Educação a Distância: potencialidades didático-pedagógicas para a Formação de Professores que ensinam Matemática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Educação a Distância: potencialidades didático-pedagógicas para a Formação de Professores que ensinam Matemática"

Transcrição

1 Educação a Distância: potencialidades didático-pedagógicas para a Formação de Professores que ensinam Matemática Juliana França Viol Paulin 1 Rosana Giaretta Sguerra Miskulin 2 Resumo Neste trabalho apresentamos um projeto de pesquisa em nível de Doutorado que possui como objetivo investigar, evidenciar e compreender as potencialidades didático-pedagógicas da Educação a Distância (EaD) para a constituição de ambientes que favoreçam o processo de Formação de Professores que Ensinam Matemática. Para tanto, realizaremos uma pesquisa qualitativa, fundamentada na metodologia da meta-pesquisa, em que desenvolveremos um mapeamento da produção acadêmica em Educação Matemática, no Estado de São Paulo, analisando Teses e Dissertações que têm por objeto de investigação aspectos relacionados à Formação de Professores e a EaD, produzidas e defendidas no período de 2002 a 2010, nas seguintes instituições: UNESP - Rio Claro, PUC São Paulo, USP São Paulo, UNICAMP Campinas UFSCar São Carlos e UNESP Bauru. Além disso, neste projeto, tomaremos como base, também, Depoimentos, Narrativas e/ou Entrevistas de professores e/ou pesquisadores envolvidos na elaboração, coordenação, realização e avaliação de cursos de Formação de Professores a distância. Palavras-chave: Educação Matemática, Educação a Distância (EaD), Formação de Professores que Ensinam Matemática, Meta-pesquisa. Introdução Consideramos a Formação de Professores como um processo multifacetado que envolve múltiplos aspectos que interferem e participam desse processo, que devem ser interpretados e analisados. Esses múltiplos aspectos são abordados por Passos et al. (2006) como: pessoais, sociais, culturais, históricos, institucionais, cognitivos e afetivos. Abordamos alguns desses fatores como sendo as múltiplas dimensões que permeiam a Formação de Professores e que tratamos, segundo (VIOL, 2010, p.16), como a dimensão social, cultural e política; dimensão da experiência; dimensão da profissão, trabalho e prática docente; dimensão da tecnologia e da virtualidade da Formação de Professores, e também a dimensão da reflexão, que está inter-relacionada com cada uma das outras dimensões, já que nenhuma das outras existiria se não houvesse a reflexão do sujeito em formação sobre suas vivências, experiências e ambientes de interação. 1 Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, UNESP Rio Claro. viol.juliana@gmail.com 2 Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, UNESP Rio Claro. Orientadora do projeto de pesquisa referenciado neste trabalho. misk@rc.unesp.br 1

2 Tratamos da dimensão da tecnologia e da virtualidade da Formação de Professores relacionando-a aos aspectos de desenvolvimento e oferecimento de cursos à distância para a Formação de Professores, em âmbito inicial ou continuada, propiciado pela expansão da Internet e pelo desenvolvimento de ambientes/plataformas para o oferecimento desses cursos, tais como: TelEduc 3 e Moodle 4. Discussões a esse respeito têm levado à realização de diversas pesquisas no campo da Educação e da Educação Matemática, entre elas: Miskulin, Silva, Rosa (2006); Mariano (2008); Valente e Almeida (2007); Miskulin, Penteado e Mariano (2008), Miskulin e Viol (2009), Viol e Miskulin (2010). Estes pesquisadores abordam, entre outros aspectos, questões referentes à elaboração e ao oferecimento de cursos à distância, enfatizando quais aspectos devem ser considerados para que se tenha uma formação contextualizada ao ambiente sociocultural e ao campo de atuação dos professores que estão sendo formados. Conforme as discussões de Prado e Almeida (2007), a EaD, que se fundamenta em princípios educacionais, deve privilegiar aspectos inerentes à [...] (re)construção do conhecimento, a autoria, a produção de conhecimento em colaboração com os pares e a aprendizagem significativa do aluno, requer uma maneira bastante peculiar de conceber o planejamento, a organização das informações, as interações e a mediação pedagógica. (PRADO; ALMEIDA, 2007, p.67). Identificamos que tanto a profissão quanto a prática do professor dentro da dimensão da tecnologia e da virtualidade apresentam inúmeros limites e possibilidades, limites no sentido de uma formação contextualizada ao ambiente sociocultural que se encontra o indivíduo em formação e prática em um contexto diferenciado do habitual (presencial), e possibilidades remetendo-se ao fato do rompimento de distancias geográfica e constituição de um ambiente de discussão e reflexão sob diferentes pontos de vista, que se inter-relacionam às dimensões socioculturais advindas de diferentes culturas escolares. Consideramos, ainda, os ambientes educacionais a distância, como ambientes que propiciam momentos de interação e colaboração. Interação no sentido de propiciar [...] o suporte ao compartilhamento de informação, e a comunicação entre alunos e entre alunos e professores, mantendo viva uma conexão entre as pessoas; e a colaboração, que apoia o desenvolvimento de projetos e trabalhos colaborativos, possibilitando a reflexão compartilhada e o desenvolvimento conjunto de conhecimentos e significados a EaD. (MISKULIN, no prelo 5, p.15, grifo da autora). 3 Site: 4 Site: 5 Trata-se do artigo: Potencialidades Didático-Pedagógicas da Educação a Distância: Um Mito para os Cursos de Licenciaturas?

3 Esta autora enfatiza, ainda, que a interação e a colaboração [...] promovem o desenvolvimento: da capacidade de pensar criticamente, habilidade mais difícil de dominar individualmente; de habilidades de pensamento crítico; e de diálogo. Contribuem para níveis de conhecimento mais profundos: em atividades online que buscam uma postura colaborativa, o objetivo principal é a construção conjunta de significados, o que é ampliado nos trabalhos em grupos, nas discussões em fóruns, entre outros. (MISKULIN, no prelo, p.15). Além disso, Miskulin, Penteado e Mariano (2008) abordam a importância da Internet e da colaboração entre os pares para a Formação de Professores em ambientes de EaD por meio de um estudo sobre as potencialidades didático-pedagógicas de um curso online para a Formação de Professores. Essas pesquisadoras destacam as dimensões didática e matemática evidenciadas nas interações entre os participantes do curso online oferecido, destacando a importância da Internet para que essa interação ocorra, propiciando que pessoas fisicamente distantes possam compartilhar conhecimentos, o que por sua vez dá suporte à colaboração entre os pares. Segundo as autoras, a Comunicação Mediada por Computador CAC é importante para o processo educacional, pois permite a interação para a troca de informação e comunicação entre os participantes e a colaboração, que apóia projetos e desenvolvimento de trabalho colaborativo 6 (MISKULIN, PENTEADO, MARIANO, 2008, p.7, tradução nossa). Tratando da importância da interação entre os pares, Viol e Miskulin (2010) ao realizarem um mapeamento de Teses e Dissertações que tratam da formação de comunidades virtuais de aprendizagem como espaços formativos de professores que ensinam Matemática, apontam que as discussões e produções nessas comunidades são amplamente influenciadas pelas ferramentas disponíveis nos ambientes de apoio à EaD para a interação entre os membros participantes, visto que esta interação é considerada imprescindível para a aprendizagem dos conteúdos e discussão dos temas abordados. No contexto da dimensão da tecnologia e da virtualidade da Formação de Professores, esboçamos abaixo a intenção do desenvolvimento de uma pesquisa, em nível de Doutorado, no âmbito da Educação Matemática que possui como objeto central de investigação as inter-relações da Educação a Distância (EaD) e a Formação de Professores que ensinam Matemática, com o objetivo de investigar, evidenciar e compreender as potencialidades didático-pedagógicas da EaD para a constituição de ambientes que 6 Computer Mediated Communication CAC is important in the educational process as they allow interaction for information exchanging and communication among the participants, and collaboration, which supports projects and collaborative work development.

