ONCO-HEMATOLOGIA ATENÇÃO: IF001 - Imunofenotipagem para Classificação de Leucemias Técnica: Material: Volume:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ONCO-HEMATOLOGIA ATENÇÃO: IF001 - Imunofenotipagem para Classificação de Leucemias Técnica: Material: Volume:"

Transcrição

1 Manual da Coleta

2 ONCO-HEMATOLOGIA ATENÇÃO: É recomendável que as amostras de Imunofenotipagem por Citometria de Fluxo para Classificação de Leucemias e de Imunofenotipagem de Líquidos Biológicos venham acompanhadas de informações clínico-laboratoriais, preferencialmente preenchidas pelo MÉDICO do paciente e no formulário específico de solicitação de exames fornecidos pelo Mantis Diagnósticos Avançados, com carimbo e assinatura. IF001 - Imunofenotipagem para Classificação de Leucemias Técnica: Citometria de Fluxo Material: Sangue Periférico e/ou Medula Óssea Volume: Sangue Periférico 4-5 ml em EDTA Medula Óssea 2 3 ml em EDTA Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra: até 48 horas após a coleta. Rotina: Diária Transporte: Em embalagem plástica ou isopor, lacrada e sem gelo, devendo ser encaminhada assim que possível ao laboratório, não ultrapassando o prazo máximo de 48 horas após a coleta. Em localidades onde a temperatura ambiente for alta ou longa distância, a amostra deve ser acondicionada em embalagem refrigerada, porém esta não deve entrar em contato direto com o gelo. Instruções de coleta: Recomenda-se não coletar volume de medula óssea inferior a 2 ml para não comprometer a amostra. Evitar colher mais que 3 ml de medula óssea pois há risco de contaminação por elementos do sangue periférico. A obtenção de medula óssea NÃO deve ser realizada no mesmo orifício ósseo utilizado para realização de aspirado de medula óssea (AMO), com isso evita-se hipocelularidade do material para imunofenotipagem. Em caso de aspirado seco é possível processar a biópsia de medula óssea. Os fragmentos de biópsias de medula óssea, linfonodos, tecidos ou massas neoplásicas devem ser acondicionados em soro fisiológico ou meio de cultura. Enviar a maior quantidade de material possível, evitando áreas necróticas. NÃO USAR FORMOL. Enviar material ao laboratório imediatamente após a coleta. Os fragmentos da aspiração por agulha fina (PAAF) em soro fisiológico ou PBS (máximo de 5 ml). Enviar material ao laboratório imediatamente após a coleta. Aplicação: Diagnóstico de infiltração por doenças onco-hematológicas.

3 processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. Todos os procedimentos de coleta de medula óssea realizadas no Mantis devem ser agendados, sendo o máximo 2 procedimentos pela manhã (9h30 e 10h30) e dois procedimentos a tarde (14h30 e 15h30), salvo exceções que devem ser conversadas com o médico hematologista responsável. O Mantis faz apenas coleta de punção e biópsia de medula óssea em adultos, e não faz biópsias de linfonodos ou teciduais. Estas devem ser acondicionadas em soro fisiológico ou meio de cultura, ressaltando que devem ser processadas em no máximo 6 horas após a coleta, e não podem ser guardadas para processamento posterior, uma vez que perde a viabilidade celular. O Mantis NÃO se responsabiliza pelo transporte das amostras de biópsia coletadas, mas não realizadas neste laboratório. IF002 - Imunofenotipagem para Hemoglobinúria Paroxística Noturna Técnica: Citometria de Fluxo Material: Sangue Periférico. Volume: 4-5 ml em EDTA. Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra: até 48 horas após a coleta. Transporte: Em embalagem plástica ou isopor, lacrada e sem gelo, devendo ser encaminhada assim que possível ao laboratório, não ultrapassando o prazo máximo de 48 horas após a coleta. Em localidades onde a temperatura ambiente for alta, ou em longas distâncias, a amostra deve ser acondicionada em embalagem refrigerada, sendo que a amostra não deve entrar em contato com o gelo. Instruções de coleta: Recomenda-se não coletar volume inferior a 2 ml para não comprometer a amostra, ou utilizar tubo específico para menores volumes de sangue. Aplicação: Diagnóstico e monitoração de Hemoglobinúria Paroxística Noturna. processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. IF003 - Imunofenotipagem de Subpopulações Linfocitárias Técnica: Citometria de Fluxo Material: Sangue Periférico.

4 Volume: 4-5 ml em EDTA. Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra: até 48 horas após a coleta. Transporte: Em embalagem plástica ou isopor, lacrada e sem gelo, devendo ser encaminhada assim que possível ao laboratório, não ultrapassando o prazo máximo de 48 horas após a coleta. Em localidades onde a temperatura ambiente for alta ou longas distâncias, a amostra deve ser acondicionada em embalagem refrigerada, sendo que a amostra não deve entrar em contato com o gelo. Instruções de coleta: Recomenda-se não coletar volume inferior a 2 ml para não comprometer a amostra, ou utilizar tubo específico para menores volumes de sangue. Aplicação: Acompanhamento da resposta imunológica em pacientes com imunodeficiências ou pós transplante de medula óssea. processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. IF004 - Imunofenotipagem para Linfócitos T Helper CD4 Técnica: Citometria de Fluxo Material: Sangue Periférico. Volume: 4-5 ml em EDTA. Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra: até 48 horas após a coleta. Transporte: Em embalagem plástica ou isopor, lacrada e sem gelo, devendo ser encaminhada assim que possível ao laboratório, não ultrapassando o prazo máximo de 48 horas após a coleta. Em localidades onde a temperatura ambiente for alta ou longas distâncias, a amostra deve ser acondicionada em embalagem refrigerada, sendo que a amostra não deve entrar em contato com o gelo. Instruções de coleta: Recomenda-se não coletar volume inferior a 2 ml para não comprometer a amostra, ou utilizar tubo específico para menores volumes de sangue. Aplicação: Acompanhamento da resposta imunológica em pacientes HIV positivos ou outras imunodeficiências.

5 processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. IF005 - Imunofenotipagem para Linfócitos T Supressor CD8 Técnica: Citometria de Fluxo Material: Sangue Periférico. Volume: 4-5 ml em EDTA. Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra: até 48 horas após a coleta. Transporte: Em embalagem plástica ou isopor, lacrada e sem gelo, devendo ser encaminhada assim que possível ao laboratório, não ultrapassando o prazo máximo de 48 horas após a coleta. Em localidades onde a temperatura ambiente for alta ou longas distâncias, a amostra deve ser acondicionada em embalagem refrigerada, sendo que a amostra não deve entrar em contato com o gelo. Instruções de coleta: Recomenda-se não coletar volume inferior a 2 ml para não comprometer a amostra, ou utilizar tubo específico para menores volumes de sangue. Aplicação: Acompanhamento da resposta imunológica em pacientes HIV positivos ou outras imunodeficiências. processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. IF006 - Marcador Isolado CD (...) Técnica: Citometria de Fluxo Material: Sangue Periférico Volume: Sangue Periférico 4-5 ml em EDTA Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra: até 48 horas após a coleta. Transporte: Em embalagem plástica ou isopor, lacrada e sem gelo, devendo ser encaminhada assim que possível ao laboratório, não ultrapassando o prazo máximo de 48 horas após a coleta. Em localidades onde a temperatura ambiente for altas ou longas distâncias, a amostra deve ser acondicionada em embalagem refrigerada, sendo que a amostra não deve entrar em contato com o gelo.

6 Instruções de coleta: Recomenda-se não coletar volume inferior a 2 ml de sangue periférico para não comprometer a amostra, ou utilizar tubo específico para menores volumes de sangue. Aplicação: Depende do marcador analisado, a critério do médico solicitante. Usualmente são analisados os marcadores CD20, CD56, CD3, CD4, CD8 em sangue periférico ou ZAP70 em casos de leucemia linfocítica crônica. processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. IF007 - Determinação de Células CD34, CD45 Positivas Técnica: Citometria de Fluxo Código CBHPM viabilidade celular: (utilizar junto com o código anterior quando for solicitado CD34 com viabilidade), e código se for quantificar CD3 em bolsa de aférese. Material: Sangue Periférico, Medula Óssea, Aférese ou Sangue de Cordão Umbilical. Volume: Sangue Periférico 4-5 ml em EDTA, Medula Óssea 2-3 ml em EDTA, Aférese 500µl em ACD ou EDTA. Sangue do Cordão Umbilical 500µl em ACD. Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra: até 48 horas após a coleta. Transporte: Em embalagem plástica ou isopor, lacrada e sem gelo, devendo ser encaminhada assim que possível ao laboratório, não ultrapassando o prazo máximo de 48 horas após a coleta. Em localidades onde a temperatura ambiente for altas ou longas distâncias, a amostra deve ser acondicionada em embalagem refrigerada, sendo que a amostra não deve entrar em contato com o gelo. Instruções de coleta: Colher 4 a 5 ml de sangue periférico em EDTA ou 0,5ml da aférese ou sangue de cordão umbilical colhidos no banco de sangue. Em casos de coleta de medula óssea do doador, sugere-se separar 2 a 3 ml da medula óssea, enviar em EDTA em temperatura ambiente. Aplicação: Contagem de células tronco-hematopoiéticas em material para transplante. A determinação da porcentagem de células CD34 + no sangue periférico é o melhor parâmetro para indicar o momento de se iniciar o procedimento de coleta de células tronco hematopoéticas de sangue periférico e a quantidade de aféreses necessárias para que se atinja o valor de células desejado a ser infundido por transplante de células tronco.

7 Orientações ao paciente: Não necessita jejum. O material deve ser coletado em um banco de sangue ou hospital, e enviado ao laboratório imediatamente. O exame de análise de CD34 é considerado exame de URGÊNCIA, e os resultados serão liberados o mais breve possível (de 3 a 6 horas após a entrada no laboratório). Entretanto, todo material que for encaminhado para o laboratório após as 15h00, poderá ser armazenado e processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. IF008 - Imunofenotipagem em Líquidos Biológicos ou PAAF de Linfonodos Técnica: Citometria de Fluxo Material: Líquido Cefalorraquidiano (LCR) ou líquidos biológicos (líquido ascítico, pleural, pericárdico, etc.). Volume: 3-5 ml in natura ou 0,5 ml em albumina humana. Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra: até 3 horas após a coleta. Rotina: Diária Transporte: Em embalagem plástica ou isopor, lacrada e sem gelo, devendo ser encaminhada imediatamente ao laboratório, não ultrapassando o prazo máximo de 3 horas após a coleta para não comprometer a viabilidade celular. Instruções de coleta: Coletar 3-5 ml de Líquido Cefalorraquidiano (LCR) ou do líquido desejado (líquido ascítico, pleural, pericárdico, etc.), in natura, sem anticoagulante. Enviar material ao laboratório imediatamente após a coleta. Contaminação da amostra com sangue periférico durante a punção e presença de imunoglobulinas livres do plasma pode comprometer a amostra, ou utilizar tubo específico para menores volumes de sangue. Aplicação: Diagnóstico de infiltração por doenças onco-hematológicas. o líquor deve ser processado no máximo 6 horas após a coleta, e não pode ser guardado para processamento posterior, uma vez que perde a viabilidade celular. O Mantis não faz coleta de líquor ou líquidos biológicos. A coleta de Líquor e Líquidos biológicos deve ser realizada por um médico, conforme indicação clínica. IF009 - Imunofenotipagem em Biópsia de Linfonodos e Teciduais Técnica: Citometria de Fluxo Material: Sangue Periférico; Medula Óssea; fragmentos de biópsias de medula óssea, linfonodos, tecidos ou massas neoplásicas; punção por agulha fina (PAAF) de linfonodos ou massas neoplásicas.

