Apontamentos de Orientação e Topografia. Introdução

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apontamentos de Orientação e Topografia. Introdução"

Transcrição

1 Apontamentos de Orientação e Topografia Pág. 1 Apontamentos de Orientação e Topografia Introdução Como é do conhecimento geral, na prática de Airsoft, existem alguns jogos que, pela sua complexidade e duração implicam conhecimentos de orientação e topografia. É neste sentido e procurando de uma forma simples que me predispus a facultar alguns conhecimentos nesta matéria. Todavia, importará ter presente que estes uma vez adquiridos carecem de prática a fim de se sedimentarem e tornarem-se comuns a todos os membros da equipa. Orientação e Topografia. Podem ser itens complexos ou simples, ora daqui decorre que apenas se pretende a parte simples e prática, ninguém espera de um praticante de Airsoft, conhecimentos a fundo destas matérias, espera-se é que pelo menos não se perca no campo e muito menos que erre na aproximação do objectivo dado, por margem de quilómetros. O objectivo destes apontamentos é fazer uma abordagem inicial a estas matérias e posteriormente complementá-los com a prática em campo. Para a concretização deste objectivo, elaborei um pequeno módulo destinado aos membros da equipa de Airsoft Víboras de Portugal, para que se garanta a especificidade desta aprendizagem. Junto no mesmo módulo exercícios numa perspectiva de formando/formador, para que, quer um, quer outro perceba o que é pedido! Começando pelo mais elementar para se perceber e aprender orientação teremos que nos relembrar da Rosa dos Ventos: A ROSA DOS VENTOS Todo o praticante de Airsoft deve saber orientar-se no campo. O primeiro passo para o domínio das técnicas de orientação é o conhecimento da Rosa dos Ventos. A Rosa dos Ventos é constituída por 4 Pontos Cardeais, 4 Pontos Colaterais e 8 Pontos Sub-Colaterais. Formando no seu todo 360º, pelo que se assumirmos que o Norte será sempre 0º ou 360º concluiremos que a Rosa dos Ventos no total das suas subdivisões, distanciará entre pontos sucessivos 22.5º. Pelo que há toda a vantagem em que os pontos cardiais mais importantes sejam identificados em graus, mais adiante veremos porquê. Assim sendo, vejamos:

2 Apontamentos de Orientação e Topografia Pág. 2 Os Pontos Cardeais NORTE setentrião 0º SUL meridião; meio-dia 180º ESTE OESTE Os Pontos Colaterais Pontos Sub-Colaterais leste; levante; oriente; nascente poente; ocidente; ocaso 270º ponto fundamental a que se referem normalmente as direcções ao meio-dia solar o sol encontra-se a Sul do observador 90º direcção de onde nasce o sol direcção onde o sol se põe; também aparece como W ("West") NE Nordeste 45º SE Sueste 135º SO Sudoeste 225º NO Noroeste 315º NNE Nor-Nordeste 22,5º ENE Lés-Nordeste 67,5º ESE Lés-Sueste 112,5º SSE Su-Sueste 157,5º SSO Su-Sudoeste 202,5º OSO Oés-Sudoeste 247,5º ONO Oés-Noroeste 292,5º NNO Nor-Noroeste 337,5º Todavia, a questão prática é e sempre será a mesma Onde estou eu, se o resto da minha equipa está a sul e eu nem mapa tenho? Para que lado é o Sul? Ou, tenho mapa mas a cópia está tão escura que nem consigo identificar nada do mapa com o que me rodeia. E sei pelo rádio, que precisam de reforços a Este, para que lado vou? - Ainda por cima é a primeira vez que jogo aqui!!! Há sempre hipótese de recorrer a outros métodos que nos permitam pelo menos encontrar um ponto cardial, depois facilmente concluiremos por nós os restantes. Através de Recursos: ORIENTAÇÃO PELO SOL COM O RELÓGIO Para o Hemisfério Norte (onde se encontra Portugal) o método a usar é o seguinte: mantendo o relógio na horizontal, com o mostrador para cima, procura-se uma posição em que o ponteiro das horas esteja na direcção do sol. A bissectriz do menor ângulo formado pelo ponteiro das horas e pela linha das 12h define a direcção Norte-Sul.

3 Apontamentos de Orientação e Topografia Pág. 3 Claro que, se não há relógio e estamos sozinhos de momento, num evento de vários dias, teremos que ter tempo e pensar em aplicar o seguinte: O Movimento do Sol O sol nasce aproximadamente a Este e põe-se a Oeste, encontrando-se a Sul ao meio-dia solar. A hora legal (dos relógios) está adiantada em relação à hora solar: no Inverno está adiantada cerca de 36 minutos, enquanto que no verão a diferença passa para cerca de 1h36m. ORIENTAÇÃO PELO MÉTODO DA SOMBRA DA VARA Este método não oferece uma precisão exacta, devendo ser aplicado ou de manhã ou de tarde. Para a vara, não é necessário que seja uma vara propriamente. De facto, este método permite que seja usado qualquer ramo, direito ou torto, ou até mesmo usar a sombra de um ramo de uma árvore, uma vez que apenas interessa a sombra da ponta do objecto que estamos a usar. Assim, começa-se por marcar no chão, com uma pedra, uma estaca ou uma cruz, o local onde está a ponta da sombra da vara. Ao fim de algum tempo, a sombra moveu-se, e voltamos a marcar do mesmo modo a ponta da sombra da vara. Se unirmos as duas marcas, obtemos uma linha que define a direcção Este-Oeste. O tempo que demora a obter um deslocamento da sombra (bastam alguns centímetros) depende também do comprimento da vara. Assim, uma vara de 1m de comprimento leva cerca de 15 minutos a proporcionar um deslocamento da sombra suficiente para se aplicar este método. Existem mais métodos mas por serem mais aprofundados, reservei-me no direito de não os abordar, até porque o Airsoft é um desporto e não uma preparação para um conflito armado pelo que o que se pretende é mesmo jogar e aproveitar alguns conhecimentos básicos! Existem todavia indícios que nos facultam pistas para que possamos ajuizar os pontos cardiais e depois estabelecer rumos e cumprir a missão ou objectivo. Que são orientação por indícios: ORIENTAÇÃO POR INDÍCIOS Caracóis encontram-se mais nos muros e paredes voltados para Leste e para Sul. Formigas - têm o formigueiro, especialmente as entradas, abrigadas dos ventos frios do Norte. Igrejas - as igrejas costumavam ser construídas com o Altar-Mor voltado para Este (nascente) e a porta principal para Oeste (Poente), o que já não acontece em todas as igrejas construídas recentemente.

4 Apontamentos de Orientação e Topografia Pág. 4 Campanários e Torres - normalmente possuem no cimo um cata-vento, o qual possui uma cruzeta indicando os Pontos Cardeais. Casca das Árvores - a casca das árvores é mais rugosa e com mais fendas do lado que é batido pelas chuvas, ou seja, do lado Norte, caso não estejamos numa zona de micro clima, como a serra de Sintra. Folhas de Eucalipto - torcem-se de modo a ficarem memos expostas ao sol, apresentando assim as «faces» viradas para Leste e Oeste. Moinhos - as portas dos moinhos portugueses ficam geralmente viradas para Sudoeste. Inclinação das Árvores - se soubermos qual a direcção do vento dominante numa região, através da inclinação das árvores conseguimos determinar os pontos cardeais. Musgos e Cogumelos - desenvolvem-se mais facilmente em locais sombrios, ou seja, do lado Norte. Girassóis - voltam a sua flor para Sul, em busca do sol. E se for de noite? Em jogos nocturnos? Aqui fica em jeito de curiosidade: ORIENTAÇÃO PELA LUA Tal como o sol, a Lua nasce a Leste, só que a hora a que nasce depende da sua fase. A Fase da Lua depende da posição do sol. A parte da Lua que está iluminada indica a direcção onde se encontra o sol. Para saber se a a face iluminada da Lua está a crescer (a caminho da Lua Cheia), ou a minguar (a caminho da Lua Nova), basta seguir o dizer popular de que «a Lua é mentirosa». Assim, se a face iluminada parecer um «D» (de decrescer) então está a crescer. Se parecer um «C» ( de crescer) então está a decrescer ou (minguar).

