20,4 bilhões Empresa global de pesquisas em tecnologia, prevê de. dispositivos estarão conectados à web, dentro do conceito de IoT, até 2020.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "20,4 bilhões Empresa global de pesquisas em tecnologia, prevê de. dispositivos estarão conectados à web, dentro do conceito de IoT, até 2020."

Transcrição

1 ACERVO ACADÊMICO DIGITAL DIGITAL: Como aproveitar p esta tendência? Dalton Quadros ECM MEETING EDUCAÇÃO 2018

2 20,4 bilhões Empresa global de pesquisas em tecnologia, prevê de dispositivos estarão conectados à web, dentro do conceito de IoT, até Em 2015, eram apenas 8 bilhões.

3 Os pilares da transformação digital: Provocar a mudança e a evolução das organizações socioeconômicas, dentro dos padrões e processos organizacionais, quebrando barreiras culturais em função da modernidade tecnológica. 1 Digitização: É o processo pelo qual as Instituições estão passando, tornando-se cada vez mais digitais e conectando-se umas com as outras; É a transição da forma analógica para digital: sinais, sons, imagens e objetos convertidos por meio de valores binários e transformados em dados e bits para serem armazenados nos dispositivos eletrônicos. 2 Digitalização: São mudanças reais realizadas pelas organizações por meio de tecnologia como Big Data, Iot, Blockchain, cripto moedas entre outros, que são extraídos de documentos digitais; É uma forma de buscar o entendimento integral da tecnologia gerando mudanças das regras de negócios. IOT Internet das coisas: 3 Internet das Coisas (IoT) vêm para automatizar os processos de coleta dados gerando informações dos usuários com dados personalizados visando melhorar a funcionalidade dos serviços de forma inteligente.

4 Certificado Digital: Padrão ICP-Brasil: Passa a ser obrigatória e será destinada aos responsáveis da mantenedora e sua mantida; O certificado visa garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica do acervo. O certificado digital facilita o acesso à diversos serviços pela internet; CNH Digital, Alguns dos programas e sistemas Atendimento Virtual passaram a aderir o processo digital e-cac (Receita federal), e já são reconhecidos pelo certificado Bacenjud (Banco central), padrão ICP-Brasil; Escritório digital, E-social, etc..

5 A quem se destina o certificado digital: Público alvo! Usuários credenciados pela Instituiçãoição 1º momento: Reitor Pró-reitor Gerente Coordenador Secretários Atendentes Setores: Acadêmico / Atendimento integrado Controladoria e Financeiro Recursos Humanos Jurídico 2º momento: Expansão à todos os alunos

6 O que muda no processo de digitalização: 1ª fase: Complemento dos dados para Prontuário do aluno Digitalização identificação do aluno no sistema GED Individual por tipo de documento ou em lote. Armazenamento Consultas: dos documentos Pendências A expirar: PDF s Impressão: s Consultas: PDF s s 2ª fase: Prontuário do aluno; Documentos de planejamento; Gestão estratégica; Regulação; Páti Práticas pedagógicas; Outros... Os acessos aos documentos passarão a ser via portal web de forma segura Hospedagem em datacenter interno ou na nuvem Escalabilidade Consultas: s Investimentos em TI para reforçar na infraestrutura de servidores de hospedagem visando suportar a demanda

7 PORTARIA de abril de 2018

8 Seguindo o modelo da Indústria 4 0: Seguindo o modelo da Indústria 4.0: A educação vem na onda!

9 Corrida contra o tempo: Portaria 315: 1. As novas regras começaram a vigorar em 04/2018; 2. Prazo final, 04/2020 para executar conforme o determinado; 3. Ação da IES: Constituir i um comitê gestor para elaborar, implementar e acompanhar a política de segurança da informação visando atender aos processos de uso do acervo acadêmico; Documentos a serem digitalizados no 1º momento: Documentos de planejamento; Gestão estratégica; Regulação; Prontuários de alunos; Práticas pedagógicas; Diploma digital; Contratos. 4. Documentos originais serão descartados fisicamente.

10 Instrumentos da avaliação: Regula dentre outras disposições, a digitalização e a gestão de documentos relativos às atividades-fim; Do modo em geral, o dispositivo fixa os procedimentos a serem cumpridos pelas IES. Portaria Portaria NA/MJ Nº92 Atividades de produção Armazenamento confiável Manutenção dos documentos Politicas de segurança Preservação digital e nato dg digital Guarda, manutenção e custódia dos documentos

11 Exigência da portaria 315: Documentos - Integridade, autenticidade, confidencialidade e rastreabilidade do documento após digitalizado; Consulta - Produção e manutenção de cópias de segurança dos documentos digitalizados; Como opção sugerimos seguir inicialmente o mesmo formato estabelecido no armazenamento dos documentos físicos pela Instituição. Assinatura digital ICP-Brasil - Validador jurídico do acervo para todos os usuários credenciados pela Instituição; Segurança da informação Proteção contra acesso, uso, alteração, reprodução e destruição não autorizados; d d t fí i l dados. Digitalização com qualidade Padrão de qualidade da imagem do documento digitalizado; Método de escaneamento Indexação que possibilite a recuperação, acesso e a leitura por

12 PLATAFORMA DIGITAL A escolha certa! Requisitos Características Planejamento Captura Recuperação Controle

13 Requisitos para escolha do sistema GED: Capacidade de utilizar e gerenciar base de dados adequada para a preservação do acervo acadêmico digital; Oferecer segurança e condições de armazenamento dos documentos acadêmicos através dos meios digitais. Permite indexar os documentos de forma que recuperação do acervo acadêmico digital seja rápido e seguro; Oferecer fácil localização dos documentos, independente do seu volume ou extensão, de forma intuitiva, com linguagem simples e aderente as atividades do dia a dia. Possuir método de reprodução do acervo acadêmico digital que garanta a sua segurança e preservação; Implementar política de segurança visando a boa conservação dos documentos acadêmicos. O uso do certificação digital padrão ICP-Brasil, deve garantir a autenticidade, a integridade legal do documento eletrônico.

