Abra um novo documento com tamanho 468x60 e adicione um fundo na cor branca, vamos montar a primeira moldura do nosso banner.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Abra um novo documento com tamanho 468x60 e adicione um fundo na cor branca, vamos montar a primeira moldura do nosso banner."

Transcrição

1 FIREWORKS

2

3 1- BANNER ANIMADO - banner tamanho 468 x 60px (full banner). Abra um novo documento com tamanho 468x60 e adicione um fundo na cor branca, vamos montar a primeira moldura do nosso banner. Agora vamos por partes: Para fazer o fundo em degradê utilizaremos a propriedade LINEAR Desenhe um retângulo com tamanho 467x60 utilizando a ferramenta retângulo (U). Após terminar o desenho, retire a borda e aplique a propriedade linear utilizando as cores (#FFFFFF) e (#FFFF00).. Para aplicar as linhas horizontais, aplique a textura linha horizotal 4 e aplique 100%.. Ao término destas etapas, sua imagem será a seguinte:

4 Monte o restante do banner com as imagens que disponibilizamos no início da coluna. Aplique uma borda utilizando um retângulo sem cor e com cor de borda preto de 1px. Para criar uma nova moldura (frame), deveremos duplicar a moldura1, deste modo não teremos que redesenhar alguns ítens que serão iguais. Para duplicar a moldura seguimos os passos abaixo: Repita estes procedimentos duas vezes para que tenhamos três molduras.clicando na moldura 2 vamos editá-la. Permanecendo com o mesmo fundo, sé acrescentaremos as imagens que faltam e deletamos as outras que sobraram na moldura 1, de modo que fique com o formato abaixo. Clicando na moldura 3, vamos editá-la.

5 Agora temos as três molduras do nosso banner prontas. Vamos configurar o tempo de cada uma delas. Dando um duplo clique em cima da numeração que se encontra ao lado da janela molduras, teremos o tempo que cada moldura aparecerá. Lembrando que para 1segundo, temos que colocar 100 e assim por diante. No nosso exemplo colocamos 250 que representa 2,5 segundos. Vamos agora exportar o nosso banner. Clicando CTRL+SHIFT+X Escolhemos o opção gif animado e deixamos o restante do mesmo formato. No guia Animação colocaremos no relógio o tempo de 250. Exportamos o nosso banner com 32 cores 2 MANIPULAÇÃO FOTOS Neste primeiro artigo, desejo abordar uma técnica bem interessante no Fireworks, para manipulação de imagens adicionando alguns efeitos para que ela fique com a aparência de que foi desenhada a mão, seja com uma caneta ou lapis.

6 Inicialmente você deve escolher uma imagem de sua preferência, que tenha uma boa resolução. Neste artigo optei por utilizar a imagem que segue abaixo. Abra a imagem escolhida e vamos iniciar o trabalho! No segundo passo, você deve selecionar a imagem, dando um clique com o mouse sobre a mesma e logo em seguida ir ao menu superior do Fireworks na opção Filters > Other > Find Edges (localizar bordas). Sua imagem deverá ficar assim: Com a imagem ainda selecionada, você deve voltar novamente ao menu superior do Fireworks, na opção Filters > Adjust Color > Invert. Nosso resultado parcial será este: Para finalizarmos nosso trabalho, precisamos apenas converter esta imagem para tons de cinza. Desta forma, com a imagem selecionada, vá mais uma vez no menu superior do Fireworks, na opção Comands > Creative > Convert to Grayscale. Pronto. Aí está a foto convertida, com um resultado final bem atraente, e um trabalho muito simples. Veja o resultado final:

7 Uma opção interessante para utilizar este recurso, como alguns sites já utilizam, seria trabalhar efeitos de transição, em Flash, onde a imagem desenhada vai ganhando realidade.. Agora é com você! Use a sua criatividade e desfrute do maravilhoso mundo do design. FERRAMENTAS: Brush Tool, Pencil Tool, Erase Tool. Veremos ferramenta por ferramenta mostrando as funcionalidades das mesmas. Brush Tool (B) PINCEL A Brush Tool serve como um pincel para criar traçados mais sofisticados onde você pode alterar diversas propriedades. Observe a imagem abaixo: Caixa de cores: seleciona uma cor para o traçado. Tamanho: regula o tamanho do traçado. Tipo: existem diversos tipos de traçados que serão exemplificados abaixo. Opacidade: regula a transparência do traçado. Blend mode: escolhe um tipo blend mode para o traçado. Suavidade: a suavidade varia de 0 a 100, valores baixos dão um aspecto mais duro ao traçado, valores altos dão um aspecto mais suave ao traçado. Textura e Fluxo: escolhe um tipo de textura para seu traçado e uma porcentagem de fluxo para o mesmo. Preserve transparency: se estiver ativada o pincel só pinta o objeto selecionado, será exemplificado abaixo. Tipos de Traçado A Brush Tool contém vários tipos de traçado, observe imagem abaixo:

8 Observe alguns exemplos: Dica 1: Segue Shift para fazer traçados horizontais, verticais e diagonais perfeitos. Pencil Tool (B) LÁPIS A Pencil Tool é usada para fazer traçados de apenas 1 pixel como: traçados livres, linhas horizontais, verticais e diagonais. Podemos também trabalhar com pixels individuais. Observe abaixo as propriedades da ferramenta: Caixa de cores: seleciona uma cor para o traçado. Anti-aliased: se estiver ativada deixa o traçado mais suave. Preserve transparency: se estiver ativada o lápis só pinta o objeto selecionado, igual a Brush Tool Auto erase: se estiver ativada substitui a cor do contorno pela cor do preenchimento definada na barra de ferramentas, será exemplificado abaixo. Opacidade: regula a transparência do traçado.

