Passo a Passo: Implantação Básica do Windows para OEMs

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Passo a Passo: Implantação Básica do Windows para OEMs"

Transcrição

1 Passo a Passo: Implantação Básica do Windows para OEMs Janeiro de 2009 Aplica-se ao: Windows 7 Windows Server 2008 R2 As informações contidas neste documento, incluindo URL e outras referências aos sites da Web da Internet, estão sujeitas a mudanças sem aviso e têm somente finalidade informativa. Todo o risco do uso ou dos resultados do uso deste documento é do usuário e a Microsoft Corporation não faz nenhuma garantia, expressa ou implícita. A menos que de outra forma estabelecido, os exemplos de empresas, organizações, produtos, pessoas e eventos aqui descritos são fictícios. Nenhuma associação a empresas, organizações, produtos, pessoas ou eventos é intencional ou deve ser inferida. O cumprimento das leis de direitos autorais aplicáveis é de responsabilidade do usuário. Sem limitações a proteção dos direitos autorais, nenhuma parte deste documento pode ser reproduzida, armazenada ou introduzida em um sistema de recuperação ou transmitida de qualquer forma ou por qualquer meio (eletrônico, mecânico, fotocópia, gravação ou qualquer outro) ou para qualquer finalidade sem a permissão expressa por escrito da Microsoft Corporation. A Microsoft pode ter patentes, solicitações de patentes, marcas registradas, direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual relativos ao objeto deste documento. Exceto quando expressamente declarado em qualquer contrato escrito da Microsoft, o fornecimento deste documento não concede qualquer licença a essas patentes, marcas registradas, direitos autorais ou outra propriedade intelectual Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows 7 e Windows Vista são marcas registradas ou marcas comerciais da Microsoft Corporation nos Estados Unidos ou outros países/regiões. Os nomes das empresas e produtos reais mencionados neste documento podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.

2 Introdução O Kit de Pré-Instalação OEM do Windows (Windows OEM Preinstallation Kit -Windows OPK) foi projetado para ajudar os fabricantes de equipamentos originais (OEMs) e os integradores de sistema a implantarem o sistema operacional Windows 7. Este documento demonstra um exemplo básico de como configurar e implantar uma imagem do Windows. No final desse processo, você terá um arquivo de resposta válido, um CD inicializável do Ambiente de Pré-Instalação do Windows (Windows Preinstallation Environment - Windows PE) e você terá implantado sua primeira imagem do Windows personalizada. Após criar este arquivo de resposta básico, você pode modificá-lo para incluir personalizações adicionais. Você também pode automatizar parte do processo, fazendo o script de alguns dos passos manuais deste cenário. Para obter uma descrição ampla de todas as ferramentas e métodos de implantação, consulte o Guia de Usuário do Kit de Pré-Instalação OEM do Windows (Windows OPK) (Opk.chm).

3 Requisitos Para completar este cenário, você precisa do seguinte: DVD do produto Windows 7 DVD do produto Windows OPK Um computador do técnico Um computador do técnico pode ser qualquer computador no qual você instalará o Kit de Pré-Instalação OEM (OPK) do Windows. O computador do técnico deve estar executando o Windows Server 2003, Windows Vista ou Windows 7. Este computador também requer um adaptador de rede, um ambiente de rede funcionando, uma unidade de DVD-ROM e uma unidade de CD-R/RW compatível (ou uma combinação de unidades que suporte ambos). Um computador de referência Um computador de referência é um computador completamente montado no qual você instala uma instalação personalizada usando o DVD do produto Windows e um arquivo de resposta. Uma vez instalada, você captura e armazena uma imagem da instalação em um compartilhamento de rede. Não há nenhum requisito de software para este computador. Ambos os computadores (do técnico e de referência) requerem um adaptador de rede e um ambiente de rede funcionando. Os requisitos de partição de disco são diferentes entre os computadores baseados em BIOS e os computadores baseados em UEFI. Este guia descreve como criar um arquivo de resposta para os computadores baseados em BIOS. A maioria dos computadores de 32 bits e muitos dos computadores de 64 bits são baseados em BIOS. Para obter mais informações sobre os computadores baseados em UEFI, consulte o passo a passo: Construa um Arquivo de Resposta para os Computadores Baseados em UEFI, tópico no Opk.chm. Conectividade de Rede Uma unidade flash USB (UFD) Software de gravação de CD-ROM Um CD-R/RW vazio

4 Opcional: um computador de destino O computador de destino é o computador que você pretende implantar para um usuário final. Após você construir uma instalação de referência, você irá capturar e armazenar uma imagem dessa instalação em um compartilhamento de rede. Você irá implantar, então, a imagem do compartilhamento de rede no computador de destino. Para este exemplo, você pode reutilizar o computador de referência como seu computador de destino. Após você capturar e armazenar uma imagem da instalação de referência, você pode então reformatar o disco rígido do computador de referência, retornando-o a um estado vazio. O computador então tornase seu computador de destino. Instale o Windows OPK Para instalar o Windows OPK:. Insira o DVD do produto Windows OPK na unidade de DVD-ROM do computador do técnico. O programa de instalação inicia automaticamente. 2. Siga as instruções online. Se o programa de instalação não inicia automaticamente, no Windows Explorer, navegue para a unidade de DVD que contém o DVD do produto Windows OPK e depois clique em StartCD.exe. Clique em OPK Setup para começar a instalação. Passo : Construindo um Arquivo de Resposta O primeiro passo para construir uma instalação personalizada é construir um arquivo de resposta. Você usa um arquivo de resposta para configurar as configurações dowindows durante a instalação. Por exemplo, você pode configurar as configurações padrões do Internet Explorer, as configurações de rede e outras personalizações. Adicionalmente, o arquivo de resposta contém todas as configurações que são requeridas para uma instalação autônoma. Durante a instalação, você não será questionado com páginas de interface de usuário. Nesta seção, você criará um arquivo de resposta usando o Gerenciador de Imagem de Sistema do Windows (Windows System Image Manager -Windows SIM), um utilitário para a criação e modificação de arquivos de resposta autônomos e conjuntos de configurações. Um simples arquivo de resposta inclui a configuração básica da Instalação do Windows e as personalizações mínimas das Boas Vindas do Windows. Este exemplo não importa qualquer unidade, aplicativo ou pacote especial. Após você instalar o Windows OPK no seu computador do técnico, uma amostra deste arquivo de resposta, Autounattend_sample.xml, estará disponível em C:\Program Files\Windows OPK\Samples.

