UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE INTEGRADA AVM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE INTEGRADA AVM"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE INTEGRADA AVM GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES NO SEGMENTO DE SEGUROS NO BRASIL Por: Nilce Maria Rosa Orientador Prof. Willian Lima Rocha Rio de Janeiro 2011

2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO R LATO SENSU FACULDADE INTEGRADA AVM GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES NO SEGMENTO DE SEGUROS NO BRASIL Apresentação de monografia à Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Gestão de Relacionamento com clientes e ouvidoria. Por: Nilce Maria Rosa

3 AGRADECIMENTOS Agradeço a Jesus Cristo, que renovou as minhas forças a cada dia e ao professor Willian Rocha, que me apoio nesta jornada. Deixo meu carinho especial as bibliotecárias da Funenseg e da Fenaseg pela atenção, paciência e alto padrão de atendimento.

4 Porque Dele e por meio Dele e para Ele são todas as coisas, glória, pois, a Ele eternamente. Amém. (Rm. 11:33-36)

5 DEDICATÓRIA Dedico a todos àqueles que buscam a realização dos seus sonhos e enfrentam as adversidades com a certeza da vitória!

6 RESUMO O tema proposto neste trabalho foca as ações estratégias das empresas de seguros no Brasil, frente as oportunidades de negócios oriundas das crises mundiais em diversas áreas. O processo de aprimoramento da gestão de relacionamento com clientes mostrado abrange desde a captação, através da sensibilização em relação à necessidade e importância em adquirir o produto, até a fidelização de seus clientes pela conquista da confiança e excelência no atendimento. A rapidez com que as informações são passadas no mundo globalizado, faz com que a necessidade de se adquirir seguros em seus diversos segmentos, seja encarada com uma visão ampliada da situação mundial. Os consumidores de todas as nações entendem a importância de se precaver contra os infortúnios do mundo contemporâneo. As grandes corporações do ramo dominam o mercado de seguros, mas há espaço para os pequenos empresários se desenvolverem, implantando padrões de qualidade e relacionamento com clientes próprios do segmento. As novas tecnologias de comunicação ajudam neste processo da busca da excelência no atendimento. O Brasil conta com vários cursos de capacitação profissional e a área acadêmica tem crescido através da qualidade dos cursos oferecidos e parcerias com as maiores e melhores empresas de seguros instaladas no país. A Fundação Escola Nacional de Seguros Funenseg, com sede no Rio de Janeiro, disponibiliza cursos capacitação profissional, técnicos, graduação e pós-graduação, além de apoio à pesquisa e convênio com instituições internacionais, Entre as entidades representativas do segmento de seguros, destacasse a Confederação Nacional de Seguros Gerais CNSeg criada em 20/08/2008, que tem caráter associativo e a Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização- Fenaseg, que existe desde de 1951 e é a entidade de representação grau superior no contexto sindical ( associada à Confederação Nacional do Sistema Financeiro- Consif).

7 METODOLOGIA O levantamento de dados deste trabalho se deu através de pesquisa na Biblioteca Ivan da Mota Dantas (Fundação Escola Nacional de Seguros- FUNENSEG) e Biblioteca Luiz Mendonça (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização - FENASEG). Os materiais utilizados na bibliografia foram bem atuais e ricos em informações, tanto os livros, como as hemerotecas: revistas e jornais do segmento de seguros, dowloads de e- books e palestras dos sites das instituições acima citadas.

8 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 09 CAPÍTULO I - A História do seguro no Brasil 11 CAPÍTULO II - Os segmentos de seguros nacionais 20 CÁPITULO III - Gestão de relacionamento com clientes no mercado nacional 25 CONCLUSÃO 35 BIBLIOGRAFIA 38 ANEXOS 39 ÍNDICE DE FIGURAS 43 ÍNDICE 44 FOLHA DE AVALIAÇÃO 46

9 INTRODUÇÃO Uma das características do mundo contemporâneo é o imediatismo e a falta de tempo dos indivíduos em executar as tarefas que lhe são atribuídos ou inerentes às várias atividades a que estão sujeitos. O consumidor moderno, principalmente o da área de seguros, sofre várias influências na hora de decidir pelo produto. As propagandas, publicidades e outras estratégicas de marketing levam ao consumismo exacerbado de produtos e serviços de várias espécies. Por outro lado, certas notícias divulgadas pelas mídias geram ansiedade e medo, por conta das catástrofes naturais e pela violência urbana, que fazem parte da realidade mundial. Levando em consideração, que a falta de segurança já ultrapassou a barreira das metrópoles e tomou conta de lugares antes considerados bucólicos, a violência já não faz parte, somente do contexto social dos grandes centros. De acordo com Abraham MASLOW, a segurança é o segundo elemento dentro da escala das necessidades humanas. Na atualidade, a segurança, vai desde a necessidade de ter moradia, como também ter estabilidade no emprego, plano de saúde e seguro de vida. A indústria e o comércio no Brasil, preocupados com os riscos eminentes, procuram minimizar as consequências, se precavendo contra os infortúnios, através da aquisição de seguros. Os riscos tecnológicos é uma das grandes preocupações das instituições, atingindo as esferas privadas e estatais, Os hackers, muitas vezes considerados como gênios do mal, modificam hadwares e softwares e invadem sites considerados blindados pela segurança cibernética. Empresas de seguros trazem a possibilidade de resguardar este patrimônio virtual com os chamados seguro contra risco de rede'', que primam pela segurança da informação e privacidade das organizações e de seus clientes. Os riscos ambientais são também motivo de grande preocupação. No Brasil. Questões como poluição, biodiversidade (perda), mudanças climáticas e alagamentos são pontos que levaram as empresas de seguros no Brasil a abrirem o seu leque para este nicho de mercado.

