P/1 Sr. Gad, você pode falar o seu nome completo, data e local de nascimento?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "P/1 Sr. Gad, você pode falar o seu nome completo, data e local de nascimento?"

Transcrição

1 museudapessoa.net P/1 Sr. Gad, você pode falar o seu nome completo, data e local de nascimento? R Sim. Meu nome é Gad Yshay, nasci em 16 de abril de 1931, em Israel, Jerusalém. Mês que vêm vou fazer aniversário. P/1 Sus pais também nasceram em Jerusalém? R Meu pai sim. Minha mãe nasceu na Rússia, e foi para a Rússia, onde conheceu o meu pai. P/1 Porque ela saiu da Rússia? R Não sei. Para imigrar, passar uma vida em um estado de Judeus. Israel recebia muita imigração judaica, de todos os lugares do mundo. Muitos imigrantes da Rússia e Bukhara iam para lá, para formar um estado novo, e recebiam muitas regalias. P/1 Seus avós paternos são da onde? R São da Iugoslávia e por parte da mãe são da Macedônia, fronteira com a Grécia. Eles imigraram para Israel para viver com outros Judeus. As imigrações eram muito fortes. Na minha juventude, na época da guerra, só existiam 500 mil israelenses, onde os jovens de uns dezoito anos tomavam a defesa de Israel. P/1 O que os seus avós maternos faziam? R O meu avô veio da Rússia com muito dinheiro. Ele construiu uma casa enorme em Jerusalém, onde morou, e também construiu seis habitações parecidas com apartamentos, que eram alugadas. A cozinha era do outro lado, havia uns trinta, quarenta metros de distância entre a cozinha e as casas construídas. Eu me lembro muito bem do meu avô porque ele me passou muito conhecimento de vida. Eu morava em Tel-aviv e ele em Jerusalém, nesta casa grande. Lá eles (avô e avó) criaram 12 filhos que depois se espalharam por Israel, Tel-aviv e outros lugares. P/1 E o seu avô paterno, o que fazia? R Ele faleceu quando meu pai tinha uns 3 anos. Minha avó ficou viúva e passou muitas dificuldades. Alguns filhos deles migraram para os Estados Unidos, saindo então de Israel. P/1 E o seu pai, o que ele fazia? R (suspiro). Meu pai era marceneiro e artista. Fazia portas entalhadas, com desenhos muito bem formados. Meu pai era marceneiro de primeira mão. Ele trabalhou na casa em que minha mãe morava, a conheceu e acabaram se casando. Depois se mudaram para Tel-aviv, pois achavam a praia de lá muito legal. Eu nasci em Jerusalém, justamente para ter suporte da família de lá, que era bem de vida. P/1 Mas ai você passou a infância em Tel-aviv?

2 R Depois de uns seis meses do meu nascimento a minha mãe voltou, pois o meu pai estava trabalhando em Tel-aviv. P/1 Como era a casa de Tel-avivi, em que você passou a infância? R Era uma casa no centro de Tel-aviv. Não no centro que é hoje mas, (pausa), vamos falar (pausa), na fronteira com Arabes (Arábia Saudita), mais ou menos. Era uma casa simples, sem nada de luxo. Começaram como imigrantes e lutaram (no sentido de trabalhar) juntos. P/1 E lá ele trabalhava como marceneiro? R Sim, sim. A vida inteira. P/1 Ele tinha uma marcenaria? R Tinha uma fábrica com quatro sócios. Eles faziam aquelas janelas, que levantam para cima... P/1 persianas. R Sim, persianas. Passou um tempo, os Árabes jogaram uma bomba na janela, lá por cima, e pegou fogo na fábrica toda. Tínhamos seguro, mas como todo seguro, o prejuízo não foi coberto. Cada um dos sócios saiu da sociedade e trabalhou por si. Meu pai continuou com um deles, imigrante da Polônia. Trabalharam juntos, mas depois não deu certo. Meu pai saiu de lá e entrou para o exército para trabalhar como marceneiro. Ficou no exercito até o fim da vida. P/1 Como era a infância em Tel-aviv? Do que você brincava? R A gente brincava de tiros. P/1 Tiros de arma mesmo? R Não. Eram só brinquedos. Brinquedos que faziam pum!. Eram coisas de crianças. Depois que cresci, ai sim, entrei para o partido, aonde começou a minha preparação militar. P/1 Você tinha mais irmãos? R Tinha mais dois. P/1 Vocês eram em três? R Éramos em três. P/1 Você era o mais novo? R Eu sou o maior. P/1 Você brincava com os seus irmãos? Do que, além de dar tiros? R Brincava muito. Como meu pai era marceneiro, além de portas ele fazia carrinhos, coisas para andar.

3 Tudo simples, mas muito bonitinho e firme (resistente). A gente brincava com muitas coisas feitas por ele. Também se compravam coisas de fora. Eram muitos brinquedos para brincar. P/1 E vocês tinham uma educação religiosa? R (suspiro). Especial não. Tínhamos cantos religiosos. P/1 Você cantava na sinagoga? R Só algumas frases, que tinham para as crianças subir. P/1 Você lembra o que você falava? R Lógico. P/1 Você pode falar pra gente? R Em hebraico? P/1 É. R Até hoje vou para as sinagogas judaicas, da cabala. Não sei se vocês aqui já ouviram a palavra cabala. A cabala é muito famosa, não por mim, mas por minha mulher e por causa da filha dela, que é também cabalista. Ela nasceu no Brasil, mas não está mais. Hoje ela é cabalista lá em Israel e está dando aulas cabalistas para Israel e Tel-aviv. P/1 Vamos voltar um pouquinho. Lá em Tel-aviv, com quantos anos o senhor foi à escola? R Fui no jardim. Lá tinha um jardim muito lindo. E de lá entrei na escola Allianz. Já ouviram falar? É uma escola francesa, muito famosa no mundo inteiro. Fiquei lá um ano, porém não aprendi nada. Francês e hebraico são dois mundos diferentes. Como ninguém na minha família falava francês, eu não praticava. Depois disso, passei para uma escola normal em Israel. Fiz oito anos e com doze (anos), passei para o ginásio. Depois entrei para fazer faculdade de pedagogia, mas fiquei só seis meses. Não gostei pois achei que era uma coisa mais para frente. P/1 Quando o senhor era pequeno, do que mais gostava na escola? R Eu gostava de tudo. De todas as matérias. Depois passei e tive todos os documentos que se precisava para ter a minha vida própria. P/1 O senhora falou que morava perto da fronteira com os Árabes.Como era a convivência? R Absolutamente normal. Eles passavam do nosso lado com asnos trazendo mercadorias da área deles. Traziam coisas, por exemplo: uvas, laranjas, sei lá! Coisas para fazer negócios. Em Tel-aviv tinham muitas lojas. Algumas vezes havia brigas, mas como em qualquer lugar. Era uma convivência normal. P/1 Mas foram eles que jogaram fogo na loja do seu pai?

4 R Ah sim! A gente não soube o porque. Mas pegou fogo e os quatro sócios se separaram. P/1 Mas porque eles teriam jogado? R Vingança, ciúmes. Porque a loja foi construída na área de Tel-aviv, entre árabes e judeus. Cada um tinha a sua parte. Mas isso foi normal, absolutamente normal. Nessa época estavam lá os ingleses e a polícia, mas depois eles saíram. Muitas coisas mudaram. Israel cresceu, chegaram milhões de pessoas. Como eu falei, Israel era tão pequena, éramos 500 mil mais ou menos, e os árabes na mesma quantidade. Conflitos e brigas eram normais, com a polícia de um lado e de outro, mas tudo normal. P/1 Como era na sua casa? Quem exercia a autoridade? R Naqueles tempos a mulher era de casa. Normal. Até alguns tempos por aqui também. Agora a mulher está indo trabalhar, coisas do mundo moderno. P/1 E como eram as comidas? R Comidas muito bonitas, gostosas. P/1 Quais era? R Batata, feijão e outras coisas que a gente come até hoje. Tinha verduras, frutas, etc. Lá em Israel têm frutas maravilhosas! A laranja de lá era até exportada para foram. Eram muito doces, muito legal. Bonita também. Tinha de tudo. P/1 E quando o senhor era jovem, como se divertia? R Como eu falei, com doze anos já entrei para a carreira militar. P/1 Porque com doze anos? R Porque era o movimento das crianças. Tinham lá grupos onde se encontrava educação. Tinham grupos da direita, da esquerda, comunistas, socialistas, como o que estamos vendo hoje: cada um com a ideia que se identifica. E está crescendo, cada grupo educa os seus membros pelo seu caminho. Não é bom entrar nesse ponto aqui porque está muito longe de mim. Tinha carreira militar pela direta e esquerda, como PT (partido trabalhista) e PSDB (Partido da Social Democracia do Brasil) daqui. Mas parte disso era realmente para a educação. As famílias ficavam do lado das crianças, se preocupavam. Realmente a educação era muito legal. P/1 O que você aprendeu? Pegava em armas, o que fazia? R Esse treinamento era escondido, ainda no tempo dos ingleses. A gente saia para as montanhas de areia e montava granadas com caixas de sardinhas? Sucos? Não sei falar muito bem. Não era nada fabricado, era tudo feito manualmente. Colocavam-se dinamites dentro dessas latas. Se aprendia a fazer e a lançar essas granadas. Como eram jogadas no banco de areia, o som era retido, não se espalhava. Ficava tudo escondido lá. Aprendi a usar armas também. P/1 Com quantos anos? Uns 16?

5 R Um pouco antes ainda. E foi assim. O tempo foi passando, a gente foi crescendo. P/1 Como o senhor foi preso com armas? Não se podia andar com elas? R (suspiro). Nós tínhamos um grupo que estava saindo para colocar bombas no trilho do trem, por onde os ingleses traziam armas. As armas que caiam para fora, a gente corria e pegava. A gente vivia com isso. Nesse tempo a gente era muito jovem, mas já dávamos suporte para essas coisas. P/1 O que estava acontecendo com os ingleses? Tinha algum conflito no momento. R (suspiro). Tinha, mas como eu era muito jovem, não estava participando, apenas fazia o suporte. Ia aos bancos para tirar dinheiro. Coisas normais que acontecem no mundo hoje também. P/1 Você participou de algum assalto a banco? R Diretamente não. Era mais pela presença. Poderia fazer algum tiro, se fosse necessário, mas não participei. Para fazer roubos a banco, entrava gente que sabia mesmo o que fazer, com armas e tal. Nada mais de especial. P/1 Os seus irmãos também participavam? R Não, os meus irmão não. P/1 E o que seu pai achava disso? R Ele ficava muito feliz. Essa era a nossa defesa e para a independência de Israel era realmente necessário. Tudo tinha razão. P/1 E até quantos anos o senhor ficou nesse treinamento? R Hum...Treinamento eu comecei com doze e fiquei até os quatorze. Depois que entrei no exército, ai já era outra coisa, né. Ai era pela independência de Israel. Quando eu fui preso, eu já era do partido. P/1 O senhor foi preso com quantos anos? R Dezesseis? Dezessete anos e meio, mais ou menos. Os meus documentos marcam quinze, quinze e meio, mais ou menos. P/1 Porque o senhor foi preso? R Porque? Porque estava com armas. P/1 Há foi naquele incidente dos ingleses? R Não. Tinham dois partidos Judeus. Um da direita e um da esquerda. Como aqui tem o PT (partido trabalhista) e PSDB (Partido da Social Democracia do Brasil). Normal. E sabe, cada um é cada um. P/1 E o senhor ficou quanto tempo no exército de Israel?

6 R Fiquei uns dois anos e meio. Fiquei mais na parte administrativa, porque já tinha nível de estudo, etc. Mas também saia com o exército para dar suporte. Sabe, coisas de movimento. Nada de excepcional. Quando chamava, tinha que ir. P/1 Além do exército, o que o senhor fazia? Participava de baile, coisa de jovens? R Fazia de tudo. O exército de Israel foi o que mais ofereceu para o jovem. Preparava eles para ser generais, coisas de exército. P/1 Porque o senhor decidiu sair de Israel? R Eu decidi porque quem estava tomando conta do petróleo de Israel eram os ingleses. Então a Inglaterra...(pausa)...desculpa, essa história não está marcada. P/1 Não tem importância. R Israel estava recebendo os ingleses para explorar petróleo. E então alguma coisa aconteceu. Não me lembro bem. Estou ficando cansado. Não me lembro bem o que aconteceu, mas os ingleses tiraram os israelenses que estavam responsáveis pela perfuração do petróleo. Eu trabalhei por cinco anos na empresa que fazia este trabalho. E com isso, se fechou a companhia. Israel não tinha como financiar e eu sai buscando emprego. Saí de Israel com 27 anos, buscando emprego no Brasil como chefe de produção de petróleo cargo que eu tinha em Israel. Passei pela França, não gostei. Pensei em me mudar para Madagascar ou outro país árabe, mas me falaram: não vai, se não eles matam você. E pensei: vou para o Brasil. P/1 Você já tinha algum parente no Brasil? R Não. Só deus. Mas quando cheguei, já tinha endereço, que recebi da Petrobrás, no Rio de Janeiro, na avenida onde tinha a companhia de petróleo. E então me mandaram para a Bahia. Trabalhei lá um ano e meio, ganhei dinheiro muito bem. E ai, com dinheiro, pensei, chega! Vou me mudar para São Paulo. P/1 Mas o primeiro lugar que você chegou foi em São Paulo? R Não, primeiro fui ao Rio de Janeiro. P/1 E qual foi a sua impressão ao chegar no Rio de Janeiro? R Ah, fantástico! Olha, antes de chegar no Rio eu estava na França, vendo também companhias de petróleo. Um ambiente nada bom. Ai vim para o Brasil. Fiquei na Petrobrás por um ano e oito meses, uma coisa assim, e depois fui para a Bahia. P/1 E na Bahia, qual foi a sua impressão? R Maravilhosa! Olha, brasileiros não tem igual no mundo. P/1 E como você se virou com a língua? R Pra mim foi muito fácil, porque já ouvia muito espanhol em Israel. Olha, devem ter 50 línguas em Israel!. Porque chegam pessoas de todo o mundo. Israel era pequena, mas depois ficou 7 ou 8 milhões de

7 judeus lá. Fala-se qualquer língua, e inglês, todo mundo gosta de falar. Trabalhei na Bahia um ano e oito meses e depois cheguei a conclusão que poderia voltar para São Paulo e fazer a minha vida sozinho. P/1 Porque você escolheu São Paulo? R Por que voltei ao Rio de Janeiro e não colou. Depois, já em São Paulo, me dei bem com os cariocas. Em São Paulo ganhei bastante dinheiro. Fiz indústrias, fiz aquele, fiz outros. E agora vou fazer oitenta e dois anos. Trabalhei com muitas coisas. P/1 Vamos voltar então. Para qual lugar de São Paulo você veio? R Primeiro no Bom Retiro. Fiquei lá pouco tempo, em uma casinha, vamos dizer, um apartamento, alugado. Depois fui crescendo, corre, corre, sou uma pessoa ativa. P/1 E o que você fez? R Muitas coisas! Fui até para Belo Horizonte fiquei lá por dois meses para vender roupas de porta a porta, tal tal tal. Eu fazia o que achava que daria dinheiro para eu sobreviver. Esse era o meu caminho. Ai fui vendo que aqui não dava, ali não dava, e voltei outra vez para São Paulo. P/1 Qual foi a primeira coisa que você faz aqui em São Paulo? R Hum...(pausa). Estou cansado. P/1 Quer parar um pouquinho? R Pode ser. P/1 O senhor se correspondia com os seus parentes de Israel? Mandava cartas? Como você falava com eles? R Sim. Nesse tempo eram só cartas, pelos correios. Depois é que as coisas melhoraram, já com telefonemas. P/1 E quando não tinha telefonema, o senhor escrevia carta? R Sim. A cada duas ou três semanas, um mês, depois dois meses. Foram diminuindo conforme aumentavam as minhas atividades aqui no Brasil. P/1 O que você escrevia nas cartas? R Acho que tudo o que era bom e melhor. Depois de 13 anos aqui no Brasil tive coragem de, pela primeira vez, fazer uma viagem para Israel. Retornei porque já tinha dois filhos e minha esposa estava grávida do terceiro. E então pensei. Quer dizer, eu com minha mulher, claro. Tomamos a decisão de fazer teste para crianças pequenas e voltar para Israel para ver o que iria acontecer. Eu tinha casa, apartamento, vendi tudo. Fiz um pacote e fomos viajar para ficar. Ficamos um ano e depois desse tempo o pessoal de São Paulo falou: Gade, o que você está fazendo em Israel?. Falei: até agora não fiz nada!. Eu estava com muito dinheiro e pensava que poderia fazer aquilo que fazia no Brasil.

8 P/1 Que era o que? R Eu fazia de tudo! Tinha fábrica, indústria, pessoas, tinha tudo! P/1 Fábrica do que? R De confecções. P/1 De roupas? Lá no Bom Retiro? R Isso. Depois sai do Bom Retiro e construi um prédio na Barra Funda também. P/1 Que tipo de roupa? R (suspiro). Feminina. Fazia tecido e roupas. Mas ai começaram as crises, abriram-se fronteiras aqui no Brasil. Começou a ficar difícil. P/2 Isso na época do Collor (Fernando Collor de Melo, ex-presidente do Brasil)? R Sim. O Collor foi quem abriu a fronteiras para os países trazerem tudo o que eles tinham. Nessa época eu trabalhava com tecidos finos, sedas, algodão egípcio, eu estava sempre no topo. E então o Collor realmente abriu as fronteiras e destruiu todas essas empresas. Quem trabalha com seda, não pode vender a preço de algodão. A concorrência era dia e noite. E as pessoas gostavam dos tecidos que chegavam, que era como se imitassem os bons tecidos. Então não teve como aguentar, tive que fechar. P/1 Então vamos voltar, o senhor falou que vendeu o que tinha aqui e foi para Israel tentar a vida lá. R Sim, fiquei lá por um ano e os amigos de São Paulo ligaram perguntando o que eu estava fazendo lá. Disse que estava querendo comprar um caminhão para fazer cimento, um trabalho que eu vi que também não seria grande coisa. É uma grande coisa, muitas empresas fazem isso, mas para comprar, precisa de uma estrutura. Não é simplesmente fazer. O prédio da Barra Funda fui eu que construí. Era duas casas e ampliei. Trabalhavam lá mais de cem pessoas e fiz belos trabalhos. P/1 Ai você decidiu sair de Israel e voltar. E você construiu o que aqui? R Ai comprei um lugar para trabalhar não precisei mais ir ao banco para tirar dinheiro. Eu fechei todas as minhas firmas. Hoje não tenho mais nada de firmas. P/1 Aonde o senhor conheceu a sua esposa? R Aqui no Brasil, no Bom Retiro. P/1 Como foi? R Lá as mães e os pais já procuravam jovens da colônia. Éramos vizinhos. E então eu casei com uma das jovens que estavam aqui também. Não a conheci em Israel, conheci aqui. P/1 E ai vocês foram morar aonde?

9 R Eu passei do Bom Retiro direto para Higienópolis. Eu era esperto. Não ficava dormindo no ponto. Ficava andando pelas ondas. Construi a minha vida, já estava com 53 anos. P/1 Como era Higienópolis quando o senhor mudou para lá? R Era igual é hoje. Claro, até hoje estão construindo. Aonde há um buraco para construir qualquer coisa, já estão trabalhando. O processo evolui sem parar. Mas hoje não estou fazendo mais nada. A partir da semana que vem, vou começar a ser síndico no prédio em que moro, quero trabalhar. Não posso ficar sem fazer nada. P/1 O senhor está no segundo casamento. A sua esposa faleceu quando? R Vinte, vinte...vinte e seis anos, uma coisa assim. Ai casei com a outra. Não tenho filhos com ela, mas ela tem duas filhas, uma inclusive está em Israel, é cabalista. Minha esposa também é. A outra filha dela agora casou, está grávida, a família está crescendo. P/1 E quais hábitos de Israel o senhor seguiu? R Acho que a minha vida mudou muito de Israel para cá. Muito mais oportunidades. O Brasil é enorme. Aqui se tem 200 milhões, em Israel são 7, 8 milhões (de pessoas). P/1 E o senhor ainda tem parentes lá em Israel? R Muitos. Tenho muitos parentes lá, porém, não muito próximos. Estou indo para lá nos próximos meses para visitar meus amigos, famílias e os meus quatros irmãos. P/1 O senhor falou que eram três. Depois nasceram outros filhos? R Dois irmãos faleceram. Um deles foi assassinado dentro da fábrica de confecções na Rua Vinte e Cinco de Março, em um assalto. Assaltos em fábricas não aconteciam no Brasil há uns 40 anos atrás. P/1 Antes do Bom Retiro o senhor tinha uma fábrica na Rua Vinte e Cinco de Março? R Sim, também confecção de tecidos, malhas. Eram malhas muito bonitas, tecidos novos lançados naquele tempo. P/1 Que tecido que era? R Barlow. A coisa mais linda que tinha. Até hoje se usa, mas de maneira diferente. No Brasil começou com importação dos Estados Unidos. Depois a nossa colônia trouxe máquinas para fazer o tecido e começamos a produzir malhas. Isso há muitos anos atrás. P/1 E os seus irmãos vieram para cá? R Esse era único. Enviei o corpo dele a Israel, a pedido da família. Fiz tudo o que eles queriam. Hoje ele está enterrado em Jerusalém. Um dos motivos que eu vou, é para ver a minha mãe, meu pai, todos eles já faleceram.

10 P/1 E o senhor depois disso teve outros irmãos? R Não. P/1 O senhor falou que iria visitá-los. Acho que entendi errado. R Não eu não tenho mais irmãos. P/1 Vai visitar primos? R Primos, amigos. Vínculos não tenho mais como era no começo. Mas está bom. P/1 E o senhor tinha a confecção no Bom Retiro e na Rua Vinte e Cinco de Março? R Na Rua Vinte e Cinco de Março era um ponto de confecção. No quinto andar, tranquilo, com várias salas que tinha lá, com bastante espaço, se produziam confecções. Eu sai para fazer uma entrega de mercadoria e quando voltei, encontrei o meu irmão jogado no chão. Na hora ele estava preparando mercadorias para entregar e deram nele uma cacetada na cabeça. Encontrei ele no chão, sangrando, com quatro fraturas no crânio. Levei ele ao hospital, e lá ele faleceu (pausa). P/1 Tem quarenta anos essa história? R Uhum. P/1 E como era Rua Vinte e Cinco de Março há quarenta anos? R Era bastante amável. Turcos, Judeus, Romenos, vários. Era absolutamente normal. Cada um com o seu comércio, a parte dele. Mas sai de lá logo e fiz outros tipos de trabalho. P/1 Que outros tipos? R Hum, mas nção conta para ninguém!. P/1 Nunca. pode deixar. R Brincadeira. Não tem nenhum segredo. Eu paguei os meus impostos, todos certinhos até hoje, graças a Deus. P/1 Mas quais outros negócios depois da Rua Vinte e Cinco de Março o senhor abriu? R Hum. Acho que aquele negócio que construi o prédio mesmo, como chama mesmo? P/1 A sede? R Sim, fiz lá a sede. P/1 Quantas pessoas trabalhavam para o senhor? R Em torno de cem. As veze subia, as vezes descia. Com as crises, sempre tinham altos e baixos. Todo

11 mundo ganhava e perdia dinheiro. Hoje ainda é a mesma situação. Sei que era um tempo bom. Hoje são mais impostos, mais impostos, mais impostos. Então hoje existem coisas que dão mais lucros. Mas hoje já estou fora disso e essas coisas não mais me interessam. Quando eu me desligava, eu abria outros caminhos. Hoje, graças a Deus, vivo bem. Não estou fazendo muitas viagens porque estou com seis netos, três filhos, família crescendo e crescendo. Fico mais tempo sentado em casa, cuidado das coisinhas que sobraram. P/1 O senhor tem algum hobbie que manteve durante a vida? R Ah sim! Jogo poker. P/1 O senhor sempre jogou? R Não vou falar que sempre, porque para poker você precisa de grupo. Sempre joguei em família. Na hebraica, por exemplo, se joga poker, mas nunca joguei lá. Vamos de casa em casa, mas muito familiar. P/1 O senhor ainda frequentou ou frequenta alguma sinagoga em especial? R Vou até hoje. P/1 Em qual o senhor vai? R A Cabala, na Rua Piaui. Eu vou lá, gosto de ouvir, ver, me encontrar com as pessoas. Acho que as pessoas que buscam sinagogas, igrejas, buscam algo para se conectar. Se não é para falar com Deus, fazem amigos também. Isso faz parte da vida. É muito legal, muito alegre, saio de lá sempre bem, com energias positivas. A gente ainda precisa carregar algo de bom. P/1 Se o senhor olhasse para trás, tem alguma coisa da sua vida que o senhor se arrepende? R Nada. Ao contrário. Estive e continuo sempre feliz. Recolhi minhas coisas porque não tenho mais força para fazer tudo, mas continuo feliz. Em cada tempo a gente faz o que pode, não é?! Eu podia pular me duas, três festas no mesmo dia, e fazia! Agora não tem muito mais aonde fazer festa. Só mesmo na casa dos meus filhos e netos. Está legal. Estou feliz e vou continuar feliz. P/1 O senhor tem um grande sonho? R Eu só quero ver os meus netos, que é o que mais me preocupa. O sistema do Brasil está muito difícil para o jovem ter espaço. Estou vendo como posso ajudar, mas para os jovem está difícil. Estão namorando, namorando, mas está difícil viver. P/2 Em 2012 o senhor esteve me Israel e tem uma foto com um amigo, que foi preso com você. É um amigo que você fala até hoje? R Até hoje. Ele está morando em Israel, numa cidade próxima de Tel-aviv, e está um pouco só. A sua mulher faleceu. Tem dois filhos, um religioso, o outro, sei lá o que, sei que ele está só. Como temos uma história de infância, somos amigos que não se separam. Eu telefono para ele a cada duas semanas. Se passam três semanas ele fala: onde você estava?. Coitado, ele está sozinho, mas coração: não tem igual. Vivemos muito juntos. Passamos altas e baixas. Ele principalmente, passou muitas dificuldades. Vou visitá-lo esse ano, se Deus quiser. Tenho outros irmãos, quatro irmãos, filhos, vou ficar lá uns 20

12 dias. P/1 E esses outros irmãos quem são? R São irmãos. P/2 Ele tem cinco irmãos. Não são cinco? R Quatro. P/1 Dois deles faleceram, não é? R Sim. P/2 Numa foto tinham algumas mulheres também, eram suas irmãs? R Aham, sim. P/2 As irmãs são vivas ainda? R Puff.. P/2 Quer que eu pegue a foto, para o senhor saber de quem estou falando? R Olha, eu gostaria de falar mais, mas estou vendo que já estou cansado. Vocês estão repetindo coisas que já falaram antes, então estão me deixando meio grogue. P/1 O que o senhor achou de contar a sua história? R Acho que é uma coisa que nunca aconteceu. Uma oportunidade que me deixa muito feliz. Quero muito ver o que vai dar. Eu já pensava em dar a entrevista há muito tempo, vim no caminho pensando: o que vou contar, o que não vou contar. Mas não tem caminho, não vou fazer uma fantasia. Esse não é o meu tipo. Então é assim, Gad Yshay, é...bonzinho!. P/1 Eu queria agradecer o seu depoimento, em nome do Museu da Pessoa. R Agradeço vocês de todo coração. Estou muito feliz. Espero que para vocês também, que estão procurando este tipo de informação, vai dar luz! P/1 Vai sim! Muito obrigada. R Obrigado vocês. Rua Natingui, São Paulo - CEP

13 tel fax Image not found

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento.

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. museudapessoa.net P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. R Eu nasci em Piúma, em primeiro lugar meu nome é Ivo, nasci

Leia mais

Sinopse I. Idosos Institucionalizados

Sinopse I. Idosos Institucionalizados II 1 Indicadores Entrevistados Sinopse I. Idosos Institucionalizados Privação Até agora temos vivido, a partir de agora não sei Inclui médico, enfermeiro, e tudo o que for preciso de higiene somos nós

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal. -...eu nem te conto! - Conta, vai, conta! - Está bem! Mas você promete não contar para mais ninguém? - Prometo. Juro que não conto! Se eu contar quero morrer sequinha na mesma hora... - Não precisa exagerar!

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

E quando Deus diz não?

E quando Deus diz não? E quando Deus diz não? 1 Cr 17:1-27 Como é ruim ouvir um não! Enquanto ouvimos sim, enquanto as coisas estão acontecendo ao nosso favor, enquanto Deus está aprovando ou permitindo o que fazemos, enquanto

Leia mais

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses?

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses? Transcrição da entrevista: Informante: nº15 Célula: 5 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 2ª Idade: 35 Sexo: Masculino Tempo de gravação: 10.24 minutos INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por

Leia mais

MEU TIO MATOU UM CARA

MEU TIO MATOU UM CARA MEU TIO MATOU UM CARA M eu tio matou um cara. Pelo menos foi isso que ele disse. Eu estava assistindo televisão, um programa idiota em que umas garotas muito gostosas ficavam dançando. O interfone tocou.

Leia mais

Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound)

Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound) Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound) Nome do Intercambista: Julia Albuquerque da Silva Romaguera Louro Data: 16.11.14 Patrocinado no Brasil pelo Rotary Club de: Rotary

Leia mais

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro!

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro! Capítulo 3 N o meio do caminho tinha uma casa. A casa da Laila, uma menina danada de esperta. Se bem que, de vez em quando, Fredo e Dinho achavam que ela era bastante metida. Essas coisas que acontecem

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Texto e Pesquisa de Imagens Arthur de Carvalho Jaldim e Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR

Leia mais

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria Samaria: Era a Capital do Reino de Israel O Reino do Norte, era formado pelas 10 tribos de Israel, 10 filhos de Jacó. Samaria ficava a 67 KM de Jerusalém,

Leia mais

Uma Conexão Visual entre Trabalhadores da Lavoura de Cana-de-Açúcar, no Brasil, e Suas Famílias

Uma Conexão Visual entre Trabalhadores da Lavoura de Cana-de-Açúcar, no Brasil, e Suas Famílias 1/35 Pai, Estou Te Esperando Uma Conexão Visual entre Trabalhadores da Lavoura de Cana-de-Açúcar, no Brasil, e Suas Famílias Fotos de Emma Raynes, 2007 2/35 Retratos dos Trabalhadores da Lavoura de Cana-de-Açúcar

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava O menino e o pássaro Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava comida, água e limpava a gaiola do pássaro. O menino esperava o pássaro cantar enquanto contava histórias para

Leia mais

Rio de Janeiro, 10 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 10 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Rio de Janeiro, 10 de junho de 2008 Humberto Cordeiro Carvalho admitido pela companhia em 1 de julho de 1981. Eu nasci em 25 de maio de 55 em Campos do Goytacazes. FORMAÇÃO Segundo grau Escola

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

Casa Templária, 9 de novembro de 2011.

Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Mais uma vez estava observando os passarinhos e todos os animais que estão ao redor da Servidora. Aqui onde estou agora é a montanha, não poderia ser outro lugar.

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração da Escola Municipal Jornalista Jaime Câmara e alusiva à visita às unidades habitacionais do PAC - Pró-Moradia no Jardim do Cerrado e Jardim Mundo

Leia mais

OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM

OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM Era o dia 22 de dezembro. O Natal aproximava-se e o Pai Natal estava muito atarefado a preparar os sacos com os brinquedos. Muito longe dali, em Portugal, um menino chamado João

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Atividade: Leitura e interpretação de texto Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Orientações: 1- Leia o texto atentamente. Busque o significado das palavras desconhecidas no dicionário. Escreva

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM Roteiro para curta-metragem Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM SINOPSE José é viciado em drogas tornando sua mãe infeliz. O vício torna José violento, até que

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos.

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos. Como eu ganho dinheiro com o meu blog Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Conheça agora as dicas e as formas que uso para ganhar dinheiro online. Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Antes de começar

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 2 Data: 18/10/2010 Hora: 16h00 Duração: 23:43 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava O Príncipe das Histórias Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava histórias. Ele gostava de histórias de todos os tipos. Ele lia todos os livros, as revistas, os jornais, os

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II Capítulo II Mark Ford 11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo Dois Como uma nota de $10 me deixou mais rico do que todos os meus amigos Das centenas de estratégias de construção de riqueza que

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

As Tic- Tecnologias de Informação e Comunicação nos meus Percursos de Vida Pessoal e Profissional

As Tic- Tecnologias de Informação e Comunicação nos meus Percursos de Vida Pessoal e Profissional As Tic- Tecnologias de Informação e Comunicação nos meus Percursos de Vida Pessoal e Profissional 1 Nasci no dia 4 de Novembro de 1967, na freguesia de Vila Boa do Bispo, Concelho de Marco de Canaveses,

Leia mais

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura.

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Palavras do autor Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Durante três anos, tornei-me um leitor voraz de histórias juvenis da literatura nacional, mergulhei

Leia mais

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 A mentira não agrada a Deus Principio: Quando mentimos servimos o Diabo o Pai da mentira. Versículo: O caminho para vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí RS. Cohab B

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí RS. Cohab B Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí RS Cohab B Data: 29/04/2015 Pedro Lima, Gabriel Landal, Lorenzo Silveira e Leonardo Souza. Turma 101 A COHAB

Leia mais

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011 CENTRO HISTÓRICO EMBRAER Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira São José dos Campos SP Abril de 2011 Apresentação e Formação Acadêmica Meu nome é Eustáquio, estou com sessenta anos, nasci em Minas Gerais,

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Chapecó-SC, 23 de junho de 2006 Presidente: É um programa, talvez

Leia mais

O DIA EM QUE O KLETO ACHOU DINHEIRO

O DIA EM QUE O KLETO ACHOU DINHEIRO 1 2 O DIA EM QUE O KLETO ACHOU DINHEIRO Rubens Balestro O achado O Kleto era um menino que morava no interior, numa casa de material que ficava na beira de uma estrada. Ele não era rico, mas não era pobre

Leia mais

Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa

Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa Olhando as peças Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse 3 a 6 anos Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa História Bíblica: Gênesis 41-47:12 A história de José continua com ele saindo da prisão

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores?

Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores? Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores? Noemi: É a velha história, uma andorinha não faz verão,

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

Eu sei o que quero! Eu compro o que quero!

Eu sei o que quero! Eu compro o que quero! Eu sei o que quero! Eu compro o que quero! As pessoas com dificuldades de aprendizagem têm o poder para escolher os seus serviços de apoio. Este folheto está escrito em linguagem fácil. O que é um consumidor?

Leia mais

ENTRE FRALDAS E CADERNOS

ENTRE FRALDAS E CADERNOS ENTRE FRALDAS E CADERNOS Entre Fraldas e Cadernos Proposta metodológica: Bem TV Educação e Comunicação Coordenação do projeto: Márcia Correa e Castro Consultoria Técnica: Cláudia Regina Ribeiro Assistente

Leia mais

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 1 1. Objetivos: Ensinar que Eliézer orou pela direção de Deus a favor de Isaque. Ensinar a importância de pedir diariamente a ajuda de Deus. 2. Lição Bíblica: Gênesis 2

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

5 ADOLESCÊNCIA. 5.1. Passagem da Infância Para a Adolescência

5 ADOLESCÊNCIA. 5.1. Passagem da Infância Para a Adolescência 43 5 ADOLESCÊNCIA O termo adolescência, tão utilizado pelas classes médias e altas, não costumam fazer parte do vocabulário das mulheres entrevistadas. Seu emprego ocorre mais entre aquelas que por trabalhar

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

DAVI, O REI (PARTE 1)

DAVI, O REI (PARTE 1) Bíblia para crianças apresenta DAVI, O REI (PARTE 1) Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak Entrevista com Ezequiel Quem é você? Meu nome é Ezequiel, sou natural do Rio de Janeiro, tenho 38 anos, fui

Leia mais

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto.

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto. O Coração Sujo Personagens - Tuca - Teco - Tatá - Tia Tuca e Tatá estão conversando. Teco chega. Teco Oi, meninas, sobre o que vocês estão falando? Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse?

Leia mais

Luís Norberto Pascoal

Luís Norberto Pascoal Viver com felicidade é sucesso com harmonia e humildade. Luís Norberto Pascoal Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto. ISBN 978-85-7694-131-6 9 788576 941316 Era uma vez um pássaro que

Leia mais

[Comentários sobre isso. Não transcrito, mas explicado em diário de campo]

[Comentários sobre isso. Não transcrito, mas explicado em diário de campo] [Visionamento das fotos] [Comentários sobre isso. Não transcrito, mas explicado em diário de campo] E- Então o que é que achaste das fotos? E7- Boas. Tá fixe. E- Faz-te lembrar coisas boas ou más? E7-

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

LOURENÇO LOURINHO PRACIANO 1

LOURENÇO LOURINHO PRACIANO 1 LOURENÇO LOURINHO PRACIANO 1 TESOUREIRO 41 ANOS DE TRABALHO Empresa Horizonte Nascido em Itapipoca, Ceará Idade: 76 anos Esposa: Maria Pinto de Oliveira Praciano Filhos: Lucineide Eu entrei na Empresa

Leia mais

P/1 Então por favor, começa com o seu nome completo, local e a data de nascimento.

P/1 Então por favor, começa com o seu nome completo, local e a data de nascimento. museudapessoa.net P/1 Então por favor, começa com o seu nome completo, local e a data de nascimento. R Meu nome é Kizzes Daiane de Jesus Santos, 21 de julho de 1988, eu nasci em Aracaju, no estado do Sergipe.

Leia mais

!!!!! Castelo neuschwanstein/neuschwanenstein em Fussen. host family que recebeu minha irmã em 2010/2011 em Augsburg

!!!!! Castelo neuschwanstein/neuschwanenstein em Fussen. host family que recebeu minha irmã em 2010/2011 em Augsburg Alemanha Eu cheguei na Alemanha no dia 14 de Agosto de 2014, e desde então moro em Potsdam, a capital de Brandeburgo e 30 minutos de Berlim A minha host family me buscou no aeroporto e desde o primeiro

Leia mais

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53 Rio de Janeiro Sumário Para início de conversa 9 Família, a Cia. Ltda. 13 Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35 Cardápio de lembranças 53 O que o homem não vê, a mulher sente 75 Relacionamentos: as Cias.

Leia mais

A TURMA DO ZICO EM: CUIDADO COM A DENGUE

A TURMA DO ZICO EM: CUIDADO COM A DENGUE Texto: Warley di Brito A TURMA DO ZICO EM: CUIDADO COM A DENGUE Personagens: Zico, Zefinha, Paulinha e sua mãe Bastiana Cenário: A esquete acontece no quintal da casa da mãe de Zico, para a montagem do

Leia mais

Apoio: Patrocínio: Realização:

Apoio: Patrocínio: Realização: 1 Apoio: Patrocínio: Realização: 2 CINDERELA 3 CINDERELA Cinderela era uma moça muito bonita, boa, inteligente e triste. Os pais tinham morrido e ela morava num castelo. A dona do castelo era uma mulher

Leia mais

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. não Eu Não r que o f existe coleção Conversas #14 - outubro 2014 - a z fu e r tu r uma fa o para c ul m d im ad? e. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência)

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência) Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em uma agência) MANUAL final2.indd 1 14/3/2006 23:19:58 Flávio Waiteman Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em

Leia mais

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA DESENGANO FADE IN: CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA Celular modelo jovial e colorido, escovas, batons e objetos para prender os cabelos sobre móvel de madeira. A GAROTA tem 19 anos, magra, não

Leia mais

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Autora: Tell Aragão Personagens: Voz - não aparece mendigo/pessoa Nervosa/Ladrão faz os três personagens Menina 1 Menina 2 Voz: Era uma vez, duas irmãs que ganharam dois

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira?

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira? HISTÓRIA DE LINS EE PROF.PE. EDUARDO R. de CARVALHO Alunos: Maria Luana Lino da Silva Rafaela Alves de Almeida Estefanny Mayra S. Pereira Agnes K. Bernardes História 1 Unidas Venceremos É a história de

Leia mais

Para gostar de pensar

Para gostar de pensar Rosângela Trajano Para gostar de pensar Volume III - 3º ano Para gostar de pensar (Filosofia para crianças) Volume III 3º ano Para gostar de pensar Filosofia para crianças Volume III 3º ano Projeto editorial

Leia mais

Segmentos da Entrevista do Protocolo 5: Alunos do Pré-Escolar

Segmentos da Entrevista do Protocolo 5: Alunos do Pré-Escolar Segmentos da Entrevista do Protocolo 5: Alunos do Pré-Escolar CATEGORIAS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS S. C. Sim, porque vou para a beira de um amigo, o Y. P5/E1/UR1 Vou jogar à bola, vou aprender coisas. E,

Leia mais

A Sociedade dos Espiões Invisíveis

A Sociedade dos Espiões Invisíveis A Sociedade dos Espiões Invisíveis Tem dias em que tudo o que mais quero é embarcar na minha rede mágica e viajar para bem longe! Talvez, em algum outro lugar, não me sinta tão, tão... diferente! Eu sei

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM RECUPERAÇÃO DE IMAGEM Quero que saibam que os dias que se seguiram não foram fáceis para mim. Porém, quando tornei a sair consciente, expus ao professor tudo o que estava acontecendo comigo, e como eu

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES:

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES: Atividades gerais: Verbos irregulares no - ver na página 33 as conjugações dos verbos e completar os quadros com os verbos - fazer o exercício 1 Entrega via e-mail: quarta-feira 8 de julho Verbos irregulares

Leia mais

Áustria Viena. Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas.

Áustria Viena. Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas. Áustria Viena Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas. Apenas fui assistir a uma aula, que acabou por não ser dada devido à presença dos alunos estrangeiros

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

RELATÓRIO TRIMESTRAL (janeiro a abril/2015)

RELATÓRIO TRIMESTRAL (janeiro a abril/2015) RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound). Nome: Lucas Leite Ferreira da Costa. Data: 30 de abril de 2015. Patrocinado no Brasil pelo Rotary Club Lagoa. Hospedado pelo Rotary Club de:

Leia mais

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Ainda depois de 4 meses na Dinamarca, este país ainda consegue fazer surpresas. Desde de agosto, a minha

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas)

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Nome: Data: A Importa-se de responder a umas perguntas? Está bem. Obrigado. 1 Como é que se chama? 2 O que é que faz? 3 Vive aqui agora? 4 Há quanto tempo

Leia mais

Memórias do papai MEMÓRIAS DO PAPAI

Memórias do papai MEMÓRIAS DO PAPAI MEMÓRIAS DO PAPAI 1 2 PREFÁCIO 1 - O PESADELO 2 - A MAMADEIRA 3 - O SHORTS 4 - O IMPROVISO 5 - SOLITÁRIO 6 - A TURMA A 7 - PRIMEIRAS IMPRESSÕES 8 - A TABUADA 9 - O MAU JOGADOR 10 - ARREMESSO DE DANONE

Leia mais

Quem tem medo da Fada Azul?

Quem tem medo da Fada Azul? Quem tem medo da Fada Azul? Lino de Albergaria Quem tem medo da Fada Azul? Ilustrações de Andréa Vilela 1ª Edição POD Petrópolis KBR 2015 Edição de Texto Noga Sklar Ilustrações Andréa Vilela Capa KBR

Leia mais

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui.

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui. Em 22 de maio de 2014 eu, Rebeca Campos Ferreira, Perita em Antropologia do Ministério Público Federal, estive na Penitenciária de Médio Porte Pandinha, em Porto Velho RO, com os indígenas Gilson Tenharim,

Leia mais

Aquecimento inespecífico: Os participantes devem andar pela sala não deixando nenhum espaço vazio, andando cada um no seu ritmo.

Aquecimento inespecífico: Os participantes devem andar pela sala não deixando nenhum espaço vazio, andando cada um no seu ritmo. DINÂMICA DO ESPELHO Embrulha o espelho com papel de presente, mas dentro o espelho deve ser embrulhado com outro papel e colado a seguinte frase: Há pessoas que querem ser bonitas pra chamar a atenção,

Leia mais