Baseado no livro Magos do Mercado Entrevistas com Top Traders, de Jack D. Schwager.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Baseado no livro Magos do Mercado Entrevistas com Top Traders, de Jack D. Schwager."

Transcrição

1 FILOSOFIA OPERACIONAL DE TOP TRADERS Baseado no livro Magos do Mercado Entrevistas com Top Traders, de Jack D. Schwager. Comecei a acompanhar o mercado financeiro, mais especificamente a bolsa de valores no final de Desde então, estudei diversas teorias e métodos de análise com o objetivo de ganhar dinheiro no mercado financeiro com consistência, por muitos e muitos anos. Através da observação de várias pessoas e gurus, da experiência adquirida nas minhas próprias operações, e das conversas com amigos, me convenci que não existe uma técnica ideal para ganhar dinheiro no mercado, e que aqueles que são considerados os maiores especialistas são os que mais erram. Não é à toa que a maior parte deles só consegue ganhar dinheiro como empregados, ou através da venda de livros, cursos, consultorias, sistemas, etc. A partir desse constatação, comecei a estudar a psicologia dos investidores de sucesso. Foi com este objetivo que li e reli algumas vezes o livro Magos do Mercado Entrevistas com Top Traders, de Jack D. Schwager. Nas próximas páginas segue um resumo das minhas principais observações sobre a psicologia operacional de cada um dos top traders presentes no livro. Tenho que certeza que é uma leitura muito instigante. Mario José Monnerat Vianna 20/07/2007 Fonte: SCHWAGER, Jack D. Magos do Mercado: Entrevistas com Top Traders. Tradução Márcio Noronha. Rio de Janeiro: Editec, Disponível em

2 MICHAEL MARCUS Jamais apostar tudo em uma única operação; Apostar um valor total que, se você perder, ainda consiga continuar no negócio. Para ele, a perda máxima por operação deve ser de 5% do capital; Cortar rapidamente as perdas; Esperar uma situação claramente definida para só então operar. Para ele, uma situação claramente definida é aquela que una os fundamentos, a técnica e o tom do mercado; Permanecer no mercado enquanto uma tendência principal estiver em andamento; Se você for surpreendido por um movimento de preços contra a sua posição que não possa compreender, saia da posição primeiro e procure a razão depois; Quando a volatilidade e o momento se tornarem insanos, pule fora; Não opere emocionalmente, analise as suas operações; Siga sua própria luz. Não opere da maneira de outro trader ou pelos motivos de outro trader. Permaneça fiel ao seu próprio estilo; A causa principal da desajuste financeiro da maioria das pessoas é a crença de que se pode confiar nos experts para ajudarem. Tipicamente, os assim chamados experts não são traders e nunca chegarão a ser; Operar exige um intenso envolvimento pessoal. Você tem que fazer o seu próprio dever de casa; Um bom trader não pode ser rígido, deve estar realmente aberto a ver tudo; O sexto sentido é muito importante nas operações. Não conheço nenhum grande trader profissional que não o tenha; Ser um trader bem sucedido também exige coragem: coragem para tentar, coragem para falhar, coragem para vencer, e coragem para prosseguir quando ir em frente se torna cansativo; Você precisa ter uma vida equilibrada, encontrar divertimento fora das operações; Operar é emoção. É psicologia de massa, ganância e medo.

3 BRUCE KOVNER Se ocorre algo no mercado que perturba meu equilíbrio emocional e minha percepção do que o mundo é, fecho todas as posições relacionadas ao acontecimento; Você pode ganhar um milhão de dólares (grifo do original); Se você se dedicar, grandes coisas podem acontecer; Se você assumir uma posição e usar disciplina, realmente conseguirá atingir o seu objetivo; Você tem que aceitar cometer enganos regularmente, não há nada errado nisso; Um bom trader é forte, independente e contrário nos extremos. É capaz de assumir posições que outros não estão querendo assumir. É disciplinado o bastante para assumir as posições do tamanho certo; Um trader ganancioso sempre se arrebenta; Sempre que entro numa operação, tenho um estope pré-determinado. Esta é a única maneira de conseguir dormir; Uma perda de dinheiro, por si só, me deixa desanimado, portanto reduzo minhas posições; Os traders que conheço que se julgaram infalíveis e tentaram interferir no mercado, no final cometeram o erro de operar acima de sua capacidade e acabaram sucumbindo; O desgaste emocional de operar é substancial. Se você se deixa influenciar pelas perdas, não pode operar; Assumir perdas não me aborrece. A única coisa que me perturba é a má administração do capital; Para ganhar dinheiro você tem que manter uma posição com convicção. Isso é muito difícil quando você está seguindo outra pessoa; Se você não trabalhar arduamente, é extremamente improvável que venha a se tornar um bom trader; Não personalize o mercado. O mercado não é um desafio pessoal. Ele é totalmente impessoal. Ele não se importa se ganha dinheiro ou não; Sempre que um trader diz eu quero, ou eu espero, ele está se engajando em uma maneira destrutiva de pensar, porque isso afasta a sua atenção do processo de diagnóstico; Um bom trader não prediz o futuro, ele simplesmente observa o que está acontecendo e faz apostas racionais.