8 Volume: Sangue Periférico 4-5 ml em EDTA Medula Óssea 2 3 ml em EDTA Fragmentos acondicionados em 1-2 ml em soro fisiológico ou meio de cultura. Punção por agulha fina (PAAF) de linfonodos ou massas neoplásicas em 1-2 ml em soro fisiológico. Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra: até 48 horas após a coleta. Rotina: Diária Transporte: Em embalagem plástica ou isopor, lacrada e sem gelo, devendo ser encaminhada assim que possível ao laboratório, não ultrapassando o prazo máximo de 48 horas após a coleta. Em localidades onde a temperatura ambiente for alta ou longa distância, a amostra deve ser acondicionada em embalagem refrigerada, porém esta não deve entrar em contato direto com o gelo. Instruções de coleta: Recomenda-se não coletar volume de medula óssea inferior a 2 ml para não comprometer a amostra. Evitar colher mais que 3 ml de medula óssea pois há risco de contaminação por elementos do sangue periférico. A obtenção de medula óssea NÃO deve ser realizada no mesmo orifício ósseo utilizado para realização de aspirado de medula óssea (AMO), com isso evita-se hipocelularidade do material para imunofenotipagem. Em caso de aspirado seco é possível processar a biópsia de medula óssea. Os fragmentos de biópsias de medula óssea, linfonodos, tecidos ou massas neoplásicas devem ser acondicionados em soro fisiológico ou meio de cultura. Enviar a maior quantidade de material possível, evitando áreas necróticas. NÃO USAR FORMOL. Enviar material ao laboratório imediatamente após a coleta. Os fragmentos da aspiração por agulha fina (PAAF) em soro fisiológico ou PBS (máximo de 5 ml). Enviar material ao laboratório imediatamente após a coleta. Aplicação: Diagnóstico de infiltração por doenças onco-hematológicas. processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. Todos os procedimentos de coleta de medula óssea realizadas no Mantis devem ser agendados, sendo o máximo 2 procedimentos pela manhã (9h30 e 10h30) e dois procedimentos a tarde (14h30 e 15h30), salvo exceções que devem ser conversadas com o médico hematologista responsável. O Mantis faz apenas coleta de punção e biópsia de medula óssea em adultos, e não faz biópsias de linfonodos ou teciduais. Estas devem ser acondicionadas em soro fisiológico ou meio de

9 cultura, ressaltando que devem ser processadas em no máximo 6 horas após a coleta, e não podem ser guardadas para processamento posterior, uma vez que perde a viabilidade celular. O Mantis NÃO se responsabiliza pelo transporte das amostras de biópsia coletadas, mas não realizadas neste laboratório. Morfologia IF010 - Mielograma Técnica: Análise morfológica por microscopia óptica. Material: Medula óssea. Volume: Acima de 2 lâminas de medula óssea estendidas, em forma de squash ou imprint da biópsia. IDEAL: 5 a 10 lâminas de extensão, 2 a 4 lâminas Squash. Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra: até 5 dias após a coleta. Transporte: Em embalagem plástica ou isopor, lacrada e sem gelo, devendo ser encaminhada assim que possível ao laboratório, não ultrapassando o prazo máximo de 5 dias após a coleta. Instruções de coleta: O aspirado de medula óssea deve ser colocado em placa de petri ou diretamente sobre as lâminas de microscopia, seguida da extensão do sangue para exame de microscopia. Ideal: 5 a 10 lâminas de extensão, 2 a 4 lâminas Squash. As lâminas devem ser fixadas em folha própria identificada com nome completo do paciente, número de identificação da amostra, data da coleta e indicação clínica. Aplicação: Avaliar a morfologia celular. de segunda à sexta-feira, das 08:00 h às 18h00 e no sábado das 08h00 às 10h00. Ressaltando que processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. Todos os procedimentos de coleta de medula óssea realizadas no Mantis devem ser agendados, sendo o máximo 2 procedimentos pela manhã (9h30 e 10h30) e dois procedimentos a tarde (14h30 e 15h30), salvo exceções que devem ser conversadas com o médico hematologista responsável. O Mantis faz apenas coleta de punção e biópsia de medula óssea em adultos, e não faz biópsias de linfonodos ou teciduais. Estas devem ser acondicionadas em soro fisiológico ou meio de cultura, ressaltando que devem ser processadas em no máximo 6 horas após a coleta, e não podem ser guardadas para processamento posterior, uma vez que perde a viabilidade celular.

10 O Mantis NÃO se responsabiliza pelo transporte das amostras de biópsia coletadas, mas não realizadas neste laboratório. IF011 - Citoquímica para Classificar Leucemias Ferro Medular, Alfa-Naftil Acetato Esterase (ANAE), Mieloperoxidase (MPO). Técnica: Coloração citoquímica seguida de análise morfológica por microscopia óptica Material: Medula Óssea. Volume: 6-8 lâminas. Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra: até 5 dias após a coleta. Transporte: Em embalagem plástica ou isopor, lacrada e sem gelo, devendo ser encaminhada assim que possível ao laboratório, não ultrapassando o prazo máximo de 5 dias após a coleta. Instruções de coleta: O médico que faz a coleta do mielograma deve separar as lâminas para citoquímicas. Não necessita jejum. O material deve ser entregue no laboratório de segunda à sexta-feira, das 08:00 h às 18h00 e no sábado das 08h00 às 10h00. Ressaltando que todo material que for encaminhado para o laboratório após as 15h00, poderá ser armazenado e processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo Aplicação: A critério clínico. de segunda à sexta-feira, das 08:00 h às 18h00 e no sábado das 08h00 às 10h00. Ressaltando que processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. IF014 Aspirado de Medula Óssea com Biópisa Técnica: Exame anatomopatológico em parafina. Material: fragmentos de biópsias de medula óssea, acondicionados em formol. Volume: fragmento de 1 a 2 cm. Em temperatura ambiente. Transporte: Em embalagem plástica ou isopor, lacrada e sem gelo, devendo ser encaminhada ao laboratório de anatomia patológica de preferência do paciente. Instruções de coleta: Fragmentos de biópsias coletados pelo médico hematologista do Mantis seguindo procedimento de coleta de medula óssea (ITR-301).

11 OBS: Amostra é encaminhada para laboratório de apoio, de preferencia pelo próprio paciente, salvo exceções com autorização prévia da coordenação. Aplicação: Diagnóstico de infiltração por doenças onco-hematológicas. Orientações ao paciente: Todos os procedimentos de coleta de medula óssea realizadas no Mantis devem ser agendados, sendo o máximo 2 procedimentos pela manhã (9h30 e 10h30) e dois procedimentos a tarde (14h30 e 15h30), salvo exceções que devem ser conversadas com o médico hematologista responsável. O Mantis faz apenas coleta de punção e biópsia de medula óssea em adultos, e não faz biópsias de linfonodos ou teciduais. Estas devem ser acondicionadas em soro fisiológico ou meio de cultura, ressaltando que devem ser processadas em no máximo 6 horas após a coleta, e não podem ser guardadas para processamento posterior, uma vez que perde a viabilidade celular. O Mantis NÃO se responsabiliza pelo transporte das amostras de biópsia coletadas, mas não realizadas neste laboratório. DOENÇAS INFECCIOSAS É recomendável que as amostras para pesquisa de Doenças infecciosas venham acompanhadas preferencialmente de informações clínico-laboratoriais, preenchidas pelo MÉDICO do paciente e requisição médica com carimbo e assinatura. DI001 - Antigenemia para diagnóstico de Citomegalovírus (CMV) Técnica: Imunofluorescência Indireta para pesquisa de Citomegalovírus em sangue periférico. Material: Sangue Periférico. Volume: Sangue Periférico 3-5 ml em um tubo contendo anticoagulante EDTA. Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra: até 6 horas após a coleta. Rotina: A amostra deve ser encaminhada ao laboratório no prazo máximo de 6 horas após a coleta, sendo o horário limite para o recebimento até as 13h00 de segunda a sexta-feira. Transporte: A amostra deve ser transportada em recipiente fechado, mantendo as mesmas condições do armazenamento, no prazo máximo de 6 horas após coleta. Instruções de coleta: Sangue Periférico coletar 3-5 ml em um tubo contendo anticoagulante EDTA. A amostra só deverá ser coletada se os prazos pré-determinados para recebimento puderem ser cumpridos.

12 Aplicação: Monitoramento da replicação precoce do citomegalovírus em amostra de sangue, principalmente em pacientes imunodeprimidos. Orientações ao paciente: Não necessita de jejum, a coleta é realizada somente até às 13h de segunda a sexta-feira. CITOGENÉTICA CONVENCIONAL CG001 - Cariótipo de medula óssea com bandeamento G Técnica: Banda G Material: Medula Óssea Volume: Medula Óssea 2-3 ml em Heparina Sódica. Em temperatura ambiente. Caso no dia da coleta a temperatura ambiente estiver alta, pode ser mantido sob refrigeração, não podendo ser congelado. Viabilidade da amostra: até 48 horas após a coleta. Transporte: Em embalagem plástica ou isopor, lacrada e sem gelo, devendo ser encaminhada assim que possível ao laboratório, não ultrapassando o prazo máximo de 48 horas após a coleta. Em localidades onde a temperatura ambiente for alta ou longa distância, a amostra deve ser acondicionada em embalagem refrigerada, sendo que a amostra não deve entrar em contato com o gelo. Também não deve ser submetida a agitação mecânica. Instruções de coleta: Recomenda-se coletar volume de 2 a 3 ml de medula óssea. Evitar colher mais que 3 ml de medula óssea pois há risco de contaminação por elementos do sangue periférico. A obtenção de medula óssea NÃO deve ser realizada no mesmo orifício ósseo utilizado para realização de aspirado de medula óssea (AMO), com isso evita-se hipocelularidade do material para citogenética. A amostra deve ser bem homogeneizada para evitar formação de coágulos. Aplicação: Para análise de alterações cromossômicas numéricas e estruturais em Leucemia Mielóide Aguda, Síndrome Mielodisplásica, Leucemia Promielocítica Aguda, Neoplasia Mieloproliferativa, Leucemia Linfoblástica Aguda e Mieloma Múltiplo. Orientações ao paciente: Não necessita jejum. Preferencialmente não realizar a coleta no mesmo dia em que o paciente tiver recebido tratamento quimioterápico ou radioterápico, entretanto, caso não seja possível, encaminhar a amostra com um lembrete sobre o tratamento realizado. O material deve ser entregue no laboratório de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 18h00 e no sábado das 08h00 às 10h00. Ressaltando que todo material que for encaminhado para o laboratório após as 15h00, poderá ser armazenado e processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo.

