A MULHER EM PROVÉRBIOS 31 Baseado no Livro Bela aos Olhos de Deus - Elizabeth George

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A MULHER EM PROVÉRBIOS 31 Baseado no Livro Bela aos Olhos de Deus - Elizabeth George"

Transcrição

1 A MULHER EM PROVÉRBIOS 31 Baseado no Livro Bela aos Olhos de Deus - Elizabeth George 1. Seu caráter e seu valor (v.10) 2. Sua lealdade e sua contribuição (v.11) 3. Sua missão (v.12) 4. Seu coração (v.13) 5. Sua profissão (v.14) 6. Sua disciplina (v.15) 7. Sua visão (v.16) 8. Seu trabalho (v.17) 9. Sua confiança (v.18) 10. Sua diligência (v.19) 11. Sua misericórdia (v.20) 12. Sua preparação (v.21) 13. Seu trabalho com as mãos (v.22) 14. Seu marido (v.23) 15. Seu empenho (v.24) 16. Suas vestimentas (v.25) 17. Suas palavras (v.26) 18. Sua administração (v.27) 19. Sua família (v.28) 20. Seu louvor (v.28,29) 21. Sua fé (v.30) 22. Sua recompensa (v.31)

2 A MULHER EM PROVÉRBIOS O marido está feliz e pode confiar nela, ele permite que a sua esposa administre vários assuntos para ele. A sua constante atividade é fazer-lhe bem. 2. Ela se esforça muito em seus deveres e faz com prazer. Ela preenche bem o seu tempo para que nada em minuto se perca. Levanta-se cedo e dedica-se as atividades, a afazeres mais femininos. 3. Tudo o que faz resulta para o bem através da administração prudente. Ela provê bem a sua casa e economiza para depois. 4. Cuida bem dos assuntos relacionados à sua casa. 5. Está atenta a dar e receber e o faz generosamente. 6. É discreta e leal. Ela é regida pela lei da sabedoria. 7. Acima de tudo e de todos, ela teme ao Senhor. O temor a Deus, que reina no coração é beleza da alma. 8. Ela é firme para suportar a ira e o desengano. Ela deixa que as suas próprias obras a louvem.

3 BELA AOS OLHOS DE DEUS Pv Seu caráter e seu Valor. Mulher virtuosa, quem achará? Pv Era uma vez um jovem príncipe e sua mãe lhe ensinava não só a ser rei bondoso, mas também a encontrar uma excelente esposa (v.1). Nos vs.1-9, ela fala dos elementos básicos de liderança. Nos vs a esposa que ele deve procurar aquela que é um raro tesouro. Na antiga Jerusalém, quando um homem se casava as pessoas perguntavam Ele encontrou uma mulher virtuosa? Sabendo que essa mulher existe (v.29), a mãe incentiva o filho a procurá-la. A mulher em Pv.31 é real e você pode ser essa mulher! Ex: mulher virtuosa (Rute 3.11) Pv apresenta um retrato do que Deus pensa a respeito da beleza feminina. Is.55:8,9 A palavra hebraica que designa virtuoso é usado mais de 200 vezes na Bíblia para descrever um exército. No Antigo Testamento essa palavra se refere a uma força e é usada para significar apto, capaz, vigoroso, forte, heróico, poderoso, eficiente, opulento e notável. Também é usada para referir-se a um homem de guerra, homens preparados para a guerra. Mude essa palavra para o feminino, você encontrará o poder que existe no íntimo dessa mulher. Mulher virtuosa, quem achará? Com essa indagação Deus nos mostra que essa mulher é extraordinária, um tesouro raro. Cultive no seu coração o desejo de ser uma mulher de caráter, uma mulher que seja bela aos olhos de Deus. Dê tempo ao tempo coisas grandiosas não acontecem do dia para a noite, nem por acaso! Que tempo é esse tão necessário para que a mulher se torne virtuosa? Tempo com Deus lendo sua Palavra reserve um tempo diariamente para estar com Deus e ler Sua palavra. Faça disso uma prioridade.

4 Ex: uma das etapas do processo de produção do diamante é o polimento. A pedra só é comercializada depois que a pessoa responsável por seu polimento possa ver a imagem da própria imagem refletida na jóia. Deus utiliza as Sagradas Escrituras para transformá-la em uma mulher de poder divino que reflete a beleza dele de maneira cada vez mais brilhante. Tempo memorizando a palavra de Deus. Tempo com outras mulheres. Conviva com mulheres que estimulem seu crescimento espiritual. (Tt.2:3) O Seu valor excede o de finas jóias. Rubis pedra preciosa, cor vermelha muito viva; os rubis grandes para serem raros chegam a ultrapassar o valor dos diamantes de peso idêntico. Pérolas em ostras, apenas 20 pérolas são encontradas, dessas 20, só 3 tem a qualidade de uma pedra preciosa. Corais são delicadas flores animais, pouquíssimas tem qualidade suficiente para serem polidos e considerados pedras preciosas. A bela mulher de Pv.31 é a jóia cintilante na vida do seu marido. Ela trás alegria, amor, cor, vida e energia para o lar. A vida era triste em Israel e consistia apenas em sobreviver em uma terra árida e rústica. Ter uma esposa que era uma jóia cintilante era possuir em tesouro indescritível! Ser uma jóia na vida daqueles que Deus nos concedeu como bênção não é tarefa fácil, mas Deus sabe que podemos cumpri-la com a Sua ajuda. Sugestões praticadas para ajudar a intensificar nosso brilho: 1. Aperfeiçoar nossas habilidades. a) Cuidar do nosso lar (aprender a cuidar);

5 b) Administrar o dinheiro, solteira ou casada, necessita saber lidar com as finanças pessoais; c) Administrar bem o tempo. Cl.4:5. A vida é feita de minutos e eles devem ser administrados com sabedoria e eficiência (desenvolva o hábito diário de planejar e programar). 2. Desenvolva estabilidade emocionalmente. A dona de casa é quem determina o clima emocional de todos do seu lar. Mulher mal humorada - Pv.12:4 Mulher briguenta Pv.21:9,19 e 25:24. a) Domine a arte de ser tolerante, a ser resignada. A estabilidade emocional dá ao soldado a inestimável habilidade de continuar marchando, mesmo quando a jornada é difícil. Não se deixe dominar pelas emoções. b) Domine o seu temperamento. Não seja cabeça quente e não dê lugar a raiva. A mulher e forte: tem ânimo sereno (Pv.14:30); sabe esperar (Pv.19:2); não discute (Pv.19:14); tem domínio próprio (Pv.25.28) 3. Domine sua língua. Tg.3:10 Nossas palavras podem ferir como espada ou trazer a cura. (Pv.12:18) Se quisermos levar o brilho da beleza de Deus para dentro de casa precisamos especificamente: - falar menos (Pv.10:19); - falar só depois de meditar no que vamos dizer (Pv.15:28); - falar só o que é doce e agradável (Pv.16:21 e 24); - falar só o que é bom e sábio (Pv.31:26).