9 Blend mode: escolhe um tipo blend mode para o traçado. Dica 1: Segue Shift para fazer traçados horizontais, verticais e diagonais perfeitos. Auto erase É uma das propriedades da Pencil Tool, se estiver ativada substitui a cor do contorno pela cor do preenchimento definida na barra de ferramentas, observe a imagem abaixo: Funciona da seguinte forma: seguindo as cores que estão configuradas na figura ( contorno: preto, preenchimento: vermelho), se você fizer uma reta a princípio ela ficará da cor preta que é a cor que está configurada no cortorno, se você passar o lápis em cima dessa reta novamente ela ficará vermelha que é a cor que está configurada no preenchimento, observe a imagem abaixo: Erase Tool (E) BORRACHA A Erase Tool é uma ferramenta sem segredos usada para apagar pixels das imagens. Observe as propriedades da ferramenta abaixo: Tamanho: regula o tamanho da borracha. Shape: escolhe o tipo da borracha, redonda ou quadrada. Suavidade: a suavidade varia de 0 a 100, valores baixos dão um aspecto mais duro a borracha, valores altos dão um aspecto mais suave a borracha. Opacidade: regula a transparência com que a borracha vai apagar.

10 FERRAMENTAS Rubber Stamp tool O Rubber Stamp Tool é utilizado para clonar uma parte de uma imagem, ou seja, ele faz uma cópia da área selecionada. Escolha uma imagem de sua preferência. Size: Você define o tamanho do traçado da ferramenta. Edge: Você define a leveza do traçado, para um traçado menos forte ou mais forte. Source Aligned: Quando a fonte alinhada é selecionada, o ponteiro da amostragem move-se verticalmente e horizontalmente em alinhamento com o segundo. Quando a fonte alinhada é deselecionada, a área da amostra é fixa, não obstante onde você move e estala o segundo ponteiro. Use Entire Document: Quando esta opção está deselecionada, as amostras no objeto ativo somente. Blur Tool (R) A Blur Tool é uma ferramenta usada para desfocar imagens, ou seja diminuir o foco delas, a Blur Tool destaca-se por aplicar efeitos mais precisos na imagens com o manusear do mouse diferenciando-se dos filtros que aplicam o efeito de desfoque em toda a imagem ou a seleções. Confira as propriedades da ferramenta na imagem abaixo: Tamanho: Ajusta o tamanho da ponta ferramenta, o tamanho varia de 1 a 100. Suavidade: a suavidade varia de 1 a 100, valores baixos dão um aspecto mais duro a ponta da ferramenta, valores altos dão um aspecto mais suave a ponta da ferramenta. Forma: determina se a ponta da ferramenta é redonda ou quadrada. Intensidade: ajusta a intensidade do desfoque, a escala varia de 1 a 100. O funcionamento da Blur Tool é simples, configure suas propriedades, selecione a imagem, clique, segure e arraste ou cliques simultâneos dando retoques onde achar necessário. Com um pouco de paciência podemos conseguir resultados como na imagem abaixo:

11 Obs.: Note que a ferramenta foi aplicada no rosto da mulher exceto nos olhos, sobrancelhas e boca. Deixando a pele mais lisa, diminuindo o realce de alguns traços. Sharpen Tool (R) A Sharpen Tool é uma ferramenta usada para realçar imagens, deixando os traços mais vivos. A Sharpen Tool destaca-se por aplicar efeitos mais precisos na imagens com o manusiar do mouse diferenciando-se dos filtros que aplicam o efeito de realce em toda a imagem ou a seleções. Confira as propriedades da ferramenta na imagem abaixo: Tamanho: Ajusta o tamanho da ponta ferramenta, o tamanho varia de 1 a 100. Suavidade: a suavidade varia de 1 a 100, valores baixos dão um aspecto mais duro a ponta da ferramenta, valores altos dão um aspecto mais suave a ponta da ferramenta. Forma: determina se a ponta da ferramenta é redonda ou quadrada. Intensidade: ajusta a intensidade do realce, a escala varia de 1 a 100. O funcionamento da Sharpen Tool é idêntico ao da Blur Tool, configure suas propriedades, selecione a imagem, clique, segure e arraste ou cliques simultâneos dando retoques onde achar necessário. Observe a imagem abaixo:

12 Obs.: Note que a ferramenta foi aplicada na parte central do girassol, tirando o desfoque da imagem deixando o centro do girassol com mais realces, mais vivo. Dica: Não exagere no uso dessa ferramenta, pois com o uso exagerado da mesma cria pontos coloridos na imagem. Burn Tool (R) A Burn Tool é usada para escurecer partes de uma imagem por isso se diferencia dos filtros que aplicam o efeito na imagem inteira. Confira as propriedades da ferramenta na imagem abaixo: Tamanho: Ajusta o tamanho da ponta ferramenta, o tamanho varia de 1 a 100. Suavidade: a suavidade varia de 1 a 100, valores baixos dão um aspecto mais duro a ponta da ferramenta, valores altos dão um aspecto mais suave a ponta da ferramenta. Exposição: O valor da exposição pode ser ajustado de 1 a 100. Se você quiser um nível baixo de escurecimento, escolha um número baixo, para aquelas áreas que você quer realmente escurecer, escolha um número mais elevado. Forma: determina se a ponta da ferramenta é redonda ou quadrada. Range FAIXA: É uma lista com 3 opções: Shadows, Highlights e Midtones.» Shadows: Faz com que a ferramenta afete os tons escuros de uma imagem.» Highlights: Faz com que a ferramenta afete os tons claros de uma imagem.» Midtones: Faz com que a ferramenta afete os tons médios de uma imagem, tons entre as escalas claras e escuras. O funcionamento da Blur Tool é simples, configure suas propriedades, selecione a imagem, clique, segure e arraste ou cliques simultâneos dando retoques onde achar necessário. Observe a imagem abaixo:

13 Obs.: Note que a ferramenta foi aplicada na parte mais clara da imagem, deixando a mesma mais escura. Dodge Tool (R) A Dodge Tool é usada para clarear partes de uma imagem por isso se diferencia dos filtros que aplicam o efeito na imagem inteira. Confira as propriedades da ferramenta na imagem abaixo: Tamanho: Ajusta o tamanho da ponta ferramenta, o tamanho varia de 1 a 100. Suavidade: a suavidade varia de 1 a 100, valores baixos dão um aspecto mais duro a ponta da ferramenta, valores altos dão um aspecto mais suave a ponta da ferramenta. Exposição: O valor da exposição pode ser ajustado de 1 a 100. Se você quiser um nível baixo de clariamento, escolha um número baixo, para aquelas áreas que você quer realmente clariar, escolha um número mais elevado. Forma: determina se a ponta da ferramenta é redonda ou quadrada. Range (FAIXA): É uma lista com 3 opções: Shadows, Highlights e Midtones.» Shadows: Faz com que a ferramenta afete os tons escuros de uma imagem.» Highlights: Faz com que a ferramenta afete os tons claros de uma imagem.» Midtones: Faz com que a ferramenta afete os tons médios de uma imagem, tons entre as escalas claras e escuras. O funcionamento da Dodge Tool é idêntico ao da Burn Tool, configure suas propriedades, selecione a imagem, clique, segure e arraste ou cliques simultâneos dando retoques onde achar necessário. Observe a imagem abaixo:

14 Obs.: Note que a ferramenta foi aplicada em quase toda imagem, deixando a mesma mais clara. Smudge Tool (R) A Smudge Tool é usada para borrar pixels de uma imagem. Essencialmente, a Smudge Tool mistura cores de uma imagem no sentido que você empurra ou puxa os pixels. É como agarrar as cores e manchá-las através de outras cores. Confira as propriedades da ferramenta na imagem abaixo: Tamanho: Ajusta o tamanho da ponta ferramenta, o tamanho varia de 1 a 100. Forma: determina se a ponta da ferramenta é redonda ou quadrada. Suavidade: a suavidade varia de 1 a 100, valores baixos dão um aspecto mais duro a ponta da ferramenta, valores altos dão um aspecto mais suave a ponta da ferramenta. Pressão: regula a intensidade com que a ferramenta vai borrar, a escala varia de 1 a 100. Um ajuste mais baixo borra um pouco de cor, um valor mais elevado borra cores mais profundas. Cor: caixa de seleção de cores que funciona em função das propriedades Smudge color e Use entire document. Smudge color: se esta propriedade estiver ativada a primeira borrada na imagem começará com a cor selecionada na caixa de cores. Use entire document: se esta propriedade estiver ativada a ferramenta afeta todas as camadas existentes no documento mesmo se as outras camadas não estiverem selecionadas. Se não estiver ativada, somente a camada selecionada é afetada. O funcionamento da Smudge Tool é simples, configure suas propriedades, selecione a imagem, clique, segure e arraste.

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas:

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Criando arquivo novo Seleções Cor uniforme Lata de Tinta Criando camadas Janela

Leia mais

Como aplicar batom multicolorido.

Como aplicar batom multicolorido. Como aplicar batom multicolorido. 01. Pressione Ctrl+O e abra uma foto qualquer, para este tutorial iremos usar a imagem abaixo. 02. Pressione Ctrl+U para abrir a caixa de Matiz /saturação e defina os

Leia mais

MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS

MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS Utilizando Camadas As camadas representam uma forma efetiva para organização do trabalho. Podemos imaginar as camadas como películas sobrepostas onde podemos desenhar.

Leia mais

Paint Brush. 1- Conhecendo o Paint Brush...2. 2- Tamanho do desenho...2

Paint Brush. 1- Conhecendo o Paint Brush...2. 2- Tamanho do desenho...2 Paint Brush 1- Conhecendo o Paint Brush...2 2- Tamanho do desenho...2 3- Barra de Ferramentas...3 a) Recortar...3 b) Borracha...4 c) Balde...4 d) Conta-gotas...4 e) Lupa...4 f) Lápis...5 g) Pincel...5

Leia mais

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U)

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Animação Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Crie uma bola segurando a tecla SHIFT com uma cor qualquer Duplique essa bola através do menu Editar

Leia mais

[CURSO DE FÉRIAS FIREWORKS] JULHO / 2011

[CURSO DE FÉRIAS FIREWORKS] JULHO / 2011 Conteúdo 1. OBJETIVO DO FIREWORKS... 2 1.1 - Diferença entre imagem Vetorial e Bitmap... 2 1.2 - Formato de Arquivos... 3 2. AMBIENTE DO FIREWORKS... 3 2.1 - INICIANDO UM PROJETO... 4 3. DESENHANDO NO

Leia mais

Seleção Retangular Esta é uma das ferramentas mais usadas. A seleção será indicada pelas linhas tracejadas que fazem a figura de um retângulo.