4 RICHARD DENNIS Em uma operação, se deve ir com a tendência. Quanto mais forte ela for, melhor seguir a tendência é algo que deve sempre funcionar no longo prazo; Se ocorrer uma perda desestabilizante, ponha um pouco de tempo entre a perda e sua próxima decisão; Você tem que minimizar suas perdas e preservar capital para aqueles raros instantes, quando é possível ganhar muito num curto período de tempo; No longo prazo, a influência da sorte no desempenho de um trader é rigorosamente zero. Entretanto, em uma operação individual, quase tudo é sorte; A experiência de operar é tão intensa, que existe uma tendência natural a querer evitar pensar sobre ela. Entretanto, quando as coisas vão mal, é necessário refletir sobre as operações; A intuição tem o mesmo peso que o lado técnico das operações; Neste negócio você deve aguardar o inesperado, esperar o extremo; Não fique muito preso à história; Defina sempre o seu risco máximo. Uma vez atingido, simplesmente saia; Ser consistente e ter certeza que segue o seu sistema o tempo todo. Seja qual for o método que você use para entrar nas operações, a parte mais crítica é que, se houver uma tendência principal, sua abordagem deve assegurar que você entrará a seu favor; As cotações das commodities seguem tendências. As cotações das ações seguem caminhos mais aleatórios; A forma correta de lidar com uma onda de prejuízos é cortando-os. Parando e saindo por um tempo; Um trader deve tomar suas próprias decisões de mercado, sem se deixar influenciar por outros traders; As decisões operacionais devem ser tomadas com o mínimo possível de emoção; Aprenda com os seus erros; Não se deixe influenciar pelas flutuações do dia-a-dia do seu patrimônio; Mantenha o foco naquilo que estiver fazendo acertadamente; Não se dê ao luxo de perder uma grande oportunidade de lucro.

5 PAUL TUDOR JONES Até certo ponto, para ser um bom trader, você tem que ser um contrário; Aprende-se mais dos erros do que dos sucessos; Nunca opere acima da capacidade do mercado; É preciso aprender disciplina e administração do dinheiro; Se tiver posições indo contra mim, me livro delas; se estiverem a meu favor, eu as mantenho; Estou sempre pensando sobre perder dinheiro, em oposição a ganhar dinheiro; Se o mercado atingir o meu estope, saio, não importa o que aconteça; A cada dia meu objetivo é chegar ao fim do dia com mais do que comecei; Sempre penso minha posição a partir do fechamento do dia anterior; O controle do risco é a coisa mais importante em uma operação; Não faça média em posições perdedoras; Diminua seu volume operacional quando estiver operando mal. Aumente-o quando estiver operando bem; Nunca opere em situações que você não tenha controle; Se você tiver uma posição perdedora que esteja lhe deixando desconfortável, saia. Você sempre poderá retornar; Tenha uma estratégia defensiva e não ofensiva; Não banque o herói. Não tenha um ego exagerado. Questione sempre a si mesmo e à sua habilidade. Nunca ache que você é muito bom; Se você fizer uma boa operação, não pense que isto foi porque você descobriu algum segredo; Mantenha sempre seu senso de confiança, mas conserve-o em cheque; Acredito que o melhor dinheiro é obtido nas viradas de mercado; Tudo o que vi acontecer até aqui é como se fosse história. Passou. Tento evitar qualquer ligação emocional com algum mercado. Não tenho nenhuma lealdade a qualquer posição; Se você estiver errado, mude de idéia; Não há nada pior do que um dia ruim de operações; Não dê ênfase a ganhar dinheiro. Dê ênfase a proteger o que você tem.

6 GARY BIELFELDT Bielfeldt não acredita em diversificação. O trader deve selecionar uma área e se tornar autoridade nela; Deixe os lucros crescerem; Interrompa as perdas; Permaneça com as vencedoras e se livre das perdedoras; Para operar bem, é necessário ter disciplina e paciência; Antes de entrar numa operação, você deve pensar a respeito dela do começo ao fim, desenvolver um plano de suas estratégias para várias contingências; Você deve ter um objetivo de longo prazo para cada operação; Use estope de proteção móvel de acordo com a evolução da operação; Opere dentro da sua capacidade; Para ser um trader bem sucedido, você precisa de: Primeiro e mais importante, ter disciplina; Segundo, ter paciência se estiver numa boa operação e mantê-la; Terceiro, precisa de coragem para entrar no mercado, e a coragem vem da capitalização adequada; Quarto, tem que estar disposto a perder, e isso também se relaciona a uma capitalização adequada; Quinto, tem que ter um forte desejo de ganhar. Você não pode deixar uma operação perdedora abatê-lo emocionalmente; Seja muito criterioso ao assumir riscos; Tenha a paciência de esperar pela operação certa para seguir em frente.