6 SUA LEALDADE E SUA CONTRIBUIÇÃO Pv.31:11 - O coração do seu marido confia nela e não haverá falta de ganho. O CORAÇÃO DO SEU MARIDO CONFIA NELA Sl.144:12 A pedra angular na base escava ao sul do Monte do Tempo local do Templo de Herodes suporta o peso de paredes de pedras de quase 23m de altura por mais de anos com 6m de comprimento, 1.80m de altura e no mínimo 2.5m de largura, suportando todo o peso da parede do templo. Ela provou ser sólida porque nunca se moveu mesmo após 2000 anos de batalhas, terremotos, erosão... Essa pedra pode não ser bela e sua maior parte está sob a terra, não pode ser vista, mas o templo de Herodes era esplêndido! uma rocha. A essência de PV.31:11 é o retrato de uma esposa que permanece firme e forte como A confiança requer: Tranqilidade. o coração do seu marido a palavra hebraica que designa coração refere-se à mente é ali que a dúvida, ansiedade e o desassossego se instalam. Mas o coração (mente) de um marido que pode confiar em uma esposa leal é tranqilo e despreocupado. Encorajamento.... confia nela A palavra hebraica que designa confiança pode ser traduzida como ser de muita coragem, ter bom ânimo, sentir-se confiante. A lealdade dela é um ministério diário de encorajamento para ele. Confiança em Deus. A riqueza de um homem normalmente; e resultado de sua confiança em Deus. Aqui em Pv.31:11 a riqueza é resultado do valor do de sua esposa. Outra tradução o coração do seu marido tem fé nela!. Imagine ser chamada para trabalhar com Deus para confortar e apoiar nosso marido. Que privilégio. Itens sobre lealdade: (ver pg.48, cap.2) Dinheiro... filhos... lar... reputação. A lealdade é o item nº 1 da lista de Deus sobre o caráter. Leve a sério a confiança esposa que é fiel, que é leal, é uma pessoa confiável;

7 Mantenha sua palavra. Lance um desafio a si mesma para cumprir o que você diz estar no lugar que prometeu e comparecer aos compromissos assumidos e comparecer aos compromissos assumidos. Obedecer às instruções. É necessário que você cumpra as ordens que recebe. Não altere as instruções. Não tente adivinhar os motivos que estão atrás das instruções. Sua obediência é a prova do caráter que Deus plantou em seu coração! Se tiver dúvidas, pergunte. Seu objetivo é fazer tudo o que for necessário a maneira dele. Pv.28:26. Informe sempre onde você está. Seu marido precisa saber onde você está. Quando você o mantém informado, está demonstrando claramente sua disposição de prestar contas de seus atos a seu marido isso aumenta a confiança dele em você. Ex. Gn.3:1. vários assuntos para ele. O marido está feliz e pode confiar nela, e ele permite que a sua esposa administre...e NÃO HAVERÁ FALTA DE GANHO. - uma microempresária por excelência. No ambiente cultural de Pv.31, quando um exército derrotava outro, o general e os soldados vitoriosos, levavam consigo o espólio de guerra que significava riquezas. Esse era um dos meios de ter riquezas. A mulher virtuosa quando ajuda o marido a controlar as finanças da casa não haverá falta de ganho. Ela é uma guerreira, ela batalha diariamente na linha de frente do lar. Os 22 versículos que retratam a mulher virtuosa mostram o envolvimento diário dela em administrar, ganhar e multiplicar o dinheiro. Porque o controle do dinheiro é importante? Deus é glorificado ele é glorificado quando seguimos sua palavra; Seu marido é abençoado a esposa que administra bem o dinheiro é uma bênção para o marido. Você pode, por exemplo: controlar o orçamento para a alimentação, economizar aproveitando promoções, fazer comprar com prudência.

8 Seus filhos são beneficiados. Os filhos observam como você controla o dinheiro e aprenderão com você a administrar também. Você os treinará para a vida por meio do exemplo que lhes dá. Seu lar é edificado. Pv.14:1; 24:3 e 24:4. Supervisionando as finanças com perspicácia seu lar terá toda sorte de bens. Seu caráter floresce. A administração sábia do dinheiro é uma virtude. Temos que ter autocontrole na área do dinheiro. Qualquer decisão de não gastar dinheiro significa dinheiro poupado. Aprenda a submeter-se à liderança do seu marido.

9 SUA MISSÃO Pv.31:12. - Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. O que o coração cheio de bondade da mulher de Pv.31 revela? ELA LHE FAZ BEM - A presença do bem. Ela vive para fazer o bem ao seu marido. Amá-lo, servi-lo, honrá-lo, auxilia-lo, mimá-lo e facilitar a vida dele. Ela descobre que seu maior prêmio é obedecer às instruções de Deus e fazer o bem ao seu marido. E faz de todo o seu coração como para o Senhor. Cl.3: E NÃO MAL, TODOS OS DIAS DA SUA VIDA A ausência do mal. Ela é uma mulher normal como você e eu, sofre as mesmas tentações, mas ela luta contra o mal. Diante de ceder ao egoísmo, ressentimento, discórdia, raiva ou desentendimento, ela persevera contra o mal e opta por fazer o bem a seu marido. A influência que dura uma vida inteira todos os dias da sua vida. Ser uma fonte de bondade para seu marido é um chamado para a vida inteira, até que a morte os separe. Como deve ser a vida dessa mulher: Ela é meiga, mas também é valente; Ela é uma rocha, mas também uma fonte de água refrescante; Ela é impulsionada por Deus e fortalecida por um coração pleno de sua bondade; Ela derrota o desânimo, obedece as instruções e termina a tarefa; Ela leva sua missão a sério, esforçando-se fervorosamente para cumpri-la. Como ser uma fonte perene de refrigério para o seu marido? 1. Tome cuidado com os inimigos da bondade.

10 Exemplos de mulheres que não foram um forte de bondade para o marido: Eva, criada para ser auxiliadora, convidou Adão para participar com ela do pecado. (Gn.2:18, 3:6); As esposas de Salomão afastaram seu coração de Deus (I Rs.11:4); Jezabel instigou o marido, Acabe, a cometer abominações (I Rs.21:25); A esposa de Jô aconselhou-o a amaldiçoar a Deus e morrer (Jó 2:9); Questões do coração que podem causar um caos no casamento: - tendência de comparar (II Co.10:12). A comparação pode desviar nosso coração do enfoque certo; - cultivar uma raiz de amargura. (Hb.12:15). Causa problemas e contamina outras pessoas. 2. Siga o plano de Deus. Planeje fazer o bem. Pv.14:22. Ponha seu plano em prática não se contente apenas em planejar fazer o bem. Algumas dicas: Aceite a liderança de seu marido; Contribua sempre para o bem estar espiritual dele; Faça elogios constantes a seu marido; Habitue-se a demonstrar um comportamento estável, previsível e sereno; Ore por seu marido.

11 SEU CORAÇÃO Pv.31:13. - Busca lã e linho, e de bom grado trabalha com as mãos. O ingrediente principal para o sucesso em qualquer empreendimento é trabalhar bastante especialmente quando se administra uma casa. A mãe de Pv.31 diz que a esposa certa para seu filho deveria ter disposição para trabalhar com diligência e entusiasmo. Tecer, é uma parte importante do trabalho que a mulher de Pv.31 tem que fazer (v.13, 18, 19, 21, 24). As mulheres judias daquela época eram responsáveis pela confecção das roupas da família; a lã e o linho eram os dois elementos básicos. Ela começava a trabalhar com os materiais no estado bruto, até transformá-lo em roupas. Lã a maioria das roupas era feita de lã, o manto grande usado por cima das roupas, comum na região, exigia fibra forte e quente. A lã era tingida enquanto era preparado os fios adquiriam as cores escarlate (v.21), amarelo canário, púrpura (v.22) e vermelho vivo. Linho o linho precisa ser colhido, separado, torcido, e alvejado antes de ser transformado em finas roupas de cama, mesa, mantos, túnicas e roupas de dormir. O processo do linho envolve o trabalho penoso de secar, descascar, bater, pentear e finalmente, fiar. Quanto mais é batido, maior o seu brilho. Muitas mulheres fazem o trabalho de casa porque precisam, ou por pura obrigação, mas o coração da mulher de Pv.31 é dedicado e transforma sua maneira de encarar as tarefas domésticas, até mesmo as enfadonhas. Dicas de como encarar as tarefas domésticas diárias: 1. Ore antes de começar os afazeres do lar; reserve um tempo a sós com Deus. Ore por sua atitude em relação ao trabalho e peça a Deus a direção. 2. Trabalhe como se fosse para o Senhor (Cl.3:23). Por isso, faça com amor. 3. Faça as tarefas com determinação: com energia; com criatividade; com alegria. 4.Olhe para os benefícios - o bem que você faz a sua família.