Seleção Retangular Esta é uma das ferramentas mais usadas. A seleção será indicada pelas linhas tracejadas que fazem a figura de um retângulo. O que é o Gimp? O GIMP é um editor de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos e logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando o paradigma de camadas, remover

Leia mais

Adobe Photoshop CS5. Aula 5

Adobe Photoshop CS5. Aula 5 Adobe Photoshop CS5 Aula 5 Tema da aula: Mudando a cor dos olhos Assuntos tratados nesta aula: Criar nova camada Renomear camada Ferramenta Zoom Ferramenta Pincel Definindo Cor do Primeiro Plano Regulagem

Leia mais

PS02_02-08: Exercícios: Photoshop CS3. Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA. 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração:

PS02_02-08: Exercícios: Photoshop CS3. Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA. 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração: PS02_02-08: Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA Exercícios: 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração: 2) Finalize a configuração. A janela da imagem, também chamada de tela

Leia mais

Tutorial - Vetorizando uma fotografia

Tutorial - Vetorizando uma fotografia Tutorial - Vetorizando uma fotografia Thiago Santos 02-2013 Vetorizando uma fotografia Meu nome é Thiago Santos e vou mostrar a vocês como vetorizar uma fotografia. O processo não é muito complicado, mas

Leia mais

TUTORIAL DA FERRAMENTA FOTOR

TUTORIAL DA FERRAMENTA FOTOR TUTORIAL DA FERRAMENTA FOTOR 1- Acesse o site: http://www.fotor.com/pt/ 2- Na primeira página você já escolhe se deseja fazer uma colagem de imagem ou editar uma imagem apenas. Vamos começar por editar

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Exercício 1: Ajustes rápidos em retrato

Exercício 1: Ajustes rápidos em retrato UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM DESIGN DE MODA ILUSTRAÇÃO I PROFESSORA GISELE DOS SANTOS Exercício 1: Ajustes rápidos em retrato Figura 01: Foto

Leia mais

TUTORIAL: Criando e animando sprites no Inkscape

TUTORIAL: Criando e animando sprites no Inkscape TUTORIAL: Criando e animando sprites no Inkscape Pra quem não sabe, o Inkscape é um programa de desenho vetorial, assim como o Illustrator da Adobe, porém é software livre. Atualmente encontra-se na versão

Leia mais

Tutorial Paint Brush

Tutorial Paint Brush Tutorial Paint Brush GET da Engenharia Computacional Curso de Mídias Digitais Jan 17, 2011 GET da Engenharia Computacional Tutorial Paint Brush 1/27 O Paint é um programa utilizado para a criação de desenhos

Leia mais

Introdução ao Fireworks CS4

Introdução ao Fireworks CS4 Introdução ao Fireworks CS4 Profa. Flávia Pereira de Carvalho Fontes: Adobe Fireworks CS4 Design para Web Processor Alfamídia Criação de Sites: Layout e Projetos - Processor Alfamídia Crie, Anime e Publique

Leia mais

Introdução ao Fireworks CS4

Introdução ao Fireworks CS4 Introdução ao Fireworks CS4 Profa. Flávia Pereira de Carvalho Fontes: Adobe Fireworks CS4 Design para Web Processor Alfamídia Criação de Sites: Layout e Projetos - Processor Alfamídia Crie, Anime e Publique

Leia mais

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática O Paint é o programa de edição de imagens padrão do Windows, ao instalar o sistema o Paint é instalado automaticamente. Provavelmente,

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Uruaçu - 2009 Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu Rua Maranhão Quadra 02 Lote 01 Bairro JK Uruaçu Goiás Telefone: (62)3357-4237 - Fax : 3357-4217 E-mail nteuruacu@hotmail.com

Leia mais

Prática 2 Características do Flash

Prática 2 Características do Flash Prática 2 Características do Flash 1. Objetivos Se familiarizar com os Painéis, Frames e Timelines. Desenvolver uma animação simples. 2. Recursos Necessários Computador com o programa Macromedia Flash

Leia mais

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1... 3 Apresentação do Photoshop... 3 Barra de Menus... 3 Barra de Opções... 3 Barra de Ferramentas...4

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

Plano de Aula - Fireworks CS5 - cód. 4084 16 Horas/Aula

Plano de Aula - Fireworks CS5 - cód. 4084 16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Fireworks CS5 Plano de Aula - Fireworks CS5 - cód. 4084 16 Horas/Aula 1.1. Novidades do Fireworks CS5...23 1.2. Área de Trabalho...24 1.2.1. Painel Ferramentas...25 1.2.2.

Leia mais

Índice Apresentando o software Programa aberto Criando nova animação Trabalhando as animações Ferramentas Abrir uma figura como animação

Índice Apresentando o software Programa aberto Criando nova animação Trabalhando as animações Ferramentas Abrir uma figura como animação Apostila Índice Apresentando o software...o que são GIF s animadas Programa aberto 2 Criando nova animação 3 Trabalhando as animações 3 Ferramentas 4 Abrir uma figura como animação 5 Barras de ferramentas

Leia mais

COREL DRAW Material exclusivo do Apostilando.com

COREL DRAW Material exclusivo do Apostilando.com COREL DRAW Material exclusivo do Apostilando.com ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 A série... 3 01 - REFLEXOS... 4 02 DISCO VOADOR... 10 03 - LUPA... 13 04 RELÓGIO... 18 05 PIÃO... 22 06 BOTÃO MACINTOSH...

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Recortar esta imagem com a Polygonal Lasso Tool seria uma tarefa maçante e tediosa. 1. Edição de imagens: Fundo da. imagem

Recortar esta imagem com a Polygonal Lasso Tool seria uma tarefa maçante e tediosa. 1. Edição de imagens: Fundo da. imagem 1 1. Edição de imagens: Fundo da imagem. O que eu, comumente, percebo é que para selecionar um objeto de interesse na imagem é quase que automático e unânime utilizar a ferramenta Polygonal Lasso Tool.

Leia mais

Tutorial do programa

Tutorial do programa 1 Tutorial do programa I. Guia Rápido 1. Clique no produto. 2. Clique na pasta de imagens. 3. Clique em preenchimento auto. 4. Verificar pedido. 5. Finalizar pedido. 6. Fazer pagamento / Entrega. 7. Fazer

Leia mais

Desenhando no Flash. Comece um novo arquivo novo, de tamanho 500 X 300 pixels.

