Perturbações da Fluência: Gaguez, Taquifemia e Taquilalia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Perturbações da Fluência: Gaguez, Taquifemia e Taquilalia"

Transcrição

1 1 ECTS com Cristiane Moço Canhetti de Oliveira Perturbações da Fluência: Gaguez, Taquifemia e Taquilalia E-learning, 1,8,15 e 22 Dezembro Se lhe surgisse hoje um caso de taquifemia, sentir-se-ia capacitado para aplicar os critérios diagnósticos internacionalmente utilizados nesta área e atendê-lo adequadamente? Se respondeu que sim, desafiamo-lo então a aperfeiçoar ainda mais os seus conhecimentos com Cristiane Moço Canhetti de Oliveira, um dos nomes que estão sempre a assinar relevantes produções científicas brasileiras no âmbito das Perturbações da Fluência. Se respondeu que não, lançamos-lhe outro desafio: o de voltar a responder à pergunta inicial somente no final desta formação. Depois do sucesso do curso de Capacitação Profisisonal em Disfluência, que decorreu no Porto em Abril deste ano, chegou agora a oportunidade de receber a Cristiane em sua casa, através da tecnologia EAD CTRD. Numa área onde são necessários profissionais especializados, atreva-se a crescer connosco e ser um deles. E-learning com a tecnologia mais avançada do mercado Depois de quase três anos de um longo e minucioso processo de desenvolvimento da nossa própria tecnologia EAD no Brasil, o CTRD volta a inovar e a inspirar mudanças no mercado formativo português implementando não só mais um serviço pioneiro, mas uma nova ferramenta de ensino exclusivamente desenhada para o aprimoramento profissional dos Terapeutas da Fala e Audiologistas portugueses. Este curso EAD CTRD permite-lhe... ter acesso ao que está na vanguarda das Perturbações da Fluência; frequentar uma formação avançada no que concerne à prevenção, avaliação e ao atendimento de crianças, adolescentes e adultos com taquifemia, taquilalia e gaguez; dotar o formando dos conhecimentos teóricos mais atuais e relevantes sobre a gaguez, a taquifemia e a taquilalia mediante a aprendizagem teórico-prática e o exaustivo raciocínio clínico sobre os processos de avaliação e de terapia destas patologias da linguagem.

2 Metodologia dos cursos EAD CTRD Educação ou Ensino à Distância são os nomes dados para designar aquele que é hoje um dos mais avançados recursos pedagógicos e de sucesso da atualidade. O Ensino à Distância trata-se de uma modalidade de ensino de alta qualidade que possibilita a aprendizagem de um maior número de pessoas através da tecnologia. Utilizando uma plataforma própria e especialmente desenvolvida para implementar e disponibilizar esta ferramenta aos seus clientes em Portugal, a tecnologia EAD CTRD conecta um professor no Brasil, em tempo real, com alunos de qualquer parte do mundo! Da mesma forma que os nossos cursos presenciais, os cursos EAD CTRD caracterizam-se pela utilização de métodos de ensino ativos e essencialmente práticos, com fundamentação técnico-científica específica e atualizada sobre o tema abordado. Forma de organização da formação: E-learning. Ensino não presencial suportado pela tecnologia EAD CTRD. Modalidade de Formação: Contínua. Idioma: Português brasileiro. Como funciona: Inscrição Ao inscrever-se no curso, o aluno recebe a confirmação da inscrição por , bem como um conjunto de informações úteis sobre a utilização da plataforma EAD CTRD. Antes da aula Meia hora antes de cada aula, enviamos-lhe um convite virtual por com todos os dados de acesso à plataforma EAD CTRD. Assim, para evitar atrasos e permitir que tenha tempo para familiarizar-se com a nossa plataforma, damos-lhe acesso à sala de aula virtual desde esses 30 minutos que precedem o início da aula. Durante a aula Com a tecnologia EAD CTRD, o aluno assiste às aulas em tempo real nos dias e horário anunciados. Esta tecnologia exclusiva e diferenciada de Ensino à Distância do CTRD permite-lhe acompanhar as aulas em direto, possibilitando não só que o aluno veja os diapositivos e oiça os filmes utilizados durante as aulas, em tempo real, mas que também possa interagir com o ministrante e os demais alunos através do chat da sua sala virtual. O aluno conta, ainda, com suporte técnico online e especializado durante toda a duração das aulas. Desta forma, caso tenha algum tipo de dificuldade, poderemos ajudá-lo por e via Skype. Entre o início e o final de cada aula, haverá três pequenos intervalos. O primeiro e o último intervalos, cuja duração pode variar de 2 até 5 minutos, destinam-se à gravação da transmissão. O intervalo intermédio tem uma duração maior, de até 20 minutos, para que o ministrante possa alimentar-se. Sugerimos que o aluno também utilize este tempo para movimentar-se, jantar, etc. Após o término de cada aula Durante as 48h subsequentes a cada aula do curso, o aluno tem acesso ilimitado e em horário livre à gravação de cada aula através de uma nova password que lhe será enviada por .