5 Apontamentos de Orientação e Topografia Pág. 5 Direcção da Lua em função da sua Fase e da Hora HORA 12h SE E NE N NO O SO S 15h S SE E NE N NO O SO 18h SO S SE E NE N NO O 21h O SO S SE E NE N NO 24h NO O SO S SE E NE N 3h N NO O SO S SE E NE 6h NE N NO O SO S SE E 9h E NE N NO O SO S SE ORIENTAÇÃO PELAS ESTRELAS A orientação pelas estrelas é um dos métodos naturais mais antigos, em todas as civilizações. As constelações mais usadas, no Hemisfério Norte, são a Ursa Maior, Ursa Menor, Orion e a Cassiopeia. A Ursa Maior A Ursa Maior é uma das constelações que mais facilmente se identifica no céu. Tem forma de uma caçarola, embora alguns povos antigos a identificassem como uma caravana no horizonte, bois atrelados, uma concha e mesmo um homem sem uma perna. O par de estrelas Merak e Dubhe formam as chamadas «Guardas», muito úteis para se localizar a Estrela Polar. Curiosamente, existem duas estrelas (Mizar e Alcor) que se confundem com uma apenas, mas um bom observador consegue distingui-las a olho nú. A Ursa Menor A Ursa Menor, ligeiramente mais pequena que a Ursa Menor, é também mais difícil de identificar, principalmente com o céu ligeiramente nublado, uma vez que as suas estrelas são menos brilhantes. A sua forma é idêntica à da Ursa Maior. Na ponta da sua «cauda» fica a Estrela Polar, bastante mais brilhante que as outras estrelas, e fundamental para a orientação. Esta estrela tem este nome precisamente por indicar a direcção do Polo Norte. As restantes constelações rodam aparentemente em torno da Estrela Polar, a qual se mantém fixa.

6 Apontamentos de Orientação e Topografia Pág. 6 Pode parecer confuso mas na prática, não o é, garanto! Deparar-se-ão com um esquema de estrelas assim: O processo para encontrar a Estrela Polar e por conseguinte o Norte será este: Se traçarmos uma linha imaginária que passe pelas duas «Guardas» da Ursa Maior, e a prolongarmos 5 vezes a distância entre elas, iremos encontrar a Estrela Polar. A figura ilustra este procedimento, e mostra também o sentido de rotação aparente das constelações em torno da Estrela Polar, a qual se mantém fixa. Se prolongarmos uma linha imaginária passando pela primeira estrela da cauda da Ursa Maior (a estrela Megrez) e pela Estrela Polar, numa distância igual, iremos encontrar a constelação da Cassiopeia, em forma de «M» ou «W», a qual é facilmente identificável no céu. Assim, a Cassiopeia e a Ursa Maior estão sempre em simetria em relação à Estrela Polar. Para obter o Norte, para nos orientarmos de noite, basta descobrir a Estrela Polar. Se a «deixarmos cair» até ao horizonte, é nessa direcção que fica o Norte. Nota: Não abordo aqui a constelação de Orion, por não considerar relevante até porque não está presente no firmamento durante o ano inteiro, o mesmo acontecendo com a constelação de Cassiopeia, que também nem sempre está visível.

7 Apontamentos de Orientação e Topografia Pág. 7 Ora, considerando apreendidos alguns conceitos poderemos começar a falar de uma forma mais incisiva sobre orientação e vamos começar com a bússola que nos permite realizar várias operações no terreno, que vão desde rumos, azimutes, graus, localizações e orientação da carta topográfica ou um pequeno mapa impresso por nós. A BÚSSOLA Uma bússola é um instrumento de orientação constituído por uma agulha magnética que, girando livremente em torno de um eixo (ou ponto), se orienta paralelamente ao campo magnético que por ela passa. O Planeta Terra funciona como um imã gigante com os pólos magnéticos próximos dos pólos geográficos. Na ausência de campos magnéticos mais intensos, a agulha da bússola orienta-se paralelamente ao campo magnético terrestre. Um dos lados da agulha, normalmente vermelho, aponta para o Pólo Norte magnético, que se situa próximo do Pólo Norte Geográfico, mais concretamente a Nordeste do Canadá. Para que a agulha da bússola indique correctamente o Norte Magnético, é necessário tomar algumas precauções, tais como: evitar a proximidade com objectos metálicos ou com propriedades magnéticas; evitar zonas com altas tensões eléctricas, nomeadamente perto de cabos ou fontes de alta tensão; evitar proximidade com circuitos eléctricos; manter a bússola numa posição que permita o livre girar da agulha magnética. Modo de segurar numa bússola Ao usar a bússola, deveram sempre colocá-la o mais na horizontal possível. Se fizerem leituras com a bússola inclinada estaram a cometer erros. O polegar deve estar correctamente encaixado na respectiva argola, com o indicador dobrado debaixo da bússola, suportando-a numa posição nivelada.

8 Apontamentos de Orientação e Topografia Pág. 8 Nomenclatura de uma bússola Ora ao falarmos de bússola teremos que obrigatoriamente abordar a questão da declinação magnética da agulha da bússola: Declinação Magnética A agulha da bússola não aponta exactamente para o Norte Geográfico. Ao ângulo que é feito entre o Norte Geográfico e o Norte Magnético chama-se declinação magnética. Este ângulo varia com a localização no ponto do Planeta Terra e também com o tempo (variação lenta ao longo dos anos). No ano de 2002, em Portugal, a declinação magnética tem um valor médio de cerca de 7º no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio em relação ao Norte Geográfico. Assim, quem usar uma bússola em Portugal, para seguir o sentido do Norte Geográfico deverá seguir o azimute magnético 7º. Posto isto, para uma orientação geográfica através de uma bússola, basta deixar a agulha magnética indicar o Norte Magnético, fazer a correcção devida à declinação magnética e, a partir daí, seguir o azimute pretendido (ou rumo). O que nos leva á questão: O QUE É UM AZIMUTE? Um azimute é uma direcção definida em graus, variando de 0º a 360º. Existem outros sistemas de medida de azimutes, tais como o milésimo e o grado, mas o mais usado é o Grau. A direcção de 0º graus corresponde ao Norte, e aumenta no sentido directo dos ponteiros do relógio, como já tive oportunidade de referir inicialmente. Exemplo de um azimute de 60º

9 Apontamentos de Orientação e Topografia Pág. 9 Há 3 tipos de azimutes a considerar: Azimute Magnético: quando medido a partir do Norte Magnético (indicado pela bússola); Azimute Geográfico: quando medido a partir do Norte Geográfico (direcção do Polo Norte); Azimute Cartográfico: quando medido a partir do Norte Cartográfico (direcção das linhas verticais das quadrículas na carta). COMO DETERMINAR O AZIMUTE MAGNÉTICO DE UM ALVO? Querendo-se determinar o azimute magnético de um alvo usando uma bússola há que, primeiro, alinhar a fenda de pontaria com a linha de pontaria e com o alvo. Depois deste alinhamento, espreita-se pela ocular para o mostrador e lê-se a medida junto ao ponto de referência. Todo este processo deve ser feito sem deslocar a bússola, porque assim alteraria a medida. O polegar deve estar correctamente encaixado na respectiva argola, com o indicador dobrado debaixo da bússola, suportando-a numa posição nivelada. Como apontar um Azimute Magnético Querendo apontar um azimute magnético no terreno, para se seguir um percurso nessa direcção, por exemplo, começa-se por rodar a bússola, constantemente nivelada, de modo a que o ponto de referência coincida com o azimute pretendido. Isto é feito mirando através da ocular para o mostrador. Uma vez que o ponto de referência esteja no azimute, espreita-se pela fenda de pontaria e pela linha de pontaria, fazendo coincidir as duas, e procura-se ao longe, um ponto do terreno que possa servir de referência.