Desenhando no Flash. Comece um novo arquivo novo, de tamanho 500 X 300 pixels. Desenhando no Flash Os arquivos criados no Flash guardam e apresentam as informações gráficas vetorialmente. Isto significa que as imagens são entendidas como formas e preenchimentos e o que é armazenado

Leia mais

INTRODUÇÃO 01 MUDANDO O CURSOR DO MOUSE. A série

INTRODUÇÃO 01 MUDANDO O CURSOR DO MOUSE. A série FLASH CS5 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 A série... 3 01 MUDANDO O CURSOR DO MOUSE... 3 02 ANIMAÇÃO COM GUIAS... 5 03 MÁSCARAS COM BORDAS... 9 04 O SENHOR BATATA... 11 05 MUDANDO A COR DO CLIPE DE

Leia mais

c) Insira uma nova camada, acima daquela que contém o texto. Nomeie-a de máscara. Clique com o botão direito nesta camada e marque a opção Mask.

c) Insira uma nova camada, acima daquela que contém o texto. Nomeie-a de máscara. Clique com o botão direito nesta camada e marque a opção Mask. Prática 5 Efeitos 1. Objetivos Desenvolver animações usando máscaras Fazer metamorfose pelo uso do Break apart 2. Recursos Necessários Computador com o programa Macromedia Flash MX ou superior. 3. Conceitos

Leia mais

Escrito por Sáb, 15 de Outubro de 2011 21:33 - Última atualização Seg, 26 de Março de 2012 03:30

Escrito por Sáb, 15 de Outubro de 2011 21:33 - Última atualização Seg, 26 de Março de 2012 03:30 Preço R$129.00 Compre aqui Curso de Fireworks cs4, são 71 videoaulas, 1 dvd, 4.25 gigabyte - Clique aqui para ver o cronograma das aulas - Clique aqui para ver as imagens deste curso - Clique aqui para

Leia mais

Capítulo 1 - PHOTOSHOP

Capítulo 1 - PHOTOSHOP Capítulo 1 - PHOTOSHOP O Adobe Photoshop é um dos mais completos editores gráficos. Ele permite Que você faça os mais variados desenhos e ilustrações e ainda apresenta inúmeras operações de efeitos visuais.

Leia mais

Oficina de Manipulação e Edição de Fotografia e Imagem Digital GIMP

Oficina de Manipulação e Edição de Fotografia e Imagem Digital GIMP Oficina de Manipulação e Edição de Fotografia e Imagem Digital GIMP O que é o GIMP É um programa de criação e edição de imagens. Foi criado como uma alternativa livre ao Photoshop, ou seja, é um software

Leia mais

Lição1 Adobe Photoshop CS5. Área de Trabalho

Lição1 Adobe Photoshop CS5. Área de Trabalho Lição1 Adobe Photoshop CS5 Área de Trabalho CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Ajuste a cor no Camera Raw Clique no menu Arquivo, procure a pasta Lição1 e abra o arquivo 02Start.jpg. Note que a figura

Leia mais

Altere o modo de mesclagem do círculo com o efeito para Multiply na paleta Transparency, em seguida, reduza a opacidade para cerca de 15%.

Altere o modo de mesclagem do círculo com o efeito para Multiply na paleta Transparency, em seguida, reduza a opacidade para cerca de 15%. CRIANDO UM RELÓGIO O principal ingrediente que nós vamos adicionar a este projeto, além de um monte de círculos para construir a forma geral, é uma gama de preenchimentos de gradiente. Estes gradientes

Leia mais

Importar Imagens de uma máquina fotográfica

Importar Imagens de uma máquina fotográfica Índice Importar Imagens de uma máquina fotográfica -------------------------------------------------------2 Microsoft Digital Imagem Suite 2006---------------------------------------------------------------------5

Leia mais

NAPNE / RENAPI. Google SketchUp 8

NAPNE / RENAPI. Google SketchUp 8 NAPNE / RENAPI Google SketchUp 8 Agosto de 2011 Sumário 1 Introdução... 4 2 Requisitos básicos... 4 3 Itens... 4 3.1 Assista os tutoriais em vídeo... 5 3.2 Leia dicas e truques... 6 3.3 Visite a Central

Leia mais

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG)

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG) Corel Draw 12 Enviado por: Jair Marcolino Felix Corel Draw 12 O Corel Draw é um programa de design gráfico pertencente à Corel.O Corel Draw é um aplicativo de ilustração e layout de página que possibilita

Leia mais

Prática 3 Princípios da Animação

Prática 3 Princípios da Animação Prática 3 Princípios da Animação As animações em um site são bem discutidas quanto ao seu uso, pois, qualquer coisa que se movimenta na visão periférica ocupa lugar na consciência. Isso faz com que o usuário

Leia mais

Apostila de PowerPoint 2013

Apostila de PowerPoint 2013 Iniciando o Power Point 2013...01 Nova apresentação baseada no modelo...01 Escolhendo o esquema de cores do fundo do slide manualmente...02 Modificando o layout do slide... 03 Inserindo textos no slide...

Leia mais

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART Continuação 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART a) Vá para o primeiro slide da apresentação salva no item 31. b) Na guia PÁGINA INICIAL, clique no botão LAYOUT e selecione (clique) na opção TÍTULO

Leia mais

Macromedia Flash MX 1

Macromedia Flash MX 1 Macromedia Flash MX 1 Macromedia Flash MX 2 Universidade José do Rosário Vellano Bacharelado em Ciência da Computação Práticas de Ensino Alunos: Dayana Ribeiro de Castro Ferreira Luiz Ferreira Peçanha

Leia mais

COFFEE BREAK!!: CRIAÇÃO DE UM CARTAZ COM INKSCAPE

COFFEE BREAK!!: CRIAÇÃO DE UM CARTAZ COM INKSCAPE COFFEE BREAK!!: CRIAÇÃO DE UM CARTAZ COM INKSCAPE O Inkscape (http://www.inkscape.org/) é uma aplicação de Software Livre para desenho e edição electrónica de imagem vectorial. É uma ferramenta para edição

Leia mais

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Projetos

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Projetos Sistema topograph 98 Tutorial Módulo Projetos Como abrir um projeto existente _ 1. Na área de trabalho do Windows, procure o ícone do topograph e dê um duplo clique sobre ele para carregar o programa.