7 ED SEYKOTA A chave para a sobrevivência e a prosperidade no longo prazo tem muito a ver com as técnicas de administração de recursos, incorporadas a sistemas técnicos; A longevidade é a chave do sucesso; Não se envolva emocionalmente com suas operações; Os elementos de uma boa operação são: (1) cortar as perdas, (2) cortar as perdas e (3) cortar as perdas. Se você puder seguir estas três regras, você pode ter uma chance; Coloque em risco menos de 5% de sua conta por operação; A intuição é importante. Seja sensível às sutis diferenças entre intuição e desejo interno ; Os mercados estão sempre mudando; Normalmente ignoro os conselhos de outros traders, especialmente daqueles que estão com uma coisa segura. Os veteranos, que falam sobre talvez haja uma chance de tal e tal, na maioria das vezes antecipam e estão certos; Tentar compreender os mercados é um pouco fútil; A sorte desempenha um enorme papel no sucesso operacional; Os traços principais do trader vencedor são: (1) Ele adora operar e (2) Ele adora ganhar; Alguns dos traders mais notáveis e interessantes operam visando mais do que apenas lucro. Eles, possivelmente, o fazem também por diversão; Uma das melhores maneiras de aumentar os lucros é estabelecer parâmetros e cenários, de forma que possa alinhar o seu consciente e o seu subconsciente na direção de fazer lucros; Cada um consegue o que quer do mercado exatamente o que quer.

8 LARRY HITE Investimento bem sucedido é uma questão de probabilidades. Se você puder computar as probabilidades, poderá encontrar e testar métodos que consigam vencer o mercado; Os mercados são ineficientes, por isso é possível vencê-los; Os mercados mudam, as pessoas não. É por isso que o jogo funciona; O que torna esse negócio tão fabuloso é que, embora você não possa saber o que acontecerá amanhã, pode ter uma idéia muito boa do que irá acontecer no longo prazo; Não opero por excitação.; Opero para ganhar; Nós sabemos que não sabemos. Não importa qual informação você tenha, não importa o que esteja fazendo, você pode estar errado; Se você nunca apostar seu estilo de vida, de um ponto de vista operacional, nada de mau irá lhe acontecer algum dia; Se você sabe qual é o pior resultado possível, isto lhe dá uma tremenda liberdade; Embora você não possa quantificar a recompensa, pode quantificar o risco; Nós diversificamos de duas maneiras. Primeiro, operamos diversos mercados diferentes. Segundo, usamos vários sistemas diferentes, variando entre o curto e o médio prazos; Nós vigiamos a volatilidade, saindo de mercados cuja volatilidade ameace a relação retorno/risco esperada; Resumindo, nós controlamos rigidamente o risco; O especulador tem a vantagem de não ter que jogar. Ele pode escolher operar somente quando as probabilidades estão a seu favor; Se você não avaliar risco com profundidade, ele vai te pegar; Nós não operamos mercado, nós operamos dinheiro; É incrível o quanto você pode ficar rico, não sendo perfeito; Não conheço muitas pessoas que tenham ficado ricas obtendo pequenos lucros; Se você operar qualquer ativo, controlar o seu risco e seguir a tendência, simplesmente tem que funcionar ; Se você não apostar, não poderá ganhar. Se perder todas as suas fichas, não poderá apostar.

9 MICHAEL STEINHARDT Para ganhar dinheiro nos mercados, você tem que querer entrar no caminho do perigo; Sobre hedge: Se o seu problema for tão grande que necessite protegê-lo, por que não resolver diretamente, em vez de assumir uma posição à parte? Se tiver cometido um erro, administre-o, não o complique; Em certo sentido, sou um monitor negativo da minha carteira. Repasso todas as ações da minha carteira com muita freqüência; Você precisa assumir uma posição de tamanho apropriado. Se você assumir pequena demais, não será significativo. Se assumir grande demais, poderá ser expulso se o seu timing estiver ligeiramente desregulado; Investir exige coragem, comprometimento e um entendimento de sua própria psicologia; Enquanto eu acreditar que estou certo, continuarei com a posição; Uma boa operação é um equilíbrio peculiar entre a convicção de seguir suas idéias e a flexibilidade de reconhecer quando você cometeu um erro; Não há fórmulas absolutas nem padrões fixos. Os mercados estão sempre mudando e o trader bem sucedido precisa se adaptar a essas mudanças.

10 WILLIAM O NEIL Grandes oportunidades ocorrem a cada ano. Fique preparado e vá atrás delas. Você verificará que pequenas sementes podem germinar e se transformar em árvores gigantes. Tudo é possível com persistência e trabalho árduo. Tudo pode ser feito, e sua própria determinação em ter sucesso é o elemento mais importante; Nunca assuma um risco ilimitado. Antes de qualquer operação você deve decidir a que preço irá encerrá-la se ocorrer uma perda; Corte o seu prejuízo rápido; O segredo de ganhar no mercado não é estar certo o tempo todo. A chave é perder a menor quantidade de dinheiro possível quando estiver errado; Deixar as perdas crescerem é o erro mais sério da maioria dos investidores; Mantenha uma ação enquanto ela estiver se comportando apropriadamente; A diversificação é um seguro para a ignorância; Os gráficos fornecem informações valiosas sobre o que está ocorrendo, que não podem ser obtidas facilmente de nenhuma outra forma. Eles permitem que você acompanhe um enorme número de ações diferentes de maneira organizada; Se você enfrentar uma onda de perdas e isto não for por você estar fazendo algo de errado, isso lhe diz que o mercado inteiro está indo mal. Se tiver cinco ou seis perdas seguidas, deve dar uma parada para ver se está na hora de começar a fazer caixa; O mercado de ações não é nem eficiente nem aleatório. Ele não é eficiente porque existem demasiadas opiniões mal concebidas. Ele não é aleatório porque as fortes emoções dos investidores podem criar tendências; O sucesso operacional exige três componentes básicos: um processo eficiente de seleção de operação; controle de risco; e disciplina para aderir aos dois primeiros itens.