5 Para criar um arquivo de resposta Neste passo, você copia um arquivo.wim (arquivo de imagem do Windows) no seu computador do técnico e cria um arquivo de resposta.. No seu computador do técnico, insira o DVD do produto Windows Navegue para o diretório \Sources na sua unidade de DVD-ROM e copie o arquivo Install.wim do DVD do produto Windows para um local no computador. 3. Para abrir o Windows SIM, que em Start, clique em All Programs, clique em Microsoft Windows OPK e depois clique em Windows System Image Manager. 4. No menu File do Windows SIM, clique em Select Windows Image. 5. Na caixa de diálogo Select a Windows Image, navegue para o local onde você salvou Install.wim no Passo e depois clique em Open. Você será solicitado para selecionar uma imagem. Escolha a imagem do Windows que você quer instalar e depois clique em OK. Você será solicitado para criar um arquivo de catálogo. Clique em Yes para gerar o arquivo. Se você for solicitado para aprovar o programa por uma janela User Account Control, você pode selecionar para permitir o programa ou cancelar a instalação. 6. No menu File, clique em New Answer File. Um arquivo de resposta vazio aparece no painel Answer File. Adicione e Configure as Configurações do Windows Neste passo, você define a configuração básica de disco e as configurações de Boas Vindas do Windows.. No painel Windows Image do Windows SIM, expanda o nó Components para exibir as configurações disponíveis. 2. Na lista expandida de componentes, adicione os componentes da tabela abaixo ao seu arquivo de resposta clicando duas vezes no componente e, depois, selecionando a apropriada passagem de configuração. Este ato adiciona o componente ao seu arquivo de resposta na especificada passagem de configuração ou fase de instalação do Windows. Adicionar os componentes opcionais permite que você teste mais facilmente sua instalação no Passo 2, Construindo uma Instalação de Referência. Expanda a lista de componentes no painel de Imagem do Windows até você ver o menor nó filho da tabela abaixo. Por exemplo, expanda Setup para ver o nó DiskConfiguration. Expanda o nó DiskConfiguration até você ver o nó Disk. Continue expandindo a árvore Setup até você ver o nó CreatePartition relacionado na tabela abaixo. Adicione este nó CreatePartition ao seu arquivo de resposta. Este atalho adiciona a configuração e todas as configurações pais ao seu arquivo de resposta em um passo.

6 Componente Configuração Deployment\Reseal oobesystem International-Core-WinPE\SetupUILanguage windowspe Setup\DiskConfiguration\Disk\CreatePartitions\CreatePartition windowspe Setup\DiskConfiguration\Disk\ModifyPartitions\ModifyPartition windowspe Setup\DiskConfiguration\Disk\CreatePartitions\CreatePartition * windowspe Setup\DiskConfiguration\Disk\ModifyPartitions\ModifyPartition * windowspe Setup\ImageInstall\OSImage\InstallTo windowspe Setup\UserData windowspe Shell-Setup\OEMInformation specialize Shell-Setup\OOBE oobesystem Opcional: IE-InternetExplorer specialize 3. * Este exemplo usa uma configuração com duas partições. Adicione um segundo componente CreatePartition e um segundo componente ModifyPartition ao seu arquivo de resposta clicando com o botão direito do mouse no componente do painel Imagem do Windows do Windows SIM e depois selecionando a passagem de configuração apropriada. Este ato adiciona uma segunda instância dos componentes CreatePartition e ModifyPartition ao seu arquivo de resposta. 4. Todas as configurações que você adicionou devem aparecer no painel Answer File do Windows SIM. Em Settings, selecione a configuração apropriada e, na coluna da direita, insira o valor apropriado conforme especificado na tabela a seguir. Configur. Componente Valor International-Core-WinPE InputLocale = <Input

7 Locale> Por exemplo, en-us SystemLocale = <System Locale> Por exemplo, en-us UILanguage = <UI Language> Por exemplo, en- US UserLocale = <User Locale> Por exemplo, en-us International-Core- WinPE\SetupUILanguage UILanguage = <UI Language> Por exemplo, en- US Setup\DiskConfiguration WillShowUI = OnError Setup\DiskConfiguration\Disk DiskID = 0 WillWipeDisk = true Setup\DiskConfiguration\Disk\CreatePartitions\Creat epartition Order = Size = 200 Type = Primary Setup\DiskConfiguration\Disk\CreatePartitions\Creat epartition Extend = true Order = 2 Type = Primary Setup\DiskConfiguration\Disk\ModifyPartitions\Modif ypartition Active = true Format = NTFS Label = System Order = PartitionID = Setup\DiskConfiguration\Disk\ModifyPartitions\Modif ypartition Format = NTFS Label = Windows Order = 2 PartitionID = 2 Setup\ImageInstall\OSImage\ InstallToAvailableParti tion = false

8 WillShowUI = OnError Setup\ImageInstall\OSImage\InstallTo DiskID = 0 PartitionID = 2 Setup\UserData AcceptEula = true Setup\UserData\ProductKey Key = <product key> WillShowUI = OnError 4 Specialize Opcional: IE-InternetExplorer Home_Page = <Company Home Page> 4 Specialize Shell-Setup\OEMInformation HelpCustomized = false Manufacturer = <company name> SupportHours = <support hours> SupportPhone = <support number> SupportURL = <support URL> 7 oobesyste m Deployment\Reseal ForceShutdownNow = false Mode = Audit 7 oobesyste m Shell-Setup\OOBE NetworkLocation = Home ProtectYourPC = Importante Essas configurações estruturam uma instalação básica autônoma na qual nenhuma entrada de usuário é requerida durante a Instalação do Windows. Quando a instalação estiver completa, o computador irá reiniciar no modo de auditoria. O modo de auditoria é um estágio da Instalação do Windows que permite que você rapidamente inicie a estação de trabalho, instale aplicativos adicionais e drivers de dispositivo e teste a instalação. As Boas Vindas do Windows não funcionam no modo de auditoria, mas serão executadas na próxima vez que o computador reiniciar, desde que você tenha executado o comando sysprep com a opção/oobe. As Boas Vindas do Windows, também chamadas de OOBE (out-of-box experience) da Máquina, solicitam ao usuário final a leitura dos Termos de Licença de Software da Microsoft e a configuração do computador. Para obter mais informações sobre o modo de auditoria, consulte o tópico Personalize o Windows no Modo de Auditoria no Guia do Usuário do Kit de Pré-Instalação OEM do Windows (Windows OPK) (Opk.chm) ou consulte OEMs e integradores de sistemas são necessários para executar o comando sysprep /oobe quando o modo de auditoria estiver concluído.

