A principal alteração à obrigação de declaração de rendimentos ocorre com o aditamento do artigo 151.º-A, que dispõe que os trabalhadores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A principal alteração à obrigação de declaração de rendimentos ocorre com o aditamento do artigo 151.º-A, que dispõe que os trabalhadores"

Transcrição

1 Foi publicado, no dia 9 de Janeiro, o Decreto-Lei n.º 2/2018, que procede à alteração do Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. A profunda alteração incide sobre o regime dos profissionais independentes, tendo como objectivo, segundo o preâmbulo do diploma, a preservação da dignidade do trabalho e o aumento da protecção social dos trabalhadores independentes. É aditada a exclusão no âmbito pessoal do regime dos trabalhadores independentes, dos profissionais que tenham rendimentos de categoria B exclusivamente resultantes da produção de eletricidade para autoconsumo ou de unidades de pequena produção a partir de energias renováveis, e de contratos de arrendamento e de arrendamento urbano para alojamento local em moradia ou apartamento. Enquanto a primeira representa uma redução do âmbito das situações excluídas do regime dos trabalhadores independentes relacionadas com a produção de electricidade, a segunda, como o próprio preâmbulo reconhece, tem como objectivo não prejudicar os sujeitos passivos de IRS, pelo facto do regime jurídico aplicável enquadar os rendimentos decorrentes destas actividades na categoria B, num esforço de combate à economia paralela.

2 Uma das principais alterações ocorreu no artigo 140.º, que prevê o pagamento de contribuições por parte das entidades contratantes. Para uma entidade ser considerada uma entidade contratante, esta terá que beneficiar de uma grande percentagem do valor total da actividade do trabalhador independente. O limite, anteriormente fixado em 80%, foi agora reduzido para mais de 50% do valor total da actividade de trabalhador independente. Além desta redução, a taxa contributiva para as entidades contratantes presente no n.º 7 do artigo 168.º é alterada, passando a ser de 10% nas situações em que a dependência é superior a 80% e de 7% nas restantes situações, a incidir sobre o valor total dos serviços que lhe foram prestados por trabalhador independente no ano civil a que respeitam. A obrigação contributiva quer dos trabalhadores independentes, quer das entidades contratantes, está definida no artigo 151.º do Código dos Regimes Contributivos. Para os primeiros compreende o pagamento de contribuições e a declaração, que deixou de ser anual, dos valores correspondentes à actividade exercida. Para os segundos envolve apenas o pagamento das respectivas contribuições. Houve, igualmente, uma mudança de paradigma na definição da obrigação contributiva, principalmente para os profissionais independentes. O início da produção de efeitos do primeiro enquadramento, a partir da qual se torna efetiva a obrigação de pagamento de contribuições, deixou de ter como parâmetro o montante de rendimentos relevantes do trabalhador independente, passando a verificar-se automaticamente no 1.º dia do 12.º mês posterior ao do início de atividade. Com efeito, antes desta alteração, a obrigação contributiva era considerada com base na declaração anual de rendimentos, e consequente imputação do valor apurado nessa declaração como parâmetro de contribuições para o ano seguinte, sendo o duodécimo desse valor que se considerava para efeitos de cálculo da base de incidência. Este pressuposto foi alterado. Também a obrigação contributiva, quer de declaração quer de pagamento das contribuições, sofreu uma modificação, passando a estar sujeita a uma periodicidade trimestral.

3 A principal alteração à obrigação de declaração de rendimentos ocorre com o aditamento do artigo 151.º-A, que dispõe que os trabalhadores independentes, quando sujeitos ao cumprimento da obrigação contributiva, são obrigados a declarar trimestralmente o valor total dos rendimentos associados à produção e venda de bens ou de prestação de serviços. A declaração é efectuada até ao último dia dos meses de Abril, Julho, Outubro e Janeiro, relativamente aos rendimentos obtidos nos três meses imediatamente anteriores, devendo declarar ou confirmar, no mês de Janeiro, os valores dos rendimentos relativos ao ano civil anterior. A obrigação de pagamento das contribuições também sofre profundas alterações. Em primeiro lugar, o pagamento das contribuições mensais deverá passar a ser realizado entre o dia 10 e o dia 20 do mês seguinte àquele a que respeita. Através da alteração à isenção da obrigação de contribuir para os trabalhadores independentes quando acumulem actividade independente com actividade profissional por conta de outrem, prevista na alínea a) do n.º 1 do artigo 157.º, passa a haver sujeição a contribuições na parte relativa ao rendimento relevante mensal médio apurado trimestralmente de montante inferior a 4 vezes o IAS. Ou seja, por outras palavras, está sujeito a contribuições o rendimento que exceder 5146,80 por trimestre. Porém, estas contribuições, de acordo com o aditado artigo 283.º-A, apenas relevam para determinação da remuneração de referências nas eventualidades de invalidez, velhice e morte. Também a determinação do rendimento relevante, no caso de profissionais não abrangidos pelo regime de contabilidade organizada, é agora determinado com base não no rendimento anual, mas antes com base nos rendimentos obtidos nos três meses imediatamente anteriores ao mês da declaração trimestral, na percentagem de 70% do valor total de prestação de serviços, e 20% dos rendimentos associados à produção e venda de bens. O valor do rendimento é apurado pela instituição de segurança social competente, tendo por base não só os valores declarados pelo trabalhador, mas também os valores que forem declarados para efeitos fiscais, através de comunicação electrónica oficiosa da administração fiscal. O cálculo da base de incidência contributiva também foi sujeito a uma profunda alteração, tendo sido abandonado o cálculo da base de incidência com divisão em escalões determinados por referência ao duodécimo do rendimento relevante. No caso de profissionais não sujeitos a contabilidade organizada, este corresponde a 1/3 do rendimento relevante apurado em cada período declarativo, produzindo efeitos no próprio mês e nos dois meses seguintes.

4 Quando o trabalhador independente estiver abrangido pelo regime de contabilizada, previsto no Código do Rendimento de Pessoas Singulares, por norma, o seu rendimento relevante corresponde ao valor do lucro tributável apurado, no ano civil imediatamente anterior. Já a base de incidência contributiva correspondera ao duodécimo do lucro tributável, com limite mínimo de 1,5 vezes o valor do IAS, ou seja, 643,35, sendo fixada em outubro para produzir efeitos no ano civil seguinte. O artigo 164.º, que passa a ter a epígrafe Direito de opção, possibilita ao trabalhador independente, no momento da declaração trimestral, optar pela fixação de um rendimento superior ou inferior até 25% daquele que resultar dos valores declarados trimestralmente, sem prejuízo dos limites do artigo 163.º, sendo a opção efectuada em intervalos de 5%. Os trabalhadores independentes abrangidos pelo regime de contabilidade organizada, quando notificados da base de incidência contributiva que lhe for aplicável, podem requerer, no prazo que for fixado na notificação, que lhes seja aplicado o regime de apuramento trimestral do relevante, ao invés do anual, ficando sujeitos à obrigação declarativa trimestral a partir de Janeiro. Como o direito de opção previsto no artigo 164.º poderia levar a uma diminuição das contribuições até 25%, foi aditado o artigo 164.º-A, dispondo que os serviços da segurança social procedem, anualmente, à revisão das declarações relativas ao ano anterior com base na comunicação de rendimentos efectuada à administração fiscal. O n.º 2 do artigo 164.º-A refere que o pagamento de contribuições resultante da revisão é considerado, para todos os efeitos, como efectuado fora do prazo, o que abre portas para a cobrança de juros de mora. Resta saber se, caso o contribuinte tenha optado pela fixação de valor superior, se também serão também devidos juros de mora ao contribuinte. Por último, a taxa contributiva a cargo dos trabalhadores independentes passa de 29,6% para 21,4%, sendo que a taxa contributiva a cargo dos empresários em nome individual e dos titulares de estabelecimento individual de responsabilidade limitada e respectivos cônjuges é reduzida de 34,75% para 25,2%. Foi ainda eliminada taxa contributiva de 28,3% anteriormente aplicável aos produtores agrícolas com rendimentos exclusivos da atividade agrícola.

5 Apesar de a entrada em vigor do Decreto-lei n.º 2/2018 ter ocorrido no dia seguinte ao da sua publicação, certo é que a sua produção de efeitos apenas ocorre a 1 de Janeiro de 2019, com excepção do regime transitório. Este dispõe que, em Outubro de 2018, os trabalhadores independentes, abrangidos pelo regime de contabilidade organizada, são notificados da base de incidência contributiva apurada com base no lucro tributável declarado para efeitos fiscais no ano de 2018, para o exercício do direito de opção de aplicação do regime de apuramento trimestral do rendimento relevante, ficando sujeito à obrigação declarativa trimestral a partir de Janeiro de Também a declaração trimestral a efectuar em Janeiro de 2019 terá por referência os rendimentos auferidos no trimestre imediatamente anterior. Marcos Tavares Pinho Advogado

DEPARTAMENTO DE PRESTAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES SETOR DE ANÁLISE E GESTÃO DO CONHECIMENTO. Nota Informativa

DEPARTAMENTO DE PRESTAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES SETOR DE ANÁLISE E GESTÃO DO CONHECIMENTO. Nota Informativa Nota Informativa Trabalhadores Independentes Principais alterações a partir de 1 de janeiro de 2019 [Decreto-Lei n.º 2/2018, de 9 de janeiro ] A partir de 1 de janeiro de 2019, são introduzidas as seguintes

Leia mais

Alterações ao regime contributivo dos trabalhadores independentes Lei n.º 2/2018, de 9 de janeiro

Alterações ao regime contributivo dos trabalhadores independentes Lei n.º 2/2018, de 9 de janeiro Alterações ao regime contributivo dos trabalhadores independentes Lei n.º 2/2018, de 9 de janeiro A Lei n.º 2/2018, de 9 de janeiro, veio alterar o Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial

Leia mais

BTOC P O R T U G A L

BTOC P O R T U G A L BTOC 02 2018 P O R T U G A L REGIME CONTRIBUTIVO SEGURANÇA SOCIAL TRABALHADORES INDEPENDENTES ALTERAÇÕES 2018 As alterações para o ano de 2018 respeitam, exclusivamente, às pessoas coletivas e pessoas

Leia mais

c9c235694b744b9fb e0e5f

c9c235694b744b9fb e0e5f DL 496/2017 2017.12.08 Ministra/o d O XXI Governo Constitucional estabeleceu, no seu Programa de Governo, a alteração das regras do regime contributivo de segurança social com o objetivo de combater a

Leia mais

TRABALHADORES INDEPENDENTES

TRABALHADORES INDEPENDENTES TRABALHADORES INDEPENDENTES ALTERAÇÕES REGIME CONTRIBUTIVO 2019 O SEU PARCEIRO NA CONTABILIDADE E NA FISCALIDADE. Hélia Carreira helia.carreira@hsconsultores.pt Mafalda Fonseca mafalda.fonseca@hsconsultores.pt

Leia mais

Altera o regime contributivo dos trabalhadores independentes. Decreto-Lei n.º 2/ Diário da República n.º 6/2018, Série I de

Altera o regime contributivo dos trabalhadores independentes. Decreto-Lei n.º 2/ Diário da República n.º 6/2018, Série I de Altera o regime contributivo dos trabalhadores independentes Decreto-Lei n.º 2/2018 - Diário da República n.º 6/2018, Série I de 2018-01-09 Diploma Altera o regime contributivo dos trabalhadores independentes

Leia mais

Getting to the point Tax News Flash n.º3/2018

Getting to the point Tax News Flash n.º3/2018 Getting to the point Tax News Flash n.º3/2018 16 de janeiro de 2018 Conceito de entidades contratantes Alargamento de âmbito e novas taxas de janeiro de 2018 Qualificavam como entidades contratantes as

Leia mais

RECIBOS VERDES O QUE VAI MUDAR EM 2019

RECIBOS VERDES O QUE VAI MUDAR EM 2019 RECIBOS VERDES O QUE VAI MUDAR EM 2019 I- O QUE VAI MUDAR A PARTIR DE 1 DE JANEIRO DE 2019 As alterações mais relevantes introduzidas por este novo Regime Contributivo incidem sobre os seguintes aspectos:

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO NOVO REGIME SIMPLIFICADO DE I.R.S NOVO REGIME PARA A SEGURANÇA SOCIAL TRABALHADORES INDEPENDENTES 2019

BOLETIM INFORMATIVO NOVO REGIME SIMPLIFICADO DE I.R.S NOVO REGIME PARA A SEGURANÇA SOCIAL TRABALHADORES INDEPENDENTES 2019 Departamento: Fiscalidade e Segurança Social BOLETIM INFORMATIVO 13 de Março de 2018 NOVO REGIME SIMPLIFICADO DE I.R.S. 2018 NOVO REGIME PARA A SEGURANÇA SOCIAL TRABALHADORES INDEPENDENTES 2019 Pedro Moreira

Leia mais

TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL

TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL 238 Diário da República, 1.ª série N.º 6 9 de janeiro de 2018 TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL Decreto-Lei n.º 2/2018 de 9 de janeiro O XXI Governo Constitucional estabeleceu, no seu Programa

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes Trabalhadores Independentes Principais alterações a partir de 1 de janeiro de 2019 Índice Enquadramento no regime 2 Exclusão do regime dos trabalhadores independentes 3 Obrigação declarativa

Leia mais

Guia da Segurança Social: Como vão funcionar os descontos para quem tem recibos verdes

Guia da Segurança Social: Como vão funcionar os descontos para quem tem recibos verdes Guia da Segurança Social: Como vão funcionar os descontos para quem tem recibos verdes *Fonte: Dinheiro vivo Desde a entrada em vigor do Código Contributivo (Lei n.º 110/2009, de 16 de Setembro), em 1

Leia mais

Trabalhadores Independentes

Trabalhadores Independentes Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social - Principais alterações Trabalhadores Independentes Rita Rodrigues PwC Agenda 1. Trabalhadores abrangidos 8. Obrigações das

Leia mais

Novo Regime dos Trabalhadores Independentes. Instituto da Segurança Social, I.P.

Novo Regime dos Trabalhadores Independentes. Instituto da Segurança Social, I.P. Novo Regime dos Trabalhadores Independentes Instituto da Segurança Social, I.P. Regime de Contabilidade Organizada Regime de Contabilidade Organizada 2 Visão Geral - Regime de Contabilidade Organizada

Leia mais

Lei n.º 83-C/2013, de 31 de dezembro

Lei n.º 83-C/2013, de 31 de dezembro Lei n.º 83-C/2013, de 31 de dezembro A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea g) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: ( ) Artigo 171.º Alteração ao Código dos Regimes Contributivos

Leia mais

Grupo Parlamentar PROPOSTA DE ALTERAÇÃO PROPOSTA DE LEI 42/XI ORÇAMENTO DO ESTADO PARA Artigo 66.º

Grupo Parlamentar PROPOSTA DE ALTERAÇÃO PROPOSTA DE LEI 42/XI ORÇAMENTO DO ESTADO PARA Artigo 66.º Grupo Parlamentar PROPOSTA DE ALTERAÇÃO PROPOSTA DE LEI 42/XI ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2011 Artigo 66.º Alteração à Lei n.º 110/2009, de 16 de Setembro 1- Os artigos 4.º e 6.º da Lei n.º 110/2009, de 16

Leia mais

Código Contributivo Regime dos Trabalhadores Independentes

Código Contributivo Regime dos Trabalhadores Independentes INFORMAÇÃO OUTUBRO 2016 Código Contributivo Regime dos Trabalhadores Independentes Está em curso, até 31 de janeiro 2019, o prazo para entrega da Declaração Trimestral através da Segurança Social Direta.

Leia mais

REGIME DOS TRABALHADORES INDEPENDENTES

REGIME DOS TRABALHADORES INDEPENDENTES REGIME DOS TRABALHADORES INDEPENDENTES TERESA FERNANDES 1 REGIME DOS TRABALHADORES INDEPENDENTES Âmbito Pessoal Âmbito Material Relação Jurídica de Vinculação Relação Jurídica Contributiva 2 ÂMBITO PESSOAL

Leia mais

Trabalhadores Independentes Atualizado em:

Trabalhadores Independentes Atualizado em: SEGURANÇA SOCIAL Trabalhadores Independentes Atualizado em: 08-02-2017 Esta informação destina-se a que cidadãos Trabalhadores independentes Cálculo das contribuições O montante das contribuições é calculado,

Leia mais

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social FORMAÇÃO Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social 17-01-2011 Fernando Silva 1 ESTRUTURA DA ACÇÃO São 4 os temas que fazem parte do Código Contributivo, divididos por

Leia mais

DECRETO N.º 38/XIII. Regime de apoio à agricultura familiar nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira

DECRETO N.º 38/XIII. Regime de apoio à agricultura familiar nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira DECRETO N.º 38/XIII Regime de apoio à agricultura familiar nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

Leia mais

OE 2011 Alterações ao Código Contributivo

OE 2011 Alterações ao Código Contributivo OE 2011 Alterações ao Código Contributivo Artigo 69.º - Alteração à Lei n.º 110/2009, de 16 de Setembro 1 - Os artigos 4.º, 5.º e 6.º da Lei n.º 110/2009, de 16 de Setembro, alterada pela Lei n.º 119/2009,

Leia mais

Novo modelo contributivo dos Trabalhadores Independentes na Segurança Social Segurança Social

Novo modelo contributivo dos Trabalhadores Independentes na Segurança Social Segurança Social Novo modelo contributivo dos Trabalhadores Independentes na Segurança Social Segurança Social Jorge Campino Revisor Oficial de Contas 1. Enquadramento geral Na área do sistema previdencial da Segurança

Leia mais

CÓDIGO DOS REGIMES CONTRIBUTIVOS DO SISTEMA PREVIDENCIAL DE SEGURANÇA SOCIAL LEI N.º 110/2009, DE

CÓDIGO DOS REGIMES CONTRIBUTIVOS DO SISTEMA PREVIDENCIAL DE SEGURANÇA SOCIAL LEI N.º 110/2009, DE ÂMBITO DE APLICAÇÃO Trabalhadores abrangidos Pessoas singulares que exerçam actividade profissional sem sujeição a contrato de trabalho ou a contrato legalmente equiparado, ou se obriguem a prestar a outrem

Leia mais

1 Declarações para efeito do cálculo do rendimento relevante

1 Declarações para efeito do cálculo do rendimento relevante ALTERAÇÕES AO CÓDIGO CONTRIBUTIVO Introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 2/2018, de 9 de janeiro JUSTIFICAÇÃO 1 Declarações para efeito do cálculo do rendimento relevante Com a publicação do Decreto-Regulamentar

Leia mais

O pagamento das contribuições deve ser efetuado de 1 a 20 do mês seguinte àquele a que respeitam.

O pagamento das contribuições deve ser efetuado de 1 a 20 do mês seguinte àquele a que respeitam. Trabalhadores independentes Atualizado em: 28-12-2018 Esta informação destina-se a que cidadãos Trabalhadores independentes Obrigação contributiva A obrigação contributiva dos trabalhadores independentes

Leia mais

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. Trabalhadores Independentes

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. Trabalhadores Independentes de Segurança Social Trabalhadores Independentes Ficha Técnica Autor: (DGSS) - Direção de Serviços de Instrumentos de Aplicação - Direção de Serviços da Definição de Regimes Editor: DGSS Conceção Gráfica:

Leia mais

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social DECRETO-LEI Nº 398/98, DE 17 DE DEZEMBRO Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social 2012 3ª Edição Actualização nº 2 1 LEI GERAL TRIBUTÁRIA CÓDIGO DOS REGIMES CONTRIBUTIVOS

Leia mais

REGIME DE SEGURANÇA SOCIAL DOS TRABALHADORES INDEPENDENTES DECRETO-LEI N.º 328/93, DE 25 DE SETEMBRO

REGIME DE SEGURANÇA SOCIAL DOS TRABALHADORES INDEPENDENTES DECRETO-LEI N.º 328/93, DE 25 DE SETEMBRO Legislação publicada: Despacho Normativo n.º 19/87, de 19 de Fevereiro: vai ser feita referência a este despacho no art. 6.º do D.L. 328/93; Decreto-Lei n.º 328/93, de 25 de Setembro: instituiu o regime

Leia mais

IRC PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013

IRC PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013 Apresentamos de seguida um resumo das principais alterações decorrentes do Orçamento de Estado, para o ano 2013. As alterações são apresentadas por categorias

Leia mais

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. Trabalhadores Independentes

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. Trabalhadores Independentes Trabalhadores Independentes Ficha Técnica Título Autor de Segurança Social Trabalhadores Independentes Conceção gráfica Edição Direção de Serviços de Instrumentos de Aplicação http://www.seg-social.pt/dgss-direccao-geral-da-seguranca-social

Leia mais

Lei n.º 55-A/2010, de 31 de dezembro. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea g) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

Lei n.º 55-A/2010, de 31 de dezembro. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea g) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Lei n.º 55-A/2010, de 31 de dezembro A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea g) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: ( ) Artigo 69.º Alteração à Lei n.º 110/2009, de 16 de setembro

Leia mais

Obrigações Fiscais e a relação com o Estado

Obrigações Fiscais e a relação com o Estado Obrigações Fiscais e a relação com o Estado Fernando Almeida Junho 2017 Imposto Sobre o Rendimento IRS IRC Imposto sobre o Valor Acrescentado Segurança Social IRS Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas

Leia mais

REPÚBLICA DE ANGOLA CONSELHO DE MINISTROS. Decreto n.º 42/08. de 3 de Julho

REPÚBLICA DE ANGOLA CONSELHO DE MINISTROS. Decreto n.º 42/08. de 3 de Julho REPÚBLICA DE ANGOLA CONSELHO DE MINISTROS Decreto n.º 42/08 de 3 de Julho Considerando que a protecção social obrigatória compreende, além do regime dos trabalhadores por conta de outrem, o regime dos

Leia mais

ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2011

ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2011 ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2011 CODIGO CONTRIBUTIVO DA SEGURANÇA SOCIAL Depois da publicação da Lei nº 110/2009 de 16 de Setembro e da sua suspensão através da Lei nº 119/2009 de 30 de Dezembro, entrou em

Leia mais

CÓDIGO CONTRIBUTIVO. Novo regime dos independentes

CÓDIGO CONTRIBUTIVO. Novo regime dos independentes CÓDIGO CONTRIBUTIVO Novo regime dos independentes Advogado Especialista em Direito do Trabalho CÓDIGO DOS REGIMES CONTRIBUTIVOS Lei nº 110/2009, de 16 de Setembro Lei nº 119/2009, de 30 de Dezembro Lei

Leia mais

Simulador da Segurança Social

Simulador da Segurança Social Simulador da Segurança Social Regime Contributivo dos Trabalhadores Independentes A Ordem dos Contabilistas Certificados elaborou este simulador para cálculo da base de incidência contributiva para a Segurança

Leia mais

Fiscal, 38.ª Edição Col. Legislação

Fiscal, 38.ª Edição Col. Legislação COLEÇÃO LEGISLAÇÃO Atualizações Online orquê as atualizações aos livros da COLEÇÃO LEGISLAÇÃO? No panorama legislativo nacional é frequente a publicação de novos diplomas legais que, regularmente, alteram

Leia mais

PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2011 CÓDIGO DOS REGIMES CONTRIBUTIVOS DO SISTEMA PREVIDENCIAL DE SEGURANÇA SOCIAL

PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2011 CÓDIGO DOS REGIMES CONTRIBUTIVOS DO SISTEMA PREVIDENCIAL DE SEGURANÇA SOCIAL Nº 2-2010 PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2011 CÓDIGO DOS REGIMES CONTRIBUTIVOS DO SISTEMA PREVIDENCIAL DE SEGURANÇA SOCIAL 1. INTRODUÇÃO Foi apresentada na última sexta-feira, dia 15 de Outubro,

Leia mais

16/10/2018. ACMeetings. ACMeetings BBB BBB. BIC mínima de 1,5 IAS 643,35 X 0,214 = 137,67

16/10/2018. ACMeetings. ACMeetings BBB BBB. BIC mínima de 1,5 IAS 643,35 X 0,214 = 137,67 BBB BBB ACMeetings Novo regime dos trabalhadores independentes ACMeetings 2018 2018 BIC (base de incidência contributiva): Duodécimo lucro tributável de 2017 Ex.º Lucro de 2017 12.000 euros Duodécimo:

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º 270/X. Aprova o Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de segurança Social. Proposta de emenda ao Código

PROPOSTA DE LEI N.º 270/X. Aprova o Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de segurança Social. Proposta de emenda ao Código Artigo 29.º 1.. 2. A comunicação referida no número anterior é efectuada: a) Entre a data da celebração do contrato de trabalho e o fim da primeira metade do período normal de trabalho diário; b) 3.. 4..

Leia mais

GUIA PRÁTICO ENTIDADES CONTRATANTES INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO ENTIDADES CONTRATANTES INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO ENTIDADES CONTRATANTES INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P TÍTULO Guia Prático Entidades Contratantes (2034 v1.06) PROPRIEDADE Instituto da Segurança Social, I.P. AUTOR Departamento de Prestações

Leia mais

DESCONTOS PARA A SEGURANÇA SOCIAL NOVIDADES EM 2019 QUAL O IMPACTO NOS MÉDICOS?

DESCONTOS PARA A SEGURANÇA SOCIAL NOVIDADES EM 2019 QUAL O IMPACTO NOS MÉDICOS? DESCONTOS PARA A SEGURANÇA SOCIAL NOVIDADES EM 2019 QUAL O IMPACTO NOS MÉDICOS? Não sendo atribuição do SIM o tratamento fiscal dos rendimentos do trabalho dos seus associados, as alterações estruturais

Leia mais

Trabalhador Independente Atualizado em:

Trabalhador Independente Atualizado em: SEGURANÇA SOCIAL Trabalhador Independente Atualizado em: 20-10-2017 Esta informação destina-se a que cidadãos Trabalhadores Independentes O que é Pessoa singular que exerça atividade profissional sem sujeição

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES FAQ s Regime Geral de Segurança Social dos Trabalhadores Independentes

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES FAQ s Regime Geral de Segurança Social dos Trabalhadores Independentes PERGUNTAS MAIS FREQUENTES FAQ s Regime Geral de Segurança Social dos Trabalhadores Independentes 1 Que categorias profissionais se encontram abrangidas pelo regime dos trabalhadores independentes? Estão

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 546/XI/2.ª

PROJECTO DE LEI N.º 546/XI/2.ª Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 546/XI/2.ª ADOPTA MEDIDAS DE COMBATE AOS FALSOS RECIBOS VERDES E INSTITUI JUSTIÇA NAS CONTRIBUIÇÕES DOS TRABALHADORES INDEPENDENTES (QUARTA ALTERAÇÃO À LEI Nº 110/2009,

Leia mais

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015 Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015 OBRIGAÇÕES RELATIVAS AO IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS) E IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS COLETIVAS

Leia mais

Subsídios e outros apoios das entidades publicas Operacionalização

Subsídios e outros apoios das entidades publicas Operacionalização Subsídios e outros apoios das entidades publicas Operacionalização Paula Franco Assessora da bastonária da OCC Santarém, 14 junho de 2017 1 IRS Subsídios As explorações agrícolas são maioritariamente constituídas

Leia mais

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA Projecto de Decreto Presidencial que Estabelece o Regime Jurídico de Vinculação e de Contribuição da Protecção Social

Leia mais

05/2011 Janeiro 2011 CÓDIGO CONTRIBUTIVO SEGURANÇA SOCIAL TRABALHADORES INDEPENDENTES 1/5

05/2011 Janeiro 2011 CÓDIGO CONTRIBUTIVO SEGURANÇA SOCIAL TRABALHADORES INDEPENDENTES 1/5 NOÇÃO O Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social (Lei n.º 110/2009), apesar de ter sido publicado em Setembro de 2010, teve a sua entrada em vigor adiada para 1 de Janeiro

Leia mais

Regime de transparência fiscal sociedades de profissionais. Enquadramento em sede de segurança social

Regime de transparência fiscal sociedades de profissionais. Enquadramento em sede de segurança social Regime de transparência fiscal sociedades de profissionais Enquadramento em sede de segurança social O enquadramento dos sócios ou membros de sociedades de profissionais abrangidas pelo regime de transparência

Leia mais

N.º5 PORTUGAL IGUALDADE SALARIAL ENTRE GÉNEROS GANHOU UMA NOVA LEI ANGOLA WORKSHOP SOBRE O IVA E A SUA INTRODUÇÃO M A G A Z I N E

N.º5 PORTUGAL IGUALDADE SALARIAL ENTRE GÉNEROS GANHOU UMA NOVA LEI ANGOLA WORKSHOP SOBRE O IVA E A SUA INTRODUÇÃO M A G A Z I N E RH M A G A Z I N E PORTUGAL IGUALDADE SALARIAL ENTRE GÉNEROS GANHOU UMA NOVA LEI O NOVO PARADIGMA DO REGIME CONTRIBUTIVO DOS TRABALHADORES INDEPENDENTES ANGOLA WORKSHOP SOBRE O IVA E A SUA INTRODUÇÃO N.º5

Leia mais

Legislação Citada. Divisão de Informação Legislativa e Parlamentar

Legislação Citada. Divisão de Informação Legislativa e Parlamentar Lei n.º 110/2009, de 16 de setembro Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social (com as alterações introduzidas pela Lei n.º 119/2009, de 30 de dezembro, pelo Decreto-Lei

Leia mais

Fórum Jurídico. JULHO 2018 Direito do Trabalho. 1/6

Fórum Jurídico. JULHO 2018 Direito do Trabalho.   1/6 JULHO 2018 Direito do Trabalho A Livraria Almedina e o Instituto do Conhecimento da Abreu Advogados celebraram em 2012 um protocolo de colaboração para as áreas editorial e de formação. Esta cooperação

Leia mais

Implicações do Código dos Regimes Contributivos REGIMES APLICÁVEIS A TRABALHADORES INTEGRADOS EM CATEGORIAS OU SITUAÇÕES ESPECÍFICAS

Implicações do Código dos Regimes Contributivos REGIMES APLICÁVEIS A TRABALHADORES INTEGRADOS EM CATEGORIAS OU SITUAÇÕES ESPECÍFICAS Implicações do Código dos Regimes Contributivos REGIMES APLICÁVEIS A TRABALHADORES INTEGRADOS EM CATEGORIAS OU SITUAÇÕES ESPECÍFICAS TRABALHADORES COM ÂMBITO MATERIAL DE PROTECÇÃO REDUZIDO Art. 56º, 1

Leia mais

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial 30 de Novembro de 2010 Regime Geral dos TCO s: É o regime aplicável aos trabalhadores que exercem actividade por conta de outrem, e que lhes confere

Leia mais

ANEXO B DECLARAÇÃO MODELO 22

ANEXO B DECLARAÇÃO MODELO 22 60 ANEXO B DECLARAÇÃO MODELO Este anexo deverá ser apresentado por todos os sujeitos passivos tributados pelo regime simplificado de determinação do lucro tributável, a que se refere o artigo 53.º do CIRC.

Leia mais

DECLARAÇÃO ANUAL DO VALOR DA ATIVIDADE DOS TRABALHADORES INDEPENDENTES

DECLARAÇÃO ANUAL DO VALOR DA ATIVIDADE DOS TRABALHADORES INDEPENDENTES PERGUNTAS & RESPOSTAS 1ª Questão: 1) Questão: Os TIs que sejam exclusivamente produtores e comerciantes não têm obrigatoriedade de efetuar esta declaração do valor da atividade, só têm obrigação aqueles

Leia mais

Direito do Trabalho e Segurança Social

Direito do Trabalho e Segurança Social Direito do Trabalho e Segurança Social 5 de janeiro de 2018 Direito do Trabalho e Segurança Social RETRIBUIÇÃO MÍNIMA MENSAL GARANTIDA Decreto-Lei n.º 156/2017, de 28 de dezembro A partir de 1 de janeiro

Leia mais

Orçamento Rectificativo para 2012: propostas fiscais

Orçamento Rectificativo para 2012: propostas fiscais Orçamento Rectificativo para 2012: propostas fiscais Introdução O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, no passado dia 29 de Março, a proposta de lei (Proposta de Lei 51-XII) que altera a Lei do Orçamento

Leia mais

Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea g) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea g) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea g) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: ( ) Artigo 116.º Alteração ao Código dos Regimes Contributivos

Leia mais

Direito do Trabalho e Segurança Social

Direito do Trabalho e Segurança Social Direito do Trabalho e Segurança Social 22 de janeiro de 2019 Direito do Trabalho e Segurança Social 1. RETRIBUIÇÃO MÍNIMA MENSAL GARANTIDA Decreto-Lei n.º 117/2018, de 27 de dezembro A partir de 1 de janeiro

Leia mais

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. Pagamento Voluntário de Contribuições

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. Pagamento Voluntário de Contribuições Pagamento Voluntário de Contribuições Ficha Técnica Título Autor Conceção gráfica de Segurança Social Pagamento Voluntário de Contribuições Direção de Serviços de Instrumentos de Aplicação Edição http://www.seg-social.pt/dgss-direccao-geral-da-seguranca-social

Leia mais

Novo enquadramento dos trabalhadores independentes no âmbito do Código Contributivo

Novo enquadramento dos trabalhadores independentes no âmbito do Código Contributivo Novo enquadramento dos trabalhadores independentes no âmbito do Código Contributivo - O novo regime das Entidades Contratantes Suzana Fernandes da Costa Apresentação Autor Introdução O Decreto-lei n.º

Leia mais

LEI 42/2016 DE 28 DE DEZEMBRO O.E Artigo 190.º do OE Alteração ao Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares

LEI 42/2016 DE 28 DE DEZEMBRO O.E Artigo 190.º do OE Alteração ao Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares IRS Janeiro 2017 LEI 42/2016 DE 28 DE DEZEMBRO O.E. 2017 Artigo 190.º do OE Alteração ao Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares Os artigos 3.º, 28.º, 31.º, 33.º, 41.º, 43.º, 56.º-A,

Leia mais

Lei n.º 4/2009 de 29 de Janeiro. Define a protecção social dos trabalhadores que exercem funções públicas

Lei n.º 4/2009 de 29 de Janeiro. Define a protecção social dos trabalhadores que exercem funções públicas Lei n.º 4/2009 de 29 de Janeiro Define a protecção social dos trabalhadores que exercem funções públicas A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

Leia mais

SEGUROS DE VIDA IRS 2018

SEGUROS DE VIDA IRS 2018 SEGUROS DE VIDA IRS 2018 (Lei n.º 114/2017 de 29 de dezembro) generali.pt 2 IRS 2018 - Seguros de Vida Índice I. Seguros de Vida 1. Dedução dos prémios... 3 2. Tributação dos benefícios... 3 2.1. Indemnizações

Leia mais

Orçamento do Estado 2018 IRS Ana Duarte

Orçamento do Estado 2018 IRS Ana Duarte Orçamento do Estado 2018 IRS Ana Duarte www.pwc.pt/orcamentoestado Taxas Gerais Reestruturação dos escalões de IRS 2017 2018 Rendimento coletável ( ) Taxa Parcela a abater ( ) Rendimento coletável ( )

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º 323/XII INSTITUI UM REGIME DE APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR NA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

PROPOSTA DE LEI N.º 323/XII INSTITUI UM REGIME DE APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR NA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES 1 PROPOSTA DE LEI N.º 323/XII INSTITUI UM REGIME DE APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR NA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES A agricultura familiar, entendida enquanto a pequena atividade agrícola que emprega sobretudo

Leia mais

Tributação dos advogados , delegação de Viana do Castelo

Tributação dos advogados , delegação de Viana do Castelo Tributação dos advogados 04-03-2015, delegação de Viana do Castelo Introdução Tributação dos advogados: - -advogadode empresa categoriaa - IRS regime simplificado cat. B - IRS Contabilidade organizada

Leia mais

CIRCULAR N.º 2-II / 2011

CIRCULAR N.º 2-II / 2011 1/9 CIRCULAR N.º 2-II / 2011 NOVO CÓDIGO CONTRIBUTIVO PARTE II TRABALHADORES INDEPENDENTES Entrou em vigor no passado dia 1/1/2011, o novo Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança

Leia mais

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. Pagamento Voluntário de Contribuições

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. Pagamento Voluntário de Contribuições Pagamento Voluntário de Contribuições Ficha Técnica Título Autor Conceção gráfica de Segurança Social Pagamento Voluntário de Contribuições Direção de Serviços de Instrumentos de Aplicação Edição http://www.seg-social.pt/dgss-direccao-geral-da-seguranca-social

Leia mais

CÓDIGO CONTRIBUTIVO Principais Implicações para as Empresas. João Santos

CÓDIGO CONTRIBUTIVO Principais Implicações para as Empresas. João Santos CÓDIGO CONTRIBUTIVO Principais Implicações para as Empresas João Santos Enquadramento Legal Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social (CC) Aprovado pela Lei n.º 110/2009,

Leia mais

DIPLOMA/ACTO: Portaria nº 1514/2002

DIPLOMA/ACTO: Portaria nº 1514/2002 DIPLOMA/ACTO: Portaria nº 1514/2002 EMISSOR : Ministério da Segurança Social e do Trabalho DATA : 28 de Outubro de 2002. A presente portaria procede à actualização anual das prestações de invalidez, de

Leia mais

Orçamento do Estado 2013 Medidas que fazem diferença

Orçamento do Estado 2013 Medidas que fazem diferença Orçamento do Estado 2013 Medidas que fazem diferença Dezembro 2012 Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) 2012 Deloitte & Associados SROC, S.A. Categoria A Rendimentos do trabalho dependente

Leia mais

GUIA PRÁTICO NOVO REGIME DOS TRABALHADORES INDEPENDENTES

GUIA PRÁTICO NOVO REGIME DOS TRABALHADORES INDEPENDENTES O limite mínimo da base de incidência contributiva dos trabalhadores independentes abrangidos pelo regime de contabilidade organizada é 1,5 vezes o valor do IAS. novos GUIA PRÁTICO NOVO REGIME DOS TRABALHADORES

Leia mais

17/01/2018 BBB FIM DO REGIME DO PAGAMENTO DE METADE DOS SUBSÍDIOS DE FÉRIAS E DE NATAL EM DUODÉCIMOS

17/01/2018 BBB FIM DO REGIME DO PAGAMENTO DE METADE DOS SUBSÍDIOS DE FÉRIAS E DE NATAL EM DUODÉCIMOS 1 BBB FIM DO REGIME DO PAGAMENTO DE METADE DOS SUBSÍDIOS DE FÉRIAS E DE NATAL EM DUODÉCIMOS 2018 2 1 LEI N.º 11/2013 DE 28 DE JANEIRO Estabeleceu um regime temporário de pagamento dos subsídios de Natal

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES. A Seg&'()ça S,c.a/ 01.s 34óxi81 9: si!

PERGUNTAS FREQUENTES. A Seg&'()ça S,c.a/ 01.s 34óxi81 9: si! PERGUNTAS FREQUENTES, também entendida como Protecção Social Obrigatória, é uma realidade assumida colec:vamente pelo Estado, de indiscu>vel importância em quatro vectores essenciais: económico, social,

Leia mais

Diário da República, 1.ª série N.º 47 7 de março de Portaria n.º 98/2017

Diário da República, 1.ª série N.º 47 7 de março de Portaria n.º 98/2017 Diário da República, 1.ª série N.º 47 7 de março de 2017 1235 Portaria n.º 98/2017 de 7 de março Tendo por objetivo a manutenção da estabilidade e melhoria dos rendimentos dos pensionistas, o XXI Governo

Leia mais

SEGUROS DE VIDA IRS 2017

SEGUROS DE VIDA IRS 2017 SEGUROS DE VIDA IRS 2017 (Lei n.º 42/2016 de 28 de dezembro) generali.pt 2 IRS 2017 - Seguros de Vida Índice I. Seguros de Vida 1. Dedução dos prémios... 3 2. Tributação dos benefícios... 3 2.1. Indemnizações

Leia mais

Lei n.º 42/2016, de 28/12 Lei do Orçamento do Estado para 2017 / LOE2017. Alterações para Código Impostos sobre Património

Lei n.º 42/2016, de 28/12 Lei do Orçamento do Estado para 2017 / LOE2017. Alterações para Código Impostos sobre Património Lei n.º 42/2016, de 28/12 Lei do Orçamento do Estado para 2017 / LOE2017 Alterações para Código Impostos sobre Património Alteração ao Código do Imposto do Selo Inserir a págs. 541 Artigo 2.º 1 a 3 4 (Revogado

Leia mais

O Novo Código Contributivo alguns comentários sobre o seu impacto nas empresas

O Novo Código Contributivo alguns comentários sobre o seu impacto nas empresas O Novo Código Contributivo alguns comentários sobre o seu impacto nas empresas Ordem dos ROC, 18 de Janeiro de 2010 II Introdução Title Subtitle i. Entrada em vigor / Disposições transitórias ii. Princípios

Leia mais

Diário da República, 1.ª série N.º de julho de Artigo 10.º. Artigo 8.º

Diário da República, 1.ª série N.º de julho de Artigo 10.º. Artigo 8.º Diário da República, 1.ª série N.º 125 2 de julho de 2018 2851 Artigo 10.º 1 O montante diário do subsídio por cessação de atividade é calculado na base de 30 dias por mês, de acordo com a seguinte fórmula:

Leia mais

ORA newsletter. Resumo Fiscal/Legal Janeiro de Alguns Aspectos do novo Código Contributivo 2 Revisores e Auditores 11

ORA newsletter. Resumo Fiscal/Legal Janeiro de Alguns Aspectos do novo Código Contributivo 2 Revisores e Auditores 11 Assuntos Resumo Fiscal/Legal Janeiro de 2011 1 Alguns Aspectos do novo Código Contributivo 2 Revisores e Auditores 11 LEGISLAÇÃO FISCAL/LEGAL JANEIRO DE 2011 Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social

Leia mais

Lei n.º 20/2012, de 14 de maio. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea g) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

Lei n.º 20/2012, de 14 de maio. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea g) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Lei n.º 20/2012, de 14 de maio A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea g) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º Objeto 1. A presente lei altera a Lei n.º 64-B/2011, de

Leia mais

Apresentação Siglas utilizadas Lista de perguntas Questões iniciais Segurança Social Impostos IRS Impostos IVA Faturação/Comunicações Ato Isolado

Apresentação Siglas utilizadas Lista de perguntas Questões iniciais Segurança Social Impostos IRS Impostos IVA Faturação/Comunicações Ato Isolado Índice temático Apresentação 3 Siglas utilizadas 4 Lista de perguntas 6 Questões iniciais 15 Segurança Social 26 Impostos IRS 52 Impostos IVA 75 Faturação/Comunicações 101 Ato Isolado 109 IES 111 Anexos

Leia mais

252 Diário da República, 1.ª série N.º de janeiro de 2019

252 Diário da República, 1.ª série N.º de janeiro de 2019 252 Diário da República, 1.ª série N.º 12 17 de janeiro de 2019 dada até à primeira casa decimal, ou seja, uma taxa de atualização de 1,60 %. Assim: Nos termos dos artigos 6.º do Decreto -Lei n.º 142/99,

Leia mais

Algumas Orientações da Administração Fiscal:

Algumas Orientações da Administração Fiscal: Saudade e Silva - Serviços de Contabilidade, Lda. A G O S T O - 2 0 1 2 Algumas Orientações da Administração Fiscal: O que é a Certidão de Liquidação de IRS? A certidão de IRS é um documento comprovativo

Leia mais

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social FORMAÇÃO Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social 17-01-2011 Fernando Silva 1 ESTRUTURA DA ACÇÃO São 4 os temas que fazem parte do Código Contributivo, divididos por

Leia mais

Lei n.º 3/2009, de 13 de Janeiro. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

Lei n.º 3/2009, de 13 de Janeiro. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Lei n.º 3/2009, de 13 de Janeiro Regula os efeitos jurídicos dos períodos de prestação de serviço militar de antigos combatentes para efeitos de atribuição dos benefícios previstos nas Leis n. os 9/2002,

Leia mais

IRS (Lei n.º 66-B/2012 de 31 de Dezembro) SEGUROS DE VIDA

IRS (Lei n.º 66-B/2012 de 31 de Dezembro) SEGUROS DE VIDA IRS 2013 (Lei n.º 66-B/2012 de 31 de Dezembro) SEGUROS DE VIDA 2 SEGUROS DE VIDA Dedução dos prémios: Desde que garantam exclusivamente os riscos De morte; De invalidez; De reforma por velhice, desde que

Leia mais

Novos Prazos: Declaração de Remunerações à Segurança Social Pagamento das Contribuições e Quotizações à Segurança Social

Novos Prazos: Declaração de Remunerações à Segurança Social Pagamento das Contribuições e Quotizações à Segurança Social Data 13 de janeiro de 2011 Assunto: Tema: Novos Prazos: Declaração de Remunerações à Segurança Social Pagamento das Contribuições e Quotizações à Segurança Social Laboral No dia 1 de Janeiro de 2011 entrou

Leia mais

f164db183a6a483c8e91371e2e57edd7

f164db183a6a483c8e91371e2e57edd7 DL 488/2018 2018.11.30 No sentido de adequar os valores das pensões de mínimos às atualizações extraordinárias ocorridas em 2017 e 2018, impedindo um desfasamento no valor das pensões dos novos pensionistas

Leia mais

MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL

MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL 82 Diário da República, 1.ª série N.º 2 3 de Janeiro de 2008 MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL Portaria n.º 9/2008 de 3 de Janeiro A Lei n.º 53

Leia mais

Diário da República, 1.ª série N.º de julho de Decreto Regulamentar n.º 6/2018

Diário da República, 1.ª série N.º de julho de Decreto Regulamentar n.º 6/2018 Diário da República, 1.ª série N.º 125 2 de julho de 2018 2851 Decreto Regulamentar n.º 6/2018 de 2 de julho O XXI Governo Constitucional estabeleceu, no seu Programa do Governo, a alteração das regras

Leia mais

Diário da República, 1.ª série N.º de janeiro de

Diário da República, 1.ª série N.º de janeiro de Diário da República, 1.ª série N.º 13 18 de janeiro de 2018 457 de 2017, que foi de 1,33 %, acrescido de 20 % da taxa de crescimento real do PIB, com o limite mínimo de 0,5 % acima do valor do IPC, sem

Leia mais