14 Ged: Características 1. Reconhecimento de textos na leitura (OCR) identificados na imagem; 2. Armazenamento dos documentos em formato digital; 3. Organização dos documentos digitalizados em grupos ou tabelas de temporalidade; d 4. Atendimento à portaria nº 315; 5. Suporte a assinatura eletrônica dos documentos digitalizados; 6. Recuperação dos documentos de forma rápida com funções avançadas de pesquisas; 7. Integração via API com os sistemas embargados. Captação GED Acadêmico

15 Ged: Planejamento Classificar os tipos de documentos que serão digitalizados; Definir quais campos de preenchimento serão utilizados para classificar os documentos (matrícula, nome, cpf, data e etc.); Definir quais documentos receberão a assinatura digital; que Definir os usuários poderão digitalizar e pesquisar cada tipo de documento.

16 Ged: Captura Captura do documento e cadastramento das informações para pesquisa; Possibilidade de carregar arquivo já digitalizado ou acionar o scanner para digitalização; Indexação automática a partir de um local pré definido com os documentos digitalizados; Individual ou em grupos de documentos; Possibilidade de inserir assinatura digital no documento após digitalizado.

17 Ged: Recuperação: Consultas ágeis e flexíveis Permite consultar por termos que identificam o documento ou pelo seu conteúdo. Utilizar o conceito de OCR; Permite consulta utilizando filtros de períodos; Opção para inserir novos conteúdos (mais páginas) em documento já digitalizado.

18 Ged: Controle: Possui funções para controle de arquivos; Emissão de etiquetas para documentos e caixas; Relatórios e listagens dos documentos com informações estatísticas e de descarte; Correções em lote de informações dos documentos digitalizados.

19 Gestão do conhecimento, ações e resultados: Ações após a escolha: Faça uma análise criteriosa de como deverá funcionar a hierarquia de documentos dentro do software antes da implementação para que a busca seja facilitada no momento da pesquisa; Trabalho em equipe: Envolva o pessoal do atendimento, da linha de frente, para participar do projeto. O contato com o aluno e pode colaborar para trazer exemplos reais da necessidade do uso de documentos. Resultado do processo. Faça um estudo sobre a economia gerada no projeto ROI : Quanto se gasta com papel? Qual é o custo com a impressão e equipamento? Quantidade de atendimentos presenciais realizados no mês? Após a implementação do acervo acadêmico, converta os documentos para digitais e otimize os seus processos educacionais.

20 Benefícios para a Instituição de Ensino: A transformação dos processos para o meio digital torna-se um marco na Instituição. Departamentos e funcionários passarão a exercer suas atividades id d de forma mais simples. 1. Maior agilidade no atendimento ao aluno; 2. Redução do tempo de execução de uma solicitação dirigida à Secretaria digital; 3. Redução de atividades manuais gerando economia de tempo e de papel; 4. Redução da quantidade de atendimentos presenciais passando tudo a ser digital; 5. Extinção da obrigatoriedade da presença física para assinatura de documentos; 6. Otimização de espaço físico com a eliminação de arquivos; 7. Obsolescência das fitas (caríssimas) de microfilmagem (para quem as utiliza); 8. Evidências organizadas para atendimento à comissão do MEC; 9. Atendimento à temporalidade e a legislação de documentos; 10. Maior atração de alunos EAD devido ao fato de oferecer mobilidade nos serviços. A rotina se torna mais fácil e os processos mais inteligentes.

21 Benefícios para as Professores e Funcionários: Mudança de paradigma na rotina de gerenciamento para uma maneira muito mais simples e natural: 1. Fazer a chamada direto no App (evitando retrabalho para passar informações físicas para o meio digital); 2. Corrigir provas de curso EAD online e rapidamente fornecer não somente a nota, como a correção ao aluno; 3. Executar atividades com total mobilidade; 4. Elaborar relatórios de avaliação e frequência online, assinando eletronicamente; 5. Participar de workflow de processos internos sem manuseio de papel; 6. Fazer consultas a documentos sem deslocar-se; 7. Solicitar serviços no App da instituição, como férias, viagens, reembolso, etc.; 8. Trabalhar em um ambiente mais organizado e padronizado; 9. Mais eficiência na execução das atividades (Fim da execução de atividades duplicadas); 10. Menos burocracia que reflete no foco em outras demandas.

22 O que vem por ai: Prontuário do aluno Extrato financeiro Identidade estudantil

23 PERGUNTAS? Obrigado! Dalton Quadros Cel.:

Como atender os requisitos das portarias 315 e 330. Dalton Quadros

Como atender os requisitos das portarias 315 e 330. Dalton Quadros Caminhos & Desafios para as IES Como atender os requisitos das portarias 315 e 330 Dalton Quadros Ponto de partida: 1995 A DBQ Consult Eucation se destaca na qualidade de execução e entrega dos projetos

Leia mais

Legalidade dos Documentos Digitais em Educação - IES

Legalidade dos Documentos Digitais em Educação - IES Legalidade dos Documentos Digitais em Educação - IES o o HARVARD University - Filosofia Política OHIO State University MBA: International Strategic Business o CALIFÓRNIA State University MBA: Global Strategic

Leia mais

EDM MEETING EDUCAÇÃO 2016

EDM MEETING EDUCAÇÃO 2016 Tendências em aplicações digitais que estão sendo implementadas; Benefícios obtidos com digitalização de documentos: Facilidade na busca de informações, Redução de custos e a Economia de tempo e organização