3 Material e certificado do curso O material do curso será disponibilizado pelo ministrante no nosso site, numa área de acesso restrita aos alunos. O certificado do curso estará disponível nesta mesma área no prazo de até uma semana após a transmissão da última aula. Observações Assim como nos nossos cursos presenciais, contamos com a colaboração de todos os alunos no sentido de não dispersar a atenção dos demais colegas com linguagem e conversas inapropriadas via chat, de forma a não atrapalhar o bom curso das aulas. A nossa equipa de suporte às aulas também é responsável por garantir que o ministrante possa desenvolver todo o conteúdo do curso da maneira mais adequada, evitando interrupções desnecessárias e constantes. O aluno pode enviar as suas dúvidas e perguntas via chat a qualquer momento durante as aulas. Ainda que o professor não responda a cada uma delas de imediato, todas as dúvidas e perguntas chegarão ao ministrante e serão contempladas no desenvolvimento das aulas. Informação geral Destinatários: Terapeutas da Fala e estudantes do último ano de Licenciatura em Terapia da Fala Dias e horário: 1,8,15 e 22/DEZ Das 19h às 22h Observação: Horário português em vigor. Investimento EAD CTRD 30 primeiras inscrições* 50 Inscrições recepcionadas posteriormente às 30 primeiras 65 *Unicamente serão consideradas como tal as primeiras 30 fichas de inscrição enviadas para o geral@ctrd.pt.

4 O que inclui a inscrição 12 horas de formação Certificado SIGO (DGERT) Material de apoio ao curso Suporte técnico online durante toda a transmissão das aulas Acesso ilimitado à gravação de cada aula durante as 48 horas subsequentes à transmissão em direto da mesma Requisitos logísticos e recursos - Computador com conexão à internet banda larga, velocidade mínima 600kbps (de forma a obter uma boa conexão em som e imagem) - Software Windows 98, 2000, XP, vista, 7 ou 8 Mac OS X10.5 e superior - Plug-in do aplicativo JAVA e cookies habilitados - Placa de som - Caixa de som ou auscultadores - Navegador: Explorer ou Google Chrome - Processador: Intel ou AMD (1Ghz ou superior) - Memória RAM: mínimo 512 MB (1 GB se for Windows VISTA) - ActiveX habilitado para Internet Explorer (recomendado) Resumo do programa Perturbações da fluência: Gaguez, Taquifemia e Taquilalia Fluência definição, parâmetros e disfluências; Distúrbios da fluência: definições de gaguez, taquifemia e taquilalia; Aspectos teóricos da gaguez, taquifemia e taquilalia; Processo de diagnóstico dos distúrbios da fluência e relatórios de avaliação; Terapia em gaguez, taquifemia e taquilalia; Formadora (Cristiane Moço Canhetti de Oliveira) Cristiane Moço Canhetti de Oliveira é licenciada em Fonoaudiologia e especialista em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade do Sagrado Coração (USC/SP), mestre em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) e doutora em Ciência Biológicas Área da Genética pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP/Botucatu). Acumula 20 anos de experiência em docência, clínica, investigação e supervisão de estágios na área da fluência e suas perturbações. É professora titular dos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP/Marília) e coordenadora do projeto de extensão intitulado Programa de Intervenção na Disfluência Infantil (PIDI). Ministra cursos no Brasil e no estrangeiro sobre a fluência e suas perturbações, participando anualmente do Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia promovido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), assim como