10 Os conflitos mundiais, terrorismo e o crime organizado, também são fatos geradores de uma nova abordagem na área de seguros. Assim como, as quedas nas bolsas de valores, que exercem o efeito dominó atingindo de alguma maneira a estabilidade e segurança financeira das nações. Os riscos do SEC. XXI aumentaram consideravelmente, passando por diversas áreas: economia, meio-ambiente, saúde e tecnologia. Este cenário mundial, atinge tanto pessoas físicas quanto jurídicas de diversas culturas e localizações geográficas. No Brasil, a participação dos seguros no Produto Interno Bruto (PIB) está a pouco mais de 3%. Este percentual é similar ao de outras nações mais desenvolvidas e segundo especialistas a participação no PIB pode chegar a 8% em poucos anos. Este crescimento atinge às várias camadas da sociedade. Há alguns anos o seguro era um produto consumido apenas pelas classes mais favorecidas, na atualidade foi criado o microsseguros para serem consumidos por clientes de baixa renda. A gestão de relacionamento com clientes é a fórmula mágica de lidar com as mudanças, estabelecendo regras e padrões de atendimento, que sejam inovadores a fim de assegurar às empresas do segmento de seguros um crescimento com responsabilidade e credibilidade.

11 CAPÍTULO I HISTÓRIA DO SEGURO NO BRASIL O Brasil colônia começa a tomar novos rumos com a chegada da família real (1808). Houve uma movimentação em relação a abertura dos portos ao comércio internacional e com isso a necessidade de se implantar o seguro marítimo. Neste mesmo ano começa a funcionar a Companhia de Seguros Boa Fé, que era regulamentada pelas leis de Portugal através da Casa de Seguros Lisboa. Na época do Império a primeira companhia autorizada a funcionar foi a Sociedade de Seguros Mútuos (1828). Somente em 1850 foi promulgado o Código Comercial Brasileiro1..No período imediatamente posterior ao código, surgiram 11 companhias nacionais no ramo de seguros marítimos. Logo a seguir chegaram as operadoras de seguro de vida e contra incêndio. Fazia-se seguros contra a mortalidade de escravos, que eram considerados como mercadorias ou bens. Após a expansão do setor de seguros, gerada pela aprovação do Código Comercial o governo do Segundo Reinado passa a exercer um controle mais direto neste segmento. (...) pois tratava-se de um ramo cujas operações eram de longa duração, e que exigia um maior cuidado com a constituição de suas reservas, visando a dar proteção à massa segurada, no que diz respeito ao cumprimento das garantias contratuais, por ocasião da efetivação do evento. (FERREIRA, Weber José) 1 - Lei n 556, de 25 de junho de 1850) o seguro marítimo foi pela primeira vez analisado e regulado.

12 1.1. Expansão das seguradoras e os investimentos Estrangeiros As Companhias inglesas dominam o mercado de seguros. O ramo de negócio é lucrativo e depende de poucos recursos para sua implantação, por conta disso, cresce em larga escala. Investidores alemães e portugueses também procuram sua fatia de mercado. Mesmo com problemas que refletiam na economia brasileira, como a Guerra do Paraguai e a crise na Inglaterra os investimentos estrangeiros cresciam. A construção de ferrovias, bancos e companhias de seguros proliferavam no país. O período da Grande Depressão Inglesa ( ) refletiu na queda dos investimentos em relação as décadas anteriores. Entre houve a expansão de grandes nações capitalista como E.U.A e da Alemanha. Os Ingleses investiram fortemente nos países da América Latina. A expansão provocada pela exportação do café vai desde a melhoria na infraestrutura até a elaboração, normatização e regulamentação das transações comerciais. As lavouras de café tiveram seu apogeu na região Sudeste e o crescimento das companhias de seguro e companhias de navegação crescia e se firmavam no mercado financeiro brasileiro. A última fase deste período é marcada por uma crise na economia cafeeira nacional e ao mesmo tempo houve um incremento da exportação de capitais (característica do capitalismo moderno) nos setores de serviços básicos (energia e transporte urbano) e nas companhias de seguro. A Inglaterra, Canadá, Bélgica,França e E.U.A foram uns dos grandes investidores. De ( ) houve grande diversificação de investimentos estrangeiros. O Know-how das seguradoras britânicas foi fundamental para dar um formato assertivo ao mercado de seguros nacional. Entre todos os setores que receberam investimentos estrangeiros, o mercado de seguros foi o que teve maior diversificação de capital aportado. Segue abaixo tabela de distribuição de investimentos:

13 DISTRIBUIÇÃO SETORIAL DO INVESTIMENTO ESTRANGEIRO EM % SOBRE O INVESTIMENTO TOTAL SETORES SERVIÇOS BÁSICOS 59,0 61,7 SEGUROS 17,4 0,9 BANCOS 7,8 9,7 COMERCIO IMP. E EXP. 6,0 8,8 INDÚSTRIA DE 4,0 7,2 TRANSFORMAÇÃO TOTAL PARCIAL 94,2 88,3 Figura 1- Distribuição Setorial do Investimento Estrangeiro (*) A primeira década de 1900 foi marcada pelo crescimento das companhias norte-americanas no mercado brasileiro Em 1901, O Decreto 4270 e seu anexo; Regulamento Murtinho normatiza as companhias, que já haviam se instalado ou que visavam se instalar no Brasil. Através do regulamento citado, foi criada a Superintendência geral de seguros, que concentrada todas as questões de fiscalização inerentes ao segmento de seguros e era diretamente subordinada ao Ministério da Fazenda. O Código Civil Brasileiro (1916) continha um capítulo inteiramente dedicado ao contrato de seguro. O Direito privado do seguro, nomenclatura usada na época, era composto pelas regras estabelecidas no Código Comercial e no Código Estas regulamentações estabeleceram o desenvolvimento do mercado de seguros nacional. INVESTIMENTOS ESTRANGEITOS POR PAISES DE ORIGEM DE CAPITAIS EM % SOBRE O TOTAL PAIS DE ORIGEM INGLATERRA 77,6 53,0 FRANÇA 5,9 19,9 ESTADOS UNIDOS 1,5 19,9 CANADÁ 2,3 11,10 TOTAL PARCIAL 87,3 91,0 Figura 2: Investimentos Estrangeiros por países de origem (*)

