Tutorial de Inscrição: Processo Seletivo de Transferência Externa, Refugiados e Portador de Diploma da UFMS - 1º Semestre de 2019

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tutorial de Inscrição: Processo Seletivo de Transferência Externa, Refugiados e Portador de Diploma da UFMS - 1º Semestre de 2019"

Transcrição

1 Tutorial de Inscrição: Processo Seletivo de Transferência Externa, Refugiados e Portador de Diploma da UFMS - 1º Semestre de 2019 Inscrições de 17/12/2018 a 07/01/2019

2 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 Este processo seletivo possibilita: A transferência de cursos de outras instituições nacionais de ensino superior de graduação, O ingresso de estrangeiros portadores de visto de refugiado, humanitário ou reunião familiar e O ingresso de portador de diploma de graduação.

3 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 IMPORTANTE! Há, normalmente, somente um Processo Seletivo de Transferência externa, Refugiados e Portador de diploma por semestre. Excepcionalmente para o 1º Semestre de 2019, foram abertos dois processos seletivos, um regular e outro complementar, que diferem nos cursos ofertados e, além disso, o processo complementar traz o item 2.6 e que não estão presentes no regular. Acesse os editais de tais processos: Processo Seletivo Regular Processo Seletivo Complementar

4 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 Como entender o funcionamento do processo seletivo e tomar conhecimento das vagas disponíveis? Para entender o processo seletivo, acesse clique em e consulte os editais Prograd nº 314/2018 e nº 325/2018.

5 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 Vamos à inscrição! Tendo lido atentamente o Edital e compreendido o processo seletivo, vamos à inscrição! Este tutorial vale tanto para a inscrição no processo seletivo regular de Transferência Externa, Refugiados e Portador de diploma quanto para o complementar.

6 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 Na seção de editais de Vagas Ociosas do Portal de Ingresso, clique em um dos botões Inscreva-se

7 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 Caso já tenha cadastro, preencha os campos CPF e Senha e clique em Entrar. Obtendo sucesso na autenticação, CLIQUE AQUI para prosseguir. Se tiver perdido sua senha, clique em Esqueceu seus dados de acesso? Caso ainda não seja cadastrado no Portal de Ingresso, clique no botão Cadastrar-se e prossiga para a próxima página.

8 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 > Cadastro no Portal de Ingresso Preencha atentamente a Ficha de Cadastro até o final. Não se esqueça da senha cadastrada nesta etapa, pois ela será necessária posteriormente.

9 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 > Cadastro no Portal de Ingresso Com o formulário preenchido, clique em Salvar :

10 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 > Cadastro no Portal de Ingresso A seguinte mensagem será apresentada, sendo assim, acesse a conta de informada na Ficha de Cadastro.

11 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 > Cadastro no Portal de Ingresso Tal deverá constar em sua caixa de entrada. Clique no link para confirmar a conta de cadastrada. Caso não encontre-o, verifique sua Caixa de Spam (Lixo eletrônico)

12 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 > Cadastro no Portal de Ingresso Digite seu novamente nos campos e clique em Confirmar Cadastro.

13 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 > Cadastro no Portal de Ingresso Agora que está cadastrado(a) no Portal de Ingresso, vamos à fase de inscrição do Processo Seletivo. Preencha os campos CPF e Senha e clique em Entrar. Se tiver perdido sua senha, clique em Esqueceu seus dados de acesso?

14 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 > Inscrição no Processo Seletivo Na aba Inscrições Abertas, são exibidos 2 processos seletivos: O Complementar acima, regido pelo Edital Prograd nº 325/2018, que está ofertando vagas em 4 cursos. O Regular abaixo, regido pelo Edital Prograd nº 314/2018, que está ofertando vagas em 58 cursos. Selecione um dos botões Inscrever-se de acordo com o curso desejado que deve constar no Anexo II de um dos editais citados acima.

15 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 > Inscrição no Processo Seletivo Revise seus dados cadastrais e confirme clicando em Salvar

16 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 > Inscrição no Processo Seletivo Selecione a Cidade de Lotação do Curso, a Unidade, o Curso e o Tipo de Ingresso. De acordo com o Tipo de Ingresso selecionado, novos campos serão exibidos para preenchimento. Se o seu tipo de ingresso for: Transferência Externa Classe I, II ou III, CLIQUE AQUI Refugiados, CLIQUE AQUI Portador de diploma, CLIQUE AQUI

17 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 > Inscrição no Processo Seletivo > Transferência Externa Preencha os campos Nome do Curso e Nome da instituição de ensino superior relacionados ao curso de origem

18 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 > Inscrição no Processo Seletivo > Transferência Externa Conforme ilustrado abaixo, anexe o Documento de Identificação com foto através dos seguintes passos: 1º - Clique no botão Escolher arquivo sinalizado, 2º - Busque e selecione o arquivo que contém o documento digitalizado e 3º - Clique em Abrir.

