Cura da Disfunção Eréctil/Impotência já é possível em Portugal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cura da Disfunção Eréctil/Impotência já é possível em Portugal"

Transcrição

1 Cura da Disfunção Eréctil/Impotência já é possível em Portugal A Função Eréctil A função eréctil é um fenómeno psico neurovascular, pelo que alterações em qualquer dos sistemas envolvidos podem conduzir à Disfunção Eréctil. A Disfunção Eréctil D.E. É a incapacidade para atingir e/ou manter uma erecção adequada para uma actividade sexual satisfatória. Num universo em que se estima que cerca de 400 mil homens sofrem de Disfunção Eréctil, apenas 10 mil por ano procuram ajuda médica. Os homens que padecem deste problema apresentam na sua maioria pelo menos um dos seguintes factores de risco: Diabetes Hipertensão arterial Obesidade Colesterol elevado no sangue Fumadores Sabe-se actualmente que na maioria dos casos de disfunção eréctil os factores orgânicos, emocionais, psicológicos e até relacionais, além de presentes influenciam-se mutuamente. Convém relembrar que não é conveniente entregar-se ao silêncio e esperar que o problema se resolva sem procurar ajuda médica, e vai achar erradamente que a Disfunção Eréctil não tem solução, mas na realidade e para quase todos os casos, não só tem solução como tem cura.

2 Factores e comportamentos de risco A fase em que começa o aparecimento das doenças é determinada pelos factores de risco a que a pessoa se expõe durante a vida. Daí que as doenças que aparecem em idade mais avançada sejam atribuídas ao processo natural de envelhecimento, mas são também consequência dos hábitos de vida praticados durante o passar dos anos. O envelhecimento é determinado por factores genéticos e ambientais. A combinação de todas as alterações resultam na limitação de algumas funcionalidades e necessidades, entre elas a Disfunção Eréctil. A avaliação de pessoas em estado pré-patológico do sistema cardiovascular identificou como principais factores de risco: 100% 80% 60% 40% 20% 0% Percentagem de risco Sedentarismo Tensão psicoemocional elevada Tabagismo Hipertensão arterial Hipercolesterolemia Excesso de peso Diabetes ou pré-diabetes Quando se associam 3 ou mais factores de risco dos acima enunciados, o organismo perde capacidade de resposta ao esforço físico por muito moderado que seja. O tratamento e a prevenção das doenças faz regredir a enfermidade e promove o abrandamento do processo de envelhecimento e patologias associadas. Podemos portanto rejuvenescer a idade biológica dos indivíduos em maior ou menor grau, consoante as características genéticas e ambientais de cada um. Neste processo se destacam o factor intelectual, psíquico e físico-emocional nomeadamente o restabelecimento da saúde sexual curando a Disfunção Eréctil ou mesmo a Impotência. Actualmente não é razoável que nos limitemos a tratar as manifestações funcionais (ou sintomas) de forma pontual ou transitória.

3 Doenças associadas à Disfunção Eréctil Embora a idade (cronológica) represente um factor que favorece a Disfunção Eréctil, não é correcto afirmar que seja uma consequência inevitável do envelhecimento. Existem homens idosos que não padecem deste problema, assim como existem jovens que já apresentam sintomas relacionados com esta patologia. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde desde 2001 que as doenças cardiovasculares constituem 1/3 do total de mortes em todo o mundo. Estima-se que até 2010 esta se torne a principal causa de morte nos países desenvolvidos. Esta subida reflecte a mudança significativa dos hábitos alimentares, níveis de actividade física reduzido e consumo de tabaco como resultado da industrialização e desenvolvimento económico. Os homens aos quais foi diagnosticada uma doença cardiovascular ou que experimentaram as complicações desta doença podem desconhecer que se encontram em risco de outra condição que está associada aos danos dos vasos sanguíneos - a Disfunção Eréctil. O quadro clínico espelha o estilo de vida de cada um. Uma dessas causas pode ser a presença de patologias, que reduzem o fluxo de sangue no pénis, como as doenças cardiovasculares - hipertensão arterial, aterosclerose, diabetes e hipercolesteromia (colesterol elevado). Na maioria dos casos, são anomalias físicas que estão na origem da Disfunção Eréctil. Uma das que mais expressão tem é a Diabetes que prejudica a função sexual do homem estreitando as artérias, dificultando a circulação sanguínea que por sua vez impede que o pénis se preencha com sangue, a diminuição da quantidade e volume dos corpos cavernosos (atrofia), bem como da elasticidade e competência da túnica albugínea que os envolve, impossibilitando assim a obtenção de uma erecção consiste e duradoura. Estima-se que 10-20% dos homens afectados por uma patologia cardiovascular apresentam qualquer forma de disfunção eréctil. Esta percentagem tende a aumentar com a idade. Entre 77 a 100% dos homens com 40 anos de idade ou mais, a ocorrência de Disfunção Eréctil anuncia situação prépatológica cardiovascular, sendo obrigatório, no mínimo vigiar o sistema cardio-vascular para tentar prevenir acidentes nessa área. Com efeito, a arteriosclerose também é responsável por uma grande percentagem de casos de disfunção eréctil nos homens com idade superior a 40 anos.

4 A arterioesclerose, não é no entanto exclusiva das pessoas com idade superior a 40 anos, nem por consequência os seus efeitos disfuncionais. Em estudos feitos a aorta de crianças de idades compreendidas entre os 4 e os 16 anos, sem sinais clínicos de arterioesclerose, revelaram a presença de faixas lipóides (percursoras da doença):. Em 92% das crianças até 10 anos;. Em 100% dos adolescentes. Os problemas que conduzem à Disfunção Eréctil podem ter origem física precoce, por vezes genética, e só se revelarem com o seu agravamento pelo processo de envelhecimento. Aterosclerose doença que se caracteriza pela presença de depósitos na parede das artérias, incluindo substâncias gordas (como o colesterol). A aterosclerose afecta artérias de grande e médio calibre. É uma doença lenta e progressiva. Arteriosclerose Doença caracterizada pelo espessamento e endurecimento das paredes arteriais. Hipercolesterolemia Excesso de colesterol a nível sanguíneo que se torna prejudicial para a saúde. Doença Cardiovascular - diz respeito, geralmente, a qualquer doença que afecte o coração e os grandes vasos. A doença das artérias coronárias, a doença cerebrovascular ou AVC são consideradas como exemplos de doença cardiovascular. Esta doença causa maior morbilidade e mortalidade no nosso país. Entre os principais factores de risco estão a obesidade, a hipertensão arterial, os níveis elevados de colesterol sanguíneo, o sedentarismo e o tabaco, todos eles intimamente relacionados com o estilo de vida. Quantos mais factores de risco se associarem mais dificuldade existirá para que o homem possa desfrutar de uma vida sexual saudável e satisfatória. A idade biológica do sistema cardiovascular é definida pela sua capacidade de adaptação em situações de stress, angústia e ansiedade. Quanto mais avançada for a idade biológica do sistema cardiovascular maiores serão as limitações de todo o organismo.