13 CG002 - Cariótipo de sangue periférico com bandeamento G Técnica: Banda G Material: Sangue Periférico Volume: Sangue Periférico 5-10 ml em Heparina Sódica. Em temperatura ambiente. Caso no dia da coleta a temperatura ambiente estiver alta, pode ser mantido sob refrigeração, não podendo ser congelado. Viabilidade da amostra: até 48 horas após a coleta. Transporte: Em embalagem plástica ou isopor, lacrada e sem gelo, devendo ser encaminhada assim que possível ao laboratório, não ultrapassando o prazo máximo de 48 horas após a coleta. Em localidades onde a temperatura ambiente for alta ou longa distância, a amostra deve ser acondicionada em embalagem refrigerada, sendo que a amostra não deve entrar em contato com o gelo. Também não deve ser submetida a agitação mecânica. Instruções de coleta: Recomenda-se não coletar volume inferior a 2 ml para não comprometer a amostra, ou utilizar tubo específico para menores volumes de sangue. Aplicação: Para análise de alterações cromossômicas numéricas e estruturais em LMC e em LMA e LLA se houver blastos > 20% no sangue periférico. Orientações ao paciente: Não necessita jejum. Preferencialmente não realizar a coleta no mesmo dia em que o paciente tiver recebido tratamento quimioterápico ou radioterápico, entretanto, caso não seja possível, encaminhar a amostra com um lembrete sobre o tratamento realizado. O material deve ser entregue no laboratório de segunda à sexta-feira, das 08h00 h às 18h00 e no sábado das 08h00 às 10h00. Ressaltando que todo material que for encaminhado para o laboratório após as 15h00, poderá ser armazenado e processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. CITOGENÉTICA MOLECULAR CG004 - Rearranjo PML/RARA - Translocação (15;17) Técnica: FISH Material: Medula Óssea. Volume: Medula Óssea 2-3 ml em Heparina Sódica. Em temperatura ambiente. Caso no dia da coleta a temperatura ambiente estiver alta, pode ser mantido sob refrigeração, não podendo ser congelado. Viabilidade da amostra: até 48 horas após a coleta.

14 Transporte: Em embalagem plástica ou isopor, lacrada e sem gelo, devendo ser encaminhada assim que possível ao laboratório, não ultrapassando o prazo máximo de 48 horas após a coleta. Em localidades onde a temperatura ambiente for alta ou longa distância, a amostra deve ser acondicionada em embalagem refrigerada, sendo que a amostra não deve entrar em contato com o gelo. Também não deve ser submetida a agitação mecânica. Instruções de coleta: Recomenda-se coletar volume de 2 a 3 ml de medula óssea. Evitar colher mais que 3 ml de medula óssea pois há risco de contaminação por elementos do sangue periférico. A obtenção de medula óssea NÃO deve ser realizada no mesmo orifício ósseo utilizado para realização de aspirado de medula óssea (AMO), com isso evita-se hipocelularidade do material para citogenética. A amostra deve ser bem homogeneizada para evitar formação de coágulos. Aplicação: Investigação da Leucemia Promielocítica Aguda (LMA M3). Orientações ao paciente: Não necessita jejum. Preferencialmente não realizar a coleta no mesmo dia em que o paciente tiver recebido tratamento quimioterápico, entretanto, caso não seja possível, encaminhar a amostra com um lembrete sobre o tratamento realizado. O material deve ser entregue no laboratório de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 18h00 e no sábado das 08h00 às 10h00. Ressaltando que todo material que for encaminhado para o laboratório após as 15h00, poderá ser armazenado e processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. CG005 - Painel Chromoprobe para LLA: t(12;21), t(9;22), MLL, CEP4, CEP10, CEP17 Técnica: FISH Material: Medula Óssea. Volume: Medula Óssea 2-3 ml em Heparina Sódica. Em temperatura ambiente. Caso no dia da coleta a temperatura ambiente estiver alta, pode ser mantido sob refrigeração, não podendo ser congelado. Viabilidade da amostra: até 48 horas após a coleta. Transporte: Em embalagem plástica ou isopor, lacrada e sem gelo, devendo ser encaminhada assim que possível ao laboratório, não ultrapassando o prazo máximo de 48 horas após a coleta. Em localidades onde a temperatura ambiente for alta ou longa distância, a amostra deve ser acondicionada em embalagem refrigerada, sendo que a amostra não deve entrar em contato com o gelo. Também não deve ser submetida a agitação mecânica. Instruções de coleta: Recomenda-se coletar volume de 2 a 3 ml de medula óssea. Evitar colher mais que 3 ml de medula óssea pois há risco de contaminação por elementos do sangue periférico. A obtenção de medula óssea NÃO deve ser realizada no mesmo orifício ósseo utilizado para realização de aspirado de medula óssea (AMO), com isso evita-se hipocelularidade do material para citogenética. A amostra deve ser bem homogeneizada para evitar formação de coágulos.

15 Aplicação: Investigação de Leucemia Linfóide Aguda. Orientações ao paciente: Não necessita jejum. Preferencialmente não realizar a coleta no mesmo dia em que o paciente tiver recebido tratamento quimioterápico, entretanto, caso não seja possível, encaminhar a amostra com um lembrete sobre o tratamento realizado. O material deve ser entregue no laboratório de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 18h00 e no sábado das 08h00 às 10h00. Ressaltando que todo material que for encaminhado para o laboratório após as 15h00, poderá ser armazenado e processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. CG006 - Rearranjo IGH/BCL2 - t(14;18) Técnica: FISH Material: TFIP (Tecido Fixado e Impregnado em parafina - Bloco de Parafina) ou Esfregaço de linfonodo/massa tumoral ou Imprint de linfonodo/massa tumoral ou Medula Óssea ou Sangue Periférico. Volume: Bloco de parafina: contendo fragmentos de tumor. Favor enviar relatório AP correspondente. Esfregaço ou imprint (touch prep): de linfonodo ou massa tumoral. Favor enviar relatório AP correspondente. Se a Medula óssea ou o sangue periféricos estiverem altamente infiltrados por células neoplásicas ( 20% células nucleadas): Medula óssea: 2 a 3 ml em tubo com heparina sódica. Sangue Periférico: 5 a 10 ml em tubo com heparina sódica. Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra: Bloco de parafina: por tempo indeterminado. Esfregaço ou imprint (touch prep): até 48 horas após a coleta. Sangue Periférico: até 48 horas após a coleta. Medula Óssea: até 48 horas após a coleta. Transporte: O material biológico deve ser transportado em temperatura máxima de 20-25ºC. Durante o envio, os TFIP devem ser acondicionados em embalagens fechadas, que permitam proteger o material de deformações mecânicas e calor, preferencialmente em uma caixa de lâmina para não danificar o bloco de parafina. Em embalagem plástica ou isopor, lacrada e sem gelo o sangue periférico e/ou a medula óssea, deve ser encaminhada assim que possível ao laboratório, não ultrapassando o prazo máximo de 48 horas após a coleta. Em localidades onde a temperatura ambiente for alta ou longa distância, a amostra deve ser acondicionada em embalagem refrigerada,

16 sendo que a amostra não deve entrar em contato com o gelo. Também não deve ser submetida a agitação mecânica. Instruções de coleta: Amostra TFIP enviada deverá conter áreas suficientes e viáveis de tumor e ser enviada juntamente com 01 lâmina do material patológico do bloco de referência. Recomenda-se coletar volume de 2 a 3 ml de medula óssea. Evitar colher mais que 3 ml de medula óssea pois há risco de contaminação por elementos do sangue periférico. A obtenção de medula óssea NÃO deve ser realizada no mesmo orifício ósseo utilizado para realização de aspirado de medula óssea (AMO), com isso evita-se hipocelularidade do material para citogenética. A amostra deve ser bem homogeneizada para evitar formação de coágulos. Recomenda-se também não coletar volume inferior a 2 ml de sangue periférico para não comprometer a amostra, ou utilizar tubo específico para menores volumes de sangue. Aplicação: Diagnóstico de Linfomas Foliculares e Linfoma Difuso de Grandes Células B. Orientações ao paciente: Não necessita jejum. Preferencialmente não realizar a coleta no mesmo dia em que o paciente tiver recebido tratamento quimioterápico, entretanto, caso não seja possível, encaminhar a amostra com um lembrete sobre o tratamento realizado. O material deve ser entregue no laboratório de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 18h00 e no sábado das 08h00 às 10h00. Ressaltando que todo material que for encaminhado para o laboratório após as 15h00, poderá ser armazenado e processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. CG007 - Rearranjo CCND1/IGH - t(11;14) por sondas FISH Técnica: FISH Material: Sangue Periférico Volume: Sangue Periférico 5-10 ml em Heparina Sódica, com presença de células anormais comprovada na Hematologia (>10%). Em temperatura ambiente. Caso no dia da coleta a temperatura ambiente estiver alta, pode ser mantido sob refrigeração, não podendo ser congelado. Viabilidade da amostra: até 48 horas após a coleta. Transporte: Em embalagem plástica ou isopor, lacrada e sem gelo, devendo ser encaminhada assim que possível ao laboratório, não ultrapassando o prazo máximo de 48 horas após a coleta. Em localidades onde a temperatura ambiente for alta ou longa distância, a amostra deve ser acondicionada em embalagem refrigerada, sendo que a amostra não deve entrar em contato com o gelo. Também não deve ser submetida a agitação mecânica. Instruções de coleta: Recomenda-se não coletar volume inferior a 2 ml para não comprometer a amostra, ou utilizar tubo específico para menores volumes de sangue. Aplicação: Investigação de Linfoma do Manto.

17 Orientações ao paciente: Não necessita jejum. Preferencialmente não realizar a coleta no mesmo dia em que o paciente tiver recebido tratamento quimioterápico, entretanto, caso não seja possível, encaminhar a amostra com um lembrete sobre o tratamento realizado. O material deve ser entregue no laboratório de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 18h00 e no sábado das 08h00 às 10h00. Ressaltando que todo material que for encaminhado para o laboratório após as 15h00, poderá ser armazenado e processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. CG008 - Rearranjo API2/MALT1 - t(11;18) por sondas FISH Técnica: FISH Material: TFIP (Tecido Fixado e Impregnado em parafina - Bloco de Parafina) Volume: Bloco de parafina: contendo fragmentos de tumor. Favor enviar relatório AP correspondente. Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra por tempo indeterminado. Transporte: O material biológico deve ser transportado em temperatura máxima de 20-25ºC. Durante o envio, os TFIP devem ser acondicionados em embalagens fechadas, que permitam proteger o material de deformações mecânicas e calor, preferencialmente em uma caixa de lâmina para não danificar o bloco de parafina. Instruções de coleta: Amostra TFIP enviada deverá conter áreas suficientes e viáveis de tumor e ser enviada juntamente com 01 lâmina do material patológico do bloco de referência. Aplicação: Investigação de Linfoma MALT. Orientações ao paciente: Amostra TFIP deverá ser acompanhada de uma cópia do laudo histopatológico. O material deve ser entregue no laboratório de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 18h00 e no sábado das 08h00 às 10h00. Ressaltando que todo material que for encaminhado para o laboratório após as 15h00, poderá ser armazenado e processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. CG009 - Painel para LLC: deleção ATM, trissomia 12, deleção 13q14.3, deleção TP53 por sondas FISH Técnica: FISH Material: Sangue Periférico Volume: Sangue Periférico 5-10 ml em Heparina Sódica. Em temperatura ambiente. Caso no dia da coleta a temperatura ambiente estiver alta, pode ser mantido sob refrigeração, não podendo ser congelado. Viabilidade da amostra: até 48 horas após a coleta.