19 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 > Inscrição no Processo Seletivo > Transferência Externa Conforme ilustrado abaixo, anexe o Histórico Escolar de Ensino Superior através dos seguintes passos: 1º - Clique no botão Escolher arquivo sinalizado, 2º - Busque e selecione o arquivo que contém o histórico escolar de ensino superior e 3º - Clique em Abrir.

20 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 > Inscrição no Processo Seletivo > Transferência Externa Conforme ilustrado abaixo, anexe o Comprovante de Vínculo (Matrícula ou Trancamento) através dos seguintes passos: 1º - Clique no botão Escolher arquivo sinalizado, 2º - Busque e selecione o arquivo que contém o comprovante de vínculo e 3º - Clique em Abrir.

21 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 > Inscrição no Processo Seletivo > Transferência Externa Com os dados do curso preenchidos e com os arquivos anexados, marque a caixa de seleção indicada na imagem e clique em Salvar. Feito isso, CLIQUE AQUI.

22 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 > Inscrição no Processo Seletivo > Refugiados Conforme ilustrado abaixo, anexe o Documento de Identificação com foto através dos seguintes passos: 1º - Clique no botão Escolher arquivo sinalizado, 2º - Busque e selecione o arquivo que contém o documento digitalizado e 3º - Clique em Abrir.

23 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 > Inscrição no Processo Seletivo > Refugiados Conforme ilustrado abaixo, anexe o Boletim do Enem (realizado entre 2014 e 2018) através dos seguintes passos: 1º - Clique no botão Escolher arquivo sinalizado, 2º - Busque e selecione o arquivo que contém o boletim e 3º - Clique em Abrir.

24 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 > Inscrição no Processo Seletivo > Refugiados Conforme ilustrado abaixo, anexe o Comprovante de Refugio através dos seguintes passos: 1º - Clique no botão Escolher arquivo sinalizado, 2º - Busque e selecione o arquivo que contém o comprovante e 3º - Clique em Abrir.

25 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 > Inscrição no Processo Seletivo > Refugiados Com os arquivos anexados, preencha o ano que realizou o Enem e as notas obtidas neste mesmo ano, marque a caixa de seleção indicada na imagem e clique em Salvar. Feito isso, CLIQUE AQUI.

26 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 > Inscrição no Processo Seletivo > Portador de Diploma Preencha os campos Nome do Curso e Nome da instituição de ensino superior relacionados ao curso de origem

27 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 > Inscrição no Processo Seletivo > Portador de Diploma Conforme ilustrado abaixo, anexe o Documento de Identificação com foto através dos seguintes passos: 1º - Clique no botão Escolher arquivo sinalizado, 2º - Busque e selecione o arquivo que contém o documento digitalizado e 3º - Clique em Abrir.

28 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 > Inscrição no Processo Seletivo > Portador de Diploma Conforme ilustrado abaixo, anexe o Histórico Escolar de Graduação Completo através dos seguintes passos: 1º - Clique no botão Escolher arquivo sinalizado, 2º - Busque e selecione o arquivo que contém o Histórico de Graduação e 3º - Clique em Abrir.

29 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 > Inscrição no Processo Seletivo > Portador de Diploma Conforme ilustrado abaixo, anexe o Diploma de Curso de Nível Superior através dos seguintes passos: 1º - Clique no botão Escolher arquivo sinalizado, 2º - Busque e selecione o arquivo que contém o Diploma e 3º - Clique em Abrir.

30 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 > Inscrição no Processo Seletivo > Portador de Diploma Com os dados do curso de origem preenchidos e com os arquivos anexados, marque a caixa de seleção indicada na imagem e clique em Salvar. Feito isso, CLIQUE AQUI.

31 Tutorial Vagas Ociosas 2019/1 > Visualizar ou Editar Inscrição Com a conclusão da inscrição, você será direcionado a esta tela. Na seção Meu Histórico de Processos Seletivos dos Cursos de Graduação da UFMS, na aba Inscrições Abertas deve constar o nome do processo seletivo para o qual se inscreveu. Orientamos que clique no botão Visualizar e revise sua inscrição, e se identificar qualquer erro, retorne a esta página e clique em Editar para efetuar as correções necessárias.