11 DAVID RYAN Dei a volta por cima aprendendo com todos os erros que eu tinha cometido; Eu sabia que ia me dar muito bem, porque tinha estudado com muito afinco e estava determinado a ser disciplinado; Você aprende mais com o próprio mercado. Cada vez que compro uma ação, anoto as razões porque comprei. Fazer isto ajuda a cimentar em minha mente as características de uma ação vencedora e me ajuda a aprender com os meus erros; Quanto mais disciplinado você puder ser, melhor você irá funcionar no mercado; Quanto mais você der ouvido a dicas e boatos, mais dinheiro você perderá; Elimino as minhas perdedoras muito rapidamente; Não tenho um objetivo nas ações que compro. Espero a ação subir, construir uma base e penetrá-la, aí liquido; Tento comprar uma ação quando tenho a maior chance de ganhar dinheiro; A maior coisa sobre o mercado é que é sempre divertido estar procurando a próxima grande vencedora tentando encontrar a ação com todas as características que vão fazer com que ela tenha um grande movimento.

12 MARTY SCHWARTZ A bolsa é uma arena e os outros traders são os adversários; Acredito que se aprende mais na adversidade; Me tornei vencedor quando fui capaz de separar as necessidades do meu ego do ato de ganhar dinheiro; Se você ganhar dinheiro todo mês, nada de mau irá lhe acontecer. Não será a pessoa mais rica do mundo, mas que diferença isso faz? Tenho uma mentalidade de eu contra eles que me ajuda a ser um trader melhor, mais agressivo, desde que eu mantenha uma inclinação intelectual no meu trabalho e disciplina na administração de recursos; Uma das atitudes mais suicidas que você pode fazer numa operação é aumentar suas compras numa posição perdedora; Sempre que surge um período realmente difícil, tento jogar na defesa, na defesa, na defesa. Eu acredito em proteger o que se tem; Eu estou tentando ganhar infinitamente quando opero; Após uma perda muito devastadora, sempre jogo muito pequeno e tento ficar no azul. Não é pelo dinheiro ganho, mas para obter meu ritmo e a confiança de volta; Não importa o quanto você seja bem sucedido, você sabe quantas vezes você passa apertado. Como trader, você é forçado a enfrentar os seus erros porque os números não mentem; Após uma forte seqüência de lucros, diminuo minha aposta, em vez de aumentar. Sempre tive meus maiores fracassos após minhas vitórias; Antes de tomar uma posição, saiba sempre a quantia que você pode perder. Conheça o seu limite e o respeite; O principal é: trabalho, trabalho, e mais trabalho; O mais importante é a administração do dinheiro. Não deixe suas perdas lhe fugirem ao controle. Provavelmente eu não ganhe tanto dinheiro assim, mas estou mais preocupado em controlar as perdas; Sempre realizo meus prejuízos rapidamente; A maioria dos traders perde dinheiro porque, para eles, isso é mais fácil do que admitir que estão errados; Pense que você pode tornar-se mais bem sucedido do que jamais sonhou, porque foi isto que aconteceu comigo.

13 JAMES B. ROGERS, JR. (JIM ROGERS) Sempre que compro ou vendo alguma coisa, tento certificar-me primeiro que não vou perder dinheiro. Se o valor estiver atraente, então mesmo estando errado não irei perder muito dinheiro; Uma das melhores regras que alguém pode aprender sobre investimentos é não fazer nada, absolutamente nada, a menos que haja alguma coisa a ser feita. Espere uma situação do tipo Pescar só com o peixe dentro do barril. Simplesmente não faça nada até ter certeza de que está certo; Numa situação extrema em que os mercados vão contra você, você tem que descobrir se está certo ou errado. Se estiver errado, então o primeiro prejuízo é o melhor. Mas se estiver correto, então não deve fazer nada a ser sentar ali e deixar a histeria do mercado o envolver; Não existe prejuízo não realizado. Ou você tem o prejuízo, ou não; Deve ficar escrito como um axioma que você sempre deve investir contra os bancos centrais, quando estes tentam amparar uma tendência de uma moeda; Nunca, jamais, siga a sabedoria convencional no mercado. Você tem que aprender a ir contra os mercados. tem que aprender a pensar por si mesmo. A ver que o rei está nu. A habilidade de se afastar da sabedoria convencional não é muito comum; O mundo está sempre mudando. Fique ciente das mudanças; Você deve ser flexível e ficar alerta para investir em qualquer coisa; Um bom investimento é realmente apenas senso comum. Mas é surpreendente como poucas pessoas têm senso comum; Não creio no ditado que diz que A tendência é sua amiga. Talvez isso seja válido por alguns minutos em Chicago mas, na maior parte das vezes, seguir o que outra pessoa está fazendo raramente é uma maneira de ficar rico. Você pode ganhar dinheiro assim por algum tempo, mas continuar ganhando é muito difícil; A tendência economicamente justificada é diferente. Você tem que ver antecipadamente a mudança entre a oferta e a procura, comprando cedo, e só comprar mercados que continuarão seguindo por anos.