14 1.2. A Era Vargas e o setor de seguros No primeiro governo Vargas foi criado o Departamento Nacional de Seguros Privados e capitalização - DNSPC em 1934, ligado ao Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. A este órgão eram subordinadas todas as agências reguladoras do setor financeiro. A constituição de 1937 promulgou o Princípio da Nacionalização do Seguro. No mesmo ano foi criado o Instituto de Resseguros no Brasil (IBR), onde a seguradas eram obrigadas a ressegurar os riscos que ultrapassam a sua capacidade retenção. Anterior a criação do IRB o mercado de seguros era dominado pelas empresas estrangeiras, que em sua maioria captavam seguros para suas matrizes gerando evasão de divisas. Este órgão conseguiu em fazer com que as empresas estrangeiras começaram a se organizar como seguradoras brasileiras e a constituir suas reservas no país. Conforme HERMIDA (2010) o resseguro é a operação pela qual o segurador, transfere total ou parcialmente um risco assumido para uma corretora de seguros, por meio de uma ou várias apólices. Nessa operação, o segurador objetiva diminuir suas responsabilidades na aceitação. Tanto as responsabilidades, quanto os prêmios recebidos são repartidos. Pode-se simplificar o conceito como sendo o resseguro um seguro do seguro. O seguro obrigatório contra riscos de fogo, raio e suas consequências foi regulamentado pelo Decreto de 1940 em seu Artº 1º : aos comerciantes, industriais e concessionários de serviços públicos, sejam pessoas físicas ou jurídicas, dentro da cobertura encontrada. Este ato ajudou a solidificar a cultura no seguro no país. A segunda guerra mundial fez com que as seguradoras investissem nos riscos de guerra. Os segmentos de incêndio, extravio, roubo e transportes, também alavancaram no ramo de seguros, nesta época. Estas medidas garantiram a sustentabilidade da indústria nacional do pós-guerra. O segundo governo Vargas é marcado pela criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE, mais tarde BNDES, incluindo o S, de Social) no início da década de 50, que intensificou a atuação do governo nos investimentos e alavancou o crescimento da economia brasileira.

15 1.3. A evolução da Previdência Privada Em 1835 foi criado o MONGERAL Montepio Geral de Economia dos Servidores do Estado, na época, o Ministro da Fazenda era o Barão de Sepetiba. A primeira instituição a autorizar o desconto em folha para o plano de pensão de seus servidores foi o ministério da Marinha em A Previdência Social foi instituída somente 88 anos depois da chegada da previdência privada, através a Lei n (Lei Elói Chaves), de 24/01/1923. Durante a Primeira Guerra Mundial, a Mongeral foi de grande importância para os seus pensionistas, quando prestou seguros a cerca de pensionistas. Em 1954, um dia após a morte de Getúlio Vargas, o novo presidente Café Filho tornou a Mongeral a primeira instituição de previdência consignatária dos servidores públicos federais (Lei 2.329). Na década de 70 foi criado o Ministério da Previdência Social e posteriormente Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social (SINPAS). A Lei de 1977 regulamentou a Previdência Privada, também chamada de Previdência Complementar, Nas décadas de 80 e 90 esta modalidade evolui para as empresas privadas e para os planos de contribuição definida e mistos. Em 2001, as leis complementares nº 108 e nº 109 viabilizaram práticas internacionais bem definidas no setor, através de novos instrumentos e novos tipos de entidades de previdência complementar. Os fundos de pensão passaram a ter uma padronização no sistema de gestão e o setor ganhou mais transparência nas ações e consequentemente maior movimentação financeira. Em 2008 o Brasil recebeu o selo de grau de investimento e ganhou maior visibilidade no contexto internacional. A regulamentação e a boa gestão nos fundos de pensão faz com que o sistema de previdência complementar viva nos últimos anos, um momento de esplendor. Gerando altos índices de lucratividade para a economia nacional através do crescimento do setor. Segundo dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) o setor fechou o primeiro trimestre de 2011 com arrecadação de R$ 11,7 bilhões, um crescimento de 16,62% em comparação com o mesmo