32 Divisão de Processos Seletivos Acadêmicos CAA/Prograd/UFMS Telefones: (67) (67)

Tutorial de Inscrição: Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas Remanescentes da UFMS. Inscrições de 23/02/2019 a 05/03/2019

Tutorial de Inscrição: Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas Remanescentes da UFMS. Inscrições de 23/02/2019 a 05/03/2019 Tutorial de Inscrição: Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas Remanescentes da UFMS Inscrições de 23/02/2019 a 05/03/2019 Tutorial Vagas Remanescentes 2019 Este processo seletivo possibilita: Que

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E CIDADANIA MANUAL DO PORTAL DO CANDIDATO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E CIDADANIA MANUAL DO PORTAL DO CANDIDATO DO PORTAL DO CANDIDATO Envio de documentos para comprovação de renda O primeiro passo, depois da apropriação dos termos do edital 10/2019-Prograd, é acessar o Portal do Candidato, no endereço candidato.ufes.br.

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2018 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2015 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE Sumário COMO ACESSAR O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM...2 COMO ACESSAR O CURSO...7 COMO ACESSAR O CONTEÚDO DO CURSO...8 Como acessar o Ambiente

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2016 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

CADASTRO E INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO IFSP CURSOS TÉCNICOS 1º SEMESTRE 2019

CADASTRO E INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO IFSP CURSOS TÉCNICOS 1º SEMESTRE 2019 1 CADASTRO E INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO IFSP CURSOS TÉCNICOS 1º SEMESTRE 2019 1 Acesse a página https://processoseletivo.ifsp.edu.br/ 2 - Caso já possua cadastro vá para o passo 8 (pag. 4) - se

Leia mais

Especialização em Ciência e Tecnologia. Tutorial para realizar inscrição no Sistema de Seleção UAB-UFABC

Especialização em Ciência e Tecnologia. Tutorial para realizar inscrição no Sistema de Seleção UAB-UFABC Especialização em Ciência e Tecnologia Processo Seletivo de Alunos para ingresso no 2º semestre de 2014 Tutorial para realizar inscrição no Sistema de Seleção UAB-UFABC Acesse a página da UAB-UFABC (http://uab.ufabc.edu.br),

Leia mais

TUTORIAL PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO MAIS EDUCAÇÃO

TUTORIAL PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO MAIS EDUCAÇÃO Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social TUTORIAL PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO MAIS EDUCAÇÃO Orientações para Cadastro de Coordenadores, Facilitadores e Monitores

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA CADASTRO E/OU ENVIO DE TRABALHOS

INSTRUÇÕES PARA CADASTRO E/OU ENVIO DE TRABALHOS INSTRUÇÕES PARA CADASTRO E/OU ENVIO DE TRABALHOS Após ter acessado o portal do Congresso Científico (http://sistemas.unifai.com.br/cic/) ACESSE A ÁREA DE AUTOR: Pelo link http://sistemas.unifai.com.br/cic2017/index.php?conteudo=autor_login

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL MESTRADO ACADÊMICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL MESTRADO ACADÊMICO Cara(o) Candidata(o), Este é um tutorial para auxiliar sua inscrição no SIPÓS/UFBA (www.sipos.ufba.br).

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação Processo Seletivo de Alunos para ingresso em 2014

Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação Processo Seletivo de Alunos para ingresso em 2014 Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação Processo Seletivo de Alunos para ingresso em 2014 Tutorial para realizar inscrição no Sistema de Seleção UAB-UFABC Acesse a página da UAB-UFABC (http://uab.ufabc.edu.br),

Leia mais

Tutorial para Cadastro de Projeto de Pesquisa no sistema em pesquisa.ifes.edu.br R00

Tutorial para Cadastro de Projeto de Pesquisa no sistema em pesquisa.ifes.edu.br R00 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO Autarquia criada pela Lei n o. 11.892, de 29 de dezembro de 2008 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA

Leia mais

Coordenação de Curso dentro

Coordenação de Curso dentro SIGAA Manual de Usuário Coordenação de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição.

Leia mais

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4

Leia mais

Tutorial para Solicitação de Isenção de Pagamento de Taxa em Curso de Especialização no SEI

Tutorial para Solicitação de Isenção de Pagamento de Taxa em Curso de Especialização no SEI Tutorial para Solicitação de Isenção de Pagamento de Taxa em Curso de Especialização no SEI Para solicitar a Isenção de Pagamento de Taxa em Curso de Especialização, o processo deverá ser aberto no SEI

Leia mais

Tutorial para Solicitação de Incentivo à Qualificação no SEI

Tutorial para Solicitação de Incentivo à Qualificação no SEI Tutorial para Solicitação de Incentivo à Qualificação no SEI Para solicitar o Incentivo à Qualificação, o processo deverá ser aberto no SEI (www.sei.ufrgs.br), utilizando o login do requerente (servidor

Leia mais

E S C O L A A L E M Ã C O R C O V A D O D E U T S C H E S C H U L E

E S C O L A A L E M Ã C O R C O V A D O D E U T S C H E S C H U L E Inscrição de novos alunos na Escola Alemã Corcovado Processo de Seleção Manual para inscrição online Sumário 1. Acessar portal de inscrição... 1 1.1. Inscrição... 1 1.1.1. Inscrição Candidato... 2 1.1.2.