14 MARK WEINSTEIN Para controlar o risco dependo do meu sistema nervoso e da reação do meu estômago; Prefiro operar para ganhar pequenos lucros e tentar erradicar as operações desvantajosas. Eu não quero assumir nenhum tipo de risco; Tenho um medo real dos mercados, que me forçou a afiar meu timing com grande precisão. Meu timing é uma combinação de experiência e do meu sistema nervoso. Se meu sistema nervoso me disser para sair de uma posição, isto é porque a atividade do mercado disparou alguma coisa no meu conhecimento e experiência que já vi antes; Outro motivo por que não perco muito, é porque espero o momento exato; São minha regras operacionais: Faça sempre o seu dever de casa; Não seja arrogante. Quando você fica arrogante, negligencia o controle de risco. Os melhores traders são os mais humildes; Compreenda as suas limitações; Seja você mesmo. Pense contra a turba, pois eles deverão perder, com o tempo; Não negocie até que uma oportunidade se apresente. Saber quando permanecer fora dos mercados é tão importante quanto saber quando estar lá dentro; Sua estratégia tem que ser flexível o bastante para mudar quando o ambiente mudar; Não seja muito complacente, uma vez tendo conseguido seus lucros. Uma vez atingida a meta, agarre os seus lucros. Aprender a perder é mais importante do que aprender a ganhar; Limite as perdas rapidamente.

15 BRIAN GELBER Com o passar do tempo, peguei a manha de como ganhar dinheiro. Em vez de dizer Eu tenho uma opinião e quero expressá-la no mercado, comecei a indagar Afinal, como posso ganhar dinheiro? Preste atenção aos seus instintos. Seu estômago freqüentemente lhe diz o que você deve fazer; Você tem que conhecer a si mesmo, e colocar esse conhecimento para funcionar no mercado; Não importa se minha opinião está certa ou errada, tudo o que importa é se eu ganho dinheiro; A maioria dos traders que falham têm grandes egos e não podem admitir que estão errados; Outros traders falham porque se preocupam demais com a possibilidade de perda; A capacidade de aceitar perdas é uma característica de um trader vencedor; Nunca faça média numa operação perdedora; Evite operar em excesso e pedir dicas; Em uma seqüência perdedora, instintivamente opero menor e às vezes dou um tempo. É um bom hábito começar tudo de novo.

16 TOM BALDWIN O objetivo é sempre minimizar o risco; Começo o dia com uma opinião. Se notar algo que mude minha cabeça, faço o ajuste; O que faz um trader superior é muito trabalho duro. É a perseverança. É gostar de fazer o que faz. Ademais, ter um desprendimento total do dinheiro. No momento em que você pensa no dinheiro, você está liquidado; Você não pode pensar uma operação em termos de dinheiro; O trader perdedor não consegue plantar e esperar o tempo necessário para colher; Operar é como qualquer emprego. Se você permanecer o tempo necessário, terá o que colher. Você trabalha duro, põe nele seu tempo e esforços, e faz sua própria sorte; Um trader deve ser paciente. A paciência é um traço muito importante; Você deve saber assimilar as perdas; A melhor maneira de lidar com os prejuízos é sair (da posição); Você tem que se adaptar ao seu sucesso. Se ganhar muito dinheiro, de repente começa a pensar que é infalível. Você esquece que a razão de estar certo foram todos aqueles pequenos fatores que seguiu. Quando passa a pensar: Eu sou o cara que vi comandar a rua, você é batido; Para ser um grande trader, você tem que ter o ego grande o suficiente para ter confiança em si mesmo. Mas não pode deixar o seu ego entrar no caminho de uma operação perdedora. Você tem que engolir seu orgulho e sair fora; Faço o que faço porque gosto, e espero que isto permaneça assim.

17 TONY SALIBA Você tem que ser disciplinado e fazer seu dever de casa. Se fizer estas duas coisas, poderá ganhar dinheiro aqui; O que eu deveria fazer, e fiz, era uma abordagem de juntar as fichas, e não me colocar num grande risco tentando dar uma cacetada; Vivo pela crença do trabalho árduo, dever de casa e disciplina; Eu sempre defino meu risco e não tenho que me preocupar com ele; Você pode ganhar dinheiro em qualquer tipo de mercado se usar as estratégias certas; Se você estiver perdendo dinheiro em uma posição ruim, simplesmente saia dela. Quando você está em um barco que começa a afundar, você não faz um furo nele para a água sair; Os elementos de uma boa operação são: Pensar claro, Habilidade de ficar concentrado, e Extrema disciplina. Disciplina é o número um. Pegue uma teoria e agarre-se a ela. Mas você tem que ter a mente aberta o bastante para alterar a rota, se sentir que a sua teoria provou estar errada. MARIO JOSÉ MONNERAT VIANNA 20/07/2007 Fonte: SCHWAGER, Jack D. Magos do Mercado: Entrevistas com Top Traders. Tradução Márcio Noronha. Rio de Janeiro: Editec, 2001.