Leia mais

Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico

Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Secretaria de Estado da Administração - SEA Gestão de Pessoas Sistemas administrativos Gestão de Materiais e Serviços Gestão Patrimonial Ouvidoria Gestão de Tecnologia

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Reitoria

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Reitoria Núcleo de Protocolo e Gestão de Arquivo da Reitoria ORIENTAÇÕES PARA DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS AVULSOS EM MEIO FÍSICO E UPLOAD DOS MESMOS NA BASE DO SEI-IFNMG* Público Alvo: Usuários do SEI-IFNMG * Estas

Leia mais

Luis Miguel Valadas Diretor Fone: (11) Canal Credenciado

Luis Miguel Valadas Diretor Fone: (11) Canal Credenciado SOFTWARE GED PARA GESTÃO DOCUMENTAL Luis Miguel Valadas Diretor Fone: (11) 4194-5493 E-mail: laser@lasersystems.com.br Canal Credenciado Taugor GED Software de Gestão Documental O Taugor GED é uma solução

Leia mais

PROJETO DE ORGANIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E GUARDA DOS ACERVOS

PROJETO DE ORGANIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E GUARDA DOS ACERVOS PROJETO DE ORGANIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E GUARDA DOS ACERVOS MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO A manutenção e a guarda do acervo acadêmico da Faculdade de Ensino Regional Alternativa -

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Gestão de SI- seções 4.1: Gestão de Sistemas de Informação 4.2: Gestão eletrônica de documentos 1 Seção 4.1 GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2 Contexto Essa gestão ocorre em um modelo

Leia mais

MAIS SEGURANÇA, MENOS BUROCRACIA

MAIS SEGURANÇA, MENOS BUROCRACIA 1 MODELOS MODELOS PRONTOS Centenas de documentos pré-aprovados para otimizar rotinas e facilitar o fechamento de novos contratos. O gerenciamento de documentos nunca foi tão ágil, prático e seguro. Com

Leia mais

O mundo virtual pode permitir essa segurança assim como o mundo real. As garantias virtuais se chamam as Assinaturas Digitais.

O mundo virtual pode permitir essa segurança assim como o mundo real. As garantias virtuais se chamam as Assinaturas Digitais. O mundo virtual pode permitir essa segurança assim como o mundo real. As garantias virtuais se chamam as Assinaturas Digitais. As assinaturas são chaves ou certificados criados apenas uma vez para cada

Leia mais

Transformação Digital com toda Segurança Jurídica e Tecnológica

Transformação Digital com toda Segurança Jurídica e Tecnológica com toda Segurança Jurídica e Tecnológica Walter Giovanni da Mata Analista de TI / Professor alaris Vivemos a Transformação Digital Administração Pública Governo Nota Fiscal Eletrônica Assentamento Funcional

Leia mais

de gestão para as instituições

de gestão para as instituições Preservação digital: aspectos e um modelo de gestão para as instituições José Carlos Abbud Grácio gracio@marilia.unesp.br São Paulo 14/11/2017 Preservação Digital Backup Autenticidade Integridade TIC Cultura

Leia mais

Secretaria Acadêmica Digital SeAD UNIFEOB São João da Boa Vista/SP

Secretaria Acadêmica Digital SeAD UNIFEOB São João da Boa Vista/SP Secretaria Acadêmica Digital SeAD UNIFEOB São João da Boa Vista/SP 1 A Secretaria Acadêmica Digital A Secretaria Acadêmica Digital - SeAD transpor para o meio eletrônico, documentos e processos que estão

Leia mais

Silvio Fernando Vieira Correia Filho Paulo Henrique dos Santos

Silvio Fernando Vieira Correia Filho Paulo Henrique dos Santos Silvio Fernando Vieira Correia Filho Paulo Henrique dos Santos MISSÃO DO SERPRO Prover e integrar soluções de tecnologia da informação e comunicação para o êxito da governança do Estado, em benefício da

Leia mais

GED OFICINA GED ECM PAPERLESS BUSINESS

GED OFICINA GED ECM PAPERLESS BUSINESS OFICINA DE GED 1 Gerenciamento Eletrônico de Documentos Especialização PMP em GED OFICINA GED ECM PAPERLESS BUSINESS Melhor Prática - Fundamentação Project Management for Paperless Business PMP for GED

Leia mais

ALKASOFT CART IMÓVEIS

ALKASOFT CART IMÓVEIS ALKASOFT CART IMÓVEIS WWW.ALKASOFT.COM.BR A Alkasoft Empresa que há mais de 20 anos investe na pesquisa e no desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicáveis à área jurídica, principalmente, aos segmentos

Leia mais

Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Gerenciamento Eletrônico de Documentos Gerenciamento Eletrônico de Documentos Os softwares de gerenciamento eletrônico de documentos, conhecidos como GEDs, trazem importantes benefícios para as empresas, como: Agilidade na busca de documentos

Leia mais

A segurança jurídica no registro eletrônico e o desenvolvimento de novas tecnologias

A segurança jurídica no registro eletrônico e o desenvolvimento de novas tecnologias A segurança jurídica no registro eletrônico e o desenvolvimento de novas tecnologias Flauzilino Araújo dos Santos Diretor de Tecnologia do IRIB Presidente da ARISP Reflexão A publicidade é a alma dos registros

Leia mais

Módulo de DI. O que é DI? 17/04/16. Cláudio José Silva Ribeiro

Módulo de DI. O que é DI? 17/04/16. Cláudio José Silva Ribeiro Módulo de DI Cláudio José Silva Ribeiro O que é DI? Viabiliza a conversão de documentos analógicos (papel), para serem transformados em documentos digitizados, ou seja, documentos digitalizados (DI). 2

Leia mais

O QUE É O TAUGOR GED?