4 favoreçam o processo de Formação de Professores que Ensinam Matemática. Para tanto, voltaremos nossas atenções para pesquisas acadêmicas, por meio da realização de um estudo bibliográfico e exploratório-investigativo, caracterizado como meta-pesquisa (BICUDO, PAULO, 2009) da produção acadêmica discente, analisando Teses e Dissertações em Educação Matemática, que têm por objeto de investigação aspectos relacionados à Formação de Professores que ensinam Matemática e a EaD, produzidas e defendidas no período de 2002 a , nos Programas de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista UNESP, campus Rio Claro e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo USP, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP e da Faculdade de Educação da Universidade Federal de São Carlos, e Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista UNESP, campus Bauru. Além disso, para a realização dessa meta-pesquisa, tomaremos como base Depoimentos, Narrativas e/ou Entrevistas de professores e/ou pesquisadores envolvidos na elaboração, realização e avaliação de cursos de Formação de Professores a distância, não tratando necessariamente dos professores/ou pesquisadores constantes nas Teses e Dissertações a serem analisadas. Visando atender aos objetivos desta pesquisa, pretendemos delinear possíveis respostas para a questão investigativa, descrita a seguir: Quais são as potencialidades didático-pedagógicas da Educação a Distância (EaD) para a constituição de ambientes que favoreçam o processo de Formação de Professores que ensinam Matemática? Educação a Distância (EaD) e Formação de Professores A expansão da Internet possibilitou uma nova configuração para a Educação a Distância (EaD), que anteriormente ocorria por meio de correspondência impressa, pela transmissão de aula via satélite, complementadas por materiais didáticos impressos, além de fitas de áudio, conferências por telefone, videoconferências, etc. A EaD atualmente faz uso de ambientes virtuais, ou seja, plataformas computacionais desenvolvidas para o 7 Em concordância com os resultados obtidos em nossa investigação de Mestrado (VIOL, 2010), o período inicial deve-se ao fato da defesa da primeira Tese, no estado de São Paulo, sobre o tema EaD e Formação de Professores ter se dado no ano de 2002, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Já o período final, justifica-se pelo ano de proposta para o início de realização da investigação proposta neste projeto.

5 oferecimento de cursos à distância. Além disso, a EaD tem se configurado como uma das possibilidades para o rompimento de barreiras referentes ao espaço e tempo em processos educativos, o que pode ser identificado segundo a própria definição de EaD, vista como um processo de aprendizagem no qual alunos e professor estão separados no tempo e espaço (MISKULIN, 2009, p.03), sendo que nesse processo há a presença de alguns conceitos. São eles: [...] no conceito clássico temos a dimensão espacial que significa a distância geográfica entre alunos e professor; no conceito ampliado temos a dimensão espacial acrescida da temporal, a qual pressupõe uma separação temporal entre alunos e professor/professores e, finalmente, no conceito sincrônico temos a simultaneidade ou o sincronismo da interação entre alunos e professor (MISKULIN, 2009, p.03, grifos da autora). Estando presentes os processos de Formação de Professores no contexto de EaD, faz-se necessário a avaliação dos cursos, materiais oferecidos por esses cursos, profissionais responsáveis pela coordenação e desenvolvimento dos cursos, condições de oferecimento, entre outros, para que não ocorra o que nos alerta Pretto (2001): [...] não podemos correr o risco de desenvolver mecanismos para alfabetizar mecanicamente a população para o uso dessas tecnologias e, com isso, estarmos formando, num futuro bem próximo, um novo contingente de analfabetos, agora os analfabetos funcionais digitais, aqueles que serão meros operadores das máquinas, que aprendem a usar as tecnologias como simples instrumentos, mas que, no fundo, vão estar permanentemente na parte de baixo dessa pirâmide social que continua com a mesma formatação, dando muito a poucos e quase nada a quase todos. Penso que os programas de EaD são fundamentais como possibilidade de estabelecimento de uma grande rede, que articule o sistema público de ensino e as universidades públicas, em especial as faculdades que formam professores (p.49). Nessa mesma perspectiva, Mariano (2008) enfatiza, por meio de um estudo da literatura acerca do desenvolvimento de cursos à distância, que as recomendações para a elaboração de cursos online assemelham-se às recomendações produzidas para a realização de cursos em uma modalidade presencial de qualidade, uma vez que considera que ao suprimir a palavra distância ou virtual, identifica-se o discurso de outros autores sobre a qualidade do ensino. Para a referida autora, [...] para se ter a qualidade almejada devem ser projetados alguns princípios teórico-metodológicos, tais como: uma proposta educacional apropriada, mediação do professor, a busca da interatividade, natureza das tarefas, entre outros aspectos (p.30). Entretanto, em uma abordagem da EaD para a formação de comunidades online que privilegiam aspectos da Formação de Professores, Miskulin, Silva e Rosa (2006) descrevem uma experiência de discussão dos aspectos inerentes à cultura docente em uma

6 comunidade virtual, salientando as possíveis influências e re-significações na prática pedagógica por meio da vivência de experiências compartilhadas. Os autores supracitados consideram que as experiências compartilhadas vividas em comunidades virtuais apresentam-se [...] carregadas de aspectos da diversidade cultural que permeiam a vida dos professores. Esses aspectos, provenientes da multiplicidade de culturas que se entrecruzam na constituição da cultura docente, interferem diretamente na constituição dessa comunidade virtual. Assim, percebemos um movimento dialético na constituição do conhecimento do professor. Nessa relação dialética é que se constitui uma das identidades desse professor, que se torna protagonista de sua própria história. Assim, a explicitação dessa relação entre diversidade cultural, presente na cultura docente e os aspectos implícitos na constituição de uma comunidade virtual possibilita a compreensão e a possível re-significação da prática docente (p.10-11). Estes mesmo autores, referindo-se à importância da reflexão sobre a prática dentro de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem, por meio do compartilhamento e do desenvolvimento de novos conhecimentos em relação à sua própria prática, consideram que: As histórias compartilhadas sobre a prática [...] mostram que as comunidades de prática, apoiadas pela tecnologia (virtuais), [...] têm uma importância crescente para a formação continuada de professores. São constituídas e transformadas em lócus de interlocução e interação e possibilitam um conhecimento-da-prática, pois foram constituídas por várias dimensões: pela interação entre os participantes; pela proposta pedagógica do curso; pela mediação do processo educativo; e pelo ambiente computacional, com suas características computacionais e pedagógicas. Essas dimensões inter-relacionadas proporcionam à comunidade contextos de aprendizagem, advindos das interlocuções coletivas, da negociação de novos significados e do compartilhamento de experiências (MISKULIN; ROSA; SILVA, 2009, p.275). Sabemos que o processo de Formação de Professores e a prática docente, segundo a dimensão da tecnologia e da virtualidade, apresentam diversas potencialidades didáticopedagógicas que favorecem esse processo. Assim procuraremos explicitar como essas potencialidades estão sendo tratadas por pesquisadores e professores que se dedicam à Formação de Professores que Ensinam Matemática em ambientes de interação a distância. Traçando Percursos Metodológicos O ato de pesquisar, para Bicudo (1993), configura-se como buscar compreensões e interpretações significativas do ponto de vista da interrogação formulada. Configura-se, também, como buscar explicações cada vez mais convincentes e claras sobre a pergunta feita. (p.18). O ato de buscar compreensões e interpretações acerca do fenômeno de estudo prevê a elaboração de um projeto de pesquisa concernente com aquilo que se quer

