INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO DIVISÃO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO DIVISÃO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS"

Transcrição

1 INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO DIVISÃO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS SER-300: INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO Laboratório IV: Análise espacial de dados geográficos Módulo LEGAL Henrique Luis Godinho Cassol São José dos Campos, Maio de 2014.

2 1. INTRODUÇÃO O geoprocessamento é uma ferramenta para analisar e combinar diferentes planos de informação (dados espaciais) de modo a auxiliar especialistas na tomada de decisões (PENDOCK; NEDELJKOVIC, 1996). Dentre as utilidades do geoprocessamento está a inferência espacial, utilizada para apoiar os modelos descritivos do comportamento de determinada variável no espaço e no tempo (CÂMERA et al. 2001). Estes modelos podem ser teóricos, empíricos ou semi-empíricos. Os modelos teóricos são baseados no entendimento de princípios físico-quimicos do comportamento da variável em estudo por meio de soluções analíticas. Os modelos empíricos são baseados na relação estatística ou heurística entre os dados observados. Já os modelos semi-empíricos são baseados nos dois modelos anteriores. Os modelos empíricos são baseados em conhecimento ou em dados (CÂMERA et al. 2001). Os primeiros são determinados a partir do conhecimento de especialistas enquanto os segundos são determinados a partir de um conjunto de dados observados. As técnicas envolventes nos modelos baseados em conhecimento podem ser: operadores de lógicas booleanas (aplicados em variáveis determinísticas), operados de lógica fuzzy (aplicados em variáveis contínuas), operadores de média zonal (aplicados em multicritérios estatísticos). As técnicas de modelos empíricos baseados em dados são as análises bayesianas, utilizadas quando se têm dados suficientes para que se possa estimar a contribuição de determinados atributos no processo de modelagem, ou seja, as probabilidades a priori e a posteriori (CÂMERA et al. 2001). O processamento algébrico de mapas e planos de informações é realizado em ambiente LEGAL Linguagem Espacial para Geoprocessamento Algébrico. Neste trabalho serão utilizadas apenas as técnicas de modelos baseados em conhecimento. O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, será utilizado um banco de dados de talhões florestais com o objetivo de verificar se há ou não relação entre o volume de madeira e a resposta espectral de uma imagem de

3 sensoriamento remoto, utilizando-se técnicas de média ponderada e de correlação espacial. Na segunda parte, serão avaliadas áreas potenciais para a prospecção de cromo, a partir do Processo Analítico Hierárquico de suporte à decisão (AHP) e de Lógica Fuzzy.

4 PARTE I 2.1 Materiais e Métodos Os dados utilizados neste laboratório referem-se aos 79 talhões da indústria Ripasa S. A. Celulose e Papel. Na Tabela de atributos está contida a área basal média e a altura média em cada um dos talhões. Compondo o banco de dados, tem-se uma foto aérea monocromática da área de estudo utilizada para relacionar os números digitais (ND) com o volume de madeira dos talhões Metodologia A metodologia de trabalho está descrita no modelo OMT-G abaixo (Figura 1). Os valores de altura e área basal foram transformados em modelos numéricos em linguagem algébrica LEGAL pela técnica de média zonal. A partir destes o volume médio foi estimado pela multiplicação da área basal e altura em cada talhão. O volume médio foi plotado contra os valores de ND médios para avaliar, empiricamente, o grau de correlação espacial entre estas variáveis. Figura 1. OMT-G da metodologia de trabalho.

5 3. RESULTADOS Na Figura 2 tem-se o mapa coroplético de volume por talhão, gerado a partir da multiplicação da área basal pela altura. Os valores variam do mínimo um a máximo 28 m³. Os maiores volumes estão representados pelas cores mais escuras da Figura 2. Figura 2. Mapa coroplético de volume por talhão. Na Figura 3 é apresentado o diagrama de dispersão, ou correlação espacial, entre os valores médios de volume e os valores médios de ND nos talhões. Verifica-se que há uma ausência de correlação entre as variáveis, i. e., o aumento dos valores de volume o talhão não é refletido em aumento do númeor digital. Esta fraca relação empírica, entretanto, pode ser resultado da não calibração radiométrica da foto aérea (transformação de ND para reflectância e ausência de correção atmosférica).

6 Figura 3. Diagrama de dispersão entre o volume médio e o ND por talhão.

7 PARTE II 4.1. Materiais e Métodos Os dados foram obtidos de campanhas de campo, realizadas na região de Pinheiros Altos, município de Piranga, MG, durante o período de abril a julho de 1996, em uma área de 51,33 km² (Figura 4). Figura 4. Amostras de prospecção. Os objetivos deste trabalho foram especializar as áreas potenciais para a prospecção de Cromo a partir de dois métodos aplicados a geo-campos como suporte à decisão: AHP (Analytical Hierarchy Process) e a lógica Fuzzy. A técnica AHP é baseada na escolha de lógica de comparação pareada (SAATY, 1992). Este procedimento considera que os diferentes fatores estejam influenciando a tomada de decisão e uma importância relativa pareada é atribuída aos relacionamentos entre os fatores. Neste sentido, a matriz de autovalores e de autovetores é criada pela comparação entre os fatores relevantes ao entendimento do fenômeno. Com base na comparação, a AHP pondera todos os sub-critérios e critérios e calcula um valor de razão de consistência entre [0,1], com 0

8 indicando a completa consistência do processo de julgamento conforme a Tabela 1. Tabela 1. Escala de valores AHP para comparação pareada. Os valores intermediários são relativos. Intensidade de importância Definição e Explicação Importância igual - os dois fatores contribuem igualmente para o objetivo Importância moderada - um fator é ligeiramente mais importante que o outro Importância essencial - um fator é claramente mais importante que o outro Importância demonstrada - Um fator é fortemente favorecido e sua maior relevância foi demonstrada na prática Importância extrema - A evidência que diferencia os fatores é da maior ordem possível A vantagem da AHP é que esta técnica permite que sejam calculadas as consistências dos julgamentos. A técnica de inferência de lógica Fuzzy é uma metodologia para a caracterização de classes que tem como critério a suavização de bordas entre as classes. Essas classes definidas de maneiras inexatas são chamadas de conjuntos Fuzzy (BURROUGH; MCDONNELL, 1998). A sua utilização é indicada sempre que se for trabalhar com ambiguidade, ambivalência e abstração em modelos matemáticos ou conceituais de fenômenos empíricos. Para caracterizar formalmente um conjunto, pode-se recorrer ao conceito de função de pertinência (Fp). Onde função de pertinência, é uma função que dado o valor de um atributo z, ela determina se o elemento avaliado pertence ou não a um determinado conjunto em análise (MOREIRA et al. 2001). Essa função de pertinência pode ser do tipo linear, não-linear, potencial, gama, entre outras. A escolha da Fp irá depender do comportamento e do conhecimento do analista acerca do fenômeno estudado.