12 5. Faça uma pausa e descanse a nossa necessidade física de descanso é real. Deus adverte contra a preguiça (Pv.31:27) e não contra o descanso. 6. Valorize cada dia. Saiba que Deus usará esse período de 24h para fazer de você a pessoa que ele deseja.

13 SUA PROVISÃO Pv.31:14. - E como navio mercante, de longe trás o seu pão. Os navios mercantes navegaram entre a Fenícia e o Egito, desde ac em cada porto do Mar Mediterrâneo trocavam suas cargas por outras mercadorias(ii Cor.9:21). Esses navios completavam sua rota a cada 3 anos. As mercadorias eram raras e preciosas, os navios que seguiam para Társis (hoje, Espanha) traziam ouro, prata, marfim, bugios e pavões. O Cedro vinha do Líbano; as tintas vinham de Tiro; do Egito vinham especiarias, frutas secas, perfumes e grãos; da Grécia vinham o óleo, o vinho, mel e peças delicadas de cerâmica. As estradas - as mercadorias eram transportadas do porto por caravanas de camelos para a cidade afastada do litoral. Israel, ao longo da História, tem sido a principal rota do comércio de mercadoria do Oriente Médio. As lojas todas as vezes que caravanas de camelos chegavam, formava-se um ponto de comércio no local em que os camelos ajoelhavam-se. A mulher de Pv.31 é como navio mercante, e sua família é o principal motivo dessa jornada. Como navio mercante, ela iça as velas e navega, buscando, vasculhando e conseguindo o que deseja para sua família. Ela proporciona para sua família: Saúde porque serve alimentos nutritivos e de boa qualidade à família; Economia com suas pesquisas, pechinchas e trocas de mercadoria. Cultura leva para sua casa variedade de mercadorias de lugares longínquos e exóticos, e também história; Tudo isso requer esforço e exige um preço para a mulher de Pv.31: 1. Um coração de amor (I Cor.13:2). Faça do seu lar uma prioridade. Ame a sua família; 2. Comece pelos elementos básicos como comida, roupa e abrigo; 3. Seja uma compradora sábia, evite comprar por impulso; procure artigos em oferta; também aprenda a dizer não.

14 SUA DISCIPLINA Pv.31:15. - É ainda noite, já se levanta, e dá mantimento à sua casa e tarefa às suas servas. administração da casa. A mãe de Lemuel apresenta ao filho três disciplinas para o sucesso da mulher na 1. Levantar-se cedo. A mulher de mulher de Pv.31 por alguns motivos: a) Zelar pelo fogo da casa ela cuidava da lamparina que queimava a noite inteira, e por meio dela o fogo da casa era aceso de manhã. Ela levantava-se várias vezes durante a noite e completava o óleo. b) Zelar pelo fogo que arde em seu coração (31:30). Levanta-se cedo lhe dava tempo para fazer as orações diárias e guardar as leis de Deus; c) Zelar pelo fogo que arde no coração de sua família (Dt.6:7). Ela ensina e educa seus filhos no caminho do Senhor. 2. Dá mantimento à família. O pão diário é o principal motivo para ela levantar-se cedo. Hoje em dia, três cada quatro pessoas do oriente médio vivem apenas de pão e de outros alimentos feitos de grãos. Os grãos tinham que ser moídos a primeira tarefa do dia. A massa era misturada e pães tipo sírios eram assados sob pedras quentes e cinzas. O simbolismo por trás desse versículo. A palavra hebraica usada para mantimento significa presa, e refere-se ao animal caçado por um leão. A mulher de Pv.31 é semelhante a um leão caçando a presa para sobreviver. Ela supre as necessidades dá mantimento aos que estão sob sua responsabilidade. 3. Planejar o dia.

15 ... E DÁ TAREFAS AS SUAS SERVAS. Tarefa ou porção refere-se a alguma coisa que se deve dar a outra pessoa. Ela emite um decreto ou ordem de trabalho que relaciona os deveres do dia. Tem o trabalho de planejar e organizar suas tarefas para o dia. Levantar cedo é uma coisa simples, mas não, necessariamente, fácil de fazer. Vantagens do levantar cedo: Tempo a sós com Deus para orientação e força para o dia; Tempo para planejar use esse momento para planejar melhor o seu dia; Tempo para adiantar as tarefas do dia; Cultive a disciplina de levantar cedo: Deite-se mais cedo procure dormir o suficiente para descansar; Levante-se não fique pensando em levantar.

16 SUA VISÃO Pv.31:16 - Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho. A mulher de Pv.31 usa a inteligência para organizar e planejar (v.15), e também usa a inteligência como mulher de negócios. As pesquisas dizem que um lado do cérebro controla nossas funções criativas e o outro o que é prático. A mulher de Pv.31 desenvolveu de forma completa e gloriosa os dois lados do cérebro! Ela é criativa, uma pessoa com talento para sonhar e imaginar sonha em fazer o melhor para sua família. Ela põe a parte prática da sua mente para trabalhar para que seus sonhos tornem-se realidade. A parte prática em 3 passos: a) Exame minucioso. Ela acorda cedo, alimenta sua família, vê o marido sair para o trabalho, faz ou distribui o trabalho para suas servas e sai como um navio mercante para fazer compras. Examina cuidadosamente a propriedade para ver se é um bom investimento - ela se posiciona como uma mulher de negócio; Examina o valor da propriedade; Examina a situação financeira da família, se existe dinheiro suficiente; Examina se tem tempo para negociar e cuidar do pedaço de terra; Examina se o tempo que vai gastar na aquisição da propriedade prejudica as suas prioridades revisão das prioridades. A família é a prioridade. Ela não age independentemente do marido. (Gn.3;16). Por ser forte, não age precipitadamente. (19:2). Por ser sábia não age sem pedir conselho (12:15). O seu desejo é agradar a Deus e ao seu marido (Gn.2:18). Abençoada pelo marido ela dá o passo segtuinte.

17 b) Aquisição. Adquirir faz parte do mundo dos negócios e significa o ato de comprar. Verificando os imóveis em Israel dava para verificar que essa propriedade era constituída basicamente de um terreno, cerca de 15x25m. O proprietário limpava o terreno tirando grandes pedras, com a qual faziam um muro ao redor. Aravam e cultivavam a terra. Com que dinheiro ela pagou a propriedade? Com o dinheiro de sua sábia administração financeiro. c) Renovação. Examina uma propriedade e adquire-a, e planta uma vinha com as rendas do deu trabalho. Aqui se refere a duas propriedades, duas transações distintas: propriedade e vinha são palavras diferentes para diferentes tipos de bens. A mulher de Pv.31 compra uma propriedade e uma vinha com o dinheiro conseguido arduamente, bem administrado e economizado. Porque uma vinha? Naquela região onde a água é escassa, a uva e o vinho são gêneros de primeira necessidade. Com uma vinha sua, ela tem condições de suprir as necessidades da família e as sobras são vendidas e ela ganha mais dinheiro. Todos se beneficiam. Como por em prática Pv.31:16? 1. Almeje possuir as coisas belas de Deus: a) Paciência - para que você espere um pouco antes de agir quando as oportunidades surgirem; b) Prudência pense cuidadosamente enquanto espera; c) Oração busque sabedoria do Senhor enquanto espera e pensa; d) Humildade consulte seu marido depois de ter esperado, pensado e orado; e) Propósito que Deus guie seu coração na direção certa. 2. Tenha como objetivo edificar sua casa. (14:1). 3. Seu marido é prioridade absoluta. Isso inclui submissão, subordinação de seus desejos pessoais aos desejos do seu marido.

