Experimento - Estudo de um circuito RC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Experimento - Estudo de um circuito RC"

Transcrição

1 Experimento - Estudo de um circuito RC. Objetivos Verificar graficamente a validade da equação desenvolvida para carga e descarga de um capacitor. Determinar a constante de tempo de um circuito RC nas situações de carga e descarga do capacitor; Determinar a corrente no instante inicial e a capacitância do capacitor através do circuito RC.. Fundamento teórico Um capacitor tem a propriedade de poder armazenar cargas elétricas. A relação entre a capacitância do capacitor C, a carga Q armazenada e a tensão V apresentada entre as placas é Q = C. V. Tanto a carga como a descarga do capacitor são realizadas através de circuitos elétricos que determinam as correntes e, consequentemente, as velocidades de carga ou descarga. Os circuitos com capacitor e resistor em série (RC) são os mais simples e têm amplas aplicações devido às características temporais presentes na carga ou descarga do capacitor. Um circuito contendo uma fonte ideal (V o ), um resistor (R), um capacitor (C) inicialmente descarregado, montados em série apresentará durante a carga uma corrente igual a: Vo -t/ -t/ I( t) e I oe () R Vo -t/ -t/ I( t) e I oe () R onde t é o tempo desde o início da carga, τ a constante de tempo (τ = RC) e I 0 a corrente em t = 0. (Veja apêndice para mais detalhes). Portanto a corrente diminui exponencialmente à medida que o capacitor é carregado, ver Figura Figura. a)gráfico de corrente versus tempo para um capacitor em carga e, b) Gráfico de corrente versus tempo para um capacitor em descarga Como a voltagem instantânea no resistor é V(R) = R i(t) temos por ()V C (t) = V o - V R (t). Então a voltagem no resistor e capacitor são dadas por: -t/ V ( t) V e R o -t/ VC ( t) Vo ( e ) O que podemos observar é que, no processo de carga de um circuito RC os comportamentos da tensão e corrente se invertem. Ao ligarmos um circuito RC a tensão demora algum tempo para atingir o seu valor máximo. A capacidade de armazenar cargas de um capacitor, capacitância, está associada à geometria do capacitor e à constante dielétrica do meio isolante usado entre as placas. Neste experimento o capacitor é do tipo eletrolítico, com alta capacidade. Este tipo de capacitor apresenta polaridade e deve ser conectado ao

2 circuito respeitando as indicações impressas no corpo do componente (um sinal + ou - associado ou não a uma seta). Figura. (a) circuito: carga do capacitor, e (b) circuito: descarga do capacitor. Obrigatório: Estudar carga e descarga do capacitor (anexo a este roteiro).. Procedimento experimental. Metodologia Montar um circuito em serie composto por um resistor e um capacitor, e fazer as medidas de corrente e tempo. Fazer o gráfico de corrente versus tempo e verificar o comportamento da curva. Fazer o ajuste desta curva utilizando o programa para determinar seus respectivos coeficientes, os quais estão relacionados com os parâmetros físicos a serem determinados, segundo a solução da equação do circuito RC.. Material: Capacitores: 0 μf x V, 000 μf x V, 00 μf x V; Resistores: 00 Ω, 0 kω, kω e 00 kω; Cronômetro; Fonte DC; Multímetro (usado como microamperímetro).. Planejamento Verifique e identifique a polaridade do capacitor eletrolítico, assim como, a tensão suportada. Calcule a corrente máxima utilizando o circuito da Figura, desconsiderando a "resistência" do capacitor e a partir desse calculo escolha a escala do amperímetro. Calcule o valor teórico da constante de tempo τ. Atenção: Os capacitores eletrolíticos conectados com polaridade invertida apresentam risco de vazamento de líquidos corrosivos, inclusive de forma explosiva!. Montagem Experimental a. Descarregue o capacitor de 00 μf colocando-o em paralelo com o resistor de 00 Ω. b. Ajuste a saída da fonte para V (meça a saída com um voltímetro). c. Monte o circuito (a) da Figura a seguir, com C = 00 μf e R = 0 k Ω, deixando aberto o circuito (desconecte um cabo da fonte). Coloque o multímetro para medir a corrente na escala certa segundo o planejamento. Atenção para a polaridade do capacitor e do amperímetro (multímetro) em relação à fonte. Note que para esse tipo de capacitor, o terminal de cor metálico é sempre o pólo negativo. Ligue a fonte (que você ajustou previamente para V = V). d. Em seguida, simultaneamente, feche o circuito (conecte o cabo) e acione o cronômetro. e. Meça a corrente em função do tempo e anote estes dados numa tabela, colete pontos. Dica: filme o amperímetro e o cronometro e posteriormente colete os dados.

3 f. Pare a coleta de pontos depois de passado um tempo aproximadamente igual a τ, mas mantenha ligado o circuito ate ~ τ para carregar o capacitor. g. Agora abra o circuito (desconecte um cabo da fonte) e desconecte a fonte do circuito como mostrado na Figura b, e inverta a polaridade do microamperímetro. h. Repita os passos d a g para a descarga do capacitor, isto é, feche o circuito utilizando um cabo (pontos A e B) como mostrado na Figura b. i. Repita o procedimento c ao i, para C = 0 μf e R = 00 KΩ.. Bibliografia HALLIDAY, D., R.RESNICK Y K. S. KRANE, Física, Ed. LTC; TIPLER, P. A. Física: para cientistas e engenheiros, Ed. LTC, 000; Sears Zemansky, Ed. Addison Wesley Dicas Fazer o gráfico de corrente, i, como função do tempo, t. Ajuste a curva I x t segundo o comportamento mostrado no gráfico i vs t, utilizando o Excel, para determinar os coeficiente da equação, os quais estão relacionados com o valor da corrente inicial no circuito e a constante de tempo τ. Fazer o mesmo para o circuito de descarga. Discuta os resultados obtidos (parâmetros envolvidos no experimento) comparando com os valores teóricos esperados. Leve em conta que os capacitores comerciais têm o valor nominal da capacitância impresso, e que as tolerâncias sobre este valor são de -0% a +0%.

