos nossos clientes, pacientes, profissionais, médicos, enfermagem, técnicos e administrativos, dentro do possível, um hospital

Leia mais

3º Relatório Sintético Mensal da Ouvidoria

3º Relatório Sintético Mensal da Ouvidoria 3º Relatório Sintético Mensal da Ouvidoria Março/2013 3º Relatório Mensal da Ouvidoria Março de 2013 O 3º Relatório da Ouvidoria apresenta dados quantitativos e qualitativos das demandas recebidas durante

Leia mais

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MATERNIDADE ESCOLA RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE INDICADORES ABRIL 2016 PACIENTES EXTERNOS Ambulatorial VALORES ACOLHIMENTO NO PRÉ-NATAL 69 TAXA DE

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS. Eixo Humanização. Sala 01-14h

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS. Eixo Humanização. Sala 01-14h Eixo Humanização Sala 01-14h 01 A abordagem dialética no processo de cuidado: implicações positivas em um setor Simone Braga Rodrigues de clínica cirúrgica 02 A arte como auxilio no tratamento do câncer

Leia mais

QUEM SOMOS? UM HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA

QUEM SOMOS? UM HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA QUEM SOMOS? UM HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA O Instituto Fernandes Figueira (IFF) é uma unidade hospitalar da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reconhecida como Centro Nacional de Referência para doenças infantis

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE PERNAMBUCO - CREMEPE DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE PERNAMBUCO - CREMEPE DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO Relatório de fiscalização Colônia Penal Feminina do Recife Rua do Bom Pastor, 1407, Engº do Meio Recife PE Fones: 3184-2249 e 99667-5477 Diretora Geral: Charissa Tomé Por determinação deste Conselho fomos

Leia mais

PROGREA Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas. ECIM Enfermaria de Comportamentos Impulsivos

PROGREA Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas. ECIM Enfermaria de Comportamentos Impulsivos ECIM Enfermaria de Comportamentos Impulsivos 1. Inter nação hospitalar - UNIDADE DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA A Unidade de Dependência Química é uma enfermaria para pacientes com problemas relacionados ao uso

Leia mais

Taxa de Satisfação do Cliente - Internação = ra X 100 ra + rn

Taxa de Satisfação do Cliente - Internação = ra X 100 ra + rn Indicador : Taxa de Satisfação do Cliente - Internação Definição: Taxa de Satisfação do Cliente Internação: é a relação entre o número de respostas afirmativas dos serviços oferecidos na instituição e

Leia mais

A ENFERMAGEM E A ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À MULHER NO PARTO E NASCIMENTO NO ÂMBITO DO SUS. Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018

A ENFERMAGEM E A ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À MULHER NO PARTO E NASCIMENTO NO ÂMBITO DO SUS. Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018 A ENFERMAGEM E A ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À MULHER NO PARTO E NASCIMENTO NO ÂMBITO DO SUS Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018 LEI n. 7.498 / 86 - COFEN EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM Cabe ao ENFERMEIRO,

Leia mais

SERVIÇO DE PSICOLOGIA

SERVIÇO DE PSICOLOGIA Procedimento Operacional Padrão (POP) SERVIÇO DE PSICOLOGIA POP nº 01 PSI/HU Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina TRANSPLANTE HEPÁTICO Versão:

Leia mais

Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 191

Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 191 Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 191 Manutenção e Operacionalização do SAH Promover a instalação de ferramentas de gestão que permitam o perfeito gerenciamento das informações dos diversos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL - IFF EDITAL 1ª RETIFICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL - IFF EDITAL 1ª RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA -2019 RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL - IFF EDITAL 1ª RETIFICAÇÃO A Coordenação de Ensino do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Leia mais

Média de pacientes-dia por unidade maio/2018. Evolução da média geral de pacientes-dia no período de junho/ 2017 a maio/2018

Média de pacientes-dia por unidade maio/2018. Evolução da média geral de pacientes-dia no período de junho/ 2017 a maio/2018 Média de pacientes-dia por unidade maio/2018. 25,00 20,00 15,00 15,26 18,42 20,23 20,19 11,61 17,23 16,39 15,10 10,00 5,00 4,13 8,13 5,84 0,00 Cirúrgica Médica RUE I RUE II RUE III Obstétrica Ginecológica

Leia mais

Conheça nossa. Rede Própria. Campinas

Conheça nossa. Rede Própria. Campinas Conheça nossa Rede Própria Campinas rede própria A NotreDame Intermédica possui unidades autônomas que respeitam as características regionais e garantem um serviço personalizado, humanizado e de qualidade