9 4.2. Metodologia A metodologia do trabalho está descrita no fluxograma da Figura 5. Figura 5. Fluxograma metodológico.

10 5. RESULTADOS A Figura 6 apresenta o resultado da dispersão de potencialidade do Cromo obtido pela técnica de análise hierárquica de processos (AHP). Figura 6. Potencial de prospecção de Cromo pela AHP. Nota-se pela figura 6 que os valores estão concentrados em torno das unidades amostrais e, em muitos casos, a predominância do elemento prevaleceu sobre a área deste elemento na área de influencia do interpolador. As áreas com alto potencial (em vermelho) seguem a tendência verificada pelo mapa de geologia devido ao maior peso dado à presença das rochas ultramárficas e da geologia em geral (peso = 0,592). Neste caso foi dada ênfase as rochas do domínio de metaultrabásicas (mv1) do Complexo Metamórfico Santo Antônio do Pirapetinga, por serem estes litotipos ricos em cromo. Também pôde-se observar a existência de corpos de rochas ultramáficas dentro da Unidade Média do Supergrupo Rio das Velhas e da Unidade Asap do Complexo Metamórfico Santo Antônio do Pirapetinga.

11 Na Figura 7, tem-se o resultado obtido empregando a lógica Fuzzy separada em classes de potencialidade de prospecção de cromo na área. Figura 7. Potencial de prospecção de Cromo pela técnica de lógica Fuzzy. Na Lógica Fuzzy o resultado foi bastante distinto do obtido pela AHP por conta das funções de pertinências (Fp) descritas para cada caso. Assim sendo, as amostras de cromo e de cobalto obtiveram relevância semelhante na geração do mapa potencial. As áreas de alto potencial de prospecção foram bem parecidas, de forma que a diferença foi de apenas 2 km² (Tabela 2). Nas demais classes o resultado foi dissimilar, inclusive trocando as áreas das classes. Neste escopo, podemos inferir que a AHP foi superior à Fuzzy para a geração de mapa de potencialidade de prospecção de cromo na área. Se ficar comprovada que a área de alto potencial não é superior à 7 km², a técnica poderia ser mais útil, pois o que interessa aqui são apenas os locais com alto potencial e não a classificação corretas de todas as classes.

12 Tabela 2. Áreas potenciais de prospecção em cada classe, por técnica. AHP Fuzzy Classe Área (km²) Área (km²) Background 6,65 20,87 Baixo Potencial 13,04 9,19 Médio Potencial 25,01 16,95 Alto Potencial 7,34 5,04 Total 52,04 52,05 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BORROUGH, P.A.; MCDONNELL, R.A. Principles of Geographic information systems. Oxford University Press CÂMARA et al. Introdução à Ciência da Geoinformação. INPE: São José dos Campos Disponível em: MOREIRA, F.B.; BARBOSA, C.; CÂMERA, G.; FILHO, R.A. Inferência geográfica e suporte à decisão. In: CÂMARA et al. Introdução à Ciência da Geoinformação. Cap 9. 49p, Disponível em: SAATY, T.L. Multicriteria Decision Making The Analytical Hierarchy Process, Pittsburg, RWS Publications, 1992.

Laboratório 4 Análise Multicritério e LEGAL. Disciplina. Introdução ao Geoprocessamento SER 300. Prof. Antonio Miguel Vieira Monteiro

Laboratório 4 Análise Multicritério e LEGAL. Disciplina. Introdução ao Geoprocessamento SER 300. Prof. Antonio Miguel Vieira Monteiro Laboratório 4 Análise Multicritério e LEGAL Disciplina Introdução ao Geoprocessamento SER 300 Prof. Antonio Miguel Vieira Monteiro Aluno: Matheus Caetano Rocha de Andrade INPE, São José dos Campos. Maio,

Leia mais

Relatório Laboratório 4 Raian Vargas Maretto

Relatório Laboratório 4 Raian Vargas Maretto Relatório Laboratório 4 Raian Vargas Maretto Introdução O quarto laboratório possui dois projetos de aplicação de Álgebra de Mapas: Projeto Piranga e Projeto RIPASA. Para cada projeto foi gerado um relatório,

Leia mais

Disciplina SER 300 Introdução ao Geoprocessamento Relatório - Laboratório 4 : Análise MultiCritério e LEGAL

Disciplina SER 300 Introdução ao Geoprocessamento Relatório - Laboratório 4 : Análise MultiCritério e LEGAL Disciplina SER 300 Introdução ao Geoprocessamento Relatório - Laboratório 4 : Análise MultiCritério e LEGAL Aluna: Camille Lanzarotti Nolasco Maio/ 2011 INTRODUÇÃO No presente laboratório foi possível

Leia mais

Os modelos baseados em lógica fuzzy permitem uma modelagem mais representativa

Os modelos baseados em lógica fuzzy permitem uma modelagem mais representativa Laboratório Nº 4: Análise espacial de dados geográficos Módulo LEGAL INTRODUÇAO Os modelos baseados em lógica fuzzy permitem uma modelagem mais representativa do gradiente de transição dos fenômenos naturais,

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Divisão de Sensoriamento Remoto. Geoprocessamento

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Divisão de Sensoriamento Remoto. Geoprocessamento INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS Divisão de Sensoriamento Remoto Geoprocessamento Relatório do Laboratório 4: Análise Multi Critério e LEGAL Fátima Lorena Benítez Ramírez Professores Responsáveis:

Leia mais

Geoprocessamento. Relatório do Laboratório 4: Análise Multi Critério e LEGAL. Tássia Alves Costa

Geoprocessamento. Relatório do Laboratório 4: Análise Multi Critério e LEGAL. Tássia Alves Costa Geoprocessamento Relatório do Laboratório 4: Análise Multi Critério e LEGAL Tássia Alves Costa São José dos Campos Junho, 2014 1. Objetivos Para o exercício de Análise de Multi-Criterio os dados que serão

Leia mais

SER300 - Introdução ao Geoprocessamento

SER300 - Introdução ao Geoprocessamento SER300 - Introdução ao Geoprocessamento Laboratório 4: Álgebra de Mapas Seleção de Áreas Potenciais à Prospecção de Cromo a partir das Técnicas AHP e Fuzzy Logic Leandro Roberto INPE São José dos Campos

Leia mais

Laboratório 4. Disciplina. Introdução ao Geoprocessamento SER 300. Prof. Dr. Antonio Miguel Vieira Monteiro

Laboratório 4. Disciplina. Introdução ao Geoprocessamento SER 300. Prof. Dr. Antonio Miguel Vieira Monteiro Laboratório 4 Disciplina Introdução ao Geoprocessamento SER 300 Prof. Dr. Antonio Miguel Vieira Monteiro Aluno: Isaque Daniel Rocha Eberhardt INPE, São José dos Campos. Maio, 2013. Introdução Entre as

Leia mais

ALGUNS ASPECTOS IMPORTANTES DA PROSPECÇÃO MINERAL DE CROMO USANDO TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO

ALGUNS ASPECTOS IMPORTANTES DA PROSPECÇÃO MINERAL DE CROMO USANDO TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO SER - 300 - INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO Laboratório 4 Álgebra de Mapas ALGUNS ASPECTOS IMPORTANTES DA PROSPECÇÃO MINERAL DE CROMO USANDO TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO Professor(es) coordenador(es): Dr.