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II Capítulo II Mark Ford 11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo Dois Como uma nota de $10 me deixou mais rico do que todos os meus amigos Das centenas de estratégias de construção de riqueza que

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015!

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! Você sabia que 95% das pessoas que traçam planos de Ano Novo NUNCA os seguem adiante? A razão é que a maioria das pessoas não entende o processo

Leia mais

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO Tênis é em grande parte um jogo mental. Um bom tenista deve ser mentalmente forte para conseguir lidar com as adversidades e manter um jogo consistente.

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos.

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos. Como eu ganho dinheiro com o meu blog Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Conheça agora as dicas e as formas que uso para ganhar dinheiro online. Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Antes de começar

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional.

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Apresentação Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Ao longo dos últimos anos, tem aumentado o interesse em redor das apostas. A imprensa tem-se interessado pelo meu trabalho pelo

Leia mais

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomar decisões é uma atividade que praticamos diariamente, de uma forma ou de outra. Podemos até mesmo tomar a decisão de não tomar nenhuma decisão.

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Palestra tudo O QUE VOCE sobre precisa entender Abundância & Poder Pessoal EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Como aprendemos hoje na palestra: a Lei da Atração, na verdade é a Lei da Vibracao. A frequência

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

A Fórmula Mágica Para Escrever Artigos! Ela Sempre Funciona! Por Junior Resende

A Fórmula Mágica Para Escrever Artigos! Ela Sempre Funciona! Por Junior Resende A Fórmula Mágica Para Escrever Artigos! Ela Sempre Funciona! Por Junior Resende Esta é a minha fórmula super rápida para escrever artigos facilmente e com velocidade de um relâmpago. Este é o caminho verdadeiro,

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 PASSOS PARA INVESTIR EM AÇÕES SEM SER UM ESPECIALISTA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados,

Leia mais

11 Segredos. Capítulo VIII. para a Construção de Riqueza !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

11 Segredos. Capítulo VIII. para a Construção de Riqueza !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Mark Ford 11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo VIII Capítulo Oito Cinco alternativas para ficar rico sem depender do mercado de ações No meu esforço de surpreendê-lo com verdades sobre a construção

Leia mais

COMO INVESTIR NA BOLSA DE VALORES

COMO INVESTIR NA BOLSA DE VALORES COMO INVESTIR NA BOLSA DE VALORES Enio Caldas & Associados Consultoria e Treinamento em Bolsa de Valores Olá, eu sou o ENIO CALDAS Professor, pesquisador, estudioso e o mais importante... Um entusiasta

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

DICAS DE BURACO ONLINE

DICAS DE BURACO ONLINE DICAS DE BURACO ONLINE Link: http://www.jogatina.com/dicas-jogar-buraco-online.html Às vezes, conhecemos todas as regras de um jogo, mas na hora de passar da teoria para a prática, as coisas não funcionam

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

C Por que é preciso fazer rápido o produto web?

C Por que é preciso fazer rápido o produto web? C Por que é preciso fazer rápido o produto web? Já falamos sobre algumas denições e requisitos para se ter uma startup. Depois falamos sobre como ter ideias de produtos para a startup e que essas ideias

Leia mais

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online Por Tiago Bastos 1 Se não pode subir a montanha, torne-se uma. Por Tiago Bastos 2 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online! Por Tiago Bastos Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 1 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte:

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Exmos. Senhores. Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Sou cliente desde a época da TVTel nunca, até hoje, mudei de

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

Como fazer seu blog se destacar dos outros

Como fazer seu blog se destacar dos outros Como fazer seu blog se destacar dos outros Fama. Tráfego. Reconhecimento. Muito dinheiro no bolso. Esses itens certamente estão presentes na lista de desejos de quase todos os blogueiros. Afinal, ninguém

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos

Leia mais

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Pergunte a um gestor de qualquer nível hierárquico qual foi o instante em que efetivamente ele conseguiu obter a adesão de sua equipe aos processos

Leia mais

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6 FIAT Q Questionário de Relacionamento Interpessoal Glenn M. Callaghan Department of Psychology; One Washington Square, San Jose University, San Jose CA 95192-0120 Phone 08) 924-5610 e fax (408) 924 5605.

Leia mais

O papel da gerência em um ambiente de manufatura lean. Gary Convis, Presidente, Toyota Motor Manufacturing de Kentucky

O papel da gerência em um ambiente de manufatura lean. Gary Convis, Presidente, Toyota Motor Manufacturing de Kentucky O papel da gerência em um ambiente de manufatura lean Gary Convis, Presidente, Toyota Motor Manufacturing de Kentucky Tradução: Diogo Kosaka Gostaria de compartilhar minha experiência pessoal como engenheiro

Leia mais

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD Como obter excelentes Resultados no Marketing Digital Aprenda a usar 3 metas matadoras Publicação SEVEN - SPD Sumário Introdução Cápítulo 1 Comprometa-se com o Sonho Pessoal Capítulo 2 Desenvolva sua Estratégia

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Por Tiago Bastos 1. 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online

Por Tiago Bastos 1. 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online Por Tiago Bastos 1 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online Se não pode subir a montanha, torne-se uma. Por Tiago Bastos 2 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar

Leia mais

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO ALAVANQUE SUA EMPRESA EM TEMPOS DE INCERTEZA 2015 tem se mostrado um ano de grandes desafios. Sua empresa está passando por este período com resultados inferiores aos planejados?