Leia mais

Políticas Públicas para a Infância no Estado do Amazonas

Políticas Públicas para a Infância no Estado do Amazonas Políticas Públicas para a Infância no Estado do Amazonas S Simpósio: O Papel da Estratégia Saúde da Família no Estímulo ao Desenvolvimento da Primeira Infância - DPI Katherine M. M. Benevides - Psicóloga

Leia mais

PROJETOS ARQUITETÔNICOS DA REDE CEGONHA: AMBIENTES DE ATENÇÃO AO PARTO

PROJETOS ARQUITETÔNICOS DA REDE CEGONHA: AMBIENTES DE ATENÇÃO AO PARTO ATENÇÃO ÀS MULHERES PROJETOS ARQUITETÔNICOS DA REDE CEGONHA: Cada nascimento é diferente. A experiência de cada mulher e a história a ser contada, tudo sempre será único". Objetivos dessa apresentação

Leia mais

ENAM Cenários e Práticas da Humanização do Nascimento no Brasil

ENAM Cenários e Práticas da Humanização do Nascimento no Brasil ENAM - 2010 Cenários e Práticas da Humanização do Nascimento no Brasil Instituição Pública, Não Governamental, Filantrópica. Belo Horizonte Minas Gerais Art.196 A saúde é direito de todos e dever do Estado,

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Faculdade de Medicina Planejamento e Gerência em Saúde II Estudo de Caso Serviço de Emergência ProntoBaby

Universidade Federal Fluminense Faculdade de Medicina Planejamento e Gerência em Saúde II Estudo de Caso Serviço de Emergência ProntoBaby Universidade Federal Fluminense Faculdade de Medicina Planejamento e Gerência em Saúde II Estudo de Caso Serviço de Emergência ProntoBaby Prof.ª Dra Luciana Alves Pereira Prof. Dr. Túlio Batista Franco

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL (VALIDADE: 29/04/2012)

PROPOSTA COMERCIAL (VALIDADE: 29/04/2012) PROPOSTA COMERCIAL (VALIDADE: 29/04/2012) Florianópolis, 29 de Março de 2012 SINASEFE Sobre a Unimed A Unimed é a maior experiência cooperativista na área da saúde em todo o mundo e também a maior rede

Leia mais

FILIADA À CONFEDERAÇÃO DAS MISERICÓRDIAS DO BRASIL

FILIADA À CONFEDERAÇÃO DAS MISERICÓRDIAS DO BRASIL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL FILIADA À CONFEDER DAS MISERICÓRDIAS DO BRASIL Rua Antônio Crisóstomo de Melo, 919 - Fone: 3112-0400. C.N.P.J. 07.818.313/0001-09 Sobral-Ceará CEP: 62010-550 SERVIÇO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. MATERNIDADE ESCOLA DA UFRJ Divisão de Enfermagem PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP N 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. MATERNIDADE ESCOLA DA UFRJ Divisão de Enfermagem PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP N 19 PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP N 19 Título: Admissão de Pacientes Pós Wintercuretagem Responsável pela prescrição do POP Enfermeiro Responsável pela execução do POP Técnico de enfermagem e Enfermeiro

Leia mais

MÉTODO CANGURÚ NEONATOLOGIA

MÉTODO CANGURÚ NEONATOLOGIA MÉTODO CANGURÚ Rotinas Assistenciais da Maternidade-Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro NEONATOLOGIA A Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso - Método Cangurú é política de saúde

Leia mais

Unimed Pleno. O nosso plano é cuidar de você

Unimed Pleno. O nosso plano é cuidar de você Unimed Pleno O nosso plano é cuidar de você Essência Unimed-BH. A Unimed-BH é uma empresa cooperativa, feita por pessoas para cuidar de pessoas. Nós acreditamos que pessoas talentosas, com entusiasmo e

Leia mais

DAMOS AS NOSSAS MÃOS POR ELES

DAMOS AS NOSSAS MÃOS POR ELES DAMOS AS NOSSAS MÃOS POR ELES Dia Internacional dos Cuidados Paliativos 9 de Outubro de 2010 Exposição promovida pela Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Nossa Senhora do Rosário Centro Hospitalar

Leia mais

VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017

VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017 VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017 Comissão Organizadora: Secretaria Municipal de Saúde, Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Secretaria Municipal de Educação e Juventude,