Leia mais

Nome: Luciana Shigihara Lima Número de matrícula:

Nome: Luciana Shigihara Lima Número de matrícula: Mestrado em Sensoriamento Remoto Nome: Luciana Shigihara Lima Número de matrícula: 139246 Disciplina: Introdução ao Geoprocessamento (SER-300) Relatório: Laboratório 4a Álgebra de Mapas Introdução Este

Leia mais

Allan Yu Iwama de Mello

Allan Yu Iwama de Mello LABORATÓRIO 4 ÁLGEBRA DE MAPAS INDÚSTRIA RIPASA S.A. CELULOSE E PAPEL Allan Yu Iwama de Mello INPE São José dos Campos 2007 Notas do laboratório Allan Yu Iwama de Mello Resumo O objetivo deste laboratório

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA GI8, PE

CARACTERIZAÇÃO DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA GI8, PE Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE Pós-graduação em Sensoriamento Remoto Divisão de Processamento de Imagens CARACTERIZAÇÃO DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA GI8, PE Nildson Rodrigues

Leia mais

SER-300 Introdução ao Geoprocessamento

SER-300 Introdução ao Geoprocessamento Hk147m0m SER-300 Introdução ao Geoprocessamento Laboratório 04 Álgebra de Mapas Prof. Antonio Miguel Vieira Monteiro Aluno: Édipo Henrique Cremon INPE, São José dos Campos. Maio, 2013. Introdução Objetivo

Leia mais

ANÁLISE DE SUSCEPTIBILIDADE DE OCORRÊNCIA DE FEBRE AMARELA EM MINAS GERAIS

ANÁLISE DE SUSCEPTIBILIDADE DE OCORRÊNCIA DE FEBRE AMARELA EM MINAS GERAIS Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE Pós-graduação em Sensoriamento Remoto Divisão de Processamento de Imagens ANÁLISE DE SUSCEPTIBILIDADE DE OCORRÊNCIA DE FEBRE AMARELA EM MINAS GERAIS Daiane

Leia mais

ANÁLISE DO RISCO DE OCORRÊNCIA DE FEBRE AMARELA EM MINAS GERAIS

ANÁLISE DO RISCO DE OCORRÊNCIA DE FEBRE AMARELA EM MINAS GERAIS Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE Pós-graduação em Sensoriamento Remoto Divisão de Processamento de Imagens ANÁLISE DO RISCO DE OCORRÊNCIA DE FEBRE AMARELA EM MINAS GERAIS Daiane Vieira Vaz

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO. SER-300 Introdução ao Geoprocessamento. Relatório do laboratório 4 WILLIAM FOSCHIERA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO. SER-300 Introdução ao Geoprocessamento. Relatório do laboratório 4 WILLIAM FOSCHIERA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO SER-300 Introdução ao Geoprocessamento Relatório do laboratório 4 WILLIAM FOSCHIERA INPE São José dos Campos 2013 1 INTRODUÇÃO Os exercícios práticos de laboratório

Leia mais

1. TÉCNICA BASEADA NA TEORIA SOBRE FUZZY SETS

1. TÉCNICA BASEADA NA TEORIA SOBRE FUZZY SETS CAP. 4 MÉTODO DE ANÁLISE HIERÁRQUICA 1. TÉCNICA BASEADA NA TEORIA SOBRE FU SETS Será mostrada aqui a utilização de um método, o AHP Analytical Hierarchy Process proposto por SAAT. O método se insere dentro

Leia mais

MOVIMENTOS DE MASSA NO MUNICÍPIO

MOVIMENTOS DE MASSA NO MUNICÍPIO ANÁLISE DA SUSCETIBILIDADE A MOVIMENTOS DE MASSA NO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO - SÃO PAULO, BRASIL Ana Lígia do Nascimento Martins SER 300 Introdução ao Geoprocessamento Dr. Antônio Miguel Vieira Monteiro

Leia mais

Fragilidade Ambiental Método: Processo Hierárquico Analítico (AHP)

Fragilidade Ambiental Método: Processo Hierárquico Analítico (AHP) Fragilidade Ambiental Método: Processo Hierárquico Analítico (AHP) Fragilidade Ambiental Parcial Município de Cachoeira Paulista SP Marcelo Cardoso da Silva Bandoria Mestrado em Sensoriamento Remoto Instituto

Leia mais

Fragilidade Ambiental Método auxílio multicritério à tomada de decisão

Fragilidade Ambiental Método auxílio multicritério à tomada de decisão Fragilidade Ambiental Método auxílio multicritério à tomada de decisão Fragilidade Ambiental Parcial Município de Cachoeira Paulista SP Marcelo Cardoso da Silva Bandoria Mestrado em Sensoriamento Remoto

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO DIVISÃO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO DIVISÃO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO DIVISÃO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS SER-300: INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO Laboratório III: Modelagem Numérica

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento Aplicados a Estudos Geoambientais Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO CURSO: MESTRADO (X)

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO DIVISÃO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO DIVISÃO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO DIVISÃO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS SER-300: INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO Laboratório I: Modelagem da Base

Leia mais

Modelo potencial de ocupação e uso do solo para implantação de florestas plantadas de Eucaliptus sp. na região do Vale do Paraíba/SP

Modelo potencial de ocupação e uso do solo para implantação de florestas plantadas de Eucaliptus sp. na região do Vale do Paraíba/SP Modelo potencial de ocupação e uso do solo para implantação de florestas plantadas de Eucaliptus sp. na região do Vale do Paraíba/SP 1. Introdução Uma definição dentre as várias existentes para geoprocessamento

Leia mais

Questões concursos

Questões concursos Questões concursos Grandezas radiométricas Índices de vegetação Classificação Concurso Público para Pesquisador do IMB Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos 25. A

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA ERN.702 TÓPICOS EM ECOLOGIA 75: GEOTECNOLOGIAS APLICADAS À CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE Carga Horária: 90 horas Créditos: 06 (2T, 2P) Professor(a) Responsável: Prof. Dr. José Eduardo