Leia mais

Conteúdo Programático do Photo Shop

Conteúdo Programático do Photo Shop O Ambiente Adobe Photoshop Conteúdo Programático do Photo Shop Características das Imagens Imagens Vetoriais e de Bitmap Tamanho e Resolução de Imagens Modos de Cores Formatos de Arquivo A Iniciação de

Leia mais

Aprendendo Corel Draw 2

Aprendendo Corel Draw 2 ÍNDICE Introdução Ferramentas do Trabalhando com cores Trabalhando com objetos Transformando objetos desenhados Clonagem de objetos Formatando objetos Preenchimentos e Contornos Preenchimento Gradiente

Leia mais

Vá em arquivo e clique em nova. Abrirá essa janelinha. Clique aqui, depois em mais... e escolha centímetros. Coloque 5,500 (5,5cm) Em opções

Vá em arquivo e clique em nova. Abrirá essa janelinha. Clique aqui, depois em mais... e escolha centímetros. Coloque 5,500 (5,5cm) Em opções Vá em arquivo e clique em nova. Abrirá essa janelinha. Clique aqui, depois em mais... e escolha centímetros. Coloque 5,500 (5,5cm) Em opções avançadas digite 300px (é a qualidade mínima aceitável em dpi)

Leia mais

Manual PAINT.NET de imagens

Manual PAINT.NET de imagens Manual PAINT.NET de imagens 1. Instalação 1.1 - Para instalar o programa paint.net, o primeiro passo é baixá-lo do endereço a seguir e salvá-lo em seu computador. http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/paint_net/paint.net.3.36.exe

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3 PHOTOSHOP CS5 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 A série... 3 01 - BOTÃO TRABALHADO... 3 02 - MUDANDO A COR DE CABELOS... 8 03 - QUEBRA CABEÇA... 11 04 TRATAMENTOS DE PELE... 16 05 MINI BOTÕES - WEB...

Leia mais

Compositor de Impressão do QGIS

Compositor de Impressão do QGIS Compositor de Impressão do QGIS 1. Introdução O Compositor de Impressão é uma ferramenta oferecida pelo QGIS para elaborar a versão final dos mapas que serão impressos. Permite a definição de escala e

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Quebra cabeça com Recorte Para a produção deste

Leia mais

CURSO PHOTOSHOP PARA FOTÓGRAFOS

CURSO PHOTOSHOP PARA FOTÓGRAFOS Capítulo 1 Introdução Introdução Faça suas próprias fotos ao longo do curso A fotografia e o Photoshop Capítulo 2 Dicas para obter sucesso com o Photoshop Você precisa conhecer tão bem de fotografia quanto

Leia mais

Mascarar imagens. Você aprenderá a. Abrir a imagem

Mascarar imagens. Você aprenderá a. Abrir a imagem Mascarar imagens Bem-vindo ao Corel PHOTO-PAINT, um sofisticado programa de edição de imagens de bitmap que permite o retoque de fotos existentes ou a criação de gráficos originais. Você aprenderá a Neste

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

No nosso exemplo, utilizámos apenas um braço e uma perna, que

No nosso exemplo, utilizámos apenas um braço e uma perna, que 1. Seleccione agora cada uma das camadas na janela Layers; 2. Escolha a Move Tool na barra de ferramentas e, com ela, posicione cada parte do alienígena, até ter algo como o visto na figura 4.56. Fig.

Leia mais

6.5. Renomeando Arquivos ou Pastas

6.5. Renomeando Arquivos ou Pastas 50 II. Para mover um arquivo, pasta, objeto dentro do Windows: 1) Clique com o mouse sobre a pasta, arquivo a serem movidos; 2) Mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado; 3) Arraste o objeto para

Leia mais

EXERCÍCIO 02 MANIPULANDO A IMAGEM

EXERCÍCIO 02 MANIPULANDO A IMAGEM UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM DESIGN DE MODA ILUSTRAÇÃO I PROFESSORA GISELE DOS SANTOS EXERCÍCIO 02 MANIPULANDO A IMAGEM A manipulação de uma

Leia mais

Retocar imagens. Você aprenderá a

Retocar imagens. Você aprenderá a Retocar imagens Bem-vindo ao Corel PHOTO-PAINT, um sofisticado programa de edição de imagens de bitmap que permite o retoque de fotos existentes ou a criação de gráficos originais Neste tutorial, você

Leia mais

Tutorial de animação quadro a quadro

Tutorial de animação quadro a quadro Tutorial de animação quadro a quadro quadro a quadro é uma técnica que consiste em utilizar imagens ou fotografias diferentes de um mesmo objeto para simular o seu movimento. Nesse caso, trata-se de relatar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Capítulo 10 Inserindo figuras e objetos... 2 Configurando AutoFormas... 2 Criando Caixas de Texto... 3 Inserindo Linhas e Setas... 3 Utilizando WordArt... 4 Inserindo Figuras... 5 Configurando figuras...

Leia mais

Textos com o Photoshop

Textos com o Photoshop Textos com o Photoshop Texto 1 Efeito Glow 1 Criar nova imagem em formato RGB 2 Aplicar cor ao fundo 3 Selecionar a ferramenta "Horizontal Type Mask Tool" e escrever o seu texto (usar no mínimo fonte tamanho

Leia mais

O segredo do retoque de pele

O segredo do retoque de pele O segredo do retoque de pele Dia após dia a fama do Photoshop aumenta, graças, principalmente, aos seus milagres nos retoques de pele. O mundo inteiro discute se é correto editar a textura da pele de modelos

Leia mais

O TUX VAI À ESCOLA: UMA INTRODUÇÃO À EDIÇÃO DE IMAGEM COM O GIMP

O TUX VAI À ESCOLA: UMA INTRODUÇÃO À EDIÇÃO DE IMAGEM COM O GIMP O TUX VAI À ESCOLA: UMA INTRODUÇÃO À EDIÇÃO DE IMAGEM COM O GIMP O GIMP (GNU Image Manipulation Program) (http://www.gimp.org/) é uma aplicação de Software Livre para desenho e edição de imagem digital.