Leia mais

1º Passo: Acessar o endereço: Clicar sobre o Banner PAS 2017

1º Passo: Acessar o endereço:   Clicar sobre o Banner PAS 2017 1º Passo: Acessar o endereço: www.seduc.mt.gov.br Clicar sobre o Banner PAS 2017 Na nova janela, leia as instruções. Leia também a Normativa, Edital e Portarias referentes a esse processo, para acessá-las,

Leia mais

Vestibular Multi Flexível

Vestibular Multi Flexível Vestibular Multi Flexível Manual Operacional Ingressantes Londrina 2016 Sumário Inscrição... 3 Processo Seletivo - Modalidade Agendamento... 4 Processo Seletivo Modalidade Online... 5 Efetuar exame logo

Leia mais

Vestibular. Manual Operacional. Ingressantes

Vestibular. Manual Operacional. Ingressantes Vestibular Manual Operacional Ingressantes Londrina 2017 Sumário Inscrição... 3 Processo Seletivo - Modalidade Agendamento... 5 Processo Seletivo Modalidade Online... 5 Efetuar exame logo após a confirmação

Leia mais

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome.

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome. Página 1 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Etapas do Processo Seletivo... 3 3. Acesso ao sistema para empresas que possuem cadastro... 3 4. Como Cadastrar uma Empresa... 5 5. Editar Cadastro da Empresa...

Leia mais

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, maio de 2014 Apoio: SHA ACN 00031/11 Para iniciar a inscrição do projeto, o usuário deverá acessar o link: inovare.ifsudestemg.edu.br e clicar em

Leia mais

Manual Rematrícula. Acesso

Manual Rematrícula. Acesso Manual Rematrícula Acesso Para acesso ao sistema de rematrícula, digite o nome de usuário e senha de intranet nos campos indicados e clique no botão Entrar. Atualização de dados cadastrais Caso seja a

Leia mais

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA. ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online PROJETOS CULTURAIS

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA. ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online PROJETOS CULTURAIS DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online 2 MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA ON LINE DE CAPTAÇÃO DE DO SESI-SP O SESI-SP na área da Cultura, anualmente, apresenta uma

Leia mais

Manual do Vestibular Online

Manual do Vestibular Online Manual do Vestibular Online 1. INSCRIÇÃO Acesse o site www.faatensino.com.br; Clique na opção Vestibular 2017 No submenu Escolha seu Processo Seletivo selecione VESTIBULAR: Prova Online ou Agendada d.

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

Orientações para a submissão do Relatório Parcial do Programa de Iniciação Científica PIC

Orientações para a submissão do Relatório Parcial do Programa de Iniciação Científica PIC Orientações para a submissão do Relatório Parcial do Programa de Iniciação Científica PIC 2018-2019 Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Janeiro de 2019 Informações gerais para

Leia mais

CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA 1. ACESSO AO SISTEMA DE CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS Para visualizar o Cadastro e Resolução de Recursos, o usuário com o perfil de Solicitante

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO B

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO B TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO B Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 2 Autenticação... 3 2.1 Nescon... 4 2.2 Criar conta... 5 2.3 Autenticação Nescon... 8 2.4 Autenticação

Leia mais

LATO SENSU COORDENADOR

LATO SENSU COORDENADOR LATO SENSU COORDENADOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPGD - 2105-6497 / copgdufs@gmail.com Lato Sensu - Coordenador: Objetivo

Leia mais

NEAD UFMA. Tutorial Seleção Simplificada Para Formação do Cadastro-Reserva Para Colaboradores (PROFESSOR E TUTOR)

NEAD UFMA. Tutorial Seleção Simplificada Para Formação do Cadastro-Reserva Para Colaboradores (PROFESSOR E TUTOR) NEAD UFMA Tutorial Seleção Simplificada Para Formação do Cadastro-Reserva Para Colaboradores (PROFESSOR E TUTOR) Este tutorial tem o objetivo de informar o passo a passo para a realização da inscrição

Leia mais

Olá, este é o manual de cadastro do site de Eventos da FAI e inscrição no evento 13ª Jornada das Licenciaturas.