10 Apontamentos de Orientação e Topografia Pág. 10 O AZIMUTE INVERSO O Azimute Inverso é o azimute de direcção oposta. Por exemplo, o Azimute Inverso de 90º (Este) é o de 270º (Oeste). Para o calcular basta somar ou subtrair 180º ao azimute em causa, consoante este é, respectivamente, menor ou maior do que 180º. Exemplo de como calcular os azimutes inversos de 65º e 310º Azimute Operação 65º 310º como é inferior a 180º deve-se somar 180º como é superior a 180º deve-se subtrair 180º Azimute Inverso 65º + 180º = 245º 310º - 180º = 130º COMO MARCAR UM AZIMUTE NUMA CARTA Para marcar um azimute numa carta, basta usares um transferidor. Coloca-se a base do transferidor (linha 0º - 180º) paralela às linhas verticais das quadrículas da carta e o ponto de referência sobre o ponto a partir do qual pretendemos traçar o azimute. De seguida faz-se uma marca na carta mesmo junto ao ponto de graduação do transferidor correspondente ao ângulo do azimute que pretendemos traçar. Por fim, traçamos uma linha a unir o nosso ponto de partida e a marca do azimute. Exemplo para marcar um azimute de 55º a partir de uma Igreja 1- A Igreja, a partir da qual se pretende marcar um azimute de 55º 2- O transferidor alinhado com as linhas verticais das quadrículas, e com o ponto de referência sobre a igreja.

11 Apontamentos de Orientação e Topografia Pág O azimute de 55º traçado a partir da Igreja e passando pela marca correspondente aos 55º graus. Para terminar deixo-vos umas pequenas noções de coordenadas.que mais tarde serão aprofundadas! Coordenada Para que se possa conhecer a localização absoluta de locais, convencionaram-se três coordenadas esféricas (latitude, longitude, altitude) que permitem identificar univocamente a posição de um ponto no Planeta Terra. A latitude mede a distância (angular) ao equador, a longitude mede a distância (angular) ao Meridiano de Greenwich (geodésica que passa pelo pelos Pólos e pela cidade de Greenwich em Inglaterra) e a altitude mede a distância ao nível médio das águas do mar. Nota: A partir desta página estão exercícios que um dia, caso se proporcione, poderão ser aplicados nos Víboras, sendo ministrados por uma equipa de instrução (salvo melhor opinião) caso se constitua para esse fim, todavia nada obsta a que não os possam consultar, até porque se aborda mais a fundo a questão da Topografia.

12 Apontamentos de Orientação e Topografia Pág. 12 A) Objectivo de Aprendizagem : 1 - Determinar a Cota de um ponto no Terreno 2 - Condições Dados: Uma Carta Militar Escala 1/ ou Escala 1/ Um Esquadro ou um Escalímetro para Coordenadas Lápis e Papel 3 - Nível de Execução Com erro permissível de + / - 10 % da equidistância natural. 1. Elementos Teóricos: a. Generalidades B) Apoios à Instrução e Avaliação : O conhecimento dos sinais convencionais da quadrícula e da escala de uma carta permite-nos identificar e localizar vários pontos e escolher a melhor maneira de nos deslocarmos e transpormos esses pontos. A irregularidade da superfície da terra, conhecida por relevo, torna-se todavia um elemento importante de informação com o qual, o praticante de Airsoft deve estar familiarizado, quando pretende planear uma Actividade seja de infiltração, reconhecimento ou mero plano de defesa ou ataque de posições. O relevo de uma zona fornece dados importantes que quantificam a duração necessária em termos estimativos do tempo necessário á sua travessia, a escolha de vias de comunicação a utilizar a velocidade da passada em marcha.

13 Apontamentos de Orientação e Topografia Pág. 13 Deste modo, pode-se definir o relevo como a configuração do terreno. O método mais corrente de representar o relevo nas cartas topográficas, é o método das curvas de nível. As Curvas de Nível são curvas em que todos pontos têm a mesma Cota, isto é, em que todos os pontos distam igualmente do plano horizontal tomado para referência. Esta é uma forma sugestiva e evidente de representar o terreno numa Carta Topográfica, desde que junto cada curva, ou o que é mais normal de cinco em cinco curvas, seja indicado o valor da Cota respectiva. Assim, de uma forma evidente consegue-se avaliar, pelo aspecto das Curvas de Nível, aproximadamente se o terreno é muito ou pouco inclinado, se este for muito inclinado, estamos na presença de um declive e as Curvas de Nível aparecem muito juntas. Se for ao contrário, isto é pouco inclinadas as Curvas de Nível aparecem mais afastadas (Fig. 1 e 2). Fig. 1 Fig. 2 b. A Cota de Ponto A Cota de um Ponto é a distância vertical desse ponto a um plano horizontal fixo e tomado por referência. Este plano de referência é o nível médio das águas do mar, ao qual se atribui a Cota zero. A equidistância natural é a distância vertical entre duas curvas de nível consecutivas (Fig. 3). Fig. 3

14 Apontamentos de Orientação e Topografia Pág. 14 A equidistância natural é expressa normalmente em metros tais como 1, 5, 10, 20...Este valor reduzido à escala da Carta, chama-se equidistância gráfica. As Curvas de Nível são inscritas a castanho como consta nas indicações na margem da Carta havendo dois tipos distintos: - As Curvas Mestras, representadas por um traço mais grosso podendo ser por vezes interrompidas para se inscrever o valor da Cota respectiva; - As Curvas Intermédias, são representadas por um traço mais fino podendo, no entanto, levar inscrita também a respectiva Cota. c. Determinação da Cota de um Ponto na Carta (1) Utilizando as Curvas de Nível de uma Carta, pode-se determinar a Cota de qualquer ponto. Assim um ponto situado sobre uma Curva de Nível tem a Cota dessa Curva. Se o ponto estiver situado entre duas Curvas de Nível (Fig. 4) pode-se determinar a Cota por intermédio das Curvas de Nível situadas imediatamente acima e abaixo do ponto, dividindo o espaço compreendido entre elas (valor da equidistância natural) num número de partes, ou por intermédio da seguinte expressão: E / Y = Z / X E - Equidistância Natural Fig. 4 Y - Distância na Carta entre as Curvas de Nível Z - Cota do Ponto A X - Distância na Carta do Ponto A à Curva de Nível de Cota inferior. (2) Para determinar a Cota de um ponto proceder da seguinte forma: (a) Através das coordenadas do ponto e com a ajuda do Esquadro ou Escalímetro localizar o ponto da Carta. (b) Verificar quais as Cotas da Curva de Nível que estão imediatamente de um e de outro lado do ponto (se o ponto não estiver em cima de uma Curva de Nível); Conhecendo a equidistância natural, determinando a distância entre as Curvas de Nível e a distância do ponto à Curva de Nível da Cota mais baixa, utilizar a expressão já indicada: E / Y = Z / X (d) Deste modo determina-se o valor Z que somado à Cota da Curva de Nível mais baixa dá a Cota do ponto. (e) Considerando a Fig. 4

15 Apontamentos de Orientação e Topografia Pág. 15 Dados: Cota da Curva de Nível onde se localiza o Ponto B m Cota da Curva de Nível onde se localiza o Ponto C m Equidistância Natural (E) m Distância na Carta entre as Curvas de Nível (Y) m Distância na Carta do Ponto A ao Ponto C (X) m Determinar a Cota do Ponto A : E / Y = Z / X Z = E X / Y = 10 x 0,020 / 0,028 = 7 m Portanto a Cota do Ponto A será aproximadamente igual a 177 m. C) Instruções para Avaliação: 1. Procedimentos de verificação A Cota do Ponto, situada entre duas Curvas de Nível, deve ser prévia e rigorosamente determinada pelo Instrutor. Ao instruendo deve ser dada uma Carta Militar 1/ e/ou 1/50.000, um esquadro e um escalímetro, lápis e papel e um ponto da carta do qual se pretende saber a sua Cota (pode ser o ponto-estação, se for aconselhável). 2. Conduta de Avaliação Resultado a obter: Determinar a cota do Ponto com um erro permissível de -/+ 10 % da equidistância natural. A)Objectivo de Aprendizagem: 1. Tarefa : Determinar o azimute Cartográfico (Rumo) entre dois pontos da Carta. 2. Condições: Dados: Uma Carta Militar 1/ e/ou 1/50.000; Um esquadro e uma escalímetro para a mesma escala das cartas adoptadas; Dois pontos na Carta; Um Transferidor. 3. Nível de Execução: Com um erro permissível de - / + 3 graus