Leia mais

CARSHARING: AVALIANDO O POTENCIAL DO MERCADO BRASILEIRO

CARSHARING: AVALIANDO O POTENCIAL DO MERCADO BRASILEIRO CARSHARING: AVALIANDO O POTENCIAL DO MERCADO BRASILEIRO Aluno: Gabriela Mello Kortchmar Orientador: Hugo Repolho Introdução A presente pesquisa consiste na realização de uma análise para ser usada como

Leia mais

Geoprocessamento. Aula 09 SIG: operações espaciais. Maio de 2017 P ROFA. MARIANA A. G I ANNOT TI

Geoprocessamento. Aula 09 SIG: operações espaciais. Maio de 2017 P ROFA. MARIANA A. G I ANNOT TI Geoprocessamento Aula 09 SIG: operações espaciais Maio de 2017 P ROF. JOSÉ ALBERTO QUINTA NILHA P ROFA. MARIANA A. G I ANNOT TI Tópicos: Vetor x Matriz Operações espaciais Exercício Estrutura da Aula Sugestão

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS MÉTODOS BOOLEANO, FUZZY GAMA E BAYESIANO NA IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS SUSCEPTÍVEIS A MOVIMENTOS DE MASSA NO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO/SP

AVALIAÇÃO DOS MÉTODOS BOOLEANO, FUZZY GAMA E BAYESIANO NA IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS SUSCEPTÍVEIS A MOVIMENTOS DE MASSA NO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO/SP AVALIAÇÃO DOS MÉTODOS BOOLEANO, FUZZY GAMA E BAYESIANO NA IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS SUSCETÍVEIS A MOVIMENTOS DE MASSA NO MUNICÍIO DE SÃO SEBASTIÃO/S Flávio Fortes Camargo ¹ Cláudia Maria de Almeida ¹ Teresa

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO. Bases conceituais e teóricas. Prof. Luiz Henrique S. Rotta

GEOPROCESSAMENTO. Bases conceituais e teóricas. Prof. Luiz Henrique S. Rotta 1 GEOPROCESSAMENTO Bases conceituais e teóricas Prof. Luiz Henrique S. Rotta GEOPROCESSAMENTO Disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação

Leia mais

ESTIMATIVA E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA BIOMASSA NA FLORESTA OMBRÓFILA MISTA

ESTIMATIVA E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA BIOMASSA NA FLORESTA OMBRÓFILA MISTA ESTIMATIVA E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA BIOMASSA NA FLORESTA OMBRÓFILA MISTA Henrique Luis Godinho Cassol SER301 - Análise Espacial de Dados Geográficos INTRODUÇÃO MATERIAIS E MÉTODOS RESULTADOS CONCLUSÕES

Leia mais

METODOLOGIAS AHP / ANP PARA CONSTRUÇÃO E PRIORIZAÇÃO DE CENÁRIOS

METODOLOGIAS AHP / ANP PARA CONSTRUÇÃO E PRIORIZAÇÃO DE CENÁRIOS METODOLOGIAS AHP / ANP PARA CONSTRUÇÃO E PRIORIZAÇÃO DE CENÁRIOS Mônica Maria De Marchi Maria José Pinto Lamosa José Virgílio Guedes de Avellar Maj Av André Luiz Pimentel Uruguay Cap Av OBJETIVO Identificar

Leia mais

Analytic Hierarchy Process (AHP)

Analytic Hierarchy Process (AHP) Analytic Hierarchy Process (AHP) Evolução histórica Thomas L. Saaty (in memoriam) Escala e comparações 1/9 1 9 Síntese normal e ideal Soma = 100% ou max=100% Particularidades 1 Evolução histórica do AHP

Leia mais

Referência Banco de dados FioCruz Doc LAB1_GEO.doc. Autor Eduardo C. G. Camargo Versão 1.0 Data DEZ / Revisão Versão Data

Referência Banco de dados FioCruz Doc LAB1_GEO.doc. Autor Eduardo C. G. Camargo Versão 1.0 Data DEZ / Revisão Versão Data Ministério da Ciência e Tecnologia Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Análise Espacial de Dados Geográficos Laboratório Módulo: Geoestatística Linear Referência Banco de dados FioCruz Doc LAB_GEO.doc

Leia mais

INTRODUÇÃO AO SIG. Programa. Referências Bibliográficas. Prof. Luciene Delazari

INTRODUÇÃO AO SIG. Programa. Referências Bibliográficas. Prof. Luciene Delazari INTRODUÇÃO AO SIG Prof. Luciene Delazari Programa 1. Conceitos básicos sobre Sistemas de Informação Geográfica 1.1. Conceitos 1.2 Geoprocessamento x SIG 1.3 Componentes de um SIG 1.4 Aplicações em Agronomia

Leia mais

6 Estudo de Caso Conceitos utilizados no Estudo de Caso

6 Estudo de Caso Conceitos utilizados no Estudo de Caso 6 Estudo de Caso O presente estudo de caso pretende confirmar a tese de que a privatização das infra-estruturas de transporte no Brasil viabilizou o processo de multimodalidade domestico brasileiro. Por

Leia mais

MODELAGEM E CRIAÇÃO DE BANCOS DE DADOS

MODELAGEM E CRIAÇÃO DE BANCOS DE DADOS MODELAGEM E CRIAÇÃO DE BANCOS DE DADOS Anderson Reis Soares Relatório de atividades sobre o Laboratório 1 da disciplina de Introdução ao Geoprocessamento (SER-300) do Curso de Pós-Graduação em Sensoriamento

Leia mais

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA PARA GEOPROCESSAMENTO

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA PARA GEOPROCESSAMENTO FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA PARA GEOPROCESSAMENTO ASPECTOS FUNCIONAIS Julio Cesar Lima d Alge Introdução Modelagem cartográfica álgebra de mapas Integração de dados Integração com Sensoriamento Remoto correção

Leia mais

Avaliação do potencial descritivo florestal por variáveis estruturais apoiado em técnicas de geoprocessamento

Avaliação do potencial descritivo florestal por variáveis estruturais apoiado em técnicas de geoprocessamento CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO Trabalho final de geoprocessamento Avaliação do potencial descritivo florestal por variáveis estruturais apoiado em técnicas de geoprocessamento Carlos Leandro

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO. SER-300 Introdução ao Geoprocessamento. Relatório do Laboratório 1 ANA CAROLINA MOREIRA PESSÔA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO. SER-300 Introdução ao Geoprocessamento. Relatório do Laboratório 1 ANA CAROLINA MOREIRA PESSÔA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO SER-300 Introdução ao Geoprocessamento Relatório do Laboratório 1 ANA CAROLINA MOREIRA PESSÔA INPE São José dos Campos 2014 Sumário 1 INTRODUÇÃO... 2 2 DESENVOLVIMENTO...