Olá, este é o manual de cadastro do site de Eventos da FAI e inscrição no evento 13ª Jornada das Licenciaturas. Olá, este é o manual de cadastro do site de Eventos da FAI e inscrição no evento 13ª Jornada das Licenciaturas. Caso tenhas dificuldades ou encontre algum problema entre em contato com o suporte da FAI

Leia mais

Submissão ICV UFPI PROPESQ -CPES

Submissão ICV UFPI PROPESQ -CPES Submissão ICV UFPI PROPESQ -CPES Passos para submissão Cadastrar Novo(a) Orientador(a) Passos na Área Restrita: Passo 1: Atualizar Dados Cadastrais Passo 2: Cadastrar Área do Conhecimento Passo 3: Cadastrar

Leia mais

TUTORIAL DO CANDIDATO SISTEMA DE INSCRIÇÃO ONLINE

TUTORIAL DO CANDIDATO SISTEMA DE INSCRIÇÃO ONLINE 1 TUTORIAL DO CANDIDATO SISTEMA DE INSCRIÇÃO ONLINE PROCESSO SELETIVO - 2019.2 CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS Informações: Avenida Doutor Francisco

Leia mais

TUTORIAL PARA MATRÍCULA DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR

TUTORIAL PARA MATRÍCULA DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR TUTORIAL PARA MATRÍCULA DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR INTRODUÇÃO O objetivo desse tutorial é orientar o passo-a-passo para o pais e/ou responsáveis preencherem corretamente a ficha de inscrição para matricular

Leia mais

TUTORIAL DE ACESSO AOS CURSOS DA COLEÇÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS

TUTORIAL DE ACESSO AOS CURSOS DA COLEÇÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS TUTORIAL DE ACESSO AOS CURSOS DA COLEÇÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS 1 - ACESSO - Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA 1.1 - Para acesso a nossa plataforma de ensino a distância, clique o link https://am.senaiead.timetoknow.com/am

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO Av. Fernando Correa da Costa, nª 2367 Cidade Universitária - 78060-900 - MT TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO NA IX MOSTRA DE EXTENSÃO Av. Fernando Correa da Costa, nª 2367 Cidade Universitária - 78060-900

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE 1. Primeiro Acesso Clique em [ACESSAR SUA CONTA] 1. Primeiro Acesso Caso ainda não possua acesso ao sistema, na caixa de diálogo que surge, clique em [Primeiro acesso].

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE DO SESI-SP

EDITAL DE CHAMAMENTO MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE DO SESI-SP EDITAL DE CHAMAMENTO 2020 MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE DO SESI-SP Manual do Usuário Sistema de Captação de Projetos culturais online do Sesi-SP O SESI-SP na área da

Leia mais

TUTORIAL PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHO

TUTORIAL PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHO 1) Acesse o Portal de Evento do IFRS em http://eventos.ifrs.edu.br e role a página até chegar na Semana de Educação, Ciência e Cultura Campus Bento Gonçalves. Clique em Acessar a conferência. 2) Ao abrir

Leia mais

Portal do Servidor NPD UFES

Portal do Servidor NPD UFES Portal do Servidor NPD UFES MAIO/2012 Visão Geral do novo Portal do Servidor O Portal do Servidor possui três divisões principais: (Clique sobre os itens para visualizar) 1 Funções específicas de órgãos

Leia mais

Cadastro e Assinatura no Portal de API. icatuseguros.com.br

Cadastro e Assinatura no Portal de API. icatuseguros.com.br Cadastro e Assinatura no Portal de API Sumário Controle de Versão... 3 Objetivo... 4 Cadastro... 4 Tela 1 Home Portal... 4 Tela 2 Formulário Inscrição... 5 Tela 3 Confirmação cadastro... 6 Tela 4 Crie

Leia mais

PASSO A PASSO. Cadastro no Bússola para Signatários no Movimento ODS - SC

PASSO A PASSO. Cadastro no Bússola para Signatários no Movimento ODS - SC PASSO A PASSO 1 Cadastro no Bússola para Signatários no Movimento ODS - SC ORIENTAÇÃO Para cadastro de signatários, sendo pessoa física ou jurídica é necessário, acessar a página do edital para criar a

Leia mais

LATO SENSU COORDENADOR

LATO SENSU COORDENADOR LATO SENSU COORDENADOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2018 www.ufs.br NTI - 3194-6583 / 3194-6584 Lato Sensu - Coordenador Objetivo: Auxiliar o coordenador de curso

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

Guia de Uso Portal dos Alunos

Guia de Uso Portal dos Alunos Guia de Uso Portal dos Alunos Índice Primeiro Acesso... 01 Tela Inicial... 02 Seção de Arquivos... 02 Incluindo Arquivos... 03 Alterando Arquivos... 05 Apagando Arquivos... 06 Seção de Cadastro... 07 Financeiro...