16 período do ano anterior. Atualmente 96,8 mil participantes recebem benefícios do sistema de previdência privada As Principais Instituições regulamentadoras Em 1966 foi instituído o Sistema Nacional de Seguros Privados, constituídos pelos seguintes órgãos: Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) (A SUSEP substituiu o DNSPC) Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) O Decreto-lei n 73, de 21 de novembro de 1966 além de instituir este sistema, também regulamentou as operações de seguros e resseguros no país. O Departamento Nacional de Seguros Privados e Capitalização - DNSPC -foi A SUSEP é um entidade autárquica, dotada de personalidade jurídica de Direito Público, com autonomia administrativa e financeira. Até 1979 pertencia a Jurisprudência do Ministério da Indústria e Comércio, a partir deste ano foi vinculada ao Ministério da Fazenda, até os dias atuais. As operações de capitalização foram regulamentadas m 28 de fevereiro de 1967 pelo Decreto n /33. Foi instituído o Sistema Nacional de Capitalização, constituído pelo CNSP, SUSEP e pelas sociedades autorizadas a operar em capitalização. O IRB passou a ser chamado: IRB-Brasil Resseguros S.A, sendo transformado em sociedade anônima. O novo Código Civil, que teve sua redação final aprovada em 06/12/2001 trouxe algumas inovações para o segmento de seguros. Houve a definição de novas práticas e tendências, que vieram estabelecer mudanças favoráveis para o setor. A regulamentação de várias práticas que já vinham sendo utilizadas no mercado, e o conceito unitário de modalidades de seguro de naturezas diversas: dano e de pessoa trouxe otimização e efetividade. O novo código civil, também trouxe benefícios a operações de Co-seguro (operação onde diversas empresas de seguros garantem o mesmo risco, cada um

17 tomando uma parcela deste rico para si), que é o que administrará e representará os demais A Representação Institucional O setor de seguros nacional conta com uma representação Institucional organiza em subdivisões, que resguardam as especificidades de cada segmento e são ligadas as entidades representativas superiores. A Confederação Nacional das Empresa de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização CNseg criada em 20/08/2008 é uma entidade de caráter associativo. A Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização- Fenaseg criada em 1951 é a entidade de representação em grau superior de caráter sindical, que por sua vez é associada à Confederação Nacional do Sistema Financeiro - Consif Abaixo segue, relação das Federações de acordo com a área de atuação: Federação Nacional de Seguros Gerais ( Fenseg) 67 seguradoras Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) 79 associadas efetivas (64 seguradoras e 15 entidades abertas sem fins lucrativos) Federação Nacional de Sáude Suplementar (FenaSaúde): 27 associadas (12 medicinas de grupo e 3 odontologias de grupo) Federação Nacional de Capitalização (FenaCap) 11 sociedades de capitalização. As empresas seguradoras, contam também, com a importante influência dos Sindicatos Regionais, que fomentam as atividades em suas localidade e áreas de atuação através de ações técnicas, estratégias de comunicação social e atividades institucionais com o envolvimento e participação dos seus stakeholders.

18 Segue gráfico das representações setorizadas: Figura 3: Instituições Representativas (Fonte: Balanço Social/ Informe Anual CNseg 2010) 1.6. A Escola Nacional de Seguros Com sede na cidade do Rio de Janeiro a Escola Nacional de Seguros fundada em 1971 oferece cursos para atender a capacitação do profissional da área, através da educação continuada. As parcerias com sindicatos e instituições de ensino possibilitou a realização do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros em 42 cidades no ano de 2010, além de palestras e seminários. A graduação e a pós-graduação também estão presentes na grade de cursos da Escola Superior Nacional de Seguros com destaque para a graduação em Administração com Ênfase em Seguros e Previdência co duração de quatro anos (Rio de Janeiro e São Paulo) e o MBA Executivo em Seguros e Resseguro ( Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia). A modalidade a distância (EAD) permite a qualificação profissional em locais onde a Escola Nacional de Seguros, ainda não mantém unidade

19 regional. Importante ressaltar, que a ENS promove intercâmbio com instituições internacionais de grande eminência no setor A publicação de vários títulos referentes ao setor de seguros marcou o ano de 2010 com 13 novas obras. Além da publicação por 30 anos ininterruptos do periódico: Cadernos de Seguro, principal revista técnica do setor. O fortalecimento das bases, através da transmissão do conhecimento e capacitação da mão de obra reflete diretamente na busca da excelência no atendimento ao cliente interno, externo e intermediário. Em um segmento, que cresce de maneira vigorosa, a capacitação dos profissionais se faz necessária. É um investimento que tem como conseqüência o diferencial de mercado e a excelência no atendimento ao cliente.

20 CAPÍTULO II OS SEGMENTOS DE SEGUROS NACIONAIS A Superintendência de Seguros Privados -Susep é o órgão responsável por autorizar o funcionamento das empresas de seguro nos ramos elementares (não-vida) vida ou em ambos. A Susep classificou as seguradoras de acordo com a oferta de produtos os em 92 ramos, divididos em 16 grupos, inseridos em três grandes segmentos: seguros gerais; de pessoas, que englobam as operações de previdência aberta complementar; e capitalização. Já nos ramos de saúde é a Agência Nacional de Saúde ANS que fica responsável pelas autorizações de funcionamento. Seguem abaixo gráficos que mostram a arrecadação por segmentos na "Visão Ampliada" que mostra a produção de prêmios de todas as modalidades de operadoras de Saúde Suplementar: Autogestão, Cooperativa Médica, Filantropia, Medicina de Grupo, Seguradoras Especializadas em Saúde, Cooperativa Odontológica e Odontologia de Grupo e na "Visão Tradicional" que reúne apenas as seguradoras controladoras de operadoras de saúde: Figura 4 Arrecadação por segmento de seguro (Fonte: site Fenaseg acesso 07/07/2011)