Leia mais

DEBATENDO O USO DO GEOPROCESSAMENTO NA GEOGRAFIA

DEBATENDO O USO DO GEOPROCESSAMENTO NA GEOGRAFIA , volume 1 novembro Revista Eletrônica de Diálogo e Divulgação em Geografia http://www.geografia.blog.br/geodialogos DEBATENDO O USO DO GEOPROCESSAMENTO NA GEOGRAFIA Nathan Belcavello de Oliveira * As

Leia mais

O AHP como um modelo matemático: uma análise de sensibilidade simples

O AHP como um modelo matemático: uma análise de sensibilidade simples O AHP como um modelo matemático: uma análise de sensibilidade simples Mylena Cristina Rezende Pacheco mylenacrp@hotmail.com Fernando Luiz Goldman fernandogoldman@yahoo.com.br UNIFESO Resumo:Somos todos

Leia mais

Aplicação de Técnica Fuzzy em SIG como alternativa para o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE)

Aplicação de Técnica Fuzzy em SIG como alternativa para o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS - INPE - Aplicação de Técnica Fuzzy em SIG como alternativa para o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) Maria Isabel Sobral Escada Trabalho de Curso Disciplina:

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EAM434 Cartografia Digital II

Programa Analítico de Disciplina EAM434 Cartografia Digital II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 3 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 5 Carga horária semanal

Leia mais

Alterações no padrão de cobertura da terra na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro/RJ nos anos de 1985 e DOMINIQUE PIRES SILVA

Alterações no padrão de cobertura da terra na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro/RJ nos anos de 1985 e DOMINIQUE PIRES SILVA Alterações no padrão de cobertura da terra na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro/RJ nos anos de 1985 e 2010. DOMINIQUE PIRES SILVA Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro E-mail: nique_rhcp@hotmail.com

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO. Apresentação da disciplina. Prof. Luiz Henrique S. Rotta

GEOPROCESSAMENTO. Apresentação da disciplina. Prof. Luiz Henrique S. Rotta 1 GEOPROCESSAMENTO Apresentação da disciplina Prof. Luiz Henrique S. Rotta POR QUE UTILIZAR GEOPROCESSAMENTO? A informação ambiental é espacial por natureza. O padrão de distribuição: de um poluente sobre

Leia mais

Análise da Vulnerabilidade da RPPN Cafundó

Análise da Vulnerabilidade da RPPN Cafundó UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL Sistema de Informação Geográfica Aplicado à Gestão de Recursos Hídricos Professor: Dr. Alexandre Rosa dos Santos Análise

Leia mais

Victor Pedroso Curtarelli (RA: )

Victor Pedroso Curtarelli (RA: ) Trabalho para disciplina Introdução ao Geoprocessamento (SER300): Espacialização de parâmetro de qualidade da água para o reservatório de Três Marias/MG. Victor Pedroso Curtarelli (RA: 142905) 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Profa. Dra. Fernanda Sayuri Yoshino Watanabe

Profa. Dra. Fernanda Sayuri Yoshino Watanabe Geoprocessamento Graduação em Geografia 4º ano / 1º Semestre Profa. Dra. Fernanda Sayuri Yoshino Watanabe Departamento de Cartografia fernanda.watanabe@unesp.br 2019 Profa. Dra. Fernanda Sayuri Yoshino

Leia mais

LABORATÓRIO 5 ANÁLISE ESPACIAL DE DADOS GEOGRÁFICOS

LABORATÓRIO 5 ANÁLISE ESPACIAL DE DADOS GEOGRÁFICOS LABORATÓRIO 5 ANÁLISE ESPACIAL DE DADOS GEOGRÁFICOS João Bosco Coura dos Reis Registro nº: 130.362 Exercícios para avaliação parcial na disciplina de Introdução ao Geoprocessamento (SER-300) do Curso de

Leia mais

ALTERNATIVAS LOCACIONAIS PARA A GERAÇÃO RENOVÁVEL EM MINAS GERAIS: UMA DISCUSSÃO BASEADA NA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO ESPACIAL

ALTERNATIVAS LOCACIONAIS PARA A GERAÇÃO RENOVÁVEL EM MINAS GERAIS: UMA DISCUSSÃO BASEADA NA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO ESPACIAL ALTERNATIVAS LOCACIONAIS PARA A GERAÇÃO RENOVÁVEL EM MINAS GERAIS: UMA DISCUSSÃO BASEADA NA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO ESPACIAL VI Congresso Brasileiro de Energia Solar UFMG BH Lívia Maria Leite da Silva

Leia mais

Zoneamento Ecológico Econômico preliminar do Município de São João Batista do Glória (MG) JOÃO VIANEI SOARES 1

Zoneamento Ecológico Econômico preliminar do Município de São João Batista do Glória (MG) JOÃO VIANEI SOARES 1 Zoneamento Ecológico Econômico preliminar do Município de São João Batista do Glória (MG) ALDA MONTEIRO BARBOSA 1 JOÃO VIANEI SOARES 1 1 INPE Instituto de Pesquisas Espaciais Caixa Postal 515 12201-097

Leia mais

Disciplina Geoprocessamento Aplicadoao Planejamento

Disciplina Geoprocessamento Aplicadoao Planejamento Mestradoem Territorial e Desenvolvimento Sócio-Ambiental MPPT Disciplina Geoprocessamento Aplicadoao Prof a. MarianeAlvesDalSanto Prof. Francisco Henrique de Oliveira EMENTA Conceitos e fundamentos do

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ALOCAÇÃO DE TRAÇADOS DE LINHAS DE TRANSMISSÃO NO BRASIL DE ACORDO COM PORTARIA INTERMINISTERIAL 419/2011 UTILIZANDO LÓGICA FUZZY

AVALIAÇÃO DE ALOCAÇÃO DE TRAÇADOS DE LINHAS DE TRANSMISSÃO NO BRASIL DE ACORDO COM PORTARIA INTERMINISTERIAL 419/2011 UTILIZANDO LÓGICA FUZZY AVALIAÇÃO DE ALOCAÇÃO DE TRAÇADOS DE LINHAS DE TRANSMISSÃO NO BRASIL DE ACORDO COM PORTARIA INTERMINISTERIAL 419/2011 UTILIZANDO LÓGICA FUZZY Aluno: José Guilherme Fronza - 2015 jose.fronza@inpe.br Disciplina:

Leia mais

RESPOSTA BASE GRÁFICA. Banco de Dados: Exemplo. Banco de Dados. Banco de Dados. Banco de Dados

RESPOSTA BASE GRÁFICA. Banco de Dados: Exemplo. Banco de Dados. Banco de Dados. Banco de Dados : Exemplo RESPOSTA AS RESPOSTAS À TODAS ESSAS PERGUNTAS, SOMENTE SERÃO POSSÍVEIS SE O SISTEMA POSSUIR UM BANCO DE DADOS QUE CONTENHA TODOS OS DADOS NECESSÁRIOS PARA AS MESMAS. FORMA GRÁFICA Mapa Desenho