16 Apontamentos de Orientação e Topografia Pág Elementos Teóricos a. Generalidades B)Apoios à Instrução e Avaliação : O Rumo de uma direcção é o ângulo que essa direcção (definida por dois pontos) faz com o Norte Cartográfico (meridianos da Carta). Um dos instrumentos usados para medir e/ou marcar rumos numa Carta é o transferidor, apresentando-se este com várias formas (Fig. 5) Fig. 5 - Círculo completo - Semi - Círculo - Quadrado ou Rectângulo Os transferidores apresentam todos eles, o círculo dividido em unidades de medida angular sendo o grau a unidade mais comum. Qualquer que seja a forma do transferidor, existe sempre uma referência que corresponde ao centro do círculo do transferidor e donde partem todas as direcções. b. Determinação do Azimute Cartográfico (Rumo) Para se determinar o Azimute Cartográfico, ou rumo, de uma direcção definida por dois pontos na Carta, procede-se da seguinte forma (Fig. 6): (1) Localizar na Carta os pontos (A e B); (2) Traçar uma linha recta que passe por esses mesmos pontos; (3) Colocar a transferência do transferidor sobre o ponto A (em A se desejarmos o rumo de A para B), com a linha graus paralela à linha Norte - Sul da quadrícula (meridianos da Carta) e com a graduação 0 graus dirigida para Norte;

17 Apontamentos de Orientação e Topografia Pág. 17 (4) Fazer a leitura no transferidor a partir de 0 graus e no sentido do movimento dos ponteiros do relógio no ponto em que a linha AB cruza a escala do transferidor; (5) A leitura feita corresponde ao Rumo AB (Azimute Cartográfico). C)Instruções para Avaliação : 1. Procedimentos de verificação: Rumo, entre dois pontos assinalados na Carta, deve ser prévia e rigorosamente determinado pelo Instrutor; Ao Instruendo será fornecida uma Carta Militar 1/ e/ou 1/50.000, um esquadro e um escalímetro com a mesma escala das cartas usadas, os pontos assinaladas na Carta (poderão ser indicados por coordenadas) e um transferidor. 2. Conduta de avaliação: a. Resultado a obter Determinar o Azimute Cartográfico (Rumo) da direcção definida pelos dois pontos dados na Carta, com a aproximação de + / - 3 graus. A)OBJECTIVO DE APRENDIZAGEM : 1. Tarefa CONVERTER UM AZIMUTE MAGNÉTICO EM AZIMUTE CARTOGRÁFICO (RUMO) E VICE VERSA 2. Condições Dados: Urna carta militar ou 1/ Lápis e papel Dois pontos marcados na carta (A e B) 3. Nível de execução Com um erro permissível de 2 graus B - Apoios de Instrução e Avaliação: Elementos Teóricos 1. Azimutes

18 Apontamentos de Orientação e Topografia Pág. 18 Azimute de uma direcção é o ângulo que essa direcção faz com a direcção ao Norte, tornada para referência, contado a partir desta e no sentido do movimento dos ponteiros do relógio. Azimute magnético de uma direcção é o ângulo que essa direcção faz com a direcção do Norte magnético contado a partir desta e no sentido do movimento dos ponteiros do relógio. Azimute cartográfico ou rumo de uma direcção é o ângulo que essa direcção faz com o Norte cartográfico contado a partir deste e no sentido do movimento dos Ponteiros do relógio. Azimute geográfico de urna direcção é o ângulo. que essa direcção faz com a direcção do Norte geográfico contado a partir desta e no sentido do movimento dos ponteiros do relógio. b Diagrama de declinação (Fig. 8) Este diagrama existe na maior parte das cartas com a finalidade de permitir ao Dirigente a conversão de um tipo de azimute noutro (Fig. 9); Consta de 3 linhas, com urna origem comum urna referente a' direcção do Norte geográfico, outra a' do magnético e a terceira á do cartográfico e com os seguintes ângulos inscritos (Fig. 8) - Declinação magnética - ângulo formado pelas direcções dos Nortes geográfico com o magnético - Declinação magnética cartográfica - é o ângulo formado pela direcção do norte magnético com a direcção do Norte cartográfico. - Convergência de meridianos - angulo formado pelas direcções do Norte geográfico com a direcção do Norte cartográfico

19 Apontamentos de Orientação e Topografia Pág. 19 A variação anual da declinação magnética é geralmente indicada sob o diagrama de declinação podendo a partir dela calcular a declinação magnética actual o que se deve fazer antes de efectuar qualquer operação que envolva azimutes magnéticos (Fig. 10). Utiliza-se o diagrama de declinação para fazer as conversões de azimutes em rumos ou vice-versa. XVIII-II-MMX Com os melhores cumprimentos Blackwolf Acta, Non Verba

A ROSA DOS VENTOS O MOVIMENTO DO SOL PONTOS CARDEAIS PONTOS COLATERAIS. Todo o Escuteiro deve saber orientar-se no campo.

A ROSA DOS VENTOS O MOVIMENTO DO SOL PONTOS CARDEAIS PONTOS COLATERAIS. Todo o Escuteiro deve saber orientar-se no campo. A ROSA DOS VENTOS Todo o Escuteiro deve saber orientar-se no campo. O primeiro passo para o domínio das técnicas de orientação é o conhecimento da Rosa dos Ventos. A Rosa dos Ventos é constituída por 4

Leia mais

ORIENTAÇÃO. Informação sobre Orientação

ORIENTAÇÃO. Informação sobre Orientação ORIENTAÇÃO BÚSSOLA Modo de segurar numa bússola Ao usares a bússola, deves sempre colocá-la o mais na horizontal possível. Se fizeres leituras com a bússola inclinada estarás a cometer erros. O polegar

Leia mais

ORIENTAÇÃO. Para a orientação recorremos a certas referências. A mais utilizada é a dos pontos cardeais: Norte Sul Este Oeste

ORIENTAÇÃO. Para a orientação recorremos a certas referências. A mais utilizada é a dos pontos cardeais: Norte Sul Este Oeste 1 ORIENTAÇÃO A orientação é o processo que permite determinar a nossa posição na superfície terrestre e a direcção a tomar para atingirmos um local para onde nos queiramos dirigir. Para a orientação recorremos

Leia mais

LATITUDE, LONGITUDE E GPS

LATITUDE, LONGITUDE E GPS LATITUDE, LONGITUDE E GPS Anselmo Lazaro Branco* ENTENDA O QUE É LATITUDE, LONGITUDE, E COMO FUNCIONA UM APARELHO DE GPS. GPS O GPS é um aparelho digital de localização, que determinada a posição exata

Leia mais

CONSTRUIR E UTILIZAR UM ASTROLÁBIO SIMPLES

CONSTRUIR E UTILIZAR UM ASTROLÁBIO SIMPLES CONSTRUIR E UTILIZAR UM ASTROLÁBIO SIMPLES INTRODUÇÃO O astrolábio é um instrumento que serve para medir ângulos. Foi bastante utilizado no passado por exemplo pelos navegadores do tempo dos Descobrimentos

Leia mais

ÓRBITA ILUMINADA HU F 152/ NT4091

ÓRBITA ILUMINADA HU F 152/ NT4091 ÓRBITA ILUMINADA HU F 152/ NT4091 INTRODUÇÃO Trata-se de um modelo científico de trabalho, representando o Sol, a Terra e a Lua, e mostrando como estes se relacionam entre si. Foi concebido para mostrar

Leia mais

Insígnia de Competência de Astrónomo Alguns apontamentos para Exploradores

Insígnia de Competência de Astrónomo Alguns apontamentos para Exploradores Insígnia de Competência de Astrónomo Alguns apontamentos para Exploradores 1 Conhecer a influência do sol, terra e lua nas estações do ano (exs: culturas, flores, frutos, árvores, entre outros) 2 Conhecer

Leia mais

Iluminação Natural. Construção de Diagramas Solares. Maio de 2007

Iluminação Natural. Construção de Diagramas Solares. Maio de 2007 Iluminação Natural Construção de Diagramas Solares Maio de 2007 arquitectura e artes do espectáculo lda. Rua Julião Quintinha, 1A tel: +351 217 157 502 email: etu@etu.pt 1500-381 Lisboa fax: +351 217 157

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DO RELEVO

REPRESENTAÇÃO DO RELEVO REPRESENTAÇÃO DO RELEVO Nas cartas topográficas o relevo é representado através de curvas de níveis e pontos cotados com altitudes referidas ao nível médio do mar (datum vertical) Ponto Cotado - é a projeção