9 Para obter um resumo completo dos requisitos de licença, consulte os tópicos Orientações de Personalização OEM no Opk.chm que está instalado com o Windows OPK. Para obter mais informações sobre o Sysprep.exe, consulte o tópico Referência Técnica do Sysprep no Opk.chm ou Valide e Salve as Configurações Neste passo, você valida as configurações no seu arquivo de resposta e, depois, as salva em um arquivo.. No Windows SIM, clique em Tools e depois clique em Validate Answer File. A configuração de valores no arquivo de resposta é comparada com as configurações disponíveis na imagem do Windows. 2. Se o arquivo de resposta faz a validação com êxito, uma mensagem No warnings or errors" aparece no painel Messages na parte inferior da janela Windows SIM. Caso contrário, as mensagens de erro aparecem no painel Messages. 3. Se ocorrer um erro, clique duas vezes na mensagem de erro no painel Messages para navegar até a configuração incorreta. Mude a configuração para corrigir o erro e, depois, valide novamente clicando em Validate Answer File. Repita este passo até o arquivo de resposta fazer a validação. 4. No menu File, clique em Save Answer File. Salve o arquivo como Autounattend.xml. 5. Copie o arquivo Autounattend.xml na raiz de uma unidade flash USB (UFD). Agora você tem um arquivo de resposta básico que automatiza a Instalação do Windows. Para obter mais informações sobre a construção dos arquivos de resposta, consulte o tópico Fase 3: Preparando e Personalizando Sua Imagem do Windows no Opk.chm ou Passo 2: Construindo uma Instalação de Referência Um computador de referência tem uma instalação personalizada do Windows que você planeja duplicar em um ou mais computadores de destino. Você pode criar uma instalação de referência usando o DVD do produto Windows e um arquivo de resposta. Para instalar o Windows através do DVD do produto. Ligue o computador de referência e insira o DVD do produto Windows 7 e o UFD que contém o arquivo de resposta que você criou no passo anterior (Autounattend.xml). Importante: Ao usar o UFD, insira a unidade em um conjunto primário de portas USB para o computador. Para um computador desktop, ele está tipicamente na parte de trás do computador. 2. Reinicie o computador pressionando as teclas CTRL+ALT+DEL. Para inicializar através do disco de CD/DVD-ROM, pode ser que você tenha que substituir a ordem de inicialização.

10 Durante a inicialização, selecione a tecla de função apropriada para substituir a inicialização. A Instalação do Windows 7 (Setup.exe) começará automaticamente. Por padrão, a Instalação do Windows irá pesquisar o diretório raiz de todas as mídias removíveis para um arquivo de resposta chamado Autounattend.xml. 3. Após o término da Instalação, você pode validar que todas as personalizações foram aplicadas. Por exemplo, se você incluiu o componente opcional Microsoft- Windows-IE-InternetExplorer e definiu a configuração Home_Page em seu arquivo de resposta, você pode verificar isso abrindo o Internet Explorer. 4. Prepare o computador para o usuário final. Use o comando sysprep com a opção /generalize para remover as informações específicas do hardware da instalação do Windows e a opção /oobe para configurar o computador para inicializar as Boas Vindas do Windows na próxima reinicialização. Na janela System Preparation Tool (Sysprep) que é exibida no desktop no modo de auditoria: a. Selecione Enter System Out Of Box Experience (OOBE) a partir da lista Ação de Limpeza do Sistema b. Selecione Generalize c. Selecione Shutdown a partir da lista Shutdown Options d. Clique em OK Você também pode executar a ferramenta Sysprep através de um prompt de comando, digitando: c:\windows\system32\sysprep\sysprep.exe /oobe /generalize /shutdown O Sysprep.exe prepara a imagem para a captura, limpando várias configurações específicas do usuário e do computador, bem como arquivos de log. Agora, a instalação de referência está concluída e pronta para ser trabalhada. Atenção: Quando você executa o comando sysprep /generalize, os drives de dispositivo nativos são removidos da imagem do Windows. Se você adicionar drivers de dispositivo nativos durante a instalação e você pretende capturar a imagem do Windows, defina a configuração PersistAllDeviceInstalls do componente PnpSysprep para True no arquivo de resposta. Quando você faz isso, o Sysprep não remove os drivers de dispositivo detectados. Agora, você tem um computador que você pode usar como o seu computador de referência. Ao implantar um grande número de computadores, ele pode ser mais eficiente para capturar uma imagem da instalação de referência e, depois, implantar essa imagem em outros computadores novos. Alternativamente, você pode repetir o Passo 2 para cada computador novo. Para continuar com esta instalação como uma referência para a implantação baseada em imagem, siga os passos 3-5.