Leia mais

Análise Multicritério e Modelagem de Dados Ambientais. Web Treinamento do Instituto GEOeduc Autor: Arthur Paiva

Análise Multicritério e Modelagem de Dados Ambientais. Web Treinamento do Instituto GEOeduc Autor: Arthur Paiva Análise Multicritério e Modelagem de Dados Ambientais Web Treinamento do Instituto GEOeduc Autor: Arthur Paiva SUMÁRIO Análise Espacial e Geoprocessamento Mapeamento Temático no Ambiente SIG Conceito de

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande FURG. Instituto de Oceanografia Laboratório de Oceanografia Geológica Outubro de 2011

Universidade Federal do Rio Grande FURG. Instituto de Oceanografia Laboratório de Oceanografia Geológica Outubro de 2011 Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Oceanografia Laboratório de Oceanografia Geológica Outubro de 2011 Capacitação no Uso de Geotecnologias a Distância Utilizando Ferramentas Livres Carlos

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO DIVISÃO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO DIVISÃO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO DIVISÃO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS SER-300: INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO Laboratório II: Cartografia em GIS/Registro

Leia mais

PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS

PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS DISCIPLINA: LEB450 TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO II PROF. DR. CARLOS ALBERTO VETTORAZZI

Leia mais

Lista de Exercícios Preparatórios para Prova de Introdução ao Geoproc SER-300, 2016

Lista de Exercícios Preparatórios para Prova de Introdução ao Geoproc SER-300, 2016 Lista de Exercícios Preparatórios para Prova de Introdução ao Geoproc SER-300, 2016 Observação Geral: Esta é uma lsita com um conjunto variado de questões que já apareceram em várias provas de SER-300

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ECV496 Sistema de Informação Geográfica

Programa Analítico de Disciplina ECV496 Sistema de Informação Geográfica 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2 2 Períodos - oferecimento: I e

Leia mais

6GEO052 CARTOGRAFIA Noção de Astronomia de Posição; Sistema de Referência Terrestre; Cartografia Sistemática; Cartometria.

6GEO052 CARTOGRAFIA Noção de Astronomia de Posição; Sistema de Referência Terrestre; Cartografia Sistemática; Cartometria. HABILITAÇÃO: BACHARELADO 1ª Série 6GEO052 CARTOGRAFIA Noção de Astronomia de Posição; Sistema de Referência Terrestre; Cartografia Sistemática; Cartometria. 6GEO054 CLIMATOLOGIA Bases teóricas da climatologia:

Leia mais

ÁLGEBRA DE MAPAS. ÁLGEBRA DE MAPAS Realce de Imagens Multiespectrais 10/03/16. Sistemas de Informações Geográficas

ÁLGEBRA DE MAPAS. ÁLGEBRA DE MAPAS Realce de Imagens Multiespectrais 10/03/16. Sistemas de Informações Geográficas 10/03/16 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS Câmpus Inconfidentes ÁLGEBRA DE MAPAS Sistemas de Informações Geográficas ÁLGEBRA DE MAPAS Realce de Imagens Multiespectrais

Leia mais

X Semana de Estudos da Engenharia Ambiental UNESP Rio Claro, SP.

X Semana de Estudos da Engenharia Ambiental UNESP Rio Claro, SP. APLICAÇÃO DO MÉTODO AHP PARA HIERARQUIZAÇÃO DE CONDICIONANTES DE CORRIDAS DE MASSA Fernanda Asseff Menin, Fábio Augusto Gomes Vieira Reis, Lucilia do Carmo Giordano, Leandro Eugenio da Silva Cerri, Oswaldo

Leia mais

AVALIAÇÃO MULTICRITÉRIOS

AVALIAÇÃO MULTICRITÉRIOS AVALIAÇÃO MULTICRITÉRIOS Sérgio Luis Antonello Centro de Análise e Planejamento Ambiental CEAPLA IGCE/UNESP 08/11/2013 Introduction to ArcGIS II 11-1 Motivação AVALIAÇÃO MULTICRITÉRIOS Avaliar: Determinar

Leia mais

INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS SENSORIAMENTO REMOTO

INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS SENSORIAMENTO REMOTO INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS SENSORIAMENTO REMOTO PROCESSAMENTO DE IMAGENS Introdução Conceitos básicos Pré-processamento Realce Classificação PROCESSAMENTO DE IMAGENS Extração de Informações

Leia mais

Teoria e Método em Geoprocessamento. Fernando Shinji Kawakubo

Teoria e Método em Geoprocessamento. Fernando Shinji Kawakubo Teoria e Método em Geoprocessamento Fernando Shinji Kawakubo Os Livros Clássicos As Grandes Revistas O que é Geoprocessamento? Disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais

Leia mais

ANÁLISE DE VULNERABILIDADE À AÇÃO ANTRÓPICA PARA DUAS SUB-BACIAS NO MUNICÍPIO DE ALEGRE, ES

ANÁLISE DE VULNERABILIDADE À AÇÃO ANTRÓPICA PARA DUAS SUB-BACIAS NO MUNICÍPIO DE ALEGRE, ES ANÁLISE DE VULNERABILIDADE À AÇÃO ANTRÓPICA PARA DUAS SUB-BACIAS NO MUNICÍPIO DE ALEGRE, ES Kmila G. da Silva 1, George H. Venturim 1, Tiago de O. Godinho 1, Grasiela B. Willrich 1, João Batista de O.

Leia mais

O PROCESSO ANALÍTICO HIERÁRQUICO E SEU USO NA MODELAGEM DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

O PROCESSO ANALÍTICO HIERÁRQUICO E SEU USO NA MODELAGEM DO ESPAÇO GEOGRÁFICO O PROCESSO ANALÍTICO HIERÁRQUICO E SEU USO NA MODELAGEM DO ESPAÇO GEOGRÁFICO INTRODUÇÃO 1 A Revista de Geografia na atual edição pretende apresentar o Estado da Arte em diversas áreas de pesquisa geográfica.

Leia mais

APLICAÇÃO DE GEOPROCESSAMENTO NO ZONEAMENTO DE ÁREAS DE INSTABILIDADE DA BACIA DO MANANCIAL DO RIO SANTO ANASTÁCIO/SP.