21 2.1. Seguros Gerais O segmento de Seguros Gerais é divido em 12 grupos Grupo Automóvel Grupo Patrimonial Grupo Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre - DPVAT Grupo Habitacional Grupo Transporte Grupo Riscos Financeiros Grupo Crédito Grupo Responsabilidades Grupo Cascos Grupo Rural Grupo Riscos Especiais Grupo Outros Grupos Conforme o Informe Anual Balanço Social do Mercado Segurador Brasileiro, o grupo com maior visibilidade, continua sendo o seguro de automóveis, que em 2010 teve um volume de prêmios de 20,1 bilhões. A Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016 intensifica os investimentos em setores voltados para realização destes eventos e favorecem as previsões de crescimento para os seguros gerais. O Seguro Rural, o Seguro de Responsabilidade Civil e o Seguro Habitacional também merecem destaque, pois as legislações e investimentos estão fomentando mudanças que estabelecem uma visão de crescimento para estas vertentes O DPVAT Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre - DPVAT é um ramo do segmento de Seguro Gerais. É uma modalidade de seguro obrigatório criado pela Lei 6194/74. Através deste seguro estão cobertos todos os danos causados por veículos automotores de via terrestre ou por suas cargas, as pessoas transportadas ou não. As indenizações do DPVAT são pagas, independentes da apuração da culpa ou do veículo causador do dano. O conselho Nacional de Seguros

22 Privados (CNSP) fixa anualmente o valor a ser pago pelos proprietários de veículos na aquisição deste seguro. Conforme a legislação, 45% são destinados ao Sistema Único de Saúde e 5% ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Em 2010 o valor destinado ao SUS e ao Denatran foi mais de R$ bilhões. Além dos recursos destinados às vitimas, em forma de indenizações, por morte ou invalidez permanente e reembolso de despesas médicas hospitalares, que chegou a R$ bilhões Segmento de Cobertura de Pessoas Este segmento compreende os ramos de Vida, Acidentes Pessoais Previdência. O segmento de pessoas, dentro do grupo Vida e Acidentes Pessoais, é integrado por 12 ramos, destaca-se o Vida Gerador de Benefícios Livres - VGBL. O Plano Gerador de Benefícios Livres - PGBL e os tradicionais. são subdivisões do segmento de Previdência. Subdivisões do Segmento de Pessoas (Vida+AP+Previdência): A) Grupo Vida: Prestamista Seguro Educacional Renda de Eventos Aleatórios Vida Individual VGBL Individual Vida em Grupo VGBL Coletivo Vida em Grupo e/ou Acidentes Pessoais Coletivos - VG/APC B) Grupo Acidentes Pessoais: Perda de certificado de Habilitação Técnica de Vôo -PCHV Turístico Acidentes Pessoais Individual Acidentes Pessoais Coletivo C) Grupo Previdência: PGBL Planos Tradicionais

23 2.3. Segmento de Capitalização O segmento de capitalização é aquele que oferece um instrumento que auxilia a população no esforço de constituição de reservas financeiras de curto e longo prazos, para a formação de poupança, aliado ao aspecto lúdico sorteio. No segmento bancário, os títulos de capitalização funcionam, muitas vezes, como uma entrada das classes de menor renda. O diretor financeiro da FenaCap, Ismar Tôrres, afirmou recetemente: "O título de capitalização é um produto que une acumulação de recursos e distribuição de prêmios via sorteio, em um único instrumento com o objetivo de solucionar diferentes demandas do mercado" Segmento de Saúde Suplementar Os regulamentados pela Agência Nacional de Saúde - ANS são os do Segmento de Saúde Suplementar. Grupo Saúde: Médico Hospitalar Odontológico. A Lei 9.656/1998 define a constituição das Operadoras de Plano de Assistência à Saúde como pessoa jurídica constituída sob as modalidades de sociedade civil ou comercial, cooperativa, ou entidade de autogestão. A ANS através da Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 39/200, assim classifica as operadoras: Administradora Cooperativa Médica Cooperativa Odontológica Autogestão Filantropia Medicina de Grupo Odontologia de Grupo Em 2001, a Lei regulamentou as Seguradoras Especializadas em Saúde: sociedades seguradoras autorizadas a operar exclusivamente seguro-saúde, devendo vedar em seu estatuto a atuação em quaisquer outros ramos de seguro.

24 No quadro e gráfico abaixo tem-se uma visão do crescimento da arrecadação de todos os segmentos do seguro em relação ao Produto Interno Bruto- PIB nos últimos seis anos: Figura 5 - Arrecadação em relação ao PIB (Fonte: Balanço Social/ Informe Anual CNseg 2010)

25 CAPÍTULO III GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES NO MERCADO NACIONAL 3.1. Perfil dos consumidor do mercado de seguros Os consumidores adquiriram mais poder nas últimas duas décadas, com o advento do Código de Defesa do Consumidor. Hoje a tomada de consciência e o uso de seus direitos, faz com que as pessoas, tanto físicas, quanto jurídicas sejam mais exigentes e por conta disso, o mercado de seguros se especializa a cada consumidores. vez mais a atender com excelência e transparência aos seus A definição de consumidor é um conceito a ser construído para cada situação fática, para cada caso concreto, impondo ao aplicador do direito o cuidado de analisar cautelosamente as características peculiares de cada caso. CARLINI, Angélica (2011) O Consumidor pessoa física Paulo dos Santos, então superintendente da SUSEP, fez o seguinte comentário no Congresso dos Corretores de Seguros em SP (2010): Vejo um cenário em que as camadas de menor poder aquisitivo da população poderão contar com diferentes tipos de cobertura para a vida, a saúde, suas casas e os pequenos empreendimentos. O microsseguro ajudará muito nesse processo, mas será fundamental também a iniciativa das seguradoras, que pesquisaram e desenvolveram produtos específicos para esse público, com a ajuda inestimável dos corretores e de suas equipes. Segundo pesquisa desenvolvida pela Datavox Marketing e Seguros o mercado atual precisa se comunicar melhor com o seu consumidor. Um dos itens abordados na conclusão deste levantamento, foi a questão do qualidade da comunicação entre o corretor de seguros na cadeia de atendimento distribuídas entre as etapas da venda, atendimento do sinistro e a renovação do seguro. Levantou-se a necessidade de desenvolver melhores praticas entre