18 4. Use a criatividade. Deixe de lado o egoísmo e passe a servir as outras pessoas. É em casa, cuidando do lar, do marido, dos filhos que vamos descobrir maneiras criativas de cuidar da família. Ex: cursos de culinária, pintura crochê. 5. Não tenha medo de sonhar, trabalhe!

19 SEU TRABALHO Pv.31:17 - Cinge os seus lombos de força e fortalece os seus braços. CINGE OS SEUS LOMBOS DE FORÇA. O que a impede de fazer as tarefas domésticas? 1. Mau uso do tempo - O mau uso do tempo está sempre relacionado à falta de motivação. 2. Falta de Motivação quando não sei por que estou tentando fazer algo, quando não tenho objetivos ou quando estabeleço objetivos indefinidos fico totalmente desmotivada. 3. Planejamento inadequado falta de objetivos. A mulher de Pv 31 sabe usar o seu tempo - cada minuto. Ela tem um objetivo: Trabalhar na missão dada por Deus de edificar a sua casa; Ela sente-se motivada, planeja seu dia com sabedoria e trabalha diligentemente sem protelação. Qual o segredo do sucesso em tudo o que ela faz? 1. Cinge os seus lombos - Essas palavra, escolhida por uma mãe, sugerem a atitude de como em relação ao trabalho, que o filho deve procurar uma esposa. Quando esse poema foi escrito há anos as mulheres e os homens usavam roupas bem soltas. Para realizar trabalhos físicos precisavam segurar a roupa e prendê-las com um cinturão. Esse cinturão por cima da roupa era necessário para o trabalho pesado e esforços prolongados. O ato de cingir-se era também um fator psicológico para o trabalho, da mesma forma que colocar um avental de força a ênfase hebraica da força física dessa mulher sugere sua disposição e habilidade para trabalhar diligentemente. Parte de sua força vem da escolha que ela fez de trabalhar com empenho. O cinturão é símbolo da força mental e física. O Ato de cingir-se de força revela a motivação de realizar o trabalho e que esta preparada para a atividade. Essa frase poderia ser: ela se veste de força.

20 E FORTALECE OS SEUS BRAÇOS Ela está pronta para trabalhar. Os seus braços são incansáveis. Ela esta pronta, disposta e apta para o trabalho. A atitude mental é o segredo para o volume de trabalho que ela realiza. Essa atitude revela quatro qualidades do coração: 1. Comprometimento o trabalho tem a ver com o coração. Se não houver comprometimento de coração, pouco ou nenhum trabalho será realizado. 2. Disposição - nossa disposição para fazer o trabalho exerce grande influência na facilidade com que realizamos a tarefa e no quanto ela rende. 3. Motivação - é o segredo para o trabalho. É o porquê de tudo o que faço. 4. Disciplina - a disciplina é necessária para transformar a conversa em ação e alcançar os objetivos. Tem tudo a ver com a mente. A determinação mental é um fator essencial para o trabalho. Dicas que ajudam a desenvolver uma atitude melhor e a ter ânimo para trabalhar: a) Aceite a vontade de Deus para sua vida. Se você tem dúvida, ela está expressa aqui em Pv.31. b) Permaneça na palavra de Deus. Permita que o Espírito Santo encha seu coraçao, sua mente por intermédio do poder da Palavra. c) Ore para ter ânimo. Sl. 118:24 d) Questione o por que. É importante saber por que você esta fazendo o que faz. O porquê a motivará a trabalhar. e) Faça uma programação. Isso a ajudará a planejar seu trabalho.

21 f) Estabeleça uma rotina. Exemplo: passar alguns momentos com o Senhor, fazer exercícios, arrumar a cama... O objetivo é poder dizer: essa é a hora que eu sempre faço isso. g) Comece pela tarefa mais desagradável. Tirar da frente uma coisa que lhe pesa dos ombros, torna o dia mais suave, tranqilo, e lhe dá novas energias para as tarefas mais agradáveis. h) Trabalhe com rapidez e determinação.

22 SUA CONFIANÇA Pv.31:18 - Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite. ELA PERCEBE QUE O SEU GANHO É BOM. Excelência na prova de qualidade. Ela percebe - o verbo perceber é o mesmo verbo hebraico traduzido como provar, no Sl.34:8. Ela percebe e prova que o seu ganho é bom, o produto do seu trabalho é bom. Ela busca lã e linho (v.31) e tece (v.19) belas peças para a família e para vender (v.24). Excelência nos resultados. Tudo o que ela faz tem como objetivo o bem estar do seu marido e filhos; ela deseja o melhor para eles. Ela jamais ofereceria a seus queridos, um trabalho de qualidade inferior. Seu trabalho é de alta qualidade. A SUA LÂMPADA NÃO SE APAGA DE NOITE. Ela gosta daquilo que faz e isso a incentiva a prosseguir seu trabalho noite adentro. Ela queima o óleo de sua lâmpada e o aproveita ao máximo enquanto ele dura. Essa lâmpada era um pires raso com óleo no qual flutuava um pavio de linho. Quando o dia findava e ainda havia uma atividade em andamento era necessário acender uma lâmpada. A lâmpada acessa significa algumas coisas em relação a casa. Que havia um trabalho em andamento, necessitando, portanto, de claridade; Hospitalidade sua luz indicava aos forasteiros que ali dentro havia conforto e descanso; Uma luz brilhando, porque o óleo precioso era queimado, também significava prosperidade; Também significava sabedoria. Era prático manter alguma coisa queimando para que o fogo da cozinha pudesse ser aceso de manhã cedo.

23 A mulher de Pv.31 distribui tarefas as suas serva até altas horas da noite e nas primeiras horas do dia, trabalha fora de casa, em sua propriedade e na vinha. Ela não teme o trabalho árduo e em suas mãos habilidosas e com as bênçãos de Deus, seu trabalho é bom e lucrativo. Ela faz o que gosta e ao mesmo tempo colabora com o orçamento da família.

24 SUA DILIGÊNCIA Pv.31:19 - Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca. Foi um dia longo e agitado, repleto de desafios e que exigiu criatividade e muito trabalho. Então servimos o jantar, lavamos a louça, arrumamos a cozinha, damos banho nas crianças, colocamo-as na cama e suspiramos fundo e vamos dormir. Para a mulher de Pv.31, quando a noite chega, ela ainda trabalha sob a luz da lâmpada mais um pouquinho. O fuso e a roca eram usados para afiar a lã. Mãos habilidosas transformavam a lã e o linho em fio. Durante o dia ela colhe, prepara limpa e desembaraça o linho e a lã. À noite, ela senta-se para fiar. O trabalho monótono de fiar deve ser completado antes do inicio da tecelagem. Como você pode aproveitar melhor suas notie? 1. Avalie suas noites; 2. Planeje suas noites tente planejar a noite no decorrer do dia, porque quando essa hora chegar, você estará cansada demais para pensar alguma coisa útil. Exemplos: fazer barra de uma saia ou calça, um tricô ou crochê, uma pintura, colocar em ordem a correspondência ou livro de receitas... Talvez você queira ver TV com a família ou estar no mesmo cômodo que elas, então você pode: organizar sua agenda, fazer as unhas, organizar as fotos da família. O principal ponto é destinar as horas do dia - quando você gasta mais energia a trabalhos que exijam mais de você. Quando a noite chega e a sua energia chega ao ponto mais baixo, em vez de se irritar, se isolar ou se afundar no sofá, siga o exemplo da mulher de Pv.31: mude de atividade. 3. Faça bom uso de suas noites. A mulher virtuosa é diligente e não perde tempo com coisas que não sejam produtivas. Ela não tem tempo para ficar com a mente ociosa, nem para auto-comiseração.