7 pesquisar, bem como uma metodologia e procedimentos metodológicos adequados para que sejam alcançados os objetivos da pesquisa. Segundo Fiorentini e Lorenzato (2007) a natureza do objeto de estudo é que define a melhor abordagem metodológica a ser seguida ou construída pelo pesquisador. Visando atender nosso objetivo de pesquisa, o de investigar, evidenciar e compreender as potencialidades didático-pedagógicas da EaD para a constituição de ambientes que favoreçam o processo de Formação de Professores que ensinam Matemática, optamos por realizar uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-investigativo e bibliográfico, denominada meta-pesquisa, tendo por objeto de investigação Teses e Dissertação em Educação Matemática que investigaram aspectos inerentes às inter-relações da EaD e a Formação de Professores. Assim, tendo apresentado os objetivos e a visão de pesquisa em Educação Matemática que nos guiam, descreveremos os aportes metodológicos que fundamentam nossa investigação, bem como a maneira pela qual se processarão os processos de constituição dos dados da pesquisa. Meta-pesquisa Segundo Larrosa (2002), a experiência nos toca e nos transforma e, portanto, a experiência de nossa pesquisa de Mestrado (VIOL, 2010) nos levou a refletir sobre o mapeamento realizado, que propôs a investigação das inter-relações das TIC e a Formação e Prática de Professores que Ensinam Matemática, por meio da análise de Teses e Dissertação em Educação Matemática, produzidas e defendidas em alguns Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática do estado de São Paulo, no período de 1987 a Com a análise das Teses e Dissertações pudemos identificar alguns aspectos temáticos e teórico-metodológicos, entre eles: Aspectos epistemológicos e didáticopedagógicos do uso das TIC na Formação Inicial; Reflexão sobre o uso das TIC na futura prática docente; Estudo de Propostas e Programas de Formação Continuada; Práticas e Grupos Colaborativos; Vivências e Experiências de Formação Continuada; Educação a Distância (EaD); Concepções, Visões e Práticas docentes relacionados ao uso das TIC nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática; Construção do conhecimento matemático com o uso das TIC; Desenvolvimento de ambientes baseados nas TIC para o ensino e aprendizagem da Matemática; Construção do conhecimento matemático em

8 ambientes de Educação a Distância; Intervenções em sala de aula de Matemática - estratégias metodológicas diversificadas para o uso das TIC; Utilização das TIC como recursos didático-pedagógico para o ensino e aprendizagem da Matemática; e Visão da família sobre o uso das TIC na escola. A partir de uma reflexão profunda sobre os aspectos temáticos e teórico-metodológicos apresentados acima, que emergiram do mapeamento e da análise dos dados da referida pesquisa, vimo-nos frente a novos questionamentos, que caminhavam para aspectos específicos das inter-relações da EaD e a Formação de Professores. Além disso, ao proceder a análise das Teses e Dissertações que tratavam de aspectos inerentes a Formação de Professores e EaD, vislumbramos alguns aspectos e/ou dimensões subjacentes às Comunidades Virtuais de Aprendizagem, sendo estes inerentes ao ambiente em que ocorrem as interações entre os membros, abarcando questões da importância e potencialidades das mídias digitais, da organização do ambiente. Identificamos, também, que o processo de Formação de Professores e a prática docente, no contexto de Comunidades Virtuais de Aprendizagem, envolvem diversos limites e possibilidades. Limites no sentido de uma formação uma prática socialmente compartilhadas em um contexto virtual. Já as possibilidades envolvem o rompimento de distâncias geográficas e de constituição de um ambiente propício à discussão e à reflexão, sob diferentes pontos de vista, que se inter-relacionam aos ambientes sócio-culturais advindos dos mais diversos participantes destas Comunidades Virtuais de Aprendizagem. (MISKULIN; VIOL, 2009). Refletindo sobre esses aspectos, nos vimos frente a uma problemática que nos incitou a continuarmos na busca e investigação do objeto de pesquisa Formação de Professores e as TIC, porém nesse momento, elegendo como foco para a investigação as inter-relações da EaD e a Formação de Professores que ensinam Matemática. Assim, a investigação proposta neste projeto está fundamentada na modalidade de pesquisa qualitativa denominada meta-pesquisa. Para Bicudo e Paulo (2009) a metapesquisa, conduz a uma meta-interpretação ou meta-compreensão, leva ao olhar da pesquisa sobre a pesquisa, ou ainda, sobre sua própria produção (p.5). Essas autoras caracterizam que, pesquisas que fundamentam-se nessa abordagem metodológica apresentam como principal objetivo [...] compreender e explicitar as tendências que marcam as pesquisas em Educação Matemática no Brasil, enfocando as interrogações que

9 as sustentam e o rigor científico, filosófico e metodológico que perseguem. (BICUDO; PAULO, 2009, p.3). Além disso, Bicudo e Paulo (2009) enfatizam que as meta-pesquisas, inserem-se na área de Filosofia da Educação Matemática, ao considerarem que essas pesquisas se definem como [...] uma análise abrangente, sistemática, crítica e reflexiva a respeito das pesquisas efetuadas em Educação Matemática no Brasil, apresentadas em fórum específico para seu debate, em nome da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. A característica da Filosofia é pensar sobre, é efetuar uma crítica que vá às raízes da produção do conhecimento, é apontar possibilidades de ações interventivas ou não com base nessa análise. Esta pesquisa se pautou nessas características, efetuando análise e interpretação filosóficas sobre a produção realizada no âmbito das pesquisas em Educação Matemática, emergindo com uma meta-compreensão de sua produção (p.5). Pelas descrições apresentadas acima, podemos considerar esta pesquisa dentro de uma abordagem metodológica da meta-pesquisa, uma vez que pretendemos realizar uma análise crítica de um universo definido de pesquisas acadêmicas realizadas, nos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP Rio Claro e PUC SP, nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP, USP e UFSCar, e no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP Bauru, no período de 2002 a 2010, buscando extrair dessas pesquisas elementos adicionais que poderão mostrar novos resultados, indo além dos obtidos pelos pesquisadores. Para descrever as características de pesquisas elaboradas segundo a abordagem da meta-pesquisa, necessitamos desenvolver alguns apontamentos sobre as pesquisas do estado da arte e estado do conhecimento, uma vez que a meta-pesquisa caracteriza-se como um caso particular deste tipo de pesquisa. Ao falarmos em estado da arte nos remetemos às pesquisas definidas metodologicamente de caratês exploratório e bibliográfico (FERREIRA, 2002) e que buscam, por meio de um recorte de tempo definido, a sistematização de um determinado campo do conhecimento, objetivando reconhecer e identificar os principais resultados da investigação, identificar as principais tendências temáticas, assim como as abordagens dominantes e emergentes. Além disso, também podem ser investigadas as lacunas deixadas pelas pesquisas, evidenciando campos inexplorados, que poderão servir de temática para futuras pesquisas. Assim, visando atender o objetivo desta investigação encontramos no Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989), fundamentos para realizar o processo de constituição e análise de dados, na busca pelos indícios das potencialidades didático-pedagógicas da EaD

