Processos de Negócio. Professor Marco Câmara

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Processos de Negócio. Professor Marco Câmara"

Transcrição

1 Processos de Negócio Professor Marco Câmara

2 O que são processos? Uma peça jurídica para obtenção de direitos Um jeito de fazer as coisas Um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes (Hammer e Champy, 1994) Um processo de negócio é definido com um trabalho ponta-a-ponta que entrega valor aos clientes (BPM CBOK)

3

4

5 Tipos de processos De NEGÓCIO Também chamados de primários ou essenciais, esses processos entregam valor ao cliente e estão relacionados à atividade fim da organização. Estão associados à criação de um produto/serviço, marketing e transferência ao cliente. De SUPORTE Provêm suporte aos processos primários, geralmente pelo gerenciamento de recursos e infraestrutura requerida pelos processos primários. GERENCIAIS Relacionados ao planejamento, medição, monitoramento e controle das atividades de negócio e de suporte tenham eficácia/eficiência.

6 Exemplos Realizar uma venda Comprar novos insumos de fornecedores Contratar novos funcionários Lançar novo produto no mercado Fabricar produtos Realizar atendimento pós-venda

7 Ciclo de BPM : origem

8 Ciclo de BPM : origem

9 2 a Aula

10 Termos usados em BPM Eventos, Atividades e Tarefas Gateways ou Pontos de Decisão Atores e Clientes Entradas e Saídas

11 Eventos e Atividades Eventos: acontecem em um determinado momento, e não têm duração. Entrega de um produto; Recebimento de com RFP. Atividade: demanda algum tempo de execução. Tempo muito curto, não pode ser decomposto: são chamados simplesmente de Tarefa; Pode ser decomposto em novo processo: Atividade.

12 Gateways ou Pontos de Decisão Momento em que uma decisão afeta a forma como o processo passará a ser executado: O produto que chegou atende ao que foi especificado na compra? O escopo da RFP é compatível com o portfolio da empresa?

13 Atores e Clientes Atores Pessoas; Organizações; Sistemas Informatizados (em nome dos outros 2). Cliente Ator que consumirá a(s) saída(s) do processo.

14 Entradas e Saídas Entradas Informações; Objetos Físicos ou Imateriais. Saídas Informações; Objetos Físicos ou Imateriais; Serviços. Saídas geram valor para os atores do processo, especialmente os clientes Saídas podem gerar valor negativo.

15 Exemplos de Processos (texto)

16 3 a Aula

17 Termos usados em BPM Eventos, Atividades e Tarefas Gateways ou Pontos de Decisão

18 Eventos e Atividades Eventos: acontecem em um determinado momento, e não têm duração. Entrega de um produto; Recebimento de com RFP. Atividade: demanda algum tempo de execução. Tempo muito curto, não pode ser decomposto: são chamados simplesmente de Tarefa; Pode ser decomposto em novo processo: Atividade.

19 Gateways ou Pontos de Decisão Momento em que uma decisão afeta a forma como o processo passará a ser executado: O produto que chegou atende ao que foi especificado na compra? O escopo da RFP é compatível com o portfolio da empresa?

20 Simbologia (tarefa) (atividade) (atividade) (início) (fim)

21 Exemplos de Processos (gráfico)

22 4 a Aula

23 O ciclo BPM Quais os processos serão trabalhados? Identificação Formatura, Lanche e RH Quais serão os limites da análise? Formatura: começa na escolha da comissão, ou na organização da festa? Termina no final da festa, ou quando terminar de pagar? Lanche: começa na entrada do cliente, ou só quando ele chega ao caixa? Termina quando o cliente for embora, ou quando o lanche for entregue? Monitoramento e Controle Modelagem Análise CNH: começa na chegada do contribuinte, ou quando ele compra o laudo? Termina quando ele conclui os testes, ou quando recebe a carteira? Implementação Melhoramento

24 O ciclo BPM O uso do BPM tem objetivos Identificação Redução de Custos, Prazos ou Falhas; É necessário mensurar para poder controlar:!, e # Modelagem Pode ser necessária coleta de dados Processo de Modelagem Texto, Gráfico ou Gráfico + Texto; Modelo mais adotado: BPMN (Business Process Model and Notation) Monitoramento e Controle Implementação Análise Melhoramento

25 O ciclo BPM Análise do Modelo "descoberto" Identificação Localizar possíveis falhas; Otimizar o processo: Eliminar etapas desnecessárias; Modelagem Informatização; Eliminação de funções injustificáveis. Manter foco nas métricas Se não houver benefício significativo, talvez seja mais interessante manter o modelo. Ex: Equipes reagem a mudanças; Novas métricas justificam mudanças Monitoramento e Controle Implementação Análise Melhoramento

26 Exemplos de Processos (mensurar e analisar)

27 5 a Aula

28 Identificação de Processos Identificação dos processos de uma organização; Priorizar os processos identificados; Definição da Arquitetura de Processos, que representa os processos e suas interrelações; Dividida em duas fases: Designação Avaliação

29 Prioridades BPM tem custo - é necessário dar foco aos processos mais prioritários; Quem gera mais valor? (ou problemas?) A prioridade pode mudar com o tempo

30 Objetivos Designação Identificação dos Processos Núcleo, suporte e Gerenciamento; Tamanho e abrangência dos processos? Análise das inter-relações Sub-processos; Processos sequenciais; Avaliação Priorização Importância; Disfunção; Viabilidade Informações Típicas Estratégia da Organização; Experiência, observações; Medições. Dependência quanto à performance