25 SUA MISERICÓRDIA Pv.31:20 - Abre a mão ao aflito e ainda a estende ao necessitado. ABRE A MÃO AO AFLITO. A mulher de Pv.31 se destaca em integridade de caráter, presteza, diligência, criatividade, organização e micro-administração, e também misericórdia. Seus esforços beneficiam sua preciosa família e também aos desafortunados. Se ela não fosse misericordiosa, as suas atividades intensas a tornariam uma mulher ríspida e apressada, ocupada demais para preocupar-se com os outros. A imagem da mão estendida revela sua natureza generosa e pródiga, se houver necessidade de roupa, ela fornece um de seus casacos de lã feito a mão (v.21), resultado de meses e noites de trabalho. Em sua época, um agasalho de lã custava o salário de 2 meses de trabalho. Ela oferece sua mão prestativa em qualquer oportunidade,...e AINDA A ESTENDE AO NECESSITADO. Algumas traduções trazem: e ainda estende as mãos ao necessitado. As mãos (plural) referem-se àquelas atividades que exigem as duas mãos, por exemplo, cuidar de enfermos, crianças pequenas ou idosas... Ela usa suas mãos para servir, ela não tem medo de arregaçar as mangas e ajudar nos problemas alheios. Os verbos abrir e estender sugerem que sua generosidade alongam-se até onde seus meios lhe permitem. Isso exige um coração generoso e cheio de amor, um coração que segue e teme a Deus. As companheiras de misericórdia da mulher virtuosa exemplificaram a misericórdia de Deus.

O que fazer em meio às turbulências

O que fazer em meio às turbulências O que fazer em meio às turbulências VERSÍCULO BÍBLICO Façam todo o possível para viver em paz com todos. Romanos 12:18 OBJETIVOS O QUÊ? (GG): As crianças assistirão a um programa de auditório chamado Geração

Leia mais

PRÓLOGO. #21diasdeamor. DEUS É AMOR 1 João 4:8

PRÓLOGO. #21diasdeamor. DEUS É AMOR 1 João 4:8 PRÓLOGO DEUS É AMOR 1 João 4:8 Quando demonstramos amor, estamos seguindo os passos de Jesus. Ele veio para mostrar ao mundo quem Deus é. Da mesma maneira, temos a missão de mostrar ao mundo que Deus é

Leia mais

GANHADO O MUNDO SEM PERDER A FAMILIA

GANHADO O MUNDO SEM PERDER A FAMILIA TEXTO: 1 SAMUEL CAPITULO 3 HOJE NÃO É SOBRE SAMUEL QUE VAMOS CONHECER, SABEMOS QUE SAMUEL foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas. Ele foi comissionado para ungir asaul, o primeiro rei, e a David,

Leia mais

MELHORES MOMENTOS. Expressão de Louvor Paulo Cezar

MELHORES MOMENTOS. Expressão de Louvor Paulo Cezar MELHORES MOMENTOS Expressão de Louvor Acordar bem cedo e ver o dia a nascer e o mato, molhado, anunciando o cuidado. Sob o brilho intenso como espelho a reluzir. Desvendando o mais profundo abismo, minha

Leia mais

A Liderança do Espírito

A Liderança do Espírito A Liderança do Espírito Autor : Andrew Murray Para muitos Cristãos a liderança do Espírito é considerada como uma sugestão de pensamentos para nossa orientação. Eles almejam e pedem por ela em vão. Quando

Leia mais

Décima Primeira Lição

Décima Primeira Lição 70 Décima Primeira Lição AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS A EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO LAR A) O lar tem suma importância na vida humana, pois é o berço de costumes, hábitos, caráter, crenças e morais de cada

Leia mais

"Ajuntai tesouros no céu" - 5

Ajuntai tesouros no céu - 5 "Ajuntai tesouros no céu" - 5 Mt 6:19-21 Temos procurado entender melhor através das escrituras, o que Jesus desejou ensinar aos seus discípulos nesta sequência de palavras, e pra isso, estudamos algumas

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

JOÁS, O MENINO REI Lição 65. 1. Objetivos: Ensinar que devemos permanecer fiéis a Deus embora nossos amigos parem de segui-lo.

JOÁS, O MENINO REI Lição 65. 1. Objetivos: Ensinar que devemos permanecer fiéis a Deus embora nossos amigos parem de segui-lo. JOÁS, O MENINO REI Lição 65 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos permanecer fiéis a Deus embora nossos amigos parem de segui-lo. 2. Lição Bíblica: 2 Reis 11; 2 Crônicas 24.1-24 (Base bíblica para a história

Leia mais

Lição 3 O Plano de Deus Para os Obreiros

Lição 3 O Plano de Deus Para os Obreiros Lição 3 O Plano de Deus Para os Obreiros O António estudou as razões por que os crentes da Igreja primitiva se reuniam. Observou que muitos tipos de necessidades reuniam os crentes a necessidade de ensino,

Leia mais

FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36

FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36 FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36 Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs. Não são todos que têm o privilégio

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13 A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO Romanos 15:13 - Ora o Deus de esperança vos encha de toda a alegria e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Só Deus pode nos dar uma

Leia mais

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24 Perseverando com graça Efésios 6.18-24 O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem

Leia mais

Lição 01 O propósito eterno de Deus

Lição 01 O propósito eterno de Deus Lição 01 O propósito eterno de Deus LEITURA BÍBLICA Romanos 8:28,29 Gênesis 1:27,28 Efésios 1:4,5 e 11 VERDADE CENTRAL Deus tem um propósito original e eterno para minha vida! OBJETIVO DA LIÇÃO Que eu

Leia mais

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade.

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade. A Palavra de Deus 2 Timóteo 3:16-17 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17 E isso

Leia mais

5º. Dia 3 de Março. Enxergando a vida do ponto de vista dedeus. Que é a sua vida? Tiago 4.14b; nvi

5º. Dia 3 de Março. Enxergando a vida do ponto de vista dedeus. Que é a sua vida? Tiago 4.14b; nvi 5º. Dia 3 de Março Enxergando a vida do ponto de vista dedeus Que é a sua vida? Tiago 4.14b; nvi Nós não vemos as coisas como são, mas como nós somos.anaïs Nin O modo de você enxergar sua vida molda sua

Leia mais

UMA VIDA DE PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE EM UM MUNDO HOSTIL.