5 de outros congressos nacionais e internacionais, tendo sido palestrante convidada pela Stuttering Foundation of America (Filadélfia, USA) em Foi Coordenadora do Comitê de Fluência do Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia nos anos de 2010 e 2011 e é, ainda, autora de vários artigos científicos e capítulos de livros na área da fluência e suas perturbações, sendo uma das fonoaudiólogas brasileiras que soma mais prémios e publicações científicas no âmbito das Perturbações da Fluência atualmente. Mais informações Tel: geral@ctrd.pt Web: Redes Sociais: Links Úteis: Sobre a utilização da designação ECTS 1. A utilização da designação ECTS serve apenas e só para indicar a carga horária do presente módulo formativo, sem qualquer correspondência direta com os objetivos definidos pelo Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, pelo qual a atribuição de créditos só pode ser concedida por uma Instituição de Ensino Superior. 2. Foi utilizado um critério de, aproximadamente, 1 ECTS por cada 30 horas tanto de formação presencial, como de trabalho individual do formando, atendendo à metodologia e objetivos concretos do curso. 3. Ressalva-se, no entanto, que a presente formação, para além da eventual creditação futura, ao abrigo do artigo 45.º, n.º 1, alínea c) do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, poderá também revelar-se numa excelente valorização e diferenciação curricular na admissão a concursos públicos e privados. Para mais informações, consulte a secção de Reconhecimento de Instituições e Cursos da DGES - Direção Geral de Ensino Superior: Página web: Telefone: (2ª, 4ª e 6ª-feira, 9:30h - 12:30h)

Correlação anatomofisológica e Afasia: útil ou redutora?

Correlação anatomofisológica e Afasia: útil ou redutora? 1 ECTS com Inês Tello Rodrigues Correlação anatomofisológica e Afasia: útil ou redutora? E-learning, 29 de Outubro e 5, 10 e 19 de Novembro Graças ao imenso sucesso do curso PARATFs - "Correlação anatomofisiológica

Leia mais

E-learning com a tecnologia mais avançada do mercado

E-learning com a tecnologia mais avançada do mercado A fluência verbal é uma habilidade altamente refinada que depende da complexa e constante sincronia de diversos fatores, podendo aprimorar-se ou piorar gradativamente consoante o reforço do padrão adquirido.

Leia mais

Reabilitação das Disfonias: dos aspectos anátomo- fisiológicos da voz e suas alterações à avaliação e tratamento

Reabilitação das Disfonias: dos aspectos anátomo- fisiológicos da voz e suas alterações à avaliação e tratamento 1 ECTS com Márcia Menezes Reabilitação das Disfonias: dos aspectos anátomo- fisiológicos da voz e suas alterações à avaliação e tratamento E- learning, 01, 08, 22 e 29 de Abril As disfonias acometem cerca

Leia mais

Avaliação e Reabilitação da Disfunção do Processamento Auditivo

Avaliação e Reabilitação da Disfunção do Processamento Auditivo 1 ECTS com Fabíola Mecca Avaliação e Reabilitação da Disfunção do Processamento Auditivo E- learning, 05, 12, 19 e 26/MAI A Disfunção do Processamento Auditivo é um tema fascinante mas de difícil interpretação

Leia mais

Atualidades em afasia: da fundamentação teórica à avaliação e procedimentos terapêuticos

Atualidades em afasia: da fundamentação teórica à avaliação e procedimentos terapêuticos 1 ECTS com Ivone Panhoca Atualidades em afasia: da fundamentação teórica à avaliação e procedimentos terapêuticos E- learning, 03, 10 e 24/JUN e 01/JUL Muito frequentes em idosos, as doenças cérebro-vasculares

Leia mais

INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO 1 INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO Carga Horária de 420 horas A 06 DISTÂNCIA ou 12 meses Objetivo da Desenvolver seu informação uso em sala a ao habilidade de ambiente aula e no de escolar.

Leia mais

Introdução a Gestão Estratégica de Compras

Introdução a Gestão Estratégica de Compras Treinamento Online: Introdução a Gestão Estratégica de Compras Carga horária: 4 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais completa instituição

Leia mais

Curso Presencial de Formação Continuada de Professores de Inglês como Língua Adicional. Modalidade Presencial e a Distância

Curso Presencial de Formação Continuada de Professores de Inglês como Língua Adicional. Modalidade Presencial e a Distância Ministério da Educação Rede Nacional de Formação Continuada de Professores Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Centro de Formação Continuada de Professores

Leia mais

fundamentos teóricos e práticos necessários ao processo de inclusão do aluno com Deficiência Visual.

fundamentos teóricos e práticos necessários ao processo de inclusão do aluno com Deficiência Visual. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 Modalidade: Web Conferência

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 Modalidade: Web Conferência REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 Modalidade: Web Conferência 1. Título do Curso Vendas de seguro de pessoas 2. Objetivo Capacitar o aluno a identificar e aplicar

Leia mais

MBA A DISTÂNCIA. GPEC FORMA Formação & Aperfeiçoamento www.gpecforma.com.br GESTÃO ESTRATÉGICA, INOVAÇÃO E CONHECIMENTO NTO