O QUE É O TAUGOR GED? O QUE É O TAUGOR GED? Quanto posso ter de retorno? Depende muito do tipo de documento que será objeto de gestão eletrônica. No caso de documentos fiscais/trabalhistas a redução de espaço pode chegar a

Leia mais

A Contabilidade já está entrando na era digital!

A Contabilidade já está entrando na era digital! CANAL CONTABILIDADE A Contabilidade já está entrando na era digital! ORGANIZAR, GERENCIAR, GUARDAR DOCUMENTOS. Você que é Contador, sabe o quanto essas atividades tomam tempo, ocupam pessoas e consomem

Leia mais

Como reduzir custos e ganhar eficiência através da transformação dos processos por meio da Gestão Documental.

Como reduzir custos e ganhar eficiência através da transformação dos processos por meio da Gestão Documental. Como reduzir custos e ganhar eficiência através da transformação dos processos por meio da Gestão Documental. Fonte: http://www.abpmp-br.org! Contextualização Contextualização Transformação por Processos

Leia mais

A EQUIPE POR TRÁS DO 1TISS

A EQUIPE POR TRÁS DO 1TISS A EQUIPE POR TRÁS DO 1TISS O Sistema 1TISS foi desenvolvido pela equipe da Central On-Line, empresa especializada em Tecnologia da Informação, que atua há mais de 15 anos com conectividade e soluções modulares

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PORTARIA GR Nº 569-MR Dispõe sobre a implantação e funcionamento do processo eletrônico no âmbito da Universidade Federal do Maranhão. A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, no uso de suas atribuições

Leia mais

Ensino Superior: aspectos

Ensino Superior: aspectos I Seminário Gestão de Dados de Pesquisa Preservação Digital nas Instituições de Ensino Superior: aspectos organizacionais, legais e técnicos José Carlos Abbud Grácio Preservação digital na Unesp Política

Leia mais

} 1a. Geração: EDMS 1 Electronic Document Management System (ou EDM) } Em linhas gerais com funcionalidades para:

} 1a. Geração: EDMS 1 Electronic Document Management System (ou EDM) } Em linhas gerais com funcionalidades para: GED e ECM Cláudio José Silva Ribeiro Breve histórico sobre GED: } 1a. Geração: EDMS 1 Electronic Document Management System (ou EDM) } Em linhas gerais com funcionalidades para: } Digitalização (DI); }

Leia mais

SERVDIGITAL +55 (65) EMPRESA DE SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA.

SERVDIGITAL +55 (65) EMPRESA DE SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA. SERVDIGITAL EMPRESA DE SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA +55 (65) 2127-6030 atendimento@servdigital.com.br www.servdigital.com.br GED+ECM+BPM+Analytics Gestão integrada de documentos, processos, Indicadores, Portal

Leia mais

A solução inovadora em gerenciamento e compartilhamento seguro de arquivos e de ambiente colaborativo.

A solução inovadora em gerenciamento e compartilhamento seguro de arquivos e de ambiente colaborativo. A solução inovadora em gerenciamento e compartilhamento seguro de arquivos e de ambiente colaborativo www.oodrive.com Colabore com eficácia e em tempo real com colaboradores em situação de mobilidade,

Leia mais

PADRÃO ICP-BRASIL INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇ ÃO

PADRÃO ICP-BRASIL INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇ ÃO DIPLOMA DIGITAL COM PADRÃO ICP-BRASIL INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇ ÃO MEDIDA PROVISÓRIA MEDIDA PROVISÓRIA 2.200-2 DE 24 AGOSTO DE 2001 INFRAESTRUTURA DE CHAVES PÚBLICAS BRASILEIRA - ICP-BRASIL

Leia mais

GESTOR SOCIAL Políticas Públicas Integradas - PPI

GESTOR SOCIAL Políticas Públicas Integradas - PPI GESTOR SOCIAL Políticas Públicas Integradas - PPI Políticas Públicas Integradas - PPI Social Relacionamento Painel Situacional Camada Inteligência Estratégica MONITORAMENTO SOCIAL Gestor Políticas Públicas

Leia mais

Informação Pública Guarda de Documentos. Frentes Digitais

Informação Pública Guarda de Documentos. Frentes Digitais Informação Pública 26.03.2019 Guarda de Documentos Frentes Digitais 1 O Primeiro Passo 2 Projeto Paper Less: Brainstorming 3 Projeto Paper Less: Escopo O projeto envolve todas as operações da Companhia,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ COMITÊ DE GOVERNANÇA DIGITAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ COMITÊ DE GOVERNANÇA DIGITAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ COMITÊ DE GOVERNANÇA DIGITAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2018 - CGD, de 18 de abril de 2018. Estabelece normas e diretrizes

Leia mais

Transformação Digital

Transformação Digital 20Tendências de Transformação Digital SLIDESHARE 01 Inteligência artificial Este ano a inteligência artificial começará a ser implementada para realização de tarefas muito repetitivas. Isso se dará principalmente

Leia mais

Digitalização: uma ferramenta fundamental para otimizar seu fluxo de trabalho.

Digitalização: uma ferramenta fundamental para otimizar seu fluxo de trabalho. Digitalização: uma ferramenta fundamental para otimizar seu fluxo de trabalho. ÍNDICE 3 Apresentação 4 Produtividade X custo benefício 6 Digitalização 10 GED 12 Equipamentos 13 Armazenamento em nuvem 14

Leia mais

Oferta de Soluções Lexmark

Oferta de Soluções Lexmark Oferta de Soluções Lexmark SOLUÇÕES LEXMARK Objetivo... Esse material tem como objetivo dar uma visão aos canais Lexmark sobre o portfólio de soluções que a Lexmark possui e suas condições de comercialização.