18 Transporte: Em embalagem plástica ou isopor, lacrada e sem gelo, devendo ser encaminhada assim que possível ao laboratório, não ultrapassando o prazo máximo de 48 horas após a coleta. Em localidades onde a temperatura ambiente for alta ou longa distância, a amostra deve ser acondicionada em embalagem refrigerada, sendo que a amostra não deve entrar em contato com o gelo. Também não deve ser submetida a agitação mecânica. Instruções de coleta: Recomenda-se não coletar volume inferior a 2 ml para não comprometer a amostra, ou utilizar tubo específico para menores volumes de sangue. Aplicação: Investigação de Leucemia Linfocítica Crônica. Este teste deveria ser realizado pouco antes do início do tratamento OU se a apresentação clínica do paciente mudar drasticamente durante o curso da doença. Para este teste, células anormais devem constituir >10% de células nucleadas para se detectar anormalidades. Orientações ao paciente: Não necessita jejum. Preferencialmente não realizar a coleta no mesmo dia em que o paciente tiver recebido tratamento quimioterápico, entretanto, caso não seja possível, encaminhar a amostra com um lembrete sobre o tratamento realizado. O material deve ser entregue no laboratório de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 18h00 e no sábado das 08h00 às 10h00. Ressaltando que todo material que for encaminhado para o laboratório após as 15h00, poderá ser armazenado e processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. CG011 - Análise do gene HER2/neu (ERBB2) por sondas FISH Técnica: FISH Material: TFIP (Tecido Fixado e Impregnado em parafina - Bloco de Parafina) Volume: Bloco de parafina: contendo fragmentos de tumor. Favor enviar relatório AP correspondente. Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra por tempo indeterminado. Transporte: O material biológico deve ser transportado em temperatura máxima de 20-25ºC. Durante o envio, os TFIP devem ser acondicionados em embalagens fechadas, que permitam proteger o material de deformações mecânicas e calor, preferencialmente em uma caixa de lâmina para não danificar o bloco de parafina. Instruções de coleta: Amostra TFIP enviada deverá conter áreas suficientes e viáveis de tumor e ser enviada juntamente com 01 lâmina do material patológico do bloco de referência. Aplicação: Indica elegibilidade para o tratamento com Trastuzumab. Orientações ao paciente: Amostra TFIP deverá ser acompanhada de uma cópia do laudo histopatológico. O material deve ser entregue no laboratório de segunda à sexta-feira, das 08h00 às

19 18h00 e no sábado das 08h00 às 10h00. Ressaltando que todo material que for encaminhado para o laboratório após as 15h00, poderá ser armazenado e processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. CG012 - Análise do gene ALK por sondas FISH Técnica: FISH Material: TFIP (Tecido Fixado e Impregnado em parafina - Bloco de Parafina) Volume: Bloco de parafina: contendo fragmentos de tumor. Favor enviar relatório AP correspondente. Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra por tempo indeterminado. Transporte: O material biológico deve ser transportado em temperatura máxima de 20-25ºC. Durante o envio, os TFIP devem ser acondicionados em embalagens fechadas, que permitam proteger o material de deformações mecânicas e calor, preferencialmente em uma caixa de lâmina para não danificar o bloco de parafina. Instruções de coleta: Amostra TFIP enviada deverá conter áreas suficientes e viáveis de tumor e ser enviada juntamente com 01 lâmina do material patológico do bloco de referência. Aplicação: Indica elegibilidade para o tratamento com Crizotinib. Orientações ao paciente: Amostra TFIP deverá ser acompanhada de uma cópia do laudo histopatológico. O material deve ser entregue no laboratório de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 18h00 e no sábado das 08h00 às 10h00. Ressaltando que todo material que for encaminhado para o laboratório após as 15h00, poderá ser armazenado e processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. CG013 - Análise do gene EGFR por sondas FISH Técnica: FISH Material: TFIP (Tecido Fixado e Impregnado em parafina - Bloco de Parafina) Volume: Bloco de parafina: contendo fragmentos de tumor. Favor enviar relatório AP correspondente. Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra por tempo indeterminado. Transporte: O material biológico deve ser transportado em temperatura máxima de 20-25ºC. Durante o envio, os TFIP devem ser acondicionados em embalagens fechadas, que permitam

20 proteger o material de deformações mecânicas e calor, preferencialmente em uma caixa de lâmina para não danificar o bloco de parafina. Instruções de coleta: Amostra TFIP enviada deverá conter áreas suficientes e viáveis de tumor e ser enviada juntamente com 01 lâmina do material patológico do bloco de referência. Aplicação: Indica elegibilidade para o tratamento com Erlotinib ou Gefitinib. Orientações ao paciente: Amostra TFIP deverá ser acompanhada de uma cópia do laudo histopatológico. O material deve ser entregue no laboratório de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 18h00 e no sábado das 08h00 às 10h00. Ressaltando que todo material que for encaminhado para o laboratório após as 15h00, poderá ser armazenado e processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. CG014 - Análise das regiões cromossômicas 1p e 19q por sondas FISH Técnica: FISH Material: TFIP (Tecido Fixado e Impregnado em parafina - Bloco de Parafina) Volume: Bloco de parafina: contendo fragmentos de tumor. Favor enviar relatório AP correspondente. Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra por tempo indeterminado. Transporte: O material biológico deve ser transportado em temperatura máxima de 20-25ºC. Durante o envio, os TFIP devem ser acondicionados em embalagens fechadas, que permitam proteger o material de deformações mecânicas e calor, preferencialmente em uma caixa de lâmina para não danificar o bloco de parafina. Instruções de coleta: Amostra TFIP enviada deverá conter áreas suficientes e viáveis de tumor e ser enviada juntamente com 01 lâmina do material patológico do bloco de referência. Aplicação: Para diagnóstico de Oligodendroglioma (e outros gliomas) e prediz resposta à terapia. Orientações ao paciente: Amostra TFIP deverá ser acompanhada de uma cópia do laudo histopatológico. O material deve ser entregue no laboratório de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 18h00 e no sábado das 08h00 às 10h00. Ressaltando que todo material que for encaminhado para o laboratório após as 15h00, poderá ser armazenado e processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. CG015 - Análise do gene MYCN por sondas FISH Técnica: FISH Material: TFIP (Tecido Fixado e Impregnado em parafina - Bloco de Parafina)

21 Volume: Bloco de parafina: contendo fragmentos de tumor. Favor enviar relatório AP correspondente. Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra por tempo indeterminado. Transporte: O material biológico deve ser transportado em temperatura máxima de 20-25ºC. Durante o envio, os TFIP devem ser acondicionados em embalagens fechadas, que permitam proteger o material de deformações mecânicas e calor, preferencialmente em uma caixa de lâmina para não danificar o bloco de parafina. Instruções de coleta: Amostra TFIP enviada deverá conter áreas suficientes e viáveis de tumor e ser enviada juntamente com 01 lâmina do material patológico do bloco de referência. Aplicação: Indicador prognóstico e preditivo em neuroblastoma. Orientações ao paciente: Amostra TFIP deverá ser acompanhada de uma cópia do laudo histopatológico. O material deve ser entregue no laboratório de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 18h00 e no sábado das 08h00 às 10h00. Ressaltando que todo material que for encaminhado para o laboratório após as 15h00, poderá ser armazenado e processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. CG019 - Análise do número de cópias dos cromossomos sexuais (XY) por sondas FISH Técnica: FISH Material: TFIP (Tecido Fixado e Impregnado em parafina - Bloco de Parafina) ou Medula Óssea ou Sangue Periférico. Volume: Bloco de parafina: contendo fragmentos de tumor. Favor enviar relatório AP correspondente. Medula óssea: 2 a 3 ml em tubo com heparina sódica. Sangue Periférico: 5 a 10 ml em tubo com heparina sódica. Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra: TFIP: indeterminado. Sangue Periférico: até 48 horas após a coleta. Medula Óssea: até 48 horas após a coleta. Rotina: Somente de 2ª a 4ª feira quando a amostra for medula óssea ou sangue periférico. Transporte: O material biológico deve ser transportado em temperatura máxima de 20-25ºC. Durante o envio, os TFIP devem ser acondicionados em embalagens fechadas, que permitam proteger o material de deformações mecânicas e calor, preferencialmente em uma caixa de lâmina para não danificar o bloco de parafina. Em embalagem plástica ou isopor, lacrada e sem gelo o

22 sangue periférico e/ou a medula óssea, deve ser encaminhada assim que possível ao laboratório, não ultrapassando o prazo máximo de 48 horas após a coleta. Em localidades onde a temperatura ambiente for alta ou longa distância, a amostra deve ser acondicionada em embalagem refrigerada, sendo que a amostra não deve entrar em contato com o gelo. Também não deve ser submetida a agitação mecânica. Instruções de coleta: Amostra TFIP enviada deverá conter áreas suficientes e viáveis de tumor e ser enviada juntamente com 01 lâmina do material patológico do bloco de referência. Recomenda-se coletar volume de 2 a 3 ml de medula óssea. Evitar colher mais que 3 ml de medula óssea pois há risco de contaminação por elementos do sangue periférico. A obtenção de medula óssea NÃO deve ser realizada no mesmo orifício ósseo utilizado para realização de aspirado de medula óssea (AMO), com isso evita-se hipocelularidade do material para citogenética. A amostra deve ser bem homogeneizada para evitar formação de coágulos. Recomenda-se também não coletar volume inferior a 2 ml de sangue periférico para não comprometer a amostra, ou utilizar tubo específico para menores volumes de sangue. Aplicação: Análise do quimerismo pós-transplante de células tronco-hematopoéticas realizados entre indivíduos de sexos diferentes. Permite identificar mutações cromossômicas envolvendo os cromossomos sexuais X e Y. Orientações ao paciente: Amostra TFIP deverá ser acompanhada de uma cópia do laudo histopatológico. O material deve ser entregue no laboratório de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 18h00 e no sábado das 08h00 às 10h00. Ressaltando que todo material que for encaminhado para o laboratório após as 15h00, poderá ser armazenado e processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. CG100 - OncoScan : CGH-array com 350 mil sondas SNPs, CNV e mutações recorrentes no câncer. Técnica: Microarranjo. Material: TFIP (Tecido Fixado e Impregnado em parafina - Bloco de Parafina) Volume: Bloco de parafina: contendo fragmentos de tumor (primário ou metastático) Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra por tempo indeterminado. Transporte: O material biológico deve ser transportado em temperatura máxima de 20-25ºC. Durante o envio os TFIP devem ser acondicionados em embalagens fechadas, que permitam proteger o material de deformações mecânicas e calor, preferencialmente em uma caixa de lâmina para não danificar o bloco de parafina.

23 Instruções de coleta: Amostra TFIP enviada deverá conter áreas suficientes e viáveis de tumor e ser enviada juntamente com 01 lâmina do material patológico do bloco de referência. Aplicação: Pesquisa de variação do número de cópias (CNV) em tumores. Orientações ao paciente: Amostra TFIP deverá ser acompanhada de uma cópia do laudo histológico do tumor metastático e de tumor primário. O material deve ser entregue no laboratório de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 18h00 e no sábado das 08h00 às 10h00. Ressaltando que todo material que for encaminhado para o laboratório após as 15h00, poderá ser armazenado e processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. CG101 - CytoScan 750K : CGH-array com 750 mil sondas SNPs e CNV Técnica: Microarranjo. Material: Medula Óssea ou Sangue Periférico. Volume: Medula óssea: 2 a 3 ml em tubo com heparina sódica. Sangue Periférico: 5 a 10 ml em tubo com heparina sódica. Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra: até 48 horas após a coleta. Rotina: Somente de 2ª a 5ª feira. Transporte: Em embalagem plástica ou isopor, lacrada e sem gelo. O sangue periférico ou a medula óssea deve ser encaminhada assim que possível ao laboratório, não ultrapassando o prazo máximo de 48 horas após a coleta. Em localidades onde a temperatura ambiente for alta ou longa distância, a amostra deve ser acondicionada em embalagem refrigerada, sendo que a amostra não deve entrar em contato com o gelo. Instruções de coleta: Recomenda-se coletar volume de 2 a 3 ml de medula óssea. Evitar colher mais que 3 ml de medula óssea pois há risco de contaminação por elementos do sangue periférico. A obtenção de medula óssea NÃO deve ser realizada no mesmo orifício ósseo utilizado para realização de aspirado de medula óssea (AMO), com isso evita-se hipocelularidade do material para citogenética. A amostra deve ser bem homogeneizada para evitar formação de coágulos. Recomenda-se também não coletar volume inferior a 2 ml de sangue periférico para não comprometer a amostra, ou utilizar tubo específico para menores volumes de sangue. Aplicação: Avaliação genômica em pacientes com autismo, deficiência intelectual e síndromes múltiplas congênitas. processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo.

24 BIOLOGIA MOLECULAR BM001- Análise do gene KRAS - exons 2 e 3 Técnica: Pirosequenciamento códons 12, 13 e 61 (exon 2 e exon 3) do gene KRAS. Material: Blocos de parafina (TFIP - Tecido Fixado e Impregnado em Parafina) e lâmina do material patológico do bloco de referência. Volume: TFIP - Amostra TFIP enviada deverá conter áreas suficientes e viáveis de tumor. Lâmina: 01 Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra por tempo indeterminado. envio, os TFIP devem ser acondicionados em embalagens fechadas, que permitam proteger o material de deformações mecânicas e calor, preferencialmente em uma caixa de lâmina para não danificar o bloco de parafina. Não existe prazo de envio após coleta para esse tipo de amostra biológica. Instruções de coleta: Amostra TFIP deverá conter áreas suficientes e viáveis de tumor e ser enviada juntamente com 01 lâmina do material patológico do bloco de referência. Aplicação: Predição de resposta à terapia alvo específica em pacientes com câncer colorretal. Orientações ao paciente: Não necessita jejum. Amostra TFIP deverá ser acompanhada de uma cópia do laudo histopatológico. O material deve ser entregue no laboratório de segunda à sextafeira, das 08h00 às 18h00 e no sábado das 08h00 às 10h00. Ressaltando que todo material que for encaminhado para o laboratório após as 15h00, poderá ser armazenado e processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. É obrigatória a assinatura do termo de consentimento informado específico. BM002 - Análise do gene BRAF - códons 600, Técnica: Pirosequenciamento dos códons 600, (éxons 15 e 11) do gene BRAF. Material: Blocos de parafina (TFIP - Tecido Fixado e Impregnado em parafina) e lâmina do material patológico do bloco de referência. Volume: TFIP - Amostra TFIP enviada deverá conter áreas suficientes e viáveis de tumor. Lâmina: 01. Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra por tempo indeterminado.

25 envio os TFIP devem ser acondicionados em embalagens fechadas, que permitam proteger o material de deformações mecânicas e calor, preferencialmente em uma caixa de lâmina para não danificar o bloco de parafina. Não existe prazo de envio após coleta para esse tipo de amostra biológica. Instruções de coleta: Amostra TFIP deverá conter áreas suficientes e viáveis de tumor e ser enviada juntamente com 01 lâmina do material patológico do bloco de referência. Aplicação: Predição de resposta à terapia alvo específica em pacientes com melanoma metastático. Marcador molecular de diagnóstico e prognóstico em carcinoma papilífero de tireóide. Orientações ao paciente: Não necessita jejum. Amostra TFIP deverá ser acompanhada de uma cópia do laudo histopatológico. O material deve ser entregue no laboratório de segunda à sextafeira, das 08h00 às 18h00 e no sábado das 08h00 às 10h00. Ressaltando que todo material que for encaminhado para o laboratório após as 15h00, poderá ser armazenado e processado no dia seguinte, podendo interferir no prazo de entrega do laudo. Obrigatoriedade da assinatura do termo de consentimento informado específico. BM003 - Análise do gene EGFR - códons 719, 768, 790, e deleções do exon 19 Técnica: Pirosequenciamento dos códons 719, 768, 790, e as deleções do exon 19 do gene EGFR. Material: Blocos de parafina (TFIP - Tecido Fixado e Impregnado em parafina) e lâmina do material patológico do bloco de referência. Volume: TFIP - Amostra TFIP enviada deverá conter áreas suficientes e viáveis de tumor. Lâmina: 01 Em temperatura ambiente. Viabilidade da amostra por tempo indeterminado. envio, os TFIP devem ser acondicionados em embalagens fechadas, que permitam proteger o material de deformações mecânicas e calor, preferencialmente em uma caixa de lâmina para não danificar o bloco de parafina. Não existe prazo de envio após coleta para esse tipo de amostra biológica. Instruções de coleta: Amostra TFIP deverá conter áreas suficientes e viáveis de tumor e ser enviada juntamente com 01 lâmina do material patológico do bloco de referência.

MANUAL DE COLETA DIA GNÓSTICOS AVANÇADOS

MANUAL DE COLETA DIA GNÓSTICOS AVANÇADOS MANUAL DE COLETA DIA GNÓSTICOS AVANÇADOS PRESTEZA, PRECISÃO E PROXIMIDADE índice 1. 2. MORFOLOGIA... 5 3. CITOGENÉTICA... 5 4. IMUNOFENOTIPAGEM POR CITOMETRIA DE FLUXO... 2 IMUNOGENÉTICA E HISTOCOMPATIBILIDADE...

Leia mais

ENVIO DE AMOSTRAS. Envio de amostras de sangue e medula óssea

ENVIO DE AMOSTRAS. Envio de amostras de sangue e medula óssea ENVIO DE AMOSTRAS Os requerimentos específicos para cada exame são fornecidos na lista alfabética da Tabela de Diretório de Exames Online. Para cada exame, são descritos o tipo de amostra, volumes mínimos,

Leia mais

INTRODUÇÃO À PATOLOGIA Profª. Thais de A. Almeida

INTRODUÇÃO À PATOLOGIA Profª. Thais de A. Almeida INTRODUÇÃO À PATOLOGIA Profª. Thais de A. Almeida DEFINIÇÃO: Pathos: doença Logos: estudo Estudo das alterações estruturais, bioquímicas e funcionais nas células, tecidos e órgãos visando explicar os mecanismos

Leia mais

Imunofenotipagem nas Doenças Hematológicas: Pré analítico Nydia Strachman Bacal

Imunofenotipagem nas Doenças Hematológicas: Pré analítico Nydia Strachman Bacal Imunofenotipagem nas Doenças Hematológicas: Pré analítico Nydia Strachman Bacal Hematologista e Patologista Clínica Fase pré - analítica Recepção e cadastro - Nome do Exame Indicação do exame papel do

Leia mais

GUIA DE COLETA DE AMOSTRAS

GUIA DE COLETA DE AMOSTRAS Diretrizes para coleta da amostra As análises laboratoriais e seus resultados dependem da coleta adequada da amostra, como também, do armazenamento e transporte apropriados até o laboratório. A equipe

Leia mais

Colaboradores Acadêmicos Selene Círio Leite Diego Lunelli Marcelle Círio Leite

Colaboradores Acadêmicos Selene Círio Leite Diego Lunelli Marcelle Círio Leite 3267-4303 Orientações para Colheita e Remessa de Material para Exames Laboratoriais VOLUME 1 Histopatologia Citologia Necropsia www.petimagem.com PET IMAGEM - Diagnósticos Veterinários foi criado em abril

Leia mais

17/03/2011. Marcos K. Fleury Laboratório de Hemoglobinas Faculdade de Farmácia - UFRJ mkfleury@ufrj.br

17/03/2011. Marcos K. Fleury Laboratório de Hemoglobinas Faculdade de Farmácia - UFRJ mkfleury@ufrj.br Marcos K. Fleury Laboratório de Hemoglobinas Faculdade de Farmácia - UFRJ mkfleury@ufrj.br São doenças causadas pela proliferação descontrolada de células hematológicas malignas ou incapacidade da medula

Leia mais

INFECÇÃO ASSOCIADA AO ZIKA VÍRUS ORIENTAÇÕES: COLETA AMOSTRAS LABORATORIAIS VERSÃO PARANÁ

INFECÇÃO ASSOCIADA AO ZIKA VÍRUS ORIENTAÇÕES: COLETA AMOSTRAS LABORATORIAIS VERSÃO PARANÁ INFECÇÃO ASSOCIADA AO ZIKA VÍRUS ORIENTAÇÕES: COLETA AMOSTRAS LABORATORIAIS VERSÃO PARANÁ 15 Fone: (41) 3330 4467. Página 1 Diagnóstico Laboratorial Lacen/PR Amostras de Recém-Natos (RN) com Microcefalia

Leia mais

TÉCNICAS DE ESTUDO EM PATOLOGIA

TÉCNICAS DE ESTUDO EM PATOLOGIA TÉCNICAS DE ESTUDO EM PATOLOGIA Augusto Schneider Carlos Castilho de Barros Faculdade de Nutrição Universidade Federal de Pelotas TÉCNICAS Citologia Histologia Imunohistoquímica Citometria Biologia molecular

Leia mais

PROCEDIMENTOS SEQUENCIADOS PARA O DIAGNÓSTICO, INCLUSÃO E MONITORAMENTO DO TRATAMENTO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA HEPATITE C.

PROCEDIMENTOS SEQUENCIADOS PARA O DIAGNÓSTICO, INCLUSÃO E MONITORAMENTO DO TRATAMENTO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA HEPATITE C. PROCEDIMENTOS SEQUENCIADOS PARA O DIAGNÓSTICO, INCLUSÃO E MONITORAMENTO DO TRATAMENTO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA HEPATITE C. A) DIAGNÓSTICO ETAPA I - TRIAGEM SOROLÓGICA ( ANTI-HCV ) ETAPA II CONFIRMAÇAO

Leia mais

CAMPANHA PELA INCLUSÃO DA ANÁLISE MOLECULAR DO GENE RET EM PACIENTES COM CARCINOMA MEDULAR E SEUS FAMILIARES PELO SUS.

CAMPANHA PELA INCLUSÃO DA ANÁLISE MOLECULAR DO GENE RET EM PACIENTES COM CARCINOMA MEDULAR E SEUS FAMILIARES PELO SUS. Laura S. W ard CAMPANHA PELA INCLUSÃO DA ANÁLISE MOLECULAR DO GENE RET EM PACIENTES COM CARCINOMA MEDULAR E SEUS FAMILIARES PELO SUS. Nódulos da Tiróide e o Carcinoma Medular Nódulos da tiróide são um

Leia mais

Aos bioquímicos, técnicos de laboratório e estagiários do setor de imunologia.

Aos bioquímicos, técnicos de laboratório e estagiários do setor de imunologia. POP-I 67 Página 1 de 5 1. Sinonímia Teste rápido Anti-½ - OraQuick ADVANCE 2. Aplicabilidade Aos bioquímicos, técnicos de laboratório e estagiários do setor de imunologia. 3. Aplicação clínica O ensaio

Leia mais

Introdução: Objetivo. Materiais e métodos:

Introdução: Objetivo. Materiais e métodos: Estudo das alterações citogenéticas em pacientes com suspeita clínica de síndrome mieloproliferativa e em pacientes com leucemia mielóide crônica em uso de imatinib. Experiência do laboratório Sérgio Franco

Leia mais

Página ORIGEM PULMONAR E EXTRAPULMONAR 01 de 05. Anexo 1. Figura 1: Características do frasco rígido com tampa rosca para a coleta de escarro

Página ORIGEM PULMONAR E EXTRAPULMONAR 01 de 05. Anexo 1. Figura 1: Características do frasco rígido com tampa rosca para a coleta de escarro 01 de 05 Anexo 1 Figura 1: Características do frasco rígido com tampa rosca para a coleta de escarro Figura 2: Exemplo de caixa com tampa de material não poroso, rígido, resistente à descontaminação, identificada

Leia mais

CONDUTAS EM CASOS SUPEITOS DE SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE SRAG Espécimes clínicos procedentes de casos suspeitos

CONDUTAS EM CASOS SUPEITOS DE SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE SRAG Espécimes clínicos procedentes de casos suspeitos Centro Nacional de Epidemiologia Elenice Deffune www.hemocentro.fmb.unesp.br CONDUTAS EM CASOS SUPEITOS DE SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE SRAG Espécimes clínicos procedentes de casos suspeitos O agente

Leia mais

Entende-se como boa amostra àquela obtida em quantidade suficiente, em recipiente adequado, bem identificado e corretamente transportado.

Entende-se como boa amostra àquela obtida em quantidade suficiente, em recipiente adequado, bem identificado e corretamente transportado. INTRODUÇÃO Este manual tem por finalidade se adequar às exigências do Programa de Qualidade e às Normas de Biossegurança nos Serviços de Saúde. Desta forma procuramos sistematizar as orientações para coleta,

Leia mais

Alterações citogenéticas na leucemia linfocítica crônica

Alterações citogenéticas na leucemia linfocítica crônica 132_Newslab_Informe Científico Alterações citogenéticas na leucemia linfocítica crônica *Monika Conchon médica onco-hematologista Nos últimos anos, vários marcadores de prognóstico foram identificados

Leia mais

ASPECTOS LABORATORIAIS

ASPECTOS LABORATORIAIS INFLUENZA A (H1N1) 1. INFORMAÇÕES GERAIS ASPECTOS LABORATORIAIS Os agentes infecciosos prioritários para investigação etiológica são os vírus influenza. As amostras de secreções respiratórias devem ser

Leia mais

LEUCEMIAS. Profª Ms. Priscila Ferreira Silva prifs@hotmail.com

LEUCEMIAS. Profª Ms. Priscila Ferreira Silva prifs@hotmail.com LEUCEMIAS Profª Ms. Priscila Ferreira Silva prifs@hotmail.com HEMATOPOESE LEUCEMIAS Alteração genética monoclonal Classificadas em: Agudas Crônicas Mielóides Linfóides LEUCEMIAS Leucemias agudas: Leucemia

Leia mais

COMPROMETIMENTO COM OS ANIMAIS, RESPEITO POR QUEM OS AMA.

COMPROMETIMENTO COM OS ANIMAIS, RESPEITO POR QUEM OS AMA. COMPROMETIMENTO COM OS ANIMAIS, RESPEITO POR QUEM OS AMA. CITOLOGIA CLÍNICA O exame citológico é uma das grandes ferramentas para auxiliar o médico veterinário no diagnóstico, prognóstico e na tomada de

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DO RS PORTARIA 13/2014

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DO RS PORTARIA 13/2014 PORTARIA 13/2014 Dispõe sobre os parâmetros do exame PET-CT Dedicado Oncológico. O DIRETOR-PRESIDENTE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL-IPERGS, no uso de suas atribuições conferidas

Leia mais

HEMATOLOGIA. 2010-11 3ºAno. 10ª Aula. Prof. Leonor Correia

HEMATOLOGIA. 2010-11 3ºAno. 10ª Aula. Prof. Leonor Correia HEMATOLOGIA 2010-11 3ºAno Prof. Leonor Correia 10ª Aula Hematologia 2010/2011 Tumores dos tecidos hematopoiético e linfático Classificação OMS 2008: Interesse e objectivos da classificação Neoplasias mieloproliferativas

Leia mais

MANUAL DE COLETA DE AMOSTRAS

MANUAL DE COLETA DE AMOSTRAS MANUAL DE COLETA DE AMOSTRAS Rua: Victor Sopelsa, nº 3000 Bairro Salete E-mail: sac-lableite@uncnet.br Fone: (49) 3441-1086 Fax: (49) 3441-1084 Cep: 89.700-000 Concórdia Santa Catarina Responsável /Gerente

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 6 Matrícula 8 Cronograma de Aulas Pág. 9 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM ONCOLOGIA - CURITIBA Unidade

Leia mais

4. COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO MIELOIDE CRÔNICA (LMC)? E MONITORAMENTO DE LMC? É uma doença relativamente rara, que ocorre

4. COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO MIELOIDE CRÔNICA (LMC)? E MONITORAMENTO DE LMC? É uma doença relativamente rara, que ocorre ÍNDICE 1. O que é Leucemia Mieloide Crônica (LMC)?... pág 4 2. Quais são os sinais e sintomas?... pág 4 3. Como a LMC evolui?... pág 5 4. Quais são os tratamentos disponíveis para a LMC?... pág 5 5. Como

Leia mais

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS POP n.º: I 29 Página 1 de 5 1. Sinonímia Pesquisa de anticorpos frios. 2. Aplicabilidade Bioquímicos e auxiliares de laboratório do setor de Imunologia. 3. Aplicação clínica As Crioaglutininas são anticorpos

Leia mais

Cytothera Baby O serviço Cytothera Baby permite recolher e criopreservar células estaminais obtidas a partir do sangue do cordão umbilical do bebé.

Cytothera Baby O serviço Cytothera Baby permite recolher e criopreservar células estaminais obtidas a partir do sangue do cordão umbilical do bebé. A Cytothera pertence ao grupo farmacêutico MEDINFAR e dedica a sua actividade à investigação e criopreservação de células estaminais. O método pioneiro de isolamento e criopreservação de células estaminais

Leia mais

Humberto Brito R3 CCP

Humberto Brito R3 CCP Humberto Brito R3 CCP ABSTRACT INTRODUÇÃO Nódulos tireoideanos são achados comuns e raramente são malignos(5-15%) Nódulos 1cm geralmente exigem investigação A principal ferramenta é a citologia (PAAF)

Leia mais

macroscopia clivagem processamento inclusão - parafina coloração desparafinização microtomia bloco

macroscopia clivagem processamento inclusão - parafina coloração desparafinização microtomia bloco Patologia Cirúrgica macroscopia clivagem processamento inclusão - parafina coloração desparafinização microtomia bloco Exame Histopatológico Exame anatomopatológico é ATO MÉDICO! lâminas microscopia laudo

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DE SINISTRO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DE SINISTRO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DE SINISTRO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER Prezado (a) cliente: Para nós é importante oferecer a você o apoio necessário neste momento. Para abertura do processo de indenização

Leia mais

Secretaria Nacional de Segurança Pública PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP) PERÍCIA CRIMINAL

Secretaria Nacional de Segurança Pública PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP) PERÍCIA CRIMINAL Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP) PERÍCIA CRIMINAL POP nº 2.1 - GENÉTICA FORENSE Publicado em SET/2013 COLETA DE MATERIAL BIOLÓGICO REFERÊNCIA

Leia mais

III MOSTRA NACIONAL DE PRODUÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA

III MOSTRA NACIONAL DE PRODUÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA III MOSTRA NACIONAL DE PRODUÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA, O TRABALHO DE CAPTAÇÃO DE CANDIDATOS E A POSSIBILIDADE DE ENVOLVIMENTO DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA Déborah Carvalho Gerência

Leia mais

(nome da Unidade de Saúde), com sede na

(nome da Unidade de Saúde), com sede na TERMO DE COMPROMISSO que entre si celebram o Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, neste ato representado pelo Dr. Luiz de Melo Amorim Filho, Diretor Geral do Instituto Estadual

Leia mais

LEUCEMIA MIELÓIDE AGUDA

LEUCEMIA MIELÓIDE AGUDA EXAMES LABORATORIAIS AO DIAGNÓSTICO LEUCEMIA MIELÓIDE AGUDA Hemograma com hematoscopia do sangue periférico Bioquímica completa incluindo hepatograma e função renal Coagulograma Citoquímica e Imunofenotipagem

Leia mais

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Banco de Tecidos Salvador Arena

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Banco de Tecidos Salvador Arena Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo BANCO DE TECIDOS MÚSCULO-ESQUELÉTICOS Nº SNT 35205 SP 17 CC. 010062310 INFORMAÇÕES PARA CREDENCIAMENTO DE EQUIPES PARA TRANSPLANTE DE TECIDO OSTEO-CONDRO-FÁCIO-LIGAMENTOSO

Leia mais

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS POP n.º: I 22 Página 1 de 5 1. Sinonímia Beta 2 Microglobulina, b2m 2. Aplicabilidade Aos técnicos e bioquímicos do setor de imunologia 3. Aplicação clínica A beta-2-microglobulina é uma proteína presente

Leia mais

Aos bioquímicos, técnicos de laboratório e estagiários do setor de imunologia e hematologia.

Aos bioquímicos, técnicos de laboratório e estagiários do setor de imunologia e hematologia. POP n.º: I70 Página 1 de 5 1. Sinonímia Teste rápido Anti-, VIKIA Biomeriéux. 2. Aplicabilidade Aos bioquímicos, técnicos de laboratório e estagiários do setor de imunologia e hematologia. 3. Aplicação

Leia mais

ROTEIRO PARA COLETA DE ALIMENTO EM CASO DE SURTOS DE DOENÇAS TRANSMITIDA POR ALIMENTO DTA

ROTEIRO PARA COLETA DE ALIMENTO EM CASO DE SURTOS DE DOENÇAS TRANSMITIDA POR ALIMENTO DTA ROTEIRO PARA COLETA DE ALIMENTO EM CASO DE SURTOS DE DOENÇAS TRANSMITIDA POR ALIMENTO DTA 1) PRIMEIRO PASSO - Recebimento da Notificação: Quando recebida a notificação de surto de DTA, deve-se notificar

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DOS GRAUS HISTOLÓGICOS ENTRE TUMOR PRIMÁRIO E METÁSTASE AXILAR EM CASOS DE CÂNCER DE MAMA

ANÁLISE COMPARATIVA DOS GRAUS HISTOLÓGICOS ENTRE TUMOR PRIMÁRIO E METÁSTASE AXILAR EM CASOS DE CÂNCER DE MAMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS GRAUS HISTOLÓGICOS ENTRE TUMOR PRIMÁRIO E METÁSTASE AXILAR EM CASOS DE CÂNCER DE MAMA Pinheiro, A.C ¹, Aquino, R. G. F. ¹, Pinheiro, L.G.P. ¹, Oliveira, A. L. de S. ¹, Feitosa,

Leia mais

Rotina da Agência Transfusional. Mara Martins Bióloga HCI / INCA

Rotina da Agência Transfusional. Mara Martins Bióloga HCI / INCA Rotina da Agência Transfusional Mara Martins Bióloga HCI / INCA O ato transfusional é um delicado processo na assistência a saúde. No INCA são realizadas cirurgias de grande porte e também grande número

Leia mais

O Uso de Testes Rápidos na Campanha Fique Sabendo 2015

O Uso de Testes Rápidos na Campanha Fique Sabendo 2015 O Uso de Testes Rápidos na Campanha Fique Sabendo 2015 Testes Rápidos Diagnóstico de HIV Deverão ser solicitados para uso na Campanha com antecedência; O GVE deverá propor um fluxo de entrega dos kits

Leia mais

Linfomas. Claudia witzel

Linfomas. Claudia witzel Linfomas Claudia witzel Pode ser definido como um grupo de diversas doenças neoplásicas : Do sistema linfático Sistema linfóide Que tem origem da proliferação de linfócitos B ou T em qualquer um de seus

Leia mais

DIVISÃO ONCOLOGIA. ONCO - HEMATOLOGIA EXAME PRAZO MÉTODO FISH Rearranjo BCR ABL (Translocação: 9;22) 10 d. u. FISH

DIVISÃO ONCOLOGIA. ONCO - HEMATOLOGIA EXAME PRAZO MÉTODO FISH Rearranjo BCR ABL (Translocação: 9;22) 10 d. u. FISH DIVISÃO ONCOLOGIA ONCO - HEMATOLOGIA FISH Rearranjo BCR ABL (Translocação: 9;22) 10 d. u. FISH PCR Rearranjo BCR ABL (Translocação: 9;22 ) 11 d. u. PCR FISH Rearranjo PML RARA (Translocação: 15;17) 12

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇAO PARA O TRANSPORTE DE MATERIAL BIOLOGICO ESPECIMES PARA DIAGNOSTICOS UM 3373 e ESPECIMES HUMANO EM ISENÇÃO

MANUAL DE OPERAÇAO PARA O TRANSPORTE DE MATERIAL BIOLOGICO ESPECIMES PARA DIAGNOSTICOS UM 3373 e ESPECIMES HUMANO EM ISENÇÃO MANUAL DE OPERAÇAO PARA O TRANSPORTE DE MATERIAL BIOLOGICO ESPECIMES PARA DIAGNOSTICOS UM 3373 e ESPECIMES HUMANO EM ISENÇÃO Este Manual tem por objetivo fazer cumprir as Normas estabelecidas na Resolução

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO E/OU PERFUROCORTANTES ENTRE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO E/OU PERFUROCORTANTES ENTRE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO E/OU PERFUROCORTANTES ENTRE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE Os acidentes de trabalho com material biológico e/ou perfurocortante apresentam alta incidência entre

Leia mais

Patologia Geral AIDS

Patologia Geral AIDS Patologia Geral AIDS Carlos Castilho de Barros Augusto Schneider http://wp.ufpel.edu.br/patogeralnutricao/ SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA (AIDS ou SIDA) Doença causada pela infecção com o vírus

Leia mais

GUIA PARA INSPEÇÃO EM SERVIÇOS DE HEMOTERAPIA MÓDULO V AGÊNCIA TRANSFUSIONAL, TERAPIA TRANSFUSIONAL E OUTROS PROCEDIMENTOS TERAPÊUTICOS

GUIA PARA INSPEÇÃO EM SERVIÇOS DE HEMOTERAPIA MÓDULO V AGÊNCIA TRANSFUSIONAL, TERAPIA TRANSFUSIONAL E OUTROS PROCEDIMENTOS TERAPÊUTICOS MÓDULO V AGÊNCIA TRANSFUSIONAL, TERAPIA TRANSFUSIONAL E OUTROS PROCEDIMENTOS TERAPÊUTICOS Nome do responsável: Formação profissional: Registro no conselho de classe: Contato: 1. Atividades avaliadas Nível

Leia mais

Procedimentos de coleta e envio de amostras de leite para determinação dos componentes do leite e contagem de células somáticas.

Procedimentos de coleta e envio de amostras de leite para determinação dos componentes do leite e contagem de células somáticas. Procedimentos de coleta e envio de amostras de leite para determinação dos componentes do leite e contagem de células somáticas. 1- Coleta de Amostras Coleta de amostra individual: A- Ordenha manual e

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA COLETA E TRANSPORTE DE SECREÇÃO RESPIRATÓRIA - 2015

ORIENTAÇÕES PARA COLETA E TRANSPORTE DE SECREÇÃO RESPIRATÓRIA - 2015 Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul Instituto de Pesquisas Biológicas Laboratório Central de Saúde Pública- IPB-LACEN/RS SEÇÃO DE VIROLOGIA - LABORATÓRIO DE VÍRUS RESPIRATÓRIOS INVESTIGAÇÃO DA INFLUENZA

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE O SERVIÇO DE FISIOTERAPIA SUMÁRIO

ORIENTAÇÕES SOBRE O SERVIÇO DE FISIOTERAPIA SUMÁRIO ORIENTAÇÕES SOBRE O SUMÁRIO CAPÍTULO I - APRESENTAÇÃO 2 CAPÍTULO II - ENCAMINHAMENTO PARA FISIOTERAPIA - MÉDIA COMPLEXIDADE 2 CAPÍTULO III - RECEPÇÃO E AUTORIZAÇÃO DE ENCAMINHAMENTOS 3 CAPÍTULO IV - CONSULTA

Leia mais

ANEXO I TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOÉTICAS TCTH REGULAMENTO TÉCNICO

ANEXO I TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOÉTICAS TCTH REGULAMENTO TÉCNICO ANEXO I TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOÉTICAS TCTH REGULAMENTO TÉCNICO I - DEFINIÇÕES 1. TCTH de Medula Óssea - Substituição de células-tronco hematopoéticas a partir de células-tronco hematopoéticas

Leia mais

Mato Grosso do Sul conta com 80.665 pessoas cadastradas (até 2010) como doadoras de

Mato Grosso do Sul conta com 80.665 pessoas cadastradas (até 2010) como doadoras de Nesta sexta-feira (12) o Rádio Clube se dedica à solidariedade. Será feita uma campanha de captação de doadores de medula óssea no clube. A intenção da ação é sensibilizar as pessoas para aumentar o número

Leia mais

TUMORES GIGANTES DE OVÁRIO

TUMORES GIGANTES DE OVÁRIO TUMORES GIGANTES DE OVÁRIO Os autores apresentam três casos de Tumores Gigantes de Ovário, sendo um com alto grau de malignidade (Linfoma do tipo Burkitt), dois benignos (Cisto Seroso e Teratoma), porém

Leia mais

2. Como devo manusear o sêmen durante a sua retirada do botijão?

2. Como devo manusear o sêmen durante a sua retirada do botijão? CUIDADOS NO MANUSEIO DO SÊMEN CONGELADO O manuseio adequado do sêmen congelado é essencial para manter ótimos resultados nos programas de inseminação artificial, tanto no sêmen sexado como no sêmen convencional.

Leia mais

TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado - Unidades de Diagnóstico 11.8. março de 2015. Versão: 2.0

TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado - Unidades de Diagnóstico 11.8. março de 2015. Versão: 2.0 TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado - Unidades de Diagnóstico 11.8 março de 2015 Versão: 2.0 1 Sumário 1 Objetivos... 4 2 Introdução... 4 3 Cadastros... 5 3.1 Cadastro de Departamentos do Laboratório...

Leia mais

ANEXO I REGRAS PARA COLETA, ACONDICIONAMENTO, PRESERVAÇÃO E ENCAMINHAMENTO DE MATERIAIS BIOLÓGICOS PARA ANÁLISE BIOLÓGICA.

ANEXO I REGRAS PARA COLETA, ACONDICIONAMENTO, PRESERVAÇÃO E ENCAMINHAMENTO DE MATERIAIS BIOLÓGICOS PARA ANÁLISE BIOLÓGICA. Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão Instituto Geral de Perícias Instituto de Análises Laboratoriais Laboratório de Genética Forense ANEXO I REGRAS PARA

Leia mais

Estabelecendo a linhagem das leucemias agudas. Elizabeth Xisto Souto

Estabelecendo a linhagem das leucemias agudas. Elizabeth Xisto Souto Estabelecendo a linhagem das leucemias agudas Elizabeth Xisto Souto Médica hematologista do Hospital Brigadeiro Responsável médica pelo setor de Citometria de Fluxo São Paulo Laboratório DASA Foco de atuação:

Leia mais

Leucemias e Linfomas LEUCEMIAS

Leucemias e Linfomas LEUCEMIAS 23 Leucemias e Linfomas LEUCEMIAS A leucemia representa um grupo de neoplasias malignas derivadas das células hematopoiéticas. Esta doença inicia sempre na medula-óssea, local onde as células sangüíneas

Leia mais

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Texto elaborado pelos Drs Pérsio Roxo Júnior e Tatiana Lawrence 1. O que é imunodeficiência? 2. Estas alterações do sistema imunológico são hereditárias?

Leia mais

FATEC Shunji Nishimura Pompeia/SP ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

FATEC Shunji Nishimura Pompeia/SP ESTÁGIO OBRIGATÓRIO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Prazos e Procedimentos 2012 Autores: Michele Sayuri Noda Susi Meire Maximino Leite Departamento de Estágios LISTA DE FIGURAS Figura 1. Formulário de estágio... 5 Figura 2. Identificação

Leia mais

CONHECIMENTO GOTAS. neoplasias hematológicas: leucemia mieloide crônica

CONHECIMENTO GOTAS. neoplasias hematológicas: leucemia mieloide crônica CONHECIMENTO EM GOTAS neoplasias hematológicas: leucemia mieloide crônica leucemia é uma doença maligna dos leucócitos (glóbulos brancos). ela pode ser originada em duas linhagens diferentes: a linhagem

Leia mais

Sandra Heidtmann 2010

Sandra Heidtmann 2010 Sandra Heidtmann 2010 Definições: Amostra: Pequena parte ou porção de alguma coisa que se dá para ver, provar ou analisar, a fim de que a qualidade do todo possa ser avaliada ou julgada; Coleta: Ato de

Leia mais

Estabelecendo a linhagem em leucemias agudas 2 ª Parte. Alex Freire Sandes Assessor Médico em Hematologia

Estabelecendo a linhagem em leucemias agudas 2 ª Parte. Alex Freire Sandes Assessor Médico em Hematologia Estabelecendo a linhagem em leucemias agudas 2 ª Parte Alex Freire Sandes Assessor Médico em Hematologia Caso clínico Paciente de 22 anos, sexo masculino Quadro de astenia há 2 semanas Exame Físico REG,

Leia mais

Instruções para coleta de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário Doação Não-Aparentada

Instruções para coleta de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário Doação Não-Aparentada Instruções para coleta de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário Doação Não-Aparentada Objetivo: Orientar o procedimento para a coleta de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário SCUP. Clientela: Profissionais

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil 2015 Orientações gerais para as famílias Educação Infantil DIREÇÃO PEDAGÓGICA Profª. Monica B. Mazzo - Diretora Pedagógica - mmazzo@absabin.com.br Profª. Suzy Vieira Março de Souza - Coordenadora - ssouza@absabin.com.br

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DE SINISTRO INCAPACIDADE FISICA TOTAL E TEMPORÁRIA POR ACIDENTE

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DE SINISTRO INCAPACIDADE FISICA TOTAL E TEMPORÁRIA POR ACIDENTE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DE SINISTRO INCAPACIDADE FISICA TOTAL E TEMPORÁRIA POR ACIDENTE Prezado (a) cliente: Para nós é importante oferecer a você o apoio necessário neste momento. Para abertura

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 154/2014 Alfapoetina na IRC

RESPOSTA RÁPIDA 154/2014 Alfapoetina na IRC RESPOSTA RÁPIDA 154/2014 Alfapoetina na IRC SOLICITANTE Dra. Herilene de Oliveira Andrade Juíza de Direito Comarca de Itapecerica NÚMERO DO PROCESSO 0335.14.706-3 DATA 26/03/2014 SOLICITAÇÃO Solicito parecer

Leia mais

Orientações aos pacientes sobre radioterapia

Orientações aos pacientes sobre radioterapia Orientações aos pacientes sobre radioterapia SUMÁRIO Prezado paciente....................... 03 O que é radioterapia?..................... 04 Quais os benefícios da Radioterapia?.............. 04 Como

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO ESTADO DO PARANÁ CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES DO PARANÁ

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO ESTADO DO PARANÁ CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO ESTADO DO PARANÁ CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES DO PARANÁ MANUAL DO PACIENTE TRANSPLANTE DE CORAÇÃO CURITIBA 2012 Índice 1. Objetivo... 3 2. O que é a Central Estadual

Leia mais

DC 349 Rev 03. Manual de Atendimento de Saúde Ocupacional no Consultório Médico

DC 349 Rev 03. Manual de Atendimento de Saúde Ocupacional no Consultório Médico DC 349 Rev 03 Manual de Atendimento de Saúde Ocupacional no Consultório Médico SUMÁRIO 1.1 Atendendo o funcionário...3 1.2 Preenchendo o RE227 ASO Atestado de Saúde Ocupacional ou RE884 - ASO - Atestado

Leia mais

MCI - MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA COLETA E ENVIO DE AMOSTRAS DE LEITE PARA ANÁLISE - INDÚSTRIAS

MCI - MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA COLETA E ENVIO DE AMOSTRAS DE LEITE PARA ANÁLISE - INDÚSTRIAS MCI - MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA COLETA E ENVIO DE AMOSTRAS DE LEITE PARA ANÁLISE - INDÚSTRIAS MCI - MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA COLETA E ENVIO DE AMOSTRAS DE LEITE PARA ANÁLISE - INDÚSTRIAS Elaborado por:

Leia mais

Programa de Hematologia e Oncologia Pediátricos Diagnóstico Imunomolecular. Manual do sistema (Médico)

Programa de Hematologia e Oncologia Pediátricos Diagnóstico Imunomolecular. Manual do sistema (Médico) Programa de Hematologia e Oncologia Pediátricos Diagnóstico Imunomolecular Manual do sistema (Médico) ÍNDICE 1. O sistema... 1 2. Necessidades técnicas para acesso ao sistema... 1 3. Acessando o sistema...

Leia mais

Patologia. Pathos = sofrimento, doença.

Patologia. Pathos = sofrimento, doença. Patologia Pathos = sofrimento, doença. Especialidade médica que estuda as causas (etiologia), mecanismos de desenvolvimento (patogênese), alterações morfológicas nas células e órgãos e explica os sinais

Leia mais

PORTARIA Nº 876/GM, DE 16 DE MAIO DE 2013. p. DOU, Seção1, de 17.5.2013, págs. 135/136

PORTARIA Nº 876/GM, DE 16 DE MAIO DE 2013. p. DOU, Seção1, de 17.5.2013, págs. 135/136 PORTARIA Nº 876/GM, DE 16 DE MAIO DE 2013 p. DOU, Seção1, de 17.5.2013, págs. 135/136 Dispõe sobre a aplicação da Lei nº 12.732, de 22 de novembro de 2012, que versa a respeito do primeiro tratamento do

Leia mais

Guia Prático de Utilização do Plano

Guia Prático de Utilização do Plano Guia Prático de Utilização do Plano Aqui você tem o que há de melhor para a sua saúde. O QUE É A UNIMED APRESENTAÇÃO Sua finalidade é prestar assistência médica e hospitalar de alto padrão, dentro do sistema

Leia mais

Escolha o nível de contagem de plaquetas considerado seguro para a realização de uma cirurgia de grande porte:

Escolha o nível de contagem de plaquetas considerado seguro para a realização de uma cirurgia de grande porte: QUESTÃO 01 Escolha o nível de contagem de plaquetas considerado seguro para a realização de uma cirurgia de grande porte: a) 10.000/mm 3 b) 5.000/mm 3 c) 20.000/mm 3 d) 100.000/mm 3 e) 30.000/mm 3 QUESTÃO

Leia mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO NOTA DE ESCLARECIMENTO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 05/2012/SEPLAG/MG CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DO QUADRO DE PESSOAL DA SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO: Médico Perito, nível

Leia mais

ALBUMINA BOVINA 22% PROTHEMO. Produtos Hemoterápicos Ltda. PARA TESTES EM LÂMINA OU TUBO SOMENTE PARA USO DIAGNÓSTICO IN VITRO

ALBUMINA BOVINA 22% PROTHEMO. Produtos Hemoterápicos Ltda. PARA TESTES EM LÂMINA OU TUBO SOMENTE PARA USO DIAGNÓSTICO IN VITRO ALBUMINA BOVINA 22% PROTHEMO Produtos Hemoterápicos Ltda. PARA TESTES EM LÂMINA OU TUBO SOMENTE PARA USO DIAGNÓSTICO IN VITRO Conservar entre: 2º e 8ºC Não congelar Conservante: Azida de Sódio 0,1 % Responsável

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão (POP) SERVIÇO PRONTUÁRIO DO PACIENTE

Procedimento Operacional Padrão (POP) SERVIÇO PRONTUÁRIO DO PACIENTE ETAPAS DO PROCEDIMENTO: Página 01/06 Explicação Inicial Cada grupo de dois funcionários é responsável por arquivar uma sequência de numeração. Cada paciente cadastrado na abertura de prontuários recebe

Leia mais

DIVISÃO DE LABORATÓRIO CENTRAL HC FMUSP PARAMETRIZAÇÃO DE COLETA

DIVISÃO DE LABORATÓRIO CENTRAL HC FMUSP PARAMETRIZAÇÃO DE COLETA EXAMES BPAI (solicitação somente em formulário específico de BPAI) MATERIAL BIOLÓGICO EXAMES INSTRUÇÕES DE COLETA CID / BPA CÓDIGO DO LAUDO MÉDICO BPA NECESSIDADE BPAI AMBULATÓRIO ENFERMARIA Genotipagem

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DE PROCESSO DOENÇAS GRAVES

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DE PROCESSO DOENÇAS GRAVES DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DE PROCESSO DOENÇAS GRAVES Prezado cliente: Para nós é importante oferecer a você o apoio necessário neste momento. Para abertura do processo de indenização é necessária

Leia mais

DIVISÃO DE LABORATÓRIO CENTRAL HC FMUSP

DIVISÃO DE LABORATÓRIO CENTRAL HC FMUSP EXAMES BPAI (solicitação feita somente em formulário específico de BPAI) MATERIAL BIOLÓGICO EXAMES INSTRUÇÕES DE COLETA CID / BPA CÓDIGO DO LAUDO MÉDICO BPA NECESSIDADE BPAI AMBULATÓRIO ENFERMARIA Genotipagem

Leia mais

TERAPIA NUTRICIONAL NUTRIÇÃO ENTERAL

TERAPIA NUTRICIONAL NUTRIÇÃO ENTERAL ÍNDICE TERAPIA NUTRICIONAL NUTRIÇÃO ENTERAL 1. INTRODUÇÃO 01 2. ALIMENTANÇÃO ENTERAL: O QUE É? 02 3. TIPOS DE NUTRIÇÃO ENTERAL 03 4. VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO 04 ENTERAL 5. TIPOS DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Descrição do esfregaço

Descrição do esfregaço Descrição do esfregaço Série vermelha: microcitose e hipocromia acentuadas com hemácias em alvo. Policromasia discreta. Série branca: sem anormalidades morfológicas Série plaquetária: sem anormalidades

Leia mais

BANCO DE SANGUE COLETA E TESTES SOROLÓGICOS

BANCO DE SANGUE COLETA E TESTES SOROLÓGICOS BANCO DE SANGUE COLETA E TESTES SOROLÓGICOS Resolução da Diretoria Colegiada RDC no 57, de 16 de dezembro de 2010. Determina o Regulamento Sanitário para Serviços que desenvolvem atividades relacionadas

Leia mais

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR Referente às síndromes mielodisplásicas, julgue os itens a seguir. 41 Segundo a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), um indivíduo que apresente leucopenia com ausência de blastos no sangue

Leia mais

Comunicação de Sinistro para Planos de Previdência com Coberturas Acessórias. Evento Invalidez Total ou Permanente

Comunicação de Sinistro para Planos de Previdência com Coberturas Acessórias. Evento Invalidez Total ou Permanente Planos de Previdência Itaú - Proteção Familiar Comunicação de Sinistro para Planos de Previdência com Coberturas Acessórias Evento Invalidez Total ou Permanente Para nós é importante oferecer a você o

Leia mais

ROTEIRO DE INSPEÇÃO SANITÁRIO PARA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE INTERESTADUAL DE SANGUE E COMPONENTES

ROTEIRO DE INSPEÇÃO SANITÁRIO PARA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE INTERESTADUAL DE SANGUE E COMPONENTES ROTEIRO DE INSPEÇÃO SANITÁRIO PARA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE INTERESTADUAL DE SANGUE E COMPONENTES Período da Inspeção: / / a / / Tipo de serviço REMETENTE: ( ) HC ( ) HR ( ) NH ( ) UC fixa ( ) UC móvel

Leia mais

LEUCEMIAS AGUDAS. Hye 2014

LEUCEMIAS AGUDAS. Hye 2014 LEUCEMIAS AGUDAS Hye 2014 LEUCEMIAS AGUDAS APRESENTAÇÃO LEUCEMIA AGUDA LEUCEMIA CRÔNICA Início Abrupto Insidioso Morte Meses Anos Idade Todas Adultos Leucometria, N ou Elevada Morfologia Blastos Maturas

Leia mais

DOENÇAS LINFÁTICAS NOS GRANDES ANIMAIS. Prof. Adjunto III Dr. Percilio Brasil dos Passos perciliobrasil@hotmail.com

DOENÇAS LINFÁTICAS NOS GRANDES ANIMAIS. Prof. Adjunto III Dr. Percilio Brasil dos Passos perciliobrasil@hotmail.com DOENÇAS LINFÁTICAS NOS GRANDES ANIMAIS Prof. Adjunto III Dr. Percilio Brasil dos Passos perciliobrasil@hotmail.com DISTÚRBIOS LINFOPROLIFERATIVOS E MIELOPROLIFERATIVOS Prof. Adjunto III Dr. Percilio Brasil

Leia mais

REF.: Documentação Necessária Para Solicitação de Reembolso

REF.: Documentação Necessária Para Solicitação de Reembolso REF.: Documentação Necessária Para Solicitação de Reembolso O envio da documentação pode ser por Correio - Carta Registrada ou Sedex para Caixa Postal 11.284 - CEP 05422-970 - São Paulo - SP - A/C SECOT.

Leia mais

LEI Nº 9.434, DE 04 DE FEVEREIRO DE 1997

LEI Nº 9.434, DE 04 DE FEVEREIRO DE 1997 LEI Nº 9.434, DE 04 DE FEVEREIRO DE 1997 Dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço

Leia mais

Andrés Mello López Valquíria D. C. Antunes

Andrés Mello López Valquíria D. C. Antunes MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Curso de Farmácia Programa de Educação Tutorial - PET Andrés Mello López Valquíria D. C. Antunes Sumário Introdução Leucemia

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO ESTADO DO PARANÁ CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES DO PARANÁ

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO ESTADO DO PARANÁ CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO ESTADO DO PARANÁ CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES DO PARANÁ MANUAL DO PACIENTE TRANSPLANTE DE FÍGADO CURITIBA 2012 Índice 1. Objetivo... 3 2. O que é a Central Estadual

Leia mais

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA informativo ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA 2 MANUAL DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO NA CATS PARA PROMOTORIAS DE JUSTIÇA SAÚDE MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS CAO SAÚDE EQUIPE DE APOIO DR. ÉRICO DE PINA CABRAL

Leia mais

TEMA: RITUXIMABE PARA LINFOMA NÃO HODGKIN DE PEQUENAS CÉLULAS

TEMA: RITUXIMABE PARA LINFOMA NÃO HODGKIN DE PEQUENAS CÉLULAS NOTA TÉCNICA 46/2014 Data: 17/03/2014 Medicamento Material Procedimento Cobertura x Solicitante: Juiz de Direito Eduardo Soares de Araújo Número do processo: 0011607-07.2014.8.13.0026 Requerido(s): MUNICÍPIO

Leia mais

TESTES RÁPIDOS: CONSIDERAÇÕES GERAIS PARA SEU USO COM ÊNFASE NA INDICAÇÃO DE TERAPIA ANTI-RETROVIRAL EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

TESTES RÁPIDOS: CONSIDERAÇÕES GERAIS PARA SEU USO COM ÊNFASE NA INDICAÇÃO DE TERAPIA ANTI-RETROVIRAL EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA TESTES RÁPIDOS: CONSIDERAÇÕES GERAIS PARA SEU USO COM ÊNFASE NA INDICAÇÃO DE TERAPIA ANTI-RETROVIRAL EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA Unidade de Assistência, Unidade de Laboratório e Rede de Direitos Humanos

Leia mais