11 Passo 3: Criando uma Mídia Inicializável do Windows PE Nesta etapa, você cria um disco RAM inicializável do Windows PE em um disco CD-ROM usando o script Copype.cmd. O disco RAM do Windows PE permite que você inicie um computador com a finalidade de implantação e recuperação. O disco RAM do Windows PE inicializa diretamente na memória, permitindo que você remova a mídia do Windows PE após a inicialização do computador. Uma vez que você tenha inicializado no Windows PE, você pode usar a ferramenta ImageX para capturar, modificar e aplicar imagens de disco baseadas em arquivo. Para obter mais informações sobre essas ferramentas, consulte o tópico Referência Técnica das Ferramentas de Implantação no Opk.chm ou No seu computador do técnico, clique em Start, aponte para All Programs, aponte para Windows OPK, clique com o botão direito do mouse em Deployment Tools Command Prompt e selecione Run as administrator. O atalho do menu abre uma janela de Prompt de Comando e automaticamente define as variáveis de ambiente para apontar para todas as ferramentas necessárias. Por padrão, todas as ferramentas são instaladas em C:\Program Files\Windows OPK\Tools. 2. No prompt de comando, execute o script Copype.cmd: copype.cmd <architecture> <destination> 3. onde <architecture> pode ser x86, amd64 ou ia64 e <destination> é um caminho para um diretório local. Por exemplo, copype.cmd x86 c:\winpe_x86 O script cria a seguinte estrutura de diretório e copia todos os arquivos necessários para essa arquitetura. Por exemplo, \winpe_x86 \winpe_x86\iso \winpe_x86\mount 4. Copie ImageX em \Winpe_x86\ISO. Por exemplo, digite: copy "c:\program files\windows OPK\Tools\x86\imagex.exe" c:\winpe_x86\iso\ Você pode criar um arquivo de configuração opcional chamado Winscript.ini que irá instruir a ferramenta ImageX para excluir certos arquivos durante a operação de captura. O Wimscript.ini deve ser salvo no mesmo local que a ferramenta ImageX. Para obter informações, consulte o tópico Crie um Arquivo de Configuração de ImageX no Opk.chm. 5. Crie um arquivo de imagem do Windows PE (.iso) usando a ferramenta Oscdimg do Deployment Tools Command Prompt. Por exemplo, digite: oscdimg -n -bc:\winpe_x86\etfsboot.com c:\winpe_x86\iso c:\winpe_x86\winpe_x86.iso

12 6. Grave a imagem (Winpe_x86.iso) em um disco CD-ROM. O Windows OPK não inclui o software de gravação de CD-ROM. Use um software de terceiro confiável para gravar a imagem em um disco CD-ROM. Agora você tem um CD RAM inicializável do Windows PE que contém a ferramenta ImageX. Para obter mais informações sobre o Windows PE, consulte o Guia de Usuário do Windows Preinstallation Environment (Windows PE) (Winpe.chm) que está instalado com o Windows OPK. Passo 4: Capturando a Instalação em um Compartilhamento de Rede Neste passo, você captura uma imagem do seu computador de referência usando o Windows PE e a ferramenta ImageX. Depois, você armazena essa imagem em um compartilhamento de rede.. No seu computador de referência, insira a sua mídia do Windows PE e reinicie o computador. Para iniciar através unidade de CD/DVD-ROM, pode ser que você tenha que substituir a ordem de inicialização. Durante a inicialização, selecione a tecla de função apropriada para substituir a ordem de inicialização. 2. O Windows PE inicia e, depois, inicia uma janela Command Prompt. 3. Capture uma imagem da instalação de referência usando a ferramenta ImageX localizada na sua mídia do Windows PE. Por exemplo, em um prompt de comando, digite: d:\imagex.exe /capture c: c:\myimage.wim "my Win7 Install" /compress fast /verify 4. Copie a imagem em um local da rede. Você pode fazer isso porque o Windows PE fornece o suporte de rede. Por exemplo, no prompt de comando, digite: net use y: \\network_share\images copy c:\myimage.wim y: 5. Se necessário, forneça as credenciais de rede para o apropriado acesso à rede. Passo 5: Implantando a Partir de um Compartilhamento de Rede Após você ter uma imagem da sua instalação de referência, você pode implantar a imagem no hardware novo. Neste passo, você usa a ferramenta DiskPart para formatar o disco rígido e, depois, copia uma imagem do compartilhamento de rede. Para este exemplo, você pode usar seu computador de referência como seu computador de destino.. No seu computador de destino, insira sua mídia do Windows PE e reinicie o computador pressionando as teclas CTRL+ALT+DEL.

13 Se este for seu computador de referência, o disco rígido contém uma partição ativa. Você deve substituir a ordem de inicialização para iniciar através da unidade de CD/DVD-ROM. Durante a inicialização, selecione a tecla de função apropriada para substituir a ordem de inicialização. Se este for um computador recémmontado, o disco rígido não está formatado e você pode pular este passo. 2. O Windows PE inicia e, depois, inicia uma janela Command Prompt. 3. Formate o disco rígido para refletir os requisitos de configuração usando a ferramenta DiskPart da janela Command Prompt do Windows PE. Por exemplo, digite: diskpart select disk 0 clean create partition primary size=200 select partition format fs=ntfs label="system" assign letter=c active create partition primary select partition 2 format fs=ntfs label="windows" assign letter=d exit Você pode criar um script com estas informações salvando-o em um arquivo de texto e armazenando-o no mesmo local que sua imagem. Para executar este script através de uma janela Command Prompt do Windows PE, digite: diskpart /s <scriptname>.txt onde <scriptname> é o nome do arquivo de texto que inclui os comandos Diskpart. 4. Copie a imagem do compartilhamento de rede para o seu disco rígido local. Por exemplo, em um prompt de comando, digite: net use y: \\network_share\images copy y:\myimage.wim d: 5. Se necessário, forneça as credenciais de rede para o acesso apropriado.

14 6. Aplique a imagem no disco rígido usando a ferramenta ImageX localizada na sua mídia Windows PE. Por exemplo, em um prompt de comando, digite: e:\imagex.exe /apply d:\myimage.wim d: 7. Use BCDboot para inicializar o armazenamento BCD (Boot Configuration Data Dados de Configuração de Inicialização) e copie os arquivos do ambiente de inicialização na partição do sistema. Por exemplo, em um prompt de comando, digite: d:\windows\system32\bcdboot d:\windows 8. Para obter mais informações sobre o BCDboot, consulte o tópico opções de linha de comando BCDboot no Opk.chm ou Agora a sua imagem personalizada está implantada no seu computador de destino. O computador está pronto para a entrega ao cliente. Repita o Passo 5: Implantando a Partir de um Compartilhamento de Rede para cada computador adicional que você entregar. Agora você concluiu um cenário básico de implantação abrangente usando um método de implantação baseado em imagem. Você criou, com sucesso, seu primeiro arquivo de resposta, um CD inicializável do Windows PE e sua primeira imagem personalizada do Windows. Você também tem uma compreensão básica de como usar o Windows SIM e as tecnologias ImageX e Windows PE. Próximos Passos O próximo passo é fazer personalizações adicionais ao seu arquivo de resposta e expandir seus conhecimentos sobre as ferramentas de implantação. Para obter mais informações sobre a personalização e a implantação de sua imagem do Windows, consulte o tópico Cenários do Kit de Pré-Instalação OEM no Opk.chm.

Laboratório de Instalação automatizada do Windows Vista

Laboratório de Instalação automatizada do Windows Vista Laboratório de Instalação automatizada do Windows Vista A automatização da instalação do Windows Vista auxilia os integradores de sistemas de várias maneiras: Instalação desatendida, ou seja, não requer

Leia mais

Guia Passo a Passo Para Pré-instalar Windows Vista SP1

Guia Passo a Passo Para Pré-instalar Windows Vista SP1 Guia Passo a Passo Para Pré-instalar Windows Vista SP1 Visão Geral O Windows Vista Service Pack 1 (SP1) é um conjunto de atualizações e correções para o sistema operacional Windows Vista que endereça os

Leia mais

GUIA DE RECUPERAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL

GUIA DE RECUPERAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL GUIA DE RECUPERAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL PROCEDIMENTOS PARA RECUPERAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 Índice APRESENTAÇÃO... 3 1. OBJETIVO... 3 PROCEDIMENTOS PARA RECUPERAÇÃO DA MATRIZ... 4 DEFINIÇÕES...

Leia mais

Boot Camp Guia de Instalação e

Boot Camp Guia de Instalação e Boot Camp Guia de Instalação e Índice 3 Introdução 4 Requisitos Necessários 5 Visão Geral da Instalação 5 Passo 1: Buscar atualizações 5 Passo 2: Preparar o Mac para Windows 5 Passo 3: Instalar o Windows

Leia mais

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Índice 3 Introdução 4 Requisitos Necessários 5 Visão Geral da Instalação 5 Passo 1: Buscar atualizações 5 Passo 2: Preparar o Mac para Windows 5 Passo 3: Instalar

Leia mais

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede GUIA DO USUÁRIO: NOVELL CLIENT PARA WINDOWS* 95* E WINDOWS NT* Usar Atalhos para a Rede USAR O ÍCONE DA NOVELL NA BANDEJA DE SISTEMA Você pode acessar vários recursos do software Novell Client clicando

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

Backup e recuperação. Guia do Usuário

Backup e recuperação. Guia do Usuário Backup e recuperação Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações contidas neste documento

Leia mais

mobile PhoneTools Guia do Usuário

mobile PhoneTools Guia do Usuário mobile PhoneTools Guia do Usuário Conteúdo Requisitos...2 Antes da instalação...3 Instalar mobile PhoneTools...4 Instalação e configuração do telefone celular...5 Registro on-line...7 Desinstalar mobile

Leia mais

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br Capture Pro Software Guia de referência A-61640_pt-br Iniciando o Kodak Capture Pro Software Este guia foi projetado para fornecer instruções simples para início rápido, incluindo a instalação e a inicialização

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Kodak Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Kodak Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando

Leia mais

Usando o Conjunto de Discos de Recuperação do Windows 8

Usando o Conjunto de Discos de Recuperação do Windows 8 Usando o Conjunto de Discos de Recuperação do Windows 8 Nota: Os procedimentos descritos nesta publicação estão sujeitos a alterações. Para obter os procedimentos de recuperação mais atualizados, vá para

Leia mais

RIT Roteiro de Instalação Técnica

RIT Roteiro de Instalação Técnica 1. DADOS DO EQUIPAMENTO Nome do Equipamento Modelo Fabricante Nº RIT Criação de Pendrives Windows XP e 7 Microsoft RIT086 Responsável pela elaboração Data da elaboração Fellipe Bonifácio 07/03/2012 Aprovador

Leia mais

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 4 Visão geral da instalação 4 Passo 1: Buscar atualizações 4 Passo 2: Preparar o Mac para Windows 4 Passo 3: Instalar o Windows no seu

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS.

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. PROGRAMA EMBRAPA DE MELHORAMENTO DE GADO DE CORTE MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. MANUAL DE INSTALAÇÃO: 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS

Leia mais

Instalação e utilização do Document Distributor

Instalação e utilização do Document Distributor Para ver ou fazer o download desta ou de outras publicações do Lexmark Document Solutions, clique aqui. Instalação e utilização do Document Distributor O Lexmark Document Distributor é composto por pacotes

Leia mais

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco O processo de Instalação Limpa irá remover todos os programas e arquivos de dados do seu computador, substituindo eles com uma instalação

Leia mais

Como instalar Windows XP

Como instalar Windows XP Como instalar Windows XP 1 Como instalar Windows XP Existem 2 opções para instalar XP: Opção A: para micro novo sem Sistema Operacional instalado (Exemplo de sistema operacional:windows 98, Windows 2000,

Leia mais

Configuração do Servidor DHCP no Windows Server 2003

Configuração do Servidor DHCP no Windows Server 2003 Configuração do Servidor DHCP no Windows Server 2003 Como instalar o Serviço DHCP Antes de poder configurar o serviço DHCP, é necessário instalá lo no servidor. O DHCP não é instalado por padrão durante

Leia mais

Atualizando do Windows XP para o Windows 7

Atualizando do Windows XP para o Windows 7 Atualizando do Windows XP para o Windows 7 Atualizar o seu PC do Windows XP para o Windows 7 requer uma instalação personalizada, que não preserva seus programas, arquivos ou configurações. Às vezes, ela

Leia mais

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Este arquivo ReadMe contém as instruções para a instalação dos drivers de impressora PostScript e PCL

Leia mais

TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8. Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial

TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8. Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8 Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial INTRODUÇÃO O uso de máquinas virtuais pode ser adequado tanto

Leia mais

Reparar inicialização BOOTMGR IS MISSING (Está ausente) Este erro indica que o setor de inicialização está danificado ou ausente.

Reparar inicialização BOOTMGR IS MISSING (Está ausente) Este erro indica que o setor de inicialização está danificado ou ausente. Reparar inicialização BOOTMGR IS MISSING (Está ausente) Este erro indica que o setor de inicialização está danificado ou ausente. Observação Para concluir estas etapas, você deve ter um disco de instalação

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Professor Carlos Muniz Atualizar um driver de hardware que não está funcionando adequadamente Caso tenha um dispositivo de hardware que não esteja funcionando corretamente

Leia mais

Windows Vista. Quadrantes de Inovação. Utilizadores Finais. IT Pros. Pesquisa e Utilização de Informação. Segurança e Conformidade.

Windows Vista. Quadrantes de Inovação. Utilizadores Finais. IT Pros. Pesquisa e Utilização de Informação. Segurança e Conformidade. Windows Vista Quadrantes de Inovação Pesquisa e Utilização de Informação Segurança e Conformidade Utilizadores Finais IT Pros Suporte a Utilizadores Móveis Optimização de Recursos Rui Freitas Technology

Leia mais

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers Conteúdo 1. Introdução...1 2. Requisitos obrigatórios...1 3. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers...2 3.1 Antes da

Leia mais

Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox

Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox System Technology Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox Weslley Barboza Tutorial para instalação de uma maquina virtual com dual boot utilizando Windows XP Professional

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos...2 Antes da instalação Motorola Phone Tools...3 Instalar Motorola Phone Tools...4 Instalação e configuração do dispositivo móvel...6 Registro

Leia mais

V O C Ê N O C O N T R O L E.

V O C Ê N O C O N T R O L E. VOCÊ NO CONTROLE. VOCÊ NO CONTROLE. O que é o Frota Fácil? A Iveco sempre coloca o desejo de seus clientes à frente quando oferece ao mercado novas soluções em transportes. Pensando nisso, foi desenvolvido

Leia mais

Como instalar o sistema operacional pfsense no Citrix Xen Server

Como instalar o sistema operacional pfsense no Citrix Xen Server Como instalar o sistema operacional pfsense no Citrix Xen Server Autor: Eder S. G. - edersg@vm.uff.br Versão: 1.2 Data: 21/11/2012 Última atualização: 07/03/2013 Observação: Máquina real: Sistema operacional

Leia mais

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014.

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. Manual de Instalação Windows XP Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. 1 SUMÁRIO OBJETIVO DO MANUAL:...03 REQUISITOS MÍNIMOS:...03 PROCESSO DE INSTALAÇÃO:...04 3.1 Documentos

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. Aviso sobre o produto

Leia mais

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers Conteúdo 1. Introdução...1 2. Requisitos obrigatórios...1 3. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers...2 3.1 Antes da

Leia mais

Ferramentas Scan Station Pro 550 Administration & Scan Station Service

Ferramentas Scan Station Pro 550 Administration & Scan Station Service Ferramentas Scan Station Pro 550 Administration & Scan Station Service Guia de Configuração A-61732_pt-br 7J4367 Kodak Scan Station Pro 550 Administration Sumário Diferenças... 1 Instalação... 2 Criando

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO. Professor Carlos Muniz

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO. Professor Carlos Muniz ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO Serviços de impressão Os serviços de impressão permitem compartilhar impressoras em uma rede, bem como centralizar as tarefas de gerenciamento

Leia mais

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update Usuários do Windows 7: Tente usar o utilitário de diagnóstico gratuito da HP para ajudá-lo a encontrar o melhor driver! IMPORTANTE: Você deve seguir estas soluções na ordem que são apresentadas para resolver

Leia mais

Guia de Solução de Problemas do HASP

Guia de Solução de Problemas do HASP Guia de Solução de Problemas do HASP 1 Escritório corporativo: Trimble Geospatial Division 10368 Westmoor Drive Westminster, CO 80021 EUA www.trimble.com Direitos autorais e marcas registradas: 2005-2013,

Leia mais

SMART Sync 2010 Guia prático

SMART Sync 2010 Guia prático SMART Sync 2010 Guia prático Simplificando o extraordinário Registro do produto Se você registrar o seu produto SMART, receberá notificações sobre novos recursos e atualizações de software. Registre-se

Leia mais

FileMaker Pro 13. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13

FileMaker Pro 13. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13 FileMaker Pro 13 Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13 2007-2013 FileMaker Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara,

Leia mais

ProGriD. Manual de Instalação

ProGriD. Manual de Instalação ProGriD Manual de Instalação IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística Avenida Brasil, 15671 Rio de Janeiro, RJ 21241-051 Brasil Junho de 2009 Diferença entre versões anteriores a este documento

Leia mais

Sysprep. O utilitário Sysprep pode ser usado em três contextos diferentes:

Sysprep. O utilitário Sysprep pode ser usado em três contextos diferentes: Disciplina: Montagem e manutenção Sysprep O Sysprep é uma ferramenta criada para administradores de sistema corporativo, OEMs e outras pessoas que precisam implantar o sistema operacional Windows XP em

Leia mais

Instruções de Instalação do IBM SPSS Modeler (Licença de Usuário Autorizado)

Instruções de Instalação do IBM SPSS Modeler (Licença de Usuário Autorizado) Instruções de Instalação do IBM SPSS Modeler (Licença de Usuário Autorizado) Índice Instruções de Instalação....... 1 Requisitos do sistema........... 1 Código de autorização.......... 1 Instalando...............

Leia mais

Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO LIMPA

Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO LIMPA Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO LIMPA INSTALAÇÃO LIMPA O processo de Instalação Limpa irá remover todos os programas e arquivos de dados do seu computador, substituindo-os

Leia mais

Identificando o Buddy VS/XP Lite e Premium

Identificando o Buddy VS/XP Lite e Premium Identificando o Buddy VS/XP Lite e Premium Figura 1 - Buddy Lite VS/XP Figura 2 - Buddy Premium VS/XP O buddy Lite VS/XP é um adaptador de PS/2 para USB, para ligação do teclado e mouse da estação extra.

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0

INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0 CAPÍTULO 18 INSTALANDO E CONFIGURANDO O MICROSOFT OFFICE PROJECT SERVER 2003 INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0 Antes de começar a instalação do Microsoft Office Project Server 2003

Leia mais

MQSeries Everyplace. Leia-me primeiro G517-7010-00

MQSeries Everyplace. Leia-me primeiro G517-7010-00 MQSeries Everyplace Leia-me primeiro G517-7010-00 MQSeries Everyplace Leia-me primeiro G517-7010-00 Primeira Edição (Junho de 2000) Esta edição se aplica ao MQSeries Everyplace Versão 1.0 e a todos os

Leia mais

Instalando o Sistema Operacional no SB-8200

Instalando o Sistema Operacional no SB-8200 Instalando o Sistema Operacional no SB-8200 Versão 1.0 Opção 1: INSTALAÇÃO DO POS READY A PARTIR DE UM PENDRIVE Preparando o PEN DRIVE para instalação da imagem do POS Ready Para proceder com a instalação

Leia mais

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 Este documento se aplica aos computadores HP e Compaq com Windows 8, mas a lógica de funcionamento é a mesma para os demais computadores. Este documento explica como usar e solucionar

Leia mais

Instrução de Trabalho. Criar Imagem

Instrução de Trabalho. Criar Imagem Aprovado por Comitê da Qualidade Analisado criticamente por Chefe do Departamento 1. OBJETIVOS Orientar o colaborador da Seção do Laboratório de Informática da Superintendência de Informática a criar ou

Leia mais

HOW TO. Instalação do Firewall 6.1 Software

HOW TO. Instalação do Firewall 6.1 Software Introdução HOW TO Página: 1 de 14 Para fazer a migração/instalação do 6.1 Software, é necessária a instalação do Sistema Operacional Linux Fedora Core 8. Explicaremos passo a passo como formatar a máquina,

Leia mais

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Versão 1.2 3725-69877-001 Rev.A Novembro de 2013 Neste guia, você aprenderá a compartilhar e visualizar conteúdos durante uma conferência

Leia mais

FileMaker Pro 14. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 14

FileMaker Pro 14. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 14 FileMaker Pro 14 Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 14 2007-2015 FileMaker, Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara,

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

Data: 28/08/2010 Título: Notebook HBNB-1405/200 Página: 1 de 19

Data: 28/08/2010 Título: Notebook HBNB-1405/200 Página: 1 de 19 Título: Notebook HBNB-1405/200 Página: 1 de 19 Objetivo Este guia tem como objetivo orientar o usuário na realização do upgrade do Windows 7 para o Windows 8 para o notebook HBNB-1405/200. Resumo dos Métodos

Leia mais

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201 Atualização, Backup e Recuperação de Software Número de Peça: 405533-201 Janeiro de 2006 Sumário 1 Atualizações de Software Recebimento Automático de Atualizações de Software HP...................................

Leia mais

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS Manual de Instalação Tempro Software StavTISS Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3. INSTALAÇÃO... 4 4.

Leia mais

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores 1 Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Prof.: Nelson Monnerat Instalação e Configuração 1 Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Módulo

Leia mais

Leia antes de utilizar. Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados. Guia de Instalação

Leia antes de utilizar. Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados. Guia de Instalação Leia antes de utilizar Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados Guia de Instalação Leia este guia antes de abrir o pacote do CD-ROM Obrigado por adquirir este software. Antes de abrir

Leia mais

IBM SPSS Modeler - Princípios Básicos do R: Instruções de Instalação

IBM SPSS Modeler - Princípios Básicos do R: Instruções de Instalação IBM SPSS Modeler - Princípios Básicos do R: Instruções de Instalação Índice IBM SPSS Modeler - Essentials for R: Instruções de Instalação....... 1 Visão Geral............... 1 Instalar o Aplicativo IBM

Leia mais

Instruções de instalação do software de edição e conexão EmbroideryEditor. Exclusivo para máquina de bordar MC500E

Instruções de instalação do software de edição e conexão EmbroideryEditor. Exclusivo para máquina de bordar MC500E Instruções de instalação do software de edição e conexão EmbroideryEditor Exclusivo para máquina de bordar MC500E Instruções para instalar o EmbroideryEditor Requisitos do sistema no computador: * Sistema

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Contéudo 3 Introdução 4 Elementos necessários 5 Descrição geral da instalação 5 Passo 1: Verificar se existem actualizações 5 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

Março 2012. Como o Eye-Fi funciona Fluxogramas da visão geral

Março 2012. Como o Eye-Fi funciona Fluxogramas da visão geral Março 2012 Como o funciona Fluxogramas da visão geral 2012 Visioneer, Inc. (licenciada da marca Xerox) Todos os direitos reservados. XEROX, XEROX and Design e DocToMe são marcas comerciais da Xerox Corporation

Leia mais

INSTALAÇÃO DE NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS

INSTALAÇÃO DE NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS GUIA DE CONSULTA RÁPIDA DA INSTALAÇÃO DE NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS 1/6 Copyright 2003-2004 Nokia. Todos os direitos reservados. Conteúdo 1. INTRODUÇÃO...3 2. REQUISITOS DO SISTEMA...3 3. INSTALANDO

Leia mais

FileMaker Pro 12. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o

FileMaker Pro 12. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 12 Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 12 2007 2012 FileMaker Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara,

Leia mais

Introdução ao QuarkXPress 10.0.1

Introdução ao QuarkXPress 10.0.1 Introdução ao QuarkXPress 10.0.1 CONTEÚDO Conteúdo Documentos relacionados...3 Requisitos de Sistema...4 Requisitos do sistema: Mac OS X...4 Requisitos do sistema: Windows...4 Instalação: Mac OS...5 Inclusão

Leia mais

Guia de Atualização Passo a Passo do Windows 8.1

Guia de Atualização Passo a Passo do Windows 8.1 Guia de Atualização Passo a Passo do Windows 8.1 Instalação e atualização do Windows 8.1 Atualize o BIOS, aplicativos e drivers e execute o Windows Update Selecione o tipo de instalação Instale o Windows

Leia mais

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2 Neste pequeno manual iremos conhecer as diversas impressoras que poderemos utilizar no sistema park service, a impressora poderá ser matricial ou térmica utilizando uma bobina de papel 40 colunas, facilmente

Leia mais

Microsoft Windows 7: Guia de primeiros passos

Microsoft Windows 7: Guia de primeiros passos Microsoft Windows 7: Guia de primeiros passos Configure o Windows 7 O seu computador Dell é fornecido pré-configurado com o sistema operacional Microsoft Windows 7. Para configurar o Windows pela primeira

Leia mais

Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL

Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Sumário 1 Instalando o Linux Comunicações para Telecentros (servidor) 2 1.1 Experimentar o Linux

Leia mais

Atualização de computadores para Windows 10 INSTALAÇÃO LIMPA. Windows10. Disponível para os seguintes modelos: CCE AIO A41, A45 e D4030TV.

Atualização de computadores para Windows 10 INSTALAÇÃO LIMPA. Windows10. Disponível para os seguintes modelos: CCE AIO A41, A45 e D4030TV. Atualização de computadores para Windows 10 INSTALAÇÃO LIMPA Windows10 Disponível para os seguintes modelos: CCE AIO A41, A45 e D4030TV. CCE Desktop E365, C23, C43 CM23 e M23. CCE Notebook U25, U25B, HT345TV,

Leia mais

Leia antes de instalar Mac OS X

Leia antes de instalar Mac OS X Leia antes de instalar Mac OS X Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações sobre os computadores compatíveis, requisitos do sistema e como instalar o Mac OS X. Para obter

Leia mais

Ajuda das opções Fiery 1.3 (cliente)

Ajuda das opções Fiery 1.3 (cliente) 2015 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 29 de janeiro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo...5 Ativar uma opção Fiery...6

Leia mais

Kaseya 2. Dados de exibição rápida. Version R8. Português

Kaseya 2. Dados de exibição rápida. Version R8. Português Kaseya 2 Using StorageCraft Recovery Environment Dados de exibição rápida Version R8 Português Outubro 23, 2014 Agreement The purchase and use of all Software and Services is subject to the Agreement as

Leia mais

Procedimento para atualização do aplicativo KID Together

Procedimento para atualização do aplicativo KID Together Procedimento para atualização do aplicativo KID Together 1º PASSO: Abrir o painel de controle: Iniciar > Painel de Controle. Clique em "Exibir impressoras e dispositivos" na sessão Hardware e Sons Selecione

Leia mais

IBM SPSS Modeler - Princípios Básicos do R: Instruções de Instalação

IBM SPSS Modeler - Princípios Básicos do R: Instruções de Instalação IBM SPSS Modeler - Princípios Básicos do R: Instruções de Instalação Índice IBM SPSS Modeler - Essentials for R: Instruções de Instalação....... 1 IBM SPSS Modeler - Essentials for R: Instruções de Instalação...............

Leia mais

ModusOne. ModusOne Client. Version: 5.2

ModusOne. ModusOne Client. Version: 5.2 ModusOne ModusOne Client Version: 5.2 Written by: Product Documentation, R&D Date: February 2013 2012 Perceptive Software. All rights reserved ModusOne é uma marca registrada da Lexmark International Technology

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações

Leia mais

Instalando e usando o Document Distributor 1

Instalando e usando o Document Distributor 1 Instalando e usando o 1 O é composto por pacotes de software do servidor e do cliente. O pacote do servidor deve ser instalado em um computador Windows NT, Windows 2000 ou Windows XP. O pacote cliente

Leia mais

Como posso usar o HP Easy Printer Care através de USB ou conexão paralela?

Como posso usar o HP Easy Printer Care através de USB ou conexão paralela? HP Easy Printer Care Perguntas freqüentes Como posso usar o HP Easy Printer Care através de USB ou conexão paralela? O HP Easy Printer Care só pode ser usado através de USB ou de uma conexão paralela se

Leia mais

Sumário Etapa 1: Verificar os acessórios

Sumário Etapa 1: Verificar os acessórios Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o scanner IRIScan Pro 3 Cloud. Esse scanner é fornecido com os aplicativos de software Readiris Corporate 14 (PC e Mac), Cardiris Corporate 5 for

Leia mais

Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal

Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation.

Leia mais

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Conteúdo Etapa 1: Saiba se o computador está pronto para o Windows 7... 3 Baixar e instalar o Windows 7 Upgrade Advisor... 3 Abra e execute o Windows 7

Leia mais

Qlik Sense Desktop. Qlik Sense 1.1 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Qlik Sense Desktop. Qlik Sense 1.1 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik Sense Desktop Qlik Sense 1.1 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik, QlikTech,

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

Manual de Instalação ProJuris8

Manual de Instalação ProJuris8 Manual de Instalação ProJuris8 Sumário 1 - Requisitos para a Instalação... 3 2 - Instalação do Firebird.... 4 3 - Instalação do Aplicativo ProJuris 8.... 8 4 - Conexão com o banco de dados.... 12 5 - Ativação

Leia mais

Manual Instalação, Configuração e Atualização FullCopyConvert Data FullCopyConvertService

Manual Instalação, Configuração e Atualização FullCopyConvert Data FullCopyConvertService Manual Instalação, Configuração e Atualização FullCopyConvert Data FullCopyConvertService Revisão: Maio / 2015 Sumário Bem-vindo ao FullCopyConvert! Estas instruções irá guiá-lo através da instalação do

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANDRIVA MINI EM LAPTOPS EDUCACIONAIS

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANDRIVA MINI EM LAPTOPS EDUCACIONAIS MANUAL DE INSTALAÇÃO MANDRIVA MINI EM LAPTOPS EDUCACIONAIS SUMÁRIO 1. Prefácio... 1 2. A quem se destina... 1 3. Nomenclatura utilizada neste documento... 1 4. Considerações iniciais... 2 5. Gerando o

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO.

NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO. INSITE BOLETIM DE INSTALAÇÃO Página 2: Instalando o INSITE Página 7: Removendo o INSITE NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO. A INSTALAÇÃO OU O USO INCORRETOS PODEM

Leia mais

Sistema Operativo Cliente Servidor

Sistema Operativo Cliente Servidor Sistema Operativo Cliente Servidor Windows Server 2003 Luis Garcia 1. Preparação do Ambiente Antes de implementarmos o Windows Server 2003 é importante termos os seguintes prérequisitos: Cd do produto

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II Em um computador baseado no Windows, você pode compartilhar arquivos entre usuários remotos (outro computador). Os usuários remotos se conectam

Leia mais

Data: 28/08/2010 Título: Notebook HBNB-1403/200 Página: 1 de 10

Data: 28/08/2010 Título: Notebook HBNB-1403/200 Página: 1 de 10 Título: Notebook HBNB-1403/200 Página: 1 de 10 Objetivo Este guia tem como objetivo orientar o usuário na instalação do Windows 8 no notebook HBNB-1403/200. Resumo do Método Instalação limpa do Windows

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações

Leia mais

Ajuda das opções Fiery 1.3 (servidor)

Ajuda das opções Fiery 1.3 (servidor) 2015 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 29 de janeiro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo...5 Ativar uma opção Fiery...5

Leia mais

Windows 98 e Windows Me

Windows 98 e Windows Me Windows 98 e Windows Me "Etapas preliminares" na página 3-27 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-28 "Outros métodos de instalação" na página 3-28 "Solução de problemas do Windows 98 e Windows

Leia mais