Doença Falciforme. Sandra Mara Teodosio médica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Doença Falciforme. Sandra Mara Teodosio médica"

Transcrição

1 apresentam

2 Sandra Mara Teodosio médica

3 O que é doença falciforme?

4 A Doença Falciforme (DF) é uma das doenças hereditárias mais comuns em nosso país, sendo predominante entre os afrodescendentes. No Brasil, a prevalência média de 2% de traço falciforme na população geral e de 6% a 10% entre pretos e pardos.

5 Sabe-se que, a cada mil crianças nascidas vivas no Brasil, uma tem a DF, estimando-se o nascimento de cerca de crianças por ano com DF e de com traço falciforme. As regiões Norte e Nordeste apresentam prevalência da DF de 6% a 10%, ao passo que, no Sul e no Sudeste, esta taxa é de 2% a 3%.

6 No estado de Santa Catarina (SC), o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) é o centro de referência para o Programa de Triagem Neonatal da SES(PTN-SES/SC). A frequência da doença falciforme pelo PTN- SES/SC é de 1: e do traço falciforme 1:118.

7 Decorre de uma única alteração na molécula de hemoglobina (Hb): a Hb anormal S é produzida no lugar da Hb normal A. Trata-se de uma mutação genética que teve lugar na África.

8 O gene falciforme resulta de uma mutação pontual que causa a substituição do aminoácido denominado ácido glutâmico na sexta posição da cadeia β globina (β 6) para valina (β 6Glu Val). Embora toda pessoa com DF apresente a mesma mutação genética, a diversidade relativa à gravidade das manifestações clínicas é variável.

9 Existem outras hemoglobinas mutantes como, por exemplo: C, D, E que, em combinação com a S, compõem um grupo denominado doença falciforme, constituído por: HbSS, S/beta talassemia, as doenças SC, SD, SE e outras mais raras.

10 A DF mais comum é determinada pela presença da HbS em homozigose (HbSS), ou seja, a criança recebe de cada um dos pais um gene para hemoglobina S. As manifestações clínicas da DF derivam diretamente da alteração molecular representada pela presença da HbS.

11 HEMOGLOBINA NORMAL AA HG AA HG AA 100% FILHOS NORMAIS AA

12 Quando um dos pais é portador AS HG AA HG AS AA% 50% FILHOS NORMAIS AS% 50% FILHOS AS

13 Quando ambos os pais são portadores AS HG AS HG AS AA% 25% FILHOS NORMAIS AS% 50% FILHOS AS SS% 25%FILHOS SS

14 As hemoglobinas A (HbA) e fetal (HbF), mesmo em concentrações elevadas, não formam estruturas organizadas dentro das hemácias, quando oxigenadas ou desoxigenadas. No entanto, as moléculas de HbS, quando desoxigenadas, organizam-se em longos polímeros de filamentos duplos.

15 Estes, filamentos duplos, por sua vez, associam-se em feixes em um duplo filamento central. Este filamento é rodeado de seis duplos filamentos de polímeros. Eles determinam as deformações das células, conferindo a forma alongada à hemácia: é a hemácia em formato de foice ou falcizada.

16 Quando a molécula se encontra desoxigenada, essa substituição altera a solubilidade da molécula de Hb. A capacidade carreadora de oxigênio dos glóbulos vermelhos altera-se, e sua sobrevida diminui de 120 para 10 a 20 dias.

17 Na presença de hipóxia, os glóbulos vermelhos tornam-se rígidos e falcizados e obstruem o espaço vascular. Assim, ocasionam a destruição de pequenos vasos sanguíneos e a estase no sistema vascular. Causam prejuízo à circulação, aumento da viscosidade sanguínea, diminuição da perfusão e oclusão da microcirculação, hipóxia tecidual, infarto e necrose dos tecidos.

18 Com a acentuada queda da hemoglobina fetal por volta dos 6 meses de vida, os sintomas começam a aparecer. Os mais frequentes são a crise de dor ou crise vaso-oclusiva, a síndrome mão-pé, as úlceras em membros inferiores, a icterícia, o sequestro esplênico e o priapismo.

19 Antes da triagem neonatal, apenas 2% das crianças atingiam os 5 anos de idade. As principais causas letais eram a infecção bacteriana seguida por febre, o sequestro esplênico e a síndrome mão-pé (dactilite).

20 A Doença Falciforme vai levar á: anemia dor lesão de órgãos

21 Como se trata de uma doença inflamatória crônica, são frequentes as complicações: infecções, cardiopatias, retinopatias, nefropatias, atraso no crescimento e no desenvolvimento, acidente vascular cerebral, necrose avascular da cabeça do fêmur e/ou do úmero, síndrome torácica aguda, colelitíase.

22 Devem ser registrados também outros problemas, tais como: as complicações de natureza psicológica; qualidade de vida reduzida; restrições nas atividades diárias; ansiedade; depressão.

23 A presença de apenas um gene para a hemoglobina S, combinado com outro gene para hemoglobina A, resulta em um padrão genético AS (heterozigose), que não produz manifestações da doença e é identificado como traço falciforme.

24 Em pessoas com traço falciforme (HbAS) existe a produção tanto de HbA como de HbS, o que resulta em um fenótipo sem alterações e assintomático.

25 Tratamento

26 O tratamento precoce tem por objetivo aumentar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida do paciente com DF. O atendimento de uma pessoa com DF deve ser multiprofissional, visando a prevenção e o tratamento de possíveis complicações.

27 Uma vez estabelecido o diagnóstico, no caso de uma criança, os pais devem receber orientações sobre a doença suas complicações, hereditariedade e tratamento.

28 O tratamento preventivo consiste no uso de antibiótico profilático com penicilina( ate 5 anos de vida), vacinação antihaemophilus, antipneumocócica, e o uso do ácido fólico.

29 É importante a orientação dos pais quanto ao autocuidado, na identificação precoce do sequestro esplênico, das infecções, das crises dolorosas, além de informações sobre como agir em cada situação.

30 O tratamento e a prevenção das complicações compreendem exames e consultas de rotina, de acordo com o Protocolo Nacional de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme, do Ministério da Saúde.