UMA VIDA DE PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE EM UM MUNDO HOSTIL. UMA VIDA DE PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE EM UM MUNDO HOSTIL. Como sabemos o crescimento espiritual não acontece automaticamente, depende das escolhas certas e na cooperação com Deus no desenvolvimento

Leia mais

Etapas da maturidade de Eliseu

Etapas da maturidade de Eliseu Etapas da maturidade de Eliseu TEXTO BÍBLICO BÁSICO 2 Reis 2.5-11 5 - Então os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor

Leia mais

1. Você escolhe a pessoa errada porque você espera que ela mude após o casamento.

1. Você escolhe a pessoa errada porque você espera que ela mude após o casamento. 10 Maneiras de se Casar com a Pessoa Errada O amor cego não é uma forma de escolher um parceiro. Veja algumas ferramentas práticas para manter os seus olhos bem abertos. por Rabino Dov Heller, Mestre em

Leia mais

Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus

Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus S. José modelo e protector de todos os pais materialdecatequese.webnode.pt 1 A terra de José (Mapa) O seu país era a Palestina e a aldeia onde morava chamava-se

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

31 dias de oração pelo seu marido por Nancy Leigh DeMoss

31 dias de oração pelo seu marido por Nancy Leigh DeMoss 31 dias de oração pelo seu marido por Nancy Leigh DeMoss A palavra do Senhor nos ensina a orarmos uns pelos outros, e isso inclui a responsabilidade e grande privilégio das esposas em orarem pelos seus

Leia mais

PRIMEIRA LINGUAGEM DE AMOR: PALAVRAS DE ENCORAJAMENTO

PRIMEIRA LINGUAGEM DE AMOR: PALAVRAS DE ENCORAJAMENTO 50 Nona Lição AS CINCO LINGUAGENS DE AMOR Alguma coisa em nossa natureza clama por sermos amados. No âmago da nossa existência há o íntimo desejo se sermos amados. O casamento foi idealizado para suprir

Leia mais

Lição 9 Completar com Alegria

Lição 9 Completar com Alegria Lição 9 Completar com Alegria A igreja estava cheia. Era a época da colheita. Todos tinham trazido algo das suas hortas, para repartir com os outros. Havia muita alegria enquanto as pessoas cantavam louvores

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

04 Os números da empresa

04 Os números da empresa 04 Os números da empresa Além de conhecer o mercado e situar-se nele, o empreendedor tem de saber com clareza o que ocorre com os números de sua empresa. Neste capítulo conheça os principais conceitos,

Leia mais

O Papel da Mulher Cristã

O Papel da Mulher Cristã O Papel da Mulher Cristã Hoje as mulheres estão bem mais interessadas em carreiras profissionais e menos desejosas do papel no lar. Porém cada um tem a sua importância. Qual será então, o papel da mulher

Leia mais

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI Lição 07 A COMUNIDADE DO REI OBJETIVO: Apresentar ao estudante, o ensino bíblico sobre a relação entre a Igreja e o Reino de Deus, para que, como súdito desse reino testemunhe com ousadia e sirva em amor.

Leia mais

PERTO DE TI AUTOR: SILAS SOUZA MAGALHÃES. Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma.

PERTO DE TI AUTOR: SILAS SOUZA MAGALHÃES. Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma. PERTO DE TI Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma. Jesus! Perto de ti, sou mais e mais. Obedeço a tua voz. Pois eu sei que tu és Senhor, o

Leia mais

Recomendação Inicial

Recomendação Inicial Recomendação Inicial Este estudo tem a ver com a primeira família da Terra, e que lições nós podemos tirar disto. Todos nós temos uma relação familiar, e todos pertencemos a uma família. E isto é o ponto

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

Prezados pais de: a desenvolver o hábito da oração. Lembre-se: é chegado o momento de buscarmos, ainda mais, a presença de Deus através da oração

Prezados pais de: a desenvolver o hábito da oração. Lembre-se: é chegado o momento de buscarmos, ainda mais, a presença de Deus através da oração Prezados pais de: O tema deste trimestre trata sobre a oração, enfatizando às crianças que Deus sempre ouve e responde as nossas súplicas. Você está orando por alguma coisa? Deus responderá. Ele pode dizer

Leia mais

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Meditação Crianças de 10 a 11 anos NOME: DATA: 03/03/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar: 1 - O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida. (Jó 33:4)

Leia mais

Obedecer a Deus, Honrar aos pais e viver bem!

Obedecer a Deus, Honrar aos pais e viver bem! Obedecer a Deus, Honrar aos pais e viver bem! Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada.

Leia mais

Características de um casamento duradouro

Características de um casamento duradouro Características de um casamento duradouro Características de um casamento duradouro Introdução: Ainda é possível ver um casal já bem idoso de mãos dadas, e que mesmo depois de tantos anos ainda se olham

Leia mais

Koinonia, descobrindo a alegria de pertencer.

Koinonia, descobrindo a alegria de pertencer. ESTUDO 24 SIRVAM UNS AOS OUTROS Sinônimos: Ajudem-se mutuamente. Cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros. O nosso mundo emprega vários critérios para avaliar a grandeza de alguém. É grande

Leia mais

Unidade 04: Obedeça ao Senhor Josué obedece, o muro cai

Unidade 04: Obedeça ao Senhor Josué obedece, o muro cai Histórias do Velho Testamento Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse 3 a 6 anos Unidade 04: Obedeça ao Senhor Josué obedece, o muro cai O velho testamento está cheio de histórias que Deus nos deu, espantosas

Leia mais

Reflexões e atividades sobre Ação Social para culto infantil

Reflexões e atividades sobre Ação Social para culto infantil Reflexões e atividades sobre Ação Social para culto infantil Apresentaremos 4 lições, que mostram algum personagem Bíblico, onde as ações praticadas ao longo de sua trajetória abençoaram a vida de muitas

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO HISTÓRIA BÍBLICA: Mateus 18:23-34 Nesta lição, as crianças vão ouvir a Parábola do Servo Que Não Perdoou. Certo rei reuniu todas as pessoas que lhe deviam dinheiro.

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 1 1. Objetivos: Ensinar que quando Moisés aproximou-se de Deus, os israelitas estavam com medo. Ensinar que hoje em dia, por causa de Jesus, podemos nos sentir perto de Deus

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA I.E. SOS JESUS

ESCOLA BÍBLICA I.E. SOS JESUS Data: 01/02/09 Aula 01 AS VESTES SACERDOTAIS O Sumo Sacerdote I - O que era um sacerdote: Era um ministro investido da autoridade, isto é, autorizado diante de Deus a interceder em favor do povo. Servia

Leia mais

A VIDA DO REI SALOMÃO

A VIDA DO REI SALOMÃO Momento com Deus Crianças de 09 a 11 anos NOME: DATA: 17/08//2014 A VIDA DO REI SALOMÃO Versículos para Decorar: 1 - Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente,

Leia mais

A VIDA DO REI SALOMÃO

A VIDA DO REI SALOMÃO Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 17/08//2014 A VIDA DO REI SALOMÃO Versículos para Decorar: 1 - Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente,

Leia mais

Tempo para tudo. (há tempo para todas as coisas por isso eu preciso ouvir meus pais)

Tempo para tudo. (há tempo para todas as coisas por isso eu preciso ouvir meus pais) Tempo para tudo (há tempo para todas as coisas por isso eu preciso ouvir meus pais) Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da

Leia mais

Quem Desiste num momento de crise é porque realmente é um fraco!

Quem Desiste num momento de crise é porque realmente é um fraco! Paixão do Povo de Cristo x Paixão de Cristo Texto Base: provérbios 24.10 na Linguagem de Hoje: Quem é fraco numa crise, é realmente fraco. Na Bíblia A Mensagem : Quem Desiste num momento de crise é porque

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI Texto: Sal. 126:6 Durante o ano de 2014 falamos sobre a importância de semear, preparando para a colheita que viria neste novo ano de 2015. Muitos criaram grandes expectativas,

Leia mais

Por Rogério Soares Coordenador Estadual da RCC São Paulo Grupo de Oração Kénosis

Por Rogério Soares Coordenador Estadual da RCC São Paulo Grupo de Oração Kénosis Grupos de Oração sem a experiência do Batismo no Espírito Santo, exercício dos carismas e o cultivo da vivência fraterna, revelam uma face desfigurada da RCC. Reflitamos a esse respeito tendo por base

Leia mais

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados...