31 Identificando Processos Um exemplo

32 6 a Aula

33 Desenhando a Arquitetura de Processos A arquitetura de Processos é um modelo conceitual que mostra os processos de uma organização, e seus relacionamentos. Visão Geral Modelos Abstratos de Negócio Modelos Detalhados de Negócio (BPMN)

34 Método de Dijkman Duas dimensões: "Caso": produtos ou serviços entregues aos clientes classificados por propriedades (tipo de produto ou serviço, canal utilizado etc); Função : atividades da empresa. Ex: Compra, Produção e Vendas em uma fábrica. Para desenhar a arquitetura: Identificar os casos"; Identificar as funções para cada caso ' Montar matriz de casos e funções; Identificar os processos.

35 Identificação de caso Tipo de produto; Tipo de serviço; Canal; Tipo de cliente; Outros (localização, especialização etc)

36 Identificando funções Tipicamente utiliza-se frameworks pré-definidos de funções empresariais; O modelo ajuda, mas não deve limitar a identificação de funções específicas, especialmente em corporações com funções específicas; Ex: PCF (Process Classification Framework) da APQC (American Productivity & Quality Center)

37

38

39

40 Matriz Casos x Funções Matriz relacionando as funções a cada caso da empresa; Algumas funções se repetem; outras não.

41 7 a Aula

42 Revisão da Simbologia Eventos Tarefa Gateways

43 Eventos e Atividades Eventos: acontecem em um determinado momento, e não têm duração. Entrega de um produto; Recebimento de com RFP. Atividade: demanda algum tempo de execução. Tempo muito curto, não pode ser decomposto: são chamados simplesmente de Tarefa; Pode ser decomposto em novo processo: Atividade. Gateway ou Ponto de Decisão: Momento em que uma decisão afeta a forma como o processo passará a ser executado;

44 Principais tipos de Evento Início Não possui entradas, e indica onde um processo começa; Não é obrigatório, exceto se o processo for automatizado; É recomendável que exista apenas um em todo o processo depois de modelado; É independente para cada processo ou subprocesso. Intermediário Tarefas que afetam o fluxo normal do processo e podem ocorrer em qualquer momento; Não dependem do usuário, mas sim de uma condição provocada externamente. No entanto, eles podem ser ativados manualmente pelo usuário; Podem não ocorrer dentro de um processo. Intermediário Temporizador Representa uma espera dentro do processo; Pode representar um tempo fixo ou variável. Fim Não possui saídas; Indica quando um caminho do processo finaliza; Não é obrigatório, exceto se o processo for automatizado; Existe também o Evento de Término, que determina que o processo e todas as suas atividades terminam, independente de haver um ou mais fluxos pendentes, com o seguinte símbolo:

45 Principais tipos de Tarefa Usuário Realizada por uma pessoa ou usuário com ajuda de uma sistema ou software; Serviço Realizada por um sistema sem intervenção humana; Script Executa uma expressão. Tipicamente usada para identificar, por exemplo, uma tarefa que envia .

46 Principais tipos de Atividade (subprocesso) Subprocesso comum Inclui tarefas, eventos e gateways internos a uma atividade; Subprocesso loop Se repete enquanto uma condição for satisfeita; Múltiplas instâncias Se repete por um número determinado de vezes.

47 Principais tipos de Gateway Gateway de decisão exclusiva (baseado em dados) Se for baseado em eventos, utiliza-se este símbolo: Gateway Paralelo Utilizado como elemento de divergência ou convergência; Divergência: várias atividades podem ser executadas em paralelo; Convergência: atividades paralelas podem convergir para uma única; o fluxo só continua após todos os fluxos de entrada chegarem ao gateway. Gateway Inclusivo Baseado em expressões condicionais dentro dos fluxos de saída; Executa pelo menos uma das opções.

48 Exemplo simples

Processos de Negócio. Professor Marco Câmara

Processos de Negócio. Professor Marco Câmara Processos de Negócio Professor Marco Câmara O que são processos? Uma peça jurídica para obtenção de direitos Um jeito de fazer as coisas Um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo

Leia mais

Diagramação de Processos com o Software Bizagi Gabriela Musse Branco

Diagramação de Processos com o Software Bizagi Gabriela Musse Branco Diagramação de Processos com o Software Bizagi Gabriela Musse Branco ESCRITÓRIO DE PROCESSOS - DGI - PROPLAN Programa Objetivo: capacitar os participantes a entender a gestão por processos e diagramar

Leia mais

Sistemas de Informação e Decisão II. Douglas Farias Cordeiro

Sistemas de Informação e Decisão II. Douglas Farias Cordeiro Sistemas de Informação e Decisão II Douglas Farias Cordeiro Processos As empresas são grandes coleções de processo! Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe

Leia mais

Modelagem de Processos BPMN. Silvana Pereira Detro

Modelagem de Processos BPMN. Silvana Pereira Detro Modelagem de Processos BPMN Silvana Pereira Detro Processos Uma sequência ou fluxo de atividades para atingir um determinado objetivo organizacional (BPMN 2.0 Specification) Uma visão formalizada de um