5 As terapias Actualmente, uma vasta maioria de médicos utiliza métodos livres de fármacos para terapêuticas em todo o mundo. A vantagem destes métodos é que são altamente eficazes quando utilizados isoladamente ou em associação com terapêutica farmacológica. O princípio estratégico é evitar, reduzir ou se possível eliminar factores de risco e adoptar um estilo de vida saudável acompanhado pela prática de exercício físico regular e alimentação saudável. O LASER Laser - Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation A medicina laser é uma área da Fotobiologia, onde a luz é projectada em tecidos alvo, através de equipamento específico e utilizando uma frequência adequada, durante um determinado tempo, permitindo obter os efeitos desejados e alcançar a cura. A medicina laser é uma das mais inovadoras terapias da medicina moderna. Utilizando o conhecimento milenar na acupunctura, a ciência médica chinesa e russa do século XX desenvolveu a acupunctura laser, também conhecida por reflexoterapia laser que permite a partir de alguns pontos, irradiar várias regiões do organismo humano. Os pontos de acupunctura são muitos específicos, quando irradiados produzem alterações nas características fisiológicas dos órgãos internos correspondentes. Resulta então, que os podemos utilizar para normalizar a actividade de órgãos e sistemas doentes. Um ponto de acupunctura é a região do corpo onde melhor interagem a actividade entre a superfície e os órgãos internos. Características da Reflexoterapia Laser Pontos de irradiação de pequena dimensão A recepção da fotoactivação tem um carácter não específico Promove reacções reflexas desejadas Não invasiva, asséptico e confortável Possibilidade de definir com precisão a intensidade de radiação Utilizável como monoterapia ou em combinação com: Terapia farmacológica Regime alimentar Métodos fitoterapêuticos Outros

6 Segurança da utilização do Laser Muitas preocupações com a segurança resultam geralmente do pouco conhecimento que ainda existe sobre o laser e as suas potencialidades de utilização na saúde humana. Algumas são já conhecidas, mas constituem apenas uma amostra dos efeitos terapêuticos do laser. Alguns associam a terapia laser com o aumento do risco de cancro (como acontece com os RX, raios gama e raio solar) o que é totalmente incorrecto. Há muito tempo que os cientistas comprovaram a importância da energia da luz absorvida pelo nosso organismo, permitindo o equilíbrio das funções celulares do corpo humano. A energia é a base de toda a nossa estrutura e de outros seres, como por exemplo as plantas que utilizam a energia solar para germinar e crescer (processo designado por fotossíntese). A terapia laser fornece energia adicional e direccionada com efeitos benéficos a nível celular, fundamentais para restabelecer o equilibro em situações em que o objectivo seja a prevenção ou cura de doenças. A terapia laser não corta, não queima, não é tóxica e não provoca dor. Trabalha ao nível celular e acelera as capacidades naturais de cura. Os benefícios Destacamos a acção da Terapia Laser nos tecidos e os seus vários efeitos clínicos: Melhora a microcirculação (circulação sanguínea nos pequenos vasos) Melhora a microcirculação sanguínea e linfática (a circulação nos microvasos) Aumenta o fluxo venoso e linfático Tem acção reparadora e regenedora dos tecidos Melhora o sistema imunitário Promove a síntese de colagénio Equilibra o metabolismo das gorduras Aumenta a síntese de proteínas e actividade enzimática Normaliza a tensão arterial Aumenta a formação de ATP (energia celular) Aumenta a produção de RNA e DNA (moléculas que transportam o material genético) A terapia laser mesmo com radiação de baixa intensidade não constitui cura universal para todos os males, tem indicações, contra-indicações e proibições. Pressupõe formação médica e formação específica para a sua utilização adequada.

7 Reacção do organismo à Reflexoterapia Laser Na maioria dos casos a Reflexoterapia Laser conduz à normalização da composição do sangue e activação do fluxo nas ramificações vasculares, por onde o sangue passa das artérias para as veias. Os efeitos descritos atingem o seu auge cerca do sétimo dia de tratamento. Existe um conjunto de pontos de acupunctura que constituem um programa terapêutico básico da Reflexoterapia Laser, ao qual se podem associar a estimulação de outros pontos complementares seleccionados de acordo com os tecidos, órgãos e sistemas a influenciar. Deste modo os mecanismos de acção da Reflexoterapia Laser de Baixa Intensidade no organismo englobam as alterações características de um outro qualquer processo patológico, desempenhando uma função de adaptação única, contribuindo para a correcção das patologias do organismo, permitindo a recuperação do equilíbrio do estado de saúde. Ao nível clínico observam-se efeitos: anti-inflamatórios mio-protectores cardio-protectores vaso-protectores alergo-protectores radio-protectores espasmolítico analgésico ansiolítico psico-estimulante Um curso de tratamento (composto por um conjunto de vários tratamentos) de Reflexoterapia Laser permite intervir no processo patológico em qualquer que seja a sua fase de desenvolvimento e obter gradual e sucessiva normalização da homeostase*. *Homeostase Estado de estabilidade que caracteriza o organismo num determinado momento. Terapia Magneto Laser Quando combinada com um campo magnético, a radiação laser obtém efeitos terapêuticos mais pronunciados no organismo humano ao potenciar os processos metabólicos: Os campos onde se encontra a maior sensibilidade para este tipo de intervenção são: Sistema Nervoso Central Sistema Endócrino Sangue Também retardam os processos catabólicos e de síntese, produzindo efeitos anti-inflamatórios e analgésicos.