10 para a Formação de Professores, no campo da Educação Matemática, uma vez que de acordo com Passos et al (2006) [...] em estudos meta-analíticos o paradigma indiciário e a abdução tornam-se imprescindíveis. Isso porque concebemos a meta-análise como uma modalidade de pesquisa que objetiva desenvolver uma revisão sistemática de estudos já realizados em torno de um mesmo tema ou problema de pesquisa, fazendo uma análise crítica dos mesmos com o intuito de extrair deles, mediante contraste e inter-relacionamento, outros resultados e sínteses dados ou pormenores não considerados pelos pesquisadores, em decorrência de seus objetos de investigação (p.198, grifo nosso). Corroborando com estas idéias, temos Ginzburg (1989) no que diz respeito a escala de observação dos dados a serem analisados, já que [...] para demonstrar a relevância de fenômenos aparentemente negligenciáveis, era indispensável recorrer a instrumentos de observação e escalas de investigação diferentes dos usuais (GINZBURG,1989, p. 10). Assim, compreendemos que o Paradigma Indiciário trará subsídios metodológicos para esta análise, ao auxiliar na compreensão de apontamentos das Teses, Dissertações e Depoimentos/Entrevistas que serão analisadas e que nos conduzirão às potencialidades didático-pedagógicas da EaD, vista como um ambiente que favorece o processo de Formação de Professores que ensinam Matemática. Teses e Dissertações Considerando que este projeto de pesquisa apresenta-se como uma continuação de uma pesquisa desenvolvida em nível de Mestrado (VIOL, 2010), parte das Teses e Dissertações que irão compor o corpus desta investigação, encontra-se previamente selecionada, visto que esse processo já foi desenvolvido na pesquisa citada junto aos Programas de Pós-Graduação citados anteriormente, no período de 1987 a 2007, em que foram selecionadas as pesquisas discriminadas abaixo: Foco/Objeto de estudo Autor Processo de criação de um curso a distância Gomez (2002) Natureza da reorganização do pensamento em um curso de extensão a distância Gracias (2003) Análise de um curso a distância para atualização de conteúdos específicos Mendes (2003) Formação Continuada de professores e o uso de planilhas de cálculo como recurso didático-pedagógico Morgado (2003) Interações entre os participantes de um curso de Matemática à distância Socolowski (2004) Produção matemática em um ambiente de interação a distância Santos (2006)

11 Proposta de capacitação de professores em Geometria Santos (2007) Natureza da aprendizagem matemática em um ambiente de Educação a Distância Zulatto (2007) Tabela 1 Teses e Dissertações a serem analisadas Assim, as pesquisas produzidas e defendidas pelos Programas de Pós-Graduação do Estado de São Paulo selecionados para esta investigação no período de 2008 a 2010, serão mapeadas posteriormente, segundo uma busca criteriosa no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, bem como uma investigação junto as Bibliotecas Virtuais das instituições. Depoimentos de Professores e Pesquisadores Visando favorecer a meta-pesquisa proposta neste projeto, pretendemos constituir dados por meio da realização de Entrevistas, Depoimentos e/ou Narrativas com professores e/ou pesquisadores envolvidos com a elaboração, desenvolvimento, coordenação e avaliação de cursos à distância para a Formação Inicial ou Continuada de Professores que ensinam Matemática. Estes professores e/ou pesquisadores, não serão, necessariamente, os professores/ou pesquisadores constantes nas Teses e Dissertações a serem analisadas, mas serão identificados e selecionados de acordo com seu envolvimento com a EaD. As Entrevistas, Depoimento e/ou Narrativas terão por objetivo constituir subsídios para análise das Teses e Dissertações ao trazerem uma visão diferenciada das potencialidades didático-pedagógicas da EaD para a constituição de ambientes formativos. Procuraremos com as entrevistas identificar como os princípios educacionais, colocados por Prado e Almeida (2007, p.67), entre eles: (re) construção do conhecimento, a autoria, a produção de conhecimento em colaboração com os pares e a aprendizagem significativa, são planejados para esses cursos, como é feita a organização das informações para que esses princípios sejam privilegiados, e de que maneira acontecem a interação entre alunos/alunos, tutores/alunos, alunos/professores e tutores/professor, e, também, como se dá a mediação pedagógica em ambientes de EaD. Nesse sentido, consideramos que as Teses e Dissertações apresentam uma visão pontual, ou seja, analisam cursos ou ambientes de formação a distância específicos. Acreditamos que a visão dos professores e/ou pesquisadores envolvidos em processos formativos a distância, subsidiarão a análise dos dados da pesquisa apresentando características relacionadas aos aspectos políticos, sociais e culturais que estão implícitos na elaboração e oferecimento de cursos de Formação de Professores a Distância.

12 Assim pretendemos entrevistar professores e/ou pesquisadores que durante algum tempo têm se envolvido com a elaboração, oferecimento, análise e avaliação de cursos de Formação de Professores que Ensinam Matemática a distância, ou seja, pesquisadores que vêm dedicando suas pesquisas à essa temática e profissionais de diferentes instituições educacionais públicas ou privadas que trabalham como docentes e/ou turores de cursos à distância. Após a realização e análise dessas Entrevistas, Depoimento e/ou Narrativas, bem como a análise dos dados provenientes das Teses e Dissertações que farão parte do corpus desta investigação, os dados provenientes dessas duas fontes serão submetidos a outro mecanismo de análise, a triangulação de dados da pesquisa, com a finalidade de confrontarmos os dados e darmos mais fidedignidade e abrangência ao objeto de investigação. Considerações Neste estudo, tomando por base a investigação realizada junto às Teses e Dissertações e aos professores e/ou pesquisadores da área de Educação a Distância realizaremos o trabalho de busca e compreensão de aspectos implícitos aos dados e que nos conduzirão à interpretação das principais potencialidades didático-pedagógicas da EaD para a constituição de ambientes de Formação de Professores. Assim, pretendemos, entre outros aspectos, identificar como a EaD pode favorecer a criatividade, a colaboração, a produção de conhecimentos e a autonomia dos professores que estão sendo formados. Bibliografia BICUDO, M.A.V. Pesquisa em Educação Matemática. Pro-posições, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p.18-23, Quadrimestral. BICUDO, M.A.V.; PAULO, R.M. Um exercício filosófico sobre a pesquisa em Educação Matemática no Brasil Disponível em: < Acesso em: 10 jul FERREIRA, N.S.A. As pesquisas denominadas estado da arte. Educação & Sociedade, Campinas, ano 23, n. 79, p , ago FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

13 GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, LARROSA, J. Notas Sobre a Experiência e o Saber de Experiência. Tradução: J. W. Geraldi. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 19, p.20-28, Jan./Abr MARIANO, C.R. Indícios da Cultura Docente Revelados em um Contexto Online no Processo da Formação de Professores de Matemática. 2008, 162p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, MELO, M.V. Três décadas de Pesquisa em Educação Matemática na Unicamp: um estudo histórico a partir de teses e dissertações. 2006, 230p. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, MISKULIN, R.G.S. Potencialidades Didático-Pedagógicas da Educação a Distância: Um Mito para os Cursos de Licenciaturas?. No prelo. MISKULIN, R.G.S. Curso de Licenciatura a Distância: uma perspectiva social e seus possíveis reflexos na prática do Professor. In: X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2009, Águas de Lindóia - SP. Anais... X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. São Paulo: UNESP, p MISKULIN, R. G. S., VIOL, J. F.Mathematics Teachers Education in the context of Virtual Learning Communities In: II ACE Seminar: Knowledge Construction in Online Collaborative Communities, 2009, New Mexico. II ACE Seminar: Knowledge Construction in Online Collaborative Communities., MISKULIN, R.G.S.; ROSA, M; SILVA, M.R.C. Comunidade de Prática Virtual: possíveis contribuições para a formação de professores de matemática. In: FIORENTINI, D.; GRANDO, R.C.; MISKULIN, R.G.S. (orgs) Práticas de Professores que Ensinam Matemática. Campinas: Mercado das Letras, MISKULIN, R.G.S.; SILVA, M.R.C.; ROSA, M. Comunidade Virtual como Lócus do Resgate da Cultura Docente: contribuições para a formação continuada do professor de matemática. In: III SIPEM 2006, Águas de Lindóia, v. 1. MISKULIN, R.G.S.; PENTEADO, M.G.; MARIANO, C.R. Distance Education as a Formative Scenary of the Practice of the Mathematics Teacher. In: ICME th International Congress on Mathematical Education, México, PASSOS, C.L.B; et al. Desenvolvimento Profissional do Professor que Ensina Matemática: Uma Meta-Análise de Estudos Brasileiros. Quadrante, v. 25, n. 1 e 2, p , PRADO, M.E.B.B.; ALMEIDA, M.E.B. Estratégias em Educação a Distância: a Plasticidade na Prática Pedagógica do Professor. In: VALENTE, J.A.; ALMEIDA,

14 M.E.B. (orgs) Formação de Educadores a Distância e Integração de Mídias. São Paulo: Avercamp, 2007, p PRETTO, N.L. Desafios para a educação na era da informação: o presencial, a distância, as mesmas políticas e o de sempre. In: BARRETO, R.G. (org.). Tecnologias educacionais e educação à distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, p VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. (orgs) Formação de Educadores a Distância e Integração de Mídias. São Paulo: Avercamp, VIOL, J.F. Movimento das Pesquisas que Relacionam as Tecnologias de Informação e de Comunicação e a Formação, a Prática e os Modos de Pensar de Professores que Ensinam Matemática. 223p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, VIOL, J.F.; MISKULIN, R.G.S. A Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática no Contexto de Comunidades Virtuais de Aprendizagem: Um Mapeamento de Teses e Dissertações. Revista de Educação PUC-Campinas. n. 29. p , jul/dez Referência Bibliográfica das Teses e Dissertações a serem Analisadas GOMEZ, M. V. Educação em Rede: o processo de criação de um curso web Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo, Orientador(a): Moacir Gadotti GRACIAS, T. A. S. A Natureza da Reorganização do Pensamento em um Curso a Distância sobre Tendências em Educação Matemática Tese (Doutorado em Educação Matemática) Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, Orientador(a): Marcelo de Carvalho Borba MENDES, R. A. V. Avaliação de um Curso de Educação a Distância para a Formação Continuada de Professores de Matemática Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências) Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, Orientador(a): Dietrich Schiel. Co-orientador(a): Edna Maura Zuffi MORGADO, M. J. L. Formação de Professores de Matemática para o Uso Pedagógico de Planilhas Eletrônicas de Cálculo: análise de um curso a distância via internet Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, Orientador(a): Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi SANTOS, J. A. Formação Continuada de Professores em Geometria por meio de uma Plataforma de Educação a Distância: uma experiência com professores de Ensino Médio Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Pontifica Universidade Católica, São Paulo, Orientador(a): Vincenzo Bongiovanni

15 SANTOS, S. C. A Produção Matemática em um Ambiente Virtual de Aprendizagem: o caso da Geometria Euclidiana Espacial Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, Orientador(a): Marcelo de Carvalho Borba SOCOLOWSKI, R. C. A. J. Análise das Interações Tutor/Participantes: um ponto de partida para avaliação de cursos de desenvolvimento profissional a distância Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Pontifica Universidade Católica, São Paulo, Orientador(a): Janete Bolite Frant ZULATTO, R. B. A. A Natureza da Aprendizagem Matemática em um Ambiente Online de Formação Continuada de Professores Tese (Doutorado em Educação Matemática) Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, Orientador(a): Miriam Godoy Penteado

INVESTIGANDO AS POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

INVESTIGANDO AS POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA INVESTIGANDO AS POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Juliana França Viol; Rosana Giaretta Sguerra Miskulin Universidade Estadual Paulista viol.juliana@gmail.com;

Leia mais

SOBRE A PRODUÇÃO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM VIÉS FINANCEIRO ESCOLAR.

SOBRE A PRODUÇÃO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM VIÉS FINANCEIRO ESCOLAR. ISSN 2316-7785 SOBRE A PRODUÇÃO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM VIÉS FINANCEIRO ESCOLAR. Rodrigo Martins de Almeida Instituo Estadual de Educação de Juiz de Fora (IEE/JF) rodrigomartinsdealmeida@yahoo.com.br

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A EAD: UMA ANÁLISE DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A EAD: UMA ANÁLISE DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A EAD: UMA ANÁLISE DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Juliana França Viol Universidade Estadual Paulista UNESP/Rio Claro, Brasil viol.juliana@gmail.com Rosana Giaretta

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM ESTUDO COM PESQUISAS EM EDUCAÇAO MATEMÁTICA

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM ESTUDO COM PESQUISAS EM EDUCAÇAO MATEMÁTICA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM ESTUDO COM PESQUISAS EM EDUCAÇAO MATEMÁTICA Juliana França Viol Paulin UNESP Rio Claro viol.juliana@gmail.com Rosana Giaretta Sguerra Miskulin UNESP

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Tema debatido na série Integração de tecnologias, linguagens e representações, apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005 (Programa 1) INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA UTILIZANDO TECNOLOGIAS

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA UTILIZANDO TECNOLOGIAS I Mostra de Iniciação Científica I MIC 23 e 24 de setembro de 2011 Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia Concórdia SC INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS CONCÓRDIA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

A Prática Educativa na EAD

A Prática Educativa na EAD A Prática Educativa na EAD A Prática Educativa na EAD Experiências na tutoria em EAD Disciplina de Informática Educativa do curso de Pedagogia da Ufal nos pólos de Xingó, Viçosa e São José da Laje (2002-2004).

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME)

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) Palmas 2010 1. Apresentação O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins responsável pela efetivação da

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde da Família

Curso de Especialização em Saúde da Família MÓDULO: FAMILIARIZAÇÃO TECNOLÓGICA COM EAD UNIDADE 03 DOCÊNCIA E TUTORIA NA EAD Prof. Msc Rômulo Martins 2.1 Introdução A Educação a Distância, por meio dos inúmeros recursos didáticos e tecnológicos,

Leia mais

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Edson Crisostomo dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES edsoncrisostomo@yahoo.es

Leia mais

Andriceli Richit Unesp /Rio Claro: andricelirichit@gmail.com Rosana G. S. Miskulin Unesp/Rio Claro: misk@rc.unesp.br

Andriceli Richit Unesp /Rio Claro: andricelirichit@gmail.com Rosana G. S. Miskulin Unesp/Rio Claro: misk@rc.unesp.br Possibilidades didático-pedagógicas do Software GeoGebra no estudo de conceitos de Cálculo Diferencial e Integral: Perspectivas na Formação Continuada de Professores de Matemática Andriceli Richit Unesp

Leia mais

MAPAS CONCEITUAIS NAS PESQUISAS DO NÚCLEO DE ETNOGRAFIA EM EDUCAÇÃO

MAPAS CONCEITUAIS NAS PESQUISAS DO NÚCLEO DE ETNOGRAFIA EM EDUCAÇÃO MAPAS CONCEITUAIS NAS PESQUISAS DO NÚCLEO DE ETNOGRAFIA EM EDUCAÇÃO Autor: Riselda Maria de França Oliveira Universidade Estadual do Rio de Janeiro - riseldaf@hotmail.com Co-autor: Marcelo Alex de Oliveira

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

Designação da Disciplina: Tendências de pesquisas e de práticas em Educação Matemática

Designação da Disciplina: Tendências de pesquisas e de práticas em Educação Matemática Designação da Disciplina: Tendências de pesquisas e de práticas em Educação Matemática Domínio Específico (X) Domínio Conexo ( ) Natureza: Específica da Área de Concentração do Curso (Ensino de Ciências)

Leia mais

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia 1. Componentes curriculares O currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia engloba as seguintes dimensões. 1.1. Conteúdos de natureza teórica Estes conteúdos

Leia mais

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT 1 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 2. CENÁRIO PROFISSIONAL 3. CONCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM E METODOLOGIA 4. ESTRATÉGIAS

Leia mais

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Anne Caroline Paim Baldoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,

Leia mais

1ª Oficina - 2013 Curso 4

1ª Oficina - 2013 Curso 4 1ª Oficina - 2013 Curso 4 1ª Oficina - 2013 Curso 4 Bem-vindo ao curso de formação de Professores do Programa Um Computador por Aluno PROUCA Iniciamos o nosso curso de formação desenvolvendo a 1ª Oficina

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

O blog no processo de ensino e aprendizagem em Ciências: horizontes e possibilidades

O blog no processo de ensino e aprendizagem em Ciências: horizontes e possibilidades O blog no processo de ensino e aprendizagem em Ciências: horizontes e possibilidades Rodolfo Fortunato de Oliveira Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho UNESP, Bauru/SP rodolfo_fdeoliveira@hotmail.com

Leia mais

TRABALHO DOCENTE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

TRABALHO DOCENTE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA TRABALHO DOCENTE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA É o trabalho educativo desenvolvido pelo docente numa modalidade de ensino na qual os sujeitos envolvidos estabelecem uma relação pedagógica em que a comunicação

Leia mais

Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas

Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas Metodologia Científica 60 horas História da Educação 60 horas Sociologia da Educação I 60 horas Filosofia

Leia mais

PROCESSO DE TRABALHO GERENCIAL: ARTICULAÇÃO DA DIMENSÃO ASSISTENCIAL E GERENCIAL, ATRAVÉS DO INSTRUMENTO PROCESSO DE ENFERMAGEM.

PROCESSO DE TRABALHO GERENCIAL: ARTICULAÇÃO DA DIMENSÃO ASSISTENCIAL E GERENCIAL, ATRAVÉS DO INSTRUMENTO PROCESSO DE ENFERMAGEM. PROCESSO DE TRABALHO GERENCIAL: ARTICULAÇÃO DA DIMENSÃO ASSISTENCIAL E GERENCIAL, ATRAVÉS DO INSTRUMENTO PROCESSO DE ENFERMAGEM. Gabriela Marchiori CARMO AZZOLIN * Marina PEDUZZI** Introdução: O pressuposto

Leia mais

O PERCURSO FORMATIVO DOS DOCENTES QUE ATUAM NO 1º. CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA

O PERCURSO FORMATIVO DOS DOCENTES QUE ATUAM NO 1º. CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA O PERCURSO FORMATIVO DOS DOCENTES QUE ATUAM NO 1º. CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA Profª. Ms. Marilce da Costa Campos Rodrigues - Grupo de estudos e pesquisas em Política e Formação Docente: ensino fundamental

Leia mais

Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração

Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração Eixo temático 2: Formação de professores e cultura digital SALERNO, Daniela Prado 1 VIEIRA, Vania Maria de Oliveira

Leia mais

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Pedro Henrique SOUZA¹, Gabriel Henrique Geraldo Chaves MORAIS¹, Jessiara Garcia PEREIRA².

Leia mais

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Andrelisa Goulart de Mello Universidade Federal de Santa Maria andrelaizes@gmail.com Ticiane

Leia mais

O ENSINO DE ESPANHOL COMO LE COM OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA PLATAFORMA MOODLE*

O ENSINO DE ESPANHOL COMO LE COM OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA PLATAFORMA MOODLE* 1 O ENSINO DE ESPANHOL COMO LE COM OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA PLATAFORMA MOODLE* Resumo Este trabalho se propõe a analisar o curso de extensão universitária CESB (Curso de Espanhol Básico) para

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO PESQUISA-AÇÃO Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles

Leia mais

Educação a distância: desafios e descobertas

Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: Desafios e descobertas Conteudista: Equipe Multidisciplinar Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você na EAD Educação a distância: desafios

Leia mais

Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI).

Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI). A Produção de pesquisas sobre Educação dos Programas de Pós-graduação (Mestrados e Doutorados) cadastrados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD. Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI),

Leia mais

AS COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICO-DIGITAIS NECESSÁRIAS AO TRABALHO NA MODALIDADE EAD: VIVÊNCIAS NA PLATAFORMA MOODLE

AS COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICO-DIGITAIS NECESSÁRIAS AO TRABALHO NA MODALIDADE EAD: VIVÊNCIAS NA PLATAFORMA MOODLE AS COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICO-DIGITAIS NECESSÁRIAS AO TRABALHO NA MODALIDADE EAD: VIVÊNCIAS NA PLATAFORMA MOODLE Josiel Roma de Lima Universidade Estadual da Paraíba roma.josiel@gmail.com Eliete Correia dos

Leia mais

BANCO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA

BANCO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA BANCO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA I. Considerações Iniciais e Justificativa O movimento constante da história humana é impulsionado pela transformação de informações em conhecimentos que sustentam

Leia mais

AS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A PRATICA DOCENTE.

AS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A PRATICA DOCENTE. AS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A PRATICA DOCENTE. Introdução Carlos Roberto das Virgens Sirlene de Souza Benedito das Virgens Antonio Sales Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul Não faz muito

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

IMERSÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA POR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA

IMERSÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA POR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA IMERSÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA POR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA QUARESMA, Cíndia Rosa Toniazzo 1 Palavras-chave: Formação de Professores,

Leia mais

3.2 MATERIAL DIDÁTICO

3.2 MATERIAL DIDÁTICO A comparação do presencial e do virtual: um estudo de diferentes metodologias e suas implicações na EAD André Garcia Corrêa andregcorrea@gmail.com Universidade Federal de São Carlos Resumo. O presente

Leia mais

Introdução a EaD: Um guia de estudos

Introdução a EaD: Um guia de estudos MÓDULO BÁSICO PROFESSORES FERNANDO SPANHOL E MARCIO DE SOUZA Introdução a EaD: Um guia de estudos Realização: guia de estudo SUMÁRIO UNIDADE 1 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1.1 Entendendo a EaD 5

Leia mais

SOBRE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

SOBRE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOBRE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Susana Lazzaretti Padilha Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Campus Cascavel susana.lap@hotmail.com

Leia mais

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO ESTRUTURA GERAL DOS ROTEIROS DE ESTUDOS QUINZENAL Os roteiros de estudos, cujo foco está destacado nas palavras chaves, estão organizados em três momentos distintos: 1º MOMENTO - FUNDAMENTOS TEÓRICOS -

Leia mais

EMENTÁRIO LETRAS EaD INGLÊS

EMENTÁRIO LETRAS EaD INGLÊS EMENTÁRIO LETRAS EaD INGLÊS 1ª FASE LLE 931 Introdução aos Estudos da Linguagem Total h/a Introdução aos conceitos de língua e língua(gem); características da língua(gem) humana; a complexidade da língua(gem)

Leia mais

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA PROPOSTAS

Leia mais

* As disciplinas por ocasião do curso, serão ofertadas aos alunos em uma sequência didática.

* As disciplinas por ocasião do curso, serão ofertadas aos alunos em uma sequência didática. MATRIZ CURRICULAR* Disciplina CH Integração 20 Planejamento e Gestão em Educação a Distância 40 Cultura Virtual, Pensamento e Construção do Conhecimento na Educação a Distância 40 Noções de Gestão de Projetos

Leia mais

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Adriana Cristina Lázaro e-mail: adrianaclazaro@gmail.com Milena Aparecida Vendramini Sato e-mail:

Leia mais

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual MBA MARKETING DE SERVIÇOS Turma 19 Curso em Ambiente Virtual São Paulo, 1 de Setembro de 2011 1. Apresentação O MBA em Marketing de Serviços, coordenado pelos Professores Marcos Cortez Campomar e Geraldo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Coordenação Geral de Materiais Didáticos PARA NÃO ESQUECER:

Leia mais

A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES EM AMBIENTES VIRTUAIS *

A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES EM AMBIENTES VIRTUAIS * A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES EM AMBIENTES VIRTUAIS * Joserlene Lima Pinheiro Universidade Estadual do Ceará Marcilia Chagas

Leia mais

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso AUTO-AVALIAÇAO INSTITUCIONAL DO CURSO DE PEDAGOGIA FACED-UFAM / Professores Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso Objetivos do Curso 01 - Tenho conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso.

Leia mais

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador:

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador: INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador: São Luis 2015 (TÍTULO DO PROJETO) (NOME DO ALUNO) Projeto de Pesquisa do Programa

Leia mais

AULA 11 Desenhos, recursos e obstáculos

AULA 11 Desenhos, recursos e obstáculos 1 AULA 11 Desenhos, recursos e obstáculos Ernesto F. L. Amaral 15 de abril de 2010 Metodologia (DCP 033) Fonte: Flick, Uwe. 2009. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed. pp.57-73 & 75-85.

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática 1 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática Introdução Neste artigo apresenta-se uma pesquisa 1 que tem por tema a formação inicial de professores

Leia mais

PSICOPEDAGOGIA. DISCIPLINA: Desenvolvimento Cognitivo, Afetivo e Motor: Abordagens Sócio Interacionistas

PSICOPEDAGOGIA. DISCIPLINA: Desenvolvimento Cognitivo, Afetivo e Motor: Abordagens Sócio Interacionistas PSICOPEDAGOGIA DISCIPLINA: Fundamentos da Psicopedagogia EMENTA: Introdução e fundamentos da Psicopedagogia. O objeto de estudo. Visão histórica e atual. Concepções que sustentam a Psicopedagogia. O papel

Leia mais

ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Chrystian Fernando Araújo BORGES - IME/UFG cborges@mat.grad.ufg.br; Wellington Lima CEDRO - IME/UFG

Leia mais

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Câmpus de Bauru PLANO DE DISCIPLINA

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Câmpus de Bauru PLANO DE DISCIPLINA PLANO DE DISCIPLINA 1. UNIDADE: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação 2. PROGRAMA: Pós-graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento 3. NÍVEL: Mestrado Profissional 4. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

Leia mais

O QUE APORTAM E O QUE OCULTAM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA DA FURG: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA

O QUE APORTAM E O QUE OCULTAM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA DA FURG: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA O QUE APORTAM E O QUE OCULTAM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA DA FURG: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA Rogério Dias de Arruda FURG Susana Inês Molon FURG CAPES Resumo:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS MISSÃO DO CURSO O Curso de Licenciatura em Artes Visuais busca formar profissionais habilitados para a produção, a pesquisa

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: BREVE HISTÓRICO DA UFPB VIRTUAL

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: BREVE HISTÓRICO DA UFPB VIRTUAL EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: BREVE HISTÓRICO DA UFPB VIRTUAL Denis Raylson da Silva UFPB/CE/PROLICEN Katheriny Ariane das Neves Silva Araújo UFPB/CE/PROLICEN Maria Gilvaneide dos Santos UFPB/CE/PROLICEN Prof.ª

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular Daiele Zuquetto Rosa 1 Resumo: O presente trabalho objetiva socializar uma das estratégias de integração curricular em aplicação

Leia mais

Educação virtual em Freire:

Educação virtual em Freire: Educação virtual em Freire: autonomia na relação alunoprofessor Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Bethalmeida@pucsp.br Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo Departamento de Ciência da Computação

Leia mais

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 462, de 10/09/2012. VIGÊNCIA: 10/09/2012 POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 1/6 ÍNDICE

Leia mais

As pesquisas podem ser agrupadas de acordo com diferentes critérios e nomenclaturas. Por exemplo, elas podem ser classificadas de acordo com:

As pesquisas podem ser agrupadas de acordo com diferentes critérios e nomenclaturas. Por exemplo, elas podem ser classificadas de acordo com: 1 Metodologia da Pesquisa Científica Aula 4: Tipos de pesquisa Podemos classificar os vários tipos de pesquisa em função das diferentes maneiras pelo qual interpretamos os resultados alcançados. Essa diversidade

Leia mais

Técnicas, Legislação e Operação de Sistemas de Educação a Distância (EAD) Módulo/Disciplina Tecnologia Educacional em EAD

Técnicas, Legislação e Operação de Sistemas de Educação a Distância (EAD) Módulo/Disciplina Tecnologia Educacional em EAD 1 Curso Técnicas, Legislação e Operação de Sistemas de Educação a Distância (EAD) Módulo/Disciplina Tecnologia Educacional em EAD Unidade I Material Instrucional - Texto 1. Introdução Qualquer que seja

Leia mais

PLANO DE ENSINO E ESTRATÉGIAS

PLANO DE ENSINO E ESTRATÉGIAS PLANO DE ENSINO E ESTRATÉGIAS Profª. Msc. Clara Maria Furtado claramaria@terra.com.br clara@unifebe.edu.br PLANEJAMENTO Representa uma organização de ações em direção a objetivos bem definidos, dos recursos

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária Apresentação Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária A Vice-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pósgraduação da Universidad Arturo Prat del Estado de Chile, ciente da importância dos estudos

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

Universidade do Estado da Bahia UNEB Departamento de Ciências Humanas Campus IV. Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade.

Universidade do Estado da Bahia UNEB Departamento de Ciências Humanas Campus IV. Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade. Universidade do Estado da Bahia UNEB Departamento de Ciências Humanas Campus IV. Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade. Disciplina - Pesquisa Aplicada à Educação I Aluno/a: Título do Projeto

Leia mais

Palavras-chave: Fisioterapia; Educação Superior; Tecnologias de Informação e Comunicação; Práticas pedagógicas.

Palavras-chave: Fisioterapia; Educação Superior; Tecnologias de Informação e Comunicação; Práticas pedagógicas. A INTERAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE FISIOTERAPIA COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO Heloisa Galdino Gumueiro Ribeiro 1, Prof. Dirce Aparecida Foletto De Moraes 2

Leia mais

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional)

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) Universidade Federal de Roraima UFRR Brasil Especialista em Alfabetização (Prática Reflexiva

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA: e os museus com isso? Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (MA/UFG)

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA: e os museus com isso? Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (MA/UFG) DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA: e os museus com isso? Marisa Damas Vieira Comunicadora/ Produtora Cultural Rosani Moreira Leitão Antropóloga/ Coordenadora de Antropologia Museu Antropológico da Universidade

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR

OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR Alexsandro de Melo Silva 1, Leon Cavalcante Lima², Arlyson Alves do Nascimento 3. ¹Instituto Federal de

Leia mais

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA Daricson Caldas de Araújo (IFPE) daricsoncaldas@gmail.com RESUMO Este artigo de revisão de literatura

Leia mais

2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD.

2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD. 2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD. Este questionário é um instrumento de coleta de informações para a realização da auto avaliação da UFG que tem como objetivo conhecer a opinião

Leia mais

Critérios de seleção e utilização do livro didático de inglês na rede estadual de ensino de Goiás

Critérios de seleção e utilização do livro didático de inglês na rede estadual de ensino de Goiás Critérios de seleção e utilização do livro didático de inglês na rede estadual de ensino de Goiás COSTA, Bianca Ribeiro Morais OLIVEIRA, Eliane Carolina de Universidade Federal de Goiás- UFG Programa de

Leia mais

ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Juliana França Viol Universidade Estadual Paulista viol.juliana@gmail.com Resumo Neste trabalho

Leia mais

OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHEÇA O AMBIENTE ATRAVÉS DO WIKI Rosane Aragón de Nevado 1 ; Janaína Oppermann 2

OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHEÇA O AMBIENTE ATRAVÉS DO WIKI Rosane Aragón de Nevado 1 ; Janaína Oppermann 2 OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHEÇA O AMBIENTE ATRAVÉS DO WIKI Rosane Aragón de Nevado 1 ; Janaína Oppermann 2 RESUMO Os hábitos e costumes humanos tem alterado intensamente os ecossistemas

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, NO CAMPUS DE GURUPI. Nome dos autores: Josilia Ferreira Dos Santos,

Leia mais

A TUTORIA A DISTÂNCIA NA EaD DA UFGD

A TUTORIA A DISTÂNCIA NA EaD DA UFGD Ednei Nunes de Oliveira A TUTORIA A DISTÂNCIA NA EaD DA UFGD UFGD/Faculdade de Educação a Distância Dourados MS, E-mail: edneioliveira@ufgd.edu.br Professor da FACED, Bolsista PIBID/EaD/UFGD. RESUMO Esta

Leia mais

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA TÍTULO: TRABALHO DOCENTE NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DA JORNADA DE TRABALHO E SALÁRIOS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA PAULISTA RESUMO O cenário atual do trabalho

Leia mais

e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 1 CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 2 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Diferentes concepções Conteúdos e competências Sobre aprendizagens Projetos alternativos

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Técnico em Informática na Formação de Instrutores Carga Horária: 1000 horas Estágio Curricular:

Leia mais

REALIZAÇÃO DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES GRUPOS DE LEITURA SUPERVISIONADA (GRULES)

REALIZAÇÃO DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES GRUPOS DE LEITURA SUPERVISIONADA (GRULES) REALIZAÇÃO DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES GRUPOS DE LEITURA SUPERVISIONADA (GRULES) 1 APRESENTAÇÃO Este manual é um documento informativo visando orientar a comunidade acadêmica quanto ao processo de

Leia mais

ASSESSORIA PEDAGÓGICA PORTFÓLIO DE PALESTRAS E OFICINAS

ASSESSORIA PEDAGÓGICA PORTFÓLIO DE PALESTRAS E OFICINAS Dificuldades de Palestra EF e EM Todas Conscientizar sobre as dificuldades de aprendizagem aprendizagem que podem ser manifestadas pelos alunos numa sala de aula e sugerir ações de encaminhamento, conforme

Leia mais

universidade de Santa Cruz do Sul Faculdade de Serviço Social Pesquisa em Serviço Social I

universidade de Santa Cruz do Sul Faculdade de Serviço Social Pesquisa em Serviço Social I universidade de Santa Cruz do Sul Faculdade de Serviço Social Pesquisa em Serviço Social I ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: a escolha do tema. Delimitação, justificativa e reflexões a cerca do tema.

Leia mais

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Patrícia Xavier Figueiredo FURG Maria Renata Alonso Mota FURG RESUMO: Este trabalho é parte integrante da pesquisa

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA SUBPROJETO: PEDAGOGIA Alfabetizar letrando com as tecnologias INTRODUÇÃO A escola necessita formar seu aluno a aprender a ler o mundo, ter autonomia para buscar seu conhecimento, incentivá-lo a ser autor

Leia mais

PROBLEMATIZANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS

PROBLEMATIZANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS Girona, 9-12 de septiembre de 2013 COMUNICACIÓN PROBLEMATIZANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM GESTÃO NA SAÚDE POR MEIO DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM GESTÃO NA SAÚDE POR MEIO DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ IV Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM GESTÃO NA SAÚDE POR MEIO DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DE

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES PARA OS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Caro (a) Acadêmico (a), Seja bem-vindo (a) às disciplinas ofertadas na modalidade a distância.

Leia mais

Proposta de curso de especialização em Educação Física com ênfase em Esporte Educacional e projetos sociais em rede nacional.

Proposta de curso de especialização em Educação Física com ênfase em Esporte Educacional e projetos sociais em rede nacional. Proposta de curso de especialização em Educação Física com ênfase em Esporte Educacional e projetos sociais em rede nacional. JUSTIFICATIVA Esporte Educacional & Projetos Sociais Esporte como meio de inclusão

Leia mais