CA ERwin Data Modeling Visualize the Power of Your Data On Premise or in the Cloud

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CA ERwin Data Modeling Visualize the Power of Your Data On Premise or in the Cloud"

Transcrição

1 CA ERwin Data Modeling Visualize the Power of Your Data On Premise or in the Cloud Luis Alfonso Rey Programa 1 O desafio: Lidar com a complexidade dos dados 2 A solução CA ERwin: Visualize o poder dos seus dados 3 A família de produtos: CA ERwin Data Modeling 2 1 Copyright 2010 CA. All rights reserved.

2 O desafio Lidar com a complexidade dos dados O desfio: Lidar com a complexidade dos dados Demasiados dados para tão pouco tempo Mais dados e plataformas para serem trabalhados A maioria das organizações possui mais de uma plataforma de bases de dados Torna se complicado ter um conhecimento aprofundado em todas A quantidade de BDs está a crescer, assim como o número de aplicações a suportar Muitas organizações estão a tentar integrar múltiplos sistemas, como resultado de fusões, aquisições, externalização de dados, novos projectos, A decisão sobre que dados se colocar em Cloud é uma decisão importante Menos pessoas e recursos para trabalhar As organizações estão a reduzir as equipas de IT tornando complicado gerir a cada vez maior quantidade de bases de dados O conhecimento necessário para cada base de dados é muito especializado. Torna se irrealista e dispendioso ter um especialista para cada plataforma 4 2 Copyright 2010 CA. All rights reserved.

3 O desafio para a organização: Os dados guiam a acção Assegure que são correctos Na era da informação, os dados são a base para a decisão. Os gestores poderão colocar as mais diversas questões: Quantos clientes é que tenho? Qual o lucro por região no último ano contabilístico? Que produtos mais contribuíram para os lucros neste trimestre? Por detrás de cada resposta está um modelo de dados. Documentando as fontes e a estrutura dos dados Que BDs possuem informação dos clientes Qual é a estrutura destas BDs para armazenar a informação dos clientes Definições dos conceitos utilizados na organização O que é um produto? É apenas o produto acabado? Inclui matérias primas? Estabelecimento das regras da organização Poderá um cliente ter mais que uma conta 5 A informação no seu contexto Há mais informação nos dados para além do que é visto Quero um relatório que me mostre todos os nossos clientes Um cliente é alguém que possui o nosso produto Um cliente é alguém que queiras comprar o nosso produto Uma pessoa não é cliente se não tiver uma conta de manutenção activa Gestor comercial DB2 Server Sybase MS Azure Informix Oracle Teradata SAP Contabilidade De que BD é que quer que eu tire a informação dos clientes? Temos 25 E, já agora, todas as bases de dados possuem informação dos clientes em formatos diferentes: DBA CUST_NM em DB2, cust_last_nm em Oracle, etc É uma grande confusão!!! Data Architect Vendas Os meus clientes são os trabalhadores da organização Recursos Humanos Engenharia de suporte 3 Copyright 2010 CA. All rights reserved.

4 A solução CA ERwin Visualize o poder dos seus dados Nos servidores da organização ou em Cloud CA ERwin Data Modeler Saiba que dados possui: Crie um inventário visual das fontes e destinos do sistema Reverse Engineering Saiba o que os dados significam: Esclareça os requisitos dos dados entre as equipas da organização e a equipa IT Garanta a consistencia dos seus dados: Construa estruturas consistentes para as suas BDs Forward Engineering CA ERwin Data Modeler DB2 My Oracle Sybase Server Oracle Sybase DB2 Server Teradata Azure Teradata Azure My 4 Copyright 2010 CA. All rights reserved.

5 CA ERwin Data Modeling 9 CA ERwin Data Modeling No centro de qualquer iniciativa para a gestão de dados Master Data Management (MDM) Cloud or SaaS BI + Data Management Business Intelligence + Data Warehousing Data Management Data Governance ERP Integration Data Quality Application Development 10 5 Copyright 2010 CA. All rights reserved.

6 Família de produtos CA ERwin Data Modeling CA ERwin Data Modeler Edições do produto 6 Copyright 2010 CA. All rights reserved.

7 CA ERwin Data Modeling r8.2 Três novas propostas CA ERwin Web Portal Visualize Information from the Web for All Audiences CA ERwin Data Model for Microsoft Azure Managing Data Both On Premise + in the Cloud CA ERwin Data Modeler r8.2 Collaboration Facilitated 13 CA ERwin Data Modeler for Microsoft Azure O Data Model é o guia para Cloud O Data Model é o guia para: Que dados iremos levar para Cloud, e quais devemos manter no local Definir as estruturas dos dados (modelos físicos) e requerimentos organizacionais (modelo lógico) para as BDs em Cloud Deslocalizar não significa necessariamente perda de controlo CA ERwin Data Modeler para Microsoft Azure Gere a estrutura de dados em Cloud na plataforma MS Azure Visualize tanto as BDs locais (Oracle, Sybase, Server, DB2, etc.) como as baseadas em Cloud(MS Azure) a partir do mesmo ambiente de modelagem DB2 My Server Oracle Teradata Sybase MS Azure 7 Copyright 2010 CA. All rights reserved.

8 CA ERwin Web Portal Partilhar informação com todas as audiências Embora os desenvolvedores apenas necessitem de uma ferramenta desktop para criar e analisar modelos de dados através de um interface baseado em Web muitos mais poderão aceder e perceber a informação contida nos dados. Data Architect Database Data Modeler Administrator (DBA) Business User / Steward Business Analyst Developer Data Architect Data Modeler BI Analyst 15 DBA MDM Analyst CA ERwin Web Portal Pesquia, análise de impacto e relatório baseado em Web O CA ERwin Web Portal facilita a partilha de metadados (informação de contexto) entre técnicos e utilizadores comuns Pesquisa por palavras tipo Internet Diagramas de visualização CA ERwin Web Portal Análise gráfica de impacto Relatórios Interfaces para utilizadores comuns vs. técnicos Distribuição simples para multiplos utilizadores (no local install) 8 Copyright 2010 CA. All rights reserved.

9 CA ERwin Web Portal Diagramas de visualização com Drill Down Visualização dos modelos em diversos formatos IE, IDEF, UML, e mais Drill down para ver os detalhes dos objectos Definições Comentários, tipo de dados, etc 17 CA ERwin Web Portal Pesquisa por palavras tipo Internet 18 9 Copyright 2010 CA. All rights reserved.

10 CA ERwin Web Portal Análise gráfica de impacto e consequência 19 CA ERwin Data Modeler r8.2 A colaboração facilitada O CA ERwin Data Modeler r8.2 tem duas importantes funcionalidades para facilitar a colaboração na organização: Active Model Templates Permite maior reutilização de modelos de objectos (tabelas, entidades, ) Suporta a reutilização e partilha de objectos para redução de custos e aumento de qualidade Interface intuitiva e assistida (wizards) Concurrent Licensing A partilha e gestão das licenças baseadas em Web da organização está mais simplificada Permite que os utilizadores tirem o maior partido do investimento em ERwin Copyright 2010 CA. All rights reserved.

11 Percebendo o sistema ERP com CA ERwin Saphir Option Exite muita informação importante oculta nas BDs tradicionais. Os sistemas ERP também contém informação crítica sobre os clientes, colaboradores, etc SAP, Oracle, JD Edwards, etc. Estes sistemas ERP são difíceis de gerir com um processo tradicional de reverse engineering com uma ferramenta de modelagem Podem existir milhares de tabelas Quando se revertem poderemos ter nomes técnicos pouco/nada intuitivos Percebendo o sistema ERP com CA ERwin Saphir Option Utilizando o CA ERwin Saphir Option, poderemos facilmente agrupar tabelas por área temática e traduzir os nomes de tabela e colunas para versões mais intuitivas Poderemos assim integrar mais facilmente os modelos de dados ERP na arquitectura existente na organização 11 Copyright 2010 CA. All rights reserved.

12 CA ERwin Data Model Validator CA ERwin Data Model Validator verifica a concistência e precisão dos modelos com uma funcionalidade teach me para aprender com os erros. Óptimo para novos colaboradores na equipa e em modelagem. Auxilia no desenvolvimento de projectos de modelagem. Product Bundling CA ERwin Data Modeling for Enterprise (product bundle) Menores custos por adquirir vários produtos de uma vez Os produtos incluidos neste pack são: 1 licença de CA ERwin Data Modeler Workgroup Edition 2 licenças de CA ERwin Data Modeler Navigator Edition 1 licença de CA ERwin Data Model Validator 12 Copyright 2010 CA. All rights reserved.

13 Resumindo CA ERwin ajuda o na gestão da complexidade dos dados da sua organização CA ERwin Data Modeler r8.2 têm três novas propostas CA ERwin Web Portal CA ERwin Data Modeler for Azure CA ERwin Data Modeler r8.2 point release Ajuda o a visualizar o poder dos seus dados, quer em servidores locais, quer em servidores Cloud 25 Muito obrigado! Copyright 2010 CA. All rights reserved.

RESUMO DA SOLUÇÃO CA ERwin Modeling. Como eu posso gerenciar a complexidade dos dados e aumentar a agilidade dos negócios?

RESUMO DA SOLUÇÃO CA ERwin Modeling. Como eu posso gerenciar a complexidade dos dados e aumentar a agilidade dos negócios? RESUMO DA SOLUÇÃO CA ERwin Modeling Como eu posso gerenciar a complexidade dos dados e aumentar a agilidade dos negócios? O CA ERwin Modeling fornece uma visão centralizada das principais definições de

Leia mais

CA ERwin r9.5. No centro do gerenciamento de dados. Donna Burbank VP, Product Marketing. Dec, 2013. 2013 CA. Todos os direitos reservados.

CA ERwin r9.5. No centro do gerenciamento de dados. Donna Burbank VP, Product Marketing. Dec, 2013. 2013 CA. Todos os direitos reservados. CA ERwin r9.5 No centro do gerenciamento de dados Donna Burbank VP, Product Marketing Dec, 2013 2013 CA. Todos os direitos reservados. Who am I? More than 15 years of experience in the areas of data management,

Leia mais

www.mpl.com.br C o n t a b i l i d a d e C o n t a s a P a g a r C o n t a s a R e c e b e r O r ç a m e n t o

www.mpl.com.br C o n t a b i l i d a d e C o n t a s a P a g a r C o n t a s a R e c e b e r O r ç a m e n t o A MPL Corporate Software, em parceria com a Oracle e a Amazon WebServices(AWS),lançouasolução ERPOracleInTheCloud,uma implantação SaaS (Software as a Service) do JD Edwards EnterpriseOne. A solução compreende

Leia mais

www.mpl.com.br ERPOracleInTheCloud.

www.mpl.com.br ERPOracleInTheCloud. A MPL Corporate Software, em parceria com a Oracle e a Amazon WebServices(AWS),lançouasolução ERPOracleInTheCloud,uma implantação SaaS (Software as a Service) do JD Edwards EnterpriseOne. A solução compreende

Leia mais

Introdução ao Delphi. Introdução. Edições do Software. Capítulo 1. InforBRás - Informática Brasileira Ltda. O Que é o Delphi.

Introdução ao Delphi. Introdução. Edições do Software. Capítulo 1. InforBRás - Informática Brasileira Ltda. O Que é o Delphi. Capítulo 1 O Que é o Delphi Diferenças entre Delphi Client/Server do Delphi for Windows Características que compõem o Integrated Development Invironment (IDE) Como o Delphi se encaixa na família Borland

Leia mais

Implementação de BD. Banco de dados relacional. Elementos que compõem o banco de dados CAMPO REGISTRO TABELA. Paulo Damico MDK Informática Ltda.

Implementação de BD. Banco de dados relacional. Elementos que compõem o banco de dados CAMPO REGISTRO TABELA. Paulo Damico MDK Informática Ltda. Implementação de BD Banco de dados relacional Elementos que compõem o banco de dados CAMPO REGISTRO TABELA Implementação de BD CAMPO O elemento campo é a menor unidade de armazenamento de um banco de dados

Leia mais

1 Copyright 2012, Oracle and/or its affiliates. All rights reserved.

1 Copyright 2012, Oracle and/or its affiliates. All rights reserved. 1 Copyright 2012, Oracle and/or its affiliates. All rights reserved. About Eugenio Chleba Product Sales Specialist - PM (11) 5189-1211 (11) 96060-2687 eugenio.chleba@oracle.com Experience Skills Products

Leia mais

Questões. Interwoven Gestão de Conteúdos Plataforma TeamSite Ambiente TeamSite Tipos de utilizador / Workflow / Templating Casos práticos

Questões. Interwoven Gestão de Conteúdos Plataforma TeamSite Ambiente TeamSite Tipos de utilizador / Workflow / Templating Casos práticos Questões Interwoven Gestão de Conteúdos Plataforma TeamSite Ambiente TeamSite Tipos de utilizador / Workflow / Templating Casos práticos 1 Interwoven Interwoven A Interwoven é uma empresa líder em gestao

Leia mais

VISUAL STUDIO TEAM SYSTEM IMPLANTAÇÃO DA SUITE DE FERRAMENTAS

VISUAL STUDIO TEAM SYSTEM IMPLANTAÇÃO DA SUITE DE FERRAMENTAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA VISUAL STUDIO TEAM SYSTEM IMPLANTAÇÃO DA SUITE DE FERRAMENTAS PARA APOIO AO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

Leia mais

BancoEstado ganha eficiência de dados e mais rapidez no desenvolvimento de sistemas com CA ERwin

BancoEstado ganha eficiência de dados e mais rapidez no desenvolvimento de sistemas com CA ERwin CUSTOMER SUCCESS STORY BancoEstado ganha eficiência de dados e mais rapidez no desenvolvimento de sistemas com CA ERwin PERFIL DO CLIENTE Setor: Serviços Financeiros Organização: BancoEstado de Chile Funcionários:

Leia mais

Bases de Dados. O que é uma Base de Dados? Pós-Grduação em SIG

Bases de Dados. O que é uma Base de Dados? Pós-Grduação em SIG Bases de Dados O que é uma Base de Dados? Dados Pode-se começar por tentar dar uma definição do que são Dados. Os dados são factos em bruto, que não são necessáriamente relevantes para qualquer coisa que

Leia mais

Perguntas frequentes dos vendedores sobre preços e licenciamento do SQL Server 2012

Perguntas frequentes dos vendedores sobre preços e licenciamento do SQL Server 2012 Perguntas frequentes dos vendedores sobre preços e licenciamento do SQL Server 2012 Publicado: 3 de Novembro de 2011 Direitos autorais Este documento foi desenvolvido antes da fabricação do produto, portanto

Leia mais

GESTÃO. Gestão dos Processos e Operações Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação (dentro do capítulo 6) CLF

GESTÃO. Gestão dos Processos e Operações Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação (dentro do capítulo 6) CLF GESTÃO Gestão dos Processos e Operações Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação (dentro do capítulo 6) Informação e Decisões Gerir envolve tomar muitas e frequentes decisões Para decidir com eficácia

Leia mais

Oracle Hyperion Essbase

Oracle Hyperion Essbase Oracle Hyperion Essbase Guia Claudio Bonel Oracle Hyperion Essbase Guia Dedicatória Este Livro é dedicado a minha família. 2 Guia Oracle Hyperion Essbase Sumário Agradecimentos Introdução Capítulo 1: OLAP

Leia mais

Visualize o poder de seus dados

Visualize o poder de seus dados Visualize o poder de seus dados 10 principais razões para escolher CA ERwin Modeling Introdução CA ERwin tem sido o nome de confiança em modelagem de dados há mais de vinte anos. Há uma boa razão pela

Leia mais

LEIA ISTO PRIMEIRO. IBM Tivoli Configuration Manager, Versão 4.2.1

LEIA ISTO PRIMEIRO. IBM Tivoli Configuration Manager, Versão 4.2.1 LEIA ISTO PRIMEIRO IBM Tivoli, Versão 4.2.1 O IBM Tivoli, Versão 4.2.1, é uma solução para controlar a distribuição de software e o inventário de gerenciamento de recursos em um ambiente multiplataformas.

Leia mais

Data Warehousing Visão Geral do Processo

Data Warehousing Visão Geral do Processo Data Warehousing Visão Geral do Processo Organizações continuamente coletam dados, informações e conhecimento em níveis cada vez maiores,, e os armazenam em sistemas informatizados O número de usuários

Leia mais

O Valor do Licenciamento do SQL Server 2012 Versus Oracle Database

O Valor do Licenciamento do SQL Server 2012 Versus Oracle Database White Paper Publicado em: Janeiro de 2012 Aplica-se ao: SQL Server 2012 O Valor do Licenciamento do SQL Server 2012 Versus Oracle Database Resumo: As mudanças no produto e no licenciamento da Microsoft

Leia mais

Agenda Digital Local Sessão IV Aspectos técnicos

Agenda Digital Local Sessão IV Aspectos técnicos Agenda Digital Local Sessão IV Aspectos técnicos Segurança de dados Penafiel Ricardo Oliveira, rmo@eurotux.com AGENDA - FORMAÇÃO Apresentação ADL Barcelos: Múltiplas plataformas Questões-Chave para a Segurança

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Informação no contexto administrativo Graduação em Redes de Computadores Prof. Rodrigo W. Fonseca SENAC FACULDADEDETECNOLOGIA PELOTAS >SistemasdeInformação SENAC FACULDADEDETECNOLOGIA

Leia mais

Modelagem de Processos. Prof.: Fernando Ascani

Modelagem de Processos. Prof.: Fernando Ascani Modelagem de Processos Prof.: Fernando Ascani Bibliografia UML Guia de consulta rápida Douglas Marcos da Silva Editora: Novatec UML Guia do usuário Grady Booch James Rumbaugh Ivair Jacobson Editora: Campus

Leia mais

inlux Desvende o seu IT

inlux Desvende o seu IT inlux Desvende o seu IT Luís Ganhão Sales Consultant Manager Ask not what your Country can do for you Ask what you can do for your Country John F. Kennedy, Washington, 20 de Janeiro

Leia mais

Guia Rápido de Licenciamento do SQL Server 2012

Guia Rápido de Licenciamento do SQL Server 2012 Guia Rápido de Licenciamento do SQL Server 2012 Data de publicação: 1 de Dezembro de 2011 Visão Geral do Produto SQL Server 2012 é uma versão significativa do produto, provendo Tranquilidade em ambientes

Leia mais

UML Linguagem de Modelagem Unificada

UML Linguagem de Modelagem Unificada Modelagem de Sistemas UML Linguagem de Modelagem Unificada Prof. Mauro Lopes 1-25 Objetivos Nesta aula iremos apresentar os elementos conceituais da Linguagem de Modelagem Unificada (UML). Boa aula a todos.

Leia mais

INSTALAÇÃO DO MICROSOFT SQL SERVER 2008 R2

INSTALAÇÃO DO MICROSOFT SQL SERVER 2008 R2 INSTALAÇÃO DO MICROSOFT SQL SERVER 2008 R2 Neste item aprenderemos a instalar o Microsoft SQL SERVER 2008 R2 e a fazer o Upgrade de versões anteriores do SQL SERVER 2008 R2. Também veremos as principais

Leia mais

AGORA ORACLE AO SEU ALCANCE

AGORA ORACLE AO SEU ALCANCE A performance que você necessita no preço que você quer! Agora, produtos de infra-estrutura tecnológica ao seu alcance. Existem alternativas que proporcionam às pequenas e médias empresa permanecerem no

Leia mais

Tarefa Orientada 2 Criar uma base de dados

Tarefa Orientada 2 Criar uma base de dados Tarefa Orientada 2 Criar uma base de dados Objectivos: Criar uma base de dados vazia. O Sistema de Gestão de Bases de Dados MS Access Criar uma base dados vazia O Access é um Sistema de Gestão de Bases

Leia mais

1. Introdução ao. Crystal Reports

1. Introdução ao. Crystal Reports 1. Introdução ao Crystal Reports Como é sabido e geralmente aceite por todos nós, vivemos um período onde a complexidade dos negócios é cada vez maior, tal como o prova a intensificação da concorrência,

Leia mais

Criação e uso da Inteligência e Governança do BI

Criação e uso da Inteligência e Governança do BI Criação e uso da Inteligência e Governança do BI Criação e uso da Inteligência e Governança do BI Governança do BI O processo geral de criação de inteligência começa pela identificação e priorização de

Leia mais

Abstraindo as Camadas de SOA & Aplicações Compostas

Abstraindo as Camadas de SOA & Aplicações Compostas Abstraindo as Camadas de SOA & Aplicações Compostas Serviço Service Requisitante Consumer Service Serviço Provider Provedor consumidores processos business e processes negócios Coreografia process choreography

Leia mais

PRO201 - Integrando o Visual Studio 2005 Team Edition for Database Professional no Ciclo de Desenvolvimento de Software. Regis Gimenis - Microsoft

PRO201 - Integrando o Visual Studio 2005 Team Edition for Database Professional no Ciclo de Desenvolvimento de Software. Regis Gimenis - Microsoft PRO201 - Integrando o Visual Studio 2005 Team Edition for Database Professional no Ciclo de Desenvolvimento de Software Regis Gimenis - Microsoft 01. 02. 03. 04. 05. Introdução Visual Studio Team System

Leia mais

BusinessRX para Consultores ou Diretores Financeiros

BusinessRX para Consultores ou Diretores Financeiros Business Report expert BusinessRX para Consultores ou Diretores Financeiros Descubra como obter sucesso com o BusinessRX e a modelação de mapas de gestão inteligentes e interativos, que podem ajudá-lo

Leia mais

UML - Unified Modeling Language

UML - Unified Modeling Language UML - Unified Modeling Language Casos de Uso Marcio E. F. Maia Disciplina: Engenharia de Software Professora: Rossana M. C. Andrade Curso: Ciências da Computação Universidade Federal do Ceará 24 de abril

Leia mais

Desenvolvendo aplicações

Desenvolvendo aplicações Desenvolvendo aplicações Sobre Adriano Bertucci Email: adriano@bertucci.com.br Twitter: @adrianobertucci Técnico: www.bertucci.com.br Consultoria e Serviços: www.fcamara.com.br Agenda Software + Serviços

Leia mais

Wesley Vaz, MSc., CISA

Wesley Vaz, MSc., CISA Wesley Vaz, MSc., CISA Objetivos Ao final da palestra, os participantes deverão ser capazes de: Identificar e compreender os princípios do Cobit 5; Identificar e conhecer as características dos elementos

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA TR Pregão Eletrônico nº 014/2014

TERMO DE REFERÊNCIA TR Pregão Eletrônico nº 014/2014 1 OBJETO TERMO DE REFERÊNCIA TR Pregão Eletrônico nº 014/2014 Anexo I 1.1 Registro de Preços RP, por 12 (doze) meses, de produtos e serviços SAP Business Objects (BO) e SAP Sybase, a saber: Lote 1 - Licenças

Leia mais

Módulo 6: Linguagem de Programação IV 6.1. Introdução 6.2. Bases de Dados 6.2.1. Visão Estrutural 6.2.2. SGBD: Sistema de Gestão de Bases de Dados

Módulo 6: Linguagem de Programação IV 6.1. Introdução 6.2. Bases de Dados 6.2.1. Visão Estrutural 6.2.2. SGBD: Sistema de Gestão de Bases de Dados Curso Profissional de Técnico de Multimédia 12ºAno Disciplina: Sistemas de Informação Módulo 6: Linguagem de Programação IV 6.1. Introdução 6.2. Bases de Dados 6.2.1. Visão Estrutural 6.2.2. SGBD: Sistema

Leia mais

Unified Modeling Language. Diagramas de Implementação

Unified Modeling Language. Diagramas de Implementação Unified Modeling Language Diagramas de Implementação José Correia, Junho 2006 (http://paginas.ispgaya.pt/~jcorreia/) Diagramas de implementação José Correia UML Diagramas de Implementação 2 Diagramas de

Leia mais

A gestão de processos de negócio: conceitos e ferramentas BPM

A gestão de processos de negócio: conceitos e ferramentas BPM FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO A gestão de processos de negócio: conceitos e ferramentas BPM Trabalho realizado por: Ana Luisa Veiga Filipa Ramalho Doutora Maria Manuela Pinto GSI 2007 AGENDA:

Leia mais

Integrando SAP e Ferramentas de Gerenciamento de Projeto Primavera e Microsoft EPM. Project Transporter 2.0

Integrando SAP e Ferramentas de Gerenciamento de Projeto Primavera e Microsoft EPM. Project Transporter 2.0 Integrando SAP e Ferramentas de Gerenciamento de Projeto Primavera e Microsoft EPM Project Transporter 2.0 Desafio Técnico: Questionamento Questão: Como Sincronizar Dados entre SAP R/3 e Primavera P3e

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. Farinha Aula 04 Conceito Sistema de Informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo),

Leia mais

MODELAGEM DE PROCESSOS

MODELAGEM DE PROCESSOS MODELAGEM DE PROCESSOS a a a PRODUZIDO POR CARLOS PORTELA csp3@cin.ufpe.br AGENDA Definição Objetivos e Vantagens Linguagens de Modelagem BPMN SPEM Ferramentas Considerações Finais Referências 2 DEFINIÇÃO:

Leia mais

ACADEMIA DE BW (BUSINESS WAREHOUSE)

ACADEMIA DE BW (BUSINESS WAREHOUSE) A Academia é o melhor caminho para especialização dentro de um tema no ERP da SAP. Para quem busca uma formação com certificação em Business Warehouse, o mais indicado é participar da Academia de BW. O

Leia mais

Sou um especialista em SQL Server em todas as funções existentes: DBA, programação T SQL, BI, SSAS, SSIS

Sou um especialista em SQL Server em todas as funções existentes: DBA, programação T SQL, BI, SSAS, SSIS CV de Nuno Teixeira Resumo Olá, Sou um especialista em SQL Server em todas as funções existentes: DBA, programação T SQL, BI, SSAS, SSIS e SSRS. Tenho tido muita experiência hands on com o SQL Server,

Leia mais

Copyright 2003, SAS Institute Inc. All rights reserved. 15. Copyright 2003, SAS Institute Inc. All rights reserved. 17

Copyright 2003, SAS Institute Inc. All rights reserved. 15. Copyright 2003, SAS Institute Inc. All rights reserved. 17 Copyright 2003, SAS Institute Inc. All rights reserved. Agenda Supplier Relationship Management Ana Rita Cunha Janeiro de 2004 Definição do conceito Problemas no relacionamento com fornecedores Como é

Leia mais

Novas Tendências da Gestão e Governança de Dados

Novas Tendências da Gestão e Governança de Dados Novas Tendências da Gestão e Governança de Dados Bergson Lopes contato@bergsonlopes.com.br www.bergsonlopes.com.br Dados do Palestrante Bergson Lopes Rego, PMP é especialista em Gestão de Dados, Gerenciamento

Leia mais

1 Descrição sumária. Varajão, Trigo e Barroso, O Gestor de Sistemas de Informação nas grandes empresas portuguesas, Computerworld, 2011.

1 Descrição sumária. Varajão, Trigo e Barroso, O Gestor de Sistemas de Informação nas grandes empresas portuguesas, Computerworld, 2011. O Gestor de Sistemas de Informação nas grandes empresas portuguesas João Varajão 1, António Trigo 2, João Barroso 1 1 Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro 2 Instituto

Leia mais

Desenvolvendo um Ambiente de Aprendizagem a Distância Utilizando Software Livre

Desenvolvendo um Ambiente de Aprendizagem a Distância Utilizando Software Livre Desenvolvendo um Ambiente de Aprendizagem a Distância Utilizando Software Livre Fabrício Viero de Araújo, Gilse A. Morgental Falkembach Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção - PPGEP Universidade

Leia mais

Ferramentas de Engª de Requisitos

Ferramentas de Engª de Requisitos Análise e Conc epç ão de Sist em as de Inform aç ão )HUUDPHQWDVGH(QJ GH5HTXLVLWRV Carla Ferreira carla.ferreira@dei.ist.utl.pt Ferramentas Genéricas Ferramentas Especializadas Ferramenta (lider de mercado)

Leia mais

Um modelo é uma simplificação da realidade. Construímos modelos para compreender melhor o sistema que estamos desenvolvendo.

Um modelo é uma simplificação da realidade. Construímos modelos para compreender melhor o sistema que estamos desenvolvendo. UML - Motivação - O que é um modelo? Um modelo é uma simplificação da realidade. Construímos modelos para compreender melhor o sistema que estamos desenvolvendo. O que é um modelo? O que é um modelo? O

Leia mais

Professor Antonio Benedito Coimbra Sampaio Jr

Professor Antonio Benedito Coimbra Sampaio Jr Professor Antonio Benedito Coimbra Sampaio Jr 1 Apresentação do Curso Java 8 para Web 2 Por que você quer fazer este curso? Eu sou aluno da área de computação e preciso aprender (bem) Java para poder concluir

Leia mais

Propostas de Teses para 2008/2009

Propostas de Teses para 2008/2009 Propostas de Teses para 2008/2009 Prof. Alberto M. R. Silva, Março de 2008, 1.3 Índice Propostas para o MEIC... 2 DSL para Desenho e Implementação de Aplicações Web... 2 Redes Sociais em Sistemas de Informação...

Leia mais

Apresentação Comercial. Software de Gestão Advisor

Apresentação Comercial. Software de Gestão Advisor Apresentação Comercial Software de Gestão Advisor Software Gestão Advisor Integração de sistemas de segurança Funcionalidades Comercial Características, Conceito, Funcionalidades & Benefícios Intrusão,

Leia mais

Introdução ao Tableau Desktop

Introdução ao Tableau Desktop Introdução ao Tableau Desktop Bem-vindo ao Tableau Desktop 8.3. Siga este guia para usar dados de exemplo e saber como conectar dados e criar exibições. 1. Conectar a dados. Criar uma exibição 3. Criar

Leia mais

Gestão do conhecimento

Gestão do conhecimento Gestão do Introdução e conceitos Luis Manuel Borges Gouveia, lmbg@ufp.pt Janeiro de 2002 Definição de Gestão do Conhecimento KM - Knowledge Management é um processo de grupo que combina o domínio de humano

Leia mais

Universidade Católica de Petrópolis Análise Orientada a Objetos. Introdução

Universidade Católica de Petrópolis Análise Orientada a Objetos. Introdução Universidade Católica de Petrópolis Análise Orientada a Objetos Introdução 1 O que é um software? Modelagem Um conjunto de instruções (programa de computador) que quando executados fornecem funções e desempenho

Leia mais

O que é a UML? Introdução a UML. Objetivos da Modelagem. Modelos. A UML não é. Princípios da Modelagem. O que é um modelo?

O que é a UML? Introdução a UML. Objetivos da Modelagem. Modelos. A UML não é. Princípios da Modelagem. O que é um modelo? O que é a UML? Introdução a UML Linguagem Gráfica de Modelagem para: Visualizar Especificar Construir Documentar Comunicar Artefatos de sistemas complexos Linguagem: vocabulário + regras de combinação

Leia mais

SAD. Paulo Silva, Rodolfo Ribeiro, Vinicius Tavares

SAD. Paulo Silva, Rodolfo Ribeiro, Vinicius Tavares SAD Paulo Silva, Rodolfo Ribeiro, Vinicius Tavares DataWarehouse Armazena informações relativas a uma organização em BD Facilita tomada de decisões Dados são coletados de OLTP(séries históricas) Dados

Leia mais

As Novas Tecnologias de Dados, Inteligência Competitiva e Preditiva

As Novas Tecnologias de Dados, Inteligência Competitiva e Preditiva SEMINÁRIO TEMAS ESTRATÉGICOS DO AGROPENSA Pesquisa e Inovação em Automação e Tecnologias da Informação e Comunicação As Novas Tecnologias de Dados, Inteligência Competitiva e Preditiva Brasília, 12 de

Leia mais

do grego: arkhé (chefe ou mestre) + tékton (trabalhador ou construtor); tekhne arte ou habilidade;

do grego: arkhé (chefe ou mestre) + tékton (trabalhador ou construtor); tekhne arte ou habilidade; 1 ARQUITETURA E DESIGN DE SOFTWARE O que é Arquitetura? do grego: arkhé (chefe ou mestre) + tékton (trabalhador ou construtor); tekhne arte ou habilidade; do dicionário: Arte de projetar e construir prédios,

Leia mais

Ourofino: gestão integrada de treinamentos e atendimento de auditorias com SuccessFactors

Ourofino: gestão integrada de treinamentos e atendimento de auditorias com SuccessFactors SAP Business Transformation Study Saúde animal Ourofino Saúde Animal Ourofino: gestão integrada de treinamentos e atendimento de auditorias com SuccessFactors A Ourofino prevê o crescimento dos seus negócios

Leia mais

IBM Endpoint Manager for Software Use Analysis Versão 9.1. Notas sobre a Liberação

IBM Endpoint Manager for Software Use Analysis Versão 9.1. Notas sobre a Liberação IBM Endpoint Manager for Software Use Analysis Versão 9.1 Notas sobre a Liberação IBM Endpoint Manager for Software Use Analysis Versão 9.1 Notas sobre a Liberação Notas Sobre a Liberação para o IBM Endpoint

Leia mais

Rational XDE Model Structure Guidelines para Microsoft.NET

Rational XDE Model Structure Guidelines para Microsoft.NET Rational XDE Model Structure Guidelines para Microsoft.NET 2 Página 2 de 23 Índice Analítico 1. Introduction 4 2. Scope 4 3. XDE Project Structure 4 4. RUP Model to XDE Model Mapping 7 5. Use-Case Model

Leia mais

Declaração de trabalho do projeto. Caso de negócio. Fatores ambientais da empresa. Estratégia de gerenciamento das partes interessadas.

Declaração de trabalho do projeto. Caso de negócio. Fatores ambientais da empresa. Estratégia de gerenciamento das partes interessadas. 30 Estratégia de gerenciamento das partes interessadas. Eles serão descritos nas subseções a seguir. Declaração de trabalho do projeto A declaração de trabalho do projeto descreve o produto, serviço ou

Leia mais

Pentaho Community Edition

Pentaho Community Edition Pentaho Community Edition UmaIntroduçãoaBusinessIntelligence eaopentahobiopensource RafaelaRaganham rafaela@ambientelivre.com.br MarcioJuniorVieira marcio@ambientelivre.com.br Sobre o Palestrante Marcio

Leia mais

Inovação e Tecnologia Acelerando o crescimento dos seus negócios. Alexandre Castro Channel Enabler & Solution Expert

Inovação e Tecnologia Acelerando o crescimento dos seus negócios. Alexandre Castro Channel Enabler & Solution Expert Inovação e Tecnologia Acelerando o crescimento dos seus negócios Alexandre Castro Channel Enabler & Solution Expert BUSINESS ONE Solução completa e integrada para gestão empresarial, acessível para empresas

Leia mais

Perguntas Frequentes sobre o Microsoft Cloud Partner Program

Perguntas Frequentes sobre o Microsoft Cloud Partner Program VISÃO GERAL DO PROGRAMA... 2 REQUISITOS DO PROGRAMA... 3 REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO... 3 REQUISITOS PARA RENOVAÇÃO... 9 BENEFÍCIOS DO PROGRAMA... 10 LISTA DE BENEFÍCIOS DO PROGRAMA... 10 BENEFÍCIOS DO CLOUD

Leia mais

Business Process Management [BPM] Get Control. Empower People.

Business Process Management [BPM] Get Control. Empower People. Business Process Management [BPM] Get Control. Empower People. O SoftExpert BPM Suite é uma suíte abrangente de módulos e componentes perfeitamente integrados, projetados para gerenciar todo o ciclo de

Leia mais

TECNOLOGIA EM BANCO DE DADOS

TECNOLOGIA EM BANCO DE DADOS TECNOLOGIA EM BANCO DE DADOS SOBRE O CURSO O tecnológico em Banco de Dados, também conhecido como Database Administrator (DBA), desempenha papel estratégico nas empresas, pois gerencia um dos maiores bens

Leia mais

PROJELER. Componentes da Solução Intalio BPMS 5.2. Maurício Bitencourt 51 21171872 / 51 84087798 mauricio.bitencourt@projeler.com.

PROJELER. Componentes da Solução Intalio BPMS 5.2. Maurício Bitencourt 51 21171872 / 51 84087798 mauricio.bitencourt@projeler.com. Componentes da Solução Intalio BPMS 5.2 Maurício Bitencourt 51 21171872 / 51 84087798 mauricio.bitencourt@projeler.com.br Platinum Implementation Partner 1 Enterprise Edition Software de Código Aberto

Leia mais

Master Data Management. Resumo

Master Data Management. Resumo Master Data Management Luis Torres 1, Helena Galhardas 2, João Damásio 3. 1) Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal luis.torres@tagus.ist.utl.pt 2) Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal helena.galhardas@tagus.ist.utl.pt

Leia mais

Transformação dos negócios de distribuição e os desafios do setor

Transformação dos negócios de distribuição e os desafios do setor Transformação dos negócios de distribuição e os desafios do setor Geraldo Guimarães Jr Diretor para Indústria de Utilities SAP para Utilities Liderança Global no Setor Maior Provedor de Soluções e Aplicações

Leia mais

Unidade II MODELAGEM DE PROCESSOS

Unidade II MODELAGEM DE PROCESSOS Unidade II 3 MODELAGEM DE SISTEMAS 1 20 A fase de desenvolvimento de um novo sistema de informação (Quadro 2) é um momento complexo que exige um significativo esforço no sentido de agregar recursos que

Leia mais

Governo Digital Reinvenção na relação com o cidadão

Governo Digital Reinvenção na relação com o cidadão Governo Digital Reinvenção na relação com o cidadão SERVINDO UMA NOVA GERAÇÃO Eu estou ligada digitalmente. Eu estou socialmente em rede. Eu estou melhor informada. EU SOU CIDADÃ Cidadão hoje prefere

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em BD Suporte de Apoio à Decisão

Curso Superior de Tecnologia em BD Suporte de Apoio à Decisão Curso Superior de Tecnologia em BD Suporte de Apoio à Decisão Aula 01 Agenda Introdução Conceitos Histórico Fornecedores Quadrantes Mágicos Introdução aos Próximos tópicos 2 Introdução Sistemas de Apoio

Leia mais

IBM Cognos Business Intelligence Scorecarding

IBM Cognos Business Intelligence Scorecarding IBM Cognos Business Intelligence Scorecarding Unindo a estratégia às operações com sucesso Visão Geral O Scorecarding oferece uma abordagem comprovada para comunicar a estratégia de negócios por toda a

Leia mais

A cloud concebida para a sua empresa.

A cloud concebida para a sua empresa. A cloud concebida para a sua empresa. É a Cloud Microsoft. Cada negócio é único. Desde os cuidados de saúde ao retalho, produção ou finanças, não há dois negócios que usem o mesmo processo. É esta a razão

Leia mais

Bem-vindo à apresentação do SAP Business One.

Bem-vindo à apresentação do SAP Business One. Bem-vindo à apresentação do SAP Business One. Neste tópico, responderemos à pergunta: O que é o Business One? Definiremos o SAP Business One e discutiremos as opções e as plataformas disponíveis para executar

Leia mais

Análise e Conc epç ão de Sist em as de Inform aç ão,qwurgxomrj(qj GH5HTXLVLWRV. Adaptado a partir de Gerald Kotonya and Ian Sommerville

Análise e Conc epç ão de Sist em as de Inform aç ão,qwurgxomrj(qj GH5HTXLVLWRV. Adaptado a partir de Gerald Kotonya and Ian Sommerville Análise e Conc epç ão de Sist em as de Inform aç ão,qwurgxomrj(qj GH5HTXLVLWRV Adaptado a partir de Gerald Kotonya and Ian Sommerville 1 Objectivos Introduzir as noções requisitos de sistema e processo

Leia mais

Pesquisa sobre Iniciativas em BPM

Pesquisa sobre Iniciativas em BPM Pesquisa sobre Iniciativas em BPM Apresentação...2 1. Perfil dos Participantes da Pesquisa...3 2. Como as organizações estão adotando o BPM... 4 2.1. Como as organizações entendem o conceito de BPM?...

Leia mais

Promoção Compre Um, Leve Dois Perguntas Frequentes

Promoção Compre Um, Leve Dois Perguntas Frequentes Promoção Compre Um, Leve Dois Perguntas Frequentes O que é a Promoção Compre Um, Leve Dois? Trata-se de uma promoção por tempo limitado através da qual os clientes que adquirirem licenças ESD nomeadas

Leia mais

BUSINESS INTELLIGENCE Prof. Fabio Purcino

BUSINESS INTELLIGENCE Prof. Fabio Purcino Aula Teste BUSINESS INTELLIGENCE Prof. Fabio Purcino Faça o download desta aula Use um leitor de QR Code Definição Business Intelligence é um conjunto de conceitos e técnicas que buscam extrair conhecimento

Leia mais

CES-32 e CE-230 Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software. Tendências, Perspectivas e Ferramentas de Qualidade em Engenharia de Software (4)

CES-32 e CE-230 Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software. Tendências, Perspectivas e Ferramentas de Qualidade em Engenharia de Software (4) CURSO de GRADUAÇÃO e de PÓS-GRADUAÇÃO do ITA 2º SEMESTRE 2002 CES-32 e CE-230 Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software Eng. Osvandre Alves Martins e Prof. Dr. Adilson Marques da Cunha Tendências,

Leia mais

Software as a Service As múltiplas dimensões do SaaS

Software as a Service As múltiplas dimensões do SaaS Software as a Service As múltiplas dimensões do SaaS Microsoft Solutions Day: Software as a Service 18 de Junho 2008 Gabriel Coimbra Research & Consulting Director IDC Portugal Copyright 2008 IDC. Reproduction

Leia mais

Oracle ISV. Felipe Pontes, felipe.pontes@oracle.com Gerente Senior de Consultoria de Vendas ISV/OEM Setembro 09, 2014

Oracle ISV. Felipe Pontes, felipe.pontes@oracle.com Gerente Senior de Consultoria de Vendas ISV/OEM Setembro 09, 2014 Oracle ISV 2014 Felipe Pontes, felipe.pontes@oracle.com Gerente Senior de Consultoria de Vendas ISV/OEM Setembro 09, 2014 Copyright 2014 Oracle and/or its affiliates. All rights reserved. Visão Corporativa

Leia mais

Apresentação do Portfólio da ITWV Soluções Inteligentes em Tecnologia

Apresentação do Portfólio da ITWV Soluções Inteligentes em Tecnologia P ORTFÓ FÓLIO Apresentação do Portfólio da ITWV Soluções Inteligentes em Tecnologia versão 1.1 ÍNDICE 1. A EMPRESA... 3 2. BI (BUSINESS INTELLIGENCE)... 5 3. DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS... 6 3.1. PRODUTOS

Leia mais

Fábio Ávila Thiago Carvalho POWERPIVOT

Fábio Ávila Thiago Carvalho POWERPIVOT Fábio Ávila Thiago Carvalho POWERPIVOT PowerPivot - Introdução Permite a construção de um modelo de dados Como um Data Mart Elemento Central para construção de Self-Service BI Evolução da tabela dinâmica

Leia mais

E R P. Enterprise Resource Planning. Sistema Integrado de Gestão

E R P. Enterprise Resource Planning. Sistema Integrado de Gestão E R P Enterprise Resource Planning Sistema Integrado de Gestão US$ MILHÕES O MERCADO BRASILEIRO 840 670 520 390 290 85 130 200 1995-2002 Fonte: IDC P O R Q U E E R P? Porque a única coisa constante é a

Leia mais

Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br BPMN

Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br BPMN Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br BPMN Benefícios da modelagem Em uma organização orientada a processos, modelos de processos são o principal meio para medir o desempenho

Leia mais

Ferramenta para Geração de Código a partir da Especialização do Diagrama de Classes

Ferramenta para Geração de Código a partir da Especialização do Diagrama de Classes Ferramenta para Geração de Código a partir da Especialização do Diagrama de Classes Alexandro Deschamps (Ápice) alexandro@apicesoft.com Everaldo Artur Grahl (FURB/DSC) egrahl@furb.br Resumo. Uma das grandes

Leia mais

FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO DE INTERFACES DE SOFTWARE A PARTIR DE DIAGRAMA DE CLASSES

FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO DE INTERFACES DE SOFTWARE A PARTIR DE DIAGRAMA DE CLASSES FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO DE INTERFACES DE SOFTWARE A PARTIR DE DIAGRAMA DE CLASSES Aluno: André Luis Becker Orientador: Prof. Everaldo Artur Grahl. Mestre Orientador, FURB Roteiro da Apresentação Introdução;

Leia mais

Unified Modeling Language UML - Notações

Unified Modeling Language UML - Notações Unified Modeling Language UML - Notações Prof. Ms. Elvio Gilberto da Silva elvio@fmr.edu.br UML Ponto de Vista É gerada com propósito geral de uma linguagem de modelagem visual usada para especificar,

Leia mais

CA Nimsoft Monitor. Guia do Probe Monitoramento de resposta de JDBC. jdbc_response série 1.1

CA Nimsoft Monitor. Guia do Probe Monitoramento de resposta de JDBC. jdbc_response série 1.1 CA Nimsoft Monitor Guia do Probe Monitoramento de resposta de JDBC jdbc_response série 1.1 Aviso de copyright do CA Nimsoft Monitor Este sistema de ajuda online (o Sistema ) destina-se somente para fins

Leia mais

Projectos ISCTE. Projectos Portal do Conhecimento. Junho de 2007. 2004 Capgemini - All rights reserved 2004 Capgemini - All rights reserved

Projectos ISCTE. Projectos Portal do Conhecimento. Junho de 2007. 2004 Capgemini - All rights reserved 2004 Capgemini - All rights reserved Projectos ISCTE Junho de 2007 Projectos Portal do Conhecimento rights reserved 1 O conhecimento é a base da oferta das empresas prestadoras de serviços. Manter o conhecimento nas organizações é um desafio

Leia mais

Conceito. As empresas como ecossistemas de relações dinâmicas

Conceito. As empresas como ecossistemas de relações dinâmicas Conceito As empresas como ecossistemas de relações dinâmicas PÁG 02 Actualmente, face à crescente necessidade de integração dos processos de negócio, as empresas enfrentam o desafio de inovar e expandir

Leia mais

Business Process Management [BPM] Get Control. Empower People.

Business Process Management [BPM] Get Control. Empower People. Business Process Management [BPM] Get Control. Empower People. O SoftExpert BPM Suite é uma suíte abrangente de módulos e componentes perfeitamente integrados, projetados para gerenciar todo o ciclo de

Leia mais

1. A MULTICERT 2. A MULTICERT e ALFRESCO. 4. Contributo Especial 5. Iniciativas MULTICERT 6. Integração e Parcerias

1. A MULTICERT 2. A MULTICERT e ALFRESCO. 4. Contributo Especial 5. Iniciativas MULTICERT 6. Integração e Parcerias Serviços Partner Alfresco Prestação de Serviços Alfresco MULTICERT Sofia Neto Lisboa, 14 de Outubro 2009 Alfresco Meetup Lisboa 2009 Agenda 1. A MULTICERT 2. A MULTICERT e ALFRESCO 3. Prestação de Serviços

Leia mais

Esri Maps para Inteligência de Negócios Conceitos e Produtos Esri. Rodrigo Barrionuevo

Esri Maps para Inteligência de Negócios Conceitos e Produtos Esri. Rodrigo Barrionuevo Esri Maps para Inteligência de Negócios Conceitos e Produtos Esri Rodrigo Barrionuevo O que é Business Intelligence? Plataforma apoio a decisão Online Analytic Process OLAP Reporting & Ad Hoc Query Business

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PROJETOS DE SOFTWARE - SGPS

SISTEMA DE GESTÃO DE PROJETOS DE SOFTWARE - SGPS SISTEMA DE GESTÃO DE PROJETOS DE SOFTWARE - SGPS Lilian R. M. Paiva, Luciene C. Oliveira, Mariana D. Justino, Mateus S. Silva, Mylene L. Rodrigues Engenharia de Computação - Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Leia mais

Com esta tecnologia Microsoft, a PHC desenvolveu toda a parte de regras de negócio, acesso a dados e manutenção do sistema.

Com esta tecnologia Microsoft, a PHC desenvolveu toda a parte de regras de negócio, acesso a dados e manutenção do sistema. Caso de Sucesso Microsoft Canal de Compras Online da PHC sustenta Aumento de 40% de Utilizadores Registados na Área de Retalho Sumário País: Portugal Industria: Software Perfil do Cliente A PHC Software

Leia mais