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2018 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

Como efetuar a inscrição no Portal do Candidato

Como efetuar a inscrição no Portal do Candidato Como efetuar a inscrição no Portal do Candidato 1. Inicie seu navegador: Internet Explorer ou Google Chrome ou Mozilla Firefox 2. Digite o endereço eletrônico na barra de endereço: www.ifmg.edu.br/vestibularifmg.php

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...03 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2019 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes CONCAFÉ Manual do Usuário Dúvidas frequentes SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. Funcionalidades do Sistema...3 2.1. Autenticação...3 2.1.1. Como acessar o sistema...3 2.2. Como solicitar acesso ao sistema...4

Leia mais

TUTORIAL DE INSCRIÇÃO / SELEÇÕES DEAD-IFPE ACESSO

TUTORIAL DE INSCRIÇÃO / SELEÇÕES DEAD-IFPE ACESSO TUTORIAL DE INSCRIÇÃO / SELEÇÕES DEAD-IFPE ACESSO 1- Ao acessar a opção de inscrição no site da seleção, será apresentada a tela abaixo: 2- Nos em que os candidatos são servidores do IFPE, a opção Entrar

Leia mais

Módulo Inscrição. Passo 1 - Acesse a plataforma SED por meio do link: com seu login e senha.

Módulo Inscrição. Passo 1 - Acesse a plataforma SED por meio do link:  com seu login e senha. Tutorial Inscrição Sumário Módulo Inscrição... 3 1. Como acessar... 3 2. Inscrição de Aluno com RA... 3 3. Inscrição de Aluno sem RA... 5 4. Pesquisa das Inscrições Realizadas... 9 5. Como trabalhar com

Leia mais

Manual SIGAA. SIGAA. ifsc.edu.br

Manual SIGAA. SIGAA. ifsc.edu.br Manual SIGAA SIGAA. ifsc.edu.br Seja bem-vindo(a)! Este tutorial foi desenvolvido com o objetivo de apresentar as funcionalidades básicas do Portal Discente do novo sistema acadêmico - SIGAA Indice SIGAA.

Leia mais

Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2019 1 Sumário 1. Acesso de Aluno I. Acesso de Aluno Externo II. Acesso de Aluno USP III. Inscrição de Trabalho IV. Revisão do

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor Instruções para Agendamento de Relatório - Professor 17 de Abril de 2017 Regulamentação 1 Obedecendo ao que é estabelecido pela legislação de estágio, lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, no seu artigo

Leia mais

Juiz de Fora, setembro de 2017

Juiz de Fora, setembro de 2017 GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO PARA PROGRAMA DE APOIO À PESQUISA MODALIDADE BOLSA PESQUISADOR Juiz de Fora, setembro de 2017 Apoio: SHA ACN 00031/11 Para iniciar a inscrição do projeto, o usuário deverá

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 3 1. Menu Meu perfil... 3 1.1. Editar meu perfil... 3 1.2. Editar minha senha... 3 2. Usuários... 4 2.1. Cadastrar Usuário... 4

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal...

Leia mais

Tutorial Inscrição e Matrícula CEEJA

Tutorial Inscrição e Matrícula CEEJA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO PLATAFORMA SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL (SED) Tutorial Inscrição e Matrícula CEEJA Versão: 2018.09.10 Sumário 1. Perfis de Acesso... 3 2. Inscrição de Aluno

Leia mais

Gerenciador de Processos

Gerenciador de Processos IBILCE UNESP 2012 GUIA DO USUÁRIO Gerenciador de Processos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio IBILCE - UNESP2012 Controle do Documento Título Nome do Arquivo Autor(es) GBD Guia do Usuário GePrOC

Leia mais

EDITAL UFMS/PROGRAD Nº 108, DE 4 DE JULHO DE PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA E INGRESSO EM VAGAS OCIOSAS DA UFMS 2º SEMESTRE 2017

EDITAL UFMS/PROGRAD Nº 108, DE 4 DE JULHO DE PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA E INGRESSO EM VAGAS OCIOSAS DA UFMS 2º SEMESTRE 2017 EDITAL UFMS/PROGRAD Nº 108, DE 4 DE JULHO DE 2017. PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA E INGRESSO EM VAGAS OCIOSAS DA UFMS 2º SEMESTRE 2017 A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios

Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios no SIGAA. Após entrar com usuário e senha no www.sigaa.ufs.br,

Leia mais

Tutorial para Solicitação de Incentivo Educacional no SEI

Tutorial para Solicitação de Incentivo Educacional no SEI Tutorial para Solicitação de Incentivo Educacional no SEI Para solicitar concessão de Incentivo Educacional, o processo deverá ser aberto no login do requerente (servidor interessado no Incentivo). 1.