8 Há 3 fenómenos principais que caracterizam os efeitos da terapia magneto laser: Micro-circulação Vasodilatação Desagregação Os efeitos biológicos podem ser identificados após um único procedimento. As recomendações para a utilização das técnicas de Terapia Laser são: 1. Constatar que na reacção característica à terapia laser se verifica: a. Ausência de desconforto b. Indicadores sanguíneos e respiratórios estáveis ou a melhorar c. Avaliação médica regular com meios auxiliares de diagnóstico tendo em conta a evolução do processo nas diferentes etapas de tratamento e respectivos objectivos terapêuticos. d. Pode ser utilizada em combinação com outras formas terapêuticas ou como monoterapia. e. Deve utilizar-se a metodologia recomendada para situações clínicas diferentes nomeadamente: - Tratamento de processos inflamatórios agudos e síndromas com dor intensa. - Tratamento de processos inflamatórios crónicos, degenerativos e distróficos (desenvolvimento anormal de um órgão) - Outras Cronoterapia Magneto Laser Bioregulada É sabido que qualquer patologia se caracteriza por algum desequilibro do estado de saúde. O grau, a origem e o tipo de desequilibro pode disponibilizar informação diagnostica e de prognóstico sobre o estado de qualquer sistema biológico. Utilizando os avanços científicos da medicina ocidental e da oriental foi possível criar os métodos cronofisioterapêuticos bioregulados - durante o processo de cronoterapia magneto laser bioregulada obtêm-se a restauração do arco de circulação sanguínea intra-orgânico auto-regulado numa região que se encontre afectada. Provocam-se assim alterações que restauram a harmonia e normalizam o funcionamento do organismo. O critério fundamental que orienta esta abordagem é o de que o objectivo é: Tratar o paciente, não a doença apresentando a vantagem de não se limitar ao tratamento sintomático, típico das terapias tradicionais, mas fundamentalmente realizar o tratamento sistémico, que permite a cura.

9 No conceito médico adequado ao século XXI, é encarada como oportunidade excelente para realizar um tratamento que, bem sucedido levará ao rejuvenescimento da saúde do indivíduo no caso das alterações reversíveis e ao abrandamento da progressão de alterações não reversíveis. Obtendo o rejuvenescimento da idade biológica do indivíduo, no seu todo físico-emocional, intelectual e psíquico e parcelarmente nos órgãos e sistemas cuja situação de doença identificámos, restabelecendo a saúde sexual, curando assim a disfunção eréctil, a impotência, a ejaculação precoce, retardada ou ausente e outros sintomas. Não nos limitamos a debelar os sintomas, de forma temporária, como acontece na forma tradicional de encarar e tratar as manifestações de doença, restauramos ou melhoramos a saúde da pessoa de forma permanente, e por consequência reduzem-se ou eliminam-se os sintomas. Recuperar, restaurar a saúde da pessoa, e não só, tratar a doença ou doenças, que quando nos procuram por impotência, se constata maioritariamente a coexistencia de 2 ou mais doenças e respectivos sintomas. Em estudo efectuado num universo de 753 pacientes 25% não apresentavam sintomas de outras doenças 34% apresentam sintomas de mais uma doença. 41% apresentavam sintomas de mais duas ou três doenças. Apresentaram-se portanto, já com manifestações patológicas da(s) doença(s) 25% com uma 34% com duas 41% com mais de duas Convém aqui recordar que na doença existe a fase com evidência patológica, aquela que se apresenta com sinais e sintomas, e a fase pré-patológica. Manifestação das patologias: Neuroses e estados similares 54,9% Doenças somáticas (principalmente urogenitais e diabetes) 29,6% Alterações psíquicas 12,7% Outras doenças 4,9% Na maioria dos casos temos que lidar com vários problemas simultaneamente! As disfunções sexuais, nos homens das faixas etárias ( 40 anos) caracterizam-se pela perturbação combinada de: - 2 componentes do ciclo da cópula em 36,9%. ou - 3 componentes do ciclo da cópula em 43,8%.

10 Nos homens abaixo dos 40 anos, encontraram-se causas neuróticas em 88,2% dos casos; destes a maioria apresentava impotência psicogénica com: - Hiperexcitação patológica da função ejaculadora ou - Inibição patológica da função eréctil A Reflexoterapia Laser permite o tratamento integral desde tipo de pacientes. Os resultados foram altamente eficazes - 89% dos casos de hiperexcitação e - 75% dos casos de inibição. Com melhoria em todos os casos de todos os sinais e sintomas, bem como das tendências depressivas. Recuperou-se a reactividade normal de ambas as zonas do sistema nervoso vegetativo, os sistemas simpático e parasimpático. Melhorou o limite de sensibilidade à dor, melhorou o estado psiconeurológico dos pacientes, que se tornaram mais calmos, mais activos, menos susceptíveis a agressões exteriores e situações de stress; melhorou o sono e registou-se dinâmica positiva da regulação nervosa das funções eréctil e ejaculadora. Quando as disfunções sexuais estão acompanhadas por prisões de ventre, radiculites (inflamação de uma raiz nervosa) ou prostatites (inflamação da próstata) é aconselhável combinar com a terapia laser, os métodos tradicionais. Convém recordar que alguns fármacos podem bloquear a ejaculação e diminuir a libido. Para curar a impotência necessitamos estimular o organismo em geral, aumentar a força anímica, a energia da pessoa e aumentar a potência. Devemos fazê-lo com cronoterapia magneto laser bioregulada, que graças à sincronização com o fluxo sanguíneo local, assegura a estimulação dos processos regenerativos sobre os processos destrutivos. Esta orientação aplica-se quer à impotência quer à frigidez, situações em que temos como objectivo no 1º curso de tratamentos laser: Aumento do tónus (vigor) geral Reforço energético do organismo Estimulação da imunidade Redução dos efeitos de stress Restabelecimento do equilibro orgânico Normalização dos processos de excitação e inibição do cérebro Normalização do sono

11 Após o 1º curso de tratamento laser segue-se uma pausa de 3 a 4 semanas à qual se seguirá um ou outro tipo de curso terapêutico (curso = conjunto de 10 a 12 tratamentos) com: Reflexoterapia Laser e/ou Laser com pressão negativa Conforme os casos, e tendo em conta outras patologias identificadas podem considerar-se outras intervenções terapêuticas em simultâneo e/ou em diferido, nomeadamente: Nutrição adequada Exercício físico controlado Psicoterapia Osteopatia Farmacoterapia Eliminação ou redução de factores geradores de elevada tensão emocional Curar ou melhorar doenças associadas Fitoterapia Cromoterapia Massagens terapêuticas Meditação Outras A equipa clínica da qual o próprio paciente é o elemento chave, encontrará para cada caso a solução mais favorável. Só é possível levar por diante um programa desta natureza quando funcionamos em ambiente de equipa multidisciplinar. Convém ter bem presente que mesmo para quem não tem ainda sinais e/ou sintomas de doença, isto é, não se encontra em estado patológico (não está doente) que a avaliação nesta fase, designada de pré-patológica identificou como principais factores de risco para o sistema cardio-vascular: Sedentarismo (100%) Alta tensão psicoemocional (50,4%) Diabetes (50%%) O vício de fumar (46,7%) Hipertensão arterial (30,8%) Hipercolesterolemia (28%) Excesso de peso (24,3%) Podemos concluir do exposto que mesmo que não esteja doente, só tem a ganhar, e muito, eliminando aqueles factores de risco! Se já está a apresentar sinais e/ou sintomas de doença, não se iluda! Está mesmo doente, e provavelmente mais do que parece, comece já a recuperar saúde e a rejuvenescer biologicamente. Elimine todos os factores de risco que identifique em si! Peça ajuda ao seu médico! Ele ajudá-lo-à tanto melhor quanto o paciente se ajudar a si próprio!