26 os corretores de seguros para que haja uma diferença que gere desenvolvimento no mercado de seguros. O Consumidor precisa sentir segurança e para isso o corretor tem que estar capacitado através de treinamentos nas intuições de educação em seguros. A exigência no segmento é maior pela questão da competitividade entre as empresas seguradoras O Consumidor pessoa jurídica Conforme o Código de Defesa do Consumidor Art. 2º: Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. Se uma pessoa jurídica adquire um seguro em benefício próprio, para satisfação das suas necessidades, sem o interesse de repassá-los a terceiros, nem utilizados na geração de outros bens e serviços, ela é considerada como consumidora. Exemplo disto é quando uma empresa contrata um seguro de proteção contra roubo e furto do patrimônio próprio Entre as modalidades de seguros voltados para pessoa jurídica temos o exemplo do Seguros para Consultórios e Escritórios desenvolvido pelo Bradesco. Esta é uma linha de desenvolvido feita para proteger o patrimônio de profissionais liberais e empresas de prestação de serviços. A localização portanto deve ser em edifícios comerciais ou mistos, acima do pavimento térreo. Ao adquirir este produto o cliente, conta com a Assistência Consultórios e Escritórios Dia e Noite, que agrega valor ao produto. Este conjunto de serviços emergenciais são acionados por meio da Central de Atendimento: chaveiro, vigilância, limpeza, escritório virtual, transferência e guarda de móveis, hidráulica, eletricista, vidraceiro, indicação de mão-de-obra especializada para manutenção geral e consulta orçamentária O Consumidor do Futuro O código de Defesa do Consumidor comemorou 20 anos de existência em 2010, neste ano várias ações destinadas ao consumidor de seguros foram realizadas. A 1ª e a 2ª Conferências Interativas de Proteção do Consumidor de Seguros e a o Projeto Estou Seguro cujo objetivo e levar a população de

A representação institucional do mercado segurador

A representação institucional do mercado segurador A representação institucional do mercado segurador A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização CNseg é a entidade de representação

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

O que é Saúde Complementar

O que é Saúde Complementar O que é Saúde Complementar A Lei 9.656/1998 define Operadora de Plano de Assistência à Saúde como sendo a pessoa jurídica constituída sob a modalidade de sociedade civil ou comercial, cooperativa, ou entidade

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da - 1 - Prêmio CNSeg 2012 Empresa: Grupo Segurador BBMAPFRE Case: Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE Introdução A Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE foi concebida em 2009 para disseminar o conceito

Leia mais

CARTA DA 1ª CONFERÊNCIA INTERATIVA DE PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR DE SEGURO

CARTA DA 1ª CONFERÊNCIA INTERATIVA DE PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR DE SEGURO CARTA DA 1ª CONFERÊNCIA INTERATIVA DE PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR DE SEGURO Em 03 de março de 2010, foi realizada no Rio de Janeiro a 1ª CONFERENCIA INTERATIVA DE PROTEÇAO DO CONSUMIDOR DE SEGURO Reunidos sob

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

5ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros

5ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros 5ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros Meios de solução de controvérsias na relação de consumo de seguro Silas Rivelle Junior Ouvidor da Unimed Seguradora e Presidente da Comissão de Ouvidoria

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Marcas do profissionalismo e eficiência

Marcas do profissionalismo e eficiência Marcas do profissionalismo e eficiência Advogados gaúchos possuem expertise em serviços prestados às seguradoras Escritório Müller & Moreira, que agora completa 20 O anos de fundação, iniciou suas atividades

Leia mais

WEBINAR SEGURO DPVAT O SEGURO DO TRÂNSITO. Palestrante Vera Cataldo

WEBINAR SEGURO DPVAT O SEGURO DO TRÂNSITO. Palestrante Vera Cataldo 1 WEBINAR SEGURO DPVAT O SEGURO DO TRÂNSITO Palestrante Vera Cataldo Seguro DPVAT Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre ou por sua carga, a pessoas transportadas

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

ISO NAS PRAÇAS. Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade. Julho/2011

ISO NAS PRAÇAS. Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade. Julho/2011 Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade Julho/2011 GESPÚBLICA Perfil do Facilitador Servidor de carreira que tenha credibilidade Bom relacionamento interpessoal Acesso a alta administração

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

Prêmio Ouvidorias Brasil. Edição 2015

Prêmio Ouvidorias Brasil. Edição 2015 Prêmio Ouvidorias Brasil Edição 2015 1. Inscrições a) Quem poderá participar do Prêmio Ouvidorias Brasil edição 2015? Poderá se inscrever e participar do Prêmio Ouvidorias Brasil edição 2015 organizações

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE 1. OBJETIVO E ABRANGÊNCIA Esta Política tem como objetivos: Apresentar de forma transparente os princípios e as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e direcionam

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

PRODUTOS PARA VOCÊ TRADIÇÃO E QUALIDADE EM SERVIÇOS!

PRODUTOS PARA VOCÊ TRADIÇÃO E QUALIDADE EM SERVIÇOS! PRODUTOS PARA VOCÊ TRADIÇÃO E QUALIDADE EM SERVIÇOS! sdfgdfhfdgfsgfdgfsdg sdfgsdgsfdgfd PRODUTOS PARA VOCÊ PRODUTOS PARA VOCÊ Simples e econômico: com apenas uma apólice, toda sua frota fica segurada.