Leia mais

b) Ao longo de todo Tutorial existem setas vermelhas indicando os pontos críticos a serem selecionados.

b) Ao longo de todo Tutorial existem setas vermelhas indicando os pontos críticos a serem selecionados. Tutorial para Submissão de Resumos Expandidos na Jornada Científica do ITPAC ATENÇÃO: A) Ressaltamos que todas as regras sobre a submissão e normativas sobre o Resumo Expandido, além de datas e valores,

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades para as quais a sua empresa deseja fornecer;

Leia mais

Universidade Federal do Vale do São Francisco Sistema de Concursos

Universidade Federal do Vale do São Francisco Sistema de Concursos 1 - Introdução O sistema de concursos da UNIVASF é uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) que permite a inscrição de candidatos às vagas ofertadas pela UNIVASF. O

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2018 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

Introdução ao SIGAA UFPB

Introdução ao SIGAA UFPB Universidade Federal da Paraíba Pró-Reitoria de Graduação Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Coordenação dos Cursos de Graduação Presenciais de Licenciatura em Letras Introdução ao SIGAA UFPB Informações

Leia mais

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA Portal do Projeto PST Brasil em Convênio com o Ministério do Esporte - Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA ORIENTAÇÕES DE CADASTRO: ESCOLA DIRETOR

Leia mais

Preencher Formulário de Avaliação do Gestor. Avaliação de Desempenho

Preencher Formulário de Avaliação do Gestor. Avaliação de Desempenho Preencher Formulário de Avaliação do Gestor Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessar o Portal... 3 3. Consulta Histórico Avaliação de Competências... 5 4. Preencher formulárioo de avaliação... 6 2 1. Introdução

Leia mais

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA Portal do Projeto PST Brasil em Convênio com o Ministério do Esporte - Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA ORIENTAÇÕES DE CADASTRO: Coordenadores

Leia mais

MANUAL Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo (PRS) Programa de Aprendizagem Profissional Comercial MÓDULO EMPRESA

MANUAL Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo (PRS) Programa de Aprendizagem Profissional Comercial MÓDULO EMPRESA MANUAL Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo (PRS) Programa de Aprendizagem Profissional Comercial MÓDULO EMPRESA Índice 1. Apresentação...- 3-2. Etapas do processo...- 3-3. Acesso ao sistema para

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

27/03/

27/03/ Exportar Pedido Para MS-Excel Consultar CEP 27/03/2017 2017 1207.0 01 RECURSO DE EXPORTAÇÃO PARA O MS-EXCEL 2 01.01 Estamos aperfeiçoando o método de exportação de Pedidos para o MS-Excel, já podendo utilizar

Leia mais

TUTORIAL: Inscrição no Evento IV SIMEPE do Sistema de Gestão de Eventos (SGE)

TUTORIAL: Inscrição no Evento IV SIMEPE do Sistema de Gestão de Eventos (SGE) TUTORIAL: Inscrição no Evento IV SIMEPE do Sistema de Gestão de Eventos (SGE) Introdução: Todos os usuários cadastrados no Sistema Periódicos que submeteram ou avaliaram trabalhos para o IV SIMEPE já foram

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Discente SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3

Leia mais

ANEXO II. Equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação

ANEXO II. Equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação ANEXO II Prezado(a) proponente, Neste tutorial você obterá informações sobre como operar dentro do Ambiente para Gestão Integrada de Projetos em Pesquisa e Inovação AGIPPI para seu cadastro e submissão

Leia mais

Manual do Vestibular Online

Manual do Vestibular Online Manual do Vestibular Online 1. INSCRIÇÃO Acesse o site www.faatensino.com.br; Clique na opção Vestibular 2017 c. No submenu Escolha seu Processo Seletivo selecione VESTIBULAR: Prova Online ou Agendada

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA RESULTADOS DE ALUNO: TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA Para visualizar a publicação de Resultados de Aluno Portaria 0988/2013- GAB, o usuário com o perfil de Escola deve seguir os passos descritos abaixo:

Leia mais

CAEX Administração 1 Gestão de Ações de Extensão

CAEX Administração 1 Gestão de Ações de Extensão CAEX Administração 1 Gestão de Ações de Extensão Acesse o CAEX no link: http://www.unifal-mg.edu.br/caex/ Escolha a opção: Ambiente de Administração 2 Login O seu Login e Senha são os mesmos utilizados

Leia mais

Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia

Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia Passo a Passo para Solicitação de Página 1 Introdução Os empregados da Petrobras poderão utilizar o sistema Botão Compartilhado Web para registrar a sua solicitação de reembolso do benefício farmácia.