Leia mais

NÓS CONECTAMOS A INDÚSTRIA COM A EMPRESA A SOLUÇÃO COMPLETA PARA OPERAÇÕES DE MANUFATURA

NÓS CONECTAMOS A INDÚSTRIA COM A EMPRESA A SOLUÇÃO COMPLETA PARA OPERAÇÕES DE MANUFATURA NÓS CONECTAMOS A INDÚSTRIA COM A EMPRESA A SOLUÇÃO COMPLETA PARA OPERAÇÕES DE MANUFATURA INDÚSTRIA 4.0 PRONTO! CONCEBIDA, PROJETADA E DESENVOLVIDA DE ACORDO COM OS PARADIGMAS DA INDÚSTRIA 4.0, BRICK REPLY

Leia mais

Certificado Digital e-cnpj

Certificado Digital e-cnpj Certificado Digital e-cnpj A1 Cartão Token Manual do Usuário 1 Apresentação.... 3 2 O que é Certificado Digital... 3 2.1 Quais são os modelos de Certificado Digital... 3 2.1.1 Modelo A1... 3 2.1.2 Modelo

Leia mais

E-BOOK E-BOOK. Clever Corp. soluções em EAD CURADORIA DIGITAL. ciclo de vida dos objetos digitais 1. > Code:

E-BOOK E-BOOK. Clever Corp. soluções em EAD CURADORIA DIGITAL. ciclo de vida dos objetos digitais 1. > Code: > Code: E-BOOK E-BOOK Clever Corp soluções em EAD CURADORIA DIGITAL ciclo de vida dos objetos digitais 1 = objetos digitais curados valor Todos dias muitos objetos digitais são gerados na sua empresa.

Leia mais

Documento de Protótipo

Documento de Protótipo SisGED - Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos Documento de Protótipo Versão 3.1 Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor 30/03/2011 1.0 Protótipo do SisGED. Carlos Ernesto 31/03/2011

Leia mais

Evolução tecnológica e Visão de futuro Telefonica Vivo

Evolução tecnológica e Visão de futuro Telefonica Vivo Telefonica Vivo Evolução tecnológica e Visão de futuro Telefonica Vivo Há um novo consumidor, cada vez mais conectado e exigente CONSTANTEMENTE INFORMADO BUSCA PERSONALIZAÇÃO $ ORIENTADO A VALOR 100% CONECTADO

Leia mais

Information Governance. Plataforma tecnológica para Governança da Informação: (Ênfase da Palestra: Projetos de Engenharia)

Information Governance. Plataforma tecnológica para Governança da Informação: (Ênfase da Palestra: Projetos de Engenharia) Information Governance Plataforma tecnológica para Governança da Informação: (Ênfase da Palestra: Projetos de Engenharia) Soluções para Governança da Informação Que valor levamos a nossos clientes O GreenDocs

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM nº 1.639/2002

RESOLUÇÃO CFM nº 1.639/2002 RESOLUÇÃO CFM nº 1.639/2002 Aprova as "Normas Técnicas para o Uso de Sistemas Informatizados para a Guarda e Manuseio do Prontuário Médico", dispõe sobre tempo de guarda dos prontuários, estabelece critérios

Leia mais

Case de Sucesso. Contabilidade e Planejamento Financeiro

Case de Sucesso. Contabilidade e Planejamento Financeiro Empresa: Countplus One. AGILIDADE. SEGURANÇA. POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO. FACILIDADE NO USO ( UX ). ALTA PRODUTIVIDADE. ESCALABILIDADE. MOBILIDADE Área de Atuação: Contabilidade e Planejamento Financeiro

Leia mais

1. SCF TORMAX - SISTEMA CHÃO DE FÁBRICA

1. SCF TORMAX - SISTEMA CHÃO DE FÁBRICA 1. SCF TORMAX - SISTEMA CHÃO DE FÁBRICA O SCF TORMAX é um aplicativo de apontamento e coleta de informações da produção, identificando cada equipamento para prover rastreabilidade, qualimetria, treinamento

Leia mais

Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Certificado Digital DOCCLOUD

Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Certificado Digital DOCCLOUD MANUAL DO USUÁRIO CERTIFICADO DIGITAL E-CPF Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Certificado Digital DOCCLOUD Índice Apresentação O que é um Certificado Digital? Instalando

Leia mais

Nosso objetivo. Nas próximas telas você verá o que o SophiA pode fazer para auxiliar sua IES a cumprir esta missão.

Nosso objetivo. Nas próximas telas você verá o que o SophiA pode fazer para auxiliar sua IES a cumprir esta missão. Nossa empresa alia seus mais de 23 anos de experiência no mercado à paixão por educação e tecnologia para desenvolver a solução SophiA Gestão Acadêmica. Este é um sistema flexível, que apresenta excelente

Leia mais

31/08/ ESTUDO DE CASO HP e BIOSAÚDE

31/08/ ESTUDO DE CASO HP e BIOSAÚDE 1 ESTUDO DE CASO HP e BIOSAÚDE PMP for GED Estudo de caso Saúde Informacional AS IS ACERVO EM PAPEL ACERVO DIGITALIZADO ACERVO DIGITAL ACERVO MICROFILME 2 PMP for GED Estudo de caso Saúde Informacional

Leia mais

Proposta de Licenciamento de Software Jurídico

Proposta de Licenciamento de Software Jurídico Proposta de Licenciamento de Software Jurídico Caros senhores, A Preâmbulo Informática Tecnologia em Gestão Jurídica, atua exclusivamente para o mercado jurídico desde 1988, sendo líder em software jurídico

Leia mais

1- Testes e treinamentos Acesse o ambiente para testes e treinamentos.

1- Testes e treinamentos Acesse o ambiente  para testes e treinamentos. Orientações 1- Testes e treinamentos Acesse o ambiente http://suap.dev.iff.edu.br/ para testes e treinamentos. Evite utilizar o SUAP quando está com muitas dúvidas a respeito de suas funcionalidades. Teste

Leia mais

Manual do Módulo do Fabricante

Manual do Módulo do Fabricante PROJETO SAT-ISS SISTEMA DE AUTENTICAÇÃO E TRANSMISSÃO DE DOCUMENTOS FISCAIS ELETRÔNICOS Manual do Módulo do Fabricante Versão: 1.01 (27/05/2014) Para baixar a versão mais atualizada deste documento, acesse:

Leia mais

Como a Digitalização contribui para a eficiência de Processos Corporativos. Wilton Tamane

Como a Digitalização contribui para a eficiência de Processos Corporativos. Wilton Tamane Como a Digitalização contribui para a eficiência de Processos Corporativos Wilton Tamane A Digitização é realidade em muitos setores da indústria, tanto que o termo Industria 4.0 tem sido largamente utilizado

Leia mais

Planejamento de Desenvolvimento Institucional. GRUPO 9 Políticas de Atendimento ao Aluno. 22/Outubro/2016

Planejamento de Desenvolvimento Institucional. GRUPO 9 Políticas de Atendimento ao Aluno. 22/Outubro/2016 GRUPO 9 Políticas de Atendimento ao Aluno 22/Outubro/2016 Esferas Analisadas: 9.1) Secretaria Acadêmica; 9.2) Estágios; 9.3) Biblioteca; 9.4) Monitoria; 9.5) Reprovação e Evasão; Escopo deste PDI não contempla

Leia mais

Coletar e transferir informações, da origem até o destino, com agilidade e segurança, independente das circunstâncias".

Coletar e transferir informações, da origem até o destino, com agilidade e segurança, independente das circunstâncias. Sobre a Makem A Makem Tecnologia nasceu da necessidade de agilizar o processo de envio e recebimento de dados gerados em campo ou em ambiente interno das empresas. Percebemos que, em campo, alguns profissionais

Leia mais

SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE

SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Trabalhos Correlatos Desenvolvimento

Leia mais

RELEASE NOTES (RN) Cód. do Documento: Responsável(eis): Revisado em: Nº da Revisão: MDS.026 Equipe de Testes 05/08/ nddcargo

RELEASE NOTES (RN) Cód. do Documento: Responsável(eis): Revisado em: Nº da Revisão: MDS.026 Equipe de Testes 05/08/ nddcargo RELEASE NOTES (RN) Cód. do Documento: Responsável(eis): Revisado em: Nº da Revisão: MDS.026 Equipe de Testes 05/08/2013 006 nddcargo 4.2.5.0 Versão do Produto: Data: 4.2.5.0 25/02/2014 Disponibilizado

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Visão Geral dos O é fundamental para o gerenciamento de um ambiente de TI, uma vez que a eficácia é seriamente comprometida se uma organização não souber quais ativos de software ela possui, onde estão

Leia mais

A era do Caos dos Dados. Assuma o controle do Caos dos Dados

A era do Caos dos Dados. Assuma o controle do Caos dos Dados A era do Caos dos Dados Assuma o controle do Caos dos Dados O grande desafio COM a era do big data o o o o o o o Os dados estão em toda parte (nem sempre em bancos de dados); Os dados chegam de toda parte

Leia mais

Soluções para Qualidade de Dados. Portfólio de produtos que garantem dados precisos e confiáveis na tomada de decisões estratégicas.

Soluções para Qualidade de Dados. Portfólio de produtos que garantem dados precisos e confiáveis na tomada de decisões estratégicas. Soluções para Qualidade de Dados Portfólio de produtos que garantem dados precisos e confiáveis na tomada de decisões estratégicas. Em um mundo com um alto volume de informações, como garantir a qualidade

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 11 ENDEREÇO DE ACESSO... 15 SOLICITANDO NOVO USUÁRIO... 19 PRIMEIRO LOGIN... 23 TELA INICIAL... 27 VISUALISAR DOCUMENTOS... 31 PESQUISAR DOCUMENTOS... 35 ATRIBUTOS DE PESQUISA... 39 INDEXAR

Leia mais

SISTEMA DE OCR E CONVERSOR DE PDF/A: HOUDINI

SISTEMA DE OCR E CONVERSOR DE PDF/A: HOUDINI Engenharia da Informação e Tecnologia SISTEMA DE OCR E CONVERSOR DE PDF/A: HOUDINI Ezaú Duarte Barbosa Estrutura 1) Introdução; 2) Componentes e Funcionamento; 3) Considerações Finais. 1) Introdução OCR:

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Reitoria

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Reitoria Núcleo de Protocolo e Gestão de Arquivo da Reitoria ORIENTAÇÕES PARA CONVERSÃO DE PROCESSOS EM MEIO FÍSICO PARA O FORMATO ELETRÔNICO Orientações destinadas às unidades protocolizadoras Julho de 2017 1.

Leia mais

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Regulamento de Estágio FaBCI

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Regulamento de Estágio FaBCI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Regulamento de Estágio FaBCI São Paulo Outubro de 2016 CAPÍTULO I DO REGULAMENTO DE ESTÁGIO Art.

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC PORTARIA N 252 30 DE ABRIL DE 2013 O REITOR DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC), nomeado por Decreto da Presidência

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 032/2009 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 032/2009 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 032/2009 CONSUNI Dispõe sobre a criação do Sistema de Gestão Documental da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. O Presidente do Conselho Universitário CONSUNI da Fundação

Leia mais

BURACOS NEGROS DIGITAIS

BURACOS NEGROS DIGITAIS BURACOS NEGROS DIGITAIS Gestão eletrônica de Documentos Camila Denículi Vila Verde Camila Denículi Vila Verde, M.Sc. Sócia fundadora e consultora da empresa Doc Expert Bibliotecária graduada pela UFMG

Leia mais

TECNOLOGIA NA GESTÃO DE ATIVOS MELHORIA, CONFIABILIDADE E EFICIÊNCIA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS. INDUSTRIA 4.0

TECNOLOGIA NA GESTÃO DE ATIVOS MELHORIA, CONFIABILIDADE E EFICIÊNCIA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS. INDUSTRIA 4.0 TECNOLOGIA NA GESTÃO DE ATIVOS MELHORIA, CONFIABILIDADE E EFICIÊNCIA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS. INDUSTRIA 4.0 Gestão de Ativos Tópicos ou texto abaixo Gestão de Ativos Industriais: refere-se a gestão

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE:

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 2075-4500 PROCESSO 1212769/2018 (Proc. CEE 084/2018) INTERESSADA ASSUNTO RELATOR 1. RELATÓRIO 1.1 HISTÓRICO CONSELHO

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL TRANSFORMAÇÃO DIGITAL Criando um linguagem unificada entre os principais atores das empresas e mercados. DESDE O INÍCIO Nosso desafio foi integrar a cadeia financeira que conecta consumidor, varejo, adquirentes,

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 6. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 6. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 6 Prof. Antonio Botão CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 19, DE 28 DE OUTUBRO DE 2003 Dispõe sobre os documentos públicos

Leia mais

Como atender a legislação do MEC com o uso de tecnologia! Tiago Muriel

Como atender a legislação do MEC com o uso de tecnologia! Tiago Muriel Como atender a legislação do MEC com o uso de tecnologia! Tiago Muriel 1 A Secretaria Acadêmica, a Legislação e o Meio Digital O que não podemos perder de vista? - Para os arquivos acadêmicos... - Para

Leia mais

Conecte-se e assuma o controle

Conecte-se e assuma o controle Conecte-se e assuma o controle A RealVNC inventou a tecnologia de compartilhamento de tela VNC há mais de vinte anos. Hoje, oferecemos um compartilhamento de tela seguro para uma grande variedade de aplicativos

Leia mais

Manual de Utilização do Portal de Assinatura Digital Copel

Manual de Utilização do Portal de Assinatura Digital Copel Manual de Utilização do Portal de Assinatura Digital Copel Portal de Assinatura Digital O Portal de Assinatura Digital da Copel permite que seus clientes assinem contratos ou termos aditivos diretamente

Leia mais

Assinatura e Certificado Digital. por Andrea Garcia

Assinatura e Certificado Digital. por Andrea Garcia Assinatura e Certificado Digital por Andrea Garcia Ainda não muito conhecidos entre o público em geral, os certificados digitais são documentos eletrônicos que servem como uma carteira de identidade virtual

Leia mais

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB Estabelece a Política para Manutenção e Guarda do Acervo Acadêmico da Escola de Direito de Brasília

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA. Segurança da Informação Certificação Digital Parte 1

NOÇÕES DE INFORMÁTICA. Segurança da Informação Certificação Digital Parte 1 NOÇÕES DE INFORMÁTICA Segurança da Informação Certificação Digital Parte 1 Pilares da Segurança da Informação A segurança de informações é aqui caracterizada como a preservação de: confidencialidade, integridade

Leia mais

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Normatização: Provimento nº 22/2014 Corregedoria Geral de São Paulo Segue o link com a íntegra do provimento, publicado no site da ARPEN-SP, em 18/09/2014:

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE A Sascar, empresa do grupo Michelin, construiu o aplicativo Sascar como um aplicativo comercial. Esse SERVIÇO é providenciado pela Sascar e é usado com esta pretensão. Essa página

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 8. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 8. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 8 Prof. Antonio Botão CASA CIVIL SECRETARIA-EXECUTIVA ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 23, DE 16 DE JUNHO DE 2006 Dispõe sobre a adoção

Leia mais

6.º ENCONTRO DE ARQUIVOS EMPRESARIAIS OEIRAS, 17 DE FEVEREIRO 2017 ARQUIVOS DE EMPRESAS: QUEM NÃO TRABUCA, NÃO MANDUCA

6.º ENCONTRO DE ARQUIVOS EMPRESARIAIS OEIRAS, 17 DE FEVEREIRO 2017 ARQUIVOS DE EMPRESAS: QUEM NÃO TRABUCA, NÃO MANDUCA 6.º ENCONTRO DE ARQUIVOS EMPRESARIAIS OEIRAS, 17 DE FEVEREIRO 2017 ARQUIVOS DE EMPRESAS: QUEM NÃO TRABUCA, NÃO MANDUCA GERIR INFORMAÇÃO EMPRESARIAL: DO SUPORTE PAPEL AOS SISTEMAS MULTISSENSORIAIS INTELIGENTES

Leia mais

Segurança da Informação Aula 8 Certificação Digital

Segurança da Informação Aula 8 Certificação Digital Segurança da Informação Aula 8 Certificação Digital Prof. Dr. Eng. Fred Sauer http://www.fredsauer.com.br fsauer@gmail.com 1/18 Introdução Uma vulnerabilidade não resolvida até aqui: Suponha que Bob e

Leia mais

Arquivos Acadêmicos e a Secretaria Acadêmica Digital

Arquivos Acadêmicos e a Secretaria Acadêmica Digital Arquivos Acadêmicos e a Secretaria Acadêmica Digital 1 Tiago Muriel Diretor de Negócios da CONSAE 2 Pensamento CONSAE Histórico e Parceiros Institucionais CONSAE - Consultoria em Assuntos Educacionais

Leia mais

Coletar e transferir informações, da origem até o destino, com agilidade e segurança, independente das circunstâncias".

Coletar e transferir informações, da origem até o destino, com agilidade e segurança, independente das circunstâncias. Sobre a Makem A Makem Tecnologia nasceu da necessidade de agilizar o processo de envio e recebimento de dados gerados em campo ou em ambiente interno das empresas. Percebemos que, em campo, alguns profissionais

Leia mais

TOTVS. Outubro / 2016

TOTVS. Outubro / 2016 TOTVS Outubro / 2016 NOSSAS CREDENCIAIS EDUCAÇÃO BÁSICA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDUCAÇÃO CONTINUADA +19 anos de experiência Melhor 1 nota de 2º lugar ENEM redação no ENEM + 900 Instituições de ensino 42,3% 3

Leia mais

+19 anos de experiência Instituições de ensino de alunos

+19 anos de experiência Instituições de ensino de alunos NOSSAS CREDENCIAIS EDUCAÇÃO BÁSICA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDUCAÇÃO CONTINUADA +19 anos de experiência Melhor 1 nota de 2º lugar ENEM redação no ENEM + 900 Instituições de ensino 42,3% 3 unidades entre os Top

Leia mais

Conecte se e assuma o controle

Conecte se e assuma o controle Conecte se e assuma o controle A RealVNC inventou a tecnologia de compartilhamento de tela VNC há mais de vinte anos. Oferecemos compartilhamento de tela seguro para uma grande variedade de aplicativos

Leia mais

As certificações no mercado de ECM

As certificações no mercado de ECM As certificações no mercado de ECM Walter W. Koch Evolução do mercado Baseado em Atle Skjekkeland Era Main frame Mini PC Inter net Nuvem Social Ano 1960 1975 1975 1992 1992 2001 2001 2009 2010 2015 Gestão

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Pró-Reitoria de Graduação

Universidade Federal do Espírito Santo Pró-Reitoria de Graduação Universidade Federal do Espírito Santo Pró-Reitoria de Graduação Departamento de Registro e Controle Acadêmico Divisão de Expedição e Registro de Diplomas Tutorial PRD Portal de Registro de Diplomas Passo

Leia mais

II Fórum Nacional De Cidades Digitais. Lino Kieling

II Fórum Nacional De Cidades Digitais. Lino Kieling 1 II Fórum Nacional De Cidades Digitais Lino Kieling 2 Agenda Cidade Digital algumas considerações Expresso Módulos Funcionalidades; Características; Expresso em Nuvem Agenda Cidade Digital algumas considerações

Leia mais

Soluções para Qualidade de Dados. Portfólio de produtos que garante dados precisos e confiáveis na tomada de decisões estratégicas.

Soluções para Qualidade de Dados. Portfólio de produtos que garante dados precisos e confiáveis na tomada de decisões estratégicas. Soluções para Qualidade de Dados Portfólio de produtos que garante dados precisos e confiáveis na tomada de decisões estratégicas. Em um mundo com um alto volume de informações, como garantir a qualidade

Leia mais

Sistema de Citação e Intimação Eletrônica Versão 2.0. Breves Considerações

Sistema de Citação e Intimação Eletrônica Versão 2.0. Breves Considerações Sistema de Citação e Intimação Eletrônica Versão 2.0 Breves Considerações Generalidades Sistema de transmissão eletrônica de atos processuais = e-proc Sistema de citação e intimação eletrônica = e-cint

Leia mais

RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011.

RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011. RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011. Dispõe sobre a Estrutura Organizacional da Secretaria Geral de Educação à Distância da Universidade Federal de São Carlos. O Conselho de Administração da

Leia mais

COMUNICADO GP Nº 01/2019 Utilização do Sistema Eletrônico de Informações SEI!

COMUNICADO GP Nº 01/2019 Utilização do Sistema Eletrônico de Informações SEI! COMUNICADO GP Nº 01/2019 Utilização do Sistema Eletrônico de Informações SEI! A partir do dia 28 de janeiro de 2019, a criação, gestão e tramitação de documentos e processos eletrônicos de natureza administrativa

Leia mais

Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação. 2º Reunião 14/06/2016

Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação. 2º Reunião 14/06/2016 Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação 2º Reunião 14/06/2016 Pauta Estrutura Atual da POSIC Diretrizes de Atuação Pendências do Plano de Ação Eleição da Nova Presidência Exigência do TCU Atuação

Leia mais

ETAPA: PRÉ-GED TEMPORALIDADE E CLASSIFICAÇÃO 19

ETAPA: PRÉ-GED TEMPORALIDADE E CLASSIFICAÇÃO 19 ETAPA: PRÉ-GED TEMPORALIDADE E CLASSIFICAÇÃO 19 Apresentar: Etapas e Fases na Implantação de Projetos de GED. Estudos de caso em Gestão de Projetos de GED. Ganhos na implantação de um Projeto de GED ETAPA:

Leia mais

SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES

SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES MANUAL PRÁTICO 9. ORIENTAÇÕES PARA DIGITALIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DIGITALIZADOS Edição Fevereiro/2017 SUMÁRIO 9.1DIGITALIZAÇÃO NO CREA-RS...3 9.1.1 PARÂMETROS

Leia mais

2017/07/25 19:38 1/10 DocFix

2017/07/25 19:38 1/10 DocFix 2017/07/25 19:38 1/10 DocFix DocFix O DocFix é um Gerenciador de Documentos Fiscais. Ele centraliza toda infraestrutura de comunicação entre o GigaERP e os órgãos responsáveis pela emissão fiscal. Estão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA MEC Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA MEC Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA MEC Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019 Diário Oficial da União nº 48, de 12 de março de 2019 Seção 1 págs. 23 e 24 Dispõe sobre a emissão e o registro de

Leia mais