31 Referências bibliográficas BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual de Educação em Saúde: Autocuidado na Doença Falciforme. Brasília: Ministério da Saúde, p. (Volume 1). BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual de Educação em Saúde: Linha de Cuidado em Doença Falciforme. Brasília: Ministério da Saúde, p. (Volume 2). BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Consenso Brasileiro sobre Atividades Esportivas e Militares e Herança Falciforme no Brasil Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual de Saúde Ocular em Doença Falciforme. Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual de Anemia Falciforme para Agentes Comunitários de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual da Anemia Falciforme para a População. Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual de Eventos Agudos em Doença Falciforme. Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual de Saúde Bucal na Doença Falciforme. 2 ed. Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Gestação em Mulheres com Doença Falciforme. Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Doença Falciforme: condutas básicas para tratamento. Brasília: Ministério da Saúde, p.

32 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Doença Falciforme: saiba o que é e onde encontrar tratamento. Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Doença Falciforme: úlceras: prevenção e tratamento. Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Doença falciforme: a experiência brasileira na África: história de um esforço de cooperação: Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Doença falciforme: Hidroxiureia: uso e acesso. Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Doença falciforme: atenção e cuidado: a experiência brasileira : Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Doença falciforme: saúde bucal: prevenção e cuidado. Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Doença falciforme: Atendimento odontológico : capacidade instalada dos hemocentros coordenadores. Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Doença falciforme: o que se deve saber sobre herança genética. Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Doença falciforme: enfermagem nas urgências e emergências : a arte de cuidar. Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência. Doença falciforme: diretrizes básicas da linha de cuidado. Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência. Doença falciforme: orientações básicas no espaço de trabalho. Brasília: Ministério da Saúde, p.

33 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência. Doença falciforme: capacidade instalada dos hemocentros coordenadores. Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência. Doença falciforme: atenção integral à saúde das mulheres. Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Traço falciforme: consenso brasileiro sobre atividades esportivas e militares. Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Doença falciforme: orientação sobre o uso de sulfato ferroso em crianças. Brasília: Ministério da Saúde, p.

34 Perguntas e respostas

35 Avalie a webpalestra de hoje: 9IFS652

INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOENÇA FALCIFORME SAÚDE

INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOENÇA FALCIFORME SAÚDE INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOENÇA FALCIFORME SAÚDE DOENÇA FALCIFORME A inclusão da Triagem Neonatal para Doença Falciforme no Programa Nacional de Triagem Neonatal é uma iniciativa

Leia mais

Mortalidade por doença falciforme no Brasil: estudo retrospectivo ( )

Mortalidade por doença falciforme no Brasil: estudo retrospectivo ( ) Mortalidade por doença falciforme no Brasil: estudo retrospectivo (1996 2016) Márcio Gleidson Ribeiro Dias¹ ¹Biomédico no Laboratório do Hospital Escola Samaritano de Mineiros-GO, Pós-graduando em Hematologia

Leia mais

Orientação Genética no Traço Falciforme para Atenção Básica

Orientação Genética no Traço Falciforme para Atenção Básica Orientação Genética no Traço Falciforme para Atenção Básica of.dr.rui Fernando Pilotto partamento de Genética Universidade Federal do Paraná ofessor Associado IV Mestre e Doutor em Genética ritiba, 08

Leia mais

Anemia Falciforme. Anemia Falciforme. Wilson Marques da Rosa Filho

Anemia Falciforme. Anemia Falciforme. Wilson Marques da Rosa Filho Anemia Falciforme Wilson Marques da Rosa Filho 1 Anemia Falciforme 2ª edição: setembro de 2016 Anemia Falciforme / Wilson Marques da Rosa Filho São Paulo: Perse Publique-se, 2016. 217 p. 21 cm. 1. Genética

Leia mais

ENFERMAGEM. DOENÇAS HEMATOLÓGICAS Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM. DOENÇAS HEMATOLÓGICAS Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS HEMATOLÓGICAS Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos Composição do Sangue: Doenças Hematológicas Plasma = parte liquida; 55% sangue; é constituído por 90% de água, sais minerais, proteínas

Leia mais

O que fazemos de melhor?

O que fazemos de melhor? O que fazemos de melhor? Ana Carolina de Jesus Vieira Enfermeira Chefe do Serviço de Transplante de Medula Óssea Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina Ribeirão Preto/SP NOSSA FILOSOFIA Serviço

Leia mais

Glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos)

Glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) Doença Falciforme Glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) Fonte: BESSIS, M. - Corpuscules - essai sur la forme des globules rouges de l homme springer international - 1976 Hemoglobina Função: Captar

Leia mais

TÍTULO: ANEMIA FALCIFORME: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA, O PAPEL DA TRIAGEM NEONATAL NO DIAGNÓSTICO E O ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO

TÍTULO: ANEMIA FALCIFORME: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA, O PAPEL DA TRIAGEM NEONATAL NO DIAGNÓSTICO E O ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ANEMIA FALCIFORME: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA, O PAPEL DA TRIAGEM NEONATAL NO DIAGNÓSTICO

Leia mais

E se ocorrerem erros durante estes processos? Mutações, que consequências?

E se ocorrerem erros durante estes processos? Mutações, que consequências? E se ocorrerem erros durante estes processos? Mutações, que consequências? Alterações do material genético Mutações alterações bruscas do material genético. Mutantes indivíduos que manifestam mutações.

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria PET - Biologia. Marcela Dambrowski dos Santos

Universidade Federal de Santa Maria PET - Biologia. Marcela Dambrowski dos Santos Universidade Federal de Santa Maria PET - Biologia Marcela Dambrowski dos Santos Introdução Hemoglobina A Hemoglobina S Anemia falciforme Traço falciforme Malária Hipótese da malária Origem e dispersão

Leia mais

HEMOGLOBINOPATIAS. Aparecida Maria Fontes Aguinaldo Luiz Simões Ribeirão Preto Agosto/ 2017

HEMOGLOBINOPATIAS. Aparecida Maria Fontes Aguinaldo Luiz Simões Ribeirão Preto Agosto/ 2017 ! HEMOGLOBINOPATIAS Aparecida Maria Fontes Aguinaldo Luiz Simões Ribeirão Preto Agosto/ 2017 Hemoglobinopatias Definição: n Doença Hereditária das Hemoglobinas Variantes Estruturais Talassemias Persistência