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL 1. ENVELHECIMENTO ACTIVO A Organização Mundial da Saúde e a Comissão da União Europeia consideram de grande importância todas as medidas, políticas e práticas, que contribuam para

Leia mais

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV)

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV) Doenças Cardiovasculares (DCV) O que são as Doenças Cardiovasculares? De um modo geral, são o conjunto de doenças que afetam o aparelho cardiovascular, designadamente o coração e os vasos sanguíneos. Quais

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

das Doenças Cérebro Cardiovasculares

das Doenças Cérebro Cardiovasculares Programa Regional de Prevenção e Controlo das Doenças Cérebro Cardiovasculares Índice Siglas e Acrónimos... 2 1. Contextualização... 3 2. População Alvo... 3 3. Objectivos... 4 4. Indicadores para Avaliação

Leia mais

Congresso do Desporto Desporto, Saúde e Segurança

Congresso do Desporto Desporto, Saúde e Segurança Congresso do Desporto Desporto, Saúde e Segurança Projecto Mexa-se em Bragança Organização: Pedro Miguel Queirós Pimenta Magalhães E-mail: mexaseembraganca@ipb.pt Web: http://www.mexaseembraganca.ipb.pt

Leia mais

Retinopatia Diabética

Retinopatia Diabética Retinopatia Diabética A diabetes mellitus é uma desordem metabólica crónica caracterizada pelo excesso de níveis de glicose no sangue. A causa da hiper glicemia (concentração de glicose igual ou superior

Leia mais

Saúde e Desporto. Manuel Teixeira Veríssimo Hospitais da Universidade de Coimbra. Relação do Desporto com a Saúde

Saúde e Desporto. Manuel Teixeira Veríssimo Hospitais da Universidade de Coimbra. Relação do Desporto com a Saúde Saúde e Desporto Manuel Teixeira Veríssimo Hospitais da Universidade de Coimbra Relação do Desporto com a Saúde Dum modo geral aceita-se que o desporto dá saúde Contudo, o desporto também comporta malefícios

Leia mais

Pesquisa revela uma das causas de morte prematura na Rússia: a vodca

Pesquisa revela uma das causas de morte prematura na Rússia: a vodca Pesquisa revela uma das causas de morte prematura na Rússia: a vodca Post 02 Fevereiro 2014 By UNIAD Revista Veja - Álcool Estudo concluiu que risco de morte entre homens russos com menos de 55 anos pode

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

Cefaleia crónica diária

Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária O que é a cefaleia crónica diária? Comecei a ter dores de cabeça que apareciam a meio da tarde. Conseguia continuar a trabalhar mas tinha dificuldade em

Leia mais

Hipert r en e são ã A rteri r a i l

Hipert r en e são ã A rteri r a i l Hipertensão Arterial O que é a Pressão Arterial? Coração Bombeia sangue Orgãos do corpo O sangue é levado pelas artérias Fornece oxigénio e nutrientes Quando o sangue é bombeado gera uma pressão nas paredes

Leia mais

A hipertensão arterial é comum?

A hipertensão arterial é comum? Introdução A hipertensão arterial é comum? Se tem mais de 30 anos e não se lembra da última vez em que verificou a sua tensão arterial, pode pertencer aos dois milhões de pessoas neste país com hipertensão

Leia mais

Que tipos de Diabetes existem?

Que tipos de Diabetes existem? Que tipos de Diabetes existem? -Diabetes Tipo 1 -também conhecida como Diabetes Insulinodependente -Diabetes Tipo 2 - Diabetes Gestacional -Outros tipos de Diabetes Organismo Saudável As células utilizam

Leia mais

A ACTIVIDADE FÍSICA F PREVENÇÃO DA IMOBILIDADE NO IDOSO EDNA FERNANDES

A ACTIVIDADE FÍSICA F PREVENÇÃO DA IMOBILIDADE NO IDOSO EDNA FERNANDES A ACTIVIDADE FÍSICA F NA PREVENÇÃO DA IMOBILIDADE NO IDOSO EDNA FERNANDES Epidemiologia do Envelhecimento O envelhecimento da população é um fenómeno de amplitude mundial, a OMS (Organização Mundial de

Leia mais

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível.

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível. VALÊNCIAS FÍSICAS RESISTÊNCIA AERÓBICA: Qualidade física que permite ao organismo executar uma atividade de baixa para média intensidade por um longo período de tempo. Depende basicamente do estado geral

Leia mais

SEGREDOS DO MUNDO DA QUÍMICA: OS MISTERIOSOS RADICAIS LIVRES

SEGREDOS DO MUNDO DA QUÍMICA: OS MISTERIOSOS RADICAIS LIVRES Universidade de Évora Departamento de Química Vânia Pais Aluna do Curso de Mestrado em Química Aplicada SEGREDOS DO MUNDO DA QUÍMICA: OS MISTERIOSOS RADICAIS LIVRES Com o passar dos anos, o aumento da

Leia mais

Colesterol O que é Isso? Trabalhamos pela vida

Colesterol O que é Isso? Trabalhamos pela vida Colesterol O que é Isso? X O que é o Colesterol? Colesterol é uma gordura encontrada apenas nos animais Importante para a vida: Estrutura do corpo humano (células) Crescimento Reprodução Produção de vit

Leia mais

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Diabetes é uma doença ocasionada pela total falta de produção de insulina pelo pâncreas ou pela quantidade insuficiente da substância no corpo. A insulina

Leia mais

PROTOCOLO ENERGIA POSITIVA CONTRA A OBESIDADE

PROTOCOLO ENERGIA POSITIVA CONTRA A OBESIDADE PROTOCOLO ENERGIA POSITIVA CONTRA A OBESIDADE A incidência e a prevalência quer da pré-obesidade quer da obesidade têm vindo a aumentar na União Europeia e, também, em Portugal, constituindo um importante

Leia mais

estimação tem diabetes?

estimação tem diabetes? Será que o seu animal de estimação tem diabetes? Informação acerca dos sinais mais comuns e dos factores de risco. O que é a diabetes? Diabetes mellitus, o termo médico para a diabetes, é uma doença causada

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Organização das Aulas Uma aula de Educação Física é composta por três partes sequenciais, cada uma com objetivos específicos. 1.1 Parte Inicial A parte inicial

Leia mais

Critérios para Admissão em Longo e Curto Internamento e Unidade de Dia

Critérios para Admissão em Longo e Curto Internamento e Unidade de Dia Critérios para Admissão em Longo e Curto Internamento e Unidade de Dia Critérios de Admissão em Longo Internamento O Centro Psicogeriátrico Nossa Senhora de Fátima (CPNSF), oferece serviços especializados

Leia mais

Colesterol 3. Que tipos de colesterol existem? 3. Que factores afectam os níveis de colesterol? 4. Quando está o colesterol demasiado elevado?

Colesterol 3. Que tipos de colesterol existem? 3. Que factores afectam os níveis de colesterol? 4. Quando está o colesterol demasiado elevado? Colesterol Colesterol 3 Que tipos de colesterol existem? 3 Que factores afectam os níveis de colesterol? 4 Quando está o colesterol demasiado elevado? 4 Como reduzir o colesterol e o risco de doença cardiovascular?

Leia mais

A psicologia tem uma dimensão prática que se integra em vários contextos e instituições sociais: escolas, hospitais, empresas, tribunais, associações

A psicologia tem uma dimensão prática que se integra em vários contextos e instituições sociais: escolas, hospitais, empresas, tribunais, associações PSICOLOGIA APLICADA A psicologia tem uma dimensão prática que se integra em vários contextos e instituições sociais: escolas, hospitais, empresas, tribunais, associações Os níveis de intervenção vão desde

Leia mais

SEJA COMPETITIVO, PROMOVENDO A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO

SEJA COMPETITIVO, PROMOVENDO A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO www.medialcare.pt SEJA COMPETITIVO, PROMOVENDO A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO 1 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Com a colaboração de uma especialista em Nutrição, propomos apresentar a temática

Leia mais

hipertensão arterial

hipertensão arterial hipertensão arterial Quem tem mais risco de ficar hipertenso? Quais são as consequências da Hipertensão Arterial? quem tem familiares Se a HTA» hipertensos não for controlada, causa lesões em diferentes

Leia mais

DOSSIER INFORMATIVO ANTIOXIDANTES

DOSSIER INFORMATIVO ANTIOXIDANTES DOSSIER INFORMATIVO ANTIOXIDANTES JUNHO 2011 O PAPEL DOS ANTIOXIDANTES O estilo de vida actual, associado aos maus hábitos alimentares, leva à necessidade da suplementação com vitaminas e minerais antioxidantes

Leia mais

Investigador português premiado nos EUA

Investigador português premiado nos EUA Investigador português premiado nos EUA DOENÇA DE CROHN O INVESTIGADOR Henrique Veiga-Femandes, que estuda o papel de células na defesa contra infeções intestinais, recebeu o prémio Sénior Research Award,

Leia mais

Promoção para a Saúde

Promoção para a Saúde COLÉGIO RAINHA SANTA ISABEL ANO LETIVO 2013/2014 PROJETO Promoção para a Saúde - Estilos de Vida Saudável Organização: Departamento de Educação Física INTRODUÇÃO As Orientações da União Europeia para a

Leia mais

Planificação da disciplina de Ciências Naturais

Planificação da disciplina de Ciências Naturais ANO LETIVO 2013/2014 Departamento Curricular: Ciências Experimentais Grupo Disciplinar: Biologia e Geologia 9º Ano Planificação da disciplina de Ciências Naturais 1º Conteúdos / Unidades Didáticas 1.Saúde

Leia mais

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia 17 de Novembro Dia do Não Fumador

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia 17 de Novembro Dia do Não Fumador Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia 17 de Novembro Dia do Não Fumador Ano Lectivo 2010-11 O hábito de fumar está relacionado com causas essencialmente sociais e comportamentais.

Leia mais

Descobrindo o valor da

Descobrindo o valor da Descobrindo o valor da Ocâncer de mama, segundo em maior ocorrência no mundo, é um tumor maligno que se desenvolve devido a alterações genéticas nas células mamárias, que sofrem um crescimento anormal.

Leia mais

à diabetes? As complicações resultam da de açúcar no sangue. São frequentes e graves podendo (hiperglicemia).

à diabetes? As complicações resultam da de açúcar no sangue. São frequentes e graves podendo (hiperglicemia). diabetes Quando Acidente a glicemia vascular (glicose cerebral no sangue) (tromboses), sobe, o pâncreas uma das principais O que Quais é a diabetes? as complicações associadas à diabetes? produz causas

Leia mais

Conheça mais sobre. Diabetes

Conheça mais sobre. Diabetes Conheça mais sobre Diabetes O diabetes é caracterizado pelo alto nível de glicose no sangue (açúcar no sangue). A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é responsável por fazer a glicose entrar para

Leia mais

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Grupo de Biologia e Geologia. Escola Secundária de Valongo. As Professoras:

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Grupo de Biologia e Geologia. Escola Secundária de Valongo. As Professoras: Escola Secundária de Valongo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Grupo de Biologia e Geologia As Professoras: Cláudia Rocha Fátima Garcia Tema Organizador: Viver Melhor na Terra 1º PERÍODO

Leia mais

CUIDADOS A TER COM O ANIMAL GERIÁTRICO

CUIDADOS A TER COM O ANIMAL GERIÁTRICO Clínica Veterinária de Mangualde Dr. Benigno Rodrigues Dra. Sandra Oliveira CUIDADOS A TER COM O ANIMAL GERIÁTRICO O que devo fazer para garantir um envelhecimento com qualidade de vida ao meu animal?

Leia mais

Proteger nosso. Futuro

Proteger nosso. Futuro Proteger nosso Futuro A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1943, tendo como objetivo unir a classe médica especializada em cardiologia para o planejamento

Leia mais

Documento Técnico A Actividade Física e a Promoção da Saúde na 3ª Idade

Documento Técnico A Actividade Física e a Promoção da Saúde na 3ª Idade Documento Técnico A Actividade Física e a Promoção da Saúde na 3ª Idade DIVISÃO DESPORTO - CME A Actividade Física e a Promoção da Saúde na 3ª Idade 1.1. Conceito de Saúde Segundo a Organização Mundial

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio Viver melhor na Terra, o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância da saúde individual e comunitária na qualidade

Leia mais

Projeto Qualidade de Vida: Cuide-se, se Informe e Viva Melhor.

Projeto Qualidade de Vida: Cuide-se, se Informe e Viva Melhor. Projeto Qualidade de Vida: Cuide-se, se Informe e Viva Melhor. Apresentação O projeto cuide se, informe se e viva melhor é uma iniciativa da professora Adriana Pereira Santos Silva, juntamente com os alunos

Leia mais

A pneumonia é uma doença inflamatória do pulmão que afecta os alvéolos pulmonares (sacos de ar) que são preenchidos por líquido resultante da

A pneumonia é uma doença inflamatória do pulmão que afecta os alvéolos pulmonares (sacos de ar) que são preenchidos por líquido resultante da 2 A pneumonia é uma doença inflamatória do pulmão que afecta os alvéolos pulmonares (sacos de ar) que são preenchidos por líquido resultante da inflamação, o que dificulta a realização das trocas gasosas.

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio Viver melhor na Terra, o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância da saúde individual e comunitária na qualidade de

Leia mais

Dia Mundial da Diabetes - 14 Novembro de 2012 Controle a diabetes antes que a diabetes o controle a si

Dia Mundial da Diabetes - 14 Novembro de 2012 Controle a diabetes antes que a diabetes o controle a si Dia Mundial da Diabetes - 14 Novembro de 2012 Controle a diabetes antes que a diabetes o controle a si A função da insulina é fazer com o que o açúcar entre nas células do nosso corpo, para depois poder

Leia mais

PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS PREVENIR É PRECISO MANUAL DE ORIENTAÇÕES AOS SERVIDORES VIGIAS DA PREFEITURA DE MONTES CLAROS

PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS PREVENIR É PRECISO MANUAL DE ORIENTAÇÕES AOS SERVIDORES VIGIAS DA PREFEITURA DE MONTES CLAROS PREVENÇÃO DAS DOENÇAS MANUAL DE ORIENTAÇÕES AOS SERVIDORES CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS VIGIAS DA PREFEITURA DE MONTES CLAROS design ASCOM-PMMC PREVENIR É PRECISO DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS No

Leia mais

MELHORE A SUA VIDA CUIDE DO SEU CORAÇÃO!

MELHORE A SUA VIDA CUIDE DO SEU CORAÇÃO! MAIO, MÊS DO CORAÇÃO MELHORE A SUA VIDA CUIDE DO SEU CORAÇÃO! 12 A 31 DE MAIO DE 2008 EXPOSIÇÃO ELABORADA PELA EQUIPA DO SERVIÇO DE CARDIOLOGIA, COORDENADA PELA ENFERMEIRA MARIA JOÃO PINHEIRO. B A R R

Leia mais

Liderança. www.propeople-brasil.com.br

Liderança. www.propeople-brasil.com.br P Liderança para Chefias ara que as organizações subsistam no contexto atual é necessário que possuam colaboradores motivados, pró-ativos, dinâmicos, capazes de trabalhar em equipe e com elevado grau de

Leia mais

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata.

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR Novembro Azul Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. NOVEMBRO AZUL Mês de Conscientização,

Leia mais

ACTIVIDADES DE RELAXAÇÃO

ACTIVIDADES DE RELAXAÇÃO ACTIVIDADES DE RELAXAÇÃO Momentos de bem-estar, a pensar em si. ACAPO Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal Delegação do Algarve Ano 2011 A relaxação actua como um mecanismo regulador das emoções

Leia mais

Estado- Titular da autorização de Nome do medicamento introdução no mercado. Postfach 210805 Ludwigshafen DE 67008 Germany.

Estado- Titular da autorização de Nome do medicamento introdução no mercado. Postfach 210805 Ludwigshafen DE 67008 Germany. Anexo I 3 Substância: Propil-hexedrina Estado- Titular da autorização de Nome do medicamento Membro introdução no mercado Alemanha Knoll AG Postfach 210805 Ludwigshafen DE 67008 Germany Eventin 4 Substância:

Leia mais

Hipotireoidismo. O que é Tireóide?

Hipotireoidismo. O que é Tireóide? Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Hipotireoidismo O que é Tireóide? É uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, bem abaixo

Leia mais

INTRODUÇÃO. Diabetes & você

INTRODUÇÃO. Diabetes & você INTRODUÇÃO Diabetes & você Uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa com diabetes é a educação sobre a doença. Conhecer e saber lidar diariamente com o diabetes é fundamental para levar uma

Leia mais

Normas de cuidados para as pessoas com osteoartrite

Normas de cuidados para as pessoas com osteoartrite Tradução para: Feita por: E mail: 1 1 2 3 4 Normas de cuidados para as pessoas com osteoartrite As pessoas com sintomas de OA devem ter acesso a um profissional de saúde competente para fazer um diagnóstico

Leia mais

SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO. Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse

SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO. Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse SUMÁRIO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS EXECUÇÃO CONDIÇÕES GERAIS JUSTIFICATIVA As facilidades e a agitação da vida moderna trouxeram

Leia mais

Sexualidade Humana. Mensagem Importante. O sexo é uma necessidade humana básica, essencial para uma vida equilibrada e satisfatória.

Sexualidade Humana. Mensagem Importante. O sexo é uma necessidade humana básica, essencial para uma vida equilibrada e satisfatória. Como Superar a Disfunção Erétil (DE) e a Ejaculação Precoce (EP). Maximen Urologia Especializada O sexo é uma necessidade humana básica, essencial para uma vida equilibrada e satisfatória. Mensagem Importante

Leia mais

hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS

hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS O NOSSO CORPO É CONSTITUÍDO NA MAIOR PARTE POR ÁGUA A ÁGUA É O PRINCIPAL CONSTITUINTE DO ORGANISMO, É ESSENCIAL PARA A VIDA E TEM

Leia mais

Em 2013 perderam-se 4 683 anos potenciais de vida devido à diabetes mellitus

Em 2013 perderam-se 4 683 anos potenciais de vida devido à diabetes mellitus Dia Mundial da diabetes 14 de novembro 1983-2013 EMBARGO ATTÉ 13 DE NOVEMBRO DE 2014,, ÀS 11 HORAS Em 2013 perderam-se 4 683 anos potenciais de vida devido à diabetes mellitus Em 2013, as doenças endócrinas,

Leia mais

Alimentação Saudável

Alimentação Saudável ANO LECTIVO 2010/2011 Alimentação Saudável Turma: 8º A Elaborado por: Adriana nº1, Carolina Pereira nº8 e Cátia nº10 Disciplina: Área de Projecto e Formação Cívica Professores: Eurico Caetano e Helena

Leia mais

O que é O que é. colesterol?

O que é O que é. colesterol? O que é O que é colesterol? 1. O que é colesterol alto e por que ele é ruim? Apesar de a dislipidemia (colesterol alto) ser considerada uma doença extremamente prevalente no Brasil e no mundo, não existem

Leia mais

EXERCÍCIO FÍSICO SEGURANÇA E BEM ESTAR

EXERCÍCIO FÍSICO SEGURANÇA E BEM ESTAR EXERCÍCIO FÍSICO SEGURANÇA E BEM ESTAR VINHAIS FEVEREIRO 2006 Berta Nunes SEDENTARISMO UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA O Sedentarismo e a obesidade são os principais factores de risco para várias doenças

Leia mais

O QUE É? A LEUCEMIA MIELOBLÁSTICA AGUDA

O QUE É? A LEUCEMIA MIELOBLÁSTICA AGUDA O QUE É? A LEUCEMIA MIELOBLÁSTICA AGUDA A LEUCEMIA MIELOBLÁSTICA AGUDA O QUE É A LEUCEMIA MIELOBLÁSTICA AGUDA? A Leucemia Mieloblástica Aguda (LMA) é o segundo tipo de leucemia mais frequente na criança.

Leia mais

Projeto de Resolução n.º 238/XIII/1.ª. Recomenda ao Governo que implemente medidas de prevenção e combate à Diabetes e à Hiperglicemia Intermédia.

Projeto de Resolução n.º 238/XIII/1.ª. Recomenda ao Governo que implemente medidas de prevenção e combate à Diabetes e à Hiperglicemia Intermédia. Projeto de Resolução n.º 238/XIII/1.ª Recomenda ao Governo que implemente medidas de prevenção e combate à Diabetes e à Hiperglicemia Intermédia. O aumento da esperança de vida, conseguido através do desenvolvimento,

Leia mais

Conheça o lado bom e o lado ruim desse assunto. Colesterol

Conheça o lado bom e o lado ruim desse assunto. Colesterol Conheça o lado bom e o lado ruim desse assunto. Colesterol COLESTEROL O nome colesterol vem do grego e significa cálculo biliar. Ele foi batizado pelo químico francês Michel Eugene Chevreul, em 1815.

Leia mais

Veículo: Jornal da Comunidade Data: 24 a 30/07/2010 Seção: Comunidade Vip Pág.: 4 Assunto: Diabetes

Veículo: Jornal da Comunidade Data: 24 a 30/07/2010 Seção: Comunidade Vip Pág.: 4 Assunto: Diabetes Veículo: Jornal da Comunidade Data: 24 a 30/07/2010 Seção: Comunidade Vip Pág.: 4 Assunto: Diabetes Uma vida normal com diabetes Obesidade, histórico familiar e sedentarismo são alguns dos principais fatores

Leia mais

LÍDER NO DESENVOLVIMENTO DA CRIOPRESERVAÇÃO. Garantir o futuro do seu filho com SEGURANÇA e INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

LÍDER NO DESENVOLVIMENTO DA CRIOPRESERVAÇÃO. Garantir o futuro do seu filho com SEGURANÇA e INOVAÇÃO TECNOLÓGICA LÍDER NO DESENVOLVIMENTO DA CRIOPRESERVAÇÃO Garantir o futuro do seu filho com SEGURANÇA e INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Apresentação de um serviço único na Europa na área da Biotecnologia Clínica As células estaminais

Leia mais

O resultado de uma boa causa. Apresentação de resultados da campanha pela Obesidade do programa Saúde mais Próxima

O resultado de uma boa causa. Apresentação de resultados da campanha pela Obesidade do programa Saúde mais Próxima O resultado de uma boa causa. Apresentação de resultados da campanha pela Obesidade do programa Saúde mais Próxima Saúde mais próxima. Por causa de quem mais precisa. Saúde mais Próxima é um programa da

Leia mais

Displasia coxofemoral (DCF): o que é, quais os sinais clínicos e como tratar

Displasia coxofemoral (DCF): o que é, quais os sinais clínicos e como tratar Displasia coxofemoral (DCF): o que é, quais os sinais clínicos e como tratar A displasia coxofemoral (DCF) canina é uma doença ortopédica caracterizada pelo desenvolvimento inadequado da articulação coxofemoral.

Leia mais

NÍVEIS DE PREVENÇÃO. Ana Catarina Peixoto R. Meireles. Médica Interna de Saúde Pública Unidade Operativa de Saúde Pública P

NÍVEIS DE PREVENÇÃO. Ana Catarina Peixoto R. Meireles. Médica Interna de Saúde Pública Unidade Operativa de Saúde Pública P NÍVEIS DE PREVENÇÃO Conceito e Relação com as Funções do Médico de Saúde PúblicaP Ana Catarina Peixoto R. Meireles Médica Interna de Saúde Pública P Unidade Operativa de Saúde Pública P de Braga Reunião

Leia mais

Apresentação Corporativa

Apresentação Corporativa Apresentação Corporativa O mercado da cessação tabágica Alguma vez tentou deixar de fumar? 2 Apresentação Corporativa O mercado da cessação tabágica Alguma vez tentou deixar de fumar? 54% dos fumadores

Leia mais

O QUE SABE SOBRE A DIABETES?

O QUE SABE SOBRE A DIABETES? O QUE SABE SOBRE A DIABETES? 11 A 26 DE NOVEMBRO DE 2008 EXPOSIÇÃO PROMOVIDA PELO SERVIÇO DE MEDICINA INTERNA DO HOSPITAL DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, EPE DIABETES MELLITUS É uma doença grave? Estou em

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

1. Saúde individual e comunitária. 1.1. Indicadores do estado de saúde de uma população. 1.2. Medidas de ação para promoção de saúde.

1. Saúde individual e comunitária. 1.1. Indicadores do estado de saúde de uma população. 1.2. Medidas de ação para promoção de saúde. ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA GRACIOSA CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO ANO LETIVO 2014/2015 AULAS PREVISTAS TEMA ORGANIZADOR CONTEÚDOS CONCETUAIS (45 MINUTOS) A B VIVER MELHOR NA TERRA 1. Saúde individual e comunitária.

Leia mais

Planificação anual de Ciências Naturais 9º Ano de escolaridade 2013 / 14

Planificação anual de Ciências Naturais 9º Ano de escolaridade 2013 / 14 Departamento de Ciências Experimentais Grupo de recrutamento 520 - Biologia e Geologia Planificação anual de Ciências Naturais 9º Ano de escolaridade 2013 / 14 1 ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO

Leia mais

Readaptação e reconversão profissional: realidade ou utopia?

Readaptação e reconversão profissional: realidade ou utopia? O Papel do Médico do Trabalho nos Acidentes de Trabalho Readaptação e reconversão profissional: realidade ou utopia? ISABEL ANTUNES Quem nunca teve dores nas costas que atire a primeira pedra. LOMBALGIAS

Leia mais

2. HIPERTENSÃO ARTERIAL

2. HIPERTENSÃO ARTERIAL TESTE ERGOMETRICO O teste ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas,

Leia mais

Os Rins. Algumas funções dos Rins?

Os Rins. Algumas funções dos Rins? Os Rins Os Rins Algumas funções dos Rins? Elimina água e produtos resultantes do metabolismo como a ureia e a creatinina que, em excesso são tóxicas para o organismo; Permite o equilíbrio corporal de líquidos

Leia mais

Entenda o que é o câncer de mama e os métodos de prevenção. Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca)

Entenda o que é o câncer de mama e os métodos de prevenção. Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca) Entenda o que é o câncer de mama e os métodos de prevenção Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca) O que é? É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não

Leia mais

Obesidade Infantil. O que é a obesidade

Obesidade Infantil. O que é a obesidade Obesidade Infantil O que é a obesidade A obesidade é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir graus capazes de afectar

Leia mais

Cefaleia Cefaleia tipo tensão tipo tensão

Cefaleia Cefaleia tipo tensão tipo tensão Cefaleia tipo tensão Cefaleia tipo tensão O que é a cefaleia tipo tensão? Tenho dores de cabeça que duram vários dias de cada vez e sinto-me como se estivesse a usar um chapéu muito apertado - mais como

Leia mais

Disciplina: FISIOLOGIA CELULAR CONTROLE DA HOMEOSTASE, COMUNICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO CORPO HUMANO (10h)

Disciplina: FISIOLOGIA CELULAR CONTROLE DA HOMEOSTASE, COMUNICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO CORPO HUMANO (10h) Ementário: Disciplina: FISIOLOGIA CELULAR CONTROLE DA HOMEOSTASE, COMUNICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO CORPO HUMANO (10h) Ementa: Organização Celular. Funcionamento. Homeostasia. Diferenciação celular. Fisiologia

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CEFALEIAS (IHS 2004)

CLASSIFICAÇÃO DAS CEFALEIAS (IHS 2004) CLASSIFICAÇÃO DAS CEFALEIAS (IHS 2004) ENXAQUECAS Enxaqueca sem aura De acordo com a IHS, a enxaqueca sem aura é uma síndroma clínica caracterizada por cefaleia com características específicas e sintomas

Leia mais

MITOS NA ESCLEROSE MÚLTIPLA

MITOS NA ESCLEROSE MÚLTIPLA MITOS NA ESCLEROSE MÚLTIPLA i Enf.ª Dina Silva Enfermeira Responsável pelo Hospital de Dia Serviço de Neurologia Hospital Garcia de Orta MITOS NA ESCLEROSE MÚLTIPLA Os mitos na Esclerose Múltipla (EM)

Leia mais

Orientar trabalhos de pesquisa... Um caso com aplicação na disciplina de Ciências Naturais (9.º ano de escolaridade).

Orientar trabalhos de pesquisa... Um caso com aplicação na disciplina de Ciências Naturais (9.º ano de escolaridade). Orientar trabalhos de pesquisa... Um caso com aplicação na disciplina de Ciências Naturais (9.º ano de escolaridade). A operação de interpretação refere-se a inferências e generalizações que podem ser

Leia mais

Será que doses elevadas de creatina "atrasam o início clínico" da doença de Huntington? Porquê a creatina?

Será que doses elevadas de creatina atrasam o início clínico da doença de Huntington? Porquê a creatina? Notícias científicas sobre a Doença de Huntington. Em linguagem simples. Escrito por cientistas. Para toda a comunidade Huntington. Será que doses elevadas de creatina "atrasam o início clínico" da doença

Leia mais

impotência sexual Guia definitivo: acabe com todas as suas incertezas sobre impotência sexual

impotência sexual Guia definitivo: acabe com todas as suas incertezas sobre impotência sexual impotência sexual Guia definitivo: acabe com todas as suas incertezas sobre impotência sexual INTRODUÇÃO A disfunção sexual é um problema que faz parte do cotidiano de muitas pessoas. A falta de informações

Leia mais

0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br

0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br ANS - Nº 34.388-9 0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br Março 2007 Programa de Atenção ao Diabetes O que é diabetes? AUnimed-BH preocupa-se com a saúde e o bem-estar dos seus clientes, por isso investe em

Leia mais

Por outro lado, na avaliação citológica e tecidual, o câncer tem seis fases, conhecidas por fases biológicas do câncer, conforme se segue:

Por outro lado, na avaliação citológica e tecidual, o câncer tem seis fases, conhecidas por fases biológicas do câncer, conforme se segue: 8 - O câncer também tem fases de desenvolvimento? Sim, o câncer tem fases de desenvolvimento que podem ser avaliadas de diferentes formas. Na avaliação clínica feita por médicos é possível identificar

Leia mais

Anexo I - Questionário

Anexo I - Questionário Anexo I - Questionário Joana Alexandra de Jesus Amorim, aluna do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa, encontra-se a realizar um trabalho de investigação com o título Cirurgia

Leia mais

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 Tipos de reprodução Reprodução é a capacidade que os seres vivos têm de gerar descendentes da mesma espécie. A união dos gametas é chamada fecundação, ou fertilização,

Leia mais

EXERCÍCIOS RESISTIDOS. Parte I

EXERCÍCIOS RESISTIDOS. Parte I EXERCÍCIOS RESISTIDOS Parte I DESEMPENHO MUSCULAR Capacidade do músculo realizar trabalho. Elementos fundamentais: Força Potência muscular Resistência à fadiga FATORES QUE AFETAM O DESEMPENHO MUSCULAR

Leia mais

Unidade 1 Adaptação e Lesão Celular

Unidade 1 Adaptação e Lesão Celular DISCIPLINA DE PATOLOGIA Prof. Renato Rossi Jr Unidade 1 Adaptação e Lesão Celular Objetivo da Unidade: Identificar e compreender os mecanismos envolvidos nas lesões celulares reversíveis e irreversíveis.

Leia mais

FORMAS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR ENTRE HOMEM E MEIO AMBIENTE

FORMAS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR ENTRE HOMEM E MEIO AMBIENTE AMBIENTE TÉRMICO O ambiente térmico pode ser definido como o conjunto das variáveis térmicas do posto de trabalho que influenciam o organismo do trabalhador, sendo assim um fator importante que intervém,

Leia mais

Élsio Paiva Nº 11 Rui Gomes Nº 20 Tiago Santos Nº21. Disciplina : Área de Projecto Professora : Sandra Vitória Escola Básica e Secundária de Fajões

Élsio Paiva Nº 11 Rui Gomes Nº 20 Tiago Santos Nº21. Disciplina : Área de Projecto Professora : Sandra Vitória Escola Básica e Secundária de Fajões Élsio Paiva Nº 11 Rui Gomes Nº 20 Tiago Santos Nº21 Disciplina : Área de Projecto Professora : Sandra Vitória Escola Básica e Secundária de Fajões Introdução ; O que é a obesidade? ; Índice de massa corporal

Leia mais

A Gestão, os Sistemas de Informação e a Informação nas Organizações

A Gestão, os Sistemas de Informação e a Informação nas Organizações Introdução: Os Sistemas de Informação (SI) enquanto assunto de gestão têm cerca de 30 anos de idade e a sua evolução ao longo destes últimos anos tem sido tão dramática como irregular. A importância dos

Leia mais