Leia mais

Figura 1 - O movimento da Lua em torno da Terra e as diferentes fases da Lua

Figura 1 - O movimento da Lua em torno da Terra e as diferentes fases da Lua Estudo do Meio Físico e Natural I Movimentos reais e aparentes dos astros J. L. G. Sobrinho Centro de Ciências Exactas e da Engenharia Universidade da Madeira A Lua e a Terra A Lua está a sempre visível

Leia mais

Departamento de Engenharia Civil Implantação de Pontos

Departamento de Engenharia Civil Implantação de Pontos Departamento de Engenharia Civil Implantação de Pontos Rosa Marques Santos Coelho Paulo Flores Ribeiro 2006 / 2007 1. Implantação A implantação de pontos ou quaisquer outros detalhes consiste na materialização

Leia mais

Cartografia e Prospeção

Cartografia e Prospeção Cartografia e Prospeção Prospeção Consiste na atividade de pesquisa de entradas de cavidades no terreno. Antes de se abordar o terreno deve efetuar-se um trabalho de casa que nos forneça o máximo de informação

Leia mais

ORIENTAÇÃO POR MÉTODOS NATURAIS

ORIENTAÇÃO POR MÉTODOS NATURAIS ORIENTAÇÃO POR MÉTODOS NATURAIS A ROSA DOS VENTOS Todo o Desbravador e Companheiro deve saber orientar-se no campo. O primeiro passo para o domínio das técnicas de orientação é o conhecimento da Rosa dos

Leia mais

ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO Para se orientar o homem teve de desenvolver sua capacidade de observação. Observando a natureza o homem percebeu que o Sol aparece todas as manhãs aproximadamente, num mesmo lado

Leia mais

Aula 2 LOCALIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA

Aula 2 LOCALIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA Aula 2 LOCALIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA Orientação pelo Sol Leste = Nascente / Oeste = Poente Orientação por instrumentos (bússola) Consiste em uma agulha imantada que gira sobre um

Leia mais

Orientação. Rosa dos Ventos. Movimentos do Sol. Pontos Cardeais. Pontos Colaterais. Pontos Sub-Colaterais

Orientação. Rosa dos Ventos. Movimentos do Sol. Pontos Cardeais. Pontos Colaterais. Pontos Sub-Colaterais Orientação Rosa dos Ventos Todo o Desbravador deve saber orientar-se no campo. O primeiro passo para o domínio das técnicas de orientação é o conhecimento da Rosa dos Ventos. A Rosa dos Ventos é constituída

Leia mais

Sistemas de coordenadas e tempo. 1 Sistema de coordenadas horizontal local

Sistemas de coordenadas e tempo. 1 Sistema de coordenadas horizontal local José Laurindo Sobrinho Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira Fevereiro 2014 Sistemas de coordenadas e tempo 1 Sistema de coordenadas horizontal local O sistema de coordenadas horizontal local

Leia mais

Localização de um lugar relativamente a outros locais, conhecidos.

Localização de um lugar relativamente a outros locais, conhecidos. Localização de um lugar relativamente a outros locais, utilizando pontos de referência conhecidos. Indicação de edifícios/construções conhecidas (da casa de um amigo, de uma Igreja, de uma rotunda, de

Leia mais

COLÉGIO JOÃO PAULO I GEOGRAFIA - EXERCÍCIOS 1ª PARCIAL V2 1ª SÉRIE

COLÉGIO JOÃO PAULO I GEOGRAFIA - EXERCÍCIOS 1ª PARCIAL V2 1ª SÉRIE COLÉGIO JOÃO PAULO I GEOGRAFIA - EXERCÍCIOS 1ª PARCIAL V2 1ª SÉRIE Professor(a): Richard QUESTÃO 1 Considere a reprodução da obra intitulada La Escuela del Sur de autoria de Joaquin Torres García, artista

Leia mais

Fundamentação Teórica

Fundamentação Teórica Fundamentação Teórica Etimologicamente significa, buscar o oriente. Orientar-se sempre foi uma das preocupações básicas do ser humano e se justificava inicialmente pela busca de e de. No decorrer do tempo

Leia mais

Aula 5 NOÇÕES BÁSICAS DE GEODÉSIA E ASTRONOMIA DE POSIÇÃO. Antônio Carlos Campos

Aula 5 NOÇÕES BÁSICAS DE GEODÉSIA E ASTRONOMIA DE POSIÇÃO. Antônio Carlos Campos Aula 5 NOÇÕES BÁSICAS DE GEODÉSIA E ASTRONOMIA DE POSIÇÃO META Mostrar as normas básicas de posicionamento e direção terrestre e apresentar formas de orientação que auxiliam na localização. OBJETIVOS Ao

Leia mais

Encontrando o seu lugar na Terra

Encontrando o seu lugar na Terra Encontrando o seu lugar na Terra A UU L AL A Nesta aula vamos aprender que a Terra tem a forma de uma esfera, e que é possível indicar e localizar qualquer lugar em sua superfície utilizando suas coordenadas

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO

MANUAL DE ORIENTAÇÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO Fornecido às Comunidades participantes no TECOREE 2012 CNAE - Campo Nacional de Actividades Escutistas Idanha-a-Nova Conteúdo O QUE É UM AZIMUTE... 3 COMO DETERMINAR O AZIMUTE MAGNÉTICO

Leia mais

Que imagens têm ou não têm simetria?

Que imagens têm ou não têm simetria? O mundo da simetria Que imagens têm ou não têm simetria? Isometrias Isometria: Transformação geométrica que preserva as distâncias; as figuras do plano são transformadas noutras geometricamente iguais.

Leia mais

A Humanidade em evolução

A Humanidade em evolução A Humanidade em evolução Há milênios o homem se preocupa em se localizar no espaço. Durante muito tempo os astros foram utilizados como maneira de localização, o problema que eles apresentavam era a indicação

Leia mais

Material de apoio para o exame final

Material de apoio para o exame final Professor Rui Piassini Geografia 1ºEM Material de apoio para o exame final Questão 01) Um transatlântico, navegando pelo Oceano Índico, cruza o Trópico de Capricórnio e segue do Sul para o Norte. Observando

Leia mais

Planetário de pobre. Introdução. Materiais Necessários. Vamos simular e entender o movimento da abóbada celeste com uma montagem simples e barata.

Planetário de pobre. Introdução. Materiais Necessários. Vamos simular e entender o movimento da abóbada celeste com uma montagem simples e barata. dução Vamos simular e entender o movimento da abóbada celeste com uma montagem simples e barata. Retirado de Rodolfo Caniato, O Céu, ed. Ática, 1990. Cadastrada por Lucas Assis Material - onde encontrar

Leia mais

Introdução À Astronomia e Astrofísica 2010

Introdução À Astronomia e Astrofísica 2010 CAPÍTULO 1 ESFERA CELESTE E O SISTEMA DE COORDENADAS Esfera Celeste. Sistema de Coordenadas. Coordenadas Astronómicas. Sistema Horizontal. Sistema Equatorial Celeste. Sistema Equatorial Horário. Tempo

Leia mais

Passos a seguir: A Windows to the Universe Citizen Science Event www.windows.ucar.edu/starcount. 20 outubro - 3 novembro 2008

Passos a seguir: A Windows to the Universe Citizen Science Event www.windows.ucar.edu/starcount. 20 outubro - 3 novembro 2008 Passos a seguir: O QUE é preciso? Caneta ou lápis Luz vermelha ou lanterna de visão nocturna GPS, acesso à internet ou mapa topográfico Guia de actividades (impresso) com relatório (formulário) COMO fazer

Leia mais

SISTEMAS DE 18 COORDENADAS UTILIZADOS EM ASTRONOMIA NÁUTICA E NAVEGAÇÃO ASTRONÔMICA

SISTEMAS DE 18 COORDENADAS UTILIZADOS EM ASTRONOMIA NÁUTICA E NAVEGAÇÃO ASTRONÔMICA SISTEMAS DE 18 COORDENADAS UTILIZADOS EM ASTRONOMIA NÁUTICA E NAVEGAÇÃO ASTRONÔMICA 18.1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS Conforme visto no capítulo anterior, para determinar a posição de qualquer ponto na superfície