Leia mais

ESTUDO DA CORRELAÇÃO ENTRE OS PARÂMETROS DO ERITROGRAMA E A PRESENÇA DE HEMOGLOBINA S *

ESTUDO DA CORRELAÇÃO ENTRE OS PARÂMETROS DO ERITROGRAMA E A PRESENÇA DE HEMOGLOBINA S * ESTUDO DA CORRELAÇÃO ENTRE OS PARÂMETROS DO ERITROGRAMA E A PRESENÇA DE HEMOGLOBINA S * GABRIELA MIRANDA DE SOUZA, CLAYSON MOURA GOMES, SÉRGIO HENRIQUE NASCENTE COSTA, KARLLA GREICK BA- TISTA DIAS PENNA

Leia mais

Prevenção. Prevenção primária. Prevenção secundária. Prevenção terciária. pré-concepcional. pré-natal. pós-natal

Prevenção. Prevenção primária. Prevenção secundária. Prevenção terciária. pré-concepcional. pré-natal. pós-natal TRIAGEM NEONATAL Prevenção Prevenção primária pré-concepcional Prevenção secundária pré-natal Prevenção terciária pós-natal OBJETIVOS DA TRIAGEM NEONATAL Modificar a história natural de doenças progressivamente

Leia mais

ANEMIA FALCIFORME: DA ETIOLOGIA À CURA

ANEMIA FALCIFORME: DA ETIOLOGIA À CURA II Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG http://ojs.fsg.br/index.php/pesquisaextensao ISSN 2318-8014 ANEMIA FALCIFORME: DA ETIOLOGIA À CURA Mirela Feistauer a, Aline de Souza Nora b, Tiago Capellati

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DOS EVENTOS AGUDOS DE UM CLIENTE COM DOENÇA FALCIFORME

CARACTERIZAÇÃO DOS EVENTOS AGUDOS DE UM CLIENTE COM DOENÇA FALCIFORME CARACTERIZAÇÃO DOS EVENTOS AGUDOS DE UM CLIENTE COM DOENÇA FALCIFORME RESUMO Olinda Maria Rodrigues de Araujo* Maria Lúcia Ivo** Eliny Aparecida Vargas Machado Salazar*** Ieda Maria Gonçalves Pacce Bispo****

Leia mais

Uma das doenças genéticas mais comuns no mundo. Compreende várias hemoglobinopatias (SS, SC, SD, Sβ + e Sβ 0 -talassemia) em que predomina a Hb S

Uma das doenças genéticas mais comuns no mundo. Compreende várias hemoglobinopatias (SS, SC, SD, Sβ + e Sβ 0 -talassemia) em que predomina a Hb S Uma das doenças genéticas mais comuns no mundo Compreende várias hemoglobinopatias (SS, SC, SD, Sβ + e Sβ 0 -talassemia) em que predomina a Hb S Autossômica recessiva Defeitos na estrutura da Hb Fonte:

Leia mais

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL AMBULATÓRIO DE HEMOGLOBINOPATIA

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL AMBULATÓRIO DE HEMOGLOBINOPATIA P.: 1/5 1. OBJETIVO Padronizar o atendimento de enfermagem para os clientes do ambulatório de hemoglobinopatia. 2. APLICAÇÃO Na verificação dos seguintes parâmetros clínicos: peso, estatura, pressão arterial,

Leia mais

PALAVRAS CHAVE: anemia falciforme, hemoglobina S, hemoglobinopatia, triagem neonatal, anemia.

PALAVRAS CHAVE: anemia falciforme, hemoglobina S, hemoglobinopatia, triagem neonatal, anemia. Anemia falciforme: um problema de saúde pública, o papel da triagem neonatal no diagnóstico e o acompanhamento terapêutico Sickle cell disease: a problem of public health, the role of neonatal screening

Leia mais

I OFICINA DE GESTÃO DO PAE. Fluxo de Atendimento da Pessoa com Doença Falciforme no Projeto PAE

I OFICINA DE GESTÃO DO PAE. Fluxo de Atendimento da Pessoa com Doença Falciforme no Projeto PAE I OFICINA DE GESTÃO DO PAE Fluxo de Atendimento da Pessoa com Doença Falciforme no Projeto PAE Mitiko Murao Hemominas / CEHMOB Doença falciforme Alteração genética, surgida por mutação em alguns locais

Leia mais

FISIOPATOLOGIA Fatores independentes relacionados à velocidade de polimerização:

FISIOPATOLOGIA Fatores independentes relacionados à velocidade de polimerização: FISIOPATOLOGIA FISIOPATOLOGIA FISIOPATOLOGIA FISIOPATOLOGIA Fatores independentes relacionados à velocidade de polimerização: Concentração intracelular de HbS Presença ou ausência de HbF Grau de desoxigenação

Leia mais

INTRODUÇÃO MATERIAL E MÉTODOS OU METODOLOGIA

INTRODUÇÃO MATERIAL E MÉTODOS OU METODOLOGIA CONHECIMENTO DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS DA REDE DE SAÚDE PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA SOBRE DOENÇA FALCIFORME SILVA, Patrícia Camila Souza¹; RODRIGUES Ana Áurea A.O.²; CARVALHO Evanilda Souza de Santana³

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO Disciplina de BIOLOGIA E GEOLOGIA 11º ano 1º Teste Formativo 11º A TEMA: DNA e Síntese de Proteínas 45 minutos 21 de Outubro de 2011 Nome: Nº Classificação: _,

Leia mais

Palavras-chave: Anemia falciforme; hemoglobinopatia; tratamento odontológico.

Palavras-chave: Anemia falciforme; hemoglobinopatia; tratamento odontológico. Atendimento odontológico em pacientes com anemia falciforme. COMUNICAÇÃO ORAL https://publicacoesacademicas.fcrs.edu.br Maria Alice Vieira de Araújo Matheus Duarte de Araújo Iara Luiza Lima dos Santos

Leia mais

ORGANIZADOR. Página 1 de 9

ORGANIZADOR. Página 1 de 9 RESIDÊNCIA MÉDICA UERJ 0 TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA (R) / 0 PROVA DISCURSIVA Página de 9 RESIDÊNCIA MÉDICA UERJ 0 TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA (R) / 0 PROVA DISCURSIVA HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA ) Homem

Leia mais

DOENÇA FALCIFORME POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DAS PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORME

DOENÇA FALCIFORME POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DAS PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORME MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO HOSPITALAR E DE URGÊNCIA COORDENAÇÃO GERAL DE SANGUE E HEMODERIVADOS DOENÇA FALCIFORME POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À

Leia mais

ANEMIA DE CÉLULAS FALCIFORMES tratamento da dor

ANEMIA DE CÉLULAS FALCIFORMES tratamento da dor ANEMIA DE CÉLULAS FALCIFORMES tratamento da dor M Fátima Ferreira Serviço de Hematologia Clínica Hospital São João, EPE Porto Bunn H. N Engl J Med 1997;337:762-769 Hebbel R. N Engl J Med 2000;342:1910-1912

Leia mais

ANEMIA FALCIFORME E AS COMPLICAÇÕES CARDIOPULMONARES

ANEMIA FALCIFORME E AS COMPLICAÇÕES CARDIOPULMONARES ANEMIA FALCIFORME E AS COMPLICAÇÕES CARDIOPULMONARES Franciele de Menezes Sizilio Gisela Fernanda Neto Santos Jéssica Almeida de Oliveira Jéssica Martins Rezende Laís Anahí de Paula Souza Biomédica, Especialista

Leia mais

PROTEÍNAS GLOBULARES E

PROTEÍNAS GLOBULARES E Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências da Saúde Instituto de Bioquímica Médica Curso: Enfermagem e Obstetrícia PROTEÍNAS GLOBULARES E TRANSPORTE DE O 2 TRANSPORTE DE O 2 O 2 é pouco

Leia mais

Linha de Cuidados. Mila Lemos Cintra

Linha de Cuidados. Mila Lemos Cintra Linha de Cuidados Mila Lemos Cintra Assistência à Saúde Ainda há uma prática: Centrada no ato prescritivo procedimento Dimensões biológicas Centrado em exames e medicamentos Custo elevado Assistência à

Leia mais

Questionário - Proficiência Clínica

Questionário - Proficiência Clínica Tema HEMOGLOBINOPATIAS Elaboradora(s) Questão 1 Claudia Bonini. Graduação em Ciências Biológicas e Ensino de Primeiro Grau pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982 e 1983), Mestrado

Leia mais

CONHECIMENTO DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS SOBRE ANEMIA FALCIFORME E SUA RELAÇÃO COM A ODONTOLOGIA

CONHECIMENTO DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS SOBRE ANEMIA FALCIFORME E SUA RELAÇÃO COM A ODONTOLOGIA CONHECIMENTO DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS SOBRE ANEMIA FALCIFORME E SUA RELAÇÃO COM A ODONTOLOGIA Flávio César de Brito Pereira¹; Prof. Dra. Flávia Maria de Moraes Ramos Perez² 1 Estudante do Curso de Odontologia

Leia mais

Patrícia Santos Resende Cardoso 2012

Patrícia Santos Resende Cardoso 2012 Patrícia Santos Resende Cardoso 2012 Estudo de seguimento de coorte mista: Retrospectivo de DEZ/2007 a AGO/2009 Prospectivo de SET/2009 a NOV/ 2011 População estudada: gestantes com DF Referenciadas: Hemominas,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA TRIAGEM NEONATAL

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA TRIAGEM NEONATAL A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA TRIAGEM NEONATAL IVY HULBERT FALCÃO FURTADO PROGRAMA NACIONAL DE TRIAGEM NEONATAL Fenilcetonúria Hipotireoidismo congênito Doença falciforme Fibrose cística Deficiência

Leia mais

Hemoglobinopatias. Dra. Débora Silva Carmo

Hemoglobinopatias. Dra. Débora Silva Carmo Hemoglobinopatias Dra. Débora Silva Carmo Hemoglobinopatias O que é hemoglobina É a proteína do sangue responsável em carregar o oxigênio para os tecidos Qual é a hemoglobina normal? FA recém-nascido AA

Leia mais

CRIANÇA E AO ADOLESCENTE

CRIANÇA E AO ADOLESCENTE DIRETRIZ INTERPROFISSIONAL ATENÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE 5 CADERNO DO PACIENTE DOENÇA FALCIFORME E OUTRAS HEMOGLOBINOPATIAS HEREDITÁRIAS 1ª EDIÇÃO HOSPITAL DA CRIANÇA DE BRASÍLIA Autores ISIS MAGALHÃES

Leia mais

HEMATÓCRITO e HEMOSSEDIMENTAÇÃO. Prof. Carolina Vicentini

HEMATÓCRITO e HEMOSSEDIMENTAÇÃO. Prof. Carolina Vicentini HEMATÓCRITO e HEMOSSEDIMENTAÇÃO Prof. Carolina Vicentini HEMATÓCRITO É O PERCENTUAL DE CÉLULAS VERMELHAS NO SANGUE. VALORES PARA MULHERES: 38-48% VALORES PARA HOMENS: 40-50% FATORES INFLUENCIADORES. ALTITUDE

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 16 TÍTULO: HAPLÓTIPOS DO GENE BS- GLOBINA DA ANEMIA FALCIFORME NO BRASIL CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

Leia mais

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL P. 1/5 1. OBJETIVO Realizar o atendimento médico-ambulatorial hematológico e hemoterápico de pacientes portadores de Doença Falciforme. 2. APLICAÇÃO Nos ambulatórios transfusional e de anemias hereditárias

Leia mais

Drepanocitose em Debate. Drepanocitose. Carlos Canhota

Drepanocitose em Debate. Drepanocitose. Carlos Canhota Drepanocitose Carlos Canhota Objectivos Drepanocitose Enquadramento da questão Circular Normativa da DGS - PREVENÇÃO DAS FORMAS GRAVES DE HEMOGLOBINOPATIA Nº: 18/DSMIA 07/09/04 Experiência de Macau ACES

Leia mais

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DA ANEMIA FALCIFORME LABORATORY DIAGNOSIS OF FALCIFORM ANEMIA RESUMO

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DA ANEMIA FALCIFORME LABORATORY DIAGNOSIS OF FALCIFORM ANEMIA RESUMO DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DA ANEMIA FALCIFORME LABORATORY DIAGNOSIS OF FALCIFORM ANEMIA Angélica Cristina de Souza Barros Fermino ¹ RESUMO Everson Stábile ² A anemia falciforme é uma doença de origem genética,

Leia mais

Questionário - Proficiência Clínica

Questionário - Proficiência Clínica Tema Elaborador ANEMIA FALCIFORME E TALASSEMIAS ASPECTOS GERAIS Irene Biasoli, Professora Adjunta da Faculdade de Medicina da UFRJ, Serviço de Hematologia do HUCFF da UFRJ, Rio de Janeiro. Caso Clínico

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE ENFERMAGEM NAS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS A ARTE DE CUIDAR

MINISTÉRIO DA SAÚDE ENFERMAGEM NAS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS A ARTE DE CUIDAR MINISTÉRIO DA SAÚDE ENFERMAGEM NAS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS A ARTE DE CUIDAR Brasília DF 2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência ENFERMAGEM

Leia mais

ANEMIAS HEMOLÍTICAS HEREDITÁRIAS. Prof. Dr David Cavalcanti Ferreira

ANEMIAS HEMOLÍTICAS HEREDITÁRIAS. Prof. Dr David Cavalcanti Ferreira ANEMIAS HEMOLÍTICAS HEREDITÁRIAS Prof. Dr David Cavalcanti Ferreira A N E M I A S H E M O L Í T I C A S CONCEITO SÃO CONDIÇÕES MÓRBIDAS CAUSADAS POR ALTERAÇÕES (CORPUSCULARES OU EXTRA CORPUSCULARES) NAS

Leia mais

Hemoglobinas variantes com mobilidade eletroforética semelhante à da Hemoglobina S

Hemoglobinas variantes com mobilidade eletroforética semelhante à da Hemoglobina S Hemoglobinas variantes com mobilidade eletroforética semelhante à da Hemoglobina S Armandina Miranda 1, Filomena Seuanes 1, Sandra Copeto 1, Pedro Loureiro 2, Alcina Costa 1, Sandra Costa 1, Maria Teresa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CLEUDINALDO GUIMARÃES SILES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CLEUDINALDO GUIMARÃES SILES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CLEUDINALDO GUIMARÃES SILES INCIDÊNCIA DE CASOS DE ANEMIA FALCIFORME POR MEIO DE TRIAGEM NEONATAL NA REGIÃO DA BAIXADA SANTISTA, ESTADO DE SÃO PAULO, NO ANO DE 2010. PERUIBE

Leia mais

Doença de Células Falciformes

Doença de Células Falciformes Doença de Células Falciformes Pedro P. A. Santos Médico Oncologista - Hematologista Setor de Oncologia e Hematologia Hospital da Criança Conceição Porto Alegre RS Setembro 2015 Doença Falciforme Breve

Leia mais

Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) - Relatório n 57 HIDROXIUREIA PARA CRIANÇAS COM DOENÇA FALCIFORME

Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) - Relatório n 57 HIDROXIUREIA PARA CRIANÇAS COM DOENÇA FALCIFORME HIDROXIUREIA PARA CRIANÇAS COM DOENÇA FALCIFORME Demandante: Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados - Departamento de Atenção Especializada/Secretaria de Atenção à Saúde DAE/SAS/MS Apresentação Algumas

Leia mais

Reação Hiperhemolítica em gestante com doença falciforme. Maria Tereza Taroni Marques de Moraes Patrícia R. S. Cardoso Vanessa Maria Fenelon da Costa

Reação Hiperhemolítica em gestante com doença falciforme. Maria Tereza Taroni Marques de Moraes Patrícia R. S. Cardoso Vanessa Maria Fenelon da Costa Reação Hiperhemolítica em gestante com doença falciforme Maria Tereza Taroni Marques de Moraes Patrícia R. S. Cardoso Vanessa Maria Fenelon da Costa 1 PCCB 25 anos, diagnóstico de Anemia Falciforme Eletroforese:

Leia mais

Epidemiologia das hemoglobinopatias: variabilidade genética da hemoglobina e de enzimas eritrocitárias no Bengo, Angola.

Epidemiologia das hemoglobinopatias: variabilidade genética da hemoglobina e de enzimas eritrocitárias no Bengo, Angola. Apresentação de Resultados Preliminares 02 de Junho de 2017 CineTeatro Caxito genética da hemoglobina e de enzimas eritrocitárias no Bengo, Angola. Chissengo Lucama Tchonhi1,2; António Amorim3; Miguel

Leia mais

Imagem da Semana: Ressonância magnética (RM)

Imagem da Semana: Ressonância magnética (RM) Imagem da Semana: Ressonância magnética (RM) Imagem 01. Ressonância magnética de encéfalo, ponderada em Difusão, corte axial. Imagem 02. Angiorressonância de encéfalo, técnica 3D-TOF sem contraste, em

Leia mais

ASPECTOS CLÍNICOS E LABORATORIAIS DE PACIENTES QUE CONVIVEM COM A ANEMIA FALCIFORME

ASPECTOS CLÍNICOS E LABORATORIAIS DE PACIENTES QUE CONVIVEM COM A ANEMIA FALCIFORME ASPECTOS CLÍNICOS E LABORATORIAIS DE PACIENTES QUE CONVIVEM COM A ANEMIA FALCIFORME RESUMO AUGUSTO, Talia Hahn¹; SANTOS, Alaides de Abreu 1 ; RECKTENWALD, Rafaela da Rosa1 ; PARISI, Mariana Migliorini

Leia mais

CIÊNCIA EQUATORIAL ISSN

CIÊNCIA EQUATORIAL ISSN CIÊNCIA EQUATORIAL ISSN 2179-9563 Artigo Original Volume 2 - Número 2-2º Semestre 2012 TRAÇO FALCIFORME: O IMPACTO NA SAÚDE PÚBLICA Artemis Socorro do N. Rodrigues 1, Rafael Espíndola do Nascimento 2,

Leia mais

Prática Clínica: Uso de plantas medicinais no tratamento de feridas

Prática Clínica: Uso de plantas medicinais no tratamento de feridas Prática Clínica: Uso de plantas medicinais no tratamento de feridas Palestrante:Gabriela Deutsch Farmacêutica, mestre e doutoranda em Tecnologias em Saúde em úlceras crônicas (UFF) Voluntária no ambulatório

Leia mais

ANEMIA FALCICORME. Doença genética que protege o portador da malária

ANEMIA FALCICORME. Doença genética que protege o portador da malária ANEMIA FALCICORME Doença genética que protege o portador da malária Alaor Chaves Todo organismo que se reproduz sexualmente tem em seu genoma duas cópias, também chamadas alelos, de cada gene, uma vinda

Leia mais

BIOLOGIA LISTA 02 2ª SÉRIE 18 / 03 / Professor(a): Olívia. d)

BIOLOGIA LISTA 02 2ª SÉRIE 18 / 03 / Professor(a): Olívia. d) BIOLOGIA LISTA 02 Professor(a): Olívia 2ª SÉRIE 18 / 03 / 2019 1. A doença renal policística autossômica recessiva, conhecida em inglês pela sigla ARPKD, é uma rara enfermidade hereditária. Para desenvolver

Leia mais

CUIDADOS COM PACIENTE QUEIMADO APÓS ALTA HOSPITALAR

CUIDADOS COM PACIENTE QUEIMADO APÓS ALTA HOSPITALAR apresentam CUIDADOS COM PACIENTE QUEIMADO APÓS ALTA HOSPITALAR Jerusa Celi Martins enfermeira Declaro que não há conflitos de interesse Apresentação Enfermeira UFSC/SC Especialista em Gestão em Saúde Pública

Leia mais

Resolução de Questões do ENEM (Noite)

Resolução de Questões do ENEM (Noite) Resolução de Questões do ENEM (Noite) Resolução de Questões do ENEM (Noite) 1. O cladograma representa, de forma simplificada, o processo evolutivo de diferentes grupos de vertebrados. Nesses organismos,

Leia mais

Diário Oficial da Cidade de São Paulo

Diário Oficial da Cidade de São Paulo Diário Oficial da Cidade de São Paulo Nº 216 23/11/10 p.21 SAÚDE PORTARIA 2861/2010 SMS SMS.G REGULAÇÃO DO ATENDIMENTO AO PORTADOR DE HEMOGLOBINOPATIA O Secretário Municipal da Saúde, no uso de suas atribuições

Leia mais

Questão 01. a) A doença hereditária possui herança dominante ou recessiva? b) Informe os genótipos do heredograma. Questão 02

Questão 01. a) A doença hereditária possui herança dominante ou recessiva? b) Informe os genótipos do heredograma. Questão 02 LISTA 2 1ª Lei de Mendel 9 Ano Biologia Prof. Feresin Questão 01 Aconselhamento genético é um processo que serve para o portador de qualquer doença hereditária e seus familiares conhecerem as consequências

Leia mais

ENFERMAGEM SAÚDE DO IDOSO. Aula 8. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM SAÚDE DO IDOSO. Aula 8. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM Aula 8 Profª. Tatiane da Silva Campos DELÍRIO enfermeiras = reconhecer sintomas agudos do delírio e relatá-los de imediato = é emergência. Quando não é tratada = pode suceder a lesão cerebral

Leia mais

Puericultura para crianças de 1 a 4 anos de idade

Puericultura para crianças de 1 a 4 anos de idade apresentam Puericultura para crianças de 1 a 4 anos de idade Tatiana da Silva Oliveira Mariano Médica Pediatra - UFSM/RS Nefrologista Pediatra- HFB/RJ Especialista em Gestão em Saúde Pública Estácio/RJ

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ELISIANI DA SILVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ELISIANI DA SILVA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ELISIANI DA SILVA ANEMIA FALCIFORME: CARACTERIZAÇÃO GERAL FOZ DO IGUAÇU 2015 2 ELISIANI DA SILVA ANEMIA FALCIFORME: CARACTERIZAÇÃO GERAL Monografia apresentada como requisito

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DOS PORTADORES DE TRAÇO FALCIFORME NA TRIAGEM NEONATAL

IDENTIFICAÇÃO DOS PORTADORES DE TRAÇO FALCIFORME NA TRIAGEM NEONATAL FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO CURSO DE BACHARELADO EM BIOMEDICINA DENISE FIDELIS DO NASCIMENTO IDENTIFICAÇÃO DOS PORTADORES DE TRAÇO FALCIFORME NA TRIAGEM NEONATAL RECIFE PE 2017 DENISE FIDELIS DO

Leia mais

Sepse Professor Neto Paixão

Sepse Professor Neto Paixão ARTIGO Sepse Olá guerreiros concurseiros. Neste artigo vamos relembrar pontos importantes sobre sepse. Irá encontrar de forma rápida e sucinta os aspectos que você irá precisar para gabaritar qualquer

Leia mais

Principais Doenças do Sistema Hematológico

Principais Doenças do Sistema Hematológico Principais Doenças do Sistema Hematológico Medula Óssea Sangue é um tecido conjuntivo liquido, responsável por carrear nutrientes e oxigênio por todo corpo. Em um adulto o volume total de sangue é 5,5

Leia mais

CONVIVENDO COM A DOENÇA FALCIFORME NA INFÂNCIA INFORMES E DESAFIOS

CONVIVENDO COM A DOENÇA FALCIFORME NA INFÂNCIA INFORMES E DESAFIOS CONVIVENDO COM A DOENÇA FALCIFORME NA INFÂNCIA INFORMES E DESAFIOS Luciana Vilar Torres (1); Luara de Sousa Monteiro Duarte (1); Milena Bezerra Coutinho (2); Thaisa Leite Rolim Wanderley (3); Cibério Landim

Leia mais

Conhecimento, atitudes e práticas em relação aos portadores de doença falciforme

Conhecimento, atitudes e práticas em relação aos portadores de doença falciforme Conhecimento, atitudes e práticas em relação aos portadores de doença falciforme Tatiana Dela-Sávia FERREIRA¹, ², Marco Tulio A. GARCÍA-ZAPATA¹, Elisângela de Paula S. LACERDA² 1- Instituto de Patologia

Leia mais

Sabia Que? Idades 5-10 anos. Sobre a célula Falciforme

Sabia Que? Idades 5-10 anos. Sobre a célula Falciforme Sabia Que? Idades 5-10 anos Sobre a célula Falciforme Sabia Que? O disturbio da celula falciforme e uma doenca nos globulos vermelhos. Voce nasce com isso, pois herda dos seus pais (e heriditario). Significa

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Diabetes Mellitus Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Diabetes Mellitus Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS Diabetes Mellitus Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos - Estima-se a população mundial com diabetes (DM): 382 milhões de pessoas; deverá atingir 471 milhões

Leia mais

TALASSEMIAS ALFA NA POPULAÇÃO EM DEMANDA DO LABORATÓRIO MONTE AZUL NA CIDADE DE MONTE AZUL-SP

TALASSEMIAS ALFA NA POPULAÇÃO EM DEMANDA DO LABORATÓRIO MONTE AZUL NA CIDADE DE MONTE AZUL-SP TALASSEMIAS ALFA NA POPULAÇÃO EM DEMANDA DO LABORATÓRIO MONTE AZUL NA CIDADE DE MONTE AZUL-SP Rafael Rodas Lemo e Cibele Felício Ribeiro A Hemoglobina H (Hb H) é uma hemoglobina composta por tetrâmeros

Leia mais

Diagnóstico de hemoglobinopatias pela triagem neonatal

Diagnóstico de hemoglobinopatias pela triagem neonatal 1º Congresso Médico de Guarulhos Práticas Clínicas no SUS 5 a 7 novembro de 2015 Diagnóstico de hemoglobinopatias pela triagem neonatal Dra Christiane M. S. Pinto Hematologista Pediatrica HMCA Guarulhos

Leia mais

REGULAÇÃO DO ATENDIMENTO AO PORTADOR DE HEMOGLOBINOPATIA Diário Oficial da Cidade Nº 216 Seção 1, 23 de novembro de 2010

REGULAÇÃO DO ATENDIMENTO AO PORTADOR DE HEMOGLOBINOPATIA Diário Oficial da Cidade Nº 216 Seção 1, 23 de novembro de 2010 Circular 550/2010 São Paulo, 23 de novembro de 2010. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) REGULAÇÃO DO ATENDIMENTO AO PORTADOR DE HEMOGLOBINOPATIA Diário Oficial da Cidade Nº 216 Seção 1, 23 de novembro de 2010

Leia mais

ASPECTOS BÁSICOS DA FISIOPATOLOGIA E DE CUIDADOS ÀS PESSOAS PORTADORAS DE DOENÇA FALCIFORME

ASPECTOS BÁSICOS DA FISIOPATOLOGIA E DE CUIDADOS ÀS PESSOAS PORTADORAS DE DOENÇA FALCIFORME UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA SAMUEL SILVA DO ROSÁRIO ASPECTOS BÁSICOS DA FISIOPATOLOGIA E DE CUIDADOS ÀS PESSOAS PORTADORAS DE DOENÇA

Leia mais

Atenção Integral Maria Cândida Queiroz

Atenção Integral Maria Cândida Queiroz Atenção Integral Maria Cândida Queiroz Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme (PAPDF) SMS - Salvador Membro do CAT/ DF - Câmara de Assessoramento Técnico em Doença Falciforme/ CGSH/MS 19/junho/2015

Leia mais

Alterações Circulatórias Trombose, Embolia, Isquemia, Infarto e Arterosclerose

Alterações Circulatórias Trombose, Embolia, Isquemia, Infarto e Arterosclerose Alterações Circulatórias Trombose, Embolia, Isquemia, Infarto e Arterosclerose PhD Tópicos da Aula A. Patologias vasculares B. Patologias circulatórias C. Arterosclerose 2 Patogenia Trombose A. Patologias

Leia mais

Casos clínicos. Seção II

Casos clínicos. Seção II Casos clínicos Seção II CASO 1 Menina afro-americana de 15 anos vai à emergência com queixa de dor bilateral na coxa e no quadril. A dor está presente há um dia e é cada vez mais intensa em termos de

Leia mais

Módulo 1 / Semestre 1 Carga horária total: 390ch Unidade Curricular. Semestral

Módulo 1 / Semestre 1 Carga horária total: 390ch Unidade Curricular. Semestral Curso Técnico Subsequente em Curso Técnico em Enfermagem Nome do Curso - Curso Técnico em Enfermagem CÂMPUS Florianópolis/SC MATRIZ CURRICULAR Módulo 1 / Semestre 1 Carga horária total: 390ch Unidade Curricular

Leia mais

Hemoglobina. Prof. Archangelo Fernandes Profa Alessandra Barone

Hemoglobina. Prof. Archangelo Fernandes Profa Alessandra Barone Hemoglobina Prof. Archangelo Fernandes Profa Alessandra Barone www.profbio.com.br Hemoglobina (Hb) Molécula formada por quadro cadeias polipeptídicas globínicas associadas a 4 anéis porfirínicos heme.

Leia mais

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DO PACIENTE COM DOENÇA FALCIFORME: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A UAPS EUSTÁQUIO DE QUEIROZ DO MUNICÍPIO DE PIRAPORA/MG

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DO PACIENTE COM DOENÇA FALCIFORME: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A UAPS EUSTÁQUIO DE QUEIROZ DO MUNICÍPIO DE PIRAPORA/MG UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA LEILA GRAZIELE SILVA DANTAS ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DO PACIENTE COM DOENÇA FALCIFORME: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Leia mais

MACRONUTRIENTES III PROTEÍNAS

MACRONUTRIENTES III PROTEÍNAS MACRONUTRIENTES III PROTEÍNAS 1 PROTEÍNAS As proteínas são compostos orgânicos de estrutura complexa e massa molecular elevada, elas são sintetizadas pelos organismos vivos através da condensação de um

Leia mais

DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA HEMATÓCRITO

DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA HEMATÓCRITO DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA HEMATÓCRITO Profª.: Aline Félix HEMATÓCRITO Indica a porcentagem do volume de glóbulos vermelhos presente em uma certa quantidade de sangue. Faz parte de um exame chamado de Hemograma

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ LETÍCIA DE BARROS ARSIE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ LETÍCIA DE BARROS ARSIE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ LETÍCIA DE BARROS ARSIE ANEMIA FALCIFORME: A IMPORTÂNCIA DOS TESTES NEONATAL E DO PEZINHO CURITIBA 2014 LETÍCIA DE BARROS ARSIE ANEMIA FALCIFORME: A IMPORTÂNCIA DOS TESTES

Leia mais

Síndrome periódica associada ao recetor do fator de necrose tumoral (TRAPS) ou febre familiar hiberniana

Síndrome periódica associada ao recetor do fator de necrose tumoral (TRAPS) ou febre familiar hiberniana www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Síndrome periódica associada ao recetor do fator de necrose tumoral (TRAPS) ou febre familiar hiberniana Versão de 2016 1. O QUE É A TRAPS 1.1 O que é? A TRAPS

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS HEPÁTICAS. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS HEPÁTICAS. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS HEPÁTICAS Profª. Tatiane da Silva Campos - Consideradas por muitos profissionais da área da saúde como pouco expressivas. - Porém, são altamente prevalentes na população e algumas como

Leia mais

PRÓS E CONTRAS NO USO DA HIDROXIURÉIA NO TRATAMENTO DA ANEMIA FALCIFORME

PRÓS E CONTRAS NO USO DA HIDROXIURÉIA NO TRATAMENTO DA ANEMIA FALCIFORME PRÓS E CONTRAS NO USO DA HIDROXIURÉIA NO TRATAMENTO DA ANEMIA FALCIFORME Amanda Grangeiro Martins de Souza biomédica e aluna do curso de Pós- Graduação Lato-Sensu da Academia de Ciência e Tecnologia e

Leia mais

O QUE É O TESTE DO PEZINHO?

O QUE É O TESTE DO PEZINHO? O QUE É O TESTE DO PEZINHO? É um exame preventivo, feito no recém nascido, que serve para diagnosticar doenças graves que não apresentam sintomas ao nascimento, como a Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito,

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS AVE / AVC. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS AVE / AVC. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS AVE / AVC Profª. Tatiane da Silva Campos - As doenças cerebrovasculares são a 2º maior causa de óbitos no mundo, perdendo a posição apenas para as doenças

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LINHA DE CUIDADO EM DOENÇA FALCIFORME NO RIO GRANDE DO SUL

PLANO DE AÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LINHA DE CUIDADO EM DOENÇA FALCIFORME NO RIO GRANDE DO SUL PLANO DE AÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LINHA DE CUIDADO EM DOENÇA FALCIFORME NO RIO GRANDE DO SUL COORDENAÇÃO ESTADUAL DA SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA DEPARTAMENTO DE AÇÕES EM SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Leia mais

Vanessa Maria Fenelon da Costa 2012

Vanessa Maria Fenelon da Costa 2012 Vanessa Maria Fenelon da Costa 2012 Estudo prospectivo de coorte Janeiro de 2009 a Agosto de 2011 Gestantes atendidas na Maternidade Henrique Horta do HOB e na Maternidade Otto Cirne do Hospital das Clínicas

Leia mais

CAPÍTULO 13. BIOLOGIA MOLECULAR DA Hb S

CAPÍTULO 13. BIOLOGIA MOLECULAR DA Hb S CAPÍTULO 13 348 BIOLOGIA MOLECULAR DA Hb S INTRODUÇÃO A heterogeneidade das manifestações clínicas entre doentes com o genótipo SS da anemia falciforme sempre foi um enigma para os clínicos. Com o progresso

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA MESTRADO ACADÊMICO EM SAÚDE COLETIVA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA MESTRADO ACADÊMICO EM SAÚDE COLETIVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA MESTRADO ACADÊMICO EM SAÚDE COLETIVA LÍVIA LOPES CUSTÓDIO DOENÇA FALCIFORME: A VIVÊNCIA E O SIGNIFICADO

Leia mais

Estudo de Caso: Processo de Produção e Novo Composto para Anemia Falciforme

Estudo de Caso: Processo de Produção e Novo Composto para Anemia Falciforme Estudo de Caso: Processo de Produção e Novo Composto para Anemia Falciforme Inventores: Jean dos Santos - Unesp Chung Man Chin - Unesp Lídia Moreira Lima - UFRJ Fernando Ferreira Costa - Unicamp Carolina

Leia mais

Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS)

Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS) www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS) Versão de 2016 1. O QUE É A CAPS 1.1 O que é? A Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS) compreende

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM FARMÁCIA MARGARETH MENDONÇA CORDEIRO

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM FARMÁCIA MARGARETH MENDONÇA CORDEIRO UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM FARMÁCIA MARGARETH MENDONÇA CORDEIRO ADESÃO AO TRATAMENTO COM HIDROXIURÉIA E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES PEDIÁTRICOS COM ANEMIA

Leia mais

Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade em Saúde NUDES/UEFS,

Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade em Saúde NUDES/UEFS, 1225 ABORDAGEM DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL AO PACIENTE COM DOENÇA FALCIFORME EM CRISE ÁLGICA NA EMERGÊNCIA Eula Priscila Brandão Soares 1 ; Aline Silva Gomes Xavier 2 1 Graduanda do curso de enfermagem,

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 360120 Em relação à terapia de compressão de membros inferiores, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, o enfermeiro deve saber que a 1) meia de suporte, preventiva

Leia mais

UNISALESIANO. Profª Tatiani

UNISALESIANO. Profª Tatiani UNISALESIANO Profª Tatiani CARACTERÍSTICAS FÍSICO- QUÍMICAS DO SANGUE O sangue constitui o líquido corporal que se encontra dentro dos vasos sanguíneos e que através do sistema circulatório participa da

Leia mais

Artigo ASPECTOS CLÍNICOS E MOLECULARES DA ANEMIA FALCIFORME: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Artigo ASPECTOS CLÍNICOS E MOLECULARES DA ANEMIA FALCIFORME: UMA REVISÃO DE LITERATURA ASPECTOS CLÍNICOS E MOLECULARES DA ANEMIA FALCIFORME: UMA REVISÃO DE LITERATURA CLINICAL AND MOLECULAR ASPECTS OF SICKLE CELL ANEMIA: A LITERATURE REVIEW Carla Vaneska Fernandes Leal 1 Albert Eduardo Silva

Leia mais