Leia mais

BPMN BPMN BUSINESS PROCESS MODELING NOTATION

BPMN BPMN BUSINESS PROCESS MODELING NOTATION BPMN BPMN BUSINESS PROCESS MODELING NOTATION (NOTAÇÃO PARA MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIO) Agenda Introdução a BPMN Principais vantagens e benefícios Objetos de Transição, mensagens e associação Eventos

Leia mais

Modelagem de Processos. Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua

Modelagem de Processos. Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua Modelagem de Processos Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua 1 BIBLIOGRAFIA DEBEVOISE, T;GENEVA,R. The microguide Process Modeling in BPMN. Booksurge, 2008. VALLE, R.; OLIVEIRA, S.B. Análise e modelagem

Leia mais

BPMN. Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua

BPMN. Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua BPMN Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua 1 BIBLIOGRAFIA DEBEVOISE, T;GENEVA,R. The microguide Process Modeling in BPMN. Booksurge, 2008. VALLE, R.; OLIVEIRA, S.B. Análise e modelagem de processo de

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO ERP

SISTEMA DE GESTÃO ERP SISTEMA DE GESTÃO ERP DEFINIÇÃO, CONCEITUAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE BPM E TÉCNICAS DE MODELAGEM DE PROCESSOS Walison de Paula Silva Agenda BPM MODELAGEM DE PROCESSOS Sistemas de Gestão ERP BPM - Business

Leia mais

Engenharia de Software Modelagem de Negócio

Engenharia de Software Modelagem de Negócio Engenharia de Software Modelagem de Negócio Prof. Ms.C. Paulino Wagner Palheta Viana Manaus, Março 2018 1 Modelagem de negócio Estrutura dinâmica da organização; visão comum da organização por clientes

Leia mais

[BPM CBoK, v3.0] CONCEITO DE PROCESSO:

[BPM CBoK, v3.0] CONCEITO DE PROCESSO: Metodologias e estruturas de trabalho padronizadas asseguram que a modelagem, análise e transformação de processos siga um caminho comumente aceito para atingir os melhores resultados. CONCEITO DE PROCESSO:

Leia mais

(ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Gestão de Processos Parte 4. Prof.ª Karen Estefan Dutra

(ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Gestão de Processos Parte 4. Prof.ª Karen Estefan Dutra (ADMINISTRAÇÃO GERAL Organização, Sistemas e Métodos Gestão de Processos Parte 4 Prof.ª Karen Estefan Dutra Modelagem significa que a representação pode ser usada para mostrar o desempenho do que está

Leia mais

BPMN e BPMS. Ad, Décio, Marcos, Yuri

BPMN e BPMS. Ad, Décio, Marcos, Yuri BPMN e BPMS Ad, Décio, Marcos, Yuri BPM - Business Process Management Surgimento Contexto Conceito Prós e Contras Ciclo de vida Design Modelagem Execução Monitoramento Otimização Reengenharia BPMn - Business

Leia mais

BPMN Business Process Management Notation

BPMN Business Process Management Notation Business Process Management Notation Parte 1 ENG1518/3VC Sistemas de Informação Gerenciais Prof. Marcos Villas villas@puc-rio.br 1 Objetivo Criar um mecanismo simples para o desenvolvimento de modelos

Leia mais

PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Aula 9 - Modelagem de Processos com BPMN Prof. Fabiano Nezello, Msc :: Tipos de Notação para modelagem de processos Tipos de Modelagem Hierarquia Fluxograma Rummler-Brache

Leia mais

MODELAGEM DE PROCESSO

MODELAGEM DE PROCESSO MODELAGEM DE PROCESSO Helder Marcos Freitas Administrador UFJF Residente de Gestão Hospitalar HU/UFJF E-mail: residecoadm.hu@ufjf.edu.br Introdução Processo é uma agregação de atividades e comportamentos

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPI JOÃO CÂMARA RATIONAL UNIFIED PROCESS - RUP

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPI JOÃO CÂMARA RATIONAL UNIFIED PROCESS - RUP 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPI JOÃO CÂMARA RATIONAL UNIFIED PROCESS - RUP Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Introdução 2 Modelo

Leia mais

MAPEAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS COM NOTAÇÃO BPMN

MAPEAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS COM NOTAÇÃO BPMN MAPEAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS COM NOTAÇÃO BPMN Fonte: Cláudio Márcio / Eder Bart - Pirâmides do Egito - Foram erguidas 2700 a.c. - 2,3 milhões de blocos de rocha, cada um pesando em média 2,5 toneladas

Leia mais

ACME. Computadores. Uma divisão de A Company that Makes Everything

ACME. Computadores. Uma divisão de A Company that Makes Everything ACME Computadores Uma divisão de A Company that Makes Everything A Empresa A ACME Computadores é uma empresa que compra componentes de computadores de diversos fornecedores, monta seus próprios equipamentos

Leia mais

Processos de Software

Processos de Software Processos de Software Um processo de software é um conjunto de atividades que leva à produção de um produto de software Um modelo de processo de software é uma representação abstrata de um processo de

Leia mais

MODELAGEM DE PROCESSO

MODELAGEM DE PROCESSO MODELAGEM DE PROCESSO Helder Marcos Freitas Administrador UFJF Residente de Gestão Hospitalar HU/UFJF E-mail: residecoadm.hu@ufjf.edu.br Introdução Processo é uma agregação de atividades e comportamentos

Leia mais

Business Process Modeling and Notation

Business Process Modeling and Notation Business Process Modeling and Notation Material adaptado a partir do material de: Prof a. Dr a. Ellen Francine Barbosa Estagiário PAE Anderson S. Marcolino Material de apoio Processos Organizações executam