Leia mais

Relógio de Sol. Foto do relógio solar em Alverca

Relógio de Sol. Foto do relógio solar em Alverca Relógio de Sol A ideia da construção de um relógio solar foi uma proposta que desde logo nos despertou muito interesse e curiosidade. Todos estávamos curiosos em saber se as horas solares coincidiriam

Leia mais

Geografia/15 6º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 GEOGRAFIA 6º ano

Geografia/15 6º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 GEOGRAFIA 6º ano Geografia/15 6º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / 6ºgeo301r RECUPERAÇÃO FINAL 2015 GEOGRAFIA 6º ano Querido(a) Aluno(a) No primeiro trimestre buscamos entender o surgimento da Geografia, sua contribuição

Leia mais

Introdução À Astronomia e Astrofísica 2010

Introdução À Astronomia e Astrofísica 2010 CAPÍTULO 3 ESTAÇÕES DO ANO E INSOLAÇÃO SOLAR. Movimento Anual do Sol e as Estações do Ano. Estação em diferentes latitudes. Insolação Solar. Recapitulando a aula anterior: Capítulo 2 Trigonometria Esférica

Leia mais

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Assunto: Declinações Magnéticas Prof. Ederaldo Azevedo Aula 7 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 6. Declinação Magnética: Declinação magnética é o ângulo formado entre o meridiano verdadeiro e o meridiano

Leia mais

Traçando os caminhos

Traçando os caminhos A UU L AL A Traçando os caminhos Hoje vamos aprender a traçar o caminho entre dois lugares. Já sabemos como encontrar no mapa um lugar que procuramos. Agora, é preciso decidir qual a melhor maneira de

Leia mais

Movimentos da Terra e suas consequências

Movimentos da Terra e suas consequências Movimentos da Terra e suas consequências Movimentos da Terra A Terra descreve, como todos os outros planetas principais do Sistema Solar: Movimento de rotação movimento em torno de si própria, em volta

Leia mais

Como é que a Poluição Luminosa Afeta as Estrelas

Como é que a Poluição Luminosa Afeta as Estrelas Como é que a Poluição Luminosa Afeta as Estrelas Poluição Luminosa Projeto DSR Apagar as Luzes para Acender as Estrelas Resumo: Cada aluno irá construir um Leitor de Magnitude que será utilizado para determinar

Leia mais

Levantamento topográfico

Levantamento topográfico MA092 - Geometria plana e analítica - Segundo projeto Levantamento topográfico Francisco A. M. Gomes Outubro de 2014 1 Descrição do projeto Nessa atividade, vamos usar a lei dos senos e a lei dos cossenos

Leia mais

As estações do ano acontecem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. O movimento do nosso planeta em torno do Sol, dura um ano.

As estações do ano acontecem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. O movimento do nosso planeta em torno do Sol, dura um ano. PROFESSORA NAIANE As estações do ano acontecem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. O movimento do nosso planeta em torno do Sol, dura um ano. A este movimento dá-se o nome de movimento

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

16 Comprimento e área do círculo

16 Comprimento e área do círculo A UA UL LA Comprimento e área do círculo Introdução Nesta aula vamos aprender um pouco mais sobre o círculo, que começou a ser estudado há aproximadamente 4000 anos. Os círculos fazem parte do seu dia-a-dia.

Leia mais

15 O sistema solar e seus planetas

15 O sistema solar e seus planetas A U A UL LA Atenção O sistema solar e seus planetas Leia com atenção as notícias abaixo, que apareceram em jornais de diferentes épocas. ANO DE 1781 CIENTISTAS DESCOBREM NOVO PLANETA De há quase 2.000

Leia mais

COTAÇÕES. 2... 88 pontos 2.1... 16 pontos 2.2. 2.2.1... 16 pontos 2.2.2... 24 pontos 2.3. 3... 24 pontos. 4... 16 pontos

COTAÇÕES. 2... 88 pontos 2.1... 16 pontos 2.2. 2.2.1... 16 pontos 2.2.2... 24 pontos 2.3. 3... 24 pontos. 4... 16 pontos Teste Intermédio Física e Química A Teste Intermédio Física e Química A Duração do Teste: 90 minutos 16.01.2008 11.º ou 12.º Anos de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março COTAÇÕES 1....

Leia mais

Movimentos da Terra PPGCC FCT/UNESP. Aulas EGL 2016 João Francisco Galera Monico unesp

Movimentos da Terra PPGCC FCT/UNESP. Aulas EGL 2016 João Francisco Galera Monico unesp Movimentos da Terra PPGCC FCT/UNESP Aulas EGL 2016 João Francisco Galera Monico Terra Movimentos da Terra Cientificamente falando, a Terra possui um único movimento. Dependendo de suas causas, pode ser

Leia mais

O que são satélites? Existem 2 tipos de satélite, são os satélites naturais e satélites artificiais.

O que são satélites? Existem 2 tipos de satélite, são os satélites naturais e satélites artificiais. O que são satélites? Existem 2 tipos de satélite, são os satélites naturais e satélites artificiais. Satélites naturais são: a Lua que gravita em torno da Terra. Satélites artificiais são: dispositivos,

Leia mais

A HORA PELO MUNDO. Inicial

A HORA PELO MUNDO. Inicial Inicial Até o final do século XIX, cada cidade utilizava um sistema de horas exclusivo, baseado no momento em que o Sol atingia o ponto mais alto no céu. Nesse instante, era meio-dia na cidade. A marcação

Leia mais

Coordenadas Geográficas

Coordenadas Geográficas Orientação A rosa-dos-ventos possibilita encontrar a direção de qualquer ponto da linha do horizonte. Por convenção internacional, a língua inglesa é utilizada como padrão, portanto o Leste muitas vezes

Leia mais

GPS GLOBAL POSITION SYSTEM

GPS GLOBAL POSITION SYSTEM FUNDAMENTOS DA NAVEGAÇÃO ELETRÔNICA GPS GLOBAL POSITION SYSTEM ECOBATÍMETRO FISHFINDER AUTOR: PROF. DR. FABIO GONÇALVES DOS REIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS UNICAMP EDIÇÃO REVISADA BRASIL 2004 6

Leia mais

I Seminário SIGCidades: Cadastro Territorial Multifinalitário. Fundamentos de Cartografia aplicados aos SIGs

I Seminário SIGCidades: Cadastro Territorial Multifinalitário. Fundamentos de Cartografia aplicados aos SIGs I Seminário SIGCidades: Cadastro Territorial Multifinalitário Fundamentos de Cartografia aplicados aos SIGs 1. FORMA DA TERRA Geóide Elipsóide Esfera Modelos de representação da Terra O modelo que mais

Leia mais

ALGUMAS NOTAS DE TÉCNICA ESCOTISTA

ALGUMAS NOTAS DE TÉCNICA ESCOTISTA ALGUMAS NOTAS DE TÉCNICA ESCOTISTA Orientação A Rosa dos ventos A utilização de rosas-dos-ventos é extremamente comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais. Seu desenho em forma de estrela

Leia mais

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de 1 No início do nível intermediário, falamos brevemente sobre a perspectiva e a aplicação de alguns dos seus elementos, como o ponto de fuga, a linha de horizonte e a relação dos objetos com o olho do observador.