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... Apostila de Fundamentos Arrependimento Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... (Atos 3:19) A r r e p e n d i m e n t o P á g i n a 2 Arrependimento É muito importante

Leia mais

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo 4ª Semana Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I- CONECTAR: Inicie o encontro com dinâmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que terão juntas. Quando

Leia mais

Lição Dois. Mordomia Cristã. Conceito Básico: O alicerce da mordomia cristã é o conceito de que tudo que existe pertence a

Lição Dois. Mordomia Cristã. Conceito Básico: O alicerce da mordomia cristã é o conceito de que tudo que existe pertence a Livrinho 2 Pàgina 12 Lição Dois Mordomia Cristã Conceito Básico: O alicerce da mordomia cristã é o conceito de que tudo que existe pertence a Deus. Ele é o Criador e Sustentador de tudo. Isto incluí a

Leia mais

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA At 9.31 A igreja, na verdade, tinha paz por toda Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se

Leia mais

Lição 8 Trabalhar com Líderes

Lição 8 Trabalhar com Líderes Lição 8 Trabalhar com Líderes Já havia mais de um ano que o António se tornara membro da sua igreja. Ele tinha aprendido tanto! Começou a pensar nos líderes da igreja que o tinham ajudado. Pensava naqueles

Leia mais

Demonstração de Maturidade

Demonstração de Maturidade Demonstração de Maturidade TEXTO BÍBLICO BÁSICO 2 Reis 4.12-17 12 - Então disse ao seu servo Geazi: Chama esta sunamita. E chamando-a ele, ela se pôs diante dele. 13 - Porque ele tinha falado a Geazi:

Leia mais

6ª Aula A Vontade de Deus

6ª Aula A Vontade de Deus 6ª Aula A Vontade de Deus Objetivo do curso: Ajudar cada cristão a orar mais! Ajudar cada cristão a entender que a oração é o meio pelo qual Deus é CONVIDADO a fazer parte de nossas vidas (não há outra

Leia mais

HUMILDADE- A VERDADEIRA GRANDEZA

HUMILDADE- A VERDADEIRA GRANDEZA HUMILDADE- A VERDADEIRA GRANDEZA Ministério de Mulheres Aulas: 1 - Abertura - Tudo começa na Mente 2- Considerações gerais sobre a humildade 3- Manifestações Orgulho 4- Orgulho - personagens bíblicos 5-

Leia mais

LIÇÃO 5 Outros Dons de Serviço: (Parte 1) Ministrar, Ensinar, Exortar

LIÇÃO 5 Outros Dons de Serviço: (Parte 1) Ministrar, Ensinar, Exortar LIÇÃO 5 Outros Dons de Serviço: (Parte 1) Ministrar, Ensinar, Exortar Terminámos o nosso estudo dos quatro dons a que chamámos dons de serviço. Embora a lista de Efésios 4 indique cinco dons, considerámos

Leia mais

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Lc 18.1-8 Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava

Leia mais

Tema: Quatro Pecados Contaminantes

Tema: Quatro Pecados Contaminantes Tema: Quatro Pecados Contaminantes Data: 01.11.14 Culto: Sábado Pr. Leandro Hoje o mundo está à mercê do vírus ebola que é um vírus extremamente contaminante, porém há algo mais contaminante que este vírus

Leia mais

EM BUSCA DA MULHER PERFEITA

EM BUSCA DA MULHER PERFEITA 32 Sexta Lição O PAPEL DA ESPOSA Ef 5.22-24: Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo,

Leia mais

SERIE: APRENDENDO COM OS BICHINHOS A FORMIGUINHA

SERIE: APRENDENDO COM OS BICHINHOS A FORMIGUINHA Radicais Kids - Sábado 13/12 Ministério Boa Semente Igreja em células SERIE: APRENDENDO COM OS BICHINHOS A FORMIGUINHA Lição: Xô Preguiça!! Base bíblica: Provérbios 6:6-11 Preguiçoso, aprenda uma lição

Leia mais

COMO RECEBER NOSSOS AMIGOS NÃO CRENTES

COMO RECEBER NOSSOS AMIGOS NÃO CRENTES COMO RECEBER NOSSOS AMIGOS NÃO CRENTES Você nunca terá uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão (autor desconhecido). A primeira impressão que nossos visitantes recebem na igreja vem daqueles

Leia mais

ORGANIZANDO MEU LAR PARA O SUCESSO Diretora Executiva Isolda Rodrigues

ORGANIZANDO MEU LAR PARA O SUCESSO Diretora Executiva Isolda Rodrigues ORGANIZANDO MEU LAR PARA O SUCESSO Diretora Executiva Isolda Rodrigues FAÇA A DIFERENÇA Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor excede o de rubis Pv 31:10 Seja um exemplo dentro da sua casa Fale com

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

REALIZAÇÃO: PARCERIA:

REALIZAÇÃO: PARCERIA: REALIZAÇÃO: PARCERIA: A partir de agora você descobrirá a importância do planejamento financeiro pessoal e familiar, aprenderá a lidar melhor com o seu dinheiro, controlar suas despesas e tomar decisões

Leia mais

Unidade 4: Obedeça ao Senhor Neemias e o muro

Unidade 4: Obedeça ao Senhor Neemias e o muro Histórias do Velho Testamento 3 a 6 anos Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse Unidade 4: Obedeça ao Senhor Neemias e o muro O Velho Testamento está cheio de histórias que Deus nos deu, espantosas e verdadeiras.

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

VERSÍCULO BÍBLICO Todo o que ama a repreensão ama a sabedoria, mas aquele que odeia a repreensão é tolo Provérbios 12:1

VERSÍCULO BÍBLICO Todo o que ama a repreensão ama a sabedoria, mas aquele que odeia a repreensão é tolo Provérbios 12:1 VERSÍCULO BÍBLICO Todo o que ama a repreensão ama a sabedoria, mas aquele que odeia a repreensão é tolo Provérbios 12:1 OBJETIVOS O QUÊ? (GG): As crianças participarão de um programa de auditório chamado

Leia mais

A primeira razão pela qual Jesus chamou os discípulos foi para que estivessem consigo para que tivesses comunhão com Ele.

A primeira razão pela qual Jesus chamou os discípulos foi para que estivessem consigo para que tivesses comunhão com Ele. 1 Marcos 3:13 «E (Jesus) subiu ao Monte e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar, e para que tivessem o poder de curar as enfermidades

Leia mais

Riquezas. Vincent Cheung

Riquezas. Vincent Cheung 1 Riquezas Vincent Cheung Jesus diz: Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens (Lucas 12:15). Desde o início, sabemos que uma

Leia mais

O Espírito de Religiosidade

O Espírito de Religiosidade O Espírito de Religiosidade Pr. Alcione Emerich Como vive um Cristão Salvo contaminado ou infectado pelo Espírito de Religiosidade Hoje será um Culto de Libertação, vamos quebrar esta maldição em nossas

Leia mais

Princípios de Fé Estudo 1

Princípios de Fé Estudo 1 Estudo 1 1 Tema: A fé e a comunhão Texto Base: o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com

Leia mais

12:00 Palestra: Jesus confia nos Jovens -Por isso entrega sua mãe - Telmo

12:00 Palestra: Jesus confia nos Jovens -Por isso entrega sua mãe - Telmo 2:00 Palestra: Jesus confia nos Jovens -Por isso entrega sua mãe - Telmo Amados de Deus, a paz de Jesus... Orei e pensei muito para que Jesus me usasse para poder neste dia iniciar esta pregação com a

Leia mais

SENDO UMA PESSOA MANSA E CONTROLADA.

