Se existisse uma maneira que lhe permitisse diminuir os custos com Energia Elétrica da sua empresa ou residência você gostaria de conhecer?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Se existisse uma maneira que lhe permitisse diminuir os custos com Energia Elétrica da sua empresa ou residência você gostaria de conhecer?"

Transcrição

1

2 Se existisse uma maneira que lhe permitisse diminuir os custos com Energia Elétrica da sua empresa ou residência você gostaria de conhecer?

3 Monitore, Controle e Reduza os Custos Energia Elétrica - Altos Custos para Empresas e Pessoas. Mercado Livre Não Disponível para Consumidores Cativos. Pessoas Físicas - Obrigadas a comprar da Concessionária. regiao/noticia/aneel-autoriza-reajuste-medio-de- 243-na-tarifa-de-energia-de-19-cidades-dovale.ghtml 17/10/2017

4 Grandes Grupos Econômicos Aumentos Constantes Impostos Bandeiras Tarifárias

5 Consumidores Cativos Investimento Protagonistas na Geração de Energia Solar

6 TRÊS motivos para utilização desta tecnologia para você se tornar um PROSUMIDOR

7 1- Regulamentação Aprovada Resolução 482/12 Resolução 687/15

8 SISTEMA DE COMPENSAÇÃO REN Nº 687/2016

9 SISTEMA DE COMPENSAÇÃO REN Nº 687/2016

10 SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA JUNTO A CARGA A auto geração em regime de compensação é seu primeiro passo para se tornar independente em energia e desfrutar as vantagens dessa solução: Descolamento de aumento de tarifa Conversão de despesa em investimento.

11 AUTOCONSUMO REMOTO Condições: As contas estejam no mesmo CPF ou CNPJ; E os locais sejam atendidos pela mesma distribuidora de energia elétrica. Exemplo: Utilizar uma propriedade (um telhado) para construir um sistema fotovoltaico, e; Compensar os créditos num apartamento = não possui área para a instalação das placas.

12 CONDOMÍNIOS COM GD Condomínios verticais ou horizontais, área comum entre os que participam. Conexão na unidade consumidora do condomínio. Posso dividir toda geração entre os participantes, sem descontar o consumo da unidade

13 CONDOMÍNIOS COM GD A geração em condomínios pode ser utilizada: Tanto para abater as contas relativas as áreas comuns, Quanto para compartilhar a energia gerada entre os condôminos, Condição: desde que as unidades consumidoras estejam localizadas em uma mesma propriedade ou em propriedades contíguas.

14 GERAÇÃO COMPARTILHADA

15 GERAÇÃO COMPARTILHADA Assim como no autoconsumo remoto, nesta modalidade o sistema de geração pode ser instalado em local diferente do consumo. O que difere? Reunir, por meio de consórcio (pessoa jurídica) ou cooperativa, (pessoas físicas) para repartir a energia gerada por um único gerador; A repartição dos créditos é em porcentagens previamente definidas; Não há necessidade de apresentar um único CPF ou CNPJ: Basta todos os envolvidos estarem dentro da mesma área de concessão da distribuidora de energia, e; Apresentarem um contrato que comprove o vínculo.

16

17 2- Por que se tornar um gerador de energia? Redução dos custos fixos de sua empresa ou residência; Payback de 3,5 anos em média. Mobilidade do Sistema no caso de geração compartilhada.

18 RELATÓRIO GREENER

19 NÚMEROS DO MERCADO Fonte: ANEEL

20 ESTIMATIVA DE CRESCIMENTO DO MERCADO Fonte: EPE

21 MOTIVOS PARA O AUMENTO DAS CONEXÕES Adesão dos estados ao acordo de isenção de ICMS. Apenas PR,SC,MT,AM ainda não aderiram. Aplicação das Bandeiras Tarifárias KWh Solar Sem Reajuste Tarifário Simplicidade e menor Custo de Instalação Mobilidade do Sistema Compartilhado Redução de custos dos Geradores Fotovoltaicos

22 O Mercado Incentivos do Governo Criação no MME do Programa de Desenvolvimento de Geração Distribuída de Energia Elétrica PORTARIA No 538, DE 15 DE DEZEMBRO DE

23 Com o início do programa de Geração Distribuída na Austrália em 2008 as conexões à rede elétrica saltaram de 10k para 1.570k em 8 anos.

24 3- Aplicabilidade de Sistemas Fotovoltaicos Residenciais Comerciais e Industriais

25 TIPOS DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

26 FONTES DE ENERGIA PARA MISSÕES CRÍTICAS

27 Módulo Fotovoltaico

28 INVERSORES GRID-ON Possui vários fabricantes, inclusive nacionais. Sistemas com maior potência. Tempo de garantia 10 anos.

29 APLICAÇÕES COM MICRO INVERSORES Possui poucos fabricantes, nenhum nacional. Sistemas com menor potência. Tempo de garantia 15 anos.

30 APLICAÇÃO PARA CONDOMÍNIOS

31 APLICAÇÃO PARA CONDOMÍNIOS

32 Casa auto-suficiente com sistema solar-hidrogênio Phi Suea House, in Chiang Mai. CNX - Construction Fontes: Inhabitat e EnergyNews.

33 LEAL ENERGIA Em julho/2015 Foi apresentado o plano de negócio para o Centro Para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (CECOMPI), como parte do Programa de Incubadoras de São José dos Campos. Em setembro/2015 a empresa iniciou o trabalho de desenvolvimento nas Instalações da Incubaero/DCTA em São José dos Campos. Em abril de 2017 foi finalizada a primeira instalação de coletor solar híbrido fabricado no Brasil, na cidade de Paraibuna. Em maio de 2017 a Leal Energia fechou parceria com a Sinosola para distribuição de módulos fotovoltaicos.

34 P&D - Coletor Solar Híbrido Geração de Energia Elétrica e Aquecimento de Água Aumento da Eficiência por m² - 60%

35

36 Projeto: Sistema de Geração Híbrida - Fotovoltaica e Térmica conjugadas - com 5,0 kwp, instalado, na cidade de Paraibuna.

37 Sistema de Geração Híbrida Início da instalação hidráulica do coletor híbrido termo fotovoltaico da Leal Energia

38 Projetos Leal Energia Sistema gerador de energia fotovoltaico de 5 KWp Obra realizada em 2017 Paraibuna/SP NOVOS PROJETOS EM ANDAMENTO: Jacareí / SP 3 KWp São José dos Campos 2,64 KWp Campos do Jordão 3,3 KWp São José dos Campos 90 KWp Sistema gerador de energia fotovoltaico de 2 KWp Obra realizada em 2017 Araras/SP

39 CONSIDERAÇÕES SOBRE FINANCIAMENTOS

40 MUTUA CAIXA DE ASSITÊNCIA CREA Incentivar o desenvolvimento ao uso de energia renovável ou energias ecologicamente corretas com a aquisição ou substituição de tecnologias, equipamentos e serviços dessa natureza, seja em sua residência, empresas ou propriedades rurais. Pré-Requisito Ser associado há mais de um ano; Estar em dia com a anuidade e reembolso de benefícios; Possuir idoneidade cadastral; Ter capacidade de pagamento. Estar adimplente com a anuidade do Crea. (Mediante apresentação de certidão de regularidade) Juros e correção Sobre o saldo devedor do empréstimo, incidirá, mensalmente, a correção monetária calculada pelo INPC/IBGE médio dos últimos 12 meses, acrescida de juros de 0,30% a 0,40% ao mês, considerando o período de reembolso do benefício.

41 FINANCIAMENTO SICREDI Com planos de 60 a 120 meses, você pode adquirir: Gerador de energia solar ou eólico. Para pessoas físicas e jurídicas Financia 100% do valor total dos equipamentos

42 FINANCIAMENTO PORTAL SOLAR Financiamento para Energia Solar BV é uma linha de crédito especial para quem quer montar um projeto de placas solares para captação de energia no seu próprio imóvel. Você consegue financiar 100% do valor total do equipamento e parcelar em até 60 meses.

43 O financiamento Santander Sustentável é uma linha de crédito utilizada para a finalidade de compra de Sistemas Fotovoltaicos, tendo como garantia o próprio sistema e com praticamente ZERO burocracia. Para pessoas físicas e jurídicas Financia 100% do valor total dos equipamentos Até 36 meses para pagar. FINANCIAMENTO SANTANDER

44 FINANCIAMENTO PROGER - BB Financiamento de Máquinas e Equipamentos; Alíquota zero de IOF; Prazo de até 72 meses; Até 12 meses de carência; Custo Financeiro: TJLP + 4,5% a.a. (1% a.m) Valor Financiável: até 80% do valor total do investimento. Disponível para empresas com faturamento de até 10 milhões de reais ao ano; Valor máximo de financiamento é de 1 milhão de reais; Sujeito à aprovação cadastral e de crédito; Podem ser feitas simulações através do link abaixo:

45 FINANCIAMENTO INVEST AGRO - BB Invest Agro Finalidade Financiamento das despesas de investimento rural. Público Alvo Produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas, exceto agricultores familiares ou iniciantes (atividade e relacionamento com o Banco). Cooperativas de produção agropecuária, singulares ou centrais Itens Financiáveis Energia: implantação de sistemas para geração e distribuição (inclusive equipamentos importados). Prazo até 5 anos, com carência de até 1 ano. Limite Financiável até 100% do valor proposto. Taxa: De 10,50% à 12,30% a.a.

46 FINANCIAMENTO PROGER - CAIXA Utiliza recursos do FAT também; Financiamento de máquinas e equipamentos; Limite de até 600 mil reais de financiamento; Prazo de até 60 meses; Linha de crédito disponível para empresas com faturamento de até 7,5 milhões de reais; Taxa de 1% a.m; Mais informações no link abaixo ou através das agências;

47 DESENVOLVE SÃO PAULO Investimento em Energia Renovável e eficiência Energética. Linha Econômica Verde Taxa de Juros a partir de 0,53% ao mês prazo de até 120 meses e carência de até 24 meses. Linha Econômica Verde Máquinas Taxa de Juros a partir de 0,53% ao mês prazo de até 60 meses e carência de até 12 meses. Simulação disponível no endereço:

48 TREINAMENTO

49 TREINAMENTO Mercado em crescimento, com ausência de mão de obra especializada em instalações e projetos. Cursos atuais entregam parcialmente informações sobre projeto. Desenvolvimento de modelo adequado de projetos para Micro e Mini Geração. Parceria com empresa de Software dedicado a elaboração de Projeto Fotovoltaico. E para a primeira turma o aluno receberá licença de estudante para uso durante o curso e até 2 meses para utilização após o treinamento.

50 A Geração de Energia Elétrica fotovoltaica pode ser comparada a Terceira Revolução Industrial, onde cada Residência irá gerar a sua própria Energia. 54

51 Leonardo Zechlinski Office:Business Office: Avenida Cassiano Ricardo, nº 601 Sala 61 e 63 Jd. Aquarius Ed. The One Office Tower São José dos Campos São Paulo Brasil Phone: +55 (12) P&D Office: Pça. Mal. Eduardo Gomes, 50 - Vila das Acácias Incubaero - Campus do CTA - Sala DCTA Campus ITA INCUBAERO São José dos Campos SP Phone: +55 (12)

A empresa Nossa Missão Nossa Visão

A empresa Nossa Missão Nossa Visão A empresa A Compasso Solar é uma empresa com foco em soluções para geração de energia solar fotovoltaica para residências, indústrias e empresas, com objetivo de reduzir os custos com energia elétrica

Leia mais

Programa Agro Energia do Banco do Brasil Programa de Financiamento à Geração de Energias Alternativas

Programa Agro Energia do Banco do Brasil Programa de Financiamento à Geração de Energias Alternativas Programa Agro Energia do Banco do Brasil Programa de Financiamento à Geração de Energias Alternativas Programa Agro Energia do Banco do Brasil Objetivo: financiamento para implantação de usinas geradoras

Leia mais

Energia Solar: limpa e economicamente. vantajosa.

Energia Solar: limpa e economicamente. vantajosa. Energia Solar: limpa e economicamente vantajosa. Apresentação Sócio Fundador da Arion Otimização em Energia Diretor Comercial Diretor de Marketing Diretor de Sistema de Gestão Sócio do MSMG Advogados

Leia mais

Micro e Minigeração Distribuída Light Março/2016

Micro e Minigeração Distribuída Light Março/2016 Micro e Minigeração Distribuída Light Março/2016 Microgeração e Minigeração na Light 133 conexões de Microgeradores e 1 conexão de Minigerador. Todas Fotovoltaicas. (Até 15/03/2016) Fonte: Internet 2015

Leia mais

A ENERGIA QUE VEM DO SOL CAMPO GANDE MS (22/06/2018)

A ENERGIA QUE VEM DO SOL CAMPO GANDE MS (22/06/2018) A ENERGIA QUE VEM DO SOL CAMPO GANDE MS (22/06/2018) Geração Distribuída conforme o Artigo 14º do Decreto Lei nº 5.163/2004, atualizada pelo decreto 786/2017 é toda produção de energia elétrica proveniente

Leia mais

Sisitemas Fotovoltaicos Para Consumidores Residenciais. Parte 3: Legislação e Viabilidade Econômica

Sisitemas Fotovoltaicos Para Consumidores Residenciais. Parte 3: Legislação e Viabilidade Econômica Sisitemas Fotovoltaicos Para Consumidores Residenciais Parte 3: Legislação e Viabilidade Econômica Resumo Regulamentos e Base Legal para GD em BT; Regras e Tipos de Tarifação; Análise Financeira. Geração

Leia mais

Geração Distribuída de Energia Elétrica

Geração Distribuída de Energia Elétrica Geração Distribuída de Energia Elétrica Seminário Internacional - Impactos dos Recursos Energéticos Distribuídos sobre o Setor de Distribuição 20/05/2016 Roberto Castro Conselheiro de Administração Agenda

Leia mais

Eficiência Energética & Minigeração distribuída Oportunidades para prédios públicos e privados. Madrona Advogados Novembro de 2016

Eficiência Energética & Minigeração distribuída Oportunidades para prédios públicos e privados. Madrona Advogados Novembro de 2016 Eficiência Energética & Minigeração distribuída Oportunidades para prédios públicos e privados Madrona Advogados Novembro de 2016 Micro e Mini Geração Distribuída Histórico e alterações recentes A ANEEL

Leia mais

Energia solar fotovoltaica:

Energia solar fotovoltaica: Energia solar fotovoltaica: Uma solução para o setor energético brasileiro Raphael Duque Objetivos 1. Desafios do Setor de Energia Elétrica Brasileiro; 2. Uma Solução para o Setor Elétrico Brasileiro;

Leia mais

SISTEMAS DE ENERGIA. Aula 5 - Geração Distribuída-

SISTEMAS DE ENERGIA. Aula 5 - Geração Distribuída- SISTEMAS DE ENERGIA Aula 5 - Geração Distribuída- Definição A geração distribuída (GD) é caracterizada pela instalação de geradores de pequeno porte, normalmente a partir de fontes renováveis ou mesmo

Leia mais

Taller de trabajo: Energía Solar Integración y despacho: desafíos para la región

Taller de trabajo: Energía Solar Integración y despacho: desafíos para la región MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Taller de trabajo: Energía Solar Integración y despacho: desafíos para la región Ing. Cristiano Augusto Trein, Ph.D. Ministério de Minas e Energia cristiano.trein@mme.gov.br

Leia mais

c Modelos de Negócio em Desenvolvido para: Geração Distribuída

c Modelos de Negócio em Desenvolvido para: Geração Distribuída c Modelos de Negócio em Desenvolvido para: Geração Distribuída Agenda Será abordado neste capítulo: 1 2 3 4 Modelos de Compensação Modelos de Negócio Capacidade Instalada Desafio dos Novos Modelos Geração

Leia mais

POSSIBILIDADES DE REDUÇÃO DO CUSTO DE ENERGIA: MICRO/MINIGERAÇÃO E MERCADO LIVRE DANIEL HOSSNI RIBEIRO DO VALLE SÃO PAULO, 30 DE JUNHO DE 2016

POSSIBILIDADES DE REDUÇÃO DO CUSTO DE ENERGIA: MICRO/MINIGERAÇÃO E MERCADO LIVRE DANIEL HOSSNI RIBEIRO DO VALLE SÃO PAULO, 30 DE JUNHO DE 2016 POSSIBILIDADES DE REDUÇÃO DO CUSTO DE ENERGIA: MICRO/MINIGERAÇÃO E MERCADO LIVRE DANIEL HOSSNI RIBEIRO DO VALLE SÃO PAULO, 30 DE JUNHO DE 2016 SUMÁRIO I. A Comercialização de Energia Elétrica - Relações

Leia mais

Caxias do Sul, 19 de outubro de 2017.

Caxias do Sul, 19 de outubro de 2017. Caxias do Sul, 19 de outubro de 2017. Gerência de Relacionamento com o Poder Público e Grupo A 2 A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica das regiões norte e nordeste do Estado

Leia mais

SISTEMAS DE ENERGIA (SIE)

SISTEMAS DE ENERGIA (SIE) SISTEMAS DE ENERGIA (SIE) Prof.: Bruno Gonçalves Martins bruno.martins@ifsc.edu.br Aula 8 Energia Solar RECAPITULANDO... Energia Solar Geração Fotovoltaica Geração Héliotermica PLANO DE AULA Objetivos

Leia mais

Micro e Minigeração Distribuída REN 482/2012

Micro e Minigeração Distribuída REN 482/2012 Micro e Minigeração Distribuída REN 482/2012 Davi Rabelo Especialista em Regulação Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição SRD Rio de Janeiro, 17 de outubro de 2017 AGENDA Conceitos

Leia mais

Micro e Minigeração Distribuída no Brasil. Por: Paulo Peniche de Mello Data: 29/06/2017 Local: Instituto de Engenharia - SP

Micro e Minigeração Distribuída no Brasil. Por: Paulo Peniche de Mello Data: 29/06/2017 Local: Instituto de Engenharia - SP Micro e Minigeração Distribuída no Brasil Por: Paulo Peniche de Mello Data: 29/06/2017 Local: Instituto de Engenharia - SP Definições Geração distribuída: Centrais geradoras de energia elétrica, de qualquer

Leia mais

Micro e Minigeração Distribuída REN 482/2012

Micro e Minigeração Distribuída REN 482/2012 Micro e Minigeração Distribuída REN 482/2012 Davi Rabelo Especialista em Regulação Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição SRD Rio de Janeiro, 17 de outubro de 2017 AGENDA Conceitos

Leia mais

O USO DA ENERGIA SOLAR NAS RESIDÊNCIAS E ESTABELECIMENTOS: UMA VISÃO NO MUNDO, BRASIL E PERNAMBUCO I E-BOOK

O USO DA ENERGIA SOLAR NAS RESIDÊNCIAS E ESTABELECIMENTOS: UMA VISÃO NO MUNDO, BRASIL E PERNAMBUCO I E-BOOK O USO DA ENERGIA SOLAR NAS RESIDÊNCIAS E ESTABELECIMENTOS: UMA VISÃO NO MUNDO, BRASIL E PERNAMBUCO # I E-BOOK #ILUMINADOSPELALUZDOSOL Bem vindo(a) a nova era Tecnológica! O maior desafio da humanidade,

Leia mais

Geração Solar Distribuída Uma tendência que virou realidade no Brasil

Geração Solar Distribuída Uma tendência que virou realidade no Brasil Geração Solar Distribuída Uma tendência que virou realidade no Brasil ENGIE Quem Somos? 2 ENGIE Compromisso com a Transição Energética digital 3D descarbonizada descentralizada 3 O futuro da energia no

Leia mais

MINI E MICROGERAÇÃO. Conceitos, Cenário Atual e Perspectivas. Dezembro 2017

MINI E MICROGERAÇÃO. Conceitos, Cenário Atual e Perspectivas. Dezembro 2017 MINI E MICROGERAÇÃO Conceitos, Cenário Atual e Perspectivas Dezembro 2017 REGULAMENTAÇÃO Definições MODELO DE GERAÇÃO DEFINIÇÕES REN nº 687/2015 Principais alterações MICROGERAÇÃO MINIGERAÇÃO SISTEMA DE

Leia mais

Projetos de Geração Distribuída Neoenergia. Maio de 2016

Projetos de Geração Distribuída Neoenergia. Maio de 2016 Projetos de Geração Distribuída Neoenergia Maio de 2016 GRUPO NEOENERGIA Um dos maiores grupos do setor elétrico brasileiro, maior em números de clientes ( 10,5 milhões ) Atuação em toda a cadeia de produção

Leia mais

As vantagens da geração distribuída. Dr. Saulo Piereti Professor Chefe de Departamento IFMT

As vantagens da geração distribuída. Dr. Saulo Piereti Professor Chefe de Departamento IFMT As vantagens da geração distribuída Professor Chefe de Departamento IFMT HISTÓRICO LEGISLAÇÃO Resolução Normativa 482/2012 ANEEL Normatiza a conexão da micro e mini geração ao sistema de distribuição.

Leia mais

Energia Incentivada Geração Distribuída de Energia Mini e Micro Geração de Energia Conceitos Básicos

Energia Incentivada Geração Distribuída de Energia Mini e Micro Geração de Energia Conceitos Básicos Energia Incentivada Geração Distribuída de Energia Mini e Micro Geração de Energia Conceitos Básicos José Henrique Diniz Consultor ADENOR, SEBRAE e FUNDAÇÃO DOM CABRAL Sócio-Consultor: CONEXÃO Energia

Leia mais

Setor Elétrico Brasileiro Presente e Futuro

Setor Elétrico Brasileiro Presente e Futuro MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Setor Elétrico Brasileiro Presente e Futuro Eng. Civil Cristiano Augusto Trein, Ph.D. Ministério de Minas e Energia cristiano.trein@mme.gov.br Julho 2016 Setor Elétrico Brasileiro

Leia mais

Geração Distribuída Fotovoltaica Márcio Takata

Geração Distribuída Fotovoltaica Márcio Takata Geração Distribuída Fotovoltaica Márcio Takata 2018 Quem Somos? A Greener é uma empresa de Pesquisa e Consultoria especializada no setor de energia solar fotovoltaica. Seu objetivo é acelerar o processo

Leia mais

Energia Solar Fotovoltaica

Energia Solar Fotovoltaica Energia Solar Fotovoltaica O QUE É ENERGIA FOTOVOLTAICA? Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior

Leia mais

Geração Distribuída - AP 026/2015 Resolução 687/ Alterações das Resoluções 482 e 414

Geração Distribuída - AP 026/2015 Resolução 687/ Alterações das Resoluções 482 e 414 Geração Distribuída - AP 02/2015 Resolução 87/2015 - Alterações das Resoluções 482 e 414 Brasil, Dezembro de 2015 Micro e Minigeração Distribuída Sistema de Compensação de Energia Troca de energia entre

Leia mais

BNDES/SEBRAE. Seminário de Crédito Teresina - PI Energias. 07 de dezembro de 2018

BNDES/SEBRAE. Seminário de Crédito Teresina - PI Energias. 07 de dezembro de 2018 BNDES/SEBRAE 1 Seminário de Crédito Teresina - PI Energias 07 de dezembro de 2018 2 Como apoiamos? e atuamos Operações Diretas Realizadas diretamente com o BNDES Operações Indiretas Realizadas por meio

Leia mais

Energia Solar Integração e Desenvolvimento

Energia Solar Integração e Desenvolvimento Energia Solar Integração e Desenvolvimento Eng. Civil Cristiano Augusto Trein, Ph.D. Cuiabá, 12 de Agosto de 2016 Energia Solar Integração e Desenvolvimento Energia Solar = Integração + Desenvolvimento

Leia mais

Perfil Área de Grandes Clientes - Ceará

Perfil Área de Grandes Clientes - Ceará Perfil Área de Grandes Clientes - Ceará Perfil Grandes Clientes Clientes 6.906 Consumo mensal médio 200,1 GWh Fat. mensal médio MMR$ 120,3 Part. Faturamento Total 21,13% Executivos 9 Carteira Média p/

Leia mais

Máquinas e Equipamentos

Máquinas e Equipamentos Máquinas e Equipamentos FINAME Financiamentos para a produção e a comercialização de máquinas, equipamentos e bens de informática e automação que sejam novos, de fabricação nacional, credenciados no BNDES.

Leia mais

A Energia Fotovoltaica

A Energia Fotovoltaica A Energia Fotovoltaica É o uso do sol para gerar eletricidade. Isso porque o efeito fotovoltaico consiste na conversão direta da luz solar em energia elétrica. As placas solares são responsáveis por essa

Leia mais

Por que investir na Geração Distribuída em Minas Gerais?

Por que investir na Geração Distribuída em Minas Gerais? Por que investir na Geração Distribuída em Minas Gerais? Sérgio Faria Mendes Consultor comercial da Alsol Energias Renováveis Exposolar, 14 de Setembro de 2017. GD SETOR ELÉTRICO Visão geral geração e

Leia mais

Energia Solar Fotovoltaica

Energia Solar Fotovoltaica Energia Solar Fotovoltaica Economia Autonomia Vantagens Sustentabilidade Conteúdo 3 5 Geração Distribuída - Sistema de Compensação de Energia Elétrica 8 Por que Investir em Energia Solar? 11 Como Investir

Leia mais

COOPERE E GERE SUA PRÓPRIA ENERGIA VOCÊ SABIA QUE PODE GERAR SUA PRÓPRIA ENERGIA E QUE ISSO PODE SER FEITO ATÉ MESMO ATRAVÉS DO COOPERATIVISMO?

COOPERE E GERE SUA PRÓPRIA ENERGIA VOCÊ SABIA QUE PODE GERAR SUA PRÓPRIA ENERGIA E QUE ISSO PODE SER FEITO ATÉ MESMO ATRAVÉS DO COOPERATIVISMO? COOPERE E GERE SUA PRÓPRIA ENERGIA VOCÊ SABIA QUE PODE GERAR SUA PRÓPRIA ENERGIA E QUE ISSO PODE SER FEITO ATÉ MESMO ATRAVÉS DO COOPERATIVISMO? É ISSO MESMO: A partir da Resolução 482/2012 da Agência Nacional

Leia mais

Economic Feasibility Study of Solar Photovoltaic Systems at Brazilian Universities

Economic Feasibility Study of Solar Photovoltaic Systems at Brazilian Universities Economic Feasibility Study of Solar Photovoltaic Systems at Brazilian Universities Code: 07.019 Arthur G. Givisiez 1, Bruno H. Dias 1, Leonardo W. de Oliveira 1, Wanessa O. Guedes 1, Márcio Z. Fortes 2.

Leia mais

SETER ENGENHARIA LTDA

SETER ENGENHARIA LTDA OPORTUNIDADE DA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA Resoluções 482 e 687 ANEEL Estabelece as condições gerais para o acesso aos sistemas de distribuição de energia elétrica, e ao sistema de compensação de energia elétrica,

Leia mais

Modelos de Negócio, Orçamentação e retorno financeiro Curso Energias Renováveis 02 a 06 de outubro de 2017 Concórdia/SC

Modelos de Negócio, Orçamentação e retorno financeiro Curso Energias Renováveis 02 a 06 de outubro de 2017 Concórdia/SC Modelos de Negócio, Orçamentação e retorno financeiro Curso Energias Renováveis 02 a 06 de outubro de 2017 Concórdia/SC Matias Felipe E. Kraemer Eng. Agrônomo - Me. Desenvolvimento Rural projeto@desenvolt.com

Leia mais

Eficiência Energética e GD

Eficiência Energética e GD Eficiência Energética e GD Maio de 2019 Alexandre Siciliano Esposito Felipe Lobo Fontes Histórico de Recursos de Aprovação de Crédito BNDES 2003-2018 Fonte: Formas de Apoio Direto do BNDES Direto 10 Até

Leia mais

COMO VIABILIZAR SEU PROJETO DE ENERGIA SOLAR?

COMO VIABILIZAR SEU PROJETO DE ENERGIA SOLAR? COMO VIABILIZAR SEU PROJETO DE ENERGIA SOLAR? E- B O O K INTRODUÇÃO... 3 ÍNDICE 1 O que é a energia solar fotovoltaica?... 4 1.1. Potencial brasileiro... 5 2 Passo a passo para gerar a sua energia solar...

Leia mais

Modernização Setor Elétrico Brasileiro

Modernização Setor Elétrico Brasileiro Modernização Setor Elétrico Brasileiro Thymos Energia Thaís Prandini Outubro 2017 Sumário Cenário Atual do Setor Elétrico e Projeções Geração Centralizada vs. Distribuída Smart Grid Setor Elétrico Brasileiro

Leia mais

Alternativas de financiamento para a energia solar fotovoltaica no Brasil

Alternativas de financiamento para a energia solar fotovoltaica no Brasil Alternativas de financiamento para a energia solar fotovoltaica no Brasil FRANcisco José Araújo BEZERRA Superintendente de Políticas de Desenvolvimento BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A. Área de atuação

Leia mais

A GDFV no Brasil: passado, presente e futuro

A GDFV no Brasil: passado, presente e futuro A GDFV no Brasil: passado, presente e futuro Brasília, 12 de junho de 2018 CARLOS EDUARDO CABRAL CARVALHO Assessor da Diretoria da ANEEL ANEEL Missão Missão da ANEEL Planejamento Estratégico 2018-2021

Leia mais

Processo de adesão ao sistema de compensação de energia (RN 482/12 e 687/15)

Processo de adesão ao sistema de compensação de energia (RN 482/12 e 687/15) Processo de adesão ao sistema de compensação de energia (RN 482/12 e 687/15) Agenda Cemig/Efficientia Histórico regulatório REN 687/15 Processo de adesão Status da GD no Brasil Status da GD em Minas Gerais

Leia mais

MECSHOW Wendell Soares Pacheco SENAI/ES Eficiência Operacional

MECSHOW Wendell Soares Pacheco SENAI/ES Eficiência Operacional MECSHOW 2018 Wendell Soares Pacheco SENAI/ES Eficiência Operacional A REDE RENOVÁVEIS E SOLUÇÕES ENERGÉTICAS Linhas de atuação Prestação de serviços técnicos e tecnológicos Gestão de Custos Revisão Energética

Leia mais

Inovar e crescer, construindo um país melhor Florianópolis, 16 a 18 de maio de For life, for green. Lucas Gibram Gerência de Desenvolvimento

Inovar e crescer, construindo um país melhor Florianópolis, 16 a 18 de maio de For life, for green. Lucas Gibram Gerência de Desenvolvimento For life, for green. Lucas Gibram Gerência de Desenvolvimento A FORGREEN Estruturação de negócios Energia limpa; Geração distribuída de energia por fontes renováveis; Operação e estruturação financeira;

Leia mais

KM 12% do mercado Segmento fortemente regulado

KM 12% do mercado Segmento fortemente regulado SOBRE O GRUPO ATUAÇÃO VERTICALIZADA GERAÇÃO DE CAPACIDADE 7.038 MW 7% do mercado Fonte predominantemente hidráulica Crescimento em energias renováveis Gás natural como alternativa MERCADO NÃO REGULADO

Leia mais

Apoio do BNDES à Geração Distribuída

Apoio do BNDES à Geração Distribuída 1 Apoio do BNDES à Geração Distribuída BRAZIL SOLAR POWER 2018 13 de junho de 2018 Formas de apoio Como apoiamos e atuamos 2 Operações Diretas Realizadas diretamente com o BNDES Operações Indiretas Realizadas

Leia mais

SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENERGIA MAIS COMPETITIVIDADE PARA SEU NEGÓCIO

SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENERGIA MAIS COMPETITIVIDADE PARA SEU NEGÓCIO SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENERGIA MAIS COMPETITIVIDADE PARA SEU NEGÓCIO O GRUPO CPFL ENERGIA Grupo com mais de 100 anos de história Maior grupo privado do setor elétrico nacional Controlada pelo Grupo State

Leia mais

Estruturação de Projetos de Geração Distribuída

Estruturação de Projetos de Geração Distribuída Tomanik Martiniano Sociedade de Advogados Estruturação de Projetos de Geração Distribuída 29 de maio de 2019 Urias Martiniano Garcia Neto Sócio Conceito de Geração Distribuída Agenda Evolução da Geração

Leia mais

CONDOMÍNIO SUSTENTÁVEL SOLAR SIMÕES FILHO

CONDOMÍNIO SUSTENTÁVEL SOLAR SIMÕES FILHO CONDOMÍNIO SUSTENTÁVEL SOLAR SIMÕES FILHO A GIBC SOL S/A é uma subsidiaria da GOLD INVEST BANK CORP., proprietária dos projetos de usinas fotovoltaicas com registro na ONU Sob o Nº 11021 No MDL (Mecanismo

Leia mais

VIII Conferência Anual da RELOP. Geração Distribuída: Desafios da Regulação

VIII Conferência Anual da RELOP. Geração Distribuída: Desafios da Regulação VIII Conferência Anual da RELOP Geração Distribuída: Desafios da Regulação Haldane Fagundes Lima Assessor da Diretoria São Tomé Setembro/2015 Regulamento Vigente Resolução Normativa nº 482 (17 de abril

Leia mais

Solar Brasil Investment Solar Brasil Investment

Solar Brasil Investment Solar Brasil Investment QUEM SOMOS NÓS A Solar Brasil Investment é uma empresa do setor de energia fotovoltaica com contratos EPC (Engineering Project and Construction) e de geração de energia elétrica, oferecendo ao eficiência

Leia mais

e a Energia Elétrica Setembro de 2018 Alexandre Siciliano Esposito Gerente Setorial de Energia Elétrica

e a Energia Elétrica Setembro de 2018 Alexandre Siciliano Esposito Gerente Setorial de Energia Elétrica 1 e a Energia Elétrica Setembro de 2018 Alexandre Siciliano Esposito Gerente Setorial de Energia Elétrica 2 Histórico Fontes de Recursos e Perspectiva de Investimentos Fonte: 3 BNDES Fontes de - Visão

Leia mais

PAINEL 1: COOPERATIVAS E CONSÓRCIOS FOTOVOLTAICOS

PAINEL 1: COOPERATIVAS E CONSÓRCIOS FOTOVOLTAICOS PAINEL 1: COOPERATIVAS E CONSÓRCIOS FOTOVOLTAICOS Cooperativas Fotovoltaicas no Brasil: Recomendações Passo a Passo Marco Olívio Morato de Oliveira - OCB OCB QUEM SOMOS É A ENTIDADE DE REPRESENTAÇÃO DO

Leia mais

Sistemas Fotovoltaicos: Análise de viabilidade técnica e econômica de projetos solares Uma abordagem empresarial

Sistemas Fotovoltaicos: Análise de viabilidade técnica e econômica de projetos solares Uma abordagem empresarial Eficiência Energética: Acelerando o Desenvolvimento do Brasil 31/08 e 01/09 de 2017 Holiday Inn Parque Anhembi São Paulo SP Sistemas Fotovoltaicos: Análise de viabilidade técnica e econômica de projetos

Leia mais

Energia renovável: financiamentos para o agronegócio, indústria e comércio. Agência do Rio Grande do Sul Alexander Leitzke Gerente Planejamento

Energia renovável: financiamentos para o agronegócio, indústria e comércio. Agência do Rio Grande do Sul Alexander Leitzke Gerente Planejamento Porto Alegre - 2017 Energia renovável: financiamentos para o agronegócio, indústria e comércio. Agência do Rio Grande do Sul Alexander Leitzke Gerente Planejamento O BRDE Programa PCS Financiamento Energia

Leia mais

A geração distribuída: marco regulatório, panorama atual e perspectivas para o futuro.

A geração distribuída: marco regulatório, panorama atual e perspectivas para o futuro. A geração distribuída: marco regulatório, panorama atual e perspectivas para o futuro. Bárbara Rubim Vice Presidente do Conselho ENASE, 24 de maio de 2018. A ABGD foi fundada em 2015 com o objetivo de

Leia mais

COMO ESTRUTURAR UM CONSÓRCIO OU COOPERATIVA?

COMO ESTRUTURAR UM CONSÓRCIO OU COOPERATIVA? COMO ESTRUTURAR UM CONSÓRCIO OU COOPERATIVA? Entendendo como funciona a GERAÇÃO COMPARTILHADA O QUE VOU APRENDER COM ESTE CONTEÚDO? Tópicos Modelos de GERAÇÃO. O que é GERAÇÃO COMPARTILHADA? Conceito de

Leia mais

GERAÇÃO DE ENERGIA PRÓPRIA NOVOS MODELOS DE INVESTIMENTOS

GERAÇÃO DE ENERGIA PRÓPRIA NOVOS MODELOS DE INVESTIMENTOS GERAÇÃO DE ENERGIA PRÓPRIA NOVOS MODELOS DE INVESTIMENTOS 2017 CASO CLIENTE COMERCIAL EM RECIFE Cliente comercial em Pernambuco Garagem de ônibus; Área de telhado de aproximadamente 1800 m 2 ; Consumo

Leia mais

PANORAMA DA ENERGIA SOLAR MATO GROSSO DO SUL

PANORAMA DA ENERGIA SOLAR MATO GROSSO DO SUL PANORAMA DA ENERGIA SOLAR MATO GROSSO DO SUL Mestre em Economia Rural pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Doutor em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela UCM (Universidade

Leia mais

7.2 Até 2030, aumentar substancialmente a participação de

7.2 Até 2030, aumentar substancialmente a participação de 7.2 Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global Energia Sustentável É aquela que é gerada e fornecida de modo a atender as necessidades atuais,

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO DA VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE MICROGERAÇÃO FOTOVOLTAICA EM RESIDENCIAS

TÍTULO: ESTUDO DA VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE MICROGERAÇÃO FOTOVOLTAICA EM RESIDENCIAS 16 TÍTULO: ESTUDO DA VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE MICROGERAÇÃO FOTOVOLTAICA EM RESIDENCIAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC AUTOR(ES):

Leia mais

Energia Solar: como o Centro Sebrae de Sustentabilidade se tornou um Prédio Zero Energia

Energia Solar: como o Centro Sebrae de Sustentabilidade se tornou um Prédio Zero Energia Energia Solar: como o Centro Sebrae de Sustentabilidade se tornou um Prédio Zero Energia CENTRO SEBRAE DE SUSTENTABILIDADE MISSÃO Gerir e disseminar conhecimentos, soluções xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Leia mais

SEU MUNDO CONECTADO AO SOL ENERGIA RENOVÁVEL

SEU MUNDO CONECTADO AO SOL ENERGIA RENOVÁVEL SEU MUNDO CONECTADO AO SOL ENERGIA RENOVÁVEL TRABALHO LOGO EXISTO Atuando há vários anos no mercado nacional, com atendimento eficaz e eficiente, a nossa equipe é formada por engenheiros elétricos, arquitetos/design

Leia mais

Oportunidades da energia fotovoltaica no Brasil Licitações, net-metering, off-grid, sistemas híbridos, etiquetagem

Oportunidades da energia fotovoltaica no Brasil Licitações, net-metering, off-grid, sistemas híbridos, etiquetagem Oportunidades da energia fotovoltaica no Brasil Licitações, net-metering, off-grid, sistemas híbridos, etiquetagem Prof. Dr.-Ing. Stefan Krauter Universidade de Paderborn e Instituto Fotovoltaico de Berlim

Leia mais

Impactos dos Recursos Energéticos Distribuídos sobre o Setor de Distribuição 20/05/16

Impactos dos Recursos Energéticos Distribuídos sobre o Setor de Distribuição 20/05/16 Impactos dos Recursos Energéticos Distribuídos sobre o Setor de Distribuição 20/05/16 Micro e Minigeração Distribuída na LIGHT Na área de concessão da Light, há 164 conexões de micro e 2 de minigeração

Leia mais

Atualização Tecnológica como base para inovação nos Processos de Operação em Tempo Real

Atualização Tecnológica como base para inovação nos Processos de Operação em Tempo Real Atualização Tecnológica como base para inovação nos Processos de Operação em Tempo Real 8º SENOP - Seminário Nacional de Operadores de Sistemas e de Instalações Elétricas Foz do Iguaçu 06 de Outubro de

Leia mais

BRASIL SOLAR POWER 2018

BRASIL SOLAR POWER 2018 BRASIL SOLAR POWER 2018 Financiamento a Energias Renováveis Alan Luz - aluz@bnb.gov.br Escritório de Promoção e Atração de Investimentos e Relacionamento Institucional Rio de Janeiro Junho de 2018 Banco

Leia mais

SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENGENHARIA E GESTÃO

SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENGENHARIA E GESTÃO SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENGENHARIA E GESTÃO MICROGERAÇÃO E MINIGERAÇÃO DISTRIBUÍDA & FAZENDAS SOLARES ( SOLAR FARM ) EMPREENDIMENTOS FOTOVOLTAICOS Leilão e Contratos de Energia de Reserva (C.E.R. C.E.R.)

Leia mais

Geração Solar Compartilhada: A solução invisível. Brasília, 8 de maio de 2019

Geração Solar Compartilhada: A solução invisível. Brasília, 8 de maio de 2019 Geração Solar Compartilhada: A solução invisível Brasília, 8 de maio de 2019 Agenda 1. Quem somos e o que queremos 2. O que fazemos 3. Nossa história 4. Os desafios da GD Solar Compartilhada e suas correlações

Leia mais

REGULAÇÃO DA ATIVIDADE

REGULAÇÃO DA ATIVIDADE REGULAÇÃO DA ATIVIDADE SEMINÁRIO de GERAÇÃO DE ENERGIA DISTRIBUÍDA CREA PR 31 de outubro de 2017 A COPEL Atua em 10 estados COPEL Holding COPEL Geração e Transmissão COPEL Renováveis COPEL Distribuição

Leia mais

Impactos e Arranjos Regulatórios da Micro Geração Solar Fotovoltaica

Impactos e Arranjos Regulatórios da Micro Geração Solar Fotovoltaica GERAÇÃO DISTRIBUÍDA: EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS E ANÁLISES COMPARADAS Impactos e Arranjos Regulatórios da Micro Geração Solar Fotovoltaica Painel 3 Rio de Janeiro, 17 de Outubro de 2017 2 Agenda 1 Atual

Leia mais

Guia do Consumidor Energia Solar Fotovoltaica

Guia do Consumidor Energia Solar Fotovoltaica 1 P á g i n a www.coronasolar.com.br Guia do Consumidor Energia Solar Fotovoltaica Elaborado por: Mateus Souza Nogueira Talles Antonio Bonato Revisão Mar/2018 2 P á g i n a www.coronasolar.com.br SUMÁRIO

Leia mais

ENERGIA SUSTENTÁVEL E INTELIGENTE

ENERGIA SUSTENTÁVEL E INTELIGENTE ENERGIA SUSTENTÁVEL E INTELIGENTE Informativos Você já reparou que o mundo mudou, mas a forma como produzimos e consumimos energia, continua praticamente igual há 50 anos? Ainda dependemos de grandes usinas

Leia mais

Utilização da energia solar na atividade agropecuária

Utilização da energia solar na atividade agropecuária Utilização da energia solar na atividade agropecuária Me. Luis Fernando Miyazaki Namba¹ Engenheiro Eletricista pelo Instituto Federal de Goiás, Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Faculdade Araguaia

Leia mais

Política Energética em Minas Gerais e no Brasil - oportunidades para pequenos negócios e municípios

Política Energética em Minas Gerais e no Brasil - oportunidades para pequenos negócios e municípios Política Energética em Minas Gerais e no Brasil - oportunidades para pequenos negócios e municípios Desenvolvimento do Setor Energético de MG MARCO: Conjugação de esforços entre a SEDECTES, o SEBRAE e

Leia mais

VISÃO DE FUTURO DO CONSUMIDOR CATIVO PARA O SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA FORTALEZA CE (10/11/2017)

VISÃO DE FUTURO DO CONSUMIDOR CATIVO PARA O SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA FORTALEZA CE (10/11/2017) XIX ENCONTRO NACIONAL DE CONSELHO DE CONSUMIDORES DE ENERGIA ELÉTRICA VISÃO DE FUTURO DO CONSUMIDOR CATIVO PARA O SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA FORTALEZA CE (10/11/2017) DE CONSUMIDORES DE ENERGIA ELÉTRICA

Leia mais

Geração Distribuída Solar Fotovoltaica

Geração Distribuída Solar Fotovoltaica Geração Distribuída Solar Fotovoltaica Dr. Rodrigo Lopes Sauaia Presidente Executivo Workshop de Geração Distribuída FIESP São Paulo (SP) 12/05/2016 Focos Principais Representar e promover o setor fotovoltaico

Leia mais

A ZEG oferece tecnologias aderentes às necessidades de cada cliente.

A ZEG oferece tecnologias aderentes às necessidades de cada cliente. Sobre a ZEG A Capitale Energia fundou em 2018 a ZEG, empresa especializada em projetos de geração de energia renovável e que se pauta em 4 principais fontes: solar, hidráulica, biogás e WTE (waste to energy).

Leia mais

Lisiane Astarita Planejamento e Novos Negócios Agência do Paraná

Lisiane Astarita Planejamento e Novos Negócios Agência do Paraná Lisiane Astarita Planejamento e Novos Negócios Agência do Paraná O BRDE Fundado em 1961 CODESUL Área geográfica de atuação 489 funcionários 3 agências nas capitais da região sul MS 10 espaços de divulgação

Leia mais

Optimal Investment on Solar Photovoltaic System Considering Different Tariff Systems for Low Voltage Consumers

Optimal Investment on Solar Photovoltaic System Considering Different Tariff Systems for Low Voltage Consumers Optimal Investment on Solar Photovoltaic System Considering Different Tariff Systems for Low Voltage Consumers Code: 07.021 V. A. Cabral¹, J. P. Lauro¹, B. H. Dias¹, I. C. da Silva Jr¹, V. H. Ferreira²

Leia mais

Políticas Estaduais para Energia Solar Fotovoltaica

Políticas Estaduais para Energia Solar Fotovoltaica Políticas Estaduais para Energia Solar Fotovoltaica Dr. Rodrigo Lopes Sauaia Presidente Executivo Talk Show com Lideranças Governamentais Brasil Solar Power Rio de Janeiro (RJ) 05/07/2017 Focos Principais

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA DIMENSIONAMENTO E SIMULAÇÃO DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA DIMENSIONAMENTO E SIMULAÇÃO DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA DIMENSIONAMENTO E SIMULAÇÃO DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS Acadêmica Milena Paim da Silva Acadêmico Matheus Muller Borges Prof. Dr. Giuliano Arns Rampinelli

Leia mais

Gestão da Energia Novos Cenários e Desafios

Gestão da Energia Novos Cenários e Desafios Gestão da Energia Novos Cenários e Desafios Moderador: Osvaldo Soliano Pereira (IHAC/UFBA) Palestrantes: Suzana Kahn Ribeiro (COPPE/UFRJ, PBMC) Maury Garrett (Engie Brasil) Lucas Gibram (ForGreen Energia

Leia mais

GERAÇÃO EM HORÁRIO DE PONTA

GERAÇÃO EM HORÁRIO DE PONTA GERAÇÃO EM HORÁRIO DE PONTA 1 TÓPICOS A SEREM ABORDADOS 1) Geração de energia através de Grupos Geradores para operação em Emergência e Horário de Ponta: DIESEL GÁS NATURAL 2) Algumas formas de geração

Leia mais

Energia solar. É a solução para sua residência. Economize e preserve o meio ambiente. davantisolar.com.br

Energia solar. É a solução para sua residência. Economize e preserve o meio ambiente. davantisolar.com.br Energia solar É a solução para sua residência. Economize e preserve o meio ambiente. Conquiste sua independência energética com a A Davanti Solar é uma empresa brasileira comprometida em levar mais autonomia

Leia mais

Potencializando o Negócio de Geração Distribuída no Brasil: Oportunidades de negócio e revisão da REN 482/2012

Potencializando o Negócio de Geração Distribuída no Brasil: Oportunidades de negócio e revisão da REN 482/2012 Potencializando o Negócio de Geração Distribuída no Brasil: Oportunidades de negócio e revisão da REN 482/2012 Carlos Alberto Calixto Mattar Superintendente de Regulação dos Serviços de Distribuição São

Leia mais

Energia Solar Fotovoltaica: Panorama, Oportunidades e Desafios

Energia Solar Fotovoltaica: Panorama, Oportunidades e Desafios Energia Solar Fotovoltaica: Panorama, Oportunidades e Desafios Dr. Rodrigo Lopes Sauaia Presidente Executivo 9º Smart Grid Fórum 2016 São Paulo (SP) 18/10/2016 Focos Principais Representar e promover o

Leia mais

Energia Eólica Panorama Geral e a Geração Distribuída

Energia Eólica Panorama Geral e a Geração Distribuída Energia Eólica Panorama Geral e a Geração Distribuída Novembro de 2017 Associados 2 Trajetória Mundial (Capacidade Instalada Acumulada) Fonte: GWEC ABEEólica 3 Trajetória Mundial (Capacidade Instalada

Leia mais

7º Encontro Nacional de Consumidores de Energia

7º Encontro Nacional de Consumidores de Energia 7º Encontro Nacional de Consumidores de Energia RODRIGO LIMP NASCIMENTO Diretor CONSUMIDOR DE ENERGIA NO BRASIL PRESENTE E FUTURO SÃO PAULO, 03 DE OUTUBRO DE 2018 INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS RECURSOS

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A CONEXÃO DE SISTEMAS DE MICROGERAÇÃO/MINIGERAÇÃO AO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DA CELESC PERGUNTAS GERAIS

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A CONEXÃO DE SISTEMAS DE MICROGERAÇÃO/MINIGERAÇÃO AO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DA CELESC PERGUNTAS GERAIS PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A CONEXÃO DE SISTEMAS DE MICROGERAÇÃO/MINIGERAÇÃO AO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DA CELESC PERGUNTAS GERAIS 1. Há algum documento da Celesc com as regras e procedimentos para a conexão

Leia mais

Energia solar. É a solução para seu comércio. Economize e preserve o meio ambiente. davantisolar.com.br

Energia solar. É a solução para seu comércio. Economize e preserve o meio ambiente. davantisolar.com.br Energia solar É a solução para seu comércio. Economize e preserve o meio ambiente. Conquiste sua independência energética com a A Davanti Solar é uma empresa brasileira comprometida em levar mais autonomia

Leia mais

Oportunidades em Geração Fotovoltaica para MPE. Geração Distribuída e Auto Produção

Oportunidades em Geração Fotovoltaica para MPE. Geração Distribuída e Auto Produção Oportunidades em Geração Fotovoltaica para Geração Distribuída e Auto Produção O quanto o custo de energia representa para as Micro e Pequenas empresas Para 68% das Micro e Pequenas Empresas, a energia

Leia mais

Energia Solar Fotovoltaica Conceitos Básicos e Panorama

Energia Solar Fotovoltaica Conceitos Básicos e Panorama Energia Solar Fotovoltaica Conceitos Básicos e Panorama Prof. Fabiano Perin Gasparin Universidade Estadual do Rio Grande do Sul IFRS 08 de agosto de 2018 Roteiro Introdução Energia solar fotovoltaica Sistemas

Leia mais

Panorama da Energia Solar Fotovoltaica no Brasil

Panorama da Energia Solar Fotovoltaica no Brasil Panorama da Energia Solar Fotovoltaica no Brasil Prof. Dr.-Ing. João Tavares Pinho Professor Titular da Universidade Federal do Pará Fundador e Coordenador do Grupo de Estudos e Desenvolvimentos de Alternativas

Leia mais

Energias Renováveis para a Agricultura Familiar

Energias Renováveis para a Agricultura Familiar COORDENAÇÃO GERAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS / SEAD Energias Renováveis para a Agricultura Familiar 24 de Maio de 2018 Rio de Janeiro - RJ Casa Civil SEAD Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA CONECTADA À REDE

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA CONECTADA À REDE Junho - 2015 ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA CONECTADA À REDE Fernando Medeiros & Roseli Doreto EnergyBras Energias Renováveis ASPECTOS GERAIS DA TECNOLOGIA FOTOVOLTAICA Conceitos Básicos da Tecnologia Fotovoltaico

Leia mais

Energias Renováveis Mapeamento do Setor. Fortaleza, 3 de outubro de 2017

Energias Renováveis Mapeamento do Setor. Fortaleza, 3 de outubro de 2017 Energias Renováveis Mapeamento do Setor Fortaleza, 3 de outubro de 2017 Agenda Conteúdo da Apresentação 1. Contexto Brasileiro de Energias Renováveis 2. Energia Solar Fotovoltaica 3. Energia Eólica 4.

Leia mais