Leia mais

muito como cartas náuticas faça para o watercraft, ou o a mapa rodoviário para excitadores. Usando estas cartas e outras ferramentas pilotos possa

muito como cartas náuticas faça para o watercraft, ou o a mapa rodoviário para excitadores. Usando estas cartas e outras ferramentas pilotos possa Carta Aeronáutica é a mapa projetou ajudar dentro navegação de avião, muito como cartas náuticas faça para o watercraft, ou o a mapa rodoviário para excitadores. Usando estas cartas e outras ferramentas

Leia mais

Departamento de Engenharia Civil Métodos de Levantamento Clássico

Departamento de Engenharia Civil Métodos de Levantamento Clássico Departamento de Engenharia Civil Métodos de Levantamento Clássico Rosa Marques Santos Coelho Paulo Flores Ribeiro 006 / 007 1. INTRODUÇÃO O levantamento clássico utiliza aparelhos como a prancheta e respectiva

Leia mais

casa. Será uma casa simples, situada em terreno plano, com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço.

casa. Será uma casa simples, situada em terreno plano, com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. A UUL AL A A casa Nesta aula vamos examinar a planta de uma casa. Será uma casa simples, situada em terreno plano, com, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. Introdução terreno 20 m rua 30

Leia mais

Projeção ortográfica da figura plana

Projeção ortográfica da figura plana A U L A Projeção ortográfica da figura plana Introdução As formas de um objeto representado em perspectiva isométrica apresentam certa deformação, isto é, não são mostradas em verdadeira grandeza, apesar

Leia mais

MÓDULO DE RECUPERAÇÃO

MÓDULO DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA Física II 2º ANO ENSINO MÉDIO MÓDULO DE RECUPERAÇÃO ALUNO(A) Nº TURMA TURNO Manhã 1º SEMESTRE DATA / / 01- A figura representa um feixe de raios paralelos incidentes numa superfície S e os correspondentes

Leia mais

Topografia. Conceitos Básicos. Prof.: Alexandre Villaça Diniz - 2004-

Topografia. Conceitos Básicos. Prof.: Alexandre Villaça Diniz - 2004- Topografia Conceitos Básicos Prof.: Alexandre Villaça Diniz - 2004- 1 ÍNDICE ÍNDICE...1 CAPÍTULO 1 - Conceitos Básicos...2 1. Definição...2 1.1 - A Planta Topográfica...2 1.2 - A Locação da Obra...4 2.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA UNIDADE DE FLORIANÓPOLIS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA UNIDADE DE FLORIANÓPOLIS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA UNIDADE DE FLORIANÓPOLIS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO TÉCNICO DE GEOMENSURA MÓDULO I UNIDADE CURRICULAR TOPOGRAFIA I 5.7 Medição

Leia mais

NASCER E PÔR-DO-SOL E DA LUA. CREPÚSCULOS

NASCER E PÔR-DO-SOL E DA LUA. CREPÚSCULOS 24 NASCER E PÔR-DO-SOL E DA LUA. CREPÚSCULOS 24.1 IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DOS INSTANTES DO NASCER E DO PÔR-DO-SOL E DA LUA, E DA DURAÇÃO DOS CREPÚSCULOS Em Navegação Astronômica, é importante conhecer

Leia mais

Título: Professor: Turma: 2ª Lista de Física II Tadeu 2ª Ano. Questão 1. Questão 4

Título: Professor: Turma: 2ª Lista de Física II Tadeu 2ª Ano. Questão 1. Questão 4 Título: Professor: Turma: 2ª Lista de Física II Tadeu 2ª Ano Questão 1 Um raio luminoso emitido por um laser de um ponto F incide em um ponto I de um espelho plano. O ponto F está a uma distância b do

Leia mais

Desenho Técnico. Desenho Projetivo e Perspectiva Isométrica

Desenho Técnico. Desenho Projetivo e Perspectiva Isométrica Desenho Técnico Assunto: Aula 3 - Desenho Projetivo e Perspectiva Isométrica Professor: Emerson Gonçalves Coelho Aluno(A): Data: / / Turma: Desenho Projetivo e Perspectiva Isométrica Quando olhamos para

Leia mais

29-09-2011. Sumário. O Universo. Como nos podemos orientar com a ajuda das estrelas? Constelações. 05 e 06 29/09/2011

29-09-2011. Sumário. O Universo. Como nos podemos orientar com a ajuda das estrelas? Constelações. 05 e 06 29/09/2011 Sumário Conclusão da lição anterior. Correção do TPC. Figuras no céu estrelado: as constelações. Mapas celestes. Orientação pelas estrelas: pelo Sol e pela Estrela Polar. Atividade experimental: Será possível

Leia mais

Desempenho Térmico de edificações Aula 5: Orientação e Diagrama Solar

Desempenho Térmico de edificações Aula 5: Orientação e Diagrama Solar Desempenho Térmico de edificações Aula 5: Orientação e Diagrama Solar PROFESSOR Roberto Lamberts ECV 5161 UFSC FLORIANÓPOLIS estrutura Introdução Movimentos da terra Diagramas solares Análises de proteções

Leia mais

AULA O4 COORDENADAS GEOGRÁFICAS E FUSOS HORÁRIOS

AULA O4 COORDENADAS GEOGRÁFICAS E FUSOS HORÁRIOS AULA O4 COORDENADAS GEOGRÁFICAS E FUSOS HORÁRIOS As coordenadas geográficas são de suma importância pra Geografia, pois a partir delas é possível localizar qualquer ponto na superfície terrestre. Devemos

Leia mais

Medindo a Terra com Sombras

Medindo a Terra com Sombras Projecto apresentado no XI Encontro Nacional de Estudantes de Física, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 27 Fevereiro - 1 Março de 2009, resultante de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa

Leia mais

Características das Imagens obtidas com o Microscópio Óptico Composto (M.O.C.)

Características das Imagens obtidas com o Microscópio Óptico Composto (M.O.C.) Escola Básica 2,3/S Michel Giacometti Características das Imagens obtidas com o Microscópio Óptico Composto (M.O.C.) Data de Entrega: Dia 2 de Fevereiro de 2010 Autor: Telmo Daniel Roseiro Rodrigues, Nº

Leia mais

Pacote de Actividades para Educadores: Guia de Observação www.globeatnight.org

Pacote de Actividades para Educadores: Guia de Observação www.globeatnight.org Pacote de Actividades para Educadores: Guia de Observação Encoraje os seus alunos a participar numa campanha mundial de ciência, que consiste em observar e registar a magnitude das estrelas visíveis e

Leia mais

Universidade de São Paulo Departamento de Geografia FLG 0253 - Climatologia I. Pressão Atmosférica

Universidade de São Paulo Departamento de Geografia FLG 0253 - Climatologia I. Pressão Atmosférica Universidade de São Paulo Departamento de Geografia FLG 0253 - Climatologia I Pressão Atmosférica Prof. Dr. Emerson Galvani Laboratório de Climatologia e Biogeografia LCB Questão motivadora: Observamos

Leia mais

Plataforma Equatorial

Plataforma Equatorial Projecto Com a Cabeça na Lua OASA - Observatório Astronómico de Santana Açores Plataforma Equatorial Princípios fundamentais Utilização das Coordenadas Astronómicas Em geometria, sabemos que um sistema

Leia mais

Sistema Sol-Terra-Lua

Sistema Sol-Terra-Lua Sistema Sol-Terra-Lua Parte 1 As estações do ano Parte 2 As fases da Lua Parte 3 Eclipses Parte 4 - Marés 1 Parte 1 As estações do ano A latitudes medianas (como a nossa) há variações significativas de

Leia mais

Prof. Franco Augusto

Prof. Franco Augusto Prof. Franco Augusto Astros São corpos que giram no espaço, classificados de acordo com a luminosidade. Iluminados ou opacos não possuem luz própria, recebendo luz das estrelas. São os planetas, asteroides,

Leia mais

João Manuel R. S. Tavares / JOF

João Manuel R. S. Tavares / JOF Introdução ao Controlo Numérico Computorizado II Referencial, Trajectórias João Manuel R. S. Tavares / JOF Introdução As ferramentas de uma máquina CNC podem realizar certos movimentos conforme o tipo

Leia mais

A abordagem do assunto será feita inicialmente explorando uma curva bastante conhecida: a circunferência. Escolheremos como y

A abordagem do assunto será feita inicialmente explorando uma curva bastante conhecida: a circunferência. Escolheremos como y 5 Taxa de Variação Neste capítulo faremos uso da derivada para resolver certos tipos de problemas relacionados com algumas aplicações físicas e geométricas. Nessas aplicações nem sempre as funções envolvidas

Leia mais

1. Tipos de simetria no plano

1. Tipos de simetria no plano 1. Tipos de simetria no plano 1.1. Translações Sobre a mesa estão um cartão e um acetato, ambos com a seguinte fila de imagens. Sobrepõe as duas filas - a do cartão e a do acetato. Consegues deslocar o

Leia mais

Capítulo IV TAQUEOMETRIA

Capítulo IV TAQUEOMETRIA 62 Capítulo IV TAQUEOMETRIA 1. Princípios Gerais A taqueometria, do grego takhys (rápido), metren (medição), compreende uma série de operações que constituem um processo rápido e econômico para a obtenção