MBA A DISTÂNCIA. GPEC FORMA Formação & Aperfeiçoamento www.gpecforma.com.br GESTÃO ESTRATÉGICA, INOVAÇÃO E CONHECIMENTO NTO GPEC FORMA Formação & Aperfeiçoamento www.gpecforma.com.br GESTÃO ESTRATÉGICA, INOVAÇÃO E CONHECIMENTO NTO MBA A DISTÂNCIA Carga Horária de 420 horas ou 12 meses CERTIFICAÇÃO PELA UCAM / RECONHECIDA PELO

Leia mais

Treinamento Online: Introdução a Gestão Estratégica de Compras. Carga horária: 4 horas

Treinamento Online: Introdução a Gestão Estratégica de Compras. Carga horária: 4 horas Carga horária: 4 horas Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais completa instituição no mercado brasileiro totalmente orientada para treinamento e desenvolvimento de

Leia mais

TV EAD ESPM DESAFIOS DO MERCADO SOBRE A ESPM CURSOS SERVIÇO COMO FUNCIONA?

TV EAD ESPM DESAFIOS DO MERCADO SOBRE A ESPM CURSOS SERVIÇO COMO FUNCIONA? TV EAD Powered by TV EAD ESPM SOBRE A ESPM CURSOS SERVIÇO COMO FUNCIONA? TV EAD ESPM DESAFIOS DO MERCADO O mercado é cheio de movimento. Acompanhar esse dinamismo não é fácil. Para os empreendedores, é

Leia mais

Manual do Aluno Cursos preparatórios online

Manual do Aluno Cursos preparatórios online Manual do Aluno Cursos preparatórios online 1. Curso Clio Criado em 2003, o Curso Clio é um curso exclusivamente preparatório para os concursos de acesso às carreiras do Ministério das Relações Exteriores

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE 1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE PÓS-GRADUAÇÃO Carga Horária de 420 horas A ou DISTÂNCIA 12 meses Capacitar Objetivo profissionais para atuarem no mercado educacional, empresarial e governamental,

Leia mais

Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos Regulamento Etapa 1

Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos Regulamento Etapa 1 Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos Etapa 1 1. Apresentação 1.1 O Programa de Capacitação em Projetos e Empreendimentos Criativos é uma iniciativa do Ministério da

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÕES DO INSTITUTO SUPERIOR DE TECNOLOGIAS AVANÇADAS

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÕES DO INSTITUTO SUPERIOR DE TECNOLOGIAS AVANÇADAS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÕES DO INSTITUTO SUPERIOR DE TECNOLOGIAS AVANÇADAS INDICE PREÂMBULO... 2 ARTIGO 1 - (Âmbito)... 2 ARTIGO 2 (Natureza)... 2 ARTIGO 3 (Gestão das atividades de pós-gradução)...

Leia mais

GUIA DO FORMANDO DIAGNOSTICAR, AVALIAR E INTERVIR EDIÇÃO DAIB1P ÁREA: PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE

GUIA DO FORMANDO DIAGNOSTICAR, AVALIAR E INTERVIR EDIÇÃO DAIB1P ÁREA: PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE GUIA DO FORMANDO DIAGNOSTICAR, AVALIAR E INTERVIR EDIÇÃO DAIB1P ÁREA: PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE Índice ENQUADRAMENTO DESCRIÇÃO DESTINATÁRIOS OBJETIVOS ESTRUTURA E DURAÇÃO AUTOR METODOLOGIA PEDAGÓGICA

Leia mais

O curso é de conversação? Também, ele tem o objetivo de desenvolver habilidades como escrever, ler e ouvir na língua inglesa.

O curso é de conversação? Também, ele tem o objetivo de desenvolver habilidades como escrever, ler e ouvir na língua inglesa. FAQ BBC Como funciona o curso? O curso é EAD. Você faz o curso online através de um computador com acesso à banda larga. Professores-tutores estão disponíveis para resolver suas dúvidas e te dar suporte.

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Objetivo do programa: Apresentar os conceitos fundamentais, técnicos e comerciais para a Formação Inicial em Seguros

Objetivo do programa: Apresentar os conceitos fundamentais, técnicos e comerciais para a Formação Inicial em Seguros Objetivo do programa: Apresentar os conceitos fundamentais, técnicos e comerciais para a Formação Inicial em Seguros Público-alvo: Pessoas interessadas em iniciar na carreira de Seguros; Profissionais

Leia mais

www.fafia.edu.br PORTARIA - FAFIA Nº 016/2014

www.fafia.edu.br PORTARIA - FAFIA Nº 016/2014 PORTARIA - FAFIA Nº 016/2014 Regulamenta a implantação e os procedimentos para oferta de componentes curriculares em regime semipresencial. A Professora ROSANE MARIA SOUZA DOS SANTOS, Diretora da Faculdade

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 1. Título do Curso Design Thinking 2. Objetivo Capacitar os participantes a entender o que é Design Thinking e como aplicar

Leia mais

Regulamento do Mestrado em Engenharia Industrial. Regulamento do Ciclo de Estudos de Mestrado em Engenharia Industrial

Regulamento do Mestrado em Engenharia Industrial. Regulamento do Ciclo de Estudos de Mestrado em Engenharia Industrial Regulamento do Ciclo de Estudos de Mestrado em Engenharia Industrial REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS DE MESTRADO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação) 1. O presente Regulamento

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS EDITAL DE INSCRIÇÕES EDIÇÃO 2014

CAPACITAÇÃO EM SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS EDITAL DE INSCRIÇÕES EDIÇÃO 2014 CAPACITAÇÃO EM SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS EDITAL DE INSCRIÇÕES EDIÇÃO 2014 O Instituto Sirio-Libanês de Ensino e Pesquisa - IEP, o Ministério da Saúde, a ANVISA Rede de Hospitais Sentinela, o COSEMS Conselho

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior.

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 1. Título do curso Branding: criando e mantendo o principal ativo da empresa 2. Objetivo Preparar o aluno para gerenciar marcas,

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO EAD I-UMA SOBRE O EAD

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO EAD I-UMA SOBRE O EAD PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO EAD I-UMA SOBRE O EAD 1. O que é EAD? EAD é a sigla para Ensino a Distância, ou Educação a Distância, uma modalidade de ensino que acontece a partir da união

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 6 Matrícula 8 Cronograma de Aulas Pág. 9 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM ACONSELHAMENTO GENÉTICO

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO INTERNET SEGURA. Bom para você! Presidente Prudente

REGULAMENTO DO CURSO INTERNET SEGURA. Bom para você! Presidente Prudente REGULAMENTO DO CURSO INTERNET SEGURA. Bom para você! Presidente Prudente São Paulo, junho de 2012 A. APRESENTAÇÃO 1. Com o intuito de oferecer subsídios essenciais, capazes de gerar uma reflexão sobre

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: História da Educação (Regime a Distância) Edição Instituto de Educação da Universidade de

Leia mais

APRESENTAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EPIC

APRESENTAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EPIC APRESENTAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EPIC 01 AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA O AVA é o ambiente na internet no qual o aluno acessa todo o conteúdo pedagógico do curso. É o local de armazenamento

Leia mais

Gestão e Formação Pedagógica em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão Objetivo do curso:

Gestão e Formação Pedagógica em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão Objetivo do curso: Com carga horária de 720 horas o curso Gestão e Formação Pedagógica em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão é desenvolvido em sistema modular, com 01 encontro por bimestre (total de encontros

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Precisamos reinventar a forma de ensinar e aprender, presencial e virtualmente, diante de tantas mudanças na sociedade e no mundo do trabalho. Os modelos tradicionais

Leia mais

EDITAL Nº 002/2011 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

EDITAL Nº 002/2011 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA EDITAL Nº 002/2011 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA 1. INFORMAÇÕES GERAIS A direção da Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia de Garanhuns da Universidade

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA Unidade Dias e Horários

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO EM PETRÓLEO E GÁS

Curso de Especialização em GESTÃO EM PETRÓLEO E GÁS Curso de Especialização em GESTÃO EM PETRÓLEO E GÁS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação Gestão Educacional NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão em Petróleo e Gás. OBJETIVO

Leia mais

06 DISTÂNCIA PÓS-GRADUAÇÃO. Carga Horária de 420 horas A. ou 12 meses. Objetivo. Público MATRÍCULAS ABERTAS!

06 DISTÂNCIA PÓS-GRADUAÇÃO. Carga Horária de 420 horas A. ou 12 meses. Objetivo. Público MATRÍCULAS ABERTAS! 1 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PÓS-GRADUAÇÃO Carga Horária de 420 horas A 06 DISTÂNCIA ou 12 meses Objetivo professor Preparar pesquisa. práticas o profissional para lidar com a Educação Especial

Leia mais

SaUni Sistema de Acompanhamento Acadêmico. do Curso UniRede de Formação em EAD. Área Temática: A capacitação dos docentes

SaUni Sistema de Acompanhamento Acadêmico. do Curso UniRede de Formação em EAD. Área Temática: A capacitação dos docentes SaUni Sistema de Acompanhamento Acadêmico do Curso UniRede de Formação em EAD Área Temática: A capacitação dos docentes no uso das novas tecnologias da informação e da comunicação Polak, Ymiracy Nascimento

Leia mais

Manual para participantes. Sala virtual multiplataforma

Manual para participantes. Sala virtual multiplataforma Sala virtual multiplataforma Informações importantes Antes do evento: Recomendamos que entre na sala virtual que temos aberta ao público, na página principal de nosso site, evitando qualquer tipo de transtorno

Leia mais

EaD como estratégia de capacitação

EaD como estratégia de capacitação EaD como estratégia de capacitação A EaD no processo Ensino Aprendizagem O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (tics) deu novo impulso a EaD, colocando-a em evidência na última

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 1. Título do Curso Básico de SEO e Google Adwords 2. Objetivo Compreender as técnicas para otimização de resultados na busca

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Técnico em Informática na Formação de Instrutores Carga Horária: 1000 horas Estágio Curricular:

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E NEGÓCIOS

ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E NEGÓCIOS 1 ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E NEGÓCIOS Carga MBA Horária de A 420 DISTÂNCIA horas ou 12 meses Aprofundar Objetivo área de finanças conhecimentos e negócios. específicos relativos às habilidades dos profissionais

Leia mais

DLB TECNOLOGIA. Educação Corporativa on-line

DLB TECNOLOGIA. Educação Corporativa on-line DLB TECNOLOGIA Educação Corporativa on-line A EDUCAÇÃO CORPORATIVA As empresas tem procurado melhorar sua mão de obra para aumentar seus ganhos de produtividade e economizar tempo em seus processos internos

Leia mais

MANUAL DO CURSO. Curso básico de aperfeiçoamento profissional

MANUAL DO CURSO. Curso básico de aperfeiçoamento profissional MANUAL DO CURSO Curso básico de aperfeiçoamento profissional Apresentação A Seiton Escola Virtual deseja boas vindas e está feliz com o seu ingresso. A partir deste momento você começará a traçar um novo

Leia mais

REGULAMENTO PARA A CREDITAÇÃO DA FORMAÇÃO. Artigo 1º Objectivo e âmbito

REGULAMENTO PARA A CREDITAÇÃO DA FORMAÇÃO. Artigo 1º Objectivo e âmbito REGULAMENTO PARA A CREDITAÇÃO DA FORMAÇÃO Artigo 1º Objectivo e âmbito 1. O presente Regulamento estabelece as normas relativas aos processos de creditação no ISCIA para efeitos do disposto no artigo 45.º

Leia mais

INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2015 LEIA ATENTAMENTE

INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2015 LEIA ATENTAMENTE INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2015 Nesta página você irá encontrar informações importantes para efetuar sua inscrição com segurança. LEIA ATENTAMENTE 1 Os locais, prazos e horários para inscrição

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FACULDADE SUMARÉ

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FACULDADE SUMARÉ EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FACULDADE SUMARÉ Unidades Sumaré, Imirim, Tatuapé I e II. Nova Unidade: Santo Amaro www.sumare.edu.br 3067-7999 2103-7999 Olá, tudo bem com você? Começa mais um semestre letivo

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL BANDEIRANTES MANUAL DO ALUNO

CENTRO EDUCACIONAL BANDEIRANTES MANUAL DO ALUNO CENTRO EDUCACIONAL BANDEIRANTES MANUAL DO ALUNO 1 SUMÁRIO INFORMAÇÕES GERAIS 03 QUEM PODE FAZER O CURSO DE EJA A DISTÂNCIA 04 MATRÍCULA 04 COMO FUNCIONA 05 CALENDÁRIO DOS CURSOS 06 AVALIAÇÃO E CRITÉRIOS

Leia mais

Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO

Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Orientação Educacional e Práticas

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso e Ingresso no Ciclo de Estudos Conducentes ao Grau de Licenciado

Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso e Ingresso no Ciclo de Estudos Conducentes ao Grau de Licenciado Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso e Ingresso no Ciclo de Estudos Conducentes ao Grau de Licenciado Versão: 01 Data: 15/06/2009 Elaborado: Verificado: Aprovado: RG-PR12-02 Vice-Presidente do

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA Modalidade Web Conferência 2014

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA Modalidade Web Conferência 2014 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA Modalidade Web Conferência 2014 1. Título do Curso Intro ao Design Thinking 2. Objetivos Entender como funciona o Design Thinking:

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE COMPLEMENTARES São Paulo 2011.1 1 1- Atividades Complementares De acordo com a Lei 9.131 de 1995 e os Pareceres 776/07 de 03/12/97 e 583/2001 as Diretrizes Curriculares dos cursos

Leia mais

REABERTURA DA CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

REABERTURA DA CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EDITAL n 91 / 2014 CIPEAD/PROGRAD/UFPR REABERTURA DA CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO POLOS JACAREZINHO E

Leia mais

Curso de Especialização em INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Curso de Especialização em INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO Curso de Especialização em INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Ensino de Informática e Comunicação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE QUÍMICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

PROPOSTA DE REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO DO IPVC

PROPOSTA DE REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO DO IPVC PROPOSTA DE REGULAMENTO GERAL CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO Artigo 1º Objectivo e Âmbito de Aplicação 1. O presente regulamento visa orientar

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA 15/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO NO CURSO BÁSICO DE PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 2010 EAD

EDITAL DE ABERTURA 15/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO NO CURSO BÁSICO DE PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 2010 EAD EDITAL DE ABERTURA 15/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO NO CURSO BÁSICO DE PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 2010 EAD 1. DA REALIZAÇÃO A Escola de Governo (EG), através da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão Escolar Integrada e

Leia mais

TREINAMENTO WEB AO VIVO MANUAL DO ALUNO

TREINAMENTO WEB AO VIVO MANUAL DO ALUNO TREINAMENTO Prezado Aluno, Seja bem-vindo ao Grupo Impacta Tecnologia. A partir de agora você receberá instruções para participar com muita qualidade do nosso treinamento na modalidade. Este manual tem

Leia mais

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Regulamento dos cursos do ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado O presente regulamento estabelece as normas que complementam as que decorrem do regime

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO ON-LINE EM. avançado. Edital de seleção

CURSO DE EXTENSÃO ON-LINE EM. avançado. Edital de seleção CURSO DE EXTENSÃO ON-LINE EM Programação Avançada na Plataforma VB.NET básico e avançado Edital de seleção Nome do curso: Programação Avançada na Plataforma VB.NET básico e avançado Coordenador Geral:

Leia mais

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S):

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S): Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, o cenário econômico mundial vem mudando significativamente em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização, das mega

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus

Escola Superior de Educação João de Deus Regulamento do 2.º Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação pela Arte Artigo 1.º Objectivos Os objectivos dos cursos de mestrado (2.º ciclo), da Escola Superior de Educação João de Deus

Leia mais

BBC English Basic. Anhanguera

BBC English Basic. Anhanguera BBC English Basic Anhanguera Assuntos abordados O que é Objetivo Metodologia Ferramentas de Aprendizagem Nivelamento Avaliação Certificação Contrato do Aluno Atendimento e suporte Financeiro Faturamento

Leia mais

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Curso de Especialização em EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação Física Escolar. OBJETIVO DO CURSO: Voltado

Leia mais

NanowareCyber: Nosso negócio é sua formação.

NanowareCyber: Nosso negócio é sua formação. NanowareCyber: Nosso negócio é sua formação. PLATAFORMA AcademiaWeb Sistema de gerenciamento de escola virtual com gestão de conteúdo, transmissão de web-aula ao vivo e interação online com os participantes.

Leia mais

Regulamento de Gestão e Utilização da Plataforma elearning estudo. RReee

Regulamento de Gestão e Utilização da Plataforma elearning estudo. RReee Regulamento de Gestão e Utilização da Plataforma elearning estudo RReee Artigo 1º Objeto e âmbito 1. O presente regulamento define as normas de gestão, administração, acessos e utilização da Plataforma

Leia mais

EDITAL Nº 003, de 05 de dezembro de 2014.

EDITAL Nº 003, de 05 de dezembro de 2014. EDITAL Nº 003, de 05 de dezembro de 2014. A Faculdade de Ciências Humanas (FCH), da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, torna público o presente Edital para abertura de inscrições visando

Leia mais

mbiente Virtua de Aprendizagem

mbiente Virtua de Aprendizagem mbiente Virtua de Aprendizagem Apresentação Este é o Ambiente Virtual de Aprendizagem - o AVA da Unisuam Online. É nosso desejo que a UNISUAM lhe proporcione uma qualificação acadêmica condizente com suas

Leia mais

SAG SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO 2013

SAG SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO 2013 INFORMAÇÕES AOS COMITÊS E FRANQUEADOS Este material tem o objetivo de fornecer aos comitês regionais e setoriais do PGQP, e a seus franqueados, informações atualizadas sobre o SAG 2013 e orientações para

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental

Leia mais

Edital UAB-UFABC Nº 001/2014

Edital UAB-UFABC Nº 001/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Extensão Av. dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 4437.8589 proex@ufabc.edu.br Edital UAB-UFABC

Leia mais

REGULAMENTO ESPECIFICO DO CURSO DE MESTRADO EM DESPORTO 2009 REGULAMENTO

REGULAMENTO ESPECIFICO DO CURSO DE MESTRADO EM DESPORTO 2009 REGULAMENTO Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior MESTRADO EM DESPORTO REGULAMENTO Artigo 1º Natureza e âmbito de aplicação 1. O curso pretende atingir os objectivos apresentados

Leia mais

Pós-Graduação em Educação: Novos Paradigmas GUIA DO ALUNO

Pós-Graduação em Educação: Novos Paradigmas GUIA DO ALUNO GUIA DO ALUNO Prezado(a) Aluno(a), O Guia do Aluno é um instrumento normativo que descreve os padrões de qualidade dos processos acadêmicos e administrativos necessários ao desenvolvimento dos cursos de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE NÚCLEO DE INTERIORIZAÇÃO E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - NIEAD

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE NÚCLEO DE INTERIORIZAÇÃO E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - NIEAD MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE NÚCLEO DE INTERIORIZAÇÃO E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - NIEAD EDITAL Nº 01 /2013 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO ONLINE DE FORMAÇÃO EM TUTORIA DA

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

CENTRO DE TREINAMENTO BÍBLICO KOINONIA. Filiado à Rede Ministerial Servo da Orelha Furada

CENTRO DE TREINAMENTO BÍBLICO KOINONIA. Filiado à Rede Ministerial Servo da Orelha Furada CENTRO DE TREINAMENTO BÍBLICO KOINONIA Filiado à Rede Ministerial Servo da Orelha Furada Regulamento do Curso Palmas-TO-Brasil APRESENTAÇÃO DO CURSO O curso Fundamentos do Reino I, oferecido pelo Centro

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015. 1. Título do Curso Básico de Métricas e Análises para Marketing Digital

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015. 1. Título do Curso Básico de Métricas e Análises para Marketing Digital REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2015 1. Título do Curso Básico de Métricas e Análises para Marketing Digital 2. Objetivo Compreender as etapas, metodologias e ferramentas

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA Guia rápido A PLATAFORMA MOODLE Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um Sistema para Gerenciamento de Cursos (SGC). Trata-se de um programa para computador

Leia mais

Curso de Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

Curso de Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS Curso de Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Docência na Educação Infantil

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

Guia De Utilização Do Ambiente LMS

Guia De Utilização Do Ambiente LMS Conteúdo Introdução... 2 1. O que é o ambiente LMS... 3 2. Acesso ao ambiente LMS (Learning Management System)... 3 3. Localização e visualização dos cursos disponíveis... 4 4. Navegação entre categorias...

Leia mais

Curso de Especialização em TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso de Especialização em TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Curso de Especialização em TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Tutoria em Educação a Distância. OBJETIVO

Leia mais

Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E GESTÃO DE PROJETOS

Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E GESTÃO DE PROJETOS Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E GESTÃO DE PROJETOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Supervisão Escolar e Gestão de Projetos.

Leia mais

8. Número de vagas Número mínimo de formandos para a viabilização do curso: 12 Número máximo de formandos para a viabilização do curso: 30

8. Número de vagas Número mínimo de formandos para a viabilização do curso: 12 Número máximo de formandos para a viabilização do curso: 30 EDITAL Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia na Saúde da Mulher 3ª Edição 2016 A Escola Superior de Tecnologia da Saúde

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 6 Matrícula 8 Cronograma de Aulas Pág. 9 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTINUADA E

Leia mais

Manual Operacional AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)

Manual Operacional AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) Manual Operacional AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) ead.clinicajulioperes.com.br Sumário navegável Como acesso o ambiente?... Como assisto aos vídeos?... Como preencher meu perfil?...

Leia mais

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária Apresentação Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária A Vice-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pósgraduação da Universidad Arturo Prat del Estado de Chile, ciente da importância dos estudos

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ORTOPEDIA MULTIDISCIPLINAR Unidade Dias

Leia mais

Guia do Aluno Disciplinas EAD. UNIPs

Guia do Aluno Disciplinas EAD. UNIPs Guia do Aluno Disciplinas EAD UNIPs Sumário GUIA DO ALUNO / DISCIPLINAS EAD - UNIPs 3 1. ACESSO... 3 2. AULA INSTRUCIONAL / INTRODUÇÃO À EAD... 5 3. DISCIPLINA EAD... 8 4. COMO ESTUDAR NA EAD... 10 5.

Leia mais

Curso de Especialização EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Curso de Especialização EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Curso de Especialização EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação Gestão Educacional NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Administração

Leia mais

REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Faculdade de Ciências Sociais e Humanas REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS Artigo 1º Natureza O presente regulamento

Leia mais