O COMPUTADOR E A INTERNET APLICADOS AO ENSINO DA GEOGRAFIA: O CASO DO COLÉGIO ESTADUAL DR. JOÃO FERREIRA NEVES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O COMPUTADOR E A INTERNET APLICADOS AO ENSINO DA GEOGRAFIA: O CASO DO COLÉGIO ESTADUAL DR. JOÃO FERREIRA NEVES"

Transcrição

1 O COMPUTADOR E A INTERNET APLICADOS AO ENSINO DA GEOGRAFIA: O CASO DO COLÉGIO ESTADUAL DR. JOÃO FERREIRA NEVES Resumo PAZIO, Elizabete - SEED/PR epazio@seed.pr.gov.br RITOSSA, Claudia Mônica UFPR ritossa@gmail.com Eixo Temático: Comunicação e Tecnologia Agência Financiadora: não contou com financiamento A Geografia pode ser entendida como a ciência que nos oferece a oportunidade de fazer diferentes e abrangentes leituras do mundo como nenhuma outra. Sob a perspectiva pedagógica, são inúmeras as ferramentas que podem ser empregadas para proporcionar a compreensão e apreensão da disciplina de Geografia pelos estudantes. Além das ferramentas tradicionais como mapas, globos terrestres, bússola e material impresso em geral, o avanço no desenvolvimento da tecnologia e a rapidez na divulgação de informações, aumenta a demanda pela apropriação e aplicação pedagógica de ferramentas tecnológicas como o computador e a internet, tanto por professores quanto por alunos. Esse artigo, fundamentado em autores como Antunes (2001), Carlos (2002, 2010), Cavalcanti (1998), Florenzano (2007) e Vygotsky (2007), é resultado de um estudo seccional, realizado ex post facto, de caráter exploratóriodescritivo, que pretendeu verificar como os professores da disciplina de Geografia do Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves (EFMNP), do município de Palmital, no estado do Paraná, usam o computador e a internet em suas práticas pedagógicas. A pesquisa realizada privilegiou o estudo de caso, que foi operacionalizado por meio de entrevistas semiestruturadas com três professoras da disciplina de Geografia. Os principais achados indicam que: a) a estrutura tecnológica da escola precisa ser melhorada e ampliada para atender os anseios dos corpos docente e discente; b) os alunos têm preferência pelas ferramentas pedagógicas virtuais; e, c) as ferramentas computador e internet estão sendo subutilizadas pelos professores da disciplina de Geografia. Esta situação é essencialmente provocada pela falta de treinamento contínuo e de preparo adequado dos professores. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Mídias na educação. Ferramentas pedagógicas. Computador e internet.

2 497 Introdução A Geografia pode ser entendida como a ciência que nos oferece a oportunidade de fazer diferentes e abrangentes leituras do mundo como nenhuma outra (WASZKIAVICUS et al., 2005). O seu objeto de estudo é construído histórica e socialmente, e também a partir das relações sociais. Ou seja, a Geografia acompanha a trajetória humana e sua relação com o ambiente desde os tempos mais remotos, tornando imprescindível a reflexão sobre tal relação para que esta ciência seja compreendida e apreendida. Sob a perspectiva pedagógica, são inúmeras as ferramentas que podem ser empregadas para proporcionar a compreensão e apreensão da disciplina pelos estudantes. Podem ser consideradas desde uma aula de campo com a turma (ANTUNES, 2001), passando pela utilização de mapas, globos terrestres e bússola (CAVALCANTI, 1998), até a leitura de jornais, revistas semanais e outros tipos de material impresso (CAVALCANTI, 1998). No entanto, o estudo da disciplina de Geografia conta com novas ferramentas pedagógicas: o computador e a internet. De acordo com Vygotsky (2007, p.166) novos instrumentos dão origem às novas formas de trabalho e de estruturas sociais, provocando o surgimento de novos conhecimentos. Neste cenário, as novas tecnologias cumprem papel importante ao revolucionar as formas de divulgação de informações, de comunicação, dos relacionamentos interpessoais e das relações das pessoas com objetos e o próprio mundo (MEC, 2009). Nesse sentido, o avanço no desenvolvimento da tecnologia e a rapidez na divulgação de informações, aumentam a demanda pela apropriação e aplicação pedagógica das ferramentas tecnológicas tanto por professores quanto por alunos. Tanto é verdade que governos federal e estadual têm ampliado a disponibilidade de equipamentos, infraestrutura e diferentes tecnologias na área da educação. Mais especificamente no que tange à disciplina de Geografia, o computador e as informações disponíveis na internet, como, por exemplo, imagens de satélites e mapas digitais, podem proporcionar uma aprendizagem significativa e de maior qualidade aos discentes, e mais alternativas pedagógicas para os docentes. A partir do exposto, o presente estudo tem por objetivo descrever como os professores da disciplina de Geografia do Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves (EFMNP), do município de Palmital, no estado do Paraná, usam o computador e a internet em suas práticas pedagógicas.

3 498 Ferramentas Pedagógicas Aplicadas à Disciplina de Geografia Ferramentas pedagógicas podem ser entendidas como qualquer objeto natural ou construído socialmente que pode ser usado com a intenção de ensinar e como meio para facilitar a apreensão e a compreensão de determinados fatos ou fenômenos naturais e ou sociais (CAVALCANTI, 1998; VYGOTSKY, 2007). Ao considerarmos a Geografia como uma ciência complexa por princípio, uma vez que abrange a física terrestre, a biosfera e as implantações humanas (MORIN, 2009, p. 28), torna-se necessário trabalhar com as possibilidades, sempre ampliadas, da troca ou divulgação constante de novas informações (CARLOS, 2010, p. 7) em sala de aula. Nesse sentido, é possível identificar algumas ferramentas pedagógicas tradicionais aplicadas à disciplina de Geografia, como: o ambiente natural e o ambiente modificado tanto o urbano quanto o rural para estudos de campo e as ferramentas construídas socialmente como mapas, globo terrestre, bússolas, material impresso como livros didáticos ou não, jornal, revistas e, mais recentemente, os equipamentos de informática, a internet com toda a gama de informações inclusive as imagens produzidas por sensoriamento remoto (CAVALCANTI, 1998; FLORENZANO, 2007). Colocado em outras palavras, a Geografia, desde que surgiu como disciplina escolar, tem recebido propostas resultantes de discussões acadêmicas nos espaços universitários para a renovação no uso de ferramentas pedagógicas. Infelizmente, nem sempre tais inovações chegam aos espaços escolares da educação básica, senão através da oferta de alguns cursos de reciclagem também chamados de cursos de atualização aos professores. No entanto, é possível observar que poucos dias ou horas de curso não têm sido suficientes para que seja absorvida a produção de décadas de inovações, principalmente, no que se refere ao uso adequado e crítico das ferramentas pedagógicas inerentes ao processo ensino-aprendizagem desta disciplina. Mídias como Ferramentas Pedagógicas As transformações sociais ocorridas nas últimas décadas em virtude dos avanços tecnológicos tornaram necessárias a criação e a expansão de novos e diferentes espaços para o diálogo entre as variadas formas de linguagem e comunicação constituídas de signos orais, textuais, gráficos, imagéticos, sonoros, entre outros, possibilitando a interação e a expressão

4 499 de modos distintos. Nesse contexto, o desenvolvimento tecnológico incentivou o surgimento e a expansão das mídias que oferecem novas maneiras para o ser humano utilizar e ampliar suas expressões com novas possibilidades de captar e interagir com o mundo (MEC, 2009). De acordo com Ferreira (2001), mídia é a designação genérica dos meios, veículos e canais de comunicação, ou seja, é o termo mais usado para conceituar o vasto e complexo sistema dos meios de comunicação e de expressão social. Mídias também é uma terminologia usada para dar suporte de difusão e veiculação da informação (rádio, televisão, jornal), para gerar informação (máquina fotográfica e filmadora) (MEC, 2009). Percebe-se, desta forma, que as novas tecnologias da informação têm revolucionado a relação da sociedade com a informação e com o conhecimento. Antes a escola era o espaço que os detinham. Na atualidade, informação e conhecimento estão em toda parte, sendo disponibilizados das mais diferentes formas e espaços. Ou seja, a informática e a internet democratizaram o processo informacional. Esse contexto traz novos desafios para a educação, dentre eles: como incorporar novas mídias ao cotidiano das escolas e orientar o estudante a usar toda essa informação de forma a transformá-la em conhecimento e aplicá-la de maneira autônoma e responsável na sociedade onde está inserido (MEC, 2009). Assim, a educação escolar atual está diante de grandes desafios e dentre eles está a necessidade de criar dinâmicas que permitam estabelecer o diálogo entre as diferentes formas de linguagem das mídias bem como compreender as diferentes formas de representação e comunicação que as novas tecnologias possibilitam e que estão disponíveis na escola. Para Almeida (2001), contudo, ensinar e aprender utilizando as novas tecnologias como a informática e a internet ainda não foram incorporadas no processo de ensino-aprendizagem escolar. O ensinar e o aprender na atualidade dispõem de muitos recursos oferecidos pelas tecnologias que, embora sejam apenas apoios e meios, nos permitem realizar as atividades de ensino-aprendizagem escolar de formas diferentes das de antigamente. Como usuários, podemos criar diferentes e múltiplos usos para as tecnologias de informática e para a internet no âmbito do processo de aprendizagem escolar (ANTUNES, 2001). Um aspecto importante é levantado por Moran (2008). Ele salienta que a informática e a internet enquanto ferramentas pedagógicas precisam ser apropriadas e incorporadas pelos professores em suas práticas pedagógicas. Com o novo instrumento de trabalho, fica garantido o acesso à informação, às novas mídias de comunicação e informação. Além disso, continua o

5 500 autor, fica viabilizada a construção de novos conhecimentos articulando-os com os demais espaços que trabalham igualmente com a sua produção e divulgação. Mídias Computador e Internet Aplicadas à Geografia Diante desse cenário, a escola precisa se inserir e até mesmo se adequar para atingir as necessidades do seu público - seus alunos uma vez que a grande maioria já se encontra plenamente inserida no uso dessas inovações. Assim, os professores da disciplina de Geografia, principalmente, precisam rever seus conhecimentos, seus métodos, suas didáticas, seus posicionamentos, enfim mudar a forma de ensinar esta disciplina. A ideia é criar dinâmicas capazes de estabelecer o diálogo entre as variadas formas de linguagem das diferentes mídias, aqui em especial a mídia informática e a internet disponibilizadas na escola (MEC, 2009). A mídia informática através de alguns softwares como o Google Maps, Google Earth e as imagens produzidas por sensoriamento remoto, podem ser acessadas gratuitamente através do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Estas ferramentas oferecem o que faltava para os estudantes poderem realmente apreender e compreender a Geografia e sua dinâmica (FLORENZANO, 2007). Argumenta-se ainda que o ambiente virtual pode se constituir num espaço e numa ferramenta importante para o professor de Geografia, pois congrega textos, hipertextos, imagens, sons, as diferentes formas de representação do espaço geográfico natural e o transformado, bem como dos fenômenos naturais. Tal particularidade possibilita desenvolver atividades com os alunos a partir da sua realidade atual, comparando com épocas passadas e lugares mais distantes, (MEC, 2009). Florenzano (2007) aponta que, diante da crescente disponibilidade de materiais no formato digital como as imagens de satélite, os Atlas digitais com dados socioeconômicos e ambientais, os levantamentos do do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as diferentes imagens de fotografia e vídeo podem ser utilizados para comparação, informação, conhecimento, análises e sínteses em estudos multitemporais, permitindo inclusive usos multidisciplinares. Ainda segundo a autora, apesar do grande potencial das imagens de satélites para os estudos e a sua presença cada vez mais frequente nos meios de comunicação, elas ainda são pouco exploradas (p. 1). Para o caso aplicado na disciplina de Geografia, o uso desse

6 501 material seria uma contribuição eficaz no processo ensino-aprendizagem escolar haja vista a existência de laboratórios de informática em um grande número de escolas. As imagens de satélites permitem enxergar, e descobrir, o planeta Terra de uma posição privilegiada. Essas imagens proporcionam uma visão sinóptica (de conjunto) e multitemporal (em diferentes datas) [...] (FLORENZANO, 2007, p. 1). Ou seja, ambientes mais distantes podem ser facilmente alcançados com um simples clique no mouse. No que se refere às novas ferramentas pedagógicas, ou seja, às novas mídias, no estado do Paraná praticamente todos os estabelecimentos estaduais de ensino possuem laboratórios com equipamentos de informática conectados à internet. Esta estrutura pode ser amplamente utilizada por professores e alunos da disciplina de Geografia, tanto para pesquisas quanto para acesso a dados e informações atualizados do espaço natural ou construído. Metodologia Esse artigo é resultado de um estudo seccional, realizado ex post facto, de caráter exploratório-descritivo, que pretendeu verificar por meio da técnica de estudo de caso como os professores da disciplina de Geografia do Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves (EFMNP), do município de Palmital, estado do Paraná, usam o computador e a internet em suas práticas pedagógicas. A amostra foi do tipo não-probabilística e intencional, selecionada pelo critério de acessibilidade (VERGARA, 2006) e contempla uma das quatro escolas estaduais do município: o Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves (EFMNP). A coleta de dados foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2010 por meio da condução de entrevistas semiestruturadas com três professoras da disciplina de geografia. O perfil das respondentes está especificado no Quadro 1. As professoras A e B lecionam em turmas do ensino fundamental (EF) e fazem parte do quadro próprio do magistério (QPM). A professora C leciona geografia em uma turma do ensino médio (EM) e entrou na instituição pelo processo seletivo simplificado (PSS). PROFESSORA FORMAÇÃO TURMAS VÍNCULO A B Geografia e Pedagogia Geografia 6ª série EF 18 alunos 8ª série EF 16 alunos TEMPO NO CARGO TEMPO NO MAGISTÉRIO ESTADUAL QPM 2 anos 23 anos 9 meses OUTROS CARGOS Prof a. Regente e Pedagoga QPM 13 anos 13 anos Prof a. Regente

7 502 C História 2º ano EM 16 alunos PSS 1 ano 1 ano Prof a. Regente Quadro 1 - Caracterização das Entrevistadas Fonte: dados da pesquisa Análise e Discussão dos Dados Durante as entrevistas, foram apresentadas questões às respondentes sobre ferramentas pedagógicas aplicadas ao ensino da Geografia, aplicação das ferramentas computador e internet e indicação da ferramenta pedagógica preferia pelos alunos. Os resultados seguem agrupados e discutidos. Ferramentas Pedagógicas Utilizadas na Disciplina de Geografia As ferramentas pedagógicas disponíveis na escola para a disciplina de Geografia, conforme indicam as entrevistadas são: livros, atlas, mapas, globo terrestre, o próprio espaço físico da escola, laboratório de informática, TV pendrive e aulas de campo. No entanto, a utilização destas ferramentas pelas professoras não é uniforme, conforme demonstrado no Quadro 2: PROFESSORA A B C RESPOSTA Basicamente o livro, mas ainda a TV pendrive, Atlas, mapas, o ambiente da escola (olhando pela janela ou pela porta), a frequência de uso depende do conteúdo. Utilizo todos os citados. A frequência é semanal ou a cada novo conteúdo. Já as aulas de campo dependem do assunto estudado. Uso mais o livro. A TV pendrive quase que diariamente sempre que tenho aula com mapas. Quadro 2 - Utilização de Ferramentas Pedagógicas em Geral Fonte: dados da pesquisa Há evidências que a experiência do professor em sala de aula tem influência sobre o uso das tecnologias e das metodologias aplicadas, porém também certas circunstâncias pessoais podem impactar a escolha. A Professora A, por exemplo, explica que não faz mais aulas de campo e nem sai no pátio com os alunos em virtude de um acidente fatal ocorrido no passado: A responsabilidade é muito grande e o custo é muito alto. Mas, principalmente, porque ainda não superei o trauma.

8 503 Já a Professora B argumenta que os computadores do laboratório, além de lentos na conexão com a internet, não funcionam em rede, o que impossibilita a utilização de jogos da internet específicos para a Geografia. A Professora C reforça a lentidão na velocidade da internet e acrescenta ainda que é necessário disponibilizar um maior número de computadores. Reconhece, porém que as aulas de campo são possíveis de serem planejadas e executadas. Ainda assim, foi possível observar que diversas ferramentas pedagógicas não foram mencionadas como: planetário, coleção de rochas e minerais, maquetes, GPS, e alguns softwares. Aplicação do Computador e Internet na Disciplina de Geografia A maneira como as ferramentas computador e internet vêm sendo utilizadas encontram padrões diferenciados entre as entrevistadas (QUADRO 3). Diante da respostas fornecidas pelas professoras respondentes percebe-se que falta a apropriação pedagógica das mídias como ferramentas no processo ensino-aprendizagem. Ou seja, é plausível assumir que as professoras ainda não conseguem enfrentar o desafio da incorporação de novas tecnologias na sua prática pedagógica em sala de aula. PROFESSORA A B C RESPOSTA No laboratório, 5ª e 6ª série não levo. A maioria não sabe manusear. Uso baixando imagens e vídeos para o pendrive e passo na TV pendrive. Coloco no pendrive e passo na TV pendrive. Ir no laboratório a gente perde tempo. Gosto de pegar charge para os alunos interpretarem, mapas, imagens e pequenos vídeos sobre os conteúdos. Uso muito pouco. Uso para pesquisar algum tema. Quadro 3 - Aplicação das Ferramentas Computador e Internet Fonte: dados da pesquisa Ainda que as entrevistadas demonstrem conhecimento sobre as contribuições pedagógicas do computador e internet na disciplina (QUADRO 4), ficou evidenciada no Quadro 3 a falta de conhecimento sobre possibilidades virtuais e tecnológicas de aplicação conforme argumentos de Florenzano (2007).

9 504 PROFESSORA A B C RESPOSTA Ter um objetivo claro, os alunos tem facilidade, cabe a gente levar eles onde a gente quer. A Geografia muda sempre, para saber das notícias do dia-a-dia, atualizar dados. Praticamente em tudo, instrumento muito essencial. Quadro 4 - Contribuição Pedagógica do Computador e Internet Fonte: dados da pesquisa A totalidade das professoras respondeu já ter conhecimento sobre as imagens de satélite e sensoriamento remoto e avaliam a utilização de tais imagens como uma ferramenta muito boa para o ensino da Geografia (FLORENZANO, 2007). Curiosamente, a aplicação desta ferramenta não condiz com a sua utilização pelas professoras A, B e C (QUADRO 5): PROFESSORA A B C RESPOSTA Ainda não usei em sala de aula. A gente tem que estar segura para usar. Sim, já usei pegando imagens distantes e aproximadas no pendrive passando na TV. Ainda não usei porque não tive acesso. Quadro 5 - Utilização de Imagens por Satélite Fonte: dados da pesquisa Quanto aos mapas digitais, a Professora A comenta sobre a ferramenta: Sim, conheço, mas nunca usei com meus alunos. Ficariam encantados com uma atividade assim. A Professora B explica: Sim, conheço, para usar com os alunos coloco no pendrive e passo na TV pendrive. Da forma como faço, eles já gostam.. E, por sua vez, a Professora C comenta: Sim, com certeza, uma coisa nova diferente dos mapas tradicionais. Quando questionados sobre a possibilidade de desenvolver uma atividade em sala de aula com os alunos utilizando mapas digitais, imagens de satélite e o data show, todos as professoras se mostraram surpresas diante desta alternativa: Nossa! Claro que é. (Professora A); Nossa! Com certeza, não pensei nessa possibilidade, mas é possível sim. (Professora B); e, É possível sim, mas não tenho habilidade para isso. (Professora C).

10 505 Tais dados são indicativos de que as professoras respondentes têm conhecimento do potencial das mídias computador e internet como ferramentas pedagógicas, mas, conforme Antunes (2001), não conseguem criar múltiplos usos enquanto ferramentas pedagógicas. É possível que o excesso de carga horária e alunos, ou a falta de tempo e motivação, sejam impedimentos para que professores em geral se dediquem ainda mais a pesquisar alternativas inovadoras em suas práticas pedagógicas com o objetivo de apreendê-las adequadamente e incorporá-las em seu dia-a-dia (MORAN, 2008). Cabe notar que nenhuma das entrevistadas citou o fator tempo como um obstáculo para o aprimoramento na utilização de tais ferramentas. Para duas professoras (A e C), as dificuldades encontradas na utilização das ferramentas computador e internet nas aulas de Geografia dizem respeito basicamente às questões de treinamento ao docente. Apenas a professora B mencionou a falta de preparo por parte do alunos e da infraestrutura deficitária de acesso à internet (QUADRO 6). PROFESSORA A B C RESPOSTA Para mim, falta treinamento e para os alunos, falta é a gente querer A internet é muito lenta e não funciona direito e, para alguns alunos, falta o conhecimento básico, pois alguns não conseguem manusear. Falta de treinamento, internet e computadores lentos. Os alunos não têm dificuldade. Quadro 6 Dificuldades na Utilização das Ferramentas Computador e Internet Fonte: dados da pesquisa Diante destes depoimentos é possível perceber que a falta de formação continuada sobre e para o uso das novas mídias, dificulta a apropriação pedagógica dessas ferramentas. Além disso, fica também comprometida a utilização adequada para tornar as aulas ainda mais interessantes e a orientação aos alunos para o uso das mídias em sua aprendizagem escolar. Na opinião das professoras, as dificuldades encontradas podem ser superadas principalmente pela oferta de cursos de treinamento. Assim, a Professora A sugere treinamento constante. A Professora B aponta que para resolver o problema é preciso melhorar a velocidade da internet e ainda oferecer aos alunos curso de informática básica no contra-turno. A Professora C menciona mais treinamento para professores e melhorar a velocidade da internet. Conforme observado pelo MEC (2009), a escola precisa se adequar às necessidades do seu corpo discente.

11 506 Ferramentas Pedagógicas Preferidas pelos Alunos Na perspectiva das professoras entrevistadas, é possível inferir que a ferramenta preferida pelos alunos no seu processo de aprendizagem escolar da disciplina de Geografia do colégio sob análise é as mídias computador e internet, seguidas das aulas de campo. As respostas não deixam dúvidas: Certamente, o uso das tecnologias. Os alunos são da era da tecla, do botão e são imediatistas. (Professora A); Quando a gente torna mais interessante... imagens, mapas, vídeos cursos, aulas de campo, pois não param para ler os textos. (Professora B); e, Visualizando, por isso uso mais a TV pendrive, vídeos curtos e imagens. (Professora C). Considerações Finais O presente trabalho se propôs a descrever como os professores da disciplina de Geografia do Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves (EFMNP), do município de Palmital, no estado do Paraná, usam o computador e a internet em suas práticas pedagógicas, tendo em vista o avanço no desenvolvimento de diferentes ferramentas pedagógicas, a saber: o computador e a internet. Os achados deste estudo de caso apontam para três aspectos relevantes. O primeiro, diz respeito à infraestrutura oferecida pela escola investigada. Apesar de um esforço inicial ter sido constatado no que tange à disponibilização de equipamentos de informática e conexão à internet, foi possível verificar que tal estrutura precisa ser melhorada e ampliada para anteder os anseios dos corpos docente e discente em conformidade com as orientações do MEC (2009) de incorporar novas mídias ao cotidiano escolar. O segundo aspecto está relacionado com a preferência dos alunos por ferramentas pedagógicas virtuais. De fato, a nova geração encontra um apelo maior no processo ensinoaprendizado quando ferramentas tecnológicas são trazidas para a sala de aula. No entanto, os estudantes precisam ser orientados sobre a transformação da informação virtual em conhecimento aplicado de maneira responsável (MEC, 2009). Finalmente, o terceiro e mais relevante aspecto expõe a subutilização das ferramentas computador e internet para a disciplina de Geografia. Esta situação é provocada essencialmente pela falta de treinamento contínuo e de preparo adequado dos professores. Como consequência, fica comprometido o aprendizado da disciplina e a apreensão de seu

12 507 caráter dinâmico (FLORENZANO, 2007) pelos alunos. Da mesma forma, o processo ensinoaprendizagem se torna menos criativo e mais monótono (ANTUNES, 2001). Ao incorporar mídias digitais, tal processo aplicado à disciplina da Geografia por parte de professores e alunos cresce qualitativamente e conquista o potencial de se transformar em um diferencial na formação do profissional e do ser humano para atuar no século XXI. Ou seja, novos instrumentos possibilitam a apreensão de novos conhecimentos (VYGOTSKY, 2007) através da concepção de novas dinâmicas que permitem uma relação criativa entre as diferentes mídias e as formas de linguagem (MEC, 2009). As constatações deste estudo fazem coro com a recomendação de Carlos (2002, p. 7): "Refletir sobre o modo como se ensina, os conteúdos, os instrumentos que se utilizam (e os modos como podemos utilizá-los) apresenta-se, hoje, como fundamental. O descompasso que existe entre as ferramentas pedagógicas atualmente disponíveis e a correspondente utilização em sala de aula com os alunos, coloca escola e professores frente a um desafio a ser superado. REFERÊNCIAS ALMEIDA, M.E.B. Formando professores para atuar em ambientes virtuais de aprendizagem. In: Fernando ALMEIDA (Org.). Educação a Distância: formação de professores em ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem. MCT/PUC SP, São Paulo ANTUNES, C. A Sala de Aula de Geografia e História: Inteligências múltiplas, aprendizagem significativa e competências no dia-a-dia. Campinas: Papirus, CARLOS, A.F.A. A Geografia na Sala de Aula. 8. ed. São Paulo: Contexto, CARLOS, A.F.A. A Geografia na Sala de Aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, CAVALCANTI, L. S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimento. Campinas: Papirus, FERREIRA, A.B.H. Mini Aurélio Século XXI: O minidicionário da língua portuguesa. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, FLORENZANO. T.G. Iniciação ao Sensoriamento Remoto. São Paulo: Oficina de Textos, MEC - Ministério da Educação. Módulo Introdutório: Integração de Mídias na Educação. Secretaria de Educação a Distância, Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação

13 508 MORAN, J.M. Novos modelos de ensinar e aprender. In: Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 8., Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná. MORIN, E. A Cabeça Bem Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 16. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, VERGARA, S.C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 12. ed. São Paulo: Atlas, VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, WASZKIAVICUS, F.A.; PÓVOA NETO, H.; RUA, J.; & TANNURI, M.R.P. Para Ensinar Geografia. Rio de Janeiro: Access, 2005.

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Pedro Henrique SOUZA¹, Gabriel Henrique Geraldo Chaves MORAIS¹, Jessiara Garcia PEREIRA².

Leia mais

AS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A PRATICA DOCENTE.

AS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A PRATICA DOCENTE. AS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A PRATICA DOCENTE. Introdução Carlos Roberto das Virgens Sirlene de Souza Benedito das Virgens Antonio Sales Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul Não faz muito

Leia mais

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Adriana Cristina Lázaro e-mail: adrianaclazaro@gmail.com Milena Aparecida Vendramini Sato e-mail:

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde da Família

Curso de Especialização em Saúde da Família MÓDULO: FAMILIARIZAÇÃO TECNOLÓGICA COM EAD UNIDADE 03 DOCÊNCIA E TUTORIA NA EAD Prof. Msc Rômulo Martins 2.1 Introdução A Educação a Distância, por meio dos inúmeros recursos didáticos e tecnológicos,

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

EaD como estratégia de capacitação

EaD como estratégia de capacitação EaD como estratégia de capacitação A EaD no processo Ensino Aprendizagem O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (tics) deu novo impulso a EaD, colocando-a em evidência na última

Leia mais

Débora Regina Tomazi FC UNESP- Bauru/SP E-mail: deboratomazi@hotmail.com. Profa. Dra. Thaís Cristina Rodrigues Tezani. E-mail: thaist@fc.unesp.

Débora Regina Tomazi FC UNESP- Bauru/SP E-mail: deboratomazi@hotmail.com. Profa. Dra. Thaís Cristina Rodrigues Tezani. E-mail: thaist@fc.unesp. AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS EDUCACIONAS ADAPTATIVAS E A PRÁTICA DOCENTE. Débora

Leia mais

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura de Máquina; o Implementação

Leia mais

BLOG: A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

BLOG: A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM BLOG: A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Suzana Aparecida Portes FC UNESP- Bauru/SP E-mail: suzanaapportes@gmail.com Profa. Dra. Thaís Cristina Rodrigues Tezani FC UNESP- Bauru/SP E-mail:

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA

INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA RESUMO Elissandra de Campos Viegas; Cibelle de Fátima Castro de Assis Universidade

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

SOFTWARE HAGÁQUÊ: FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE AUXÍLIO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA INOVADORA

SOFTWARE HAGÁQUÊ: FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE AUXÍLIO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA INOVADORA SOFTWARE HAGÁQUÊ: FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE AUXÍLIO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA INOVADORA Marília Gerlane Guimarães da Silva graduanda UEPB mariliagerlany@hotmail.com Jocélia Germano

Leia mais

Contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação no Processo Ensino-Aprendizagem

Contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação no Processo Ensino-Aprendizagem Contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação no Processo Ensino-Aprendizagem Prof. Dr. Luis Paulo Leopoldo Mercado Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Alagoas Conteúdos

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Tema debatido na série Integração de tecnologias, linguagens e representações, apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005 (Programa 1) INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

AS COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICO-DIGITAIS NECESSÁRIAS AO TRABALHO NA MODALIDADE EAD: VIVÊNCIAS NA PLATAFORMA MOODLE

AS COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICO-DIGITAIS NECESSÁRIAS AO TRABALHO NA MODALIDADE EAD: VIVÊNCIAS NA PLATAFORMA MOODLE AS COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICO-DIGITAIS NECESSÁRIAS AO TRABALHO NA MODALIDADE EAD: VIVÊNCIAS NA PLATAFORMA MOODLE Josiel Roma de Lima Universidade Estadual da Paraíba roma.josiel@gmail.com Eliete Correia dos

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração

Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração Eixo temático 2: Formação de professores e cultura digital SALERNO, Daniela Prado 1 VIEIRA, Vania Maria de Oliveira

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba?

Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba? RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE NO ESTADO DA PARAÍBA: Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba? REALIZAÇÃO: SaferNet Brasil

Leia mais

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF) GT 09 RESUMO

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

Observatórios Virtuais

Observatórios Virtuais UNIVASF: UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE SÃO FRANCISCO TRABALHO DE ASTROFÍSICA ALUNO: PEDRO DAVID PEDROSA PROFESSOR: MILITÃO CURSO: MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Observatórios Virtuais

Leia mais

Relatório de comunicação digital da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis Janeiro a Julho/2012

Relatório de comunicação digital da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis Janeiro a Julho/2012 Relatório de comunicação digital da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis Janeiro a Julho/2012 Índice Apresentação...2 Público-alvo...2 Plataformas utilizadas: Ning...3 Twitter...4 Facebook...5

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

Coletiva de Imprensa Apresentação de resultados São Paulo, 23 de maio de 2013

Coletiva de Imprensa Apresentação de resultados São Paulo, 23 de maio de 2013 Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação Pesquisa TIC Educação 2012 Pesquisa sobre o uso das TIC nas escolas brasileiras Coletiva de Imprensa Apresentação de resultados

Leia mais

A INFLUÊNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO: VANTAGENS E DESVANTAGENS

A INFLUÊNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO: VANTAGENS E DESVANTAGENS A INFLUÊNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO: VANTAGENS E DESVANTAGENS Vitor Cleton Viegas de Lima 1 Cristiane Camargo Aita 2 Daniele Pinto Andres 3 Resumo: este artigo tem por objetivo levantar

Leia mais

O futuro da educação já começou

O futuro da educação já começou O futuro da educação já começou Sua conexão com o futuro A 10 Escola Digital é uma solução inovadora para transformar a sua escola. A LeYa traz para a sua escola o que há de mais moderno em educação, a

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES PARA OS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Caro (a) Acadêmico (a), Seja bem-vindo (a) às disciplinas ofertadas na modalidade a distância.

Leia mais

AULAS INTERATIVAS: COMO UMA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SALA DE AULA

AULAS INTERATIVAS: COMO UMA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SALA DE AULA AULAS INTERATIVAS: COMO UMA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SALA DE AULA Katia Barros de Sousa Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba katiabarros-geo@hotmail.com

Leia mais

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet Por Carolina Cavalcanti * Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está

Leia mais

O Crescimento da Educação a Distância nas Universidades do Brasil

O Crescimento da Educação a Distância nas Universidades do Brasil O Crescimento da Educação a Distância nas Universidades do Brasil SALVADOR, Larissa de Souza QUEIROZ, Letícia Maria Silva CAMARGO, Thania de Azevedo Resumo: O Brasil tem demonstrado nos últimos anos forte

Leia mais

SUPERANDO TRAUMAS EM MATEMÁTICA

SUPERANDO TRAUMAS EM MATEMÁTICA SUPERANDO TRAUMAS EM MATEMÁTICA Luciene da Costa Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) luciene283@hotmail.com Joelma Patez de Almeida Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Alunos Apresentadores:Aline Inhoato; Rafhaela Bueno de Lourenço; João Vitor Barcelos Professor Orientador: Mario Ubaldo Ortiz Barcelos -Email: muobubaldo@gmail.com

Leia mais

Projeto de Redesenho Curricular

Projeto de Redesenho Curricular AÇÕES DAS ESCOLAS PARTICIPANTES DO ProEMI COM TI Equipamentos midiáticos e tecnológicos adquiridos pelo PROEMI EE DONA ELISA DE COMPOS LIMA NOVELLI - DER ITARARÉ Objetivos Projeto de Redesenho Curricular

Leia mais

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO 1. DIMENSÃO PEDAGÓGICA 1.a) ACESSIBILIDADE SEMPRE ÀS VEZES NUNCA Computadores, laptops e/ou tablets são recursos que estão inseridos na rotina de aprendizagem dos alunos, sendo possível

Leia mais

Estratégias de e-learning no Ensino Superior

Estratégias de e-learning no Ensino Superior Estratégias de e-learning no Ensino Superior Sanmya Feitosa Tajra Mestre em Educação (Currículo)/PUC-SP Professora de Novas Tecnologias da Anhanguera Educacional (Jacareí) RESUMO Apresentar e refletir

Leia mais

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais

UTILIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.

UTILIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UTILIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Elaine Cristina Dias Calaça

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA UTILIZANDO TECNOLOGIAS

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA UTILIZANDO TECNOLOGIAS I Mostra de Iniciação Científica I MIC 23 e 24 de setembro de 2011 Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia Concórdia SC INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS CONCÓRDIA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA SUBPROJETO: PEDAGOGIA Alfabetizar letrando com as tecnologias INTRODUÇÃO A escola necessita formar seu aluno a aprender a ler o mundo, ter autonomia para buscar seu conhecimento, incentivá-lo a ser autor

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

Educação a distância: desafios e descobertas

Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: Desafios e descobertas Conteudista: Equipe Multidisciplinar Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você na EAD Educação a distância: desafios

Leia mais

2 - Sabemos que a educação à distância vem ocupando um importante espaço no mundo educacional. Como podemos identificar o Brasil nesse contexto?

2 - Sabemos que a educação à distância vem ocupando um importante espaço no mundo educacional. Como podemos identificar o Brasil nesse contexto? A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E O FUTURO Arnaldo Niskier 1 - Qual a relação existente entre as transformações do mundo educacional e profissional e a educação à distância? A educação à distância pressupõe uma

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Wanderlânyo de Lira Barboza * Emmanuel De Sousa Fernandes Falcão ** Resumo: O presente trabalho aborda reflexões

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

PANORAMA DO EAD E SEU MARKETING

PANORAMA DO EAD E SEU MARKETING Unidade III PANORAMA DO EAD E SEU MARKETING A EAD e seu Marketing Prof. Samuel Figueira Visão geral do conteúdo Como o Marketing pode contribuir para o sucesso da Educação a Distância. 1. Reflexão sobre

Leia mais

As Tecnologias de Informação e Comunicação para Ensinar na Era do Conhecimento

As Tecnologias de Informação e Comunicação para Ensinar na Era do Conhecimento As Tecnologias de Informação e Comunicação para Ensinar na Era do Conhecimento Nirave Reigota Caram Universidade Sagrado Coração, Bauru/SP E-mail: nirave.caram@usc.br Comunicação Oral Pesquisa em Andamento

Leia mais

O uso de jogos no ensino da Matemática

O uso de jogos no ensino da Matemática 607 O uso de jogos no ensino da Matemática Cyntia Luane Silva Godoy 1 Marlene Menegazzi 2 RESUMO Neste trabalho irei abordar a importância do uso de jogos no ensino da Matemática como um recurso didático

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

A IMPORTANCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA AULA DE GEOGRAFIA

A IMPORTANCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA AULA DE GEOGRAFIA A IMPORTANCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA AULA DE GEOGRAFIA GERLANE BEZERRA CAVALCANTE, - ID¹ Graduanda em Geografia. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. UEPB E-MAIL: gerlane_miranda@hotmail.com

Leia mais

USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO 9º ANO

USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO 9º ANO USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO 9º ANO Luciano Bernardo Ramo; Maria Betania Hermenegildo dos Santos Universidade Federal da Paraíba. luciano_bernardo95@hotmail.com

Leia mais

O CIBERESPAÇO NO ENSINO E GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA

O CIBERESPAÇO NO ENSINO E GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA O CIBERESPAÇO NO ENSINO E GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA Bernadeth Rocha de Araujo bernarocha2006@yahoo.com.br Bacharel em Humanidades e Licencianda

Leia mais

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Anne Caroline Paim Baldoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,

Leia mais

AGENDA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO/ APRENDIZAGEM DE INGLÊS POR MEIO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS

AGENDA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO/ APRENDIZAGEM DE INGLÊS POR MEIO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS AGENDA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO/ APRENDIZAGEM DE INGLÊS POR MEIO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS Adailton Almeida Barros - adailton.almeida.barros@gmail.com (UNESPAR/FECILCAM) PIBID Subprojeto/Língua Inglesa

Leia mais

PROFESSORES DE CIÊNCIAS E SUAS ATUAÇÕES PEDAGÓGICAS

PROFESSORES DE CIÊNCIAS E SUAS ATUAÇÕES PEDAGÓGICAS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E SUAS ATUAÇÕES PEDAGÓGICAS PIAIA, Thaís; RICHTER, Luciana Iniciação Científica - Curso de Ciências Biológicas financiado pelo Programa PEIPSM/UFSM Universidade Federal de Santa

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações Mariane Frascareli Lelis Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, Bauru/SP e-mail: mariane_lelis@yahoo.com.br;

Leia mais

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR.

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. 1 ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. Rute Regina Ferreira Machado de Morais Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG Este texto visa refletir sobre o papel

Leia mais

Palavras chave: Formação de Professores, Tecnologias Assistivas, Deficiência.

Palavras chave: Formação de Professores, Tecnologias Assistivas, Deficiência. FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS Gislaine Coimbra Budel PUC PR Elaine Cristina Nascimento PUC PR Agência Financiadora: CAPES Resumo Este artigo apresenta

Leia mais

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Edson Crisostomo dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES edsoncrisostomo@yahoo.es

Leia mais

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Elba Siqueira de Sá Barretto: Os cursos de Pedagogia costumam ser muito genéricos e falta-lhes um

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues Resumo: O trabalho intenta investigar o cenário de pós-graduação à distância na área das Ciências

Leia mais

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ACERCA DO PROJETO A CONSTRUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ACERCA DO PROJETO A CONSTRUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ACERCA DO PROJETO A CONSTRUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM Daniela Fidelis Bezerra Túlio Cordeiro de Souza Maria Elizabete

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DE NOVOS CONHECIMENTOS 1

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DE NOVOS CONHECIMENTOS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DE NOVOS CONHECIMENTOS

Leia mais

TÍTULO: A EXPECTATIVA DOS PROFESSORES COM A IMPLANTAÇÃO DAS LOUSAS DIGITAIS

TÍTULO: A EXPECTATIVA DOS PROFESSORES COM A IMPLANTAÇÃO DAS LOUSAS DIGITAIS TÍTULO: A EXPECTATIVA DOS PROFESSORES COM A IMPLANTAÇÃO DAS LOUSAS DIGITAIS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI AUTOR(ES):

Leia mais

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual MBA MARKETING DE SERVIÇOS Turma 19 Curso em Ambiente Virtual São Paulo, 1 de Setembro de 2011 1. Apresentação O MBA em Marketing de Serviços, coordenado pelos Professores Marcos Cortez Campomar e Geraldo

Leia mais

ANAIS DA VII JORNADA CIENTÍFICA DA FAZU 20 a 24 de outubro de 2008 ARTIGOS CIENTÍFICOS COMPUTAÇÃO SUMÁRIO

ANAIS DA VII JORNADA CIENTÍFICA DA FAZU 20 a 24 de outubro de 2008 ARTIGOS CIENTÍFICOS COMPUTAÇÃO SUMÁRIO ARTIGOS CIENTÍFICOS COMPUTAÇÃO SUMÁRIO AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PESQUISADORES... 2 AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PESQUISADORES SILVA, M.M Margareth Maciel Silva

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO Flávia Fernanda Vasconcelos Alves Faculdades Integradas de Patos FIP flaviavasconcelos.edu@hotmail.com INTRODUÇÃO Observa-se

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

Mídia e Tecnologia: experiência do jornal escolar no Projeto Mais Educação na Escola Marechal Rondon em Santa Maria/RS 1

Mídia e Tecnologia: experiência do jornal escolar no Projeto Mais Educação na Escola Marechal Rondon em Santa Maria/RS 1 Mídia e Tecnologia: experiência do jornal escolar no Projeto Mais Educação na Escola Marechal Rondon em Santa Maria/RS 1 Janilce Silva Praseres 2 Sandra Antonina Barrozo de Oliveira 3 Universidade Federal

Leia mais

O que é um Objeto Educacional? página 01. Objeto Educacional passo a passo página 05

O que é um Objeto Educacional? página 01. Objeto Educacional passo a passo página 05 O que é um Objeto Educacional? página 01 Objeto Educacional passo a passo página 05 O que é um Objeto Educacional A definição de Objeto Educacional, adotada pela equipe do projeto Arte com Ciência, é um

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Dorisvaldo Rodrigues da Silva drsilva@unioeste.br Vera Lúcia Ruiz Rodrigues

Leia mais

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano 24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano Mariana Tavares Colégio Camões, Rio Tinto João Pedro da Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL REYNALDO MASSI JOÃO BATISTA ALVES DE SOUZA SIRLENE SOUZA BENEDITO VIRGENS

ESCOLA ESTADUAL REYNALDO MASSI JOÃO BATISTA ALVES DE SOUZA SIRLENE SOUZA BENEDITO VIRGENS ESCOLA ESTADUAL REYNALDO MASSI JOÃO BATISTA ALVES DE SOUZA SIRLENE SOUZA BENEDITO VIRGENS INTERATIVIDADE NA ESCOLA O USO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO

Leia mais

OS FORMATOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

OS FORMATOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EAD se diversifica e assume modelos de aprendizagem que atendem a necessidades específicas do mundo corporativo Quem conhece pouco sobre Educação a Distância tem a sensação de que estudar de maneira não

Leia mais

A INFORMÁTICA E O ENSINO DA MATEMÁTICA

A INFORMÁTICA E O ENSINO DA MATEMÁTICA A INFORMÁTICA E O ENSINO DA MATEMÁTICA Nélia Caires da Silva Acadêmico de Matemática da FACITEC Andreia Júlio de Oliveira Rocha MSc. Em Ensino de Ciências Naturais e Matemática FACITEC Resumo Essa pesquisa

Leia mais

Uma análise sobre a produção de conteúdo e a interatividade na TV digital interativa

Uma análise sobre a produção de conteúdo e a interatividade na TV digital interativa Uma análise sobre a produção de conteúdo e a interatividade na TV digital interativa Mariana da Rocha C. Silva Mariana C. A. Vieira Simone C. Marconatto Faculdade de Educação-Unicamp Educação e Mídias

Leia mais

Introdução a EaD: Um guia de estudos

Introdução a EaD: Um guia de estudos MÓDULO BÁSICO PROFESSORES FERNANDO SPANHOL E MARCIO DE SOUZA Introdução a EaD: Um guia de estudos Realização: guia de estudo SUMÁRIO UNIDADE 1 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1.1 Entendendo a EaD 5

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

INSTITUIÇÕES E FUNDAÇÕES

INSTITUIÇÕES E FUNDAÇÕES P R O POS T A A INSTITUIÇÕES E FUNDAÇÕES SOBRE NÓS Quem Somos A mantenedora do Seu Professor atua há mais de 18 anos no segmento educacional, com escolas de Ensino Fundamental, Médio, cursos técnicos,

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior.

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS Informação como suporte à gestão: desenvolvimento de componente de avaliação de desempenho para sistemas de Esta atividade buscou desenvolver instrumentos e ferramentas gerenciais para subsidiar a qualificação

Leia mais

Formação e Gestão em Processos Educativos. Josiane da Silveira dos Santos 1 Ricardo Luiz de Bittencourt 2

Formação e Gestão em Processos Educativos. Josiane da Silveira dos Santos 1 Ricardo Luiz de Bittencourt 2 1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD E A FORMAÇÃO COMPLEMENTAR NO CURSO DE MAGISTÉRIO PRESENCIAL: AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES Formação e Gestão em Processos Educativos Josiane

Leia mais