Leia mais

Gerenciamento de Processos de Negócio - BPM Marcos Sganderlla Henrique Brodbeck

Gerenciamento de Processos de Negócio - BPM Marcos Sganderlla Henrique Brodbeck Gerenciamento de Processos de Negócio - BPM Marcos Sganderlla Henrique Brodbeck Agosto, 2013 Modelos de negócio Processos de negócio Modelos de processos de negócio 2 Modelo de negócio Descrição formal

Leia mais

WORKSHOP MELHORIA DE PROCESSOS WORKSHOP II Mapeamento de Processos

WORKSHOP MELHORIA DE PROCESSOS WORKSHOP II Mapeamento de Processos WORKSHOP MELHORIA DE PROCESSOS WORKSHOP II Mapeamento de Processos Superintendência de Planejamento e Gestão Escritório de Processos Organizacionais Goiânia, 03 de junho de 2009 Objetivos do Workshop II

Leia mais

Aula 1. Noções Básicas sobre Processos. Prof. Carina Frota Alves

Aula 1. Noções Básicas sobre Processos. Prof. Carina Frota Alves Aula 1 Noções Básicas sobre Processos Prof. Carina Frota Alves 1 O que significa BPM? BPM Business Process Modelling BPM Business Process Management Em geral, iniciativas BPM referem-se ao ciclo de vida

Leia mais

INTRODUÇÃO À PROCESSOS

INTRODUÇÃO À PROCESSOS INTRODUÇÃO À PROCESSOS Na aula de hoje iremos aprender... O que é um processo Quais os tipos de processos A hierarquia de um processo Como representar graficamente um processo Como a qualidade do processo

Leia mais

Processamento. Atividades Agregar Valor Troughput*

Processamento. Atividades Agregar Valor Troughput* Processos Processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico. Inputs podem ser materiais, informações, conhecimento,

Leia mais

1. Transformação de Processos de Negócio

1. Transformação de Processos de Negócio 1. Transformação de Processos de Negócio A Organização é tão boa quanto seus processos Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM Business Process Management) é uma disciplina gerencial que integra estratégias

Leia mais

BPMN - Business Process Modeling Notation Uma Notação para a Modelagem de Processos. Renata Guanaes

BPMN - Business Process Modeling Notation Uma Notação para a Modelagem de Processos. Renata Guanaes BPMN - Business Process Modeling Notation Uma Notação para a Modelagem de Processos Renata Guanaes Tópicos Motivação - Porque modelar processos Como definir Nível de Detalhe (Granularidade do Processo)

Leia mais

EAD Desenvolvimento de Sistemas de Informação

EAD Desenvolvimento de Sistemas de Informação Prof. Antonio Geraldo da Rocha Vidal 1 EAD-0658 - Desenvolvimento de Sistemas de Informação FEA/USP Prof. Antonio Geraldo da Rocha Vidal vidal@usp.br 2011 O Conceito de Sistema Conjunto de elementos ligados

Leia mais

MBA em Qualidade e Gestão de Processos

MBA em Qualidade e Gestão de Processos 1 Modelagem de Processos de Negócio Modelagem de Processos de Negócio Marcos Santos Mini Currículo de Marcos Santos Executivo da administração e do comércio internacional, pós graduado em Comércio Exterior

Leia mais

Curso Mapeamento de Processos com BPMN

Curso Mapeamento de Processos com BPMN UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Curso Mapeamento de Processos com BPMN 13, 14 e 15 de fevereiro (12 horas) Horário: 14 às 18 h Prof. Dr. Cláudio Márcio Mendonça cmarcio@gmail.com 1 PROCESSOS BPM / BPMN 13/2

Leia mais

Introdução à Gestão de Processos de Negócios

Introdução à Gestão de Processos de Negócios Introdução à Gestão de Processos de Negócios Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2. Semestre de 2016 SSC0531 - Gestão de Sistemas de Informação Slides inicialmente preparados por Roberto Rocha e Prof. João

Leia mais

OSM - PROCESSOS ORGANIZACIONAIS BPM / BPMN

OSM - PROCESSOS ORGANIZACIONAIS BPM / BPMN OSM - PROCESSOS ORGANIZACIONAIS BPM / BPMN BPM - BUSINESS PROCESS MANAGEMENT (GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO) Os princípios fundamentais de BPM enfatizam a visibilidade, a responsabilidade e a capacidade

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DO TEMPO PROF.: KAIO DUTRA

PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DO TEMPO PROF.: KAIO DUTRA PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DO TEMPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento do Tempo O gerenciamento do tempo do projeto inclui os processos necessário para gerenciar o término pontual do projeto.

Leia mais

Introdução À Engenharia De Software Com Foco No RUP: Rational Unified Process

Introdução À Engenharia De Software Com Foco No RUP: Rational Unified Process Introdução À Engenharia De Software Com Foco No RUP: Rational Unified Process Parte II Disciplinas do RUP Descrição típica de um workflow Propósito Definições e Conceitos Chave Trabalhadores e Artefatos

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE SOFTWARE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE SOFTWARE 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE SOFTWARE Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Introdução 2 Antes de qualquer

Leia mais

Aula 12 Modelagem de Processos de Negócio Prof. Filipe Wall Mutz

Aula 12 Modelagem de Processos de Negócio Prof. Filipe Wall Mutz Aula 12 Modelagem de Processos de Negócio Prof. Filipe Wall Mutz Introdução Devido a dinâmica do mundo dos negócios, empresas frequentemente se veem com processos obsoletos e ineficientes. Novas tecnologias

Leia mais

Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave

Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave Primeiro Módulo: Parte 3 Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave AN V 3.0 [60] Rildo F Santos (@rildosan) rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com

Leia mais

Processos e Tomada de Decisão. Sistemas de Informação e Decisão I 2017/1

Processos e Tomada de Decisão. Sistemas de Informação e Decisão I 2017/1 Processos e Tomada de Decisão Sistemas de Informação e Decisão I 2017/1 1 Revisão Revisão O que é um processo? Como, tradicionalmente, é a estrutura gerencial de uma organização? Quais as vantagens de

Leia mais

Elaboração e Gestão de Projetos

Elaboração e Gestão de Projetos Disciplina do curso de Especialização em Gestão Pública (48horas) Período: Quintas feiras 05/02 a 23/04/201 12/03 ok - hoje! Aulas previstas: Fevereiro: 12, 19, 26-05 não houve aula Março: 05, 12, 26 19

Leia mais

Modelagem de Processos &

Modelagem de Processos & Modelagem de Processos & Business Process Modeling Notation (BPMN) DOS PROCESSOS AOS REQUISITOS 2 Os sistemas de informação, como ferramenta do negócio, podem estar posicionados em diferentes quadrantes

Leia mais

(ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Gestão de Processos Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra

(ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Gestão de Processos Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra (ADMINISTRAÇÃO GERAL Organização, Sistemas e Métodos Gestão de Processos Parte 2 Prof.ª Karen Estefan Dutra De acordo com Laurindo e Rotondaro (2006), os objetivos da gestão de processos podem ser: -aumentar

Leia mais

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software Conjunto de atividades que leva à produção de um produto de Software [Sommerville,2011]; Podemos contar com ferramentas de apoio com o objetivo

Leia mais

Modelagem e Análise de Processos na área de TI. Josué Vitor Professor e Pesquisador DEPAD/UFRN

Modelagem e Análise de Processos na área de TI. Josué Vitor Professor e Pesquisador DEPAD/UFRN Modelagem e Análise de Processos na área de TI Josué Vitor josuevitor16@gmail.com Professor e Pesquisador DEPAD/UFRN CONCEITOS INTRODUTÓRIOS Um processo de negócio descreve o trabalho executado pelos recursos

Leia mais

BPMN (Business Process. George Valença gavs@cin.ufpe.br

BPMN (Business Process. George Valença gavs@cin.ufpe.br BPMN (Business Process Modeling Notation) George Valença gavs@cin.ufpe.br 31/10/2012 Introdução Modelagem de processos No ciclo de vida BPM, a etapa de modelagem de processos consiste em um conjunto de

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Setembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Conclusão do Domínio de Processos PO (PO7 e PO8)

Leia mais

Administração Pública (Analista Judiciário TRE SP) Aula Demonstrativa Prof. Renato Fenili

Administração Pública (Analista Judiciário TRE SP) Aula Demonstrativa Prof. Renato Fenili AULA DEMONSTRATIVA Prezado(a) amigo(a), Iniciamos aqui nossa jornada rumo a um excelente resultado na prova de Administração Pública, no concurso para Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral

Leia mais

PROCESSO DE MODELAGEM DE NEGÓCIO PARA AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL

PROCESSO DE MODELAGEM DE NEGÓCIO PARA AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG PROCESSO DE MODELAGEM DE NEGÓCIO PARA AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL Douglas

Leia mais

Pós-Graduação. Gestão Estratégica de Processos de Negócios

Pós-Graduação. Gestão Estratégica de Processos de Negócios Pós-Graduação Gestão Estratégica de Processos de Negócios - 2017 Disciplinas: 1) Introdução a BPM, Contexto Organizacional e Profissional 2) Estratégia e Modelagem do Negócio Aplicada com Foco em BPM 3)

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aulas 6 e 7 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno

Modelagem de Processos de Negócio Aulas 6 e 7 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno Modelagem de Processos de Negócio Aulas 6 e 7 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2018.02 Agenda Estrutura Organizacional Cadeia de Valor Fluxo de Processo BPMN Detalhamento

Leia mais

Departamento de Sistemas de Computação Universidade de São Paulo Análise e Projeto Orientados a Objetos Aula 2 O Processo Unificado (PU)

Departamento de Sistemas de Computação Universidade de São Paulo Análise e Projeto Orientados a Objetos Aula 2 O Processo Unificado (PU) Departamento de Sistemas de Computação Universidade de São Paulo Análise e Projeto Orientados a Objetos Aula 2 O Processo Unificado (PU) Prof. Seiji Isotani (sisotani@icmc.usp.br) Modelos de Processo de

Leia mais

Requisitos de Software e UML Básico. Janaína Horácio

Requisitos de Software e UML Básico. Janaína Horácio Requisitos de Software e UML Básico Janaína Horácio janaina@les.inf.puc-rio.br Agenda Requisitos O que é? Objetivos? Atividades?... UML O que é? Modelos... Casos de Uso O que é? Componentes 2 Requisitos

Leia mais

O ciclo de vida do projeto

O ciclo de vida do projeto 1 O ciclo de vida do projeto A organização ou os gerentes de projetos podem dividir projetos em fases para oferecer melhor controle gerencial com ligações adequadas com as operações em andamento da organização

Leia mais

O Processo Unificado (PU) SSC 121 Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2012

O Processo Unificado (PU) SSC 121 Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2012 O Processo Unificado (PU) SSC 121 Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2012 Modelos de Processo de Software Desenvolver software é geralmente uma tarefa complexa e sujeita

Leia mais

Análise de Sistemas Aula 4

Análise de Sistemas Aula 4 Análise de Sistemas Aula 4 Prof. Emerson Klisiewicz Contextualização Aula 4 Gerenciamento de Requisitos Refinamento de Requisitos Aprovação de Requisitos Matriz de Rastreabilidade O Sucesso Clientes satisfeitos

Leia mais

na Administração Pública

na Administração Pública na Administração Pública 1 2 1 ABPMP - Associação de Profissionais de BPM Gerenciamento de Processos de Negócio 1 Ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com começo e fim,

Leia mais

ANEXO I MANUAL Macroprocesso Finanças Processo de Prestação de Contas Relatório de Gestão Fiscal

ANEXO I MANUAL Macroprocesso Finanças Processo de Prestação de Contas Relatório de Gestão Fiscal ANEXO I MANUAL Macroprocesso Fiinanças Processo de Prestação de Contas Rellatóriio de Gestão Fiiscall Sumário Cadeia de Valor TRT 23ª Região... 5 Macroprocesso Finanças... 6 Relatório de gestão fiscal...

Leia mais

ELABORAÇÃO DE UM ESTUDO PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE AGENDAMENTO DE AUDITORIAS POR MEIO DA PRÁTICA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS (BPM)

ELABORAÇÃO DE UM ESTUDO PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE AGENDAMENTO DE AUDITORIAS POR MEIO DA PRÁTICA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS (BPM) ELABORAÇÃO DE UM ESTUDO PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE AGENDAMENTO DE AUDITORIAS POR MEIO DA PRÁTICA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS (BPM) Denise Furini de Oliviera 1, Fernanda Cristina Pierre

Leia mais

Arquiteto Metodológico - São os colaboradores integrantes do EP, responsáveis por implementar e disseminar as práticas de gestão de processos no MT.

Arquiteto Metodológico - São os colaboradores integrantes do EP, responsáveis por implementar e disseminar as práticas de gestão de processos no MT. A 1 Arquiteto de Processo - São os colaboradores responsáveis pelas atividades de mapeamento e melhoria dos processos. Podem ser do EP ou da Área de Negócio Arquiteto Metodológico - São os colaboradores

Leia mais

Pernambuco para a disciplina OSM - Processos Organizacionais da UNIFAP (Novembro/2016).

Pernambuco para a disciplina OSM - Processos Organizacionais da UNIFAP (Novembro/2016). Gestão de Processos de Negócio Notações para Modelagem de Processos e BPMN UFRPE 2016.2 Material cedido e autorizado pelo Prof. George Valença da Universidade Federal Rural de Pernambuco para a disciplina

Leia mais

EAD CENTRO PAULA SOUZA TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL MANUAL DO PROJETO INTERDISCIPLINAR 3

EAD CENTRO PAULA SOUZA TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL MANUAL DO PROJETO INTERDISCIPLINAR 3 EAD CENTRO PAULA SOUZA TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL MANUAL DO PROJETO INTERDISCIPLINAR 3 SÃO PAULO 2017 (2º semestre) 2 Sumário 1 Introdução... 3 2. Finalidade do Projeto Interdisciplinar... 3 3. Disciplinas

Leia mais

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROCESSOS. Professora: Vanessa Leonardo de Araujo

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROCESSOS. Professora: Vanessa Leonardo de Araujo INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROCESSOS Professora: Vanessa Leonardo de Araujo OBJETIVOS DO CURSO Colaborar para a qualificação e aperfeiçoamento contínuo dos servidores da Assembleia Legislativa do Estado de

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO DE RECURSO DE BRUNO EDUARDO GESTÃO DA QUALIDADE QUESTÃO

FUNDAMENTAÇÃO DE RECURSO DE BRUNO EDUARDO GESTÃO DA QUALIDADE QUESTÃO FUNDAMENTAÇÃO DE RECURSO DE BRUNO EDUARDO GESTÃO DA QUALIDADE QUESTÃO 68 - A denominada qualidade de projeto resulta da análise que se faz com o objetivo de avaliar a compatibilidade entre projeto e produto

Leia mais

Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento de Software

Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento de Software Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento de Software Prof. Elias Ferreira Elaborador por: Prof. Edison A. M. Morais Objetivo (1/1) Conceituar PROCESSO E CICLO DE VIDA, identificar e conceituar

Leia mais

RAFAEL BARBOSA GESTÃO PÚBLICA

RAFAEL BARBOSA GESTÃO PÚBLICA RAFAEL BARBOSA GESTÃO PÚBLICA 1. Ciclo de gerenciamento de processos a) CBOK: A prática de gerenciamento de processos de negócio pode ser caracterizada como um ciclo de vida contínuo de etapas integradas:

Leia mais

EAD Desenvolvimento de Sistemas de Informação. FEA/USP Prof. Antonio Geraldo da Rocha Vidal

EAD Desenvolvimento de Sistemas de Informação. FEA/USP Prof. Antonio Geraldo da Rocha Vidal EAD-0658 - Desenvolvimento de Sistemas de Informação FEA/USP Prof. Antonio Geraldo da Rocha Vidal vidal@usp.br 2000-2010 Dimensões do Desenvolvimento de Sistemas de Informação ANÁLISE ANÁLISE ORGANIZACIONAL

Leia mais

A utilização de uma ferramenta inovadora gera melhoria na gestão de processos

A utilização de uma ferramenta inovadora gera melhoria na gestão de processos A utilização de uma ferramenta inovadora gera melhoria na gestão de processos JANEIRO/2016 Perfil A Teksid representa um dos maiores grupos de fundição de autopeças do mundo, com uma capacidade produtiva

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE PROJETO AUTOR(ES) : João

ESPECIFICAÇÃO DE PROJETO AUTOR(ES) : João AUTOR(ES) : João AUTOR(ES) : João NÚMERO DO DOCUMENTO : VERSÃO : 1.1 ORIGEM STATUS : c:\projetos : Acesso Livre DATA DO DOCUMENTO : 22 novembro 2007 NÚMERO DE PÁGINAS : 13 ALTERADO POR : Manoel INICIAIS:

Leia mais

Agenda. Componentes genéricos de uma fábrica de. Implantar ou melhorar uma fábrica, é um. Outras novidades que merecem atenção

Agenda. Componentes genéricos de uma fábrica de. Implantar ou melhorar uma fábrica, é um. Outras novidades que merecem atenção AFINAL O QUE É UMA FÁBRICA DE SOFTWARE Aguinaldo Aragon Fernandes Agenda O conceito da fábrica de software A fábrica de software é um negócio Escopos de fábricas de software Requisitos para uma fábrica

Leia mais

relembrando: cenário de problema

relembrando: cenário de problema relembrando: cenário de problema exemplo de cenário de problema Transferência bancária > Qual é mesmo o número daquela conta? Dia 10 chegou evento, e Marta ator se lembra evento que precisa transferir

Leia mais

Seção de Modelagem de Processos. Manual de Governança de Processos

Seção de Modelagem de Processos. Manual de Governança de Processos Manual de Governança de Processos Versão 2016 Luiz Pedro San Gil Jutuca Vice-Reitor José da Costa Filho Pró-Reitoria de Planejamento Janaina Specht da Silva Menezes Diretoria de Tecnologia da Informação

Leia mais

BPMN 2.0 MODELAÇÃO DA VERDADE. 1º dia

BPMN 2.0 MODELAÇÃO DA VERDADE. 1º dia BPMN 2.0 MODELAÇÃO DA VERDADE 1º dia GART CAPOTE Autor, Formador e Consultor em BPM e Customer Experience 9 anos como Certified Business Process Professional CBPP 16 anos dedicados ao universo da Gestão

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aulas 6 e 7 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno

Modelagem de Processos de Negócio Aulas 6 e 7 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno Modelagem de Processos de Negócio Aulas 6 e 7 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2018.01 Agenda Estrutura Organizacional Cadeia de Valor Fluxo de Processo BPMN Detalhamento

Leia mais

RUP/PSDS. Introdução e Comparação

RUP/PSDS. Introdução e Comparação RUP/PSDS Introdução e Comparação Agenda RUP Introdução Mlehores Práticas Estrutura Tempo Conteúdo Contraponto PSDS Introdução Objetivos Promover planejamento, medição e controle dos projetos Reduzir riscos

Leia mais

Ciclo de vida do projeto x do

Ciclo de vida do projeto x do Gestão de Projeto Material Preparado pelo Prof. William Chaves de Souza Carvalho Ciclo de vida do projeto x do produto Ciclo de vida do produto Plano de Negócio Projeto Operações Retirada Ciclo de vida

Leia mais

27/08/2013. Aula 05 Análise Estruturada de Sistemas

27/08/2013. Aula 05 Análise Estruturada de Sistemas Aula 05 Análise Estruturada de Sistemas A maior parte do trabalho do analista de sistema está baseada na construção de modelagem dos sistemas, ou seja, representar de forma gráfica aquilo que o usuário

Leia mais

MODELAGEM E DESENHO DE PROCESSOS COM BPM EM CENTROS DE FORMAÇÕES PARA CONDUTORES

MODELAGEM E DESENHO DE PROCESSOS COM BPM EM CENTROS DE FORMAÇÕES PARA CONDUTORES MODELAGEM E DESENHO DE PROCESSOS COM BPM EM CENTROS DE FORMAÇÕES PARA CONDUTORES Resumo Bruna Samara, Gabrielle Cruz, Itamiris Rocha, Juliette Siqueira, Mayara Wanderley e Roberta Félix (brunasamara_oi@hotmail.com,

Leia mais

Introdução. Introdução. Introdução. Planejamento da disciplina. Modelagem de Processos de Negócio. Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua

Introdução. Introdução. Introdução. Planejamento da disciplina. Modelagem de Processos de Negócio. Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Modelagem de Processos de Negócio Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Gestus Departamento de Ciência da Computação - UFMG Bibliografia Eriksson, H-E; Penker, M. Business Modeling with UML:

Leia mais

GESTÃO POR PROCESSOS NAS IFES. Alexander Perelló de Freitas

GESTÃO POR PROCESSOS NAS IFES. Alexander Perelló de Freitas GESTÃO POR PROCESSOS NAS IFES Alexander Perelló de Freitas O curso Foco Gerencial. Não visa dizer o COMO e sim apresentar conceitos e situações que incitem pensar e discutir o novo. Estruturação: 1º dia

Leia mais

UML. Diagrama de Caso de Uso. Profº. Reginaldo Cândido

UML. Diagrama de Caso de Uso. Profº. Reginaldo Cândido UML Diagrama de Caso de Uso Profº. Reginaldo Cândido reginaldo.candido@etec.sp.gov.br Introdução Casos de uso (use cases) são utilizados para capturar os requisitos do sistema. De forma breve, um caso

Leia mais

Processo nº. 1 Análise do fluxograma FLUXOGRAMA

Processo nº. 1 Análise do fluxograma FLUXOGRAMA ? S N Processo nº. 1 Análise do fluxograma FLUXOGRAMA Programa de Gestão da Qualidade e Produtividade treinamento Iniciativa: Consultoria: CQUAL Coordenação da Qualidade, Meio Ambiente e Licenciamentos

Leia mais

Gerenciamento de Processos de Negócio e Sistemas de. Informação

Gerenciamento de Processos de Negócio e Sistemas de. Informação SSC0531- Gestão de Sistemas de Informação Gerenciamento de Processos de Negócio e Sistemas de Informação Simone Senger Souza ICMC/2017 Desafios da Empresa: Como adequar a empresa para tirar vantagem competitiva

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 03 Tema: Gerenciamento

Leia mais

Impactos da utilização do SEI na modelagem de processos: caso do processo de Redistribuição de Servidores na UFG

Impactos da utilização do SEI na modelagem de processos: caso do processo de Redistribuição de Servidores na UFG Impactos da utilização do SEI na modelagem de processos: caso do processo de Redistribuição de Servidores na UFG Renata Moreira Limiro 1, Vínicius Sobreira Braga 2, Kátia Kelvis Cassiano 1, Douglas Farias

Leia mais

Transformação com a eficiência da

Transformação com a eficiência da BPM + RPA: Como unir a eficácia da Transformação com a eficiência da Robotização A iprocess é uma empresa especializada em soluções de Gestão por Processos e suas tecnologias habilitadoras como BPM, ECM

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas

Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Prof. M.Sc. Ronaldo C. de Oliveira ronaldooliveira@facom.ufu.br FACOM - 2012 Paradigmas e Processo de Software Engenharia de Software: Abrangência Engenharia de Software possui

Leia mais

Guia Simplificado de Boas Práticas em Modelagem de Processos com BPMN

Guia Simplificado de Boas Práticas em Modelagem de Processos com BPMN Guia Simplificado de Boas Práticas em Modelagem de Processos com BPMN 1 versão 31/01/19-01 Sumário 1. Introdução... 3 2. Modelagem de processos... 4 3. Detalhes do plano de comunicação do novo processo.

Leia mais

NÍVEL SUPERIOR NÍVEL SUPERIOR

NÍVEL SUPERIOR NÍVEL SUPERIOR CIA. DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO ESTADO DA BAHIA - PRODEB ESTADO DA BAHIA A N E X O I - D O S R E Q U I S I T O S E C O M P E T Ê N C I A S D O S E M P R E G O S E D I T A L D E P R O C E S S O S E L

Leia mais

Processos de Engenharia de Requisitos

Processos de Engenharia de Requisitos Processos de Engenharia de Requisitos Engenharia de Software (SCE-5764) 1º Sem. 2012- Prof. Paulo C. Masiero Introdução Objetivo: criar e manter um documento de requisitos. Quatro subprocessos: Avaliação

Leia mais

Modelagem de Processos. Rômulo César

Modelagem de Processos. Rômulo César Modelagem de Processos Rômulo César http://romulocesar.com.br/ romulo.andrade@upe.br Professor NOME: RÔMULO CÉSAR DIAS DE ANDRADE Mini CV: Doutorando em Ciência da Computação na Universidade Federal de

Leia mais

Análise e Projeto Orientados a Objetos Aula III Concepção Visão Geral do Sistema. Prof. Bruno E. G. Gomes IFRN

Análise e Projeto Orientados a Objetos Aula III Concepção Visão Geral do Sistema. Prof. Bruno E. G. Gomes IFRN Análise e Projeto Orientados a Objetos Aula III Concepção Visão Geral do Sistema Prof. Bruno E. G. Gomes IFRN 1 Introdução Fase de concepção do UP Analista vai em busca das primeiras informações sobre

Leia mais

Analista de Negócio 3.0

Analista de Negócio 3.0 Analista de 3.0 Análise Corporativa: Analise Corporativa Esta a área de conhecimento descreve as atividades de análise de negócio necessárias para identificar uma necessidade do negócio, problema ou oportunidade.

Leia mais

MODELAGEM DE SISTEMAS. Introdução a Computação e Engenharia de Software. Profa. Cynthia Pinheiro

MODELAGEM DE SISTEMAS. Introdução a Computação e Engenharia de Software. Profa. Cynthia Pinheiro MODELAGEM DE SISTEMAS Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Introdução Modelagem de Sistemas: A modelagem de um sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade

Leia mais

FAMEBLU Engenharia Civil

FAMEBLU Engenharia Civil Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL FAMEBLU Engenharia Civil Aula 8: Indicadores Conceito Indicadores de Desempenho KPI Como implantar indicadores Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Indicadores Indicadores

Leia mais