Leia mais

Instrutor Alexandre - CorelDraw

Instrutor Alexandre - CorelDraw Quem não leu o meu primeiro tutorial, corra para ler, pois tem muitas dicas interessantes lá! Quem já leu, preparem-se para mais dicas!! Abra o COREL e coloque a folha na horizontal (paisagem). Feito assim

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36 Sumário Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem prévia autorização por escrito de Celta Informática, poderá ser reproduzida total ou parcialmente,

Leia mais

VPT 7 Primeiros passos

VPT 7 Primeiros passos VPT 7 Primeiros passos Manual preliminar para o VPT 7 Escrito por HC Gilje 28/04/13 Traduzido por VJ pixel Revisado por Paloma Oliveira A pasta VPT Na pasta do VPT você vai encontrar a pasta do projeto

Leia mais

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK 1 SÚMARIO ASSUNTO PÁGINA Componentes da Lousa... 03 Função Básica... 04 Função Bandeja de Canetas... 05 Calibrando a Lousa... 06

Leia mais

AULA 5 Manipulando Dados Matriciais: Grades e Imagens. 5.1 Importando Grades e Imagens Interface Simplificada

AULA 5 Manipulando Dados Matriciais: Grades e Imagens. 5.1 Importando Grades e Imagens Interface Simplificada 5.1 AULA 5 Manipulando Dados Matriciais: Grades e Imagens Nessa aula serão apresentadas algumas funcionalidades do TerraView relativas a manipulação de dados matriciais. Como dados matriciais são entendidas

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA EDIÇÃO DE IMAGENS DIGITAIS

COMPUTAÇÃO GRÁFICA EDIÇÃO DE IMAGENS DIGITAIS COMPUTAÇÃO GRÁFICA EDIÇÃO DE IMAGENS DIGITAIS Curso: Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: COMPUTAÇÃO GRÁFICA 4º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA EDIÇÃO DE IMAGENS POWER POINT Criar

Leia mais

Gabarito. Adobe Photoshop - Essencial. 1 - Ferramenta Pincel (Utilizado para colorir com o tom e tamanho definidos)

Gabarito. Adobe Photoshop - Essencial. 1 - Ferramenta Pincel (Utilizado para colorir com o tom e tamanho definidos) Aula Questão Resposta Introdução ao Adobe Photoshop - N - A área de trabalho do Photoshop pode ser dividida em quatro áreas: Barra Superior, Barra de Ferramentas, Área de Uso e Área das Paletas. - A área

Leia mais

Para alterar o texto diretamente na página selecione a ferramenta Texto e clique sobre o bloco de texto parágrafo ou artístico.

Para alterar o texto diretamente na página selecione a ferramenta Texto e clique sobre o bloco de texto parágrafo ou artístico. Quando precisarmos utilizar trechos de texto mais longos, como frases inteiras e parágrafos, utilizaremos o recurso Texto Parágrafo. Para iniciarmos um texto parágrafo selecionamos a ferramenta Texto e

Leia mais

Técnica de Iluminação por Fernando Bagnola www.fotografia-dg.com

Técnica de Iluminação por Fernando Bagnola www.fotografia-dg.com FOTOS NOTURNAS COM FLASH PORTÁTIL SINCRONIZADO COM A LUZ DISPONÍVEL (com explicação do tratamento da imagem) A imagem a seguir é o resultado final que eu queria! Parte 1: A Técnica Fotográfica A Construção

Leia mais

Apostila de CmapTools 3.4

Apostila de CmapTools 3.4 Apostila de CmapTools 3.4 Índice Definição do software... 3 Criando um novo mapa... 3 Adicionando um conceito... 3 Alterando a formatação das caixas (Barra de Ferramentas Estilos Paleta Styles)... 7 Guia

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Vetorizar imagens Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você irá vetorizar uma imagem de bitmap para convertê-la

Leia mais

Personagens no Autodesk Sketchbook Pro

Personagens no Autodesk Sketchbook Pro Personagens no Autodesk Sketchbook Pro Humberto Thimoteo da Cunha Descrição da Classe: Uma demonstração de como desenhar, pintar e dar vida aos personagens utilizando o Sketchbook Pro, demonstrando os

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Photoshop CS6 Avançado

Photoshop CS6 Avançado Photoshop CS6 Avançado Sumário INICIANDO O PHOTOSHOP... 2 MONTAGEM E REDIMENSIONAMENTO ENTRE DUAS IMAGENS... 3 FERRAMENTA TRANSFORMAÇÃO LIVRE... 5 AJUSTANDO NÍVEIS DE LUMINOSIDADE E CORES... 6 AJUSTANDO

Leia mais

Como Fazer um Template Profissional

Como Fazer um Template Profissional InfoprodutoBrasil INFOPRODUTOBRASIL Como Fazer um Template Profissional passo a passo Adriene Miranda Vol.1 W W W. I N F O P R O D U T O B R A S I L. C O M. BR Olá, meu nome Adriene Miranda. Não sou expert

Leia mais

4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0

4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0 UPE Campus III Petrolina 4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0 GT-Paisagem Prof. Dr. Lucas Costa de Souza Cavalcanti 1 INTRODUÇÃO Este tutorial ensina como elaborar o layout de mapas no QGIS 2.0. O layout é

Leia mais

Tutorial USERADM. Inserindo conteúdos no site

Tutorial USERADM. Inserindo conteúdos no site Tutorial USERADM Inserindo conteúdos no site Como acessar o Administrador de Conteúdos do site? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar o site da Prefeitura de Aliança-TO,

Leia mais

Introdução ao Adobe Flash CS4

Introdução ao Adobe Flash CS4 Principais Arquivos do Flash http://tv.adobe.com/show/learn-flash-professional-cs4/ Introdução ao Adobe Flash CS4 Profa. Flávia Pereira de Carvalho Fontes: Adobe Flash CS4 Design para Web Processor Alfamídia

Leia mais

Exercício 6: Elaboração de croquis rebuscados e adição de fotos no desenho.