4 Folha de dados Materiais Tabela. Dados tomados de corrente I e tempo t, corresponde ao circuito de carga RC para C = 00 μf e R = 0 kω N t (s) I( ) Tabela. Dados tomados de corrente I e tempo t corresponde ao circuito de descarga RC para C = 00 μf e R = 0 kω N t (s) I( )

5 Toma de dados Tabela. Dados tomados de corrente I e tempo t corresponde ao circuito de carga RC para C = 0 μf e R = 00 kω N t (s) I( ) Tabela. Dados tomados de corrente I e tempo t corresponde ao circuito de descarga RC para Descarga para C = 0 μf e R = 00 kω N t (s) I( )

6 Tabela de Resultados (modelo) Tabela... Resultados da corrente (I), capacitância (C) e constante de tempo(τ) obtida teoricamente (t) e experimentalmente (E) para o circuito de Carga e descarga de um capacitor... e seus respectivos erros porcentuais. I T (teorico) I E (exp) %I C T (T) C E %C τ T τ E %τ Carga Descarga Tabela... Resultados da corrente (I), capacitância (C) e constante de tempo(τ) obtida teoricamente (t) e experimentalmente (E) para o circuito de Carga e descarga de um capacitor... e seus respectivos erros porcentuais. I T (teorico) I E (exp) %I C T (T) C E %C τ T τ E %τ Carga Descarga

7 Apêndice: Carga e descarga do capacitor Veja a figura abaixo. O caso (a) representa a carga do capacitor, e o caso (b) a descarga. Figura. (a) circuito: carga do capacitor, e (b) circuito: descarga do capacitor. Carga do capacitor No caso (a), quando a chave k é fechada em t = 0, surge no circuito uma corrente I que circula na direção polo positivo polo negativo da fonte, carregando o capacitor: a carga se deposita no polo positivo de C e o polo negativo de C fica carregado negativamente. No caso (b), ao fechar a chave k em t = 0, a corrente I circula na direção polo positivo polo negativo do capacitor C (contrario no caso a): a carga positiva sai do polo positivo de C, descarregando o capacitor. Escrevendo a equação de Kirchoff para o circuito (a), temos: malha ABCA V o - R I - Q/C = 0 () Mas I = dq/dt, portanto V o - R dq/dt - Q/C = 0 () ou dq Q V0 dt RC R () Chamando dq Q V C 0 dt RC Supondo que o capacitor estava descarregado em t = 0, ou seja, Q(t = 0) = 0, então, integrando obtemos equação que nos dá a carga no capacitor em função do tempo: a Q(t) = VC ( - e -t/rc ) () O valor RC é conhecido como a constante de tempo do circuito RC, geralmente denominada de τ. Veja que quando t, Q VC. Para encontrar a corrente, derivamos (0) em relação ao tempo, obtendo I(t) = (V o /R) e -t/rc = I 0 e -t/rc () Onde I 0 = E/R é a corrente que circula no circuito em t = 0 (verifique).

8 Figura. Curva de carga de um condensador Descarga do capacitor A situação da Figura corresponde ao regime transitório do sistema, isto é, no final de um período de carga o sistema atinge o regime permanente, V C = V (teoricamente atingido apenas para t = ). De forma similar, podemos escrever para o circuito (b), malha ABCA Q/C + R I = 0 () chegando à expressão para a descarga; Q(t) = Q 0 e -t/rc () onde Q 0 é o valor da carga no capacitor para t = 0. Supondo que ao carregar o capacitor esperamos um tempo muito grande, Q 0 VC, e portanto; Q(t) = VC e -t/rc () Derivando para achar a corrente obtemos I(t) = -( V o /R) e -t/rc = - I 0 e -t/rc () Figura. Curva de descarga de um condensador Observação: Note que em ambos os casos, considerou-se o amperímetro como sendo ideal (resistência interna nula). No entanto, vimos que na realidade este possui uma resistência interna R A diferente de zero, e portanto na prática é preciso substituir o R nas expressões () e () por R + R A. Bibliografia Halliday D.; Resnick R.; Merrill J.; Fundamentos de Física, vol. Eletromagnetismo, a Edição, 00, LTC Editora, RJ. Cap..

EXPERIMENTO 5: CIRCUITO RC

EXPERIMENTO 5: CIRCUITO RC EXPERIMENTO 5: CIRCUITO RC 5.1 OBJETIVOS Medir a constante de tempo de um circuito RC - série nas situações de carga e descarga do capacitor. Determinar o comportamento da variável tempo de carga e descarga

Leia mais

EXPERIMENTO 5: CIRCUITO RC

EXPERIMENTO 5: CIRCUITO RC EXPERIMENTO 5: CIRCUITO RC 5.1 OBJETIVOS Medir a constante de tempo de um circuito RC - série nas situações de carga e descarga do capacitor. Determinar o comportamento da variável tempo de carga e descarga

Leia mais

FÍSICA EXPERIMENTAL 3001

FÍSICA EXPERIMENTAL 3001 FÍSICA EXPERIMENTAL 3 EXPERIÊNCIA CIRCUITO RC EM CORRENTE CONTÍNUA. OBJETIVOS.. Objetivo Geral Apresentar aos acadêmicos um circuito no qual se observa o carregamento de um capacitor e sua posterior descarga

Leia mais

Experimento II Lei de Ohm e circuito RC

Experimento II Lei de Ohm e circuito RC Experimento II Lei de Ohm e circuito RC Objetivos específicos da Semana III O objetivo principal da experiência da Semana III é estudar o fenômeno de descarga de um capacitor, usando para isso um tipo

Leia mais

Física Experimental III - Experiência E6

Física Experimental III - Experiência E6 Física Experimental III - Experiência E6 Carga e descarga de capacitores OBJETIVOS Estudo do circuito RC-série com corrente contínua. Evolução temporal da corrente elétrica num circuito envolvendo carga