SENDO UMA PESSOA MANSA E CONTROLADA. SENDO UMA PESSOA MANSA E CONTROLADA. Chegamos à reta final de nossa caminha de transformação, restando apenas os dois últimos gomos do Fruto do Espírito. Estes dois últimos gomos, são os mais difíceis

Leia mais

Estudo Bíblico Colossenses Guia do Líder Por Mark Pitcher. LIÇÃO 1 SUA MAIOR PRIORIDADE - Colossenses 3:1-4

Estudo Bíblico Colossenses Guia do Líder Por Mark Pitcher. LIÇÃO 1 SUA MAIOR PRIORIDADE - Colossenses 3:1-4 Estudo Bíblico Colossenses Guia do Líder Por Mark Pitcher Os quatro estudos a seguir tratam sobre a passagem de Colossenses 3:1-17, que enfatiza a importância de Jesus Cristo ter sua vida por completo.

Leia mais

Este texto é de autoria da Diretora de Vendas Cláudia Leme, muito bom!!! Vale a pena conferir!!! O PRIMEIRO PEDIDO

Este texto é de autoria da Diretora de Vendas Cláudia Leme, muito bom!!! Vale a pena conferir!!! O PRIMEIRO PEDIDO Este texto é de autoria da Diretora de Vendas Cláudia Leme, muito bom!!! Vale a pena conferir!!! O PRIMEIRO PEDIDO A Sra Mary Kay já dizia: nada acontece enquanto você não vende alguma coisa. Se você está

Leia mais

JPEG JOVENS EM PEQUENO GRUPO

JPEG JOVENS EM PEQUENO GRUPO ORIENTAÇÕES BÁSICAS JPEG JOVENS EM PEQUENO GRUPO JPEG é Jovens em Pequenos Grupos. A nova identidade dos pequenos grupos para jovens. NECESSIDADE DE ORGANIZAÇÃO DA IGREJA PEQUENOS GRUPOS Pequenos grupos

Leia mais

Dia 11. Tornando-se amigo de Deus

Dia 11. Tornando-se amigo de Deus Dia 11 Tornando-se amigo de Deus Como tivemos restaurada a nossa amizade com Deus pela morte de seu Filho, enquanto éramos seus inimigos, certamente seremos libertos da punição eterna por meio de sua vida.

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

Uma palavra da velha guarda, com novo significado

Uma palavra da velha guarda, com novo significado Um Espaço Chamado Castidade 1 Uma palavra da velha guarda, com novo significado Se eu pedisse a você uma definição de castidade, posso até apostar que você associaria com esperar até o casamento para fazer

Leia mais

Duas formas de construir a vida. Sabedoria. Insensatez

Duas formas de construir a vida. Sabedoria. Insensatez Duas formas de construir a vida Sabedoria Insensatez Como você lida com o dinheiro 1) Dinheiro é importante porque me permite... a. Fazer o que quero. b. Sentir segurança. c. Subir na vida. d. Comprar

Leia mais

Geração João Batista. Mc 1:1-8

Geração João Batista. Mc 1:1-8 Geração João Batista Mc 1:1-8 Conforme acabamos de ler, a Bíblia diz que João Batista veio ao mundo com o objetivo de "preparar o caminho do Senhor" - V3. Ele cumpriu a sua missão, preparou tudo para que

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

ATRAINDO E MANTENDO A MULTIDÃO

ATRAINDO E MANTENDO A MULTIDÃO ATRAINDO E MANTENDO A MULTIDÃO ANOTAÇÕES Como Planejar Um Culto Sensível Aos Não-crentes INTRODUÇÃO Uma das características do ministério de Jesus é que ele atraía muitas pessoas A Bíblia diz que "Numerosas

Leia mais

DESAFIOS CRIATIVOS E FASCINANTES Aula de Filosofia: busca de valores humanos

DESAFIOS CRIATIVOS E FASCINANTES Aula de Filosofia: busca de valores humanos DESAFIOS CRIATIVOS E FASCINANTES Aula de Filosofia: busca de valores humanos Glorinha Aguiar glorinhaaguiar@uol.com.br Eu queria testar a metodologia criativa com alunos que eu não conhecesse. Teria de

Leia mais

Unidade 01- Estamos apenas começando Deus criou, eu cuidarei

Unidade 01- Estamos apenas começando Deus criou, eu cuidarei Olhando as peças Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse 3 a 6 anos Unidade 01- Estamos apenas começando Deus criou, eu cuidarei O velho testamento está cheio de histórias que Deus nos deu, espantosas e verdadeiras.

Leia mais

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria Samaria: Era a Capital do Reino de Israel O Reino do Norte, era formado pelas 10 tribos de Israel, 10 filhos de Jacó. Samaria ficava a 67 KM de Jerusalém,

Leia mais

Em nossa cultura atual os valores familiares estão sendo questionados e quebrados. Hoje a ênfase no individualismo, no belo, no eficiente, no novo,

Em nossa cultura atual os valores familiares estão sendo questionados e quebrados. Hoje a ênfase no individualismo, no belo, no eficiente, no novo, Em nossa cultura atual os valores familiares estão sendo questionados e quebrados. Hoje a ênfase no individualismo, no belo, no eficiente, no novo, no imediato, no prazer, na ausência de limites... Precisamos

Leia mais

MEDITAÇÃO SALA LARANJA SEMANA 04 RESSURREIÇÃO DE DORCAS / CORNÉLIO E PEDRO Nome: Professor: Sala

MEDITAÇÃO SALA LARANJA SEMANA 04 RESSURREIÇÃO DE DORCAS / CORNÉLIO E PEDRO Nome: Professor: Sala MEDITAÇÃO SALA LARANJA SEMANA 04 RESSURREIÇÃO DE DORCAS / CORNÉLIO E PEDRO Nome: Professor: Sala VERSÍCULOS PARA DECORAR ESTA SEMANA VERSÍCULOS PARA DECORAR ESTA SEMANA Usamos a Bíblia na Nova Versão Internacional

Leia mais

IGREJA PENTECOSTAL DO EVANGELHO PLENO Ministério de Avivamento Mundial Maranatha

IGREJA PENTECOSTAL DO EVANGELHO PLENO Ministério de Avivamento Mundial Maranatha TREINAMENTO DE PROFESSORES DA ESCOLA BÍBLICA INFANTIL Provérbios 22: 6 Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele. Objetivos da EBD Infantil: A EBD infantil

Leia mais

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching,

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, 5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, Consultoria, Terapias Holísticas e Para Encher Seus Cursos e Workshops. Parte 01 Como Se Posicionar e Escolher os Clientes dos Seus Sonhos 1 Cinco Etapas Para

Leia mais

Trabalhar em Casa. Um Guia para quem quer iniciar um trabalho em casa e não sabe por onde começar. 2015 bastianafutebol.com @bastianafutebol

Trabalhar em Casa. Um Guia para quem quer iniciar um trabalho em casa e não sabe por onde começar. 2015 bastianafutebol.com @bastianafutebol Trabalhar em Casa Um Guia para quem quer iniciar um trabalho em casa e não sabe por onde começar 2015 bastianafutebol.com @bastianafutebol Como Começar? Primeiro você deve escolher o tipo de trabalho que

Leia mais

RUTE, UMA HISTÓRIA DE AMOR

RUTE, UMA HISTÓRIA DE AMOR Bíblia para crianças apresenta RUTE, UMA HISTÓRIA DE AMOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Manual de Boa Conduta dos profissionais da área da beleza. Ética, o que é?

Manual de Boa Conduta dos profissionais da área da beleza. Ética, o que é? Manual de Boa Conduta dos profissionais da área da beleza. Ética, o que é? Para crescer profissionalmente não basta conhecer bem sua especialidade, é indispensável ser ético. De acordo com o dicionário

Leia mais