Leia mais

Mercado de Capitais. O Processo de Investir. Professor: Roberto César

Mercado de Capitais. O Processo de Investir. Professor: Roberto César Mercado de Capitais O Processo de Investir Professor: Roberto César PASSOS PARA INVESTIR NA BOLSA 1 - Defina um Objetivo 2 - Formas de Investir 3 - Encontre a melhor Corretora para você 4 - Abra sua conta

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro.

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. da Gestão da TI Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. Conteúdo Introdução Os custos escondidos - parte 1 Os custos escondidos - parte 2 Os custos escondidos -

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

www.segredodosblogueiros.com.br Como Escrever Artigos Que Convertem?

www.segredodosblogueiros.com.br Como Escrever Artigos Que Convertem? Como Escrever Artigos Que Convertem? Sumário www.segredodosblogueiros.com.br Introdução... 03 Como Criar Conteúdo de Qualidade?... 05 Menos é Mais... 09 Gatilhos Mentais... 11 SEO Morreu?... 14 Técnicas

Leia mais

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes 5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes Meu nome é Gustavo Montanari, sou autor do blog rendaextrasemsegredos.com e um dos motivos pelo qual resolvi disponibilizar esse e-book na forma totalmente gratuita

Leia mais

Por Tiago Bastos Quer Dinheiro Online? 1

Por Tiago Bastos Quer Dinheiro Online? 1 Por Tiago Bastos Quer Dinheiro Online? 1 Se não pode subir a montanha, torne-se uma. Por Tiago Bastos Quer Dinheiro Online? 2 ISSO ESTÁ ME GERANDO R$7.278,05 - R$10.588,38 POR SEMANA E VOCÊ PODE FAZER

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Manual de Aplicação do Jogo da Escolha. Um jogo terapêutico para jovens usuários de drogas

Manual de Aplicação do Jogo da Escolha. Um jogo terapêutico para jovens usuários de drogas Manual de Aplicação do Jogo da Escolha Um jogo terapêutico para jovens usuários de drogas 1 1. Como o jogo foi elaborado O Jogo da Escolha foi elaborado em 1999 pelo Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Carol Oliveira Diretora de Vendas Independente Mary Kay

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Carol Oliveira Diretora de Vendas Independente Mary Kay EDUCAÇÃO FINANCEIRA Carol Oliveira Diretora de Vendas Independente Mary Kay COMO A REALIDADE ENSINA... DESPESAS MENSAIS Aluguel Empréstimos Água, luz e internet Despesas com alimentação Despesa com filhos

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. Vista a camisa do 0800 E SEJA UM VENCEDOR!!!

OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. Vista a camisa do 0800 E SEJA UM VENCEDOR!!! OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. OBJEÇÕES VILÃS OU OPORTUNIDADES? A VISÃO ORIENTAL SOBRE Um para CRISE PERIGO (JI) A VISÃO ORIENTAL

Leia mais

10 Sinais de Perigo no Marketing de Rede

10 Sinais de Perigo no Marketing de Rede 10 Sinais de Perigo no Marketing de Rede Este é um artigo que a maioria das empresa de Marketing Multinível NÃO QUER que você leia, porque a maioria das empresas (e gurus do MMN) só quer ganhar dinheiro,

Leia mais

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

Orientações para Palestras

Orientações para Palestras Orientações para Palestras Caro Palestrante, confeccionamos este documento para ajudá-lo a fazer uma apresentação memorável. Sinta-se à vontade para enviar contribuições de modo que possamos aperfeiçoá-lo.

Leia mais

08 Capital de giro e fluxo de caixa

08 Capital de giro e fluxo de caixa 08 Capital de giro e fluxo de caixa Qual o capital que sua empresa precisa para funcionar antes de receber o pagamento dos clientes? Como calcular os gastos, as entradas de dinheiro, e as variações de

Leia mais

A importância da comunicação em projetos de

A importância da comunicação em projetos de A importância da comunicação em projetos de Tecnologia da Informação (TI) Autor: Ivan Luizio R. G. Magalhães Um perigo previsto está metade evitado. Thomas Fuller Introdução Há muitos anos atrás, um bom

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

A Lição de Lynch. O mago dos investimentos conta como ganhar nas bolsas depois de Buffet e Soros

A Lição de Lynch. O mago dos investimentos conta como ganhar nas bolsas depois de Buffet e Soros A Lição de Lynch O mago dos investimentos conta como ganhar nas bolsas depois de Buffet e Soros Por Laura Somoggi, de Marblehead (EUA) É muito provável que o nome Peter Lynch não lhe seja familiar. Ele

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida.