Leia mais

SESSÃO 5: DECLINAÇÃO SOLAR AO LONGO DO ANO

SESSÃO 5: DECLINAÇÃO SOLAR AO LONGO DO ANO SESSÃO 5: DECLINAÇÃO SOLAR AO LONGO DO ANO Respostas breves: 1.1) 9,063 N 1.2) norte, pois é positiva. 1.3) São José (Costa Rica). 2) Não, porque Santa Maria não está localizada sobre ou entre os dois

Leia mais

LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO DIDÁTIC

LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO DIDÁTIC LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO DIDÁTICO Professora: Selma Regina Aranha Ribeiro Estagiários: Ricardo Kwiatkowski Silva / Carlos André Batista de Mello DEFINIÇÃO DE DECLINAÇÃO MAGNÉTICA Muitas pessoas

Leia mais

Ano: 6º Turma: 6.1 / 6.2

Ano: 6º Turma: 6.1 / 6.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 6º Turma: 6.1 / 6.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Por que os cartógrafos e os geógrafos têm necessidade de conhecer topografia? Os levantamentos de base não existem em todos os lugares;

Por que os cartógrafos e os geógrafos têm necessidade de conhecer topografia? Os levantamentos de base não existem em todos os lugares; 1 - ELEMENTOS DE TOPOGRAFIA Definição: É o conjunto de técnicas aplicadas ao terreno, cujo objeto é o estabelecimento das cartas e das plantas. Conforme a etimologia da palavra, topografia é a arte de

Leia mais

1a) Resposta: O aluno deveria ter pintado a bola maior de amarelo e a média de azul ou indicado a cor.

1a) Resposta: O aluno deveria ter pintado a bola maior de amarelo e a média de azul ou indicado a cor. Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) - Agência Espacial Brasileira (AEB) VIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e de Astronáutica- 2005 Gabarito da Prova do nível 1 (para alunos da 1ª à 2ª série) Questão

Leia mais

REFLEXO DO PONTO, SEGMENTO DE RECTA E FIGURA GEOMÉTRICA NUM ESPELHO VERTICAL

REFLEXO DO PONTO, SEGMENTO DE RECTA E FIGURA GEOMÉTRICA NUM ESPELHO VERTICAL Figura 156. Óleo sobre tela de Almada Negreiros (1893-1970). Retrato do Poeta Fernando Pessoa. Apesar de parecer uma composição na base do quadrado devido à quadrícula do soalho, é na realidade um rectângulo.

Leia mais

AV2 - MA 12-2012. (a) De quantos modos diferentes posso empilhá-los de modo que todos os CDs de rock fiquem juntos?

AV2 - MA 12-2012. (a) De quantos modos diferentes posso empilhá-los de modo que todos os CDs de rock fiquem juntos? Questão 1. Num porta-cds, cabem 10 CDs colocados um sobre o outro, formando uma pilha vertical. Tenho 3 CDs de MPB, 5 de rock e 2 de música clássica. (a) De quantos modos diferentes posso empilhá-los de

Leia mais

Cotagem de dimensões básicas

Cotagem de dimensões básicas Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

Matéria: Geografia Assunto: O que é Geografia Prof. Luciano Teixeira

Matéria: Geografia Assunto: O que é Geografia Prof. Luciano Teixeira Matéria: Geografia Assunto: O que é Geografia Prof. Luciano Teixeira Geografia O que é Geografia? Embora possa parecer fácil responder a essa pergunta, muitos alunos ainda pensam quea ciência geográfica

Leia mais

SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB VII Olimpíada Brasileira de Astronomia VII OBA - 2004 Gabarito do nível 2 (para alunos da 3ª à 4ª série)

SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB VII Olimpíada Brasileira de Astronomia VII OBA - 2004 Gabarito do nível 2 (para alunos da 3ª à 4ª série) SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB VII Olimpíada Brasileira de Astronomia VII OBA - 2004 Gabarito do nível 2 (para alunos da 3ª à 4ª série) Questão 1) (1 ponto) Como você já deve saber o sistema solar

Leia mais

Correlação e Regressão Linear

Correlação e Regressão Linear Correlação e Regressão Linear A medida de correlação é o tipo de medida que se usa quando se quer saber se duas variáveis possuem algum tipo de relação, de maneira que quando uma varia a outra varia também.

Leia mais

Soluções Nível 1 5 a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental

Soluções Nível 1 5 a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental 1. (alternativa C) Os números 0,01 e 0,119 são menores que 0,12. Por outro lado, 0,1 e 0,7 são maiores que 0,. Finalmente, 0,29 é maior que 0,12 e menor

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

Escola Secundária de Oliveira do Bairro

Escola Secundária de Oliveira do Bairro Ano Lectivo 2010/2011 Professora Fátima Pires Como projectar um escorrega para um parque aquático, de modo que os utentes possam cair em segurança numa determinada zona da piscina, através de uma rampa

Leia mais

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br. Cinemática escalar

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br. Cinemática escalar Cinemática escalar A cinemática escalar considera apenas o aspecto escalar das grandezas físicas envolvidas. Ex. A grandeza física velocidade não pode ser definida apenas por seu valor numérico e por sua

Leia mais

GUIA RÁPIDO DAS REGRAS DE GOLFE

GUIA RÁPIDO DAS REGRAS DE GOLFE GUIA RÁPIDO DAS REGRAS DE GOLFE Uma vez que o golfe é um jogo auto regulado, todos os golfistas devem ter um bom entendimento do fundamental das Regras, tal como consta neste Guia. Contudo, este Guia não

Leia mais

Aula 18 Elipse. Objetivos

Aula 18 Elipse. Objetivos MÓDULO 1 - AULA 18 Aula 18 Elipse Objetivos Descrever a elipse como um lugar geométrico. Determinar a equação reduzida da elipse no sistema de coordenadas com origem no ponto médio entre os focos e eixo

Leia mais

Exercícios de Cartografia II

Exercícios de Cartografia II Exercícios de Cartografia II 1. (UFRN) Um estudante australiano, ao realizar pesquisas sobre o Brasil, considerou importante saber a localização exata de sua capital, a cidade de Brasília. Para isso, consultou

Leia mais

Analise as seguintes afirmações sobre ímãs e suas propriedades magnéticas.

Analise as seguintes afirmações sobre ímãs e suas propriedades magnéticas. Imãs 1. (G1 - ifsp 2013) Um professor de Física mostra aos seus alunos 3 barras de metal AB, CD e EF que podem ou não estar magnetizadas. Com elas faz três experiências que consistem em aproximá-las e

Leia mais

Centro Educacional Juscelino Kubitschek

Centro Educacional Juscelino Kubitschek Centro Educacional Juscelino Kubitschek ALUNO: N.º: DATA: / /2011 ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIE: 5ª SÉRIE / 6º ANO DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: Equipe de Geografia CAROS ALUNOS (AS): Roteiro de Estudos

Leia mais

Um momento, por favor

Um momento, por favor Um momento, por favor A UU L AL A Outro domingo! Novo passeio de carro. Dessa vez foi o pneu que furou. O pai se esforça, tentando, sem sucesso, girar o parafuso da roda. Um dos filhos então diz: Um momento,

Leia mais

GABARITO DA PROVA OLÍMPICA DO NÍVEL II DA II OBA

GABARITO DA PROVA OLÍMPICA DO NÍVEL II DA II OBA 1. A astronomia estuda tudo que está fora da Terra, como por exemplo, os planetas, as estrelas, os cometas, as galáxias, as constelações, os movimentos destes corpos, etc. Para observar estes corpos basta

Leia mais

A = Alexandria S = Sienne. AS = 800 km estaca. AÊB = SÔA (alternos internos) AÊB = 7 12' AS = 7 12' B A. raios do Sol ao meio dia solar

A = Alexandria S = Sienne. AS = 800 km estaca. AÊB = SÔA (alternos internos) AÊB = 7 12' AS = 7 12' B A. raios do Sol ao meio dia solar Determinação experimental do perímetro da Terra e outras propostas de experiências envolvendo o ol e as suas sombras 1 eguem-se propostas de actividades, pensadas para serem concretizadas por professores

Leia mais

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I Curso de Graduação em Administração Administração da Produção e Operações I 22º Encontro - 11/05/2012 18:50 às 20:30h COMO SERÁ NOSSO ENCONTRO HOJE? - ABERTURA - CAPACIDADE E TURNOS DE TRABALHO. 02 Introdução

Leia mais