APLICAÇÃO DE GEOPROCESSAMENTO NO ZONEAMENTO DE ÁREAS DE INSTABILIDADE DA BACIA DO MANANCIAL DO RIO SANTO ANASTÁCIO/SP. 74 APLICAÇÃO DE GEOPROCESSAMENTO NO ZONEAMENTO DE ÁREAS DE INSTABILIDADE DA BACIA DO MANANCIAL DO RIO SANTO ANASTÁCIO/SP. Stela Rosa Amaral Gonçalves 1, Renata Ribeiro de Araújo 2 1 Curso de Engenharia

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DA ESPACIALIZAÇÃO DO RISCO CLIMÁTICO PELA MÉDIA PONDERADA, KRIGEAGEM ORDINÁRIA E KRIGEAGEM POR INDICAÇÃO

ANÁLISE COMPARATIVA DA ESPACIALIZAÇÃO DO RISCO CLIMÁTICO PELA MÉDIA PONDERADA, KRIGEAGEM ORDINÁRIA E KRIGEAGEM POR INDICAÇÃO ANÁLISE COMPARATIVA DA ESPACIALIZAÇÃO DO RISCO CLIMÁTICO PELA MÉDIA PONDERADA, KRIGEAGEM ORDINÁRIA E KRIGEAGEM POR INDICAÇÃO MARIZA ALVES DE MACEDO 1 JULIO CESAR DE OLIVEIRA 2 ALDA MONTEIRO BARBOSA 3 GILBERTO

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS - FAF FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FCE INSTITUTO DE FÍSICA - FIS

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS - FAF FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FCE INSTITUTO DE FÍSICA - FIS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS - FAF DISCIPLINA TURMA CÓDIGO SALA Administração Aplicada à Engenharia III 1 4439 5032 5032 Administração Aplicada à Engenharia III 2 4439 5032 5032 Administração

Leia mais

Disciplina: Introdução ao Geoprocessamento Docentes Resposáveis: Dr. Antônio Miguel Vieira Monteiro Dr. Claudio Barbosa

Disciplina: Introdução ao Geoprocessamento Docentes Resposáveis: Dr. Antônio Miguel Vieira Monteiro Dr. Claudio Barbosa Disciplina: Introdução ao Geoprocessamento Docentes Resposáveis: Dr. Antônio Miguel Vieira Monteiro Dr. Claudio Barbosa Discentes: Júlia Vaz Tostes Miluzzi de Oliveira (UEMS) Juliana Maria Ferreira de

Leia mais

AVALIAÇÃO DO AHP PARA PRIORIZAÇÃO DE ATUAÇÕES EM SISTEMAS METROFERROVIÁRIOS

AVALIAÇÃO DO AHP PARA PRIORIZAÇÃO DE ATUAÇÕES EM SISTEMAS METROFERROVIÁRIOS 11ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROVIÁRIA FÓRUM TÉCNICO AVALIAÇÃO DO AHP PARA PRIORIZAÇÃO DE ATUAÇÕES EM SISTEMAS METROFERROVIÁRIOS Igor Baria Mateus Araújo e Silva Resumo O presente artigo tem o objetivo de

Leia mais

Geoprocessamento e sensoriamento remoto como ferramentas para o estudo da cobertura vegetal. Iêdo Bezerra Sá

Geoprocessamento e sensoriamento remoto como ferramentas para o estudo da cobertura vegetal. Iêdo Bezerra Sá Geoprocessamento e sensoriamento remoto como ferramentas para o estudo da cobertura vegetal. Iêdo Bezerra Sá Engº Florestal, D.Sc. Sensoriamento Remoto/Geoprocessamento, Pesquisador Embrapa Semi-Árido

Leia mais

Elias Ribeiro de Arruda Junior [1] ; Eymar Silva Sampaio Lopes [2] ; UFF Universidade Federal Fluminense -

Elias Ribeiro de Arruda Junior [1] ; Eymar Silva Sampaio Lopes [2] ; UFF Universidade Federal Fluminense - ANÁLISE MORFOMÉTRICA EM SUB-BACIAS HIDROGRÁFICAS PARA MONITORAMENTO DO RISCO POTENCIAL A CORRIDAS DE MASSA (DEBRIS FLOWS) NA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO Elias Ribeiro de Arruda Junior [1] ; Eymar

Leia mais

Geoprocessamento na Agricultura de Precisão

Geoprocessamento na Agricultura de Precisão 1 a Semana Acadêmica de Engenharia de Agrimensura 29 de novembro a 03 de dezembro de 2004 UFRRJ IT Departamento de Engenharia MINICURSO Geoprocessamento na Agricultura de Precisão UFRRJ NOVEMBRO 2004 CONTEÚDO

Leia mais

Geoprocessing and Geographic Information System in perspective of complexity thought.

Geoprocessing and Geographic Information System in perspective of complexity thought. 167 Geoprocessamento e Sistemas de Informação Geográfica sob a perspectiva do pensamento da complexidade. Geoprocessing and Geographic Information System in perspective of complexity thought. Melina Fushimi

Leia mais

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Divisão de Processamento de Imagens - DPI

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Divisão de Processamento de Imagens - DPI 1 Sumário 2 Introdução Distribuição de Pontos Caracterização de Distribuição de Pontos Estimador de Kernel Método do Vizinho Mais Próximo Função K Exemplos Práticos com o Sistema SPRING Introdução 3 Consideramos

Leia mais

VARIÁVEIS GEOMORFOLÓGICAS NO ESTUDO DE DESLIZAMENTOS EM CARAGUATATUBA-SP UTILIZANDO IMAGENS TM-LANDSAT E SIG

VARIÁVEIS GEOMORFOLÓGICAS NO ESTUDO DE DESLIZAMENTOS EM CARAGUATATUBA-SP UTILIZANDO IMAGENS TM-LANDSAT E SIG MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS INPE-7511-TDI/724 VARIÁVEIS GEOMORFOLÓGICAS NO ESTUDO DE DESLIZAMENTOS EM CARAGUATATUBA-SP UTILIZANDO IMAGENS TM-LANDSAT E SIG

Leia mais

DETER JANEIRO de 2015 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

DETER JANEIRO de 2015 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Os objetivos da qualificação dos dados do DETER são: DETER JANEIRO de 2015 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO A) Qualificar o alerta emitido pelo DETER em relação aos processos de alteração na cobertura florestal,

Leia mais

Mapas e suas representações computacionais

Mapas e suas representações computacionais Mapas e suas representações computacionais Tipos de dados: diversos tipos de dados são utilizados em SIG e suas representações computacionais. Mapas temáticos Descrevem de forma qualitativa, a distribuição

Leia mais

ANÁLISE ESPACIAL DE DADOS GEOGRÁFICOS. Permite mensurar propriedades e relacionamentos considerando a localização espacial do fenômeno

ANÁLISE ESPACIAL DE DADOS GEOGRÁFICOS. Permite mensurar propriedades e relacionamentos considerando a localização espacial do fenômeno ANÁLISE ESPACIAL DE DADOS GEOGRÁFICOS Permite mensurar propriedades e relacionamentos considerando a localização espacial do fenômeno Relação entre análise espacial e as teorias disciplinares Dados Físicos

Leia mais

Aquisição e Integração de Dados

Aquisição e Integração de Dados Aquisição e Integração de Dados - Noções de cartografia - Transformações geométricas - Generalização cartográfica - Edição vetorial INPE - Divisão de Processamento de Imagens INPE BANCO DE DADOS GEOGRÁFICOS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGMATE - Licenciatura em Matemática 0. Disciplinas Obrigatórias FGGMATE.090 Filosofia da Educação Matemática FGGMATE.00 Fundamentos de Cálculo FGGMATE.00 Fundamentos de Matemática Elementar

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Divisão de Sensoriamento Remoto. Geoprocessamento. Relatório do Laboratório 5: Geoestatistica Linear

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Divisão de Sensoriamento Remoto. Geoprocessamento. Relatório do Laboratório 5: Geoestatistica Linear INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS Divisão de Sensoriamento Remoto Geoprocessamento Relatório do Laboratório 5: Geoestatistica Linear Fátima Lorena Benítez Ramírez Professores Responsáveis: Dr.