Exercício 6: Elaboração de croquis rebuscados e adição de fotos no desenho. UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM DESIGN DE MODA ILUSTRAÇÃO I PROFESSORA GISELE DOS SANTOS Exercício 6: Elaboração de croquis rebuscados e adição

Leia mais

AULA 5 Manipulando Dados Matriciais: Grades e Imagens. 5.1 Importando Grades e Imagens Interface Simplificada

AULA 5 Manipulando Dados Matriciais: Grades e Imagens. 5.1 Importando Grades e Imagens Interface Simplificada 5.1 AULA 5 Manipulando Dados Matriciais: Grades e Imagens Nessa aula serão apresentadas algumas funcionalidades do TerraView relativas à manipulação de dados matriciais. Como dados matriciais são entendidas

Leia mais

Sobre a Segunda Parte: Sobre a Primeira Parte:

Sobre a Segunda Parte: Sobre a Primeira Parte: Tutorial Sobre Como Criar Sprites 3D Utilizando o Editor Gráfico do Word e Sobre Como Manipular Sprites Criados no Word Utilizando o Programa de Criação de Jogos Game Maker Sobre a Primeira Parte: Esta

Leia mais

Windowns Live Movie Maker

Windowns Live Movie Maker Windowns Live Movie Maker PROGRAMA CONECTIVIDADE AMBIENTE VIRTUAL PARA APRENDIZAGEM COLABORATIVA CURSO DE TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO Diretoria de Educação Assessoria de Tecnologias Educacionais Gerência de

Leia mais

TUTORIAL PARA CONFECÇÃO DE BANNERS PARA SITES: Um logo deve ser composto basicamente de uma textura (fundo), um título e uma figura correspondente.

TUTORIAL PARA CONFECÇÃO DE BANNERS PARA SITES: Um logo deve ser composto basicamente de uma textura (fundo), um título e uma figura correspondente. TUTORIAL PARA CONFECÇÃO DE BANNERS PARA SITES: Um logo deve ser composto basicamente de uma textura (fundo), um título e uma figura correspondente. A finalidade do logo é deixar sua página mais atrativa

Leia mais

Criar trabalhos realistas com o preenchimento de malha

Criar trabalhos realistas com o preenchimento de malha Criar trabalhos realistas com o preenchimento de malha Ariel Garaza Díaz Sobre o autor Ariel mora e trabalha em Montevidéu, Uruguai. Tornou-se um designer profissional em 1980 e usa o software Corel desde

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Tutorial: Abrindo Vídeos e Medindo Comprimentos no ImageJ

Tutorial: Abrindo Vídeos e Medindo Comprimentos no ImageJ 1 1. Introdução Tutorial: Abrindo Vídeos e Medindo Comprimentos no ImageJ O ImageJ é um software livre (freeware) que pode ser obtido gratuitamente no site http://rsb.info.nih.gov/ij/. Esse software é

Leia mais

Criar trabalhos realistas com o preenchimento de malha

Criar trabalhos realistas com o preenchimento de malha Criar trabalhos realistas com o preenchimento de malha Ariel Garaza Díaz Nascido em Montevidéu, Uruguai, Ariel vive e trabalha em Madri, Espanha. Ele é designer profissional desde 1980 e usuário de softwares

Leia mais

Photoshop Ponto de fuga Efeito artístico Composição avançada

Photoshop Ponto de fuga Efeito artístico Composição avançada Photoshop Ponto de fuga Faça edição de imagens em perspectiva Efeito artístico Utilize filtros e efeitos para transformar fotos em desenho Composição avançada Recurso do Photoshop permite combinação de

Leia mais

Tour pela área de trabalho

Tour pela área de trabalho Tour pela área de trabalho Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você se familiarizará com a terminologia

Leia mais

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 11)

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 11) Prof. Breno Leonardo G. de M. Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 11) 1 Roteiro Apresentação da bandeira do Brasil Acompanhar o aluno Demonstrar como

Leia mais

Trabalhar com Layers em Photoshop

Trabalhar com Layers em Photoshop Painel Layers / Camadas Trabalhar com Layers em Photoshop Existem cinco tipos de layers / camadas, que podem estar listados neste painel: - de imagem, contendo pixéis - de texto, com texto editável - de

Leia mais

Exemplo Cartão de Visita 88 x 48mm

Exemplo Cartão de Visita 88 x 48mm Criando e configurando arquivos para impressão gráfica no Adobe Photoshop Exemplo Cartão de Visita 88 x 48mm Etapa 1 Crie um novo documento em Arquivo>Novo e configure-o com as especificações mostradas

Leia mais

INDÍCE. Esta apostila foi baixada do site Geek Brasil http://www.geekbrasil.com.br

INDÍCE. Esta apostila foi baixada do site Geek Brasil http://www.geekbrasil.com.br INDÍCE Visão Geral: Introdução ao Fireworks...2 Ferramentas de desenho...3 Pintar o traço e o preenchimento...3 Botões JavaScript...5 Criar um botão...5 Duplicar o botão...12 Rollovers sofisticados...14

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais