Michel Oliveira Gouveia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Michel Oliveira Gouveia"

Transcrição

1 Michel Oliveira Gouveia Michel Gouveia Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia michel@michelgouveia.adv.br

2 SEGURIDADE SOCIAL Artigo 194 da Constituição Federal ASSISTÊNCIA SOCIAL Artigo 203 da CF SAÚDE Artigo 196 PREVIDÊNCIA SOCIAL Artigo 201 e 202

3 Regimes Previdenciários Regime Próprios dos Servidores Públicos Regime complementar Regime Geral de Previdência Social

4 Origem e evolução histórica As primeiras regras de proteção social no Brasil, tinham caráter eminentemente beneficente e assistencial. No período colonial foram criadas as Santas Casas de Misericórdia. A primeira Santa Casa de Misericórdia foi fundada em Porto de São Vicente. Em 1543, fundada outra Casa de Misericórdia, em Vila de Santos.

5 Origem e evolução histórica Posteriormente foram fundadas as Irmandades de Ordens Terceiras (mutualidades). No ano de 1.785, foi criado o Plano de Beneficência dos Órfãos e Viúvas dos Oficiais da Marinha. O primeiro texto em matéria de previdência social no Brasil foi expedido em 1.821, pelo ainda Príncipe Regente, Dom Pedro de Alcântara. Tratou-se do Decreto de 1º de outubro de 1.821, o qual dispunha sobre a concessão de aposentadoria aos mestres e professores, após 30 anos de serviço, e garantindo um abono de 1/4 dos ganhos aos que continuassem em atividade.

6 Origem e evolução histórica No ano de 1.888, surgiu o DECRETO A, de 26 de março, dispondo sobre a concessão de aposentadoria aos empregados dos Correios, com exigência mínima de 30 anos de serviço + 60 anos de idade. Mais adiante, em 1.890, o DECRETO 221, de 26 de fevereiro, instituiu a aposentadoria para os empregados da Estrada de Ferro Central do Brasil. O Decreto 565, de 12 de julho de 1.890, estendeu o mesmo benefício para os demais ferroviários.

7 Origem e evolução histórica A Constituição de 1.891, no artigo 75, previu aposentadoria por invalidez aos servidores públicos. No ano de 1.892, a Lei 217, de 29 de novembro, instituiu a aposentadoria por invalidez e a pensão por morte dos operários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. A primeira lei sobre proteção do trabalhador contra acidentes do trabalho surgiu em No ano de 1.911, foi instituído o Decreto 9.284, de , que criou a Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Operários da Casa da Moeda, sendo restrita para os funcionários públicos do órgão.

8 Origem e evolução histórica O marco inicial da Previdência Social é a publicação do Decreto Legislativo n.º 4.682, de 24 de janeiro de Esse Decreto é conhecido com lei Eloy Chaves, que criou as Caixas de Aposentadorias e Pensões nas empresas de estradas de ferro existentes, mediante contribuições dos trabalhadores, das empresas do ramo e do Estado. Até então, os benefícios eram concedidos de forma graciosa. Só com a Lei Eloy Chaves, teve a criação do sistema de proteção social.

9 Origem e evolução histórica A Lei Eloy Chaves, assegurava aposentadoria aos trabalhadores e pensão para seus dependentes em caso de morte. Assegurava, também, assistência médica e diminuição de custo com os medicamentos. Na década de 1.930, surgiram os primeiros os Institutos de Aposentadoria e Pensões IAP. No ano de 1.933, pelo Decreto , de 29 de junho, foi criado a primeira instituição de previdência, a IAPM Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Marítimos.

10 Origem e evolução histórica No ano de 1.934, surgiu o IAPC Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários. Em 1.936, apareceu o IAPI Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários. No ano de 1.938, surgiram o IPASE Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado e o IAPETC Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas.

11 Origem e evolução histórica A Constituição de foi a primeira a estabelecer, em texto constitucional, a forma tripartite de custeio: contribuição dos trabalhadores, dos empregadores e do Poder Público. A Constituição Federal de 1.937, não trouxe nada de novo, apenas passou a utilizar a expressão: seguro social. No ano 1.939, foi regulamentada a aposentadoria dos funcionários públicos.

12 Origem e evolução histórica No ano 1.942, foi criada a LBA Legião Brasileira de Assistência, por intermédio do Decreto-lei 4.890/42. No ano de 1.945, foi instituído o Decreto-lei 7.526, que tinha por objetivo unificar todo o sistema de Previdência Social, porém, o referido Decreto não chegou a ser eficaz. Em 1.946, a então Constituição Federal, previa normas sobre previdência, com capítulo dedicado sobre Direitos Sociais. A partir de 1.946, o empregador passou a ser obrigado a manter seguro de acidentes de trabalho para seus empregados.

13 Origem e evolução histórica No ano de 1.949, o Poder Executivo, editou o Decreto , de , criando o Regulamento Geral das Caixas de Aposentadorias e Pensões. Já no ano de 1.953, o Decreto , de , houve a fusão de todas as Caixas, nascendo então a Caixa Nacional, transformada em Instituto pela Lei Orgânica da Previdência Social, de Paralelamente aos regramentos dos trabalhadores da iniciativa privada, o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União Lei 1.711/52, regulava, em separado, o direito à aposentadoria e a pensão para os dependentes dos servidores. Essa Lei perdurou até a edição da Lei 8.112/90.

14 Origem e evolução histórica No ano de 1.953, o profissional liberal, passou a ter cobertura previdenciária. Com a edição do Decreto , o autônomo passou a ter direito de se inscrever na previdência social, para fins de proteção social. Em 1.960, foi criado o Ministério do Trabalho e Previdência Social e promulgada a Lei 3.807, conhecida como Lei Orgânica da Previdência Social LOPS, cujo objetivo foi criar normas uniformes para o amparo a segurados e dependentes, deixando de fora os trabalhadores rurais e os empregados domésticos.

15 Origem e evolução histórica No ano de 1963, através da Lei 4.296, de 03/10/63, foi criado o salário família, destinado aos segurados que tivessem filhos menores, visando à manutenção destes. No mesmo ano, com a edição da Lei 4.281, de 08 de novembro, os aposentados e pensionistas passaram a ter direito ao abono anual, conhecido hoje como o décimo terceiro. No ano de 1.967, especificamente no dia 1º de janeiro, todos os Institutos de Aposentadorias e Pensões foram unificados. Surgiu o INPS, criado pelo Decreto-lei 72, de

16 Origem e evolução histórica Ainda no ano de 1.967, pela Lei 5.316, de 14 de setembro, o SAT Seguro de Acidentes do Trabalho foi incorporado à Previdência Social. Somente no ano de 1.971, a partir da Lei Complementar 11/71, os trabalhadores rurais passaram a ter cobertura previdenciária. Conhecido como o FUNRURAL. Pela Lei 5.859/72, o artigo 4º, previu a cobertura previdenciária para os empregados domésticos. No ano de 1.976, foi criada da Lei 6.367, compilando as normas previdenciárias sobre acidentes de trabalho.

17 Origem e evolução histórica Em foi promulgada a Lei 6.435, que regulou a possibilidade de criação de instituições de previdência complementar, matéria regulamentada pelos Decreto /78 e /78, quanto às entidades de caráter fechado e aberto, respectivamente. No mesmo ano, outra Lei, a 6.439/77 trouxe novas transformações ao modelo previdenciário, desta vez quanto a seu aspecto organizacional. Criou-se o SINPAS Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social, que teria as atribuições distribuídas entre várias autarquias.

18 Origem e evolução histórica O SINPAS Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social, criou: IAPAS Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência social; INAMPS Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (para atendimentos dos segurados e dependentes, na área da saúde), mantendo-se o INPS (para pagamento e manutenção dos benefícios previdenciários); LBA (para o atendimento a idosos e gestantes carentes; FUNABEM (para atendimento a menores carentes);

19 Origem e evolução histórica A CEME (para a fabricação de medicamentos a baixo custo); DATAPREV (para o controle dos dados do sistema); O SINPAS alterou a estrutura da previdência social brasileira, racionalizando e simplificando o funcionamento dos órgãos. A Emenda Constitucional 18, de junho de 1981, dispões sobre o direito à aposentadoria com proventos integrais aos docentes, contando exclusivamente tempo de efetivo exercício em funções de magistério, após trinta anos de serviço para os professores e vinte e cinco anos de serviço para as professoras. No ano de 1.984, foi instituída a CLPS Consolidação das Leis da Previdência Social.

20 Origem e evolução histórica O artigo 201 da CF/88, cria o Regime Geral de Previdência Social. Não integram o RGPS: os servidores públicos civis, regidos por sistema próprio de previdência; os militares; os membros do Poder Judiciário e do Ministério Público e os membros do Tribunal de Contas da União, uma vez que todos possuem regimes próprios de previdência. Em 1.990, foi criado o Instituto Nacional do Seguro Social INSS, autarquia que passou a substituir o INPS e o IAPAS nas funções de arrecadação e no pagamento dos benefícios e a prestação de serviços aos segurados e dependentes do RGPS. No ano de 2.007, a Lei /2007, transferiu para a Secretaria da Receita Federal, as atribuições de fiscalização, cobranças da matéria ligada ao custeio da Seguridade Social.

21 Origem e evolução histórica Em 1991 foram publicadas as Leis 8.212/91 e 8.213/91, que tratam respectivamente do custeio da Seguridade Social e dos benefícios e serviços da Previdência Social, incluindo os benefícios por acidentes de trabalho. Em dezembro de 1.998, houve a primeira grande reforma previdenciária. A Emenda Constitucional 20/98, modificou de forma substancial a Previdência Social. A EC 20/98, trouxe para o sistema previdenciário idade mínima para ingresso no sistema. A partir de , a idade mínima para começar a contribuiu passou a ser 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.

22 Aspectos Constitucionais Previdência Social A Previdência Social atenderá nos termos da Lei: (art. 201/CF88) I - cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; II - proteção à maternidade, especialmente à gestante; III - proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário; IV - salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda; V - pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes, observado o disposto no 2º.

23 Regimes de Previdência No Brasil existem dois tipos de previdência. A Pública e a privada. São regimes públicos: o RGPS, RPPS e o RPM RGPS: Regime Geral de Previdência Social RPPS: Regime Previdenciário Próprio dos Servidores RPM: Regime Próprio Militar. Todos são de caráter obrigatório, isto é, a filiação independe da vontade do segurado.

24 Regimes de Previdência No Brasil existem dois tipos de previdência. A Pública e a privada. A previdência privada, de regime privado é a previdência complementar, prevista no artigo 202 da CF. Este regime é de caráter facultativo, no qual se ingressa por manifestação expressa da vontade do interessado.

25 Regimes de Previdência No Brasil existem dois tipos de previdência. A Pública e a privada. Pública Setor Público Privados RGPS INSS Civis Militares

26 Regimes de Previdência No Brasil existem dois tipos de previdência. A Pública e a privada. Privada Complementar Setor Público Privada Bancos Aberta Fechada

27 Regimes de Previdência No Brasil existem dois tipos de previdência. A Pública e a privada. A previdência privada, de regime privado é a previdência complementar, prevista no artigo 202 da CF. Este regime é de caráter facultativo, no qual se ingressa por manifestação expressa da vontade do interessado.

28 Previdência dos Servidores A previsão é Constitucional. Artigo 40 da CF/88. Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo;

29 Previdência dos Servidores Os servidores serão aposentados: Por invalidez permanente, com proventos proporcionais ao tempo de serviço público; Compulsoriamente, com proventos proporcionais aos 70 anos ou 75 anos, conforme dispor a Lei Complementar.

30 Previdência dos Servidores Objetivo do Plano de Seguridade dos Servidores O Plano de Seguridade Social visa a dar cobertura aos riscos a que estão sujeitos o servidor e sua família, e compreende um conjunto de benefícios e ações que atendam às seguintes finalidades.

31 Previdência dos Servidores Objetivo do Plano de Seguridade dos Servidores Proteção dos servidores e familiares: Garantir meios de subsistência nos eventos de doença, invalidez, velhice, acidente em serviço, inatividade, falecimento, reclusão, proteção à maternidade, à adoção, à paternidade e assistência à saúde.

32 Previdência dos Servidores Os dependentes dos servidores terão direito aos seguintes benefícios: Pensão vitalícia e temporária; Auxílio-funeral; Auxílio-reclusão; Assistência à saúde.

33 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Constituição Federal art.40; Lei nº de 11/12/1990 (RJU) Regime Jurídico Único; Emenda Constitucional nº 20 de 16/12/1998; Emenda Constitucional nº 41 de 19/12/2003; Emenda Constitucional nº 47 de 05/07/2005; Emenda Constitucional nº 70 de 29/03/2012; Emenda Constitucional nº 88 de 07/05/2015; Lei /04 (cálculo dos proventos).

34 Aposentadorias Invalidez Compulsória Voluntária/Idade

35 ART. 40 DA CF 1º Os servidores abrangidos pelo regime de previdência de que trata este artigo serão aposentados, calculados os seus proventos a partir dos valores fixados na forma dos 3º e 17: I - por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, na forma da lei; II - compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 70 (setenta) anos de idade, ou aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar; III - voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, observadas as seguintes condições: a) sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuição, se homem, e cinqüenta e cinco anos de idade e trinta de contribuição, se mulher; b) sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição. 2º - Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, não poderão exceder a remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão. 3º Para o cálculo dos proventos de aposentadoria, por ocasião da sua concessão, serão consideradas as remunerações utilizadas como base para as contribuições do servidor aos regimes de previdência de que tratam este artigo e o art. 201, na forma da lei.

36 Previdência dos Servidores Benefícios previdenciários que serão concedidos para os servidores: aposentadoria; auxílio-natalidade; salário-família; licença para tratamento de saúde; licença à gestante, à adotante e licença-paternidade; licença por acidente em serviço; assistência à saúde; garantia de condições individuais e ambientais de trabalho satisfatórias;

37 Previdência dos Servidores Os servidores serão aposentados: A Lei Complementar 152/2015, dispõe que: Esta Lei Complementar dispõe sobre a aposentadoria compulsória por idade, com proventos proporcionais, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos agentes públicos aos quais se aplica o inciso II do 1º do art. 40 da Constituição Federal. Serão aposentados compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 75 (setenta e cinco) anos de idade: I - os servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações; II - os membros do Poder Judiciário; III - os membros do Ministério Público; IV - os membros das Defensorias Públicas; V - os membros dos Tribunais e dos Conselhos de Contas.

38 APOSENTADORIA POR INVALIDEZ Requisitos: mais de 02 anos de licença médica Os proventos serão proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se a invalidez decorrer de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, dadas em lei.

39 APOSENTADORIA POR INVALIDEZ Cálculo dos proventos? O valor dos proventos da aposentadoria por invalidez será proporcional ao tempo de contribuição. A proporcionalidade será calculada com base na remuneração do servidor ou será realizada média das contribuições?

40 APOSENTADORIA POR INVALIDEZ Cálculo dos proventos? Se o servidor ingressou até (EC 41/03), os proventos serão calculados com base na última remuneração de contribuição do cargo efetivo. (EC 70/12). Se ingressou depois de 31/12/03, os proventos serão calculados com base na média das contribuições, nos termos da Lei /04.

41 VOLUNTARIAMENTE: Regras permanentes HOMEM Proventos integral 60 anos de idade + 35 anos de tempo de contribuição Tempo mínimo de 10 anos de efetivo exercício no serviço publico + 05 anos no cargo em que se dará a aposentadoria. Proventos proporcionais (Idade) 65 anos de idade + tempo mínimo de 10 anos de efetivo exercício no serviço publico + 05 anos no cargo em que se dará a aposentadoria. MULHER Proventos integral 55 anos de idade + 30 anos de tempo de contribuição. Tempo mínimo de 10 anos de efetivo exercício no serviço publico + 05 anos no cargo em que se dará a aposentadoria. Proventos proporcionais (idade) 60 anos de idade + tempo mínimo de 10 anos de efetivo exercício no serviço publico + 05 anos no cargo em que se dará a aposentadoria.

42 Voluntárias Cálculo dos proventos? O valor dos proventos das aposentadorias levará em consideração a data em que o servidor ingressou no serviço público. Para todos que ingressarão após 31/12/2003 após EC 41/03, os proventos serão calculados com base na média dos 80% maiores remunerações. Sem paridade. Reajuste igual o RGPS

43 Voluntárias Cálculo dos proventos? Lei /04: Art. 1 o No cálculo dos proventos de aposentadoria dos servidores titulares de cargo efetivo de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, previsto no 3 o do art. 40 da Constituição Federal e no art. 2 o da Emenda Constitucional n o 41, de 19 de dezembro de 2003, será considerada a média aritmética simples das maiores remunerações, utilizadas como base para as contribuições do servidor aos regimes de previdência a que esteve vinculado, correspondentes a 80% (oitenta por cento) de todo o período contributivo desde a competência julho de 1994 ou desde a do início da contribuição, se posterior àquela competência.

44 Voluntárias Cálculo dos proventos? Regras de transição (art. 2º da EC 41/2003) Todos que ingressarão até 16/12/98, data da EC 20/98) Proventos integrais sem pararidade e integralidade Homem 53 anos de idade + 35 anos de tempo de contribuição + 05 anos no cargo + pedágio de 20% do tempo que faltava na data da EC 41/03 para aposentadoria. Mulher 48 anos de idade + 30 anos de tempo de contribuição + 05 anos no cargo + pedágio de 20% do tempo que faltava na data da EC 41/03 para aposentadoria.

45 Voluntárias Cálculo dos proventos? Regras de transição (art. 2º da EC 41/2003) Todos que ingressarão até 16/12/98, data da EC 20/98) Proventos integrais Média dos 80% maiores remunerações, desde julho/94. O teto dos proventos é a remuneração do servidor no cargo efetivo.

46 Voluntárias Cálculo dos proventos? Regras de transição (art. 6º da EC 41/2003) Todos que ingressarão até 19/12/03, data da EC 41/03) Proventos integrais Homem 60 anos de idade + 35 anos de tempo de contribuição + 20 anos de serviço público + 10 anos de carreira + 05 anos de efetivo exercício no cargo em que se der a aposentadoria. Mulher 55 anos de idade + 30 anos de tempo de contribuição + 20 anos de serviço público + 10 anos de carreira + 05 anos de efetivo exercício no cargo em que se der a aposentadoria.

47 Voluntárias Cálculo dos proventos? Regras de transição (art. 3º da EC 47/2005) Todos que ingressarão até 16/12/98, data da EC 20/98) Regra 85/95 com paridade e integralidade Idade mínima de 60 para homens e 55 mulheres. Homem 35 anos de tempo de contribuição + 25 anos de serviço público + 15 anos de carreira + 05 anos de efetivo exercício no cargo em que se der a aposentadoria. Mulher 30 anos de tempo de contribuição + 25 anos de serviço público + 10 anos de carreira + 05 anos de efetivo exercício no cargo em que se der a aposentadoria.

48 Voluntárias Cálculo dos proventos? Regras de transição (art. 3º da EC 47/2005) Todos que ingressarão até 16/12/98, data da EC 20/98) Proventos integrais = valor da última remuneração do servidor quando na atividade. Paridade / integralidade. Para cada a mais de trabalho, subtraí um da idade.

49 Aposentadoria especial do servidor público Súmula vinculante 33 do STF IN 01, de 22/07/2010, da Secretaria de Políticas de Previdência Social Aposentadoria da pessoa com deficiência do servidor público Via mandado de injunção IN 02, de 13/02/14, da Secretaria de Políticas de Previdência Social

50 Aposentadoria especial do servidor público Art. 1º Esta Instrução Normativa dispõe sobre os parâmetros a serem observados pelos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na análise do direito à concessão da aposentadoria especial de que trata o art. 40, 4º, inciso III da Constituição Federal, em cumprimento à Súmula Vinculante nº 33 ou nos casos em que o servidor público esteja amparado por ordem concedida, em Mandado de Injunção, pelo Supremo Tribunal Federal.

51 Aposentadoria especial do servidor público do município de Diadema Decreto 6.737, de 02 de maio de 2012, reconhece o direito da aposentadoria especial para os servidores que tiverem exercido atividades prejudiciais à saúde.

52 Previdência dos Servidores ATENÇÃO!!! A Constituição Federal veda a percepção de duas ou mais aposentadorias à conta do mesmo regime de previdência, ressalvados as aposentadorias decorrentes de cargos acumuláveis na forma da constituição. Exemplos que permitem a acumulação: Duas aposentadorias de profissionais da área da saúde, professores e professores e cargo técnico.

53 Previdência Complementar Lei Complementar 109/2001 O regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, é facultativo, baseado na constituição de reservas que garantam o benefício, nos termos do caput do art. 202 da Constituição Federal.

54 Previdência Complementar Lei Complementar 109/2001 O regime de previdência complementar é operado por entidades de previdência complementar que têm por objetivo principal instituir e executar planos de benefícios de caráter previdenciário.

55 Previdência Complementar Lei Complementar 109/2001 As entidades de previdência complementar somente poderão instituir e operar planos de benefícios para os quais tenham autorização específica, segundo as normas aprovadas pelo órgão regulador e fiscalizador.

56 Previdência Complementar Lei Complementar 109/2001 Os planos de benefícios atenderão a padrões mínimos fixados pelo órgão regulador e fiscalizador, com o objetivo de assegurar transparência, solvência, liquidez e equilíbrio econômico-financeiro e atuarial.

57 Previdência Complementar Lei Complementar 109/2001 As entidades fechadas são aquelas acessíveis, na forma regulamentada pelo órgão regulador e fiscalizador. Ela é exclusiva para os empregados de uma empresa ou grupo de empresas e aos servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, entes denominados patrocinadores. Atenderá aos associados ou membros de pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, denominadas instituidores. (EX. OABPREV) As entidades fechadas organizar-se-ão sob a forma de fundação ou sociedade civil, sem fins lucrativos.

58 Previdência Complementar Lei Complementar 109/2001 ATENÇÃO!!! As contribuições do empregador, os benefícios e as condições contratuais previstos nos estatutos, regulamentos e planos de benefícios das entidades de previdência complementar não integram o contrato de trabalho dos participantes, assim como, à exceção dos benefícios concedidos, não integram a remuneração dos participantes.

59 Previdência Complementar ATENÇÃO!!! Os servidores que ingressarão no serviço publico antes da data de vigência do regime de previdência complementar, poderão aderir ao regime complementar. Os servidores que recebem remuneração superior ao TETO do INSS (RGPS), que ingressarem no serviço publico a partir no início da vigência do regime de previdência complementar, serão inscritos automaticamente no plano.

60 Previdência Complementar ATENÇÃO!!! Os servidores poderão pedir a exclusão do plano, a qualquer tempo. Se o pedido for até 90 dias da inscrição, terá direito de restituir as contribuições. Passado o prazo, perde o direito de restituição.

61 Bibliografia

IUS RESUMOS. A Previdência Social no Brasil. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. A Previdência Social no Brasil. Organizado por: Samille Lima Alves A Previdência Social no Brasil Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL... 3 1. Histórico da Previdência Social no Brasil... 3 1.1 A previdência no Brasil antes da Lei

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Regime Previdenciário Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo -RPPS -Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

Seguridade do Servidor Federal Lei 8112/1990

Seguridade do Servidor Federal Lei 8112/1990 Seguridade do Servidor Federal Lei 8112/1990 - Lei 8122/1990, arts. 183 a 230 Professora Claudete Pessôa SEGURIDADE SOCIAL DO SERVIDOR A União manterá Plano de Seguridade Social para o servidor e sua família

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Seguridade Social - Da Previdência Social Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção III DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Art. 201. A PREVIDÊNCIA

Leia mais

MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO - ED. MÉTODO/GEN PROF. GUSTAVO MELLO KNOPLOCK MATERIAL COMPLEMENTAR REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA DO SERVIDOR - RPPS

MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO - ED. MÉTODO/GEN PROF. GUSTAVO MELLO KNOPLOCK MATERIAL COMPLEMENTAR REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA DO SERVIDOR - RPPS REGIME DE PREVIDÊNCIA DO SERVIDOR O capítulo 40 da Constituição Federal dispõe sobre o regime de previdência dos servidores efetivos da Administração Direta, autárquica e fundacional em todos os entes

Leia mais

Histórico e Conceitos da Previdência Social

Histórico e Conceitos da Previdência Social Histórico e Conceitos da Previdência Social A Seguridade Social no Brasil No Brasil, desde a época do Império, já existia mecanismo de cunho previdenciário Somente a partir de 1923, com a aprovação da

Leia mais

Direito Previdenciário. Prof. Hugo Goes.

Direito Previdenciário. Prof. Hugo Goes. Direito Previdenciário Prof. Hugo Goes www.hugogoes.com.br LEGISLAÇÃO APLICADA AO CURSO Constituição Federal: Arts. 194 a 204 Lei 8.212/91 (custeio) Lei 8.213/91 (benefícios) Decreto 3.048/99 (Regulamento

Leia mais

Resumo Aula-tema 03: Regimes da Previdência Social e os Beneficiários do Regime Geral

Resumo Aula-tema 03: Regimes da Previdência Social e os Beneficiários do Regime Geral Resumo Aula-tema 03: Regimes da Previdência Social e os Beneficiários do Regime Geral Nesta aula tema, serão estudados os regimes previdenciários vigentes no Brasil. Para tanto, cumpre, inicialmente, retomar

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A APRECIAR E PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40-A, DE 2003, QUE "MODIFICA OS ARTS. 37, 40, 42, 48, 96, 142 E 149 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, O ART. 8º DA

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Prof. Hugo Goes www.hugogoes.com.br LEGISLAÇÃO APLICADA AO CURSO Constituição Federal: Arts. 194 a 204 Lei 8.212/91 (custeio) Lei 8.213/91 (benefícios) Decreto 3.048/99 (Regulamento

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Prof. Hugo Goes www.hugogoes.com.br Origem e evolução legislativa da Previdência Social no Brasil 1. Lei Eloy Chaves e as CAPs Decreto Legislativo nº 4.682, de 24-1-1923 - instituiu

Leia mais

R. P. P. S. Regime Próprio de Previdência Social

R. P. P. S. Regime Próprio de Previdência Social R. P. P. S. Regime Próprio de Previdência Social O fim de um modelo ou um ajuste cíclico? Construção do Modelo de RPPS Aspectos Constitucionais Construção do Modelo de RPPS Aspectos Constitucionais 1824

Leia mais

PREVIDÊNCIA SOCIAL DO SERVIDOR PÚBLICO REFORMA E PERSPECTIVAS LEANDRO MACÊDO

PREVIDÊNCIA SOCIAL DO SERVIDOR PÚBLICO REFORMA E PERSPECTIVAS LEANDRO MACÊDO PREVIDÊNCIA SOCIAL DO SERVIDOR PÚBLICO REFORMA E PERSPECTIVAS LEANDRO MACÊDO 1 REGIME PRÓPRIO: ABRANGÊNCIA DOS MEMBROS DA MAGISTRATURA Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Curso Teórico Seguridade Social Regimes de Previdência Aula 3 Prof. Bruno Oliveira Adquira o Curso de Questões Regimes Regime Geral de Previdência Social: operado pelo INSS, uma

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MAIO 2017 P R EV ID ÊN C IA P EC 287

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MAIO 2017 P R EV ID ÊN C IA P EC 287 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MAIO 2017 R EFO R M A D A P R EV ID ÊN C IA P EC 287 EC 20/98 fim da aposentadoria proporcional, criação do 85/95 para o servidor público EC 41/03 Aposentadoria por

Leia mais

Rioprevidência com você. Novembro de 2015

Rioprevidência com você. Novembro de 2015 Rioprevidência com você Novembro de 2015 O principal objetivo desta apresentação é levar aos servidores do Estado do Rio de Janeiro a Educação Previdenciária, ampliando os conhecimentos dos seus direitos

Leia mais

Direito Previdenciário e Infortunístico

Direito Previdenciário e Infortunístico Direito Previdenciário e Infortunístico (o presente texto representa apenas anotações para exposição do autor sem validade para citação) 8º tema Previdência Social para os Servidores Públicos. Desde 1990,

Leia mais

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA PARECER Nº, DE 2003 Redação, para o segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição nº 67, de 2003 (nº 40, de 2003, na Câmara dos Deputados).

Leia mais

C.F de 1988, art. 40; Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de de 1998; Emenda Constitucional n 41, de19 de dezembro de 2003; Emenda

C.F de 1988, art. 40; Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de de 1998; Emenda Constitucional n 41, de19 de dezembro de 2003; Emenda Regime Próprio de Previdência Social Legislação Básica C.F de 1988, art. 40; Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de de 1998; Emenda Constitucional n 41, de19 de dezembro de 2003; Emenda Constitucional

Leia mais

CURSO NOVOS SERVIDORES LEI 8.112/90 BENEFÍCOS DA SEGURIDADDE APOSENTADORIA

CURSO NOVOS SERVIDORES LEI 8.112/90 BENEFÍCOS DA SEGURIDADDE APOSENTADORIA CURSO NOVOS SERVIDORES LEI 8.112/90 BENEFÍCOS DA SEGURIDADDE APOSENTADORIA 1 2 OBJETIVO: Orientar e esclarecer de forma sucinta, a luz da legislação, um dos benefícios da seguridade social APOSENTADORIA.

Leia mais

Rioprevidência com Você SEAERJ. Coordenadoria de Aposentadoria

Rioprevidência com Você SEAERJ. Coordenadoria de Aposentadoria Rioprevidência com Você SEAERJ Coordenadoria de Aposentadoria Levar aos servidores do Estado do Rio de Janeiro a Educação Previdenciária, ampliando os conhecimentos dos seus direitos e deveres como servidor

Leia mais

REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE (D.O.U ) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U

REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE (D.O.U ) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE 28.08.2000 (D.O.U. 29.08.2000) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U. - 17.12.98) O MINISTRO DE ESTADO DA PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL, no uso da atribuição

Leia mais

O país vem passando por um processo acelerado de envelhecimento populacional, em função da queda da taxa de fecundidade e do aumento da expectativa

O país vem passando por um processo acelerado de envelhecimento populacional, em função da queda da taxa de fecundidade e do aumento da expectativa O país vem passando por um processo acelerado de envelhecimento populacional, em função da queda da taxa de fecundidade e do aumento da expectativa de sobrevida que ocorreu, principalmente, por conta das

Leia mais

Aula nº. 87 APOSENTADORIA DO SERVIDOR. Na CF/88 é no art. 201 que encontramos a previdência social, regime de aposentadoria dos celetistas.

Aula nº. 87 APOSENTADORIA DO SERVIDOR. Na CF/88 é no art. 201 que encontramos a previdência social, regime de aposentadoria dos celetistas. Curso/Disciplina: DIREITO ADMINISTRATIVO Aula: APOSENTADORIA DO SERVIDOR AULA 87 Professor(a): LUIZ JUNGSTEDT Monitor(a): PAULA CAROLINE OLIVEIRA Aula nº. 87 APOSENTADORIA DO SERVIDOR 1 APOSENTADORIA E

Leia mais

CARTILHA PREVIDENCIÁRIA

CARTILHA PREVIDENCIÁRIA CARTILHA PREVIDENCIÁRIA Servidor visite o nosso site: www.ipmu.com.br Página 1 de 10 Prezado Servidor, O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba - IPMU, sediado a Rua Paraná nº 408 Centro Ubatuba

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999.

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999. SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999. Estabelece orientação aos órgãos setoriais e seccionais do Sistema de Pessoal Civil da Administração

Leia mais

Data de Ingresso no Serviço Público

Data de Ingresso no Serviço Público Data de Ingresso no Serviço Público A data de ingresso no serviço público é variável que determina as regras de aposentadoria voluntária que podem ser elegíveis pelo servidor, considerando a sucessão das

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Disposições Gerais Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DISPOSIÇÕES GERAIS LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre

Leia mais

Aula Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro é dividido em 2 grandes ramos: Previdência Pública e Privada.

Aula Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro é dividido em 2 grandes ramos: Previdência Pública e Privada. Página1 Curso/Disciplina: Ordem Social, Econômica e Financeira. Aula: 02 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Fabiana Pimenta Aula 02 1.3 Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro

Leia mais

Auditor Fiscal Seguridade Social Art. 201 CF Leandro Macedo

Auditor Fiscal Seguridade Social Art. 201 CF Leandro Macedo Auditor Fiscal Seguridade Social Art. 201 CF Leandro Macedo 2014 2015 Copyright. Curso Agora Eu Eu Passo - - Todos os direitos reservados ao ao autor. O RGPS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEANDRO MACÊDO DEFINIÇÃO

Leia mais

Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem. (): Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem. 80 A seguridade social representa um conjunto integrado de ações direcionadas à proteção exclusiva

Leia mais

DE RECURSOS HUMANOS MARCOS CANDIDO ANALISTA ADMINISTRATIVO

DE RECURSOS HUMANOS MARCOS CANDIDO ANALISTA ADMINISTRATIVO CENTRO DE RECURSOS HUMANOS MARCOS CANDIDO ANALISTA ADMINISTRATIVO APOSENTADORIA BOAS VINDAS... MSG APOSENTADORIA Objetivo do treinamento Fortalecer o conhecimento das formas mais empregadas de aposentadoria

Leia mais

Hoje finalizaremos Vacância de Cargo Público, estudando Aposentadoria e Acumulação de Cargo Público.

Hoje finalizaremos Vacância de Cargo Público, estudando Aposentadoria e Acumulação de Cargo Público. Turma e Ano: Flex B Matéria / Aula: Administrativo aula 6 Monitora: Luiza Jungstedt Professor: Luíz Oliveira Castro Jungstedt Hoje finalizaremos Vacância de Cargo Público, estudando Aposentadoria e Acumulação

Leia mais

Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins

Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins O TRIPÉ DA SEGURIDADE SOCIAL A Constituição Federal garante os direito à: SAÚDE, PREVIDENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL ( Art. 194 a 204) A SEGURIDADE SOCIAL

Leia mais

Reforma da Previdência e seus impactos para os servidores públicos. Março/2017

Reforma da Previdência e seus impactos para os servidores públicos. Março/2017 Reforma da Previdência e seus impactos para os servidores públicos Março/2017 Linha do tempo das regras de aposentadoria (1ª ) Regra da CF/1988 Tempo de serviço e Paridade 5/10/1988 a 15/12/1998 1ª) Regra

Leia mais

APOSENTADORIA DO SERVIDOR PÚBLICO

APOSENTADORIA DO SERVIDOR PÚBLICO «DESCONTO PREVIDENCIÁRIO INFOMATIVO FÓRUM DAS SEÇÕES SINDICAIS DO ANDES SN DAS IEES PARANAENSES» APOSENTADORIA DO SERVIDOR PÚBLICO PRINCIPAIS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELAS EC. Ns. 41/2003 E 47/2005 - quebra

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Ordem Social Previdência Social Profª. Fabiana Coutinho Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade,

Leia mais

QUEREM O FIM DA APOSENTADORIA ESPECIAL PARA POLICIAIS

QUEREM O FIM DA APOSENTADORIA ESPECIAL PARA POLICIAIS QUEREM O FIM DA APOSENTADORIA ESPECIAL PARA POLICIAIS Juntando-se a multidão de servidores em todo o Brasil, o SINTELPOL e demais entidades classistas da Polícia Civil, Polícia Federal e servidores públicos

Leia mais

Aula nº. 28 GASTO COM A SEGURIDADE SOCIAL

Aula nº. 28 GASTO COM A SEGURIDADE SOCIAL Curso/Disciplina: Direito Financeiro Aula: Direito Financeiro - 28 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Bruna Paixão Aula nº. 28 GASTO COM A SEGURIDADE SOCIAL RGPS ADMINISTRADO PELO INSS ART. 201,

Leia mais

Bruno Sá Freire Martins

Bruno Sá Freire Martins Bruno Sá Freire Martins SISTEMA PREVIDENCIÁRIO BRASILEIRO RGPS REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL TRABALHADORES DO SETOR PRIVADO E SERVIDORES PÚBLICOS COMISSIONADOS, TEMPORÁRIOS E CELETISTAS Administrado

Leia mais

PEC 287/ REFORMA DA PREVIDÊNCIA REGRAS APLICÁVEIS AOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL

PEC 287/ REFORMA DA PREVIDÊNCIA REGRAS APLICÁVEIS AOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL PEC 287/2016 - REFORMA DA PREVIDÊNCIA REGRAS APLICÁVEIS AOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL 29º SEMINÁRIO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DA ABIPEM FLORIANÓPOLIS - SC - 08 DE MARÇO DE 2017 Regras

Leia mais

REGIME PREVIDENCIÁRIO DO SERVIDOR PÚBLICO. 1- INTRODUÇÃO Conceito de seguridade social: é maior que Previdência

REGIME PREVIDENCIÁRIO DO SERVIDOR PÚBLICO. 1- INTRODUÇÃO Conceito de seguridade social: é maior que Previdência REGIME PREVIDENCIÁRIO DO SERVIDOR PÚBLICO 1- INTRODUÇÃO Conceito de seguridade social: é maior que Previdência SEGURIDADE 2 REGIMES: O RPPS e o RGPS. Características comuns: I) são contributivos e solidários;

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 Modifica os arts. 37, 40, 42, 48, 96, 149 e 201 da Constituição Federal, revoga o inciso IX do 3º do art. 142 da Constituição Federal e dispositivos

Leia mais

DISCIPLINA: DIREITO PREVIDENCIÁRIO. AULA 01 - Seguridade social

DISCIPLINA: DIREITO PREVIDENCIÁRIO. AULA 01 - Seguridade social DISCIPLINA: DIREITO PREVIDENCIÁRIO Professora: Soraya da Silva dos Santos OBJETIVO: auxiliar o estudante concurseiro na compreensão de maneira sucinta, clara e objetiva da disciplina, para que reflita

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO Transcrição Aula 01 INSS DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Hugo Goes Direito Previdenciário AULA 01 Bom dia, boa tarde ou boa noite para os alunos que estão assistindo online! Vamos iniciar a matéria de Direito

Leia mais

REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DIREITO PREVIDENCIÁRIO. Regimes Previdenciários: Regimes Previdenciários. Regimes Previdenciários:

REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DIREITO PREVIDENCIÁRIO. Regimes Previdenciários: Regimes Previdenciários. Regimes Previdenciários: DIREITO PREVIDENCIÁRIO REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Regimes Previdenciários Regime Geral De Previdência Social Regimes Previdenciários Regimes Próprios De Previdência De Previdência 1- Regime Geral

Leia mais

III Workshop de Previdência Complementar do Servidor Público Federal.

III Workshop de Previdência Complementar do Servidor Público Federal. III Workshop de Previdência Complementar do Servidor Público Federal. Pontos de interesse da área de RH sobre o RPPS e migração de regime REGIMES DE PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL RPPS RGPS RPC Regimes de

Leia mais

III Workshop de Previdência Complementar do Servidor Público Federal.

III Workshop de Previdência Complementar do Servidor Público Federal. III Workshop de Previdência Complementar do Servidor Público Federal. Pontos de interesse da área de RH sobre o RPPS e migração de regime REGIMES DE PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL RPPS RGPS RPC Regimes de

Leia mais

Modalidades de aposentadorias dos servidores públicos amparados por Regimes Próprios de Previdência Social com seus respectivos fundamentos

Modalidades de aposentadorias dos servidores públicos amparados por Regimes Próprios de Previdência Social com seus respectivos fundamentos REGRA PERMANENTE redação dada pela EC 41/2003 Proventos: Cálculo pela média dos salários de contribuição no RPPS (REGIME PROPRIO DE PREVIDENCIA SOCIAL) e no RGPS (REGIME GERAL PREVIDENCIA SOCIAL). Reajuste

Leia mais

PEC287/2016 Os impactos para os servidores Prof. Eduardo Rolim de Oliveira Presidente do PROIFES-Federação

PEC287/2016 Os impactos para os servidores Prof. Eduardo Rolim de Oliveira Presidente do PROIFES-Federação PEC287/2016 Os impactos para os servidores Prof. Eduardo Rolim de Oliveira Presidente do PROIFES-Federação Pequeno Glossário da Previdência As Formas de aposentadoria Voluntária por tempo de contribuição:

Leia mais

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 01 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 01 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 01 Aula 001-011 Direito Previdenciário para o Concurso do INSS LEGISLAÇÃO APLICADA AO CURSO Constituição Federal: Arts. 194 a 204 Lei 8.212/91 (custeio) Lei 8.213/91

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003

EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 c Publicada no DOU 31-12-2003. Modifica os arts. 37, 40, 42, 48, 96, 149 e 201 da Constituição Federal, revoga o inciso IX do 3º do art. 142 da Constituição

Leia mais

Fernando F. Calazans

Fernando F. Calazans Primeiras impressões do Substitutivo à PEC 287/2016 após aprovação pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados Fernando F. Calazans fernandocalazans@adv.oabmg.org.br 22 de junho de 2017 Sumário 1. Principais

Leia mais

A Regulamentação da Reforma da Previdência no Setor Público

A Regulamentação da Reforma da Previdência no Setor Público A Regulamentação da Reforma da Previdência no Setor Público Reforma da Previdência Dispositivos Auto Aplicáveis Aplicação do Teto Remuneratório (Art. 37, XI da CF ) Concessão de Abono de Permanência (Art.

Leia mais

Reforma da Previdência e o Impacto nos Municípios

Reforma da Previdência e o Impacto nos Municípios Secretaria de Previdência Ministério da Fazenda Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social FORMAÇÃO EM FINANÇAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO FISCAL PARA PREFEITURAS Reforma da Previdência e o Impacto

Leia mais

REGIME PRÓPRIO DOS SERVIDORES PÚBLICOS

REGIME PRÓPRIO DOS SERVIDORES PÚBLICOS APOSENTADORIA Os servidores serão aposentados e terão os seus proventos calculados e revistos, na forma prevista na Constituição Federal, observadas as normas gerais de previdência estabelecidas em lei

Leia mais

Nos termos do art. 194, da Constituição Federal:

Nos termos do art. 194, da Constituição Federal: NOTA TÉCNICA EM RELAÇÃO À CONSTITUCIONALIDADE DA METODOLOGIA UTILIZADA PELA ANFIP ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM SEU ESTUDO ANÁLISE DA SEGURIDADE SOCIAL 2015

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO MUNICÍPIO DE RIO CLARO ESTADO DE SÃO PAULO

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO MUNICÍPIO DE RIO CLARO ESTADO DE SÃO PAULO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO O QUE É O IPRC? O Instituto de Previdência do Município de Rio Claro IPRC nasceu em 20 de setembro de 2007, através da Lei Complementar Municipal 023/2007. É uma Autarquia Municipal

Leia mais

CONSTITUIÇÃO PEC Nº 287

CONSTITUIÇÃO PEC Nº 287 CONSTITUIÇÃO PEC Nº 287 Artigo 201 Art. 1º Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem

Leia mais

Emenda Constitucional nº 41 e o impacto nos Regimes Próprios de Previdência

Emenda Constitucional nº 41 e o impacto nos Regimes Próprios de Previdência MPS Ministério da Previdência Social SPS Secretaria de Previdência Social Emenda Constitucional nº 41 e o impacto nos Regimes Próprios de Previdência FORTALEZA/CE,, ABRIL DE 2004 MUDANÇA DA BASE DE CÁLCULO

Leia mais

ESTAMOS NA RETA FINAL!!!!

ESTAMOS NA RETA FINAL!!!! ESTAMOS NA RETA FINAL!!!! 4 Seguridade Social Conjunto de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade Destinada a assegurar os direitos relativos à: Saúde Previdência Assistência social Financiamento

Leia mais

2ª fase Lei Eloy Chaves e Caixas de Aposentadorias e Pensões:

2ª fase Lei Eloy Chaves e Caixas de Aposentadorias e Pensões: Aula 13 Origem e Evolução Legislativa da Previdência Social no Brasil Faremos a seguir uma análise histórica para entendermos como surgiu a Previdência Social no Brasil. Dividiremos o assunto em 7 fases

Leia mais

CONTRAREFORMA DA PREVIDÊNCIA PEC 287/2016. Ludimar Rafanhim

CONTRAREFORMA DA PREVIDÊNCIA PEC 287/2016. Ludimar Rafanhim CONTRAREFORMA DA PREVIDÊNCIA PEC 287/2016 REFORMA DE 1988 Reforma foi em 1988 quando disse que todos têm direitoit à previdência, i aposentadoria, proteção social, aposentadoria rural, saúde do trabalhador,

Leia mais

REFORMA DO REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA

REFORMA DO REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA REFORMA DO REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA Análise do texto publicado na imprensa em 04/02/2019 Rogério Viola Coelho Guilherme Pacheco Monteiro DESCONSTITUCIONALIZAÇÃO A proposta delega à lei complementar

Leia mais

PEC REFORMA DA PREVIDÊNCIA A R N A L D O V I E I R A S O U S A

PEC REFORMA DA PREVIDÊNCIA A R N A L D O V I E I R A S O U S A PEC 287 - REFORMA DA PREVIDÊNCIA A R N A L D O V I E I R A S O U S A Regimes de Previdência Regime Geral da Previdência Social RGPS: Celetistas, empresários, contribuintes individuais, etc Regimes Próprios

Leia mais

Direito Previdenciário para o TCE-PE Parte 2

Direito Previdenciário para o TCE-PE Parte 2 Direito Previdenciário para o TCE-PE Parte 2 Prof. Hugo Goes www.acasadoconcurseiro.com.br DECADÊNCIA E PRESCRIÇÃO (LEI Nº 8.213/91) REVISÃO DO ATO DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIO Lei nº 8.213/91 Art. 103.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Página 1 de 8 Brastra (4376 bytes) Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 As MESAS da CÂMARA DOS DEPUTADOS e do SENADO

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

REFORMA DA PREVIDÊNCIA REFORMA DA PREVIDÊNCIA o que muda para os servidores públicos? Proposta de Emenda à Constituição nº 06 de 2019 Por Sarah Campos, assessoria jurídica do Apubh REGRAS ATUAIS VIGENTES DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO

Leia mais

Como ficou a reforma da Previdência Parecer do Relator da Comissão Especial. 1-As mudanças previstas para os servidores públicos

Como ficou a reforma da Previdência Parecer do Relator da Comissão Especial. 1-As mudanças previstas para os servidores públicos Como ficou a reforma da Previdência Parecer do Relator da Comissão Especial 1-As mudanças previstas para os servidores públicos 1-1-Artigo 40 da Constituição Federal e a PEC 287/2016 continua valendo para

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO 1. Requerimento do servidor. 2. Mapa do tempo de contribuição.

DOCUMENTAÇÃO 1. Requerimento do servidor. 2. Mapa do tempo de contribuição. DEFINIÇÃO É um incentivo pago ao servidor que já preencheu todos os requisitos para se Aposentar, mas opta por permanecer na ativa. Deferido o abono, o servidor continua recolhendo a contribuição previdenciária,

Leia mais

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Pró - Reitoria de Gestão de Pessoal Coordenadoria de Administração de Pessoal

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Pró - Reitoria de Gestão de Pessoal Coordenadoria de Administração de Pessoal Aposentadoria Passagem do servidor da atividade para a inatividade, com proventos integrais ou proporcionais ao tempo de contribuição, observadas as regras específicas para cada situação. Pode ser concedida

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO 1.1. Evolução histórica geral... 23 1.2. Evolução histórica no Brasil... 28 1.3. Denominação... 35 1.4. Conceito... 36 1.5. Abrangência e divisão...

Leia mais

CARTILHA DA PREVIDÊNCIA

CARTILHA DA PREVIDÊNCIA CARTILHA DA PREVIDÊNCIA O servidor público federal do Poder Executivo e as alterações do seu regime previdenciário José Luis Wagner Luciana Inês Rambo Flavio Alexandre Acosta Ramos Agosto de 2013 1 1 A

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE 2003 (Do Poder Executivo) Modifica os artigos 37, 40, 42, 48, 96, 142 e 149 da Constituição Federal, o artigo 8º da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro

Leia mais

SINASEFE NACIONAL PERDAS HISTÓRICAS DOS DIREITOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS LEANDRO MADUREIRA SILVA. Brasília, 1º de novembro de 2017.

SINASEFE NACIONAL PERDAS HISTÓRICAS DOS DIREITOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS LEANDRO MADUREIRA SILVA. Brasília, 1º de novembro de 2017. SINASEFE NACIONAL PERDAS HISTÓRICAS DOS DIREITOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS LEANDRO MADUREIRA SILVA SUBCOORDENADOR DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO ESCRITÓRIO ROBERTO CALDAS, MAURO MENEZES & ADVOGADOS. Brasília,

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO 1.1. Evolução histórica geral... 29 1.2. Evolução histórica no Brasil... 34 1.3. Denominação... 40 1.4. Conceito... 41 1.5. Abrangência e divisão...

Leia mais

ItabiraPrev. Instituto de Previdência de Itabira Lei Municipal nº 4.456, de 30/08/2011

ItabiraPrev. Instituto de Previdência de Itabira Lei Municipal nº 4.456, de 30/08/2011 Instituto de Previdência de Itabira Lei Municipal nº 4.456, de 30/08/2011 Regimes Previdenciários Art. 194, CF/1988 RGPS Regime Geral de Previdência Social RPPS Regime Próprio de Previdência Social RPP

Leia mais

RGPS CÁLCULO DA RENDA MENSAL INICIAL.

RGPS CÁLCULO DA RENDA MENSAL INICIAL. RGPS CÁLCULO DA RENDA MENSAL INICIAL e-mail: maurafeliciano@gmail.com RMI ALÍQUOTA/COEFICIENTE SB M. a. s. PBC (Período Básico de Cálculo) SC SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO Artigo 201 da CF/88: [...] 11. Os

Leia mais

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot Palestrante: Maurício Viot PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR A previdência privada complementar é uma forma de acumulação de recursos para o longo prazo, os quais podem ser utilizados para aposentadoria e para

Leia mais

Instituto de Previdência e Assistência Municipal de Caxias do Sul

Instituto de Previdência e Assistência Municipal de Caxias do Sul Instituto de Previdência e Assistência Municipal de Caxias do Sul Instituto de Previdência e Assistência Municipal de Caxias do Sul Instituto de Previdência e Assistência Municipal de Caxias do Sul Instituto

Leia mais

Resumo sobre texto Extraoficial da Reforma da Previdência Versão 28 Janeiro

Resumo sobre texto Extraoficial da Reforma da Previdência Versão 28 Janeiro Resumo sobre texto Extraoficial da Reforma da Previdência Versão 28 Janeiro Regra Permanente Regime Próprio e Militares Desconstitucionalização Os arts. 40 e 42 da Constituição remetem à lei complementar

Leia mais

Evolução Histórica da Seguridade Social

Evolução Histórica da Seguridade Social 8 Evolução Histórica da Seguridade Social 1. (Esaf) Acerca dos modelos que orientam a implantação da política previdenciária no capitalismo, assinale a opção correta. a) A previdência social, no modelo

Leia mais

REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA NA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS REGRAS DE CONCESSÃO Orientação Normativa SPS 03/04

REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA NA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS REGRAS DE CONCESSÃO Orientação Normativa SPS 03/04 MPS SPS Ministério da Previdência Social Secretaria de Previdência Social REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA NA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS REGRAS DE CONCESSÃO Orientação Normativa SPS 03/04 São Gonçalo /RJ

Leia mais

REGRAS ATUAIS VIGENTES DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO DE 1988 E SUAS EMENDAS

REGRAS ATUAIS VIGENTES DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO DE 1988 E SUAS EMENDAS REFORMA DA PREVIDÊNCIA o que muda para os servidores públicos? Proposta de Emenda à Constituição nº 06 de 2019 Por Sarah Campos, assessoria jurídica do Apubh REGRAS ATUAIS VIGENTES DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ASSESSORIA TÉCNICA LEI COMPLEMENTAR Nº 049, DE 21 DE JANEIRO DE 2005.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ASSESSORIA TÉCNICA LEI COMPLEMENTAR Nº 049, DE 21 DE JANEIRO DE 2005. ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ASSESSORIA TÉCNICA LEI COMPLEMENTAR Nº 049, DE 21 DE JANEIRO DE 2005. Altera a Lei Complementar nº 039, de 9 de janeiro de 2002, que institui o Regime de Previdência Estadual do

Leia mais

Esperamos com isto ampliar a compreensão de toda a comunidade de servidores da UFSCar em relação a este tema.

Esperamos com isto ampliar a compreensão de toda a comunidade de servidores da UFSCar em relação a este tema. Em decorrência do grande número de dúvidas dos servidores sobre a concessão de aposentadorias voluntárias, o Departamento de Aposentadorias, Pensões e Benefícios, da DiAPe/ProGPe, achou por bem relacionar

Leia mais

MARATONA. DE QUESTÕES

MARATONA. DE QUESTÕES MARATONA. DE QUESTÕES QUESTÃO. A Lei Eloy Chaves foi o primeiro ato normativo que tratou de previdência social no Brasil. Antes dela, os trabalhadores eram amparados pelas casas de misericórdia. RESPOSTA

Leia mais

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO. Prof. Dr. Germano Campos Silva

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO. Prof. Dr. Germano Campos Silva CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Dr. Germano Campos Silva I- Parte Introdutória 1.1-Noções de Previdência Social e Seguridade Social 1.2-Princípios Constitucionais da Seguridade Social 1.2.1- Universalidade

Leia mais

Câmara dos Deputados Liderança da Minoria. Constituição Federal PEC nº 287/2016 Art. 1º A Constituição passa a vigorar com as seguintes alterações:

Câmara dos Deputados Liderança da Minoria. Constituição Federal PEC nº 287/2016 Art. 1º A Constituição passa a vigorar com as seguintes alterações: Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 287, de 2016 (Reforma da Previdência) Altera os arts. 37, 40, 42, 149, 167, 195, 201 e 203 da Constituição, para dispor sobre a seguridade social, estabelece

Leia mais

Sínteses da Reforma da Previdência

Sínteses da Reforma da Previdência Sínteses da Reforma da Previdência 1 Sumário Tipos de Aposentadoria e Proventos do Servidor Público... 04 Regra atual...04 Regra do Substitutivo da Comissão Especial...05 Críticas à Proposta do Substitutivo

Leia mais

ASPECTOS DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA MIGRAÇÃO DE REGIME PREVIDENCIÁRIO. Rio de Janeiro-RJ 15 de março de 2019.

ASPECTOS DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA MIGRAÇÃO DE REGIME PREVIDENCIÁRIO. Rio de Janeiro-RJ 15 de março de 2019. ASPECTOS DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA E MIGRAÇÃO DE REGIME PREVIDENCIÁRIO Rio de Janeiro-RJ 15 de março de 2019. 1º TEMA REFORMA DA PREVIDÊNCIA ALGUNS COMENTÁRIOS I ALGUMAS CONSIDERAÇÕES 1. Desconstitucionalização

Leia mais

1- NOVO MODELO PREVIDENCIÁRIO

1- NOVO MODELO PREVIDENCIÁRIO 1- NOVO MODELO PREVIDENCIÁRIO Relação de benefícios, requisitos de habilitação, sistemática de cálculo e reajustamento previsto no corpo da Constituição da República: estabilidade do sistema em razão do

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO - PEC 287

QUADRO COMPARATIVO - PEC 287 QUADRO COMPARATIVO - PEC 287 TEXTO ORIGINAL DA CF TEXTO ORIGINAL DA PEC TEXTO DO SUBSTITUTIVO REGRA PERMANENTE Art. 37 [...] 13. O servidor titular de cargo efetivo poderá ser readaptado ao exercício de

Leia mais

Regras previdenciárias dos servidores públicos Substitutivo à PEC 6/2019 aprovado na Comissão Especial. Antônio Augusto de Queiroz Julho de 2019

Regras previdenciárias dos servidores públicos Substitutivo à PEC 6/2019 aprovado na Comissão Especial. Antônio Augusto de Queiroz Julho de 2019 Regras previdenciárias dos servidores públicos Substitutivo à PEC 6/2019 aprovado na Comissão Especial Antônio Augusto de Queiroz Julho de 2019 Aspectos gerais avanços e retrocessos nos regimes geral e

Leia mais

Substitutivo à PEC 287/2016 Reforma da Previdência. Antônio Augusto de Queiroz Diretor de Documentação do DIAP

Substitutivo à PEC 287/2016 Reforma da Previdência. Antônio Augusto de Queiroz Diretor de Documentação do DIAP Substitutivo à PEC 287/2016 Reforma da Previdência Antônio Augusto de Queiroz Diretor de Documentação do DIAP Sumário 1. Sistema de Seguridade Social 2. Regimes Jurídicos de Previdência 3. Estrutura do

Leia mais

TESTE RÁPIDO DIREITO PREVIDENCIÁRIO P/ O INSS

TESTE RÁPIDO DIREITO PREVIDENCIÁRIO P/ O INSS TESTE RÁPIDO DIREITO PREVIDENCIÁRIO P/ O INSS COMENTADO 1 Direito Previdenciário INSS 2014 - TSS 1) Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil 2012 ESAF Assinale a opção incorreta. Compete ao Poder

Leia mais