Leia mais

Questionário para Instituidoras

Questionário para Instituidoras Parte 1 - Identificação da Instituidora Base: Quando não houver orientação em contrário, a data-base é 31 de Dezembro, 2007. Dados Gerais Nome da instituidora: CNPJ: Endereço da sede: Cidade: Estado: Site:

Leia mais

FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO

FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO 1. CAPA 2. SUMÁRIO 3. INTRODUÇÃO FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO 4. DESCRIÇÃO DA EMPRESA E DO SERVIÇO 4.1 Descrever sua Visão, VISÃO DA EMPRESA COMO VOCÊS IMAGINAM A EMPRESA

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Chile Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios A Lei nº 20.416 estabelece regras especiais para as Empresas de Menor Tamanho (EMT).

Leia mais

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 INDICE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1. Objetivo...2 2. Aplicação...2 3. implementação...2 4. Referência...2 5. Conceitos...2 6. Políticas...3

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

O Segredo do Sucesso na Indústria da Construção Civil

O Segredo do Sucesso na Indústria da Construção Civil O Segredo do Sucesso na Indústria da Construção Civil Planejamento estratégico pode ser o grande diferencial para a empresado ramo da construção civil, imobiliário e arquitetura que deseja obter mais sucesso

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen)

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Histórico A UniBacen é um departamento vinculado diretamente ao Diretor de Administração do Banco Central do Brasil (BCB), conforme sua estrutura

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

Introdução da Responsabilidade Social na Empresa

Introdução da Responsabilidade Social na Empresa Introdução da Responsabilidade Social na Empresa Vitor Seravalli Diretoria Responsabilidade Social do CIESP Sorocaba 26 de Maio de 2009 Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é uma forma de conduzir

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA

COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Pessoa física que deseja constituir um negócio

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

DR. SIZENANDO DA SILVA CAMPOS JÚNIORJ DIRETOR PRESIDENTE DA UNIMED GOIÂNIA

DR. SIZENANDO DA SILVA CAMPOS JÚNIORJ DIRETOR PRESIDENTE DA UNIMED GOIÂNIA DR. SIZENANDO DA SILVA CAMPOS JÚNIORJ DIRETOR PRESIDENTE DA UNIMED GOIÂNIA Lei 5764/71 de 16/12/1971 COOPERATIVA DE 3º GRAU CONFEDERAÇÃO COOPERATIVA DE 2º GRAU FEDERAÇÃO OU CENTRAL COOPERATIVA DE 1º GRAU

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

Ednei Nunes de Oliveira - Candidato a Diretor. Por uma EaD focada no aluno e na qualidade com inovação: crescer com justiça e humanização.

Ednei Nunes de Oliveira - Candidato a Diretor. Por uma EaD focada no aluno e na qualidade com inovação: crescer com justiça e humanização. PROGRAMA DE TRABALHO PARA O QUADRIÊNIO 2015-2019 DOS CANDIDATOS À DIREÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS Ednei Nunes de Oliveira - Candidato a Diretor

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS 1 DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVO DO MOVIMENTO 2 Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO 30.1. O comércio e a indústria, inclusive as empresas transnacionais,

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Marketing jurídico: desafios e oportunidades no Brasil Marco Antônio P. Gonçalves * Em março de 1999, o The New York Law Journal publicou o artigo How to Get Past Basic Promotion

Leia mais

SONHOS AÇÕES. Planejando suas conquistas passo a passo

SONHOS AÇÕES. Planejando suas conquistas passo a passo SONHOS AÇÕES Planejando suas conquistas passo a passo Todo mundo tem um sonho, que pode ser uma viagem, a compra do primeiro imóvel, tranquilidade na aposentadoria ou garantir os estudos dos filhos, por

Leia mais

RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS

RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS RESULTADOS PESQUISA COM COMITÊS Definição e significado do PGQP para os comitês: Definições voltadas para ao Programa Significado do PGQP Qualificação das organizações

Leia mais

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas.

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas. 1. OBJETIVOS Estabelecer diretrizes que norteiem as ações das Empresas Eletrobras quanto à promoção do desenvolvimento sustentável, buscando equilibrar oportunidades de negócio com responsabilidade social,

Leia mais

AULA 05. Sistema Nacional de Seguros Privados

AULA 05. Sistema Nacional de Seguros Privados AULA 05 Sistema Nacional de Seguros Privados Sistema Nacional de Seguros Privados O Sistema Nacional de Seguros Privados do Brasil (SNSP) - parte integrante do Sistema Financeiro Nacional - é formado por

Leia mais

PROJETO BÁSICO AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PROJETO BÁSICO AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA PROJETO BÁSICO AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA Projeto Básico da Contratação de Serviços: Constitui objeto do presente Projeto Básico a contratação de empresa especializada em serviços de comunicação

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

CESA Comitê de Advocacia Comunitária e Responsabilidade Social Questões de Consumidores Junho, 2010.

CESA Comitê de Advocacia Comunitária e Responsabilidade Social Questões de Consumidores Junho, 2010. CESA Comitê de Advocacia Comunitária e Responsabilidade Social Questões de Consumidores Junho, 2010. Introdução Objetivos: - Elaborar o Guia do Advogado Sustentável (Boas Práticas de Responsabilidade Socioambiental

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Empresários de pequeno, médio e grande

Leia mais

Código de Ética do IBCO

Código de Ética do IBCO Código de Ética do IBCO Qua, 14 de Novembro de 2007 21:00 O papel do consultor de organização, no desempenho de suas atividades, é o de assistir aos clientes na melhoria do seu desempenho, tanto nos aspectos

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Mapa da Educação Financeira no Brasil

Mapa da Educação Financeira no Brasil Mapa da Educação Financeira no Brasil Uma análise das iniciativas existentes e as oportunidades para disseminar o tema em todo o País Em 2010, quando a educação financeira adquire no Brasil status de política

Leia mais

ENCONTRO DE MINISTROS DA AGRICULTURA DAS AMÉRICAS 2011 Semeando inovação para colher prosperidade

ENCONTRO DE MINISTROS DA AGRICULTURA DAS AMÉRICAS 2011 Semeando inovação para colher prosperidade ENCONTRO DE MINISTROS DA AGRICULTURA DAS AMÉRICAS 2011 Semeando inovação para colher prosperidade DECLARAÇÃO DOS MINISTROS DA AGRICULTURA, SÃO JOSÉ 2011 1. Nós, os Ministros e os Secretários de Agricultura

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS CONHECER A ELABORAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES UM PLANO DE NEGÓCIOS.

Leia mais

Governança Tributária é tema de palestra na FIPECAFI

Governança Tributária é tema de palestra na FIPECAFI Governança Tributária é tema de palestra na FIPECAFI O Prof. Dr. Jorge de Souza Bispo realizou palestra de abertura do MBA Gestão Tributária da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais

Leia mais

Estratégia e inovação. Gestão de Risco. Meio Ambiente, saúde e segurança

Estratégia e inovação. Gestão de Risco. Meio Ambiente, saúde e segurança Favor indicar o departamento no qual opera: 16% 5% Relações externas, Comunicação N=19 79% Estratégia e inovação Gestão de Risco Outros Meio Ambiente, saúde e segurança Outros: Desenvolvimento Sustentável

Leia mais

VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários de qualidade.

VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários de qualidade. MISSÃO Oferecer serviços imobiliários de qualidade, gerando valor para os clientes, colaboradores, sociedade e acionistas. VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Instituto Nacional de Pós Graduação INPG Sustentare

Instituto Nacional de Pós Graduação INPG Sustentare Instituto Nacional de Pós Graduação INPG Sustentare O PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA E A FIDELIZAÇÃO DE SEUS PÚBLICOS ESTRATÉGICOS Vitor Roberto Krüger Gestão da Comunicação Empresarial e Relações

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO. 1.1. Objetivo Geral

1. APRESENTAÇÃO. 1.1. Objetivo Geral PRÁTICA 1) TÍTULO FEEDBACK DE INTERAÇÕES CLIENTES E GESTORES REDES SOCIAIS 2) DESCRIÇÃO DA PRÁTICA - limite de 8 (oito) páginas: 1. APRESENTAÇÃO O Serviço de Monitoramento em Redes Sociais da Infraero,

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 03 O objetivo da Empresa e as Finanças Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO O objetivo da Empresa e as Finanças... 3 1. A relação dos objetivos da Empresa e as

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Projeto Saber Contábil O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Alessandra Mercante Programa Apresentar a relação da Gestão de pessoas com as estratégias organizacionais,

Leia mais

VISÃO. Nossa visão é agregar valor sustentável ao cliente, desenvolvendo controles e estratégias que façam com que o crescimento seja contínuo.

VISÃO. Nossa visão é agregar valor sustentável ao cliente, desenvolvendo controles e estratégias que façam com que o crescimento seja contínuo. QUEM É A OMELTECH? VISÃO Nossa visão é agregar valor sustentável ao cliente, desenvolvendo controles e estratégias que façam com que o crescimento seja contínuo. missão A Omeltech Desenvolvimento atua

Leia mais

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES AVALIAÇÃO DE COLABORADORES RESUMO A preocupação com o desempenho dos colaboradores é um dos fatores que faz parte do dia-a-dia da nossa empresas. A avaliação de desempenho está se tornando parte atuante

Leia mais

SETE SEMANAS PARA O SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO - ETAPAS BÁSICAS PARA IMPLANTAÇÃO DO MARKETING JURÍDICO

SETE SEMANAS PARA O SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO - ETAPAS BÁSICAS PARA IMPLANTAÇÃO DO MARKETING JURÍDICO SETE SEMANAS PARA O SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO - ETAPAS BÁSICAS PARA IMPLANTAÇÃO DO MARKETING JURÍDICO Ari Lima É possível implantar um plano prático e funcional de marketing jurídico com ótimas chances

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Estrutura de um Sistema de Informação Vimos

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Seguro-Saúde. Guia para Consulta Rápida

Seguro-Saúde. Guia para Consulta Rápida Seguro-Saúde. Guia para Consulta Rápida O que é seguro? 6 O que é Seguro-Saúde? 6 Como são os contratos de Seguro-Saúde? 7 Como ficaram as apólices antigas depois da Lei nº 9656/98? 8 Qual a diferença

Leia mais

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 Candidato Gilmar Ribeiro de Mello SLOGAN: AÇÃO COLETIVA Página 1 INTRODUÇÃO Considerando as discussões realizadas com a comunidade interna

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

Questionário de entrevista com o Franqueador

Questionário de entrevista com o Franqueador Questionário de entrevista com o Franqueador O objetivo deste questionário é ajudar o empreendedor a elucidar questões sobre o Franqueador, seus planos de crescimento e as diretrizes para uma parceria

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Abra. e conheça as oportunidades de fazer bons negócios...

Abra. e conheça as oportunidades de fazer bons negócios... Abra e conheça as oportunidades de fazer bons negócios... anos Chegou a hora de crescer! Conte com a Todescredi e faça bons negócios. Há 5 anos, iniciavam as operações daquela que se tornou a única financeira

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

O ADVOGADO GESTOR. A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker

O ADVOGADO GESTOR. A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker O ADVOGADO GESTOR Ari Lima A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker A competitividade atualmente no setor jurídico tem exigido uma nova postura profissional dos advogados. Tanto para

Leia mais