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Será que já paramos e pensamos no que é o tempo? Podemos afirmar que o tempo é nossa própria vida. E a vida só é vivida no aqui e agora, no efêmero momento entre o passado

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

Projetos sociais. Criança Futuro Esperança

Projetos sociais. Criança Futuro Esperança Projetos sociais Newsletter externa ABB - Projetos sociais Criança Futuro Esperança Maria Eslaine conta sobre o início de seu curso profissionalizante 02 De ex-aluno do projeto a funcionário da ABB 04

Leia mais

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor.

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor. Capítulo 2 Ela representa um desafio. O simbolismo existe nas imagens coloridas. As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se. Vão onde os corações se abrem. É previsível. Mereces um lugar no meu baloiço.

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR As crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto, antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo.

Leia mais

PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de. vendas de eben pagan

PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de. vendas de eben pagan PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de vendas de eben pagan Laila Vanetti - Agosto de 2014 Sequência de e-mails tem poder Vamos pensar em uma Carta de Vendas? E-mails Carta de Vendas Estrutura da carta

Leia mais

PASSOS PARA INVESTIR ATRAVÉS DE ROBÔS COM APENAS R$ 1.000 ALEXANDRE WANDERER

PASSOS PARA INVESTIR ATRAVÉS DE ROBÔS COM APENAS R$ 1.000 ALEXANDRE WANDERER PASSOS PARA INVESTIR ATRAVÉS DE ROBÔS COM APENAS R$ 1.000 ALEXANDRE WANDERER A máquina pode substituir 100 pessoas comuns. Mas, nenhuma máquina pode substituir uma pessoa criativa. Elbert Hubbard Sobre

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Passos para recrutar voluntários

Passos para recrutar voluntários Passos para recrutar voluntários Encontrando o voluntário Faça um - mostrando o que Deus está fazendo no ministério Coloque no boletim um Em todos os eventos do ministério que levantam outras pessoas passe

Leia mais

NIVEL PRATICANTE. Consultas de Registros Akáshicos PARTE 3. Tranformações e Prosperidade

NIVEL PRATICANTE. Consultas de Registros Akáshicos PARTE 3. Tranformações e Prosperidade NIVEL PRATICANTE Consultas de Registros Akáshicos PARTE 3 Tranformações e Prosperidade 1 MÓDULO 1 Sua Consulta : Legacia Financeira Esta parte do nível dos profissional é uma sessão de 3 partes que vai

Leia mais

CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ÍNDICE PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO Página 2 CRÉDITO Página 12 CRÉDITO RESPONSÁVEL Página 16 A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS FILHOS Página 18 PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO O planejamento

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

SE TENTAR CAÇAR DOIS COELHOS...

SE TENTAR CAÇAR DOIS COELHOS... SE TENTAR CAÇAR DOIS COELHOS... ... NÃO VAI APANHAR NENHUM DELES. PROVÉRBIO RUSSO ÍNDICE 1. A ÚNICA Coisa 8 2. O Efeito Dominó 14 3. O Sucesso Deixa Pistas 19 1 AS MENTIRAS COMO NOS ENGANAM E NOS DESPISTAM

Leia mais

Desperdiçadores Psicológicos de Tempo. Procrastinação, Perfeccionismo, Desorganização e Falta de disciplina.

Desperdiçadores Psicológicos de Tempo. Procrastinação, Perfeccionismo, Desorganização e Falta de disciplina. Desperdiçadores Psicológicos de Tempo Procrastinação, Perfeccionismo, Desorganização e Falta de disciplina. Desperdiçadores Psicológicos de Tempo Marciliana Corrêa (CRP 06 6519-5) Master Coach pelo International

Leia mais

Hoje eu vou falar de um tema no qual eu tenho muito conforto em falar! Primeiro, porque a Wiki é uma empresa de serviços B2B. Segundo, porque a maior

Hoje eu vou falar de um tema no qual eu tenho muito conforto em falar! Primeiro, porque a Wiki é uma empresa de serviços B2B. Segundo, porque a maior Hoje eu vou falar de um tema no qual eu tenho muito conforto em falar! Primeiro, porque a Wiki é uma empresa de serviços B2B. Segundo, porque a maior parte dos nossos clientes são da área de serviços.

Leia mais

7 Negócios Lucrativos

7 Negócios Lucrativos 7 Negócios Lucrativos CAPÍTULO 1 Mentalidade Geralmente empreendedores ficam caçando uma maneira nova de ganhar dinheiro constantemente, e de fato é isso que faz com que uns cheguem ao topo e outros não,

Leia mais

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. "A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz." Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz. Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2 "A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz." Steve Jobs Por Viva e Aprenda 2 Por Viva e Aprenda Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa O Segredo Das Ações"

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

CURSO PRÁTICO MINI CONTRATO XP Interfloat Ago/ 2014

CURSO PRÁTICO MINI CONTRATO XP Interfloat Ago/ 2014 CURSO PRÁTICO MINI CONTRATO XP Interfloat Ago/ 2014 A História da BM&F Uma história de Sucesso criada em Junho de 1985. Constituída sob a forma de sociedade por ações. Desenvolver, organizar e operacionalizar

Leia mais