Manual do Hábil Pessoal + Veículos Software Controle Financeiro Pessoal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do Hábil Pessoal + Veículos Software Controle Financeiro Pessoal"

Transcrição

1 Manual do Hábil Pessoal + Veículos Software Controle Financeiro Pessoal Hábil Pessoal + Veículos by Koinonia Software Ltda (0xx46)

2 I Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Índice Cap. I Introdução 1 1 Requisitos... do Sistema 1 2 Como Instalar... o Hábil Pessoal + Veículos 1 3 Como obter... suporte técnico 2 4 Sobre a... Koinonia Software 2 5 Interface... do Programa 3 6 Como... Migrar Para o Hábil Pessoal + Veículos 11 7 Como... Registrar o Hábil Pessoal + Veículos 13 8 Valores... Padrão 16 Cap. II Para sua segurança 17 1 Faça backup... dos seus dados 17 Cap. III Comandos Básicos 19 1 Barra... de Navegação 19 2 Incluindo... Novos Cadastros 24 3 Teclas... de Atalho 25 4 Ajuda... dos Campos 28 5 Ir Para Imagens,... Usuário e Anexos 29 Cap. IV Usando o Hábil Pessoal + Veículos 33 1 Cadastros Acesso Novo Usuário Trocar Usuário... Ativo 35 Gerenciar Usuários Fontes de Receitas... e Despesas 35 Cadastro Históricos Agendas Contatos Compromissos Financeiro Plano de Contas Centros de... Custos 40 Sacados/Favorecidos Outros Patrimônio Tarefas Diversos... 42

3 Índice II Itens (Lista de Compras) Recibos Rápidos Chamadas Telefônicas Cadastro de CEPs Lançamentos... Financeiros 44 Cadastrar Lançam... entos 44 Cadastrar Receitas Cadastrar Despesas Recorrentes Cadastrar Receitas... Recorrentes 45 Cadastrar Despesas... Recorrentes 45 Efetuar Lançamentos... Recorrentes 45 Duplicar Lançamentos Transferências... Entre Fontes 47 Alterar / Excluir... Em Lote 48 Baixa de Lançam... entos 48 Efetuar Recebimentos Efetuar Pagamentos Conciliação... Bancária 51 Cancelamento Outras Opções Consulta de... Lançamentos 54 Planejamento... Mensal 56 Lista de Com pras Gerenciar Veículos Cadastros Veículos Montadoras Modelos Tipos de Combustível Tabela de Manutenções Lançam entos Despesas Viagens Manutenções... Pendentes 62 Gráficos Lançamentos Viagens Relatórios Relatórios Mais Usados Utilitários Ferram entas Reindexar... Banco de Dados 67 Configurações... do Sistema 67 II

4 1 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos 1 Introdução 1.1 Requisitos do Sistema O Hábil Pessoal + Veículos foi desenvolvido para rodar, principalmente, nos Sistemas Operacionais Windows XP e Windows 7. No entanto, sabemos que ele funciona normalmente nos seguintes ambientes: Windows Windows Windows Windows Windows Windows XP Vista Server 2008 Server Infelizmente, o programa NÃO poderá ser utilizado em versões mais antigas do Windows, tais como: Windows Windows Windows Windows NT ME Configurações Mínimas A configuração mínima recomendada para rodar o Hábil Pessoal + Veículos é: Item Velocidade de Clock do Processador Memória RAM Espaço Livre no HD Resolução de Vídeo Especificação 1 GHz 512 MB 300 MB 1024 x 768 pixels A configuração considerada ideal para um bom desempenho do Hábil Pessoal + Veículos é: Item Velocidade de Clock do Processador Memória RAM Espaço Livre no HD Resolução de Vídeo 1.2 Especificação 2 GHz 1 GB 1 GB 1280 x 1024 pixels Como Instalar o Hábil Pessoal + Veículos Faça o download do arquivo de instalação do Hábil Pessoal + Veículos no endereço habilpessoal.com.br, salvando-o em uma pasta qualquer. Após o download, execute o arquivo baixado para iniciar a instalação. Siga com os passos da instalação até a etapa de conclusão. Ao final, o instalador oferecerá a

5 Introdução 2 possibilidade de abrir o Hábil Pessoal + Veículos automaticamente. Ao clicar em Concluir, o programa estará instalado e pronto para rodar. Como obter suporte técnico Cadastrar Novo Usuário Como Registrar o Hábil Pessoal + Veículos Como Migrar Para o Hábil Pessoal + Veículos 1.3 Como obter suporte técnico Toda nossa estrutura foi montada focada na Internet, por esse motivo o suporte do Hábil Pessoal + Veículos é feito via , tanto para a versão GRATUITA como para as versões Avançadas. Nosso horário de atendimento ao público é de Segunda a Sexta-Feira das 8:00 às 18:00hs em dias úteis. Em nossa home-page você encontra a relação das perguntas feitas mais frequentemente, que é uma ótima base de conhecimento. Clique aqui para conhecer! Para eliminar as dúvidas que ainda existirem, você pode enviar um para o endereço: suporte@habilpessoal.com.br Nosso software de help-desk é específico para dar suporte via Internet, o que nos permite uma grande agilidade nas respostas. Caso você queira suporte via MSN, chat on-line e via telefone, é necessário que você se torne membro do Clube do Usuário Hábil, onde você paga uma mensalidade muito baixa e tem direito ao suporte diferenciado. Clique aqui e conheça mais sobre o Clube do Usuário Hábil. Como Instalar o Hábil Pessoal + Veículos 1.4 Sobre a Koinonia Software A Koinonia Software é uma empresa com sede em Pato Branco - PR, fundada oficialmente em 1992 e dedicada exclusivamente a produção e comercialização de programas administrativos e gerenciais. Como toda empresa, no começo de nossas atividades desenvolvíamos softwares específicos, mas, com o passar dos anos fomos nos especializando e optamos pela área de automação comercial. Área essa que atuamos desde 1992, nos especializando nela por volta de 1994, ano em que iniciamos a comercialização de nossos softwares. A Koinonia Software é uma empresa com princípios cristãos, que acredita em DEUS e na sua palavra; acredita que Jesus Cristo veio ao mundo como homem e morreu na cruz para pagar nossos pecados; acredita que devemos aceitar a Jesus Cristo como nosso único salvador e acredita que Jesus Cristo é o único caminho entre DEUS e o homem.

6 3 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Nós cremos que "Jesus Cristo é a solução!" para a vida do homem! Trabalhamos com o objetivo de levar aos nossos clientes bons programas, bom atendimento e também levar a nossa mensagem: "Que os nossos programas, a nossa vida e o nosso trabalho sejam para a honra e glória de DEUS, o qual demonstrou seu amor por nós por meio de Jesus Cristo; a Ele seja o louvor, a honra, a glória, a soberania, o poder e a adoração, de hoje até o final de todos os tempos. Bendito seja DEUS. " Caso você queira, faça uma consulta na Receita Federal sobre nossa empresa: Clique aqui e informe o nosso CNPJ Se você quiser, entre em contato conosco através do suporte@habilpessoal.com.br. Koinonia Software Ltda (0xx46) CNPJ / Rua Itapuã, Parzianello CEP Pato Branco - PR 1.5 Interface do Programa O visual e a interface do Hábil Pessoal + Veículos foram criados com base em tendências e tecnologias mais inovadoras e de fácil aprendizado. A maneira como os recursos do programa estão dispostos ajudam o usuário a desempenhar cada tarefa com mais agilidade. Além disso, o Hábil Pessoal + Veículos ainda permite o acesso a quase todos os seus recursos através de Teclas de Atalho. A tela principal do programa está dividida em 10 áreas: Barra de Acesso Rápido, Barra de Ferramentas (Ribbon), Bem-Vindo, Lançamentos Por Período, Resumo Mensal, Sacados/Favorecidos, Plano de Contas, Planejamento Mensal, Veículos e Barra de Status. Acompanhe, abaixo, a explicação e localização de cada um destes componentes.

7 Introdução 4 Barra de Acesso Rápido A Barra de Acesso Rápido possui atalhos para alguns recursos muito utilizados no Hábil Pessoal + Veículos. Você pode configurá-la para exibir ou ocultar os botões existentes ou ainda posicioná-la abaixo da Barra de Ferramentas (Ribbon). Clicando no botão na lateral desta barra, você verá as seguintes opções: Utilize a opção Minimizar o Ribbon para esconder a Barra de Ferramentas (Ribbon). Clicando em Mostra a barra de Acesso Rápido abaixo do Ribbon o Hábil Pessoal + Veículos deslocará a Barra de Acesso Rápido para baixo da Barra de Ferramentas (Ribbon).

8 5 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Clicando nas demais opções você poderá mostrar/ocultar os botões de atalho da Barra de Acesso Rápido. Por exemplo, ao desmarcar a opção Calendário, o botão deste recurso não será mais mostrado na barra. Barra de Ferramentas (Ribbon) Esta área disponibiliza o acesso a todos os recursos do Hábil Pessoal + Veículos. Para facilitar a localização destes recursos, eles foram agrupados por categoria e distribuídos em abas na Barra de Ferramentas (Ribbon). Clique em uma das abas e você verá todos os recursos relacionados à ela: Observe que os itens existentes dentro de cada aba estão agrupados por categoria. Na tela acima aparecem os itens agrupados na categoria Cadastros dentro da aba Pessoal. Navegue entre as abas existentes na Barra de Ferramentas (Ribbon) para visualizar e abrir os recursos disponíveis. Bem-Vindo Esta é a área de boas-vindas do Hábil Pessoal + Veículos. Nesta área da tela você poderá visualizar informações importantes como: histórico de lançamentos do mês; resumo dos saldos e previsões financeiras; dicas e mensagens; compromissos e aniversários da semana.

9 Introdução 6 Clique no botão Bem-Vindo sempre que desejar visualizar estas informações. Clicando duas vezes sobre um dos compromissos da semana, será aberta a tela de cadastro do compromisso para que você visualize mais detalhes sobre o mesmo. Você também pode fazer isso com os aniversariantes da semana. Lançamentos Por Período A área Lançamentos Por Período apresenta uma listagem dos lançamentos financeiros realizados nas Fontes de Receitas e Despesas que você possui.

10 7 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Utilize a lista de Fontes e Saldos (à esquerda da tela) para alternar entre as fontes listadas e poder visualizar os lançamentos existentes em cada fonte. Utilize o filtro de datas (logo abaixo do botão Lançamentos Por Período) para escolher o período para o qual os lançamentos serão listados. Resumo Mensal Utilize o Resumo Mensal para visualizar seus principais compromissos cadastrados no programa. Esta área foi inspirada no Rapid View da versão anterior do Hábil Pessoal. Visualize todos os compromissos dentro do calendário. Os compromissos mostrados nesta área são: lançamentos, compromissos e tarefas pendentes, aniversariantes do mês (da Agenda de Contatos), IPVA, licenciamento e seguro dos Veículos cadastrados. Clique sobre um dia específico do calendário para visualizar mais informações sobre os compromissos existentes nesta data. Por exemplo, se você deseja visualizar os compromissos existentes no dia 22, clique sobre este dia na área do Resumo Mensal. Você verá a seguinte tela:

11 Introdução 8 Lembre-se que a tela acima apenas será exibida se houverem compromissos para a data clicada. Sacados/Favorecidos Esta área do programa apresenta valores e gráficos de lançamentos acumulados por Sacado/ Favorecido. Na parte superior existe uma lista de todos os sacados/favorecidos que possuem lançamentos financeiros. E na parte inferior são mostrados os gráficos comparativos dos lançamentos feitos para cada sacado/favorecido. A medida em que você navega entre os sacados/favorecidos existentes na lista (parte superior) os

12 9 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos gráficos (parte inferior) são atualizados automaticamente. Plano de Contas Utilize a área do Plano de Contas para visualizar os valores totais lançados em cada uma das suas subdivisões (contas). Utilize o filtro de datas (logo acima da lista de contas) para determinar o período no qual os valores devem ser listados. Nesta tela somente serão consideradas somente as contas do Plano de Contas que possuem lançamentos efetuados (pendentes ou quitados) no período escolhido. Planejamento Anual Utilize esta área para visualizar um comparativo entre os valores lançados no Planejamento Mensal e os valores realmente lançados em cada conta do Plano de Contas durante os meses do ano.

13 Introdução 10 Utilize as barras de rolagem (à direita e na base da tela) para visualizar todos os valores do ano, mês após mês. Rolando a tela para baixo você poderá visualizar os totais de receitas e despesas de cada mês na última linha da lista. Veículos A área dos Veículos permite que você visualize de forma rápida os lançamentos de despesas realizados para os veículos que você controla no Hábil Pessoal + Veículos. Na parte superior desta área, logo abaixo do botão Veículos existem vários campos que podem ser

14 11 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos usados para filtrar os lançamentos que serão listados. Configure o filtro de acordo com os lançamentos que você deseja visualizar na lista. Na parte inferior da tela, você poderá visualizar valores em Dados Gerais, Totais e Abastecimento. Estes dados são atualizados sempre que você lança uma nova Despesa para os veículos. Barra de Status A Barra de Status tem a função de manter o usuário atualizado sobre algumas informações importantes do Hábil Pessoal + Veículos. No lado esquerdo da barra é possível visualizar a. No lado direito é possível visualizar o nome do usuário que efetuou o login no programa, a data atual e o status das teclas CAPS LOCK, NUM LOCK e SCROLL LOCK. O conteúdo da sempre será exibido quando o cursor do mouse ou do teclado estiver posicionado sobre algum componente (tela, botão, campo de edição, etc.), como mostra o exemplo acima. Teclas de Atalho 1.6 Como Migrar Para o Hábil Pessoal + Veículos Se você utiliza o Hábil Pessoal versão 2.0 (ou anterior) ou o Hábil Veículos versão 1.5 (ou anterior) mas deseja passar a utilizar o Hábil Pessoal + Veículos com todas as suas informações (cadastros, lançamentos, compromissos, etc.), você precisará fazer a importação/migração dos seus dados. Para isso, basta seguir os passos indicados a seguir.

15 Introdução 12 IMPORTANTE! Se você deseja migrar os dados, será necessário atualizar sua cópia do programa que usa atualmente. Se você usa o Hábil Pessoal, baixe e instale o arquivo disponível no endereço softwaregratuito.com.br/down/setuphabilpessoal.exe. Se você usa o Hábil Veículos, baixe e instale o arquivo disponível no endereço softwaregratuito.com.br/down/setuphabilveiculos.exe. Antes de iniciar o passo-a-passo indicado abaixo, lembre-se de baixar e instalar o Hábil Pessoal + Veículos. Você pode fazer isso acessando a página de download do programa. Após baixar o arquivo de instalação, execute-o e siga os passos do instalador. Ao término da instalação, localize e abra a pasta em que o programa foi instalado (escolhida durante a instalação) para poder executar o Importador/Migrador. Se você instalou o Hábil Pessoal + Veículos usando o diretório padrão de instalação, ela estará instalada no caminho C:\Arquivos de programas\koinonia Software\Habil Pessoal + Veiculos. Abra o local de instalação e procure o arquivo ImportadorHabilPessoal.exe (ou somente ImportadorHabilPessoal) ele possui este ícone:. Dê duplo clique sobre este arquivo para abrir o Importador/Migrador. Observe as orientações abaixo se você deseja aprender mais detalhes sobre a importação/migração dos dados do Hábil Pessoal versão 2.0 ou do Hábil Veículos versão 1.5 para o Hábil Pessoal + Veículos. Dados importantes desta dela Ao abrir o Importador, você verá a tela abaixo: Na área Selecione o que você deseja importar, você deve marcar as opções correspondentes aos

16 13 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos dados que você deseja importar de um dos programas anteriores (Hábil Pessoal ou Hábil Veículos). Se você deseja importar todas as informações, marque a opção Importar tudo, que está no canto superior direito da tela. Logo abaixo da lista Selecione o que você deseja importar, você verá o campo Banco de Dados de Origem. Se você possui uma versão anterior do Hábil Pessoal instalada, este campo será preenchido automaticamente com o caminho do seu banco de dados "antigo". Se este campo permanecer em branco, você precisará clicar no botão e localizar manualmente o banco de dados de origem dos dados. Faça este mesmo procedimento se você utiliza uma versão anterior do Hábil Veículos. Na sequência, você encontrará o campo Área para ser importada. Neste campo você deve selecionar a área de trabalho (do Hábil Pessoal ou do Hábil Veículos versões anteriores) que possui os dados a serem importados. Se você tem dúvidas quanto a escolha deste campo, acesse o Hábil Pessoal ou o Hábil Veículos (versões anteriores) e verifique qual é a sua área de trabalho. Em seguida, preencha o campo Banco de Dados de Destino escolhendo o arquivo de dados que receberá os dados importados. Lembre-se: cada usuário do Hábil Pessoal + Veículos possui um banco de dados diferente. Neste campo você deve selecionar o banco de dados que pertence ao usuário que receberá os dados importados. Depois de ter configurado os campos do Importador, clique no botão Iniciar Importação. O programa iniciará a cópia dos dados e ao final lhe mostrará o relatório de resultados da importação. Como Instalar o Hábil Pessoal + Veículos 1.7 Como Registrar o Hábil Pessoal + Veículos Para registrar o Hábil Pessoal + Veículos você deve, primeiramente, solicitar uma Chave de Registro do programa. Você pode registrar sua cópia do programa usando uma chave da versão GRATUITA ou uma chave das versões AVANÇADAS adquirida junto a Koinonia Software Ltda. Em ambos os casos você precisará acessar a Home Page do Hábil Pessoal + Veículos para solicitar seu registro. Abaixo você encontrará orientações sobre o procedimento para o registro do programa. Solicitando a Chave de Registro para a versão GRATUITA Se você deseja registrar o programa usando uma chave da versão GRATUITA, basta acessar o endereço preencher os campos referentes ao registro, confirmar sua solicitação e aguardar o recebimento da chave. Após confirmar sua solicitação, uma chave de registro da versão GRATUITA do Hábil Pessoal + Veículos será gerada automaticamente e enviada para o endereço de que você

17 Introdução 14 informou ao preencher os campos da página. Solicitando a Chave de Registro para as versões AVANÇADAS A chave de registro das versões AVANÇADAS do Hábil Pessoal + Veículos somente podem ser comercializadas pela Koinonia Software Ltda. Sendo assim, você somente poderá adquirí-las através do site do programa ou entrando em contato diretamente com o nosso Departamento de Vendas. Acesse para fazer o pedido de uma das versões AVANÇADAS do Hábil Pessoal + Veículos. Siga as orientações contidas no site para completar seu pedido. Para maiores informações sobre a compra das versões AVANÇADAS do Hábil Pessoal + Veículos, entre em contato com nosso Departamento de Vendas através do vendas@habil.com.br ou através do telefone 0** Registrando o Hábil Pessoal + Veículos Abra o Hábil Pessoal + Veículos, acesse a opção Registro disponível no Menu Principal do programa. A tela abaixo mostra a localização da opção Registro dentro do programa: Após abrir esta tela, acesse o que você recebeu contendo a chave de registro, copie toda a chave e cole-a no campo em branco da tela de registro do Hábil Pessoal + Veículos. Se sua chave estiver correta, você verá um "V" de cor verde logo acima da chave:

18 15 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Se a chave não for aceita, você verá um "X" de cor vermelha indicando que a chave está incompleta ou é inválida: Caso você encontre alguma dificuldade durante as etapas do registro, entre em contato com o Departamento de Suporte Técnico da Koinonia Software Ltda. solicitando maiores informações sobre este assunto. Como Instalar o Hábil Pessoal + Veículos

19 Introdução Valores Padrão Utilize esta tela para definir os dados padrão para lançamento de recebimento e pagamento. Os dados que você definir nesta tela serão aplicados automaticamente sempre que você criar um novo lançamento. Dados importantes desta dela Para que a tela de Valores Padrão seja exibida é necessário que você abra a tela disponível em Utilitários > Ferramentas > Configurações do Sistema, marque a opção Mostrar tela de "Valores Padrão" e clique em Salvar. Depois disso, clique na opção Lançamentos Financeiros > Cadastrar Lançamentos > Cadastrar Receitas > Dinheiro. Ao fazer isso você verá duas telas: a tela para cadastro do lançamento e uma pequena tela logo ao lado direito com o título Valores Padrão: Usar Valores Padrão: clique neste botão se você deseja aplicar as informações contidas nos campos abaixo aos lançamentos que serão inseridos. Para testar o efeito deste botão, deixe-o marcado e clique no botão [ + ] Incluir da, na tela de lançamentos que está ao fundo. Você notará que os campos Fonte, Plano de Contas e Centro de Custos foram preenchidos com os dados que estão na telinha de Valores Padrão; Fonte: escolha a Fonte de Receitas e Despesas que será usada como padrão para os novos lançamentos; Plano de Contas: escolha a conta do Plano de Contas que será usada como padrão para os novos lançamentos; Centro de Custos: escolha o Centro de Custos padrão que será usado como padrão para os novos lançamentos; Sempre mostrar a tela ao efetuar lançamentos: marque esta opção para que a tela de Valores Padrão sempre seja exibida quando você abrir a tela de lançamentos; Depois de ter configurado a tela dos Valores Padrão, você poderá usar o botão Usar Valores

20 17 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Padrão para preencher automaticamente as informações mais importantes sobre os novos lançamentos. 2 Para sua segurança 2.1 Faça backup dos seus dados Por favor, lembre-se sempre disso: Todos os computadores podem falhar eventualmente - a única questão é quando; Todos os hard disks (HDs) podem falhar eventualmente - a única questão é quando; Quedas e picos de energia podem fazer você perder ou danificar seus dados; O uso impróprio de utilitários do Windows podem fazer você perder seus dados; Vírus podem danificar ou apagar seus dados; Erros no HD ou falhas de memória podem fazer você perder ou danificar seus dados; Existem muitos exemplos do que pode acontecer, mas o fato é: para se proteger da perda ou danificação dos seus dados, você precisa manter uma cópia de segurança (backup) atualizada dos dados do seu computador. Você pode fazer backup dos dados toda vez que sai do Hábil Pessoal + Veículos, ao encerrar seu uso, ou quando julgar necessário. Nós recebemos inúmeros casos de usuários informando que o computador estragou, que o HD apresentou problemas, que os dados foram acidentalmente apagados, que o computador foi roubado, além de muitas outras situações que estão fora do nosso controle. Se você não tiver cópia de segurança (backup) dos seus dados, não há nada que nós possamos fazer para ajudar você a recuperá-los. É importante lembrar também que você faça backup's no HD e também em outras mídias fora do seu computador, como por exemplo: CDs, DVDs, Pendrives, HDs externos, outros computadores (via rede), etc. Para realizar um backup do Hábil Pessoal + Veículos você pode utilizar a tela disponível no menu principal do programa, na opção Backup. A tela abaixo mostra a localização desta opção:

21 Para sua segurança 18 Ao clicar nesta opção, o programa exibirá o assistente de backup do Hábil Pessoal + Veículos, conforme mostra a tela abaixo: Para realizar um backup do banco de dados, clique no botão Realizar Backup, preencha o campo Destino (ou clique no botão para localizar um diretório de destino) e clique no botão Backup. Para restaurar um backup, você também poderá usar o programa de backup do Hábil Pessoal + Veículos (tela acima). Clique no botão Restaurar Backup, preencha o campo Origem com o caminho do arquivo a ser restaurado e clique no botão Restaurar. Se desejar extrair o arquivo de backup em um local diferente do sugerido pelo programa, preencha o campo Destino com o caminho da pasta que receberá o arquivo. ATENÇÃO! Ao restaurar um backup, todos os dados atuais serão substituídos pelos dados existentes no backup.

22 19 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Caso queira, você poderá configurar o Hábil Pessoal + Veículos para lembrá-lo de fazer um backup toda vez que o sistema for fechado. Abra a tela de configurações disponível em Utilitários > Configurações do Sistema, acesse a área Opções Locais e marque a opção Pedir para fazer backup ao sair do programa. Salve esta alteração. Ao fechar o Hábil Pessoal + Veículos, será emitida a seguinte pergunta: Clique em Sim para abrir a tela de realização/restauração de backup do programa. Configurações do Sistema 3 Comandos Básicos 3.1 A é usada para manipular os registros das telas de cadastros. Os botões nela disponíveis permitem que você faça a inclusão, alteração e exclusão de registros. Lembre-se que a Barra de Navegação somente é mostrada no parte inferior das telas de cadastro. Botões de Navegação Estes botões são mostrados normalmente quando as telas de cadastro são abertas. Veja abaixo a descrição de cada botão:

23 Comandos Básicos 20 Primeiro: vai para o primeiro registro já salvo; Anterior: vai para o registro anterior ao que está sendo visualizado; Próximo: vai para o registro posterior ao que está sendo visualizado; Último: vai para o último registro já salvo; Incluir: inclui um novo registro na tela; Excluir: exclui o registro que está sendo visualizado; Editar: abre para edição um cadastro já existente (veja a explicação no final deste tópico); Pesquisar: abre a tela de pesquisa permitindo que você utilize praticamente qualquer campo para localizar um registro (veja a explicação no final deste tópico); Imprimir: clique neste botão para visualizar a tela de impressão de documentos. ATENÇÃO! Este botão somente está disponível nas telas que permitem a impressão de documentos (relatórios). Para saber como configurar os documentos para impressão em cada tela, verifique o tópico Configurações do Sistema e veja as explicações para a aba 2. Impressão de Documentos; Salvar e Cancelar Após incluir um registro ou efetuar alguma alteração em um dos registros, a ocultará todos os botões listados acima e apresentará somente os botões demonstrados abaixo:

24 21 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Salvar: Salva as alterações feitas no registro; Cancelar: Cancela as alterações feitas no registro; Botão Editar O botão Editar da somente é mostrado se você configurar o Hábil Pessoal + Veículos para isso. Ele é utilizado para colocar um cadastro já salvo, em modo de edição. Por exemplo, se você já cadastrou e salvou os dados de um Contato, mas deseja corrigir o nome do mesmo......se para você nova o botão Editar estiver aparecendo na, você precisará clicar sobre ele então poder modificar o nome do contato. Mas, se o botão Editar NÃO estiver aparecendo, poderá modificar o cadastro do contato apenas clicando no campo desejado e digitando a informação. Para muitos usuários este recurso apenas atrasa o trabalho de correção de dados. Mas para muitos outros, trata-se de uma segurança a mais durante a navegação entre os registros, pois evita que algum usuário modifique as informações cadastrais originais acidentalmente. Você pode encontrar a configuração deste botão na tela disponível em Utilitários > Configurações do Sistema acessando a área Opções Locais. Marque ou desmarque a opção Usa botão "Editar" nas telas de cadastro. Botão Pesquisar Utilize este botão para realizar pesquisas personalizadas nas telas de cadastro. Ao clicar você poderá escolher qual informação deseja utilizar para localizar um determinado cadastro. Veja abaixo:

25 Comandos Básicos 22 Na área Critérios de Busca você preencherá os campos da seguinte forma: Campo: escolha o campo a ser pesquisado; Critério: escolha o critério de pesquisa (contém, é igual, não é igual, é maior que, etc.); Valor para Pesquisa: digite a palavra ou valor que deseja pesquisar; Na área Mostrar Campos você selecionará os campos que deseja mostrar na lista (parte inferior da tela). Todas as opções disponíveis nesta área correspondem aos campos existentes na tela que chamou a pesquisa. Neste exemplo usamos a tela de pesquisa clicando no botão Pesquisa da barra de navegação da tela de cadastro de Fontes de Receitas e Despesas. Por este motivo, os campos listados na área Mostrar Campos são os campos da tela de cadastro de fontes. Após definir os critérios de pesquisa e escolher os campos que deseja mostrar, clique no botão Adicionar para inserir o critério de busca e clique no botão Localizar. Veja abaixo um exemplo de pesquisa em que estamos procurando a descrição, o tipo, o saldo, a data, a agência e a conta de uma ou mais fontes cuja descrição contenha a letra "A". Observe como a tela de pesquisa foi preenchida para obter o resultado que queremos:

26 23 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Foram listado várias fontes na parte inferior da tela, indicando as fontes existentes cuja descrição contém a letra "A". Se você deseja "refinar" ou "expandir" a pesquisa, é possível adicionar mais critérios, sem perder a pesquisa já realizada. Vamos solicitar ao Hábil Pessoal + Veículos que, além de mostrar as fontes cuja descrição contém a letra "A", nos mostre as fontes com saldo maior que zero. O que precisamos fazer é escolher a opção Saldo no campo Campo, escolher a opção é maior que no campo Critério, digitar a expressão "0" no campo Valor para Pesquisa. Em seguida, clicamos no botão Adicionar para incluir este novo critério na pesquisa e clicamos no botão Localizar: Neste caso, a pesquisa foi "refinada" e passou a mostrar apenas duas fontes. Observe que estas

27 Comandos Básicos 24 fontes possuem a descrição contendo a letra "A" e também têm o saldo maior que zero. Após a pesquisa você pode selecionar uma fonte na lista e clicar no botão Selecionar para que o cadastro dela seja mostrado na tela, ou clicar no botão Cancelar para sair da pesquisa. Teclas de Atalho 3.2 Um dos primeiros passos no Hábil Pessoal + Veículos é aprender a criar novos cadastros. Dando este primeiro passo, você estará pronto para trabalhar com qualquer tela de cadastro do programa, pois todas elas se baseiam no mesmo estilo e padrão de funcionalidade. Ao abrir qualquer tela de cadastro (Fontes de Receitas e Despesas, Contatos, Compromissos, etc.), você notará a presença da. Ela está disponível na maioria das telas do programa, e deve ser utilizada para manipular e localizar os registros. Incluindo novos cadastros através da Abra a tela que receberá o novo cadastro. Neste exemplo usaremos a tela de cadastro de fontes. Localize o botão [ + ] Incluir na e clique nele. Observe abaixo a localização deste botão. Ao fazer isso, você notará que todos os campos da tela ficaram limpos, indicando que foi inserido um novo registro. Outro detalhe é que a passará a mostrar somente dois botões: V - Salvar e X - Cancelar.

28 25 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Preencha os campos que achar necessário, lembrando que o ideal é preencher o máximo de informações possíveis, e salve o cadastro clicando no botão [ V ] - Salvar. 3.3 Teclas de Atalho Além de poder abrir as telas do Hábil Pessoal + Veículos utilizando a Barra de Ferramentas (Ribbon), também pode-se acessar alguns recursos do programa utilizando apenas o teclado. Porém, para isso deve-se conhecer as teclas de atalho que levam a cada um destes recursos. Estando na tela principal do Hábil Pessoal + Veículos você pode pressionar a tecla F10 para visualizar a tecla de atalho que levará a cada um dos recursos disponíveis na Barra de Ferramentas (Ribbon). Atalhos da Barra de Ferramentas (Ribbon) Estando na tela principal do Hábil Pessoal + Veículos, pode-se acessar qualquer item da Barra de Ferramentas (Ribbon) utilizando a tecla F10 seguida da letra que identifica a opção desejada. Observe abaixo a lista de atalhos para cada opção: Menu Principal Cadastros Lançamentos Financeiros Veículos Relatórios Utilitários Ajuda F10 F10 F10 F10 F10 F10 F10 >A >C >F >V >R >U >J

29 Comandos Básicos 26 Após pressionar F10 e, em seguida, a tecla que abre a opção desejada, você verá que a aba referente ao atalho pressionado será exibida. Pressionando F10 > C, por exemplo, será mostrada a aba Cadastros. Até que você pressione outra tecla, o Hábil Pessoal + Veículos exibirá o atalho para cada recurso disponível dentro da aba Cadastros. Veja abaixo: Pressionando as teclas U1, por exemplo, será aberta a tela de cadastro Novo Usuário. Quando você desejar abri-la novamente, basta pressionar a sequência de teclas: F10 > C > U1. Utilizando estas sequências será possível acessar qualquer recurso disponível na Barra de Ferramentas (Ribbon). Atalhos da Os botões existentes na também podem ser acionados a partir de comandos executados pelo teclado. Observe abaixo a lista de atalhos para cada botão: Primeiro Anterior Próximo Último Incluir Ctrl Ctrl Ctrl Ctrl Ctrl + Home + Left + Right + End + Insert

30 27 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Excluir Editar Pesquisar Ctrl + Delete Ctrl + E Ctrl + F Salvar Cancelar Ctrl + S Ctrl + Backspace Outros Atalhos Além dos atalhos disponíveis para os recursos da Barra de Ferramentas (Ribbon) e para a Barra de Navegação, o Hábil Pessoal + Veículos também permite o uso de teclas de atalho dentro das telas do programa. Estando com alguma tela do programa aberta, como a tela do cadastro de Fontes de Receitas e Despesas, por exemplo, pressione a tecla Alt e veja que alguns componentes tiveram um caractere sublinhado, indicando que este é o caractere (letra ou número) de atalho para aquele componente. Por exemplo, na tela de cadastro de fontes, ao pressionar Alt você verá o botão Fechar com a primeira letra sublinhada. Teclando Alt + F você ativará o recurso do botão Fechar. Fique atento aos componentes com caracteres sublinhados e pratique o uso de teclas de atalho. Esta prática pode lhe render muita agilidade na hora de executar um comando ou acessar um recurso do programa.

31 Comandos Básicos A ajuda dos campos está disponível no rodapé da tela principal do Hábil Pessoal + Veículos, na Barra de Status. Sempre que você posiciona o cursor do mouse ou do teclado sobre algum componente do programa, a ajuda é exibida. Observe o exemplo abaixo. Posicionamos o cursor do mouse sobre o campo Seu Nome da tela de cadastro de Novo Usuário. Ao fazer isso, o programa apresentou uma pequena mensagem de ajuda sobre o campo em questão: Esta é mais uma facilidade que o Hábil Pessoal + Veículos oferece para lhe ajudar a entender o funcionamento dos recursos disponíveis em tela. Fique atento a esta barra, e utilize-a quando precisar de ajuda. Teclas de Atalho 3.5 Ir Para Em todas as telas de cadastro do Hábil Pessoal + Veículos você encontrará, ao lado do campo Código o botão Ir Para. Ele será utilizado quando você precisar localizar um cadastro de forma rápida, sendo necessário digitar apenas o código referente ao cadastro a ser localizado. Na tela de cadastro de Fontes de Receitas e Despesas, por exemplo, ao lado do campo Código você encontrá este botão. Ao clicar sobre ele será exibida a tela abaixo, solicitando a digitação do código a ser localizado:

32 29 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Ao digitar um código e clicar em OK, será mostrada a fonte que possui o código informado. Caso o código seja inválido, o sistema mostrará um aviso. 3.6 Imagens, Usuário e Anexos Existem três áreas de dados que estão presentes em mais de uma tela de cadastro do Hábil Pessoal + Veículos. Estas áreas são: Imagens, Usuário e Anexos. Elas têm a mesma aplicação em todos os locais em que aparecem. Isso significa que se você aprender a usá-las em uma tela, estará apto para utilizá-las em todas as outras. Abaixo você encontrará informações detalhadas sobre o uso de cada uma destas áreas. Os exemplos abaixo utilizam a tela de cadastro de Contatos, disponível em Cadastros > Agendas > Contatos. Imagens A área Imagens pode ser usada para adicionar imagens salvas no seu computador aos cadastros disponíveis no Hábil Pessoal + Veículos. Ao abrir esta área você verá os seguintes campos:

33 Comandos Básicos 30 Lista de imagens: esta lista mostra duas colunas (Descrição e Caminho). Navegue entre os itens desta lista para visualizar a imagem na parte inferior da tela; Descrição: esta coluna mostra a descrição da imagem, que você pode definir no momento em que adiciona a imagem à tela de cadastro; Caminho: esta coluna apresenta o endereço da imagem no seu computador; Inserir: clique neste botão para inserir uma nova imagem; Remover: clique para remover a imagem que está selecionada na lista de imagens; Abrir: clique para abrir com o seu visualizador padrão a imagem selecionada na lista; Usuário Também chamado de Campos do Usuário. Este recurso foi desenvolvido com o objetivo de suprir a necessidade dos usuários de cadastrar informações para as quais o software não possui campos específicos. Por exemplo: se no cadastro de contatos o usuário precisasse armazenar o número do passaporte, seria necessário adaptar um campo para guardar esta informação. Mas, com a opção de criação de campos do usuário, basta criar o campo e começar a utilizá-lo. Para criar um novo campo do usuário abra uma tela que possua este recurso, como a tela de cadastro de contatos, por exemplo. Abrindo esta tela e acessando a aba Usuário, vemos a tela abaixo: Clique no botão Criar Campo. Ao clicar será mostrada uma tela solicitando informações sobre este novo campo. Preencha todos os campos de acordo com as especificações do campo do usuário a

34 31 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos ser criado. Nome: Digite o nome ou título do novo campo. É o título que aparecerá na tela de campos do usuário; Descrição: Digite uma descrição explicativa para o campo; Ordem: Digite a ordem em que o campo será mostrado na tela de campos do usuário (1 = primeiro, 2 = segundo, 3 = terceiro, etc.); Tipo: Digite o tipo de informação que este campo guardará (texto, número inteiro, data, etc.); Tamanho: Digite o número máximo de caracteres que este campo aceitará; Valores do Campo: Este campo somente ficará habilitado quando você escolher a opção Texto com Opções no campo Tipo. Ele será usado para digitar as opções existentes no novo campo do usuário; Tabela: Utilize este campo somente quando precisar buscar a informação do novo campo do usuário em outras tabelas do banco de dados; Mostrar Campo: Escolha qual o campo será mostrado no conteúdo do novo campo do usuário; Após preencher os campos, clique no botão OK. Se tudo estiver certo, o Hábil Pessoal + Veículos lhe mostrará a mensagem abaixo:

35 Comandos Básicos 32 Clicando em Sim você poderá criar um outro campo imediatamente. Clicando em Não, o programa exibirá a mensagem abaixo: Ao clicar em OK a tela em que o campo foi criado (neste caso é a tela de cadastro de clientes) será fechada. Para visualizar o novo campo, abra novamente a tela e acesse a aba Campos do Usuário. Anexos A área Anexos poder ser utilizada para anexar um ou mais arquivos existente no computador a um determinado cadastro. A idéia é que você possa anexar documentos, contratos, fotos e qualquer outro tipo de arquivo, aos cadastros. Ao acessar a aba/tela dos anexos você verá a lista de anexos (com as colunas Descrição e Localização) e os botões Adicionar, Remover e Abrir. Observe a localização destes itens na imagem abaixo:

36 33 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Clique no botão Adicionar para anexar um novo arquivo ao cadastro. Ao clicar, será aberta uma tela para localização do arquivo desejado. Após localizar o arquivo, o Hábil Pessoal + Veículos solicitará a digitação da descrição do mesmo. A descrição informada ficará salva na coluna Descrição, e o caminho do arquivo ficará salvo na coluna Localização para que você saiba em que pasta o arquivo se encontra. Utilize o botão Remover para eliminar um anexo da lista. Basta selecionar o anexo a ser removido e clicar neste botão. Após clicar, o programa solicitará uma confirmação antes de remover o anexo. Além de adicionar e remover anexos você também pode abri-los diretamente desta tela, sem a necessidade de ficar procurando pelos arquivos nas pastas do seu computador. Basta selecionar um anexo na lista e clicar no botão Abrir. 4 Usando o Hábil Pessoal + Veículos 4.1 Cadastros Acesso Novo Usuário Utilize esta tela para cadastrar um novo usuário do Hábil Pessoal + Veículos. Você pode cadastrar quantos usuários achar necessário. Lembre-se que a partir da versão 3.0 do Hábil Pessoal + Veículos o controle dos dados é separado por usuário. Isso significa que cada usuário somente terá acesso aos seus próprios dados, não sendo possível compartilhá-los com outros usuários do programa.

37 Usando o Hábil Pessoal + Veículos 34 Dados importantes desta dela Ao acessar este recurso do Hábil Pessoal + Veículos você verá a tela abaixo. Observe a explicação para os campos da tela para saber o que cada um deles significa e descobrir como preenchê-los corretamente: Seu Nome: digite o seu nome de usuário que será usado na tela de login (abertura); Proteger seus dados com senha?: marque esta opção se você deseja que o programa solicite sua senha de acesso quando você ou outro usuário tentar abrir o programa usando o seu nome de usuário; Senha: digite uma senha de sua escolha; Confirme a Senha: confirme a senha digitada; Pasta onde ficará o arquivo com os seus dados: este campo mostrará o caminho em que o seu banco de dados será armazenado. Caso queira, você poderá modificar este caminho clicando no botão Escolher outra pasta; Escolher outra pasta: clique neste botão para mudar o diretório de localização do banco de dados que armazenará os seus dados; IMPORTANTE! Para cada usuário que você cadastra no Hábil Pessoal + Veículos o sistema cria automaticamente um arquivo de banco de dados. Este arquivo ficará armazenado no diretório que você indicar no campo Pasta onde ficará o arquivo com os seus dados. O nome do arquivo é definido da seguinte forma: Dados_SeuNome.hpk. Após preencher os campos, clique em OK para confirmar a criação do novo usuário. Lembre-se: Se você deseja que o programa solicite sua senha de acesso na abertura, será necessário marcar a opção Proteger seus dados com senha?.

38 35 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Configurações do Sistema Trocar Usuário Ativo Utilize este recurso do Hábil Pessoal + Veículos para mudar de usuário sem precisar encerrar o programa. Basta selecionar um dos usuários cadastrados, entrar com a senha (se necessário) e clicar no botão OK Gerenciar Usuários Utilize esta tela para alterar as configurações do usuário que você utiliza para acessar o Hábil Pessoal + Veículos. Nesta tela você também poderá apagar o seu usuário. ATENÇÃO! Se você apagar o seu usuário de acesso ao programa, todos os dados cadastrados para este usuário serão apagados também Fontes de Receitas e Despesas Cadastro Utilize esta tela para cadastrar as Fontes de Receitas e Despesas que você utilizará ao realizar os lançamentos financeiros. Fontes são todos os meios que você utiliza para movimentar seu dinheiro, seja ele em espécie, em cheque, cartões ou outros. A idéia das fontes é permitir que você movimente seu dinheiro da forma como quiser. Você pode criar quantas fontes de receitas e despesas achar necessário, sendo que cada uma delas é uma forma de movimentação de valores. Um bom exemplo de fonte é uma conta bancária. Para poder controlar os lançamentos da conta, você precisará cadastrá-la como uma fonte de receitas e despesas. Outros exemplos de fonte seriam: Dinheiro, Cartão de Crédito, Vale Alimentação, Pagamentos e Recebimentos a Prazo (contas a pagar e a receber).

39 Usando o Hábil Pessoal + Veículos 36 Dados importantes desta dela Ao abrir o cadastro de fontes de receitas e despesas você verá a tela abaixo. Observe a explicação sobre os campos da tela para saber como cadastrar suas fontes corretamente: Descrição: digite uma descrição para a fonte (ex.: Meu Dinheiro, Conta Bancária Banco X, Cartão VISA, etc.); Cor para o Lcto: escolha uma cor para identificar a fonte em todas as telas e gráficos do Hábil Pessoal + Veículos; Tipo: selecione o tipo da fonte, ou seja, a origem dos lançamentos que serão controlados por ela; Banco: se a fonte que você está cadastrando precisa estar ligada a um banco, selecione-o nesta lista. Caso o banco que você precisa não esteja aparecendo neste campo, você poderá cadastrálo através da tela disponível em Cadastros > Fontes de Receitas e Despesas > Código Bancário; Tipo de cálculo do saldo: a opção escolhida neste campo determinará a forma de cálculo do saldo da fonte. Selecionando a opção Calcular de acordo com o total de lançamentos QUITADOS, o valor do saldo da fonte será calculado a medida em que os lançamentos forem quitados (baixados). Utilize esta opção para as Contas Bancárias, por exemplo, para que o saldo das mesmas acompanhe a realidade da baixa dos lançamentos; Selecionando a opção Calcular de acordo com o total de lançamentos PENDENTES o saldo da fonte sempre buscará ser zerado. Você pode usar esta segunda opção para fontes do tipo Cartão de Crédito. Este tipo de fonte somente recebe lançamentos de despesa. Por isso, o saldo deste tipo de fonte sempre ficará negativo, mas a medida em que os lançamentos são quitados, o saldo vai se aproximando de zero. Quando o saldo chegar a zero, significará que não existem mais lançamentos pendentes nesta fonte; Saldo: este campo apresenta o saldo da fonte. Ele é atualizado automaticamente; Data do Cadastro: digite ou clique para escolher a data de cadastro da fonte;

40 37 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Agência: preencha este campo se a fonte possuir uma agência bancária; Conta: preencha este campo se a fonte possuir um número de conta bancária; Dia Vcto: preencha este campo para indicar um dia fixo de vencimento para todos os novos lançamentos da fonte. Na hora de realizar os lançamentos, o vencimento será preenchido automaticamente com o dia escolhido neste campo. Mas você poderá escolher outra data de vencimento, caso necessário. Este campo não pode ser usado para os tipos de fonte Banco e Dinheiro; Carência: preencha este campo com os dias de carência para pagamento dos lançamentos da fonte; Históricos Utilize esta tela para pré cadastrar históricos (descrição) de lançamentos que você mais usa. Veja alguns exemplos de históricos bastante comuns: Salário do Mês; Cobrança de IOF; Depósito em Dinheiro; Depósito em Cheque; Manutenção da Conta Bancária; Conta de Telefone Agendas Contatos A Agenda de Contatos e Telefones pode ser usada para cadastrar os dados de colegas, amigos e outras pessoas relacionadas a você. Após cadastrar contatos você poderá utilizá-los na Agenda de Compromissos e também nas telas de lançamentos. Imagens, Usuário e Anexos Compromissos A Agenda de Compromissos do Hábil Pessoal + Veículos pode ser usada pra registrar os seus compromissos do dia-a-dia. Ela foi desenvolvida especificamente para o controle pessoal, e facilita a

41 Usando o Hábil Pessoal + Veículos 38 organização de seus compromissos durante a semana. Nela você pode cadastrar todos os seus compromissos e configurá-la para avisar com antecedência sobre os mesmos. Clicando no botão Visualizar desta tela você encontrará 5 modos de visualização de compromissos (Dia, Semana, Semanas, Ano e Timeline). Utilize estes recursos para visualização dos compromissos em forma de calendário. Imagens, Usuário e Anexos Financeiro Plano de Contas O plano de contas do caixa serve para você controlar as suas receitas e despesas (entradas e saídas). Com um bom gerenciamento do plano de contas, você tem condições de obter um bom Planejamento Mensal e relatórios completos que retratam a sua situação financeira. O Hábil Pessoal + Veículos já possui um plano de contas padrão cadastrado. Você pode personalizá-lo de acordo com as suas necessidades. Para acrescentar uma conta do caixa, selecione onde ela ficará (por exemplo, para cadastrar uma conta de receita, clique sobre a conta Receitas) e clique no botão [ + ] Incluir da. Dados importantes desta tela O plano de contas oferece alguns recursos que podem agilizar algumas rotinas dentro do Hábil Pessoal + Veículos. Observe as explicações abaixo para saber como configurar cada conta cadastrada:

42 39 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Descrição: Digite a descrição da conta; Conta: este código é definido automaticamente de acordo com a localização da conta. Por exemplo, a conta Receitas (Entradas) possui o campo Conta igual a 1, a conta Salário igual a 1.1 e a conta Salário do Mês igual a ; Tipo da Conta: escolha o tipo da conta caixa. Este campo é apenas informativo. Você pode preenchê-lo para facilitar a visualização de relatórios (ex.: relatório de lançamentos por tipo de conta); Centro de Custo: escolha o centro de custo padrão que será usado sempre que você usar a conta caixa em um lançamento; Conta dedutível do Imposto de Renda: utilize esta opção se desejar obter relatórios apenas com os lançamentos feitos em contas que são dedutíveis do Imposto de Renda; Essa conta se repete a cada mês: utilize esta opção se desejar obter relatórios apenas com os lançamentos feitos em contas que se repetem mensalmente; Essa conta é um Imposto: utilize esta opção se desejar obter relatórios apenas com os lançamentos feitos em contas que são impostos;

43 Usando o Hábil Pessoal + Veículos Centros de Custos Centros de Custos são elementos de agregação para os dados armazenados e controlados pelo Hábil Pessoal + Veículos. O centro de custo pode representar unidades administrativas ou unidades de produção/serviços. É no centro de custo que são agregadas as receitas e as despesas. O resultado você terá quando for emitir relatórios por centro de custo. Exemplo de centros de custo: Casa, Família, Chácara, Construção, Bens, etc. Dados importantes desta tela Ao inserir um novo centro de custo, o Hábil Pessoal + Veículos mostrará a tela abaixo. Através desta tela você poderá determinar se o centro a ser incluído é do tipo Conta Raiz, ou se ele será um sub-centro de custo de um centro já cadastrado: Escolhendo a opção Conta Raiz, o novo centro de custo será incluído como uma espécie de "pai" para outros centros de custo que venham a ser incluídos. Se você deseja tornar o novo centro de custo um sub-item de outro centro já cadastrado, preencha este campo escolhendo o centro de custo que será o "pai".

44 41 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos No exemplo acima, o centro de custo Chácara é um centro do tipo Conta Raiz ou um centro "pai". Já o centro de custo Casa na Chácara é um sub-centro de Chácara Sacados/Favorecidos Sacados e favorecidos são as pessoas (físicas ou jurídicas) que originam seus lançamentos de receitas e/ou despesas. Isso significa que cada lançamento financeiro realizado no Hábil Pessoal + Veículos pode ser agregado a um sacado ou a um favorecido. Dados importantes desta dela Ao abrir o cadastro de Sacados/Favorecidos você verá a tela abaixo: Atente para os campos logo abaixo do título Total de Lançamentos usando este Favorecido/Sacado. Estes valores representam os valores totais acumulados para cada favorecido/sacado, baseado nos lançamentos que você realizou.

45 Usando o Hábil Pessoal + Veículos Outros Patrimônio No cadastro de Patrimônio é possível lançar todo o patrimônio que você possui, o que já foi quitado e o que ainda está sendo pago. Cadastre os seus bens lançando os valores dos mesmos. O controle de patrimônio está integrado ao controle de lançamentos. Caso você defina o campo Situação com a opção Não-Quitado, será possível gerar lançamentos (parcelas), para o bem que está sendo cadastrado, com base no valor restante para quitação do patrimônio Tarefas Utilize esta tela para cadastrar as suas tarefas do dia-a-dia. Para manipular as tarefas você precisará usar a. As tarefas cadastradas aqui serão mostradas na área do Resumo Mensal, existente na tela principal do Hábil Pessoal + Veículos. IMPORTANTE! Sempre que você incluir uma nova tarefa ela será considerada como sendo da data atual. Por exemplo, se você incluir uma tarefa nova no dia 05/10/2010, o Hábil Pessoal + Veículos entenderá que esta é uma tarefa para ser realizada no dia 05/10/ Diversos Itens (Lista de Compras) Utilize esta tela para cadastrar os itens (produtos) que você pretende utilizar quando for elaborar Listas de Compras. Por padrão, o Hábil Pessoal + Veículos possui vários itens pré-cadastrados no banco de dados. No entanto, você pode alterá-los, excluí-los ou incluir novos itens se achar necessário.

46 43 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Recibos Rápidos O cadastro de Recibos Rápidos lhe permite emitir recibos que não estejam ligados com nenhum outro cadastro do Hábil Pessoal + Veículos. Basta cadastrar os valores e fazer a impressão. IMPORTANTE! O Hábil Pessoal + Veículos não fará lançamentos financeiros ao cadastrar recibos rápidos. Caso você queira que isso aconteça, será necessário clicar no botão Lançar Valor, disponível na parte inferior da tela, ao lado do botão Fechar Chamadas Telefônicas Esta tela deve ser usada para registrar as ligações telefônicas feitas por você ou pelas pessoas que utilizam sua linha telefônica. Ao gerenciar ligações você poderá cadastrar várias informações importantes sobre cada ligação e, ao final do mês (ou de um outro período) gerar relatórios com as ligações feitas, podendo compará-las com sua fatura telefônica Cadastro de CEPs Esta tela será utilizada para cadastrar os CEPs utilizados por você ao preencher os campos de endereço em algumas telas de cadastro do Hábil Pessoal + Veículos. Ao preencher um endereço (ex.: área Endereços da tela de cadastro de Contatos) basta digitar um CEP já cadastrado para que o endereço completo seja preenchido nos demais campos.

47 Usando o Hábil Pessoal + Veículos 4.2 Lançamentos Financeiros Cadastrar Lançamentos Cadastrar Receitas 44 As telas para cadastro de receitas (Dinheiro, Bancos, Cartões, etc.) deve ser usada sempre que você precisar lançar recebimentos ou valores de entrada. Você deve utilizar o botão [ + ] Incluir da Barra de Navegação para adicionar novos lançamentos. Os lançamentos realizados nesta tela aparecerão na área Lançamentos Por Período da tela principal do Hábil Pessoal + Veículos. IMPORTANTE! Lançamentos feitos nas Fontes de Receitas e Despesas do tipo Dinheiro, são considerados como quitados na hora em que são cadastrados. Já os lançamentos de outros tipos de fontes, devem ser baixados através da tela Efetuar Recebimentos Cadastrar Despesas As telas para cadastro de despesas (Dinheiro, Bancos, Contas a Pagar, etc.) deve ser usada sempre que você precisar lançar pagamentos ou valores de saída. Você deve utilizar o botão [ + ] Incluir da Barra de Navegação para adicionar novos lançamentos. Os lançamentos realizados nesta tela aparecerão na área Lançamentos Por Período da tela principal do Hábil Pessoal + Veículos. IMPORTANTE! Lançamentos feitos nas Fontes de Receitas e Despesas do tipo Dinheiro, são considerados como quitados na hora em que são cadastrados. Já os lançamentos de outros tipos de fontes, devem ser baixados através da tela Efetuar Pagamentos.

48 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Recorrentes Cadastrar Receitas Recorrentes Utilize esta tela para cadastrar as receitas recorrentes, ou seja, as receitas que ocorrem periodicamente. Você pode definir como receita recorrente cada um dos lançamentos que precisam ser feitos mensal, semanal ou diariamente, evitando a redigitação de informações cada vez que você precisar lançá-los. Criando uma receita recorrente, você não precisará criar um novo lançamento manualmente. Basta usar a tela Efetuar Lançamentos Recorrentes para criá-los automaticamente. Exemplos de receitas recorrentes: salário do mês; comissões; etc Cadastrar Despesas Recorrentes Utilize esta tela para cadastrar as despesas recorrentes, ou seja, as despesas que ocorrem periodicamente. Você pode definir como despesa recorrente cada um dos lançamentos que precisam ser feitos mensal, semanal ou diariamente, evitando a redigitação de informações cada vez que você precisar lançá-los. Criando uma despesa recorrente, você não precisará criar um novo lançamento manualmente. Basta usar a tela Efetuar Lançamentos Recorrentes para criá-los automaticamente. Exemplos de despesas recorrentes: conta de telefone; mensalidade da academia; taxas do condomínio; etc Efetuar Lançamentos Recorrentes Utilize esta tela para gerar automaticamente lançamentos pré-cadastrados nas telas Receitas Recorrentes e Despesas Recorrentes. Dados importantes desta dela Ao abrir a tela Efetuar Lançamentos Recorrentes você verá as informações abaixo. Observe as explicações para saber como utilizar esta tela corretamente:

49 Usando o Hábil Pessoal + Veículos 46 Efetuar*: marque esta coluna para os lançamentos recorrentes que você deseja efetuar. Isto é, se você marcar esta opção, ao clicar no botão Gerar Lançamentos, os lançamentos marcados serão lançados de acordo com as configurações feitas na tela Receitas Recorrentes ou Despesas Recorrentes; Valor*: se necessário, corrija o valor do lançamento a ser efetuado; Vencimento*: se necessário ajuste a data de vencimento dos lançamentos a serem efetuados; Gerar Lançamentos: clique para gerar os lançamentos marcados; Duplicar Lançamentos Utilize esta tela para duplicar lançamentos que você já cadastrou anteriormente. O Hábil Pessoal + Veículos permite que você duplique lançamentos de qualquer tipo de Fonte de Receitas e Despesas, exceto do tipo Dinheiro. Sempre que você cadastrar um novo lançamento, usando a tela Cadastrar Receitas ou Cadastrar Despesas, o programa perguntará se você deseja cadastrar mais parcelas para o lançamento. Caso você clique em Não, você poderá utilizar a tela de duplicação para gerar estas parcelas. Dados importantes desta dela Ao abrir a tela de duplicação, será exibida a tela de seleção de lançamentos. Escolha o lançamento

50 47 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos que você deseja duplicar. Feito isso, a tela de duplicação será mostrada: Preencha os campos existentes abaixo do título Dados da Duplicação para determinar os dados das novas parcelas a serem geradas. Depois de configurá-los, clique no botão Duplicar para confirmar a criação dos novos lançamentos Transferências Entre Fontes Utilize esta tela para transferir valores de uma Fonte de Receitas e Despesas para outra. Você precisa apenas indicar os dados da fonte origem, os dados da fonte de destino e o valor a ser transferido. Em seguida, confirmar a transferência. Um aplicação prática deste recurso é quando você precisa efetuar um depósito em dinheiro em uma de suas contas bancárias. Não é necessário fazer uma saída na fonte Dinheiro e uma entrada na fonte Conta Bancária. Usando a transferência entre fontes, isso será feito automaticamente.

51 Usando o Hábil Pessoal + Veículos Alterar / Excluir Em Lote Utilize esta tela quando precisar alterar ou excluir vários lançamentos de forma rápida. O uso desta tela impede que você perca tempo alterando vários lançamentos um a um. Basta selecioná-los e alterá-los todos de uma vez só Baixa de Lançamentos Efetuar Recebimentos Utilize esta tela para baixar/quitar recebimentos pendentes. Lembre-se que antes de utilizar esta tela você deve cadastrar os lançamentos de receita usando a tela de Cadastro de Receitas. Dados importantes desta dela Ao acessar esta tela você verá os campos explicados abaixo. Observe como proceder para baixar/ quitar seus lançamentos: Filtro: utilize os campos desta área da tela para filtrar os lançamentos e encontrar mais facilmente aqueles que você deseja quitar; Selecionar*: marque esta coluna para selecionar os lançamentos que você deseja quitar; Seleção: clique neste botão para ver as opções de seleção dos lançamentos;

52 49 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Depois de ter filtrado e selecionado os lançamentos a serem baixados, clique no botão OK para abrir a tela de inclusão de detalhes sobre a quitação dos lançamentos. Você verá a seguinte tela: O que você precisa fazer nesta tela é clicar sobre cada um dos lançamentos selecionados e atualizar as informações da área Com relação ao lançamento selecionado. Isto é, se houver desconto, acréscimo ou se você precisar alterar a data de quitação do lançamento selecionado na lista, altere estes campos. Se você selecionou mais de um lançamento na tela anterior, será necessário fazer isso para cada um deles. Basta clicar na linha correspondente ao lançamento e alterar os campos da área Com relação ao lançamento selecionado, se necessário. Depois de indicar os acréscimos, descontos e as datas de quitação dos lançamentos, marque a coluna mais à esquerda somente dos lançamentos que você deseja baixar e clique no botão Baixar. Você notará que os lançamentos marcados foram eliminados da lista. Para confirmar a baixa destes lançamentos, clique no botão Confirmar. Este botão somente será habilitado caso você use o botão Baixar com pelo menos um lançamento Efetuar Pagamentos Utilize esta tela para baixar/quitar pagamentos pendentes. Lembre-se que antes de utilizar esta tela você deve cadastrar os lançamentos de despesa usando a tela de Cadastro de Despesas. Dados importantes desta dela

53 Usando o Hábil Pessoal + Veículos 50 Ao acessar esta tela você verá os campos explicados abaixo. Observe como proceder para baixar/ quitar seus lançamentos: Filtro: utilize os campos desta área da tela para filtrar os lançamentos e encontrar mais facilmente aqueles que você deseja quitar; Selecionar*: marque esta coluna para selecionar os lançamentos que você deseja quitar; Seleção: clique neste botão para ver as opções de seleção dos lançamentos; Depois de ter filtrado e selecionado os lançamentos a serem baixados, clique no botão OK para abrir a tela de inclusão de detalhes sobre a quitação dos lançamentos. Você verá a seguinte tela: O que você precisa fazer nesta tela é clicar sobre cada um dos lançamentos selecionados e atualizar as informações da área Com relação ao lançamento selecionado. Isto é, se houver

54 51 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos desconto, acréscimo ou se você precisar alterar a data de quitação do lançamento selecionado na lista, altere estes campos. Se você selecionou mais de um lançamento na tela anterior, será necessário fazer isso para cada um deles. Basta clicar na linha correspondente ao lançamento e alterar os campos da área Com relação ao lançamento selecionado, se necessário. Depois de indicar os acréscimos, descontos e as datas de quitação dos lançamentos, marque a coluna mais à esquerda somente dos lançamentos que você deseja baixar e clique no botão Baixar. Você notará que os lançamentos marcados foram eliminados da lista. Para confirmar a baixa destes lançamentos, clique no botão Confirmar. Este botão somente será habilitado caso você use o botão Baixar com pelo menos um lançamento Conciliação Bancária A Conciliação Bancária facilita o controle dos lançamentos bancários, ou seja, lançamentos em Fontes do tipo Banco. Se ela for usada periodicamente não será mais necessário fazer a baixa dos lançamentos bancários. Ao realizar a conciliação bancária, os lançamentos são compensados automaticamente. Usando a Conciliação Bancária você pode baixar os arquivos de extrato da sua conta bancária (arquivos OFC/OFX/FEBRABAN) e importá-los para o Hábil Pessoal + Veículos. O software fará todos os movimentos automaticamente (lançamentos, compensação, pagamentos/recebimentos de contas). Para iniciar a conciliação bancária clique no botão Abrir Arquivo de Extrato e localize o arquivo que contém os dados dos lançamentos bancários da sua conta. Este arquivo é gerado pelo próprio banco. Caso você tenha dúvidas sobre como fazer para obter o arquivo de extrato, consulte o gerente da sua conta bancária. Somente ele poderá lhe auxiliar na geração deste arquivo. Dados importantes desta tela Clicando no botão Abrir Arquivo de Extrato aparecerá uma tela para que você possa selecionar o arquivo que contém as informações do extrato. O arquivo deve estar em um dos formatos citados acima.

55 Usando o Hábil Pessoal + Veículos 52 Depois de abrir o arquivo de extrato, selecione uma das contas bancárias listadas na tela e clique no botão Próximo >>. Nessa área aparecerão os lançamentos que estão no arquivo de extrato escolhido. Veja abaixo: Utilize os campos abaixo do título Lançamentos pendentes entre as datas para filtrar os lançamentos do arquivo de extrato entre um período específico. Na parte inferior da tela, você verá os lançamentos que estão cadastrados na conta bancária e que ainda não foram compensados. Conforme você seleciona os lançamentos da parte superior da tela (lançamentos do extrato), você poderá visualizar lançamentos na parte inferior (lançamentos

56 53 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos existentes no Hábil Pessoal + Veículos). Mapear automaticamente: utilize as opções deste campo para mapear os lançamentos. Por Valor: escolha para usar o valor como critério de comparação no mapeamento; Por Valor + Documento: escolha para usar o valor e o número do documento como critérios de comparação no mapeamento. Depois de escolher uma das opções, clique no botão Mapear automaticamente para aplicar o mapeamento; Lançamentos do Arquivo de Extrato: esta lista apresenta todos os lançamentos existentes no arquivo de extrato que você abriu na primeira tela; Lançamentos não baixados da conta "X": esta lista apresenta todos os lançamentos pendentes existentes na conta bancária que você selecionou na primeira tela; Mapear esse lançamento do extrato Com esse lançamento cadastrado: estes campos apresentam os lançamentos que estão selecionados nas listas; Mapear: Clique neste botão para mapear um lançamento da lista de cima com um lançamento de uma das listas de baixo. Por exemplo, se houver um lançamento na lista de cima que corresponde a um lançamento da lista de baixo, selecione o lançamento na lista de cima e o lançamento na lista de baixo e clique neste botão para mapeá-los; Desmapear: Caso você já tenha mapeado lançamentos e queira cancelar este mapeamento, selecione-os e clique neste botão; Depois de realizar estas etapas, clique no botão Próximo >>. Agora você verá lançamentos pendentes de outras fontes de receitas e despesas, que também podem ser mapeados com os lançamentos existentes no arquivo de extrato. Se necessário, faça o mapeamento dos lançamentos do extrato com contas a pagar, contas a receber, lançamentos do cartão de crédito, etc. E depois clique novamente no botão Próximo >>. Você verá a seguinte tela:

57 Usando o Hábil Pessoal + Veículos 54 Nesta etapa você poderá lançar manualmente aqueles lançamentos que não puderam ser mapeados ou que não possuem lançamentos correspondentes no banco de dados. Para isso, basta selecionar um lançamento da lista e clicar no botão Criar um Lançamento. Caso você queira, poderá usar os campos abaixo deste botão para configurar uma conta do Plano de Contas para os créditos e outra para os débitos a serem baixados. Clique no botão Próximo >> para abrir a etapa final da conciliação. Você visualizará todos os lançamentos a serem conciliados. Clique no botão Finalizar para confirmar as operações Cancelamento Utilize esta tela para cancelar a baixa/quitação de lançamentos. Ao acessar este recurso, será aberta a tela de seleção de lançamentos. Escolha os lançamentos que terão sua baixa cancelada e, em seguida, na próxima tela, confirme o cancelamento dos mesmos Outras Opções Consulta de Lançamentos Utilize esta tela para consultar os lançamentos efetuados. Através desta consulta você poderá localizar facilmente um grupo de lançamentos e ainda visualizar gráficos dos valores lançados. Dados importantes desta dela Ao abrir a Consulta de Lançamentos você verá a tela abaixo. Observe a explicação de cada campo da tela para saber como configurar a consulta para obter os resultados que você espera:

58 55 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Tipo: selecione o tipo de lançamento que você deseja consultar (pagamentos, recebimentos ou ambos); Com data entre: marque para poder filtrar os lançamentos pela data; Com vencimento entre: marque para poder filtrar os lançamentos pela data de vencimento; Baixa feita entre: marque para poder filtrar os lançamentos pela data de quitação; Situação: selecione a situação dos lançamentos que você deseja consultar (pendente, quitado ou ambos); Agrupar Lançamentos por: se você deseja visualizar os lançamentos em forma de gráfico, escolha uma opção de agrupamento dos dados; Mostrar campos: escolha os dados dos lançamentos que você deseja visualizar; Todas as Fontes: desmarque para poder filtrar os lançamentos por fonte de receitas e despesas, ou marque para selecionar todas as fontes; Todo o Plano de Contas: desmarque para poder filtrar os lançamentos por plano de contas, ou marque para selecionar todas as contas; Todos os Centros de Custos: desmarque para poder filtrar os lançamentos por centro de custo, ou marque para selecionar todos os centros; Todos os Favorecidos: desmarque para poder filtrar os lançamentos por favorecido/sacado, ou marque para selecionar todos os favorecidos/sacados; Visualizar: clique neste botão para visualizar os lançamentos de acordo com os filtros

59 Usando o Hábil Pessoal + Veículos 56 configurados; Planejamento Mensal Utilize esta tela para pré-determinar os valores que deseja receber/gastar em cada conta do Plano de Contas. Após definir os valores para cada conta de receita e despesa, você poderá visualizar a diferença dos valores previstos, comparados aos valores realmente lançados, usando a tela do Planejamento Anual, disponível na tela principal do Hábil Pessoal + Veículos Lista de Compras Gerenciar Utilize esta tela para gerenciar suas listas de compras de itens (produtos). Controle seus gastos com supermercado criando listas e gerando lançamentos financeiros baseados nas compras realizadas. Além de poder cadastrar suas listas de compras, você também poderá imprimí-las usando os relatórios do Hábil Pessoal + Veículos. Lembre-se que você pode cadastrar novos itens para as listas de compras através da tela de Cadastro de Itens. Dados importantes desta dela Ao abrir a tela de gerenciamento de listas de compras, você verá os campos abaixo. Observe a explicação dos campos mais importantes da tela para saber como utilizá-los.

60 57 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Descrição: digite uma descrição para a lista de compras que está cadastrando; Item: escolha um Item para incluir na lista; Marca/Tipo: digite o nome da marca ou o tipo do item para incluir na lista; Qtde: digite a quantidade do item que você deseja adicionar à lista; Valor Unitário: digite o valor unitário do item a ser adicionado à lista; Incluir: clique neste botão para incluir o item na lista; Finalizar: clique neste botão para finalizar a compra cadastrada e lançar os valores financeiros; Duplicar: clique para duplicar a lista de compras que está aparecendo na tela; 4.3 Veículos Cadastros Veículos Utilize esta tela para cadastrar o(s) veículo(s) para os quais você deseja manter o controle de despesas. Se você usa a versão GRATUITA do Hábil Pessoal + Veículos, você poderá cadastrar no máximo

61 Usando o Hábil Pessoal + Veículos 58 dois veículos nesta tela. Para as versões AVANÇADAS, o número de veículos que você pode cadastrar depende exclusivamente da versão que você adquiriu (ex.: Versão AVANÇADA para quatro veículos, permite que você cadastre até quatro veículos). Dados importantes desta dela Ao abrir a tela de cadastro de veículos você verá a tela abaixo. Utilize os campos desta tela para armazenar as informações sobre o(s) seu(s) veículo(s). Na parte inferior desta tela, logo acima da você encontrará vários botões (1. Geral, 2. Licenciamento, 3. Compra, etc.). Clique nestes botões para visualizar mais informações sobre veículos. Imagens, Usuário e Anexos Montadoras Utilize esta tela para cadastrar as montadoras (marcas) de veículos. Os registros salvos nesta tela poderão ser usados na tela de cadastro de Modelos e na tela de cadastro de Veículos. Por padrão, o Hábil Pessoal + Veículos possui várias montadoras de veículos pré-cadastradas no banco de dados.

62 59 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Veículos Modelos Modelos Utilize esta tela para cadastrar modelos de veículos. Os registros salvos nesta tela poderão ser usados na tela de cadastro de Veículos. Por padrão, o Hábil Pessoal + Veículos possui vários modelos de veículos pré-cadastrados no banco de dados Tipos de Combustível Utilize esta tela para cadastrar os tipos de combustível que o(s) seu(s) veículo(s) usa(m). Os registros salvos nesta tela poderão ser usados na tela de cadastro de Veículos e na tela de Abastecimentos Tabela de Manutenções Nesta tela você poderá cadastrar as manutenções que são mais comuns ao(s) seu(s) veículo(s). Por padrão, o Hábil Pessoal + Veículos possui várias manutenções pré-cadastradas no banco de dados. Caso seja necessário você poderá incluir, excluir e/ou editar as manutenções. Depois de cadastrá-las você poderá utilizá-las sempre que precisar lançar uma Despesa para o(s) seu(s) veículo(s). Configurando a tabela de manutenções você também poderá gerenciar o que precisa ser feito em seu(s) veículo(s) periodicamente, evitando danos e prejuízos. Dados importantes desta dela Ao acessar esta opção do Hábil Pessoal + Veículos você verá a tela abaixo. Observe a explicação para os campos mais importantes, e veja como configurá-los corretamente:

63 Usando o Hábil Pessoal + Veículos 60 Realizar a cada: escolha uma quilometragem que será usada como intervalo entre manutenções deste tipo. Por exemplo, se você estiver cadastrando a manutenção "troca da correia do alternador", estipule uma quilometragem limite para que esta manutenção venha a ocorrer novamente. Você também pode indicar um período em meses (ex. 6 meses); Avisar antecipadamente: configure estes campos conforme o tempo de antecipação no qual você deseja ser avisado sobre a manutenção em questão. Você pode usar o campo Dia para determinar uma quantidade de dias de antecedência com a qual o programa deve lhe avisar sobre as manutenções; Dados da última manutenção: estes campos armazenam os dados de quando esta última manutenção foi realizada. Eles são atualizados automaticamente a medida em que você lança as manutenções; Lançamentos Despesas Utilize as opções disponíveis neste botão para lançar as despesas relacionadas a(s) veículo(s) que você controla no Hábil Pessoal + Veículos. Ao clicar no botão Despesas você verá as opções Abastecimentos, Manutenções, Consertos/Reparos, Impostos/Taxas/Multas e Outros. Cada uma dessas opções corresponde a uma categoria de despesa que o(s) seu(s) veículo(s) pode(m) causar. Se você deseja lançar, por exemplo, quanto gastou em um abastecimento, utilize a opção Abastecimentos.

64 61 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Depois de ter lançado as despesas do(s) veículo(s), você poderá visualizá-las em relatórios, gráficos e em listas. Utilize a Gráfico de Lançamentos para visualizar as despesas em um gráfico. Dados importantes desta dela Ao selecionar uma das categorias de despesa (citadas acima) disponíveis no botão Despesas, será exibida uma pequena tela solicitando os dados da despesa a ser lançada. No exemplo abaixo você verá a tela de abastecimentos: IMPORTANTE! Ao lançar uma despesa da categoria Abastecimento, é importante que você preencha corretamente o campo Odômetro, pois o cálculo da média de consumo de combustível do seu veículo será feito com base neste campo. Conforme você cadastra os abastecimentos atualizando o campo Odômetro, o Hábil Pessoal + Veículos atualiza automaticamente a média de consumo para o seu veículo. Gráfico de Lançamentos Viagens Utilize esta tela para cadastrar as viagens realizadas com seu(s) veículo(s). Além de registrar suas viagens você poderá armazenar detalhes sobre cada uma delas (gastos, trajetos, fotos e observações). Depois de ter cadastrado suas viagens, você poderá visualizar gráficos dos gastos efetuados em cada uma delas, usando a tela de Gráficos de Viagens, disponível em Veículos > Lançamentos > Gráficos > Viagens. Dados importantes desta dela

65 Usando o Hábil Pessoal + Veículos 62 Ao abrir a tela de cadastro de viagens você verá a tela abaixo: Na parte inferior da tela, logo acima da, você encontrará os botões 1. Básicos, 2. Gastos, 3. Navegação, 4. Imagens, 5. Usuário e 6. Anexos. Clique nestes botões para visualizar mais campos disponíveis para o cadastro de imagens. Imagens, Usuário e Anexos Manutenções Pendentes A tela de Manutenções Pendentes mostra todas as Manutenções cadastradas, de um determinado veículo. Aqui você terá a possibilidade de visualizar quando foram as últimas manutenções, e quais ainda não foram feitas. Se necessário você pode lançar a manutenção diretamente desta tela. Basta clicar no botão Lançar. Ao clicar neste botão, será aberta a tela de lançamento de Despesas. Tabela de Manutenções

66 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Gráficos Lançamentos Esta tela permite a visualização dos valores totais de despesas com o(s) seu(s) veículo(s) em forma de gráfico. Você pode configurar o gráfico para mostrar as informações da forma como você gostaria de visualizar. Dados importantes desta dela Ao abrir a tela de Gráficos de Lançamentos, você verá a imagem abaixo. Utilize os campos disponíveis na área Configurações do gráfico para filtrar os dados a serem considerados no gráfico: Gráfico: escolha o gráfico que deseja visualizar (média de consumo, variação do preço do combustível, despesas); Veículo: escolha de qual veículo os dados serão analisados; Centro de Custo: utilize este campo para filtrar os valores do gráfico por um determinado Centro de Custo; Usar lançamentos com data entre: marque esta opção para poder filtrar os valores do gráfico entre datas específicas; Despesas

67 Usando o Hábil Pessoal + Veículos Viagens Utilize esta tela para visualizar as despesas que ocorreram nas viagens cadastradas no Hábil Pessoal + Veículos. As despesas com viagens são cadastradas na tela de Viagens, na área 2. Gastos. Dados importantes desta dela Ao acessar este recurso do Hábil Pessoal + Veículos você verá a tela abaixo. Utilize os campos disponíveis na área Configurações do gráfico para filtrar os dados a serem considerados no gráfico: Viagem específica: marque esta opção para visualizar o gráfico das despesas de uma viagem específica; Centro de Custo: utilize este campo para filtrar os valores do gráfico por um determinado Centro de Custo; Viagens realizadas entre: marque esta opção para poder escolher datas específicas entre as quais as viagens foram feitas; Viagens

68 65 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos 4.4 Relatórios Relatórios A tela de relatórios do Hábil Pessoal + Veículos pode ser aberta através do botão Abrir disponível em Relatórios > Abrir. Nesta tela estão listados todos os relatórios disponíveis no programa, e você pode gerá-los usando esta mesma tela. Gerando Relatórios Ao acessar este recurso você verá a tela abaixo. No lado esquerdo da tela aparecerão todas as pastas de relatórios. Você pode clicar no sinal ao lado de cada pasta para visualizar os relatórios ou sub-pastas existentes dentro dela: Após localizar o relatório que deseja gerar, clique sobre o mesmo e você verá os parâmetros para geração do mesmo, no lado direito da tela, como mostra a imagem abaixo:

69 Usando o Hábil Pessoal + Veículos 66 Preencha os campos de acordo com as informações que deseja obter no relatório e clique no botão Gerar. Ao fazer isso, o Hábil Pessoal + Veículos abrirá uma nova tela contendo o relatório escolhido. Nesta tela você poderá fazer a impressão do relatório. O Hábil Pessoal + Veículos oferece a você a possibilidade de gerar o mesmo relatório usando mais de um padrão visual. Basta escolher o padrão desejado usando uma das opções do campo 3) Estilo do Layout e clicar no botão Gerar: Além disso, o Hábil Pessoal + Veículos também permite a você a gravação dos relatórios em vários formatos de arquivos diferentes. Basta escolher o formato de arquivo que deseja no campo 2) Destino, e clicar no botão Gerar.

70 67 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Relatórios Mais Usados Mais Usados A área dos relatórios mais usados está disponível dentro de Relatórios na Barra de Ferramentas (Ribbon). Esta área grava uma lista dos relatórios mais usados por você. Este recurso facilita o acesso aos relatórios mais acessados, bastando clicar sobre o título do relatório para abrir a tela de geração. Se você precisar limpar esta lista, clique no botão. Relatórios 4.5 Utilitários Ferramentas Reindexar Banco de Dados Utilize este recurso para recuperar códigos de cadastros que foram perdidos. Ao utilizar as telas de cadastro do Hábil Pessoal + Veículos, o sistema define um código automático para cada cadastro. No entanto, se você excluir um cadastro, este código não pode mais ser aproveitado pelo programa. Se você precisar recuperar algum código excluído, utilize o recurso Reindexar Banco de Dados. No entanto, é importante lembrar que somente os últimos códigos excluídos podem ser recuperados. Por exemplo, se o último cadastro da tela de Contatos possui o código 5 e você excluí-lo, ao reindexar o banco de dados, este código 5 poderá ser aproveitado por um novo cadastro da tela de Contatos no momento em que você incluir um novo cadastro nesta tela Configurações do Sistema Utilize esta tela para configurar algumas opções importantes do Hábil Pessoal + Veículos. Dados importantes desta dela Ao abrir as configurações do Hábil Pessoal + Veículos você verá a tela abaixo. Esta tela possui duas abas: 1. Geral e 2. Impressão de Documentos. Observe as explicações para as opções da tela:

71 Usando o Hábil Pessoal + Veículos 68 Mostrar botão "Editar" nos cadastros: use esta opção para mostrar ou ocultar o botão Editar na das telas de cadastro. A função do botão Editar é obrigar o usuário a clicar sobre ele quando precisar editar um cadastro e, desta forma, evitar problemas de sobreposição acidental de dados. Caso você queira ocultar o botão Editar, mantenha esta opção desmarcada; Pedir para fazer backup ao sair do programa: marque esta opção se deseja que o Hábil Pessoal + Veículos sugira a realização de um backup sempre que o programa for encerrado; Mostrar a tela de Valores Padrão: marque esta opção se você deseja visualizar a tela Valores Padrão sempre que for lançar um novo pagamento ou recebimento; Formatação das Entradas de Dados: escolha a maneira ou o formato com que os dados serão inseridos nas telas do programa. Você pode configurar o programa para transformar todos os caracteres em maiúsculos, por exemplo, durante uma digitação. Para que o Hábil Pessoal + Veículos permita que você digite da maneira como quiser, escolha a opção Sem formatação; Mostrar Ajuda Rápida ao iniciar o programa: marque esta opção se desejar que o programa apresente a tela da Ajuda Rápida toda vez que o mesmo for executado; Mostrar ícone do monitor na bandeja do Windows: marque esta opção se desejar que o ícone do programa TrayHabilPessoal.exe (monitor do Hábil Pessoal + Veículos) seja exibido na Barra de Tarefas do Windows (ao lado do relógio); Mostrar rotinas do Hábil Veículos: marque esta opção se desejar que as telas e recursos do Hábil Veículos (cadastro de veículos, montadoras, modelos, etc.) sejam exibidos na Barra de

72 69 Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Ferramentas (Ribbon); Posição dos botões na janela principal: escolha a localização dos botões da tela principal que dão acesso as áreas: Bem-Vindo, Lançamentos Por Período, Resumo Mensal, Sacados/Favorecidos, Plano de Contas, Planejamento Anual e Veículos; Baixa automática de lançamentos: para cada tipo de pagamento e recebimento você pode escolher uma Fonte de Receitas e Despesas na qual os lançamentos serão baixados quando chegar a data de vencimento; As opções disponíveis na aba 2. Impressão de Documentos permitem que você escolha quais documentos (relatórios) podem ser impressos após a realização de cadastros ou lançamentos. O que você precisa fazer é escolher uma opção no campo Ao Efetuar e usar as opções disponíveis no botão Incluir para adicionar um dos relatórios do programa à tela de impressão de documentos que aparecerá ao clicar no botão Imprimir da nas telas de cadastro.

Manual do Hábil Pessoal + Veículos Software Controle Financeiro Pessoal

Manual do Hábil Pessoal + Veículos Software Controle Financeiro Pessoal Manual do Hábil Pessoal + Veículos Software Controle Financeiro Pessoal Hábil Pessoal + Veículos 2006-2015 by Koinonia Software Ltda (0xx46) 3225-6234 I Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Índice Cap. I

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Fox Gerenciador de Sistemas

Fox Gerenciador de Sistemas Fox Gerenciador de Sistemas Índice 1. FOX GERENCIADOR DE SISTEMAS... 4 2. ACESSO AO SISTEMA... 5 3. TELA PRINCIPAL... 6 4. MENU SISTEMAS... 7 5. MENU SERVIÇOS... 8 5.1. Ativação Fox... 8 5.2. Atualização

Leia mais

BH PARK Software de Estacionamento

BH PARK Software de Estacionamento BH PARK Software de Estacionamento WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Contrato de Manutenção...

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Sistema de Controle de Cheques GOLD

Sistema de Controle de Cheques GOLD Sistema de Controle de Cheques GOLD Cheques GOLD é um sistema para controlar cheques de clientes, terceiros ou emitidos. Não há limitações quanto as funcionalidades do programa, porém pode ser testado

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

Treinamento Módulo Contas a Pagar

Treinamento Módulo Contas a Pagar Contas a Pagar Todas as telas de cadastro também são telas de consultas futuras, portanto sempre que alterar alguma informação clique em Gravar ou pressione F2. Teclas de atalho: Tecla F2 Gravar Tecla

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP Apresentação Após o término da instalação você deverá configurar o Backup para que você tenha sempre uma cópia de segurança dos seus dados

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INDICE 1. INTRODUÇÃO 2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO 2.1. COMPARTILHANDO O DIRETÓRIO DO APLICATIVO 3. INTERFACE DO APLICATIVO 3.1. ÁREA DO MENU 3.1.2. APLICANDO A CHAVE DE LICENÇA AO APLICATIVO 3.1.3 EFETUANDO

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

Manual do Usuário CFCWeb BA

Manual do Usuário CFCWeb BA ÍNDICE Acesso ao sistema... 2 Tela Principal... 3 Cadastro de Candidatos... 5 Agenda Teórico... 6 Agenda Prático... 7 Consulta Agendamentos do Candidato por Serviço... 9 Cadastro de Grade Horária... 10

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

Guia de Demonstração MeusPets

Guia de Demonstração MeusPets 1. Objetivo e Principais Funcionalidades Com o email clique no link de ativação. E confirme a instalação. O MeusPets é um sistema simplificado para acompanhamento da vida do Pet. Pode ser usado de forma

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Manual do módulo Hábil NFS-e Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Manual do módulo Hábil NFS-e Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Manual do módulo Hábil NFS-e Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Hábil Empresarial 2014 by Koinonia Software Ltda (0xx46) 3225-6234 I Hábil Empresarial NFS-e Índice Cap. I Introdução 1 1 O que

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

Manual da AGENDA GRACES 2011

Manual da AGENDA GRACES 2011 1 Agenda Graces Manual da AGENDA GRACES 2011 O Sistema Agenda Graces integrada ao Sistema Graces e Agenda Graces Grátis foi desenvolvido pela empresa Quorum Informática. Este Manual tem por objetivo atender

Leia mais

Manual da Bíblia Hábil Seja Hábil na Palavra de Deus

Manual da Bíblia Hábil Seja Hábil na Palavra de Deus Manual da Bíblia Hábil Seja Hábil na Palavra de Deus Bíblia Hábil 2003-2010 by Koinonia Software Ltda (0xx46) 3225-6234 I Ajuda da Bíblia Hábil Índice Cap. I Introdução 1 1 Requisitos... do Sistema 1 2

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

Manual do Sistema "Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM" Editorial Brazil Informatica I Vida em Mãos - Controle Financeiro para PALM Conteúdo Part I Introdução 2 1 Fala Comigo -... Sistema de Atendimento

Leia mais

Backup dos Trabalhos e Configurações

Backup dos Trabalhos e Configurações Backup dos Trabalhos e Configurações Quando se deseja trocar o SOS Backup de máquina, trocar de versão, ou simplesmente se precaver de problemas como perda das configurações é necessário fazer o backup

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO ROTEIRO DE INSTALAÇÃO O objetivo deste roteiro é descrever os passos para a instalação do sistema UNICO, afim, de auxiliar os técnicos e evitar possíveis dúvidas e erros de instalação. Instalador O instalador

Leia mais

Guia de boas práticas para realização de Backup

Guia de boas práticas para realização de Backup Objetivo Quando o assunto é backup de dados, uma proposição de atividades e procedimentos como sendo a melhor prática pode ser bastante controversa. O que permanece verdadeiro, porém, é que seguir algumas

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso Carrera Pessoal 2015 Guia de uso Bem vindo ao Carrera Pessoal 2015, o gerenciador financeiro ideal. Utilizando o Carrera Pessoal você poderá administrar com facilidade as suas finanças e/ou da sua família.

Leia mais

Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Hábil Empresarial PROFISSIONAL & Hábil Enterprise

Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Hábil Empresarial PROFISSIONAL & Hábil Enterprise Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Hábil Empresarial PROFISSIONAL & Hábil Enterprise Koinonia Software Ltda (0xx46) 3225-6234 Índice I Índice Cap. I Introdução 1 1 Orientações... Iniciais 1 Cap. II

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY 1 Índice I - Prefácio...3 II - Instalação do tipo servidor...4 III Obter o nome do computador servidor...17 IV Instalação do tipo cliente...19 V Como inserir a

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 Universidade do Contestado UnC Campus Mafra/Rio Negrinho/Papanduva MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 SUMÁRIO ENTENDENDO SUA TELA PRINCIPAL...3 Descrição da divisão da

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 Vendas... 3 1.1

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma

Leia mais

Treinamento Sistema Condominium Módulo III

Treinamento Sistema Condominium Módulo III Financeiro (Lançamentos Despesas e Saldos) Nesse módulo iremos apresentar os principais recursos da área contábil do sistema. Contábil> Lançamentos Nessa tela é possível lançar as despesas dos condomínios,

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO ARGO Internet ARGO.com.br 2013 Sumário 1. Instalação... 2 1.1 Windows... 2 2 Guia de Uso... 5 2.1 Inicialização... 5 2.1.1 Modo Casa... 5 2.1.2 Modo escola... 6 2.2 Cadastro

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

Gerenciamento e Captura de Cheques - Sistec. Manual de Instalação e Importação ÍNDICE 1.INSTALAÇÃO. 1.1 - Instalando o programa

Gerenciamento e Captura de Cheques - Sistec. Manual de Instalação e Importação ÍNDICE 1.INSTALAÇÃO. 1.1 - Instalando o programa ÍNDICE 1 1.INSTALAÇÃO 1.1 - Instalando o programa 1.2 - Configurando dados do cliente 1.3 - Identificando o leitor de cheques Gerenciamento e Captura de Cheques - Sistec 1.4 - Cadastrando a conta do cliente

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 2.1. Instalação... 4 2.1.1. Servidor - Computador Principal... 4 2.1.2. Estação - Computador na Rede... 6 2.1.3. Estação - Mapeamento

Leia mais

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Acesso para cadastramento da empresa 2 Caso já tenha se

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

Agendamento para Importação de Notas Fiscais

Agendamento para Importação de Notas Fiscais LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

MANUAL BACKUP XDENTAL 2012

MANUAL BACKUP XDENTAL 2012 MANUAL BACKUP XDENTAL 2012 Sumário CONFIGURANDO BACKUP... 2 ESCOLHENDO O TAMANHO DO ARQUIVO DE BACKUP... 4 CONFIGURANDO HORÁRIO DE INÍCIO DO BACKUP... 5 CONFIGURANDO BACKUP AO INICIAR O SISTEMA XDENTAL...

Leia mais

Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0

Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0 Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0 Noções Gerais: Pg. 02 Instruções para instalação Pg. 02 Ferramentas úteis Pg. 04 Menu Arquivos Empresas Usuárias Pg. 05 Ativar Empresa

Leia mais

Sistema Click Principais Comandos

Sistema Click Principais Comandos Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Rotina responsável pelo rastreamento de possíveis arquivos não indexados, danificados ou inexistentes. Este processo poderá

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 5 3 Vivo Sync Web... 6 3.1 Página Inicial... 6 3.1.1 Novo Contato... 7 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Manual de Atualização Versão 3.6.4.

Manual de Atualização Versão 3.6.4. Manual de Atualização Versão 3.6.4. Sumário 1. AVISO... 1 2. INTRODUÇÃO... 2 3. PREPARAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO... 3 4. ATUALIZANDO GVCOLLEGE E BASE DE DADOS... 7 5. HABILITANDO NOVAS VERSÕES DO SISTEMA....

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez Manual Conteúdo 1- Requisitos mínimos... 2 2- Instalando o Acesso Full... 2 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez... 2 4- Conhecendo a barra de navegação padrão do Acesso Full... 3 5- Cadastrando

Leia mais

Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM

Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Testar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Aceitar

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

Gerenciamento de Estúdios de Tatuagem. MANUAL DO USUÁRIO (Versão do manual: 2009.a)

Gerenciamento de Estúdios de Tatuagem. MANUAL DO USUÁRIO (Versão do manual: 2009.a) Arttez Gerenciamento de Estúdios de Tatuagem. MANUAL DO USUÁRIO (Versão do manual: 2009.a) O Sistema Arttez. Arttez é o software de gerenciamento para estúdios de tatuagem que objetiva manter o controle

Leia mais

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação Sphinx : software para coleta e análise de dados acadêmicos e gerenciais. Tecnologia e informação para a decisão! Copyright Sphinx Todos direitos reservados Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Leia mais

DPAlmox - Windows MANUAL DO USUÁRIO

DPAlmox - Windows MANUAL DO USUÁRIO - Windows MANUAL DO USUÁRIO DPSISTEMAS www.dpsistemas.com.br 1. Registrando o programa... 3 2. Entrando no programa Login... 5 3. Tela Principal do Sistema... 6 4. Utilizando os botões de navegação...

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

Portaria Express 3.0

Portaria Express 3.0 Portaria Express 3.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

Procedimentos para Instalação do SISLOC

Procedimentos para Instalação do SISLOC Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de

Leia mais

Manual Sistema Curumim. Índice

Manual Sistema Curumim. Índice Versão 1.0 Índice 1. Instalação do Sistema... 3 2. Botões e Legenda... 4 3. Login do Sistema... 5 4. Tela Principal... 6 5. Dados Cadastrais da Empresa... 7 6. Aluno Cadastro... 8 7. Aluno - Cadastro de

Leia mais

SISTEMA DE CONTROLE FINANCEIRO. Curitiba PR www.softwar.com.br suporte@softwar.com.br

SISTEMA DE CONTROLE FINANCEIRO. Curitiba PR www.softwar.com.br suporte@softwar.com.br SISTEMA DE CONTROLE FINANCEIRO Curitiba PR www.softwar.com.br suporte@softwar.com.br Esta é a primeira tela, aonde o usuário irá colocar o código de acesso para utilizar o software. Se for a primeira vez

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW BEM-VINDO AO dhl PROVIEW Guia de Usuário O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite o gerenciamento dos envios, a programação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1 2 Índice 1. Escritório Virtual... 5 1.1. Atualização do sistema...5 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1.3. Cadastro do Escritório...5 1.4. Logo Marca do Escritório...6...6 1.5. Cadastro

Leia mais

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias SECOM MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias WARAM 1.5 Ferramenta de atualização do Portal da Prefeitura de São Paulo. Use preferencialmente o navegador Internet Explorer superior ou igual a 7.0. No campo

Leia mais