Leia mais

Trabalho final da disciplina de Introdução ao Geoprocessamento (SER-300)

Trabalho final da disciplina de Introdução ao Geoprocessamento (SER-300) Mapeamento da distribuição espacial de sólidos suspensos totais no reservatório de Barra Bonita via inferência estatística versus uso de dados orbitais do sensor OLI Trabalho final da disciplina de Introdução

Leia mais

CAPÍTULO 5 LINGUAGEM LEGAL E EXTENSÕES PROPOSTAS

CAPÍTULO 5 LINGUAGEM LEGAL E EXTENSÕES PROPOSTAS CAPÍTULO 5 LINGUAGEM LEGAL E EXTENSÕES PROPOSTAS Os operadores de manipulação de campos geográficos implementados neste trabalho tiveram como ambiente de desenvolvimento a Linguagem Espacial para Geoprocessamento

Leia mais

4 Especificidade do método

4 Especificidade do método 4 Especificidade do método Neste Capítulo aborda-se um segundo aspecto da validação de um método analítico através do controle da especificidade do método. A comparação de resultados analíticos pode ser

Leia mais

Nivelamento: conceitos básicos sobre geoestatística. Dr. Diego Silva Siqueira Colaborador no Grupo de Pesquisa CSME

Nivelamento: conceitos básicos sobre geoestatística. Dr. Diego Silva Siqueira Colaborador no Grupo de Pesquisa CSME Nivelamento: conceitos básicos sobre geoestatística Dr. Diego Silva Siqueira Colaborador no Grupo de Pesquisa CSME Panorama atual: conhecimento da variabilidade Tecnologia de sementes OK Insumos OK Engenharia

Leia mais

Projeto Reservação Superficial de Água

Projeto Reservação Superficial de Água Projeto Reservação Superficial de Água Geotecnologias aplicadas à identificação de potenciais reservatórios no Semiárido Brasileiro Eu Esri 2015 Brasília FABIANO ALMEIDA Especialista em Geoprocessamento

Leia mais

Programa de Ciência e Tecnologia para Gestão de Ecosistemas Ação "Métodos, modelos e geoinformação para a gestão ambiental

Programa de Ciência e Tecnologia para Gestão de Ecosistemas Ação Métodos, modelos e geoinformação para a gestão ambiental Programa de Ciência e Tecnologia para Gestão de Ecosistemas Ação "Métodos, modelos e geoinformação para a gestão ambiental Técnicas de Suporte a Decisão para Modelagem Geográfica por Álgebra de Mapas Fábio

Leia mais

2 Medida de Incertezas: Fundamentos

2 Medida de Incertezas: Fundamentos 2 Medida de Incertezas: Fundamentos 2. Introdução O resultado de um processo de medição fornece uma determinada informação que usualmente é chamada de conhecimento. A fim de quantificar quão completo é

Leia mais

SER Introdução ao Geoprocessamento. Laboratório 1 Modelagem da Base de Dados

SER Introdução ao Geoprocessamento. Laboratório 1 Modelagem da Base de Dados SER-300 - Introdução ao Geoprocessamento Laboratório 1 Modelagem da Base de Dados Base de Dados Georeferenciados para Estudos Urbanos no Plano Piloto de Brasília. Thiago Sousa Teles Relatório do Laboratório

Leia mais

Geoprocessamento. Aula 8 SIG: conceitos e exemplos. Maio de 2017 P ROFA. MARIANA A. G I ANNOT TI

Geoprocessamento. Aula 8 SIG: conceitos e exemplos. Maio de 2017 P ROFA. MARIANA A. G I ANNOT TI Geoprocessamento Aula 8 SIG: conceitos e exemplos Maio de 2017 P ROF. JOSÉ ALBERTO QUINTA NILHA P ROFA. MARIANA A. G I ANNOT TI Estrutura da Aula Conceitos: ente, atributo, dado, modelo, mapa, abstração

Leia mais

PROCESSAMENTO DE IMAGENS

PROCESSAMENTO DE IMAGENS PROCESSAMENTO DE IMAGENS Introdução Conceitos básicos Pré-processamento Realce Classificação PROCESSAMENTO DE IMAGENS- aula de 25/5/10 Introdução Conceitos básicos Pré-processamento Realce Classificação

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA. No nível mais próximo ao usuário, a interface homemmáquina define como o sistema é operado e controlado.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA. No nível mais próximo ao usuário, a interface homemmáquina define como o sistema é operado e controlado. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA No nível mais próximo ao usuário, a interface homemmáquina define como o sistema é operado e controlado. Material para a prova Introdução à Ciência da Geoinformação (Clodoveu

Leia mais

PTR Geoprocessamento

PTR Geoprocessamento PTR 3311-12 Geoprocessamento Aula 1 Introdução: conceitos básicos e aplicações Março de 2017 PROF. JOSÉ ALBERTO QUINTANILHA PROFA. MARIANA A. GIANNOTTI 1. Programa da Disciplina 2. Conceitos básicos em

Leia mais

Modelos multicriteriais de apoio à decisão: o modelo AHP como auxilio à seleção de fornecedores em uma confecção

Modelos multicriteriais de apoio à decisão: o modelo AHP como auxilio à seleção de fornecedores em uma confecção Modelos multicriteriais de apoio à decisão: o modelo AHP como auxilio à seleção de fornecedores em uma confecção Mylena Cristina Rezende Pacheco 1, Fernando Luiz Goldman 2 1 Engenheira de Produção, Ex-

Leia mais

Laboratório 5 Analise Espacial de Dados Geográficos Geoestatística Linear

Laboratório 5 Analise Espacial de Dados Geográficos Geoestatística Linear 0 INPE-SER-300- Introdução ao Geoprocessamento Dr. Antônio Miguel Vieira Monteiro e Dr. Claudio Barbosa Laboratório 5 Analise Espacial de Dados Geográficos Geoestatística Linear Thamy Barbara Gioia INPE

Leia mais