Leia mais

QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA

QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA LOCAL VAGAS MODALIDADE DE ESTÁGIO Data

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades Relatório de Atividades 2010 Sumário Sistema HC FMUSP...06 Missão, Visão e Valores...06 Alta Direção...08 Gestão de Pessoas - Nosso ativo mais valioso...09 Propósito do Centro de Gestão de Pessoas...10

Leia mais

Relatório de Dados do Processo

Relatório de Dados do Processo Relatório de Dados do Processo Dados da Instituição Instituição: UF Instituição: PR Tipo do Processo: Aumento de vagas Tipo do Programa ESPECIALIDADE Resolução: 05/2012-21/12/2012 Nº Protocolo: 2017-538

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL.

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL. VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL. Hospital Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa. Apresentador: CAROLLI. Deivid R. 1 Apresentadora: ROCHA. Rosemari T. 2 Autora: BRITO. Tânia Mara de Souza.

Leia mais

Recursos Próprios 2013

Recursos Próprios 2013 Recursos Próprios 2013 " Serviços Próprios de Atendimento Pré-Hospitalar (SOS) e Assistência Domiciliar ( Home- Care): reconhecendo a importância destas modalidades assistenciais para o cliente e para

Leia mais

Márcia Regina da Silva CRB 8ª-nº5027. Votuporanga/SP

Márcia Regina da Silva CRB 8ª-nº5027. Votuporanga/SP Votuporanga Biblioteca Escolar Central Castro Alves Centro Cultural Centro Cultural PARCERIA COM ORDEM INTERNACIONAL DO ARCO-ÍRIS PARA MENINAS Casa de Saúde Santa Casa A Biblioteca Escolar Central Castro

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO CONHECIMENTOS GERAIS (10 QUESTÕES): SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONCURSO PÚBLICO ESF EDITAL Nº 001/2019 ANEXO I PROGRAMA DE PROVA SISTEMA UNICO DE SAÚDE Legislação do SUS Participação da Comunidade e

Leia mais

31º SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL GRUPO EDUCATIVO COM PUÉRPERAS

31º SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL GRUPO EDUCATIVO COM PUÉRPERAS 31º SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL GRUPO EDUCATIVO COM PUÉRPERAS Área Temática: Saúde Nalú Pereira da Costa Kerber 1 (Coordenadora da ação de extensão) Camila Magroski Goulart Nobre

Leia mais

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE. (85)

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE. (85) COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE nucit@saude.ce.gov.br (85) 3101-5234 SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE E SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS 5 e 6 de Maio de 2009 Fortaleza / CE Comissão

Leia mais

QUADRO DE VAGAS 2018/1 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA

QUADRO DE VAGAS 2018/1 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA QUADRO DE VAGAS ESTÁGIO CURRICULAR 2018/1 QUADRO DE VAGAS 2018/1 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA

Leia mais

MANUAL DE ACOLHIMENTO SERVIÇO DE CUIDADOS PALIATIVOS SCP

MANUAL DE ACOLHIMENTO SERVIÇO DE CUIDADOS PALIATIVOS SCP MANUAL DE ACOLHIMENTO SERVIÇO DE CUIDADOS PALIATIVOS SCP FICHA TÉCNICA Edição IPO-Porto Propriedade IPO-Porto Textos IPO-Porto Fotografia IPO-Porto Versão 3 / Junho 2017 GABINETE DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA QUADRO DE VAGAS ESTÁGIO CURRICULAR 2018/2 LOCAL VAGAS MODALIDADE DE ESTÁGIO DATA ENTREVISTA

Leia mais

1931 O Sanatório São Paulo é adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo 1931 Sanatório Padre Bento inicia a assistência a pacientes hansenianos.

1931 O Sanatório São Paulo é adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo 1931 Sanatório Padre Bento inicia a assistência a pacientes hansenianos. Complexo Hospitalar Hospitalar Padre Padre Bento Bento de Guarulhos de Guarulhos 1931 O Sanatório São Paulo é adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo 1931 Sanatório Padre Bento inicia a assistência

Leia mais

Rotatividade de Pessoal

Rotatividade de Pessoal Rotatividade de Pessoal 4 3 2,2 2,2 2,2 % 2 1 1,28 1,47 1,79 Representa o movimento de entradas e saídas de empregados Regime de contratação CLT Taxa de Absenteísmo Geral 2,5 2 % 1,5 1,21 1,28 1,96,96,96,5

Leia mais

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais