Análise e recomendação de mecanismos regionais de compensação ambiental interfederativa para a Região Metropolitana de Campinas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Análise e recomendação de mecanismos regionais de compensação ambiental interfederativa para a Região Metropolitana de Campinas"

Transcrição

1 TERMO DE REFERÊNCIA Seleção nº 02/2018 INTERACT-Bio Campinas ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade Secretariado para América do Sul Análise e recomendação de mecanismos regionais de compensação ambiental interfederativa para a Região Metropolitana de Campinas Contratação Chamada para contratação de pesquisadores/as vinculados/as a uma universidade, instituto de pesquisa ou think tank (organizações locais de análise e compromisso de pesquisa sobre políticas públicas) para recomendar mecanismos de compensação ambiental interfederativa aplicáveis na Região Metropolitana de Campinas, tendo como ponto de partida o artigo 7º inciso VII do Estatuto da Metrópole 1 e o roteiro para regulamentação de tais mecanismos sendo elaborado sob a coordenação do ICLEI 2. Tipo de Contrato: Produto Organização contratante: ICLEI - América do Sul O ICLEI é a principal associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável, cuja rede global conecta mais de governos de estados e cidades de diversos portes, em mais de 100 países. Movido pela causa de mobilizar os governos locais para construir cidades mais sustentáveis, o ICLEI oferece apoio para que desenvolvam suas políticas e ações pela sustentabilidade. Orienta-se pela premissa básica de que iniciativas elaboradas e dirigidas localmente podem fornecer uma maneira eficaz e economicamente eficiente para alcançar objetivos locais, nacionais e globais. O ICLEI - América do Sul conecta seus mais de 50 membros em 8 países a este movimento global. Ao longo destes anos, destacou-se no desenvolvimento e execução de projetos nas temáticas de: Clima e Desenvolvimento de Baixo Carbono, Resiliência, Resíduos Sólidos, Compras Públicas Sustentáveis, Biodiversidade Urbana, dentre outros. 1 Art. 7º: Além das diretrizes gerais estabelecidas no art. 2 o da Lei no , de 10 de julho de 2001, a governança interfederativa das regiões metropolitanas e das aglomerações urbanas observará as seguintes diretrizes específicas: VII compensação por serviços ambientais ou outros serviços prestados pelo Município à unidade territorial urbana, na forma da lei e dos acordos firmados no âmbito da estrutura de governança interfederativa. 2 O roteiro em questão é desenvolvido paralelamente à essa consultoria, conforme a Seleção nº01/2018 INTERACT- Bio, cujos resultados alimentarão as atividades previstas para este Termo de Referência, dialogando entre si.

2 Sobre o Projeto: INTERACT-Bio: Ação Integrada pela Biodiversidade INTERACT-Bio é um projeto de quatro anos elaborado para melhorar a utilização e a gestão dos recursos naturais em cidades de rápido crescimento e nas regiões que as cercam. A iniciativa tem como objetivo proporcionar às populações urbanas em expansão soluções baseadas na natureza e mostrar seus benefícios a longo prazo. O projeto possibilita que os governos de diferentes níveis - do local ao nacional - agreguem seus esforços para integrar a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos em atribuições fundamentais dos governos subnacionais, tais como o planejamento territorial, a gestão do uso do solo, o desenvolvimento econômico local e projetos de infraestrutura. A iniciativa apoia as regiões metropolitanas a compreenderem o potencial da natureza, principalmente em relação ao fornecimento de serviços essenciais para o dia a dia das cidades e, ao mesmo tempo, a melhorarem a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, gerando novas ou melhores oportunidades de desenvolvimento regional. O INTERACT-Bio é implementado no Brasil, na Índia e na Tanzânia, em um horizonte de quatro anos ( ). Objetivo da contratação O objetivo da contratação é recomendar mecanismos de compensação ambiental interfederativa 3 aplicáveis para a Região Metropolitana de Campinas, com base nas legislações locais. Os mecanismos deverão apoiar a implementação do conceito de intervenção regional proposto no âmbito do Projeto INTERACT-Bio. O conceito para a Região Metropolitana de Campinas consiste na implementação de uma área de conectividade, abrangendo seus municípios e promovendo a integração da biodiversidade a nível regional. Especificações dos produtos a serem entregues pela consultoria PRODUTO 1: Elaboração do Plano de Trabalho Atividades: Realizar uma reunião com o contratante (ICLEI) e as outras universidades, institutos de pesquisa ou think tank selecionados para alinhamento das diretrizes operacionais para o trabalho; 3 Partindo da definição conceitual de serviços ambientais e compensação ambiental interfederativa estabelecida conforme a Seleção nº01/2018 INTERACT-Bio, previamente disponibilizada para consulta.

3 Elaborar Plano de Trabalho com base nesse Termo de Referência e na reunião realizada; PRODUTO 2: Elaboração de linha de base da Região Metropolitana de Campinas Atividades: Levantar os mecanismos existentes de compensação por serviços ambientais, nas legislações municipais e estadual; Elaborar documento de linha de base da Região Metropolitana de Campinas, sistematizando os mecanismos de compensação por serviços ambientais identificados nas legislações locais; Apresentar os resultados obtidos em reunião com o contratante. Nesta reunião, a contratada por meio da Seleção nº INTERACT-Bio apresentará a primeira versão do roteiro de regulamentação de mecanismos de compensação ambiental interfederativa. Na mesma ocasião, a contratada por meio desta Seleção, apresentará a linha de base da Região Metropolitana de Campinas. PRODUTO 3. Análise de viabilidade da implementação a nível metropolitano dos mecanismos de compensação ambiental identificados nas legislações locais de acordo com o roteiro de regulamentação elaborado sob coordenação técnica do ICLEI Atividades: Após a apresentação dos resultados do Produto 2 em reunião com o contratante, avaliar a viabilidade de implementação de mecanismos de compensação ambiental interfederativa na Região Metropolitana de Campinas; Apontar oportunidades de implementação viáveis no respectivo contexto metropolitano, incluindo os processos e os atores envolvidos; Apresentar a primeira versão dos resultados ao contratante; Com base nas contribuições e na revisão que será apresentada pelos pontos focais do Projeto na região e pelo contratante, deverá ser elaborada a versão final dos documentos.

4 PRODUTO 4. Recomendação de mecanismos de compensação ambiental interfederativa específicos para a Região Metropolitana de Campinas para a implementação do conceito de intervenção do Projeto INTERACT-Bio Atividades: Recomendar pelo menos um (1) mecanismo de compensação ambiental interfederativa específico para a Região Metropolitana de Campinas, com o objetivo de implementar o conceito de intervenção definido para o Projeto: uma linha de conectividade regional. Este conceito de intervenção será detalhado pelo contratante em reunião prévia. Prazos e formatos O contrato terá duração entre o período de 06 de setembro de 2018 a 20 de janeiro de Qualquer alteração de produtos e prazos deverá ser acordada entre as partes. Os produtos deverão ser apresentados em meio digital com capa de identificação contendo as seguintes informações: nome do(a)(s) consultor(a)(es) e da empresa, título da consultoria, número do contrato, número e nome dos produtos. Seguem abaixo os produtos a serem entregues com os respectivos prazos e formatos: PRODUTOS PRODUTO 1. Elaboração do Plano de Trabalho PRODUTO 2. Elaboração de linha de base da Região Metropolitana de Campinas PRODUTO 3. Análise de viabilidade PRAZOS 15 dias após a data de contratação 60 dias após a entrega do Produto 1 30 dias após a Formato/Especificação técnica Plano de trabalho em formato Excel e documento em formato Word, fonte Arial 11, espaçamento simples e espaçamento 0,6 entre parágrafos. Documento em Word, com um máximo de 30 páginas em fonte Arial 11 espaçamento simples e espaçamento 0,6 entre parágrafos. Documento em Word, com um máximo de 50 páginas em fonte Arial 11 espaçamento simples e

5 da implementação a nível metropolitano dos mecanismos de compensação ambiental identificados nas legislações locais de acordo com o roteiro de regulamentação elaborado sob coordenação técnica do ICLEI PRODUTO 4. Recomendação de mecanismos de compensação ambiental interfederativa específicos para a Região Metropolitana de Campinas para a implementação do conceito de intervenção do Projeto INTERACT- Bio entrega do Produto 2 30 dias após a entrega do Produto 3 espaçamento 0,6 entre parágrafos. Documento em formato Word, com um máximo de 15 páginas, fonte Arial 11, espaçamento simples e espaçamento 0,6 entre parágrafos. Requisitos da contratada Para participar da contratação, os/as pesquisadores/as devem comprovar que a universidade, instituto de pesquisa ou think tank a que estão vinculados/as está localizado/a em Campinas. Ademais, devem apresentar todos os itens da documentação exigida (ver item Envio de propostas ) Viagem Possíveis deslocamentos para a execução de atividades relacionadas a este trabalho deverão ser alinhados com o contratante, que arcará com os custos diretamente, e seguirão seus padrões de procedimento.

6 Pagamentos (acompanhamento e aprovação dos produtos) O trabalho deverá ser desenvolvido em permanente contato e sob a coordenação do contratante, inclusive na aprovação e/ou solicitação de retificação de produtos. A supervisão técnica da consultoria estará a cargo do ICLEI, envolvendo análise técnica e aprovação do produto e realização de reuniões de acompanhamento dos trabalhos marcadas previamente pelo contratante e alinhadas com os pontos focais em cada região metropolitana. Os pagamentos serão efetuados após a assinatura do contrato, aprovação dos produtos entregues e apresentação de Nota Fiscal. Deverão ser apresentados na proposta orçamentária o detalhamento dos custos gerais, incluindo todos os encargos legais, segundo a planilha modelo do Anexo 1. A aprovação final dos produtos estará a cargo do ICLEI, sendo que as autorizações para pagamento serão realizadas pela Gerência do Projeto no ICLEI. Desembolso dos honorários É obrigatória a emissão de nota fiscal sobre a qual serão deduzidos, pela fonte pagadora, todos os impostos estipulados na legislação fiscal, tais como: PIS, COFINS e CSLL, quando aplicáveis. O pagamento será feito em 6 parcelas, mediante entrega e verificação dos produtos previstos. Valor teto da contratação O valor máximo da contratação é de R$20.073,00 (vinte mil e setenta e três reais), referente ao período de desenvolvimento dos produtos. Capacidades e experiências requisitadas para os serviços As qualificações técnicas e profissionais da equipe responsável pela execução dos serviços descritos neste Termo de Referência são descritas a seguir: Coordenador Geral: Profissional com formação acadêmica em Economia, Gestão Ambiental ou áreas correlatas e especialização ou experiência comprovada de pelo menos cinco (5) anos no tema específico de serviços ambientais/ecossistêmicos e em instrumentos econômicos para a sua conservação. Deve demonstrar igualmente experiência em coordenação de equipes e em trabalhos similares ou que convergem com o presente Termo de Referência, tais como programas de Pagamento por Serviços Ambientais, avaliação de políticas públicas de conservação de recursos naturais, sustentabilidade ambiental e de mitigação e adaptação à mudança do clima.

7 Especialista em Administração Pública: Profissional com formação acadêmica em Administração Pública, Gestão de Políticas Públicas ou áreas correlatas e especialização ou experiência comprovada de pelo menos cinco (5) anos em finanças públicas, contabilidade pública e orçamento público. A equipe poderá ser composta por outros profissionais que a consultoria julgue como relevantes para desenvolver os produtos. Deverão ser apresentados os perfis de cada um dos integrantes e respectivas funções para o desenvolvimento dos trabalhos. Critérios de seleção Configura-se critério eliminatório a não apresentação dos documentos solicitados no item Envio de propostas. A título de avaliação dos inscritos, serão pontuados quesitos como formações e experiências profissionais dos membros da equipe. Em relação à proposta técnica, será pontuada, além da observância dos produtos descritos acima, a demonstração de conhecimento da legislação local e da estrutura de governança regional. Considerações finais Todas as peças (estudos, relatórios, pesquisas, informações ou outros materiais, incluindo gráficos, arquivos, documentos e dados eletrônicos) produzidas pelo contratado fruto deste Termo de Referência, inclusive originais e arquivos em meio digital, serão de propriedade e uso do ICLEI, sem prejuízo do reconhecimento e identificação dos consultores como corresponsáveis pela realização dos produtos em questão. Envio de propostas Para participar da seleção, por favor, envie-nos: Carta de manifestação de apoio da Universidade, Instituto de Pesquisa ou think tank no qual o(s) pesquisador(es) trabalham, demonstrando conhecimento da equipe e suporte 1 documento PDF;

8 Carta de apresentação que detalhe e demonstre experiência e qualificações da equipe de pesquisadores, justificando a escolha para estas atividades 1 documento PDF; Curriculum vitae do(s) pesquisador(es), em até 4 páginas cada, com os respectivos diplomas e certificados de formação em anexo, assim como certificações da experiência (Ex: atestados, livros ou artigos publicados, estudos ou relatórios realizados), apresentando os perfis de cada um dos integrantes e suas funções para o desenvolvimento dos trabalhos 1 documento PDF; Proposta inicial de metodologia de trabalho 1 documento PDF; Proposta orçamentária, apresentando o detalhamento dos custos gerais, incluindo todos os encargos legais, segundo modelo (Anexo 1) 1 documento PDF. Os quatro (4) itens deverão ser enviados em anexos separados. Propostas incompletas (sem todos os itens listados acima) serão desconsideradas. As propostas deverão ser enviadas até 22 de junho de 2018 para oportunidades@iclei.org com o assunto Seleção nº 02/2018 INTERACT-Bio Campinas. São Paulo, 28 de maio de 2018

Roteiro para regulamentação de mecanismos de compensação ambiental interfederativa

Roteiro para regulamentação de mecanismos de compensação ambiental interfederativa TERMO DE REFERÊNCIA Seleção nº 01/2018 INTERACT-Bio ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade Secretariado para América do Sul Roteiro para regulamentação de mecanismos de compensação ambiental interfederativa

Leia mais

Assessor/a de Projetos de Biodiversidade e Resiliência

Assessor/a de Projetos de Biodiversidade e Resiliência TERMO DE REFERÊNCIA Seleção nº 07/2019 ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade Secretariado para América do Sul Assessor/a de Projetos de Biodiversidade e Resiliência Contratação O ICLEI América do

Leia mais

ICLEI GOVERNOS LOCAIS PELA SUSTENTABILIDADE

ICLEI GOVERNOS LOCAIS PELA SUSTENTABILIDADE ICLEI GOVERNOS LOCAIS PELA SUSTENTABILIDADE Secretariado América do Sul Termo de Referência Para contratação dos serviços de ilustração de três pôsteres visualmente atraentes, mostrando os recursos naturais

Leia mais

FUNDO BRASILEIRO PARA A BIODIVERSIDADE - FUNBIO. Tropical Forest Conservation Act - TFCA TERMO DE REFERÊNCIA

FUNDO BRASILEIRO PARA A BIODIVERSIDADE - FUNBIO. Tropical Forest Conservation Act - TFCA TERMO DE REFERÊNCIA FUNDO BRASILEIRO PARA A BIODIVERSIDADE - FUNBIO Tropical Forest Conservation Act - TFCA TERMO DE REFERÊNCIA OBJETIVO: Contratação de serviços de consultoria para avaliação dos resultados alcançados pelo

Leia mais

Fundo de População das Nações Unidas, Escritório de País - Brasil

Fundo de População das Nações Unidas, Escritório de País - Brasil TERMOS DE REFERÊNCIA Contratação De Consultor/a Técnico/a - Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (Objetivo 5 Educação Ambiental para a Justiça Ambiental) Data limite para apresentação de candidaturas:

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante)

TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL Estudo Mapeamento de competências das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analista de Infraestrutura (AIE) e

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL. Categoria: Pesquisador Sênior

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL. Categoria: Pesquisador Sênior TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL Censo (demográfico e de trajetória profissional) de servidores públicos federais membros das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante)

TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL Estudo Mapeamento de competências das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analista de Infraestrutura (AIE) e

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL. Categoria: Pesquisador Assistente

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL. Categoria: Pesquisador Assistente TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL Censo (demográfico e de trajetória profissional) de servidores públicos federais membros das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA ANTECEDENTES

TERMO DE REFERÊNCIA ANTECEDENTES TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA DESENVOLVER ESTUDO TÉCNICO PARA DEFINIÇÃO DE LINHA DE BASE PARA O PROJETO ÁREAS PROTEGIDAS MUNICIPAIS E OUTRAS MEDIDAS LOCAIS DE CONSERVAÇÃO Serviço: Consultoria Técnica

Leia mais

OPORTUNIDADE Nº 009/2018 PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA PARA PROJETO DE CAPACITAÇÃO E PEQUENOS SUBSÍDIOS PARA APOIAR MITIGAÇÃO E

OPORTUNIDADE Nº 009/2018 PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA PARA PROJETO DE CAPACITAÇÃO E PEQUENOS SUBSÍDIOS PARA APOIAR MITIGAÇÃO E OPORTUNIDADE Nº 009/2018 PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA PARA PROJETO DE CAPACITAÇÃO E PEQUENOS SUBSÍDIOS PARA APOIAR MITIGAÇÃO E ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA AMAZÔNIA FEVEREIRO-2018

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL 012/2012

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL 012/2012 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL 012/2012 A Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar ASCOOB, entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério

Leia mais

EDITAL GC Nº 001/2018 Seleção para Contratação de Consultoria Especializada em Gestão e Monitoramento do Projeto Pessoa Jurídica - MEI

EDITAL GC Nº 001/2018 Seleção para Contratação de Consultoria Especializada em Gestão e Monitoramento do Projeto Pessoa Jurídica - MEI EDITAL GC Nº 001/2018 Seleção para Contratação de Consultoria Especializada em Gestão e Monitoramento do Projeto Pessoa Jurídica - MEI 1. PROJETO: Local. 2. OBJETO DA CONTRATAÇÃO: Contratação de consultoria

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO NACIONAL DE MEDICINA TRADICIONAL E ALTERNATIVA TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA ELABORAÇÃO DA II ESTRATÉGIA DA MEDICINA TRADICIONAL E ALTERNATIVA

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA nº Objetivo da contratação. 2. Antecedentes e contexto

TERMO DE REFERÊNCIA nº Objetivo da contratação. 2. Antecedentes e contexto TERMO DE REFERÊNCIA nº 2017.0202.00008-3 Responsável: Betânia Santos Fichino Setor: Departamento de Áreas Protegidas/MMA Brasília, 02 de fevereiro de 2017 1. Objetivo da contratação Contratação de serviços

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA N.º 03/2009

TERMO DE REFERÊNCIA N.º 03/2009 INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA PROJETO FLORESTA EM PÉ TERMO DE REFERÊNCIA N.º 03/2009 TÍTULO DO SERVIÇO A SER PRESTADO: Assessoria de natureza financeira

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 03/2017

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 03/2017 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 03/2017 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA PARA APOIAR A EQUIPE DO PROJETO SIMULAÇÃO DO POTENCIAL DOS IMPACTOS DE UMA GAMA DE CENÁRIOS SOCIOECONÔMICOS

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA Contratação De Consultor/a Técnico/a - Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (Objetivo 1 Mudança Climática)

TERMOS DE REFERÊNCIA Contratação De Consultor/a Técnico/a - Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (Objetivo 1 Mudança Climática) TERMOS DE REFERÊNCIA Contratação De Consultor/a Técnico/a - Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (Objetivo 1 Mudança Climática) Data limite para apresentação de candidaturas: 09 de maio de 2016

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL 007/2012

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL 007/2012 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL 007/2012 A Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar ASCOOB, entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL 001/2013

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL 001/2013 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL 001/2013 A Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar - ASCOOB, entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério

Leia mais

EDITAL nº 020/15 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO

EDITAL nº 020/15 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO EDITAL nº 020/15 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO A FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA ANTECEDENTES

TERMO DE REFERÊNCIA ANTECEDENTES TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTORIA (PESSOA JURÍDICA) PARA O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DE APOIO PARA SENSIBILIZAÇÃO DE COMUNIDADES RURAIS, TENDO COMO FOCO A RESTAURAÇÃO DE PAISAGENS E A EQUIDADE DE GÊNERO

Leia mais

DECRETO RIO Nº DE 11 DE JUNHO DE 2019

DECRETO RIO Nº DE 11 DE JUNHO DE 2019 DECRETO RIO Nº 46079 DE 11 DE JUNHO DE 2019 Institui o Programa Cidade pelo Clima da Cidade do Rio de Janeiro e dá outras providências. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições que

Leia mais

FUNDO DE INFRA-ESTRUTURA - CT-INFRA. Instituído pela Lei N.º , de 14/02/2001 Regulamentado pelo Decreto 3.087, de 26/04/2001

FUNDO DE INFRA-ESTRUTURA - CT-INFRA. Instituído pela Lei N.º , de 14/02/2001 Regulamentado pelo Decreto 3.087, de 26/04/2001 FUNDO DE INFRA-ESTRUTURA - CT-INFRA Instituído pela Lei N.º 10.197, de 14/02/2001 Regulamentado pelo Decreto 3.087, de 26/04/2001 Recursos: 20% dos recursos dos Fundos Setoriais, sendo pelo menos 30% destinados

Leia mais

Termo de Referência (TR) para contratação de Serviço. análises e diagnósticos para subsidiar a expansão da iniciativa Origens Brasil

Termo de Referência (TR) para contratação de Serviço. análises e diagnósticos para subsidiar a expansão da iniciativa Origens Brasil Termo de Referência (TR) para contratação de Serviço Análises e diagnósticos para subsidiar a expansão da iniciativa Origens Brasil 1. Contexto O IMAFLORA Instituto de Manejo e Certificação Florestal e

Leia mais

SEGUNDA CONVOCATÓRIA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA REVISTA TIP

SEGUNDA CONVOCATÓRIA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA REVISTA TIP SEGUNDA CONVOCATÓRIA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA REVISTA TIP Estamos convocando para o envio de propostas de artigos para serem publicados na segunda edição da nossa revista digital Trabajos de Investigación

Leia mais

EDITAL nº 022/15 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO

EDITAL nº 022/15 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO EDITAL nº 022/15 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO A FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E

Leia mais

EDITAL nº 025/16 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO

EDITAL nº 025/16 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO EDITAL nº 025/16 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO A FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL Consultoria para otimização de documentos, materiais e publicações da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD) Categoria: Sênior TERMOS DE

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA Contratação De Consultor/a Técnico/a - Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (Objetivo 7 Regularização Ambiental)

TERMOS DE REFERÊNCIA Contratação De Consultor/a Técnico/a - Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (Objetivo 7 Regularização Ambiental) TERMOS DE REFERÊNCIA Contratação De Consultor/a Técnico/a - Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (Objetivo 7 Regularização Ambiental) Data limite para apresentação de candidaturas: 09 de maio de

Leia mais

EDITAL nº 017/16 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO INDETERMINADO

EDITAL nº 017/16 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO INDETERMINADO EDITAL nº 017/16 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO INDETERMINADO A FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA Contratação De Consultor/a Técnico/a - Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (Objetivo 10 Gestão Territorial)

TERMOS DE REFERÊNCIA Contratação De Consultor/a Técnico/a - Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (Objetivo 10 Gestão Territorial) TERMOS DE REFERÊNCIA Contratação De Consultor/a Técnico/a - Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (Objetivo 10 Gestão Territorial) Data limite para apresentação de candidaturas: 09 de maio de 2016

Leia mais

EDITAL nº 014/17 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO INDETERMINADO

EDITAL nº 014/17 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO INDETERMINADO EDITAL nº 014/17 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO INDETERMINADO A FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA MODALIDADE SPECIAL SERVICE AGREEMENT. CÓDIGO DE CONTROLE: BRA/98/012 Avaliação Final

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA MODALIDADE SPECIAL SERVICE AGREEMENT. CÓDIGO DE CONTROLE: BRA/98/012 Avaliação Final TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA MODALIDADE SPECIAL SERVICE AGREEMENT CÓDIGO DE CONTROLE: BRA/98/012 Avaliação Final Prazo para envio de candidaturas: 05 de Julho 1. Unidade

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL InfoGOV Análise de Dados Governamentais Categoria: Pesquisador Assistente

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL InfoGOV Análise de Dados Governamentais Categoria: Pesquisador Assistente TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL InfoGOV Análise de Dados Governamentais Categoria: Pesquisador Assistente TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) Escritório

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA Contratação De Consultor/a Técnico/a - Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (Objetivo 6 Biodiversidade)

TERMOS DE REFERÊNCIA Contratação De Consultor/a Técnico/a - Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (Objetivo 6 Biodiversidade) TERMOS DE REFERÊNCIA Contratação De Consultor/a Técnico/a - Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (Objetivo 6 Biodiversidade) Data limite para apresentação de candidaturas: 09 de maio de 2016 às

Leia mais

EDITAL nº 014/15 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO

EDITAL nº 014/15 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO EDITAL nº 014/15 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO A FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL

TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL MECANISMO DE DOAÇÃO DEDICADO AOS POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE INVESTIMENTO FLORESTAL - DGM/FIP/Brasil

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) Escritório Contratante: Objetos da consultoria: Escopo do trabalho: (Descrição de serviços,

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL InfoGOV Bases de Dados Governamentais Categoria: Pesquisador Assistente

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL InfoGOV Bases de Dados Governamentais Categoria: Pesquisador Assistente TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL InfoGOV Bases de Dados Governamentais Categoria: Pesquisador Assistente TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) Escritório Contratante:

Leia mais

EDITAL nº 028/16 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO

EDITAL nº 028/16 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO EDITAL nº 028/16 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO A FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E

Leia mais

EDITAL nº 009/16 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO

EDITAL nº 009/16 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO EDITAL nº 009/16 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO A FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E

Leia mais

Escopo de trabalho para elaboração de material e treinamento junto as OSCs do município de Catalão - Goiás

Escopo de trabalho para elaboração de material e treinamento junto as OSCs do município de Catalão - Goiás Escopo de trabalho para elaboração de material e treinamento junto as OSCs do município de Catalão - Goiás 1. Antecedentes Global Communities está buscando empresas parceiras com experiência na elaboração

Leia mais

Edital 01/2019 Chamada Pública de Projetos. Roteiro para Apresentação de Propostas

Edital 01/2019 Chamada Pública de Projetos. Roteiro para Apresentação de Propostas Edital 01/2019 Chamada Pública de Projetos Roteiro para Apresentação de Propostas 1. INTRODUÇÃO Este documento Roteiro para Apresentação de Propostas tem como objetivo orientar a inscrição das propostas

Leia mais

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S 1 MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS TOMADA DE PREÇOS N 3/2007 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS 2 ÍNDICE 1. Objeto 3 2. Justificativa 3 3. Diretrizes 4 3.1.

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PESSOA FÍSICA PARA FORMAÇÃO DA REDE PARTICIPATIVA EM SAÚDE SILVESTRE

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PESSOA FÍSICA PARA FORMAÇÃO DA REDE PARTICIPATIVA EM SAÚDE SILVESTRE TERMO DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PESSOA FÍSICA PARA FORMAÇÃO DA REDE PARTICIPATIVA EM SAÚDE SILVESTRE 1. CONTEXTO O "Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas

Leia mais

Termo de Referência Plano de Negócios Coalizão Cidades pela Água Capítulo Curitiba. A. Contexto

Termo de Referência Plano de Negócios Coalizão Cidades pela Água Capítulo Curitiba. A. Contexto A. Contexto Termo de Referência Plano de Negócios Coalizão Cidades pela Água Capítulo Curitiba A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão preservar as terras

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 07/2018

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 07/2018 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 07/2018 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE ANALISTA GERENCIAL PARA O COMPONENTE 1 MONITORAMENTO DO DESMATAMENTO NO ÂMBITO DO PROJETO FIP-MCTIC. SUMÁRIO Objetivo da contratação...

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO Número e Título do Projeto: BRAX66 - Fortalecimento da Secretaria Nacional de Justiça em cooperação jurídica internacional,

Leia mais

PAINEL TEMÁTICO ANPEd 39ª Reunião Nacional. Regras para Submissão

PAINEL TEMÁTICO ANPEd 39ª Reunião Nacional. Regras para Submissão PAINEL TEMÁTICO ANPEd 39ª Reunião Nacional Regras para Submissão Objetivo: O objetivo dos Painéis Temáticos é o de criar um espaço de interlocução e debate de temas emergentes na área da pesquisa em educação.

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA Contratação De Consultor/a Técnico/a - Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (Objetivo 3 Gestão de Recursos Hídricos)

TERMOS DE REFERÊNCIA Contratação De Consultor/a Técnico/a - Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (Objetivo 3 Gestão de Recursos Hídricos) TERMOS DE REFERÊNCIA Contratação De Consultor/a Técnico/a - Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (Objetivo 3 Gestão de Recursos Hídricos) Data limite para apresentação de candidaturas: 09 de maio

Leia mais

EDITAL nº 029/16 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO INDETERMINADO

EDITAL nº 029/16 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO INDETERMINADO EDITAL nº 029/16 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO INDETERMINADO A FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS ANEXO VI DAS ATRIBUIÇÕES GERAIS DOS CARGOS PERFIL DE COMPETÊNCIAS E DESEMPENHO CARGO ANALISTA / FUNÇÃO ANALISTA DE COOPERATIVISMO E MONITORAMENTO Missão do Cargo: Desenvolver atividades técnicas e prestar

Leia mais

Fundo de População das Nações Unidas, Escritório de País Brasil

Fundo de População das Nações Unidas, Escritório de País Brasil TERMOS DE REFERÊNCIA Contratação De Consultor/a Técnico/a - Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (Objetivo 8 Conservação Ambiental com Inclusão Social) Data limite para apresentação de candidaturas:

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATTURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA PROJETO FLORESTA EM PÉ

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATTURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA PROJETO FLORESTA EM PÉ INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATTURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA PROJETO FLORESTA EM PÉ TERMO DE REFERÊNCIA TÍTULO DO SERVIÇO A SER PRESTADO: INSTITUIÇÕES: 1. APRESENTAÇÃO N.º02/2009 Elaboração

Leia mais

Conservação de Aves Marinhas com Pesca Produtiva

Conservação de Aves Marinhas com Pesca Produtiva No. 002/10 Santos, 26 de março de 2010 CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO Serviço de Terceiros Pessoa Jurídica Consultoria de nível superior para elaboração de material e

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS PARA FORMAÇÃO DE COMITÊ DE AUDITORIA

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS PARA FORMAÇÃO DE COMITÊ DE AUDITORIA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS PARA FORMAÇÃO DE COMITÊ DE AUDITORIA O Instituto Postalis, pessoa jurídica de direito privado, entidade fechada de previdência complementar, sem fins lucrativos,

Leia mais

Boas Práticas para Serviços de Alimentação

Boas Práticas para Serviços de Alimentação Boas Práticas para Serviços de Alimentação 1. Tema Produção e Qualidade 2. Subtema Gestão da Qualidade 3. Categoria de serviço Acesso a Serviços de Terceiros 4. Tipo de serviço / instrumento Consultoria

Leia mais

EDITAL Nº048/ É vedada a inscrição de mais de uma proposta de projeto de pesquisa por um mesmo autor.

EDITAL Nº048/ É vedada a inscrição de mais de uma proposta de projeto de pesquisa por um mesmo autor. 1 EDITAL Nº048/2018 PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA, APRESENTADAS POR PROFESSORES INTEGRANTES DA CARREIRA DOCENTE DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL

TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL MECANISMO DE DOAÇÃO DEDICADO A POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE INVESTIMENTO FLORESTAL - DGM/FIP/Brasil

Leia mais

EDITAL nº 017/15 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO

EDITAL nº 017/15 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO EDITAL nº 017/15 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO A FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 62167/2018 C.I. 24/2018

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 62167/2018 C.I. 24/2018 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 62167/2018 C.I. 24/2018 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA PARA APOIAR A EQUIPE DO PROJETO SIMULAÇÃO DO POTENCIAL DOS IMPACTOS DE UMA GAMA DE CENÁRIOS

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Termo de Referência para elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos PERS/MG Zuleika S. Chiacchio Torquetti Diretora de Gestão de Resíduos

Leia mais

INSTITUTO DE ASSESSORIA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO IADH TERMO DE REFERÊNCIA

INSTITUTO DE ASSESSORIA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO IADH TERMO DE REFERÊNCIA INSTITUTO DE ASSESSORIA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO IADH TERMO DE REFERÊNCIA Processo Administrativo nº: 003/07, de 8/08/07 Processo Seletivo nº: 003/07, de 8/08/07 O Acordo de Cooperação Financeira

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA N.º 001/2017 VAGA CONSULTOR INDIVIDUAL PESSOA JURÍDICA

TERMO DE REFERÊNCIA N.º 001/2017 VAGA CONSULTOR INDIVIDUAL PESSOA JURÍDICA TERMO DE REFERÊNCIA N.º 001/2017 VAGA CONSULTOR INDIVIDUAL PESSOA JURÍDICA Universidade Federal do Rio Grande - FURG Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande FAURG Fundo Brasileiro da Biodiversidade

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS. Termo de Referência Nº 02/2015, de 23 de fevereiro de 2015.

SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS. Termo de Referência Nº 02/2015, de 23 de fevereiro de 2015. SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS Termo de Referência Nº 02/2015, de 23 de fevereiro de 2015. O Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição

Leia mais

CARTA CONVITE Nº 012/2014. Desenvolvimento, produção e realização da 19ª Festa do Imigrante.

CARTA CONVITE Nº 012/2014. Desenvolvimento, produção e realização da 19ª Festa do Imigrante. São Paulo, 20 de fevereiro de 2014. CARTA CONVITE Nº 012/2014 Desenvolvimento, produção e realização da 19ª Festa do Imigrante. A, Organização Social gestora do Museu da Imigração, de acordo com seu Regulamento

Leia mais

EDITAL nº 030/16 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO

EDITAL nº 030/16 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO EDITAL nº 030/16 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO A FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 15/2018 Cria e regulamenta o Programa de Qualificação CAPACIT da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe

Leia mais

EDITAL nº 005/15 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO

EDITAL nº 005/15 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO EDITAL nº 005/15 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO A FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E

Leia mais

1. CONTEXTO. Termo de Referência serviço de consultoria administrativa e financeira FIOCRUZ/PROBIO II 1

1. CONTEXTO. Termo de Referência serviço de consultoria administrativa e financeira FIOCRUZ/PROBIO II 1 TERMO DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PESSOA FÍSICA EM GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA, PARA ASSESSORAMENTO À FIOCRUZ NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROBIO II. 1. CONTEXTO Após estabelecer

Leia mais

PGI. Capítulo II. Seleção de contrapartes da gestão de investimentos

PGI. Capítulo II. Seleção de contrapartes da gestão de investimentos PGI Capítulo II Seleção de contrapartes da gestão de investimentos Capítulo II Página 1 Capítulo II - Seleção de contrapartes da gestão de investimentos 1. Finalidade: Definir critérios para seleção de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL 009/2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL 009/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL 009/2014 A Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar - ASCOOB, entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério

Leia mais

Conservação de Aves Marinhas com Pesca Produtiva

Conservação de Aves Marinhas com Pesca Produtiva No. 004/10 Santos, 26 de março de 2010 CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO Serviço de Terceiros Pessoa Jurídica Consultoria de nível superior para elaboração de relatórios,

Leia mais

SOS AMAZÔNIA. recursos de fontes não governamentais e que não sejam apenas oriundos de editais ou concursos.

SOS AMAZÔNIA. recursos de fontes não governamentais e que não sejam apenas oriundos de editais ou concursos. SOS AMAZÔNIA TERMO DE REFERÊNCIA Nº 002/2019 EXECUTOR: SOS AMAZÔNIA TEMA: Ampliar captação para conservar mais. OBJETIVO: Diversificar a captação de recursos, instituindo um plano de captação que favoreça

Leia mais

NOME DO PROJETO: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL PDRIS. ( ):

NOME DO PROJETO: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL PDRIS. ( ): NOME DO PROJETO: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL PDRIS Nº ACORDO EMPRÉSTIMO: 8185-0/BR NÃO OBJEÇÃO - (TERMO DE REFERÊNCIA) Nº DO TDR: 01/2015 DATA: ( 01/03/2014) COMPONENTE:

Leia mais

1. PROJETO REMUS: Projeto Redes de Memória e Resistência, proposta /2016.

1. PROJETO REMUS: Projeto Redes de Memória e Resistência, proposta /2016. TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO POR SERVIÇO ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO CENTRO DE REFERÊNCIA PATRIMONIAL HISTÓRICA DE DUQUE DE CAIAS (AACRPH-DC) E REDE DE MUSEOLOGIA SOCIAL DO RIO DE JANEIRO (REMUS-RJ)

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. 1. Objetivo da Seleção

TERMO DE REFERÊNCIA. 1. Objetivo da Seleção TERMO DE REFERÊNCIA Título do projeto: Qualificação das práticas de cuidado a partir das portas de entrada do SUS, com base na Política Nacional de Humanização 1. Objetivo da Seleção Assessorar a execução

Leia mais

Lei n , de 12 de janeiro de 2015.

Lei n , de 12 de janeiro de 2015. Lei n 13.089, de 12 de janeiro de 2015. Institui o Estatuto da Metrópole, altera a Lei no 10.257, de 10 de julho de 2001, e dá outras providências. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

Edital de Seleção de Pessoal 001/2008

Edital de Seleção de Pessoal 001/2008 Jacobina/BA, 25 de Agosto de 2008. Edital de Seleção de Pessoal 001/2008 A Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI - Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA SUBSÍDIOS PARA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA DA REGIÃO DE MATOPIBA Nº 041/2018

TERMO DE REFERÊNCIA SUBSÍDIOS PARA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA DA REGIÃO DE MATOPIBA Nº 041/2018 TERMO DE REFERÊNCIA SUBSÍDIOS PARA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA DA REGIÃO DE MATOPIBA Nº 041/2018 EXPANSÃO SUSTENTÁVEL DA SOJA NO MATOPIBA (GOOD GROWTH PARTNERSHIP/GGP-BRAZIL)

Leia mais

EDITAL N 03/2009 SELEÇÃO DE PESSOAL

EDITAL N 03/2009 SELEÇÃO DE PESSOAL INSTITUTO REGIONAL DA PEQUENA AGROPECUÁRIA APROPRIADA-IRPAA CNPJ (MF) 63.094.346/0001-16 Articulação Técnica para apoiar o Planejamento Territorial Sustentável dos Territórios Semiárido Nordeste II, Piemonte

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE SMI Nº 01/2016

SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE SMI Nº 01/2016 SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE SMI Nº 01/2016 Objeto: Solicitação de Manifestação de Interesse para contratação de Consultor Individual para assessorar a equipe do Projeto Bahia Produtiva no

Leia mais

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2015/004

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2015/004 UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2015/004 O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Organização mundial pioneira na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, convida profissionais

Leia mais

OPORTUNIDADE Nº 008/2018 PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA PARA PROJETO DE CAPACITAÇÃO E PEQUENOS SUBSÍDIOS PARA APOIAR MITIGAÇÃO E

OPORTUNIDADE Nº 008/2018 PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA PARA PROJETO DE CAPACITAÇÃO E PEQUENOS SUBSÍDIOS PARA APOIAR MITIGAÇÃO E OPORTUNIDADE Nº 008/2018 PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA PARA PROJETO DE CAPACITAÇÃO E PEQUENOS SUBSÍDIOS PARA APOIAR MITIGAÇÃO E ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA AMAZÔNIA FEVEREIRO-2018

Leia mais

EDITAL nº 023/16 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO INDETERMINADO

EDITAL nº 023/16 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO INDETERMINADO EDITAL nº 023/16 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO INDETERMINADO A FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA - UGL/PDRS: 05/2014 CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE WEB PORTAL PARA RESERVA LEGAL

TERMO DE REFERÊNCIA - UGL/PDRS: 05/2014 CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE WEB PORTAL PARA RESERVA LEGAL TERMO DE REFERÊNCIA - UGL/PDRS: 05/2014 CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE WEB PORTAL PARA RESERVA LEGAL 1. IDENTIFICAÇÃO DA CONTRATANTE 1.1. Contratante: Projeto

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO PROGRAMA DE APOIO A ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO OU TESE - PAEDT EDITAL FAPEMA Nº 24/2011

Leia mais

EDITAL N 05/2010 SELEÇÃO DE PESSOAL

EDITAL N 05/2010 SELEÇÃO DE PESSOAL INSTITUTO REGIONAL DA PEQUENA AGROPECUÁRIA APROPRIADA-IRPAA CNPJ (MF) 63.094.346/0001-16 Articulação Técnica para apoiar o Planejamento Territorial Sustentável dos Territórios Semiárido Nordeste II, Piemonte

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 05/2019

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 05/2019 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 05/2019 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE ANALISTA DE GEOPROCESSAMENTO PLENO PARA O SUBCOMPONENTE INPE-RISCO DO COMPONENTE 2 MELHORIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SOBRE RISCO

Leia mais

EDITAL 06/2016 CONCESSÃO DE BOLSAS E AUXÍLIO À PESQUISA PARA MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA AGROCIENTISTA 2016

EDITAL 06/2016 CONCESSÃO DE BOLSAS E AUXÍLIO À PESQUISA PARA MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA AGROCIENTISTA 2016 EDITAL 06/2016 CONCESSÃO DE BOLSAS E AUXÍLIO À PESQUISA PARA MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA AGROCIENTISTA 2016 O Programa Agrocientista é uma iniciativa do Fundo de Apoio à Cultura da Soja FACS, em parceria

Leia mais

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se como atividade facultativa e tem como objetivos: I - Desenvolver

Leia mais

2015/2020 objeto do Convênio nº 3301 celebrado entre a Universidade Federal do Paraná UFPR e a

2015/2020 objeto do Convênio nº 3301 celebrado entre a Universidade Federal do Paraná UFPR e a EDITAL nº 015/15 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO A FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E

Leia mais

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS FOLHA DE CAPA TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ESTUDOS DE INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA NA RDGN NÚMERO ORIGINAL NÚMERO COMPAGAS FOLHA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS 1 / 6 ESTA FOLHA DE CONTROLE INDICA EM QUE

Leia mais

MECANISMO DE DOAÇÃO DEDICADO A POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE INVESTIMENTO FLORESTAL - DGM/FIP/Brasil

MECANISMO DE DOAÇÃO DEDICADO A POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE INVESTIMENTO FLORESTAL - DGM/FIP/Brasil MECANISMO DE DOAÇÃO DEDICADO A POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE INVESTIMENTO FLORESTAL - DGM/FIP/Brasil CONTRATO POR PREÇO GLOBAL AGÊNCIA EXECUTORA: CENTRO DE AGRICULTURA

Leia mais

EDITAL nº 008/17 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO INDETERMINADO

EDITAL nº 008/17 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO INDETERMINADO EDITAL nº 008/17 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO INDETERMINADO A FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA

Leia mais

EDITAL nº 024/16 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO

EDITAL nº 024/16 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO EDITAL nº 024/16 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO A FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E

Leia mais