Leia mais

CARGA E DESCARGA DE CAPACITORES

CARGA E DESCARGA DE CAPACITORES CARGA E DESCARGA DE CAPACITORES Introdução O capacitor é um componente eletrônico constituído de duas placas condutoras de corrente elétrica separadas por um material isolante denominado de dielétrico

Leia mais

CARGA E DESCARGA DE CAPACITORES

CARGA E DESCARGA DE CAPACITORES CARGA E DESCARGA DE CAPACITORES Introdução O capacitor é um componente eletrônico constituído de duas placas condutoras de corrente elétrica separadas por um material isolante denominado de dielétrico

Leia mais

Eletromagnetismo - Instituto de Pesquisas Científicas AULA 09 CIRCUITO RC

Eletromagnetismo - Instituto de Pesquisas Científicas AULA 09 CIRCUITO RC ELETROMAGNETISMO AULA 09 CIRCUITO RC A PONTE DE WHITESTONE Antes de inserirmos um novo elemento em nosso circuito vamos estudar um caso especial de montagem (de circuito) que nos auxilia na determinação

Leia mais

Introdução a Práticas de Laboratório em Eletricidade e Eletrônica EEX11-S72

Introdução a Práticas de Laboratório em Eletricidade e Eletrônica EEX11-S72 Introdução a Práticas de Laboratório em Eletricidade e Eletrônica EEX-S Segunda Prática de Laboratório: Circuito RC série, carga e descarga de capacitores Experimento : Circuito RC série carga de capacitores

Leia mais

O CIRCUITO RC. Objetivo do Experimento: Investigar o processo de carga e de descarga de um capacitor.

O CIRCUITO RC. Objetivo do Experimento: Investigar o processo de carga e de descarga de um capacitor. O CIRCUITO RC Material utilizado: - Uma fonte de f.e.m. CC variável (0 30 V) - Um capacímetro (0 2 mf) - Um voltímetro (0 50 V, impedância de entrada de 1 MΩ) - Um ohmímetro (0 1 MΩ) - Uma chave Morse

Leia mais

CARGA E DESCARGA DE CAPACITORES

CARGA E DESCARGA DE CAPACITORES CARGA E DESCARGA DE CAPACITORES Introdução O capacitor é um componente eletrônico constituído de duas placas condutoras de corrente elétrica separadas por um material isolante denominado de dielétrico

Leia mais

Experiência 05: TRANSITÓRIO DE SISTEMAS RC

Experiência 05: TRANSITÓRIO DE SISTEMAS RC ( ) Prova ( ) Prova Semestral ( ) Exercícios ( ) Prova Modular ( ) Segunda Chamada ( ) Exame Final ( ) Prática de Laboratório ( ) Aproveitamento Extraordinário de Estudos Nota: Disciplina: Turma: Aluno

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 05: Carga e Descarga de Capacitores Disciplina: Laboratório de Física Experimental II Professor: Turma: Data: / /20 Alunos (nomes completos e em ordem alfabética): 1:

Leia mais

Laboratório de Física UVV

Laboratório de Física UVV /9 Carga e Descarga de Capacitores Professor: Alunos: Turma: Data: / /20 : 2: 3: 4: 5:.. Objetivos: Levantar as curvas características de carga e descarga de capacitores; Determinar a capacitância através

Leia mais

Lab.05 Capacitor em Regime DC e AC

Lab.05 Capacitor em Regime DC e AC Lab.05 Capacitor em Regime DC e AC. Capacitor em regime DC (corrente contínua) OBJETIVOS Verificar experimentalmente o carregamento e o descarregamento de um capacitor utilizando tensão DC. TEORIA Ao aplicarmos

Leia mais

Circuitos elétricos. Prof. Fábio de Oliveira Borges

Circuitos elétricos. Prof. Fábio de Oliveira Borges Circuitos elétricos Prof. Fábio de Oliveira Borges Curso de Física II Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense Niterói, Rio de Janeiro, Brasil https://cursos.if.uff.br/!fisica2-0117/doku.php

Leia mais

Eletricidade e Magnetismo II 2º Semestre/ 2014 Experimento 2: Circuito RC

Eletricidade e Magnetismo II 2º Semestre/ 2014 Experimento 2: Circuito RC Eletricidade e Magnetismo II 2º Semestre/ 2014 Experimento 2: Circuito RC Nome: N USP: Objetivo Estudar alguns dos principais aspectos do circuito RC de forma qualitativa, verificando graficamente o comportamento

Leia mais

DESCARGA EM CIRCUITO RC

DESCARGA EM CIRCUITO RC INSTITUTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Laboratório de Eletromagnetismo (4300373) 2 o SEMESTRE DE 2013 Grupo:......... (nomes completos) Prof(a).:... Diurno ( ) Noturno ( ) Data : / / 1. Introdução

Leia mais

LABORATÓRIO ATIVIDADES 2013/1

LABORATÓRIO ATIVIDADES 2013/1 LABORATÓRIO ATIVIDADES 2013/1 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO MÓDULO I ELETRICIDADE BÁSICA TURNO NOITE CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL CARGA HORÁRIA EIXO TECNOLÓGICO CONTROLE

Leia mais

Identifique, no circuito, o sinal da carga em cada uma das placas do capacitor

Identifique, no circuito, o sinal da carga em cada uma das placas do capacitor CIRCUITO RC INTRODUÇÃO Considere o circuito mostrado na Fig. 1 com a chave S na posição intermediária entre A e B e o capacitor C inicialmente descarregado. Se a chave S for fechada em A, a fonte ε alimentará

Leia mais

Carga e Descarga de Capacitores

Carga e Descarga de Capacitores Carga e Descarga de Capacitores Introdução O capacitor é um dispositivo capaz de armazenar energia elétrica sob a forma de um campo eletroestático. Quanto ligamos um capacitor a uma fonte de energia o

Leia mais

1. Objectivos Verificação experimental de uma relação exponencial entre duas grandezas físicas. Fazer avaliações numéricas.

1. Objectivos Verificação experimental de uma relação exponencial entre duas grandezas físicas. Fazer avaliações numéricas. Ciências Experimentais P9: Carga e descarga do condensador 1. Objectivos Verificação experimental de uma relação exponencial entre duas grandezas físicas. Fazer avaliações numéricas. 2. Introdução O condensador

Leia mais

Relatório: Experimento 1

Relatório: Experimento 1 Relatório: Experimento 1 Nome 1: Assinatura 1: Nome 2: Assinatura 2: Nome 3: Assinatura 3: Nome 4: Assinatura 4: Turma: Procedimento I: Lei de Ohm Q1 (0,5 ponto) Monte o circuito indicado na Figura 1.11

Leia mais

6.1 Relatório 1 74 CAPÍTULO 6. PRÉ-RELATÓRIOS E RELATÓRIOS. Nome 1: Assinatura 1: Nome 2: Assinatura 2: Nome 3: Assinatura 3: Turma:

6.1 Relatório 1 74 CAPÍTULO 6. PRÉ-RELATÓRIOS E RELATÓRIOS. Nome 1: Assinatura 1: Nome 2: Assinatura 2: Nome 3: Assinatura 3: Turma: 74 CAPÍTULO 6. PRÉ-RELATÓRIOS E RELATÓRIOS 6.1 Relatório 1 Nome 1: Assinatura 1: Nome 2: Assinatura 2: Nome 3: Assinatura 3: Turma: Procedimento I: Lei de Ohm Q1 (0,5 ponto) Monte o circuito indicado na

Leia mais

Transientes em circuitos RC: Tempo de carga de um capacitor

Transientes em circuitos RC: Tempo de carga de um capacitor Transientes em circuitos RC: Tempo de carga de um capacitor 4 4.1 Material capacitores de 100 nf e 1 µf; resistores de 56 Ω e 10 kω. 4.2 Introdução O objetivo desta aula é estudar o comportamento de capacitores

Leia mais

Circuitos. ε= dw dq ( volt= J C ) Definição de fem:

Circuitos. ε= dw dq ( volt= J C ) Definição de fem: Aula-7 Circuitos Circuitos Resolver um circuito de corrente contínua (DC) é calcular o valor e o sentido da corrente. Como vimos, para que se estabeleça uma corrente duradoura num condutor, é necessário

Leia mais

EXPERIMENTO 3: CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA

EXPERIMENTO 3: CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA EXPERIMENTO 3: CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA 3.1 OBJETIVOS Verificar experimentalmente as Leis de Kirchhoff 3.2 INTRODUÇÃO Para a resolução de um circuito de corrente contínua (cc), com várias malhas,

Leia mais

EXPERIMENTO 2 CIRCUITO RC E OSCILAÇÕES LIVRES NO CIRCUITO LC

EXPERIMENTO 2 CIRCUITO RC E OSCILAÇÕES LIVRES NO CIRCUITO LC NOME: EXPERIMENTO 2 CIRCUITO RC E OSCILAÇÕES LIVRES NO CIRCUITO LC N USP: DATA: PERÍODO: Vamos analisar circuitos com capacitores, nos quais as correntes podem variar com o tempo. Circuito RC Se conectarmos

Leia mais

Laboratório de Circuitos Elétricos I

Laboratório de Circuitos Elétricos I Laboratório de Circuitos Elétricos I 14 a Aula Prática: Circuitos Lineares de 1ª Ordem 1- Objetivos: Verificar experimentalmente o comportamento dos circuitos de 1ª ordem. 2 Material utilizado: 01 Fonte

Leia mais

Estudo do Capacitor em Corrente Contínua

Estudo do Capacitor em Corrente Contínua Unidade 4 Estudo do Capacitor em Corrente Contínua Nesta quarta unidade, você estudará alguns conceitos, características e comportamento do componente eletrônico, chamado capacitor. Objetivos da Unidade

Leia mais

1. Introdução. Transformador 110 : 18 Diodo V D =0,8V ( tensão de condução por diodo) Capacitor 1000µF

1. Introdução. Transformador 110 : 18 Diodo V D =0,8V ( tensão de condução por diodo) Capacitor 1000µF Exp. 2 Fontes de Tensão e Corrente B 1 1. Introdução Objetivos: estudo do funcionamento do diodo zener e de circuitos reguladores de tensão e corrente transistorizados; medida da regulação de carga, da

Leia mais

Experimento 6. Capacitores

Experimento 6. Capacitores Experimento 6 Capacitores 6.1 Capacitores e constante de tempo 6.1.1 Objetivos a.obter a curva de carga e a curva de descarga de capacitores; as leis e as constantes envolvidas. b.determinar o valor da

Leia mais

ROTEIRO DA PRÁTICA I Resistência e Lei de Ohm

ROTEIRO DA PRÁTICA I Resistência e Lei de Ohm UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO INSTITUTO DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE FÍSICA III CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA Prof. Paulo Vitor de Morais ROTEIRO DA PRÁTICA I Resistência e Lei de Ohm

Leia mais

Aula Prática 6. Carga e Descarga de Capacitores. Depto Química e Física - CCENS/UFES

Aula Prática 6. Carga e Descarga de Capacitores. Depto Química e Física - CCENS/UFES Aula Prática 6 Carga e Descarga de Capacitores Depto Química e Física - CCENS/UFES Estratégia: Montagem e operação de circuitos elétricos visando ao estudo de leis fundamentais de análises de circuitos.

Leia mais

Roteiro para aula experimental

Roteiro para aula experimental Roteiro para aula experimental 4. Introdução aos circuitos de Corrente Contínua. Resistores lineares e não lineares. A lei de Ohm. Resumo Nesta aula prática vamos iniciar nosso estudo dos circuitos de

Leia mais

Capacitância C = Q / V [F]

Capacitância C = Q / V [F] Capacitância Na figura abaixo, como exemplo, tem-se duas placas paralelas, feitas de um material condutor e separadas por um espaço vazio. Essas placas estão ligadas a uma fonte de tensão contínua através

Leia mais

Roteiro-Relatório da Experiência N o 03 ANÁLISE DE MALHAS E ANÁLISE NODAL

Roteiro-Relatório da Experiência N o 03 ANÁLISE DE MALHAS E ANÁLISE NODAL COMPONENTES DA EQUIPE: Roteiro-Relatório da Experiência N o 03 ANÁLISE DE MALHAS E ANÁLISE NODAL ALUNOS NOTA 1 2 3 Data: /_ /_ :_ h 1. OBJETIVOS: Verificação experimental de ciruitos mistos com três malhas

Leia mais

EXPERIMENTO 2: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E A LEI DE OHM

EXPERIMENTO 2: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E A LEI DE OHM EXPERIMENTO 2: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E A LEI DE OHM 2.1 OBJETIVOS Ler o valor nominal de cada resistor através do código de cores. Medir as resistências equivalentes das associações Verificar o comportamento

Leia mais

Circuitos de Corrente Contínua

Circuitos de Corrente Contínua UNVESDDE nstituto de Física de São Carlos Nesta prática estudaremos as leis de Kirchoff para análise de circuitos de corrente contínua. Nos experimentos, investigaremos alguns circuitos simples formados

Leia mais

Experimento 4. Resistência interna

Experimento 4. Resistência interna Experimento 4 Resistência interna Objetivos a - Determinar a resistência interna de uma fonte de tensão. b - Obter a curva característica para a fonte de tensão. c - Determinar a resistência da carga para

Leia mais

Capítulo 27: Circuitos

Capítulo 27: Circuitos Capítulo 7: Circuitos Índice Força letromotriz Trabalho, nergia e Força letromotriz Calculo da Corrente de um Circuito de uma Malha Diferença de Potencial entre dois Pontos Circuitos com mais de uma Malha

Leia mais

Circuitos RLC alimentados com onda quadrada

Circuitos RLC alimentados com onda quadrada Circuitos RLC alimentados com onda quadrada 8 8.1 Material capacitor de 10 nf; resistores de 100 Ω; indutor de 23,2 mh; potenciômetro. 8.2 Introdução Nos experimentos anteriores estudamos o comportamento

Leia mais

INSTITUTO DE FÍSICA UNIVERSIDADE

INSTITUTO DE FÍSICA UNIVERSIDADE INSTITUTO DE FÍSICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Laboratório de Eletromagnetismo (4300373) o SEMESTRE DE 013 Grupo:......... (nomes completos) Prof(a).:... Diurno Noturno Data : / / Experiência 6 O CAPACITOR

Leia mais

FÍSICA EXPERIMENTAL 3001

FÍSICA EXPERIMENTAL 3001 FÍSICA EXPERIMENTAL 300 EXPERIÊNCIA 6 TRANSFERÊNCIA DE POTÊNCIA. OBJETIVOS.. Objetivo Geral Familiarizar os acadêmicos com fontes de tensão (baterias) na condição de máxima transferência de potência para

Leia mais

Experimento 7 Circuitos RC e RL em corrente alternada. Parte A: Circuito RC em corrente alternada

Experimento 7 Circuitos RC e RL em corrente alternada. Parte A: Circuito RC em corrente alternada Experimento 7 Circuitos RC e RL em corrente alternada 1. OBJETIO Parte A: Circuito RC em corrente alternada O objetivo desta aula é estudar o comportamento de circuitos RC em presença de uma fonte de alimentação

Leia mais

Roteiro-Relatório da Experiência N o 06 CIRCUITOS RC E RL CC TRANSITÓRIO

Roteiro-Relatório da Experiência N o 06 CIRCUITOS RC E RL CC TRANSITÓRIO Roteiro-Relatório da Experiência N o 06 CIRCUITOS RC E RL CC TRANSITÓRIO 1. COMPONENTES DA EQUIPE: ALUNOS NOTA 1 2 3 Data: / / : hs 2. OBJETIVOS: 2.1. Verificar experimentalmente as situações de carga

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL FÍSICA EXPERIMENTAL III

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL FÍSICA EXPERIMENTAL III UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL FÍSICA EXPERIMENTAL III 1. OBJETIVOS CARGA E DESCARGA DE UM CAPACITOR a) Levantar, em um circuito RC, curvas de tensão no resistor

Leia mais

Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada

Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada 1. OBJETIVO O objetivo desta aula é estudar a variação de voltagem nas placas de um capacitor, em função do tempo, num circuito RLC alimentado com onda quadrada.

Leia mais

Experimento II Lei de Ohm e circuitos simples

Experimento II Lei de Ohm e circuitos simples Experimento II Lei de Ohm e circuitos simples Objetivos específicos da Semana III O objetivo principal da experie ncia da Semana III e estudar o fenômeno de descarga de um capacitor, usando para isso um

Leia mais

Eletrotécnica geral. - é a permissividade do meio capacidade de conduzir o campo elétrico. A intensidade do campo elétrico é dada por:

Eletrotécnica geral. - é a permissividade do meio capacidade de conduzir o campo elétrico. A intensidade do campo elétrico é dada por: apacitância É a propriedade de um componente que determina a capacidade de armazenar energia, ou também a oposição à variação da tensão. A energia é armazenada em forma de campo elétrico. O capacitor é

Leia mais

Circuitos RLC alimentados com onda quadrada

Circuitos RLC alimentados com onda quadrada Circuitos RLC alimentados com onda quadrada 4 4.1 Material Gerador de funções; osciloscópio; multímetro; capacitor de 10 nf; resistores de 100 Ω; indutor de 10 a 50 mh; potenciômetro. 4.2 Introdução No

Leia mais

Associação de resistores em série e em paralelo

Associação de resistores em série e em paralelo Aula Prática: Associação de resistores em série e em paralelo Introdução Suponha que você possua duas lâmpadas, cujas resistências elétricas sejam R 1 e R 2, e uma bateria cuja FEM (Força Eletro Motriz,

Leia mais

Corrente e resistência

Corrente e resistência Cap. 27 Corrente e resistência Prof. Oscar Rodrigues dos Santos oscarsantos@utfpr.edu.br Circuito 1 Força eletromotriz Quando as cargas de movem em através de um material condutor, há diminuição da sua

Leia mais

FÍSICA EXPERIMENTAL III

FÍSICA EXPERIMENTAL III FÍSICA EXPERIMENTAL III EXPERIÊNCIA 4 DIODOS 1. OBJETIVOS 1.1. Objetivo Geral Familiarizar os acadêmicos com diodos semicondutores. 1.2. Objetivos Específicos a) Apresentar aos acadêmicos circuitos elétricos

Leia mais

Experimento 7 Circuitos RC em corrente alternada

Experimento 7 Circuitos RC em corrente alternada 1. OBJETIVO Experimento 7 Circuitos RC em corrente alternada O objetivo desta aula é estudar o comportamento de circuitos RC em presença de uma fonte de alimentação de corrente alternada.. 2. MATERIAL

Leia mais

CIRCUITO RC ARMAZENANDO ENERGIA PARA UTILIZAR NO MOMENTO CERTO

CIRCUITO RC ARMAZENANDO ENERGIA PARA UTILIZAR NO MOMENTO CERTO CIRCUITO RC ARMAZENANDO ENERGIA PARA UTILIZAR NO MOMENTO CERTO Estamos tão acostumados à comodidade proporcionada por equipamentos como refrigerador, televisão, telefone celular, até mesmo o mais simples

Leia mais

VELOCIDADE DO SOM EM METAIS

VELOCIDADE DO SOM EM METAIS VELOCIDADE DO SOM EM METAIS INTRODUÇÃO A propagação de ondas mecânicas em um meio material dá-se pela transmissão de vibrações das partículas constituintes do meio, produzidas pela fonte geradora da onda.

Leia mais

Circuitos RLC alimentados com onda quadrada

Circuitos RLC alimentados com onda quadrada Capítulo 5 Circuitos RLC alimentados com onda quadrada 5.1 Material Gerador de funções; osciloscópio; multímetro; capacitor de 10 nf; resistores de 100 Ω; indutor de 10 a 50 mh; potenciômetro. 5.2 Introdução

Leia mais

Figura 14 Capacitor.

Figura 14 Capacitor. 11 2. CAPACITORES Os capacitores são componentes largamente empregados nos circuitos eletrônicos. Eles podem cumprir funções tais como o armazenamento de cargas elétricas ou a seleção de freqüências em

Leia mais

Experimento 7 Circuitos RC em corrente alternada

Experimento 7 Circuitos RC em corrente alternada 1. OBJETIO Experimento 7 ircuitos R em corrente alternada O objetivo desta aula é estudar o comportamento de circuitos R em presença de uma fonte de alimentação de corrente alternada.. 2. MATERIAL UTILIZADO

Leia mais

6. CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA

6. CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA 6. CCUTOS DE COENTE CONTÍNUA 6.. Força Electromotriz 6.2. esistências em Série e em Paralelo. 6.3. As egras de Kirchhoff 6.4. Circuitos C 6.5. nstrumentos Eléctricos Análise de circuitos simples que incluem

Leia mais

Experimento 7 Circuitos RC e RL em corrente alternada. Parte A: Circuito RC em corrente alternada

Experimento 7 Circuitos RC e RL em corrente alternada. Parte A: Circuito RC em corrente alternada Experimento 7 ircuitos R e RL em corrente alternada Parte A: ircuito R em corrente alternada 1 OBJETIO O objetivo desta aula é estudar o comportamento de circuitos R em presença de uma fonte de alimentação

Leia mais

Tópico 01: Estudo de circuitos em CC com Capacitor e Indutor Profa.: Ana Vitória de Almeida Macêdo

Tópico 01: Estudo de circuitos em CC com Capacitor e Indutor Profa.: Ana Vitória de Almeida Macêdo Disciplina Eletrotécnica Tópico 01: Estudo de circuitos em CC com Capacitor e Indutor Profa.: Ana Vitória de Almeida Macêdo Capacitor São dispositivos cuja finalidade é armazenar cargas elétricas em suas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL FÍSICA EXPERIMENTAL III CIRCUITOS RLC COM ONDA QUADRADA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL FÍSICA EXPERIMENTAL III CIRCUITOS RLC COM ONDA QUADRADA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL FÍSICA EXPERIMENTAL III CIRCUITOS RLC COM ONDA QUADRADA 1. OBJETIVO O objetivo desta aula é estudar a variação de voltagem

Leia mais

Roteiro-Relatório da Experiência N o 02 LEIS DE KIRCHHOFF

Roteiro-Relatório da Experiência N o 02 LEIS DE KIRCHHOFF COMPONENTES DA EQUPE: Roteiro-Relatório da Experiência N o 02 LES DE KRCHHOFF ALUNOS NOTA 1 2 3 Data: / / : h 1. OBJETVOS: Verificação experimental da Lei de Kirchhoff das Tensões e a Lei de Kirchhoff

Leia mais

CIRCUITOS ELÉTRICOS. Aula 05 CAPACITORES EM CORRENTE ALTERNADA

CIRCUITOS ELÉTRICOS. Aula 05 CAPACITORES EM CORRENTE ALTERNADA CIRCUITOS ELÉTRICOS Aula 05 CAPACITORES EM CORRENTE ALTERNADA Introdução Conceito: Duas placas paralelas chamadas de armaduras (geralmente alumínio); As placas são separadas por um material isolante chamado

Leia mais

Noções básicas de circuitos elétricos: Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff

Noções básicas de circuitos elétricos: Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff Noções básicas de circuitos elétricos: Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff Material 2 Resistores de 3.3kΩ; 2 Resistores de 10kΩ; Fonte de alimentação; Multímetro digital; Amperímetro; Introdução Existem duas

Leia mais

Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada

Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada 1. OBJETIVO O objetivo desta aula é estudar a variação de voltagem nas placas de um capacitor, em função do tempo, num circuito RLC alimentado com onda quadrada.

Leia mais

= 2πf é a freqüência angular (medida em rad/s) e f é a freqüência (medida

= 2πf é a freqüência angular (medida em rad/s) e f é a freqüência (medida 44 2. Roteiros da Segunda Sequência Experimento 1: Circuito RLC e Ressonância 2.1.1 Objetivos Fundamentar o conceito de impedância; Obter a frequência de ressonância em um circuito RLC; Obter a indutância

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E LEIS DE KIRCHHOFF

ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E LEIS DE KIRCHHOFF ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E LEIS DE KIRCHHOFF Introdução Associação de Resistores Em muitas aplicações na engenharia elétrica e eletrônica é muito comum fazer associações de resistores com o objetivo de

Leia mais

Capacitores. Prof. Carlos T. Matsumi

Capacitores. Prof. Carlos T. Matsumi Circuitos Elétricos II Prof. Carlos T. Matsumi 1 Conhecidos também como condensadores; São componentes que acumulam carga elétricas; Podem ser: Circuitos Elétricos II Polarizados (ex. capacitor eletrolítico)

Leia mais

6. CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA

6. CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA 6. CCUTOS DE COENTE CONTÍNUA 6. Força Electromotriz 6.2 esistências em Série e em Paralelo. 6.3 As egras de Kirchhoff 6.4 Circuitos C 6.5 nstrumentos Eléctricos Análise de circuitos simples que incluem

Leia mais

Capacitor Variável de Placas Paralelas

Capacitor Variável de Placas Paralelas BCJ-0203 Fenômenos Eletromagnéticos Experimento 2 Capacitor Variável de Placas Paralelas Nota Professor Data / / 2018 Grupo Nome RA Introdução e Objetivos O capacitor é um componente que tem como finalidade

Leia mais

23/5/2010 CAPACITORES

23/5/2010 CAPACITORES CAPACITORES O capacitor é um componente, que tem como finalidade, armazenar energia elétrica. São formados por duas placas condutoras, também denominadas armaduras, separadas por um material isolante ou

Leia mais

PUC GOIÁS ESCOLA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA COMPUTAÇÃO ECEC ESCOLA DE ENGENHARIA - ENG CADERNO DE LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE APLICADA ENG 1540

PUC GOIÁS ESCOLA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA COMPUTAÇÃO ECEC ESCOLA DE ENGENHARIA - ENG CADERNO DE LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE APLICADA ENG 1540 PUC GOIÁS ESCOLA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA COMPUTAÇÃO ECEC ESCOLA DE ENGENHARIA - ENG CADERNO DE LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE APLICADA ENG 1540 Professor Renato Medeiros 2019 I METODOLOGIA: RELATÓRIOS E NORMAS

Leia mais

FÍSICA EXPERIMENTAL 3001

FÍSICA EXPERIMENTAL 3001 FÍSICA EXPERIMENTAL 3001 EXPERIÊNCIA 1 CIRCUITO RLC EM CORRENTE ALTERNADA 1. OBJETIOS 1.1. Objetivo Geral Apresentar aos acadêmicos um circuito elétrico ressonante, o qual apresenta um máximo de corrente

Leia mais

FÍSICA EXPERIMENTAL 3001

FÍSICA EXPERIMENTAL 3001 UNVERDADE DO ETADO DE ANTA CATARNA - UDEC CENTRO DE CÊNCA TECNOLÓGCA CCT DEARTAMENTO DE FÍCA DF FÍCA EXERMENTAL 3001 EXERÊNCA 11 TRANFORMADORE 1. OBJETVO 1.1. Objetivo Geral Familiarizar os acadêmicos

Leia mais

CORRENTE CONTÍNUA 1. RESISTORES EM SÉRIE E EM. Resistores em série: V = I.R1 + I.R2 = I.(R1 + R2) = I.Req, com Req = Ri

CORRENTE CONTÍNUA 1. RESISTORES EM SÉRIE E EM. Resistores em série: V = I.R1 + I.R2 = I.(R1 + R2) = I.Req, com Req = Ri 25 - CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA 1. RESISTORES EM SÉRIE E EM PARALELO: Resistores em série: V = I.R1 + I.R2 = I.(R1 + R2) = I.Req, com Req = Ri 1 Solução: Primeiro se calcula a resistência equivalente

Leia mais

Transientes em circuitos RC e RL alimentados com onda quadrada

Transientes em circuitos RC e RL alimentados com onda quadrada Capítulo 4 Transientes em circuitos RC e RL alimentados com onda quadrada 4.1 Material Gerador de funções; osciloscópio; multímetro; capacitores de 100 nf e 1 µf; resistores de 56 Ω, 1 kω e 10 kω; indutor

Leia mais

CIRCUITO RC ARMAZENANDO ENERGIA PARA UTILIZAR NO MOMENTO CERTO

CIRCUITO RC ARMAZENANDO ENERGIA PARA UTILIZAR NO MOMENTO CERTO CIRCUITO RC ARMAZENANDO ENERGIA PARA UTILIZAR NO MOMENTO CERTO Estamos tão acostumados à comodidade proporcionada por equipamentos como refrigerador, televisão, telefone celular, até mesmo o mais simples

Leia mais

Caracterização de uma Lâmpada

Caracterização de uma Lâmpada Caracterização de uma Lâmpada Laboratório de Eletricidade e Magnetismo Introdução Resistores não-lineares são dispositivos que não seguem a lei de Ohm quando submetidos a uma tensão ou corrente. Quando

Leia mais

2 - Circuitos Basicos

2 - Circuitos Basicos 2 - Circuitos Basicos Carlos Marcelo Pedroso 18 de março de 2010 1 Introdução A matéria é constituída por átomos, que por sua vez são compostos por 3 partículas fundamentais. Estas partículas são os prótons,

Leia mais

INSTRUMENTOS DE MEDIDAS ELÉTRICAS

INSTRUMENTOS DE MEDIDAS ELÉTRICAS INSTRUMENTOS DE MEDIDAS ELÉTRICAS Introdução Durante todo o curso de Laboratório de Física B, o aluno manuseará instrumentos de medidas elétricas e fontes de tensão elétrica. O instrumento de medida elétrica

Leia mais

Transientes em circuitos RC e RL alimentados com onda quadrada

Transientes em circuitos RC e RL alimentados com onda quadrada Transientes em circuitos RC e RL alimentados com onda quadrada 3 3.1 Material Gerador de funções; osciloscópio; multímetro; capacitores de 100 nf e 1 µf; resistores de 56 Ω, 1 kω e 10 kω; indutor de 10

Leia mais

CONDENSADORES E DIELÉCTRICOS

CONDENSADORES E DIELÉCTRICOS TRABALHO PRÁTICO Nº 4 - LICENCIATURA EM FÍSICA CONDENSADORES E DIELÉCTRICOS Objectivo - Este trabalho pretende ilustrar a constituição e o funcionamento de um condensador, bem como determinar, de uma forma

Leia mais

FÍSICA EXPERIMENTAL III

FÍSICA EXPERIMENTAL III FÍSICA EXPERIMENTAL III EXPERIÊNCIA 2 CURVAS CARACTERÍSTICAS DE RESISTORES 1. OBJETIVOS 1.1. Objetivo Geral Familiarizar os acadêmicos com o uso de resistores ôhmicos e não ôhmicos. 1.2. Objetivos Específicos

Leia mais

Experimento 4 Indutores e circuitos RL com onda quadrada

Experimento 4 Indutores e circuitos RL com onda quadrada 1. OBJETIVO Experimento 4 Indutores e circuitos RL com onda quadrada O objetivo desta aula é estudar o comportamento de indutores associados a resistores em circuitos alimentados com onda quadrada. 2.

Leia mais

BC 1519 Circuitos Elétricos e Fotônica

BC 1519 Circuitos Elétricos e Fotônica BC 1519 Circuitos Elétricos e Fotônica Capacitor / Circuito RC Indutor / Circuito RL 2015.1 1 Capacitância Capacitor: bipolo passivo que armazena energia em seu campo elétrico Propriedade: Capacitância

Leia mais

Departamento de Física e Química Laboratório de Física Experimental ll Velocidade do Som em Metais

Departamento de Física e Química Laboratório de Física Experimental ll Velocidade do Som em Metais Departamento de Física e Química Laboratório de Física Experimental ll Velocidade do Som em Metais 1. Introdução A propagação das ondas mecânicas através de um meio material se dá pela transmissão das

Leia mais

Transientes em circuitos RC e RL alimentados com onda quadrada

Transientes em circuitos RC e RL alimentados com onda quadrada Experimento 3 Transientes em circuitos RC e RL alimentados com onda quadrada 3.1 Material Gerador de funções; osciloscópio; multímetro; capacitores de 100 nf e 1 µf; resistores de 56 Ω, 1 kω e 10 kω; indutor

Leia mais

Circuito RC Constante de tempo

Circuito RC Constante de tempo Circuito RC Constante de tempo Objetivo: Medir as funções de carga e descarga de um capacitor e calcular a constante de tempo do processo. Materiais: (a) Resistor elétrico R; (b) Capacitor eletrolítico

Leia mais

Experimento 3 Capacitores e circuitos RC com onda quadrada

Experimento 3 Capacitores e circuitos RC com onda quadrada Experimento 3 Capacitores e circuitos RC com onda quadrada 1 OBJETIVO O objetivo desta aula é estudar o comportamento de capacitores associados a resistores em circuitos alimentados com onda quadrada 2

Leia mais

Experimento 9 Circuitos RL em corrente alternada

Experimento 9 Circuitos RL em corrente alternada 1. OBJETIO Experimento 9 Circuitos RL em corrente alternada O objetivo desta aula é estudar o comportamento de circuitos RL em presença de uma fonte de alimentação de corrente alternada. 2. MATERIAL UTILIZADO

Leia mais

Experimento 9 Circuitos RL em corrente alternada

Experimento 9 Circuitos RL em corrente alternada 1. OBJETIVO Experimento 9 Circuitos RL em corrente alternada O objetivo desta aula é estudar o comportamento de circuitos RL em presença de uma fonte de alimentação de corrente alternada. 2. MATERIAL UTILIZADO

Leia mais

Respostas Finais Lista 6. Corrente Elétrica e Circuitos de Corrente Contínua ( DC )

Respostas Finais Lista 6. Corrente Elétrica e Circuitos de Corrente Contínua ( DC ) Respostas Finais Lista 6 Corrente Elétrica e Circuitos de Corrente Contínua ( DC ) Q 26.3) Essa diferença esta mais associada à energia entregue à corrente de um circuito por algum tipo de bateria e à

Leia mais

LABORATÓRIO ATIVIDADES 2013/1

LABORATÓRIO ATIVIDADES 2013/1 LABORATÓRIO ATIVIDADES 2013/1 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO MÓDULO I ELETRICIDADE BÁSICA TURNO NOITE CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL CARGA HORÁRIA EIXO TECNOLÓGICO CONTROLE

Leia mais

Elementos de Circuitos Elétricos

Elementos de Circuitos Elétricos Elementos de Circuitos Elétricos Corrente e Lei de Ohm Consideremos um condutor cilíndrico de seção reta de área S. Quando uma corrente flui pelo condutor, cargas se movem e existe um campo elétrico. A

Leia mais