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

Orientações para preenchimento do formulário de Cadastro Habitacional Permanente

Orientações para preenchimento do formulário de Cadastro Habitacional Permanente Orientações para preenchimento do formulário de Cadastro Habitacional Permanente Este formulário tem por objetivo manter atualizadas as informações cadastrais de interessados em unidade habitacionais junto

Leia mais

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA Portal do Projeto PST Brasil em Convênio com o Ministério do Esporte - Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA ORIENTAÇÕES DE CADASTRO: Coordenadores

Leia mais

Manual de Cadastro. Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social

Manual de Cadastro. Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social Manual de Cadastro Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social Este documento apresenta o passo a passo para o cadastramento da empresa ou entidade na Rede de Parceiros, bem como o cadastramento de vagas

Leia mais

Acesso ao Portal Discente do SIGAA

Acesso ao Portal Discente do SIGAA Acesse o sistema no link: https://sig.ifrs.edu.br/sigaa Acesso ao Portal Discente do SIGAA Na primeira tela temos algumas opções de recuperação de informações acerca de sua conta, caso tenha alguma dificuldade

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO RECOMENDAMOS A LEITURA DO EDITAL DE ABERTURA.

MANUAL DO CANDIDATO RECOMENDAMOS A LEITURA DO EDITAL DE ABERTURA. MANUAL DO CANDIDATO O seguinte Manual tem caráter de documento informativo auxiliar, NÃO sendo parte integrante de qualquer Edital ou suas publicações. O Manual do Candidato NÃO é considerado documento

Leia mais

Inclusão e Alteração de Beneficiário Titular

Inclusão e Alteração de Beneficiário Titular Inclusão e Alteração de Beneficiário Titular Para Inclusão de um novo beneficiário titular, siga as orientações: 1 No seu navegador, digite o endereço eletrônico - www.goldencross.com.br; 2 No menu superior,

Leia mais

COMPRA DO LIVRO DIGITAL COM VOUCHER

COMPRA DO LIVRO DIGITAL COM VOUCHER Página 1/6 1. OBJETIVO Neste Manual, você poderá verificar o passo a passo de como realizar a compra dos livros digitais da FTD Educação, este processo será realizado em três etapas, sendo elas: 1ª Etapa

Leia mais

Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2015 1 Índice 1. Acesso de Aluno I. Cadastro de Aluno Externo...3 II. Cadastro de Aluno USP sem cadastro no Atena...6 III. Acesso

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA RESULTADOS DE ALUNO: TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA Para visualizar a publicação de Resultados de Aluno, o usuário com o perfil de Escola deve seguir os passos descritos abaixo: 1º Passo: Acesse o portal:

Leia mais

Para realizar a consulta das ações de extensão, acesse o SIGAA Módulos Portal do Docente Extensão Planos de Trabalho

Para realizar a consulta das ações de extensão, acesse o SIGAA Módulos Portal do Docente Extensão Planos de Trabalho Planos de Trabalho Os Planos de Trabalho descrevem as atividades que um discente deve realizar de acordo com o período estabelecido no cadastro do Plano. O responsável pelo cadastro dos Planos de Trabalho

Leia mais

EDITAL UFMS/PROGRAD Nº 193, DE 30 DE NOVEMBRO DE PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA E INGRESSO EM VAGAS OCIOSAS DA UFMS 1º SEMESTRE 2018

EDITAL UFMS/PROGRAD Nº 193, DE 30 DE NOVEMBRO DE PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA E INGRESSO EM VAGAS OCIOSAS DA UFMS 1º SEMESTRE 2018 EDITAL UFMS/PROGRAD Nº 193, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2017. PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA E INGRESSO EM VAGAS OCIOSAS DA UFMS 1º SEMESTRE 2018 A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO

Leia mais

Conteúdo deste documento: 1. Primeiro acesso ao SIGAA 2. Tutorial para Solicitação de Acréscimo de disciplina 3. Tutorial para solicitação de

Conteúdo deste documento: 1. Primeiro acesso ao SIGAA 2. Tutorial para Solicitação de Acréscimo de disciplina 3. Tutorial para solicitação de Conteúdo deste documento: 1. Primeiro acesso ao SIGAA 2. Tutorial para Solicitação de Acréscimo de disciplina 3. Tutorial para solicitação de matrícula 4. Tutorial para solicitação de trancamento de Matrícula

Leia mais

Como acessar o sistema AutoSC via internet

Como acessar o sistema AutoSC via internet Como acessar o sistema AutoSC via internet Passo 1 Acessar o Portal Saúde CAIXA Todos os titulares deverão realizar cadastro no Portal Saúde CAIXA, para posterior acesso ao sistema AutoSC (em D +1) através

Leia mais

COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO ON-LINE

COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO ON-LINE COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO ON-LINE No portal da FEC, selecione o evento que deseja fazer a inscrição. Procure no corpo da página, o link " Faça aqui a sua inscrição" ou o botão específico de inscrição.

Leia mais